Pra mim, está fazendo ada vez menos sentido me relacionar “amorosamente” com alguém. O ônus me parece muito maior que o bônus. Sozinha ao menos me sinto em paz e meus problemas são só seus.
Se ambos realmente estiverem dispostos acho que o bônus supera o ônus....Quando o relacionamento é bom, você sente que acompanhado a vida fica mais leve, mais suportável, mais esperançosa...você se sente uma pessoa melhor do que quando você está sozinho...pelo menos era assim como eu me sentia...infelizmente meu relacionamento terminou...e ainda passo pelo luto...mas depois de ter experimentado isso, torço para que um dia eu me sinta assim novamente....
Acho que esse é um dos meus vídeos favoritos dos que vc fez. Eu só acho que, as vezes, a gente termina com quem a gente ainda está em relação (principalmente relações mto longas) pq infelizmente na balança “aprendizado” vs “pequenas violências diárias”, o segundo se sobressai. As vezes deixar o outro entrar ou deixar ele continuar é permitir que ultrapassem alguns dos seus limites né? O encaixe não eh necessariamente perfeito... e se o outro perde o cuidado, fica complicado (ainda que exista mto carinho e algum nível de troca). O último tópico da minha discussão com a minha terapeuta foi: será que pra se relacionar, e assim ter a oportunidade de se descobrir com o outro e quebrar padrões, a gente precisa sempre aguentar algum nível de violência (afinal, existe um teste das nossas certezas e jeitos)? Qual é o limite entre quebrar padrões (e/ou fantasias) e se violentar? Difícil... ambos doem e as vezes é difícil identificar a dor. Enfim, como vc é tão generoso de dividir seus pensamentos, to aqui dividindo as reflexões do lado de cá :) obrigada pela cia matinal!
Oi. Acho q sim é necessário tolerar alguma violência, pq a própria natureza é violenta (tsunamis, furações, cadeia alimentar, defesa de território...), bem como a sociedade (não há emprego para todos, violência urbana, disputa de poderes/espaço...). Então acho na na relação familiar/amorosa isso tbm deve se reproduzir. Claro no limite do tolerável, e cada um tem o seu.
Comigo aconteceu diferente. Eu estava muito disposta em estar em relação com essa pessoa e pra mim nem cabia imaginar ela não estar. Mas ela quis ir por outro caminho, por achar que precisava viver outras coisas. Muito doloroso.
Acabou de acontecer aqui, o que eu mais amava nela era a honestidade e ela me verbalizou que quando quebrou a idealização que ela tinha acabou a sensação de "paixão" inicial, eu quis construir uma relação real igual você, sendo honesto e verdadeiro com ela. É triste 😢
cara, investir muitas idealizações e expectativas numa pessoa que não respondia a altura. eu ignorei vários sinais e como tava claro, sofri bastante, infelizmente só conheci seu canal agora, embora não me sinto mais feliz, me sinto mais esclarecido sobre o suposto relacionamento que julguei ter. muito obrigado por existir.
minha ex terminou comigo há algumas semanas, para mim foi muito estranho porque por mais que não fossemos perfeitas eu tinha muita vontade de fazer dar certo porque erámos muito parceiras. Porém, ela tinha tpb e estava sofrendo demais com as coisas que ela sentia na relação, enfim, eu tinha milhões de argumentos e razões pra pedir pra ela ficar e eu queria realinhar as coisas pra ficar bom para as duas, mas quando ela me disse o quanto estava infeliz na relação fiquei destruída, não consegui falar nem fazer nada. Pra mim ainda ficou a sensação de "saudade do que a gente não viveu ainda" porque acho que tínhamos potencial pra muito mais, mas não rolou.
Ano passado passei por um término terrível. Vi esse vídeo e me ajudou muito (além de me fazer chorar litros). Voltei hoje pra ele e vi com outra cabeça. Bom demais, obrigado pelas palavras, elas ajudaram na minha cura. ❤
Ontem eu senti na pele o que é cair na real e olhar a ilusão de fora. Quando cheguei em casa de um encontro, e me senti mal, chorei muito porque eu percebi que aquilo não era mais p mim ainda que eu quisesse. Hoje apaguei tudo em relação a pessoa pq não quero mais ter esperanças, foi eu quem procurou, e me dei conta que quero me libertar da ideia a qual eu estava agarrada. Esse video faz todo sentido.
Um moço com quem estava ficando, que sei que gosta de mim, que sabe que gosto dele, disse-me que não quer um relacionamento e que não é um bom momento na vida dele. Ele me disse que queria me deixar partir apesar de havermos continuado a ficar. Eu lhe disse que eu tentaria seguir em frente porque estava começando a me sentir mal com a situação, eu lhe informei. Então fiquei com outra pessoa. Ele me disse que se sentiu "traído" e se sentiu triste. Que ele tinha "fé" em mim. Eu lhe disse que ele me deixou partir sabendo o que eu sentia e o que eu queria, então eu decidi seguir em frente mesmo que eu gostasse dele, eu sinto culpa por haver escolhido o meu bem estar.
Eu adorei... me vejo nisso... faz muito sentido... pior é quando nos vem como o casal perfeito... hoje eu vejo que isso é a maior furada... tenho a plena consciência que não existe casal perfeito... justamente porque ninguém é perfeito ... isso tem sido tema nas minhas sessões de psicanálise. Adoro os vossos videos... e adoro as tuas reflexões. Beijinhos aos dois .
Acredito que enquanto utilizarmos a presença do outro para tapar nossa dificuldade na solidão, continuaremos andando em círculos. Eu notei isso na minha vida, mas não estou preparado para lidar como eu gostaria.
Ótima contribuição. A dureza do real é algo que sempre precisamos trazer para a superfície da consciência para tentar pelo menos amenizar a dor da aparente falta de sentido no sofrer da dinâmica de uma relação real. Só pessoas reais tem coragem de encarar a crueza de relações reais. Você tem me ajudado muito com essas reflexões, pq tbm acho que pela primeira vez estou vivendo uma relação real
Faz muito sentido TUDO o que você colocou. Existe a negação de uma das partes que ja sabe que terminou pois passou pela fase do " as coisas não vão bem e se não tiver como reassentar o que importa, vai ser o fim". O fim chega, não de repente mas uma parte tende sim a negar e emvora seja, como vc disse, difícil para ambos, quem definitivamente põe o fim ( no meu cado fui eu) tende a processar melhor o término. Mas...pensa do bem...quando me disseram CHEGA, quando eu ainda achava que dava pra seguir, este CHEGA chegou tão surpreendentemente que me lançou pra um lugar de resignificar meu lugar na minha propria vida. E foi bom!
Eu estou vivendo um fim de relacionamento longo e concordo com tudo o que você falou... É difícil, é um luto enorme, mas de fato foi um terminou pensado e discutido entre nós dois.. Sigamos
Romper o processo de fantasia de nós mesmos?!!! Você abre portais de aprendizados kkk... esse vídeo deveria ser visto todos os dias, de uma vida toda, e mesmo assim, seria pouco. Muito obrigada!!
Olá, Manu, ótimo vídeo Talvez por ainda estar no olho do término, não acho que sempre ocorra isso. Estava em uma relação de 2 anos, moramos juntos por um tempo, mas por conta do estágio ele teve que voltar para sua cidade. Em dezembro/2019 ele me pediu em casamento. Desde a quarentena não boa vimos por motivos de termos pessoas do alto grupo de risco próximas. Há um mês ele terminou comigo por mensagem, mas até então, pelo menos pra mim, estava tudo normal, nós ligamos, conversávamos, tudo tranquilo. Não sei até que ponto a quarentena impactou isso, mas garanto que não vi e não vejo nenhum sinal que a relação já estivesse acabada antes de ser falado. Enfim, muito obrigado pelos seus vídeos, estão me ajudando muito a repensar tudo neste momento tão difícil. ♥️
Acho que nenhuma relação acaba sem motivos. Talvez lá no passado VC tenha dado motivos e isso ele foi repensar agora, ou então ele conheceu outra pessoa e o encanto acabou, ou então ele sentiu isolado/ abandonado e achou mais fácil terminar. As vezes é difícil admitir essas coisas, muitos pensam que falar que acabou sem dar justificativas é melhor do que dar uma explicação!
@@danielamonica624 sim, pode ser, como ele não falou, não tem como eu saber ;-; Pode ser várias coisas, e as vezes nem ele sabe o q houve. Pra mim sempre me mostrei alguém q está aberto a aprender, a conversar, éramos bem abertos um com o outro, então me sinto meio "traído", mas não por ter outra pessoa, mesmo q tenha, mas por não ter sido sincero, um dia antes falar q me ama e está morrendo de saudade, 5 meses antes pedir em casamento, e de um dia para o outro sair assim da vida de alguém. Acho muita falta de responsabilidade afetiva. Você se torna responsável pelo q cativas, mesmo q ele sentisse q não me amava mais, esperava q fosse sincero, falasse o q está sentido, tanto para podermos tentar passar por essa juntos, ou no mínimo eu não me sentir tão perdido.
Paula C. Oi, Paula! Estou numa situação super parecida com a de vocês dois então. Se eu contar, dá um livro! E olhe que eu sigo sem entender. Hahahahaha que bad. Força pra nós.
Meuuuuu Deus!!! Não é possível vc só pode estar me seguindo hahahaha Você descreveu como está minha vida e é exatamente isso. Nem eu saberia explicar tão bem. 😮😮😮
assim que assisti ao seu vídeo, achei que esse não era bem o meu caso...mas refletindo, percebi que de certa forma isso aconteceu comigo .... faz sentindo o seu pensamento...
bom dia!!! o rompimento das relações, seja qual for, é sempre dolorosa. nunca conseguimos desfazer os laços que nos unem, especialmente, família (núcleo base); nas relações amorosas, dependendo do caso, o rompimento é bom, principalmente quando está desgastada ou ruim para as partes. é incompreensível quando pessoas insistem continuar juntas apenas para aparências. como sou bem "pavio curto" não mantenho essas ligações "sociais", corto na carne.
Bom dia a todos! Como vem sendo desde que comecei a acompanhar o canal, adorei o vídeo. Acredito que toda relação gere uma tendencia a um crescente conhecimento sobre si próprio. Dito isso, talvez também exista a possibilidade de término quando, em determinado momento, o caráter ilusório de alguma crença bastante enraizada comece a ficar evidente para o ser, então, em uma tentativa de não confrontar o real, a pessoa coloca a culpa da sua psique confusa no outro. Gostaria de registrar também que, ao saber lidar com si próprio, e consequentemente com o outro, o companheiro seria apto de ajuda-lo nesse momento, porém somos todos aprendizes. Abraços e sabedoria na jornada!
Bom dia, Manu! Que delícia começar o dia com um vídeo que ao mesmo tempo que acalenta, puxa o nosso tapete e nos faz refletir! Gratidão pelas palavras!! 🙏❤
Muito interessante a reflexão. Seus vídeos sempre me deixam pensando no final. Obrigada por isso. Gosto da maneira que estrutura seu raciocínio e da sinceridade com que o transmite. Obrigada pela generosidade em compartilhar essas reflexões.
Poxa Manu.... descobrir que estive dois anos e meio em uma projeção de relação tem sido muito duro... será que existem mecanismos práticos para vencer o luto pós término? Estou tentando crer que há de passar daqui àlgumas páginas, mas para quem está nesse lugar de lágrimas, temos uma espécie de sensação de areia movediça, ou seja, mesmo que nossos movimentos para sair dali sejam pequenos, difíceis e sutis, muitas vezes parece que estamos mais perto de ser engolidos do que encontrar o escape. E aí, companheiros, alguma sugestão?
Vou dizer o que o macaco da série Bojack horseman disse "não é fácil, mas é preciso praticar todo dia, com o tempo, aos poucos vai ficando mais fácil". Tem analogia com criar fôlego para correr uma maratona, tu tem que fazer um esforço diário e com a prática dói menos e vc se torna mais apto.
E 2 anos após, eu pergunto: - como vc se vê no momento q fez esse comentário? Quando estava desolada e doia tanto? Os pensamentos e dores q te afligia continua? Hoje são encarados como ?
Maratonando Manu, hoje esse vídeo fez muito sentido pra mim. O processo está claro, só preciso preencher esse condutor vazio com novas histórias.... Obrigada Manu
Cara... isto é um achado pra mim aos 49 anos !! Pode ser que eu tenha vivido, quase que em todos os meus relacionamentos, expectativas baseadas NISTO. Sei lá, parece mesmo ! É...
Problema é q eu sinto como se eu tivesse desperdiçado meu tempo...minha vida ... é isso q me da pânico vontade de gritar e concertar pra fazer valer meu esforço.. cada q merda eu faço comigo mesmo..... 😔
Peladrugada a nossa mente é muito louca gente …. É isso total ( o outro é uma fantasia do que eu desejo pra mim e uso ele pra dar o amor que eu quero pra mim) affff 🧠🧠👁️👁️
só vi hj esse vídeo. no momento preciso. mas me deu a dúvida. se processo q tô vivendo eu deveria ter finalizado mesmo.. ou finalizei antes , ou nunca existiu..
Emanuel. Acabei de assistir o vídeo e me identifiquei muito com algo que estou passando agora. Eu escrevi um texto para meu ex companheiro, pois eu não consegui ser ouvida por ele e a forma de tentar ser ouvida foi pela escrita. E logo depois que compartilhei meu sentir mais sincero, a resposta dele foi me.bloquear, de tudo de toda forma.possível de.contato. é muito claro e ao mesmo tempo difícil lidar com a resposta dele, o bloqueio em si. Poderia compartilhar o que escrevi no email de vocês?
Excelente vídeo! Sempre nos trazendo boas reflexões! Obrigada! OBS: Gostaria muito de saber o nome da musiquinha que aparece na abertura dos vídeos. Ela me remete a extraterrestres.
Não sei se tem ligação, mas vc e a flor ja viram aniquiliação? o filme da netflix, ou leram o livro. Queria saber como vc vê essa coisa da autodestruição nata do ser humano, no filme tratada quase como algo biologico. Sabotagens, busca por experiencias e relacionamentos toxicos, crenças negativas... tenho pensado nisso ultimamente, em como lidar.
Estou lutando pelo casamento e lógico q tem magoas antigas que podem refletir o termino atual. Mas Manu.. sera q a relação nao há como aprender? A visualizar o outro e tentar seguir juntos? Ou o que afeta tem q ser imperdoável...o tratamento desta reconstrução deve ser feito juntos ou totalmente separados..separados acho q esfriar perde o objetivo que é conhecer o bloqueio de um e do outro... o q vc acha?
Eu sei que não tem nada a ver com o canal, mas gostaria de saber como você faz no seu processo de leitura e estudo para compreender estes livros e teóricos que você lê. Gostaria de saber como faz para se apropriar bem na aprendizagem de conteúdo. Vejo que você domina vários temas e reflete sobre algumas ideias de alguns autores. Gostaria de saber fazer isso também. Tentar aproveitar essa quarentena para ler e aprender mais. Obrigada, parabéns pelo canal e adoro vocês 😘
Eu acho que o pior término é aquele que acontece sem um ponto final
Pra mim, está fazendo ada vez menos sentido me relacionar “amorosamente” com alguém. O ônus me parece muito maior que o bônus. Sozinha ao menos me sinto em paz e meus problemas são só seus.
nossa! descreveu o que sinto!
Penso igual
Se ambos realmente estiverem dispostos acho que o bônus supera o ônus....Quando o relacionamento é bom, você sente que acompanhado a vida fica mais leve, mais suportável, mais esperançosa...você se sente uma pessoa melhor do que quando você está sozinho...pelo menos era assim como eu me sentia...infelizmente meu relacionamento terminou...e ainda passo pelo luto...mas depois de ter experimentado isso, torço para que um dia eu me sinta assim novamente....
@@yaunners Concordo.Eu tambem acho que sou mais genuinamente completa.
Esse é o meu pensamwnto do momento
Como já dizia o ppeta Cazuza " O nosso a mor a gente inventa pra se distrair...E qdo acaba agente pensa que ele nunca existiu"
"não é exatamente sobre distâncias é uma aproximação na percepção de que aquilo não é mais possível" Manu, obrigado por tudo e tanto...
Acho que esse é um dos meus vídeos favoritos dos que vc fez. Eu só acho que, as vezes, a gente termina com quem a gente ainda está em relação (principalmente relações mto longas) pq infelizmente na balança “aprendizado” vs “pequenas violências diárias”, o segundo se sobressai. As vezes deixar o outro entrar ou deixar ele continuar é permitir que ultrapassem alguns dos seus limites né? O encaixe não eh necessariamente perfeito... e se o outro perde o cuidado, fica complicado (ainda que exista mto carinho e algum nível de troca). O último tópico da minha discussão com a minha terapeuta foi: será que pra se relacionar, e assim ter a oportunidade de se descobrir com o outro e quebrar padrões, a gente precisa sempre aguentar algum nível de violência (afinal, existe um teste das nossas certezas e jeitos)? Qual é o limite entre quebrar padrões (e/ou fantasias) e se violentar? Difícil... ambos doem e as vezes é difícil identificar a dor. Enfim, como vc é tão generoso de dividir seus pensamentos, to aqui dividindo as reflexões do lado de cá :) obrigada pela cia matinal!
É uma boa pergunta mesmo, sobre a violência... e esse limite...
Adorei a tua reflexão, Carol! Mt boa!!
@@floremanu mais um vídeo a ser feito
Exatamente isso! Quando me relaciono com homens vivo nesta observação dos abusos e no fio da navalha permanentemente.
Oi. Acho q sim é necessário tolerar alguma violência, pq a própria natureza é violenta (tsunamis, furações, cadeia alimentar, defesa de território...), bem como a sociedade (não há emprego para todos, violência urbana, disputa de poderes/espaço...). Então acho na na relação familiar/amorosa isso tbm deve se reproduzir. Claro no limite do tolerável, e cada um tem o seu.
Comigo aconteceu diferente. Eu estava muito disposta em estar em relação com essa pessoa e pra mim nem cabia imaginar ela não estar. Mas ela quis ir por outro caminho, por achar que precisava viver outras coisas. Muito doloroso.
Eu quis construir uma relação real, mas o outro não quis pq a quebra da idealização q ele tinha construído foi o fim da relação pra ele.
Acabou de acontecer aqui, o que eu mais amava nela era a honestidade e ela me verbalizou que quando quebrou a idealização que ela tinha acabou a sensação de "paixão" inicial, eu quis construir uma relação real igual você, sendo honesto e verdadeiro com ela.
É triste 😢
Fico pensando como é difícil aceitar que as coisas não estão fixas, nem quando estão ruim...muito menos quando estão boas.
Demais, a mente trabalha com previsões, e não com a destruição dessas previsões
cara, investir muitas idealizações e expectativas numa pessoa que não respondia a altura. eu ignorei vários sinais e como tava claro, sofri bastante, infelizmente só conheci seu canal agora, embora não me sinto mais feliz, me sinto mais esclarecido sobre o suposto relacionamento que julguei ter. muito obrigado por existir.
Isso
eu nunca maratonei tanto um canal. obrigada por essas “conversas” maravilhosas!
minha ex terminou comigo há algumas semanas, para mim foi muito estranho porque por mais que não fossemos perfeitas eu tinha muita vontade de fazer dar certo porque erámos muito parceiras. Porém, ela tinha tpb e estava sofrendo demais com as coisas que ela sentia na relação, enfim, eu tinha milhões de argumentos e razões pra pedir pra ela ficar e eu queria realinhar as coisas pra ficar bom para as duas, mas quando ela me disse o quanto estava infeliz na relação fiquei destruída, não consegui falar nem fazer nada. Pra mim ainda ficou a sensação de "saudade do que a gente não viveu ainda" porque acho que tínhamos potencial pra muito mais, mas não rolou.
Ano passado passei por um término terrível. Vi esse vídeo e me ajudou muito (além de me fazer chorar litros). Voltei hoje pra ele e vi com outra cabeça. Bom demais, obrigado pelas palavras, elas ajudaram na minha cura. ❤
Ontem eu senti na pele o que é cair na real e olhar a ilusão de fora. Quando cheguei em casa de um encontro, e me senti mal, chorei muito porque eu percebi que aquilo não era mais p mim ainda que eu quisesse. Hoje apaguei tudo em relação a pessoa pq não quero mais ter esperanças, foi eu quem procurou, e me dei conta que quero me libertar da ideia a qual eu estava agarrada. Esse video faz todo sentido.
Um moço com quem estava ficando, que sei que gosta de mim, que sabe que gosto dele, disse-me que não quer um relacionamento e que não é um bom momento na vida dele. Ele me disse que queria me deixar partir apesar de havermos continuado a ficar.
Eu lhe disse que eu tentaria seguir em frente porque estava começando a me sentir mal com a situação, eu lhe informei. Então fiquei com outra pessoa. Ele me disse que se sentiu "traído" e se sentiu triste. Que ele tinha "fé" em mim.
Eu lhe disse que ele me deixou partir sabendo o que eu sentia e o que eu queria, então eu decidi seguir em frente mesmo que eu gostasse dele, eu sinto culpa por haver escolhido o meu bem estar.
Não sinta-se culpado, vocês estavam em momentos diferentes, quem sabe as coisas mudem entre vocês ...As vezes o tempo ajuda
Eu adorei... me vejo nisso... faz muito sentido... pior é quando nos vem como o casal perfeito... hoje eu vejo que isso é a maior furada... tenho a plena consciência que não existe casal perfeito... justamente porque ninguém é perfeito ... isso tem sido tema nas minhas sessões de psicanálise. Adoro os vossos videos... e adoro as tuas reflexões. Beijinhos aos dois .
@Cristiane Wig Lover siiiim, exatamente
Muito triste reconhecer que foi só projeção. Obrigada 💙
Tô rindo aqui de mim mesma.... das ilusões que crio e que me permito viver. Muito obrigada pela lucidez, Manu. Tu arrasas! 👏👏👏
Como é bom vir aqui e me identificar tanto com os comentários 🤍
Acredito que enquanto utilizarmos a presença do outro para tapar nossa dificuldade na solidão, continuaremos andando em círculos. Eu notei isso na minha vida, mas não estou preparado para lidar como eu gostaria.
Ótima contribuição. A dureza do real é algo que sempre precisamos trazer para a superfície da consciência para tentar pelo menos amenizar a dor da aparente falta de sentido no sofrer da dinâmica de uma relação real. Só pessoas reais tem coragem de encarar a crueza de relações reais.
Você tem me ajudado muito com essas reflexões, pq tbm acho que pela primeira vez estou vivendo uma relação real
Faz muito sentido TUDO o que você colocou.
Existe a negação de uma das partes que ja sabe que terminou pois passou pela fase do " as coisas não vão bem e se não tiver como reassentar o que importa, vai ser o fim". O fim chega, não de repente mas uma parte tende sim a negar e emvora seja, como vc disse, difícil para ambos, quem definitivamente põe o fim ( no meu cado fui eu) tende a processar melhor o término.
Mas...pensa do bem...quando me disseram CHEGA, quando eu ainda achava que dava pra seguir, este CHEGA chegou tão surpreendentemente que me lançou pra um lugar de resignificar meu lugar na minha propria vida. E foi bom!
Eu estou vivendo um fim de relacionamento longo e concordo com tudo o que você falou... É difícil, é um luto enorme, mas de fato foi um terminou pensado e discutido entre nós dois.. Sigamos
Romper o processo de fantasia de nós mesmos?!!! Você abre portais de aprendizados kkk... esse vídeo deveria ser visto todos os dias, de uma vida toda, e mesmo assim, seria pouco. Muito obrigada!!
E vamos de cabeça explodindo com o choque de realidade kkkkkk...mds esse video fez tanto sentido pra mim, q nem sei
Falou bom, obrigada
Estou vivendo isso neste momento. Seu vídeo e alguns comentários dos seguidores elucidaram bastante. Obrigada!
Olá, Manu, ótimo vídeo
Talvez por ainda estar no olho do término, não acho que sempre ocorra isso.
Estava em uma relação de 2 anos, moramos juntos por um tempo, mas por conta do estágio ele teve que voltar para sua cidade. Em dezembro/2019 ele me pediu em casamento.
Desde a quarentena não boa vimos por motivos de termos pessoas do alto grupo de risco próximas. Há um mês ele terminou comigo por mensagem, mas até então, pelo menos pra mim, estava tudo normal, nós ligamos, conversávamos, tudo tranquilo.
Não sei até que ponto a quarentena impactou isso, mas garanto que não vi e não vejo nenhum sinal que a relação já estivesse acabada antes de ser falado.
Enfim, muito obrigado pelos seus vídeos, estão me ajudando muito a repensar tudo neste momento tão difícil.
♥️
Acho que nenhuma relação acaba sem motivos. Talvez lá no passado VC tenha dado motivos e isso ele foi repensar agora, ou então ele conheceu outra pessoa e o encanto acabou, ou então ele sentiu isolado/ abandonado e achou mais fácil terminar. As vezes é difícil admitir essas coisas, muitos pensam que falar que acabou sem dar justificativas é melhor do que dar uma explicação!
@@danielamonica624 sim, pode ser, como ele não falou, não tem como eu saber ;-;
Pode ser várias coisas, e as vezes nem ele sabe o q houve. Pra mim sempre me mostrei alguém q está aberto a aprender, a conversar, éramos bem abertos um com o outro, então me sinto meio "traído", mas não por ter outra pessoa, mesmo q tenha, mas por não ter sido sincero, um dia antes falar q me ama e está morrendo de saudade, 5 meses antes pedir em casamento, e de um dia para o outro sair assim da vida de alguém. Acho muita falta de responsabilidade afetiva.
Você se torna responsável pelo q cativas, mesmo q ele sentisse q não me amava mais, esperava q fosse sincero, falasse o q está sentido, tanto para podermos tentar passar por essa juntos, ou no mínimo eu não me sentir tão perdido.
Oi Vinícius, tô numa situação superrr parecida! UAU
Paula C.
Oi, Paula! Estou numa situação super parecida com a de vocês dois então.
Se eu contar, dá um livro! E olhe que eu sigo sem entender.
Hahahahaha que bad.
Força pra nós.
Força pra gente, e q consigamos resolver tudo no fim do isolamento, independente de como for essa solução ♥️
Meuuuuu Deus!!! Não é possível vc só pode estar me seguindo hahahaha
Você descreveu como está minha vida e é exatamente isso.
Nem eu saberia explicar tão bem. 😮😮😮
Thais Santos Cremasco hahahaha
Acho que a série de vídeos deveria ser chamada de D.D.R ...doses diária de reflexão.
assim que assisti ao seu vídeo, achei que esse não era bem o meu caso...mas refletindo, percebi que de certa forma isso aconteceu comigo .... faz sentindo o seu pensamento...
Quando falam de terminar pode ser sim, que já estava acabado, já foram vivendo situações difíceis...
So um que não sabia
Mas é maluco vc não querer mais a pessoa e sofrer absurdo quando vc vai embora. Tem hora que eu penso que nosso cérebro é um grande sabotador
Você fez esse vídeo especialmente pra eu assistir 1 ano depois!
bom dia!!! o rompimento das relações, seja qual for, é sempre dolorosa. nunca conseguimos desfazer os laços que nos unem, especialmente, família (núcleo base); nas relações amorosas, dependendo do caso, o rompimento é bom, principalmente quando está desgastada ou ruim para as partes. é incompreensível quando pessoas insistem continuar juntas apenas para aparências. como sou bem "pavio curto" não mantenho essas ligações "sociais", corto na carne.
Bom dia a todos! Como vem sendo desde que comecei a acompanhar o canal, adorei o vídeo. Acredito que toda relação gere uma tendencia a um crescente conhecimento sobre si próprio. Dito isso, talvez também exista a possibilidade de término quando, em determinado momento, o caráter ilusório de alguma crença bastante enraizada comece a ficar evidente para o ser, então, em uma tentativa de não confrontar o real, a pessoa coloca a culpa da sua psique confusa no outro. Gostaria de registrar também que, ao saber lidar com si próprio, e consequentemente com o outro, o companheiro seria apto de ajuda-lo nesse momento, porém somos todos aprendizes. Abraços e sabedoria na jornada!
nossa, que ponderação perfeita!
Bom dia, Manu! Que delícia começar o dia com um vídeo que ao mesmo tempo que acalenta, puxa o nosso tapete e nos faz refletir! Gratidão pelas palavras!! 🙏❤
Não acho que vc falou muito, mas vejo que falou o necessário. Grata
Muito interessante a reflexão. Seus vídeos sempre me deixam pensando no final. Obrigada por isso. Gosto da maneira que estrutura seu raciocínio e da sinceridade com que o transmite. Obrigada pela generosidade em compartilhar essas reflexões.
não consigo parar de ver seus vídeos, é muito aprendizado.. muito obrigado!
Quero uma relação assim, de construção, conhecimento e companheirismo. Mas tá difícil.
Poxa Manu.... descobrir que estive dois anos e meio em uma projeção de relação tem sido muito duro... será que existem mecanismos práticos para vencer o luto pós término? Estou tentando crer que há de passar daqui àlgumas páginas, mas para quem está nesse lugar de lágrimas, temos uma espécie de sensação de areia movediça, ou seja, mesmo que nossos movimentos para sair dali sejam pequenos, difíceis e sutis, muitas vezes parece que estamos mais perto de ser engolidos do que encontrar o escape. E aí, companheiros, alguma sugestão?
Vou dizer o que o macaco da série Bojack horseman disse "não é fácil, mas é preciso praticar todo dia, com o tempo, aos poucos vai ficando mais fácil". Tem analogia com criar fôlego para correr uma maratona, tu tem que fazer um esforço diário e com a prática dói menos e vc se torna mais apto.
E 2 anos após, eu pergunto:
- como vc se vê no momento q fez esse comentário? Quando estava desolada e doia tanto? Os pensamentos e dores q te afligia continua? Hoje são encarados como ?
Adoro escutar as suas considerações. Estou aprendendo muito. E sim, concordo com o que você faloi sobre o rompimento. Gratidão.
Grata pelo video, estou passando pelo termino, bem cruel, e ainda testei positivo ao covid. Espero sair disso tudo recuperada de ambos!!
Um abraço.
Faz mt sentido! Ainda não consigo elaborar e entender, mas é isso...
çomo você explica de um jeito fácil... Uma relação que nem existe... Obrigada
Emanuel, vc é massa!!☀️☀️
ah...!!!!.... te vi, Emanuel, num episódio/ reprise da Tapas e Beijos!!! Foi MASSA ver você atuando! Bom demais!
Já acordei escutando essa reflexão esplêndida... Vocês me ajudam muito, Ema!
Se cuidem e se amem bem. Saudações!
Maravilhosas suas impressões. Relacionamento é isso, investir no outro, ler o outro.
Maratonando Manu, hoje esse vídeo fez muito sentido pra mim. O processo está claro, só preciso preencher esse condutor vazio com novas histórias.... Obrigada Manu
Esse vídeo tá sendo um mantra. Obrigada ❤️
Melhor vídeo que já vi! Que sacada incrível sobre a vida e relações. Obrigada
Verdade..com todo respeito vc é muito lindo!!❤
Bom dia, manu! Abraços chuvosos aqui de São Luís/MA pra você e Flor!
Amanda Drumont abraço também
Cara tudo o que vc fala é tão sensato
Eu amei esse vídeo
Cara... isto é um achado pra mim aos 49 anos !!
Pode ser que eu tenha vivido, quase que em todos os meus relacionamentos, expectativas baseadas NISTO. Sei lá, parece mesmo ! É...
Nossa, Manu... que vídeo hein? Você sempre me surpreende. Obrigada por isso.
Luto total! Muito difícil!
Problema é q eu sinto como se eu tivesse desperdiçado meu tempo...minha vida ... é isso q me da pânico vontade de gritar e concertar pra fazer valer meu esforço.. cada q merda eu faço comigo mesmo..... 😔
Cara, vc é muito bom! Parabéns 👏👏.. abraço ..
É sempre difícil e ainda bem que sempre passa
Ótimo vídeo!! Bem norteador ...Veio em boa hora. Obrigada
Seus vídeos são fantásticos, amooooo🧡💯
Excelente! Muito real!!!
Sempre gostando!
Você NUNCA fala muito 😊❤
Você é maravilhoso! Obrigada
Peladrugada a nossa mente é muito louca gente …. É isso total ( o outro é uma fantasia do que eu desejo pra mim e uso ele pra dar o amor que eu quero pra mim) affff 🧠🧠👁️👁️
Amo suas reflexões.
Muito obrigada, Manu. Me ajudou muito!
Incrível , cara vc é muitoooo booooommm,!!!!
Exelente análise!👏🏻👏🏻👏🏻🎯
só vi hj esse vídeo. no momento preciso. mas me deu a dúvida. se processo q tô vivendo eu deveria ter finalizado mesmo.. ou finalizei antes , ou nunca existiu..
AMEI ESSE vídeo. Vc foi fantástico!
Muito bom...
Maravilhoso!!
Nunca imaginado
Emanuel. Acabei de assistir o vídeo e me identifiquei muito com algo que estou passando agora. Eu escrevi um texto para meu ex companheiro, pois eu não consegui ser ouvida por ele e a forma de tentar ser ouvida foi pela escrita. E logo depois que compartilhei meu sentir mais sincero, a resposta dele foi me.bloquear, de tudo de toda forma.possível de.contato. é muito claro e ao mesmo tempo difícil lidar com a resposta dele, o bloqueio em si. Poderia compartilhar o que escrevi no email de vocês?
esse é o meu texto favorito!!!
Na lata kkkk, realmente tudo isso! Vou guardar esse vídeo pra sempre!
Que vídeo maravilhoso.
Vou ler! Obrigada pela dica!
Esse foi incrível!!
que video foda
Algo já não estava...
ai...
Boa dica de leitura!!❤
A Flor é uma mulher de sorte
Excelente vídeo! Sempre nos trazendo boas reflexões! Obrigada!
OBS: Gostaria muito de saber o nome da musiquinha que aparece na abertura dos vídeos. Ela me remete a extraterrestres.
Fernanda Leal Caiado i’ve just had an apostrophe
bem isso mesmo
Não sei se tem ligação, mas vc e a flor ja viram aniquiliação? o filme da netflix, ou leram o livro. Queria saber como vc vê essa coisa da autodestruição nata do ser humano, no filme tratada quase como algo biologico. Sabotagens, busca por experiencias e relacionamentos toxicos, crenças negativas... tenho pensado nisso ultimamente, em como lidar.
vou tentar ver
@@floremanu Demais! Já senti minha ansiedade trocando de lugar!rs
muita verdade pra um vídeo só
Ele já tinha decidido terminar comigo e esperou eu pedir em namoro pra fazer isso
Estou lutando pelo casamento e lógico q tem magoas antigas que podem refletir o termino atual. Mas Manu.. sera q a relação nao há como aprender? A visualizar o outro e tentar seguir juntos? Ou o que afeta tem q ser imperdoável...o tratamento desta reconstrução deve ser feito juntos ou totalmente separados..separados acho q esfriar perde o objetivo que é conhecer o bloqueio de um e do outro... o q vc acha?
Necessário
Bom diaaaa ☕
O nome da série é Safe?
Eu sei que não tem nada a ver com o canal, mas gostaria de saber como você faz no seu processo de leitura e estudo para compreender estes livros e teóricos que você lê. Gostaria de saber como faz para se apropriar bem na aprendizagem de conteúdo. Vejo que você domina vários temas e reflete sobre algumas ideias de alguns autores. Gostaria de saber fazer isso também. Tentar aproveitar essa quarentena para ler e aprender mais. Obrigada, parabéns pelo canal e adoro vocês 😘
Cirúrgico
Você é meio enlejiado... dormido é adorável 😁💪💪💪😘😘😘😘😘
Aff Perfeito