TEMA: Término e luto de relacionamento, mas não de amor, de amizade. Você já passou pela situação de um amigo próximo abusar de você, passar dos limites, haver um rompimento e você ficar triste e ter de fazer o luto da amizade? A gente sempre fala de término de namoro, porque não de amizade?
E enquanto o mundo ao seu redor funciona normalmente e alegremente, você parece ser o único que lembra dessas amizades e sofre por existir esse distanciamento com lembranças
Tema: papel do Pai na autoestima feminina e masculina; como o papel do pai tem mudado na sociedade moderna, trazendo desafios para o novo pai que foi criado por um pai nascido na sociedade da machistada... Beijos, adoro vocês!
Tema: Eu me apaixono pelas pessoas ou me apaixono pela possibilidade de ajudar elas? OBS: não necessariamente tão altruísta quanto pode parecer, talvez relacionado com uma necessidade de escutar "você mudou a minha vida", "você me fez perceber coisas que eu não percebia", "você me mostrou que a vida é mais além do que eu achava" mil etc. Um beijo queridíssimos.
Menina! Baseada no seu tema procura um outro tema: co- dependência. E se puder, dá uma olhadinha no material da psicóloga Flávia Melissa porque ela fala bastante sobre isso. :)
Síndrome da mulher maravilha que quer salvar o homem, tirar ele daquele lugar e mostrar que a vida pode ser muito melhor ao seu lado... cuidado muitas vezes é só ego
meu ex marido me dizia: não dá certo porque vc não muda. 12 anos depois ele saiu de casa, mas antes me disse: vc se tornou a pessoa que eu queria que vc fosse, mas agora eu não quero mais.
Acho que entra aí a questão da fantasia que cada um tem do amor. E que se a gente pensar bem nenhuma fantasia se realiza cem por cento e quando realiza a gente não quer mais. Na real acho que nem ele sabe o que quer...
Eu queria dizer que fiquei muito feliz que minha sugestão foi lida por vocês. Como cientista (e trouxa) que sou, achei que poderia resolver questões afetivas com racionalidade e limites, hahaha. Obrigado por tanto.
Andre vc nao é trouxa. Vc tentou fazer as coisas darem certo. Mas as vezes elas simplesmente nao dao. E tentar nao é ser trouxa. Sao mto motivos envolvidos.
Eu acho q é tipo que um vício. A relação te faz mal, mas também te faz bem e aí tu fica dependente da parte boa anulando o que te faz mal por medo de perder o bom. Confuso, mas acho q é isso.
realmente é muito ruim quando você está em um relacionamento onde a pessoa te faz se sentir mal várias vezes, te faz se sentir culpada de muitos motivos de briga, e muitas vezes em meio a brigas essa pessoa te ameaça ir embora e você só falta desabar, entra em desespero, e começa a chorar. Eu estou em um relacionamento onde diversas vezes a pessoa me desrespeitou muito, e fez coisas que eu jamais deveria aceitar, e mesmo sabendo que eu não deveria está ali, ao mesmo tempo eu não consigo sair desse lugar. Me sinto completamente dependente dessa pessoa, se ela estiver mal e o motivo é nossa relação, meu dia acaba por ali mesmo, fico horas sem conseguir comer ou dormir, e muitas vezes acabo vindo aqui mesmo nesse canal pra tentar pelo menos ouvir palavras que me confortem e me faça sentir coragem pra terminar o relacionamento. Mas sempre que lembro dos momentos bons, sinto como se sem essa pessoa eu não seria mais feliz, sinto que sem ela eu não conseguiria viver uma vida feliz, a única coisa que eu mais preciso é de coragem pra passar pelo processo pós término. Acho que esse é um dos meus maiores medos, pois sei que serão dias difíceis, e mesmo sabendo que tudo isso pode passar uma hora ou outra, ainda sim, não consigo sair dessa relação. Acredito muito que um dos maiores problemas é a falta de auto estima, acredito que se eu tivesse auto estima talvez eu não aceitaria ficar nesse lugar. Mas a única sensação que tenho é que eu não viveria sem essa pessoa. Eu estou muito mal, e esse canal é minha maior salvação. Obrigada por vcs existirem flor e manu!
Sugestão de vídeo: "como entender e se fazer ser entendido pelo outro?". Muito se fala sobre diálogo, mas percebo que muitas vezes existe diálogo, mas a falta de entendimento (de ambas as partes) acaba sendo o maior problema.
Preciso desse tema meu senhooor. Aqui é bem recorrente passarmos horas conversando até notarmos que só não conseguimos nos comunicar direito e precisamos de uma pausa.
Sugestão de tema: como entrar numa relação quando estamos vacinados contra carência e idealização? A gente passa a ser tão autossuficiente (ou acredita ser) que nada ou ninguém parece chegar perto do tamanho do nosso desejo. Como implodir esse muro? Amo vocês e o canal, confesso que a ideia de um casal que aborda seus perrengues com essa transparência seria minha fantasia concretizada. (A grama do vizinho sempre é mais verde). Beijos pra vocês e pros inscritos do canal (amo os comentários❤), ótimo domingo pra todos.🎈
Hummmmm confesso q desconfio dessa sensação de autossuficiência, sem carência e idealizações... Me parece, um pouco, a "outra face da mesma moeda". Possivelmente o medo de se tornar completamente dependente do outro, ou a fantasia negativa de q não conseguirá encontrar acolhimento fora de si, é o que não permite a possibilidade de estabelecer vínculos. Acho que não tem como entrar numa relação sem antes perceber, justamente, que vc não é completamente suficiente, que vc carece sim, em alguma medida, de acolhimento e que vc deseja ir além de si mesmo. Se nada falta, tem como ter desejo?
@@deborahpenafiel3889 sim, tem muito de controle envolvido. Mesmo sabendo disso (faço análise e estudo psicanálise), ainda vivo nesse limbo, na dúvida, a tendência é recuar sempre. Beijo🌸
@@samuelhsr9037 posso sim, mas Acho que o Manu consegue explicar melhor do que eu (kkkkk). Conhece o canal dele? Da uma olhadinha nesse vídeo ruclips.net/video/YZwpbInmP1o/видео.html Aqui ele explica um pouco sobre a fantasia negativa. TB é interessante ver os vídeos anteriores e posteriores a esse, sobre fantasia, idealização e etc.
(Sugestão) E quando acontece o contrário? Porque você saiu dessa história? Quando você pula fora do relacionamento por medo que ele atinja seus limites, antes de atingir propriamente dito. Você sai logo por medo de não aguentar a mágoa que o outro vai causar em você, por medo dele vir a acabar com você e ai você sai logo pra evitar aquilo.
sugestão de tema: Existe “amor da vida”?? Entrei nessa discussão com um amigo esses dias, para mim as pessoas estão em constante mudança, achar alguém que passa por essas mudanças da mesma forma em um mesmo ritmo é pura sorte para não dizer impossível. Já ele acreditava que sim, absolutamente todos temos a chamada alma gêmea, só basta encontrá-las. O que vocês pensam sobre?
Rolou com a Bruna marquezine esses dias no tt. Dizendo que o Neymar foi o amor da vida e o que ela está recente é o amor pra vida. Gostaria de saber mais também
Sugestão de tema: até onde o outro deve participar do nosso ciclo de amigos? é importante manter a individualidade das amizades? ou essa proximidade apenas tem a melhorar o relacionamento?
Eu acho que o círculo de amigos de cada um deve permanecer na esfera de cada um. Embora, de vez em quando, em alguns eventos, se possa conviver um pouco com os amigos do parceiro, não é boa prática criar laços muito profundos com os amigos do parceiro e vice versa. Porque, se a relação acaba, também algumas amizades podem ficar em risco. E para os amigos também não é fácil.
nossa… estou passando exatamente por isso. acabei de terminar um relacionamento e o meu ex companheiro se tornou muito próximo das minhas amizades. agora eu tenho que ficar vendo ele com alguns dos meus amigos por aí se divertindo… é realmente complicado.
Pra mim o limite foi a pessoa não "sair do lugar". Sou ambiciosa e determinada. E meu ex tinha sonhos grandes, mas nao fazia nada para correr atras. Esperava cair do céu. Ao mesmo tempo que sonhava alto, na maioria das vezes se contentava com pouco. Queria crescer, queria experimentar coisas novas, mas falava isso meio que da boca pra fora. Porque na hora que teve chances incríveis pra isso, não quis nem tentar. Eu amava ele, mas meu limite foi ver que em quase 3 anos de namoro, do início ate o fim, eu evolui, eu mudei. E ele não mudou nenhuma de suas certezas de lugar. Uma das coisas que mais admiro numa pessoa é sonhar e correr atras. Ter foco. Ser ambicioso, mas fazer algo com essa ambicao. No sentido de tentar. De ser determinado. E ele era mt acomodado. Chegou num ponto que minha admiracao foi embora. Fora isso, gracas à familia dele, principalmente sua mae narcisista, ele nao tinha nenhuma autoestima. Nenhuma confianca. Pq cresceu ouvindo que era um merda. E eu tenho plena consciencia de que ele foi vitima deste ambiente e que influenciou totalmente as relacoes dele c os outros e as relacoes dele c ele mesmo. Porém, eu entendi que nao tenho que ficar porque tenho pena. Eu tenho que ficar pq vejo futuro em nós, pq amo e admiro. Mas ele foi se perdendo. Nao queria mais ter relacoes pq nao amava a si, seu corpo. Nao queria um emprego melhor qnd teve a chance por medo de errar, por medo de tentar. Eu sou uma pessoa que se joga, e infelizmente ele nao. Mesmo que ele fosse perfeito, a familia dele ainda assim seria um problema pra mim. Faz 3 meses que terminamos. Nos tratamos bem. Nos falamos as vezes. 70% das vezes estou bem e acho que superei. Mas do nada eu morro de saudade e choro. Como o Manu falou, as vezes tenho a ilusao de que ele era o amor da minha vida e nao queria perde-lo. É tipo luto mesmo ne? Vc acha q superou e do nada chora muito. Acha que nunca mais será feliz. Bom, essa é a minha experiencia. E pois é, eu tmb nao cheguei a nenhuma conclusão. Nao tenho conselhos ou solucoes pra dar 😅😅😅
Poxa, Amanda. Que complicado! Eu me identifico bastante com o seu namorado. Fiz terapia ano passado e percebi que grande parte da minha baixa auto estima vem do que cresci ouvindo. "Preguiçoso, não ajudo, ah se vc fosse melhor comigo..., você não se controla!" Essas coisas foram todas entrando na minha cabeça. Pouco a pouco vou construindo minha auto estima, mas ainda me considero bastante acomodado. Às vezes penso que não é algo bom, às vezes não me. importo.
@@lucasgdrezes Oi! Eu sinto muito, Lucas! Crescer num ambiente assim fica complicado né... Espero que vc se sinta bem consigo mesmo com mudanças ou não. Quero que seja feliz. Assim como meu ex.
Estava em uma situação dessas... eu não aguentava mais meu namorado ser acomodado. mas fui deixando, acostumando com o desconforto, para não perder... e acabou que ele terminou por outros motivos. Acredito que está doendo mais agora, pois foi ele que terminou... mas, eu estaria chegando em breve no meu limite. Enfim, coisas melhores virão. Irei superar. Desejo tudo de bom para ele, mas ele precisa se esforçar e sair da "zona de conforto". Se responsabilizar pela vida dele. E você como está, já superou?
Eu amava assistir o vídeo lendo os comentários, sempre havia algo complementando o que foi dito . Agora, virou o clichê cansativo da internet: a guerra dos egos por ter sua pergunta engajada para o próximo vídeo . Perdemos todos mais uma vez😔
Te indico acompanhar o Canal do Manu, os salva vidas além de serem incríveis, os comentários corroboram com o tema proposto, gerando aquele debate gostoso de acompanhar pós video.
@@fabianosilva3364 eu já acompanho, mas sinto falta por aqui também... parece que as pessoas mal assistem ao vídeo só pra ficar elaborando a pergunta pro próximo vídeo .
Entendo o que fala Dea, mas na real acho que isso depende mais da gente... Pq nós podemos criar discussões sobre cada um dos temas propostos nós comentários e ainda continuar complementando o que foi dito, né?
Sobre essa fala da Flor no final, uma vez uma amiga terapeuta me falou uma frase sempre levo comigo: "Normalmente, em uma relação não existem culpados, mas sim responsáveis, e essa responsabilidade é compartilhada"
Sugestão: falar mais sobre se sentir preso no relacionamento. Por exemplo, imagina você passar 4 anos tentando terminar o relacionamento, mas sentir que o outro não deixa você terminar ou não aceita o término. E a relação disso com controle, manipulação e narcisismo.
Pode ser só uma impressão errada, mas me parece que o Emanuel avançou um passo com esse curso de neurociências. Antes parava no "você precisa identificar" e hoje ouvi um "depois de identificar você tem que treinar novas formas possíveis de atuar" (não foram as palavras literais, mas nessa ideia). Adorei ☺️
Sugestão de tema para o vídeo: como lidar com a superficialidade que o uso das redes nos trouxe para as relações, sendo uma pessoa que gosta da inteireza/intensidade? Seja isso num relacionamento casual ou não, há dificuldade em passar pela vida da pessoa sem estar ali de fato e no “descarte rápido”.
Quero esse tema! Votem nesse As vezes sinto que a vida real cheia de cores, cheiros e sabores está acontecendo on line E eu aqui estou perdendo tempo nessa vida real fake de céu nublado sem filtros
Sobre o que a Flor disse gostaria de comentar porque vivi isso na pele... Estive num relacionamento abusivo por 7 anos e meio que eu não identificava que era abusivo por conta de que só depois que comecei a fazer terapia percebi que o relacionamento com a minha família também era abusivo, olhar para isso traz muita dor, porque dá uma sensação de não pertencimento, abandono e desamparo... Foram quase 8 anos de terapia depois de uma Síndrome do Pânico e tinha esse sentimento de culpa constante. O que acontece é que a gente puxa a responsabilidade para gente para não ficar impotente porque queremos ter algum tipo de ação para "resolver" para ter controle etcc... Enfim é bem mais complicado do que parece.
O limite pra mim é a hora que bate a ideia “se eu casar e morar com essa pessoa, ter um filho, criar em conjunto.. vai ser harmonioso?” Se a resposta for negativa, nao consigo ignorar mais
Simm, eu também! Penso “casa se ele tá fazendo isso agora, imagina daqui 10 anos? 🤔” aí pego ranço da pessoa e não consigo mais nem olhar kkk preciso trabalhar isso, eu sei 😅
Como identificar um relacionamento abusivo sutil e velado, principalmente quando é uma mulher e não um homem? Já que é mais fácil perceber o estereótipo de um homem agressivo explícito. Mas quando é uma mulher que na vida profissional e acadêmica é uma coisa, uma pessoa muito estudiosa e centrada, mas que nos seus relacionamentos íntimos é uma pessoa abusiva de forma sútil ou velada? Aplicando reforço intermitente para obter o controle do outro e da relação, uma hora quer você de um jeito e na outra quer você agindo o oposto do que ela pediu, uma pessoa que no inicio da relação ou quando era só amiga te elogiava e depois quando tá num namoro, todas as suas virtudes que eram elogiadas, passam a ser defeitos e você é excessivamente criticado ao ponto de se sentir insuficiente e um estorvo para o outro. Tem atitudes e falas que minam suas convicções e sua autenticidade, terceiriza a responsabilidade e quando pede desculpas, não é uma desculpa autentica, pois alega que fez ou falou algo pelo que você fez ou falou, ou seja, é uma culpa velada e não um pedido de desculpas autêntico. Como então ver o abuso quando é de uma mulher e quando é de forma velada e sutil? O que a psicanalise poderia dizer sobre? É difícil acreditarem que uma mulher estudiosa e esforçada pode ser abusiva, principalmente por não ser assim em relações mais superficiais. Mas acontece! Abraços!
Tema: como separar as amizades no namoro, no sentido do que devo compartilhar com os amigos sobre o relacionamento amoroso, qual é o limite? E se tem algum limite?
Estou vindo nesse vídeo quase 1 ano depois que ele foi publicado. Cheguei nesse conteúdo pelo vídeo "o que você precisa fazer para ser amado". Um dos meus maiores dilemas na vida é o quão baixa é a minha auto-estima, fruto de uma relação tóxica com uma mãe que me destruiu a vida inteira. Agora estou em um relacionamento que eu deveria ter ido embora há muito tempo. Um homem que mora em outro país, já negou a existência do nosso relacionamento em público diversas vezes. Sai todo final de semana para ir beber, e o tempo que me reserva para que a gente fique junto é no domingo, quando faz. Nunca me disse "eu te amo", quase não me elogia. Eu já cansei de pedir e cobrar, mas toda vez isso vira uma briga, e quando eu reclamo, a gente acaba ficando dias sem se falar, o que torna tudo pior. Eu já estou me queixando da falta de proximidade, carinho, afeto, e a minha queixa acaba nos afastando mais. Eu faço terapia há muito tempo, e muita ficha já caiu, mas mesmo assim, eu não consigo entender muitas coisas relacionadas com minha auto-estima, e o que me mantém presa nesses relacionamentos indignos. O que eu amo mais a respeito desses vídeos (digo desses, por que eu tenho acompanhado todo o percurso desde o primeiro) é que me sinto mais leve e menos culpada por não conseguir "ter auto-estima", "me dar valor". Ai vou desabafar com as pessoas e elas dizem "você precisa se dar valor". Mas o que é isso? De onde vem? Como faz? Parece lógico mas eu sequer consigo reconhecer que estou passando por uma situação X ou Y por que "não me dei valor". E dá uma culpa por que eu começo a me cobrar algo que eu não consigo fazer. Muita coisa nesse conteúdo tem me ajudado a me entender e a me resolver. É devagar, o processo é lento, mas estou dando saltos gigantes nas questões que não conseguia progredir antes. Para mim, foi libertadora a ideia de que "não tem nada que eu possa fazer para ser amada". Isso me colocou em perspectiva e eu simplesmente tenho parado de fazer coisas para agradar minha mãe, meu namorado, meu orientador... E aos poucos eu vou me retirando dessa relação ruim. Aliás de todas as relações ruins da minha vida. Tem um jogo no meu relacionamento de "se eu não agradá-lo, ele vai embora". Um jogo que os dois jogam. Ele, se coloca em uma posição de escassez, de me colocar em uma situação de que "se você se esforçar mais um pouco, eu vou te amar. Se você me agradar mais um pouquinho, eu vou te recompensar com afeto". E esse "mais um pouquinho" não vem. Nunca. E ai eu comecei a me colocar, aos poucos, em uma outra posição, uma posição de "eu sou assim, se quiser é isso, se não, o mundo não é você, tem quem dentro do mundo vai me aceitar assim". Só sei que desde que eu comecei a ver esses vídeos, eu comecei a me sentir mais leve. E ninguém está entendendo mais nada.
Ahhhh não... Vc escolheram esse?! O outro tema era mais legal! Vcs já falaram várias vezes sobre "o que faz continuar ou não" ☹️ Acho que precisavam fazer os dois vídeos essa semana 🤪
Sugestão de tema: Sentimento de culpa por estar num relacionamento fechado, e desejar outras pessoas, ainda que não passe para nada físico, apenas fantasia.
10:29 "Autoestima é uma série de experiências positivas que sustentam a crença de que você é capaz de sobreviver sem aquele objeto, de que você merece ser amado, em última análise, que você não merece estar como não merecedor do amor. Mas isso é construído em uma história" 13:25 "(...) O enlace ali não permite. Tem mulheres (pessoas) que não tem nenhum tipo de ferramenta: psicológica, nem financeira, nem cultura pra sair daquilo ali" Manu e Flor, mitando desde sempre.
Retomando um assunto que tb teve vários likes, mas não ganhou... Até que ponto o sexo é fundamental para manter um relacionamento amoroso? Frequência é tudo ou não necessariamente?
Muito bom o que vcs falaram sobre o discurso raso da autoestima, como se fosse algo externo ou um "limite racional/ objetivo". Flor arrasou falando sobre a personagem Stephany.
Tema para o canal: Olá Flor e Manu, já faz alguns meses que sigo o canal e quero sugerir um título para vocês. Brigas por um mesmo motivo? Como saber lidar com isso. Mesmo conversando com o outro sobre o motivo das brigas. O mesmo continua.
sujestão: Como deixar uma pessoa ir embora? você sabe, e sente, nunca terão nada, apenas aquele flerte sem ação de ambos, mas você não consegue deixar de sentir? como se um ímã te atraísse e não existisse ninguém além dele(a)? como deixar ir embora? como focar em outras pessoas? como explicar alguém que fica o dia todo em nossa mente mesmo você lutando contra isso? alguém que você nunca nem beijou...
Sugestão de tema: como se relacionar e se comunicar na era digital, em tempos de pandemia, onde a palavra escrita (nem sempre bem compreendida) é nosso maior recurso?
Ola! Me chamo Dinne. Gostaria que vcs fizessem um vídeo sobre a elaboração do luto, desde o processo individual a esse luto coletivo que estamos vivendo. Agradeço demais!
Manu não perco um vídeo do dose diária, lá tudo flui... Adoro te escutar... Aqui é um caos, essa mulher interrompe, te corta, perdemos o foco, fio da meada, faz palhaçadas.... Pelo amor de Deus... Da rivotril pra ela, seria ótimo!!!?
Sugestão de tema: tomar a iniciativa dentro da relação, o outro sente falta de você ser mais proativo em fazer coisas diferentes, demonstrar amor, iniciar conversas importantes, etc.
Sugestão de tema: Existe momento/tempo certo para entrar em uma relação? Obrigado por tanto conteúdo reflexivo, pode não parecer, mas sim, assistir vídeos no RUclips também ajuda na construção da autoestima :)
Eu estou acomodada no meu relacionamento...(26 anos esse "enlace").😧😕 Seus vídeos Manu no canal: Emanuel Aragão, tem me ajudado a tentar me arriscar ou melhor: tem me feito analisar um cadim melhor sobre o que fazer... Obrigada Manu.💫💞💫 Flor, vc é maravilhosa!!💫😊💫
Vejo muita gente falar do abuso fisico, de mulheres que apanham, de gente que sofre agressão fisica, mas o abuso moral é também tão grave e tão mais difícil de sair. Porque ele é sutil, porque como você não apanha você desculpa tudo, vc ameniza tudo dentro de você porque acha que foi só uma briga, ou um dia ruim, ou uma forma de amor diferente, e aos poucos vc se afasta de todo mundo, vc para de se arrumar, vc para de interagir com o mundo, vc vai se isolando, e seus sentimentos são os sentimentos do outro. Ele está feliz e vc tb, ele está com raiva e vc tb e quando acontece o click e vc entende tudo, já se passou tanto tempo e é tão sutil que vc não sabe mais quem vc é e nem o que vc sente sem o outro.
Sugestão tema: Como construir um relacionamento com “traumas” da sua relação com o pai ou mãe, por exemplo um pai agressivo, possessivo e você sempre acha que seu parceiro vai ser igual e não consegui construir essa relação pois ela é baseada no seu passado
Sugestão de Tema: Meu mundo caiu, entrei em crise e vou afundar. (perda grande, de família ou carreira) O que posso esperar do outro? O que fazer pelo outro? Existe relação saudável num momento difícil? Até que ponto alguém que tá com você precisa ajudar em um momento difícil? Como identificar se você está na carência ou só triste, ou até que ponto você deve/pode se fechar em uma relação.
Minha psicóloga!! Ela fala: vc tem ausência de auto-estima. Precisa melhorar isso! Quando eu pergunto como, nunca tem resposta. Fico enlouquecida com isso...
Eu acho que o papel da psicóloga é fazer com que você mesma ache essas respostas. Como li em um comentário anterior aqui, as coisas que ouvindo durante infancia e juventude influenciam. Bullying, pais que cobram demais, pessoas próximas que te colocam pra baixo... Isso influencia. Algumas experiências de rejeição acredito que contribuem também.
Agora pra resolver isso... Minha psicóloga disse que eu preciso entender que já não sou mais a mesma pessoa de 10, 15 anos atrás. Sou um rapaz de 24 anos com mais experiência e que não pode se apegar àquilo que ouvia quando era mais jovem. Eu tenho mais controle sobre minha vida e decisões agora e cabe a mim decidir o que sou. Não sei ajuda, mas é isso. rs
Sugestão de tema: Como saber o que é do outro e o que é mesmo seu? Percebo que muitas vezes, uma crítica ou comentário feito, diz mais respeito sobre quem o fez, do que a quem o comentário se dirige. Porém, em grande maioria é preciso (eu preciso kkkkk) de tempo para analisar e aí perceber isso. E pergunto, se há uma forma, de perceber na hora mesmo, que aquilo não é sobre mim.... e pronto? Não sei se por ser uma pessoa que busca se auto analisar constantemente, eu sinto que não consigo perceber isso na hora da conversa. E digo isso em todos os relacionamentos (amizade, amoroso, familiar). Já vivi e vi acontecer com outras pessoas, que de tanto a outra pessoa dizer que fulano é “xpto”, a pessoa passa a acreditar naquilo, a se sentir daquele jeito... queria de uma forma prática, conseguir entender na hora, que aquilo não é sobre mim, e seguir o baile! Bjus!!
Sugestão de tema: o outro é extremamente racional (não passional), e você precisa de um relacionamento e da realidade com algum encantamento. Ao mesmo tempo o outro é tb presente e até sólido, mas sem paixão alguma. O outro escolheu viver assim, o tempo todo com a realidade. O que fazer?
Não é justo! A sugestão de falar sobre a importância do sexo no relacionamento teve muito mais comentários, apesar de menos curtidas! Como vcs acham que podem resolver isso? Quando rola uma espécie de empate técnico? A gente fica na mão e esquece o tema que mobilizou tanta gente tbm? Dúvida sincera! Bjos!
Tema: como um psicanalista falaria para uma pessoa COMEÇAR a se responsabilizar por suas atitudes? Em dicotomia com essa pessoa caracterizada por vocês, que é a que se culpa por tudo, como criar esse sentimento, essa dúvida sobre a "culpa", em uma pessoa que acha que está sempre certa?
Sugestão de tema: o relacionamento entre uma pessoa que se encaixa mais na poligamia e outra na monogia. É possível que a parte poligamica ceda a ponto de se tornar monogâmica por muito tempo?
concordo total com esse vídeo é por aí, o começo da tal auto estima é entender o seu medo do abandono. o quanto você depende do outro pra ter paz, ou "valor" ou felicidade dai c pode começar a pensar em limite sem entender o quanto vc depende do outro, esquece, vc tá totalmente a mercê do que o outro faz sua vida gira em torno do que o outro faz ou deixa de fazer, pq vc não vive sem a pessoa
Aquilo que vocês falaram no min 18 reflete muito a situação e conclusão que eu chegay. Não suporto mais ficar lá em casa, mas não tenho como sair agora, então eu irei primeiro chegar em algum ponto que seja confortável para as partes, porém já me estruturando para sair da situação.
Se eu nunca namorei mas continuo lendo e assistindo vídeos relacionado a isso, significa que já tenho conhecimento o bastante e para entrar num relacionamento sério ? Coloquei sempre várias barreiras: econômica, de comunidade (o que os outros vão falar) , de disposição de tempo, de situações de família (almoço de domingo e festas por exemplo)
Vim dizer que o livro Fragmentos de Um Discurso Amoroso, do Bathes, é o máximo, sobretudo pra consulta. Muito obrigado pela indicação no outro vídeo. 👻
Amooo...o jeito como vcs falam de assuntos tão reais e de forma verdadeiea mesmo. Essa autoanalise mesmo vendo os videos ajuda, mas ficamos cavando mais ainda e ai me pergunto..será que conseguimos de fato achar o que nos causa dor por anos mesmo anos de terapia??? Na questão sobre a mãe...os relacionamentos que a gnt vive achando que ngm fica pq nós tbm ja nos preparamos pro abandono. Que dificil. Complicado. A gnt nao sai e as vezes nao entra em um relacionamento sem nem saber os pqs? E pq nos culpamos tanto estando ou nao num realcionamento. Mesmo evoluindo vira e mexe voltamosnpra essa falra de amor maternal que nunca extingui. Foda!!!
Ai que legal, eu vi um psicanalista falar que o inconsciente é uma resposta automatizadaaaaaa. Eu sou Analista do Comportamento e adoro o canal de vcs! 🥰
ei mas sem brincadeira o título desse vídeo é um questionamento que eu já levei na minha análise algumas vezes kkkkkkkkkkkkk a exata pergunta que me faço como que pode isso gente eu te amo canal flor e manu eu te amo
Ainda nesse assunto, eu gostaria que vocês abordassem outras questões e possibilidades que não foram citadas nesse vídeo, como o conforto e o orgulho, por exemplo. Tem uma peça de teatro meio antiga, chamada "Não sou feliz, mas tenho marido". Eu sei que existe essa questão do status social de estar casado(a), porque, mal ou bem, "alguém te quis", "alguém te suporta", você não tá "largado(a) na vida". Entende? Tem gente que, em prol de orgulho, mantem aquela relação bosta. ... Outra questão é o conforto. Se tá ruim (não to falando de violência), mas você tem condições de sair daquela relação e não sai, será que de alguma forma, consciente ou não, essa situação é confortável pra você? Você só reclama, mas não admite que "tá ruim, mas tá bom".
Adoro as conversas de vcs. Queria ter casado com um filosofo, sociólogo, psicólogo, ou alguém igual Manu, um neurocientista. Eu viajaria nas conversas 😊🤩.
Flor, gostei que sua personagem é minha xará e espero que ela saia desse ciclo de violência. Você contando sobre a narrativa que ela viverá na novela me lembrou um livro que li recentemente chamado "É assim que acaba". Esse livro mexeu muito comigo e mudou minha perspectiva quanto a quem vive na situação da sua personagem. Espero que você consiga lê-lo durante essa sua atuação e que vocês possam falar um pouco (seja esse comentário favorecido por algoritmos ou não rs) sobre o perigo de se pregar vilania ao autor da violência. Beijos.
Acredito muito em traços de personalidade. Como na dor por exemplo... se é na dor que te alimenta é um traço masoquista ai... é muito importante entender os traços de personalidade.
Sugestão de tema: Inveja e competição nos relacionamentos: quando o sucesso de um significa o fracasso do outro.
Meninas ótimo tema. Eu também percebo isso em "amizades". É bem desgastante mesmo.
Adorei a sugestão!!!
Sim. Vota onde?
Acho ótimo esse tema, podia tbm entrar em questão o fato de alguns relacionamentos o parceiro(a) sempre desmerecer a conquista do outro.
Excelente sugestão, Mariana
TEMA: Término e luto de relacionamento, mas não de amor, de amizade. Você já passou pela situação de um amigo próximo abusar de você, passar dos limites, haver um rompimento e você ficar triste e ter de fazer o luto da amizade? A gente sempre fala de término de namoro, porque não de amizade?
Nossa, sim! Os ex amigos kk, chamo assim
E enquanto o mundo ao seu redor funciona normalmente e alegremente, você parece ser o único que lembra dessas amizades e sofre por existir esse distanciamento com lembranças
REALLLL
To precisando mto desse
Faz desse tema por favor!! Falar um pouco do relacionamento da amizade e sair um pouco do só romantico...
Queria dizer que quem comprou o livro da Flor pra presentear a namorada fui EU
Tema: papel do Pai na autoestima feminina e masculina; como o papel do pai tem mudado na sociedade moderna, trazendo desafios para o novo pai que foi criado por um pai nascido na sociedade da machistada... Beijos, adoro vocês!
Boa, já "falamos" muito da mãe... Mas abordamos pouco a figura paterna.
quero
MEU SONHOOO
Importante!!! Tatiana, continua copiando e colando esse tema nos próximos vídeos!!! Ótimo tema!
Esse tema é excelente!
Tema: Eu me apaixono pelas pessoas ou me apaixono pela possibilidade de ajudar elas?
OBS: não necessariamente tão altruísta quanto pode parecer, talvez relacionado com uma necessidade de escutar "você mudou a minha vida", "você me fez perceber coisas que eu não percebia", "você me mostrou que a vida é mais além do que eu achava" mil etc.
Um beijo queridíssimos.
Menina! Baseada no seu tema procura um outro tema: co- dependência. E se puder, dá uma olhadinha no material da psicóloga Flávia Melissa porque ela fala bastante sobre isso. :)
Interessante
Síndrome da enfermeira? Eu acho que ouvi isso no canal nós da questão do psicólogo Marcos Lacerda. Ele explicando o que é
Síndrome da mulher maravilha que quer salvar o homem, tirar ele daquele lugar e mostrar que a vida pode ser muito melhor ao seu lado... cuidado muitas vezes é só ego
E no final a gente se ferra. Pois sempre esperando o reconhecimento ,amor , validação do outro .
meu ex marido me dizia: não dá certo porque vc não muda. 12 anos depois ele saiu de casa, mas antes me disse: vc se tornou a pessoa que eu queria que vc fosse, mas agora eu não quero mais.
Caramba! 😟
Muitas lições nesse texto
Eu gostaria de entender isso. Provavelmente ele Gostava de quem.nem.ele aceitava q era quem ele realmente queria ter
Senti um mal estar lendo isso, imagino vc que sentiu na pele.
Acho que entra aí a questão da fantasia que cada um tem do amor. E que se a gente pensar bem nenhuma fantasia se realiza cem por cento e quando realiza a gente não quer mais.
Na real acho que nem ele sabe o que quer...
Eu queria dizer que fiquei muito feliz que minha sugestão foi lida por vocês. Como cientista (e trouxa) que sou, achei que poderia resolver questões afetivas com racionalidade e limites, hahaha. Obrigado por tanto.
Foi uma ótima questão a ser levantada
Não abra mão da racionalidade e do estabelecimento de regras e acordos. Essa conduta se cristaliza com a maturidade.
Andre vc nao é trouxa. Vc tentou fazer as coisas darem certo. Mas as vezes elas simplesmente nao dao. E tentar nao é ser trouxa. Sao mto motivos envolvidos.
Eu acho q é tipo que um vício. A relação te faz mal, mas também te faz bem e aí tu fica dependente da parte boa anulando o que te faz mal por medo de perder o bom.
Confuso, mas acho q é isso.
Nossa sim
também penso isso
Tem essa
realmente é muito ruim quando você está em um relacionamento onde a pessoa te faz se sentir mal várias vezes, te faz se sentir culpada de muitos motivos de briga, e muitas vezes em meio a brigas essa pessoa te ameaça ir embora e você só falta desabar, entra em desespero, e começa a chorar. Eu estou em um relacionamento onde diversas vezes a pessoa me desrespeitou muito, e fez coisas que eu jamais deveria aceitar, e mesmo sabendo que eu não deveria está ali, ao mesmo tempo eu não consigo sair desse lugar. Me sinto completamente dependente dessa pessoa, se ela estiver mal e o motivo é nossa relação, meu dia acaba por ali mesmo, fico horas sem conseguir comer ou dormir, e muitas vezes acabo vindo aqui mesmo nesse canal pra tentar pelo menos ouvir palavras que me confortem e me faça sentir coragem pra terminar o relacionamento. Mas sempre que lembro dos momentos bons, sinto como se sem essa pessoa eu não seria mais feliz, sinto que sem ela eu não conseguiria viver uma vida feliz, a única coisa que eu mais preciso é de coragem pra passar pelo processo pós término. Acho que esse é um dos meus maiores medos, pois sei que serão dias difíceis, e mesmo sabendo que tudo isso pode passar uma hora ou outra, ainda sim, não consigo sair dessa relação. Acredito muito que um dos maiores problemas é a falta de auto estima, acredito que se eu tivesse auto estima talvez eu não aceitaria ficar nesse lugar. Mas a única sensação que tenho é que eu não viveria sem essa pessoa. Eu estou muito mal, e esse canal é minha maior salvação. Obrigada por vcs existirem flor e manu!
Sugestão de vídeo: "como entender e se fazer ser entendido pelo outro?". Muito se fala sobre diálogo, mas percebo que muitas vezes existe diálogo, mas a falta de entendimento (de ambas as partes) acaba sendo o maior problema.
Nossa, simmm
EXATAMENTE.
Preciso desse tema meu senhooor.
Aqui é bem recorrente passarmos horas conversando até notarmos que só não conseguimos nos comunicar direito e precisamos de uma pausa.
Nossa, eu vivi muito isso no meu último relacionamento.
Preciso desse tema
Sugestão de tema: como entrar numa relação quando estamos vacinados contra carência e idealização? A gente passa a ser tão autossuficiente (ou acredita ser) que nada ou ninguém parece chegar perto do tamanho do nosso desejo. Como implodir esse muro? Amo vocês e o canal, confesso que a ideia de um casal que aborda seus perrengues com essa transparência seria minha fantasia concretizada. (A grama do vizinho sempre é mais verde). Beijos pra vocês e pros inscritos do canal (amo os comentários❤), ótimo domingo pra todos.🎈
Hummmmm confesso q desconfio dessa sensação de autossuficiência, sem carência e idealizações... Me parece, um pouco, a "outra face da mesma moeda". Possivelmente o medo de se tornar completamente dependente do outro, ou a fantasia negativa de q não conseguirá encontrar acolhimento fora de si, é o que não permite a possibilidade de estabelecer vínculos.
Acho que não tem como entrar numa relação sem antes perceber, justamente, que vc não é completamente suficiente, que vc carece sim, em alguma medida, de acolhimento e que vc deseja ir além de si mesmo.
Se nada falta, tem como ter desejo?
@@deborahpenafiel3889 sim, tem muito de controle envolvido. Mesmo sabendo disso (faço análise e estudo psicanálise), ainda vivo nesse limbo, na dúvida, a tendência é recuar sempre. Beijo🌸
@@ananejar8962 por aqui TB. :-)
@@deborahpenafiel3889 @Deborah Penafiel oi Deborah, poderia falar um pouquinho sobre essa fantasia negativa?
@@samuelhsr9037 posso sim, mas Acho que o Manu consegue explicar melhor do que eu (kkkkk). Conhece o canal dele? Da uma olhadinha nesse vídeo ruclips.net/video/YZwpbInmP1o/видео.html
Aqui ele explica um pouco sobre a fantasia negativa. TB é interessante ver os vídeos anteriores e posteriores a esse, sobre fantasia, idealização e etc.
TEMA: E se a abusiva for eu? Como não ser abusivo em uma relação e de que forma ser mais flexível?
que tema que eu queria!!!
@@luizaklein7740 queria tbm ;-;
Queria muito esse tema :(
FLOR E MANU façam esse tema por favor ♡ admiro vocês demais ♡
up
(Sugestão)
E quando acontece o contrário?
Porque você saiu dessa história?
Quando você pula fora do relacionamento por medo que ele atinja seus limites, antes de atingir propriamente dito. Você sai logo por medo de não aguentar a mágoa que o outro vai causar em você, por medo dele vir a acabar com você e ai você sai logo pra evitar aquilo.
Tô nessa tb...
Já teve uma pessoa que terminou comigo justamente nesse contexto que você colocou.
sugestão de tema: Existe “amor da vida”?? Entrei nessa discussão com um amigo esses dias, para mim as pessoas estão em constante mudança, achar alguém que passa por essas mudanças da mesma forma em um mesmo ritmo é pura sorte para não dizer impossível. Já ele acreditava que sim, absolutamente todos temos a chamada alma gêmea, só basta encontrá-las. O que vocês pensam sobre?
Rolou com a Bruna marquezine esses dias no tt. Dizendo que o Neymar foi o amor da vida e o que ela está recente é o amor pra vida. Gostaria de saber mais também
Ai, queria, vai Flor e Manu
Meu sonho uma alma gêmea haha
Nossa, por favoooor
Eu to sofrendo aqui pelo meu ex "amor da minha vida" mas ao mesmo tempo fico "será?"
Sugestão de tema: até onde o outro deve participar do nosso ciclo de amigos? é importante manter a individualidade das amizades? ou essa proximidade apenas tem a melhorar o relacionamento?
Eu acho que o círculo de amigos de cada um deve permanecer na esfera de cada um. Embora, de vez em quando, em alguns eventos, se possa conviver um pouco com os amigos do parceiro, não é boa prática criar laços muito profundos com os amigos do parceiro e vice versa. Porque, se a relação acaba, também algumas amizades podem ficar em risco. E para os amigos também não é fácil.
nossa… estou passando exatamente por isso.
acabei de terminar um relacionamento e o meu ex companheiro se tornou muito próximo das minhas amizades. agora eu tenho que ficar vendo ele com alguns dos meus amigos por aí se divertindo… é realmente complicado.
amo o conceito de o vídeo mal estreia e já tem um pessoal de sempre q já tá interagindo com o vídeo kkkkkkkk
Queria vocês em forma de podcast para me acompanhar no ônibus. Não tem, galera?
Queria tb
Tem do Emanuel sim
da pra baixar no youtube go e ouvir offline
baixa o navegador Brave e põe pra ouvir msm com a tela desligada
Seria maravilhoso!!!!
Pra mim o limite foi a pessoa não "sair do lugar". Sou ambiciosa e determinada. E meu ex tinha sonhos grandes, mas nao fazia nada para correr atras. Esperava cair do céu. Ao mesmo tempo que sonhava alto, na maioria das vezes se contentava com pouco. Queria crescer, queria experimentar coisas novas, mas falava isso meio que da boca pra fora. Porque na hora que teve chances incríveis pra isso, não quis nem tentar. Eu amava ele, mas meu limite foi ver que em quase 3 anos de namoro, do início ate o fim, eu evolui, eu mudei. E ele não mudou nenhuma de suas certezas de lugar. Uma das coisas que mais admiro numa pessoa é sonhar e correr atras. Ter foco. Ser ambicioso, mas fazer algo com essa ambicao. No sentido de tentar. De ser determinado. E ele era mt acomodado.
Chegou num ponto que minha admiracao foi embora.
Fora isso, gracas à familia dele, principalmente sua mae narcisista, ele nao tinha nenhuma autoestima. Nenhuma confianca. Pq cresceu ouvindo que era um merda. E eu tenho plena consciencia de que ele foi vitima deste ambiente e que influenciou totalmente as relacoes dele c os outros e as relacoes dele c ele mesmo.
Porém, eu entendi que nao tenho que ficar porque tenho pena. Eu tenho que ficar pq vejo futuro em nós, pq amo e admiro.
Mas ele foi se perdendo. Nao queria mais ter relacoes pq nao amava a si, seu corpo. Nao queria um emprego melhor qnd teve a chance por medo de errar, por medo de tentar. Eu sou uma pessoa que se joga, e infelizmente ele nao.
Mesmo que ele fosse perfeito, a familia dele ainda assim seria um problema pra mim.
Faz 3 meses que terminamos. Nos tratamos bem. Nos falamos as vezes. 70% das vezes estou bem e acho que superei. Mas do nada eu morro de saudade e choro. Como o Manu falou, as vezes tenho a ilusao de que ele era o amor da minha vida e nao queria perde-lo.
É tipo luto mesmo ne? Vc acha q superou e do nada chora muito. Acha que nunca mais será feliz. Bom, essa é a minha experiencia. E pois é, eu tmb nao cheguei a nenhuma conclusão. Nao tenho conselhos ou solucoes pra dar 😅😅😅
Poxa, Amanda. Que complicado! Eu me identifico bastante com o seu namorado. Fiz terapia ano passado e percebi que grande parte da minha baixa auto estima vem do que cresci ouvindo. "Preguiçoso, não ajudo, ah se vc fosse melhor comigo..., você não se controla!" Essas coisas foram todas entrando na minha cabeça. Pouco a pouco vou construindo minha auto estima, mas ainda me considero bastante acomodado. Às vezes penso que não é algo bom, às vezes não me. importo.
@@lucasgdrezes Oi! Eu sinto muito, Lucas! Crescer num ambiente assim fica complicado né... Espero que vc se sinta bem consigo mesmo com mudanças ou não. Quero que seja feliz. Assim como meu ex.
Estava em uma situação dessas... eu não aguentava mais meu namorado ser acomodado.
mas fui deixando, acostumando com o desconforto, para não perder... e acabou que ele terminou por outros motivos.
Acredito que está doendo mais agora, pois foi ele que terminou... mas, eu estaria chegando em breve no meu limite.
Enfim, coisas melhores virão.
Irei superar.
Desejo tudo de bom para ele, mas ele precisa se esforçar e sair da "zona de conforto". Se responsabilizar pela vida dele.
E você como está, já superou?
"Eu tô em silêncio. Vou me manter em silêncio! Tenho nada a ver com isso!" Emanuel, 2021.
Eu amava assistir o vídeo lendo os comentários, sempre havia algo complementando o que foi dito . Agora, virou o clichê cansativo da internet: a guerra dos egos por ter sua pergunta engajada para o próximo vídeo . Perdemos todos mais uma vez😔
Te indico acompanhar o Canal do Manu, os salva vidas além de serem incríveis, os comentários corroboram com o tema proposto, gerando aquele debate gostoso de acompanhar pós video.
@@fabianosilva3364 eu já acompanho, mas sinto falta por aqui também... parece que as pessoas mal assistem ao vídeo só pra ficar elaborando a pergunta pro próximo vídeo .
Entendo o que fala Dea, mas na real acho que isso depende mais da gente... Pq nós podemos criar discussões sobre cada um dos temas propostos nós comentários e ainda continuar complementando o que foi dito, né?
Sobre essa fala da Flor no final, uma vez uma amiga terapeuta me falou uma frase sempre levo comigo: "Normalmente, em uma relação não existem culpados, mas sim responsáveis, e essa responsabilidade é compartilhada"
Sugestão: falar mais sobre se sentir preso no relacionamento. Por exemplo, imagina você passar 4 anos tentando terminar o relacionamento, mas sentir que o outro não deixa você terminar ou não aceita o término. E a relação disso com controle, manipulação e narcisismo.
Pode ser só uma impressão errada, mas me parece que o Emanuel avançou um passo com esse curso de neurociências. Antes parava no "você precisa identificar" e hoje ouvi um "depois de identificar você tem que treinar novas formas possíveis de atuar" (não foram as palavras literais, mas nessa ideia). Adorei ☺️
Na real já faz um tempo que ele vem falando sobre "encontrar novas formas"... Principalmente nos vídeos do canal dele.
@@deborahpenafiel3889 Legal! Adorei! 🙂
Eu acho q o limite é quando o que a pessoa faz começa a te magoar.
Sugestão de tema para o vídeo: como lidar com a superficialidade que o uso das redes nos trouxe para as relações, sendo uma pessoa que gosta da inteireza/intensidade?
Seja isso num relacionamento casual ou não, há dificuldade em passar pela vida da pessoa sem estar ali de fato e no “descarte rápido”.
Quero esse tema! Votem nesse
As vezes sinto que a vida real cheia de cores, cheiros e sabores está acontecendo on line
E eu aqui estou perdendo tempo nessa vida real fake de céu nublado sem filtros
Flor e manu, precisamos desse tema ATENÇÃO AQUI ‼️
gente, saíam das redes sociais, desinstala e vive longe disso por um tempo, já vai ter um grande impacto nessa percepção.
Nossa, preciso desse esclarecimento! Conta sua história num email pra eles, acho que tem mais chance de sair em vídeo. Ou no insta...
Sobre o que a Flor disse gostaria de comentar porque vivi isso na pele... Estive num relacionamento abusivo por 7 anos e meio que eu não identificava que era abusivo por conta de que só depois que comecei a fazer terapia percebi que o relacionamento com a minha família também era abusivo, olhar para isso traz muita dor, porque dá uma sensação de não pertencimento, abandono e desamparo... Foram quase 8 anos de terapia depois de uma Síndrome do Pânico e tinha esse sentimento de culpa constante. O que acontece é que a gente puxa a responsabilidade para gente para não ficar impotente porque queremos ter algum tipo de ação para "resolver" para ter controle etcc... Enfim é bem mais complicado do que parece.
Só porque eu queria um vídeo de 50 minutos, a vida me dá um de 20.
O limite pra mim é a hora que bate a ideia “se eu casar e morar com essa pessoa, ter um filho, criar em conjunto.. vai ser harmonioso?” Se a resposta for negativa, nao consigo ignorar mais
Simm, eu também! Penso “casa se ele tá fazendo isso agora, imagina daqui 10 anos? 🤔” aí pego ranço da pessoa e não consigo mais nem olhar kkk preciso trabalhar isso, eu sei 😅
Como identificar um relacionamento abusivo sutil e velado, principalmente quando é uma mulher e não um homem? Já que é mais fácil perceber o estereótipo de um homem agressivo explícito. Mas quando é uma mulher que na vida profissional e acadêmica é uma coisa, uma pessoa muito estudiosa e centrada, mas que nos seus relacionamentos íntimos é uma pessoa abusiva de forma sútil ou velada? Aplicando reforço intermitente para obter o controle do outro e da relação, uma hora quer você de um jeito e na outra quer você agindo o oposto do que ela pediu, uma pessoa que no inicio da relação ou quando era só amiga te elogiava e depois quando tá num namoro, todas as suas virtudes que eram elogiadas, passam a ser defeitos e você é excessivamente criticado ao ponto de se sentir insuficiente e um estorvo para o outro. Tem atitudes e falas que minam suas convicções e sua autenticidade, terceiriza a responsabilidade e quando pede desculpas, não é uma desculpa autentica, pois alega que fez ou falou algo pelo que você fez ou falou, ou seja, é uma culpa velada e não um pedido de desculpas autêntico.
Como então ver o abuso quando é de uma mulher e quando é de forma velada e sutil? O que a psicanalise poderia dizer sobre? É difícil acreditarem que uma mulher estudiosa e esforçada pode ser abusiva, principalmente por não ser assim em relações mais superficiais. Mas acontece! Abraços!
caramba...
Cheiro de experiência própria...
@@caroline753 Opa, com certeza Hahahaha mas só pude ver com ajuda de um terapeuta.
Tema: como separar as amizades no namoro, no sentido do que devo compartilhar com os amigos sobre o relacionamento amoroso, qual é o limite? E se tem algum limite?
Estou vindo nesse vídeo quase 1 ano depois que ele foi publicado. Cheguei nesse conteúdo pelo vídeo "o que você precisa fazer para ser amado". Um dos meus maiores dilemas na vida é o quão baixa é a minha auto-estima, fruto de uma relação tóxica com uma mãe que me destruiu a vida inteira. Agora estou em um relacionamento que eu deveria ter ido embora há muito tempo. Um homem que mora em outro país, já negou a existência do nosso relacionamento em público diversas vezes. Sai todo final de semana para ir beber, e o tempo que me reserva para que a gente fique junto é no domingo, quando faz. Nunca me disse "eu te amo", quase não me elogia. Eu já cansei de pedir e cobrar, mas toda vez isso vira uma briga, e quando eu reclamo, a gente acaba ficando dias sem se falar, o que torna tudo pior. Eu já estou me queixando da falta de proximidade, carinho, afeto, e a minha queixa acaba nos afastando mais. Eu faço terapia há muito tempo, e muita ficha já caiu, mas mesmo assim, eu não consigo entender muitas coisas relacionadas com minha auto-estima, e o que me mantém presa nesses relacionamentos indignos.
O que eu amo mais a respeito desses vídeos (digo desses, por que eu tenho acompanhado todo o percurso desde o primeiro) é que me sinto mais leve e menos culpada por não conseguir "ter auto-estima", "me dar valor". Ai vou desabafar com as pessoas e elas dizem "você precisa se dar valor". Mas o que é isso? De onde vem? Como faz? Parece lógico mas eu sequer consigo reconhecer que estou passando por uma situação X ou Y por que "não me dei valor". E dá uma culpa por que eu começo a me cobrar algo que eu não consigo fazer.
Muita coisa nesse conteúdo tem me ajudado a me entender e a me resolver. É devagar, o processo é lento, mas estou dando saltos gigantes nas questões que não conseguia progredir antes. Para mim, foi libertadora a ideia de que "não tem nada que eu possa fazer para ser amada". Isso me colocou em perspectiva e eu simplesmente tenho parado de fazer coisas para agradar minha mãe, meu namorado, meu orientador... E aos poucos eu vou me retirando dessa relação ruim. Aliás de todas as relações ruins da minha vida.
Tem um jogo no meu relacionamento de "se eu não agradá-lo, ele vai embora". Um jogo que os dois jogam. Ele, se coloca em uma posição de escassez, de me colocar em uma situação de que "se você se esforçar mais um pouco, eu vou te amar. Se você me agradar mais um pouquinho, eu vou te recompensar com afeto". E esse "mais um pouquinho" não vem. Nunca. E ai eu comecei a me colocar, aos poucos, em uma outra posição, uma posição de "eu sou assim, se quiser é isso, se não, o mundo não é você, tem quem dentro do mundo vai me aceitar assim".
Só sei que desde que eu comecei a ver esses vídeos, eu comecei a me sentir mais leve. E ninguém está entendendo mais nada.
Ahhhh não... Vc escolheram esse?! O outro tema era mais legal! Vcs já falaram várias vezes sobre "o que faz continuar ou não" ☹️ Acho que precisavam fazer os dois vídeos essa semana 🤪
Sugestão de tema: Sentimento de culpa por estar num relacionamento fechado, e desejar outras pessoas, ainda que não passe para nada físico, apenas fantasia.
Já teve esse
manda esse tema pro email deles contando a sua história! Gostaria muito de ver.
Tema: como viver um relacionamento monogâmico sem posse, sem perda de liberdade, é possível?
Muito bacana esse tema!!!!
Ótimo tema!
É possível sim. O meu já tem 11 anos.
10:29 "Autoestima é uma série de experiências positivas que sustentam a crença de que você é capaz de sobreviver sem aquele objeto, de que você merece ser amado, em última análise, que você não merece estar como não merecedor do amor. Mas isso é construído em uma história"
13:25 "(...) O enlace ali não permite. Tem mulheres (pessoas) que não tem nenhum tipo de ferramenta: psicológica, nem financeira, nem cultura pra sair daquilo ali"
Manu e Flor, mitando desde sempre.
Retomando um assunto que tb teve vários likes, mas não ganhou... Até que ponto o sexo é fundamental para manter um relacionamento amoroso? Frequência é tudo ou não necessariamente?
quero
Muito bom o que vcs falaram sobre o discurso raso da autoestima, como se fosse algo externo ou um "limite racional/ objetivo".
Flor arrasou falando sobre a personagem Stephany.
Tema para o canal: Olá Flor e Manu, já faz alguns meses que sigo o canal e quero sugerir um título para vocês. Brigas por um mesmo motivo? Como saber lidar com isso.
Mesmo conversando com o outro sobre o motivo das brigas. O mesmo continua.
Eles falaram sobre no vídeo antes desse
sujestão: Como deixar uma pessoa ir embora? você sabe, e sente, nunca terão nada, apenas aquele flerte sem ação de ambos, mas você não consegue deixar de sentir? como se um ímã te atraísse e não existisse ninguém além dele(a)? como deixar ir embora? como focar em outras pessoas? como explicar alguém que fica o dia todo em nossa mente mesmo você lutando contra isso?
alguém que você nunca nem beijou...
Já assistiu o vídeo Vc acredita em amor à primeira vista? Eles tocam, entre outras coisas, nessa questão.
@@deborahpenafiel3889 não! não sabia da existência desse vídeo, só o nome já se encaixa na minha questão 😂. muito obrigada 😘
Sugestão de tema: como se relacionar e se comunicar na era digital, em tempos de pandemia, onde a palavra escrita (nem sempre bem compreendida) é nosso maior recurso?
Ola! Me chamo Dinne. Gostaria que vcs fizessem um vídeo sobre a elaboração do luto, desde o processo individual a esse luto coletivo que estamos vivendo. Agradeço demais!
Manu não perco um vídeo do dose diária, lá tudo flui... Adoro te escutar... Aqui é um caos, essa mulher interrompe, te corta, perdemos o foco, fio da meada, faz palhaçadas.... Pelo amor de Deus... Da rivotril pra ela, seria ótimo!!!?
Ao final Emanuel falou de um limite real: violência física e psicológica. Grande sofrimento sempre. Dívidas/ alcolismo;;;;
Sugestão de tema: tomar a iniciativa dentro da relação, o outro sente falta de você ser mais proativo em fazer coisas diferentes, demonstrar amor, iniciar conversas importantes, etc.
Ótimo tema!
tema de video; pq qndo conseguimos dizer NÃO, da uma angustia e um medo tremendo e aquilo rumina por horas na cabeça... rs
Sugestão de tema: Existe momento/tempo certo para entrar em uma relação?
Obrigado por tanto conteúdo reflexivo, pode não parecer, mas sim, assistir vídeos no RUclips também ajuda na construção da autoestima :)
Sugestão de tema : sobre saber perdoar seja em relacionamento, amizade, família, eu tenho mt dificuldade em saber perdoar :( .
Tem sempre que categorizar 'relacao abusiva/toxica' e 'relacao saudável'... A raiz da abusiva é a culpa!
Eu estou acomodada no meu relacionamento...(26 anos esse "enlace").😧😕
Seus vídeos Manu no canal: Emanuel Aragão, tem me ajudado a tentar me arriscar ou melhor: tem me feito analisar um cadim melhor sobre o que fazer...
Obrigada Manu.💫💞💫
Flor, vc é maravilhosa!!💫😊💫
Vejo muita gente falar do abuso fisico, de mulheres que apanham, de gente que sofre agressão fisica, mas o abuso moral é também tão grave e tão mais difícil de sair. Porque ele é sutil, porque como você não apanha você desculpa tudo, vc ameniza tudo dentro de você porque acha que foi só uma briga, ou um dia ruim, ou uma forma de amor diferente, e aos poucos vc se afasta de todo mundo, vc para de se arrumar, vc para de interagir com o mundo, vc vai se isolando, e seus sentimentos são os sentimentos do outro. Ele está feliz e vc tb, ele está com raiva e vc tb e quando acontece o click e vc entende tudo, já se passou tanto tempo e é tão sutil que vc não sabe mais quem vc é e nem o que vc sente sem o outro.
Sugestão de tema: auto-sabotagem, ela existe? Como funciona? Como parar? É possível?
Sugestão tema: Como construir um relacionamento com “traumas” da sua relação com o pai ou mãe, por exemplo um pai agressivo, possessivo e você sempre acha que seu parceiro vai ser igual e não consegui construir essa relação pois ela é baseada no seu passado
Achei que a flor fosse começar a cantar "um belo dia resolvi mudar, e fazer tudo que eu queria fazer... Agora só falta vc" rsrs
Passando aqui só pra dizer que já comprei o livro da Flor no Kindle. ❤️
Sugestão de Tema: Meu mundo caiu, entrei em crise e vou afundar. (perda grande, de família ou carreira) O que posso esperar do outro? O que fazer pelo outro?
Existe relação saudável num momento difícil?
Até que ponto alguém que tá com você precisa ajudar em um momento difícil? Como identificar se você está na carência ou só triste, ou até que ponto você deve/pode se fechar em uma relação.
Minha psicóloga!! Ela fala: vc tem ausência de auto-estima. Precisa melhorar isso! Quando eu pergunto como, nunca tem resposta. Fico enlouquecida com isso...
procura uma psicanalista.
Eu acho que o papel da psicóloga é fazer com que você mesma ache essas respostas. Como li em um comentário anterior aqui, as coisas que ouvindo durante infancia e juventude influenciam. Bullying, pais que cobram demais, pessoas próximas que te colocam pra baixo... Isso influencia. Algumas experiências de rejeição acredito que contribuem também.
Agora pra resolver isso... Minha psicóloga disse que eu preciso entender que já não sou mais a mesma pessoa de 10, 15 anos atrás. Sou um rapaz de 24 anos com mais experiência e que não pode se apegar àquilo que ouvia quando era mais jovem. Eu tenho mais controle sobre minha vida e decisões agora e cabe a mim decidir o que sou. Não sei ajuda, mas é isso. rs
Sou psicanalista, se te falta alto estima é porque houveram traumas, o certo é falar deles para ressignificar!
Sugestão de tema: Como saber o que é do outro e o que é mesmo seu?
Percebo que muitas vezes, uma crítica ou comentário feito, diz mais respeito sobre quem o fez, do que a quem o comentário se dirige. Porém, em grande maioria é preciso (eu preciso kkkkk) de tempo para analisar e aí perceber isso. E pergunto, se há uma forma, de perceber na hora mesmo, que aquilo não é sobre mim.... e pronto? Não sei se por ser uma pessoa que busca se auto analisar constantemente, eu sinto que não consigo perceber isso na hora da conversa. E digo isso em todos os relacionamentos (amizade, amoroso, familiar). Já vivi e vi acontecer com outras pessoas, que de tanto a outra pessoa dizer que fulano é “xpto”, a pessoa passa a acreditar naquilo, a se sentir daquele jeito... queria de uma forma prática, conseguir entender na hora, que aquilo não é sobre mim, e seguir o baile! Bjus!!
parece que o tema dos vídeos deles acompanham a minha vida
Sugestão de tema: o outro é extremamente racional (não passional), e você precisa de um relacionamento e da realidade com algum encantamento. Ao mesmo tempo o outro é tb presente e até sólido, mas sem paixão alguma. O outro escolheu viver assim, o tempo todo com a realidade. O que fazer?
Não é justo! A sugestão de falar sobre a importância do sexo no relacionamento teve muito mais comentários, apesar de menos curtidas! Como vcs acham que podem resolver isso? Quando rola uma espécie de empate técnico? A gente fica na mão e esquece o tema que mobilizou tanta gente tbm? Dúvida sincera! Bjos!
queria muuiito esse tema :(
Por favor, dêem uma chance pra esse tópico! Gratidão! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼
teve enquete no instagram da flor! a última vez que eu tinha visto estava 50/50 e o critério pra desempatar deve ter sido o engajamento mesmo
@@lennon7665 ah, entendi... Poxa, eu não uso instagran... Tudo bem, paciência...
Ahh tb quero esse tema!!!
Tema: como um psicanalista falaria para uma pessoa COMEÇAR a se responsabilizar por suas atitudes? Em dicotomia com essa pessoa caracterizada por vocês, que é a que se culpa por tudo, como criar esse sentimento, essa dúvida sobre a "culpa", em uma pessoa que acha que está sempre certa?
Sugestão de tema: o relacionamento entre uma pessoa que se encaixa mais na poligamia e outra na monogia. É possível que a parte poligamica ceda a ponto de se tornar monogâmica por muito tempo?
Acho que tem limite mesmo e tem a ver com os princípios e valores de cada um e da dinâmica da relação. A escolha de sair envolve amor próprio.
Essa iluminação ficou muito booaaa
concordo total com esse vídeo
é por aí, o começo da tal auto estima é entender o seu medo do abandono.
o quanto você depende do outro pra ter paz, ou "valor" ou felicidade
dai c pode começar a pensar em limite
sem entender o quanto vc depende do outro, esquece, vc tá totalmente a mercê do que o outro faz
sua vida gira em torno do que o outro faz ou deixa de fazer, pq vc não vive sem a pessoa
O Manu está ficando careca. Que charme
Precisei vir aqui rever esse vídeo pois estou passando por essa reflexão. Saudades de vocês, espero que voltem ❤️
Aquilo que vocês falaram no min 18 reflete muito a situação e conclusão que eu chegay. Não suporto mais ficar lá em casa, mas não tenho como sair agora, então eu irei primeiro chegar em algum ponto que seja confortável para as partes, porém já me estruturando para sair da situação.
Vocês estão tão apaixonados hoje, de um modo especial.
São sempre, mas hoje tem algo exalando no olhar, no jeito.
Qnd eu peguei meu celular p escrever p vcs, vi esse vídeo
O jeito q vcs companham minha vida é diferente
Eu amei inracional, é a mistura de irracional com inconsciente 😁
Tenho impressao, nesta vida de mãe e ser humana, que a "autoculpa" é uma maneira de acharmos que temos controle sobre aquela situaçao.
Atuação, neurociência, reflexão e humor. CONTINUEMM A FAZER VÍDEOS ❤
Sugestão de tema: O amor é uma escolha?
Se eu nunca namorei mas continuo lendo e assistindo vídeos relacionado a isso, significa que já tenho conhecimento o bastante e para entrar num relacionamento sério ?
Coloquei sempre várias barreiras: econômica, de comunidade (o que os outros vão falar) , de disposição de tempo, de situações de família (almoço de domingo e festas por exemplo)
Vim dizer que o livro Fragmentos de Um Discurso Amoroso, do Bathes, é o máximo, sobretudo pra consulta. Muito obrigado pela indicação no outro vídeo. 👻
"Não tem como entubar autoestima em alguém" - Maravilhosoooo hahaha
Quando vezes eu não ouvi: MAS VC GOSTA DE SOFRER
É eu preciso cuidar de mim
Não sei se é o seu caso, mas algumas pessoas gostam de sofrer mesmo. Conheço várias.
Amooo...o jeito como vcs falam de assuntos tão reais e de forma verdadeiea mesmo. Essa autoanalise mesmo vendo os videos ajuda, mas ficamos cavando mais ainda e ai me pergunto..será que conseguimos de fato achar o que nos causa dor por anos mesmo anos de terapia??? Na questão sobre a mãe...os relacionamentos que a gnt vive achando que ngm fica pq nós tbm ja nos preparamos pro abandono. Que dificil. Complicado. A gnt nao sai e as vezes nao entra em um relacionamento sem nem saber os pqs? E pq nos culpamos tanto estando ou nao num realcionamento. Mesmo evoluindo vira e mexe voltamosnpra essa falra de amor maternal que nunca extingui. Foda!!!
Flor e Manu: artistas, youtubers e coachs de casal. Kkkkkkkkkk...
Adoro-vos
Meu Deus do céu como essa iluminação está incrível... Os outros videos vocês ficavam amarelos kkkk
Vi o título e imaginei os dois jogando tarô kkk.
Muito 😍
Gente, essa luz nova ficou babadeira, amei
Como viver sem culpa num mundo em que ngm dialoga de fato em situacoes conflituosas.
Ai que legal, eu vi um psicanalista falar que o inconsciente é uma resposta automatizadaaaaaa. Eu sou Analista do Comportamento e adoro o canal de vcs! 🥰
Violencia fisica com certeza é um limite claro.
Caramba... Essa história do limite sempre me pega... Não sei, não sei mesmo...
Eu acho que a gente assume a culpa de consertar a vida, o caráter das pessoas.
ei mas sem brincadeira o título desse vídeo é um questionamento que eu já levei na minha análise algumas vezes kkkkkkkkkkkkk a exata pergunta que me faço como que pode isso gente eu te amo canal flor e manu eu te amo
Pedido de tema: como escapar desse idealização romântica da Disney ?
Ainda nesse assunto, eu gostaria que vocês abordassem outras questões e possibilidades que não foram citadas nesse vídeo, como o conforto e o orgulho, por exemplo. Tem uma peça de teatro meio antiga, chamada "Não sou feliz, mas tenho marido". Eu sei que existe essa questão do status social de estar casado(a), porque, mal ou bem, "alguém te quis", "alguém te suporta", você não tá "largado(a) na vida". Entende? Tem gente que, em prol de orgulho, mantem aquela relação bosta. ... Outra questão é o conforto. Se tá ruim (não to falando de violência), mas você tem condições de sair daquela relação e não sai, será que de alguma forma, consciente ou não, essa situação é confortável pra você? Você só reclama, mas não admite que "tá ruim, mas tá bom".
Já faz um ano e eu continuo maratonando os vídeos de vocês
Adoro as conversas de vcs. Queria ter casado com um filosofo, sociólogo, psicólogo, ou alguém igual Manu, um neurocientista. Eu viajaria nas conversas 😊🤩.
Ninguém tem culpa de nada. As pessoas envolvidas tem 50% de responsabilidade pelo relacionamento.
A parte da autoestima deveria ser divulgada em rede nacional
a luz tá linda!! ps: Eu prestei atenção no vídeo tb
Vocês são demais, vou mandar esse vídeo para minha terapeuta... kkkkk
Flor, gostei que sua personagem é minha xará e espero que ela saia desse ciclo de violência. Você contando sobre a narrativa que ela viverá na novela me lembrou um livro que li recentemente chamado "É assim que acaba". Esse livro mexeu muito comigo e mudou minha perspectiva quanto a quem vive na situação da sua personagem. Espero que você consiga lê-lo durante essa sua atuação e que vocês possam falar um pouco (seja esse comentário favorecido por algoritmos ou não rs) sobre o perigo de se pregar vilania ao autor da violência. Beijos.
Acredito muito em traços de personalidade. Como na dor por exemplo... se é na dor que te alimenta é um traço masoquista ai... é muito importante entender os traços de personalidade.
Adoro vcs 💗
Um dos melhores canais. Sem dúvidas!
Ficou muito boa a luz nova ein, achei chique!