O que é Síndrome de Asperger? Com Dr. Thiago Castro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 авг 2023
  • Dr. Thiago Castro
    CRM/PR 42029 RQE 25362
    Médico pediatra com experiência comprovada em Transtorno do Espectro Autista e Desenvolvimento Infantil.
    ______________________________________________________
    Livro Simplificando o Autismo:
    drthiagocastro.com.br/simplif...
    ______________________________________________________
    Redes Sociais do Dr. Thiago Castro:
    * INSTAGRAM: @dr.thiagocastro
    * RUclips: @dr.thiagocastro
    * SITE: drthiagocastro.com.br/
    ______________________________________________________
    Agende uma consulta com a equipe do Dr. Thiago Castro:
    drthiagocastro.com.br/equipe/
    ______________________________________________________
    🔔 SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS EPISÓDIOS.
    ______________________________________________________
    Todos os materiais divulgados são de propriedade do Dr. Thiago Castro e não podem ser reproduzidos sem autorização prévia em outros canais ou plataformas, seguindo as diretrizes estabelecidas.

Комментарии • 82

  • @antoniobn
    @antoniobn 9 месяцев назад +23

    Eu tenho 2 sonhos. O primeiro é que volte a existir uma diferenciação entre asperger e autismo, porque a sociedade simplesmente não vai entender que dentro do espectro existem indivíduos sem problemas intelectuais ou com intelecto mais alto. O segundo é que passe a existir um foco tão grande no diagnóstico de adultos quanto há para crianças.

  • @samiralimoeiro7071
    @samiralimoeiro7071 10 месяцев назад +48

    Também acho complicado todos, com dificuldades tão diferentes, receberem a mesma nomenclatura. O meu filho foi diagnosticado com TEA nível 1, mas especificou que seria o antigo Asperger. Isso gera uma divisão entre as famílias que integram o TEA e, ainda mais, pras pessoas que estão fora. Quem já tem preconceito e não entende tudo que envolve o TEA, ao olhar alguém que teria um Asperger, banaliza e diz que é modinha, frescura, falta de limite e outros absurdos.

    • @marcialuciadossantossousa3535
      @marcialuciadossantossousa3535 10 месяцев назад +7

      Muito complicado estes diagnósticos para nós professores. A gente está sempre desconfiando, porém não atestamos. O pior é conduzir estas situações quando não há um diagnóstico preciso. Ficamos lutando contra o vento😮

    • @tha_urban
      @tha_urban 9 месяцев назад +5

      Sou #asperger com diagnóstico tardio e ainda sofro pq as pessoas falam que simplesmente não quero mudar, não quero sair da rotina e várias outras situações 😔

    • @OBKUT
      @OBKUT 8 месяцев назад +1

      ​@@tha_urbanSair da rotina é uma tortura para nós.

    • @Ale-fv6vy
      @Ale-fv6vy 8 месяцев назад

      ​@@marcialuciadossantossousa3535Vocês estão sempre "desconfiando " de que ?

  • @arteeditora3956
    @arteeditora3956 10 месяцев назад +14

    Bom dia, agradeço por suas colocações. Fui diagnosticada agora aos 54 anos como no espectro autista, um ano após receber o diagnóstico do meu filho caçula.Ele foi diagnosticado com autismo nível 1 de suporte, aos 14 anos e meio. Observando as características dele, eu me identifiquei tb. Fomos essas crianças que aos 9 meses já estavam falando tudo. Mas, isso não quer dizer que pelas facilidades intelectuais, os prejuízos não sejam muitos. Então, a falta de habilidade social, a rigidez comportamental, as inúmeras alergias, as crises de meltdown entre outras estão presentes. No início eu discordava, como o senhor. Mas com as pesquisas e com o que nós apresentamos, comecei a compreender que está adequada a classificação como um espectro. Partindo dessas características comuns, temos um ponto de convergência importante para buscar soluções e conforto para cada indivíduo, respeitando suas peculiaridades e necessidades. (Audrey Lilian de Souza Farah)

  • @julianacavalcante8876
    @julianacavalcante8876 26 дней назад +1

    É caso do meu filho , falou com 3 anos e daí não parava mais de falar somente as coisas que ele gosta e muito inteligente, porém não consegue amarrar o tênis ou colocar a meia . Ele já tem 10 anos é muito grande para idade, fora os comportamentos inadequados e não aceitação de regras ...

  • @izabelcristinaferreirasant4332
    @izabelcristinaferreirasant4332 8 месяцев назад +2

    Gostaria de mais informações sobre Asperger. Como ajudar um filho adulto com esse diagnóstico. Ele passou por Síndrome do Pânico, Depressão, Toc,ansiedade.... Muita dificuldade em fazer amizades. Faz tratamento com psiquiatra e terapia. Que outros tratamentos poderia ajudá-lo?

  • @adrianarodrigues4113
    @adrianarodrigues4113 10 месяцев назад +2

    Minha netinha foi diagnosticada com tea nível um,mas ela não tem as características de um autista,ela tem um QI de 131,falou cedo,andou cedo, aprendeu a ler e escrever sozinha aos três aninhos,o problema é uma sensibilidade auditiva muito intensa,tbm tem sensibilidade a luz, levamos a três neuropediatras e saímos com três diagnósticos diferentes,os médicos estão desenformados sobre o que é realmente o TEA, não sabem nem o que é duplasexcepcionalidades tudo muito difícil.

  • @joaozinhocastro2728
    @joaozinhocastro2728 7 месяцев назад +1

    Quando todos receberam nomenclatura igual tipo TEa nível 1 de suporte e Asperger. Dar a falsa idéia aos pais que um nível 2 pode um dia ser um tea de alto funcionamento, vivenciei na prática está comparação. O ganho de habilidades e aumento de repertório é imensamente mas rápido do que o do nível 2 que fez 5 anos de muita intervenções e chegou no nível 1. O caminho é mais longo , os recursos são maiores... Está parte da estória os leigos não vão entender .... E facilita a invalidação das demandas, das adaptações, das peculiaridades dos TEA nível 1. ..

  • @geraldafaria1384
    @geraldafaria1384 7 месяцев назад +1

    Concordo com o senhor que são casos distintos. Desconfio que minha filha tem Asperger. É muito inteligente e possue alguns "tiques", (não sei como deveria nomear). Isso vem se manifestando há alguns anos. Agora ela é adolescente. Foi diagnosticada com TOC de pensamentos intrusivos. Não é fácil...

  • @lucilenedellatorre5688
    @lucilenedellatorre5688 10 месяцев назад +4

    Na minha opinião também deveria ter outro nome quem se enquadra no nível de suporte 1! Muita gente olha para essas crianças e diz que não parecem ser autistas e muita gente criticam quando dizem isso, mas realmente existe uma distância entre a criança de nível 3 com a de nível 1! Pra não haver essa confusão, deveria denominar de forma diferente e como o Dr falou a criança com "Asperger" tem dificuldades também, mas colocar tudo no mesmo balaio gera banalização!

  • @leidikitai
    @leidikitai 8 месяцев назад +1

    Tenho visto muitos vídeos sobre o assunto, mas a dúvida que permanece é: Por qual motivo a comunidade científica incluiu a síndrome de Asperger no TEA. Vejo uma aparente aversão da comunidade autista referente a esse assunto. Grata pela contribuição histórica!

  • @zerandogame3639
    @zerandogame3639 10 месяцев назад +4

    Meu filho foi diagnosticado apenas agora com 5 anos como nível 1 de suporte após passar por diversos profissionais e todos excluirem a possibilidade por ele ser muito comunicado/argumentativo.

  • @pattyniero
    @pattyniero 10 месяцев назад +14

    Finalmente um médico com uma opinião lúcida! Meu filho de oito anos é aspie (diagnosticado aos 8 anos após muitas tentativas da minha parte) e ele não apresentou nenhum atraso no desenvolvimento, falava frases completas com dois anos, sem atraso motor ou de coordenação motora fina, anda de bicicleta desde os 4 anos sem rodinhas e tem altas habilidades. Foi apenas na segunda série que percebi a dificuldade de socializar com grupos maiores de crianças, maior interesse em atividades individuais e livros do que amigos. Ele entende sarcasmo mas não entende alguns nuances sociais, tem um senso de justiça muito grande e segue regras a risca (enxerga o mundo preto e branco). Ele
    Tem bastante dificuldade de cortar as unhas e seletividade alimentar.
    Agora tenho um filho de dois anos que apresenta um leve atraso motor mas que de novo fala frases completas com 2 anos, mas observo algumas diferenças como andar na ponta dos pés, mas apenas ocasionalmente, só apontou com o dedo indicador com 15meses, faz contato visual mas sinto que algumas vezes não sustenta o olhar, tudo muito sútil. Ele já foi avaliado também e disseram que não è autismo. Então na minha esperiencia Asperger e TEA1 de suporte são diferentes. Acho meu caçula vai ser diagnosticado também mas vou ter que ficar indo de médico em médico até conseguir o suporte que ele precisa já que ele não preenche os critérios de autismo

    • @amandaantunesduarte5668
      @amandaantunesduarte5668 10 месяцев назад

      Vai em um neuropediatra especialista em autismo. 2 anos ja da pra iniciar a intervenção precoce.

    • @pattyniero
      @pattyniero 10 месяцев назад +1

      Já fui e ele já foi avaliado. Já fui inclusive em todos os especialistas que vc imaginar todos dizem que ele é típico

  • @mayaraalgarve9912
    @mayaraalgarve9912 10 месяцев назад +2

    Minha filha falava sempre falou , apos os 2 anos liguei o alerta pq ela usava falas prontas sem mudar prosodia e dentro do contexto exemplo: Tinha um livro que tinha um trecho que dizia assim "...e a porta estava fechada: -deixe-me entrar, latiu pancho." Quando ela ia em algum lugar que a porta estava fechada e ela queria entrar, ela falava:" - mamae e a porta estava fechada, deixe-me entrar mamae , deixe me entrar!" Na mesma prosodia do livro. Ela é extremamente inteligente. Sem esteriotipia motora. Pouquissima dificuldade sensorial, sem rigidez para rotinas. Enfim, medica disse que ela pode ser asperger mas devido essa questao de estar todos no mesmo cid , teria que por tea 1para que ela tivesse acesso as terapias para confirmar .

  • @prisciladacosta48
    @prisciladacosta48 6 месяцев назад +1

    Gostei, tomara que conforme os anos passem essa questão fique mais bem estabelecida.

  • @priscilacouto6918
    @priscilacouto6918 10 месяцев назад +9

    Bom dia!! O tratamento para a Sindrome de Asperger seria diferente? Poderia falar mais sobre?

  • @mirelliayres
    @mirelliayres 9 месяцев назад +1

    Concordo também. O Asperger tem especificidades muito claras no espectro.

  • @cristinarosa2615
    @cristinarosa2615 7 месяцев назад +2

    onde está estudo que diz que o cansaço físico e o estresse dessas mães podem ser comparados aos de um soldado em guerra? Por favor me ajudem!!

  • @suzanagoncalvesdasilva6999
    @suzanagoncalvesdasilva6999 9 месяцев назад +1

    Meu filho tem 7 anos e sempre teve repertório muito bom de palavras. Não apresenta rigidez com rotinas mas é muito literal. A socialização é sempre um grande problema. Tem dificuldade de olhar mas é sutil. Desregula muito quando contrariado. Algumas esteriotipias, seletividade alimentae e sensibilidades. Tem altas habilidades e qi acima da média tem diagnóstico de tdah e tod mas o autismo ainda está sendo investigado.

  • @larissaschuermannrodrigues5891
    @larissaschuermannrodrigues5891 10 месяцев назад +5

    Minha filha era assim. Falando perfeitamente e com prejuízo na socialização, mas como ela me disse uma vez saindo da creche com 2 anos: mãe eu não gosto daqui, as crianças gritam na minha cabeça rs. Hoje com 15 anos faz acompanhamento devido a depressão, e na avaliação psicológica não deu tea mas deu super dotação e altas habilidades, e quase todos os testes deu superior e atingia 99%. Qi acima da média tbm. Um dia o doutor poderia falar sobre as ah/sd?

    • @pattyniero
      @pattyniero 10 месяцев назад +2

      Muito parecido com meu filho de 8 anos. Só consegui o diagnóstico de Asperger(ASD1) porque moro nos EUA e pedi um ADOS, mas hoje mesmo ele chegou em casa reclamando que as pessoas gritam demais na sala

  • @vanessamendes7140
    @vanessamendes7140 10 месяцев назад +7

    Dr. Thiago, bom dia! Eu acredito que minha filha pode ter Asperger, ela tem 2 anos e 10 meses, sempre falou muito, muitas palavras. Com cerca de 1 ano e meio já falava mais de 300 palavras e formava frases, empregava os verbos no tempo certo. Fomos encaminhados pelo pediatra para a avaliação psicológica, mas ela descartou TEA por não ter outros traços. Voltamos ao processo com o neuropediatra que nos indicou para a uma avaliação específica e nos alertou que não seria fácil fechar o diagnóstico. Cada vez que escuto o senhor falando sobre Asperger, tenho mais subsídios para acreditar que ela tenha a síndrome. Se confirmado nossa suspeita, qual seria o tratamento? Obrigada pelo seu trabalho!

    • @anacarolinapillo1894
      @anacarolinapillo1894 10 месяцев назад +1

      Nessa idade é muito difícil fechar diagnóstico. Na fase de alfabetização será mais fácil pq as características vão ficar mais evidentes. O tratamento é de acordo com a criança, se ela precisa de psicomotricista (pras dificuldades motoras), terapeuta ocupacional (para as dificuldades na parte sensorial), psicólogo (para muuita coisa mas principalmente para as questões de socialização, medos, rigidez), fonoaudiólogo (que trata a comunicação muuuito além da fala). Essas terapias farão bem enquanto não se fecha o diagnóstico. O do meu filho chegou aos 7 anos.

  • @pinkflamingo.s
    @pinkflamingo.s 8 месяцев назад +1

    Sugiro um vídeo sobre a comorbidade entre borderline e asperger. Tenho os dois diagnósticos e é mais comum achar explicações que diferenciam essas condições.

  • @mayannesilva9819
    @mayannesilva9819 10 месяцев назад +2

    Dr. Thiago vc ajuda bastante as famílias atípicas.

  • @erikamesquita3266
    @erikamesquita3266 10 месяцев назад +4

    Dr. Thiago como sempre mto lúcido nas suas abordagens. De fato em que pese o prejuízo seja o mesmo, falar simplesmente TEA tem q ter uma explicação complementar do que aquela criança faz ou não faz. Então complica mais ainda a cabeça de quem não está por dentro do assunto, o que leva essas pessoas até dizer q Autismo está na moda.

  • @lucianabatista6810
    @lucianabatista6810 10 месяцев назад +1

    Super esclarecedor!!!

  • @magalidann2580
    @magalidann2580 10 месяцев назад

    Gratidão Dr Thiago por compartilhar seus saberes conosco ❤

  • @jorgebenamor9954
    @jorgebenamor9954 10 месяцев назад +1

    Excelente, Doutor!

  • @Onumero66699969
    @Onumero66699969 10 месяцев назад +1

    Maravilhoso Dr Thiago 👍👍

  • @adamrampazzo1739
    @adamrampazzo1739 6 месяцев назад +1

    Comecei seu vídeo agora e notei algo que possa ser relevante para seus vídeos: a diferença de volume da introdução/efeitos e do seu momento de fala estão muito distoantes. Acredito que o editor possa diminuir o volume da intro e aumentar o do seu momento de fala para ser auditivamente mais agradável. Tenho autismo e estou adorando seu conteúdo :)

    • @brunocozta7927
      @brunocozta7927 6 месяцев назад +1

      hahaha achei q só eu desse atenção a esses detalhes, o canal dele tá crescendo creio q essas coisas irá melhorar aos poucos 🙌

    • @adamrampazzo1739
      @adamrampazzo1739 6 месяцев назад +1

      @@brunocozta7927 Hehe tenho uma audição extremamente sensível, talvez você tenha também? E sim, do jeito que ele é bom será referência no assunto, se já não for!

    • @brunocozta7927
      @brunocozta7927 6 месяцев назад

      @@adamrampazzo1739 sim tenho justamente por isso sou apaixonado por música, conheci o canal dele depois dele ter ido ao podcast da Dra Ana Beatriz Barbosa

  • @musicaspararelaxar499
    @musicaspararelaxar499 10 месяцев назад +1

    Faz muito sentido

  • @juceliaiarek5292
    @juceliaiarek5292 10 месяцев назад +3

    Oi dr Thiago Castro, obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Gratidão

  • @Domeavida
    @Domeavida 10 месяцев назад

    Muito obrigada por abranger esse tema que é muito pouco falado.❤

  • @user-vn1hc4tx7z
    @user-vn1hc4tx7z 10 месяцев назад +3

    Gostaria de saber mais sobre altas habilidades e superdotação.

    • @adriananmr4179
      @adriananmr4179 10 месяцев назад

      Eu também! E como diferenciar de Asperger ou quando considerar uma dupla excepcionalidade entre as duas condições.

  • @mariagilmaragomesmartins5293
    @mariagilmaragomesmartins5293 25 дней назад

    Tô confusa pois no relatório escola do meu filho 4anos veio falando que ele não tem nada de AUTISMO pois é inteligente que conhece cores faz o nome dele reconhece as letras e cores e geométricas e se calsa e se veste sozinho não reconheci meu filho nesse relatório em casa mesmo vejo uma criança que roda o dia todo corre pro lado e outro bate a cabeça se alto agrite e agride as pessoas tbm. Repeti muitas vezes as mesma falas ou frases não gosto de torque seletividade alimentar esta muito forte mas tbm e muito amoroso fala o dia todo mamãe Ti amo muito

  • @m4a1g2
    @m4a1g2 10 месяцев назад +2

    Escutando isso meu filho se descreve em tudo isso e ainda hoje eu escuta que ele não parece e sim que ele e reneito anti social.😞

    • @thailanebastos1378
      @thailanebastos1378 12 дней назад

      Leva ele na Neuropsicopedagoga
      Do meu filho só consegui o diagnóstico assim ! Ela vai fazer análise do comportamento e te dá um relatório. Com esse relatório em mãos leva no neuropediatra.

  • @karisepiuco
    @karisepiuco 10 месяцев назад +8

    Altíssimo nível de informações, muito obrigada por compartilhar! ❤
    Poderia trazer pra nós tbm sobre Dupla excepcionalidade!

    • @adrianarodrigues4113
      @adrianarodrigues4113 10 месяцев назад

      Nos consultórios os neuropediatras não conhecem essa nomeclatura para crianças com AH/SD e suas comorbidades.
      Estamos vivendo um tormento aqui em casa,minha netinha está passando por isso 😢

  • @user-qd7vz3ph9c
    @user-qd7vz3ph9c 10 месяцев назад

    Dr.thiago muito bom !!! Meu filho e nível um e parecia ser aspergir,, mas não. É!

  • @adriananmr4179
    @adriananmr4179 10 месяцев назад +3

    Bom dia. Ótima explanação. Gostaria de mais informações para a diferenciação entre Asperger e Altas Habilidades, e quando considerar uma dupla excepcionalidade entre essas duas condições.

  • @andreiaCF
    @andreiaCF 10 месяцев назад +1

    E tem criancas savant , Dr poderia falar sobre elas tb obgda!

  • @elainemaededois
    @elainemaededois 10 месяцев назад +3

    Dr, meu filho era assim. Ele falava em inglês com 2 anos. Ele catava vários hinos , ele conversa igual um adulto, mas ele balança as mãos várias vezes e levei ele no médico para o porque disso. Pois eu não conhecia o autismo. E os médicos me falaram que eu estava procurando doenças em meu filho. Eu fiquei muito mal. Hj eu acredito que ele é autista pois ainda tem flap de mão
    Mas os médicos não ainda não diagnosticaram ele. Pois ele não faz isso na frente das pessoas

    • @morganamiridanparanagua479
      @morganamiridanparanagua479 10 месяцев назад

      Pede ao médico, uma avaliação neuropsicologica . Este é o primeiro passo.

    • @thailanebastos1378
      @thailanebastos1378 12 дней назад +1

      Avaliação Neuropsicopedagoga análise de comportamento!!!
      Gravar vídeos é uma boa também !! Do meu filho mais novo gravei vários e levei para a neuropediatra!! Espero que dê tudo certo 🙏

    • @elainemaededois
      @elainemaededois 11 дней назад

      @@thailanebastos1378 obrigada pela dica. Eu gravo vários vídeos dele. Desde pequeno , tenho um arquivo que mostra. Tudo. Mesmo assim eles não idêntica nada, o último neuro agora passou sim para eu ir no neuropsicologo, e fazer exame p300. Mas não tem na redepublica o valor e muito alto. Coloquei na justiça e ainda nada.

  • @anelizerocha
    @anelizerocha 10 месяцев назад

    Olá! Gostaria de saber quais seriam as melhores terapias para o "Asperger"

  • @soninharam1
    @soninharam1 8 месяцев назад

    Tenho uma neta com 5 anos agora, dificuldade na fala,socializa,mas tem esteriótipos e a gente não consegue uma consulta pra fechar diagnóstico,bato nessa tecla desde que ela tinha 6 meses e até hoje não conseguimos 😢😢

  • @mariaaprarecidasouza2245
    @mariaaprarecidasouza2245 10 месяцев назад

    Dr estou passando por isso o diagnóstico do meu filho segundo as fono e nível 1 sutiu mais como ele tem 2 anos e 3 meses e não fala nada a neuro pediatra não dá esse diagnóstico (ele tem problema todo com a comunicação e estereotipia) não sei o que pensar

  • @tacianaoss8194
    @tacianaoss8194 10 месяцев назад

    Bom dia alguem me indica um especialista no MT ou GO por favor...

  • @luizalbertoschoeps4663
    @luizalbertoschoeps4663 9 месяцев назад +1

    Dr. Thiago, há alguma conexão entre o espectro de autismos nível 1 e o de uma pessoa com o espectro esquizóides?

  • @EvanirDossantos-ci8nw
    @EvanirDossantos-ci8nw 7 месяцев назад

    Concordo dr Tiago. Meu filho é autista leve. Mas não se encaixa na síndrome de Asperger.
    Penso que cada um é uma coisa diferente.

  • @veruzalemosdepaiva2094
    @veruzalemosdepaiva2094 10 месяцев назад

    Bom dia
    Doutor meu netinho tem 1ano 8 meses ainda não fala nada descobrimos alguns dias que a língua dele e coloca (eu acho que e assim que fala ) fiquei preocupada porque tenho uma netinha Esther e tem altíssimo será que Heitor pode ter também autismo estou desconfiada que ele também pode ter autismo

  • @mariaauxiliadora1658
    @mariaauxiliadora1658 10 месяцев назад

    Eu me interessava muito pelos ATHAS, mapas...

  • @elainealves939
    @elainealves939 10 месяцев назад

    A terapia indicada para menina 7 anos com síndrome de Asperger ela não tem atraso nenhum cognitivo, tem rigidez , ansiedade , dificuldade pra se expressar seria terapia aba 10 horas semanais ?

  • @mariacarmo2449
    @mariacarmo2449 10 месяцев назад

    Tenho toc é possível ter tea junto?

  • @NataliaSouzaCruz-cj9fe
    @NataliaSouzaCruz-cj9fe 10 месяцев назад

    Bomdia

  • @aparecidalemes3823
    @aparecidalemes3823 10 месяцев назад

    Aparecida lemes Bom dia

  • @VIVIANEMI
    @VIVIANEMI 10 месяцев назад

    Meu filho tem 20 anos e do Nada paralisou seu comportamento, mas acho que nós não víamos como especial . Não estamos conseguindo diagnóstico 😢

    • @VIVIANEMI
      @VIVIANEMI 10 месяцев назад

      Ele sempre estudou e nunca foi uma criança com dificuldades intelectuais. Mas socialmente nunca teve habilidade, e por ser mt quieto sofreu na escola constrangimentos

  • @magalidann2580
    @magalidann2580 10 месяцев назад

    Fiquei impressionada por ainda ser usado o termo Asperger, visto que ele foi ligado ao nazismo e a morte de crianças não educaveis😢

    • @diogovieira5563
      @diogovieira5563 10 месяцев назад +1

      Pois é, mas pelo menos ele observou algo que os psicocos brasileiros jamais observaram por conta própria e graças a isso temos uma legião de infelizes de meia idade que nunca tiveram chance na vida. fora os que se mataram

  • @cgbryt
    @cgbryt 10 месяцев назад +1

    Eu acho que vc não falou sobre um ponto muito importante: os pais das crianças com “Asperger” não gostam de dizer que os filhos são autistas pq se associa TEA à deficiência enquanto que Asperger era usado para pessoas “superdotadas” (mais inteligentes que o normal). Os pais preferem que o filho seja superdotado a ser deficiente. Eu não vejo no que isso ajuda o paciente visto que a criança/adulto com Asperger não é superdotado embora ele POSSA ter algumas habilidades especiais. Vc falou bastante sobre o nazismo mas existe algo mais importante por trás desta história: os pais das crianças com TEA não querem que seus filhos sejam chamados de doentes pq, para eles, ter um filho com uma doença crônica é muito ruim de aceitar. É mais fácil dizer que TEA é “um jeito de ser”, o que não é verdade pois as crianças apresentam dificuldades que precisam ser tratadas e que não tem nada a ver com “jeito de ser”. Os pais das crianças com “Asperger” preferem acreditar que o filho é mais inteligente que o normal a acreditar que ele tenha alguma deficiência. Enfim, no fundo, isso não passa de um preconceito em assumir que se é doente preferindo se dizer “especial” como se isso amenizasse os problemas das crianças. Não ameniza. Isso apenas faz com que os pais criem fantasias como “o meu filho não é doente e sim um anjo enviado por deus”. Vc, como médico, deve saber que isso faz parte do processo de negação e isso deveria ser tratado ao invés de ser incentivado. O problema é que parece que os profissionais de saúde preferem incentivar este comportamento, por parte das famílias, pois isso os torna mais bem aceitos por elas. Mas este é o papel dos profissionais de saúde?! Distorcer os fatos para serem aceitos?! Por fim, esta dissociação entre TEA e doença está chegando a níveis inimagináveis: cada criança com TEA tem mais 3 ou 4 pessoas com TEA diagnosticadas na família: é o pai, a mãe, um irmão, um tio, etc. Desta forma, dentro de um tempo, todos serão autistas. Os “típicos” serão uma excessão. E como isso vai ser visto dentro de uma sociedade que precisa entender este diagnóstico para dar aos pacientes com TEA os direitos sociais especiais que eles merecem? Se todo mundo tem TEA, ninguem mais precisa de direitos “especiais”. Enfim, eu só concordo com vc quando diz que esta nomenclatura precisa ser revisitada mas não somente para caracterizar a diversidade dos pacientes com TEA nível 1 como também para separar os pacientes que tem uma vida “normal” daqueles que necessitam realmente de suporte. Colocar todo mundo na mesma categoria vai levar à perda de direitos tão duramente conquistados

  • @lahcampos2823
    @lahcampos2823 7 месяцев назад

    Também acho errado, colocar todos, as pessoas diagnosticadas com Asperger e autismo nível 1. Perfeito, poderia trocar o nome. Também vejo preconceito dentro da própria comunidade, quando falamos do diagnóstico da Síndrome de Asperger, sempre nos tratam como se estivéssemos nos sentindo melhor que os autistas nível 1 e não é isso. Odeio o Nazismo, mas não temos culpa. Precisamos de algo que fale que existe uma diferença, pois é até difícil explicar, porque falo, porque consigo fazer muitas coisas, apesar das minhas limitações.

  • @elainemaededois
    @elainemaededois 10 месяцев назад

    Dr por favor responde meu comentário sou uma mãe aflita que não sabe mais o que fazer, meu filho tem 10 anos, eu hj percebo que ele tem vários sinais de autismo, o asperge essa questão de não deixar eu cortar as unhas dele. E mais uma coisa que eu acabei de saber , mas tem uma coisa. Quem vê ele assim na rua, não percebe nada. A neuro solicitou para ele fazer terapia ocupacional, mas o capis diz que não atende ele pois ele não está em crise😢, mas o que seria uma crise. Será que ele tem q gritar na rua para perceberem que ele precisa de ajuda? Ele não senta n bacia do banheiro. Eu já troquei a tapa da bacia. Até o vaso eu já troquei de cor. E ele não senta ele sobe em cima e fica acocorado, se ele não tiver no celular ele tá na frente da parede balançando as mãos. Eu sei , vc já falou que telas. Acaba com a criança. Mas se ele não tá na tela tá balançando as mãos. Eu não aguento mais. O pediatra dele disse que eu precisava de ir no pisouiatra pois eu estava vendo coisas onde não tem e meu filho e saudável. Eu fiquei tô ml que nem consegui responder a ele. O pediatra disse que meu filho tem tdah. Mas independente do que tiver eu quero que ele pare de bancar as maos. Eu tenho medo de lesionar o punho dele. Pois faz 10 anos que ele faz isso. Dr. Nesse caso. E só a justiça que pode ajudar? Eu não tenho condição de pagar um plano de saúde pra ele. Além de ser caro e muito longe da minha cidade e eu tenho que 4 passagem de ida e 4 de volta, o custo sai muito alto

  • @anamairarezendedebritogama3
    @anamairarezendedebritogama3 8 месяцев назад

    Concordo Dr.Thiago. Esse nome "Asperger" deveria ser mudado. Sabemos o que eles fizeram com as crianças com alguma deficiência. Não é justo esse nome permanecer.

    • @rf1104
      @rf1104 8 месяцев назад

      Se com nome conhecido as pessoas não sabem identificar, imagina com um nome novo.

  • @franciscaabbade2179
    @franciscaabbade2179 6 месяцев назад

    Sou pediatra e mãe de um rapaz com síndrome de Asperger . Realmente foi um desserviço incluir os indivíduos com a síndrome como TEA nível 1 , pois , assim como meu filho e a grande maioria dos meus pacientes afetados pela síndrome têm, além da parte cognitiva preservada, altas habilidades ou até genialidade. Um erro grave !

    • @marialeonidia6899
      @marialeonidia6899 20 дней назад

      Também acho!
      Meu filho.com 48 anos,engenheiro não consegue trabalhar em grupos ,vive isolado e desenvolveu uma série de transtornos ,como comorbidades
      Aos 5 anos ele também era chamado de professor na escola,mas ficava isolado, não gostava de interagir com outros colegas,exceto um !
      Por indicação da psicóloga do colégio ele começou a fazer terapia
      Nunca teve problemas de aprendizado
      Aos 14 anos recebeu alta da terapia individual, e não conseguiu evoluir para a terapia de grupo
      Sofreu muito bulling
      Sofeu e sofre muito até hoje
      Tentou a terapia cognitiva comportal,mas não se adaptou
      Casou e se separou em 6 meses
      Trata hoje com um psiquiatra para suportar ansiedade ,medos e fobia social