Vídeo bem técnico e explicativo, ou seja, a melhoria seria estética, mas as consequências negativas são mais contundentes. Acho que eu precisava ouvir isso para desistir de instalar no meu carro.
Show de bola. Queria colocar era por estética mesmo e pra uma melhora sensível da dirigibilidade. Mas tenho medo da roda bater na caixa ao fazer as conversões.
Muito bom essa explicação... porém ainda estou com duvidas... Meu carro é um Uno Way (modelo do vivace) é um carro com rodas aro 14 de ferro originais e suspensão originais... mas devido aos alargadores da caixa de roda que vem apenas por estética faz dar a sensação de que a roda esta muito pra dentro do carro. Eu queria colocar um espaçador de até 10mm e rodas aro 15 e tbm ver se fica bom com molas esportivas para que diminua o vão entre o pneu e a caixa de roda que nesse carro eu acho exageradamente grande e a mola vai baixar de 4 a 5 cm... Queria saber se vai afetar muito a resistência de peças na suspensão.
Ótimo vídeo.. muito boa explicação..irei adaptar uma roda no meu carro a original tem offset de 49 a roda nova tem offset 45 e terei que usar um adaptador de 15mm...se entendi a explicação o offset da roda nova será com o adaptador será de 30 ou seja a roda ficará mais pra fora do eixo... correto...mas como explicado...esse valor e insignificante para suspensão....não trará prejuízo...
Boa noite .parabéns vídeos muito bom . Uma dúvida sobre carro que trazeira e mais larga que a frente .bitola maior trazeira . Porche usa este sistema .gostaria de saber mais sobre
São simplesmente o que parecem ser! para tornar o carro menos sobre-esterçante. Vários porsches modificados tem pneus traseiros bem largos, mas é mais um apelo estético do que funcional.
Uma dúvida, instalando o espaçador, as rodas ficam sustentadas pelo parafusos? Ou eles também tem o ressalto que substitui a saliência de sustenção do cubo?
Se eu diminuor o raio pivotante, as forças que atuam nas rodas são aliviadas? tmb sofreria menos com convergência e divergencia das rodas em aceleração ou frenagem?
Parabéns pelo vídeo, e pelo canal. São pouquíssimos os conteúdos de qualidade similar em português, ainda mais em formato de vídeo e tão didático! Sobre o conteúdo abordado no vídeo, gostaria de fazer uma pergunta: o mesmo se aplica para suspensões do tipo duplo-A? A adição de espaçadores nesse tipo de suspensão gera muito torque steer?
Muito obrigado Alfredo! De fato, em português é difícil achar informações, é isso que me motivou a fazer estes. Quanto a pergunta: Sim, sofrem do mesmo problema quando adicionado espaçadores, mas ao menos, é mais fácil corrigir o KPI em outros modelos de suspensão, como a duplo A.
@@engenhariaperformance190 Muito obrigado pela atenção. Sou estudante de Engenharia Mecânica, e participo do projeto Baja SAE aqui da minha faculdade. Infelizmente no nosso curso não temos nenhuma disciplina relacionada a esse assunto, e na hora de projetar o nosso protótipo tivemos muita dificuldade para aprender esses conceitos, por isso fiquei impressionado quando assisti o vídeo com a maneira com que você conseguiu transmitir os mesmos! Ficou show de bola, espero que continue, na medida do possível, produzindo eles! Quando tiver um tempinho sobrando, da uma conferida lá: facebook.com/londribaja/
@@jplealsantos , Sem dúvida, pq vc está adicionando menos elementos no conjunto. Se vc considerar que tem espaçadores com materiais frageis ou sem flange no cubo ou ainda "roubando" fios de rosca do parafuso/prisioneiro, a montagem fica até perigosa. Enfim, OffSet mais negativo é melhor que usar espaçador porque é mais simples.
@@gabrielassis3396 , Amigo, vc não entendeu. Eu falei em *OffSet mais negativo de roda* , o que *NÃO TEM NADA A VER com cambagem negativa* . Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Cambagem negatica é pedir para destruir os lados internos do pneu, ou seja, vida útil despencará. Muita gente tenta compensar isso, usando pneu baratos, o que tecnicamente não faz sentido. Para performance e segurança é melhor usar pneu de performance (Exemplo: Pilot Sport4), com rodas com offset mais negativo (tanto qto possível antes de haver interferência).
@@marcelobhering1600 Eu sei q são coisa diferentes, eu citei que esse conjunto dá uma boa performance tmb. Vc vai gastar mais pneu mas é claro que vai aumentar o desempenho do carro em curvas, a nascar usa cambagem, e eu uso -3 nos carros, o desempenho muda sim.
Procurei muito sobre essa matéria em toda net, e não é facil encontrar. Pior em português. Os gringos falam muito disso, kingpin, steering angle, etc, e é materia muito importante para quem vai mudar a configuração original do rodado.
Os efeitos causados com o uso dos espaçadores também podem ser levados em conta com a troca das rodas originais com rodas com tala e offset diferentes? Se sim a diferença seguiria a base dos 30mm como os espaçadores? Parabéns pelo seu conteúdo, já assisti tudo e compartilhei para meus conhecidos. Abraço
A tala não vai influenciar, mas o offset sim e funciona exatamente como os espaçadores. Obrigado pelo feedback!! Fico feliz por estar orientando, pois na nossa língua não tem muita informação no ramo.
Infelizmente não, seria necessário aumentar o inclinação do pino mestre (KPI - King pin inclination) isso pode ser feito com uma peça chamada camber plate, pois ele aumenta o camber pelo aumento do KPI.
Então basicamente, se quiser fazer um trabalho bom na suspensão original, vc precisa aumentar a largura da roda proporcionalmente ao tamanho do espaçador. Mantidas as proporções você não terá maléfico algum, agora o quão fácil é uma roda mais larga casar com um espaçador eu já não sei.
Entendi seu ponto @@engenhariaperformance190. Mas o que quis dizer é que se a roda continuar na mesma posição (sem alargador), mas o pneu for mais largo e mais alto, a pessoa consegue o efeito desejado que é ter um rodão meio que saindo da lataria e, a meu ver, a reta continuaria praticamente a mesma coisa; não aumentaria o raio pivotante. Acho que só mais largo seria suficiente para não alterar o raio pivotante.
Coloquei lift de 2 polegadas em um veículo meu pra uso em praia, notei que meio que foi um pouco pra dentro do carro, porém não está comendo pneu é está bem alinhado a dianteira e a traseira , estou querendo colocar espaçadores para corrigir isso , afetaria em algo no meu veículo ?
Alumínio em 99% das aplicações Peso importa muito e não tem tensão e impacto suficiente pra tornar o alumínio inseguro. Assim como as próprias rodas de liga de alumínio
@@engenhariaperformance190 , Amigo, várias empresas (geralmente gringas) mencionam sobre o alumínio ser forjado como uma vantagem dos seus produtos. Isso seria de fato relevante, ou não?🤔 Um espaçador feito com um tarugo de alumínio (acredito que seja fundido neste caso) seria aceitável pela questão de segurança e não surgimento de trincas ?🤔
@@marcelobhering1600 Tudo depende da aplicação, um pistão de Al forjado apresenta bons resultados termomecânico diante a um apenas usinado. Quanto ao espaçador, geralmente não sao fundidos. Eles são usinados de um tarugo trefilado de liga de aluminio. O processo de fundição em moldes de alumínio é outro processo e são de liga pobre ou sem liga, mais suscetíveis a falha por processo e material.
Que isso.... falta MUITO disso no Brasil! Excelente vídeo
só tava procurando se é perigoso usar espaçador com turbo kkk vc me deu um pós graduado de suspensão obrigado ótimo video
Vídeo bem técnico e explicativo, ou seja, a melhoria seria estética, mas as consequências negativas são mais contundentes.
Acho que eu precisava ouvir isso para desistir de instalar no meu carro.
Excelente vídeo! Tema complicado e vc conseguiu explicar bem e de forma simples 👏
Queria saber quais os efeitos de colocar um espacador apenas nas rodas traseiras.
Show de bola. Queria colocar era por estética mesmo e pra uma melhora sensível da dirigibilidade. Mas tenho medo da roda bater na caixa ao fazer as conversões.
Muito bom o vídeo,coloquei espaçadores e meu carro ficou mais dura a suspensão,no vídeo pelo que entendi você diz que fica mais confortável.
Continua esses vídeos aí. Normalmente procuro vídeo na gringa para esses tipos de explicação
Matéria que soma em nosso dia a dia do conhecimento automobilistico
Muito bom! Falta muito desse conteúdo aqui. Sucesso para o canal! Posta mais!
Teria um efeito "menos" negativo colocar espaçadores somente nas rodas traseiras de um carro com tração dianteira?
Gostaria de ver uma explicação com relação ao uso de molas esportivas x cambagem
Mto bom o vídeo, não ficou criticando e falou o bom e negativo. Parabéns
Vídeo top demais mano! Não desista! Continue com vídeos assim! Tá legal ❤
seu canal é muito bom....continue com esse segmento, sucesso !
Muito bom essa explicação... porém ainda estou com duvidas...
Meu carro é um Uno Way (modelo do vivace) é um carro com rodas aro 14 de ferro originais e suspensão originais... mas devido aos alargadores da caixa de roda que vem apenas por estética faz dar a sensação de que a roda esta muito pra dentro do carro. Eu queria colocar um espaçador de até 10mm e rodas aro 15 e tbm ver se fica bom com molas esportivas para que diminua o vão entre o pneu e a caixa de roda que nesse carro eu acho exageradamente grande e a mola vai baixar de 4 a 5 cm... Queria saber se vai afetar muito a resistência de peças na suspensão.
Ótimo vídeo.. muito boa explicação..irei adaptar uma roda no meu carro a original tem offset de 49 a roda nova tem offset 45 e terei que usar um adaptador de 15mm...se entendi a explicação o offset da roda nova será com o adaptador será de 30 ou seja a roda ficará mais pra fora do eixo... correto...mas como explicado...esse valor e insignificante para suspensão....não trará prejuízo...
👏 vi que não vai danificar nada ao usar os de 20mm, ou 17mm, mas mais de 1000 dinheirinhos para fazer isso fazem a pessoa pensar e pensar 😂
Boa noite .parabéns vídeos muito bom . Uma dúvida sobre carro que trazeira e mais larga que a frente .bitola maior trazeira . Porche usa este sistema .gostaria de saber mais sobre
São simplesmente o que parecem ser! para tornar o carro menos sobre-esterçante. Vários porsches modificados tem pneus traseiros bem largos, mas é mais um apelo estético do que funcional.
Uma dúvida, instalando o espaçador, as rodas ficam sustentadas pelo parafusos? Ou eles também tem o ressalto que substitui a saliência de sustenção do cubo?
Se eu diminuor o raio pivotante, as forças que atuam nas rodas são aliviadas? tmb sofreria menos com convergência e divergencia das rodas em aceleração ou frenagem?
Perfeito!. Valeu a explicação.
Fim de curso nao faz pegar pneu no paralama?
Posta mais! Excelente conteúdo!
É possível usar espaçadores de tamanhos diferentes?
Maiores atrás e menores na frente?
Se eu fizer uma modificação "equivalente" no meu carro: colocar espaçador e lift de suspensão... Posso ter complicações?
Parabéns pelo vídeo, e pelo canal. São pouquíssimos os conteúdos de qualidade similar em português, ainda mais em formato de vídeo e tão didático!
Sobre o conteúdo abordado no vídeo, gostaria de fazer uma pergunta: o mesmo se aplica para suspensões do tipo duplo-A? A adição de espaçadores nesse tipo de suspensão gera muito torque steer?
Muito obrigado Alfredo! De fato, em português é difícil achar informações, é isso que me motivou a fazer estes.
Quanto a pergunta: Sim, sofrem do mesmo problema quando adicionado espaçadores, mas ao menos, é mais fácil corrigir o KPI em outros modelos de suspensão, como a duplo A.
@@engenhariaperformance190 Muito obrigado pela atenção. Sou estudante de Engenharia Mecânica, e participo do projeto Baja SAE aqui da minha faculdade. Infelizmente no nosso curso não temos nenhuma disciplina relacionada a esse assunto, e na hora de projetar o nosso protótipo tivemos muita dificuldade para aprender esses conceitos, por isso fiquei impressionado quando assisti o vídeo com a maneira com que você conseguiu transmitir os mesmos!
Ficou show de bola, espero que continue, na medida do possível, produzindo eles!
Quando tiver um tempinho sobrando, da uma conferida lá: facebook.com/londribaja/
Muito bom o vídeo! Colocar uma roda com offset negativo é mais seguro do que adicionar espaçadores, certo?
Up
@@jplealsantos , Sem dúvida, pq vc está adicionando menos elementos no conjunto. Se vc considerar que tem espaçadores com materiais frageis ou sem flange no cubo ou ainda "roubando" fios de rosca do parafuso/prisioneiro, a montagem fica até perigosa. Enfim, OffSet mais negativo é melhor que usar espaçador porque é mais simples.
@@marcelobhering1600 A cambagem negativa é viável simultaneamente com os espaçadores.
@@gabrielassis3396 , Amigo, vc não entendeu. Eu falei em *OffSet mais negativo de roda* , o que *NÃO TEM NADA A VER com cambagem negativa* . Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Cambagem negatica é pedir para destruir os lados internos do pneu, ou seja, vida útil despencará. Muita gente tenta compensar isso, usando pneu baratos, o que tecnicamente não faz sentido. Para performance e segurança é melhor usar pneu de performance (Exemplo: Pilot Sport4), com rodas com offset mais negativo (tanto qto possível antes de haver interferência).
@@marcelobhering1600 Eu sei q são coisa diferentes, eu citei que esse conjunto dá uma boa performance tmb. Vc vai gastar mais pneu mas é claro que vai aumentar o desempenho do carro em curvas, a nascar usa cambagem, e eu uso -3 nos carros, o desempenho muda sim.
Isso faz perder a garantia? Perco o seguro se sinistro?
Meu carro é eixo rígido, teria muita diferença?
Com que off-set o carro diminui o angulo de giro
Muito bom os seus vídeos parabéns
Procurei muito sobre essa matéria em toda net, e não é facil encontrar. Pior em português.
Os gringos falam muito disso, kingpin, steering angle, etc, e é materia muito importante para quem vai mudar a configuração original do rodado.
Os efeitos causados com o uso dos espaçadores também podem ser levados em conta com a troca das rodas originais com rodas com tala e offset diferentes? Se sim a diferença seguiria a base dos 30mm como os espaçadores? Parabéns pelo seu conteúdo, já assisti tudo e compartilhei para meus conhecidos. Abraço
A tala não vai influenciar, mas o offset sim e funciona exatamente como os espaçadores.
Obrigado pelo feedback!! Fico feliz por estar orientando, pois na nossa língua não tem muita informação no ramo.
@@engenhariaperformance190 engineering explained brasileiro hehehe
@@mateusgmazeiro Uma boa referência! hahaha
Claro que sim. Colocar espaçadores é modificar o offset, do mesmo jeito que alterar a dimensão do aro.
@@engenhariaperformance190 😂😂, so falta o quadro branco.
E é possível corrigir isso em uma suspensão original?
Infelizmente não, seria necessário aumentar o inclinação do pino mestre (KPI - King pin inclination) isso pode ser feito com uma peça chamada camber plate, pois ele aumenta o camber pelo aumento do KPI.
Muito bom esse conteúdo parabens
Então basicamente, se quiser fazer um trabalho bom na suspensão original, vc precisa aumentar a largura da roda proporcionalmente ao tamanho do espaçador. Mantidas as proporções você não terá maléfico algum, agora o quão fácil é uma roda mais larga casar com um espaçador eu já não sei.
Não valem colocar não, bom vídeo 👌
Vídeos sensacional
Excelente
Que vídeo sensacional
+1 inscrito! Muito bom!
Ótimo vídeo
Show!!! Mais um inscrito!!!
Mas isso não daria para compensar com largura de pneu?
O centro do pneu independe da largura
Entendi seu ponto @@engenhariaperformance190. Mas o que quis dizer é que se a roda continuar na mesma posição (sem alargador), mas o pneu for mais largo e mais alto, a pessoa consegue o efeito desejado que é ter um rodão meio que saindo da lataria e, a meu ver, a reta continuaria praticamente a mesma coisa; não aumentaria o raio pivotante. Acho que só mais largo seria suficiente para não alterar o raio pivotante.
Correto!
O grande problema do espaçador é o encaixe da roda no cubo.
excelente video
bom vídeo ,porém eu não sei se precisa assobia tanto tanto falando ,😂😂,cara frase um assobio ,chia muito
Muito bom!
Coloquei lift de 2 polegadas em um veículo meu pra uso em praia, notei que meio que foi um pouco pra dentro do carro, porém não está comendo pneu é está bem alinhado a dianteira e a traseira , estou querendo colocar espaçadores para corrigir isso , afetaria em algo no meu veículo ?
Top
Alguém sabe me dizer se o espaçador rebaixa um pouco o carro ?
Na prática não. Vc afasta a roda do cubo original do carro, mas não muda nada relevante na vertical.
massa
Para mi não atrapalhou em nada e isso fazem 2 anos, carro andando que é m abeleza
Quem tem Hilux prefere usar um espaçador
A pergunta que não quer calar : aço ou alumínio ?
Alumínio em 99% das aplicações
Peso importa muito e não tem tensão e impacto suficiente pra tornar o alumínio inseguro.
Assim como as próprias rodas de liga de alumínio
@@engenhariaperformance190 , Amigo, várias empresas (geralmente gringas) mencionam sobre o alumínio ser forjado como uma vantagem dos seus produtos. Isso seria de fato relevante, ou não?🤔 Um espaçador feito com um tarugo de alumínio (acredito que seja fundido neste caso) seria aceitável pela questão de segurança e não surgimento de trincas ?🤔
@@marcelobhering1600 Tudo depende da aplicação, um pistão de Al forjado apresenta bons resultados termomecânico diante a um apenas usinado.
Quanto ao espaçador, geralmente não sao fundidos. Eles são usinados de um tarugo trefilado de liga de aluminio. O processo de fundição em moldes de alumínio é outro processo e são de liga pobre ou sem liga, mais suscetíveis a falha por processo e material.
Depois desse vídeo, abandonei a ideia kkkkk
👍
meu carro comeu os 2 pneus traseiros com espaçador