Recuperei a fé em adaptações de fantasia?
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Estamos em um momento com grandes estréias de adaptações de fantasia, com Sandman, A Casa do Dragão e Os Anéis de Poder. Minha fé em adaptações foi recuperada? Os mundos destas obras literárias estão bem representados na TV? As adaptações têm uma "construção de mundo" eficiente?
#houseofthedragon #ringsofpower #sandman #hbomax #netflix #amazonprime #hotd #gameofthrones #aneisdepoder #acasadodragão
Comprando qualquer item desde que a partir dos links abaixo, você me ajuda a manter o canal! Muito obrigada! :)
Fogo & Sangue (livro de House of the Dragon)
amzn.to/3y821kJ
O Silmarillion - Capa dura
amzn.to/3LWtdbK
A História da Terra-média - Box 1 (livros 1 e 2)
amzn.to/3EM1WHt
A Queda de Númenor: e outros contos da Segunda Era da Terra-média
amzn.to/3dU6DEb
Sandman - Volume 1: Edição Definitiva
amzn.to/3CxrwP7
Sandman - Volume 1 (edição nova menor e mais acessível)
amzn.to/3UUz856
VÍDEOS MENCIONADOS:
As adaptações de fantasia se tornaram fanfics? - Podverso de Fantasia
• As adaptações de fanta...
A diferença entre alta e baixa fantasia
• A diferença entre Alta...
A verossimilhança em fantasias
• A verossimilhança em f...
House of the Dragon - construção de mundo sútil e eficaz
• House of the Dragon - ...
A magia de The Witcher (Netflix) não faz sentido
• A magia de The Witcher...
Vídeo da Isabela Boscov sobre Os Anéis de Poder
• "Os Anéis de Poder" ep...
_______________________
Seja membro do canal e tenha acesso ao grupo exclusivo:
/ @guiadeworldbuilding
_______________________
Canal secundário:
/ @nadiamariano8685
Instagram
/ nadiamarianoart
Wattpad
www.wattpad.co...
_______________________
Esse canal é um guia sobre construção de mundos fictícios, criado para auxiliar escritores, jogadores de RPG, criadores de games e jogos, e quem mais se interessar em desenvolver seu universo próprio. Os vídeos do canal abordam: realismo geográfico em fantasias, economia e sociedade para worldbuilding, guias práticos para construção de mundo, monarquia, sociedade medieval, civilizações antigas, sistemas mágicos e muito mais. Aqui também falamos sobre literatura fantástica, de ficção científica, e o worldbuilding presente em filmes, séries e na cultura pop em geral. E claro, muito conteúdo sobre mapas!
Ótimo vídeo!.Eu gostaria de ver um vídeo sobre seu mundo de fantasia com sua narração por cima de seus desenhos
Quero fazer algo assim, mas preciso organizar meu worldbuilding primeiro rsrs
Seu conteúdo é muito bom!
Você poderia fazer um vídeo explicando melhor as rotas de comércio de algumas nações? É algo que eu tenho muita dúvida. De qualquer forma, obrigado! Seus vídeos sempre me ajudam na minha construção de mundo.
Talvez em entre no assunto no conteúdo sobre economia medieval
Sonho: "O que é que mata a esperança?"
Lucifer: "Ver a adaptação de um anime sendo anunciada só pra ir no link e em seguida ver que será uma adaptação da Netflix."
Mesmo acertando de vez em quando, Netflix é difícil de defender...
@@GuiadeWorldbuilding é que expecificamente no caso das adapitações de anime, a dona Netflix adora guspir na memória afetiva da gente.
Muito bom o vídeo. É legal tb esses vídeos de comentário, com menos pesquisa.
Gostei muito da condensação dos 3, que também estou curtindo.
Eu poderia ter separado em 3 vídeos menores, mas pela temática do vídeo (a fé nas adaptações) funciona melhor falar deles juntos
Aneís do Poder 🤢🤢🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮
Só comentando
=^-^=
Na real eu sou meio bobo com isso, gosto de tudo kkkkkkkkkk
Como eu queria ser assim, tô ficando cada vez mais chata haha
Cgi e cenário de aneis de poder são mais "sólidos" na minha visão. O cgi de house of the dragon (cenários)pareceu meio opaco pra mim como se tivesse um filtro de sepia neles. Os dragões ficaram otimos mas os cenários estavam eterios demais. Podiam ser mais duros. Emfim e so uma opinião estética sobre os cenários apenas.
Eu curto roteiro de AdP, lento e contemplativo, assim como é o livro, mas a direção tem muitos problemas, e o elenco... Poucos ali se salvam.
Sobre CdD: direção e elenco ótimos, mas o roteiro me parece ser feito para os leitores do livro. E nenhuma adaptação devia ser feita somente para os leitores. Eu não li o livro que deu origem à série (apesar de ter lidos os primeiros que deram origem à série de game of thrones), então quando vejo personagens secundários passando dessa pra melhor (como aconteceu no episodio 6) fico pensando "tá, eu devia me importar com esse personagem que teve 3 falas?". E, vendo a repercussão nas redes, me parece que tais personagens tem presença maior no livro, por isso digo que é um roteiro pros leitores e não pra qq telespectador.
Sobre Anéis de Poder: Meu problema maior é com o roteiro. Eu adoro histórias que tomam seu tempo e são lentas, mas não sinto que seja o caso em Anéis de Poder. Muitas cenas parecem não ter propósito narrativo, a história não avança, não desenvolve personagem, não trabalha um tema, parece que estão lá porque o episódio precisava ter uma hora, como nos filers.
Sobre House of the Dragon: entendo porque está tendo essa sensação, mas sobre os personagens na verdade é o contrário. No livro, esses personagens que morrem são só mencionados, quase como figurantes. Na série eles expandiram a participação, porque eles são importantes na vida dos personagens principais. Não são mortes para a gente se importar mesmo rsrs na vdd eu me importei bem mais na série do que no livro, porque na série a gente conheceu eles um pouco melhor. Nenhuma morte relevante aconteceu ainda. Mas é completamente compreensivel que a audiência tenha essa sensação. Quem só conhece a série acha que está rápido, e quem leu o livro tá tipo "ainda estamos aí?", e estamos esperando a história começar de verdade. Eu acho ótimo que começaram a contar lá de trás na juventude da princesa e da rainha, foi uma requisição do Martin, porque antes a HBO queria começar direto na guerra. Então, na minha visão, a série é para todos, mas quem leu o livro sabe o que está por vir e entende melhor as decisões da produção.
O George R R Martin queria 13 episódios por temporada, ele até mencionou isso no "Not a Blog" dele. Alguns detalhes estão um pouco acelerados demais na série, mas fora isso está maravilhosa.
Você me desculpe mas sobre o Sandman da Netflix. somente até o epi 4 foi bom. O resto vai ladeira abaixo. O episodio da morte e do homem imortal são bons.
mas o resto é de dormir.
Os episódios 7, 8, 9 e 10, eu achei mais fracos, e o final não foi lá essas coisas, mas para mim voltou a ficar muito bom com os episódios extras lançados depois.
pessoalmente, achei Sandman bem mediano, por ser artificial e superficial. Apesar de não ser algo necessário para se ter qualidade, as regras do Mundo fantasioso não são muito bem esclarecidas, o mistério, a dúvida e a nebulosidade do mundo apresentado deixam a desejar e é maculado com conclusões rasas de roteiro. Exemplifico, o final do episodio em que ninguém mente, acabar com tudo mundo se matando e agindo de forma inescrupulosa parece ter sido pensado por um adolescente, para adolescente.
ah, otimo vídeo por sinal
apesar de não ser algo necessário para algo de qualidade
Realmente não sei se as regras do mundo ficaram claras para a audiência, porque eu já conhecia elas da HQ, aí fica mais difícil de analisar. Mas sobre ser superficial eu discordo, os temas da HQ estavam lá, trouxe a profundidade que a história precisava. O episódio que as pessoas se matam não está entre os meus favoritos, mas eu gostei. É exagerado (como muita coisa nesse mundo), mas ainda é plausível.