Famoso Volvo Motor Deitado B58 e B10M

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 фев 2025
  • O primeiro chassi para ônibus Volvo lançado no Brasil, mais revolucionário, produzido por mais tempo, e versátil entre ônibus urbanos, rodoviários, e articulados, esse foi o Volvo B58 e seu sucessor B10M, que ficaram muito conhecidos também por sua posição do motor montado deitado entre os eixos, veja agora sua história e curiosidades, não se esqueça de curtir o vídeo.
    O B58 havia surgido na Europa bem antes, em 1966, destinado aos vários modelos de ônibus, essa concepção de motor deitado sob o piso, Antes do primeiro ser montado no Brasil, um importado da Suécia foi montado de forma experimental sobre o modelo CAIO Gabriela Expresso Articulado, modelo que foi para o sistema de transporte coletivo de Curitiba.
    Em 79 o novo chassi inaugurou as atividades da Volvo no Brasil, o motor era modelo THD101 e suas variações, um 6 cilindros de 9,6 litros, o mesmo que equiparia também os primeiro caminhões da volvo no Brasil, modelo N10. O motor era turboalimentado, e atingia até 286cv de potência, montado logo após o eixo dianteiro, com acesso principal pelo lado direito, onde se destacava os 6 cabeçotes, com isso, tinha algumas outras peculiaridades, como entrada de ar para admissão e radiador na dianteira, o radiador era acionado por um cardã.
    Em 1986 viria uma renovação dos chassis volvo, o B10M, com a chegava do Intercooler, que ficava logo abaixo dos cabeçotes do motor e era refrigerado a água, com ele a potência do motor subia para 310cv, a suspensão, antes mista entre molas e bolsas de ar, se tornava totalmente pneumática em todos os eixos.
    O B10M chegou como sucessor do B58, no entanto, a Volvo manteve ao mesmo tempo a produção do B58, que perdurou até o ano de 1998, mantendo-o como alternativa de menor preço de venda em relação ao mais moderno B10M.
    Em 1997 a Volvo lançou seu primeiro Chassi com motor traseiro no Brasil, o B12B, equipado com o motor maior, o 12 litros eletrônico igual aos dos caminhões NL12, de 360 ou 400 cv, o B58 finalmente era retirado de linha, mas o B10 ainda continuou como opção por algum tempo, recebendo versão do motor “eletrônico” EDC, no ano seguinte se juntava às novas opções o B7R, também com motor traseiro, destinado aos urbanos.
    O B10M foi fabricado no Brasil até o ano de 2003, mesmo ano em que o B12B foi substituindo pelo B12R, encerrando assim, o longo legado dos motores deitados da Volvo.
    #volantão #onibus #volvo

Комментарии • 550