Salto com vara

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 ноя 2024
  • Aula 11 - Ainda que atualmente o salto com vara seja praticado por homens e mulheres no campo do atletismo, nem sempre foi assim. Praticado inicialmente no ambiente ginástico e apenas por homens, o salto com vara passou a integrar o calendário oficial da programação masculina dos Jogos Olímpicos desde 1896, quando o americano William Wells-Hoyt saltou 3,30 m. Contudo, no que diz respeito às competições femininas, essa prova passou a integrar a programação do Campeonato Mundial a partir de 1999, bem como dos Jogos Olímpicos a partir de 2000, em Sydney.
    O aprimoramento técnico e o tipo de material utilizado na confecção das varas também sofreram muitas modificações. Inicialmente de bambu, a vara passou a ser de alumínio, de aço e hoje é basicamente fabricada com fibra de carbono. Da mesma forma, a técnica empregada - e que depende do material da vara - também sofreu modificações, e hoje encontramos a técnica da vara rígida e a técnica da vara flexível.
    Ainda que atualmente a vara flexível seja a mais utilizada pelos saltadores de alto rendimento, realizaremos a descrição da técnica da vara rígida, tendo em vista o custo reduzido do material (bambu) e as facilidades de ensiná-la a iniciantes. De qualquer forma, ambos os estilos técnicos envolvem: empunhadura, corrida e preparação para o encaixe; o salto em si (impulsão, elevação, giro e transposição); e a queda
    DISCIPLINA: Atletismo: aspectos pedagógicos e aprofundamentos

Комментарии •