A dica é alguma vez na vida fazer alguns tanques completos de Etanol e aprender qual é a média que seu carro faz separado nos dois combustíveis e ter isso à mão na hora do posto. Meu antigo Fiestinha 1.0 fazia 8.5km/l na Gasolina e 7km/l no Etanol, ou seja, no meu caso já valia à pena abastecer com Etanol mesmo quando o preço dele era próximo de 82% do preço da Gasolina.
Vale lembra outro ponto também e a questão da Octanagem dos 2 combustíveis o álcool suportar mais pressão que a gasolina que influi no consumo de combustível também
Murta. Faz uma parte 2 desse vídeo, falando sobre as demais variáveis dessa questão etanol/gasolina. Sobre corrosão do sistema de injeção de combustível pelo álcool, e porque na prática os mecânicos não recomendam usar a mistura dos dois combustíveis (como os fabricantes diziam em suas propagandas) e sim um combustível ou o outro.
será que andar com uma rotação muito baixa visando o consumo de combustível pode causar algum problema para o veiculo ? tipo como se comporta a pressão de óleo e a respiração do motor em rotações muito baixas e o cambio pode sofrer algum tipo de dano por isso? acho que daria pra fazer um vídeo a respeito deste tema
Carros que não tem bomba de óleo variável sofrem muito ao parar no sinal, pois a rotação baixa da marcha lenta não é suficiente pra subir quantidade grande de óleo pro cabeçote então aquece muito. Então não é legal andar numa rotação muito baixa, nem economiza combustível. São 2 fatores que determinam o consumo de combustível, o primeiro deles é a rotação do motor, quanto maior a rotação maior o consumo. Muita gente só leva em consideração esse fator, o da rotação, porém não é o mais importante. O mais importante é o TPS, que é o quão profundo se pisa no acelerador, esse sim é o mais importante. Muitas vezes é mais interessante manter uma velocidade numa marcha menos, numa quarta por exemplo, pisando menos no acelerador do que manter a mesma velocidade numa quinta marcha ( isso acontece muito em subidas principalmente em carros mais fracos, 1.0/1.4 ). Além disso uma rotação mais alta limpa as válvulas de escape e um pouco as válvulas de admissão ( pra limpar bem as válvulas de admissão é preciso pisar fundo no acelerador pois o fluxo intenso de ar entrando empurra o que tiver pela frente, se o combustível for aditivado melhor ainda). Então sim, andar com rotação baixa demais da sim problema pro veiculo, que é justamente o acumulo de carbono nas válvulas ( por falta de respiração do motor como você disse) e a falta de lubrificação do cabeçote. Sobre o cambio eu não sei informar, acredito que não.
@@Fiinalizingdt depende meu carro uma vez morreu assim estava parando no sinal de 5 marcha e baixa velocidade ele apagou talvez era 20 ou 30km e morreu.
Já vi video um tempo atrás (não lembro onde) que o resultado no consumo foi a contrario, bebeu mais andando desse jeito. E a explicação foi a seguinte: Pra andar em rotação muito baixa, com uma velocidade normal, precisa estar numa marcha mais pesada e pro motor conseguir ter força pra manter a velocidade ele precisa de mais combustível e mais ar pra gerar um explosão mais forte.
Com meu hb20s 1.0 turbo faço média de 10.5 km/l com gasolina e com etanol faço 8.3 km/l, então é mais vantagem etanol, razão E/G é 79%. Essa razão teórica de 70% depende em cada carro, estilo de condução e condições de trânsito. Dica: verifique seu carro como reage com cada combustível, pois essa razão estequiométrica varia para cara veículo!
@@Nikolas_100 tô vendo esse vídeo hoje rsrs um ano depois. Mais cara, eu tenho um HB20 1.6, peguei com 40 mil, está com 230 agora. Sempre usei etanol devido a taxa de compressão e pq compensa mais aqui em SP, nunca tive problemas, motor está tudo em ordem, sempre fazendo as manutenções nada de problemas.
Então... Quem fala isso não sabe de nada! A injeção foi feita pra corrigir a mistura em qualquer proporção!!! Já fiz mistureba demais também e NUNCA me aconteceu nada!
@@thgdriver tem uma galera que ta usando muito gasolina e quando coloca álcool, da erro na leitura da central. Ja ouvi que acontece em alguns carros da Fiat
Fiat Uno Way 1.3 Firefly tem relação de 82% entre os combustíveis. Esse motor trabalha com taxas de compressão mais altas, 13,1:1, então é mais interessante usar etanol. Cada carro tem uma variação, não fiquem preso no 70% porque é um erro, estará perdendo dinheiro. Mas eu coloco sempre etanol por ser um combustível renovável.
@@ricardodinizcota5240 O meu ando muito estrada de chão, mas tem feito uma média geral de 11 km/L no etanol desde que comprei. Em viagem a 100~120 km/h ele faz 12,5. A vantagem do Sporting é o pneu ser de asfalto, pq pneu misto faz gastar mais mesmo, mas preciso dele pra terra.
Além da razão estequiométrica, tem que ser levando em consideração a taxa de compressão dos motores, dependedo do fabricante, o motor pode ser melhor aproveitado para Etanol ou Gasolina
Se pegar 2 motores iguais e deixar um melhor pra gasolina (menos taxa e etc) e outro melhor pra álcool (mais taxa e etc), a autonomia do álcool pode ser igual ou maior do que a gasolina?
@@lockdownenemy2286 não, por causa da razão estequiométrica. Ela é muito mais relevante que a taxa de compressão, e ela é imutável, é uma característica do combustível.
Existem carros que tem a tendência de preferir um combustível ou outro ? O meu carro faz uma média na gasolina muito pouca coisa a mais em relação ao etanol, principalmente em estrada. Fiz o teste indo de sp/rj em duas ocasiões diferentes, em cada viagem fiz com um combustível. No etanol consegui média de 11.5 km/L, tempos depois fiz a viagem com gasolina comum e a média só subiu para 12.5 km/L, e por são paulo o etanol ser mais barato, acabo sempre optando por etanol.
Sugestão, faça um vídeo sobre o carro flex " se acostumar " com um ou outro combustível e na hora de trocar de combustível é necessário isso e aquilo, tem muitos mitos sobre isso...
Bom, eu já calculo o valor do km rodado, pois mesmo o valor do combustível na bomba batendo os cálculos como você falou, nem sempre é o melhor a se fazer.
@Ariel Sim por isso que seria bom se ele fizesse um gol quadrado elétrico. E seira uma boa base para nós entusiasta automotivo pra fazer igual ou parecido.
Isso vale pra qualquer carro, não só pra turbo. O risco maior pro turbo é poder puxar uma pedra, quebrar as pás e ser empurrado pra admissão os pedaços.
Pior que é verdade! Tenho um Uno Mille 2011 (já o Economy), ele praticamente só compensa etanol mesmo. Ele faz excelente média na gasolina andando de boa na cidade, mas no etanol também faz, então no cálculo de valor do meu estado dá a mesma coisa na gasolina e no etanol, só que no etanol o carro fica o capeta pra andar 😂 agora na estrada por incrivel que pareça, na minha mão na gasolina não chega a nem 1 km por litro a mais que etanol, fora que cai na subida, então eu literalmente fico mais de ano sem gasolina, só etanol.
Tive um Uno 1.4 que só compensava rodar no álcool, se fosse inferior a 64%. Um exemplo, na rodovia o carro na gasolina fazia 15 km/l e no álcool fazia 10.
É isso mesmo. O Fire 1.4 tem um consumo muito próximo do 1.0. O meu Mille faz 13 no álcool e 17 na gasolina. Gasto menos pois o carro é mais leve, se fosse no Palio o consumo seria esse do seu antigo Uno.
Da hora que eu tenho um Palio flex que no dia a dia, sempre foi abastecido com gasolina. Desde o começo do ano só abasteço no álcool, e o consumo não mudou em absolutamente nada. Estou no centro de SP. Provavelmente a taxa de etanol na gasolina dos postos Ipiranga e Petrobras que sempre abasteci, estão bem acima do normal kkkkk Detalhe, tenho uma BMW E36 que só ando na podium, quando abasteço no mesmo posto Petrobras o carro fica perfeito! Já na comum o carro fica uma porcaria, sinto que perde mais de 20% da força mas não falha nem nada. Brasil é complicado!
E em relação a qualidade do combustíveis? Estava lendo que o álcool ajuda a resfriar o motor e sinto que o tork aumenta, particularmente gosto de andar uma marcha acima para andar com o rpm baixo(tenho o pé pesado ) e no álcool consigo atingir uma velocidade "x" a 4mil giros e na gasolina a mesma velocidade precisaria estar próximo a 5 mil giros . O quão diferente são? E o quão" bem" cada combustível faz para o motor ? Pois dependendo do Tork a economia pode vir pelo rpm que o motor precisa pra se manter na velocidade "x"
Se pegar 2 motores iguais e deixar um melhor pra gasolina (menos taxa e etc) e outro melhor pra álcool (mais taxa e etc), a autonomia do álcool pode ser igual ou maior do que a gasolina?
Quando se mistura , 100% de etanol por 40% ou 30% de gasolina. Da muita diferença ou não? Ou quando abastecer ao invés de mistura os combustíveis e melhor usa só 1 gasolina ou etanol só ? Alguém sabe pra explicar melhor . Eu só abasteço assim. Misturando os 2. Mas sempre mas etanol que gasolina
Eu prefiro e tenho um carro a álcool ainda carburado ( etanol) uma vez ouvi que carro Flex e um carro a gasolina e a injeção corrige essa falta de compressão, não se assim, mas queria ver um carro flex taxado (so taxado e nada mais )para Etanol rodando e ver a diferença com um outro carro flex sem essas modificações,ACHO que teria um grande diferença
Tenho um Sentra 2016, o antigo dono só usava etanol. Acontece que se eu colocar gasolina nele, o consumo continua exatamente igual, ao que teria se estivesse abastecido com álcool. Sabe me dizer o que pode ser?
Bacana. Só acho que deveria ressaltar que essa diferença de 70% não é valida pra todo carro não. O certo é ir na ficha técnica do carro e verificar por lá a razão do consumo do álcool pra gasolina pra decidir qual vale mais a pena no momento.
E referência a um meme, duas crianças gritando aqui ja choveu e já relâmpago, aqui tá chovendo e repangalejando , só jogar essa frase no RUclips e encontra o video
Pior q já percebi sempre bati nessa tecla tem ligar Aki q chega o álcool a ser 2 reias mais barato q a gasolina e o Álcool tá 4 e pouco num cálculo base q tinha feito basicamente a diferença do preço do álcool pra gasolina seria de 2 reias q daria praticamente 500ml de diferença ou seja vc teria em média 500ml a mais de álcool do q a gasolina esse 500ml a mais comparando com o preço é oq pode fazer de diferença pois as vezes a diferença do álcool e gasolina seria 5km mais quantos km seu carro faria com 1litro de álcool logo com 500ml faria a metade e talvez acabasse vendo se valeria a pena no meu cálculo ainda daria no mesmo pois a diferença as vezes é de 5km como dito mais as vezes faz 1 litro de álcool chega a fazer uns 10km por exemplo e metade daria 5km ou seja daria no mesmo pelo cálculo q eu fiz mais dependendo de valor da certo
Gasolina Lubrifica mais, pois o Etanol é muito seco . E ela não oxida as partes internas do sistema de alimentação E sobre a sujeira que ela deixa, é só usar a Aditivada que resolve o problema
meu carro principal é um hb20 1.6 manual, eu faço 6 no alcool e 7 na gasolina, só faço as contas na bomba pq o computador de bordo mente muito. Então com a gasolina 8 reais se o alcool tiver 6.85 já vale a pena colocar alcool no meu caso. Meu outro carro é um kwid, no mesmo percurso do hb20 eu faço 14 na gasolina e 10 no alcool . No caso do kwid vale a pena colocar alcool se tiver 5.71 pra baixo ( com a gasolina 8 reais ). Antes do hb20 eu tinha um c4 2.0 AT e ele fazia 8 na gasolina no mesmo percurso.
@@GAMERKUROSAKI é pq meu percurso é bem travado , pego bastante transito. Eu usei o hb20 1.6 AT durante 1 mes e foi pior ainda, fazia 6 no máximo na gasolina . O automático bebe mais ainda
@@GAMERKUROSAKI pois é, sinto muita falta do meu c4, era um carro muito superior ao hb20, eu quis trocar ele pois achava que bebia muito ( fazia 8), acabei me lascando kkkk
@@arthurlyra9959 aqui onde moro acontece muito isso, cara t oca carro 1.8/2.0 mais simples achando que vai economizar combustível mas acaba perdendo conforto pq é tanta ladeira e trânsito que o 1.0 acaba bebendo muito. Não abro mão dos meus 1.8, tinha uma Saveiro 1.6 e troquei em um Santana 1.8 e tô de boa com o consumo dele.
E se vc abastecer meio a meio o que acontece?Tipo 100 reais de combustivel 50 gasolina e 50 Alcool ?um segura o outro e pelo preço do alcool ser menor ainda ganha mais quantidade de litros no tanque ,e ai??
Dica simples: divide o valor do combustível pelo km q seu carro faz, assim vc sabe quanto gasta por km. Ex: -Meu carro faz 13 na gasolina q custa 7,39, então gasto 0,568 centavos por km. -Meu carro faz 9 no etanol q custa 5,09, então gasto 0,565 centavos por km.
exatamente o que eu ia comentar. essa conta dos 30% por exempo, tive uma Duster que essa proporção ficava em 23,5%. Por isso considero o jeito mais preciso a conta do custo por km.
O murta tenho um Etios rodo de aplicativo . Se colocar podium teoricamente uma combustível puro ... Se ele faz 12 na gasolina com etanol ele vai fazer quase vinte ?
Ótimo vídeo, mas poderia fazer técnico Murta kkkkk prefiro inclusive. Alguns pontos: 1 - Essa proporção 70% no preço é da época do primeiro Gol Flex, qnd a mistura ainda era de 20% de Etanol na gasolina. Hoje em dia já mudou, mas só vale pra calcular comercialmente o preço. 2 - Pra saber qual combustível compensa, além de saber se a razão/taxa de compressão do motor (se mais pra Etanol ou Gasolina), o motorista deve tirar a média com os dois combustíveis e através do consumo determinar qual combustível é mais viável pelo custo do km rodado. 3 - Além disso, cada um deve considerar sua topografia, trajeto, manutenção, trânsito, pois tudo isso influencia. Temos um grupo de Whats onde alguns conseguem 14 km/l enquanto outros amargam 6km/l. 4 - No mais, excelente trabalho. Sei que tudo isso você sabe e o intuito do vídeo foi ser simples.
Galera, tenho uma dúvida: Estou negociando uma Caravan 6cc a álcool. O problema é que na minha cidade não tem posto que forneça. Tenho um Galao de mil litros. Pensei em pedir para o comboio da cidade mais próxima vir encher. Só estou encucado, se não fica velho ou “estraga” o etanol se deixar no Galao. Alguém sabe responder?
o X da questão gira em volta de que o Etanol tem 30% menos poder calorífico, por isso é mais consumido pelo veículo, rendendo menos, mas possui mais resistência a compressão (octanagem) podendo dar maior potencia caso o veículo use uma compressão maior
Curiosidade sobre isso da taxa de compressão.... O Flex acaba não tendo taxa perfeita pra etanol nem gasolina né? Vale a pena eu escolher uma mistura dos dois levando em consideração a taxa do motor que eu uso pra ter a "mistura ideal"?
Eu queria saber pq o preço do etanol sobe junto com a gasolina, pra mim não faz o menor sentido usar etanol se ele estiver 30% mais barato ele tinha que ser 40% ou 50% pra gente parar de usar gasolina e usar algo que é nosso, feito aqui, com a matéria prima e mão de obra daqui
Mencione tbm a qualidade da gasolina que temos! Além do álcool na sua composição, temos ou solventes. Já abasteci meu carro com gasolina que fez média de álcool.
murta vale lembrar que essa diferença de 30% pode variar em alguns carros, por exemplo, no hb20 1.6, tomando como base os dados do site carros na web, no etanol o hb20 roda 28% menos do que com gasolina, isso tomando como base o consumo. mas eu vejo que no seu video você deu bastante enfase em como ocorre o fenômeno quimico entre os combustíveis e o ar. ps: eu comecei um canal no YT a pouco tempo e nesse domingo soltei um video justamente falando desse assunto rsrsrsrs, quem quiser conferir: garagem do grandão
Eu tenho um hb20 1.6 manual, e no meu caso, faço 6 no álcool e 7 na gasolina, então no meu caso o etanol roda 14% menos do que com gasolina. Minha sorte é que tenho um kwid e ele faz 10 no alcool e 14 na gasolina nesse mesmo trajeto que faço com o hb20. Antes do hb20 eu tinha um c4 2.0 AT que fazia 8 na gasolina no mesmo percurso.
2 года назад
@@arthurlyra9959 isso varia muito tbm de como é o transito na sua cidade e a condição da via, no meu caso lembro de já ter feito 8,5 no etanol na cidade, e normalmente faço uns 11,5, na gasolina, já consegui 12,5, mas andando muuuito na boa e sem usar AC nunca. por isso é interessante cada um tirar a media nos dois combustiveis no proprio carro
@ pois é, não da pra comparar consumo urbano com o de outras pessoas pq cada um tem seu trajeto. Mas no meu percurso o kwid consome a metade do que o hb20 1.6.
VDD, TENHO ONIX PLUS, NA GASOLINA RENDE MUITO MAIS. PORÉM ABASTEÇO 4 TANQUES DE ETANOL E 2 DE GASOLINA, FAÇO ISSO PARA MANTER O MOTOR LIMPO DEVIDO ETANOL NÃO CRIAR CARBONIZAÇÃO.
Cara isso é foda pq depende um pouco do carro, no etanol meu 1.6 faz 7-9km/L já na gasolina faz entre 13/ 16km/L nos melhores dias. Cada acelerada no etanol, dói de ver o painel marcando 5km / L
@@filipebraga355 Mais ou menos. A taxa ajuda na potencia e no consumo sim, mas quanto maior a taxa, maior a chance de ter pré-ignição, o que seria um grande problema. Pra gasolina, hoje, uma taxa segura é em torno de 12,5, já se for só pra Etanol, 14:1 ta de boa.
Não existe mais essa de 70%, isso foi criado em 2003 quando começou o carro Flex o Boris falou exatamente sobre isso. Eu mesmo utilizo Álcool desde 2008 as desvantagens da Gasoli9na são tantas que não utilizo, até usava no reservatório mais meu Polo TSI não precisa mais e a Gasolina a quase R$2,00 de diferença ai nem penso na possibilidade.
@@robsondc2 São malucos todos os dois, ainda mais mecânicos, utilizo desde 2008 dessa época para cá nunca usei gasolina e nunca falo nunca tive um único problema meus carros, nem mesmo precisei fazer limpeza de bicos ou o melhor descarbonização, então faz assim usa gasolina.
Se a razão estequimetrica da gasolina é de 14/1 e a do álcool 8/1 o consumo não deveria ser mais elevado na gasolina? pra mesma quantidade de ar precisa de quase duas vezes mais gasolina do que alcool pra combustão
Murta, boa noite. Eu pensei q a razão estequiometria era de 14 p o álcool e 8 p a gasosa. Por essa razão q se consumia mais álcool, ou seja, por ele possuir um menor poder calorifico injeta-se mais álcool q gasolina.
Exatamente! Para ajudar, vc precisa saber a média que teu carro faz no álcool e a média que faz na gasolina. Então, vc vai dividir o valor do combustível na bomba pela média que ele faz. Ex. Custo do álcool na bomba 5,10. Média que faz no álcool 9. 5,10/9= 0,56 centavos por km rodado. Fazendo esse cálculo para os combustíveis, independente do valor do atual vc sempre vai saber qual é mais vantajoso para teu bolso.
Tem um detalhe bem interessante. Se fala em 30% de diferença, devido ao gol flex lá de 2003, onde essa razão fazia sentido. Carros mais novos, devido a configurações diferentes, podem ter essa proporção (30%), inferior ou superior, cabe a você descobrir ela, para que a conta do custo faça sentido. No geral os 30% só serve para flex daquele ano...
Olá! eu queria realmente ver um carro atual com toda tecnologia disponível um motor 100% etanol ninguém fez até hoje, pois aí toda essa conversa de calculo de valor mudaria , acredito que o consumo seria bem próxima desta gasolina de baixa qualidade que temos ,até você Murta, cadê o fiesta com rocan taxado que não vi funcionando ??
Interessante, bom do álcool também que aumenta a potência do carro Hoje o álcool aqui compensa, está a 66% do valor Pelo menos aqui na cidade, todos os postos ja tem esse cálculo na fachada, inclusive falando quando vale ou não a pena
Se for levar em conta a economia a longo prazo, a gasolina tem um fator mais favorável. O Etanol (Álcool de posto) é hidratado, ou seja, recebe água na composição. Água no sistema de combustão é o maior inimigo. Ele acelera a oxidação. Vai diminuir a vida útil da Bomba de combustível, das velas, dos bicos injetores. A gasolina não causa tanto desgaste assim. Então se for levar em conta a manutenção a longo prazo, a gasolina é melhor. Eu uso etanol só em emergências, no mais, não compensa.
Não compensa mesmo, quem faz só a conta no posto e se esquece do quando o etanol detona o carro, acaba tomando um prejuízo lá na frente ou passando a bomba pra outro. Quem acompanha o ADG da High Torque, nunca mais coloca etanol no carro...
@@will1001100 Exato. Eu só enchi o tanque de etanol uma vez, num carro alugado. Em SP estava 2,59 o litro e gasolina quase 4. Eu recebi e devolvi com etanol. Hoje com o etanol a quase 6,00 não compensa de forma nenhuma.
Discordo, para o etanol valer a pena a relação deve ser de 60% ou menos. Se for olhar só a questão de consumo, basta ser 65% ou menos, mas o etanol causa desgaste prematura de algumas peças. Uma dessas peças (que esqueci o nome) foi utilizada a princípio nos motores a diesel, sendo adapta posteriormente aos motores de ciclo Otto. Ao utilizar etanol, essa peça vai carbonizando e sendo corroída, de modo que estraga prematuramente. Ao estragar, a manutenção não sai barata, com isso a economia que você fez no etanol, vai embora. Portanto, para você economizar de verdade, tanto na hora de abastecer, quanto na hora de fazer manutenção, a relação verdadeira é 60% ou menos, preferencialmente 50%. Outra ressalva: usar etanol em motores com injeção direta é pedir para ter dor de cabeça, principalmente motores sobre alimentados, exemplo disso são os TSI. Colocou etanol, vai ter dor de cabeça
Deixando um exemplo aqui: Foi admitido 100 partes de ar na câmara de combustão a gasolina (PURA) precisaria de 6,6666... partes para uma combustão perfeita o álcool precisaria de 12,5 partes para uma combustão perfeita
to quase um mecânico, de tanto que já aprendi com esse canal.. Sucesso
A dica é alguma vez na vida fazer alguns tanques completos de Etanol e aprender qual é a média que seu carro faz separado nos dois combustíveis e ter isso à mão na hora do posto. Meu antigo Fiestinha 1.0 fazia 8.5km/l na Gasolina e 7km/l no Etanol, ou seja, no meu caso já valia à pena abastecer com Etanol mesmo quando o preço dele era próximo de 82% do preço da Gasolina.
Se for zetec rocam bebe mesmo. Ainda mas se não tiver com a revisão toda certinha... o ka 1.0 não passa de 9.5 gasolina na cidade.
O seu Fiesta era street ou zetec?
Vale lembra outro ponto também e a questão da Octanagem dos 2 combustíveis o álcool suportar mais pressão que a gasolina que influi no consumo de combustível também
Murta. Faz uma parte 2 desse vídeo, falando sobre as demais variáveis dessa questão etanol/gasolina. Sobre corrosão do sistema de injeção de combustível pelo álcool, e porque na prática os mecânicos não recomendam usar a mistura dos dois combustíveis (como os fabricantes diziam em suas propagandas) e sim um combustível ou o outro.
Up
será que andar com uma rotação muito baixa visando o consumo de combustível pode causar algum problema para o veiculo ? tipo como se comporta a pressão de óleo e a respiração do motor em rotações muito baixas e o cambio pode sofrer algum tipo de dano por isso? acho que daria pra fazer um vídeo a respeito deste tema
bom ponto
Carros que não tem bomba de óleo variável sofrem muito ao parar no sinal, pois a rotação baixa da marcha lenta não é suficiente pra subir quantidade grande de óleo pro cabeçote então aquece muito. Então não é legal andar numa rotação muito baixa, nem economiza combustível. São 2 fatores que determinam o consumo de combustível, o primeiro deles é a rotação do motor, quanto maior a rotação maior o consumo. Muita gente só leva em consideração esse fator, o da rotação, porém não é o mais importante. O mais importante é o TPS, que é o quão profundo se pisa no acelerador, esse sim é o mais importante. Muitas vezes é mais interessante manter uma velocidade numa marcha menos, numa quarta por exemplo, pisando menos no acelerador do que manter a mesma velocidade numa quinta marcha ( isso acontece muito em subidas principalmente em carros mais fracos, 1.0/1.4 ). Além disso uma rotação mais alta limpa as válvulas de escape e um pouco as válvulas de admissão ( pra limpar bem as válvulas de admissão é preciso pisar fundo no acelerador pois o fluxo intenso de ar entrando empurra o que tiver pela frente, se o combustível for aditivado melhor ainda). Então sim, andar com rotação baixa demais da sim problema pro veiculo, que é justamente o acumulo de carbono nas válvulas ( por falta de respiração do motor como você disse) e a falta de lubrificação do cabeçote. Sobre o cambio eu não sei informar, acredito que não.
Nada haver, só n vai querer andar de 5 marcha a 60 por hora ou de 4 a 30 por hora , 😉
@@Fiinalizingdt depende meu carro uma vez morreu assim estava parando no sinal de 5 marcha e baixa velocidade ele apagou talvez era 20 ou 30km e morreu.
Já vi video um tempo atrás (não lembro onde) que o resultado no consumo foi a contrario, bebeu mais andando desse jeito. E a explicação foi a seguinte: Pra andar em rotação muito baixa, com uma velocidade normal, precisa estar numa marcha mais pesada e pro motor conseguir ter força pra manter a velocidade ele precisa de mais combustível e mais ar pra gerar um explosão mais forte.
Entrei no seu canal pelo Vader que vi no programa de televisão. E vibrei muito quando ele deu um pau no Camaro.
👊😎
O cerne da questão é q o Etanol tem menos poder calorifico então precisa ser injetada maior quantidade para gerar a mesma explosão.
Com meu hb20s 1.0 turbo faço média de 10.5 km/l com gasolina e com etanol faço 8.3 km/l, então é mais vantagem etanol, razão E/G é 79%. Essa razão teórica de 70% depende em cada carro, estilo de condução e condições de trânsito. Dica: verifique seu carro como reage com cada combustível, pois essa razão estequiométrica varia para cara veículo!
Lembrando que a Gasolina é mais saudável para o carro do que o Álcool
@@Nikolas_100 tô vendo esse vídeo hoje rsrs um ano depois. Mais cara, eu tenho um HB20 1.6, peguei com 40 mil, está com 230 agora. Sempre usei etanol devido a taxa de compressão e pq compensa mais aqui em SP, nunca tive problemas, motor está tudo em ordem, sempre fazendo as manutenções nada de problemas.
@@ilikecookie7556bom saber. Vlw
Um dos poucos canais que explicou sobre o porquê do gasto à mais no álcool ,em comparação com a gasolina de forma técnica e simples .parabéns!
Vídeo excelente sobre as diferenças entre álcool ou gasolina, bem explicado parabéns. 😀🤝
Melhor explicação do RUclips, parabéns.
Tem gente dizendo que não pode misturar álcool com gasolina.
Eu uso a mistura em qualquer % e nunca tive problemas
Então... Quem fala isso não sabe de nada! A injeção foi feita pra corrigir a mistura em qualquer proporção!!! Já fiz mistureba demais também e NUNCA me aconteceu nada!
@@thgdriver tem uma galera que ta usando muito gasolina e quando coloca álcool, da erro na leitura da central.
Ja ouvi que acontece em alguns carros da Fiat
O segredo é abastecer e rodar uns 3km pra reconhecer, acho que outro problema é quando ta adulterado e os dois se separam no tanque.
Fiat Uno Way 1.3 Firefly tem relação de 82% entre os combustíveis. Esse motor trabalha com taxas de compressão mais altas, 13,1:1, então é mais interessante usar etanol. Cada carro tem uma variação, não fiquem preso no 70% porque é um erro, estará perdendo dinheiro. Mas eu coloco sempre etanol por ser um combustível renovável.
O meu Fiat Uno Sporting 1.3 Fire fly uso sempre etanol! Ando na rodovia 60 Km por dia e no final de semana completo o tanque à média é 12,5 Km / L.
@@ricardodinizcota5240 O meu ando muito estrada de chão, mas tem feito uma média geral de 11 km/L no etanol desde que comprei. Em viagem a 100~120 km/h ele faz 12,5. A vantagem do Sporting é o pneu ser de asfalto, pq pneu misto faz gastar mais mesmo, mas preciso dele pra terra.
@@asprino.imoveis Entendi! Beleza...
Melhor conteúdo do RUclips parabéns murta 👏👏👏👏👏
Melhor conteúdo de relevância do RUclips Brasuca 🙏
Parabéns pelo vídeo! Acompanho o canal a algum tempo e gostei desse novo formato mais curto e com uma edição mais divertida.
Além da razão estequiométrica, tem que ser levando em consideração a taxa de compressão dos motores, dependedo do fabricante, o motor pode ser melhor aproveitado para Etanol ou Gasolina
Se pegar 2 motores iguais e deixar um melhor pra gasolina (menos taxa e etc) e outro melhor pra álcool (mais taxa e etc), a autonomia do álcool pode ser igual ou maior do que a gasolina?
O ae 111 funciona melhor no etanol? Pq o meu motor e funciona mal pra porra
@@jhonnatavictor6109 cara o seu deve ter problema porque o meu 111 é mais econômico no álcool,tipo 9 a 10 com litros na cidade
@@jhonnatavictor6109 No meu Fox 1.6 Ea111 a taxa de compressão é 12:1 sendo assim o rendimento melhor é no Etanol.
@@lockdownenemy2286 não, por causa da razão estequiométrica. Ela é muito mais relevante que a taxa de compressão, e ela é imutável, é uma característica do combustível.
Muito boa explicação. Ficou muito claro agora como saber o cálculo da melhor opção.
Cara show de explicação, porém eu chamaria de "álcoolina" ao invés de gasolina rsrs
O Etanol aditivado da Shell evita a borra branca?
Existem carros que tem a tendência de preferir um combustível ou outro ?
O meu carro faz uma média na gasolina muito pouca coisa a mais em relação ao etanol, principalmente em estrada. Fiz o teste indo de sp/rj em duas ocasiões diferentes, em cada viagem fiz com um combustível. No etanol consegui média de 11.5 km/L, tempos depois fiz a viagem com gasolina comum e a média só subiu para 12.5 km/L, e por são paulo o etanol ser mais barato, acabo sempre optando por etanol.
Murta, se der faz um video falando sobre o blocante que vc usa no mileniun falcon
Nunca tinha ouvido falar sobre o blocante torsen
Murta,
Cruze 1.4 Turbo qual combustível vc indica?
A mistura 50% Álcool + 50% PODIUM, o que acha?
Excelente pesquisa... Tens o meu respeito pelo trabalho que tens feito
Eu nem ia comentar
mais sempre abasteço com os dois combustíveis ⛽ será que dá diferença
Porque alguns motores tem um consome mais que outros no álcool? Por exemplo: Motor GM consome muito no álcool e outro não tanto?
Sugestão, faça um vídeo sobre o carro flex " se acostumar " com um ou outro combustível e na hora de trocar de combustível é necessário isso e aquilo, tem muitos mitos sobre isso...
Fiesta zetec rocam é bom nisso
Parabéns 👏 até eu aprendo com vc 😍👏
Bom, eu já calculo o valor do km rodado, pois mesmo o valor do combustível na bomba batendo os cálculos como você falou, nem sempre é o melhor a se fazer.
Tem como de alguma diminuir esse consumo 30% a mais do álcool, visando usar uma bomba de combustível somente para álcool??
Vaz um projeto um gol quadrado com motor elétrico da Weg com a parceria com a FT.
@Ariel Sim por isso que seria bom se ele fizesse um gol quadrado elétrico. E seira uma boa base para nós entusiasta automotivo pra fazer igual ou parecido.
Faz um video falando os males de andar de carro turbo sem filtro na estrada de terra, tipo os riscos, oque acontece com o motor, etc
Isso vale pra qualquer carro, não só pra turbo. O risco maior pro turbo é poder puxar uma pedra, quebrar as pás e ser empurrado pra admissão os pedaços.
@@Diego_XLsim, mas turbo sofre mais né, mas um video desse assunto seria interessante
sempre os melhores videos
O certo é o cálculo estatístico.
GM Astra/Vectra a razão é 70%
Fiat Fire muda um bocado, geralmente o álcool compensa mais.
Pior que é verdade! Tenho um Uno Mille 2011 (já o Economy), ele praticamente só compensa etanol mesmo. Ele faz excelente média na gasolina andando de boa na cidade, mas no etanol também faz, então no cálculo de valor do meu estado dá a mesma coisa na gasolina e no etanol, só que no etanol o carro fica o capeta pra andar 😂 agora na estrada por incrivel que pareça, na minha mão na gasolina não chega a nem 1 km por litro a mais que etanol, fora que cai na subida, então eu literalmente fico mais de ano sem gasolina, só etanol.
Bora então assistir o café, e comer o murta.
O meu carro favorito do seu canal é o gol bola azul 💙 Turbo.
Tive um Uno 1.4 que só compensava rodar no álcool, se fosse inferior a 64%. Um exemplo, na rodovia o carro na gasolina fazia 15 km/l e no álcool fazia 10.
É isso mesmo.
O Fire 1.4 tem um consumo muito próximo do 1.0.
O meu Mille faz 13 no álcool e 17 na gasolina. Gasto menos pois o carro é mais leve, se fosse no Palio o consumo seria esse do seu antigo Uno.
Ainda prefiro gasolina, menos dor de cabeça devido a corrosão do etanol.
Da hora que eu tenho um Palio flex que no dia a dia, sempre foi abastecido com gasolina.
Desde o começo do ano só abasteço no álcool, e o consumo não mudou em absolutamente nada.
Estou no centro de SP. Provavelmente a taxa de etanol na gasolina dos postos Ipiranga e Petrobras que sempre abasteci, estão bem acima do normal kkkkk
Detalhe, tenho uma BMW E36 que só ando na podium, quando abasteço no mesmo posto Petrobras o carro fica perfeito! Já na comum o carro fica uma porcaria, sinto que perde mais de 20% da força mas não falha nem nada.
Brasil é complicado!
A podium tem mais octanagem, ganha força mesmo o motor
E em relação a qualidade do combustíveis? Estava lendo que o álcool ajuda a resfriar o motor e sinto que o tork aumenta, particularmente gosto de andar uma marcha acima para andar com o rpm baixo(tenho o pé pesado ) e no álcool consigo atingir uma velocidade "x" a 4mil giros e na gasolina a mesma velocidade precisaria estar próximo a 5 mil giros .
O quão diferente são? E o quão" bem" cada combustível faz para o motor ? Pois dependendo do Tork a economia pode vir pelo rpm que o motor precisa pra se manter na velocidade "x"
Eu uso 50% de gasolina e 50% de alcol e consigo fazer 15 a 16 Km por litro no meu onix 2015 LS
Murta, faz um teste colocando metanol num carro flex.
Ja acabou a ação entre amigos? Queria participar!
Se pegar 2 motores iguais e deixar um melhor pra gasolina (menos taxa e etc) e outro melhor pra álcool (mais taxa e etc), a autonomia do álcool pode ser igual ou maior do que a gasolina?
Não, gasolina sempre e superior, aínda mais os motores modernos a diferença e bem nítida
Talvez em alta velocidade o álcool consuma quase o mesmo tanto que a gasolina
Quando se mistura , 100% de etanol por 40% ou 30% de gasolina. Da muita diferença ou não? Ou quando abastecer ao invés de mistura os combustíveis e melhor usa só 1 gasolina ou etanol só ? Alguém sabe pra explicar melhor . Eu só abasteço assim. Misturando os 2. Mas sempre mas etanol que gasolina
Eu prefiro e tenho um carro a álcool ainda carburado ( etanol) uma vez ouvi que carro Flex e um carro a gasolina e a injeção corrige essa falta de compressão, não se assim, mas queria ver um carro flex taxado (so taxado e nada mais )para Etanol rodando e ver a diferença com um outro carro flex sem essas modificações,ACHO que teria um grande diferença
Murta eu tenho um gol g5 1.0 que faz 9 km por litro alco ou gasolina.
Tenho um Sentra 2016, o antigo dono só usava etanol. Acontece que se eu colocar gasolina nele, o consumo continua exatamente igual, ao que teria se estivesse abastecido com álcool. Sabe me dizer o que pode ser?
preço do álcool / preço da gasolina < ou = 0,7 abastecer com álcool. Certo ?!
Bacana. Só acho que deveria ressaltar que essa diferença de 70% não é valida pra todo carro não. O certo é ir na ficha técnica do carro e verificar por lá a razão do consumo do álcool pra gasolina pra decidir qual vale mais a pena no momento.
"Repangarejando" ali....🤔
Nunca ouvi essa expressão, gostei, vou usar. 😂😂
E referência a um meme, duas crianças gritando aqui ja choveu e já relâmpago, aqui tá chovendo e repangalejando , só jogar essa frase no RUclips e encontra o video
Pior q já percebi sempre bati nessa tecla tem ligar Aki q chega o álcool a ser 2 reias mais barato q a gasolina e o Álcool tá 4 e pouco num cálculo base q tinha feito basicamente a diferença do preço do álcool pra gasolina seria de 2 reias q daria praticamente 500ml de diferença ou seja vc teria em média 500ml a mais de álcool do q a gasolina esse 500ml a mais comparando com o preço é oq pode fazer de diferença pois as vezes a diferença do álcool e gasolina seria 5km mais quantos km seu carro faria com 1litro de álcool logo com 500ml faria a metade e talvez acabasse vendo se valeria a pena no meu cálculo ainda daria no mesmo pois a diferença as vezes é de 5km como dito mais as vezes faz 1 litro de álcool chega a fazer uns 10km por exemplo e metade daria 5km ou seja daria no mesmo pelo cálculo q eu fiz mais dependendo de valor da certo
E pra vida útil do motor? Qual combustível é melhor?
Tambem tenho essa duvida.
Etanol! Carboniza muito menos e é um combustível mais frio!
Gasolina
Lubrifica mais, pois o Etanol é muito seco .
E ela não oxida as partes internas do sistema de alimentação
E sobre a sujeira que ela deixa, é só usar a Aditivada que resolve o problema
meu carro principal é um hb20 1.6 manual, eu faço 6 no alcool e 7 na gasolina, só faço as contas na bomba pq o computador de bordo mente muito. Então com a gasolina 8 reais se o alcool tiver 6.85 já vale a pena colocar alcool no meu caso. Meu outro carro é um kwid, no mesmo percurso do hb20 eu faço 14 na gasolina e 10 no alcool . No caso do kwid vale a pena colocar alcool se tiver 5.71 pra baixo ( com a gasolina 8 reais ). Antes do hb20 eu tinha um c4 2.0 AT e ele fazia 8 na gasolina no mesmo percurso.
Caramba essa HB20 tá beberrão hein, meu Santana 1.8 sem escape faz uma média de 8 por litro sem ar condicionado.
@@GAMERKUROSAKI é pq meu percurso é bem travado , pego bastante transito. Eu usei o hb20 1.6 AT durante 1 mes e foi pior ainda, fazia 6 no máximo na gasolina . O automático bebe mais ainda
@@arthurlyra9959 imagino como é, mas é bem esquisito pensar que um HB20 bebê tanto assim.
@@GAMERKUROSAKI pois é, sinto muita falta do meu c4, era um carro muito superior ao hb20, eu quis trocar ele pois achava que bebia muito ( fazia 8), acabei me lascando kkkk
@@arthurlyra9959 aqui onde moro acontece muito isso, cara t oca carro 1.8/2.0 mais simples achando que vai economizar combustível mas acaba perdendo conforto pq é tanta ladeira e trânsito que o 1.0 acaba bebendo muito.
Não abro mão dos meus 1.8, tinha uma Saveiro 1.6 e troquei em um Santana 1.8 e tô de boa com o consumo dele.
E se vc abastecer meio a meio o que acontece?Tipo 100 reais de combustivel 50 gasolina e 50 Alcool ?um segura o outro e pelo preço do alcool ser menor ainda ganha mais quantidade de litros no tanque ,e ai??
Dica simples: divide o valor do combustível pelo km q seu carro faz, assim vc sabe quanto gasta por km.
Ex: -Meu carro faz 13 na gasolina q custa 7,39, então gasto 0,568 centavos por km.
-Meu carro faz 9 no etanol q custa 5,09, então gasto 0,565 centavos por km.
exatamente o que eu ia comentar. essa conta dos 30% por exempo, tive uma Duster que essa proporção ficava em 23,5%. Por isso considero o jeito mais preciso a conta do custo por km.
@@miguelonii sim cara, o consumo varia de cada carro e cada pessoa tb. Ngm dirige igual
O murta tenho um Etios rodo de aplicativo . Se colocar podium teoricamente uma combustível puro ... Se ele faz 12 na gasolina com etanol ele vai fazer quase vinte ?
Ótimo vídeo, mas poderia fazer técnico Murta kkkkk prefiro inclusive.
Alguns pontos:
1 - Essa proporção 70% no preço é da época do primeiro Gol Flex, qnd a mistura ainda era de 20% de Etanol na gasolina. Hoje em dia já mudou, mas só vale pra calcular comercialmente o preço.
2 - Pra saber qual combustível compensa, além de saber se a razão/taxa de compressão do motor (se mais pra Etanol ou Gasolina), o motorista deve tirar a média com os dois combustíveis e através do consumo determinar qual combustível é mais viável pelo custo do km rodado.
3 - Além disso, cada um deve considerar sua topografia, trajeto, manutenção, trânsito, pois tudo isso influencia. Temos um grupo de Whats onde alguns conseguem 14 km/l enquanto outros amargam 6km/l.
4 - No mais, excelente trabalho. Sei que tudo isso você sabe e o intuito do vídeo foi ser simples.
Galera, tenho uma dúvida:
Estou negociando uma Caravan 6cc a álcool. O problema é que na minha cidade não tem posto que forneça. Tenho um Galao de mil litros. Pensei em pedir para o comboio da cidade mais próxima vir encher. Só estou encucado, se não fica velho ou “estraga” o etanol se deixar no Galao. Alguém sabe responder?
Teste dinamometro etanol comum vs aditivado
o X da questão gira em volta de que o Etanol tem 30% menos poder calorífico, por isso é mais consumido pelo veículo, rendendo menos, mas possui mais resistência a compressão (octanagem) podendo dar maior potencia caso o veículo use uma compressão maior
Posso misturar os dois ? 50 de cada talvez fique mais econômico?
Não estraga sonda lambida
Só abasteço no álcool a 1 ano por causa de 2cv a mais que eu ganho (etorq 1.8)
Curiosidade sobre isso da taxa de compressão.... O Flex acaba não tendo taxa perfeita pra etanol nem gasolina né? Vale a pena eu escolher uma mistura dos dois levando em consideração a taxa do motor que eu uso pra ter a "mistura ideal"?
Eu queria saber pq o preço do etanol sobe junto com a gasolina, pra mim não faz o menor sentido usar etanol se ele estiver 30% mais barato ele tinha que ser 40% ou 50% pra gente parar de usar gasolina e usar algo que é nosso, feito aqui, com a matéria prima e mão de obra daqui
Mencione tbm a qualidade da gasolina que temos! Além do álcool na sua composição, temos ou solventes. Já abasteci meu carro com gasolina que fez média de álcool.
Com certeza,, aconteceu comigo 👍
murta vale lembrar que essa diferença de 30% pode variar em alguns carros, por exemplo, no hb20 1.6, tomando como base os dados do site carros na web, no etanol o hb20 roda 28% menos do que com gasolina, isso tomando como base o consumo.
mas eu vejo que no seu video você deu bastante enfase em como ocorre o fenômeno quimico entre os combustíveis e o ar.
ps: eu comecei um canal no YT a pouco tempo e nesse domingo soltei um video justamente falando desse assunto rsrsrsrs, quem quiser conferir: garagem do grandão
Eu tenho um hb20 1.6 manual, e no meu caso, faço 6 no álcool e 7 na gasolina, então no meu caso o etanol roda 14% menos do que com gasolina. Minha sorte é que tenho um kwid e ele faz 10 no alcool e 14 na gasolina nesse mesmo trajeto que faço com o hb20. Antes do hb20 eu tinha um c4 2.0 AT que fazia 8 na gasolina no mesmo percurso.
@@arthurlyra9959 isso varia muito tbm de como é o transito na sua cidade e a condição da via, no meu caso lembro de já ter feito 8,5 no etanol na cidade, e normalmente faço uns 11,5, na gasolina, já consegui 12,5, mas andando muuuito na boa e sem usar AC nunca. por isso é interessante cada um tirar a media nos dois combustiveis no proprio carro
@ pois é, não da pra comparar consumo urbano com o de outras pessoas pq cada um tem seu trajeto. Mas no meu percurso o kwid consome a metade do que o hb20 1.6.
@@arthurlyra9959 sim, carro leve, ajuda na cidade
E os 27% de etanol na gasolina não cálculo dos 70% ?
VDD, TENHO ONIX PLUS, NA GASOLINA RENDE MUITO MAIS. PORÉM ABASTEÇO 4 TANQUES DE ETANOL E 2 DE GASOLINA, FAÇO ISSO PARA MANTER O MOTOR LIMPO DEVIDO ETANOL NÃO CRIAR CARBONIZAÇÃO.
Cara isso é foda pq depende um pouco do carro, no etanol meu 1.6 faz 7-9km/L já na gasolina faz entre 13/ 16km/L nos melhores dias. Cada acelerada no etanol, dói de ver o painel marcando 5km / L
Tá parecendo meu Fox 1.6 kkk
@@tomlondrina Kkkkk pois bem... meu é o Voyage G5
aoooo vídeo bom!
Alguém já viu um posto com etanol abaixo dos 70% no preço em relação a gasolina? Eu nunca!
Murta, Bom dia!
Um carro com a taxa maior tem um rendimento melhor com o combustível? logo este carro seria mais econômico?
Um carro flex com taxa maior tem grande chance de se dar melhor com o etanol, mas pra saber mesmo só testando.
@@arthurlyra9959 no caso um carro a gasolina, quanto maior a taxa dele mais rendimento ele tem?
@@filipebraga355 Mais ou menos. A taxa ajuda na potencia e no consumo sim, mas quanto maior a taxa, maior a chance de ter pré-ignição, o que seria um grande problema. Pra gasolina, hoje, uma taxa segura é em torno de 12,5, já se for só pra Etanol, 14:1 ta de boa.
@@Diego_XL sei que o Corolla do meu pai tem uma taxa boa, além de ser 16v faz media melhor que muito carro 1.0
@@filipebraga355 Então, a taxa é só um dos que mais ajuda na economia. Mas tem outros fatores, tecnologias e claro o "pezão" que influencia.
Não existe mais essa de 70%, isso foi criado em 2003 quando começou o carro Flex o Boris falou exatamente sobre isso. Eu mesmo utilizo Álcool desde 2008 as desvantagens da Gasoli9na são tantas que não utilizo, até usava no reservatório mais meu Polo TSI não precisa mais e a Gasolina a quase R$2,00 de diferença ai nem penso na possibilidade.
ruclips.net/video/gESFUqJkwOE/видео.html
ruclips.net/video/S7fs5K-e_l0/видео.html&ab_channel=CanalHighTorque
@@robsondc2 São malucos todos os dois, ainda mais mecânicos, utilizo desde 2008 dessa época para cá nunca usei gasolina e nunca falo nunca tive um único problema meus carros, nem mesmo precisei fazer limpeza de bicos ou o melhor descarbonização, então faz assim usa gasolina.
Tsi da muito problema de injetores e bomba de alta com Etanol, se vc deseja muito usar etanol use aditivado ou mude pra gasolina.
O polo TSI pela sua taxa de compressão, provavelmente lida melhor com a Gasosa que com álcool
Se a razão estequimetrica da gasolina é de 14/1 e a do álcool 8/1 o consumo não deveria ser mais elevado na gasolina? pra mesma quantidade de ar precisa de quase duas vezes mais gasolina do que alcool pra combustão
A gasolina tem tanto Álcool que é melhor andar no álcool pelo menos você paga o valor de álcool.nao pagar por gasolina e ter no tanque álcool
Minha cidade de uma diferença de 74% então isso significa que a gasolina ainda convém mais
Show
Murta, boa noite.
Eu pensei q a razão estequiometria era de 14 p o álcool e 8 p a gasosa.
Por essa razão q se consumia mais álcool, ou seja, por ele possuir um menor poder calorifico injeta-se mais álcool q gasolina.
Gasolina na minha cidade R$ 8,35 álcool R$ 4,25 ... Continuo pensando q o álcool compensa mais .
Etalina ou gasolnol
Lembrando que o 70% é uma media, o ideal é calcular quanto cada carro faz por litro e calcular o custo do Km para cada combustivel e comparar
Exatamente! Para ajudar, vc precisa saber a média que teu carro faz no álcool e a média que faz na gasolina. Então, vc vai dividir o valor do combustível na bomba pela média que ele faz. Ex. Custo do álcool na bomba 5,10. Média que faz no álcool 9. 5,10/9= 0,56 centavos por km rodado. Fazendo esse cálculo para os combustíveis, independente do valor do atual vc sempre vai saber qual é mais vantajoso para teu bolso.
👏🏻👏🏻👏🏻
em relação a custo benenficio a gasonol é melhor pois o etanol suja mais o motor e o óleo sem contar com as velas.
Tem um detalhe bem interessante. Se fala em 30% de diferença, devido ao gol flex lá de 2003, onde essa razão fazia sentido. Carros mais novos, devido a configurações diferentes, podem ter essa proporção (30%), inferior ou superior, cabe a você descobrir ela, para que a conta do custo faça sentido. No geral os 30% só serve para flex daquele ano...
Tem razão, meu corsa 1.4 é 25% pelas médias
Olá! eu queria realmente ver um carro atual com toda tecnologia disponível um motor 100% etanol ninguém fez até hoje, pois aí toda essa conversa de calculo de valor mudaria , acredito que o consumo seria bem próxima desta gasolina de baixa qualidade que temos ,até você Murta, cadê o fiesta com rocan taxado que não vi funcionando ??
Isso acontece no seu mundo no meu mundo a regulagem é que manda podemos melhorar a economia de qualquer carro sem rreduzir o combustivel ter economia
eu sempre coloca 50 de etanol e peço para completar o resto de gasolina
Siples o alcool e muito mais volatil do q a gasolina porq e puro e a gasolina e mistura
A grosso modo falando, se consome mais porque o álcool para fazer o mesmo efeito que a gasolina vai requerer mas quantidade.
Interessante, bom do álcool também que aumenta a potência do carro
Hoje o álcool aqui compensa, está a 66% do valor
Pelo menos aqui na cidade, todos os postos ja tem esse cálculo na fachada, inclusive falando quando vale ou não a pena
Se for levar em conta a economia a longo prazo, a gasolina tem um fator mais favorável. O Etanol (Álcool de posto) é hidratado, ou seja, recebe água na composição. Água no sistema de combustão é o maior inimigo. Ele acelera a oxidação. Vai diminuir a vida útil da Bomba de combustível, das velas, dos bicos injetores. A gasolina não causa tanto desgaste assim. Então se for levar em conta a manutenção a longo prazo, a gasolina é melhor. Eu uso etanol só em emergências, no mais, não compensa.
Não compensa mesmo, quem faz só a conta no posto e se esquece do quando o etanol detona o carro, acaba tomando um prejuízo lá na frente ou passando a bomba pra outro.
Quem acompanha o ADG da High Torque, nunca mais coloca etanol no carro...
@@will1001100 Exato. Eu só enchi o tanque de etanol uma vez, num carro alugado. Em SP estava 2,59 o litro e gasolina quase 4. Eu recebi e devolvi com etanol. Hoje com o etanol a quase 6,00 não compensa de forma nenhuma.
Chevette etanol ano 87 andando para cima e para baixo , bando de Nutella
@@ClasheiroLoko Eu dirijo um Fusca 85 dupla carburação a álcool... E nem por isso digo que é o melhor.
@@edsonfarias1598 aditivo
👍
gasolina no Brasil já tem muito álcool e ainda colocam água kkkkk
Discordo, para o etanol valer a pena a relação deve ser de 60% ou menos. Se for olhar só a questão de consumo, basta ser 65% ou menos, mas o etanol causa desgaste prematura de algumas peças. Uma dessas peças (que esqueci o nome) foi utilizada a princípio nos motores a diesel, sendo adapta posteriormente aos motores de ciclo Otto.
Ao utilizar etanol, essa peça vai carbonizando e sendo corroída, de modo que estraga prematuramente. Ao estragar, a manutenção não sai barata, com isso a economia que você fez no etanol, vai embora.
Portanto, para você economizar de verdade, tanto na hora de abastecer, quanto na hora de fazer manutenção, a relação verdadeira é 60% ou menos, preferencialmente 50%.
Outra ressalva: usar etanol em motores com injeção direta é pedir para ter dor de cabeça, principalmente motores sobre alimentados, exemplo disso são os TSI. Colocou etanol, vai ter dor de cabeça
E meu carro que faz 5.7 na gasolina e 8 no alcool kkkkkkkkkkkkkkkkkk agora me explique isso, sim, ele e flex
Meu carro com Gasolina bate pino demaaaais.
Etanol não é petróleo etanol e vegetal e pôr isso contém agua
Deixando um exemplo aqui:
Foi admitido 100 partes de ar na câmara de combustão
a gasolina (PURA) precisaria de 6,6666... partes para uma combustão perfeita
o álcool precisaria de 12,5 partes para uma combustão perfeita
Só tem dono de Etios nós comentários pqp ninguém entendo de carro aqui 🤷🏼🤷🏼