Meu pai tem o astra 140cv , vivo falando que o motor é bom pq tem muita peça e é fácil manter, um carro com bom acabamento e conforto e manutenção de popular, mais do que o suficiente
Não venda, não troca e não empresta! Meu pai tem um Vectra 2.0 2010. Eu ajudei ele na manutenção do motor e câmbio automático. O carro simplesmente está zerado hoje em dia. E ele não quer outro carro!
@@eduardohenriquelima correia dentada nao tem oleo o q usa ole e corrente de comando, corrente de comando bem projetada pede revisao com 500k km, o fato de usarem corrente hoje e o fato do comando variavel q causa um stress no adiantamento ou atraso das valvulas, por isso motores modernos com vvt usam corrente o engenheiro nao acordou e pensou vou criar algo mais complicado e mais caro pq eu quero, tudo tem uma explicaçao, poucos casos de sucesso usam vvt e comando variavel na minha cabeca so vem 1 motor da toyota da decada de 90, o 2jz e tem vvt e correia, vale lembrar q em alta rpm a correia tende a dar uma pqna variada por ser elastica, mas a ECU pode dar uma ajudada, assinto complexo, mas antes de criticar tente entender
Isso é o melhor negocio pra quem quer colocar motor maior em carro antigo com cavalaria baixa no DOC. Pegar um 1.6 de Monza, em torno de 73cv no bloco, passa pra 1.8, e coloca cabeçote roletado moderno e injeção toda moderna MPFI. Que capricho, consegue legalizar e tem um motor super moderno e forte.
FGP= Fiat Gm Powertrain esse cabeçote roletado é da época que a GM se juntou com a Fiat para desenvolver e compartilhar motores época que tbm saiu Palio Stilo com motor GM.
Tive um 2.0 f2 128 cv rodei mais de 500.000 km com ele, tava ótimo ainda (comando tava meio comido) mas não queimava óleo e tava econômico ainda! Vendi sem nunca mexer no motor.
Tive dois GM 1.0 (clássico, celta), meu primeiro carro foi um astra 1.8 atualmente um astra 2.0 140cv muito feliz com essa mecânica, eu que faço as manutenções, sem mistério sem firula, peças não são caras. O que pega é o consumo na casa dos 8,5 na gasolina mas o restante do carro compensa.
@@matheuss3277 Ruim é modo de dizer pelo custos atuais, mas eu não reclamo não, pelo que o carro oferece tá ótimo, as pessoas que não tem consciência quer comparar um 1.0 ou algo próximo a isso com o astra.
Familia II é um marco na industria brasilieira. Otima família de motores. Uma curiosidade, os cabeçotes Familia II 16V dos Vectra 97 a 2009 sao os mesmos! 2.0, 2.2, 2.4 16V, e essas polias tem posicao de montagem no comando, pois ja montei errado uma vez, sem seguir a inscrição Exhaust e Intake, rsrsrs * Outra curiosidade mas do Vectra 2.2 8V MPFI e S10 2.2 EFi. A polia tambem tem posicao com marcação nela (MPFi ou EFI) que muda 1 dente, e se montar errado, o Vectra pega e funciona normal, e ninguém percebe erro pois nao chega a falhar. Exceto do Vectra GSi 2.0 16V.
@@v4gin4l68 impossivel nao ter catalisador, o c do c20xev é justamente para dizer que é um motor que utiliza no escapamento, um catalisador, e não é raro, todos os vectras b 2.0 16v, seja 96/97 ou 97/97 são c20xev, com seus 141cv
Motor é chevrolet .. tive monzas e zafiras uma rodei 130.000 km .. outra 180.000... nunca precisei qualquer manutencao em motres Gm de Opala chevette .. monza e zafira ...
Que aula hein jairos. Parabéns. Meu falecido pai nos deixou um chevette 1.6....e eu já tive um astra 2.0 e hj um vectra 2.0, motores valentes...abraço!!!!
Vcs dão uma aula, tenho um classic 2004, que entrou água no motor, não sou mecânico, mas troco algumas peças, geralmente os problemas que surgem no meu classic, eu mesmo resolvo, mas agora surgiu esse desafio de trocar a junta do cabeçote. Será que eu devo encarar esse desafio,ou é melhor mandar um profissional fazer? O problema é que alguns profissionais que temos, muitos são trocadores de peças, mecânicos com pouca experiência, com isso, nós que temos paixão por mecânica, temos que encarar algumas situações, mesmo sendo a primeira vez. Já vi muitos vídeos de serviço de cabeçote, e estou quase me arriscando em fazer mais esse serviço.
Jairos, bela aula só faltou falar das alturas que de todos os cabeçote gm 8V é std: 96,00 mm menos o 1.8E a altura que é std: 95,00 mm, bom eu nao fiquei de cabelo branco, fiquei careca antes kkk, Jairao em 18:49 a ponta nao é de 5mm mas de 6mm, belo video parabens.
Os roletados também são 96mm altura std? Cara, estou pra comprar um amanhã e o vendedor me falou que esta com 95,3mm, e ai exato um dia antes sai esse vídeo... hahha. Se for isso mesmo vou procurar mais um tempo.
@@SamuelAndrade1 sim std: é 96,00mm e min: 95,00 , mas isso é claro sao medidas que eu uso aqui , cada retifica ou mecanico pode usar outras medidas , mas para mim abaixo de 95,00 começa a afetar o sincronismo da correia e a injeçao.
Год назад+2
@@SamuelAndrade1 nos temos liga ou manda mensagem para o Fernando 11947147069
Jairão eu rebaixei o alojamento e usei as peças do GM moderno deu certinho e só adicionar uma rosca na ponta da parte da ADM tbm e montar com as molas e conjunto do mola cônica e já era transformou no moderno
Blza Gabriel, vc fez rosca nas mesmas valvulas, ou instalou valvulas novas tambem do roletado. to pensando em instalar conjunto roletado no kadett 1.8 efi gasolina 1995, obrigado!
Vídeo top! Eu achava que o cabeçote Fase 1 do Monza tinha as mesmas dimensões que os cabeçotes de Corsa, agora deu pra ver que é do mesmo comprimento que dos Fase 2. Baita explicação!
E olha que o cabeçote do monza 1.6 foi usado no chevette misto quente em 84 nos rallies e nos campeonatos de marcas e pilotos e até hoje são usados cabeçotes GM família 2 nos motores ohc
Jairo vcs estão de parabéns, tenho um vectra 99 2.2 8v e tenho o cabeçote 2.4 da s10 meu projeto é chegar a uns 155cv lógico fuçando em tudo q dá kkkk Forte abraço e sucesso a vcs
Coloquei o cabeçote roletado no corsa 99,resolvi um problema e arrumei outro,presão de óleo ferrava o retentor de óleo atrás da correia após viagem de pé trancado,mas que carro bom
No comecinho dos anos 2000 meu pai comprou um corsa 1.0 acho que 96. Na primeira viagem pro litoral com o carro lotado, na volta teve que trocar o kit de comando, o bicho era muito fraquinho e as marchas curtinhas, vivia sempre perto do corte hahah alias o FGP era a fabrica da join adventure "Fiat-GM Powertrain".
Jairos, parabéns. No vídeo de motores família 1, faltou o motor 1.4 Celta de 85 cv. Eu vi que as medidas de pistões são as mesmas do Corsão 1.4 105 cv. O bloco e o mesmo? Ass. Sidnei Sales
Fala Jairos, ótimo video ein!! parabéns Zafira, Vectra, Astra, Corsa ...foram descontinuados no BR a partir da separação da GM com a Opel, por se tratarem de projetos da divisão europeia, reza a lenda que não entraram no acordo a continuidade desses carros pela GM.
E sobre os cabeçotes MPFI… Os Omega e alguns GM antes do flex usavam o 2.0E sem ser o “034”, que tinham os dutos de admissão de 33mm, e só depois vieram os “034” com dutos de 36mm logo antes de se tornarem roletados.
Monza fase 2 carburado tem sensor de temperatura no cabeçote tbm, o coletor de admissão do Monza carburado é diferente dos injeções, a furação dos dutos não bate, esse cabeçote do astra roletado deve ser difícil de achar, mesmo o astra ter sido vendido tanto, pois só saiu 3 anos consecutivos. As corrier trabalham até hj em depósitos de gáz.
Tenho Stilo F1... cara tb não consigo entender certas coisas, mais ouvir esses dois é otimo, muita sabedoria, inteligentes D+ e o melhor ajundando muito falando e produzindo conteudo, que exemple de homens e Familia! Pai e Filho obrigado pelo conteudo, nunca deixem de falar!
Jairos, eu tenho um misto quente, parte de baixo de chevette e cabeçote de se não me engano dos primeiros vectras injetados 4 bicos, não fui eu que fiz, pretendo colocar em uma chevy com uma ft300.
Vídeo muito bom, Jairo👍! Obrigado! Tenho um vectra 2011 com 450 mil km. Nunca abri nem em cima nem em baixo. Nunca tive problemas mantendo as revisões e troca de óleo em dia. Não baixa óleo, não fuma e não tem ruídos. O melhor é o consumo: como só uso ele em estrada, consigo médias muito boas. Variando entre 9,5 até 12 km/l de álcool e entre 12 e 16,5 km/l na "mijolina". Isto conforme a carga, ritmo e a estrada. Na minha região mesmo o consumo é maior, mais serras perto uma das outras. As virtudes dele aparece em boas estradas sem muitas serras. GM fez um bom trabalho ai e tirou de linha. Vai entender! Mas em todo caso, grato GM! Pelo que entendi a injeção dele é reprogramável, as dos de 120cv não. É isto mesmo? Ainda uso os bicos de fábrica. A bomba do tanque durou 430 mil km até parar. Com a troca dela a saúde do motor melhorou, tá mais esperto e mais econômico. Não vejo substituto pra este carro entre os carros atuais! Prefiro andar no álcool com ele!
Show, tenho curiosidade dos 16v X20XEVentre 2.0 2.2 e 2.4, ja ouvi falar que é o mesmo cabeçote pra todos… e comparar com o C20XE se tem tanta diferença ou se colocar um comando do C20XE no X20XEV fica bem próximo um do outro etc, tendo em vista performance msm
O cabeçote roletado (assim como o último Família II) sobreviveu até 2016, nas S10 2.4 “modelo novo”… Neste último modelo, tinham cerca de 147cv e 24kgfm de torque (álcool).
aqui em casa sempre GM temos atualmente um corsa GL1.4 e um vectra CD 97 o corsinha super economico nao dá nenhuma dor de cabeça e é bem esperto o vectra uma delicia de carro um espetaculo daqui um tempo vou pra um vectra modelo mais novo e depois Cruze
Bom dia sou admirador do seu canal, poderiam fazer um vídeo mostrando o sistema de lubrificação do óleo do motor doa motores família 1 onde faz parte o Onix 2015. Fiz uma pesquisa e hoje os filtros de oleo Gm, Ac Delco não vem com as válvulas, anti retorno e de segurança. Sendo que os filtros ficam na horizontal no bloco o óleo volte para o carter ,prejudicando depois a partida no dia seguinte até o enchimento do filtro novamente novamente vindo a fazer batida de tucho ?
Tenho uma Meriva 1.8 MAXX 2007/2008 com cabeçote FGP, ela tem 114cv com 17,7 kg/ torque. Se eu não me engano essa configuração tem mais torque e cavalaria que a Spin.
Tenho Vectra 95 8v 116cv gasolina 2.0 com esse cabeçote e nunca tive dor de cabeça. Pra mim essa involução de 3 cilindros turbo é maior furada da GM, e que nos traz muito serviços e ganhos. Continue assim Chevrolet, fabricando carros descartáveis com apenas Boa aparência....rs Gostei muito do vídeo e detalhes dos cabeçotes. Um abraço....TMJ
Esse cabeçote 140cv apresentou um defeito em que o acionamento das válvulas ocasionava um ruido caracteristico que era detectado pelo sensor de detonação e confundia com batida de pino e fazia o módulo atrasar o ponto de ignição pra proteger o motor de algo inexistente
Assim que puderem, façam um vídeo desse dos família 1!!! Por falar nisso, essa semana entreguei uma Corsa picape que montei o motor passando de 1.6 para 1.8, inspirado em que o virabrequim original tava recuperado sem o raio de concordância no terceiro cilindro e eu tinha um virabrequim de Spin 1.8 guardado (e, claro, revi o vídeo de vocês sobre os blocos de família 1). Acertinho de bicos e sucesso, o carro ficou uma delícia!
E também, por precaução, dar uma desbastada nos cantos do bloco (parte do cárter) onde passam perto das capas de biela porque ficam um tanto mais próximo, principalmente cilindro 1.
Год назад+1
@@joaovictorbatistapaulino4847 não precisa roda bem de mais.
A principal causa da mudança de linha de produtos da Chevrolet foi custos (projetos Opel são caros para serem fabricados aqui) e acima de tudo a venda da Opel.
Pelo fato da GM ter vendido a marca Opel para o então grupo PSA (que atualmente pertence a Stellantis) foi o que pesou mais na decisão da Chevrolet retirar esses projetos de linha. Aí vieram com gambiarras como o Celta e o Agile, até trazer o Cruze e o Cobalt da GM americana.
@@Hunter1979_1 ,mas essa venda foi feita muito após pararem com astra, vectra e zafira, não tinha a ver com custo, e sim com a modernização dos motores nas frotas nacionas, ja que o f2 é um projeto muito antigo, e cada dia mais a regra de emissão de poluentes fica mais rigida
Muito instrutivo esse vídeo. Aprendí muito. Por favor façam o mesmo para os cabeçotes da família 1. Gratidão a vocês todos da retífica. DEUS os abençoe.
Creio que o maior ganho de potência nesses cabeçotes roletados, provem principalmente do comando, pois sua geometria entrega maior eficiência no enchimento do cilindro, deixando a curva dw torque mais elástica, pode reparar que o torque aparece cedo e continua subindo, lógico que o acerto da injeção acompanha a maior eficiência mecânica. Abraço aos Jairos!!!!
Epoca que gm prestava. Tenho um corsa 1.6 cabeçote 1.8 roletado. Rodo com 30% de gasolina e 70% de álcool faz 12 na estrada e anda demais, nao da dor de cabeça.
Guilherme estou com o cabecote do meo corsa 1.6 8v empenado estou querendo coloca um cabecote 1.8 roletado qual cabecote usar pode me dar a dica ai abraço.
Bom dia tenho um punto 1.8 2008 que bebe bastante, e queria saber se colocar o cabeçote mais moderno de um motor tipo da spin 2018 vai dar boa? Claro que alteraria as bobinas e tudo mais, trazendo a tecnologia. Achei muito massa os vídeos de vcs parabéns
É possível sim manter motores antigos atendendo as normas de emissões, no caso GM tiraram F2 mas mantiveram F1 no Onix prova que é possível sim. Porém as montadoras querem custos reduzidos e lucros astronômicos e o resultado são as buchas de plástico muito caras e carros descartáveis!
Tarde, acontece que o Astra, Corsa, Monza, Vectra, Zafira. São da Opel que foi vendida para a então PSA e hoje faz parte do Grupo Stellantis. a época da venda se cogitou a possibilidade da então PSA voltar com a venda do Astra e corsa, mas nada ainda, quem sabe a atual proprietária da marca a Stellantis resolva vender novamente esses modelos por aqui.
O problema foi porque a GM vendeu a Opel para o grupo PSA, hoje Stellantis, e não pôde mais comercializar esses modelos aqui no Brasil, enquanto na Europa esses projetos seguiram adiante. Aí começaram os projetos chingling por aqui.
Tenho um corsa com esse f2 2008 de 127hp e o corsa é um animal. Corta quinta marcha como se fosse terceira, pra quem já andou em corsa 2.0 sabe o que é a cadeira eletrica. Sou fã do f2, tenho um x20xev guardado pra montar um tudao. Forte abraço jairos
@@LUCAScascavelPR tenho um Omega e um Chevette, já dirigi Corsa, celta,gol,Onix,HB20, um monte de carro. Já seu comentário é de braço curto, corsa é carro de Enzo.
Seu Monza é 1.8 ou 2.0 ? O carro passou a fazer quantos km com um litro ? Ficou mais econômico ou mais beberrão? Continuou com injeção de 1 bico ou transformou para 4 bicos ?
Jairao e jairinho,por favor ,faz um video sobre os comandos de cabecote dos astras, pois existem vaios tipos de letras ,H,E,J, K,ETC...cada um fala uma coisa...tenho certeza que existem varias pessoas como eu,cm duvidas..w explica cada comando serve pra cada motor...muito obrigado, tenho um astra 2.0 8v gasolina sedan 99...que DEUS TE ABENÇOE.
Uso um cabeçote roletado num Kadett Sport 2.0 a álcool, no caso mantive a injeção EFI original, mas ainda tenho intenção de transformar em MPFI com coletor de plástico.
@@Caiobernardo1992 sim o pistão tem o dome, mas não pega. O problema é quando quebra a correia, aconteceu comigo semana retrasada, aí amassa todas as válvulas. Mas fiz o cabeçote, troquei as 8 válvulas e fica zero. A vantagem do dome é que a taxa fica ainda maior aliada ao diâmetro da válvula de admissão que é de 36mm. Sendo que as originais são de 33mm.
@@albertopinheiro9053 aí sim vai ganhar do astra. Tenho um Kadett GL 2.0 mpfi 98 com motor original e só tenho coragem de fazer essa mudança completa quando precisar de retífica! Melhor né!
Jairinho fez a observação sobre o ecotec, que saiu nos cruze de primeira geração e saiu também no Sonic que pelo ao menos aqui no RJ extremamente difícil de ver pelas ruas, concordo que essa observação que ele fez, com certeza a nova linha equipada com ecotec não teria aceitação no mercado.
•Tenho duas dúvidas! - Qual desses motores incluindo os cabeçotes apresentados é considerado o mais problemático? E qual motor é melhor custo benefício a longo prazo para o consumidor final dentre os modelos apresentados com seu cabeçote respectivo? Que conteúdo da hora!
Parabéns pelo conteúdo, sobre o motor ecotec 1.8 e 1.6 do cruze e do sonic, será que aguenta um turbina para chegar no 200cv? Quais os pontos fracos dele? No meu caso é um 1.6 C16XE do sonic
Год назад+1
Opa este aí é mais difícil porque tem pouco no mercado. Mas aguenta uma turbininha sim. Problema é acertar ele depois com a injeção
Boa noite Jairos eu tenho um corsa EFI 1.4 e troquei o cabeçote pra um de meriva roletado, ainda uso o coletor antigo e dutos quadrados. nesse exemplo dos cabeçotes da S10, duto quadrado x redonto teria quias beneficios ou maleficios? Sucesso Sempre!!!
Preciso dar uma geral num cabeçote de uma Marea 5 cilindros.. vcs fazem isso e se for preciso encher de solda para dar medidas, vcs fazem. Obrigado diga que sim por favor
Meu pai tem o astra 140cv , vivo falando que o motor é bom pq tem muita peça e é fácil manter, um carro com bom acabamento e conforto e manutenção de popular, mais do que o suficiente
Não venda, não troca e não empresta! Meu pai tem um Vectra 2.0 2010. Eu ajudei ele na manutenção do motor e câmbio automático. O carro simplesmente está zerado hoje em dia. E ele não quer outro carro!
E hoje nós temos o Onix 1.0 3 cilindros bomba que custa R$ 2mil para trocar a correia dentada banhada a óleo.
Motor nao e bom pq tem peca facil, isso somente deixa mais facil a manutencao
@@eduardohenriquelima correia dentada nao tem oleo o q usa ole e corrente de comando, corrente de comando bem projetada pede revisao com 500k km, o fato de usarem corrente hoje e o fato do comando variavel q causa um stress no adiantamento ou atraso das valvulas, por isso motores modernos com vvt usam corrente o engenheiro nao acordou e pensou vou criar algo mais complicado e mais caro pq eu quero, tudo tem uma explicaçao, poucos casos de sucesso usam vvt e comando variavel na minha cabeca so vem 1 motor da toyota da decada de 90, o 2jz e tem vvt e correia, vale lembrar q em alta rpm a correia tende a dar uma pqna variada por ser elastica, mas a ECU pode dar uma ajudada, assinto complexo, mas antes de criticar tente entender
@@gilsondiatem sim correia dentada que trabalha com óleo...
Isso é o melhor negocio pra quem quer colocar motor maior em carro antigo com cavalaria baixa no DOC.
Pegar um 1.6 de Monza, em torno de 73cv no bloco, passa pra 1.8, e coloca cabeçote roletado moderno e injeção toda moderna MPFI. Que capricho, consegue legalizar e tem um motor super moderno e forte.
Tenho um Astra com 200.000km, até hj so me deu alegria. Motor original e até hj não foi retificado. Carro melhor que muitos novos.
Porra jairão, vc falou em outro vídeo que não sabia se o conteúdo é ou não interessante, que baita aula de cabeçote, muito top
FGP= Fiat Gm Powertrain esse cabeçote roletado é da época que a GM se juntou com a Fiat para desenvolver e compartilhar motores época que tbm saiu Palio Stilo com motor GM.
Todos os palios 1.8 são roletados?
Tenho uma Pampa 89 para trabalho rodando bem até hoje já está com quase um milhão de km rodados. Anda na terra, estrada e cidade.
Tive um 2.0 f2 128 cv rodei mais de 500.000 km com ele, tava ótimo ainda (comando tava meio comido) mas não queimava óleo e tava econômico ainda! Vendi sem nunca mexer no motor.
Agora tem que fazer um vídeo sobre os cabeçotes 16v também, deve ter muita engenharia e curiosidades neles também.
Caramba mas como esses motores GM são bons, um abraço aos engenheiros que desenvolveram estes componentes!
Foram desenvolvidos pela Opel , que era da GM .
Alguém sabe me dizer se posso colocar o cabeçote do astra 140 vc no motor astra 121 cv astra 2008 MD 2009
Tive dois GM 1.0 (clássico, celta), meu primeiro carro foi um astra 1.8 atualmente um astra 2.0 140cv muito feliz com essa mecânica, eu que faço as manutenções, sem mistério sem firula, peças não são caras. O que pega é o consumo na casa dos 8,5 na gasolina mas o restante do carro compensa.
8 na cidade é padrão para um carro 2.0, não tem nada de ruim.
@@matheuss3277 Ruim é modo de dizer pelo custos atuais, mas eu não reclamo não, pelo que o carro oferece tá ótimo, as pessoas que não tem consciência quer comparar um 1.0 ou algo próximo a isso com o astra.
Familia II é um marco na industria brasilieira. Otima família de motores. Uma curiosidade, os cabeçotes Familia II 16V dos Vectra 97 a 2009 sao os mesmos! 2.0, 2.2, 2.4 16V, e essas polias tem posicao de montagem no comando, pois ja montei errado uma vez, sem seguir a inscrição Exhaust e Intake, rsrsrs
* Outra curiosidade mas do Vectra 2.2 8V MPFI e S10 2.2 EFi. A polia tambem tem posicao com marcação nela (MPFi ou EFI) que muda 1 dente, e se montar errado, o Vectra pega e funciona normal, e ninguém percebe erro pois nao chega a falhar.
Exceto do Vectra GSi 2.0 16V.
pouca gente sabe, mas tem vectra b 1996 2.0 16v com nomeclatura c20xev (sem catalizador) algo raro, tive um kkkkk
@@v4gin4l68 impossivel nao ter catalisador, o c do c20xev é justamente para dizer que é um motor que utiliza no escapamento, um catalisador, e não é raro, todos os vectras b 2.0 16v, seja 96/97 ou 97/97 são c20xev, com seus 141cv
Motor é chevrolet .. tive monzas e zafiras uma rodei 130.000 km .. outra 180.000... nunca precisei qualquer manutencao em motres Gm de Opala chevette .. monza e zafira ...
@@edelciolaferreira3555 nesse caso aí, então meu Peugeot 1.2 3cil é que é motor kkkk
Tem 130mil km tbm so óleo e Correia
Vectra GSI utilizava um Ecotec.
Monzão..... Todo respeito e admiração.
Só lembro do Monzão de meu Dindinho.
Gm das antigas entre 80 ate 2010 mecanica top
O pessoal dos Chevette fazia os misto quente, onde colocava o cabeçote 1.8 e ficava show. Imbituba SC.
Que aula hein jairos. Parabéns. Meu falecido pai nos deixou um chevette 1.6....e eu já tive um astra 2.0 e hj um vectra 2.0, motores valentes...abraço!!!!
Jairos, faz um vídeo sobre os cabecotes 16v gm
Vcs dão uma aula, tenho um classic 2004, que entrou água no motor, não sou mecânico, mas troco algumas peças, geralmente os problemas que surgem no meu classic, eu mesmo resolvo, mas agora surgiu esse desafio de trocar a junta do cabeçote. Será que eu devo encarar esse desafio,ou é melhor mandar um profissional fazer? O problema é que alguns profissionais que temos, muitos são trocadores de peças, mecânicos com pouca experiência, com isso, nós que temos paixão por mecânica, temos que encarar algumas situações, mesmo sendo a primeira vez. Já vi muitos vídeos de serviço de cabeçote, e estou quase me arriscando em fazer mais esse serviço.
Jairos, bela aula só faltou falar das alturas que de todos os cabeçote gm 8V é std: 96,00 mm menos o 1.8E a altura que é std: 95,00 mm, bom eu nao fiquei de cabelo branco, fiquei careca antes kkk, Jairao em 18:49 a ponta nao é de 5mm mas de 6mm, belo video parabens.
Os roletados também são 96mm altura std?
Cara, estou pra comprar um amanhã e o vendedor me falou que esta com 95,3mm, e ai exato um dia antes sai esse vídeo... hahha.
Se for isso mesmo vou procurar mais um tempo.
@@SamuelAndrade1 sim std: é 96,00mm e min: 95,00 , mas isso é claro sao medidas que eu uso aqui , cada retifica ou mecanico pode usar outras medidas , mas para mim abaixo de 95,00 começa a afetar o sincronismo da correia e a injeçao.
@@SamuelAndrade1 nos temos liga ou manda mensagem para o Fernando 11947147069
Tenho uma Zafira 127cv ,anda demais😊
Jairão eu rebaixei o alojamento e usei as peças do GM moderno deu certinho e só adicionar uma rosca na ponta da parte da ADM tbm e montar com as molas e conjunto do mola cônica e já era transformou no moderno
Blza Gabriel, vc fez rosca nas mesmas valvulas, ou instalou valvulas novas tambem do roletado. to pensando em instalar conjunto roletado no kadett 1.8 efi gasolina 1995, obrigado!
Vídeo top! Eu achava que o cabeçote Fase 1 do Monza tinha as mesmas dimensões que os cabeçotes de Corsa, agora deu pra ver que é do mesmo comprimento que dos Fase 2. Baita explicação!
esse canal tem de chegar aos um milhão rapidinho, como é bom não é cansativo, quando vê já ta acabando, muito bom aprende-se muito .
Boa noite jairos assistindo agora de noite de Guarapuava Paraná só vídeo top master das galáxias baita abraço pra todos vcs aí show show show show
E olha que o cabeçote do monza 1.6 foi usado no chevette misto quente em 84 nos rallies e nos campeonatos de marcas e pilotos e até hoje são usados cabeçotes GM família 2 nos motores ohc
Jairo vcs estão de parabéns, tenho um vectra 99 2.2 8v e tenho o cabeçote 2.4 da s10 meu projeto é chegar a uns 155cv lógico fuçando em tudo q dá kkkk
Forte abraço e sucesso a vcs
Que ano essa S10? Tô querendo colocar um no meu omega 2.0 8v 92
@@matheuss3277 turbina isso aí sim vc vai ser um cara feliz
Achei a precarização e o escap do meu ômega quando era turbo vendo barato desapego total
Tá agora esperamos pelo vídeo sobre os 16v.
Tenho uma Corsa gls 1.6 16v e queria saber mais sobre.
Vlw
Coloquei o cabeçote roletado no corsa 99,resolvi um problema e arrumei outro,presão de óleo ferrava o retentor de óleo atrás da correia após viagem de pé trancado,mas que carro bom
No comecinho dos anos 2000 meu pai comprou um corsa 1.0 acho que 96. Na primeira viagem pro litoral com o carro lotado, na volta teve que trocar o kit de comando, o bicho era muito fraquinho e as marchas curtinhas, vivia sempre perto do corte hahah
alias o FGP era a fabrica da join adventure "Fiat-GM Powertrain".
Hoje em dia tem os cambios 6 marchas dos Onyx 1.0/1.4 que encaixam perfeito no motor do corsa, adaptando somente um pouco ali o trambulador.
Muito bom o vídeo, no meu kadet Gs 90 carburado usa esse de coração aí, Tmj Bauru SP
Jairos, parabéns. No vídeo de motores família 1, faltou o motor 1.4 Celta de 85 cv. Eu vi que as medidas de pistões são as mesmas do Corsão 1.4 105 cv. O bloco e o mesmo? Ass. Sidnei Sales
Jairo, vc é f0da meu, teu conhecimento é absurdo 😮
Fala Jairos, ótimo video ein!! parabéns
Zafira, Vectra, Astra, Corsa ...foram descontinuados no BR a partir da separação da GM com a Opel, por se tratarem de projetos da divisão europeia, reza a lenda que não entraram no acordo a continuidade desses carros pela GM.
E sobre os cabeçotes MPFI… Os Omega e alguns GM antes do flex usavam o 2.0E sem ser o “034”, que tinham os dutos de admissão de 33mm, e só depois vieram os “034” com dutos de 36mm logo antes de se tornarem roletados.
Monza fase 2 carburado tem sensor de temperatura no cabeçote tbm, o coletor de admissão do Monza carburado é diferente dos injeções, a furação dos dutos não bate, esse cabeçote do astra roletado deve ser difícil de achar, mesmo o astra ter sido vendido tanto, pois só saiu 3 anos consecutivos. As corrier trabalham até hj em depósitos de gáz.
Tenho Stilo F1... cara tb não consigo entender certas coisas, mais ouvir esses dois é otimo, muita sabedoria, inteligentes D+ e o melhor ajundando muito falando e produzindo conteudo, que exemple de homens e Familia! Pai e Filho obrigado pelo conteudo, nunca deixem de falar!
Jairinho tem muita razao ... Baita verdade
Tenho um corsa 96, com motor vhc e cabecote de onix roletado , funciona muito bem kk
Jairos, eu tenho um misto quente, parte de baixo de chevette e cabeçote de se não me engano dos primeiros vectras injetados 4 bicos, não fui eu que fiz, pretendo colocar em uma chevy com uma ft300.
Vídeo muito bom, Jairo👍! Obrigado! Tenho um vectra 2011 com 450 mil km. Nunca abri nem em cima nem em baixo. Nunca tive problemas mantendo as revisões e troca de óleo em dia. Não baixa óleo, não fuma e não tem ruídos. O melhor é o consumo: como só uso ele em estrada, consigo médias muito boas. Variando entre 9,5 até 12 km/l de álcool e entre 12 e 16,5 km/l na "mijolina". Isto conforme a carga, ritmo e a estrada. Na minha região mesmo o consumo é maior, mais serras perto uma das outras. As virtudes dele aparece em boas estradas sem muitas serras. GM fez um bom trabalho ai e tirou de linha. Vai entender! Mas em todo caso, grato GM! Pelo que entendi a injeção dele é reprogramável, as dos de 120cv não. É isto mesmo? Ainda uso os bicos de fábrica. A bomba do tanque durou 430 mil km até parar. Com a troca dela a saúde do motor melhorou, tá mais esperto e mais econômico. Não vejo substituto pra este carro entre os carros atuais! Prefiro andar no álcool com ele!
Show, tenho curiosidade dos 16v X20XEVentre 2.0 2.2 e 2.4, ja ouvi falar que é o mesmo cabeçote pra todos… e comparar com o C20XE se tem tanta diferença ou se colocar um comando do C20XE no X20XEV fica bem próximo um do outro etc, tendo em vista performance msm
tenho um Vectra GLS 2.2 8V , carro que sempre gostei e sou apaixonado ❤
Admiro a sabedoria de vocês, parabéns, vcs ganharam mais um seguidor. .
Os primeiros roletados da GM vieram nos Corsa C em 2006 1.0 79cv e 1.8 114cv e em 2009 o 1.4 junto com os astra e Vectra 140cv
O cabeçote roletado (assim como o último Família II) sobreviveu até 2016, nas S10 2.4 “modelo novo”… Neste último modelo, tinham cerca de 147cv e 24kgfm de torque (álcool).
O corsa dessa época era o chevette, que inclusive pega o cabeçote F2 e é um baita upgrade. Pesquisem.
Chevettera misto quente, a GM fez isso no rally de 84
Gosto muito do trabalho de vcs vou levar motor do meu civic pra fazer aí
Absolutamente fantastico video. Muito obrigado mesmo. Queria ver um lado a lado dos blocos desses motores familia 2
O Jairinho é muito inteligente.
aqui em casa sempre GM temos atualmente um corsa GL1.4 e um vectra CD 97 o corsinha super economico nao dá nenhuma dor de cabeça e é bem esperto o vectra uma delicia de carro um espetaculo daqui um tempo vou pra um vectra modelo mais novo e depois Cruze
Queremos vídeos sobre os cabeçotes 16v, são muito interessantes a tecnologias empregadas neles. 👌👌👌👌
Bom dia sou admirador do seu canal, poderiam fazer um vídeo mostrando o sistema de lubrificação do óleo do motor doa motores família 1 onde faz parte o Onix 2015. Fiz uma pesquisa e hoje os filtros de oleo Gm, Ac Delco não vem com as válvulas, anti retorno e de segurança. Sendo que os filtros ficam na horizontal no bloco o óleo volte para o carter ,prejudicando depois a partida no dia seguinte até o enchimento do filtro novamente novamente vindo a fazer batida de tucho ?
Tenho uma Meriva 1.8 MAXX 2007/2008 com cabeçote FGP, ela tem 114cv com 17,7 kg/ torque. Se eu não me engano essa configuração tem mais torque e cavalaria que a Spin.
Que confusão da GM kk o bom de ter várias peça de GM é a facilidade de acesso e projetos para preparação
Tenho Vectra 95 8v 116cv gasolina 2.0 com esse cabeçote e nunca tive dor de cabeça.
Pra mim essa involução de 3 cilindros turbo é maior furada da GM, e que nos traz muito serviços e ganhos.
Continue assim Chevrolet, fabricando carros descartáveis com apenas Boa aparência....rs
Gostei muito do vídeo e detalhes dos cabeçotes.
Um abraço....TMJ
Esse cabeçote 140cv apresentou um defeito em que o acionamento das válvulas ocasionava um ruido caracteristico que era detectado pelo sensor de detonação e confundia com batida de pino e fazia o módulo atrasar o ponto de ignição pra proteger o motor de algo inexistente
monza SR foi o melhor que eu tive
ja o tubarao me deixou na mao ., descobri há pouco que foram os mecanicos que vacilaram
Assim que puderem, façam um vídeo desse dos família 1!!! Por falar nisso, essa semana entreguei uma Corsa picape que montei o motor passando de 1.6 para 1.8, inspirado em que o virabrequim original tava recuperado sem o raio de concordância no terceiro cilindro e eu tinha um virabrequim de Spin 1.8 guardado (e, claro, revi o vídeo de vocês sobre os blocos de família 1). Acertinho de bicos e sucesso, o carro ficou uma delícia!
Olá. Fora trocar o virabrequim e reabrir o bloco para os pistões 1.8, precisa fazer mais o quê?
@@LorruanrFala, chefe. Tem que abrir 1,5mm o pistão somente.
E também, por precaução, dar uma desbastada nos cantos do bloco (parte do cárter) onde passam perto das capas de biela porque ficam um tanto mais próximo, principalmente cilindro 1.
@@joaovictorbatistapaulino4847 não precisa roda bem de mais.
A principal causa da mudança de linha de produtos da Chevrolet foi custos (projetos Opel são caros para serem fabricados aqui) e acima de tudo a venda da Opel.
Pelo fato da GM ter vendido a marca Opel para o então grupo PSA (que atualmente pertence a Stellantis) foi o que pesou mais na decisão da Chevrolet retirar esses projetos de linha. Aí vieram com gambiarras como o Celta e o Agile, até trazer o Cruze e o Cobalt da GM americana.
@@Hunter1979_1 ,mas essa venda foi feita muito após pararem com astra, vectra e zafira, não tinha a ver com custo, e sim com a modernização dos motores nas frotas nacionas, ja que o f2 é um projeto muito antigo, e cada dia mais a regra de emissão de poluentes fica mais rigida
Tenho uma Zafira Collection. Melhor carro q tive até hj... qndo fui compra-la comparei com a Spin. Sem chances pra capivara...
Os brabo da retifica pai filho 👏👏
Uma vídeo com os do Fiat ….de mille a marea e tudo mais…parabéns.
Muito instrutivo esse vídeo.
Aprendí muito.
Por favor façam o mesmo para os cabeçotes da família 1.
Gratidão a vocês todos da retífica.
DEUS os abençoe.
Ouvi Vectra? rsrsrsrssrs Showw, sempre uma aula, muito bom o trabalho de vcs. Não vejo a hora poder mandar o nosso 2.2 16v p vcs fazerem
Vídeo top meu amigo parabéns por compartilhar sua sabedoria.
Muito top esse motor com peças intercambiáveis!! Bom pra peças de reposição e preparação!!
Creio que o maior ganho de potência nesses cabeçotes roletados, provem principalmente do comando, pois sua geometria entrega maior eficiência no enchimento do cilindro, deixando a curva dw torque mais elástica, pode reparar que o torque aparece cedo e continua subindo, lógico que o acerto da injeção acompanha a maior eficiência mecânica.
Abraço aos Jairos!!!!
Epoca que gm prestava. Tenho um corsa 1.6 cabeçote 1.8 roletado. Rodo com 30% de gasolina e 70% de álcool faz 12 na estrada e anda demais, nao da dor de cabeça.
Era projeto da Opel, a GM vendeu, e virou isso que e agora .
Guilherme estou com o cabecote do meo corsa 1.6 8v empenado estou querendo coloca um cabecote 1.8 roletado qual cabecote usar pode me dar a dica ai abraço.
@@mellogilson88correa84 so achar um roletado tuchinho 1.8 dos motores 8v mais modernos. O meu colocaram do 1.4 e tive que passar pro álcool
Tenho um 140cv no meu astra estou deixando a manutenção em dia aos poucos
Tenho a Meriva 1.4 2011/12.
Vou partir pra Zafira 2010 em diante.
Bom dia tenho um punto 1.8 2008 que bebe bastante, e queria saber se colocar o cabeçote mais moderno de um motor tipo da spin 2018 vai dar boa? Claro que alteraria as bobinas e tudo mais, trazendo a tecnologia. Achei muito massa os vídeos de vcs parabéns
Aula top, abraço Jairos!
Fala sobre comandos também, o lendário comando K da blazer
É possível sim manter motores antigos atendendo as normas de emissões, no caso GM tiraram F2 mas mantiveram F1 no Onix prova que é possível sim. Porém as montadoras querem custos reduzidos e lucros astronômicos e o resultado são as buchas de plástico muito caras e carros descartáveis!
Jairao eu tinha um monza Classic duas portas usava um 2.0 álcool sei lá que cabecote tinha mas andava o lazarento
Tarde, acontece que o Astra, Corsa, Monza, Vectra, Zafira. São da Opel que foi vendida para a então PSA e hoje faz parte do Grupo Stellantis. a época da venda se cogitou a possibilidade da então PSA voltar com a venda do Astra e corsa, mas nada ainda, quem sabe a atual proprietária da marca a Stellantis resolva vender novamente esses modelos por aqui.
O problema foi porque a GM vendeu a Opel para o grupo PSA, hoje Stellantis, e não pôde mais comercializar esses modelos aqui no Brasil, enquanto na Europa esses projetos seguiram adiante. Aí começaram os projetos chingling por aqui.
Sim grupo dono da Fiat , Peugeot....e outros
E está dando moral pra Peugeot com motor Fiat.
Exatamente
Tenho um corsa com esse f2 2008 de 127hp e o corsa é um animal.
Corta quinta marcha como se fosse terceira, pra quem já andou em corsa 2.0 sabe o que é a cadeira eletrica.
Sou fã do f2, tenho um x20xev guardado pra montar um tudao.
Forte abraço jairos
Cadeira elétrica é um Chevette com esse motor, Corsa é tração dianteira não passa mesma sensação.
@@matheuss3277 Comentário típico de adolescente que vê desenho japones de drift
@@LUCAScascavelPR tenho um Omega e um Chevette, já dirigi Corsa, celta,gol,Onix,HB20, um monte de carro.
Já seu comentário é de braço curto, corsa é carro de Enzo.
Coloquei um cabeçote desse roletado quando fiz o motor do meu monza EFI, usando óleo 5w30 ficou muito bom, mudou completamente o carro.
Seu Monza é 1.8 ou 2.0 ?
O carro passou a fazer quantos km com um litro ? Ficou mais econômico ou mais beberrão? Continuou com injeção de 1 bico ou transformou para 4 bicos ?
Muito bom o vídeo de vocês parabéns Jairo e Jairinho
Jairao e jairinho,por favor ,faz um video sobre os comandos de cabecote dos astras, pois existem vaios tipos de letras ,H,E,J, K,ETC...cada um fala uma coisa...tenho certeza que existem varias pessoas como eu,cm duvidas..w explica cada comando serve pra cada motor...muito obrigado, tenho um astra 2.0 8v gasolina sedan 99...que DEUS TE ABENÇOE.
Uso um cabeçote roletado num Kadett Sport 2.0 a álcool, no caso mantive a injeção EFI original, mas ainda tenho intenção de transformar em MPFI com coletor de plástico.
O pistao tem o dome ? Não pega nas válvulas?
@@Caiobernardo1992 sim o pistão tem o dome, mas não pega. O problema é quando quebra a correia, aconteceu comigo semana retrasada, aí amassa todas as válvulas. Mas fiz o cabeçote, troquei as 8 válvulas e fica zero. A vantagem do dome é que a taxa fica ainda maior aliada ao diâmetro da válvula de admissão que é de 36mm. Sendo que as originais são de 33mm.
Nossa se ele original anda muito! Imagino agora! Deve andar mais que os astra 2010 .
@@marciosena3373 está andando bem sim, quero ver quando passar ele para 4 bicos com coletor plástico.
@@albertopinheiro9053 aí sim vai ganhar do astra. Tenho um Kadett GL 2.0 mpfi 98 com motor original e só tenho coragem de fazer essa mudança completa quando precisar de retífica! Melhor né!
Boa tarde Jairo e Jairo hoje.
Os chevettes que possuí o cabeçote era de ferro fundido
Forte abraço.
Eu tenho o kadett e a Ipanema carburado coraçãozinho
Aula Sensacional... !!!
Jairinho fez a observação sobre o ecotec, que saiu nos cruze de primeira geração e saiu também no Sonic que pelo ao menos aqui no RJ extremamente difícil de ver pelas ruas, concordo que essa observação que ele fez, com certeza a nova linha equipada com ecotec não teria aceitação no mercado.
Meu monza 96 usa cabeçote da s10 2.4 flex 😊😊😊....uma uva !
O q acaba os motores de hoje e o bloco de alumínio q impena junto com o cabeçote
Eu gostei Amei 🙏 do vidio
Meu carro um 0 zero da muda 1.4
Papega mas veLosidade meretorne
Meu professor
Meu Astra ano 2005, comprado novo, não troco por nenhum dos modelos atualmente produzidos no País.
•Tenho duas dúvidas!
- Qual desses motores incluindo os cabeçotes apresentados é considerado o mais problemático?
E qual motor é melhor custo benefício a longo prazo para o consumidor final dentre os modelos apresentados com seu cabeçote respectivo?
Que conteúdo da hora!
Cabeçote roletado para corsa 1.6 98 Cabeçote 1.4 ou 1.8 coloquei 1.4 com junta de 3mm
Meu amigo você sabe se é um parafuso ou uma peça que vai na gaiola do astra 1.8 atrás da tampa do óleo, no monza e aplicada a bomba combustível manual
Comando 2.0 roletado é o mesmo da S10
A humildade que eles tem n vídeos do RUclips eles tem no Instagram segue eles que o conteúdo é diário
Parabéns pelo conteúdo, sobre o motor ecotec 1.8 e 1.6 do cruze e do sonic, será que aguenta um turbina para chegar no 200cv? Quais os pontos fracos dele? No meu caso é um 1.6 C16XE do sonic
Opa este aí é mais difícil porque tem pouco no mercado.
Mas aguenta uma turbininha sim. Problema é acertar ele depois com a injeção
Esse cabecote do gm 140 roletado nao e mesmo que saiu ainda nas s10 2.4 8v de 2012 adiante ainda sozinha? Sem astra vectra zafira mais sendo fabricada
Acho que todas S10 147cv ja sao roletado
@@douglascmartins123 sim, sao, mas gostsria de saber se é igual ou tem alguma diferenca, pra buscar um cabecote desse talvez pra por num 2.0
Sim da pra por sim só muda mesmo a injeção eletrônica
23:22 jet oil era pra lubrificar a camisa, certo?
Boa noite Jairos eu tenho um corsa EFI 1.4 e troquei o cabeçote pra um de meriva roletado, ainda uso o coletor antigo e dutos quadrados. nesse exemplo dos cabeçotes da S10, duto quadrado x redonto teria quias beneficios ou maleficios? Sucesso Sempre!!!
Preciso dar uma geral num cabeçote de uma Marea 5 cilindros.. vcs fazem isso e se for preciso encher de solda para dar medidas, vcs fazem. Obrigado diga que sim por favor
também sinto a mesma frustração do Jairo, o nosso "Monzatech" merecia uma evolução, concorrendo com o EA888
Infelizmente a GM, não trouxe no Cruze o motor da Equinox 2.0 turbo, este motor é até mais potente (262cv) e moderno que os EA888.