A cena que o Remi chora na mesa.. ali eu perdi tudo sabe? foi desses choros de uma ferida de rejeição tão profunda... era só uma criança, gente... meu Deus..
@José Flávio Pinheiro eu fiquei até bravo que ele não demonstrava nada quase, mas aí fui ver e o filme ainda tava meio que na metade haha expressou bem a falta de saber como agir ( ainda mais pq ele pensava que foi culpa dele) pq passou pra mim a frustração 😅
chorei na parte que o Remi pergunta pro Leo pq ele não esperou pra ir pra escola, Remi se desesperou quando viu que alguém que ele amava tava se afastando, tipo "ei pq vc tá fazendo isso com a gente"
@@SushineMax Cara, achei ficar meio subentendido isso. Mas foi a sensação que eu tive. Ah, muito tenso esse filme. Pensar que è uma realidade social essa conteção e camuflagem de sentimentos que ferem ate crianças.
simmm, o jeito que o Leo olhava pro Remy em qualquer cena, até quando eles estavam afastados, parecia que o amor ia sair da tela e me dar uma tapa na cara. Eles se amavam muito e de uma forma muito pura :/
"a falta de inocência destrói aqueles que ainda a tem". Pra mim, essa frase aqui concentra o que mais me pegou nesse filme. Remi e Leo tem uma relação próxima, íntima, verdadeira. E há uma tendência social em romantizar qualquer tipo de proximidade. Uma invasão, uma violação das relações em nome de rotular.
E o diretor ainda mostra aproximidade do irmão com o leo, após a m0rt3 do Remi. Mostra o irmão abraçando o leo e Léo coloca a cabeça no ombro do irmão, assim como ele fazia com remi. Mostra o leo indo para cama do irmão e o irmão o abraçado , assim como o leo fazia com remi. Mas como eles são irmãos as pessoas não vem maldade, mas como amizade, onde eles eram amigos desde pequenos , eram como se fossem irmãos, as pessoas viam maldades.Esse filme quebra o coração em milhares de pedaços. É coisa mais triste que existe, mas necessário as pessoas verem e refletirem sobre o qu estão fazendo com cabeças das crianças e adolescentes.
fui assistir ‘Close’ estando curiosa pelo filme, e terminei infeliz, miserável, deplorável, psicologicamente abalada, emocionalmente destruída. me afoguei em lágrimas e me afundei em reflexões. simplesmente maravilhoso e necessário na mesma intensidade.
Eu senti o mesmo, tá passando na casa de cultura aqui da minha cidade, vi o trailler achei interessante, e qdo sai não conseguia pensar em mais nada, além de chegar em casa e chorar copiosamente. É um filme que doi muito, um tristeza mto palpável e profunda.
O diretor se inspirou no livro "deep secrets: boys, friendship and the Crisis of connection".. no livro uma antropóloga estuda meninos dos 12 até os 18 anos e sinaliza o como a sociedade se apodera deles mudando totalmente a perspectiva dos sentimentos e emoções, é triste.
A cena do Leo no ônibus, antes de chegar na escola na volta do passeio, parecia que ele já estava sentindo que tinha algo de errado com o Remi. Esse filme me doeu em níveis absurdos
Eu ainda não consegui assistir o filme todo, mas o início é incrível. Mubi está arrasando com filmes maravilhosos, sem contar o clássicos do cinema. Realmente é um dos melhores streamings. Lá vou eu falar da minha vida privada, mas a Isabela tem o poder de falar de filmes dos quais me identifico. Tenho um filho de 13 anos parecido com o Remi, extremamente sensível e bondoso. Também tem um melhor amigo, também foi zoado. Ele nunca ligou. Mas o pior para ele é entender o porquê das crianças o excluir. Me pergunto: Que tipo de educação esses pais fornecem aos seus filhos? Se eu não tivesse atenta o tempo todo eu nem sei.... mas é uma sensação que é só dele e somente ele vai conseguir mudar. Tenho muitas dúvidas, mas o importante é fortalece lo para enfrentar os desafios dessa vida. Não consigo nem imaginar a dor das mães nessa situação!
A cena do Rémi chorando na mesa e a do Léo com o braço enfaixado e o pai consolando ele me quebram 💔 Uma coisa que gostei muito no filme foi como os pais de ambos eram doces com eles, compreensivos. Poderiam ter descambado pro exagero e o clichê, mas felizmente não.
Meu filho tinha um melhor amigo desde os 7 anos e eu achava incrível a amizade deles...mas bastou chegar nessa idade a amizade ruiu😢 Meu filho chegou aos 13 com alma de criança, querendo apenas se divertir e brincar e o amigo queria fazer parte de um grupo, com uma mentalidade mais madura e maliciosa. Meu filho não pensou 2x e se afastou totalmente. Eu fiquei tão triste, era uma amizade tão linda... Esse filme parece a mesma coisa 😢
Ele não sabia lidar com a dor que sentia e a reação dele dizia "olha pra mim! volte a ser meu melhor amigo! Sinto sua falta..." Isso me quebra ao meio.
Na minha perspectiva, o filme não é sobre ser gay ou não, e sim sobre a estranheza que uma amizade desse tipo impacta a sociedade, seja de cunho LGBTQIA+ ou não, o preconceito estará presente. Afirmar que é LGBTQIA+ é erro, e não afirmar, também. Pessoalmente, sendo uma pessoa gay, me identifiquei em vários momentos! E aposto que se um garoto hétero assistir, também vai se identificar, porque o preconceito acaba afetando todo mundo, e privando de ter uma relação saudável, independente de ser algo a mais ou algo a menos. É só uma relação entre dois meninos, só isso, não era pra ser mais e nem menos, é só isso. Uma relação.
@@R0dv0ss Principalmente se fosse.... Meninas são ensinadas a serem sensíveis umas com as outras, "coisas de meninas" é o que acontece, então se fosse, bem provável que interpretasse apenas como amizade. Por ser dois meninos, o enigma que o filme apresenta deixa tudo mais brilhante, reflexivel, questionável...
Esse filme acabou comigo de uma maneira indescritível, fiquei dias pensando sobre. Apesar de provavelmente não se tratar de LGBT, eu interpretei muitas coisas: Leo perdeu uma amizade incrível por pura pressão de masculinidade que impõem nele durante a escola, e a dor do Remi é ensurdecedora, você vê o filme perdendo as cores conforme ele passa e eu acredito sim que a amizade deles possivelmente se tornaria amor (opinião minha). E diferentemente do que dizem, não acho que isso se trate de sexualizar os meninos, essa é uma fase de descobertas e gostar de alguém é natural.
Assisti hoje, chorei muito e apesar de todo mundo dizer que não é isto, que é rótulo, etc... ok, eles eram novos e inocentes, mas "para miim" tinha um teor bastante fertil para a questao lgbt realmente, o menino para chegar ao ponto que chegou, de ter tal atitude pelo outro menino.......passando por cima de tudo da vida dele, família, etc, tudo o que existia..... pra mim tem teor lgbt sim... provavelmente não muito sexual ainda, mas um teor de um amor apaixonado, um afeto bem mais além do que só amizade........ senti isto pela forma que ele ficou indignado, revoltado, não pela revolta em si, mas pela maneira, a maneira da indignação na cena que ele o confronta............é o tal da coisa não dita.......mas que se revela no âmbito visual. Não sou o dono da verdade, mas foi a minha interpretação.
isso aconteceu comigo. a diferença é que além do bullying em casa, os pais dela estranhavam nossa amizade (que evoluiu pra um amor) e ficavam defensivos em relação á mim. foi muito difícil mesmo, as pessoas não tiveram nem dó na hora de invadir minha privacidade. mesmo sendo apenas uma criança
Sim, eu interpretei da mesma forma q vc, não vi o filme como algo lgbtq, mas poderia se tornar no futuro. Eles eram apenas crianças, amigos e infelizmente foram expostos cedo demais pelos preconceitos que a sociedade impõe
Esse filme é uma obra prima. A forma como eles retrataram a vivência de uma criança que está em processo de luto de uma forma bem sútil e delicada. Ela brincava, sorria, ao mesmo tempo não sabia lidar com aquela angústia e "culpa", voltava a brincar, a sorrir, e no final desaba e é amparado. Lindo demais.
Observando o filme, Remi dá poucos sinais da depressão, que ao ver uma vez, nós não percebemos, (se muitas vezes nós mesmo não enxergamos os sinais de pessoas realmente com depressão nos mostra) mas na segunda vez assistido, é possível ver com clareza todos sinais que ele (Remi) dá, e que Leo era o sustento da sua vida, a pessoa que o fazia ser importante.
Uma das coisas q eu mais achei bonita no filme foi isso, a delicadeza com q trataram o luto e a depressão, não de forma caricata ou exagerada mas como ela é de verdade.
o filme todo foi emocionante, mas a parte que me fez desabafar de fato foi quando o leo começou a perceber a falta do remi quando entrou no quarto dele e logo em seguida mostra a cena dele deitando ao lado do irmao e assumindo que sente falta do remi, eu chorei muito aqui. ele chorando na enfermaria no final tbm me pegou muito, fica tao claro que a dor que ele sente nao é fisica (por conta do braço) e sim emocional
O olho direito do Leo tem sempre um brilho de lágrima em momentos muito específicos, primeiro na cena onde Remi se apresenta tocando e depois quando Leo vai visitar a mãe do Remi pra ver o quarto. A intimidade é construída de uma maneira tão primorosa que chego a ter inveja desse amor. O sopro trazia calma na primeira vez, segurança na segunda. A cena da briga para sair da cama é tão decisiva quanto a da escola, porém a primeira é mais indireta e quando Remi chora na mesa Leo prefere negligenciar isso, a segunda é mais definitiva ( logo após vem a cena das flores sendo trituradas pelo trator ). Vi críticas a respeito do silêncio presente no filme mas sinceramente achei um filme bem barulhento no sentido emotivo, a trilha sonora auxilia muito nisso e momentos que poderiam ser ordinários se tornam singulares. Ótimo vídeo ❤
Fazia tempo que não chorava tanto com um filme. Ele é tão sensível, tão puro. Dá metade para o final é um combo de emoções que não consegui lidar. Você é uma rainha, Isabela. ♥️🌷
Uma amizade tão bonita e tão pura que foi destruída por conta de um julgamento malicioso. Infelizmente, por conta da idade, o Leo não soube lidar com isso e preferiu se afastar do seu amigo/alma gêmea Remi, só para não parecer aquilo que não era. A inocência não dura muito nesse mundo cada vez mais corrompido.
Mas em nenhum momento foi deixado claro que ele não era ele tinha vergonha por que nessa idade é isso mesmo acriança faz de tudo pra não ser vitima dos zoamentos e de constrangimento
Se você já está depressivo evite assistir Close. Chorei demais! Fotografia incrível, os olhares lindos e puros. Um filme sensível, triste e necessário.
"Esse é um filme em que a falta de inocência dos outros destrói a inocência de quem ainda rem ela" é a frase definitiva sobre Close. E como o próprio diretor disse, é um estudo da amizade e das expectativas de masculinidade colocadas sobre os meninos. E acredito que expõe bastante como o machismo também pode afetar homens e corromper infâncias de garotos, inclusive destaco que o filme desperta uma hipocrisia das próprias pessoas que o assistem e o interpretam de maneira equivocada achando que é um filme LGBT ou coisa do tipo, essas pessoas estão sendo exatamente o que o filme critica que é a necessidade de rotular ou sexualizar precocemente a amizade deles. São as idéias que os pais perpetuam para seus filhos e que se renovam de geração pra geração, um ciclo sem fim que ensina que o garoto tem que se portar de certa maneira quando atinge tal idade e chega a puberdade por exemplo, tem sempre que exalar masculinidade e fazer "coisa de homem" que se resume basicamente a esportes tradicionalmente masculinos e falar só disso nas conversas ou sobre meninas (inclusive é oq o Léo faz quando decide ir pro Hoquéi mesmo talvez nem gostando disso de vdd só pra entrosar com os garotos que são assim e não fazerem mais comentários sobre ele na escola) e amizade masculina também não pode ser algo que permita homens de serem tão próximos como amizades de mulheres que estão sempre juntas, pois qualquer coisa que se desvie desse comportamento padrão é visto com julgamento perante a sociedade, essas expectativas assassinaram uma amizade tão pura e recíproca como a deles de permanecer e o mesmo também ocorre com muitas outras. Por conta disso que as colegas de escola deles fizeram aquele comentário e como você mesmo disse talvez não por maldade, mas também não foi com boas intenções, apenas estavam reproduzindo o que a sociedade propaga há décadas e espero que isso um dia possa acabar para que ninguém mais possa viver uma vida de frustrações e maturidade precoce apenas pra não ter que ser julgado por terceiros.
Pessoas tem pontos de vista e visões diferentes, assim como interpretações de uma mesma obra. O filme não deixa claro se algum deles é ou não LGBT, e não precisa, pois a história que está sendo contada não é sobre isso, mas eu como LGBT me identifiquei em DIVERSOS aspectos e nós também passamos por cada uma das situações do filme, de formas diferentes, mas a visão de que o filme retrata uma narrativa LGBT é tão válida quanto a sua.
Mas a própria comunidade LGBT faz isso. Um exemplo, é que eles vivem dizendo que Sam e Frodo de O senhor dos anéis são gays, ao invés de perceberem que não passa de uma linda amizade. Tem vários exemplos que eles veem dois homens com uma forte amizade que rotulam como Homoafetividade.
Uma vírgula MUITO GRANDE aqui porque você é que se apressou a uma conclusão que *não existe* no filme: "hipocrisia das próprias pessoas que o assistem e o interpretam de maneira equivocada achando que é um filme LGBT ou coisa do tipo, essas pessoas estão sendo exatamente o que o filme critica que é a necessidade de rotular ou sexualizar precocemente a amizade deles". Sim, o filme não reclama a rotulação da relação entre os dois garotos como românticas, mas a questão é que você está descartando muito rapidamente algo que que ele próprio não busca descartar. Close é, sim, sobre uma *experiência* queer, que envolve sexismo e homofobia, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE SEUS PERSONAGENS PRECISAM, NECESSARIAMENTE, SER QUEER. É irrelevante se Léo, ou Remi ou ambos são heterossexuais ou queer. Homens heterossexuais e crianças *não são imunes à homofobia* e a devastação que vem com ela. Tentar rejeitar a leitura queer do filme simplesmente porque ele não se preocupa em explicitar a orientação sexual e romântica de crianças que sequer tiveram tempo e introspecção para refletir o suficiente sobre como preferem se identificar é que se assemelha aos comentários danosos das outras crianças. Perceba que em nenhum momento nos é confirmado que nenhum dos garotos nutria sentimentos romanticos pelo outro e que a única negativa vem de Léo, SOMENTE por vergonha ao ter sua intimidade invadida e ser confrontado com a possibilidade. *LEIA ENTREVISTAS DO DIRETOR E SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DELE QUE INFLUENCIARAM O FILME.* Ele é um homem gay que relata, ele próprio, ter afastado outros garotos de quem era próximo por temor do estigma e dos comentários homofóbicos.
Esse filme me destruiu. E acho que quando o expector é LGBTQIA+ dói muito mais. Filmes com essa temática, nessas faixas etárias, nos ajudam a ter um vislumbre do que poderia ter sido nossas vidas caso pudéssemos explorar nossos sentimentos desde sempre, sem preconceitos e amarras sociais. Histórias que nos envolvem, nos fazem sonhar até que ocorre uma tragédia que nos trás de volta a nossa tragédia pessoal. Se eu pudesse voltar no tempo, não assistiria. 😔
Que filme poderoso! Dizer que eu chorei é eufemismo, eu me afoguei em lágrimas 🌊 Nos dias seguintes, só de pensar (e o filme não saiu da minha cabeça até hoje) eu já sentia o ar faltando e o peso no coração. Ele me pegou como nenhum outro dessa temporada, pra mim é um ABSURDO não tá concorrendo como Melhor Filme ou o protagonista não ter sido indicado como melhor ator. Os olhos do Eden atuaram melhor que muitos adultos da indústria. Nem da pra acreditar que foi a primeira atuação dessa criança! 💘
Isabela, vou pontuar a cena que melhor expressa esse "tragar" que você citou: o momento sublime em que o Eden está na enfermaria e o doutor, na presença do pai dele, vai ajuda-lo com o braço machucado. Ali a criança desaba, essa pressão, essa batalha, finalmente toma conta dele. A inocência que você mencionou, de ainda ver a vida com certa beleza, de continuar, é substituída por uma espécie de vazamento. Ele era uma bomba d'água e essa bomba começa a vazar e vazar. O modo como ele tentou superar não basta, a culpa que ele sente (e é mostrada na cena final dele com a mãe do Gustav) simplesmente engole ele. O Eden foi tão brilhante nessa cena. Você sabe que o que está realmente, realmente doendo e ferindo-o, não é o braço. A linguagem tão bem estruturada do enredo te faz de fato sentir o Eden tremendo de tanto chorar, e você quase pode ler os pensamentos dele. É um filme genial. => Um salve do Ceará!
Close é um espelho na vida de tantos. Eu me vi nesse roteiro, lá pelos 12 anos, tive um amiguinho e agente era muito próximo, andávamos de bike, fazíamos de tudo, desenhar, pegar manga, laranja! Eu já sofria bullying por n fatores, e té os 14, entrando na pré-adolescência, isso foi piorando e foi afetando a amizade. Chegou um tempo que agente não se procurava mais e a amizade acabou. Um tempo depois lembro que minha mãe até me perguntava, de fulano (meu amigo) e eu inventava alguma coisa, até q ela não perguntava mais, acho até que percebera.
É um filme dilacerante. Destrinchou barreiras que eu ergui há décadas, e me fez pensar demais na minha própria infência e em como essa questão das crianças tentarem emular comportamentos e falas dos adultos tem esse poder maligno de destruir grandes amizades e grandes relacionamentos.
em muitos relacionamentos de amizade durante minha adolescência e infância, estive no mesmo lugar do Remi. consegui sentir toda a dor dele com a rejeição. terminei o filme soluçando. é lindo e intenso
Esse comentário da Isabela sobre a câmera pra mim lembrou muito as cenas em que o Leo olhava pra câmera e eu tinha a sensação de que ele estava olhando pra mim. Depois de alguns segundos nessa posição, mostrava que ele estava, na verdade, olhando pro Remi ou pra mãe dele. Impecável!!!
Esse filme é maravilhoso em tantos aspectos. Eu sou Gay e em diversos momentos me recordei de situações em que possíveis amizades minhas foram destruídas a partir de um olhar preconceituoso sobre o meu jeito gay. Sempre gostei de ter amizades com meninos e consequentemente jogar bola, bater figurinhas ou jogar vídeo game, até que em um certo momento as piadinhas, as exclusões dos ''rolês'' e o distanciamento (vergonha) por estar perto de um gay me forçaram a abandonar essas amizades e andar mais com meninas, que também eram cruéis em alguns momentos.
@@AliceECrisOliveira na verdade é indiferente. talvez esse sentimento de afeto que eles sentiam um pelo outro pudesse, algum dia, aflorar. mas não deu tempo.
Esse é um daqueles filmes que a gente só assiste uma vez e depois vira pauta em terapia. Achei lindo, forte e devastador! Você não poderia ter definido melhor, esse filme é de demolir nossas defesas.
Filme incrível, sensível, emocionante, perfeito...! Me recordo de um amigo de infância! Éramos "inseparáveis" , fazíamos tudo junto , sempre nos apoiavamos , era um irmão ,um complementava o outro. Mas para a sociedade isso era visto com outros olhos e malícia. Os meses foram passando e eu percebia uma mudança nele , a rotina , o jeito de falar e se comportar . Do nada ele começou a falar do meu modo de agir , de se comportar , de andar , me chamava de gay e entre outros nomes, até arrumou outros amigos. Resolvi me afastar... Aquilo foi como uma facada forte em meu coração, eu estava destruído, os dias não tinha mais cor , a rotina não era a mesma , tudo tinha mudado , nada fazia mais sentido . Foi a primeira vez que experimentei o luto e a depressão. Lembro que foram anos de sofrimento. O meu melhor amigo se voltou contra mim por causa do julgamento de outras pessoas. E eu não queria aceitar aquilo. Na época tínha 13 anos, até os 18 anos eu ainda sentia a "perda". Na verdade até hoje sinto falta de tudo. Nunca tive uma explicação do porque ele fez aquilo . É impressionante o quanto uma pessoa pode mudar sua vida. O quanto o julgamento de outras pessoas influência na sua vida . Esse filme me faz lembrar disso . Chorei muito vendo. Filme perfeito!
Abordar o preconceito em uma idade que passamos por tantas mudanças que é a adolescência, nos faz refletir sobre as construções impostas pela sociedade que nos rege. 🌺🌺🌺🌺
Eu assisti o filme logo após ter visto esse seu video, e eu não consigo tirar ele da minha cabeça, estou a dois dias deprê por causa dele, nunca vou superar
@@carriemathison4213 Acabei de assistir e vi nada de mais em nada de novo no front. Não me emocionei em momento algum, tem filmes de guerras bem superiores a ele. Vou assistir Close agora.
O filme é sublime e emociona as lágrimas, em meio a uma sociedade cada véz mais individualista e desumana. A cena da mãe do Remi, que mostra a dor no seu seblante mais pede ao Leo decer do carro, e depois o chama para seus braços de forma comovente.alí ela abraçava o filho querido que partiu, e o outro, o filho de coração o Léo. Cena que é impossível não abraçar junto com ela o Leo cuja dor e saudade do amigo-irmão, dilacerava sua sua alma de adolecente. O filme é de fato uma obra-prima.
sei que não vai ganha o oscar, mas aqui em casa já é o vencedor que filme MARAVILHOSO sério foi um misto de sentimentos assistindo muito lindo e sensível
2:11 Não vejo com inocência aquele comentário, e o motivo é a persistência e malícia em arrancar alguém do "close(t)". E nem saberia se ele poderia ser feliz tanto quanto um dia já foi. É um filme para destruir e fiquemos com os cacos e montemos nosso próprio mosaico de nós mesmos.
Acredito que a mensagem do filme não seja sobre o Remi ser, de fato, um garoto LGBT, mas, sim, sobre como os esteriótipos da sociedade o destruiram: homens não poderem sentir e demonstrar carinho por outros homens, ainda que sejam tão jovens e inocentes. Mas confesso que me identifiquei com a história. Me descobri homossexual com 12/13 anos e acabei me apaixonando por meu melhor amigo. Foi uma fase muito dolorosa e dilacerante, pois, aí mesmo tempo em que eu não entendia o que estava acontecendo, percebia que aquela afeição era muito forte, algo para além de uma amizade, mas não sabia lidar, pois eu nem mesmo conseguia distingir a homossexualidade. Pensei várias vezes em tirar minha própria vida, pedindo para “Deus” retirar aquele sentimento de mim. Ainda que esse não seja o pano de fundo do filme, ele me fez compreender que eu era só um garoto descobrindo a própria identidade. Nossos jovens precisam muito de acolhimento e compreensão.
Que história é triste, tocante e dolorido! Uma grande reflexão sobre como a sociedade precisa evoluir urgentemente, o mais rápido possível! A doçura no olhar do Rémi e o amor (e dor) no olhar do Léo vão me acompanhar por muito, muito tempo. Eden Dambrine entrega uma das melhores atuações que vi nos últimos anos! Ator promissor! Carrega em seu olhar toda a angústia, incômodo e tristeza diante das situações... Elenco de milhões. Enredo extremamente triste e muito dolorido!
Toda vez que o Remi chorava eu chorava junto. Eu já passei pela mesma situação em que criei um grande vínculo de amizade com um menino, ficamos muito amigos, fazíamos tudo juntos, jogávamos, brincávamos e dormíamos juntos, éramos adolescente 14 ou 15 anos. Com a chegada de novas pessoas em nossas vidas, ele foi conhecendo outras pessoas, e meio que a gente não fazia mais nada juntos, até chegar o momento em que não nos falávamos mais. É uma dor muito forte dentro de vc, não é uma ferida, não é um corte no seu peito, mas é incrível com vc sente, chorei muito por não ter aquela pessoa que sempre estava ao meu lado, para as horas boas e ruins. Hj somos apenas conhecidos, crescemos, hj eu com 24 e ele com 23 seguimos caminhos diferentes, nos falamos quando passamos um pelo outro, e a única coisa que ficou foram as boas lembranças.
Nestas lindas amizades q são formadas já perceberam q sempre tem um q consegue se afastar q consegue esquecer momentaneamente tudo de bom q viveu com alguém e consegue seguir não sei se na marra ou coisa assim mais seguem e tem um q sempre irá sofrer ao lembrar q vai sentir o afastamento e se não tiver um bom psicológico não resiste ...
Close (2022), na minha leitura, nos faz pensar sobre a contradição da existência: o amor, que é a maior energia da vida e expressão humana, mas a humanidade é ainda incapaz de compreendê-lo e de aceitá-lo.
Eu nunca tinha chorado tanto como nesse filme. A direção é incrível, a atuação também é tão clara e tão incrível. Senti na pele a dor deles, um vazio. O Remi sentia um vazio tão grande, nascido, depressivo. É citado de relance. Essa fase da vida é sempre um mistério, cheia de dor e magias.
Simmm, parece que as pessoas entendem que aconteceu isso com remi por conta da amizade, mas ele era depressivo já…E acabou que com as situações o amigo se sentiu culpado
Esse filme me destruiu.. Não cheguei a chorar, mas a garganta deu im nó. Assisti está com uns 4 dias e não me esqueço de cenas e diálogos entre os dois. Merece o Oscar.
Gente, esse filme acabou comigo. Não consigui assistir mais nada depois de 40 minutos, fiquei arrasado. Conseguia sentir todos sentimentos que os personagens estavam expressando. A cada decisão que o Léo tomava e a cada reação que o Remi tinha me despedaçava a nível molecular (sim, eu sou dramático rs). Talvez um dia eu termine o filme, mas por hoje já me contento muito com a super crítica que a querida Isabela está nos proporcionando. ❤
Te entendo completamente. Eu quase parei de assistir o filme aos 40m, pra mim não tinha motivo para continuar, o Leo demorou DEMAIS para reagir ao que aconteceu mas acho que foi o que o diretor quis passar, a confusão mental na cabeça de quem tem essa idade… poderia levar para um lado sem o suicídio? poderia. Mas acho que como o filme não é sobre romance e sim uma crítica a masculinidade imposta na idade deles, foi assim. Mas o Remi me entristeceu demais também. 😫
É um filme lindo em todos os sentidos. No fim, depois de tanto chorar ao longo do filme, o sentimento que fica é que nada será como antes... por isso, nunca perca/desvalorize aquilo que verdadeiramente é importante/valioso para VOCÊ. ❤️🙌
Que filme. A cena do Remi chorando na mesa foi bem chocante pra mim. A dor da rejeição é muito dolorosa. Todos que passam da infância para adolescência sabe como é difícil lidar com tudo e como a escola é um lugar cruel para pessoas sensíveis, puras. Remi infelizmente não conseguiu suportar e muitos não suportam. 😢😢
Um ótimo filme, muito bem feito. Me lembrei muito de quando criança, passei por algo parecido, e acho que muitos tiveram também, esse choque da inocência com a falta dela realmente é algo que destrói mesmo pois não volta mais atrás...
Até agora foi o único filme na minha vida que me fez chorar do começo ao fim. Eu honestamente não esperava ter sido pego de surpresa dessa forma. É profundo e poderoso. Não importa se o filme de guerra vai ganhar, ele não está a altura de Close.
Acabei de assistir ele na escola, voltei da escola e ainda estou devastada, chorei do começo ao fim. Ele abraçando a mãe do remi me quebrou de um jeito destruidor. Eu tô com dor de cabeça do tanto que eu chorei kkkkkk. Eu amei esse filme, mas definitivamente não é pros fracos. Estou totalmente destruída.
*"E vendo um desses meninos fazendo um esforço sobre humano pra engarrafar, pra suprimir, enterrar todo esse sentimento e essa emoção, toda essa dificuldade da complexidade com que ele tá lidando.* *EU NÃO SABIA O QUE FAZER"...*
Emocionei com essa crítica, da pra sentir toda a emoção nas palavras e nos olhos da Isabela, obrigada mais uma vez! Esse filme realmente é algo a mais, uma experiência linda e desesperadora.
Toda a história me detonou, e deve detonar também todos os outros jovens. Tenho 19 anos, estou acabando a adolescência, e ainda me identifico muito com as questões do filme. Acho que muitos adultos também se identificam.
Assisti esses dias....Fiquei muito impactada. Muito do que o filme tem pra dizer está no não-dito, nos olhares, nos pequenos movimentos. Atores fenomenais! Direção excelente!
Ainda não assisti. Mais chorei só de ouvir sua Crítica sobre o filme. Vc sempre é muito profunda no que vc diz é como se estivesse dentro do filme. Parabéns vc é boa no que faz.... Amo assistir seus vídeos seus comentários sobre as obras.
Passei na pele por isso e as vezes ainda passo mas me doeu a parte da escola quando ele pergunta por que não esperou pois além de ver alguém se afastando pior é saber que é por culpa das próprias atitudes.
Chorei horrores nesse filme . Quando criança nunca pude demonstrar afeto por ninguém , pq eu sofria constante bullying na escola. Me lembrou os Dardenne . Inclusive com a presença da atriz de Rosetta como a mãe do Remi , que me lembrou um pouco tbm algumas cenas de Mon do Xavier Dolan Amo a MUBI assino
Até nosso direito a amizade é retirado. Você não pode estar com as meninas pq confirmaria algo que você ainda nem sabe, nem com os meninos pq eles seriam g@ys. Me trouxe vários gatilhos também.
@@BertottiThiago as meninas me “abraçaram”. Durante todo colégio. Mas lembro de amiguinhos q paravam de falar comigo do nada, depois falavam que eram as mães que diziam que era pecado , eu não entendia nada
Esse filme me ativou gatilhos da adolescência e a reflexão da Isabela me afundou em lágrimas. Foi uma experiência de autoconhecimento, notei um trauma que eu não havia elaborado ainda.
Tinha um amigo de infância desde os 5 anos e sempre fomos muito conectados até que no ensino fundamental os amigos dele de escola perceberam que eu era mais sensivel e começaram a fazer chacota com ele. Passamos a ser amigos apenas dentro de casa, dormiamos juntos vendo filme de locadora nos finais de semana e era sempre muito divertido, mas se ele me encontrasse na rua enquanto tava com os amigos fingia que nao me conhecia. Como eu sabia que eu era gay, passei a me afastar pra que isso nao se tornasse um problema pra ele, mesmo nossa amizade sendo inocente e genuína. A mãe dele passou meses perguntando porque eu tinha deixado de ir na casa deles, nunca falei. Hoje em dia ele, a esposa e o filho ainda frequentam a casa dos meus pais, mas nossa amizade acabou lá mesmo, aos 13 anos, somos praticamente estranhos.
Uma pena, mas tenta se conectar com ele novamente! Ambos com idade mais avançadas estão com a cabeça diferente de anos atrás! Você não tem nada a perder, só a ganhar se recuperar essa amizade que te faz falta (e a ele também, com certeza!)
Vc conseguiu descrever muito bem a sensação que o filme deflagra: ser tragado pela emoção de cada personagem! Filme lindo, mas incrivelmente triste. PS a atuação dos adolescentes é mesmo assombrosa!
Eu demorei quase 2 anos para assistir esse filme, na verdade acabo de assistir. Eu estava temeroso quanto ao tema super sensível que o filme aborda, mas me deparei com a melhor experiência que um filme já me proporcionou. O filme é lindo do início ao fim, foi tão abrupto e brutal que eu não estava preparado. Eu imaginei que o filme fosse abordar o sofrimento do Remi de forma mais incisiva, mas não. O seu sofrimento só é mostrado da perspectiva do Léo. Quando Remi não está na cena com o Léo, nós não vemos nada sobre ele. E sem nenhum aviso prévio Remi desaparece para sempre, o último vislumbre que Léo teve do seu amigo é antagônica ao título do filme, distante, do outro lado da sala de aula. Léo sabia o que levou Remi ao fim, e tenta encontrar na dor física, quando se choca contra as paredes repetidamente, uma forma de aliviar a sua dor emocional. E quando ele finalmente quebra o braço, percebe que a dor física não se comparava a dor emocional. É lindo, é brutal, é simples. A cena final dele vindo da casa vazia da família do Remi e olhando para trás é avassaladora, dando outro significado ao título do filme, fechado, o mundo em que Remi e Léo viviam felizes chegou ao fim, não restando nada além das lembranças e uma casa deserta trancafiada. Foi cruel e lindo.
Um deleite ler a sua crítica. Esse filme é de uma beleza e de uma verdade desconcertante. Joga na nossa cara os contrastes da vida, como o ser humano pode ser lindo e ao mesmo tempo tão cruel. É dilacerante não poder abraçar aqueles meninos e pedir perdão. E olhamos aqueles olhares inocentes e amargurados, e olhamos aquelas flores lindas no campo e arrancadas da terra. Maravilhoooso e duro. Merece o OSCAR.
minha filha tinha tambem um melhor amiga, desde o pré na escola, quando chegou o ensino medio a miguinha dela fez novas amizades e minha filha ficou deprimida, se sentiu rejeitada. passamos juntas pelo processo, foi dificil.
Esse filme foi tão traumatizante (de uma forma linda) que tive que me preparar psicologicamente pra ver sua crítica, porque relembrar desse filme me dói pra caramba.
O mundo moderno, que pensou que matar a inocência, a decência e a dignidade não teria efeito algum na vida, está criando feridas profundas na mente e no coração de muitas pessoas, pequenas ou grandes. Lindo vídeo Isabela.
me emocionei com a crítica, isa. o que acontece com o leo e o remi, aconteceu parecido comigo, justamente nessa fase. o filme me fez chorar bastante porque, assim como você, fez eu olhar pra uma fase da minha vida que, honestamente, tinha guardado numa caixinha na minha cabeça e não abria há tempos. muito sensível, recomendo muito.
Comparei a amizade dos garotos igualmente como tenho com a minha irmã, mesmo sendo irmãs, somos desde crianças, amigas, amigas que compartilharam momentos doces e únicos da infância e adolescência, e mesmo sendo irmãs, vimos muito comentários já sexualizados da sociedade e mesmo não nos afastando, era bem chato e incômodo de ouvir. A sociedade precisa crescer mais que qualquer criança do mundo
ouso dizer que Eden Dambrine foi o melhor ator criança desse ano, talvez páreo o suficiente pra ser indicado a melhor ator no lugar do Paul Mescal por aftersun. q performance incrível em Close!! ótimo ficar de olho no ator a partir de agora
Acho que foi mais mérito do diretor,sei lá.Arrisco dizer que acho nunca ter visto dois atores criança tão bem dirigido,e o melhor a atuação de tds nesse filme é sensacional.O pouco tempo de tela do Remi faz ele ficar presente no filme inteiro,a atriz que faz a mãe dele também incrível,o Eden é o Eden .Se fosse americano com certeza teria sido indicado ao Oscar.
pra mim o maior gatilho desse filme é a incapacidade social de lidar com algo genuíno, como o carinho, consideração e amor.
Sim!
"esse é um filme sobre como a falta de inocência dos outros destrói a inocência de quem ainda tem ela". te amo isabela boscov você é muito inteligente
A cena que o Remi chora na mesa.. ali eu perdi tudo sabe? foi desses choros de uma ferida de rejeição tão profunda... era só uma criança, gente... meu Deus..
Certeza. E o Léo sem saber o que fazer, infelizmente já contaminado pelo preconceito.
@José Flávio Pinheiro eu fiquei até bravo que ele não demonstrava nada quase, mas aí fui ver e o filme ainda tava meio que na metade haha expressou bem a falta de saber como agir ( ainda mais pq ele pensava que foi culpa dele) pq passou pra mim a frustração 😅
Que cena perfeita.
Onde esta passando?
Essa cena acabou comigo 💔❤️🩹
chorei na parte que o Remi pergunta pro Leo pq ele não esperou pra ir pra escola, Remi se desesperou quando viu que alguém que ele amava tava se afastando, tipo "ei pq vc tá fazendo isso com a gente"
As vezes a pessoa vai punir a outra pra mostrar aos outros " Eu nao sou igual"
Uma duvida, o menino cometeu suicidio?
@@luancosta5514sim, ele cometeu. 😭
@@SushineMax Cara, achei ficar meio subentendido isso. Mas foi a sensação que eu tive. Ah, muito tenso esse filme. Pensar que è uma realidade social essa conteção e camuflagem de sentimentos que ferem ate crianças.
"Vc sempre me esperava, agora me abandona?!" chorei demais nessa parte
A pré-adolescência/adolescência é aquela fase que a gente passa o resto da vida tentando se recuperar
Meu Deus SIM!
Ai…
Nossa vdd😢
Rapaz inteligente viu você ..😂 verdade vc falou 💔😢
Sim
Os olhares dos personagens, falavam mais, do que as própria falas. O campo das flores é tão lindo e bem filmado.
simmm, o jeito que o Leo olhava pro Remy em qualquer cena, até quando eles estavam afastados, parecia que o amor ia sair da tela e me dar uma tapa na cara. Eles se amavam muito e de uma forma muito pura :/
@@vitoriamartini6535 Sim, são poucos filmes que conseguem ter esse feito. Merece ganhar o prêmio só por isso.
Arrebatador!!!!!
Se achar algum wallpaper daquele campo, tô querendo, viu?!
@@_francisco eu tenho vários 💅🏻
Foi uma benção a netflix ter colocado esse filme no catalogo deles.
so procura no youtbe que tem em português
"a falta de inocência destrói aqueles que ainda a tem". Pra mim, essa frase aqui concentra o que mais me pegou nesse filme. Remi e Leo tem uma relação próxima, íntima, verdadeira. E há uma tendência social em romantizar qualquer tipo de proximidade. Uma invasão, uma violação das relações em nome de rotular.
Acho que até quem assiste o filme faz isso, achando que é um romance.
E o diretor ainda mostra aproximidade do irmão com o leo, após a m0rt3 do Remi. Mostra o irmão abraçando o leo e Léo coloca a cabeça no ombro do irmão, assim como ele fazia com remi. Mostra o leo indo para cama do irmão e o irmão o abraçado , assim como o leo fazia com remi. Mas como eles são irmãos as pessoas não vem maldade, mas como amizade, onde eles eram amigos desde pequenos , eram como se fossem irmãos, as pessoas viam maldades.Esse filme quebra o coração em milhares de pedaços. É coisa mais triste que existe, mas necessário as pessoas verem e refletirem sobre o qu estão fazendo com cabeças das crianças e adolescentes.
@@Emanuel-gc6im Negar veementemente que é um romance tbm é uma forma de rotular.
@@Cynthia-camposMas não era romance era apenas uma grande e forte amizade
fui assistir ‘Close’ estando curiosa pelo filme, e terminei infeliz, miserável, deplorável, psicologicamente abalada, emocionalmente destruída.
me afoguei em lágrimas e me afundei em reflexões. simplesmente maravilhoso e necessário na mesma intensidade.
Eu senti o mesmo, tá passando na casa de cultura aqui da minha cidade, vi o trailler achei interessante, e qdo sai não conseguia pensar em mais nada, além de chegar em casa e chorar copiosamente.
É um filme que doi muito, um tristeza mto palpável e profunda.
Ta na Amazon?
Nesse filme, vemos como nunca, como uma frase, como as palavras contidas nela tem uma força absurda !!! Para o bem, ou para o mal !!! 😅 😢
Quase me arrependo de ver. Eu realmente queria ver tudo dando certo, e eu amo filme que acaba mal. Mas nesse eu não aguentei.
@@euamorim4296Mubi
O diretor se inspirou no livro "deep secrets: boys, friendship and the Crisis of connection".. no livro uma antropóloga estuda meninos dos 12 até os 18 anos e sinaliza o como a sociedade se apodera deles mudando totalmente a perspectiva dos sentimentos e emoções, é triste.
Amo esse filme e não fazia ideia disso, vou procurar pra ler mais sobre
Eu também não sabia disso , vou procurar saber mais , obrigado ❤️
@@isaquenascimento261 tem uma entrevista do Lucas Dhont em inglês, só pesquisar o nome dele, ele fala sobre.
Que bom ter compartilhado conosco essa importante referência
Obrigada por me ensinar!
A cena do Leo no ônibus, antes de chegar na escola na volta do passeio, parecia que ele já estava sentindo que tinha algo de errado com o Remi. Esse filme me doeu em níveis absurdos
Essa cena foi super sufocante. Incrível.
Doeu muito e como chorei ,, Senti a culpe que Léo sentia e sofri com ele!!
A cena do Léo enfaixando o braço,o choro dele não era físico,era emocional.
Acho que nunca chorei tanto em um filme. Simboliza o final da infância. Terminei e abracei minha filha por longos minutos.
Esse filme me destruiu demais 😢 fiquei dias pensando sobre o filme!!!
Eu ainda não consegui assistir o filme todo, mas o início é incrível. Mubi está arrasando com filmes maravilhosos, sem contar o clássicos do cinema. Realmente é um dos melhores streamings. Lá vou eu falar da minha vida privada, mas a Isabela tem o poder de falar de filmes dos quais me identifico. Tenho um filho de 13 anos parecido com o Remi, extremamente sensível e bondoso. Também tem um melhor amigo, também foi zoado. Ele nunca ligou. Mas o pior para ele é entender o porquê das crianças o excluir. Me pergunto: Que tipo de educação esses pais fornecem aos seus filhos? Se eu não tivesse atenta o tempo todo eu nem sei.... mas é uma sensação que é só dele e somente ele vai conseguir mudar. Tenho muitas dúvidas, mas o importante é fortalece lo para enfrentar os desafios dessa vida. Não consigo nem imaginar a dor das mães nessa situação!
e pior ainda, o final de uma infância para ambos
A cena do Rémi chorando na mesa e a do Léo com o braço enfaixado e o pai consolando ele me quebram 💔 Uma coisa que gostei muito no filme foi como os pais de ambos eram doces com eles, compreensivos. Poderiam ter descambado pro exagero e o clichê, mas felizmente não.
Meu filho tinha um melhor amigo desde os 7 anos e eu achava incrível a amizade deles...mas bastou chegar nessa idade a amizade ruiu😢
Meu filho chegou aos 13 com alma de criança, querendo apenas se divertir e brincar e o amigo queria fazer parte de um grupo, com uma mentalidade mais madura e maliciosa.
Meu filho não pensou 2x e se afastou totalmente. Eu fiquei tão triste, era uma amizade tão linda...
Esse filme parece a mesma coisa 😢
😓
Minha solidariedade ao seu sentimento!
Realmente igual o filme 😢😢
A parte que o Remi chora e vai pra cima do Léo, me quebrou
Ele não sabia lidar com a dor que sentia e a reação dele dizia "olha pra mim! volte a ser meu melhor amigo! Sinto sua falta..." Isso me quebra ao meio.
Na minha perspectiva, o filme não é sobre ser gay ou não, e sim sobre a estranheza que uma amizade desse tipo impacta a sociedade, seja de cunho LGBTQIA+ ou não, o preconceito estará presente. Afirmar que é LGBTQIA+ é erro, e não afirmar, também. Pessoalmente, sendo uma pessoa gay, me identifiquei em vários momentos! E aposto que se um garoto hétero assistir, também vai se identificar, porque o preconceito acaba afetando todo mundo, e privando de ter uma relação saudável, independente de ser algo a mais ou algo a menos. É só uma relação entre dois meninos, só isso, não era pra ser mais e nem menos, é só isso. Uma relação.
exatamente. o preconceito vai ser praticado futuramente por pessoas que o sofreram
Mas fica a duvida... Se fosse de meninas seria visto assim?
@@R0dv0ss Principalmente se fosse.... Meninas são ensinadas a serem sensíveis umas com as outras, "coisas de meninas" é o que acontece, então se fosse, bem provável que interpretasse apenas como amizade. Por ser dois meninos, o enigma que o filme apresenta deixa tudo mais brilhante, reflexivel, questionável...
Exato!
O filme não tem nada a ver com homossexualidade.e sim sobre amor genuíno e puro.
A Isabela quase chorando falando sobre o filme, te entendemos Queen
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mds
Cada cena que a mãe do Remi aparecia meu coração partia.
Esse filme acabou comigo de uma maneira indescritível, fiquei dias pensando sobre. Apesar de provavelmente não se tratar de LGBT, eu interpretei muitas coisas: Leo perdeu uma amizade incrível por pura pressão de masculinidade que impõem nele durante a escola, e a dor do Remi é ensurdecedora, você vê o filme perdendo as cores conforme ele passa e eu acredito sim que a amizade deles possivelmente se tornaria amor (opinião minha). E diferentemente do que dizem, não acho que isso se trate de sexualizar os meninos, essa é uma fase de descobertas e gostar de alguém é natural.
Perfeito!
Falou TUDO
Assisti hoje, chorei muito e apesar de todo mundo dizer que não é isto, que é rótulo, etc... ok, eles eram novos e inocentes, mas "para miim" tinha um teor bastante fertil para a questao lgbt realmente, o menino para chegar ao ponto que chegou, de ter tal atitude pelo outro menino.......passando por cima de tudo da vida dele, família, etc, tudo o que existia..... pra mim tem teor lgbt sim... provavelmente não muito sexual ainda, mas um teor de um amor apaixonado, um afeto bem mais além do que só amizade........ senti isto pela forma que ele ficou indignado, revoltado, não pela revolta em si, mas pela maneira, a maneira da indignação na cena que ele o confronta............é o tal da coisa não dita.......mas que se revela no âmbito visual. Não sou o dono da verdade, mas foi a minha interpretação.
isso aconteceu comigo. a diferença é que além do bullying em casa, os pais dela estranhavam nossa amizade (que evoluiu pra um amor) e ficavam defensivos em relação á mim. foi muito difícil mesmo, as pessoas não tiveram nem dó na hora de invadir minha privacidade. mesmo sendo apenas uma criança
Sim, eu interpretei da mesma forma q vc, não vi o filme como algo lgbtq, mas poderia se tornar no futuro. Eles eram apenas crianças, amigos e infelizmente foram expostos cedo demais pelos preconceitos que a sociedade impõe
Esse filme é uma obra prima. A forma como eles retrataram a vivência de uma criança que está em processo de luto de uma forma bem sútil e delicada. Ela brincava, sorria, ao mesmo tempo não sabia lidar com aquela angústia e "culpa", voltava a brincar, a sorrir, e no final desaba e é amparado. Lindo demais.
Observando o filme, Remi dá poucos sinais da depressão, que ao ver uma vez, nós não percebemos, (se muitas vezes nós mesmo não enxergamos os sinais de pessoas realmente com depressão nos mostra) mas na segunda vez assistido, é possível ver com clareza todos sinais que ele (Remi) dá, e que Leo era o sustento da sua vida, a pessoa que o fazia ser importante.
Uma das coisas q eu mais achei bonita no filme foi isso, a delicadeza com q trataram o luto e a depressão, não de forma caricata ou exagerada mas como ela é de verdade.
Alguém me fala esses sinais, eu não notei
@@Moster1969-t9n pelo que (eu) percebi, ele tinha ansiedade, se isolava, deixava de comer, fingia sorrisos e não se abria com ninguém...
O fato dos pais do Remi não permitirem que ele tranque o banheiro tb é um indicativo.
Na apresentação de oboé dele, quando ele fica com expressão descontente depois de tocar, sem um motivo aparente...
Fui assistir sem saber quase nada e terminei completamente destruído, da metade pro final eu não parei de chorar um minuto
Assisti ontem e foi bem assim… nunca chorei tanto num filme 😭😭😭 não tô bem
vc começa rindo, termina destruído
Quando o Remi chorou na mesa de jantar, foi aí que percebi o que ele provavelmente iria fazer, pois não parecia uma tristeza comum, ótimo ator ele
o filme todo foi emocionante, mas a parte que me fez desabafar de fato foi quando o leo começou a perceber a falta do remi quando entrou no quarto dele e logo em seguida mostra a cena dele deitando ao lado do irmao e assumindo que sente falta do remi, eu chorei muito aqui. ele chorando na enfermaria no final tbm me pegou muito, fica tao claro que a dor que ele sente nao é fisica (por conta do braço) e sim emocional
O olho direito do Leo tem sempre um brilho de lágrima em momentos muito específicos, primeiro na cena onde Remi se apresenta tocando e depois quando Leo vai visitar a mãe do Remi pra ver o quarto. A intimidade é construída de uma maneira tão primorosa que chego a ter inveja desse amor. O sopro trazia calma na primeira vez, segurança na segunda. A cena da briga para sair da cama é tão decisiva quanto a da escola, porém a primeira é mais indireta e quando Remi chora na mesa Leo prefere negligenciar isso, a segunda é mais definitiva ( logo após vem a cena das flores sendo trituradas pelo trator ). Vi críticas a respeito do silêncio presente no filme mas sinceramente achei um filme bem barulhento no sentido emotivo, a trilha sonora auxilia muito nisso e momentos que poderiam ser ordinários se tornam singulares. Ótimo vídeo ❤
Realmente, que silêncio barulhento... me deixou inquieto demais, mas é tipo o que o Leo sentia, não sabendo como agir
Fazia tempo que não chorava tanto com um filme. Ele é tão sensível, tão puro. Dá metade para o final é um combo de emoções que não consegui lidar. Você é uma rainha, Isabela. ♥️🌷
Eu fui dormir com o nariz entupido de tanto que chorei. Lembrei da infância…
Eu me esgotei em lágrimas. Fiquei devastado.
Lembro que chorei muito quando eu assistir 😭
Nunca chorei tanto num filme como nesse...filme incrível e muito profundo!
Preciso
Uma amizade tão bonita e tão pura que foi destruída por conta de um julgamento malicioso. Infelizmente, por conta da idade, o Leo não soube lidar com isso e preferiu se afastar do seu amigo/alma gêmea Remi, só para não parecer aquilo que não era. A inocência não dura muito nesse mundo cada vez mais corrompido.
Mas em nenhum momento foi deixado claro que ele não era ele tinha vergonha por que nessa idade é isso mesmo acriança faz de tudo pra não ser vitima dos zoamentos e de constrangimento
“Um filme em que a falta de inocência dos outros destroem a inocência de quem ainda tem.” Perfeito Isabela.
Se você já está depressivo evite assistir Close. Chorei demais! Fotografia incrível, os olhares lindos e puros. Um filme sensível, triste e necessário.
"Quando a falta de inocência de uma pessoa destrói de quem tem ela". Essa fala é tão verdadeira e, por isso, tão cruel.
"Esse é um filme em que a falta de inocência dos outros destrói a inocência de quem ainda rem ela" é a frase definitiva sobre Close.
E como o próprio diretor disse, é um estudo da amizade e das expectativas de masculinidade colocadas sobre os meninos. E acredito que expõe bastante como o machismo também pode afetar homens e corromper infâncias de garotos, inclusive destaco que o filme desperta uma hipocrisia das próprias pessoas que o assistem e o interpretam de maneira equivocada achando que é um filme LGBT ou coisa do tipo, essas pessoas estão sendo exatamente o que o filme critica que é a necessidade de rotular ou sexualizar precocemente a amizade deles. São as idéias que os pais perpetuam para seus filhos e que se renovam de geração pra geração, um ciclo sem fim que ensina que o garoto tem que se portar de certa maneira quando atinge tal idade e chega a puberdade por exemplo, tem sempre que exalar masculinidade e fazer "coisa de homem" que se resume basicamente a esportes tradicionalmente masculinos e falar só disso nas conversas ou sobre meninas (inclusive é oq o Léo faz quando decide ir pro Hoquéi mesmo talvez nem gostando disso de vdd só pra entrosar com os garotos que são assim e não fazerem mais comentários sobre ele na escola) e amizade masculina também não pode ser algo que permita homens de serem tão próximos como amizades de mulheres que estão sempre juntas, pois qualquer coisa que se desvie desse comportamento padrão é visto com julgamento perante a sociedade, essas expectativas assassinaram uma amizade tão pura e recíproca como a deles de permanecer e o mesmo também ocorre com muitas outras. Por conta disso que as colegas de escola deles fizeram aquele comentário e como você mesmo disse talvez não por maldade, mas também não foi com boas intenções, apenas estavam reproduzindo o que a sociedade propaga há décadas e espero que isso um dia possa acabar para que ninguém mais possa viver uma vida de frustrações e maturidade precoce apenas pra não ter que ser julgado por terceiros.
Apoio incondicionalmente. excelente comentário.
Tudo menos um filme LGBTQIA+. Ótimo ponto de vista o seu e eu concordo plenamente. É a verdadeira “inocência roubada”!
Pessoas tem pontos de vista e visões diferentes, assim como interpretações de uma mesma obra. O filme não deixa claro se algum deles é ou não LGBT, e não precisa, pois a história que está sendo contada não é sobre isso, mas eu como LGBT me identifiquei em DIVERSOS aspectos e nós também passamos por cada uma das situações do filme, de formas diferentes, mas a visão de que o filme retrata uma narrativa LGBT é tão válida quanto a sua.
Mas a própria comunidade LGBT faz isso. Um exemplo, é que eles vivem dizendo que Sam e Frodo de O senhor dos anéis são gays, ao invés de perceberem que não passa de uma linda amizade.
Tem vários exemplos que eles veem dois homens com uma forte amizade que rotulam como Homoafetividade.
Uma vírgula MUITO GRANDE aqui porque você é que se apressou a uma conclusão que *não existe* no filme: "hipocrisia das próprias pessoas que o assistem e o interpretam de maneira equivocada achando que é um filme LGBT ou coisa do tipo, essas pessoas estão sendo exatamente o que o filme critica que é a necessidade de rotular ou sexualizar precocemente a amizade deles".
Sim, o filme não reclama a rotulação da relação entre os dois garotos como românticas, mas a questão é que você está descartando muito rapidamente algo que que ele próprio não busca descartar.
Close é, sim, sobre uma *experiência* queer, que envolve sexismo e homofobia, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE SEUS PERSONAGENS PRECISAM, NECESSARIAMENTE, SER QUEER. É irrelevante se Léo, ou Remi ou ambos são heterossexuais ou queer. Homens heterossexuais e crianças *não são imunes à homofobia* e a devastação que vem com ela.
Tentar rejeitar a leitura queer do filme simplesmente porque ele não se preocupa em explicitar a orientação sexual e romântica de crianças que sequer tiveram tempo e introspecção para refletir o suficiente sobre como preferem se identificar é que se assemelha aos comentários danosos das outras crianças. Perceba que em nenhum momento nos é confirmado que nenhum dos garotos nutria sentimentos romanticos pelo outro e que a única negativa vem de Léo, SOMENTE por vergonha ao ter sua intimidade invadida e ser confrontado com a possibilidade.
*LEIA ENTREVISTAS DO DIRETOR E SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DELE QUE INFLUENCIARAM O FILME.* Ele é um homem gay que relata, ele próprio, ter afastado outros garotos de quem era próximo por temor do estigma e dos comentários homofóbicos.
Gustav (Remi) e Eden (Leo) foram surpreendentemente ótimos na interpretação, souberam trazer todo realismo diante de seus olhos e gestos.
Esse filme me destruiu. E acho que quando o expector é LGBTQIA+ dói muito mais. Filmes com essa temática, nessas faixas etárias, nos ajudam a ter um vislumbre do que poderia ter sido nossas vidas caso pudéssemos explorar nossos sentimentos desde sempre, sem preconceitos e amarras sociais. Histórias que nos envolvem, nos fazem sonhar até que ocorre uma tragédia que nos trás de volta a nossa tragédia pessoal. Se eu pudesse voltar no tempo, não assistiria. 😔
Que filme poderoso! Dizer que eu chorei é eufemismo, eu me afoguei em lágrimas 🌊 Nos dias seguintes, só de pensar (e o filme não saiu da minha cabeça até hoje) eu já sentia o ar faltando e o peso no coração. Ele me pegou como nenhum outro dessa temporada, pra mim é um ABSURDO não tá concorrendo como Melhor Filme ou o protagonista não ter sido indicado como melhor ator. Os olhos do Eden atuaram melhor que muitos adultos da indústria. Nem da pra acreditar que foi a primeira atuação dessa criança! 💘
Eu me esgotei em lágrimas. Fiquei devastado. Por dias Close me consumiu. Concordo com sua fala.
concordo plenamente
kkkkkk
@@carlosandre1971 💘
@@tonikaskaria8024 🫶
Isabela, vou pontuar a cena que melhor expressa esse "tragar" que você citou: o momento sublime em que o Eden está na enfermaria e o doutor, na presença do pai dele, vai ajuda-lo com o braço machucado. Ali a criança desaba, essa pressão, essa batalha, finalmente toma conta dele. A inocência que você mencionou, de ainda ver a vida com certa beleza, de continuar, é substituída por uma espécie de vazamento. Ele era uma bomba d'água e essa bomba começa a vazar e vazar. O modo como ele tentou superar não basta, a culpa que ele sente (e é mostrada na cena final dele com a mãe do Gustav) simplesmente engole ele. O Eden foi tão brilhante nessa cena. Você sabe que o que está realmente, realmente doendo e ferindo-o, não é o braço. A linguagem tão bem estruturada do enredo te faz de fato sentir o Eden tremendo de tanto chorar, e você quase pode ler os pensamentos dele. É um filme genial.
=> Um salve do Ceará!
"Esse é um filme em que a falta de inocência dos outros destrói a inocência de quem ainda rem ela" EXATAMENTE, Isa!!! A frase que define o filme.
Close é um espelho na vida de tantos. Eu me vi nesse roteiro, lá pelos 12 anos, tive um amiguinho e agente era muito próximo, andávamos de bike, fazíamos de tudo, desenhar, pegar manga, laranja! Eu já sofria bullying por n fatores, e té os 14, entrando na pré-adolescência, isso foi piorando e foi afetando a amizade. Chegou um tempo que agente não se procurava mais e a amizade acabou. Um tempo depois lembro que minha mãe até me perguntava, de fulano (meu amigo) e eu inventava alguma coisa, até q ela não perguntava mais, acho até que percebera.
É um filme dilacerante. Destrinchou barreiras que eu ergui há décadas, e me fez pensar demais na minha própria infência e em como essa questão das crianças tentarem emular comportamentos e falas dos adultos tem esse poder maligno de destruir grandes amizades e grandes relacionamentos.
em muitos relacionamentos de amizade durante minha adolescência e infância, estive no mesmo lugar do Remi. consegui sentir toda a dor dele com a rejeição. terminei o filme soluçando. é lindo e intenso
Esse comentário da Isabela sobre a câmera pra mim lembrou muito as cenas em que o Leo olhava pra câmera e eu tinha a sensação de que ele estava olhando pra mim. Depois de alguns segundos nessa posição, mostrava que ele estava, na verdade, olhando pro Remi ou pra mãe dele. Impecável!!!
É um dos filmes que fica na memória por muito tempo. Cada olhar, gestos, choros. É lindo demais. Parabéns aos atores. Arrasaram demais.
Esse filme é maravilhoso em tantos aspectos. Eu sou Gay e em diversos momentos me recordei de situações em que possíveis amizades minhas foram destruídas a partir de um olhar preconceituoso sobre o meu jeito gay. Sempre gostei de ter amizades com meninos e consequentemente jogar bola, bater figurinhas ou jogar vídeo game, até que em um certo momento as piadinhas, as exclusões dos ''rolês'' e o distanciamento (vergonha) por estar perto de um gay me forçaram a abandonar essas amizades e andar mais com meninas, que também eram cruéis em alguns momentos.
E esses meninos são gays no filme ou não? Ou fala somente sobre um laço profundo de amizade entre eles e o povo julgava que eles eram gays?
@@AliceECrisOliveiraacredito que um deles é
@@greentea5038 Obrigada.
@@AliceECrisOliveira na verdade é indiferente. talvez esse sentimento de afeto que eles sentiam um pelo outro pudesse, algum dia, aflorar. mas não deu tempo.
@luska8499 Eu todinho, amava jogar bola e brincar com os meninos, mas o machismo/homofobia afastaram todos eles de mim.
Esse é um daqueles filmes que a gente só assiste uma vez e depois vira pauta em terapia. Achei lindo, forte e devastador! Você não poderia ter definido melhor, esse filme é de demolir nossas defesas.
Muito, eu assisti uma vez, tentei ver novamente e não consegui. Esse é de longe um dos filmes mais pesados que eu já assisti
Já assisti 2 vezes, n primeira n pude chorar, pq tinha muita gente perto, senti que precisava e assisti de novo.
Onde consigo ver esse filme ?
@@agathatangrins2952 assisti pelo stremio
Filme incrível, sensível, emocionante, perfeito...!
Me recordo de um amigo de infância! Éramos "inseparáveis" , fazíamos tudo junto , sempre nos apoiavamos , era um irmão ,um complementava o outro. Mas para a sociedade isso era visto com outros olhos e malícia. Os meses foram passando e eu percebia uma mudança nele , a rotina , o jeito de falar e se comportar . Do nada ele começou a falar do meu modo de agir , de se comportar , de andar , me chamava de gay e entre outros nomes, até arrumou outros amigos. Resolvi me afastar... Aquilo foi como uma facada forte em meu coração, eu estava destruído, os dias não tinha mais cor , a rotina não era a mesma , tudo tinha mudado , nada fazia mais sentido . Foi a primeira vez que experimentei o luto e a depressão. Lembro que foram anos de sofrimento. O meu melhor amigo se voltou contra mim por causa do julgamento de outras pessoas. E eu não queria aceitar aquilo. Na época tínha 13 anos, até os 18 anos eu ainda sentia a "perda". Na verdade até hoje sinto falta de tudo. Nunca tive uma explicação do porque ele fez aquilo . É impressionante o quanto uma pessoa pode mudar sua vida. O quanto o julgamento de outras pessoas influência na sua vida . Esse filme me faz lembrar disso . Chorei muito vendo. Filme perfeito!
Impressionante quanta gente já passou por isso 🥺
Isso dói mesmo, mas a vida segue. Não podemos depositar expectativas nas pessoas.
Sinto muito por sua experiência. Já passei por isso e sei como é devastador. Mas vamos em frente, tem muita coisa boa por vir.
Abordar o preconceito em uma idade que passamos por tantas mudanças que é a adolescência, nos faz refletir sobre as construções impostas pela sociedade que nos rege. 🌺🌺🌺🌺
Eu assisti o filme logo após ter visto esse seu video, e eu não consigo tirar ele da minha cabeça, estou a dois dias deprê por causa dele, nunca vou superar
Esse filme é dilacerante, quem assiste fica com uma marca eterna. Merece o Oscar, não vejo outro com tanta força.
Então vc tá em Marte. Não há a menor chance de NADA DE NOVO NO FRONT perder.
@@Wendlinger Correto, mas na minha percepção, Close supera e muito o filme de guerra que de tempo em tempo surge por aí.
Nada de novo no front é melhor, e vai ganhar pois está indicado na categoria de melhor filme também.
@@lucasmonteiro5794 Filmes de guerra surgem sempre por aí, mas não um como esse. É um filme totalmente diferenciado dentro do gênero.
@@carriemathison4213 Acabei de assistir e vi nada de mais em nada de novo no front. Não me emocionei em momento algum, tem filmes de guerras bem superiores a ele. Vou assistir Close agora.
O filme é sublime e emociona as lágrimas, em meio a uma sociedade cada véz mais individualista e desumana. A cena da mãe do Remi, que mostra a dor no seu seblante mais pede ao Leo decer do carro, e depois o chama para seus braços de forma comovente.alí ela abraçava o filho querido que partiu, e o outro, o filho de coração o Léo. Cena que é impossível não abraçar junto com ela o Leo cuja dor e saudade do amigo-irmão, dilacerava sua sua alma de adolecente. O filme é de fato uma obra-prima.
sei que não vai ganha o oscar, mas aqui em casa já é o vencedor que filme MARAVILHOSO sério foi um misto de sentimentos assistindo muito lindo e sensível
Queria tanto,tanto que ganhasse...
Fui ontem no cinema ver e só dava ora ouvir o povo chorando na parte que ele chora na mesa, causa uma angústia terrível por ele.
2:11 Não vejo com inocência aquele comentário, e o motivo é a persistência e malícia em arrancar alguém do "close(t)". E nem saberia se ele poderia ser feliz tanto quanto um dia já foi. É um filme para destruir e fiquemos com os cacos e montemos nosso próprio mosaico de nós mesmos.
Acredito que a mensagem do filme não seja sobre o Remi ser, de fato, um garoto LGBT, mas, sim, sobre como os esteriótipos da sociedade o destruiram: homens não poderem sentir e demonstrar carinho por outros homens, ainda que sejam tão jovens e inocentes.
Mas confesso que me identifiquei com a história. Me descobri homossexual com 12/13 anos e acabei me apaixonando por meu melhor amigo. Foi uma fase muito dolorosa e dilacerante, pois, aí mesmo tempo em que eu não entendia o que estava acontecendo, percebia que aquela afeição era muito forte, algo para além de uma amizade, mas não sabia lidar, pois eu nem mesmo conseguia distingir a homossexualidade. Pensei várias vezes em tirar minha própria vida, pedindo para “Deus” retirar aquele sentimento de mim.
Ainda que esse não seja o pano de fundo do filme, ele me fez compreender que eu era só um garoto descobrindo a própria identidade. Nossos jovens precisam muito de acolhimento e compreensão.
Que história é triste, tocante e dolorido! Uma grande reflexão sobre como a sociedade precisa evoluir urgentemente, o mais rápido possível! A doçura no olhar do Rémi e o amor (e dor) no olhar do Léo vão me acompanhar por muito, muito tempo. Eden Dambrine entrega uma das melhores atuações que vi nos últimos anos! Ator promissor! Carrega em seu olhar toda a angústia, incômodo e tristeza diante das situações... Elenco de milhões. Enredo extremamente triste e muito dolorido!
Toda vez que o Remi chorava eu chorava junto. Eu já passei pela mesma situação em que criei um grande vínculo de amizade com um menino, ficamos muito amigos, fazíamos tudo juntos, jogávamos, brincávamos e dormíamos juntos, éramos adolescente 14 ou 15 anos. Com a chegada de novas pessoas em nossas vidas, ele foi conhecendo outras pessoas, e meio que a gente não fazia mais nada juntos, até chegar o momento em que não nos falávamos mais.
É uma dor muito forte dentro de vc, não é uma ferida, não é um corte no seu peito, mas é incrível com vc sente, chorei muito por não ter aquela pessoa que sempre estava ao meu lado, para as horas boas e ruins.
Hj somos apenas conhecidos, crescemos, hj eu com 24 e ele com 23 seguimos caminhos diferentes, nos falamos quando passamos um pelo outro, e a única coisa que ficou foram as boas lembranças.
Nestas lindas amizades q são formadas já perceberam q sempre tem um q consegue se afastar q consegue esquecer momentaneamente tudo de bom q viveu com alguém e consegue seguir não sei se na marra ou coisa assim mais seguem e tem um q sempre irá sofrer ao lembrar q vai sentir o afastamento e se não tiver um bom psicológico não resiste ...
Olha, eu estou devastado, a cena de choro do Remi na mesa de jantar...me derrubou...
Vi no cinema e não teve quem não chorou. Dilacerante e belíssimo.
Close (2022), na minha leitura, nos faz pensar sobre a contradição da existência: o amor, que é a maior energia da vida e expressão humana, mas a humanidade é ainda incapaz de compreendê-lo e de aceitá-lo.
Eu sinceramente não entendo como esse canal ainda não tem milhões de inscritos...é disparado o melhor canal de resenha de todo youtube!
Que filme!!!
E a interpretação dos meninos é incrível.
Deu para sentir a dor do Remi durante o choro a mesa.
Eu nunca tinha chorado tanto como nesse filme. A direção é incrível, a atuação também é tão clara e tão incrível. Senti na pele a dor deles, um vazio. O Remi sentia um vazio tão grande, nascido, depressivo. É citado de relance. Essa fase da vida é sempre um mistério, cheia de dor e magias.
Simmm, parece que as pessoas entendem que aconteceu isso com remi por conta da amizade, mas ele era depressivo já…E acabou que com as situações o amigo se sentiu culpado
Esse filme me destruiu.. Não cheguei a chorar, mas a garganta deu im nó. Assisti está com uns 4 dias e não me esqueço de cenas e diálogos entre os dois. Merece o Oscar.
A mãe do Remi entrega uma atuação perfeita.
Gente, esse filme acabou comigo. Não consigui assistir mais nada depois de 40 minutos, fiquei arrasado.
Conseguia sentir todos sentimentos que os personagens estavam expressando. A cada decisão que o Léo tomava e a cada reação que o Remi tinha me despedaçava a nível molecular (sim, eu sou dramático rs).
Talvez um dia eu termine o filme, mas por hoje já me contento muito com a super crítica que a querida Isabela está nos proporcionando. ❤
Te entendo completamente. Eu quase parei de assistir o filme aos 40m, pra mim não tinha motivo para continuar, o Leo demorou DEMAIS para reagir ao que aconteceu mas acho que foi o que o diretor quis passar, a confusão mental na cabeça de quem tem essa idade… poderia levar para um lado sem o suicídio? poderia. Mas acho que como o filme não é sobre romance e sim uma crítica a masculinidade imposta na idade deles, foi assim. Mas o Remi me entristeceu demais também. 😫
@@leonardorosa3938 preciso tomar coragem pra terminar. Que deus me ajude kkkkkkkkkkk bad vibe parte 2 vem ai kkkkkkkk
É um filme lindo em todos os sentidos. No fim, depois de tanto chorar ao longo do filme, o sentimento que fica é que nada será como antes... por isso, nunca perca/desvalorize aquilo que verdadeiramente é importante/valioso para VOCÊ. ❤️🙌
Acho que a cena que mais me pegou foi o choro na mesa, ele nao sabia o sentimento que sentia, mas sabia que era uma dor
É um chute no saco. Só que da alma. Dói muito! 😢❤ Os olhares de amor gritam num tom quase ultrassônico. É lindo demais!
Que filme. A cena do Remi chorando na mesa foi bem chocante pra mim. A dor da rejeição é muito dolorosa. Todos que passam da infância para adolescência sabe como é difícil lidar com tudo e como a escola é um lugar cruel para pessoas sensíveis, puras. Remi infelizmente não conseguiu suportar e muitos não suportam. 😢😢
Parceria MUBI e Isabela Boscov era tudo o que precisávamos. Cinema e crítica de qualidade
“ lidar com as coisas que nunca mais vão ser “ que frase forte !
Um ótimo filme, muito bem feito. Me lembrei muito de quando criança, passei por algo parecido, e acho que muitos tiveram também, esse choque da inocência com a falta dela realmente é algo que destrói mesmo pois não volta mais atrás...
Eu acabei de assistir o filme -CLOSE... e terminei totalmente silenciado..... em reflexão profunda.....
Até agora foi o único filme na minha vida que me fez chorar do começo ao fim. Eu honestamente não esperava ter sido pego de surpresa dessa forma. É profundo e poderoso. Não importa se o filme de guerra vai ganhar, ele não está a altura de Close.
Realmente este filme me quebrou tbem ontem eu revivi dinovo a história e chorei dinovo ...
Acabei de assistir ele na escola, voltei da escola e ainda estou devastada, chorei do começo ao fim. Ele abraçando a mãe do remi me quebrou de um jeito destruidor. Eu tô com dor de cabeça do tanto que eu chorei kkkkkk. Eu amei esse filme, mas definitivamente não é pros fracos.
Estou totalmente destruída.
*"E vendo um desses meninos fazendo um esforço sobre humano pra engarrafar, pra suprimir, enterrar todo esse sentimento e essa emoção, toda essa dificuldade da complexidade com que ele tá lidando.* *EU NÃO SABIA O QUE FAZER"...*
Emocionei com essa crítica, da pra sentir toda a emoção nas palavras e nos olhos da Isabela, obrigada mais uma vez! Esse filme realmente é algo a mais, uma experiência linda e desesperadora.
Isabela, você e sua eloquência, sua sensibilidade, bom humor e cultura são minha terapia. Mulher, te amo e sou profundamente grato por você existir.
Toda a história me detonou, e deve detonar também todos os outros jovens. Tenho 19 anos, estou acabando a adolescência, e ainda me identifico muito com as questões do filme. Acho que muitos adultos também se identificam.
Assisti esses dias....Fiquei muito impactada. Muito do que o filme tem pra dizer está no não-dito, nos olhares, nos pequenos movimentos. Atores fenomenais! Direção excelente!
Ainda não assisti. Mais chorei só de ouvir sua Crítica sobre o filme. Vc sempre é muito profunda no que vc diz é como se estivesse dentro do filme. Parabéns vc é boa no que faz.... Amo assistir seus vídeos seus comentários sobre as obras.
Passei na pele por isso e as vezes ainda passo mas me doeu a parte da escola quando ele pergunta por que não esperou pois além de ver alguém se afastando pior é saber que é por culpa das próprias atitudes.
Chorei tanto, meu coração demorou tanto a esconder essa ferida e derepente esse filme trás a tona... Foi difícil esconder novamente.
a cena mais forte para mim foi a mãe do Leo dando a notícia no ônibus. O olhar daquela atriz foi, meu Deus, devastador.
Chorei horrores nesse filme . Quando criança nunca pude demonstrar afeto por ninguém , pq eu sofria constante bullying na escola.
Me lembrou os Dardenne . Inclusive com a presença da atriz de Rosetta como a mãe do Remi , que me lembrou um pouco tbm algumas cenas de Mon do Xavier Dolan
Amo a MUBI assino
Até nosso direito a amizade é retirado. Você não pode estar com as meninas pq confirmaria algo que você ainda nem sabe, nem com os meninos pq eles seriam g@ys. Me trouxe vários gatilhos também.
@@BertottiThiago as meninas me “abraçaram”. Durante todo colégio. Mas lembro de amiguinhos q paravam de falar comigo do nada, depois falavam que eram as mães que diziam que era pecado , eu não entendia nada
As cenas tocam no mais íntimo da nossa alma, parece que a dor imensurável dos personagens se entrelaçam na gente..
Esse filme me ativou gatilhos da adolescência e a reflexão da Isabela me afundou em lágrimas. Foi uma experiência de autoconhecimento, notei um trauma que eu não havia elaborado ainda.
Esse filme me destruiu! E você resumiu tão bem tudo que eu senti vendo. Amo como as flores são sempre usadas para demonstrar a relação entre eles.
Tinha um amigo de infância desde os 5 anos e sempre fomos muito conectados até que no ensino fundamental os amigos dele de escola perceberam que eu era mais sensivel e começaram a fazer chacota com ele. Passamos a ser amigos apenas dentro de casa, dormiamos juntos vendo filme de locadora nos finais de semana e era sempre muito divertido, mas se ele me encontrasse na rua enquanto tava com os amigos fingia que nao me conhecia. Como eu sabia que eu era gay, passei a me afastar pra que isso nao se tornasse um problema pra ele, mesmo nossa amizade sendo inocente e genuína. A mãe dele passou meses perguntando porque eu tinha deixado de ir na casa deles, nunca falei. Hoje em dia ele, a esposa e o filho ainda frequentam a casa dos meus pais, mas nossa amizade acabou lá mesmo, aos 13 anos, somos praticamente estranhos.
Uma pena!
Uma pena, mas tenta se conectar com ele novamente! Ambos com idade mais avançadas estão com a cabeça diferente de anos atrás! Você não tem nada a perder, só a ganhar se recuperar essa amizade que te faz falta (e a ele também, com certeza!)
Vc conseguiu descrever muito bem a sensação que o filme deflagra: ser tragado pela emoção de cada personagem! Filme lindo, mas incrivelmente triste. PS a atuação dos adolescentes é mesmo assombrosa!
Eu demorei quase 2 anos para assistir esse filme, na verdade acabo de assistir. Eu estava temeroso quanto ao tema super sensível que o filme aborda, mas me deparei com a melhor experiência que um filme já me proporcionou. O filme é lindo do início ao fim, foi tão abrupto e brutal que eu não estava preparado. Eu imaginei que o filme fosse abordar o sofrimento do Remi de forma mais incisiva, mas não. O seu sofrimento só é mostrado da perspectiva do Léo. Quando Remi não está na cena com o Léo, nós não vemos nada sobre ele. E sem nenhum aviso prévio Remi desaparece para sempre, o último vislumbre que Léo teve do seu amigo é antagônica ao título do filme, distante, do outro lado da sala de aula. Léo sabia o que levou Remi ao fim, e tenta encontrar na dor física, quando se choca contra as paredes repetidamente, uma forma de aliviar a sua dor emocional. E quando ele finalmente quebra o braço, percebe que a dor física não se comparava a dor emocional. É lindo, é brutal, é simples. A cena final dele vindo da casa vazia da família do Remi e olhando para trás é avassaladora, dando outro significado ao título do filme, fechado, o mundo em que Remi e Léo viviam felizes chegou ao fim, não restando nada além das lembranças e uma casa deserta trancafiada. Foi cruel e lindo.
Eu assisti esse filme e quis assistir até mais vezes. Chorei muito durante e chorei tb com sua análise
Um deleite ler a sua crítica. Esse filme é de uma beleza e de uma verdade desconcertante. Joga na nossa cara os contrastes da vida, como o ser humano pode ser lindo e ao mesmo tempo tão cruel. É dilacerante não poder abraçar aqueles meninos e pedir perdão. E olhamos aqueles olhares inocentes e amargurados, e olhamos aquelas flores lindas no campo e arrancadas da terra. Maravilhoooso e duro. Merece o OSCAR.
minha filha tinha tambem um melhor amiga, desde o pré na escola, quando chegou o ensino medio a miguinha dela fez novas amizades e minha filha ficou deprimida, se sentiu rejeitada. passamos juntas pelo processo, foi dificil.
Esse filme foi tão traumatizante (de uma forma linda) que tive que me preparar psicologicamente pra ver sua crítica, porque relembrar desse filme me dói pra caramba.
O mundo moderno, que pensou que matar a inocência, a decência e a dignidade não teria efeito algum na vida, está criando feridas profundas na mente e no coração de muitas pessoas, pequenas ou grandes. Lindo vídeo Isabela.
me emocionei com a crítica, isa. o que acontece com o leo e o remi, aconteceu parecido comigo, justamente nessa fase. o filme me fez chorar bastante porque, assim como você, fez eu olhar pra uma fase da minha vida que, honestamente, tinha guardado numa caixinha na minha cabeça e não abria há tempos. muito sensível, recomendo muito.
A cena do Remi chorando na mesa me destruiu, sem palavras e com tantos sentimentos. Doeu tanto.
Comparei a amizade dos garotos igualmente como tenho com a minha irmã, mesmo sendo irmãs, somos desde crianças, amigas, amigas que compartilharam momentos doces e únicos da infância e adolescência, e mesmo sendo irmãs, vimos muito comentários já sexualizados da sociedade e mesmo não nos afastando, era bem chato e incômodo de ouvir.
A sociedade precisa crescer mais que qualquer criança do mundo
Que percepção incrível você fez 🥹👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ouso dizer que Eden Dambrine foi o melhor ator criança desse ano, talvez páreo o suficiente pra ser indicado a melhor ator no lugar do Paul Mescal por aftersun. q performance incrível em Close!! ótimo ficar de olho no ator a partir de agora
Acho que foi mais mérito do diretor,sei lá.Arrisco dizer que acho nunca ter visto dois atores criança tão bem dirigido,e o melhor a atuação de tds nesse filme é sensacional.O pouco tempo de tela do Remi faz ele ficar presente no filme inteiro,a atriz que faz a mãe dele também incrível,o Eden é o Eden .Se fosse americano com certeza teria sido indicado ao Oscar.
6:57 Eu achava que nao me importava, mas minha psicóloga disse que pode ter sido esses cometarios, que me fez ter ansiedade social