Eu fiz a assinatura e não consegui ver pela pela chatice do site então aluguei pelo RUclips bem rápido, seguro e sem estresse de esperar código para inserir na tv.
Um filme que revela a pureza, a inocência e a cumplicidade de uma bela amizade, que é contaminada pela malícia dos olhos preconceituosos de uma sociedade tendenciosa.
Demorei muito pra ver esse filme extraordinário! Belo, sensível, atual. E muito triste. O baque é forte. O mundo em que vivemos parece não estar preparado para uma amizade fraterna, singela, verdadeira como a de Leo e Remi. O mundo em que vivemos tende a estragar tudo que é belo, que é inocente e verdadeiro. Direção acertadíssima de Lukas Dhont, tanto na direção de atores talentosíssimos (em especial a dupla de meninos e a mãe de Remi), como no tempo das tomadas, no close dos rostos, na trilha sonora apropriadíssima. É aquele tipo de filme que fica gravado na memória por muito, muito tempo.
Esse filme acabou comigo cara, destruiu qualquer barreira que tinha
Год назад+125
Um índice: No início, a mãe do Remi o chama no banheiro, bate na porta e fala para alguém, o pai dele tvez, q não gosta que ele se tranque no banheiro. Já havia da parte dela uma preocupação com a fragilidade do menino.
@aparentemente ele nunca foi saudável mentalmente falando, a cena da porta indica isso, e cenas passadas também, ansiedade, tristesa no olhar, insegurança
Eu ainda não consegui assistir o filme todo, mas o início é incrível. Mubi está arrasando com filmes maravilhosos, sem contar o clássicos do cinema. Realmente é um dos melhores streamings. Lá vou eu falar da minha vida privada. Tenho um filho de 13 anos parecido com o Remi, extremamente sensível e bondoso. Também tem um melhor amigo, também foi zoado. Ele nunca ligou. Mas o pior para ele é entender o porquê das crianças o excluir. Me pergunto: Que tipo de educação esses pais fornecem aos seus filhos? Se eu não tivesse atenta o tempo todo eu nem sei.... mas é uma sensação que é só dele e somente ele vai conseguir mudar. Tenho muitas dúvidas, mas o importante é fortalece lo para enfrentar os desafios dessa vida. Não consigo nem imaginar a dor das mães nessa situação!
Durante a infância e adolescência fui completamente excluído na escola. Os garotos valentões constantemente me agrediam. Os meninos que eu tentava alguma proximidade, não gostavam de ficar perto, porque todos me reconheciam como o gay, então, ficar perto de mim, de alguma forma, "qu3im4va" o filme deles e atraía a zoação homofóbica da galera. Me sentia constantemente angustiado, vazio e sozinho. Apesar de amar estudar e aprender, foi na escola que também conheci as dores de ser violentado. Sofri agressões físicas e verbais que me deixaram cicatrizes, principalmente na alma. Em casa, fui ensinado que eu tinha que ser forte, firme e me defender. No entanto, na vida prática, eu não cumpria o que era esperado. Infelizmente tive de aprender a conviver a angústia. Apesar de tudo, consegui me tornar um adulto e hoje tenho 30 anos. Apesar dos inúmeros traumas e lembranças horríveis, estou vivo. Desejo do fundo da alma, que as famílias cuidem de seus adolescentes e os ensinem o valor do respeito e do acolhimento. A rejeição, a violência, a homofobia e o bullying podem matar.
Excelentes comentários, uma aula ótima, Dunker. A sexualidade infantil, que não é genitalidade orgástica, nem tão pouco sexualidade erótica adulta, é fundamental para a construção do sujeito, ocorre no contato natural inerente a infância e é extremamente importante para a construção da intimidade e da entrega necessárias às futuras relações e parcerias....
Os meninos eram mto novos, tinham 13 anos se não me engano, eles não tiveram condição de sustentar aquela situação. Qdo as meninas perguntam se eles "estão juntos" eles não conseguiram lidar com isso. Às vezes é complicado para um homem de 30 anos, imagine para um garoto de 13 q ainda não tem a maturidade ou o conhecimento sobre como lidar com isso. Eles lidaram como conseguiram.
Professor, excelente análise. Assisti ao filme e retorno para dizer o quanto esse filme é "aula" sobre o afeto, a descoberta da sexualidade e representa em muitos momentos questões sobre afetividade e amizade masculina e quão desafiador é o cultivo de uma relação entre dois meninos (homens). Obrigado pela generosidade em compartilhar conhecimento e levar/trazer a psicanálise para o nosso dia-a-dia.
Bem intenso! Notei muito a interação das famílias. O luto do Léo é algo conflitante. A maneira que tenta resistir a dor do luto. E durante o afastamento com Remi mesmo ele estando confuso e com "vergonha", talvez, da relação, da amizade que tinham, ainda assim foi carinhoso, me pareceu (apesar da lutinha que tiveram😊). O coração tá apertado. Fiquei pensando nas relações dos meninos aqui no Brasil. Na construção da masculinidade.
Muito emocionante esse filme. Forte, intenso, reflexivo... O olhar e o julgamento dos outros afetam diretamente a tds, por mais q digamos que não. No fundo tds nós buscamos algum tipo de aceitação dos q nos olham e nos julgam...
Lindíssimo filme ! E concordo 100% com você, Christian, quando fala que também as amizades comportam um misto de moções de todos os tipos. Acho que quem faz análise percebe mais bem isso, seja pelos sonhos que aparecem, seja pelas problemáticas que a gente leva pro divã.
Tão bom isso de poder entender que a gente poder sentir tantas coisas juntas, às vezes coisas contraditórias… e que ainda tem a questão do tempo, do porvir, e do viver isso com o outro p/ temperar mais ainda todo esse caldo… e nem sempre precisa ter nome… outras vezes sim…
Gostei de ver a decoração lindamente florida do estúdio do nosso prof. Dunker. Muito bom gosto! O filme é de uma beleza infinita, expõe a cada cena o fio tênue do entrelaçamento afetivo e sensual dos jovenzinhos que aquilo vivenciam sentindo uma mistura de afetos e dúvidas muito comovente.... A leitura do prof. Christian foi perfeita e convidativa a mais estudos sobre o tema tão importante sempre. Para mim o mais significativo é constatar sempre que cada ser em formação tem, de acordo com suas percepções e sentimentos, maneiras diversas de reagir às experiências vividas. Muito sensivel e inteligente o filme. Agradeço a oportunidade de assistir pelo Mubi, querido prof. Dunker. Amei o filme.
Professor, poderia fazer um sobre “A pior pessoa do mundo”. Como um grande leigo, adoro ouvir você falar, mesmo quando entendo muito pouco kkk Abraços!
Uma das passagens que me marcou é quando o Leo não consegue dormir após a morte de Remi e ele vai dormir na mesma cama do irmão mais velho. O irmão mais velho o abraça enquanto dorme. Por mais que não há um saber sobre qual era a relação entre Remi e Leo, achei essa cena muito importante para ficar ainda mais evidente a nomeação e seus efeitos. Aquele desejo que o Remi seguisse vivo para que eles pudessem evoluir essa relação. Lindo filme. Feliz de ter um desejo em cena! Parabéns, Chris e equipe.
Eu vi como se o diretor quisesse falar que a relação entre remi e Léo era igual a do Léo e o irmão, que é se irmão. Pq após a m0rt3 do remi, vários momentos que no início mostrou entre Léo e remi, se repetido com Léo e o irmão, como o da cana que vc falou, o de abraçar e colocar a cabeça no ombro do outro, correr no campo florido, isso tudo o Léo fez com onirismo tbm, não só com o remi.
Nós acompanhamos muito de perto o olhar do Leo e não temos a perspectiva do Remi, que, pra mim, é uma personagem de muito esmero. Aparece pouco, mas se faz notar, alguma dificuldade no modular da relação presença/ausência do outro, o que fica aparente na preocupação da mãe quando ele se tranca no banheiro, após a brincadeira/briga com o Leo; a sua dificuldade de dormir... Não só o Leo se fechava sobre si mesmo. Havia mais coisa ali. Gostei de ter notado a presença dele no vídeo através da cor da sua camisa, Dunker.
a mãe do Remi tenta descobrir sobre o que motivou o ato do filho, talvez se sentindo culpada, não fica claro se já tinha ocorrido antes mas vemos a preocupação dela na cena do banheiro ou quando Léo vai até a casa do amigo depois de saber o que aconteceu e olha pelo vidro do quarto a porta arrombada, talvez o vidro estivesse ali para se ter uma visão do que acontecia lá e poder prevenir algum incidente, acompanhamos o luto de Léo e da mãe de Remi muito de perto, quando a família de Remi finalmente vai embora no final ficamos com um vazio no peito, o Léo mostra está finalmente superando a perda, mas nós, o publico, ficamos com aquele sentimento de perda no final, eu particularmente não acho que a sexualidade seja um tema ali, mas por uma brincadeira vemos o efeito de ação e reação, o ator que fez Remi atuou bem e eu queria que tivesse terminado de outra forma, uma menos violenta, mas não podemos mudar algo que não foi feito por nós
Assisti agora pouco e a primeira coisa que senti foi que o Remi confiava e dependia do Leo para se manter bem, controlado, feliz. Leo era o pilar de Remi e quando Remi foi "traido", teve o coracao quebrado, ele nao suportou a dor de perder a pessoa mais importante para ele, seja no ambito que for. A morte foi a solucao que ele achou para a dor acabar. Quando Remi chorou na mesa ficou bem claro que Leo havia machucado ele de uma forma que o Leo nao poderia imaginar. Nao sei o tamanho do amor que Leo tinha por Remi, mas Remi amava o Leo de verdade, de todo o coração. Eu venho passando por isso de uma forma meio diferente, nao sexual e sim por amor e cuidado, sei oq o Remi sentiu, passou e provavelmente pensou. Nao julgo o Leo pois ele nao sabia oq fez, mas infelizmente ele empurrou o Remi para a morte. Infelizmente eu confesso que gostaria que Leo tivesse sofrido mais.😢
Na sua explicação na cena do café da manhã entre o Remi e seu choro na frente dos pais e do Leo eu usaria a palavra "rejeição" e não "traição", e ele continuo sendo rejeitado quando Leo não quis mais jantar na casa dele ou quando ele não queria que Remi entrasse no time de hóquei. Ao meu vê a cena final do Leo caminhando sozinho no campo de flores e olhando pra trás meio que esperando alguém (o Remi) que nunca virá mostra que Léo ira levar a culpa/trauma da morte do amigo pro resto da vida.
Dunker, vc quebrou todas as perspectiva dos criticos , muito bem explicado , naverdade , a pergunta acordou algo neles , estavam muitos acostumado um com o outro , remi sentiu uma falta muito grande do calor humano , toque, leu era o porto segut dele , nota 10 pra o dunker, agora entendi tudo.valeu.
belíssimo vídeo!!! acabei de assistir o filme e vim correndo ver o que você tinha para comentar. nisso, me pergunto o que você acharia da série “normal people”. quando você comenta das questões quanto a nomeações, pensei diretamente na relação entre os dois personagens principais. acho que é um prato cheio de conteúdo
Dunker, o Remi já era proibido pelos pais de trancar a porta por dentro ao entrar no banheiro. Parece que aí pode apontar p um cuidado c esse filho? Os pais do Remi participavam mais das brincadeiras, talvez pq Remi era filho único.
Chris, eu adoraria um desejo em cena sobre a série Hannibal (2013-2016) da NBC. São três temporadas, que poderiam ser analisadas em três episódios, porque mostram movimentos diferentes. Além das referências as artes e a mitologia, a série fez um trabalho original maravilhoso, adicionando ao trabalho antológico do Hannibal de Anthony Hopkins. Foi também a alçada do Mads Mikkelsen ao sucesso mainstream permitindo que ele entrasse na Marvel, no clipe da Rihanna (B1tch better have my money). Gosto muito da riqueza da história e o fato deles nos fazerem torcer pelos heróis, especialmente numa época que valorizava os anti-heróis (Walter white e Don draper) ao mesmo tempo que mostra a multiplicidade e plasticidade do nosso psiquismo. O Laurence Fishborne também está excelente, talvez na melhor performance dele desde o Morpheus de Matrix. Enfim, é um trio maravilhoso, que fala muito do vida, da morte e dos encontros.
Mas eles não estão brincando de brigar. Ali, mostra o basta que o Léo estava querendo impor entre ele e remi. Nessa briga, que foi na casa de remi, mostra o quanto a nomenclature e o julgamento afetou o Léo.
Christian, queria sugerir um tema para um vídeo, provavelmente já sugeriram antes. Poderia considerar fazer um vídeo a respeito do anime "Berserk", de 1997? Acho que é uma obra, assim como Evangelion, que aborda conflitos e personagens muito ricos para uma análise psicanalítica. Se lhe interessar, procure saber a respeito, o anime possui apenas 25 episódios e esta disponível na netflix. Obrigado!
Gente, esse filme é muito pesado, tô a três dias tentando me recuperar. Como é importante ter um relacionamento de confiança com os filhos e estar atento a qualquer mudança de comportamento. É uma situação desesperadora do ponto de vista das duas crianças
Christian, Pode falar sobre as plataformas de atendimento online, as "novas" configurações do setting e seus desdobramentos - CHATGPT, IA e afins? Grande abraço!
Caro Dunker, sou um grande admirador de animais. Freud dissecava raias, estou certo? Será que você poderia fazer um vídeo ligando psicanálise e o reino? Abraços.
O irônico (e triste) é que a psicanálise ajudou a difundir homofobia na sociedade, afirmando a homossexualidade como perversão e como um mau resultado do complexo de Édipo. Nasci em 1973 e pude sentir bem esse efeito. Mais tarde, após frequentar uma escola de psicanálise lacaniana-milleriana, pude perceber que, ainda hoje, a homofobia e o heterossexismo estão presentes nas discussões dos casos freudianos, como, por exemplo, o "caso Dora" e o "caso da jovem homossexual", que são lidos e discutidos de forma fundamentalista, ou seja, de modo extremamente colado à leitura que Freud fez, sem qualquer distanciamento crítico. Seria ótimo que, um dia, os psicanalistas pudessem olhar essa questão e falar francamente sobre ela, porque, até lá, escolas ditas "sérias" seguirão difundindo homofobia entre jovens analistas em seus institutos de formação e nos seminários e núcleos de pesquisa das escolas.
@@cristinakessler1344 O que faz você pensar que eu não estudei e não li a obra freudiana? Se você leu meu comentário com atenção antes de publicar o seu, deve ter lido a respeito do percurso que descrevo. Se não leu, não deveria escrever uma resposta; se leu, responde mal, simplesmente "sugerindo" que eu faça uma leitura que, está lá acima, fiz.
Vou fazer uma pergunta, mas já sei que você não vai responder rs. Ah, e teria que ser num vídeo específico (rara). Uma pessoa formada em filosofia, e que faça um curso de extensão/pós graduação (?) em psicanálise, poderia clinicar sem grandes problemas? Ou será que há algum impedimento? Ou, pelo contrário, a formação em filosofia seria interessante, em algum aspecto, para a atividade clínica? (Não leve a sério a provocação do início! rs).
Dunker, por favor, se puder faça um "desejo em cena" de Banshees of Inisherin 🙏🏼 Tenho visto críticas muito rasas sobre esse filme. E uma defesa absurda daquela abusador 😅
Gente, por favor, revejam o filme, revisem suas ideias, este filme não é sobre sexualidade. É sobre masculinidades tóxicas, a narrativa do filme toda aponta para os padrões de comportamento engendrados na criação e educação de meninos que restringe e pune toda e qualquer manifestação de afeto, de sensibilidade...Esse olhar focado na sexualidade é completamente equivocado e só reforça tudo o que o filme revela em oposição e apontando para outras "masculinidades", por assim dizendo de uma forma direta: MENINOS PODEM SENTIR AFETO POR OUTROS MENINOS SEM QUE ESSA TROCA TENHA APELO SEXUAL, MENINOS PODEM SER SENSÍVEIS, e não só meninos, mas todas as pessoas podem sentir, trocar, nutrir afetos e ter como referência na vida um profundo amor por outra pessoa, sem ser um "par romantico". Vamos pensar fora da caixa da heterocisnorma e descentralizar os afetos do da/o parceira/o afetivo sexual. Outras masculinidades são possíveis e grandes amores também podem ser os seus amigos. É isso!
Concordo com vc. Tanto é que o diretor mostra , após a m0rt3 do remi, a relação de afeto com o irmão e Léo. Mostra o Léo tendo mesmo comportamento que ele tinha com remi tendo com o irmão. Mostra o irmão abraçando o Léo e ele colocando a cabeça no ombro do irmão, assim como ele fazia com o remi. Mostra o Léo indo para a cama do irmão e o irmão o abraçando e eles dormindo abraçados, assim que o leo fazia com o remi. Mostra o Léo Eno irmão correndo pelo campo de flores , assim como o Léo fazia com o remi. Com essas cenas, o diretor mostra sobre o que é o filme, que é uma relação de irmandade(amigo irmão) vs julgamento. Não tem nada sobre sexualidade.
Perfeito. Foi minha analogia sobre o filme. Assisti com meu filho adolescente hétero e ele teve a mesma conclusão. As famílias envolvidas no filme eram educadas e criadas daquela forma. Percebe se claramente que Leon também é extremamente ligado afetivamente com o irmão mais velho. As crianças se amavam incondicionalmente. Eu achei muito educativo. Que existissem mais famílias assim. Homens amorosos, respeitosos e com sensibilidade não reprimida. Surpreendeu! No começo parece serem gays mas claramente não foi o caso do filme.
Caro Dunker, no cinema a “camera subjetiva” é quando vemos pelo ponto de vista do personagem. Isso que vc pontuou como câmera subjetiva é um plano fechado, ou “close”
@@torres2783 😭😭😭 Ok mas tipo, como ele se ma*t*u? Ele fez o que? Ficou sem comer? Se machucou? O que ele fez exatamente? Porque a porta dele estava destruída?
@@Juaum._HDX Não tem uma resposta definitiva de como exatamente, mas fica a interpretação de que ele já tentou antes pq a mãe não queria ele trancado no banheiro. E a porta tava destruída pq ele fez isso trancado no banheiro, a mãe arrombou e encontrou ele sem vida.
A MUBI está exigindo dados do cartão de crédito (inclusive código secreto) para assistir por 30 dias o filme, e ainda dizendo que após esse período a mensalidade passará a ser cobrada. Achei isso uma pegadinha
Ja assinei promo da MUBI por 3 vezes e cancelei depois de um tempo sem nenhum problema. Vai lá q vale a pena, alem desse filme, q é absurdamente lindo, tem muita coisa boa pra quem gosta de bom cinema
Vim aqui reclamar da CASA DO SABER. Fiz uma assinatura PARCELADA e estão me cobrando o valor total. E têm outros problemas. Espero que entrem em contato comigo. Mandei mensagem pelo watts mas sem resposta.
O filme é excelente mas, diferente do título e da análise deste vídeo, o filme não trata em momento algum da sexualidade dos dois protagonistas. A história representa fielmente nossa sociedade que, desde muito cedo, molda o olhar através de uma opressão velada e preconceituosa que não aceita qualquer comportamento afetivo ou frágil dos homens. Interpretá-los sob a condição sexual submete a sua análise justamente sob o mesmo ponto de vista da sociedade e que oprimiu Rémi.
Nao tem nada de sexualidade. O filme não mostra isso e o tema central não está ligado a isso. Mas conta o afastamento de dois amigos, por causa de sugestão de um romance entre os dois. É uma amizade fortíssima, que só quem viveu ou vive sabe o que é!
Pessoal, pra quem quiser ver o filme Close, acessem mubi.io/christiandunker
Valeu mubi pela parceria!
Pessoal, não é de graça. Precisa fazer o cadastro de cartão de crédito e pre-assinatura. Como não possuo não fiz.
@@raimundodaniel5493 ruclips.net/video/zZGV4grUcq8/видео.html
Eu assisti pelo RUclips através desse link, acima😊
@@edilmaalves7308 Obrigado muito obrigado Edilma. Sensacional!
Eu fiz a assinatura e não consegui ver pela pela chatice do site então aluguei pelo RUclips bem rápido, seguro e sem estresse de esperar código para inserir na tv.
Um filme que revela a pureza, a inocência e a cumplicidade de uma bela amizade, que é contaminada pela malícia dos olhos preconceituosos de uma sociedade tendenciosa.
Demorei muito pra ver esse filme extraordinário! Belo, sensível, atual. E muito triste. O baque é forte. O mundo em que vivemos parece não estar preparado para uma amizade fraterna, singela, verdadeira como a de Leo e Remi. O mundo em que vivemos tende a estragar tudo que é belo, que é inocente e verdadeiro. Direção acertadíssima de Lukas Dhont, tanto na direção de atores talentosíssimos (em especial a dupla de meninos e a mãe de Remi), como no tempo das tomadas, no close dos rostos, na trilha sonora apropriadíssima. É aquele tipo de filme que fica gravado na memória por muito, muito tempo.
Chorei nesse filme como se não houvesse amanhã 🥹
Somos duas, me deu até enxaqueca...
Esse filme acabou comigo cara, destruiu qualquer barreira que tinha
Um índice: No início, a mãe do Remi o chama no banheiro, bate na porta e fala para alguém, o pai dele tvez, q não gosta que ele se tranque no banheiro. Já havia da parte dela uma preocupação com a fragilidade do menino.
Caramba mano, cada vez mais tem mais detalhes a se notar nesse filme. Espetacular
Mas nesse período ele ainda estava saudável mentalmente. Mas foi nesse período a primeira briga por leon não querer dormir na cama com ele.
@aparentemente ele nunca foi saudável mentalmente falando, a cena da porta indica isso, e cenas passadas também, ansiedade, tristesa no olhar, insegurança
E justamente quando Leo se irrita com o menino que diz que o via sempre feliz…ele retruca: vc está vendo ele feliz, agora?!
@@lucaszoldyck244 depois que ele briga com o Leo tem uma cena em meio que ele esconde os braços, acho que ele estava se cortando também
Esse foi um dos filmes mais tristes que assisti nos últimos meses. Excelente análise!
Eu ainda não consegui assistir o filme todo, mas o início é incrível. Mubi está arrasando com filmes maravilhosos, sem contar o clássicos do cinema. Realmente é um dos melhores streamings. Lá vou eu falar da minha vida privada. Tenho um filho de 13 anos parecido com o Remi, extremamente sensível e bondoso. Também tem um melhor amigo, também foi zoado. Ele nunca ligou. Mas o pior para ele é entender o porquê das crianças o excluir. Me pergunto: Que tipo de educação esses pais fornecem aos seus filhos? Se eu não tivesse atenta o tempo todo eu nem sei.... mas é uma sensação que é só dele e somente ele vai conseguir mudar. Tenho muitas dúvidas, mas o importante é fortalece lo para enfrentar os desafios dessa vida. Não consigo nem imaginar a dor das mães nessa situação!
Durante a infância e adolescência fui completamente excluído na escola. Os garotos valentões constantemente me agrediam. Os meninos que eu tentava alguma proximidade, não gostavam de ficar perto, porque todos me reconheciam como o gay, então, ficar perto de mim, de alguma forma, "qu3im4va" o filme deles e atraía a zoação homofóbica da galera.
Me sentia constantemente angustiado, vazio e sozinho. Apesar de amar estudar e aprender, foi na escola que também conheci as dores de ser violentado. Sofri agressões físicas e verbais que me deixaram cicatrizes, principalmente na alma. Em casa, fui ensinado que eu tinha que ser forte, firme e me defender. No entanto, na vida prática, eu não cumpria o que era esperado. Infelizmente tive de aprender a conviver a angústia. Apesar de tudo, consegui me tornar um adulto e hoje tenho 30 anos. Apesar dos inúmeros traumas e lembranças horríveis, estou vivo. Desejo do fundo da alma, que as famílias cuidem de seus adolescentes e os ensinem o valor do respeito e do acolhimento. A rejeição, a violência, a homofobia e o bullying podem matar.
@@vitorveg_br2312 Sinto muito por tudo que vc passou. Espero que vc fique bem e tenha uma vida de muitas alegrias e acolhimento. 🥰
Filme maravilhoso, mas triste demais...acho que foi um dos filmes que mais chorei na vida....dois dias de gelo pra desinchar a cara...😢
Realmente é bem triste 😢 um mais triste O Túmulo dos Vagalumes 1988😭
Excelentes comentários, uma aula ótima, Dunker. A sexualidade infantil, que não é genitalidade orgástica, nem tão pouco sexualidade erótica adulta, é fundamental para a construção do sujeito, ocorre no contato natural inerente a infância e é extremamente importante para a construção da intimidade e da entrega necessárias às futuras relações e parcerias....
Os meninos eram mto novos, tinham 13 anos se não me engano, eles não tiveram condição de sustentar aquela situação. Qdo as meninas perguntam se eles "estão juntos" eles não conseguiram lidar com isso. Às vezes é complicado para um homem de 30 anos, imagine para um garoto de 13 q ainda não tem a maturidade ou o conhecimento sobre como lidar com isso. Eles lidaram como conseguiram.
Professor, excelente análise. Assisti ao filme e retorno para dizer o quanto esse filme é "aula" sobre o afeto, a descoberta da sexualidade e representa em muitos momentos questões sobre afetividade e amizade masculina e quão desafiador é o cultivo de uma relação entre dois meninos (homens). Obrigado pela generosidade em compartilhar conhecimento e levar/trazer a psicanálise para o nosso dia-a-dia.
Bem intenso! Notei muito a interação das famílias. O luto do Léo é algo conflitante. A maneira que tenta resistir a dor do luto. E durante o afastamento com Remi mesmo ele estando confuso e com "vergonha", talvez, da relação, da amizade que tinham, ainda assim foi carinhoso, me pareceu (apesar da lutinha que tiveram😊). O coração tá apertado. Fiquei pensando nas relações dos meninos aqui no Brasil. Na construção da masculinidade.
Chorei tudo de novo assistindo essa fala, Dunker! Obrigada pelas explanações!
Muito emocionante esse filme. Forte, intenso, reflexivo... O olhar e o julgamento dos outros afetam diretamente a tds, por mais q digamos que não. No fundo tds nós buscamos algum tipo de aceitação dos q nos olham e nos julgam...
Lindíssimo filme !
E concordo 100% com você, Christian, quando fala que também as amizades comportam um misto de moções de todos os tipos. Acho que quem faz análise percebe mais bem isso, seja pelos sonhos que aparecem, seja pelas problemáticas que a gente leva pro divã.
O filme é excelente até a hora que o garoto morre . Depois fica monótono . Portanto é uma bela reflexão, muito lindo .
Tão bom isso de poder entender que a gente poder sentir tantas coisas juntas, às vezes coisas contraditórias… e que ainda tem a questão do tempo, do porvir, e do viver isso com o outro p/ temperar mais ainda todo esse caldo… e nem sempre precisa ter nome… outras vezes sim…
Gostei de ver a decoração lindamente florida do estúdio do nosso prof. Dunker. Muito bom gosto!
O filme é de uma beleza infinita, expõe a cada cena o fio tênue do entrelaçamento afetivo e sensual dos jovenzinhos que aquilo vivenciam sentindo uma mistura de afetos e dúvidas muito comovente....
A leitura do prof. Christian foi perfeita e convidativa a mais estudos sobre o tema tão importante sempre.
Para mim o mais significativo é constatar sempre que cada ser em formação tem, de acordo com suas percepções e sentimentos, maneiras diversas de reagir às experiências vividas.
Muito sensivel e inteligente o filme.
Agradeço a oportunidade de assistir pelo Mubi, querido prof. Dunker. Amei o filme.
Professor, poderia fazer um sobre “A pior pessoa do mundo”. Como um grande leigo, adoro ouvir você falar, mesmo quando entendo muito pouco kkk Abraços!
Sim, por favor Christian , faz um video sobre o filme “ A pior pessoa do mundo”. Please ❤
Um comentário justo e cuidadoso. Um filme sutil e comovente, belo e bruto. Obrigado pela leitura lapidar.
Uma das passagens que me marcou é quando o Leo não consegue dormir após a morte de Remi e ele vai dormir na mesma cama do irmão mais velho. O irmão mais velho o abraça enquanto dorme. Por mais que não há um saber sobre qual era a relação entre Remi e Leo, achei essa cena muito importante para ficar ainda mais evidente a nomeação e seus efeitos. Aquele desejo que o Remi seguisse vivo para que eles pudessem evoluir essa relação. Lindo filme. Feliz de ter um desejo em cena! Parabéns, Chris e equipe.
Eu vi como se o diretor quisesse falar que a relação entre remi e Léo era igual a do Léo e o irmão, que é se irmão. Pq após a m0rt3 do remi, vários momentos que no início mostrou entre Léo e remi, se repetido com Léo e o irmão, como o da cana que vc falou, o de abraçar e colocar a cabeça no ombro do outro, correr no campo florido, isso tudo o Léo fez com onirismo tbm, não só com o remi.
Eu tive a mesma percepção. Eu acho que o diretor quis de fato mostrar que a relação deles era como de irmãos.
Nós acompanhamos muito de perto o olhar do Leo e não temos a perspectiva do Remi, que, pra mim, é uma personagem de muito esmero. Aparece pouco, mas se faz notar, alguma dificuldade no modular da relação presença/ausência do outro, o que fica aparente na preocupação da mãe quando ele se tranca no banheiro, após a brincadeira/briga com o Leo; a sua dificuldade de dormir... Não só o Leo se fechava sobre si mesmo. Havia mais coisa ali. Gostei de ter notado a presença dele no vídeo através da cor da sua camisa, Dunker.
Esse filme é maravilhoso demais! E essa análise é perfeita! Obrigado Dunker!!!
Assisti o filme. É maravilhoso. Muito intenso e sensível
Christian, é muito bom ouvir seus aprofundamentos sobre a almas humanas... É muita delicadeza e precisão na pericias dos encaixes... Abraço.
a mãe do Remi tenta descobrir sobre o que motivou o ato do filho, talvez se sentindo culpada, não fica claro se já tinha ocorrido antes mas vemos a preocupação dela na cena do banheiro ou quando Léo vai até a casa do amigo depois de saber o que aconteceu e olha pelo vidro do quarto a porta arrombada, talvez o vidro estivesse ali para se ter uma visão do que acontecia lá e poder prevenir algum incidente, acompanhamos o luto de Léo e da mãe de Remi muito de perto, quando a família de Remi finalmente vai embora no final ficamos com um vazio no peito, o Léo mostra está finalmente superando a perda, mas nós, o publico, ficamos com aquele sentimento de perda no final, eu particularmente não acho que a sexualidade seja um tema ali, mas por uma brincadeira vemos o efeito de ação e reação, o ator que fez Remi atuou bem e eu queria que tivesse terminado de outra forma, uma menos violenta, mas não podemos mudar algo que não foi feito por nós
Assisti faz uns 40 dias no cinema. Delicado e profundo.
Filme impactante. Deveria fazer parte do Programa Nacional para Maternidade e Parternidade. Curso preparatório.
Extremamente sensível esse filme de formas visuais
Assisti agora pouco e a primeira coisa que senti foi que o Remi confiava e dependia do Leo para se manter bem, controlado, feliz. Leo era o pilar de Remi e quando Remi foi "traido", teve o coracao quebrado, ele nao suportou a dor de perder a pessoa mais importante para ele, seja no ambito que for. A morte foi a solucao que ele achou para a dor acabar.
Quando Remi chorou na mesa ficou bem claro que Leo havia machucado ele de uma forma que o Leo nao poderia imaginar.
Nao sei o tamanho do amor que Leo tinha por Remi, mas Remi amava o Leo de verdade, de todo o coração.
Eu venho passando por isso de uma forma meio diferente, nao sexual e sim por amor e cuidado, sei oq o Remi sentiu, passou e provavelmente pensou. Nao julgo o Leo pois ele nao sabia oq fez, mas infelizmente ele empurrou o Remi para a morte.
Infelizmente eu confesso que gostaria que Leo tivesse sofrido mais.😢
Na sua explicação na cena do café da manhã entre o Remi e seu choro na frente dos pais e do Leo eu usaria a palavra "rejeição" e não "traição", e ele continuo sendo rejeitado quando Leo não quis mais jantar na casa dele ou quando ele não queria que Remi entrasse no time de hóquei. Ao meu vê a cena final do Leo caminhando sozinho no campo de flores e olhando pra trás meio que esperando alguém (o Remi) que nunca virá mostra que Léo ira levar a culpa/trauma da morte do amigo pro resto da vida.
Mds que visão profunda, esse vídeo me foi um banquete obg pelo video❤
Prineira vez q vi seu canal e realmente foi explicativo sob todos os aspectos. Parabéns por trazer de forma tao clara, sob sentimentos e emoções !
lindo filme… apesar de profundamente triste…
Dunker, vc quebrou todas as perspectiva dos criticos , muito bem explicado , naverdade , a pergunta acordou algo neles , estavam muitos acostumado um com o outro , remi sentiu uma falta muito grande do calor humano , toque, leu era o porto segut dele , nota 10 pra o dunker, agora entendi tudo.valeu.
belíssimo vídeo!!! acabei de assistir o filme e vim correndo ver o que você tinha para comentar. nisso, me pergunto o que você acharia da série “normal people”. quando você comenta das questões quanto a nomeações, pensei diretamente na relação entre os dois personagens principais. acho que é um prato cheio de conteúdo
Um turbilhão de emoções ... sensacional!!! 💔😢
Excelente aula, obrigada, professor
Prezado Dunker. Quando puder, faça uma análise de qualquer filme do Almodovar.
Dunker, o Remi já era proibido pelos pais de trancar a porta por dentro ao entrar no banheiro. Parece que aí pode apontar p um cuidado c esse filho?
Os pais do Remi participavam mais das brincadeiras, talvez pq Remi era filho único.
Chris, eu adoraria um desejo em cena sobre a série Hannibal (2013-2016) da NBC. São três temporadas, que poderiam ser analisadas em três episódios, porque mostram movimentos diferentes. Além das referências as artes e a mitologia, a série fez um trabalho original maravilhoso, adicionando ao trabalho antológico do Hannibal de Anthony Hopkins. Foi também a alçada do Mads Mikkelsen ao sucesso mainstream permitindo que ele entrasse na Marvel, no clipe da Rihanna (B1tch better have my money). Gosto muito da riqueza da história e o fato deles nos fazerem torcer pelos heróis, especialmente numa época que valorizava os anti-heróis (Walter white e Don draper) ao mesmo tempo que mostra a multiplicidade e plasticidade do nosso psiquismo. O Laurence Fishborne também está excelente, talvez na melhor performance dele desde o Morpheus de Matrix. Enfim, é um trio maravilhoso, que fala muito do vida, da morte e dos encontros.
Sempre uma delícia suas aulas, Professor. Forte, Fraterno Abraço.
obrigada pela análise. Esse filme é incrível e gera muitas indagações, fiquei com várias dúvidas - e acho que você explicou algumas delas no video.
OUVI uma fala do Bassols, sobre fim de analise a negações da feminilidade.
A arte na vida : Macho Rey lançado😮😊.
Mas eles não estão brincando de brigar. Ali, mostra o basta que o Léo estava querendo impor entre ele e remi. Nessa briga, que foi na casa de remi, mostra o quanto a nomenclature e o julgamento afetou o Léo.
Christian, queria sugerir um tema para um vídeo, provavelmente já sugeriram antes. Poderia considerar fazer um vídeo a respeito do anime "Berserk", de 1997? Acho que é uma obra, assim como Evangelion, que aborda conflitos e personagens muito ricos para uma análise psicanalítica. Se lhe interessar, procure saber a respeito, o anime possui apenas 25 episódios e esta disponível na netflix. Obrigado!
Gente, esse filme é muito pesado, tô a três dias tentando me recuperar. Como é importante ter um relacionamento de confiança com os filhos e estar atento a qualquer mudança de comportamento. É uma situação desesperadora do ponto de vista das duas crianças
Eu também
Que análise sensacional! Christian, parabéns por sua cultura e sensibilidade.
Agradeço muito a oportunidade de assistir esse filme belíssimo e comovente!!❤
Queria muito esse vídeo desde que assisti ao filme. Obrigada, Dunker.
esse filme (e essa análise) me pegou em lugares que não imaginava
Gostei muito da sua análise, aliás, sou fã do canal. O filme é e lindo, deixa a gente pensando por semanas.
Achei que a analise do filme traz uma reflexão de como as pessoas podem influenciar a gente a ser outra pessoa.
Excelente discussão. Vou assistir ao filme. Grata
Esse filme não é sobre sexualidade não, é sobre afetividade
Muito bom vídeo! Obrigada, Prof. Dunker!
Vídeo muito bom sobre Close, Obrigado Christian
Christian,
Pode falar sobre as plataformas de atendimento online, as "novas" configurações do setting e seus desdobramentos - CHATGPT, IA e afins?
Grande abraço!
Up
Eu chorei vendo esse filme ..e a atuação desse menino loirinho é sensacional é tipo uma Fernanda Montenegro e Laura Cardoso
Caro Dunker, sou um grande admirador de animais. Freud dissecava raias, estou certo? Será que você poderia fazer um vídeo ligando psicanálise e o reino? Abraços.
Muito parecido com o enredo do filme ASSUNTO DE MENINAS.
O irônico (e triste) é que a psicanálise ajudou a difundir homofobia na sociedade, afirmando a homossexualidade como perversão e como um mau resultado do complexo de Édipo. Nasci em 1973 e pude sentir bem esse efeito. Mais tarde, após frequentar uma escola de psicanálise lacaniana-milleriana, pude perceber que, ainda hoje, a homofobia e o heterossexismo estão presentes nas discussões dos casos freudianos, como, por exemplo, o "caso Dora" e o "caso da jovem homossexual", que são lidos e discutidos de forma fundamentalista, ou seja, de modo extremamente colado à leitura que Freud fez, sem qualquer distanciamento crítico. Seria ótimo que, um dia, os psicanalistas pudessem olhar essa questão e falar francamente sobre ela, porque, até lá, escolas ditas "sérias" seguirão difundindo homofobia entre jovens analistas em seus institutos de formação e nos seminários e núcleos de pesquisa das escolas.
Em três ensaios sobre a sexualidade de Freud, não é bem assim não. E perversão não tem a ver com perversidade para psicanálise.
Psicanálise não requer formação acadêmica, por isso é uma prática vergonhosa e pseudocientífica que qulquer imbecil pode ser, igual coach 🤷🏾♂️
@@jenifermarques7396concordo. Acho q as leituras do colega sobre isso não foram tão bem aprofundadas.
cara Luciene, sugiro atenta leitura e estudo da obra freudiana, antes de tecer um comentário tão equivocado a respeito. Abraço!
@@cristinakessler1344 O que faz você pensar que eu não estudei e não li a obra freudiana? Se você leu meu comentário com atenção antes de publicar o seu, deve ter lido a respeito do percurso que descrevo. Se não leu, não deveria escrever uma resposta; se leu, responde mal, simplesmente "sugerindo" que eu faça uma leitura que, está lá acima, fiz.
Vou fazer uma pergunta, mas já sei que você não vai responder rs. Ah, e teria que ser num vídeo específico (rara).
Uma pessoa formada em filosofia, e que faça um curso de extensão/pós graduação (?) em psicanálise, poderia clinicar sem grandes problemas? Ou será que há algum impedimento? Ou, pelo contrário, a formação em filosofia seria interessante, em algum aspecto, para a atividade clínica? (Não leve a sério a provocação do início! rs).
Assisti o filme, sensível. Obrigada pelo vídeo.
Incrível explicação.
Não conhecia a mubi, amei a proposta.
Professor Dr., eu gosto tannnnto de você
dunker, vc é foda. que aula
Acabei de ver e vim aqui assistir. Chorei horrores. Filmão!
Pena que o link do mubi só funciona para o Brasil...daqui de Pt não consigo acessar o filme :(
Eu achei o filme bem intenso, difícil não se emocionar.
Dunker, por favor, se puder faça um "desejo em cena" de Banshees of Inisherin 🙏🏼 Tenho visto críticas muito rasas sobre esse filme. E uma defesa absurda daquela abusador 😅
Acabei de ver o espetacular "Todos nós desconhecidos" e só pensei no Desejo em cena. Quem sabe? Um abraço
Que ótima recomendação
obrigada Mubi
Obrigado
quando saira um feat chrstian e isabela boscov?
Tá um lindo enh Chris ❤
Eu queria viver um amor assim
Sensacional!
A nomeação pode exercer como castração na construção dos afetos professor ?
Gente, por favor, revejam o filme, revisem suas ideias, este filme não é sobre sexualidade. É sobre masculinidades tóxicas, a narrativa do filme toda aponta para os padrões de comportamento engendrados na criação e educação de meninos que restringe e pune toda e qualquer manifestação de afeto, de sensibilidade...Esse olhar focado na sexualidade é completamente equivocado e só reforça tudo
o que o filme revela em oposição e apontando para outras "masculinidades", por assim dizendo de uma forma direta: MENINOS PODEM SENTIR AFETO POR OUTROS MENINOS SEM QUE ESSA TROCA TENHA APELO SEXUAL, MENINOS PODEM SER SENSÍVEIS, e não só meninos, mas todas as pessoas podem sentir, trocar, nutrir afetos e ter como referência na vida um profundo amor por outra pessoa, sem ser um "par romantico". Vamos pensar fora da caixa da heterocisnorma e descentralizar os afetos do da/o parceira/o afetivo sexual.
Outras masculinidades são possíveis e grandes amores também podem ser os seus amigos.
É isso!
amem, outra pessoa sensata
falou tudo!!!!
Não há uma cena que justifique esse olhar sexualidade entre os dois. Eles se amavam, apenas...
Concordo com vc. Tanto é que o diretor mostra , após a m0rt3 do remi, a relação de afeto com o irmão e Léo. Mostra o Léo tendo mesmo comportamento que ele tinha com remi tendo com o irmão. Mostra o irmão abraçando o Léo e ele colocando a cabeça no ombro do irmão, assim como ele fazia com o remi. Mostra o Léo indo para a cama do irmão e o irmão o abraçando e eles dormindo abraçados, assim que o leo fazia com o remi. Mostra o Léo Eno irmão correndo pelo campo de flores , assim como o Léo fazia com o remi. Com essas cenas, o diretor mostra sobre o que é o filme, que é uma relação de irmandade(amigo irmão) vs julgamento. Não tem nada sobre sexualidade.
Perfeito. Foi minha analogia sobre o filme. Assisti com meu filho adolescente hétero e ele teve a mesma conclusão. As famílias envolvidas no filme eram educadas e criadas daquela forma. Percebe se claramente que Leon também é extremamente ligado afetivamente com o irmão mais velho. As crianças se amavam incondicionalmente. Eu achei muito educativo. Que existissem mais famílias assim. Homens amorosos, respeitosos e com sensibilidade não reprimida.
Surpreendeu! No começo parece serem gays mas claramente não foi o caso do filme.
Só eu que não consegui sexualidade no filme? Vi mais o julgamento da sociedade, sobre algo que eles acham anormal.
Na verdade o Remi estava muito apaixonado pelo Leon,eu vi que ele gostou quando a menina perguntava se eles eram um casal.
Nossa, irei assistir o filme...
Perfeito.
O filme é fofo, pura afetividade sem sexualidade tanto que nao tem nem cenas de beijos ou "mais" como em O segredo de Brokeback Mountain.
faz um desejo em cena sobre o filme "a pior pessoa do mundo"
Amo desejo em cena....faz um de corsage...não sita Freud mas acredito que as histéricas estão lá.. abraço
Caro Dunker, no cinema a “camera subjetiva” é quando vemos pelo ponto de vista do personagem. Isso que vc pontuou como câmera subjetiva é um plano fechado, ou “close”
Tem razão ! Grazie !!
Tem outro acesso ao mubi?
Assisti por aqui ruclips.net/video/zZGV4grUcq8/видео.html
Eu n to pronto pra esse Desejo em cena!
ótimo vídeo!
Lindo filme
Ainda não entendi como o Remi morreu, alguém explica?
Chorei rios com esse filme
Ele se m@to3
@@torres2783 😭😭😭
Ok mas tipo, como ele se ma*t*u? Ele fez o que? Ficou sem comer? Se machucou? O que ele fez exatamente? Porque a porta dele estava destruída?
@@Juaum._HDX Não tem uma resposta definitiva de como exatamente, mas fica a interpretação de que ele já tentou antes pq a mãe não queria ele trancado no banheiro.
E a porta tava destruída pq ele fez isso trancado no banheiro, a mãe arrombou e encontrou ele sem vida.
A MUBI está exigindo dados do cartão de crédito (inclusive código secreto) para assistir por 30 dias o filme, e ainda dizendo que após esse período a mensalidade passará a ser cobrada. Achei isso uma pegadinha
Isso não é pegadinha, não será cobrado. É só você cancelar a qualquer momento, pode ser na sequência, e ainda terá os 30 dias.
Ja assinei promo da MUBI por 3 vezes e cancelei depois de um tempo sem nenhum problema. Vai lá q vale a pena, alem desse filme, q é absurdamente lindo, tem muita coisa boa pra quem gosta de bom cinema
Podemos considerar as lutas de ring , como tendo um apelo sexual?
Vim aqui reclamar da CASA DO SABER. Fiz uma assinatura PARCELADA e estão me cobrando o valor total. E têm outros problemas. Espero que entrem em contato comigo. Mandei mensagem pelo watts mas sem resposta.
O filme é excelente mas, diferente do título e da análise deste vídeo, o filme não trata em momento algum da sexualidade dos dois protagonistas. A história representa fielmente nossa sociedade que, desde muito cedo, molda o olhar através de uma opressão velada e preconceituosa que não aceita qualquer comportamento afetivo ou frágil dos homens. Interpretá-los sob a condição sexual submete a sua análise justamente sob o mesmo ponto de vista da sociedade e que oprimiu Rémi.
Nao tem nada de sexualidade. O filme não mostra isso e o tema central não está ligado a isso. Mas conta o afastamento de dois amigos, por causa de sugestão de um romance entre os dois. É uma amizade fortíssima, que só quem viveu ou vive sabe o que é!
4:47 vídeo começa
Obrigado!