¡Gracias! Y creo que es absurdo que no enseñen español en las escuelas brasileñas. Estados Unidos / Englaterra es una parte fallida y grotesca de la civilización.
Q lindo hermano! Gracias, soy de brasil y aprendi el español desde los 7 … amo visitar los paises hermanos donde son muy amables con nosostros brasileños ❤
Os colombianos, com esta série e com a grandiosa obra de Garcia Marquez, nos dão muito orgulho. A série é magnífica. É a melhor série já produzida pela Netflix. E vocês, colombianos, o fizeram de forma magnífica. Parabéns, parabéns!
O impacto desta série no imaginário coletivo das novas gerações é inestimável. A beleza dos rostos mestiços, indígenas, negros, as paisagens colombianas, o esforço da produção para recriar aquele Macondo... e a música de Puerto Candelaria, uma beleza.
Sim! A série tem aquilo que se chama nos estudos literários de "cor local". Até o nosso grande Machado de Assis já discorreu sobre esse tema, à sua época, no ensaio "Instinto de Nacionalidade", no qual criticava a falta de cor local na literatura brasileira. E esta é pura cor local, sem cair no risco do estereótipo de personagens, paisagens, trilha sonora, etc. Meu medo era estereotiparem os personagens, deixando-os com cara de latinos caricatos, ou então selecionarem um elenco com cara de europeus harmonizados e cheios de botox, como tem sido em tantas produções larino-americanas. Netflix foi muito feliz em suas escolhas!
Sim uma das coisas que eu mais gostei dessa série é a diversidade,vários rostos várias pessoas diferentes estava cansada de ver dorama chinês kkk onde todos são perfeitos e eles se preocupam muito com a aparência como se isso importasse.
Outra coisa que eu gostei muito foi a coragem da série em não esconder as coisas que hoje soariam "problemáticas", como o casamento do Aureliano, o relacionamento de Rebeca e José Arcádio e até mesmo o tratamento dado ao José Arcádio Buendía no fim da vida. Não percebi qualquer tentativa de amenizar ou esconder as "polêmicas" do livro nem mesmo o cinismo que a guerra entre liberais e conservadores carrega.
Olha, vou te dizer. Eu sou formado em Letras e toda vez que alguém me pede recomendação de livro a PRIMEIRA coisa que eu digo é Cem Anos de Solidão. Não tem erro. É daqueles livros que você lê e ele fica com você pra sempre.
tbm sou e acho que essa indicação é muito variada de acordo com algumas situações. por exemplo, uma pessoa adolescente que não tenha muito contato com leitura, eu indico feliz ano velho, do marcelo paiva. ainda não conheci adolescente que não se encante. eu sempre avalio o backstory da pessoa. meu filho, apaixonado por nirvana quando tinha 12 anos, dei uma biografia do kurt cobain. tornou-se leitor a partir daí. a outras pessoas dou morangos mofados, do caio fernando abreu. e a pessoa se apaixona.
Li aos 18 anos. Quando terminei, estava tão obcecada que emendei numa fase Garcia Marquez: durou sei lá quantos de seus livros (uns quatro, cinco, nem lembro). Bom demais!
Nunca vi uma adaptação tão bem feita. Sou completamente apaixonada pelo coronel Aureliano Buendia, mas o que falar de Úrsula? Ela é simplesmente maravilhosa incrível.
Quando eu li Cem Anos de Solidão eu registrava todos os nomes dos personagens pra eu não me perder nessa circularidade de Gabo. E agora vejo a mega produção de Alex García López e penso que os personagens "pularam" do livro para as telas. A América Latina, e sobretudo a amada Colômbia de Gabo, chega até nós com louvor e encantamento. ❤
Acredito que todos nós que lemos fizemos uma espécie de árvore genealógica enquanto líamos. Impossível acompanhar o centenário sem essa estratégia. Livro inesquecível, único.
Isabela, eu estou vidrada nessa adaptação, houve muito respeito pela obra, mas nada que beira a caricatice ou levando tudo ao pé da letra, você realmente se sente telespectador da história de uma família e da cidade de Macondo. Eu como grande fã do Gabo e profundamente apaixonada pelo livro me senti muito grata e envolvida pela série. Que grande acerto, dona Netflix!
Sou da Colômbia e li o livro sendo adolescente uns 30 anos atrás. Não imaginava como poderia ser uma adaptação dessa obra magnífica… incrível como eles conseguiram adaptar, a cada cena iam surgindo lembranças dessa leitura que estavam dormindo em algum lugar da minha cabeça por décadas ❤
Eu também gostei muito do ator que faz o Arcádio e da atriz que faz a Remédios Moscote. Estava com medo de que essa adaptação matasse a vontade de ler o livro, como aconteceu com O Senhor dos Anéis, mas acho que o efeito foi o oposto.
@@SilvioJCosta Se for sobre a série, Anéis do Poder tem nada a ver com o Senhor dos Anéis, são histórias completamente diferentes. A série se passa milhares de anos antes da história de Senhor dor Anéis. Pode pular a série toda e ler os livros ou só assistir os filmes mesmo.
@@Leonardo_Amaral Não. Não é. Não consegui perder tempo com essa série. Vi o primeiro episódio e depois de um total de 0 coisas acontecendo, decidi rever Seinfeld. Se é para ser sobre nada, que seja, pelo menos, com o George Constanza.
Amo esse livro! Ele me lembra o interior do Brasil onde nasci e cresci! Nasci por mãos de uma parteira e benzedeira, com pessoas de várias origens, e era uma mistura de gente, de fé, de dor, e de amor!
Eu li "Cem anos de Solidão" quando eu tinha 21 anos e o impacto foi tão grande que até hoje estou impressionada ... nunca reli, pois tinha receio daquele encantamento passar ... Fiquei com receio de ver a série, mas estou vendo.
Obrigada pelo relato. Li quando tinha 19 anos e me enredei numa paixão sem fim pela literatura latino americana. Também me senti temerosa diante da série, mas agora irei assistir
@@thaisbatista693 eu acho que não está bem à altura do livro, não por falta de talento ou incompetência dos realizadores, mas pq é impossível transferir para o visual o sentimento impresso na prosa poética e maravilhosa do Gabo. Mas mesmo assim, a adaptação está excelente, de encher os olhos 👏🏻❤️🥰
@@MARIALourdes-jc2te bem resumidamente, conta a história de uma família que fundou uma vila no interior da Colômbia e como a história deles vai se relacionando com a do país, isso tudo com um toque de mágica e alguma coisa de fantasia. É muito bom, se achar que não dá conta do livro, vê a série primeiro, certeza que você vai gostar.
Sempre ouvi falar no livro mas não fazia a menor ideia do que se tratava. Achei a série simplesmente um marco! Que coisa maravilhosa, que sutileza. A câmera passeando por Macondo e alguma escolhas de direção, além claro da história surpreendente, me cativaram no primeiro episódio. Uau!
Estou neste exato momento, assistindo a série. Terminei a leitura do livro dia 11 de dezembro. Pra poder acompanhar a série, com a mente mais fresca (pois a árvore genealógica é quase impossível de entender) Salvo algumas passagens polêmicas do livro, a adaptação ficou simplesmente IMPECÁVEL. Queria tanto que GABO estisse vivo pra acompanhar essa obra.🤧🤧🥺
@@LazaroPobreza Comece pelo livro. E depois de ir e vir, perder-se, apaixonar-se e ter seu coração dilacerado pela história, depois de imaginar cada canto de Macondo e cada personagem, dê o play :)
Assisti. Estou embasbacada com tamanha produção. Arrepiante!!! Cada segundo...Nunca vi nas telas de cinema uma mulher ser representada com tanta realismo, Ursula, estou apaixonada por ela. Quero assistir e ler de novo. Realismo mágico distintos na Arte. Que orgulho ver essa produção ter sido fiel ao livro. Gabriel deve estar dando pulos no céu. Amei sua sua narrativa crítica.
Livro deslumbrante. Li (ou devorei) o livro Cem Anos de Solidão quando adolescente. E agora o releio em espanhol, uma edição belíssima que ganhei de presente. 📗💝
Isabela, sou uma colombiana morando no Brasil, muito fã do Gabo e do seu canal! Tem mais dois detalhes que me encantaram da sárie: o sotaque do caribe colombiano e as músicas incidentais, feitas para a série, que também representam bem essa região. Assisti um episódio por dia para saborear a série bem devagar, assim como fiz com todos os livros do autor. Muito obrigada por produzir este vídeo 💟
Meu livro predileto. Li a primeira vez aos 11 anos de idade. Uma obra prima do Gabo. Melhor livro que já tive o prazer de ler. Mágico, lúgubre, poético, melancólico, e introspectivo. Já li esse livro várias vezes, e pretendo ler novamente. Gabriel Garcia Marques é meu escritor favorito, e tenho todos os livros dele. Um gênio atemporal.
De início achei muita ousadia da Netflix tentar transpor essa obra pra tela, mas eles fizeram um belíssimo trabalho. E Boscov sempre com a análise perfeita!
A série é impecável, apoteótica, a linguagem audiovisual a torna mais digerível, ao subtrair a densidade que o livro tem. Me convenceu, adorei, me seduziu sem preconceitos. Acho que de todas as adaptações de outras obras de Gabriel García Márquez, que foram feitas no cinema e que se transformaram em pastiches, com aquela mistura de sotaques estrangeiros, que tiram a credibilidade dos personagens, esta é sem sem dúvida o melhor, o mais bem-sucedido e o mais difícil. As atuações são magistrais em geral.
A abordagem do sotaque nesta adaptação é muito bem-sucedida. Em vez de recorrer ao exagerado e moderno sotaque litorâneo, opta-se por um sotaque mais lento e elegante, próximo do Samário, que reflete com mais fidelidade o tempo da história. Esse sotaque mais calmo e claro permite entender perfeitamente o que os personagens estão comunicando sem a pressa e o barulho do atual sotaque litorâneo, que muitas vezes pode ser mais difícil de acompanhar.
Obrigada, Isabela! Como sempre sensata e maravilhosa! ❤ Meu livro favorito, li a primeira vez aos quinze e continuo lendo uma vez por ano aos 38! Fiquei feliz por Macondo ser apresentada pra uma nova geração! ❤
Caramba! Tenho quase 71 e li Cem Anos de Solidão na adolescência/juventude. Jamais esqueci mas preciso reler, uma jóia ❤️ Não tenho Netflix, não mais. Felizmente perdi a assinatura depois de assistir Ripley, opera d'arte.
Que bom saber que essa série está à altura dessa obra tão fenomenal... sinceramente, fiquei com medo quando vi a propaganda da Netflix, mas agora, juntando a crítica da Isa, não há dúvidas de que vou assistir cheia de nostalgia por relembrar dessas personagens marcantes do livro, e até mesmo reler depois de um tempo... ❤❤❤❤
Ja tinha lido o livro e terminei de assistir agora.. Fantastica. Brilhante!. Totalmente fiel ao livro. E os atores: impecaveis todos. Principalmente os interpretes ja na velhice do Jose Arcadio ( esse arrasou) e da Ursula. Ja com gostinho na boca da Segunda temporada.!
Isabela, parabéns pelo excelente comentário sobre essa série, sua verve calma e suave, aquilata ainda mais, o primor didático de sua exposição. Vou, com certeza, assistí-la.
Conversei ontem com uma amiga (uma escritora) que estava em dúvida se assistia ou não a série por medo dela macular suas lembranças da leitura. Eu também tive por tempos esse mesmo temor que só dirimiu quando eu passei a enxergar as adaptações audiovisuais como uma coisa completamente distinta da obra original. Até me comprometi a assistir essa série para dar a ela (minha amiga) um parecer mais apurado pois procurei opinião de críticos que eu gosto e hoje vejo aqui seu vídeo. Depois da conversa minha amiga se convenceu a assistir a série e agora com sua opinião também assistirei. P.S.: A cena da chuva de flores e sua causa foram uma das experiências mais fantásticas que tive lendo um livro, chorei bastante inclusive por tristeza, alegria, deslumbramento. Coisa fantástica!
@@AlexSRSoares quando soube que fariam a adaptação, tive o mesmo receio em assistir rs. Quando se é fã, existe o medo de que a obra seja, como vc disse: "maculada". Super entendo!
Месяц назад+2
Acho que para os fãs do livro a adaptação é muito boa, minha dúvida é: Se eu não tivesse lido o livro a série me encantaria? Digo isso porque quando foi dita a frase de abertura do livro eu já estava chorando. Deste modo não consigo julgar a série com a mínima objetividade.
Estou na mesma, acho que não vou assistir por isso, já tenho tudo muito estabelecido na minha cabeça, Macondo e tudo mais, não sei se quero macular isso.
No geral, para uma adaptação com expectativas tão altas, esta série foi cuidadosamente elaborada, respeitando a complexidade do texto original e apresentando-o de uma forma fresca e bonita.
Apesar das mudanças inevitavelmente necessárias ao trazer uma obra literária para a tela, a produção capta perfeitamente a atmosfera mágica de Macondo. Os detalhes visuais, como maquiagem, cenários e cores, são primorosos e conseguem transmitir a essência do romance.
Eu li o livro na minha adolescência e pouco absorvi de toda a riqueza dessa obra. Estou assistindo a série e me encantando com a arte de Garcia Marques conseguir descrever o universal no inconsciente das pessoas de forma tão simples……E a série conseguiu a proeza de reproduzir essa magia! Macondo é o nosso mundo atemporal, onde toda a realidade se faz presente. Como a descrição dos sentimentos e agonias do homem. E é a história de um século que, após a chegada da ciência, passa a promover diferentes interpretações do universo. Cem anos! e a circularidade se faz presente apesar de todas as adversidades que do contato com outros universos. Visitación, os Gipsy….. Amei a cena da ossatura dos pais de Rebecca se mexendo no saco. É a influência e hereditariedade que nos acompanha e nos instiga também. Amei seu comentário!
Sensacional a série! O livro é fenomenal realmente! É realmente uma obra prima da literatura mundial, mas a Netflix foi muito feliz e merece parabéns pela adaptação, pela coragem dessa empreitada e o resultado está sensacional. Estou louca pra ver os próximos 8 capítulos e depois de acabar vou ficar com uma saudade enorme, como fiquei quando li o livro. Uma saudade dos personagens e a história como é contada. ❤
Graciasssss Isabela❤Cem Anos de Solidão me veio na juventude. Estava na casa dos 20 anos. Fiquei absolutamente maravilhada, hipnotizada pela história. Fui atrás de todosssss os livros do GGM. Reli aos 30 e poucos anos sempre apaixonada pela sensação de encantamento pelos personagens e de me sentir vivendo em Macondo com essa família embriagante. Me olvidei de partes duríssimas q vieram à tona com a série. ❤ Foi uma alegria e um imenso assombro ver na tela está saga. E chorei de emoção e saudades e dando de cara com enredos esquecidos. Um feito é tanto com todas particularidades q citastes❤
Márcia, parabéns pelo seu seu relato, assertivo, lúdico e assaz instigante. Demonstra sua capacidade de apreensão e sensibilidade sobre a literatura sul-americana.
Já tem quase 20 anos que li esse livro e até hoje a frase final dele me tira o fôlego. Eu estava cheio de reservas sobre se essa adaptação funcionaria, até pela notória tendência da Netflix em pasteurizar seus conteúdos a fim de ficarem mais amigáveis para o americano médio... mas a esperança venceu o medo, é uma série feita por latinos, para latinos, e quem quiser mais pode ficar à vontade para apreciar, mas é uma narrativa que nos representa acima de tudo. Com pouquíssimas concessões e uma reverência na dose certa ao material fonte, sem se embananar. Fabulosa. Mal posso esperar para que o resto estreie, estou apresentando a série a amigos que nunca leram e as respostas são de fascínio total!
Vendo com parcimônia, relembrando partes livro muitas vezes lido no decurso da Faculdade de Letras, há eras atrás. Gostei de terem seguido a recomendação do autor, de ter uma produção desse requinte e Latina. Ainda no quarto episódio e sem pressa pra chegar ao oitavo. Viajando no encanto, na realística, mágica poética de Gabriel Garcia Marques em série. Não igual mas digna do que a obra original chegou a me proporcionar.🎉❤
Eu li "100 anos de solidão" quando tinha 14 anos, e foi um deslumbramento! Eu devorei cada capítulo, cada acontecimento, com curiosidade e encantamento!!! Não assisti ainda à série, mas o farei, em breve!!! Obrigada!!
Sem dúvida nenhuma achei maravilhosa essa série de Cem Anos de Solidão! Também acho genial seus comentários, sua voz e eloquência sobre os filmes , personagens e produtores que trazem seu canal! Parabéns senhora Isabella Boscovis!
Tenho o livro de Gabriel García Márquez. Estou sem palavras para descrever minha gratidão pela resenha de Cem Anos de Solidão, minha cara Isabela. Um vistoso 2025. Abraços, aqui de Navegantes-SC.
A série me emociona porque li Cem Anos de Solidão na juventude num espaço informal de leitura coletiva. Estou degustando cada capítulo e surpreeendida com a materialização dos personagens, antes apenas imaginados. Está sendo uma delícia de ver...
Eu estou encantada com a Netflix nos presentear com a adaptação desta maravilha da literatura. Quase não acreditei quando vi esta série disponível na plataforma!
Cem Anos de Solidão é inesquecível, a linguagem, a forma como Garcia Marques descreve a “textura” dos corpos e sensações eh incrível! tinha receio de assistir a série para não desfazer Macondo e os Buendias da minha cabeça, mas pela resenha, vai valer a pena. Obrigada pela analise!
Você foi precisa ao mencionar "O Amor nos Tempos do Cólera", em que tudo de "mágico" que foi adaptado se tornou jocoso e digno de vergonha alheia. Mas a série de "Cem anos de Solidão" é o completo oposto. Estou no 4° episódio e, mesmo já tendo lido o livro 3 vezes ( é o meu favorito da vida) já estou sofrendo porque não teremos logo a segunda parte!
Месяц назад+1
leia em espanhol, é delicioso, e apesar das dificuldades você vai se apoiando no livro que já conhece e entende tudo. Bom demais
@Isabela Boscov: perfeito quando diz que a melhor forma de descrever nosso continente é através do realismo fantástico. Categoria que não existia na época de Machado de Assis, mas que muitos livros dele se enquadrariam perfeitamente nessa definição. Dito isso, não sei, acho que vou ler o livro novamente antes de assistir a série..
Obrigada pela resenha...como colombiana e fã de Gabo, tenho muito medo de me desapontar com a série...li o livro umas cinco vezes ao longo da minha vida e me lembro do receio de Gabo que qualquer filme fosse aquém daquelas imagens que a gente tinha construído na nossa imaginação...eu acho que ainda vou acumular força para assistir quando todos os capítulos sejam liberados...no meio tempo, acho que vou ler o livro outra vez...
Li na adolescência e aos trinta e poucos anos (relerei aos 65) e uma marca do livro que me grudou na memória, e não encontro na série (ainda não acabei de ver), foi o carisma dos personagens. Havia uma grandeza de todos nas mais comezinhas ações, das virtuosas às execráveis. Todos tomavam as atuitudes descritas no livro porque tinham a certeza de que era a única coisa a ser feita. Movimento de câmera, luz e adequação das cores são anzois poderosíssimos.
Amo este gênero literário. ❤️ E sim, Isabela, no Brasil profundo e até em áreas urbanas, existe o "pensamento mágico" e a banalização do absurdo. E, as vezes, é até institucionalizado. A promessa feita pelo pagador para o restabelecimento do burro traz também vários tipos de conflitos e diferenças de juízos de valores. No Nordeste, várias tradições surgiram da necessidade de resolver problemas básicos ou insolúveis. Minha avó alagoana dizia que se descascassemos uma laranja sem partir a longa tira da casca, alcançariamos desejos arremessando-a num varal. Eles ficavam cheios de tiras, nós nos empanturravamos de laranjas e esqueciamos dos pedidos. Há várias coisas que seguem esta linha de raciocínio.🤗
Confesso que quando li o livro pela primeira vez, não entendi muito bem, o que me fez, logo de imediato, retornar à primeira página e reler. Isso há muitos anos atrás. E essa série me encantou especialmente no quesito fidelidade, muitos cenários bem parecidos com aqueles que construí em meu imaginário. Encantada!!! 🎉
Boa tarde!! Li por 3 vezes esse livro """Cem anos de Solidão""" Cada vez, surge algo encantador!!! Talvez seja o meu momento. Porém o mais importante é como esse livro é ""ENCANTADOR"" Tenho restrições de história contando em livros seja transferida para filmes ou....Pois sempre perde "um pouco" de sua verdadeira beleza: a de realizar seu Imaginário. Suas explicações são muito bem vidas. Sucesso em seu canal 🙏
Cem Anos de Solidão é meu livro favorito. Lembro que fiquei de luto naquela metade aterradora do livro e só o peguei novamente quinze dias depois. Estava com receio de ver a série, mas você me motivou. Quem não leu, leia. É maravilhoso.
Eu nem sabia que estavam fazendo uma adaptação! Quando eu li há anos atrás, fiquei fissurado e procurei e só achei animações curtas de fãs! Que alegria! ❤
@@saulonc1" Memória de minhas putas tristes", "O amor nos tempos do cólera" e um que é meio subestimado "Do amor e outros demônios".... Netflix tem material para décadas! Ahahahaha
Estou completamente apaixonada e viciada. Assistindo pela segunda vez e tudo me parece a primeira vez. O livro também estou lendo pela segunda vez porque não consigo mais viver sem pensar nessa história maravilhosa. 😢❤
Já estou louca pra começar a assitir! Amei o livro e estava em dúvida se valia a pena. Quanto a adaptações de Gabo, não esqueça de Erendira , roteiro do próprio escritor e excelente filme de Rui Guerra
Eu chorei horrores!!! Extremamente impactante, resgata bastante da nss raiz latina americana, acho q por isso me senti imersa de forma vivencial. Nunca fiquei tao reflexiva na vida, pensei estar na mente de Úrsula, na sua dor em ter passado pelas piores dores do mundo...E mds a cena do pós-morte, foi oq mais me fez chorar
Estava com muita expectativa por esta primeira adaptação e fiquei muito feliz com o que vi até agora. Cem Anos de Solidão, o livro é obrigatório e crucial para o entendimento da cultura latino americana e agora a série traduz com maestria este universo único e mágico!!
Cem Anos de Solidão é o livro da minha vida! Li 3 vezes e na terceira, enquanto lia, elaborava a árvore genealógica dos Buendía! Quantas vezes fui e voltei pra me certificar de que escrevia corretamente! E que prazer!!! Me emociono de lembrar a emoção ao ler a primeira vez, e depois e depois ... Que obra prima! Aliás, Gabo é um poeta, e um poeta iluminado pela luz divina! Por conhecer o livro, bastante bem, e por receio de trocar minhas imagens mentais dos personagens, de Macondo, Melquíades....do momento final, da leitura dos pergaminhos, tinha decidido não assistir a série! E meu comentário só acontece, Isabela, porque acabei de ver seu vídeo e suas palavras mudaram minha opinião, vou apostar na série e pagar o preço por ver derreter as imagens no meu coração, substituídas, inevitavelmente, por novos e desconhecidos rostos, vozes, olhares....!
Maravilhosas palavras para uma obra primorosa.De todos os livros de Gabo o meu favorito é " O Amor nos Tempos do Cólera ",que já li pela terceira vez. Fiquei feliz em saber que alguém ousou e conseguiu levar para a tela a magia do livro "Cem Anos de Solidão ". A maneira como comentaste a série me encantou tanto que me reacendeu a vontade de vê-la e reler o livro depois de 50 anos. Eu vi o filme " O Amor nos Tempos do Cólera " e me decepcionei. Amei seu comentário. Não a conhecia e fiquei simplesmente simplesmente encantada. Macondo é inesquecível assim como Gabriel e sua obra.
Amo ouvir vc. Estou amando a série, mas confesso, pra quem leu o livro duas vezes eu fiquei com um pé atrás no começo porque nao gostei com oque fizeram com o Amor no tempo do cólera. Mas estou gostando muito de Cem anos de solidão. Obrigada por falar assim docemente tudo que também acho sobre a série. Maravilhosa.❤
Como colombiano entendí casi todo tu comentario, lo que me permite declarar que los hispanos debemos procurar aprender más portugués y menos inglés.
¡Gracias! Y creo que es absurdo que no enseñen español en las escuelas brasileñas. Estados Unidos / Englaterra es una parte fallida y grotesca de la civilización.
Q lindo hermano! Gracias, soy de brasil y aprendi el español desde los 7 … amo visitar los paises hermanos donde son muy amables con nosostros brasileños ❤
Y tambien nosotros deberíamos valorar más el español, gracias hermano!
Os colombianos, com esta série e com a grandiosa obra de Garcia Marquez, nos dão muito orgulho. A série é magnífica. É a melhor série já produzida pela Netflix. E vocês, colombianos, o fizeram de forma magnífica. Parabéns, parabéns!
Que lindo comentário! Com certeza! E no Brasil deveriam ensinar espanhol em todas as escolas! ❤
O impacto desta série no imaginário coletivo das novas gerações é inestimável. A beleza dos rostos mestiços, indígenas, negros, as paisagens colombianas, o esforço da produção para recriar aquele Macondo... e a música de Puerto Candelaria, uma beleza.
Perfeito! E eu espero q desperte nessas "novas geraçoes" o interesse pelo livro.
Sim! A série tem aquilo que se chama nos estudos literários de "cor local". Até o nosso grande Machado de Assis já discorreu sobre esse tema, à sua época, no ensaio "Instinto de Nacionalidade", no qual criticava a falta de cor local na literatura brasileira.
E esta é pura cor local, sem cair no risco do estereótipo de personagens, paisagens, trilha sonora, etc.
Meu medo era estereotiparem os personagens, deixando-os com cara de latinos caricatos, ou então selecionarem um elenco com cara de europeus harmonizados e cheios de botox, como tem sido em tantas produções larino-americanas.
Netflix foi muito feliz em suas escolhas!
Sim uma das coisas que eu mais gostei dessa série é a diversidade,vários rostos várias pessoas diferentes estava cansada de ver dorama chinês kkk onde todos são perfeitos e eles se preocupam muito com a aparência como se isso importasse.
Outra coisa que eu gostei muito foi a coragem da série em não esconder as coisas que hoje soariam "problemáticas", como o casamento do Aureliano, o relacionamento de Rebeca e José Arcádio e até mesmo o tratamento dado ao José Arcádio Buendía no fim da vida. Não percebi qualquer tentativa de amenizar ou esconder as "polêmicas" do livro nem mesmo o cinismo que a guerra entre liberais e conservadores carrega.
Sim, é maravilhoso ver a nossa latinidade explodindo em todas as cores no filme.
Olha, vou te dizer. Eu sou formado em Letras e toda vez que alguém me pede recomendação de livro a PRIMEIRA coisa que eu digo é Cem Anos de Solidão. Não tem erro. É daqueles livros que você lê e ele fica com você pra sempre.
Te entendo, minha primeira formação há 20 anos tbm foi em letras e sempre recomendo Cem anos... e Crônica de uma morte Anunciada do Gabo
É verdade mesmo
tbm sou e acho que essa indicação é muito variada de acordo com algumas situações. por exemplo, uma pessoa adolescente que não tenha muito contato com leitura, eu indico feliz ano velho, do marcelo paiva. ainda não conheci adolescente que não se encante. eu sempre avalio o backstory da pessoa. meu filho, apaixonado por nirvana quando tinha 12 anos, dei uma biografia do kurt cobain. tornou-se leitor a partir daí. a outras pessoas dou morangos mofados, do caio fernando abreu. e a pessoa se apaixona.
Li aos 18 anos. Quando terminei, estava tão obcecada que emendei numa fase Garcia Marquez: durou sei lá quantos de seus livros (uns quatro, cinco, nem lembro). Bom demais!
Sempre é o primeiro livro que me vem a cabeça. Foi a leitura mais ávida da minha vida, li num dia. A escrita de Gabriel Garcia Marquez é mágica.
Nunca vi uma adaptação tão bem feita. Sou completamente apaixonada pelo coronel Aureliano Buendia, mas o que falar de Úrsula? Ela é simplesmente maravilhosa incrível.
Esse Sr e o padre, estragaram o vilarejo
Siiiimmmmmmmmm. Que mulher! E magnificamente interpretada!
Quando eu li Cem Anos de Solidão eu registrava todos os nomes dos personagens pra eu não me perder nessa circularidade de Gabo. E agora vejo a mega produção de Alex García López e penso que os personagens "pularam" do livro para as telas. A América Latina, e sobretudo a amada Colômbia de Gabo, chega até nós com louvor e encantamento. ❤
Acredito que todos nós que lemos fizemos uma espécie de árvore genealógica enquanto líamos. Impossível acompanhar o centenário sem essa estratégia. Livro inesquecível, único.
@@cassiasalata8724 Li sem anotar, para ir esquecendo, relembrando, assim como na vida real, seguindo o fluxo rs
Produção (direção) de Laura Mora Ortega e Alex García López.
Tem que pegar a árvore genealógica
Ameiii!! Aguardando a segunda temporada!
Moral do vídeo: A Isabela arrasa falando até mesmo de literatura
Ela descascando o pintassilgo é imperdível ruclips.net/video/NJTwmL3yWmI/видео.htmlsi=HpLuHfdZwsSvmxBN
🥴
Isabela, eu estou vidrada nessa adaptação, houve muito respeito pela obra, mas nada que beira a caricatice ou levando tudo ao pé da letra, você realmente se sente telespectador da história de uma família e da cidade de Macondo. Eu como grande fã do Gabo e profundamente apaixonada pelo livro me senti muito grata e envolvida pela série. Que grande acerto, dona Netflix!
Sou da Colômbia e li o livro sendo adolescente uns 30 anos atrás. Não imaginava como poderia ser uma adaptação dessa obra magnífica… incrível como eles conseguiram adaptar, a cada cena iam surgindo lembranças dessa leitura que estavam dormindo em algum lugar da minha cabeça por décadas ❤
❤
Assisti ontem. Fiquei extasiada. Parabéns ao filho de Gabo que conseguiu honrar a obra do pai. ❤
Até hoje, com meus 67 anos, ainda é minha melhor lembrança.
Cem anos de solidão não é um livro, é um acontecimento ❤
Eu diria até que não é um livro, é um sentimento💕
Exato
O elenco tá perfeito.Os atores que interpretam Úrsula Iguaran, Coronel Aureliano e Pilar Ternera são simplesmente maravilhosos.
Maravilhosos,e a criação artistica❤❤❤
Eu também gostei muito do ator que faz o Arcádio e da atriz que faz a Remédios Moscote. Estava com medo de que essa adaptação matasse a vontade de ler o livro, como aconteceu com O Senhor dos Anéis, mas acho que o efeito foi o oposto.
@SilvioJCosta também gostei,a remédios é a coisa mais linda, fiquei encantada
@@SilvioJCosta Se for sobre a série, Anéis do Poder tem nada a ver com o Senhor dos Anéis, são histórias completamente diferentes. A série se passa milhares de anos antes da história de Senhor dor Anéis. Pode pular a série toda e ler os livros ou só assistir os filmes mesmo.
@@Leonardo_Amaral Não. Não é. Não consegui perder tempo com essa série. Vi o primeiro episódio e depois de um total de 0 coisas acontecendo, decidi rever Seinfeld. Se é para ser sobre nada, que seja, pelo menos, com o George Constanza.
Amo esse livro! Ele me lembra o interior do Brasil onde nasci e cresci! Nasci por mãos de uma parteira e benzedeira, com pessoas de várias origens, e era uma mistura de gente, de fé, de dor, e de amor!
Também tenho essa impressão
Kariny, parabéns, amei o seu comentário.
SIMMMMMMMM… Vi a história dos meus avôs! Me senti parte da história!
@karinymachado4403 Comentário-poesia ❤
Eu li "Cem anos de Solidão" quando eu tinha 21 anos e o impacto foi tão grande que até hoje estou impressionada ... nunca reli, pois tinha receio daquele encantamento passar ... Fiquei com receio de ver a série, mas estou vendo.
Obrigada pelo relato. Li quando tinha 19 anos e me enredei numa paixão sem fim pela literatura latino americana. Também me senti temerosa diante da série, mas agora irei assistir
Li três vezes exatamente pra reencontrar esse encantamento; e ele está lá no livro, ainda mais mágico e mais entorpecente a cada vez....
Eu também sou assim, quando leio um livro ou vejo filme ou peça que gosto muito nunca vejo novamente pra não perder o encantamento
Uma adaptação à altura da grandeza do meu livro preferido ♡
@@thaisbatista693 eu acho que não está bem à altura do livro, não por falta de talento ou incompetência dos realizadores, mas pq é impossível transferir para o visual o sentimento impresso na prosa poética e maravilhosa do Gabo. Mas mesmo assim, a adaptação está excelente, de encher os olhos 👏🏻❤️🥰
Tô preso em macondo até agora. A trilha sonora instrumental não me sai da cabeça. Lindo demais!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Eu estudei pouco,fala do que?
@@MARIALourdes-jc2te bem resumidamente, conta a história de uma família que fundou uma vila no interior da Colômbia e como a história deles vai se relacionando com a do país, isso tudo com um toque de mágica e alguma coisa de fantasia. É muito bom, se achar que não dá conta do livro, vê a série primeiro, certeza que você vai gostar.
@karolriba ta bom
@karolriba obrigado
Sempre ouvi falar no livro mas não fazia a menor ideia do que se tratava. Achei a série simplesmente um marco! Que coisa maravilhosa, que sutileza. A câmera passeando por Macondo e alguma escolhas de direção, além claro da história surpreendente, me cativaram no primeiro episódio. Uau!
Estou neste exato momento, assistindo a série.
Terminei a leitura do livro dia 11 de dezembro. Pra poder acompanhar a série, com a mente mais fresca (pois a árvore genealógica é quase impossível de entender) Salvo algumas passagens polêmicas do livro, a adaptação ficou simplesmente IMPECÁVEL. Queria tanto que GABO estisse vivo pra acompanhar essa obra.🤧🤧🥺
Vc acha melhor começar pelo livro ou pela série?
@@LazaroPobreza Pelo livro, sem dúvidas.
@@LazaroPobreza Comece pelo livro. E depois de ir e vir, perder-se, apaixonar-se e ter seu coração dilacerado pela história, depois de imaginar cada canto de Macondo e cada personagem, dê o play :)
tô impressionada como a série seguiu o livro, até as frases são iguais 🥹💛
Assisti. Estou embasbacada com tamanha produção. Arrepiante!!! Cada segundo...Nunca vi nas telas de cinema uma mulher ser representada com tanta realismo, Ursula, estou apaixonada por ela. Quero assistir e ler de novo. Realismo mágico distintos na Arte. Que orgulho ver essa produção ter sido fiel ao livro. Gabriel deve estar dando pulos no céu. Amei sua sua narrativa crítica.
Livro deslumbrante. Li (ou devorei) o livro Cem Anos de Solidão quando adolescente. E agora o releio em espanhol, uma edição belíssima que ganhei de presente. 📗💝
Vou ler pela primeira vez em espanhol.
Isabela, sou uma colombiana morando no Brasil, muito fã do Gabo e do seu canal! Tem mais dois detalhes que me encantaram da sárie: o sotaque do caribe colombiano e as músicas incidentais, feitas para a série, que também representam bem essa região. Assisti um episódio por dia para saborear a série bem devagar, assim como fiz com todos os livros do autor. Muito obrigada por produzir este vídeo 💟
Meu livro predileto. Li a primeira vez aos 11 anos de idade. Uma obra prima do Gabo. Melhor livro que já tive o prazer de ler. Mágico, lúgubre, poético, melancólico, e introspectivo. Já li esse livro várias vezes, e pretendo ler novamente. Gabriel Garcia Marques é meu escritor favorito, e tenho todos os livros dele. Um gênio atemporal.
Ricardo, parabéns pelo comentário cativante e instigante.
Tem poesia, imagens metafóricas. É um feito que se acreditava impossível.
*Cem anos de solidão* foi o primeiro livro que li de Gabriel e fiquei fascinada para sempre. 😊❤
De início achei muita ousadia da Netflix tentar transpor essa obra pra tela, mas eles fizeram um belíssimo trabalho. E Boscov sempre com a análise perfeita!
A série é impecável, apoteótica, a linguagem audiovisual a torna mais digerível, ao subtrair a densidade que o livro tem. Me convenceu, adorei, me seduziu sem preconceitos. Acho que de todas as adaptações de outras obras de Gabriel García Márquez, que foram feitas no cinema e que se transformaram em pastiches, com aquela mistura de sotaques estrangeiros, que tiram a credibilidade dos personagens, esta é sem sem dúvida o melhor, o mais bem-sucedido e o mais difícil. As atuações são magistrais em geral.
Tatiana, parabéns pelo seu comentário, sua capacidade de apreensão do contexto do livro é soberba.
"Apoteótica", precisamente!
A abordagem do sotaque nesta adaptação é muito bem-sucedida. Em vez de recorrer ao exagerado e moderno sotaque litorâneo, opta-se por um sotaque mais lento e elegante, próximo do Samário, que reflete com mais fidelidade o tempo da história. Esse sotaque mais calmo e claro permite entender perfeitamente o que os personagens estão comunicando sem a pressa e o barulho do atual sotaque litorâneo, que muitas vezes pode ser mais difícil de acompanhar.
Que perspectiva legal você trouxe. Vou ficar atento quando der play
Oi, tem razão.👏 Você é do Brasil?
As falas citadas também foram lindamente selecionadas, dando vida à maioria das minhas partes favoritas do livro.
Sim, fizeram um trabalho incrível de adaptação no roteiro! Fiquei boba de feliz
O livro, como livro, é extraordinário. A série, como série, também. A prova? O desejo de reler o livro, 28 anos depois.
Obrigada, Isabela! Como sempre sensata e maravilhosa! ❤ Meu livro favorito, li a primeira vez aos quinze e continuo lendo uma vez por ano aos 38! Fiquei feliz por Macondo ser apresentada pra uma nova geração! ❤
Eu amei a primeira Úrsula,e a menina que come terra , simplesmente maravilhosas
Amo o fato da Netflix ter feito uma série com elenco e equipe de produção latinos....
Caramba! Tenho quase 71 e li Cem Anos de Solidão na adolescência/juventude. Jamais esqueci mas preciso reler, uma jóia ❤️
Não tenho Netflix, não mais. Felizmente perdi a assinatura depois de assistir Ripley, opera d'arte.
Quantos Leitores Espetaculares Por Aqui ❤
Super Parabéns pra Todos 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Que bom saber que essa série está à altura dessa obra tão fenomenal... sinceramente, fiquei com medo quando vi a propaganda da Netflix, mas agora, juntando a crítica da Isa, não há dúvidas de que vou assistir cheia de nostalgia por relembrar dessas personagens marcantes do livro, e até mesmo reler depois de um tempo... ❤❤❤❤
Ja tinha lido o livro e terminei de assistir agora.. Fantastica. Brilhante!. Totalmente fiel ao livro. E os atores: impecaveis todos. Principalmente os interpretes ja na velhice do Jose Arcadio ( esse arrasou) e da Ursula. Ja com gostinho na boca da Segunda temporada.!
Isabela, parabéns pelo excelente comentário sobre essa série, sua verve calma e suave, aquilata ainda mais, o primor didático de sua exposição. Vou, com certeza, assistí-la.
Conversei ontem com uma amiga (uma escritora) que estava em dúvida se assistia ou não a série por medo dela macular suas lembranças da leitura. Eu também tive por tempos esse mesmo temor que só dirimiu quando eu passei a enxergar as adaptações audiovisuais como uma coisa completamente distinta da obra original. Até me comprometi a assistir essa série para dar a ela (minha amiga) um parecer mais apurado pois procurei opinião de críticos que eu gosto e hoje vejo aqui seu vídeo. Depois da conversa minha amiga se convenceu a assistir a série e agora com sua opinião também assistirei. P.S.: A cena da chuva de flores e sua causa foram uma das experiências mais fantásticas que tive lendo um livro, chorei bastante inclusive por tristeza, alegria, deslumbramento. Coisa fantástica!
@@AlexSRSoares quando soube que fariam a adaptação, tive o mesmo receio em assistir rs. Quando se é fã, existe o medo de que a obra seja, como vc disse: "maculada". Super entendo!
Acho que para os fãs do livro a adaptação é muito boa, minha dúvida é: Se eu não tivesse lido o livro a série me encantaria? Digo isso porque quando foi dita a frase de abertura do livro eu já estava chorando. Deste modo não consigo julgar a série com a mínima objetividade.
Estou na mesma, acho que não vou assistir por isso, já tenho tudo muito estabelecido na minha cabeça, Macondo e tudo mais, não sei se quero macular isso.
Ainda não tive coragem de assistir.
No geral, para uma adaptação com expectativas tão altas, esta série foi cuidadosamente elaborada, respeitando a complexidade do texto original e apresentando-o de uma forma fresca e bonita.
Estava com muito receio de assistir. Esperava por essa resenha. Agora assistirei.🤩
Apesar das mudanças inevitavelmente necessárias ao trazer uma obra literária para a tela, a produção capta perfeitamente a atmosfera mágica de Macondo. Os detalhes visuais, como maquiagem, cenários e cores, são primorosos e conseguem transmitir a essência do romance.
Eu li o livro na minha adolescência e pouco absorvi de toda a riqueza dessa obra. Estou assistindo a série e me encantando com a arte de Garcia Marques conseguir descrever o universal no inconsciente das pessoas de forma tão simples……E a série conseguiu a proeza de reproduzir essa magia! Macondo é o nosso mundo atemporal, onde toda a realidade se faz presente. Como a descrição dos sentimentos e agonias do homem.
E é a história de um século que, após a chegada da ciência, passa a promover diferentes interpretações do universo. Cem anos! e a circularidade se faz presente apesar de todas as adversidades que do contato com outros universos. Visitación, os Gipsy…..
Amei a cena da ossatura dos pais de Rebecca se mexendo no saco. É a influência e hereditariedade que nos acompanha e nos instiga também.
Amei seu comentário!
Sensacional a série! O livro é fenomenal realmente! É realmente uma obra prima da literatura mundial, mas a Netflix foi muito feliz e merece parabéns pela adaptação, pela coragem dessa empreitada e o resultado está sensacional. Estou louca pra ver os próximos 8 capítulos e depois de acabar vou ficar com uma saudade enorme, como fiquei quando li o livro. Uma saudade dos personagens e a história como é contada. ❤
Graciasssss Isabela❤Cem Anos de Solidão me veio na juventude. Estava na casa dos 20 anos. Fiquei absolutamente maravilhada, hipnotizada pela história. Fui atrás de todosssss os livros do GGM. Reli aos 30 e poucos anos sempre apaixonada pela sensação de encantamento pelos personagens e de me sentir vivendo em Macondo com essa família embriagante. Me olvidei de partes duríssimas q vieram à tona com a série. ❤ Foi uma alegria e um imenso assombro ver na tela está saga. E chorei de emoção e saudades e dando de cara com enredos esquecidos. Um feito é tanto com todas particularidades q citastes❤
Márcia, parabéns pelo seu seu relato, assertivo, lúdico e assaz instigante. Demonstra sua capacidade de apreensão e sensibilidade sobre a literatura sul-americana.
@robertomfernandes muchissimas graciasssss
Eu tive o prazer estonteante de ler há uns vinte anos. É apaixonante! Rever a história na tela me fez muito bem!
Já tem quase 20 anos que li esse livro e até hoje a frase final dele me tira o fôlego. Eu estava cheio de reservas sobre se essa adaptação funcionaria, até pela notória tendência da Netflix em pasteurizar seus conteúdos a fim de ficarem mais amigáveis para o americano médio... mas a esperança venceu o medo, é uma série feita por latinos, para latinos, e quem quiser mais pode ficar à vontade para apreciar, mas é uma narrativa que nos representa acima de tudo. Com pouquíssimas concessões e uma reverência na dose certa ao material fonte, sem se embananar. Fabulosa. Mal posso esperar para que o resto estreie, estou apresentando a série a amigos que nunca leram e as respostas são de fascínio total!
❤
Vendo com parcimônia, relembrando partes livro muitas vezes lido no decurso da Faculdade de Letras, há eras atrás. Gostei de terem seguido a recomendação do autor, de ter uma produção desse requinte e Latina. Ainda no quarto episódio e sem pressa pra chegar ao oitavo. Viajando no encanto, na realística, mágica poética de Gabriel Garcia Marques em série. Não igual mas digna do que a obra original chegou a me proporcionar.🎉❤
Já li o livro 4 x , é o meu favorito , estou assistindo a série e até agora estou gostando muito
O que faz um ser humano ler um livro quatro vezes? Problemas de interpretações? Cognitivos? Fanatismo? Auto competição literária? 🙆🏾♂️ Doideira bixo!
Cem anos de solidão é um dos meus livros preferidos da vida. Simplesmente perfeito. Ainda não vi a série mas sei que vou gostar.
Eu li "100 anos de solidão" quando tinha 14 anos, e foi um deslumbramento! Eu devorei cada capítulo, cada acontecimento, com curiosidade e encantamento!!! Não assisti ainda à série, mas o farei, em breve!!! Obrigada!!
Isabela despertando minhas lembranças...ela é sensacional!!!!❤❤
Sem dúvida nenhuma achei maravilhosa essa série de Cem Anos de Solidão! Também acho genial seus comentários, sua voz e eloquência sobre os filmes , personagens e produtores que trazem seu canal! Parabéns senhora Isabella Boscovis!
Eu sempre espero as suas resenhas. Adoro a sua visão e a sua delicadeza. Gratidão dwmais
Tenho o livro de Gabriel García Márquez. Estou sem palavras para descrever minha gratidão pela resenha de Cem Anos de Solidão, minha cara Isabela. Um vistoso 2025. Abraços, aqui de Navegantes-SC.
A série me emociona porque li Cem Anos de Solidão na juventude num espaço informal de leitura coletiva. Estou degustando cada capítulo e surpreeendida com a materialização dos personagens, antes apenas imaginados. Está sendo uma delícia de ver...
Eu fiquei MARAVILHADA que adaptaram esse livro. E eu nem sabia. Só abri a Netflix e tava lá. Imediatamente eu esperei o vídeo da Isabela 😂❤
Eu estou encantada com a Netflix nos presentear com a adaptação desta maravilha da literatura. Quase não acreditei quando vi esta série disponível na plataforma!
Cem Anos de Solidão é inesquecível, a linguagem, a forma como Garcia Marques descreve a “textura” dos corpos e sensações eh incrível! tinha receio de assistir a série para não desfazer Macondo e os Buendias da minha cabeça, mas pela resenha, vai valer a pena. Obrigada pela analise!
Isabela, você resumiu muito bem: é uma ótima adaptação, o mais perto possível que se chega do livro. Igual ao livro é impossível
Que serie linda. Que livro obra prima. É surreal a capacidade humana de fazer arte. Lindo que bom que mais gente vai conhecer.
Você foi precisa ao mencionar "O Amor nos Tempos do Cólera", em que tudo de "mágico" que foi adaptado se tornou jocoso e digno de vergonha alheia. Mas a série de "Cem anos de Solidão" é o completo oposto. Estou no 4° episódio e, mesmo já tendo lido o livro 3 vezes ( é o meu favorito da vida) já estou sofrendo porque não teremos logo a segunda parte!
leia em espanhol, é delicioso, e apesar das dificuldades você vai se apoiando no livro que já conhece e entende tudo. Bom demais
O oitavo episódio é lindo. Aliás, tudo enche os olhos. Uma adaptação expcional.
@Isabela Boscov: perfeito quando diz que a melhor forma de descrever nosso continente é através do realismo fantástico. Categoria que não existia na época de Machado de Assis, mas que muitos livros dele se enquadrariam perfeitamente nessa definição. Dito isso, não sei, acho que vou ler o livro novamente antes de assistir a série..
Eu AMEI essa adaptação! Ficou incrível ❤
Existem passagens no livro que me trazem "umidade " aos olhos, mas o final do episódio Quatro me fez chorar 😢.
Que Solidão.
Achei absolutamente incrível. É exatamente como eu imaginei!
Obrigada pela resenha...como colombiana e fã de Gabo, tenho muito medo de me desapontar com a série...li o livro umas cinco vezes ao longo da minha vida e me lembro do receio de Gabo que qualquer filme fosse aquém daquelas imagens que a gente tinha construído na nossa imaginação...eu acho que ainda vou acumular força para assistir quando todos os capítulos sejam liberados...no meio tempo, acho que vou ler o livro outra vez...
Li na adolescência e aos trinta e poucos anos (relerei aos 65) e uma marca do livro que me grudou na memória, e não encontro na série (ainda não acabei de ver), foi o carisma dos personagens. Havia uma grandeza de todos nas mais comezinhas ações, das virtuosas às execráveis. Todos tomavam as atuitudes descritas no livro porque tinham a certeza de que era a única coisa a ser feita. Movimento de câmera, luz e adequação das cores são anzois poderosíssimos.
Não consegui assistir junto com a minha mulher e filha toda hora meus olhos se enchiam de flores amarelas.😢
Amo este gênero literário. ❤️ E sim, Isabela, no Brasil profundo e até em áreas urbanas, existe o "pensamento mágico" e a banalização do absurdo. E, as vezes, é até institucionalizado. A promessa feita pelo pagador para o restabelecimento do burro traz também vários tipos de conflitos e diferenças de juízos de valores. No Nordeste, várias tradições surgiram da necessidade de resolver problemas básicos ou insolúveis. Minha avó alagoana dizia que se descascassemos uma laranja sem partir a longa tira da casca, alcançariamos desejos arremessando-a num varal. Eles ficavam cheios de tiras, nós nos empanturravamos de laranjas e esqueciamos dos pedidos. Há várias coisas que seguem esta linha de raciocínio.🤗
Confesso que quando li o livro pela primeira vez, não entendi muito bem, o que me fez, logo de imediato, retornar à primeira página e reler. Isso há muitos anos atrás. E essa série me encantou especialmente no quesito fidelidade, muitos cenários bem parecidos com aqueles que construí em meu imaginário. Encantada!!! 🎉
A direção de fotografia é perfeita,,ta tudo perfeito,, merece muios prêmios 👏👏👏👏❤️
Boa tarde!!
Li por 3 vezes esse livro """Cem anos de Solidão"""
Cada vez, surge algo encantador!!!
Talvez seja o meu momento.
Porém o mais importante é como esse livro é ""ENCANTADOR""
Tenho restrições de história contando em livros seja transferida para filmes ou....Pois sempre perde "um pouco" de sua verdadeira beleza: a de realizar seu Imaginário.
Suas explicações são muito bem vidas.
Sucesso em seu canal 🙏
Elegância, inteligência e leveza; tudo em um único canal!
Eu estou apaixonada , é simplesmente maravilhoso ❤❤anos mais tarde....
Cem Anos de Solidão é meu livro favorito. Lembro que fiquei de luto naquela metade aterradora do livro e só o peguei novamente quinze dias depois. Estava com receio de ver a série, mas você me motivou. Quem não leu, leia. É maravilhoso.
Como tantos aqui, é o livro que mais gostei. Juntamente com "O Tambor" (Günter Grass), também realismo mágico, só que alemão.
Também gostei muiiiito dessa adaptação. Vontade de reler 💗✨🕊️
Eu nem sabia que estavam fazendo uma adaptação! Quando eu li há anos atrás, fiquei fissurado e procurei e só achei animações curtas de fãs! Que alegria! ❤
Ai que delíciaaa, vão ter mais 8 episódios no ano que vem. 😍😍
A Netflix já pode adaptar a obra completa do Garcia Marquez, eu autorizo! Ahahahahah
Tomara que venha mais
ja pesnou uma adaptação bem feita de Cronica de Uma Morte Anunciada?
@@saulonc1" Memória de minhas putas tristes", "O amor nos tempos do cólera" e um que é meio subestimado "Do amor e outros demônios".... Netflix tem material para décadas! Ahahahaha
Estou completamente apaixonada e viciada. Assistindo pela segunda vez e tudo me parece a primeira vez. O livro também estou lendo pela segunda vez porque não consigo mais viver sem pensar nessa história maravilhosa. 😢❤
Li em português, depois em espanhol e agora maratonando a série. Fui pra Colômbia visitar tudo de Gabo
Série lindíssima. História absolutamente incrível. Me deu vontade de ler o livro.
Já estou louca pra começar a assitir! Amei o livro e estava em dúvida se valia a pena.
Quanto a adaptações de Gabo, não esqueça de Erendira , roteiro do próprio escritor e excelente filme de Rui Guerra
Li o livro faz muito tempo, logo após ele ganhou o prêmio Nobel. Sua analise maravilhosa. 👏👏👏 aguçou minha vontade de assistir.
Eu chorei horrores!!! Extremamente impactante, resgata bastante da nss raiz latina americana, acho q por isso me senti imersa de forma vivencial. Nunca fiquei tao reflexiva na vida, pensei estar na mente de Úrsula, na sua dor em ter passado pelas piores dores do mundo...E mds a cena do pós-morte, foi oq mais me fez chorar
Gratidão pelas explicações!!!🙏🙏🙏
Que maravilla!!! Como colombiana e escritora vou amar assistir 💛
Estava com muita expectativa por esta primeira adaptação e fiquei muito feliz com o que vi até agora. Cem Anos de Solidão, o livro é obrigatório e crucial para o entendimento da cultura latino americana e agora a série traduz com maestria este universo único e mágico!!
Se puderem, digo a quem não leu e a quem leu em português, leiam em espanhol. É fantástico demais!
Sempre bom ouvir a incrível Isabela 💝
Cem Anos de Solidão é o livro da minha vida! Li 3 vezes e na terceira, enquanto lia, elaborava a árvore genealógica dos Buendía! Quantas vezes fui e voltei pra me certificar de que escrevia corretamente! E que prazer!!! Me emociono de lembrar a emoção ao ler a primeira vez, e depois e depois ... Que obra prima! Aliás, Gabo é um poeta, e um poeta iluminado pela luz divina!
Por conhecer o livro, bastante bem, e por receio de trocar minhas imagens mentais dos personagens, de Macondo, Melquíades....do momento final, da leitura dos pergaminhos, tinha decidido não assistir a série! E meu comentário só acontece, Isabela, porque acabei de ver seu vídeo e suas palavras mudaram minha opinião, vou apostar na série e pagar o preço por ver derreter as imagens no meu coração, substituídas, inevitavelmente, por novos e desconhecidos rostos, vozes, olhares....!
Maravilhosas palavras para uma obra primorosa.De todos os livros de Gabo o meu favorito é " O Amor nos Tempos do Cólera ",que já li pela terceira vez. Fiquei feliz em saber que alguém ousou e conseguiu levar para a tela a magia do livro "Cem Anos de Solidão ". A maneira como comentaste a série me encantou tanto que me reacendeu a vontade de vê-la e reler o livro depois de 50 anos. Eu vi o filme " O Amor nos Tempos do Cólera " e me decepcionei. Amei seu comentário. Não a conhecia e fiquei simplesmente simplesmente encantada. Macondo é inesquecível assim como Gabriel e sua obra.
Meu Deus estou adorando !! Linda demais e cada vez mais surpresas .Vou ter que ler o livro tbm. Sensacional ! ❤
Estava aguardando sua análise dessa impressionante série. Ainda não li o livro, mas com certeza vou procurar ler. Obrigada! ❤
Maratonei e terminei os episódios querendo morar em Macondo (antes da guerra, claro kkkk) ❤
Muito bom, Isabela. Obrigada por mais um vídeo.
Meu livro preferido,assissti ao primeiro episódio da série e estou amando!
Amo ouvir vc. Estou amando a série, mas confesso, pra quem leu o livro duas vezes eu fiquei com um pé atrás no começo porque nao gostei com oque fizeram com o Amor no tempo do cólera. Mas estou gostando muito de Cem anos de solidão. Obrigada por falar assim docemente tudo que também acho sobre a série. Maravilhosa.❤