"Cem anos de solidão" foi um presente que tomei conhecimento aos vinte anos de idade, hoje passaram-se aproximadamente 45 anos e após releitura de partes da obra por varias vezes neste interregno de tempo, tive outro presente, a série... com as nuances e peculiaridades da obra original em relevância, permeando o mistico, exotérico, cientifico, magia, alquimia, tudo entrelaçado com um vento que, de quando em vez, chega a Macondo por Melquiades e sua trupe... tudo gira em torno de um universo paralelo, onde pessoas vivem suas vidas como se Macondo fosse 0 centro do mundo... um tempo e local idílico... maravilhoso!!!
Aula de adaptação é o que define essa mini série. Impressionante como eles trazem o caos e a enxurrada de assuntos trazidos por cada geração dessa história.
Cem anos de solidão é livro de cabeceira. Você disse tudo! Que delícia conhecer alguém que é apaixonado também. Lendo pela segunda vez e já sei que terá muitas vezes. Se eu resolver fazer mestrado ou doutorado em Literatura, com certeza, será sobre algum recorte dessa OBRA monstro. Queria dar um abraço em Gabo e dizer a ele que ele deveria estar "fora da casinha" quando escreveu esse livro.
Amei essa adaptação, ficou a altura do livro. Sobre a estória, a família Buendía é uma família bem disfuncional e o interenssante é como toda a cidade de Macondo é uma extensão dessa família, ela nasce, cresce e vai sofrendo as mazelas que vem dos Buendías
Também são meus livros favoritos, mas ao contrário de você sempre sonhei em ver a saga dos Buendías ser adaptada para as telas, e estou super animada em ver como ficou, amo suas análises, você é uma preciosidade.
No livro, Gabo faz isso também: ele emenda um fato ao outro; nem dá tempo de terminar a emoção de um trecho, já chega outro e a gente tem que parar pra respirar. Você disse tudooooo: dramalhão mágico. De longe, a melhor obra, o melhor autor hispano americano.
Essa questão que vc levanta de não consumir a série maratonando. Acho isso fundamental, até mesmo para despertar em nós o costume de ver algo, pensar, analisar e só depois aí sim vc tirar uma conclusão. Fiz esse exercício c a série Ripley, onde em alguns momentos eu até pausava para analisar a fotografia, via um episódio por dia e aquilo parecia durar muito mais tempo do que se tivesse maratonando. Precisamos reaprender a apreciar as coisas e para apreciar precisamos consumir as coisas de forma mais lenta.
Que comentário maravilhoso! E vou usar uma expressão que não gosto: "é sobre isso!" rsrsrsrsrsrs. Comecei assistir Cem Anos de Solidão e nos dois primeiros capítulos tive o insight que precisaria assistir essa série como se lê um livro, com pausas. Por causa do seu comentário vou assistir ao Ripley.
Eu nunca li o livro, e eu amei a série! Eu passei 3 dias obcecada! Verdade! Cada episódio parece mais longo do que é, no bom sentido! É tudo muito ENCANTADOR, como vc disse. Aguardo livro x série! Obrigada!
Pois leia o livro sem medo. Alias, se gostou da atmosfers da serie, leia outras obras inriveis de Garcia Márquez, como "O Amor Nos Tempos do Colera " e "Crônica de Uma Morte Anunciada"
Ph, fui com medo, mas adorei! Claro, que a Macondo da minha cabeça sempre será melhor haha. Também assisti os dois primeiros episódios e tive que esperar 2 dias pra seguir. Adorei o vídeo
Gabo é o meu escritor predileto, Cem anos de solidão é um dos livros favoritos. Que medo eu tive de assistir essa adaptação, mas já no primeiro episódio gostei bastante. O desejo da releitura bateu forte.
O amor nos tempos do cólera é meu livro favorito do Gabo. Cem anos de solidão é a maior obra dele, mas quando tem muito sofrimento, eu fico sufocado. Vou ver a série.
Quando assisti à série Cem Anos de Solidão, fiquei profundamente impactada. Cada personagem é tão rico e complexo que parece que carregamos um pouco de cada um deles em nós. Uma verdadeira obra de arte! Muitas vezes, parei e lembrei de O Auto da Compadecida. Será que sou a única ou apenas mais uma a perceber essa semelhança?
Era meu sonho ver essa história na tela, mesmo sabendo dos desafios de adaptação. E essa série não decepcionou. Amei ver esses personagens tão complexos, tão intrigantes, tão apaixonantes. Amei assistir tudo que acontece em Macondo, essa cidade que já existia tão concretamente na minha mente. Lógico que não tem como ser tudo como a gente imaginou, mas algumas coisas eu acho que conseguiram superar a minha imaginação. A chuva de flores amarelas na morte do José Arcadio Buendía ficou linda demais!
PH, vc tem toda razão, vale a pena assistir com calma e curtir cada episódio (pena que não consegui🤣...eu amei! Comecei a assistir e não consegui parar).
Eu assisti aos dois primeiros pensando em maratonar, mas senti que não rolava e estou assistindo devagar. Quando o PH falou sobre isso no vídeo quase caí pra trás!
Eu estava com tanto preconceito com essa série, acabei assistindo pq o PH falou tão bem dela. Olha me surpreendeu muito positivamente, foi uma das melhores coisas que assisti esse ano, ri, me emocionei, odiei alguns personagens, vibrei quando um em especial morreu. Obrigado PH
Uau!!!! Estava esperando sua crítica desta mini série. Li o livro, e quando vi a primeira vez no streaming já cai pra dentro. Topissimo, ficou maravilhoso o trabalho. Esperando a segunda temporada 🎉🎉🎉
Meu avô me deu o livro aos 13. Hoje com 36 digo sem espanto que esse livro moldou uma boa parte de quem sou hoje. Belíssima análise PH. E que venha a chuva!
Tipo assim, manooooo....como assim, no meio do velório, a Rebeca aparece, manooooo. Calma, Gabo, quero respirar!!!! Eu amo a Úrsula e a Rebeca. Você conseguiu passar emoção e paixão, a mesma que sinto, eu choro de ler. Estou pela segunda vez, obrigada por ter ser alguém que consegue expressar a mesma loucura que sinto. Arrasou, cara!!!!
Eu fiquei exatamente igual a vc,ainda estou embaivecida, apaixonada por toda essa obra,,eu estava com muita medo,,mas virou a minha segunda paixão depois do livro,a fotografia tá perfeita,a produção artística,o elenco,,meu Deus,,queria que o gabo estivesse vivo para poder ver😢👏🌺👏👏
Cem anos de Solidão é também para mim um dos maiores livros que já li na vida. Li há anos, não me lembro dos detalhes da história, mas a força da experiência marcou. Por isto estava cismado em assistir. Mas vendo o seu vídeo me animei mais. Obrigado, PH!
PH, nem precisei terminar o seu vídeo, pra ter as mesmas sensações que vc. Também é um dos meus 5 preferidos da vida!! Quantas vezes eu me perdi no livro e tive que voltar páginas e páginas kkkk Como vc, estou vendo episódio por episódio, sem pressa. Degustando os doces de Úrsula, chorando com Aureliano.... Nossa! Qta emoção ainda por vir. Excelente vídeo querido! Parabéns aos produtores da série... Que cada episódio seja mágico ❤
PH mais magro 😊 … só pra dizer que amo suas análises ! Ontem terminei os 8 episódios e vim procurar por vc … e hj o presente que vc nos deu ❤ vc é tão necessário PH
Dando a minha visão de quem nunca leu o livro, não achei confuso a narrativa . E gostei demais da história, e lindíssima a fotografia. Agora preciso ler o livro..
@andreiapicone4483 aí menina, você me conta depois,, não t como explicar,eu já li 3 vezes,a primeira era adolescente,quase fiquei maluca,a terceira aos 30 ,me encontrei em muitos personagens,e agora com 40 depois da pandemia,foi outra experiência,, você vai ser transportada para macondo e nunca mais vai sair dela💕🌸
Como alguém que leu o livro: nem a série é confusa e nem o livro, na minha opinião. Confusão remete a bagunça, desordem, desentendimento, e o livro organiza muito bem uma história que poderia ficar muito confusa se escrita por outra pessoa, e a série conseguiu não ser confusa também
Gosto muito de tuas análises, das tuas resenhas inteligentes e está, sobre Cem Anos de Solidão é uma das melhores. Acho difícil que, quem não tenha lido o livro, goste, se apaixone pela série. Em mim, despertou o desejo de voltar ao livro, revê-lo com outros olhos, com melhor entendimento.
Cem anos de solidão é o livro da minha vida. Tinha medo da adaptação mas amei. Já quero ver de novo. Muito bom! O que ficou diferente do livro ficou bom demais.... ❤❤❤
kkkkkk foi exatamente assim comigo PH, passava um episódio e eu não fazia ideia se eu tinha assistido 1 ou 2 ou 3 episódios... sempre ficava de olho na passada de episódio pra ver em qual que eu tava. Acho que isso é a prova cabal que essa equipe COLOMBIANA era a única capaz de transpor para as telas oq o Gabo conseguiu criar nas páginas do livro.
Estava com receio em assistir a série. Cem anos de solidão é um dos meus livros favoritos. Obrigada PH Santos. Você é extraordinário em suas críticas. Depois do seu vídeo vou abrir meu coração para assistir.❤
Ufa... este vídeo é que necessita assistir várias vezes e ir dando pausa. Perfeito, estou no quarto episódio, decidi ir de um em um a tua analise esta tão densa que vou zerar e assistir tudo novamente.
PH, estou indo pra metade do livro, e assistir só o ep 1 até então, amando demais essa história, o livro já está se tornando um dos meus favoritos da vida! ❤
Sou apaixonado por Cwm anos de solidão. Li a primeira vez em 2007 e a segunda em 2020, durante a pandemia. Estou assistindo a série e tô gostando muito do que eu estou vendo e fiquei aliviado com a sua crítica por ver que eu não estou guiado pela emoção de poder ver essa obra sendo adaptada. Essa série foi muito aguardada por mim e, estou vendo um episódio por dia. Teve dia de não ver e continuar no outro. Senti isso que vc falou. Não dá pra maratonar. É preciso digerir com calma, espanto e gozo.
ainda não comecei a ver, mas to super ansiosa! o livro é lindo demais e tenho um medinho da série estragar a imagem afetiva que tenho do livro. vou tomar coragem pra assistir!
No viés dessa série, recomendo que assista e nos traga uma análise sobre o filme Pedro Páramo, filme baseado em livro de mesmo nome e que influenciou o realismo mágico existente nas obras de Gabo.
sua descrição me lembrou os melhores episódios de Rick e Morty, as vezes em um episódio de 20 minutos acontece tanta coisa que ao final ficamos com a impressão de que foram horas.
🤩Ótima análise. Também senti a mesma coisa, só que sem falar bonito😆... Ao menos a Netflix não desrespeitou esta obra prima excepcional que também é um dos livros da minha vida.
Uma das melhores séries q eu já assisti, vindo de um dos melhores livros da minha vida. Q coisa maravilhosa de ver, Gabo teria ficado orgulhoso demais dessa adaptação.
PH amoooooooooooo por demais Cem Anos de Solidão. E senti o impacto de estar em Macondo. É verdade! É um livro q por mais q se leia sempre tem mais entendimento e sentimento nos envolvendo de forma mais intensa❤
Eu fiz como o ph, não maratonei, não acabei ainda kkkkk. Qdo estreou, comprei uma digníssima cerveja e fui saboreando, agora vou terminar de assitir. De fato não é para maratonar ❤❤❤
Achei perfeita! É o livro materializado! Como sou cigana, vibrei com os ciganos tão bem representados! Melquíades e acampamento: Fenomenal! "Devorei"a série,aguardando a próxima parte...
Olá, não conhecia seu canal e cheguei aqui buscando sobre críticas à série no youtube. Achei seus comentários muito pertinentes diante dessa obra espetacular adaptada pela Netflix. Também tive essa sensação de que seria quase impossível conseguirem passar para as telas todos os devaneios de Gabriel Garcia Marques, e ela vai lá e taca essa pedrada na gente! Algumas cenas me deixaram em êxtase, pela qualidade e beleza de sua fotografia, além do realismo das locações e atuações. Assisti comentando com meu marido o tempo todo falando "nossa, isso tá exatamente como no livro, era exatamente assim que era descrito"! Fiquei impactada real! Reassalto a atuação das duas atrizes que fazem a Úrsula, que é o pilar dessa casa e da aldeia, aparenta ser apenas uma pessoa carrasca, mas que se mostra forte, acolhedora e com capacidade de discernimento. Espetacular do início ao fim!!!!!!
Caraca, com tanto elogio, não há como não ver. Já lí o livro e sei que é um "senhor" livro, agora é torcer para que a segunda parte seja igualmente boa como é esta primeira conforme o PH disse.
É maravilhoso e ao mesmo tempo impressionante o reconhecimento de ser latina americana. Em Macondo estão embricados tantas dores , violência, resistência q atravessam nosso continente.
Estou degustando devagar e revendo velhos amigos ❤ Sobre a relação do Coronel Aureliano e a Remédios no meu sentir é um encontro de almas ,tanto que o Gabo não explora a intimidade deles como os outros casais.
Eu ainda tenho a opinião de que é super necessário ler a obra, pra quem ainda não leu. Pois os assuntos propostos por Gabriel Garcia Marquez, utilizando o estilo literário que é o realismo mágico, é extremamente importante para alcançar as diversas questões propostas.
Eu não tenho fobia de adaptação, mas tava meio inquieta com essa pela complexidade óbvia, mas acho que a Netflix se superou demais! Amei e já vi duas vezes kkkk Ah, Melquiades tb eh o meu favorito e adorei vê-lo, fiquei até emocionada qdo ele apareceu!
Eu amei o trabalho com as cores das cenas tb! Inclusive, o patriarca parece absorvido pela árvore qdo a gente repara na cor da roupa dele em complemento com a cor do tronco da árvore.
Adaptações de romances de realismo fantástico (ainda que Gabo não goste dessa definição pra sua obra) é sempre dificil. Difícil até mesmo de se imaginar uma adaptação enquanto lê, talvez por que pra esse gênero o papel do leitor que experiencia essa realidade seja importante e a (re)interpretação da obra é bem pessoal e situacional. Logo, quando se depara com uma adaptação, esse aspecto de subjetivismo se perde em detrimento da interpretação do roteirista. Esse gênero é o meu favorito, escritores como Machado, Mia Couto, Murakami, Saramago, Hesse estão sempre na minha cabeceira. Muito bom saber que essa adaptação cobre em partes esse aspecto, irei assistir.
Ah! Duas recomendações. Aos que viram a série e acompanharam a breve passagem da moça que se prostituía para pagar os débitos com sua avó, leiam o conto: "A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada". E aos que querem visitar Macondo sob outra perspectiva, leiam "A revoada (O enterro do diabo)". É o primeiro romance do Gabo - e a primeira aparição de Macondo em sua literatura.
eu estava com muito medo também.. pq convenhamos a netflix meio que gosta de estragar uma adaptação.. mais ficou muito bom, a escolha dos atores (fiquei com medo de colocarem atores nada vê), cenários, o narrador, nossa gostei muito.. deu vontade de lê o livro de novo.
Li o livro até o fim, mas não vi a série ainda. No livro, quando começa a insônia coletiva, a pintura das casas de amarelo sem ninguém saber porque e o acompanhamento dos ciganos, eu desanimei, li mas desanimei. Vou ver a série, quem sabe, minha percepção muda.
PH, é impossível assistir um capítulo e parar. Eu, quando me dei conta, estava no capítulo seis. Mas depois vou reassisitir com calma. Não foi diferente com livro. Sua crítica é poética
Posso dar uma opinião polêmica. Eu gostei muito do começo do livro, até a metade na verdade. Depois eu acabei enjoando o livro e fui lendo aos trancos e barrancos. Acho que quando os elementos fantasiosos foram diminuindo, meu interesse tbm foi. Mas a série, por outro lado, tem me feito gostar muito mais de alguns elementos que no livro não me prenderam tanto. Então assim, a série tem sido uma ótima surpresa. E por coincidência eu estou vendo aos poucos, pq os capítulos realmente tão lindo demais e são muito densos.
Estou no episódio 6. È criminoso maratonar esta série , ela tem que Ser “bebida” aos poucos. Eu a classifiquei ( só pra poder descrevê-la) com o rótulo “Coisa pra ver chapado”. È belíssima.
Não li o livro, mas fiquei tão fascinada com a série que dei até minha TRE no trabalho pra poder terminar a primeira parte, fiquei uns dois dias sonhando com Macondo.❤ Fora que a casa me remeteu muito a Encanto da Disney.
Comecei a ler o livro no ano passado, parei de ler na parte que corresponde ao penúltimo episódio da série. A cena do sangue de José Arcádio foi a minha favorita no livro e foi muito bom ver na série.
Melhor série produzida na América latina até hoje. Muito fiel ao livro.
"Cem anos de solidão" foi um presente que tomei conhecimento aos vinte anos de idade, hoje passaram-se aproximadamente 45 anos e após releitura de partes da obra por varias vezes neste interregno de tempo, tive outro presente, a série... com as nuances e peculiaridades da obra original em relevância, permeando o mistico, exotérico, cientifico, magia, alquimia, tudo entrelaçado com um vento que, de quando em vez, chega a Macondo por Melquiades e sua trupe... tudo gira em torno de um universo paralelo, onde pessoas vivem suas vidas como se Macondo fosse 0 centro do mundo... um tempo e local idílico... maravilhoso!!!
O livro é exatamente assim! CONFUSO E EMARANHADO! VIAJADO, SEM SENTINDO E... LINDO!
Aula de adaptação é o que define essa mini série. Impressionante como eles trazem o caos e a enxurrada de assuntos trazidos por cada geração dessa história.
Cem anos de solidão é livro de cabeceira. Você disse tudo! Que delícia conhecer alguém que é apaixonado também. Lendo pela segunda vez e já sei que terá muitas vezes. Se eu resolver fazer mestrado ou doutorado em Literatura, com certeza, será sobre algum recorte dessa OBRA monstro. Queria dar um abraço em Gabo e dizer a ele que ele deveria estar "fora da casinha" quando escreveu esse livro.
Amei essa adaptação, ficou a altura do livro. Sobre a estória, a família Buendía é uma família bem disfuncional e o interenssante é como toda a cidade de Macondo é uma extensão dessa família, ela nasce, cresce e vai sofrendo as mazelas que vem dos Buendías
Maratonei essa série ontem e tô apaixonada por essa obra ❤
Também são meus livros favoritos, mas ao contrário de você sempre sonhei em ver a saga dos Buendías ser adaptada para as telas, e estou super animada em ver como ficou, amo suas análises, você é uma preciosidade.
No livro, Gabo faz isso também: ele emenda um fato ao outro; nem dá tempo de terminar a emoção de um trecho, já chega outro e a gente tem que parar pra respirar. Você disse tudooooo: dramalhão mágico. De longe, a melhor obra, o melhor autor hispano americano.
"Cem anos de solidão" é só o melhor livro já escrito❤
Essa questão que vc levanta de não consumir a série maratonando. Acho isso fundamental, até mesmo para despertar em nós o costume de ver algo, pensar, analisar e só depois aí sim vc tirar uma conclusão. Fiz esse exercício c a série Ripley, onde em alguns momentos eu até pausava para analisar a fotografia, via um episódio por dia e aquilo parecia durar muito mais tempo do que se tivesse maratonando. Precisamos reaprender a apreciar as coisas e para apreciar precisamos consumir as coisas de forma mais lenta.
Eu senti que passou muito rápido,eu quero rever lentamente
É por isso que eu sempre recomendo assistir com calma, aproveitando cada detalhe!
Que comentário maravilhoso! E vou usar uma expressão que não gosto: "é sobre isso!" rsrsrsrsrsrs. Comecei assistir Cem Anos de Solidão e nos dois primeiros capítulos tive o insight que precisaria assistir essa série como se lê um livro, com pausas. Por causa do seu comentário vou assistir ao Ripley.
Eu vi muito rápido, vou rever.
Eu nunca li o livro, e eu amei a série!
Eu passei 3 dias obcecada!
Verdade! Cada episódio parece mais longo do que é, no bom sentido!
É tudo muito ENCANTADOR, como vc disse.
Aguardo livro x série! Obrigada!
Leia o livro 😅vai se apaixonar
Pois leia o livro sem medo. Alias, se gostou da atmosfers da serie, leia outras obras inriveis de Garcia Márquez, como "O Amor Nos Tempos do Colera " e "Crônica de Uma Morte Anunciada"
lê o livro, sério
Tb! Encantada com a série!
Ph, fui com medo, mas adorei! Claro, que a Macondo da minha cabeça sempre será melhor haha. Também assisti os dois primeiros episódios e tive que esperar 2 dias pra seguir. Adorei o vídeo
Gabo é o meu escritor predileto, Cem anos de solidão é um dos livros favoritos. Que medo eu tive de assistir essa adaptação, mas já no primeiro episódio gostei bastante. O desejo da releitura bateu forte.
Também é meu livro favorito e estou achando a adaptação linda ❤
O amor nos tempos do cólera é meu livro favorito do Gabo. Cem anos de solidão é a maior obra dele, mas quando tem muito sofrimento, eu fico sufocado. Vou ver a série.
Quando assisti à série Cem Anos de Solidão, fiquei profundamente impactada. Cada personagem é tão rico e complexo que parece que carregamos um pouco de cada um deles em nós. Uma verdadeira obra de arte!
Muitas vezes, parei e lembrei de O Auto da Compadecida. Será que sou a única ou apenas mais uma a perceber essa semelhança?
Eu também tive esse pensamento. Inclusive vi muitos atores brasileiros nos personagens. Pena o Brasil não ter feito essa produção.
Era meu sonho ver essa história na tela, mesmo sabendo dos desafios de adaptação. E essa série não decepcionou. Amei ver esses personagens tão complexos, tão intrigantes, tão apaixonantes. Amei assistir tudo que acontece em Macondo, essa cidade que já existia tão concretamente na minha mente. Lógico que não tem como ser tudo como a gente imaginou, mas algumas coisas eu acho que conseguiram superar a minha imaginação. A chuva de flores amarelas na morte do José Arcadio Buendía ficou linda demais!
PH, vc tem toda razão, vale a pena assistir com calma e curtir cada episódio (pena que não consegui🤣...eu amei! Comecei a assistir e não consegui parar).
Reveja mulher 😂
Eu assisti aos dois primeiros pensando em maratonar, mas senti que não rolava e estou assistindo devagar. Quando o PH falou sobre isso no vídeo quase caí pra trás!
@@FabianaFerreira-h2j SIM. Muitas vezes ❤️❤️❤️
@ericamorizono4840 eu também
Eu também não consegui ir devagar kkkkkk Eu fiquei envolvida demais, queria ver tudo que ia acontecer.
Eu estava com tanto preconceito com essa série, acabei assistindo pq o PH falou tão bem dela. Olha me surpreendeu muito positivamente, foi uma das melhores coisas que assisti esse ano, ri, me emocionei, odiei alguns personagens, vibrei quando um em especial morreu. Obrigado PH
Concordo plenamente! Não é legal maratonar. É pra ver saboreando
Que série espetacular ! Beirando a perfeição.
SOU FILHA DE ESPANHOL 🇪🇦LORCA, PERZ, LORENTI E GARCÍA E TENHO ORGULHO DESSE ESCRITOR, UM DOS MAIORES DO MUNDO. MUCHAS GRACIAS Y DIOS TE BENDIGA 🛐🇧🇷🇪🇦
Uau!!!! Estava esperando sua crítica desta mini série. Li o livro, e quando vi a primeira vez no streaming já cai pra dentro.
Topissimo, ficou maravilhoso o trabalho.
Esperando a segunda temporada 🎉🎉🎉
Meu avô me deu o livro aos 13. Hoje com 36 digo sem espanto que esse livro moldou uma boa parte de quem sou hoje. Belíssima análise PH. E que venha a chuva!
Tipo assim, manooooo....como assim, no meio do velório, a Rebeca aparece, manooooo. Calma, Gabo, quero respirar!!!! Eu amo a Úrsula e a Rebeca. Você conseguiu passar emoção e paixão, a mesma que sinto, eu choro de ler. Estou pela segunda vez, obrigada por ter ser alguém que consegue expressar a mesma loucura que sinto. Arrasou, cara!!!!
Nos primeiros 10 segundos de série já entendi por onde começaram e só de ver isso já me arrepiei. Que série bem feita!
Eu fiquei exatamente igual a vc,ainda estou embaivecida, apaixonada por toda essa obra,,eu estava com muita medo,,mas virou a minha segunda paixão depois do livro,a fotografia tá perfeita,a produção artística,o elenco,,meu Deus,,queria que o gabo estivesse vivo para poder ver😢👏🌺👏👏
Maratonar também é ótimo pq, como o livro, vc não consegue parar
Amei ver a sua reação! É muito bom saber que outros também se apaixonam por essa obra.
Cem anos de Solidão é também para mim um dos maiores livros que já li na vida. Li há anos, não me lembro dos detalhes da história, mas a força da experiência marcou. Por isto estava cismado em assistir. Mas vendo o seu vídeo me animei mais. Obrigado, PH!
Ainda estou incrédula com o que assisti na série. A parte técnica está belíssima, atuações excelentes e roteiro impecável ❤
A série tá linda. Amo demais o livro...estou impressionado, quero rever a série agora rs
PH, nem precisei terminar o seu vídeo, pra ter as mesmas sensações que vc. Também é um dos meus 5 preferidos da vida!! Quantas vezes eu me perdi no livro e tive que voltar páginas e páginas kkkk Como vc, estou vendo episódio por episódio, sem pressa. Degustando os doces de Úrsula, chorando com Aureliano.... Nossa! Qta emoção ainda por vir.
Excelente vídeo querido! Parabéns aos produtores da série... Que cada episódio seja mágico ❤
PH mais magro 😊 … só pra dizer que amo suas análises ! Ontem terminei os 8 episódios e vim procurar por vc … e hj o presente que vc nos deu ❤ vc é tão necessário PH
É meu livro preferido da vjda tmb e volta e meia acabo relendo. Estou muito feliz com a série.
Dando a minha visão de quem nunca leu o livro, não achei confuso a narrativa . E gostei demais da história, e lindíssima a fotografia. Agora preciso ler o livro..
👏👏👏vai virar paixão 💕
Exatamente o meu caso
@@FabianaFerreira-h2j se já me apaixonei pela série, o livro deve ser magnífico ❤️
@andreiapicone4483 aí menina, você me conta depois,, não t como explicar,eu já li 3 vezes,a primeira era adolescente,quase fiquei maluca,a terceira aos 30 ,me encontrei em muitos personagens,e agora com 40 depois da pandemia,foi outra experiência,, você vai ser transportada para macondo e nunca mais vai sair dela💕🌸
Como alguém que leu o livro: nem a série é confusa e nem o livro, na minha opinião. Confusão remete a bagunça, desordem, desentendimento, e o livro organiza muito bem uma história que poderia ficar muito confusa se escrita por outra pessoa, e a série conseguiu não ser confusa também
Gosto muito de tuas análises, das tuas resenhas inteligentes e está, sobre Cem Anos de Solidão é uma das melhores. Acho difícil que, quem não tenha lido o livro, goste, se apaixone pela série. Em mim, despertou o desejo de voltar ao livro, revê-lo com outros olhos, com melhor entendimento.
Cem anos de solidão é o livro da minha vida. Tinha medo da adaptação mas amei. Já quero ver de novo. Muito bom! O que ficou diferente do livro ficou bom demais.... ❤❤❤
Verdade PH você é indispensável ao RUclips hoje. Feliz 2025. Abraços ❤
Criatura, você é um gigante!! Obrigada por mais uma aula de cinema, cultura e tudo mais!! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
kkkkkk foi exatamente assim comigo PH, passava um episódio e eu não fazia ideia se eu tinha assistido 1 ou 2 ou 3 episódios... sempre ficava de olho na passada de episódio pra ver em qual que eu tava.
Acho que isso é a prova cabal que essa equipe COLOMBIANA era a única capaz de transpor para as telas oq o Gabo conseguiu criar nas páginas do livro.
Estava com receio em assistir a série. Cem anos de solidão é um dos meus livros favoritos. Obrigada PH Santos. Você é extraordinário em suas críticas. Depois do seu vídeo vou abrir meu coração para assistir.❤
Ufa... este vídeo é que necessita assistir várias vezes e ir dando pausa.
Perfeito, estou no quarto episódio, decidi ir de um em um a tua analise esta tão densa que vou zerar e assistir tudo novamente.
PH, faz um comentário de cada episódio!? Ficaria massa!
seria tudoooo !!
Pra mim fez muito bem rever a história na tela. Adoro Gabriel Garcia Marques.
Seus comentários, como sempre são perfeitos. Só acrescentam. ❤❤❤
PH, estou indo pra metade do livro, e assistir só o ep 1 até então, amando demais essa história, o livro já está se tornando um dos meus favoritos da vida! ❤
Eu sempre amei esse livro e confesso que não estava com vontade de ver a série e vc mudou isso.
Vou degusta-la!
Ler o livro e ver a série são experinências completamente diferentes...duas ótimas experiências!
ARREBATADOR, APAIXONANTE. LINDO!
Sou apaixonado por Cwm anos de solidão. Li a primeira vez em 2007 e a segunda em 2020, durante a pandemia. Estou assistindo a série e tô gostando muito do que eu estou vendo e fiquei aliviado com a sua crítica por ver que eu não estou guiado pela emoção de poder ver essa obra sendo adaptada. Essa série foi muito aguardada por mim e, estou vendo um episódio por dia. Teve dia de não ver e continuar no outro. Senti isso que vc falou. Não dá pra maratonar. É preciso digerir com calma, espanto e gozo.
ainda não comecei a ver, mas to super ansiosa! o livro é lindo demais e tenho um medinho da série estragar a imagem afetiva que tenho do livro. vou tomar coragem pra assistir!
No viés dessa série, recomendo que assista e nos traga uma análise sobre o filme Pedro Páramo, filme baseado em livro de mesmo nome e que influenciou o realismo mágico existente nas obras de Gabo.
sua descrição me lembrou os melhores episódios de Rick e Morty, as vezes em um episódio de 20 minutos acontece tanta coisa que ao final ficamos com a impressão de que foram horas.
🤩Ótima análise. Também senti a mesma coisa, só que sem falar bonito😆... Ao menos a Netflix não desrespeitou esta obra prima excepcional que também é um dos livros da minha vida.
Uma das melhores séries q eu já assisti, vindo de um dos melhores livros da minha vida. Q coisa maravilhosa de ver, Gabo teria ficado orgulhoso demais dessa adaptação.
Li na adolescência!!! Vou reler antes de assistir a série...❤❤❤
PH amoooooooooooo por demais Cem Anos de Solidão. E senti o impacto de estar em Macondo. É verdade! É um livro q por mais q se leia sempre tem mais entendimento e sentimento nos envolvendo de forma mais intensa❤
Eu amei tanto a série que comecei a ler o livro assim que terminei de assistir. É um dramalhão mágico que nos envolve como você bem descreveu.
Amei a crítica, como sempre! 🎉🎉🎉🎉
Ph, vc não tem noção da ânsia que eu estava por este vídeo.
Quando vi o terceiro episódio confirmei algo que senti desde a cena do "duelo" no começo e já bati o martelo: Essa é a melhor série que já vi!!!
Assisti o primeiro episódio ontem, tava pra assistir agorinha mesmo, vou dar um tempo agora. Nunca li o livro e o comprei depois de ver o episódio.
Eu fiz como o ph, não maratonei, não acabei ainda kkkkk. Qdo estreou, comprei uma digníssima cerveja e fui saboreando, agora vou terminar de assitir.
De fato não é para maratonar ❤❤❤
Até que enfim alguém que pensa como eu, hahaha!
Achei perfeita! É o livro materializado! Como sou cigana, vibrei com os ciganos tão bem representados! Melquíades e acampamento: Fenomenal! "Devorei"a série,aguardando a próxima parte...
Eu li esse livro aos 18 anos, fiquei obcecada e terminei em apenas 2 semanas, mas demorei o resto do ano para digerir a história 😊
Eu li três livros de Gabriel Garcia Marques! Apaixonada por ele.
O trailler ter começado com a última frase do livro já matou minha vontade de assistir o filme.
Olá, não conhecia seu canal e cheguei aqui buscando sobre críticas à série no youtube. Achei seus comentários muito pertinentes diante dessa obra espetacular adaptada pela Netflix. Também tive essa sensação de que seria quase impossível conseguirem passar para as telas todos os devaneios de Gabriel Garcia Marques, e ela vai lá e taca essa pedrada na gente! Algumas cenas me deixaram em êxtase, pela qualidade e beleza de sua fotografia, além do realismo das locações e atuações. Assisti comentando com meu marido o tempo todo falando "nossa, isso tá exatamente como no livro, era exatamente assim que era descrito"! Fiquei impactada real! Reassalto a atuação das duas atrizes que fazem a Úrsula, que é o pilar dessa casa e da aldeia, aparenta ser apenas uma pessoa carrasca, mas que se mostra forte, acolhedora e com capacidade de discernimento. Espetacular do início ao fim!!!!!!
Esse é um dos meus livros favoritos, ainda estou no primeiro episódio, mas já estou adorando a série
Caraca, com tanto elogio, não há como não ver. Já lí o livro e sei que é um "senhor" livro, agora é torcer para que a segunda parte seja igualmente boa como é esta primeira conforme o PH disse.
É maravilhoso e ao mesmo tempo impressionante o reconhecimento de ser latina americana. Em Macondo estão embricados tantas dores , violência, resistência q atravessam nosso continente.
Eu to encantado. Comecei a ler essa semana. Foda d++ ❤
Adorei sua resenha. Obrigada!
Estou degustando devagar e revendo velhos amigos ❤ Sobre a relação do Coronel Aureliano e a Remédios no meu sentir é um encontro de almas ,tanto que o Gabo não explora a intimidade deles como os outros casais.
Eu ainda tenho a opinião de que é super necessário ler a obra, pra quem ainda não leu. Pois os assuntos propostos por Gabriel Garcia Marquez, utilizando o estilo literário que é o realismo mágico, é extremamente importante para alcançar as diversas questões propostas.
Eu não tenho fobia de adaptação, mas tava meio inquieta com essa pela complexidade óbvia, mas acho que a Netflix se superou demais! Amei e já vi duas vezes kkkk
Ah, Melquiades tb eh o meu favorito e adorei vê-lo, fiquei até emocionada qdo ele apareceu!
Eu amei o trabalho com as cores das cenas tb! Inclusive, o patriarca parece absorvido pela árvore qdo a gente repara na cor da roupa dele em complemento com a cor do tronco da árvore.
Fico feliz por ter lido o livro. Agora vou me maravilhar com a serie...
Achei a adaptação sensacional. Muito próximo do que é o livro. Vale!!!!
Adaptações de romances de realismo fantástico (ainda que Gabo não goste dessa definição pra sua obra) é sempre dificil. Difícil até mesmo de se imaginar uma adaptação enquanto lê, talvez por que pra esse gênero o papel do leitor que experiencia essa realidade seja importante e a (re)interpretação da obra é bem pessoal e situacional. Logo, quando se depara com uma adaptação, esse aspecto de subjetivismo se perde em detrimento da interpretação do roteirista. Esse gênero é o meu favorito, escritores como Machado, Mia Couto, Murakami, Saramago, Hesse estão sempre na minha cabeceira. Muito bom saber que essa adaptação cobre em partes esse aspecto, irei assistir.
Já li e reli esta obra magnífica, agora vou assistir o seriado.
E algo muito incrível, é como muitas superstições mostradas,fez/faz parte da minha família cigana...
Eu li o livro cem anos de solidão há mais de vinte anos. Gostei de relembrar.
Pretendo reler o livro.
Ah! Duas recomendações. Aos que viram a série e acompanharam a breve passagem da moça que se prostituía para pagar os débitos com sua avó, leiam o conto: "A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada".
E aos que querem visitar Macondo sob outra perspectiva, leiam "A revoada (O enterro do diabo)". É o primeiro romance do Gabo - e a primeira aparição de Macondo em sua literatura.
Chorei na cena de José Arcádio Buendia amarrado na árvore 😢
eu estava com muito medo também.. pq convenhamos a netflix meio que gosta de estragar uma adaptação.. mais ficou muito bom, a escolha dos atores (fiquei com medo de colocarem atores nada vê), cenários, o narrador, nossa gostei muito.. deu vontade de lê o livro de novo.
Vou ler de novo, então já valeu a pena termos a Série.
"CEM ANOS DE SOLIDÃO"LI NA MINHA ADOLESCÊNCIA...A MELHOR OBRA LITERÁRIA DE TODOS OS TEMPOS 📚 FELIZ NAVIDAD 🎄🎄🔔🔔🇧🇷🇪🇦
Li o livro até o fim, mas não vi a série ainda. No livro, quando começa a insônia coletiva, a pintura das casas de amarelo sem ninguém saber porque e o acompanhamento dos ciganos, eu desanimei, li mas desanimei. Vou ver a série, quem sabe, minha percepção muda.
A casa deles é os personagens me lembrou a animação Encanto❤
PH, é impossível assistir um capítulo e parar. Eu, quando me dei conta, estava no capítulo seis. Mas depois vou reassisitir com calma. Não foi diferente com livro.
Sua crítica é poética
Não li o livro e amei a série! Ela é muito boa mesmo
Tava esperando esse video kkkk.
Sucesso!
Posso dar uma opinião polêmica. Eu gostei muito do começo do livro, até a metade na verdade. Depois eu acabei enjoando o livro e fui lendo aos trancos e barrancos. Acho que quando os elementos fantasiosos foram diminuindo, meu interesse tbm foi. Mas a série, por outro lado, tem me feito gostar muito mais de alguns elementos que no livro não me prenderam tanto. Então assim, a série tem sido uma ótima surpresa. E por coincidência eu estou vendo aos poucos, pq os capítulos realmente tão lindo demais e são muito densos.
Estou no episódio 6.
È criminoso maratonar esta série , ela tem que
Ser “bebida” aos poucos.
Eu a classifiquei ( só pra poder descrevê-la) com o rótulo “Coisa pra ver chapado”. È belíssima.
Não li o livro, mas fiquei tão fascinada com a série que dei até minha TRE no trabalho pra poder terminar a primeira parte, fiquei uns dois dias sonhando com Macondo.❤ Fora que a casa me remeteu muito a Encanto da Disney.
Escrevi antes de vc dizer que não era pra maratonar kkkkkk, não dei conta, minha ânsia de saber o que ia acontecer foi demais.. eu amei..amei...amei
A primeira parte fica boa
Vamos ver se continua
Fiel ao livro pois sempre me decepcionei com filmes e séries baseadas nos livros mudam muita coisa. Mas essa tá demais ameiiii
Comecei a ler o livro no ano passado, parei de ler na parte que corresponde ao penúltimo episódio da série. A cena do sangue de José Arcádio foi a minha favorita no livro e foi muito bom ver na série.
O livro é fantástico.... temia uma adaptação... mas muitos falam que está muito boa a adaptação.... 😊