Essa Williams, era uma coisa maluca. Era um carro de outra galáxia. Eu lembro perfeitamente do velho Frank Williams, assistindo as corridas pelos monitores do box dele, e com aquela cara de satisfação, aquele sorriso de "nóis é foda", que só ele tinha.
@@giovaniserpadesouza6929Sim ainda mais com FW15C de 1993, que na chuva travava as rodas traseiras na diminuição de marchas, isso foi reparado no GP De Donington Park 1993 por isso senna ganhou
Ela não foi banida por ser perigosa, foi por pressão das outras equipes que se viram humilhadas pela Williams e não tinham condições para se igualar em curto prazo.
@@ghostface2357 pelo jeito é você que não sabe, McLaren MP4/8 foi um dos carros mais avançados na época já tinha suspensão ativa, câmbio automático, tração eletrônica, Senna só não foi campeão por falta de motor, motor V8 Ford Coswort de segunda linha, se tivesse um motor Renault V10 igual da Williams Senna seria campeão fácil.
A gente, que tem mais de 45 anos, lembra quando o engenheiro apresentou primeiro modelo com suspensão ativa, cambio semi-automático e controlo de tracção ao Nelson Piquet, então na Willians. Piquet fez e treinos de 20 voltas e ao voltar aos boxes disse: esqueça o controlo de tracção e o cambio automatizado, porque isso o piloto resolve, e invistam na suspensão ativa, que o resultado é fantástico!
Concordo 100% com o que disse o Piquet, a suspensão muda totalmente o comportamento do carro, meu professor de engenharia mecânica fala sempre da suspensão e do sistema de direção, o principal na dinâmica do carro é isso, o resto o piloto trabalha pra controlar.
Esse carro era fantástico, realmente incrível de se ver correndo e, na minha opinião, o mais bonito que eu já vi. Uma obra de arte sobre rodas que tivemos o prazer de assistir.
Concordo plenamente. Aliás, pra mim, essa temporada de 93 ficou marcada por ter os carros mais bonitos de todos os tempos, especialmente Williams, McLaren, Benneton e Ferrari mas sem dúvidas o carro da Williams era o mais bonito de todos, tanto daquele ano como o de todos os tempos pra mim também.
Senna pagou com a vida, pela retirada da suspensão ativa!Um absurdo...Proibiram a W de usar e não deram tempo dela projetar o carro a tempo da estreia de 94...Resultado foi o Senna tendo que domar um carro monstruoso sem sua principal característica...Deu no que deu...Nos Perdemos nosso campeão....e a F1 perdeu seu brilho...Que Deus os tenha em ótimo lugar, tenho ctz que vc esta ao lado do Pai...Senna nosso amado e nunca esquecido Campeao
Eu morava na Inglaterra em 1993, e participei de alguns treinos da Mclaren a e Willians em Silverstone. Realmente para época era uma coisa fantática ver um carro durante o aquecimento de motor e teste de componentes, parado dentro do box se mexer como um robô. Pareceia ter vida própria. Já a Mclaren sofria para acompanhar, e 70% da perfoemance vinha da habilidade do Ayrton. Se ele tivesse andado nessa Willians, certamente teria sido muito maior do que foi e é até hoje. Gostaria de ver um teste comparativo nos dias de hj entre esse carro e os atuais, não sei se faria feio não.
@@MrAlexBSDNão é por isso, a aerodinâmica evoluiu ao ponto da melhor volta do Senna,Mansell e Prost em Interlagos com pneus slicks ser a mesma de Hamilton, Versttapen na chuva com pneus de chuva pesada!
@@DjAxellEDMBrasilproblema que os carros atuais são totalmente dependentes de efeito aerodinâmico, os carros da década de 90 eram mais lisos e menos dependentes de asas de efeito solo.
Só foi Senna ir para a Williams, baniram a suspensão ativa ... Sabotaram, porque sabia que se deixasse Ayrton guiar esse carro, ninguém jamais iria superar seus feitos ... Isso é bem claro ! Ninguém até hoje supera as habilidades do maior do mundo, Ayrton Senna do Brasil .... ❤️🥺🖤 Não existirá outro Ayrton na F1 , o que ele fez com as MacLaren Mp4 foi surreal . E na chuva então não tinha pra ninguém , o Rei da F1 tem nome .... O grande herói brasileiro . Sou fã desse cara que, com orgulho erguia a bandeira brasileira e mostrava ao mundo que, o Rei das pistas vestia verde e amarelo !!💚💛💚💛 RAÇA , AMOR E PAIXÃO ... meus filhos e netos irão saber quem foi o grande " Ayrton Senna " ❤️
Exatamente o que eu ia comentar... 92 Mansel e 93 Prost.... Quando foi a vez do Ayrton foi proibido... O "carro de outro mundo" só não podia ser pilotado pelo Senna....
Essa Williams dominou e ganhou tudo que podia. Senna foi para a Williams justamente por causa desse carro. Ocorre que por pressão da Ferrari e MacLaren, baniram a suspensão ativa. A Williams não teve tempo de projetar um carro com suspenção tradicional e vimos o que deu com o Airton Senna.
O "carro de outro planeta" dito por Senna é o mais incrível já contruído na F1 e mesmo com essa máquina...Mansell consegui somente um título em 92..na verdade carro para o Mansel tinha que ser um trator,pois o "leão" era bruto😁
Já ouvi falar dessa tal suspensão "Bose" em carros de rua, mas isso foi a muito tempo e lembro que fiquei fascinado com seu funcionamento à época. Não sabia que ela tinha sido desenvolvida na F1 e não sabia que ela é usada em alguns carros hoje em dia. Imagine, se naquela época já era fantástico, imagine com a tecnologia atual?!
Tecnologia inicialmente desenvolvida pela Komatsu, os caminhões gigantes transportando materiais para as minerações perdiam muita carga ao balançar nas estradas irregulares, a quantidade que caia de cada um era enorme e o sistema trouxe uma economia e aumento de produção incomparáveis.
Ou seja o engenheiro chefe da Red Bull não fez nada de inovador esse ano ,e sim utilizou soluções já existentes só que tinham sido esquecidas, e lembrando que o mesmo é especialista no tal efeito solo ,e posso garantir que a Red Bull foi dominante esse ano por conta do assoalho e da suspensão sendo a suspensão item essencial mas pouco falado atualmente.
Parabéns pelo vídeo, e a tradução está cada vez melhor, adaptaram bem alguns termos como "downforce" e "porpoising", que ficam melhores sem tradução. Alguns vídeos antigos do canal traduziram termos de forma incorreta (ex: subviragem ao invés de subesterço), mas este está impecável!
Depois de perder o Senna, eu sou a favor de tudo que deixa o carro mais seguro, não importa se perde potencia, velocidade ou qualquer outra característica, a vida deve ser sempre prioridade.
@@VictorTravancas Foi banida extamente quando ele foi pra willians no final de 93 pra 94. Ou seja com certeza o plano dele era pilotar aquele monstro mas viram q Senna + suspensao ativa ia ser 17 vitorias do Senna eai tiveram que banir ela. Mas qndo ele assinou nao estava banida pois era sim o objetivo dele usar aquele carro fora de serie
Esse carro era de outra galáxia!!! O carro estava a 300km/h, mas nm tinha a sua altura alterada!! Sempre nivelado!!! Era insano!!! Tanto q até hj essa tecnologia é usada pela indústria automotiva
Superior à dispositivos eletromecânicos, muitas vezes pesados para o conjunto, a engenharia de materiais possui um papel fundamental no viés simplicidade e confiabilidade.
"Supensão ativa é muito perigosa, precisamos resolver isso". Banem toda ajuda eletronica do carro e? Vários acidentes feios e duas mortes fatais! Parabéns FIA!!!
Sem dúvidas. Também acho. Pra mim, a fase áurea da Fórmula 1 vai de 86 até 93. A partir de 94 a situação já estava ficando ruim mesmo nas primeiras corridas, antes do Senna morrer, pois ele era o único grande piloto e o único campeão do mundo em atividade. Piquet e Mansell já haviam saído da Fórmula 1 e Prost estava aposentado. Havia uma jovem promessa alemã despontando, com grande talento e um bom carro, chamado Michael Schumacher, mas mesmo assim o alemão acabaria sendo a única estrela da categoria por uma década inteira após a morte de Senna, onde a Fórmula 1 ficou muito pobre de talentos e repleta de corridas tão monótonas quanto previsíveis. Tem também a questão da evolução tecnológica absurda da segunda metade dos anos 90 e início dos anos 2000, onde os carros ficaram cada vez mais eletrônicos e menos mecânicos, onde ficou mais difícil um piloto cometer algum grande erro, capaz de tirá-lo da corrida, e mesmo se errasse o computador podia corrigir o erro e impedir o piloto de sair da pista, através da telemetria. A habilidade do piloto foi se tornando cada vez menos decisiva e necessária para o resultado, onde um bom carro passou a fazer cada vez mais a diferença, ano após ano. Eu não deixei de gostar nem de acompanhar a Fórmula 1 depois da morte do Ayrton mas considerando todas as mudanças tecnológicas, a ausência de grandes pilotos e de competitividade, não dá pra negar que a categoria perdeu muito a graça de 1995 pra cá.
@@donramonsincero0523perfeita análise seu Madruga, complemento ainda dizendo que os pilotos de hoje apanham ou até nem conseguem dirigir esses carros de antigamente, pois exigia muito mais habilidade do que hoje em dia que é tudo super automatizado.
@@Ferreira.0007 seria muito mais simples mano, só explicar onde tá cada coisa e eles irão tocar o carro, é mais leve e mais de boa, além dos carros terem menos potência e serem muito mais automatizados.
A decadência foi devido a saída do patrocínio do tabaco no automobilismo. Culminando com a pouco esclarescida morte de Ayrton na tamburelo em Imola. Justamente a suspenção traseira teria quebrado levantando a roda dianteira. O vídeo mostra que Ayrton descontava no braço a desvantagem da suspensão ativa. Hoje trocaram de nomes os alcalóides, saiu a nicotina e entrou uma tal de taurina, que a propaganda da poderosa indústria insiste em dizer que é um aminoácido. Mas, que faz mal pro "figo", ah isto faz.
@@leandronogueiradonasciment8467 na verdade a F 1 acabou depois da triste morte de Airton Senna, de lá pra cá isso que veio depois e principalmente isso que está aí inclusive isso que chamam de pilotos, nem de bem longe se compara com os pilotos e a F1 da década de 80. Só quem viveu sabe
Villeneuve foi campeão pela Williams em 1997 .. e no início dos anos 2000 tinham uma equipe de ponta que deu muito trabalho para Ferrari e McLaren .. ou seja , ela não acabou logo após Senna ... Lembro de ver Montoya dando trabalho ao Schumacher.. ps : Comecei a acompanhar F1 no início de 1997 , vi Rubens na Sttewart , vi os títulos de Schumi e sofri com a perda do título fe Massa .. Aliás de pilotos brasileiros eu era e ainda sou muito fã do Rubens Barrichello, o saudoso "Rubinho" .. Saudações de um grande fã do automobilismo
A décadas que a F1 deixou de ser um grande laboratório de de novas tecnologias, nada de novo é desenvolvido ou apresentado hoje lá, tudo é algo que já existe nos carros de rua em menor ou maior grau, é muito mais divertido assistir uma corrida dos anos 70,80 ou 90 no YT que as de hoje!!!
Eu lembro até hoje de como esses carros eram fantásticos! a vantagem era tão grande que nem pareciam estar na mesma categoria que os outros. Nem mesmo os pilotos mais habilidosos como Ayrton Senna conseguiam acompanhar. Eu me lembro como se fosse hoje, na época, a justificativa que a TV brasileira deu para banirem o sistema foi que temiam os computadores que controlavam o sistema dessem alguma pane deixando o carro incontrolável a 300Km/h. A tecnologia era incrível mesmo, mas não tem como negar que tirava o foco da habilidade reduzindo a qualidade do espetáculo.
Me lembro de muito pequeno ver aquele carro semi desmontado e subindo e descendo sozinho, parecia coisa de filme de star wars, pena que o desenvolvimento parou e foi banido
O carro foi feito com esta tecnologia toda desde a raiz quando o senna foi para esta equipa o regulamento mudou a equipe desativou toda tecnologia de ponta do mesmo carro devido o novo regulamento por isso o senna dizia que o carro era inguiavel .
Este final de semana eu estava assistindo a corrida. Mostrou o piloto mudando para o número 2 no volante. Os comentaristas disseram que cada número é uma configuração diferente em suspensão, aerofólios e etc, para cada trecho da pista.
@@sergiogonzales3851 nao é. O carro de F1 nao tem assistência nenhuma, nem controle de estabilidade, nem de tração, nem suspensao ativa nem nada. O ano em que mais teve tecnologia na história foi o ano de 92
Os pilotos foram a razão do domínio, não o carro. Já em 92, o Mansell, na Williams, ter botado todo mundo no chinelo, incluindo um tal de Ayrton Senna, mostra o quão superior o carro era.
@@strangeengine16 É verdade né, se até o Mansel que é o Mansel foi campeão é porque o carro realmente era muito diferenciado. Mas acho que um dominio não é só a performance pura e afinada, como no caso das Williams FW14B e sim também da consistencia e confiabilidade. As McLarens do Senna e Prost, além de performance avassaladora (já que alguns circuitos ambos davam TRÊS voltas nos retardatários) ainda tinham consistencia e confiabilidade, coisa que a Williams por conta do desenvolvimento computacional limitado da época, dava muitos problemas. Se não fosse isso acho que realmente, até nas estatisticas iriam ser o carro mais dominante.
Adendo à mais um ponto errôneo no vídeo, aos 0:20, a suspensão ativa não foi banida por ser "perigosa" e sim por ter um desenvolvimento deveras caro (o que ia contra as diretrizes que queriam diminuir os custos), além de facilitar pilotos inconstantes como Mansel pilotarem em alto nível não por talento e experiencia e sim pela máquina. Mas não tinha nada de perigoso, pelo contrário, como a suspensão ajustava a altura palmo a palmo do circuito, dava mais liberdade e confiança pro piloto extrair 100%.
@@dshyuri bem pontuado. Se fosse o Senna naquela Williams...quero nem pensar. Não sei quanto as vitórias, mas em poles, muito provavelmente teria feito todas do ano, sendo assim o recorde mais incrível que existiria.
@@strangeengine16 Exato. As McLarens também eram um canhão. Lembro em classificação as McLaren do Senna e Prost 3 segundos e meio a diferença de quem abria a segunda fila. Um espanco.
Olá! Em 1:05 lê-se Nigel Matson e Ricardo Patrese. Tem certesa de que esse Nigel Matson existiu? Parece me que o verdadeiro era NIGEL MANSELL. Esse cara junto com Prost foi dos mais aguerridos adversários de Airton e hoje ele diz que tudo está mais fácil. Zebra baixa, área de escape grande, punição mais branda e mais demorada etc. Nas entrelinhas diz que entende os motivos de tanta facilidade.
@@elypedro2088 o cano foi uma solução tomada as pressas, infelizmente. Mas o fato é que se a suspensão ativa não tivesse sido banida, o Senna não teria morrido em San Marino. E por mais que se afirme que a causa do acidente foi isso ou aquilo, até hoje o real motivo é desconhecido, pois oficialmente a vistoria posterior ao acidente relatou que o ou os motivos, as causas sobre o acidente são inconclusivas. Acreditam que pode ter sido a quebra da barra de direção, ou a quebra do suspensão traseira, ou até esses 2 motivos juntos... mas certeza oficialmente, até hoje nenhuma.
acredito que o acidente da morte foi a soma de vários fatores não só um como a solda da barra de direção. Esse carro não devia ter tirado a suspensão ativa se fosse para tirar tinha que ser construído outro carro do zero. pois estava mais baixo que o normal era tudo feito para aproveitar o downforce.
É sem sombra de dúvidas nenhuma, que a Willians FW14 Renaut conquistou o seu título em 1992 com o britânico Nigel Mansell, além logicamente da suspensão ativa. E que também se não me engane repetiu na temporada de F1 de 1993, a Willians FW15 Renaut conquistou com o francês Allan Prost. Mas apesar de tudo, para a temporada de F1 1994, o sistema operacional eletrônico, a suspensão ativa foi banida, é mais um motivo para que na minha opinião, a FIA e também a equipe de Frank Willians têm muito em relação ao fatídico acidente em Ímola. E também eu detesto de ver o Senna na Willians. Abraços aqui do Japão e até à próxima 😭😭😭
Eu lembro bem, tinha uns 13 anos nessa época, e eu não via a hora de acabar o contrato do Senna com a MacLaren para ele assumir o comando daquele carro, que pra mim foi carro construído, infelizmente na vez do Senna os "chefões" da F1 correram para banir todos os avanços tecnológicos, porque tinham certeza que o Sul-americano do Brasil ia alcançar marcas que dificilmente seriam alcançadas pelos pilotos europeus.
A verdadeira causa da morte de A. Senna, a Williams teve muita dificuldade em acertar uma nova suspensão fixa. A Tamburello tinha um mergulho tênue que, ao sair desse mergulho, o carro arrastava o assoalho no asfalto. Na quarta vez que passou, com as borrachas mais quentes, o carro de Senna tocou muito forte no asfalto, o que fez com que o perdesse a aderência dianteira.
Frank Dernie ficou na Williams até 1988, em 1989 Nelson Piquet o levou para a Lotus. Quem terminou o desenvolvimento da suspensão ativa foi Andrew Newey
Quem desenvolveu a parte final da suspensão ativa foi o Paddy Lowe, aliás toda a eletronica da Williams era o Lowe que cuidava, desde cambio semiautomatico, controle de tração. O Newey fazia o desenho dos Williams de 1991-1997. Já o diretor técnico continuava sendo o Patrick Head.
foi por isso q Senna mudou de equipe. sentia o cansaço de guiar "no braço", algo q era cultuado por seus fans. qdo então as condições equalizaram em 94, ao invés de recuperar seu hegemonismo, Senna persistiu em decadéncia e sofreu até o fim com a pressão do desafio final de Schumacher. curioso como esta tecnologia foi testada por Piquet (q revolucionou mtas equipes) e foi a derrocada de Senna.
@@rafaeldtf1 minha família tinha amizade com Raul Boesel, q pilotou na F1, e tb importávamos carros dos EUA, e por isso eu e meus primos estivemos em alguns gps na década de 90, de Interlagos, em Spa, Canadá e tb o fatídico Ímola, próx. da região de minha família na Itália. Nunca vi um Mônaco, mas ainda verei. Curioso vc mencionar q vivo de vídeos qdo de fato testemunho o circo da F1 ao vivo. Sempre fui fã de Prost, Alboreto e Piquet. Prost e Piquet foram os mais completos. Mas isso nem é relevante. Pq claro, era fascinante ver tb Senna no auge. Só ñ tenho problema em criticar pilotos pois não divinizo ninguém.
Andrew Newey em seu livro descreve os problemas de instabilidade da Williams de 1994 que era basicamente o chassis anterior projetado especificamente para a suspensão ativa adaptado com a suspensão convencional.
Elas não serviam para aumentar a aderência, mas sim, controlar a distância do carro para o asfalto, ajustando sempre para a melhor distância possível para proporcionar um melhor aproveitamento aerodinâmico em todas as curvas e retas.
Sou completamente contra essa tecnologia ser banida. Meu conceito de f-1 é completamente diferente. Deveria ser sempre o melhor colocado em cena! A f-1 estaria em outro nível hoje!!! Mas…
E como se faz isso, sendo que quando a FIA quis adotar o Das da Mercedes como tecnologia padrão para todos forçaram o banimento? Nunca quem não tem capacidade construtiva vai adotar técnicas novos, infelizmente
@@dangernba G lateral não faz desmairar assim tão fácil não. O que faz desmaiar é g positivo( vertical que faz o sangue sair da cabeça e ir para baixo) e deve durar um certo tempo. Num carro as curvas duram pouco tempo.
A suspensão antes não era ativa.. era reativa... Era o mesmo projeto, porém com o advento do microcomputadores puderam deixar o sistema automático.. mudou o software.. se tinha telemetria e guardava os dados da pista
Pra mim, o carro mais bonito da formula 1 até hoje. As williams de 1991 a 1992. Depois sabotaram a equipe pois ninguém conseguia acompanhar. Sobrou pro nosso Senna que acabou pegando um carro "nervoso".
A lexus como mostrado no vídeo não usa essa suspensao ,a fábricante bose fez demonstrações do fucionamento do equipamento nesse carro no início dos anos 90
Naminha opinião foi por causa dessas limitações que varias pessoas com o tempo parou de assistir formula 1 , é uma competição de tecnologia + piloto e que vença a melhor equipe , se não for para ser assim faça carros padrão para todas as equipes, uma matris unica para todos , ai a competição vai ser somente a qualidade do piloto .
Aiooo ai era mais disputa de tecnologias bom mesmo era assistir a pilotagem das motos 500CC com :Valentino Rossi,Jorge Lorenzo,Randy Mamola,Eddie Lawson,Kevin Schwantz,Freddie Spencer,Kenny Roberts .PURA PERÍCIA DOS PILOTOS ! ,
Maior torcida será para o novo pacote da Mercedes seja agressivo e o Hamilton consiga fazer a Pole e dar trabalho para RBR. Agora a Band trocar a F1 para o futebol foi ruim, só tomar cuidado para não fazer igual a globo. Parabéns pelo trabalho.
"Antigamente era melhor pois o carros não eram cheios de tecnologia" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂. Olha a suspensão dessa Williams, coisa de outro mundo já nos anos 90.
a suspensão ativa corrigia saídas de frente e de traseira com esse sistema, em 94 o carro da williams tinha esse problema por não ter mais esse dispositivo.
Me desculpe se estiver errado, mas que eu me lembre, a suspensão BOSE, que foi testada no Lexus do vídeo, nunca foi fabricada de escala industrial, ficou somente no protótipo. temos carros de rua com suspensão ativa/assistida, mas não no nível da suspensão BOSE ou da Willians de outro mundo, que foi como ficou conhecida as Willians FW14B e FW15 de 1992 e 1993. Em 1993 a McLaren estava com uma suspensão ativa em desenvolvimento e teste, mas infelizmente a Honda abandonou a F1 e a equipe ficou com os motores FORD de "segunda linha".
Perigosa????? NUNCA... Apenas pressão da concorrência que não tinha nada parecido... Nome técnico , suspensão auto nivelante. E sim , foi Nelson Piquet que ajudou a aperfeiçoar ISSO , e a suspensão auto nivelante ( ativa) , nasceu da suspensão retroativa....aí vem a evolução e se criou a ativa.... Tipo Kers da Willians.....
A Suspensão ativa que o Piquet usou era do Dernie (1987) e é bem diferente da suspensao do Paddy Lowe (1992/1993). A do Dernie era hidráulica. E fracassou na maioria das pistas. Ela foi abandonada em 1988. Já a do Paddy Lowe era eletrônica com sensores. Muito leve e confiavel. Quem mais desenvolveu a suspensão ativa foi o Boutsen que era piloto e engenheiro. Ele mesmo diz em entrevistas que ele desenvolveu esta suspensão.
Na verdade a única falha mortal.foi justamente de nosso amigo Ayrton Senna.a onde os mecânicos os engenheiros diminuíram a Barra da direção da Wuliams . justamente quebrou na solda feita no local a onde foi mortal para Airton Senna...
Não temos nenhum carro de rua com suspensão ativa, temos carros com suspensão adapdativa, que não possuem a mesma tecnologia das Williams de 92, eles usam telemetria, sensores eram instalados nos carros e os dados enviados para um sistema informatizado, algo ainda distante do que vemos nos carros de rua mais modernos.
na na na na na na na 09:00 "a lexus conta com ela (a suspensão) em um de seus carros...) a empresa de áudio BOSE resolveu criar uma suspensão inteligente e usou um lexus para testar. só isso.
Essa Williams, era uma coisa maluca. Era um carro de outra galáxia. Eu lembro perfeitamente do velho Frank Williams, assistindo as corridas pelos monitores do box dele, e com aquela cara de satisfação, aquele sorriso de "nóis é foda", que só ele tinha.
Também lembro do Sr. Burns.
mas tb lembro que o Senna ganhou corridas desses carros no braço.. kkkkk
@@gepetovovo2509 na chuva então não tinha nem graça
@@giovaniserpadesouza6929Sim ainda mais com FW15C de 1993, que na chuva travava as rodas traseiras na diminuição de marchas, isso foi reparado no GP De Donington Park 1993 por isso senna ganhou
Ela não foi banida por ser perigosa, foi por pressão das outras equipes que se viram humilhadas pela Williams e não tinham condições para se igualar em curto prazo.
Exatamente.
Igual o DAS da Mercedes
A McLaren de 93 era tão boa quanto a Willians só não tinha motor!
@@LCSMisterGameskkkkkk tu não sabe nem oq tá falando,jovem
@@ghostface2357 pelo jeito é você que não sabe, McLaren MP4/8 foi um dos carros mais avançados na época já tinha suspensão ativa, câmbio automático, tração eletrônica, Senna só não foi campeão por falta de motor, motor V8 Ford Coswort de segunda linha, se tivesse um motor Renault V10 igual da Williams Senna seria campeão fácil.
A gente, que tem mais de 45 anos, lembra quando o engenheiro apresentou primeiro modelo com suspensão ativa, cambio semi-automático e controlo de tracção ao Nelson Piquet, então na Willians. Piquet fez e treinos de 20 voltas e ao voltar aos boxes disse: esqueça o controlo de tracção e o cambio automatizado, porque isso o piloto resolve, e invistam na suspensão ativa, que o resultado é fantástico!
Perfeito 💪🏿🇧🇷
Concordo 100% com o que disse o Piquet, a suspensão muda totalmente o comportamento do carro, meu professor de engenharia mecânica fala sempre da suspensão e do sistema de direção, o principal na dinâmica do carro é isso, o resto o piloto trabalha pra controlar.
@@jessesteinbare muda mesmo, você e o professor estão certos.
Piquet foi o n. 1 pra mim
nelson piquet o mais pika piloto de f1 da historia
Esse carro era fantástico, realmente incrível de se ver correndo e, na minha opinião, o mais bonito que eu já vi. Uma obra de arte sobre rodas que tivemos o prazer de assistir.
Concordo plenamente. Aliás, pra mim, essa temporada de 93 ficou marcada por ter os carros mais bonitos de todos os tempos, especialmente Williams, McLaren, Benneton e Ferrari mas sem dúvidas o carro da Williams era o mais bonito de todos, tanto daquele ano como o de todos os tempos pra mim também.
Senna pagou com a vida, pela retirada da suspensão ativa!Um absurdo...Proibiram a W de usar e não deram tempo dela projetar o carro a tempo da estreia de 94...Resultado foi o Senna tendo que domar um carro monstruoso sem sua principal característica...Deu no que deu...Nos Perdemos nosso campeão....e a F1 perdeu seu brilho...Que Deus os tenha em ótimo lugar, tenho ctz que vc esta ao lado do Pai...Senna nosso amado e nunca esquecido Campeao
Eu morava na Inglaterra em 1993, e participei de alguns treinos da Mclaren a e Willians em Silverstone.
Realmente para época era uma coisa fantática ver um carro durante o aquecimento de motor e teste de componentes, parado dentro do box se mexer como um robô.
Pareceia ter vida própria.
Já a Mclaren sofria para acompanhar, e 70% da perfoemance vinha da habilidade do Ayrton.
Se ele tivesse andado nessa Willians, certamente teria sido muito maior do que foi e é até hoje.
Gostaria de ver um teste comparativo nos dias de hj entre esse carro e os atuais, não sei se faria feio não.
Não os ganhar pois os carros ficaram muito mais leves e principalmente mais potentes...
@@MrAlexBSDNão é por isso, a aerodinâmica evoluiu ao ponto da melhor volta do Senna,Mansell e Prost em Interlagos com pneus slicks ser a mesma de Hamilton, Versttapen na chuva com pneus de chuva pesada!
@@DjAxellEDMBrasilproblema que os carros atuais são totalmente dependentes de efeito aerodinâmico, os carros da década de 90 eram mais lisos e menos dependentes de asas de efeito solo.
Rapazzz esse carro pulou na evolução uns 30 anos de uma temporada para outra. Incrível até hoje.
As Williams de 92 e 93 eram coisa de outra galáxia. Impressionantes.
Só foi Senna ir para a Williams, baniram a suspensão ativa ... Sabotaram, porque sabia que se deixasse Ayrton guiar esse carro, ninguém jamais iria superar seus feitos ... Isso é bem claro ! Ninguém até hoje supera as habilidades do maior do mundo, Ayrton Senna do Brasil .... ❤️🥺🖤
Não existirá outro Ayrton na F1 , o que ele fez com as MacLaren Mp4 foi surreal . E na chuva então não tinha pra ninguém , o Rei da F1 tem nome .... O grande herói brasileiro . Sou fã desse cara que, com orgulho erguia a bandeira brasileira e mostrava ao mundo que, o Rei das pistas vestia verde e amarelo !!💚💛💚💛 RAÇA , AMOR E PAIXÃO ... meus filhos e netos irão saber quem foi o grande " Ayrton Senna " ❤️
Exatamente o que eu ia comentar... 92 Mansel e 93 Prost.... Quando foi a vez do Ayrton foi proibido... O "carro de outro mundo" só não podia ser pilotado pelo Senna....
Não exagera
Apenas mais um emocionado abestalhado falando do Senna
@@mauriciomascarenhas8458 se não fosse a Mackaren e não tivesse morrido ia ser um piloto qualquer. Ilustram demais, era só um bom piloto.
@@pedrolives7535 QUE PEDRA É ESSA QUE TU FUMANDO??
KKKKKKKK
Essa Williams dominou e ganhou tudo que podia. Senna foi para a Williams justamente por causa desse carro. Ocorre que por pressão da Ferrari e MacLaren, baniram a suspensão ativa. A Williams não teve tempo de projetar um carro com suspenção tradicional e vimos o que deu com o Airton Senna.
verdade
O "carro de outro planeta" dito por Senna é o mais incrível já contruído na F1 e mesmo com essa máquina...Mansell consegui somente um título em 92..na verdade carro para o Mansel tinha que ser um trator,pois o "leão" era bruto😁
Já ouvi falar dessa tal suspensão "Bose" em carros de rua, mas isso foi a muito tempo e lembro que fiquei fascinado com seu funcionamento à época.
Não sabia que ela tinha sido desenvolvida na F1 e não sabia que ela é usada em alguns carros hoje em dia. Imagine, se naquela época já era fantástico, imagine com a tecnologia atual?!
a maioria dos equipamentos em carros são testados na Fórmula 1 muitos anos antes.
Que bom esse vídeo, agora aprendi um pouco de suspensão de F1 o incrível que já tinha nos F1 na década de 90 suspensão que não imaginava.
Tecnologia inicialmente desenvolvida pela Komatsu, os caminhões gigantes transportando materiais para as minerações perdiam muita carga ao balançar nas estradas irregulares, a quantidade que caia de cada um era enorme e o sistema trouxe uma economia e aumento de produção incomparáveis.
Que video maravilhoso. É o melhor vídeo explicativo sobre esse dispositivo. E a qualidade das imagens e dublagem estão ótimos!!! Parabéns!!!
Ou seja o engenheiro chefe da Red Bull não fez nada de inovador esse ano ,e sim utilizou soluções já existentes só que tinham sido esquecidas, e lembrando que o mesmo é especialista no tal efeito solo ,e posso garantir que a Red Bull foi dominante esse ano por conta do assoalho e da suspensão sendo a suspensão item essencial mas pouco falado atualmente.
Exatamente. Adrian Newey sempre foi um entusiasta do efeito solo. Era óbvio que seu projeto seria um sucesso.
Oq você acha que aconteceria se um colocarem uma f1 moderna vs esse carro do vídeo
@@minhavidacarburada7974 O do vídeo ganhava. Poucas regulamentações e menos babozeira com mais desempenho
Ótimo trabalho. Vídeo agradável de ver e ouvir. Português impecável.
Parabéns pelo vídeo, e a tradução está cada vez melhor, adaptaram bem alguns termos como "downforce" e "porpoising", que ficam melhores sem tradução. Alguns vídeos antigos do canal traduziram termos de forma incorreta (ex: subviragem ao invés de subesterço), mas este está impecável!
Depois de perder o Senna, eu sou a favor de tudo que deixa o carro mais seguro, não importa se perde potencia, velocidade ou qualquer outra característica, a vida deve ser sempre prioridade.
👏👏👏
Gay
Senhores, quando o Senna foi para Williams ja era proibida esta suspensão.
@@VictorTravancas Foi banida extamente quando ele foi pra willians no final de 93 pra 94. Ou seja com certeza o plano dele era pilotar aquele monstro mas viram q Senna + suspensao ativa ia ser 17 vitorias do Senna eai tiveram que banir ela. Mas qndo ele assinou nao estava banida pois era sim o objetivo dele usar aquele carro fora de serie
Vai correr de Xbox......
Esse carro era de outra galáxia!!! O carro estava a 300km/h, mas nm tinha a sua altura alterada!! Sempre nivelado!!! Era insano!!! Tanto q até hj essa tecnologia é usada pela indústria automotiva
Superior à dispositivos eletromecânicos, muitas vezes pesados para o conjunto, a engenharia de materiais possui um papel fundamental no viés simplicidade e confiabilidade.
*Baita vídeo ótima qualidade valeu pelo trabalho ⚒*
"Supensão ativa é muito perigosa, precisamos resolver isso". Banem toda ajuda eletronica do carro e? Vários acidentes feios e duas mortes fatais! Parabéns FIA!!!
Cara, que texto e narração impecáveis. Parabéns! Ganhou um inscrito.
Sim, me inscrevi também pelo nível de qualidade do conteúdo
É um canal gringo dublado pow ahskahsks
@@felipetostaferreira9488 e?
Podem me chamar de antiquado, más essa foi a melhor época para assistir a F1
Sem dúvidas. Também acho.
Pra mim, a fase áurea da Fórmula 1 vai de 86 até 93.
A partir de 94 a situação já estava ficando ruim mesmo nas primeiras corridas, antes do Senna morrer, pois ele era o único grande piloto e o único campeão do mundo em atividade. Piquet e Mansell já haviam saído da Fórmula 1 e Prost estava aposentado. Havia uma jovem promessa alemã despontando, com grande talento e um bom carro, chamado Michael Schumacher, mas mesmo assim o alemão acabaria sendo a única estrela da categoria por uma década inteira após a morte de Senna, onde a Fórmula 1 ficou muito pobre de talentos e repleta de corridas tão monótonas quanto previsíveis. Tem também a questão da evolução tecnológica absurda da segunda metade dos anos 90 e início dos anos 2000, onde os carros ficaram cada vez mais eletrônicos e menos mecânicos, onde ficou mais difícil um piloto cometer algum grande erro, capaz de tirá-lo da corrida, e mesmo se errasse o computador podia corrigir o erro e impedir o piloto de sair da pista, através da telemetria. A habilidade do piloto foi se tornando cada vez menos decisiva e necessária para o resultado, onde um bom carro passou a fazer cada vez mais a diferença, ano após ano.
Eu não deixei de gostar nem de acompanhar a Fórmula 1 depois da morte do Ayrton mas considerando todas as mudanças tecnológicas, a ausência de grandes pilotos e de competitividade, não dá pra negar que a categoria perdeu muito a graça de 1995 pra cá.
antiquado nada - foi sensacional mesmo
@@donramonsincero0523perfeita análise seu Madruga, complemento ainda dizendo que os pilotos de hoje apanham ou até nem conseguem dirigir esses carros de antigamente, pois exigia muito mais habilidade do que hoje em dia que é tudo super automatizado.
@@Pikachusaiyajinos pilotos de antigamente fazem o que com os caros atuais?
@@Ferreira.0007 seria muito mais simples mano, só explicar onde tá cada coisa e eles irão tocar o carro, é mais leve e mais de boa, além dos carros terem menos potência e serem muito mais automatizados.
Kkkkk era muito legal a câmera de bordo gravando a trepidação de todos contra a suavidade da Williams
kkkk Imagina o Senna pilotando o Willians suspensao ativa kkkk . Sempre foi um item que realmente faltou nos carro que ele pilotou !
Engenharia é algo magnifico.
Vi Ayrton Senna testar essa suspensão ativa em Jacarepaguá em 1987 era muito complexa pra época mas hoje é sucesso tecnológico até o Escort xr3 tinha
Escort xr3 tinha suspensão ativa? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que d r o g a andas usando cara
E é triste a equipe que a aperfeiçoou esteja acabada assim 😥
A decadência foi devido a saída do patrocínio do tabaco no automobilismo. Culminando com a pouco esclarescida morte de Ayrton na tamburelo em Imola. Justamente a suspenção traseira teria quebrado levantando a roda dianteira. O vídeo mostra que Ayrton descontava no braço a desvantagem da suspensão ativa.
Hoje trocaram de nomes os alcalóides, saiu a nicotina e entrou uma tal de taurina, que a propaganda da poderosa indústria insiste em dizer que é um aminoácido. Mas, que faz mal pro "figo", ah isto faz.
Ela acabou depois da morte do ayrton Senna veio.a ficar ruim
É verdade,Willians sempre foi sinônimo de tecnologia
@@leandronogueiradonasciment8467 na verdade a F 1 acabou depois da triste morte de Airton Senna, de lá pra cá isso que veio depois e principalmente isso que está aí inclusive isso que chamam de pilotos, nem de bem longe se compara com os pilotos e a F1 da década de 80. Só quem viveu sabe
Villeneuve foi campeão pela Williams em 1997 .. e no início dos anos 2000 tinham uma equipe de ponta que deu muito trabalho para Ferrari e McLaren .. ou seja , ela não acabou logo após Senna ... Lembro de ver Montoya dando trabalho ao Schumacher.. ps : Comecei a acompanhar F1 no início de 1997 , vi Rubens na Sttewart , vi os títulos de Schumi e sofri com a perda do título fe Massa .. Aliás de pilotos brasileiros eu era e ainda sou muito fã do Rubens Barrichello, o saudoso "Rubinho" .. Saudações de um grande fã do automobilismo
A décadas que a F1 deixou de ser um grande laboratório de de novas tecnologias, nada de novo é desenvolvido ou apresentado hoje lá, tudo é algo que já existe nos carros de rua em menor ou maior grau, é muito mais divertido assistir uma corrida dos anos 70,80 ou 90 no YT que as de hoje!!!
Excelente resumo! 👏👏👏
Excelente vídeo!
Eu lembro até hoje de como esses carros eram fantásticos! a vantagem era tão grande que nem pareciam estar na mesma categoria que os outros. Nem mesmo os pilotos mais habilidosos como Ayrton Senna conseguiam acompanhar. Eu me lembro como se fosse hoje, na época, a justificativa que a TV brasileira deu para banirem o sistema foi que temiam os computadores que controlavam o sistema dessem alguma pane deixando o carro incontrolável a 300Km/h. A tecnologia era incrível mesmo, mas não tem como negar que tirava o foco da habilidade reduzindo a qualidade do espetáculo.
Me lembro de muito pequeno ver aquele carro semi desmontado e subindo e descendo sozinho, parecia coisa de filme de star wars, pena que o desenvolvimento parou e foi banido
O carro tão bom que Senna chegou a comentar que corria até de graça
Lembrei dos freios da McLaren, que o piloto escolhia qual roda traseira freiar nas curvas, acho que foi na época do Mika Hakinen. Foi banido também.
Nelson Piquet foi um dos pilotos que ajudou bastante no desenvolvimento da suspensão ativa.
Nas palavras dele mesmo.
O carro foi feito com esta tecnologia toda desde a raiz quando o senna foi para esta equipa o regulamento mudou a equipe desativou toda tecnologia de ponta do mesmo carro devido o novo regulamento por isso o senna dizia que o carro era inguiavel .
Este final de semana eu estava assistindo a corrida. Mostrou o piloto mudando para o número 2 no volante. Os comentaristas disseram que cada número é uma configuração diferente em suspensão, aerofólios e etc, para cada trecho da pista.
9:08 "inclusive salta pequenos obstáculos"
*KNIGHT RIDER TURBO BOOST !!!!!*
eu acho q tinha q voltar essa suspensão até 2030, afinal a f1 é nada mais q um laboratorio pra novas tecnologias.
Hj é Assis.
@@sergiogonzales3851 nao é. O carro de F1 nao tem assistência nenhuma, nem controle de estabilidade, nem de tração, nem suspensao ativa nem nada. O ano em que mais teve tecnologia na história foi o ano de 92
1:40 o carro mais dominante da F1 foi o mp4/4
Os pilotos foram a razão do domínio, não o carro. Já em 92, o Mansell, na Williams, ter botado todo mundo no chinelo, incluindo um tal de Ayrton Senna, mostra o quão superior o carro era.
@@strangeengine16
É verdade né, se até o Mansel que é o Mansel foi campeão é porque o carro realmente era muito diferenciado.
Mas acho que um dominio não é só a performance pura e afinada, como no caso das Williams FW14B e sim também da consistencia e confiabilidade.
As McLarens do Senna e Prost, além de performance avassaladora (já que alguns circuitos ambos davam TRÊS voltas nos retardatários) ainda tinham consistencia e confiabilidade, coisa que a Williams por conta do desenvolvimento computacional limitado da época, dava muitos problemas.
Se não fosse isso acho que realmente, até nas estatisticas iriam ser o carro mais dominante.
Adendo à mais um ponto errôneo no vídeo, aos 0:20, a suspensão ativa não foi banida por ser "perigosa" e sim por ter um desenvolvimento deveras caro (o que ia contra as diretrizes que queriam diminuir os custos), além de facilitar pilotos inconstantes como Mansel pilotarem em alto nível não por talento e experiencia e sim pela máquina.
Mas não tinha nada de perigoso, pelo contrário, como a suspensão ajustava a altura palmo a palmo do circuito, dava mais liberdade e confiança pro piloto extrair 100%.
@@dshyuri bem pontuado.
Se fosse o Senna naquela Williams...quero nem pensar. Não sei quanto as vitórias, mas em poles, muito provavelmente teria feito todas do ano, sendo assim o recorde mais incrível que existiria.
@@strangeengine16 Exato.
As McLarens também eram um canhão.
Lembro em classificação as McLaren do Senna e Prost 3 segundos e meio a diferença de quem abria a segunda fila.
Um espanco.
Excelente trabalho. Parabéns
A f1 era pra ser uma mesa de testes pra nova tecnologia é yriste ver o que ela virou hoje 😊
A Citroen já tinha um sistema parecido uns 30 anos antes. Inclusive, o Xantia inclusive detém até hoje alguns recordes de estabilidade.
Meu pai teve um. Realmente um carro estável demais.
Olá! Em 1:05 lê-se Nigel Matson e Ricardo Patrese. Tem certesa de que esse Nigel Matson existiu? Parece me que o verdadeiro era NIGEL MANSELL. Esse cara junto com Prost foi dos mais aguerridos adversários de Airton e hoje ele diz que tudo está mais fácil. Zebra baixa, área de escape grande, punição mais branda e mais demorada etc.
Nas entrelinhas diz que entende os motivos de tanta facilidade.
Em pensar que tirando esse despositivo, tirou a vida de um dos maiores pilotos de todos os tempos
O problema foi com cano atraz do volante
Eu ia postar a mesma coisa.
@@elypedro2088 o cano foi uma solução tomada as pressas, infelizmente. Mas o fato é que se a suspensão ativa não tivesse sido banida, o Senna não teria morrido em San Marino.
E por mais que se afirme que a causa do acidente foi isso ou aquilo, até hoje o real motivo é desconhecido, pois oficialmente a vistoria posterior ao acidente relatou que o ou os motivos, as causas sobre o acidente são inconclusivas.
Acreditam que pode ter sido a quebra da barra de direção, ou a quebra do suspensão traseira, ou até esses 2 motivos juntos... mas certeza oficialmente, até hoje nenhuma.
acredito que o acidente da morte foi a soma de vários fatores não só um como a solda da barra de direção. Esse carro não devia ter tirado a suspensão ativa se fosse para tirar tinha que ser construído outro carro do zero. pois estava mais baixo que o normal era tudo feito para aproveitar o downforce.
FW16 do Senna nao tinha suspensao ativa, foi 1o carro pós banimento
É sem sombra de dúvidas nenhuma, que a Willians FW14 Renaut conquistou o seu título em 1992 com o britânico Nigel Mansell, além logicamente da suspensão ativa. E que também se não me engane repetiu na temporada de F1 de 1993, a Willians FW15 Renaut conquistou com o francês Allan Prost. Mas apesar de tudo, para a temporada de F1 1994, o sistema operacional eletrônico, a suspensão ativa foi banida, é mais um motivo para que na minha opinião, a FIA e também a equipe de Frank Willians têm muito em relação ao fatídico acidente em Ímola. E também eu detesto de ver o Senna na Willians. Abraços aqui do Japão e até à próxima 😭😭😭
Quem não detesta? Ele morreu logo no início. Mal correu
@@d68st90 é verdade, abraços valeu e agradeço pela atenção muito obrigado.
Eu lembro bem, tinha uns 13 anos nessa época, e eu não via a hora de acabar o contrato do Senna com a MacLaren para ele assumir o comando daquele carro, que pra mim foi carro construído, infelizmente na vez do Senna os "chefões" da F1 correram para banir todos os avanços tecnológicos, porque tinham certeza que o Sul-americano do Brasil ia alcançar marcas que dificilmente seriam alcançadas pelos pilotos europeus.
A verdadeira causa da morte de A. Senna, a Williams teve muita dificuldade em acertar uma nova suspensão fixa.
A Tamburello tinha um mergulho tênue que, ao sair desse mergulho, o carro arrastava o assoalho no asfalto.
Na quarta vez que passou, com as borrachas mais quentes, o carro de Senna tocou muito forte no asfalto, o que fez com que o perdesse a aderência dianteira.
Sensacional demais!!!!
Era uma suspensão do outro mundo.Grandes Williams
Que vídeo topp! Parabéns
Frank Dernie ficou na Williams até 1988, em 1989 Nelson Piquet o levou para a Lotus. Quem terminou o desenvolvimento da suspensão ativa foi Andrew Newey
Quem desenvolveu a parte final da suspensão ativa foi o Paddy Lowe, aliás toda a eletronica da Williams era o Lowe que cuidava, desde cambio semiautomatico, controle de tração. O Newey fazia o desenho dos Williams de 1991-1997. Já o diretor técnico continuava sendo o Patrick Head.
@@pedronuned4429verdade. Paddy era um gênio na eletrônica.
foi por isso q Senna mudou de equipe. sentia o cansaço de guiar "no braço", algo q era cultuado por seus fans. qdo então as condições equalizaram em 94, ao invés de recuperar seu hegemonismo, Senna persistiu em decadéncia e sofreu até o fim com a pressão do desafio final de Schumacher. curioso como esta tecnologia foi testada por Piquet (q revolucionou mtas equipes) e foi a derrocada de Senna.
@@rafaeldtf1 minha família tinha amizade com Raul Boesel, q pilotou na F1, e tb importávamos carros dos EUA, e por isso eu e meus primos estivemos em alguns gps na década de 90, de Interlagos, em Spa, Canadá e tb o fatídico Ímola, próx. da região de minha família na Itália. Nunca vi um Mônaco, mas ainda verei. Curioso vc mencionar q vivo de vídeos qdo de fato testemunho o circo da F1 ao vivo. Sempre fui fã de Prost, Alboreto e Piquet. Prost e Piquet foram os mais completos. Mas isso nem é relevante. Pq claro, era fascinante ver tb Senna no auge. Só ñ tenho problema em criticar pilotos pois não divinizo ninguém.
Andrew Newey em seu livro descreve os problemas de instabilidade da Williams de 1994 que era basicamente o chassis anterior projetado especificamente para a suspensão ativa adaptado com a suspensão convencional.
Excelente vídeo
Williams 92 é o carro mais bonito de F1 até hoje, tinha um designer perfeito com aquele bico ondulado....
A Fórmula 1 é o laboratório para as tecnologias dos carros de rua do futuro. Tinha que liberar sim para todas as equipes
Elas não serviam para aumentar a aderência, mas sim, controlar a distância do carro para o asfalto, ajustando sempre para a melhor distância possível para proporcionar um melhor aproveitamento aerodinâmico em todas as curvas e retas.
Os Paradiso a partir do GV com chassi Scania, principalmente os dd.. rodam por aí com um sistema semelhante porém com bolsa de ar..
Gostaria de ver em uma volta esse carro da William e f1 moderno
Pensar que senna já ganhou algumas contra esses carros. Senna era igual esses carros: de outro mundo! Um gênio!
Que delícia 🤤 de vídeo!
Parabéns! 😊
Sou completamente contra essa tecnologia ser banida. Meu conceito de f-1 é completamente diferente. Deveria ser sempre o melhor colocado em cena! A f-1 estaria em outro nível hoje!!! Mas…
E como se faz isso, sendo que quando a FIA quis adotar o Das da Mercedes como tecnologia padrão para todos forçaram o banimento? Nunca quem não tem capacidade construtiva vai adotar técnicas novos, infelizmente
Hoje um carro de F1 seria manobrável como um F22. O piloto teria que usar macacão pressurizado.
PERFEITO!
Na verdade os F1 modernos ultrapassam os 5g em algumas curvas. Mais um pouco e os pilotos vão desmaiar.
@@dangernba G lateral não faz desmairar assim tão fácil não. O que faz desmaiar é g positivo( vertical que faz o sangue sair da cabeça e ir para baixo) e deve durar um certo tempo. Num carro as curvas duram pouco tempo.
é esse sistem de suspensão que os carros atuais necessitam
Seria uma boa se não fosse tão cara, por isso não temos dela no Brasil
Na minha opinião um dos sistemas mais inteligentes de todos os tempos!
Como a maioria das vezes que uma ideia de uma marca é mt boa, ela é barrada só pq os concorrentes invejaram e protestaram tal tecnologia.
A suspensão antes não era ativa.. era reativa... Era o mesmo projeto, porém com o advento do microcomputadores puderam deixar o sistema automático.. mudou o software.. se tinha telemetria e guardava os dados da pista
Como não amar F1? Olha o tanto de evolução que os engenheiros conseguem para melhorar os tempos?
Pra mim, o carro mais bonito da formula 1 até hoje. As williams de 1991 a 1992. Depois sabotaram a equipe pois ninguém conseguia acompanhar. Sobrou pro nosso Senna que acabou pegando um carro "nervoso".
A lexus como mostrado no vídeo não usa essa suspensao ,a fábricante bose fez demonstrações do fucionamento do equipamento nesse carro no início dos anos 90
Comparativamente a os carros da sua epoca foi sem duvidas o F1 mais avanzado da historia.
Naminha opinião foi por causa dessas limitações que varias pessoas com o tempo parou de assistir formula 1 , é uma competição de tecnologia + piloto e que vença a melhor equipe , se não for para ser assim faça carros padrão para todas as equipes, uma matris unica para todos , ai a competição vai ser somente a qualidade do piloto .
Amo muito tudo isso!
quando vi o título achei que estivesse falando da suspensão que tava todo mundo falando da Mercedes
Seu banimento comprometeu a segurança desses bolidos e o resultado foi, em 1994, o desaparecimento do Brasil pra sempre dos títulos do F1.
Comparação inicial em pistas diferentes. Embora seja a suspensão de outro mundo, poderiam ter iniciado na mesma pista pra comparativo
Era o papo do momento discutir fórmula 1 época boa
Aiooo ai era mais disputa de tecnologias bom mesmo era assistir a pilotagem das motos 500CC com :Valentino Rossi,Jorge Lorenzo,Randy Mamola,Eddie Lawson,Kevin Schwantz,Freddie Spencer,Kenny Roberts
.PURA PERÍCIA DOS PILOTOS !
,
Maior torcida será para o novo pacote da Mercedes seja agressivo e o Hamilton consiga fazer a Pole e dar trabalho para RBR.
Agora a Band trocar a F1 para o futebol foi ruim, só tomar cuidado para não fazer igual a globo.
Parabéns pelo trabalho.
"Antigamente era melhor pois o carros não eram cheios de tecnologia" 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂. Olha a suspensão dessa Williams, coisa de outro mundo já nos anos 90.
a suspensão ativa corrigia saídas de frente e de traseira com esse sistema, em 94 o carro da williams tinha esse problema por não ter mais esse dispositivo.
Que video bom. Muito bem pesquisado
Me desculpe se estiver errado, mas que eu me lembre, a suspensão BOSE, que foi testada no Lexus do vídeo, nunca foi fabricada de escala industrial, ficou somente no protótipo. temos carros de rua com suspensão ativa/assistida, mas não no nível da suspensão BOSE ou da Willians de outro mundo, que foi como ficou conhecida as Willians FW14B e FW15 de 1992 e 1993. Em 1993 a McLaren estava com uma suspensão ativa em desenvolvimento e teste, mas infelizmente a Honda abandonou a F1 e a equipe ficou com os motores FORD de "segunda linha".
É incrível perceber que o piloto fazia bem menos esforço pra segurar o carro!!!
Essa suspensão tirou campeonato do Senna...a Benetton tbem tinha...se fosse só carro e piloto não ia ter chances Prost..Mansell e Schumacher
Se não tivessem banido todas essas tecnologias da F1, Senna estaria vivo até hoje!
Mesmo aconteceu com as suspensões magnéticas há tantos anos já foram testadas e muito bem aprovadas mas nunca colocam no mercado.
Interessante ver que o porpoising não é um problema novo como visto em 2022
Perigosa????? NUNCA...
Apenas pressão da concorrência que não tinha nada parecido...
Nome técnico , suspensão auto nivelante.
E sim , foi Nelson Piquet que ajudou a aperfeiçoar ISSO , e a suspensão auto nivelante ( ativa) , nasceu da suspensão retroativa....aí vem a evolução e se criou a ativa....
Tipo Kers da Willians.....
Era mais segura, isso sim.
A Suspensão ativa que o Piquet usou era do Dernie (1987) e é bem diferente da suspensao do Paddy Lowe (1992/1993). A do Dernie era hidráulica. E fracassou na maioria das pistas. Ela foi abandonada em 1988. Já a do Paddy Lowe era eletrônica com sensores. Muito leve e confiavel. Quem mais desenvolveu a suspensão ativa foi o Boutsen que era piloto e engenheiro. Ele mesmo diz em entrevistas que ele desenvolveu esta suspensão.
Na verdade a única falha mortal.foi justamente de nosso amigo Ayrton Senna.a onde os mecânicos os engenheiros diminuíram a Barra da direção da Wuliams . justamente quebrou na solda feita no local a onde foi mortal para Airton Senna...
Não temos nenhum carro de rua com suspensão ativa, temos carros com suspensão adapdativa, que não possuem a mesma tecnologia das Williams de 92, eles usam telemetria, sensores eram instalados nos carros e os dados enviados para um sistema informatizado, algo ainda distante do que vemos nos carros de rua mais modernos.
9:00 a lexus não tinha isso, esse foi um teste da BOSE, que usar dois carros lexus, sendo um modificado por eles
Melhor carro da F1 de todos os tempos!
4:54 oxe, o Stefan Bellof pilotou para a Williams?
Porque esse canal nao lança mais vídeos?
Foi banida em 94 com Senna , 93 ainda tinha suspensão ativa!
na na na na na na na
09:00
"a lexus conta com ela (a suspensão) em um de seus carros...)
a empresa de áudio BOSE resolveu criar uma suspensão inteligente e usou um lexus para testar.
só isso.