Diagnóstico de Altas Habilidades e Superdotação AH/SD - Com Olzeni Ribeiro -

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 мар 2024
  • Neste episódio com a Dra. Olzeni Ribeiro vamos conversar sobre o diagnóstico de altas habilidades/superdotação.
    Muitas pessoas têm dúvidas do que vem de fato ser a superdotação e como chegar ao diagnóstico da mesma. As perguntas já começam em entender porque falamos altas habilidades/superdotação AH/SD. Os termos utilizados significam a mesma coisa?
    Nesta conversa a Dra. Olzeni vai nos explicar como deve ser feito o diagnóstico e como a escola e a família devem tratar a pessoa superdotada.
    Passamos também pelos mitos e tabus relacionados ao tema das altas habilidades e superdotação.
    Sobre a Dra. Olzeni Ribeiro:
    PhD em Educação, especialista, mestre e doutora, com ênfase em Superdotação,Criatividade e Expertise na perspectiva da Complexidade & Transdisciplinaridade,e especialista em Processos de Aprendizagens de Alto Nível.
    É Neuropsicopedagoga Clínica e Educacional, especializada na avaliação da superdotação, atuando na área da pesquisa, identificação e educação de superdotados há cerca de 30 anos.
    É pesquisadora da Criatividade e membro da RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), coordenada pelo eminente Saturnino de La Torre e faz parte do grupo de pesquisa ECOTRANS. Como escritora, publicou livros e capítulos de livros com renomados autores, além de várias publicações em periódicos internacionais na área de gestão escolar, criatividade, filosofia e ensino-aprendizagem.
    Como consultora da UNESCO/MEC na área da superdotação, realizou o estudo para subsidiar a criação do Cadastro Nacional dos Alunos com Altas Habilidades ou Superdotação da Educação Básica e Ensino Superior, previsto na Lei nº 13.234, de 2015.
    Participou do processo de implantação e da formação de profissionais nos Estados, para atuarem nos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS). Foi Coordenadora Geral do NAAHS, no Distrito Federal até a sua aposentadoria da rede pública de ensino. Como coordenadora do NAAHS/DF Foi responsável pela realização da 1ª Audiência Pública no Senado Federal, na área da superdotação, para discutir políticas educacionais para estudantes superdotados, e realizou o 1º Encontro Nacional de Crianças e Adolescentes Superdotados, com representantes das 27 unidades da federação.
    Você pode encontrar mais informações sobre o trabalho da Dra. Olzeni nas redes sociais:
    / dra.olzeniribeiro
    olzeniribeiro.com.br/links/
    / @dra.olzeniribeiro
    E você também pode nos seguir nas outras redes sociais:
    / magicasdemae
    / magicasdemae
    / magicasdemae
    magicasdemae.com.br/
    Canal Mágicas de Mãe
    www.youtube.com/@MagicasdeMae...

Комментарии • 72

  • @curainterior123
    @curainterior123 4 месяца назад +48

    Dra. Olzeni da uma aula. Não me canso de assisti-la. Ela explica tão bem. Não tem como não entender. Professores e médicos deveriam assistir seus vídeos. Quantos diagnósticos errados. E quanto sofrimento seriam evitados.

    • @maisqueautismo
      @maisqueautismo  3 месяца назад +6

      Ela é sensacional e super coerente em suas colocações!

    • @asholiveira13
      @asholiveira13 2 месяца назад +2

      Eu poderia ouvir ela o dia todo.

  • @conceicaoaparecidacosta7248
    @conceicaoaparecidacosta7248 16 дней назад +5

    Chorei ao ouvir essa doutora e me descobrir que não sou um E.T. foi libertador.Estou com 67 anos e no momento estou cheia de gratidão embora tendo ciência de quanto fui prejudicada pelo sistema.

  • @carla_cunha
    @carla_cunha 3 месяца назад +13

    Tenho 42 anos e desde o ano passado venho assistindo conteúdos sobre AH/SD, a maioria dos conteúdos falam do diagnóstico infantil, porém refletindo minha trajetória até aqui e principalmente na infância consigo me encaixar exatamente nestas questões que o AH/SD sofre por não ser aceito. Faço terapia há 12 anos e tomo remédios para ansiedade e depressão, meu diagnóstico mais recente foi transtorno bipolar ciclotímico. Já tomei muitos remédios diferentes, nenhum resolve esse buraco de incompreensão que eu carrego desde pequena. Sofri bullyng, me achavam engraçada quando eu fazia conjecturas de assuntos diversos e os relacionava. Para mim eu estava falando algo sério, mas na verdade as pessoas achavam engraçado porque não entendiam meu raciocínio. Sempre pensei que poderia ser menos intensa e questionadora para caber no mundo das pessoas ao meu redor, seria mais fácil.

  • @Luciane05
    @Luciane05 3 месяца назад +9

    Sou muito grata pelo conteúdo que a Dra.Olzenir nos traz no Instagram, no RUclips...ter contato com as informações que ela entrega tão generosamente me fez perceber que meu filho iria ter um diagnóstico equivocado, busquei outra profissional na minha cidade e soube que ele tem altas habilidades e todas as dificuldades que ele vivia e sofria fizeram sentido...as intervenções atualmente tem sido muito benéficas...

  • @raphaelmartins6529
    @raphaelmartins6529 4 месяца назад +31

    Fui recentemente diagnosticado com TEA e AH/SD (dupla excepcionalidade). A neuropsicóloga disse que não era AH/SD porque meu resultado no teste de QI WAIS-III foi abaixo de 130 porque eu tive um resultado menor no QI de execução e no índice de velocidade de processamento. Que são áreas que pessoas no espectro autista possuem prejuízos. Porém, a psiquiatra, que é especializada em AH/SD, disse que sim, eu tenho e que o prejuízo no QI de execução está relacionado a ansiedade. Porque eu tenho uma ansiedade muito forte que estava sem qualquer tipo de tratamento. Tenho transtorno de ansiedade generalizada como comorbidade do autismo. E ela disse que a ansiedade influencia o resultado do QI, mas que pela minha história de vida, dá para ver claramente que eu tenho AH/SD.
    Sempre tive uma velocidade de aprendizado muito alta, aprendi a ler muito rápido, conseguia acompanhar legendas de filmes aos 6 anos de idade, aprendi a escrever sozinho porque eu já tinha aprendido a ler e as outras crianças da turma ainda estavam aprendendo, então resolvi imitar a caligrafia da professora e acabei aprendendo a escrever. Fui a criança com a maior nota da escola inteira no SARESP (uma prova do governo do estado de São Paulo) quando eu estava na quarta-série. Lembro que eu fiz essa prova sem sequer estudar e eu só fiquei sabendo disso recentemente. Porque meus pais me falaram que na reunião de pais eles foram informados disso, mas não me contaram na época. A professora da primeira série queria que eu pulasse anos na escola, mas obviamente ela não tinha poder para isso. Meus pais deveriam me levar para fazer uma avaliação com algum profissional. Mas nunca levaram porque a minha mãe tinha medo de eu ser tratado de forma diferente pelas outras crianças.
    Sinceramente, eu me sinto péssimo com isso. Que eu seja forçado a esconder qualquer diferença que eu tenho... Enfim, para mim receber esse "diagnóstico", mesmo que não seja uma patologia, é liberdador porque explica muita coisa. Uma coisa que eu sempre vivi foi professores acharem que eu estou sendo precipitado, ou até exibido, porque eu tiro dúvidas sobre assuntos que ainda não chegaram. Eu avanço no conteúdo mais rápido. Sempre tive problemas em trabalhos em grupo porque o meu nível de proficiência acaba sendo maior e eu não consigo trabalhar bem com as outras pessoas porque existe uma assíncrona muito grande.
    Eu também sinto que essa minha inteligência "atípica" atrasou o diagnóstico do TEA, porque eu tenho alguns prejuízos causados pelo TEA, mas como sempre fui uma pessoa inteligente, e era uma criança muito inteligente, ninguém cogitava que eu pudesse ter isso. Fui descobrir tudo isso agora aos meus 29 anos.

    • @produtonanetii2639
      @produtonanetii2639 3 месяца назад

      Assuma seu "poder" sem medo do que qualquer pessoa pense ou diga! Que a "Força e a Consciência" te acompanhem em sua jornada, meu caro padawan!

    • @paullaferreira1
      @paullaferreira1 3 месяца назад

      Meu filho de 11 anos vive um caso parecido com o seu. O atraso do diagnóstico do TEA por anos, porque todo mundo dizia que ele era muito inteligente e timido, sensivel, que era normal algumas atitudes dele que claramente eram do TEA. E agora estou estudando sobre a superdotação para entender melhor ele, pq tenho certeza que ele tem as duas coisas.

    • @juliaazv
      @juliaazv 3 месяца назад

      Eu também tô nesse mesmíssimo caso e até agora, aqui no NE, não achei ninguém que possa ajudar ou dar um norte.

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад

      No caso de TEA, muito possivelmente o mais indicado seria um teste de QI não verbal, como o Raven. Uma melhor medida do fator g, especialmente para aqueles que podem ter prejuízos ligados à linguagem.

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад

      Outra coisa interessante a pontuar é que a velocidade de processamento tem baixa correlação com o fator g. E a superdotação tem como uma das principais características um alto grau de raciocínio abstrato, e o raciocínio abstrato, é g.

  • @Verushka_Ushka_2024
    @Verushka_Ushka_2024 19 дней назад +1

    Amei. Área da Educação não é ambiente para atendimento clinico. A escola é um ambiente de aprendizagem. 👏👏👏

  • @sandrascherch6789
    @sandrascherch6789 13 дней назад +2

    O CID ajudaria até mesmo no respeito

  • @katiacristinegomides4025
    @katiacristinegomides4025 2 месяца назад +2

    É muito emocionante ouvir a Dra. Olzeni. Há quase um ano, tenho acompanhado a dra.Olzeni Ribeiro. Ela me tirou do limbo. Sou muito grata por tanto conhecimento que ela nos proporciona. Obrigada Kely Varela por nos proporcionar esse momento.

  • @marciaszortyka9057
    @marciaszortyka9057 3 месяца назад +9

    Meu filho recebeu o laudo de super dotação agora com 9 anos, e se a neuropsicóloga não tivesse a visão da Dra. Olzeni ele não teria recebido diagnóstico. Ele não foi excepcional no teste de QI, mas por todo o comportamento que ele apresenta ele recebeu o diagnóstico positivo.

    • @maisqueautismo
      @maisqueautismo  3 месяца назад +5

      Até porque no teste de QI muitas vezes a criança está nervosa. Pode estar com um quadro de depressão ou ansiedade. Todos esses fatores interferem sim no resultado.

    • @marciaszortyka9057
      @marciaszortyka9057 3 месяца назад +2

      @@maisqueautismo no caso dele perde o interesse muito rápido, nas primeiras sessões ele foi maravilhoso mas nas outras foi por obrigação

  • @asholiveira13
    @asholiveira13 2 месяца назад +1

    43:29 Nunca vi uma profissional explicar tão bem sobre como os testes podem ser influenciados na dupla excepcionalidade. Eu sou muito fã dessa profissional. Maravilhosa. 💖💐💐💐💐

  • @conceicaoaparecidacosta7248
    @conceicaoaparecidacosta7248 16 дней назад +3

    Nasci nos anos 50 e sofri a ostracao por ser assim...nessa época não havia quem olhasse os super dotados,ainda mais uma criança como eu,pobre de tudo e negra.

  • @nada54516
    @nada54516 4 месяца назад +5

    18:50 (salvando) 50:11 1:58:21 2:12:23

  • @gustavorandom5707
    @gustavorandom5707 2 месяца назад +2

    Isso explica toda vez que eu via uma outra criança que conseguiu pular as séries eu sentia uma vontade de me matar... meus pais nem cogitaram me acelerar ao mesmo tempo que os professores me davam tarefas mais trabalhosas e maçantes do que pra outras crianças. Hoje me sinto como um idiota wue não entende nem a mim e nem ao mundo...
    Hoje consegui encontrar um coletivo de saúde mental (SAMECA) que fornece esse serviço de atendimento a saúde mental e estou começando o meu diagnóstico.
    Obrigado pelo vídeo por desvendar mais uma possibilidade de diagnóstico... já passei isso pra minha psicóloga e vou começar a trabalhar isso com a minha mãe que, possivelmente, também é superdotada para entender melhor o que acontece no meu caso.

  • @mkcorrea
    @mkcorrea 16 дней назад

    Super importante todo o conteúdo tratado na live. Parabéns!
    Fica agora o desafio da realidade, convencer profissionais da saúde e da educação que queremos trabalhar juntos na individualidade de cada neuroatípico para não frustar e inibir quem são!
    Desafios e mais desafios 😅

  • @cicerasousa7713
    @cicerasousa7713 3 месяца назад +6

    Minha filha tá passando por isso. Eu tô sofrendo muito

    • @maisqueautismo
      @maisqueautismo  3 месяца назад +2

      Muito difícil até a gente encontrar ajuda adequada para poder ajudar os nossos filhos.

  • @miriamcaiafa9960
    @miriamcaiafa9960 18 дней назад

    Espetacular!!! Pra variar... 🥰🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
    Quem dera mais pessoas compreendessem isso!

  • @user-ek9pm6ep9y
    @user-ek9pm6ep9y 2 месяца назад +1

    Aula maravilhosa a Dra. Olzenir e excepcional

  • @AndreaCastroPT
    @AndreaCastroPT 2 месяца назад +3

    E às vezes não pontua como deveria ou poderia pq ela acha aquilo tudo um saco e sem nexo e acaba fazendo de qualquer jeito para aquela tortura acabar logo, pq no final das contas, não vai fazer nenhuma diferença na nossa vida, somos quem somos e ponto, desculpe a honestidade, live muito boa, parabéns!!

  • @taisevalente7556
    @taisevalente7556 13 дней назад

    Eu com diagnóstico de transtorno de ansiedade, descobrir que estou completa dentro de AHSD aos 45. E eu tentando me encaixar desde sempre 😂😂😂😂😂

  • @Calebe978
    @Calebe978 3 месяца назад +10

    Meu filho de 8 anos pontuou 128 Q.I e habilidades artísticas, porém a Neuro disse se ele tivesse dado 130 seria laudado com AH/SD. O Mensa Brasil tbm aceita acima de 130 e 98% percentil. Gente tá na cara que ele tem altas habilidades. Como tbm está sendo investigado para TDAH. Tá difícil para conseguir um laudo. Muitos profissionais que erram muito no diagnostico.

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад +5

      Sem dúvida seu filho é um caso de AH/SD com percentil 97. No caso da Mensa, a ideia é reunir AH/SD com percentil a partir de 98 (dois desvios padrão acima da média). Essa é uma questão ligada à história da Mensa, que nasceu com a ideia de reunir pessoas com o percentil 99 na Europa (98 foi adotado um tempo depois). Isso é comum em sociedades de alto QI. Outras sociedades também bem antigas, como ISPE e a TNS, por exemplo, aceitam pessoas com QI no percentil mínimo de 99,9 (três desvios padrão acima da média). Há ainda a IHIQS, uma sociedade de alto QI mais recente, que reúne superdotados a partir do percentil 95.

  • @valmirantoniofrei3402
    @valmirantoniofrei3402 7 дней назад

    Gostaria de um diagnóstico,comecei a ler com 5 anos,fazia qualquer conta nas quatro operações aos 6 anos,sou tratado como um ser diferente de maneira negativa,por familiares,que divulgam esse pensamento a sociedade,tenho um diagnóstico de transtorno bipolar, preciso de ajuda, não sei onde a achar

  • @anamariacunhadacruz792
    @anamariacunhadacruz792 3 месяца назад +6

    Eu como professora de Geografia não tenho decorado todos os afluentes do Rio Amazonas! Rsrs desnecessário! O Google pode passar essa informação pra gente

  • @pauloalvarengaeafamilia5317
    @pauloalvarengaeafamilia5317 Месяц назад +2

    Dra Olseni como faço pra realizar uma identificação?

    • @maisqueautismo
      @maisqueautismo  24 дня назад +1

      Ali na descrição do vídeo tem os contatos da Dra. Olzeni.

  • @nada54516
    @nada54516 4 месяца назад +2

    1:19:26

  • @nada54516
    @nada54516 4 месяца назад +2

    1:43:23

  • @claricebechara4854
    @claricebechara4854 3 месяца назад +3

    Por favor, preciso de indicação de profissional especializado em superdotação em Belo Horizonte, podem me ajudar?

  • @danperes6159
    @danperes6159 2 месяца назад +1

    Olá, acho q me enquadro no caso de ah/sd ou dupla excepcionalidade, mas estou com problemas para encontrar um profissional especializado no RJ. Gostaria de saber se a dra trabalha com adultos e atende no RJ? Ou conseguir alguma recomendação de profissional.

    • @luizaoliveiramachado1582
      @luizaoliveiramachado1582 Месяц назад +2

      Tem uma profissional excelente no Rio. @semocionar. Ela inclusive trabalha com a Dra Ozeni

    • @danperes6159
      @danperes6159 Месяц назад +1

      @@luizaoliveiramachado1582 muito obg, eu vou procurar info. 😃

  • @neilavasconcelos399
    @neilavasconcelos399 Месяц назад +1

    Usar a Comunicação Não Violenta para condicionar alguém, certamente não vai funcionar por muito tempo. Mas essa não é, nem nunca foi a proposta da CNV.

  • @anamariacunhadacruz792
    @anamariacunhadacruz792 3 месяца назад +1

    Fico pensando como conseguir um laudo pelo SUS, tem como?

    • @2politicosemumamoto712
      @2politicosemumamoto712 3 месяца назад

      se vc ficar pensado vai ficar sem laudo algum ! basta ir lá e se informar .

    • @camreis4981
      @camreis4981 2 месяца назад +1

      Super dotação pelo SUS praticamente impossível.. Estou na luta com meu filho desde os 2 anos, acho que é autista, hoje ele tem 7 anos, tive que ir no particular, para conseguir uma médica que me desse ouvidos. O problemas são os valores... Meu menino provavelmente autista e minha filha provavelmente super dotada. Estamos aguardando o relatório da neuropsicóloga para ir no psiquiatra conseguir o diagnóstico.

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад +1

      Pelo SUS não.

    • @izabelbras5807
      @izabelbras5807 10 дней назад +1

      Meu filho está sobre suspeita da psicóloga
      Semana que vem iniciaremos a avaliação
      Vendo tantos vídeos sobre o assunto, fico admirada como ela esplana tão profundo o tema

  • @deni4294
    @deni4294 12 дней назад

    1:13:07 a escola mantém todos “medianos” pq serão bons empregados e disso o sistema que quer manter operários trabalhando e pagando impostos sem questionar adora. Imagine esse país com uma média de QI acima de 100?
    Me lembrei do ditado: Prego que se destaca é martelado!”

  • @juliaazv
    @juliaazv 3 месяца назад

    Uma pena mesmo que não existam tantos profissionais capazes de identificar todo esse espectro e Dra Ozeni é completamente inacessível até para indicar outros profissionais que possam nos dar um norte. Ela é excelente pra falar em podcast e divulgar mas, pouco ajuda a achar quem pode ajudar de verdade.

    • @luizaoliveiramachado1582
      @luizaoliveiramachado1582 Месяц назад

      No Rio recomendo a Francine. Ela é excelente. @semocionar
      Eu tbm faço avaliação em Campinas e São Paulo. Fiz a formação com a Dra Ozenir.
      Mas é realmente complicado indicar.

    • @izabelamarialeitaodutrahec8044
      @izabelamarialeitaodutrahec8044 27 дней назад

      ​@@luizaoliveiramachado1582moro na Alemanha e aqui, por questao de ética, um profissional nao indica outro.
      Tenho uma filha adotada em Vitoria, q infelizmente, nao foi bem compreendida, principalmente por causa do terrivel preconceito de q o brasileiro tem um genio terrivel..
      Aos 4 anos tinha o dominio do português, ingles e alemao. Descobri na casualidade q lia em português qd tinha 4 anos, mas meu esposo achava q eu havia ensinado, so veio à acreditar qd aos 6 anos, entrou pra primeira serie, e trouxe o livrinho dela e sentou e leu 17 paginas , como meu esposo alemao, teria lido.
      Mal orientada, parou dois cursos de nivel superior, e ta dificil de concluir o curso tecnico.
      Por caus " do genio", fizemos terapia em grupo, desde a adolescência. Aos 18, ela parou , e ha um ano, vem fazendo terapia numa clinica psiquiatrica.
      Oro pra q minha filhota tenha caido em maos competentes pra um correto diagnóstico e terapia.

  • @TucaSrs
    @TucaSrs 3 месяца назад

    Como curar um adulto 😢

    • @TucaSrs
      @TucaSrs 3 месяца назад +1

      Meu Deus, é exatamente isso, chegava em casa 🏠 muito agitada e agressiva.

  • @user-pl3jj3py3q
    @user-pl3jj3py3q 3 месяца назад +2

    Fico pensando na geração de divergentes adultos , os que nasceram na década de 60 e 70 não foram detectados , portanto não medicados . DEVEM ser os 144

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад

      Não sei se compreendi bem. Você está dizendo que superdotados devem ser medicados?

    • @user-pl3jj3py3q
      @user-pl3jj3py3q 2 месяца назад +1

      @@masc073 de modo algum . APENAS imagino como eles vivem sem serem compreendidos por si mesmos NEM PELOS outros por TANTO tempo . DEVE SER UMA CONDIÇÃO MUUTO SOLITÁRIA.

    • @masc073
      @masc073 2 месяца назад +2

      @@user-pl3jj3py3q sim. É exatamente assim. Frases como: "você complica muito!" ou "você questiona tudo" são muito comuns... E você tem razão, se não há identificação, o superdotado não irá entender a si próprio. A falta de compreensão dos neuro típicos é esperada, pois eles não alcançam a complexidade dos sentimentos e grau de abstração dos superdotado, e sempre o verão como diferente, ou anormal.

    • @user-pl3jj3py3q
      @user-pl3jj3py3q 2 месяца назад

      @@masc073 Anormal significa descartável SOCIAL . A sociedade de um modo geral não suporta ser questionada , DIGO família, igreja e JUSTIÇA de modo lato. Anula - os TIRANDO o PODER de VOZ pela marginalização.

    • @SelmaCarvalho
      @SelmaCarvalho 2 месяца назад +1

      Drª Olzenir confirma minha desconfiança. Altas habilidades é diferente de Superdotação. Altas Altas Habilidades é um talento nato em determinada área, que não traz prejuízos no desenvolvimento do indivíduo. Já a Superdotação é uma neurodivergência que devido ao comportamento do indivíduo, pode trazer prejuízos no seu desenvolvimento, inclusive associado à diversos transtornos.

  • @2politicosemumamoto712
    @2politicosemumamoto712 3 месяца назад +5

    todos aqui ou são super dotados eu tem filhos super dotados , olha ,talvez a maioria aqui possam ser apenas narcisistas , teste de Q.I não é importante ! pelo menos não para min .

    • @mauricio_marques
      @mauricio_marques Месяц назад +1

      Concordo, o próprio Grigori Perelman ganhador da Medalha Fields disse que teste de Q.I é uma forma de agradar seu ego, Q.I é igual ser alto para um jogador de basquete, é um bom ponto de partida, mas daí pra você ser o Michael Jordan, vai muito estudo e dedicação, não somente Q.I