A sobre-excitabilidade nas altas habilidades/superdotação

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024

Комментарии • 100

  • @yellow_cat_
    @yellow_cat_ Год назад +43

    Fui diagnosticada com bipolaridade, borderline e TDAH. Tomei medicações fortíssimas (inclusive, a famosa clozapina). Sabe, não resolveu nada na minha vida receber esses diagnósticos psiquiátricos e muito menos a medicação. Na verdade, quando eu tomava 5 tipos de remédios por dia, eu era um completo zumbi. Minha criatividade, iniciativa e até vontade de viver desapareceram. Eu ficava deitada o dia todo, o máximo que eu conseguia era ver vídeos no youtube sobre assuntos idiotas. Sendo que eu sempre fui tão legal, fazia umas coisas bacanas, tirava boas notas, tocava violão, escrevia poesia, contos, e muitas coisas...Mas tudo isso me foi sendo retirado com o suposto "tratamento". Respeito os psiquiatras, mas, sinceramente, o modelo de tratamento da saúde mental atual precisa ser revisto URGENTEMENTE! Só quem toma esses remédios sabe o tanto que é triste. Talves eu não tenha altas habilidades, mas como foi identificado, artistas também têm a sobre-excitabilidade, né? Então, talves eu só tenha uma alma um pouco diferente, sensível e artística. É duro ser chamado de borderline, um transtorno tão sério e que gera muito sofrimento. O fato de eu ficar tentando me ver nesse transtorno, me identificar pq diziam que era o que eu tinha, me causou uma crise de identidade forte demais...Acabei duvidando da minha empatia, me sentindo uma pessoa horrível. Gente, sério, isso não se faz. Isso acaba com a vida de uma pessoa, porque quase acabou com a minha. Minha sorte, é que eu sou chata pra caramba, enquanto as coisas não fazem sentido na minha cabeça, ou fique uma gota de dúvida, eu não descanso até entender o que está acontecendo, e acabo questionando tudo mesmo. E graças a essa vontade de descobrir, eu estou me libertando das medicações, estereótipos e preconceitos que me foram impostos, e estou começando a me aceitar, me conceber como um ser humano funcional e bom, que pode e tem capacidade de fazer coisas relevantes pras pessoas...enfim, é isso.

    • @StuntDriver80
      @StuntDriver80 Год назад +6

      Médicos tendem a achar que todos os problemas do mundo se resolvem deixando uma quantia de dinheiro numa farmácia. Eles são treinados, na faculdade, para olharem o mundo sobre esta ótica. A indústria farmacêutica tem um papel importante nesta visão.

    • @rachelbarbalho3263
      @rachelbarbalho3263 3 месяца назад +2

      Vc está de parabéns! Em tudo isso, vc é uma exceção!!! Achar alguém nos dias atuais que escreve tão bem, utilizando todos os recursos da gramática, torna qq pessoa digna de reconhecimento! Além de dominar bem a língua portuguesa, vc está no caminho correto de buscar libertação das imputações que lhes foram impostas, além de buscar se conhecer e se aceitar!

  • @StuntDriver80
    @StuntDriver80 Год назад +24

    Muito interessante essa conversa. Uma dica aos SD: seja SD mas não seja CHATO. Entendedores entenderão.

  • @MestrePersiana
    @MestrePersiana 2 года назад +68

    atenção SD's, se vc ficar angustiado, ansioso, nervoso com uma sensação de enrolação nos primeiros 17 mins... aconselho que se autoregule, fará muito sentido essa explicação minuciosa lá na frente... Espero ter ajudado 😜

    • @olgavaleska
      @olgavaleska Год назад +11

      Ela demorou mais de 20 mts para dizer o que é sobre-excitabilidade. Quase morri de raiva kkkkkk

    • @olgavaleska
      @olgavaleska Год назад +2

      mas valeu a pena, foi muito bom...🤣😂

    • @MestrePersiana
      @MestrePersiana Год назад +6

      @@olgavaleska puxa, 7 meses meu comentário! Fiz uma jornada de investigação e descobri coisas incríveis!! Boas e ruins...
      Boas, é que as ruins eu fui atrás e consertei!
      Boa jornada pra vc!!🤗🤗

    • @iza.1197
      @iza.1197 Год назад +1

      fiquei logo nos 20 segundos

    • @victorgrazziani
      @victorgrazziani Год назад +5

      Já estava revirando os olhos e me sentindo incomodado dessa introdução de 20min sobre as conquistas, habilidades e conhecimentos da Patrícia. Quantas vezes ela falou sobre a etimologia e pronúncia de palavras por falar 8 línguas? Tirando esse detalhe gostei bastante da live.

  • @murtafilho
    @murtafilho 11 месяцев назад +7

    Esta abordagem da investigação do conceito de sobre-excitabilidade é bastante esclarecedora. Talvez a mais assertiva em termos de diagnóstico. Considero que sempre tive todas as 4, sobretudo a psicomotora. Eu, minha mãe e minhas irmâs. Tudo igual. Ninguém dorme. Inimigos do fim. Adorei o exemplo da borboleta... o imaginativo criativo parece prevalecer. Gosto muito de ser assim, de tédio não vou morrer. Faz algum tempo que estou considerando algum tipo de diagnóstico... mesmo que perto dos 60. Como diria Caetano, todo mundo sabe a dor e a delícia de ser o que é... dei o like, incrito no canal, tocado o sininho. Belíssimo e nobre trabalho!

  • @isadorafdg
    @isadorafdg 2 года назад +14

    Eu mudei de trabalho porque não podia criar. Até hoje não me conformo com estar em um lugar com tanta estrutura pra não conseguir fazer as coisas por pura visão limitada. Hoje estou num lugar que tudo é mais difícil, mas tenho liberdade pra expandir.... ah, como estou feliz!
    Vejo esse vídeo e de repente não tenho dúvidas sobre meu laudo. Meu filho tem altas habilidades, minha filha está aguardando a possibilidade de fazermos os testes....
    Eu fui essa criança que levantava o dedo o tempo todo.

  • @CasadaKell
    @CasadaKell 7 месяцев назад +6

    Meu filho foi avaliado e constatado as AHS com 4 anos. Estamos avaliando as irmãs dele pq provavelmente tbm são. E estou a 3 dias mergulhada lendo e vendo tudo o q é possível e quanto mais eu aprendo mais eu me vejo e vejo meu esposo... Estou com medo de estar ficando louca. 😅😅😅

  • @almeida9077
    @almeida9077 8 месяцев назад +2

    Gostei muito video(Live), da conversa sobre esse assunto e muitas informações sobre superdotação, esse tema sobre excitabilidade eu não sabia ou não conhecia e faz muito sentido para min e parece que to me reconhecendo novamente como eu era e sou ... sempre me senti diferente e com muita energia e empolgação fisica e mental, pensando muito e sofri muito de insonia e ainda passo por isso e tenho consumido muita informações sobre altas habilidade super dotação e fazendo muito sentido pra min e sempre fui muito criticado e julgado e agora parece que to me encontrando e achando um caminho que sempre estive procurando saber pq eu era diferente.

  • @rachelbarbalho3263
    @rachelbarbalho3263 3 месяца назад +1

    A minha cabeça não pára! E ao ficar adulta, a mente ficou mais acelerada ainda! Estou sempre em busca de novidade e em grande medida! Infelizmente, fui diagnosticada esse ano com AH/SD, aos 40 anos! Lamento por isso, pois, presumo que se tivesse conhecido o diagnóstico mais cedo, certamente, teria enfrentado os obstáculos da vida de forma diferente! Mas, graças a Deus, consegui alcançar minhas metas, embora, até o momento, nunca tenha casado (meu maior sonho) e constituído família!

  • @JuliaSouza-qz1iq
    @JuliaSouza-qz1iq Год назад +10

    Eu fui diagnosticada com borderline pelo psiquiatra, fui atrás de uma neuropsicóloga e descobri superdotação

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 9 месяцев назад +2

    Tenho que fazer outras coisas agora. Acabei de levar um susto em casa e meu coração acelerou e fiquei um pouco trêmula. Realmente gostaria que não fosse assim mas Deus sabe o que faz. Estou feliz com Ele.
    Gostei muito e fiz anotações desta vez. Já tem uma semana que não mudo de idéia para uma profissão . Estudo todas áreas.
    Se eu pegar o conhecimento de todas as áreas e misturar o resultado na minha cabeça é bem mais substancial. Vou conseguir andar sem a gravidade😁
    Até amanhã.

  • @isabellasarrazin8077
    @isabellasarrazin8077 Год назад +13

    Nunca me esqueço de uma situação que vivi no Ensino Médio. Sempre tive muita facilidade com matemática, a ponto de colocar as resoluções de questões entre outras matérias como forma de "relaxar". Na maioria das vezes lembrava das fórmulas durante as provas... então utilizava, para "facilitar" para o professor na hora de corrigir. Porém, muitas destas questões eram resolvidas com regras de três simples e/ou compostas.
    Quando, num belo dia, não lembrava a fórmula... utilizei duas regras de três para resolver uma questão, e precisei escrever um texto bem maior para explicar o raciocínio que me levou às regras - senão provavelmente o professor iria achar estranho.
    Resumindo, tirei nota máxima e recebi uma carta enorme atrás da prova com elogios do professor. E foi mais significativo ainda porque o referido professor era daquele estilo meio "rude", frio, mais fechado com os alunos.
    Enfim... apenas quis compartilhar! Me sentindo muito melhor a cada novo vídeo que assisto sobre o tema. Não tenho diagnóstico, mas tenho me identificado com muitas coisas. Obrigada por compartilharem tantas informações preciosas! Por favor, continuem. 🙏💚

    • @isabellasarrazin8077
      @isabellasarrazin8077 Год назад +6

      Outra dificuldade ENORME que tive, e tenho até hoje... É de conseguir as respostas certas para as minhas dúvidas. Quase sempre, não me satisfaço porque as explicações que a maioria das pessoas dão são muito rasas... e às vezes nos tornamos "chatos" aos olhos dos outros por querer saber das coisas mais a fundo.
      Tenho que ter muito cuidado para não parecer que estou querendo "afrontar" ou "rebaixar" a outra pessoa pelo simples fato de querer saber "demais" - e, em grande parte das vezes, as pessoas não saberem explicar o que busco entender, ou até mesmo não entenderem a dúvida em si.

  • @thiagocapela1
    @thiagocapela1 Год назад +8

    Ouvindo em 1,25 de velocidade e montando cubo mágico para poder concentrar no assunto

  • @rosilenemaria8094
    @rosilenemaria8094 Год назад +3

    Live maravilhosa. Esse conteúdo foi acessado pela Universidade Federal de Uberlândia no curso de extensão para alunos com AHSD. Parabéns .

  • @vanessamartinsdesouza1718
    @vanessamartinsdesouza1718 Год назад +3

    Eu achava que todo mundo nunca parava de pensar... Que seria assim com todo mundo.

  • @anamartacerqueira5596
    @anamartacerqueira5596 5 месяцев назад +1

    Parabéns! Excelente conteúdo!

  • @angelicapisetta7922
    @angelicapisetta7922 2 года назад +6

    Comportamentos desproporcionais que são a expressão da sobre excitabilidade corresponde às áreas intelectual, imaginativa, sensorial, psicomotora e emocional. Minha filha tem todos. É intensidade demais!!!

    • @MrMarcosalbano
      @MrMarcosalbano Год назад

      O Superdotado vai provavelmente explorar tudo o que existe em maior ou menor profundidade. E tudo que existe é: material, emocional, intelectual e espiritual. Ou Profissão, Investimento, Compras, relacionamento e saúde física e mental. Todo polimata é um gênio porque tem um QI acima de 140.

  • @MrMarcosalbano
    @MrMarcosalbano Год назад +3

    Muito Bom ! Hoje em Dia temos acesso a conteúdos excelentes! Muito grato por compartilhar de forma Altruistica ! A Patrícia conseguiu se achar no Mundo ! Sabemos que muitos se perdem pelo caminho. Meu caminho foi um pouco diferente mesmo porque as variáveis da genética + ambiente + sorte me levaram para uma certa aporia. Mas acho esse assunto fascinante: o comportamento humano e seus resultados são multifatoriais. Parabéns!

  • @edivanoliveirabarbosa7262
    @edivanoliveirabarbosa7262 2 года назад +6

    48 min, olha, tá aí coisas que me estressam: são pessoas com processamento mais lento que o meu me mandando parar. Aff. Eu resolvo de outro jeito, já sei a resposta, já fiz, tá funcionando, já entreguei,... E ainda estão me enchendo a paciência pra eu fazer de maneira protocolar.

    • @lillyfellix
      @lillyfellix Год назад +2

      Nosssaaaa sim estou sentindo isso agora mesmo, não me deixam fazer do jeito que acho mais fácil e rápido.. enrolam muito, tô sem paciência já.

  • @ambrosiojr8028
    @ambrosiojr8028 2 года назад +3

    Parabéns pelo conteúdo. Estarei ligado sempre.

  • @cristinegarcia5532
    @cristinegarcia5532 2 года назад +5

    Admiro tanto a Patrícia, aprendi muito com ela a entender o meu filho!! Sempre muito clara e didática!! Gratidão! Excelente Live!!!👏🙏

  • @carladrumond579
    @carladrumond579 Год назад +5

    Eu tenho o olfato muito apurado. Sinto cheiro de muitas coisas que a maioria não sente... Tipo cheiro da tarde, da noite, de datas específicas como natal, etc.

  • @danieleeloizagober6779
    @danieleeloizagober6779 Год назад +3

    Boa noite meninas, assistindo esse vídeo em Julho de 2023. Estou passando pelo inferno na terra, 53 anos, sozinha, depressiva, tomando coquetel de antidepressivos, desamparada e sem perspectiva de futuro. Não consigo fazer nada para ganhar dinheiro. Procrastino tudo, me odeio, não me encaixo em nada. Assim como o resto da humanidade eu preciso de dinheiro para viver, pra onde eu corro??? A designação superdotada e altas habilidades deveria ser alterada, me sinto constrangida uma vez que não consigo nem me virar sozinha para ganhar dinheiro, como posso ser inteligente??? 😭😭😭😭😭

    • @marcelsilva187
      @marcelsilva187 Год назад

      Estou na mesma situação, não sei mais o que fazer com tanta sensibilidade 😢

    • @sarahmendespsicologia
      @sarahmendespsicologia 11 месяцев назад

      Recomendo buscar psicólogos da DBT. Essa forma de terapia iniciou para o tratamento do bordeline, mas hoje é usado para qualquer pessoa com desregulação emocional.

    • @elisabeteterezinhalim1206
      @elisabeteterezinhalim1206 10 месяцев назад

      Esse assunto é fascinante! E muito preocupante o fato de grande parte das crianças estarem recebendo diagnósticos de TEA, TDAH, TOD, quando na verdade podem ter AH/SD!

  • @danieln7751
    @danieln7751 9 месяцев назад

    Olá. Muito boa explanação que mescla o entendimento conceitual e teórico do assunto com a experiência de uma pessoa superdotada. É como se fosse um olhar que parte de dentro e um que parte de fora. Isto nos dá a possibilidade de uma compreensão mais perto da integralidade do fenômeno. Quanto à sobre-excitabilidade intelectual fiquei com uma dúvida: há indivíduos que não são superdotados e possuem sobre-excitabilidade intelectual e há indivíduos superdotados que possuem esta em grau elevado. Dito isto, me pareceu que em ambos o comportamento é de uma avidez por conhecimento, aversão ao tédio e repetição e busca por compreender assuntos de modo mais aprofundado. A questão é: como diferenciar o caso de uma pessoa AHSD na qual "apenas" a sobre-excitabilidade intelectual se manifeste de modo elevado e as demais sobre-excitabilidades se apresentem em níveis baixos? Como saber se ela é realmente AHSD? A questão da facilidade e rapidez no aprendizado pode ser um fator de diferenciação ou o indivíduo com sobre-excitabilidade intelectual, que não seja superdotado, também tem rapidez e facilidade no aprendizado? Desculpe por uma pergunta parecer se tornar várias, mas acho que ficou mais fácil de dividir assim. Obrigado.

  • @dantegrano839
    @dantegrano839 7 месяцев назад

    Gostei muito do conteúdo, obrigado!

  • @raphaelmartins6529
    @raphaelmartins6529 6 месяцев назад

    Tenho AH/SD e já fui diagnosticado com bipolaridade no passado. Muitos anos depois veio a identificação que na verdade eu tenho TEA e AH/SD (dupla excepcionalidade). No meu caso, eu não acredito que esteja equivocado o diagnóstico de TEA, porque eu realmente apresento prejuízos na comunicação não verbal e as minhas disfunções sensoriais vão além de maior sensibilidade, eu tenho problemas de interocepção, eu não consigo fazer expressões faciais direito, tenho problemas de modulação sensorial. Mas eu também apresento aprendizado acima da média (substancialmente acima da média) e muito engajamento com atividades intelectuais e criativas.

  • @davidnishi5417
    @davidnishi5417 Год назад +3

    Gostei bastante do conteúdo, muito esclarecedor. Porém se o foco é para pessoas com SD/AH ficou didaticamente demasiado.

  • @paulasantiago3094
    @paulasantiago3094 Год назад +3

    Eu gostaria de saber se a inteligência ou superdotação, pode aumentar ou aflorar com o tempo (principalmente com algum treinamento intelectual ou auto conhecimento/Física quântica )?..OBS::A impressão que tenho é que minha inteligência disparou, quando comecei a trilhar o mundo espiritual/,meditação (DURANTE A PÂNDEMIA).. ou talvez tivesse apenas num ambiênte mais "cético /repressor"( núcleo familiar),que não estimulava a expansão do meu potencial??Adoraria uma resposta ...Até pq sempre me senti inferior aos outros..Gratidão!!!!!!🥰😍

    • @MrMarcosalbano
      @MrMarcosalbano Год назад +1

      A pessoa inteligente atinge o Alvo que poucos atingem. O gênio atinge o Alvo que ninguém está vendo!

    • @StuntDriver80
      @StuntDriver80 Год назад +4

      Eu creio que tua "inteligência disparou" porque você "sem querer" se colocou num ambiente terapêutico/saudável à sua condição.

    • @paulasantiago3094
      @paulasantiago3094 Год назад +1

      @@StuntDriver80 não, o hambiênte não mudou .O que mudou foi o meu despertar ,mas no mesmo espaço cético e "repressor "...FUI CRESCENDO...MESMO COM TUDO COBTRA 😉

    • @davidnishi5417
      @davidnishi5417 Год назад +2

      Pode ser pelo seu descobrimento de ser SD/AH. Pode ser sim que você expandiu mais a mente, mas se você fizer um reanálise da sua vida na infância já indicava que tinha comportamentos diferentes dos demais. Pensava de forma diferente. As vezes muito óbvios ou que não fazem muito sentindo. Não sou especialista e sim curioso.
      Espero ter ajudado um pouco, mas melhor procurar um neurocientista/psicólogo para realizar alguns testes.

    • @P.Sant520
      @P.Sant520 Год назад

      Obrigadaaaaa!!!

  • @edsonluisteixeira-zf2wh
    @edsonluisteixeira-zf2wh 2 месяца назад +1

    ...boa tarde para todos...boa tarde dra,veja...se tem problemas com a " denominação" e/ou qualificação transtorno... que particularmente me coloco a seu segmento no assunto,talvez possa dizer: " divergência"...???...o que acha???.... ou mesmo um " paralelo" no sentido de se dar uma outra forma de olhar... quem sabe???... um "outro ângulo" ...!!!...???...ou pelo simples fato de poder ser uma outra "hipótese" ???...uma nova porta 🚪!!!...tenho uma leve sensação que pode ser por aí...

  • @ArleteQueiladaSilva
    @ArleteQueiladaSilva Год назад +2

    Professora Patrícia Neumann, fala 8 línguas? Conhece a língua de sinais reconhecida aqui no Brasil, a LIBRAS?

    • @nenhumtalentoamenos
      @nenhumtalentoamenos Год назад

      Eu conheço pouco, somente o que aprendi na licenciatura em filosofia ;)) Acho muito interessante esta língua!

  • @veraluciadantaspadilhacava3535
    @veraluciadantaspadilhacava3535 Год назад +1

    Vendo hoje, Julho/23. Onde deixo mais de um like?

  • @leila_venturas
    @leila_venturas Год назад

    Cuidado com os Eu Eu Eu hein SDs😂 olhando me deu vergonha. Vou me policiar!

  • @chaosbattletime
    @chaosbattletime 3 месяца назад

    Eu suspeito que eu seja super dotado eu tive dentes com 4 meses E Eu aprendia coisas cedo demais pra minha idade alem disso com 4 anos eu falava tudo perfeitamente E Eu era muito curioso com as coisas Mais acho que Eu perdi essa capacidade e parece que Estou invertido... nao sou mais quem eu era.. parei de perguntar as coisas por achar "bobo demais" Nao falo mais perfeitamente como falava antes E sla..

    • @rachelbarbalho3263
      @rachelbarbalho3263 3 месяца назад

      Vc tem que fazer o teste neuropsicológico com neurologista, psicopedagogo (a) ou neuropsicologo (a). Não pode tirar suas próprias conclusões a respeito de um assunto tão importante sobre sua vida

  • @CamilaMoraesA
    @CamilaMoraesA Год назад

    Meninas, desde ontem estou me perguntando se teria alguma relação com a fibromialgia... Sabem dizer? 😅

    • @erykamarques8275
      @erykamarques8275 Год назад

      Neste link, o médico explica sobre a ligação da fibromialgia e superdotação. ruclips.net/video/PZmsVY66Xg8/видео.htmlfeature=shared

    • @erykamarques8275
      @erykamarques8275 Год назад

      ruclips.net/video/PZmsVY66Xg8/видео.htmlfeature=shared

    • @sarahmendespsicologia
      @sarahmendespsicologia 11 месяцев назад +1

      Há uma relação de autismo com fibromialgia, mas não sei sobre AH/SD

  • @edivanoliveirabarbosa7262
    @edivanoliveirabarbosa7262 2 года назад

    A bipolaridade é transtorno de humor. O humor do indivíduo varia de um momento pro outro, sem qualquer razão aparente. Parece cena de filme de terror e de suspense, quando o personagem fala de um jeito, e do nada fala de outro jeito, assustando a gente.

    • @sarahmendespsicologia
      @sarahmendespsicologia 11 месяцев назад +1

      Não é não. O humor varia de acordo com um ciclo, mas há o ciclotímico que tem uma ciclagem mais rápida, mas a alteração do humor é mais leve.

  • @edergiovanisavio9128
    @edergiovanisavio9128 Год назад

    Sugiro analisarem retardados para terem uma referência não tão distante.

  • @P.Sant520
    @P.Sant520 Год назад +2

    Aja paciência rs...fala logo,please😊

  • @P.Sant520
    @P.Sant520 Год назад +1

    Não gostei dela não,demora horrores pra chegar no cerne da questão.E não teve a gentileza de responder,nehuma dúvida aqui..Sinceramente,perdi o interrese
    ..fui..bjs galera!

  • @alexandrecgoes
    @alexandrecgoes 9 месяцев назад +2

    Aprendendo a falar a 8a língua, e fala "Todos e todas". 🙄

  • @claramilk
    @claramilk Год назад

    Esse todos e todas já faz eu desistir do vídeo