@@jaquelinecologni8082 Sim, hoje o caos que vivemos é o reflexo dos governos populistas anteriores. E diga-se de passagem foi justamente um cidadão do PSOL (ou filiado) que deixou tal tragédia ocorrer. Socialistas/populistas/comunistas não importam com ninguém. Só com o poder.
Ótimo vídeo....o mais recente que conta a história de um dos nossos acervos mais preciosos, e que hoje, infelizmente, viraram cinza. Luto pelo descaso da nossa cultura.
Parabéns Caio, pelo seu ótimo trabalho de divulgação científica! Seu canal no RUclips é muito bom! Por favor, continue sempre dando mais importância à QUALIDADE do conteúdo dos seus vídeos do que à QUANTIDADE deles.
Muito obrigado pela mensagem, Rene! Meu intuito é esse mesmo, ter um nível mínimo de qualidade (e que não seja tão baixo rs). Afinal, de vídeos sem conteúdo relevante o RUclips já tá cheio, né? :v Valeu, forte abraço!
André Leandro BRXTEC BRASIL PRESENTE. Fazemos monitoramento através de equipamentos de segurança eletrônica de sítios arqueológicos museus. Objetivo preservação do patrimônio histórico.
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte. Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
@@kaizennojujutsu6134 São antecedentes dos atuais indígenas que teria povoado a América do Norte, entrando pela beríngia, atual estreito de bering, que na era do gelo era uma ponte de terra.
Excelente vídeo prof Walter. Gostaria de saber se o povo te luzia tem algo a ver morfologicamente ou se tiveram trocas culturais com o povo da serra da Capivara? Obrigado
Como a cor da pele vai mudar de acordo com o clima em que se vive? Sendo assim o tempo que o povo dela( Luzia) ficou no polo norte ficou branco e depois escureceu quando migraram para o sul do continente?? Não vejo uma razão como isso pode acontecer!! As características das raças humanas não está só na cor da pele mas num conjunto de características... Sendo assim um indivíduo branco e seus descendentes escureceriam em um local muito quente e sabemos muito bem que isso não acontece...
A cor da pele é uma característica que muda sim exatamente como uma adaptação aos níveis de radiação solar UV. Ocorre por diversos motivos seja para diminuir a frequência do desenvolvimento de câncer de pele ou para regular a produção de vitamina D, entre outros. E esta adaptação ocorre de forma rápida, conforme o próprio Prof. explica no vídeo. Sendo que "rápida" é uma mudança que ocorre dentro alguns milênios ou dezenas deles. E outra coisa é que de acordo com a posição oficial da Ciência, não existem raças na espécie humana.
@@wilsonsil2605 Respondeu bem. Mas tenho uma dúvida. Não seria a palavra "etnia" um eufemismo para a palavra "raça"? Algo pra soar mais politicamente correto?
@@MrBlack-ci7rc Etnia é categoria que demarca prioritariamente os atributos culturais. Raça enquanto categoria biológica é superado mas enquanto classificação calcada na sociologia, tendo como demarcador o fenótipo, é válido.
@@socialistapatriota3444 Então se um negro passar a vida toda no Japao desde a infância ele será classificado como etnicamente asiático? Não vejo sentido nisso
Continuo achando que somos todos da ESPÉCIE humana, com raça diferentes. Assim como os cães. Se um dálmata for criado com pinschers, não podemos dizer que ele é etinicamente pinscher só por terem vivido no mesmo meio social. Se somos genericamente diferentes, pra quê negar isso? Pra quê negar isso inventando termos pra tapar o sol com a peneira? Ciencia e bioligia é só quando convém ideologicamente?
Em resumo, ela era uma versão genérica do Homo sapiens sapiens, ou simplesmente Humana Anatomicamente Moderna. A grande dúvida que tenho - o quê apontam as amostras de ADN do povo de Lagoa Santa ? Os de Lagoa Santa daquela época deixaram rastros genéticos nos grupos nativos mais recentes ? Tais exames podem referir mais detalhes gerais da população, como a predisposição ao tipo de cabelo, tom de pele, se tendiam a ser mais atarracados ou esbeltos...
As teorias do Walter Neves ja caíram por terra. Exames arqueogenéticos comprovaram que o povo de Lagoa Santa tem a mesma origem ameríndia do povo Clovis da América do Norte, portanto não houve essa migração mais antiga de outro povo que ele propôs. Procure sobre as pesquisas de Andre Strauss publicadas na Science.
a Luzia não era necessariamente negra. E concordo com o comentário de a cor da pele não muda automaticamente com o clima. Se fosse assim, os australianos e brasileiros de origem europeia já seriam morenos. E o que falar das pessoas brancas de olhos claros do Marrocos? Não teriam que ser morenos ou negros após estarem lá por milhares de anos? As diferenças entre as atuais etnias ( para não usar "raças") surgiram há centenas de milhares de anos. Bota aí umas 2 ou 3 era glaciais no meio.
A mutação genética da cor da pele ocorre aleatoriamente, como as demais mutações, e a mudança ao nível populacional ocorre pela seleção natural ( além da miscigenação ). A seleção natural atualmente é amenizada pelas condições de vida moderna. As pessoas sobrevivem em ambientes que a milênios seriam de difícil adaptação e que selecionavam as mutações mais adequadas, como pele mais escura em ambiente mais quente.
kkkkkk, o ignorante ignora a sua propria ignorancia.a evoluçao demora milhares de anos. voce pensa k luzia chegou no brasil e mudou logo kkkk.os brasileiros de origem europeia ja estao a milhares de anos, no brasil? outra coisa no marrocos nao tem pessoas brancas a milhares de anos la. aprenda uma coisa. pele branca e recente na historia da humanidade. a humanidade foi negra a maior parte da sua historia
A culpa dessa tragédia não só recai na incompetência dos políticos, presidentes anteriores, sistemas económicos socialistas, mas também em toda nossa história. Desde o Golpe da República em 1889, iniciaram-se através das décadas seguintes regimes oligárquicos que queriam controlar o estado e intervir tanto na economia quanto na sociedade, isso levou a partir dos anos 30, no começo da Era Vargas, mais intervenção do estado que além de Vargas querer modernizar o Rio de Janeiro, teve que demolir dezenas de igrejas históricas do Renascimento. O Brasil permanece com regimes de oligarquias escondidas que abusam do poder e não se importam pela sua responsabilidade e cultura. Leiam o livro: Por que o Brasil é um país atrasado? Onde conta todos os nossos problemas.
Eu tenho algumas dúvidas sobre essa migração. 1. Como um ser que habitava na África saberia desse estreito no norte? 2. Como um ser que habitava na África ou na Oceania teria condições de atravessar o Oceano em uma pequena embarcação sem velas ou motores? Eu não sou especialista em nenhuma dessas áreas, mas a conta não fecha com esses argumentos.
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte. Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
@@joseeduardodemelloferreira6230 Estudos mostram que diversas etnias ameríndias, notadamente as do grupo macro-gê, possuem morfologia que remetem aos traços australóides.
@@socialistapatriota3444 porque houve duas migrações. Uma dos autralomelanésios que vieram pelo estreito de Bering (não de canoa) e outra de asiáticos que também atravessaram Bering só que bem depois... e teve miscigenação entre as duas ondas migratórias em alguns pontos... e é por isto que Luzia apresenta traços autralomelanésios ao mesmo tempo em que tem alguma ligação com o sítio de Clóvis, mesmo não tendo semelhança física com eles. Muitos povos são quase totalmente parecidos com os asiáticos, mas outros apresentam traços aborígenes da Austrália... como o povo bororo, entre outros...
@@Donarfloydr Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte. Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
Improvável que auto-melanésios tenho entrado pelo estreito de Bering e tenham ido para em MG no Brasil, passando pelas densas florestas e pântanos da América Central, depois a floresta amazônica, depois o rio Amazonas, depois florestas... (não tem a menor condições)!
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis. Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
Uma tragédia anunciada o que aconteceu no museu, e pelo andar da carruagem, não será a última.
Muito obrigado pelo vídeo e pelo canal.
É realmente muito triste :/
Agora depois 14mil anos depois ela morreu nas cinzas no museu .
Ela ja ta morta faz anos estamos vivendo no caos e as pessoas preocupadas com um cranio e brincadeira
Jaqueline Cologni era mais antigo hoje virou crinzas .
@@jaquelinecologni8082 Pra quem não tem cérebro como vc é "só um crânio" msm.
@@jaquelinecologni8082 Sim, hoje o caos que vivemos é o reflexo dos governos populistas anteriores. E diga-se de passagem foi justamente um cidadão do PSOL (ou filiado) que deixou tal tragédia ocorrer. Socialistas/populistas/comunistas não importam com ninguém. Só com o poder.
@@KlebberEvaristo cara não sabia dessa
Grande Walter, grande Caio :)
Grande Devanil!
Parece que você adivinhou o que iria acontecer... :( Obrigado pelo vídeo.
É, foi uma infeliz coincidência...
Demorou pra cair minha ficha.
Ótimo vídeo....o mais recente que conta a história de um dos nossos acervos mais preciosos, e que hoje, infelizmente, viraram cinza. Luto pelo descaso da nossa cultura.
Foi uma infeliz coincidência. É uma pena o que aconteceu. Espero que tomemos atitudes pra não se repetir!
Parabéns Caio, pelo seu ótimo trabalho de divulgação científica! Seu canal no RUclips é muito bom! Por favor, continue sempre dando mais importância à QUALIDADE do conteúdo dos seus vídeos do que à QUANTIDADE deles.
Muito obrigado pela mensagem, Rene!
Meu intuito é esse mesmo, ter um nível mínimo de qualidade (e que não seja tão baixo rs). Afinal, de vídeos sem conteúdo relevante o RUclips já tá cheio, né? :v
Valeu, forte abraço!
Olá Caio, excelente vídeo. Poderia fazer um vídeo sobre a teoria da catástrofe de Toba? Informações são muito raras. Um tema fascinante.
Muito obrigado pelo seu trabalho, Caio! Um abraço!
André Leandro BRXTEC BRASIL PRESENTE. Fazemos monitoramento através de equipamentos de segurança eletrônica de sítios arqueológicos museus. Objetivo preservação do patrimônio histórico.
Show de bola, Caião!
Horas depois... o desastre no museu. Que tristeza, cara.
Realmente, uma ocorrência horrível. E que infeliz coincidência :(
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte.
Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
O que é povo Clóvis eles são indígenas ou negros?
@@kaizennojujutsu6134 São antecedentes dos atuais indígenas que teria povoado a América do Norte, entrando pela beríngia, atual estreito de bering, que na era do gelo era uma ponte de terra.
O profº Walter Neves precisa explicar as investigações do profº Strauss publicados na Science
Faz um teste de DNA aí vai saber a verdade no osso
Triste ver que esse video saiu poucas horas ANTES do incêndio que destruiu a Luzia.... #LutoPeloMuseuNacional
Excelente vídeo prof Walter.
Gostaria de saber se o povo te luzia tem algo a ver morfologicamente ou se tiveram trocas culturais com o povo da serra da Capivara?
Obrigado
Curriculum invejavel. Parabens professor pela excelente explanaçao.
A sobrevivente, incrível!!!
Como a cor da pele vai mudar de acordo com o clima em que se vive? Sendo assim o tempo que o povo dela( Luzia) ficou no polo norte ficou branco e depois escureceu quando migraram para o sul do continente?? Não vejo uma razão como isso pode acontecer!! As características das raças humanas não está só na cor da pele mas num conjunto de características... Sendo assim um indivíduo branco e seus descendentes escureceriam em um local muito quente e sabemos muito bem que isso não acontece...
A cor da pele é uma característica que muda sim exatamente como uma adaptação aos níveis de radiação solar UV. Ocorre por diversos motivos seja para diminuir a frequência do desenvolvimento de câncer de pele ou para regular a produção de vitamina D, entre outros.
E esta adaptação ocorre de forma rápida, conforme o próprio Prof. explica no vídeo. Sendo que "rápida" é uma mudança que ocorre dentro alguns milênios ou dezenas deles.
E outra coisa é que de acordo com a posição oficial da Ciência, não existem raças na espécie humana.
@@wilsonsil2605 Respondeu bem. Mas tenho uma dúvida.
Não seria a palavra "etnia" um eufemismo para a palavra "raça"? Algo pra soar mais politicamente correto?
@@MrBlack-ci7rc Etnia é categoria que demarca prioritariamente os atributos culturais. Raça enquanto categoria biológica é superado mas enquanto classificação calcada na sociologia, tendo como demarcador o fenótipo, é válido.
@@socialistapatriota3444 Então se um negro passar a vida toda no Japao desde a infância ele será classificado como etnicamente asiático?
Não vejo sentido nisso
Continuo achando que somos todos da ESPÉCIE humana, com raça diferentes. Assim como os cães.
Se um dálmata for criado com pinschers, não podemos dizer que ele é etinicamente pinscher só por terem vivido no mesmo meio social.
Se somos genericamente diferentes, pra quê negar isso? Pra quê negar isso inventando termos pra tapar o sol com a peneira?
Ciencia e bioligia é só quando convém ideologicamente?
Gosto muito do contúdo desse Canal. Havia me inscrito no What's de Python, gostaria de saber se continuam produzindo conteúdo relacionado ao Python?
Olá, legal saber que curte :-)
Por hora paramos com as aulas de Python, porque não estou com tempo pra elas :/
Em resumo, ela era uma versão genérica do Homo sapiens sapiens, ou simplesmente Humana Anatomicamente Moderna. A grande dúvida que tenho - o quê apontam as amostras de ADN do povo de Lagoa Santa ? Os de Lagoa Santa daquela época deixaram rastros genéticos nos grupos nativos mais recentes ? Tais exames podem referir mais detalhes gerais da população, como a predisposição ao tipo de cabelo, tom de pele, se tendiam a ser mais atarracados ou esbeltos...
As teorias do Walter Neves ja caíram por terra. Exames arqueogenéticos comprovaram que o povo de Lagoa Santa tem a mesma origem ameríndia do povo Clovis da América do Norte, portanto não houve essa migração mais antiga de outro povo que ele propôs.
Procure sobre as pesquisas de Andre Strauss publicadas na Science.
bacana
Vim pela professora Laís
Eu tenho vergonha de olhar o Prof. Walter Neves depois da canalhice que fizeram com o Museu Nacional. Simplesmente esse país não pode existir.
É realmente uma lástima :(
a Luzia não era necessariamente negra. E concordo com o comentário de a cor da pele não muda automaticamente com o clima. Se fosse assim, os australianos e brasileiros de origem europeia já seriam morenos. E o que falar das pessoas brancas de olhos claros do Marrocos? Não teriam que ser morenos ou negros após estarem lá por milhares de anos? As diferenças entre as atuais etnias ( para não usar "raças") surgiram há centenas de milhares de anos. Bota aí umas 2 ou 3 era glaciais no meio.
A mutação genética da cor da pele ocorre aleatoriamente, como as demais mutações, e a mudança ao nível populacional ocorre pela seleção natural ( além da miscigenação ). A seleção natural atualmente é amenizada pelas condições de vida moderna. As pessoas sobrevivem em ambientes que a milênios seriam de difícil adaptação e que selecionavam as mutações mais adequadas, como pele mais escura em ambiente mais quente.
kkkkkk, o ignorante ignora a sua propria ignorancia.a evoluçao demora milhares de anos. voce pensa k luzia chegou no brasil e mudou logo kkkk.os brasileiros de origem europeia ja estao a milhares de anos, no brasil? outra coisa no marrocos nao tem pessoas brancas a milhares de anos la. aprenda uma coisa. pele branca e recente na historia da humanidade. a humanidade foi negra a maior parte da sua historia
A culpa dessa tragédia não só recai na incompetência dos políticos, presidentes anteriores, sistemas económicos socialistas, mas também em toda nossa história. Desde o Golpe da República em 1889, iniciaram-se através das décadas seguintes regimes oligárquicos que queriam controlar o estado e intervir tanto na economia quanto na sociedade, isso levou a partir dos anos 30, no começo da Era Vargas, mais intervenção do estado que além de Vargas querer modernizar o Rio de Janeiro, teve que demolir dezenas de igrejas históricas do Renascimento. O Brasil permanece com regimes de oligarquias escondidas que abusam do poder e não se importam pela sua responsabilidade e cultura. Leiam o livro: Por que o Brasil é um país atrasado? Onde conta todos os nossos problemas.
Eu tenho algumas dúvidas sobre essa migração.
1. Como um ser que habitava na África saberia desse estreito no norte?
2. Como um ser que habitava na África ou na Oceania teria condições de atravessar o Oceano em uma pequena embarcação sem velas ou motores?
Eu não sou especialista em nenhuma dessas áreas, mas a conta não fecha com esses argumentos.
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte.
Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
kkkkkkk. a ignorancia e incrivel
mas é correto dizer que Luzia tinha ''traços negroides''? na internet diz em varios lugares isso
Estudos já mostraram que ela era indígena como os da cultura Clóvis,vindos da Sibéria que deram origem aos indígenas norteamericanos.
@@joseeduardodemelloferreira6230 Estudos mostram que diversas etnias ameríndias, notadamente as do grupo macro-gê, possuem morfologia que remetem aos traços australóides.
@@socialistapatriota3444 porque houve duas migrações. Uma dos autralomelanésios que vieram pelo estreito de Bering (não de canoa) e outra de asiáticos que também atravessaram Bering só que bem depois... e teve miscigenação entre as duas ondas migratórias em alguns pontos... e é por isto que Luzia apresenta traços autralomelanésios ao mesmo tempo em que tem alguma ligação com o sítio de Clóvis, mesmo não tendo semelhança física com eles. Muitos povos são quase totalmente parecidos com os asiáticos, mas outros apresentam traços aborígenes da Austrália... como o povo bororo, entre outros...
@@Donarfloydr Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis da América do Norte.
Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
@@fredericoweil884 então existiram duas ondas e foram todas as duas asiáticas... pelo que parece...
E se perdeu o crânio no incêndio de hoje ;-;
:(
👏👏👏👏👏👏
e onde está o crânio da Luzia agora?
E lá se foi ela !
É. Triste :(
Improvável que auto-melanésios tenho entrado pelo estreito de Bering e tenham ido para em MG no Brasil, passando pelas densas florestas e pântanos da América Central, depois a floresta amazônica, depois o rio Amazonas, depois florestas... (não tem a menor condições)!
Ué, se os povos mongolóides fizeram por que os anteriores não teriam feito ?
Isso já foi desmentido pelas pesquisas genéticas, que mostraram ser o povo de Lagoa Santa de origem ameríndia da cultura Clovis.
Só pesquisar pelo trabalho publicado pelo cientista Andre Strauss.
Ah
Tinha q ser da USP
Adeus Luzia!
:(
meu nome e luzia ;-;
Ótimo vídeo pena que luzia virou cinzas devido o incêndio do museu
Na verdade, o crânio estava em uma caixa de metal e resistiu ao fogo.
Adeus Luiza...
Não é essa morfologia. Vai no DNA
macaco aranha