Muito informativo! Vale acrescentar q Homo sapiens não evoluiu de apenas uma espécie ancestral, mas sim, de várias! Contribuições ao pool genético dos humanos modernos vieram de vários pré-humanos já extintos, tanto na Africa, como também na Asia e Europa. Nossa evolução é um fascinante mosaico!
Comprei o livro “Assim caminhou a humanidade “, o livro é fantástico e eu recomendo, tem gente que gosta de ler a gibiblia, mas para quem gosta de boa leitura , eu recomendo !
Muito bom! Pessoal, posso fazer uma sugestão? Diminui um pouquinho o volume da música, ela atrapalha um pouco na concentração. O resto está perfeito! =D
Muito bom vídeo. O canal está de parabéns. Seria bacana ver mais vídeos abordando evolução. E esse professor foi um convidado e tanto! Espero ver ele de novo por aqui.
Só uma dica q poderia deixar o vídeo mais dinâmico: poderiam ter sido usadas imagens quando ele estava falando dos crânios e espécimes que não estavam ali. Boas imagens deixam o vídeo bem mais palatável
Galera do Dispersciência! Vídeo sensacional!!! Só um toque: achei que a música de fundo estava um pouco alta e incomodou um pouco ao assistir o vídeo! No mais estava show, parabéns, continuem com boas produções!
É muito bom colocar uma dinâmica nos vídeos mas na hora da música e os memes atrapalham um pouco, são divertidos, porém o problemas está no volume. Like!
kkkkk sim, o pirula falou algo parecido, que na vdd não dá pra saber pq quanto mais próximo vai chegando menos diferenciação tem, é como se fosse na família nossa vc pegar uma foto antiga. Se ninguém te disser quem é quem vc não sabe kkkk mas fala a vdd, é legal essa ideia de elo perdido kkkkk
Dispersciência opa, gostei muito do canal de vcs. O Brasil precisa que o conhecimento científico seja mais divulgado, pq tem um pessoal aí que acha que a terra é plana, logo vão querer voltar na idade média também kkk abraços
Ótimo vídeo. Continuem trazendo assuntos do momento na ciência, isso é excelente para a divulgação científica. Como uma crítica construtiva: tentem melhorar na dinamicidade das entrevistas. Talvez por não terem xp diante das câmeras, ou por personalidade própria, vcs acabam sendo muito travados nesse aspecto. Não compromete em nada a qualidade do assunto tratado pelos pesquisadores, mas deixa uma impressão de que poderia ser muito melhor aproveitado. Quem sabe uma abordagem mais parecida com talk shows?
Ótimo vídeo, parabéns aos idealizadores do canal! O professor Walter Neves é fantástico! Aliás, qual matéria relacionada à evolução vocês recomendariam como optativa livre? Sou da geografia.
+gilson miranda Além da matéria do próprio Walter, alguns de nós fizemos a matéria pre-historia da Europa no MAE, primeiro semestre, com a professora Ximena
Que vídeo show. Esse é exemplar que foi descoberto poderia ser considerado como uma nova espécie? Ou apenas como uma forma diferente de H. heidelbergensis?
Eu tenho uma dúvida, não seria imprudente afirmar que o Homo sapiens descende do Homo heidelbergenses , slá, não seria mais prudente afirmar que aquele seria um espécie modelo para um ancestral pelo fato de ter características transicionais??? Eu sou meio leigo ,ajuda aí 😅
Inclusive tem um canal na tv aberta que faz novelas de época que caberia perfeito um enredo destes. Hehehe, apenas cuidado pois nunca sabemos quando pode aparecer a inquisição espanhola. Sucesso!
kkkkk,Vc tá certo o universo ter 6mil anos ,Nossa galáxia tem 5 mil ,o sistema solar tem 4,5mil,planeta terra tem quantos então 4 mil kkkkk . os osso datados por cerca de 7milhões de anos devem ser de outro universo .Tá i,vc resolveu toda questão da teoria das cordas na questão do multiverso.Gênio Obrigado pela sua informação foi de grande favor científico a toda humanidade "Que DEUS multiplique esta sua inteligência x1000" com os votos de um Evolucionista .
Será que teria alguém que pudesse informar -me se é verdade que a nossa espécie continua evoluindo e que essa evolução dar-se de dentro pra fora ''genético'' e não apenas de forma darwinista?
Eu não entendi bem o centro da sua pergunta...mas sim,todas as espécies estão em constante mudança porém isso ocorre extremamente lento,ainda mais nem nossa espécie !! Nossa espécie já não sobre mais tanta pressão seletiva como antes do desenvolvimento da medicina! ☺
Olá! Muito bom o vídeo! Agora, uma dúvida: existe uma explicação para o porquê da evolução da face não se encaixar ao neurocranio até se encaixar, no homo sapiens? ;)
Valeu, Zé! Nossas musculaturas da face associadas à mastigação carnívora foram diminuindo, com o passar dessas linhagens todas. Acredito que esse encaixe pode ter sido consequência disso. Abraço!
Uma coisa interessante é que essa configuração da face encaixada sob o neurocrânio é muito comum em filhotes de primatas, incluindo os símios (pesquisa imagens de crânios de filhotes de chimpanzé, orangotango e gorila). Então, de certa forma, as espécies humanas primitivas já tinham essa característica, a evolução só a fez permanecer nos indivíduos adultos.
Para os religiosos o homem mais antigo do mundo tem 6.500.anos e veio do barro. E a prova deles está no livro de Pinoquio capítulo 12 versículo 08 e aí de você se questionar, embora eles não possam mais queimar em praça publica gente que pensa a vontade deles permanece a mesma.
Tú quer ficar famoso é só descobrir um hominídeo, um exoplaneta, um meteoro em rota de colisão com a terra ou uma poça d'água em Marte. Pronto, tú tá na revista Nature.
Em minha humilde opinião o primeiro Homo sapiens nunca existiu, assim como nunca existiu o primeiro pardal, o primeiro pastor alemão, a vida é um continuum que nunca foi quebrado a sequência. Não faz sentido falar em "primeiros".
Se a vida se originou apenas uma vez e dela todos os seres vivos existentes evoluíram, lógico que nunca ouve o primeiro ser de nenhuma espécie. Os seres foram se modificando ao longo de milhões de anos, pequenas mudanças aqui e ali foram se acumulando e foram mantidas seguindo as leis da seleção natural. É como se pegássemos uma foto de vc hoje e de vc bebê e de perguntar em que momento da sua vida vc passou a ser maior de idade. A maioridade é uma invenção, assim como o primeiro ser de cada espécie é uma invenção. Jamais existiu,
Mas é a especiação? Pq partindo da sua lógica ,o processo de especiação não existiria ou não é considerado. Ora,claro que há um enorme degradê em tons de cinza entre ,por exemplo,os heidelbergenses e os sapiens e aquele exemplar em Marrocos é um espécime que representa um estágio entre esses tons de cinza. A vida sim está em constante mudança,e ao passar do tempo elas ficam mais aparentes, diferenciando assim o primitivo do derivado, com isso,dizer que "nunca ouve o primeiro humano", partindo do princípio evolutivo, seria o mesmo que dizer que todos somos bactérias primitivas anaeróbicas ! Uma coisa é dizer que é extremamente difícil apontar qual o grau de "humanidade" de indivíduos tradicionais entre uma espécie e outra , principalmente os meios termos nos tons de cinza,outra coisa é dizer que nunca existiu um indivíduo tal que obedece os padrões de um espécime modelo(sendo bem rude na expressão)! Eu entendo a sua premissa,eu acho...mas na minha grande leiguice eu acho que você não tem razão
Renan A. Talvez eu tenha me expressado mal, mas o que eu quiser dizer com "nunca ouve o primeiro humano", foi que como os seres vivos, não só os humanos, são seres que evoluíram a partir de formas mais simples, não faz sentido dizer que o Homo sapiens surgiu pronto na sua forma atual, obviamente que herdamos características de outros homininions que antecederam o sapiens, não houve um momento em que o homem deixou de ser erectus, por exemplo, e passou a ser sapiens, as mudanças foram se dando tão gradativamente que é impossível saber quando se deu essa mudança. Tem um capítulo do livro do Richard Dawkins que ele discute isso, o capítulo se chama "quem foi o primeiro ser humano" alguma coisa desse tipo, está no livro "o maior espetáculo da terra" tem ele em pdf.
@@Alwaysdoubt100 Sim sim, é difícil fazer essa diferenciação já que só há tons de cinza,mas isso não quer dizer que é impossível,nos podemos fazer separações dentro desses tons de cinza seguindo um padrão! Como por exemplo no vídeo, é exemplificado as diferenças entre dois hominídeos,um mais antigo e outro mais recente,entre eles há um enorme degradê e eles também fazem parte de um degradê ainda maior! Podemos separar duas extremamente desta "linha evolutiva" baseados nos padrões estabelecidos através do espécime modelo! Ora,a linhagem gerada a partir do heidelbergenses foi se diversificando gradualmente e se separando do padrão heidelbergenses, gerando assim um novo padrão um padrão novo! Isso é o processo de especiação agindo. Eu entendo o seu pensamento como algo razoável,mas pelo oque eu entendi,bocê praticamente disse que não podemos estabelecer padrões pra entender melhor a evolução biológica,ou seja,nada de cladistica nada de taxonomia! A minha visão é a seguinte: A vida muda gradualmente ao longo de várias gerações, olhando um curto espaço de tempo praticamente você não vê diferença entre a ponta primitiva e a ponta derivada da linhagem retratada, assim fica impossível estabelecer um padrão que separe as duas pontas em espécies diferentes.Mas se julgarmos um grande período de tempo (como é o caso do exemplo do vídeo) você poderá notar uma seria diferença entre a ponta primitiva e a ponta derivada,assim é possível estabelecer padrões que separam a espécie ancestral da espécie recente,tendo em conta os indivíduos tradicionais entre as suas pontas (que tbm está no vídeo).
Os designers em desenhos são verdadeiros artistas. Os caras descobrem um dente fossilizado de javali e os profissionais já desenham o humanoide dono do dente.
Fiz esse semestre um trabalho na escola sobre evolução e lembro o nome do Walter Neves em várias linhas! * *_* *
Que incrível!
Já viu nosso vídeo com a Sonia Lopes? Com certeza você estudou com algum livro dela :)
Excelente vídeo, nunca espero menos do dispersciência, sucesso galera!
Valeeeu, Ricardo :)
abraço!
Muito informativo! Vale acrescentar q Homo sapiens não evoluiu de apenas uma espécie ancestral, mas sim, de várias! Contribuições ao pool genético dos humanos modernos
vieram de vários pré-humanos já extintos, tanto na Africa, como também na Asia e Europa. Nossa evolução é um fascinante mosaico!
Parabéns
Professor Walter Neves ....muito didático
Aos poucos vamos descobrindo nossa evolução. Fantástico! !!
Pois é! Aos passos da delicadeza que é a coleta paleontológica
Excelente vídeo... Nota 1000...
Comprei o livro “Assim caminhou a humanidade “, o livro é fantástico e eu recomendo, tem gente que gosta de ler a gibiblia, mas para quem gosta de boa leitura , eu recomendo !
Fator Melquisedeque
Obrigado pelo trabalho qualificado pessoal! Forte abraço.
Obrigado pelas palavras sempre bem vindas!! Abraçao
Muito bom!
Pessoal, posso fazer uma sugestão? Diminui um pouquinho o volume da música, ela atrapalha um pouco na concentração. O resto está perfeito! =D
Valeu, Rodolfo!! A música veio de sugestões como a sua, e ainda é nova e estamos adaptando. Valeu pelo feedback!!
Excelente canal. Top para a galera da Ciência!
Muito esclarecedor, cara! Parabens ao Dispersciência e ao professor! Abraços daqui da UFG ;)
Valeu, Thiago!! Disperse com mais um amigo e nos ajude a crescer :)
Abraço!!
muito bom, obrigada por compartilharem essa verdadeira aula conosco!
Esse tema dos seres humanos antigos é muito interessante!
Muito bom vídeo. O canal está de parabéns.
Seria bacana ver mais vídeos abordando evolução. E esse professor foi um convidado e tanto! Espero ver ele de novo por aqui.
Logo menos ele vai publicar um estudo que revolucionará nossa concepção de evolução humana, segundo ele, e com certeza falará sobre no nosso canal :)
Só uma dica q poderia deixar o vídeo mais dinâmico: poderiam ter sido usadas imagens quando ele estava falando dos crânios e espécimes que não estavam ali. Boas imagens deixam o vídeo bem mais palatável
Pessoal, muito bom o vídeo. Só abaixem a música durante entrevistas como essa, pois ela distrai muito os espectadores.
Valeu pelo feedback!! Já melhoramos para os próximos
Eu já vi vídeos desse cara!
O cara é um gênio!😃
Galera do Dispersciência! Vídeo sensacional!!! Só um toque: achei que a música de fundo estava um pouco alta e incomodou um pouco ao assistir o vídeo! No mais estava show, parabéns, continuem com boas produções!
No próximo a música já estará melhor! Valeeeu
É muito bom colocar uma dinâmica nos vídeos mas na hora da música e os memes atrapalham um pouco, são divertidos, porém o problemas está no volume. Like!
Muito bom o vídeo! (Eu só tiraria a música de fundo).
Valeu pelo feedback, Daniel!! A música veio de sugestões como a sua, levaremos em consideração :)
Explicação excelente.
Raridade nos grandes pesquisadores toda essa preocupação em divulgar bem
Muito bem explicado. Gostei. 👍🏻
Ele é bem didático, ne?
Excelente e muito esclarecedor. A partir de agora, novo inscrito e seguidor.
Valeeeu, Juliano :). Disperse para mais um amigo e nos ajude a crescer!
abraço
Excelente explicação, bastante didática! o/
Demais, né? O Walter é um pesquisador raro
botão de compartilhar chega a tremer!! parabéns
Disperse a ciência com a gente =D
Excelente! Achei que a música de fundo atrapalha um pouco o áudio das vozes
Valeu pelo feedback, Bruno!! Melhoraremos para o próximo
O vídeo tá legal....Só precisa tirar essa musical instrumental de fundo...distrai muito
Valeu, Janaina! Confira os vídeos seguintes, estão bem melhores nesse aspecto :)
Dispersciência já assisti quase todos os vídeos ....Parabéns a vcs
muito bom o vídeo, acho que achamos o elo perdido kkkk parabéns pelo vídeo
E se dessem conta que todas as espécies são um elo perdido encontrado??
Valeu, will! Sempre presente hahahah
kkkkk sim, o pirula falou algo parecido, que na vdd não dá pra saber pq quanto mais próximo vai chegando menos diferenciação tem, é como se fosse na família nossa vc pegar uma foto antiga. Se ninguém te disser quem é quem vc não sabe kkkk mas fala a vdd, é legal essa ideia de elo perdido kkkkk
Dispersciência opa, gostei muito do canal de vcs. O Brasil precisa que o conhecimento científico seja mais divulgado, pq tem um pessoal aí que acha que a terra é plana, logo vão querer voltar na idade média também kkk abraços
Se fosse esférica não chamaria planeta heh
Ótimo vídeo. Continuem trazendo assuntos do momento na ciência, isso é excelente para a divulgação científica. Como uma crítica construtiva: tentem melhorar na dinamicidade das entrevistas. Talvez por não terem xp diante das câmeras, ou por personalidade própria, vcs acabam sendo muito travados nesse aspecto. Não compromete em nada a qualidade do assunto tratado pelos pesquisadores, mas deixa uma impressão de que poderia ser muito melhor aproveitado. Quem sabe uma abordagem mais parecida com talk shows?
Valeu pelo feedback, Tiago!! Nossa experiência era zero antes do canal, e estamos aprendendo pelos comentários como o seu :)
Ótimo vídeo, parabéns aos idealizadores do canal! O professor Walter Neves é fantástico!
Aliás, qual matéria relacionada à evolução vocês recomendariam como optativa livre? Sou da geografia.
Valeu, Gilson!! O Walter dá uma matéria que muita gente de fora da bio faz. Chama "BIO0438 - Evolução Humana: Aspectos Bioculturais"
+gilson miranda Além da matéria do próprio Walter, alguns de nós fizemos a matéria pre-historia da Europa no MAE, primeiro semestre, com a professora Ximena
Dispersciência obrigado pelas dicas e continuem com o bom trabalho! :)
Caso vocês não conheçam:
www.cataventocultural.org.br/
Sensacional o assunto, mas a música tira a atenção sobre o que é dito. Atrapalha um pouco.
Agradecemos o feedback Daniel! Levaremos em conta nos próximos vídeos
Que vídeo show. Esse é exemplar que foi descoberto poderia ser considerado como uma nova espécie? Ou apenas como uma forma diferente de H. heidelbergensis?
Sim, poderia!! Uma espécie Homo diferente de sapiens E diferente de heidelbergensis. Uma espécie na transição entre essas duas outras
Quase não se ouve !
Eu tenho uma dúvida, não seria imprudente afirmar que o Homo sapiens descende do Homo heidelbergenses , slá, não seria mais prudente afirmar que aquele seria um espécie modelo para um ancestral pelo fato de ter características transicionais???
Eu sou meio leigo ,ajuda aí 😅
Fascinante sem dúvidas, entretanto, como pode tudo isso ter ocorrido se o universo tem aproximadamente 6 mil anos?
Hahahahaha pois é! Temos um bom enredo pra um romance
Inclusive tem um canal na tv aberta que faz novelas de época que caberia perfeito um enredo destes. Hehehe, apenas cuidado pois nunca sabemos quando pode aparecer a inquisição espanhola. Sucesso!
kkkkk,Vc tá certo o universo ter 6mil anos ,Nossa galáxia tem 5 mil ,o sistema solar tem 4,5mil,planeta terra tem quantos então 4 mil kkkkk . os osso datados por cerca de 7milhões de anos devem ser de outro universo .Tá i,vc resolveu toda questão da teoria das cordas na questão do multiverso.Gênio Obrigado pela sua informação foi de grande favor científico a toda humanidade "Que DEUS multiplique esta sua inteligência x1000" com os votos de um Evolucionista .
mt bom
Valeu, Leo! Abraço
Será que teria alguém que pudesse informar -me se é verdade que a nossa espécie continua
evoluindo e que essa evolução dar-se de dentro pra fora ''genético'' e não apenas de forma darwinista?
Eu não entendi bem o centro da sua pergunta...mas sim,todas as espécies estão em constante mudança porém isso ocorre extremamente lento,ainda mais nem nossa espécie !!
Nossa espécie já não sobre mais tanta pressão seletiva como antes do desenvolvimento da medicina! ☺
@@renana.3147 ruclips.net/video/lbF2WmzxJq4/видео.html
Não existe evolução
Olá! Muito bom o vídeo! Agora, uma dúvida: existe uma explicação para o porquê da evolução da face não se encaixar ao neurocranio até se encaixar, no homo sapiens? ;)
Valeu, Zé! Nossas musculaturas da face associadas à mastigação carnívora foram diminuindo, com o passar dessas linhagens todas. Acredito que esse encaixe pode ter sido consequência disso.
Abraço!
Uma coisa interessante é que essa configuração da face encaixada sob o neurocrânio é muito comum em filhotes de primatas, incluindo os símios (pesquisa imagens de crânios de filhotes de chimpanzé, orangotango e gorila). Então, de certa forma, as espécies humanas primitivas já tinham essa característica, a evolução só a fez permanecer nos indivíduos adultos.
Aos 13:33 minutos: creio que o correto é crânio GLOBOSO e não GLOBULOSO.
São sinônimos. O vocábulo globuloso também existe.
Para os religiosos o homem mais antigo do mundo tem 6.500.anos e veio do barro. E a prova deles está no livro de Pinoquio capítulo 12 versículo 08 e aí de você se questionar, embora eles não possam mais queimar em praça publica gente que pensa a vontade deles permanece a mesma.
Lenda Negra
Tú quer ficar famoso é só descobrir um hominídeo, um exoplaneta, um meteoro em rota de colisão com a terra ou uma poça d'água em Marte. Pronto, tú tá na revista Nature.
vídeo bom, mas essa música.....
Valeu pelo feedback, Marcos :)
Disperciência #18 +
( ͡° ͜ʖ ͡°)
+Lackage (booty face) hahaha
Em minha humilde opinião o primeiro Homo sapiens nunca existiu, assim como nunca existiu o primeiro pardal, o primeiro pastor alemão, a vida é um continuum que nunca foi quebrado a sequência. Não faz sentido falar em "primeiros".
É... eu meio que concordo com isso, é melhor desconsiderar essa disputa dualista hehehe
Se a vida se originou apenas uma vez e dela todos os seres vivos existentes evoluíram, lógico que nunca ouve o primeiro ser de nenhuma espécie. Os seres foram se modificando ao longo de milhões de anos, pequenas mudanças aqui e ali foram se acumulando e foram mantidas seguindo as leis da seleção natural. É como se pegássemos uma foto de vc hoje e de vc bebê e de perguntar em que momento da sua vida vc passou a ser maior de idade. A maioridade é uma invenção, assim como o primeiro ser de cada espécie é uma invenção. Jamais existiu,
Mas é a especiação?
Pq partindo da sua lógica ,o processo de especiação não existiria ou não é considerado.
Ora,claro que há um enorme degradê em tons de cinza entre ,por exemplo,os heidelbergenses e os sapiens e aquele exemplar em Marrocos é um espécime que representa um estágio entre esses tons de cinza.
A vida sim está em constante mudança,e ao passar do tempo elas ficam mais aparentes, diferenciando assim o primitivo do derivado, com isso,dizer que "nunca ouve o primeiro humano", partindo do princípio evolutivo, seria o mesmo que dizer que todos somos bactérias primitivas anaeróbicas !
Uma coisa é dizer que é extremamente difícil apontar qual o grau de "humanidade" de indivíduos tradicionais entre uma espécie e outra , principalmente os meios termos nos tons de cinza,outra coisa é dizer que nunca existiu um indivíduo tal que obedece os padrões de um espécime modelo(sendo bem rude na expressão)! Eu entendo a sua premissa,eu acho...mas na minha grande leiguice eu acho que você não tem razão
Renan A. Talvez eu tenha me expressado mal, mas o que eu quiser dizer com "nunca ouve o primeiro humano", foi que como os seres vivos, não só os humanos, são seres que evoluíram a partir de formas mais simples, não faz sentido dizer que o Homo sapiens surgiu pronto na sua forma atual, obviamente que herdamos características de outros homininions que antecederam o sapiens, não houve um momento em que o homem deixou de ser erectus, por exemplo, e passou a ser sapiens, as mudanças foram se dando tão gradativamente que é impossível saber quando se deu essa mudança. Tem um capítulo do livro do Richard Dawkins que ele discute isso, o capítulo se chama "quem foi o primeiro ser humano" alguma coisa desse tipo, está no livro "o maior espetáculo da terra" tem ele em pdf.
@@Alwaysdoubt100
Sim sim, é difícil fazer essa diferenciação já que só há tons de cinza,mas isso não quer dizer que é impossível,nos podemos fazer separações dentro desses tons de cinza seguindo um padrão!
Como por exemplo no vídeo, é exemplificado as diferenças entre dois hominídeos,um mais antigo e outro mais recente,entre eles há um enorme degradê e eles também fazem parte de um degradê ainda maior!
Podemos separar duas extremamente desta "linha evolutiva" baseados nos padrões estabelecidos através do espécime modelo!
Ora,a linhagem gerada a partir do heidelbergenses foi se diversificando gradualmente e se separando do padrão heidelbergenses, gerando assim um novo padrão um padrão novo! Isso é o processo de especiação agindo.
Eu entendo o seu pensamento como algo razoável,mas pelo oque eu entendi,bocê praticamente disse que não podemos estabelecer padrões pra entender melhor a evolução biológica,ou seja,nada de cladistica nada de taxonomia!
A minha visão é a seguinte: A vida muda gradualmente ao longo de várias gerações, olhando um curto espaço de tempo praticamente você não vê diferença entre a ponta primitiva e a ponta derivada da linhagem retratada, assim fica impossível estabelecer um padrão que separe as duas pontas em espécies diferentes.Mas se julgarmos um grande período de tempo (como é o caso do exemplo do vídeo) você poderá notar uma seria diferença entre a ponta primitiva e a ponta derivada,assim é possível estabelecer padrões que separam a espécie ancestral da espécie recente,tendo em conta os indivíduos tradicionais entre as suas pontas (que tbm está no vídeo).
Os designers em desenhos são verdadeiros artistas. Os caras descobrem um dente fossilizado de javali e os profissionais já desenham o humanoide dono do dente.
Essa música? Que mierda heim?