Walter Neves comenta as últimas descobertas sobre a saga da evolução humana
HTML-код
- Опубликовано: 25 ноя 2024
- Neste episódio de CONEXÃO SIDERAL, conversamos com o antropólogo evolutivo Walter Neves, pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Na entrevista, abordamos a descoberta recente de fósseis de ancestrais do Homo sapiens com 300 mil anos em Marrocos, o atual estado do entendimento da evolução da linhagem humana e o fato de que, na maior parte dessa história, até uns 30 mil anos atrás, múltiplas espécies humanas compartilharam o planeta.
- Наука
Boa noite! É gratificante assistir as palestras do Professor Walter Neves. Parabéns Professor!
Salvador, que delicia de entrevista! A evolução da nossa espécie explica muita coisa!
Professor Walter, sempre surpreendente...
"Melhor que ter boas respostas, é não perder a capacidade de fazer boas perguntas" É essa aversão a dogmas que me encanta na Ciência.
É. Resposta épica do Walter Neves! :-)
Acho que esta foi a melhor entrevista do canal! Não só pelo tema, mas pela profunda sabedoria do prof. Walter! Uma aula de saber científico!
Concordo!
muito bom gostei espero que isso chegue na maioria das pessoas.
Excelente entrevista; o tema é apaixonante e inesgotável!
Belíssima entrevista, seria muito bacana ter um combo com essa temática e uma entrevista com a professora Niede Guidon.
... MUITO BOA a entrevista com o antropólogo Walter Neves!!!!
O conhecimento do Walter Neves é sensacional, ótima entrevista.
Adorei a ENTREVISTA.
Parabéns! Entrevista espetacular! Curso o terceiro período de Biologia e este tema caiu como uma luva para nossas disciplinas. ..vou recomendar e compartilhar!
Poxa, legal! Fico feliz! :-)
Excelente entrevista!
Primeiro vídeo que vi no canal e desde já me inscrevi, de início começou a entrevista dando uma aula, parabéns pela entrevista com esse monstro sagrado Walter Neves.
Grande Salvador, parabéns pelo trabalho, ótimo como sempre.
Parabéns pela entrevista!
Esclarecendo que temos muito a esclarecer ainda!!
É Salvador! Esse canal é muito bom cara! Você sabe escolher um assunto interessante e claro, as pessoas certas para falar deles! Parabéns!!!!
Muito bom.
professor Walter neves você é o ara pretendo comprar e le seus livros.
To batendo palma em pé aqui, parabéns, ótimo vídeo!!!
Ótima entrevista. Parabéns Salvador!
Muito bom parabend pela entrevista valeu !!!!!!
é isso ai professor melhor é ficar com as peguntas mais difíceis do que as respostas mais fáceis
Ótima entrevista, adoro muito esse tema.
O homem não veio do macaco, não houve uma transição de espécies, e sim cada uma possui sua árvore genealógica de um ancestral. Professor foi muito bom ao explicar isso.
Muito boa entrevista, parabéns. Deu pra ver que o Walter estava muito afim de dar suas explicações.
Te indico o livro O gene, uma história íntima do Siddhartha Mukherjee
Uma entrevista mais foda que a outra, parabéns
Excelente entrevista! Parabéns! O canal é ótimo!
O professor Walter é tão claro que até q n compreendo nada do assunto consigo entender o que ele está explicando.
Muito boa a entrevista...o homem nos últimos 30.000 anos se evoluiu muito, porque demoraria tão pouco tempo para chegar no que é hoje, alias 30.000 anos em idade geológica é praticamente ontem, essa evolução acelerou porque não teria sido em outras eras ex a 100.000...seria possível os homo erectus mais antigos ter interagido com macacos em alguma parte da historia, ou tipo assim se relacionados sexualmente, tendo assim uma sobreposição...trocando genes
Cara, seus vídeos são muito legais e interessantes. Parabéns!
Parece que os humanos são muito mais antigos do que se pensava. Uma reviravolta rsss
Siderais que imitam o Salvador na "classificação indicativa" me add 😆😆😆.
Deixando a zoeira de lado, muito obrigado e parabéns pelo conteúdo maravilhoso do canal.
Excelente ótimo vídeo!!
otima entrevista
Salvador, segundo o antropólogo, Walter Neves, o aumento significativo do tamanho do cérebro foi em decorrência de vivermos em grupos, para soluções de problemas sociais. Se, outras linhagens, também, viviam em pequenos grupos, por que não tiveram esse aumento significativo cerebral?
Carne assada heheheh. Mas sem zueira, com a ajuda do fogo, eles podiam esquentar a carne e isso fez que tivéssemos uma melhor obtenção das proteínas da carne, e isso ajudou bastante para o aumento do cérebro.
( acho q é isso msm )
Igor Thalles, essa questão da carne, acho, particularmente, simplória. segundo o antropólogo, o aumento de nosso cérebro foi decorrência de começarmos a viver em pequenos grupos ou, talvez, a evolução capacitou-nos com esse viés, para forçar nossa adaptabilidade ao meio. As questões sociais foram preponderantes neste quesito. Acho que, quanto mais problemas você tem, mas você pensa e consegue arranjar soluções. Ao fazer isso, rotineiramente, o aumento do cérebro é gradativo e sequencial.
Eu não vi o vídeo ainda, mas eu também arrisco que, por sermos uma espécie fraca, tivemos esses problemas que você falou, e tínhamos que arranjar as soluções.
Concordo, Igor!
+Kennedy Litaiff O lance da carne é verdadeiro. Mas tem outros aspectos. Nem toda pressão seletiva social levará a aumento da inteligência. Agora, imagine você que algo como o uso do fogo por humanos, com melhor aproveitamento alimentar, levou a um crescimento inicial do cérebro. Um efeito colateral foi o aumento da COMPLEXIDADE nas relações sociais entre humanos primitivos. Esse aumento da complexidade, por sua vez, gerou pressão de seleção adicional para o aumento da inteligência em escala exponencial. Parece haver um threshold, uma condição-limite nas relações sociais para impulsionar isso até chegar a nós.
Oh meninos!
Mistura bem parecida com a que acontece hoje...e sempre.
O problema da religião é que os falsos profetas sempre teve lado a lado para poder tirar proveito e roubar é igual aos políticos ladrões tem que ser afastado mas rápido possível, agora isso ´e uma tarefa difícil.
Entre a razão científica e a violência religiosa eu fico com a tabela periódica ao invés do livro de Pinoquio capítulo 12 versículo 07
Bom de mais esse começo kkkkk
Desculpa fugir ao tema, mas tenho uma dúvida com relação ao afastamento entre a Terra e a Lua (1cm por ano), o que ele causa? Aumenta ou diminuiu a velocidade de rotação da Terra?? Obrigado.
Diminui. A Terra está girando cada vez mais devagar. Mas a mudança é muuuuuito lenta.
Dei uma olhada, cerca de 1 segundo ao ano. Imperceptível mesmo. Muito obrigado Mensageiro.
Devido a fricção de mares a Terra esta desacelerando a rotação muito lentamente de forma imperceptível
Bela entrevista Salvador! Quem diz que é preciso ter fé pra acreditar na evolução é porque não conhece o método científico (sério) que é empregado nessas teorias.
Fabio Tapani Você já viu uma espécie se mutar em outra ?? então tem que ter fé !
@@ovelha41 Não é sim,não sei se vc sabe é possível observar alguns seres vivos se modificando com tempo e alguns q não podem ser observados mas vc tem evidências, um exemplo são os cães os cães são sub espécie de lobo se vc olhar os cães vc vai ver q eles têm tamanhos formatos diferente e vc consegue montar uma árvore genealógica da evolução é variações deles
Não vc olhar os fósseis humanos vc vai ver q dentro de uma mesma espécie vc tem mudanças um exemplo o se vc for pegar os fósseis de australopithecus vc vai ver q os fósseis antigos são mais simiescas é os mais modernos mais humanoide a mesma coisa acontece com homo erectus é cons próprio homo sapiens vc tem humanos modernos arcaicos e humanos modernos modernos
@@ovelha41JWJSJSJSJ vcs criacionistas tentam refutar a evolução mas não tentam arrumar provas da criação
@@ovelha41 será que tem alguma cobra falante por aí ainda?? Já disse que vc é sua turma calados são geniais!!!
Os criacionistas piram! Mais uma excelente entrevista!
Leandro Vasconcelos Piram ????? ao contrario eu adorooooo !! fóssil não prova nada contra o Senhor Deus e nossa fé ! engraçado né ...todos extintos menos os macacos ! kkkkkk pegadinha da evolução ! kkkkk
@@ovelha41
Indagações sem sentido são marcas registradas da sua turma 😅
@@ovelha41 Ss todos outros foram extintos mas eu não sei se vc sabe o homo sapiens cruzou com outras espécies e nós temos dna delas
@@ovelha41 Mas os macacos evoluíram tbm eles não ficaram parados no tempo
@@ovelha41 vc calado é um gênio!!
Programa faz um ano e já está desatualizado. Muita coisa descoberta.
Q pena...a qualidade só som ficou péssima.
Uma coisa é fato, não existe ex ateu pois uma vez rompida a barreira da ignorância não há mais volta.
Boa!!
Hoje o Homo Sapiens Sapiens seria a "transição" de uma nova espécie futura...
Difícil dizer. Provavelmente vai "especiar" como aconteceu com os nossos ancestrais. Imagine em milhares de anos como os humanos marcianos serão diferentes dos humanos terrestres, por pressões seletivas diferentes. Eles serão certamente mais resistentes à radiação, provavelmente serão mais altos pela baixa gravidade, acabarão sendo mais fracos pelo mesmo motivo, e por aí vai... (Isso sem falar em engenharia genética, que seria a gente mesmo "redigindo" alterações no nosso genoma.)
Já mudamos muito em poucos séculos, só pela estatura média, um homem na antiguidade tinha 1,67, hoje tem 1,76 na média. Seria isso mudanças evolutivas?
Não. Isso foi mais lance da nutrição mesmo. Não temos mais quase subnutridos, e isso impacta na altura.
As guerras também. A maioria dos soldados romanos eram "baixinhos" porque na linha de frente só os menores sobreviviamdevido às exigências ergonômicas desses combates antigos.
Interessantíssimo. E a consciência, é resultado natural da inteligência/aumento cerebral ou apenas um acidente?
+Bruno Goudet Consciência parece ser evolutivamente mais simples que inteligência. Muitos animais demonstram ter consciência de sua individualidade.
+Bruno Goudet Consciência parece ser evolutivamente mais simples que inteligência. Muitos animais demonstram ter consciência de sua individualidade.
Os fósseis de Marrocos são uma "transição" entre o homo sapiens e seus ancestrais
Sim,eles tem características transicionais entre o padrão heidelbergenses e sapiens!
Curiosidade curiosa curiozando curiosamente curioso.🎉😂😅😮😢.
Já gostei das recomendações iniciais...kkkkk
Esse cara tem voz de dublador, quando ele fala me lembra a voz de personagens da tv o tempo todo, será que ele é?? me refiro ao entrevistador não ao Walter neves
conexao sideral paulo cacella
34:17 Homininios coexistindo!!!
Só faltou colocar criacionismo além da terra plana kkkk.
Excelente entrevista.
Você já leu sobre, e, qual a sua opinião sobre o "Design Inteligente".
Sei que você vai me chamar de idiota pela pergunta mas pelo menos não acredito na Terra
plana.
Abraço
Francisco, permita-me meter o bedelho no meio. Na minha opinião, o Universo não é moldado para nós e, sim, o contrário, isto é, nós nos adaptamos a ele.
Essa pseudociência, Design Inteligente, vai na mesma linha da Sintonia Fina do Universo. As duas caracterizam a premissa de que tudo foi desenhado para o nosso surgimento, enquanto que as evidências demonstram o contrário. Somos produtos de nossa força adaptativa ao meio em que vivemos, somos forjados por ela.
Concordo plenamente.Valeu
+Francisco scardapane neto Você não seria idiota por me perguntar de design inteligente. Seria idiota se achasse que isso é ciência. É uma hipótese pseudocientífico na medida em que não pode ser testada. O evolucionismo se põe à prova, oferecendo predições que foram confirmadas. Exemplo: o parentesco entre os seres vivos, confirmado lindamente por estudos genéticos. Qual é o teste a que se submete o design inteligente? Como se testa essa hipótese? Se não pode ser testada, não é ciência; é fé. E fé, cada um tem a sua. Pode ser importante para as pessoas individualmente, mas não tem valor universal, como ambiciona a ciência. A lei da gravidade vale para todos. Os dez mandamentos valem só para quem acredita neles. Eis a diferença.
Obrigado Salvador.Penso da mesma forma.Já leu algo de Richard Dawkins?
Já li. Acho-o um ateísta radical. Não me anima muito a postura. Sou agnóstico. Ou seja, sei lá se existe Deus. É uma questão que, a exemplo de seu primo pseudocientífico, o design inteligente, fica de fora do escopo da ciência. Não há como testá-la. Portanto, pode ser verdadeira ou falsa. Dawkins é preciso quando fala de evolução. Brilhante. Mas quando ataca as religiões, acho que transcende um pouco os limites do razoável. Como eu disse, fé, cada um pode ter a sua. Contanto que não se reneguem os conhecimentos universais produzidos pela ciência, você pode acreditar no que bem entender.
Professor Walter é um gênio. Mas gente tem um bando de comunista aqui nos comentários falando merlim... Pqp...
Ganhou um escrito só por chamar terra-planista de idiota! kkkkkk
Excelente entrevista!
Excelente entrevista.