Otimo video. Eu imigrei para o Canadá após 48 anos. Não tive medo de arriscar e dexei tudo pra trás ( carreira, casa, conforto) e comecei do zero, morando de aluguel, sem carro, sem dinheiro, sem o idioma. Hoje , com 50 anos sou residente permanente. O processo de adaptação foi muito dificil, chorava dia e noite, mas eu nao podia desistir, pedia forças pra Deus, tudo por causa das minhas filhas, tudo pra elas e por elas, por AMOR. Em segundo a minha fé, determinação e muita paciência eu aprendi a me adaptar a ter menos, dar valor a pequenas coisas , ser persistente, muito humilde e amar tudo aqui. Sinto falta de degustar as boas comidas do Brasil, do clima e de alguns lugares lindos como Gramado, mas não voltaria para o Brasil porque aqui vivo em paz e com segurança, isso é o que importa. E já que não somos eternos nesse mundo, escolhi uma vida mais simples, mas hoje é tão benéfica pra minha saúde mental e claro! Valeu! Vale a pena ser vivida!
Eu emigrei para os USA aos 46 e foi super tranquilo. Em 46 anos nunca me adaptei ao Brasil, mas aqui me encaixei perfeitamente. Zero de vontade de voltar ao Brasil. Meus familiares são muito bem vindos para me visitar a hora que quiserem. Férias? Europa, Ásia ou Oceania. Qualquer coisa que não envolva ir ao Brasil
@@fabiomacedo1681 eu estou em Portugal, como é bom ter tranquilidade ao andar a noite na rua. Posso até ganhar pouco, pois Portugal não é um salário alto, mas ganhei em tranquilidade. Isso não tem preço.
Como o seu relato reavivou a minha esperança totalmente morta no que diz respeito a morar em outro país depois dos 40. Tenho 42 e sonho em morar na Austrália.
@@tonyarruda454 Aqui fora(Eua no meu Caso) nao tem discriminacao por idade,o limite e a sua disposicao para trabalhar e mostrar servico,se voce se encaixa nesse perfil vai ter sucesso, o Problema e que muitos saem do Brasil mas o Brasil nao Sai deles.
Tive a oportunidade de morar em Toronto na década de 90,sei separar o que há de maravilhoso lá e o que é péssimo aqui.Ñ adianta o país ser rico e vc pobre trabalhando em sub emprego ou serviço pesadíssimo que vc quase ñ tem energia pra gastar o bom salário ganho.Sou pé no chão, amo o Brasil e vivo minha realidade, liberdade e cidadania plena, coisa que como estrangeiro ñ nos é possível.
Perfeito…penso do mesmo jeito…não adianta ter uma vida sacrificada de muito trabalho só pra dizer ou mostrar pros outros que você mora no exterior…o tempo passa num piscar de olhos…qualidade de vida não depende de onde você mora…a qualidade de vida está no seu dia a dia independente do país que vive
O ruim é que muitos brasileiros pensam que o exterior seja o paraíso na Terra.Aí,quebram a cara e ocorre o efeito contrário:supervalorizam o BR.Devemos nos lembrar que todos os lugares têm suas vantagens e desvantagens. Obrigado por ter destacado o meu comentário 8:17
Quando vc sai de um lugar, já era, não tem mais volta... Vc mudou, o lugar que vc deixou mudou também, já não existe mais. Construir uma nova vida do zero em outro lugar sempre é difícil
Mais do que construir uma nova vida, acabamos por construir uma nova identidade, um "eu" muito diferente do que você deixou para trás ao ir morar em outro país. Vivo na Suíça há 10 anos. Nesses anos consegui a nacionalidade, trabalho e tenho vida social aqui, mas não sou 100% Suíça. Também não me sinto mais 100% brasileira, principalmente quando vou visitar a família no Brasil e percebo como mudei e certas coisas que antes eram normais quando eu vivia lá, hoje me incomodam ou são diferentes. Ou seja: vivo eternamente nesse limbo, não me sinto pertencendo a nenhum dos 2 países e isso é muitooooo esquisito.
Me pegou na hora certa essa conversa. To pensanod em voltar para o Brasil agora que peguei minha cidadania americana e posso voltar se quiser. Tenjhop muita saudade da família e dos amigos. Mas tenho muito medo de me arrepender também. A impressão é que nunca mais terei paz.
EU ACHO, uma pessoa completamente LEIGA ainda nesse assunto, mas EU ACHO que no fim ta todo mundo mudado.. as pessoas levaram suas vidas sem voce.. mesmo que você encontre todos de novo, não vai ser mais a mesma coisa.. mesmo que voce queira que seja, muitas coisas não voltam.. ai talvez viva mais um impasse..é a vida
@@rafaeloliveira2287 o que pega pra mim tbm é que as relações que eu tenho com os gringos não são iguais as que eu tenho com os brasileiros. Com os brasileiros parece que é mais real, mais próximo. E eu acho a qualidade das relações importante pra ter uma vida satisfatória
Obrigado pelo relato, Xará! Estou em vias de conseguir cidadania europeia por tempo de residência, apesar de saber que estou bem, tendo uma boa condição de vida, e amigos locais que realmente gosto, parece que sempre vai faltar algo... Mas também tenho o feeling que o momento atual é de ficar longe da bagunça do Brasil, quem sabe no futuro!
Síndrome de Ulisses, é o nome que se dá a uma série de sintomas e problemas de adaptação que o imigrante sofre ao sair do país de origem. Passei por isso, pensei em voltar pra São Paulo, mas hoje estou muito melhor e não me arrependo, acho que me readaptar seria ainda mais difícil. Vou ficar por aqui mesmo, em Lisboa!
O país em que vivemos deve ser bom em apenas duas coisas primordiais para a primeira adaptação: Ser bom economicamente e socialmente. Com atenção tb ao básico: Saúde, segurança, educação, infraestrutura e justiça. É bom observar tb o perfil cultural do país...religião etc.
Eu não consigo nem pensar em sair da minha cidade, imagina trocar de país!! Não saberia viver longe das minhas raízes e, felizmente, não me senti compelida a sair. Admiro muito quem consegue largar tudo para trás e começar nova vida.
Eu sou a prova viva 20 anos em Portugal,5 meses de Suiça tenho choros constantes por uma hora,falta de ar e angustia,nem as oportunidades que surgem me faz esquecer.
É bem difícil, tive que sair da minha cidade natal, longe de amigos, parentes, dos locais que eu costumava frequentar. Foi bem difícil, fiquei por 3 anos e resolvi voltar, foi a minha opção melhor e quando cheguei em casa novamente, valorizei cada centímetro da minha vida. Foi um crescimento e amadurecimento incrível. Só saio agora para turismo.
@@jucaballero5970 to nesse dilema, de voltar ou não para o Brasil, mas estou no Canadá, me sinto um louco de querer voltar, mas ja tenho 1 ano aqui e não consigo me adaptar. Sinto tristeza 24hrs por dia.
@@CarlosCamposCoelho eu acredito que a vida é muito curta pra gente ser infeliz o tempo todo, a gente percebe quando é apenas uma tristeza e quando estamos realmente deprimidos, ficar doente emocionalmente é a pior coisa que tem, não pense nas opiniões dos outros e apenas faça o q vc quer! Fique bem!!!!
@@jucaballero5970 eu voltei pra passar férias agora em Dezembro, fiquei 1 mês no Brasil, foi maravilhoso, todos meus problemas psicológicos sumiram. Claro que as coisas que me incomodavam no Brasil continuam lá, mas a sensação de estar em casa foi muito boa. Deve ficar mais 1 ano por aqui (no Canadá) pra poder decidir se volto de vez ou não. 😔
Moro aqui no interior do Canadá e confirmo, é foda. Ainda mais agora no inverno. O poder de compra é maneiro mas dependendo de onde você mora no Brasil a diferença de qualidade de vida não é grande o suficiente pra valer a pena destruir a saúde mental indefinidamente. Talvez eu me arrependa, veremos! Devo voltar esse ano.
Muito legal o Rafael trazer um psicólogo para falar de saúde mental. Assunto tão importante durante experiências de migração e intercâmbio e pouco abordado dessa forma. Parabéns Rafael. Conteúdo cada vez mais maduro.
Rafa este papo me lembrou uma amiga de São Paulo, era gerente de banco, ganhava super-bem, não pagava aluguel, morava com a mãe. Conheceu Floripa e se apaixonou, arrumou namorado lá e largou tudo. Só que chegando em SC ela perdeu o cargo, teve de remar tudo de novo, perdeu 1/3 da renda, numa cidade cara e de transporte horrível! Demorou muito tempo pra se reerguer!
Morei quase 5 anos na Inglaterra e a minha experiência foi boa, lá tem muitas vantagens, mas depois do 4° ano a saudade do Brasil bateu, mesmo com todos os problemas. Chegou uma hora que cansei da língua, da comida, do clima e da cultura. Hoje moro no RJ, como muitas frutas e tomo água de côco todos os dias, curto o clima e a praia. Não é seguro e o custo de vida é alto, mas estou gostando.
@@Omps2020 Se estivesse o mesmo, não teria tantos imigrantes vazando com nesses últimos 3 anos. Brasil é pior, mas hoje eu prefiro a Austrália, nova Zelândia ou os states.
@@isaiascaetano5888 mas vc não me respondeu o quê ele se tornou, e com a sua informação que nos últimos 3 anos os brasileiros estão vazando daqui, gostaria de saber de qual fonte veio essa informação. O Canada é muito grande e os brasileiros estão em várias províncias. No caso se for somente uma percepção sua, a minha estando a quase 15 anos em Montreal, eu te falo que a comunidade brasileira está enorme!
Sou emigrante e, aprendia um termo muito usado na lingua inglesa que e o seguinte: " Adapt or die..." Foi com base nessa termologia inglesa que me adaptei aos paises onde vivi, incluindo o Brasil onde morei por 11 anos. One day at the time....
Eu e meu marido temos flexibilidade cognitiva. Deixamos são Paulo e viemos morar em João Pessoa, os dois depois dos 50 e estamos amando a mudança! No futuro iremos mais longe, queremos morar metade do ano em Portugal!
O que estraga no Brasil e a violência e os políticos bandidos . Tudo muito caro e salários baixos . Educação péssima . O que salva o Brasil e que tem uma linda natureza e a amizade brasileira e a melhor .
Políticas socialistas e comunistas geram alta criminalidade e o restante que vc citou, o Brasil precisa de se livrar dessas ideologias nefastas pra melhorar e ir rumo a liberdade econômica e social q é o que de fato desenvolve o país. Melhora na educação vem justamente do desviculamento estatal doutrinário das escolas e universidades.
@@Omps2020 Vc vive em Narnia colega? O Brasil dá época do PT até 2017 cresceu todas as taxas de criminalidade, a taxa de homicídios da época do FHC eram de 18 por 100 mil habitantes. Com PT no poder conseguiram o recorde de chegar a 30 por 100 mil habitantes, tudo por causa das políticas bandidolatras do PT. Vai passar pano até quando enquanto esse país afunda?
Exatamente João! Há várias vagas de emprego nas regiões agrícolas do Brasil, principalmente na região centro-oeste, basta as pessoas se especializarem.
Rafael em resumo é assim: o ser humano se adapta rapidamente a tudo o que é bom, gostoso, confortável seja o que for, um país, uma cidade, se vestir melhor, comer melhor, etc. Quando por algum motivo temos uma piora, seja pra morar, se vestir, passear, comer, é difícil acostumar, eu sempre falo que a pessoa não acostuma mas suporta pq é necessário.
Eu imigrei para empreender (agro) já que o Brasil é um dos piores países do mundo para se empreender. Fui para o EUA, fiquei 4 anos e hoje vivo na Holanda. Sou independente financeiramente, emocionalmente, e com a certeza de sair do Brasil foi a melhor decisão da minha vida. O problema dos que imigram e querem voltar, e não estudar a cultura,clima, idioma, economia para onde se quer imigrar, dai bate a frustração. Ele estudando tudo antes, torna tudo mais agradável ☺
Realmente , tem gente que não quer nem aprender a língua do país … atualmente moro na França e conheço pessoas que moram aqui brasileiros no caso que moram a mais de 4 anos e não falam francês 😂😂😂😂
Holanda…um país com o céu muito cinzento…muito ruim…esse país bom pra quem não curte uma boa natureza tropical…surfar…nadar…agora pessoas que gostam de bar e poker…se adpta fácil
@@Mantaray-c9h sim a natureza aqui eh fake e repetitiva vc nunca sabe onde vc esta pois todo o territorio de 300km da Holanda é exatamente igual, sim o clima é cinza e chuvoso te leva a depressao pesada o pais quase nao tem entertenimento . tem coisas boas.... sim politica trabalhista, seguranca, educacao etc, mas de resto é complicado
Amo meu Brasil,mesmo tendo uma vida simples e ganhando pouco sou feliz dinheiro é preciso mais não é tudo podemos ser feliz com pouco, é difícil sim mais como todo Brasileiro da se um jeitinho☺️
Verdade... moro na Europa, consigo viajar, vivo bem, mas não sou feliz como eu era no Brasil.... Agora estou investindo em imóveis no Brasil para daq uns 2 ou 3 anos voltar e viver de aluguéis..... Estar perto de quem a gente mais ama, dos nossos familiares e amigos, isso sim é sinônimo de felicidade.... Deus lhe abençoe.
antes eu morava em Portugal ia muitas vezes de férias ao Brasil amava passear nas praias do nordeste hoje moro na Suíça um país que tem uma segurança incrível violência zero o povo aqui só morre de velhice agora já não vou muito de férias ao Brasil pois tenho muito medo da violência prefiro fazer férias na Europa mesmo no verão aqui e muito top para mim o mais importante é a segurança vem em primeiro lugar.
Pra mim o melhor video do canal. "Tudo depende das circunstancias". Se conhecer pra dar qq passo e ter menos expectativas. Saber a hora pra mudar e reconhecer que errou numa escolha e fazer melhor da proxima vez. Não acreditar muito na experiência de ninguém, cada um tem a sua. Feliz 2023!
tenho saudades de Curitiba, porem aqui em Maringá (estou a 5 anos) é mais qualidade de vida mesmo, muito mais SEGURO, ando de noite sem medo de ser assaltado, em Curitiba andar de noite era pedir para ser assaltado, e essa sensação de segurança eu priorizo muito. Acho que me daria bem lá fora onde vc deixa seu computador na mesa e ninguém rouba!
Amigo já morei em Curitiba e a única coisa ruim de lá foi o frio e as pessoas frias, gostaria de saber se Maringá é frio ou como é em relação a emprego? Agradeço se me responder
20 anos perdida em Portugal,deixei um casamento capenga,2 filhos uma cadela e um coelho,estou na suiça 5 meses,detalhe todos os anos vou ao Brasil, desistir do sonho de levar minha fámilia pro Brasil,estou em um lugar de oportunidade e aquela loucura do brasil nao saiu de mim
Valeu por compartilhar essas experiências, Rafael. Em tempos sombrios, precisamos ter opções de vida e de esperança, principalmente com boa saúde mental para enfrentar as dificuldades.
Cada um com sua opiniao. Nasci no Canada, vivi ate os 12 anos. Foi pro Brasil morei 5 anos. Voltei pro Canada com meus 17 anos e vivo ate hoje com 33 anos. Minha opiniao a qualidade de vida do Brasil eh bem melhor. No Canada voce tem bastante oportunidade pra ser alguem na vida mais a qualidade de vida realmente nao vale apena. Se voce ainda eh novo e queh sacrificar 10-15-20 anos de sua vida trabalhando igual um escravo pra poder levanta um dinheiro, vale apena vir pro Canada. Mais sabe que dinheiro nao eh tudo na vida e passa muito rapido. Faca seu dinheiro e invest no Brasil pra voce viver tranquilamente com uma vida mais simples e frugal que nao precisa se mata trabalhando. Obrigado pelo conteudo Rafa.
Eu fui morar na Argentina quando tinha 20 anos , umas das melhores decisões que já tomei na minha vida por todas as coisas que aprendi/ desenvolvimento pessoal. Eu realmente adorava morar lá, mas em 2016 viemos para a Polônia devido ao trabalho do meu esposo e decidimos ficar aqui. A Polônia é realmente um céu em questão de segurança, emprego, direitos trabalhistas, (incluindo licença maternidade remunerada de 1 ano), ruas limpas, lugares fantásticos( natureza, montanhas) para visitar bem próximos de casa, mas eu não me vejo aqui pra sempre, sinto que algo falta… Talvez tenha a ver com esse aspecto relacional que o psicólogo mencionava no vídeo.
Argentina e mt boa , os Argentinos são meio loucos kkkkk e um pais mt bonito , a Polônia eu nunca fui , mas acho que n tem o msm "poder cultural" da Argentina.
Nunca fui a Sydney,pra mim é a cidade mais linda do mundo e a Austrália o paraíso na terra. Depois desse vídeo tenho receio de apenas numa viagem ter a tal síndrome de Paris quando por os pés em Sydney rsss SQN Eu acho difícil algum ser humano ter esse problema com a quase perfeita Austrália conhecida por nós como "O Brasil que deu certo". No mapa mundi esse país se destaca. "Quão grande ilha,tão distante,tão cheia de riquezas,fauna flora,belezas naturais únicas" esse tesouro tão bem escondido na parte de baixo do mundo foi encontrado por portugueses más foram os ingleses que acharam ali utilidade e deixaram a sua cultura naquele solo e hoje é o país que conhecemos.
Cada caso é um caso. Moro a 30 anos na Suíça, tenho a nacionalidade daqui mas meus melhores amigos e familiares estão no Brasil. Minha filha é muito sozinha aqui e chora se lhe digo que não voltaremos para o Brasil. Apesar das apreensões, estamos voltando para perto da minha mãe.
Rafael, você vai num país e visita vários lugares, porque vai a um estado e não visita várias cidades? Campina Grande pelo menos por dois dias, vale muito a pena. A Paraíba hoje, sem sombra de dúvidas, é o melhor estado do nordeste, e as cidades do interior, estão bem desenvolvidas, como: Sousa, Patos, e Cajazeiras.
@@extrainformacao5506 Morei um tempo em SC e voltaria fácil para morar lá. O problema geral do Brasil é salários, mas resolvendo isso com trabalho remoto se torna um excelente lugar para viver
Ótimo vídeo, o conteúdo é super relevante. Muito legal trazer um profissional da área da saúde mental pra falar sobre isso. Acho que de tudo o mais relevante foi a questão do autoconhecimento, quanto mais a gente se conhece nossas decisões são mais conscientes e consequentemente mais acertadas!
Eu moro na Austrália há 5 anos e não pretendo voltar a morar no Brasil. Para mim não tem preço ter qualidade e segurança. E digo até aprender dar valor em coisas simples da vida como assistir o pôr do sol na praia depois do serviço.
Moro na Itália faz quase 3 anos, quero voltar só para ver minha família porém quando penso saindo do aeroporto vendo aquela poluição risco de ser assaltado etc e etc, me desanima é só minha família que me dá força para ir....se não nem pra passear.
Tenho 68 anos e sou uma mulher que pensa, não permito que a idade corroesse o meu cérebro, a minha capacidade só aumenta com a idade. Parabéns por tua visão de mundo, tem tudo a ver comigo.
Pra quem ganha uns 10k por mes o Brasil é até bonzinho... mas pra quem é assalariado e recebe seus 3k por mês, o Brasil se torna uma merda... tudo caro, vive mal, mora mal, come mal... Brasil é foda. :s
@@vinizan Não é nem o salário que é baixo, é que a inflação é alta mesmo... Se você recebesse um salário de 2k mas as coisas fossem baratas como são em alguns países lá fora ia ser bom (falando de produtos eletrônicos por exemplo).
Concordo com você Paulo Lima , os ingressos impactam muito também o bem estar. Eu acredito que não é necessário ser milionário para ser feliz, mas realmente existe um mínimo, né ? É preciso de dinheiro para poder visitar lugares legais de vez em quando, ter boa saúde e educação etc. Ainda que tenha muitas saudades, só voltaria ao Brasil para estar bem em todos aspectos: emocional , financeiro etc.
Mas quem pode dizer que andar sem segurança ebom para a mente? Ja fazem 21 anos que estou na Europa... Nao voltaria para o Brasil.. Quando vou de férias tenho o privilégio de so andar de carro... Uber... Ou taxi... Com pessoas seguras claro! Saio so durante o dia... Viver sobressaltado e a pior tortura que existe.
Olha eu tenho 18 anos de Alemanha e minha experiência é o seguinte me arrependo amargamente ter saído do Brasil para Alemanha. Eu tenho depressão e não tenho mais saúde por ser tratada como lixo aqui. Vc perde a auto estima e saúde. Bem eu moro aqui por um motivo fiz a burrada de ter dois filhos com um alemão e pela lei. Só poderia morar com eles no Brasil se o pai me desse aguarda o que ele não faz. Então para ficar perto dos meus filhos vivo o inferno mental, psicólogo etc. Exterior é para fazer férias, fazer uma especialização, ou passar uns máximo 8 até anos juntando dinheiro depois desse tempo a pessoa definha. É claro essa é a minha experiência. Para mim relacionamentos de qualidades são melhores que ter poder de compra
Nossa, 18 anos é muito tempo! Estou há 10 meses, vim com documentação legal e um cargo bacana. Mas penso em ficar no máximo uns 5 anos. Não tenho filhos aqui. Estou em Colônia..
Eu tenho 40 anos e ja levou 12 anos vivendo no Reino Unido e ja vi tantas historias de gente que saiu do Brasil e voltou ao Brasil e ambos se arrependeram, em todos os casos eu notei uma coisa: FALTA DE PLANEJAMENTO. As pessoas tem essa loucura de "meter a cara a fazer algo sem pensar nas consequências", todas as escolhas certas ou erradas, resultam em consequências que são proporcionais a essa escolha. Eu pensei muito antes de sair do Brasil e jamais me arrependi. Jamais voltaria a morar no Brasil, não odeio meu pais, mas eu simplesmente não me adapto, fim.
Tenho 65 anos e meu marido 67. Estamos estudando italiano e vamos para a Italia morar um tempo lá e tirar a cidadania. Uma aventura? Pode ser mas é fundamental esticar o cérebro enquanto você respirar bem nesse mundo.Mas vou sem nenhuma ilusão
Acho que é necessário o mínimo de afinidade com o país que está imigrando. Seja cultural, com o idioma...na Inglaterra foi muito natural e fácil minha adaptação. Já na França foi péssimo, pq não me interesso por nada de lá.
Olá, Eu tenho 44.anos com 8.anos a minha mãe me levou para morar na Alemanha com ela. Eu nunca tive interesse de viver na Alemanha sempre eu queira voltar para o Brasil. Hoje eu quero definitivamente ir embora mas como eu fui criada aqui na Alemanha eu não tenho esperdiça das coisas do brasileiro
VC tem razao , estou na frança e a falta de liberdade é grande aqui, tudo é feito para depender totalmente do governo. E naõ vou mentir , da vontade de varar pro brasil.🥰🙏🙏
Pretendo sair do Bostil daqui um tempo. Aqui trabalha so para sobreviver, a chance de subir na vida é praticamente nula. Salario de subemprego mal da pra comer e pagar contas e para conseguir um emprego melhor tem que ter contatos, o que o pobre nao tem.
@@fiorellino7478 cope. Bons empregos hoje em dia ou nao contrata pessoa de familia humilde (engenharia, direito, adm), ou contrata mas esta saturado (TI) ou tem barreira pra quem é pobre cursar (medicina). Pobre hoje em dia so consegue bons empregos se virar funcionario publico.
Nunca arrenpendi de ter vindo. Nem tive problema de adaptacao. O dificil agora e ter que voltar para o inferno. Adaptar para o bom e facil, mas sair do bom e cair no pessimo ninguem merece.
Parabéns guerreiros pelo vídeo, concordo plenamente pois ja passei por isso em vários países que morei. 🇺🇸🇦🇺🇨🇦 Já morei em Gramado por 3 anos e hoje em 🇵🇹Portugal, e já me preparando pra retornar para Gramado e ficar, pois o mundo está terrível com o socialismo e essa terrível agenda globalistas.
O vídeo perde o brilho, quando o cara sai de Toronto e vai para periferia de São Paulo com esgoto a céu aberto. É uma experiência muito nichada. Sabemos que se ele fosse para Jardins em São Paulo, isso não aconteceria.
Foi minha experiência em 2008. Em 2023, saí de Toronto repleta de drogados e fui pra Balneário Camboriú, sem zumbis, sem cracudos.... Brasil tem lugares bons tb
@Olhar.Internacional sim. É como eu disse, tudo é relativo. O mesmo vale para São Paulo, que o estado tem a mesma população do Canadá inteiro. Tudo realmente é relativo. Boa volta para o BR
Otimo video. Eu imigrei para o Canadá após 48 anos. Não tive medo de arriscar e dexei tudo pra trás ( carreira, casa, conforto) e comecei do zero, morando de aluguel, sem carro, sem dinheiro, sem o idioma. Hoje , com 50 anos sou residente permanente. O processo de adaptação foi muito dificil, chorava dia e noite, mas eu nao podia desistir, pedia forças pra Deus, tudo por causa das minhas filhas, tudo pra elas e por elas, por AMOR. Em segundo a minha fé, determinação e muita paciência eu aprendi a me adaptar a ter menos, dar valor a pequenas coisas , ser persistente, muito humilde e amar tudo aqui. Sinto falta de degustar as boas comidas do Brasil, do clima e de alguns lugares lindos como Gramado, mas não voltaria para o Brasil porque aqui vivo em paz e com segurança, isso é o que importa. E já que não somos eternos nesse mundo, escolhi uma vida mais simples, mas hoje é tão benéfica pra minha saúde mental e claro! Valeu! Vale a pena ser vivida!
Eu emigrei para os USA aos 46 e foi super tranquilo. Em 46 anos nunca me adaptei ao Brasil, mas aqui me encaixei perfeitamente. Zero de vontade de voltar ao Brasil. Meus familiares são muito bem vindos para me visitar a hora que quiserem. Férias? Europa, Ásia ou Oceania. Qualquer coisa que não envolva ir ao Brasil
@@fabiomacedo1681 eu estou em Portugal, como é bom ter tranquilidade ao andar a noite na rua. Posso até ganhar pouco, pois Portugal não é um salário alto, mas ganhei em tranquilidade. Isso não tem preço.
Como o seu relato reavivou a minha esperança totalmente morta no que diz respeito a morar em outro país depois dos 40. Tenho 42 e sonho em morar na Austrália.
Que bom cara fico feliz por você
@@tonyarruda454 Aqui fora(Eua no meu Caso) nao tem discriminacao por idade,o limite e a sua disposicao para trabalhar e mostrar servico,se voce se encaixa nesse perfil vai ter sucesso, o Problema e que muitos saem do Brasil mas o Brasil nao Sai deles.
Tive a oportunidade de morar em Toronto na década de 90,sei separar o que há de maravilhoso lá e o que é péssimo aqui.Ñ adianta o país ser rico e vc pobre trabalhando em sub emprego ou serviço pesadíssimo que vc quase ñ tem energia pra gastar o bom salário ganho.Sou pé no chão, amo o Brasil e vivo minha realidade, liberdade e cidadania plena, coisa que como estrangeiro ñ nos é possível.
Perfeito…penso do mesmo jeito…não adianta ter uma vida sacrificada de muito trabalho só pra dizer ou mostrar pros outros que você mora no exterior…o tempo passa num piscar de olhos…qualidade de vida não depende de onde você mora…a qualidade de vida está no seu dia a dia independente do país que vive
O ruim é que muitos brasileiros pensam que o exterior seja o paraíso na Terra.Aí,quebram a cara e ocorre o efeito contrário:supervalorizam o BR.Devemos nos lembrar que todos os lugares têm suas vantagens e desvantagens.
Obrigado por ter destacado o meu comentário 8:17
Sai so brazil pose aim ser uma opcao mais pea portugal nao.
Quando vc sai de um lugar, já era, não tem mais volta... Vc mudou, o lugar que vc deixou mudou também, já não existe mais. Construir uma nova vida do zero em outro lugar sempre é difícil
Mais do que construir uma nova vida, acabamos por construir uma nova identidade, um "eu" muito diferente do que você deixou para trás ao ir morar em outro país. Vivo na Suíça há 10 anos. Nesses anos consegui a nacionalidade, trabalho e tenho vida social aqui, mas não sou 100% Suíça. Também não me sinto mais 100% brasileira, principalmente quando vou visitar a família no Brasil e percebo como mudei e certas coisas que antes eram normais quando eu vivia lá, hoje me incomodam ou são diferentes. Ou seja: vivo eternamente nesse limbo, não me sinto pertencendo a nenhum dos 2 países e isso é muitooooo esquisito.
Muito obrigado por ter me convidado para dar essa colaboração, Rafael!
Um abraço! 🤝
Teu canal eh mtttt phoda ❤
Me pegou na hora certa essa conversa. To pensanod em voltar para o Brasil agora que peguei minha cidadania americana e posso voltar se quiser. Tenjhop muita saudade da família e dos amigos. Mas tenho muito medo de me arrepender também. A impressão é que nunca mais terei paz.
EU ACHO, uma pessoa completamente LEIGA ainda nesse assunto, mas EU ACHO que no fim ta todo mundo mudado.. as pessoas levaram suas vidas sem voce.. mesmo que você encontre todos de novo, não vai ser mais a mesma coisa.. mesmo que voce queira que seja, muitas coisas não voltam.. ai talvez viva mais um impasse..é a vida
Vem para passar férias ou se tem um trabalho remoto fica 6 meses num e 6 meses no outro. Peguei o melhor dos climas em cada um.
@@rafaeloliveira2287 o que pega pra mim tbm é que as relações que eu tenho com os gringos não são iguais as que eu tenho com os brasileiros. Com os brasileiros parece que é mais real, mais próximo. E eu acho a qualidade das relações importante pra ter uma vida satisfatória
@@aprendizdavida5442 essa idéia é boa tbm. Talvez eu tente isso. So preciso de um empregador que aceite
Obrigado pelo relato, Xará!
Estou em vias de conseguir cidadania europeia por tempo de residência, apesar de saber que estou bem, tendo uma boa condição de vida, e amigos locais que realmente gosto, parece que sempre vai faltar algo...
Mas também tenho o feeling que o momento atual é de ficar longe da bagunça do Brasil, quem sabe no futuro!
Síndrome de Ulisses, é o nome que se dá a uma série de sintomas e problemas de adaptação que o imigrante sofre ao sair do país de origem. Passei por isso, pensei em voltar pra São Paulo, mas hoje estou muito melhor e não me arrependo, acho que me readaptar seria ainda mais difícil. Vou ficar por aqui mesmo, em Lisboa!
O país em que vivemos deve ser bom em apenas duas coisas primordiais para a primeira adaptação:
Ser bom economicamente e socialmente.
Com atenção tb ao básico: Saúde, segurança, educação, infraestrutura e justiça.
É bom observar tb o perfil cultural do país...religião etc.
Eu não consigo nem pensar em sair da minha cidade, imagina trocar de país!! Não saberia viver longe das minhas raízes e, felizmente, não me senti compelida a sair. Admiro muito quem consegue largar tudo para trás e começar nova vida.
Eu sou a prova viva 20 anos em Portugal,5 meses de Suiça tenho choros constantes por uma hora,falta de ar e angustia,nem as oportunidades que surgem me faz esquecer.
Como eu queria estar ai com vocês,que conversa maravilhosa 15 anos sem assistir novelas.
É bem difícil, tive que sair da minha cidade natal, longe de amigos, parentes, dos locais que eu costumava frequentar. Foi bem difícil, fiquei por 3 anos e resolvi voltar, foi a minha opção melhor e quando cheguei em casa novamente, valorizei cada centímetro da minha vida. Foi um crescimento e amadurecimento incrível. Só saio agora para turismo.
Que bom alguém pensa igual a mim. Volto em março pq definitivamente não sou feliz aqui nos EUA, ansiosa pra voltar pra minha terra.
@@jucaballero5970 to nesse dilema, de voltar ou não para o Brasil, mas estou no Canadá, me sinto um louco de querer voltar, mas ja tenho 1 ano aqui e não consigo me adaptar. Sinto tristeza 24hrs por dia.
@@CarlosCamposCoelho eu acredito que a vida é muito curta pra gente ser infeliz o tempo todo, a gente percebe quando é apenas uma tristeza e quando estamos realmente deprimidos, ficar doente emocionalmente é a pior coisa que tem, não pense nas opiniões dos outros e apenas faça o q vc quer! Fique bem!!!!
@@jucaballero5970 eu voltei pra passar férias agora em Dezembro, fiquei 1 mês no Brasil, foi maravilhoso, todos meus problemas psicológicos sumiram. Claro que as coisas que me incomodavam no Brasil continuam lá, mas a sensação de estar em casa foi muito boa.
Deve ficar mais 1 ano por aqui (no Canadá) pra poder decidir se volto de vez ou não. 😔
Moro aqui no interior do Canadá e confirmo, é foda. Ainda mais agora no inverno. O poder de compra é maneiro mas dependendo de onde você mora no Brasil a diferença de qualidade de vida não é grande o suficiente pra valer a pena destruir a saúde mental indefinidamente.
Talvez eu me arrependa, veremos! Devo voltar esse ano.
Muito legal o Rafael trazer um psicólogo para falar de saúde mental. Assunto tão importante durante experiências de migração e intercâmbio e pouco abordado dessa forma. Parabéns Rafael. Conteúdo cada vez mais maduro.
Rafa este papo me lembrou uma amiga de São Paulo, era gerente de banco, ganhava super-bem, não pagava aluguel, morava com a mãe. Conheceu Floripa e se apaixonou, arrumou namorado lá e largou tudo. Só que chegando em SC ela perdeu o cargo, teve de remar tudo de novo, perdeu 1/3 da renda, numa cidade cara e de transporte horrível! Demorou muito tempo pra se reerguer!
Morei quase 5 anos na Inglaterra e a minha experiência foi boa, lá tem muitas vantagens, mas depois do 4° ano a saudade do Brasil bateu, mesmo com todos os problemas. Chegou uma hora que cansei da língua, da comida, do clima e da cultura. Hoje moro no RJ, como muitas frutas e tomo água de côco todos os dias, curto o clima e a praia. Não é seguro e o custo de vida é alto, mas estou gostando.
Estou a 1 ano no Canadá e tem sido soh sofrimento, soh de penso em voltar, mas todos me acham louco 😢
@@CarlosCamposCoelho Sonhava com o Canadá, mas o que ele se tornou... Prefiro a nova Zelândia ou Austrália.
@@isaiascaetano5888o quê ele se tornou? Continua o mesmo, com suas qualidades e defeitos
@@Omps2020 Se estivesse o mesmo, não teria tantos imigrantes vazando com nesses últimos 3 anos. Brasil é pior, mas hoje eu prefiro a Austrália, nova Zelândia ou os states.
@@isaiascaetano5888 mas vc não me respondeu o quê ele se tornou, e com a sua informação que nos últimos 3 anos os brasileiros estão vazando daqui, gostaria de saber de qual fonte veio essa informação. O Canada é muito grande e os brasileiros estão em várias províncias. No caso se for somente uma percepção sua, a minha estando a quase 15 anos em Montreal, eu te falo que a comunidade brasileira está enorme!
Sou emigrante e, aprendia um termo muito usado na lingua inglesa que e o seguinte: " Adapt or die..." Foi com base nessa termologia inglesa que me adaptei aos paises onde vivi, incluindo o Brasil onde morei por 11 anos. One day at the time....
Que entrevista maravilhosa, especialmente pra quem como eu pretendo voltar ao Brasil o mais breve que conseguir.
Eu e meu marido temos flexibilidade cognitiva. Deixamos são Paulo e viemos morar em João Pessoa, os dois depois dos 50 e estamos amando a mudança! No futuro iremos mais longe, queremos morar metade do ano em Portugal!
O que estraga no Brasil e a violência e os políticos bandidos . Tudo muito caro e salários baixos . Educação péssima . O que salva o Brasil e que tem uma linda natureza e a amizade brasileira e a melhor .
A causa da violência são dos próprios políticos, que proporcionam uma impunidade bem grande.
Políticas socialistas e comunistas geram alta criminalidade e o restante que vc citou, o Brasil precisa de se livrar dessas ideologias nefastas pra melhorar e ir rumo a liberdade econômica e social q é o que de fato desenvolve o país.
Melhora na educação vem justamente do desviculamento estatal doutrinário das escolas e universidades.
@@AnonymousLibertar1an de onde tirou esse informação!! Afff
@@Omps2020 Vc vive em Narnia colega?
O Brasil dá época do PT até 2017 cresceu todas as taxas de criminalidade, a taxa de homicídios da época do FHC eram de 18 por 100 mil habitantes.
Com PT no poder conseguiram o recorde de chegar a 30 por 100 mil habitantes, tudo por causa das políticas bandidolatras do PT.
Vai passar pano até quando enquanto esse país afunda?
@@karlosalberto5550 Enquanto não mudar as leis Brasileiras, absolutamente nada mudará. A lei atual favorece todo e qualquer tipo de criminalidade.
Do jeito que o mundo está o Brasil acaba sendo até que uma opção boa dependendo de onde você mora.
Exatamente João!
Há várias vagas de emprego nas regiões agrícolas do Brasil, principalmente na região centro-oeste, basta as pessoas se especializarem.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Namoro uma angolana, ela esta doida pra vim pra cá, as coisas lá estão difíceis
@@rajazjardel Galera lá em Angola gosta muito aqui do Brasil
@@rajazjardel Qual a idade dela?
Esse canal é demais! Coloca o dedo na ferida de muitos que adoram se fazer de vítima 👏👏
Rafael em resumo é assim: o ser humano se adapta rapidamente a tudo o que é bom, gostoso, confortável seja o que for, um país, uma cidade, se vestir melhor, comer melhor, etc. Quando por algum motivo temos uma piora, seja pra morar, se vestir, passear, comer, é difícil acostumar, eu sempre falo que a pessoa não acostuma mas suporta pq é necessário.
Eu imigrei para empreender (agro) já que o Brasil é um dos piores países do mundo para se empreender. Fui para o EUA, fiquei 4 anos e hoje vivo na Holanda. Sou independente financeiramente, emocionalmente, e com a certeza de sair do Brasil foi a melhor decisão da minha vida. O problema dos que imigram e querem voltar, e não estudar a cultura,clima, idioma, economia para onde se quer imigrar, dai bate a frustração. Ele estudando tudo antes, torna tudo mais agradável ☺
Realmente , tem gente que não quer nem aprender a língua do país … atualmente moro na França e conheço pessoas que moram aqui brasileiros no caso que moram a mais de 4 anos e não falam francês 😂😂😂😂
eu tb moro na Holanda e ja gastei bastante tempo nos EUA, vc consegue preferir a Holanda dq EUA? eu nao consigo me adaptar aqui
Holanda…um país com o céu muito cinzento…muito ruim…esse país bom pra quem não curte uma boa natureza tropical…surfar…nadar…agora pessoas que gostam de bar e poker…se adpta fácil
@@Mantaray-c9h sim a natureza aqui eh fake e repetitiva vc nunca sabe onde vc esta pois todo o territorio de 300km da Holanda é exatamente igual, sim o clima é cinza e chuvoso te leva a depressao pesada o pais quase nao tem entertenimento .
tem coisas boas.... sim politica trabalhista, seguranca, educacao etc, mas de resto é complicado
@@mikabellahdepende da língua francês é fácil eu aprendi em 2 anos agora pega o Netherlands nem criança consegue a fluência
Amo meu Brasil,mesmo tendo uma vida simples e ganhando pouco sou feliz dinheiro é preciso mais não é tudo podemos ser feliz com pouco, é difícil sim mais como todo Brasileiro da se um jeitinho☺️
Verdade... moro na Europa, consigo viajar, vivo bem, mas não sou feliz como eu era no Brasil.... Agora estou investindo em imóveis no Brasil para daq uns 2 ou 3 anos voltar e viver de aluguéis.....
Estar perto de quem a gente mais ama, dos nossos familiares e amigos, isso sim é sinônimo de felicidade.... Deus lhe abençoe.
@@matheusjesus5201 Sim a vida passa rápido devemos ficar próximo da família o máximo possível seja feliz
antes eu morava em Portugal ia muitas vezes de férias ao Brasil amava passear nas praias do nordeste hoje moro na Suíça um país que tem uma segurança incrível
violência zero o povo aqui só morre de velhice agora já não vou muito de férias ao Brasil pois tenho muito medo da violência prefiro fazer férias na Europa mesmo no verão aqui e muito top
para mim o mais importante é a segurança vem em primeiro lugar.
Já não me adaptava ao Brasil tendo nascido lá. Imagine se voltasse depois de 16 anos fora... 🙂
Vivo a 14 anos na Italia. E mesmo tendo emprego formal, filho e marido, vivo sonhando em voltar para Bahia.
Excelente vídeo. Parabéns Rafael e Pedro. Um assunto extremamente importante. Morei em Barcelona, voltar ao Brasil foi depressivo.
Viva o Brasil. Em breve o Brasil será o melhor país no mundo
Pra mim o melhor video do canal. "Tudo depende das circunstancias". Se conhecer pra dar qq passo e ter menos expectativas. Saber a hora pra mudar e reconhecer que errou numa escolha e fazer melhor da proxima vez. Não acreditar muito na experiência de ninguém, cada um tem a sua. Feliz 2023!
O que eu acho mais difícil no Brasil, é enfrentar a violência , nem as pequenas cidades se salvam
Vivo na Itália desde 1996 sinto vontade de voltar só que são tantas dúvidas e a falta de segurança e problemas sociais do Brasil me quebram 😢
E muito duro adaptar se em otro País, quando chega no Brasil, nao para de pensar en voltar
tenho saudades de Curitiba, porem aqui em Maringá (estou a 5 anos) é mais qualidade de vida mesmo, muito mais SEGURO, ando de noite sem medo de ser assaltado, em Curitiba andar de noite era pedir para ser assaltado, e essa sensação de segurança eu priorizo muito. Acho que me daria bem lá fora onde vc deixa seu computador na mesa e ninguém rouba!
Amigo já morei em Curitiba e a única coisa ruim de lá foi o frio e as pessoas frias, gostaria de saber se Maringá é frio ou como é em relação a emprego? Agradeço se me responder
@@Wagnerreis07 Maringá é quente, vc anda de bermuda e regata de noite, empregos também tem bastante
@@99249160 poxa cara, calor é complicado. Vivi no interior de SP e todo dia era 30,33,35 graus, pra mim não da pois sofri demais.
20 anos perdida em Portugal,deixei um casamento capenga,2 filhos uma cadela e um coelho,estou na suiça 5 meses,detalhe todos os anos vou ao Brasil, desistir do sonho de levar minha fámilia pro Brasil,estou em um lugar de oportunidade e aquela loucura do brasil nao saiu de mim
Valeu por compartilhar essas experiências, Rafael. Em tempos sombrios, precisamos ter opções de vida e de esperança, principalmente com boa saúde mental para enfrentar as dificuldades.
O q importa vc se sentir bem,meu primo está voltando dos EUA parece q ele nao gostou de lá
Adaptação não eh fácil
Eu levo ja 22 anos...ate hoje nao me readaptei ao BR. Pretendo voltar pra Europa em breve.
Gostei bastante do dr Pedro. Parece ser um cara muito bacana!! Ótimo vídeo, Rafael! Obrigada!!
Cara que massa! Espero mais colabs nesse estilo, vou dar uma bisbilhotada no conteúdo do Pedro. 😮
Ótimo vídeo! Não voltaria para o Brasil apesar do altíssimo custo de vida aqui na Escandinávia.
Cada um com sua opiniao. Nasci no Canada, vivi ate os 12 anos. Foi pro Brasil morei 5 anos. Voltei pro Canada com meus 17 anos e vivo ate hoje com 33 anos.
Minha opiniao a qualidade de vida do Brasil eh bem melhor. No Canada voce tem bastante oportunidade pra ser alguem na vida mais a qualidade de vida realmente nao vale apena.
Se voce ainda eh novo e queh sacrificar 10-15-20 anos de sua vida trabalhando igual um escravo pra poder levanta um dinheiro, vale apena vir pro Canada. Mais sabe que dinheiro nao eh tudo na vida e passa muito rapido. Faca seu dinheiro e invest no Brasil pra voce viver tranquilamente com uma vida mais simples e frugal que nao precisa se mata trabalhando.
Obrigado pelo conteudo Rafa.
Eu fui morar na Argentina quando tinha 20 anos , umas das melhores decisões que já tomei na minha vida por todas as coisas que aprendi/ desenvolvimento pessoal. Eu realmente adorava morar lá, mas em 2016 viemos para a Polônia devido ao trabalho do meu esposo e decidimos ficar aqui. A Polônia é realmente um céu em questão de segurança, emprego, direitos trabalhistas, (incluindo licença maternidade remunerada de 1 ano), ruas limpas, lugares fantásticos( natureza, montanhas) para visitar bem próximos de casa, mas eu não me vejo aqui pra sempre, sinto que algo falta… Talvez tenha a ver com esse aspecto relacional que o psicólogo mencionava no vídeo.
E o frio aí, Desanima?
Argentina e mt boa , os Argentinos são meio loucos kkkkk e um pais mt bonito , a Polônia eu nunca fui , mas acho que n tem o msm "poder cultural" da Argentina.
Nunca fui a Sydney,pra mim é a cidade mais linda do mundo e a Austrália o paraíso na terra. Depois desse vídeo tenho receio de apenas numa viagem ter a tal síndrome de Paris quando por os pés em Sydney rsss SQN Eu acho difícil algum ser humano ter esse problema com a quase perfeita Austrália conhecida por nós como "O Brasil que deu certo". No mapa mundi esse país se destaca. "Quão grande ilha,tão distante,tão cheia de riquezas,fauna flora,belezas naturais únicas" esse tesouro tão bem escondido na parte de baixo do mundo foi encontrado por portugueses más foram os ingleses que acharam ali utilidade e deixaram a sua cultura naquele solo e hoje é o país que conhecemos.
Queria que o Brasil tivesse a sorte que a Austrália teve. 😂
Excelente vídeo, Rafael! Bacana partir parar uma discussão mais profunda fugindo das resposta mágicas tão presentes no youtube.
Cada caso é um caso. Moro a 30 anos na Suíça, tenho a nacionalidade daqui mas meus melhores amigos e familiares estão no Brasil. Minha filha é muito sozinha aqui e chora se lhe digo que não voltaremos para o Brasil. Apesar das apreensões, estamos voltando para perto da minha mãe.
Rafael, você vai num país e visita vários lugares, porque vai a um estado e não visita várias cidades? Campina Grande pelo menos por dois dias, vale muito a pena. A Paraíba hoje, sem sombra de dúvidas, é o melhor estado do nordeste, e as cidades do interior, estão bem desenvolvidas, como: Sousa, Patos, e Cajazeiras.
O problema é a sensação de segurança. Aqui vc não vive em paz, sempre alerta e não pode andar em qualquer lugar
Se vc não mora nos grandes centros e tem um emprego mediano, o Brasil é um lugar mto bom pra viver
Discordo completamente, Brasil é bom pra visitar e olhe lá
@@extrainformacao5506 como eu disse, depende de onde vc mora... o que tem de tão ruim aqui?
@@extrainformacao5506 Morei um tempo em SC e voltaria fácil para morar lá. O problema geral do Brasil é salários, mas resolvendo isso com trabalho remoto se torna um excelente lugar para viver
@@gabrieldetoledo5960 moro aqui em bc,itajai,Blumenau,Joinville etc tem muito serviço
@@extrainformacao5506 morei 12 anos em SP capital, morei no interior e é um dos melhores lugares para se viver.
Ótimo vídeo, o conteúdo é super relevante. Muito legal trazer um profissional da área da saúde mental pra falar sobre isso. Acho que de tudo o mais relevante foi a questão do autoconhecimento, quanto mais a gente se conhece nossas decisões são mais conscientes e consequentemente mais acertadas!
Conversa excelente. Nos ajuda a refletir. Gosto disso!
Ótimo video. Viva a saúde mental
entrevista sensacional.......... parabéns.........
Eu moro na Austrália há 5 anos e não pretendo voltar a morar no Brasil.
Para mim não tem preço ter qualidade e segurança. E digo até aprender dar valor em coisas simples da vida como assistir o pôr do sol na praia depois do serviço.
Moro na Itália faz quase 3 anos, quero voltar só para ver minha família porém quando penso saindo do aeroporto vendo aquela poluição risco de ser assaltado etc e etc, me desanima é só minha família que me dá força para ir....se não nem pra passear.
Viralata
@@maxwellmoraes2558E ela ta errada?
Nao!
Excelente vídeo!!! Muito necessário!!
Que legal! Eu sigo o Pedro. Ótimo canal
Aconteceu isso comigo, quando tentei morar em Palmas/TO, tinha uma ideia que seria a cidade do futuro, empreendedorismo, mas, quando cheguei lá...
Com 47 imigrei para ser enfermeira nos EUA, melhor momento da minha vida.
Vim para os EEUU em 1995 e me arrependo enormemente. Se fosse hoje eu não viria. Tenho 2 filhas aqui que eu ficaria longe se voltasse ao Brasil hoje.
Excelente entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho 68 anos e sou uma mulher que pensa, não permito que a idade corroesse o meu cérebro, a minha capacidade só aumenta com a idade. Parabéns por tua visão de mundo, tem tudo a ver comigo.
Um assunto polêmico e bem abordado. Parabéns pelo desafio. Felicidades.
Pra quem ganha uns 10k por mes o Brasil é até bonzinho... mas pra quem é assalariado e recebe seus 3k por mês, o Brasil se torna uma merda... tudo caro, vive mal, mora mal, come mal... Brasil é foda. :s
Mais ou menos, moradia aqui é barato, alimentos frescos tb... só o salário que é baixo mesmo
@@vinizan Não é nem o salário que é baixo, é que a inflação é alta mesmo... Se você recebesse um salário de 2k mas as coisas fossem baratas como são em alguns países lá fora ia ser bom (falando de produtos eletrônicos por exemplo).
Concordo com você Paulo Lima , os ingressos impactam muito também o bem estar. Eu acredito que não é necessário ser milionário para ser feliz, mas realmente existe um mínimo, né ? É preciso de dinheiro para poder visitar lugares legais de vez em quando, ter boa saúde e educação etc. Ainda que tenha muitas saudades, só voltaria ao Brasil para estar bem em todos aspectos: emocional , financeiro etc.
Experimenta tentar viver com 10k por mês no Rio ou em SP
10 k por mês se tiver filhos e pagar escola particular e plano de saúde não dá pra nada ...
Conversa muito importante
Mas quem pode dizer que andar sem segurança ebom para a mente? Ja fazem 21 anos que estou na Europa... Nao voltaria para o Brasil.. Quando vou de férias tenho o privilégio de so andar de carro... Uber... Ou taxi... Com pessoas seguras claro! Saio so durante o dia... Viver sobressaltado e a pior tortura que existe.
Video top!! Espero que venham outros nessa mesma linha!! 😃
Olha eu tenho 18 anos de Alemanha e minha experiência é o seguinte me arrependo amargamente ter saído do Brasil para Alemanha. Eu tenho depressão e não tenho mais saúde por ser tratada como lixo aqui. Vc perde a auto estima e saúde. Bem eu moro aqui por um motivo fiz a burrada de ter dois filhos com um alemão e pela lei. Só poderia morar com eles no Brasil se o pai me desse aguarda o que ele não faz. Então para ficar perto dos meus filhos vivo o inferno mental, psicólogo etc. Exterior é para fazer férias, fazer uma especialização, ou passar uns máximo 8 até anos juntando dinheiro depois desse tempo a pessoa definha. É claro essa é a minha experiência. Para mim relacionamentos de qualidades são melhores que ter poder de compra
Nossa, 18 anos é muito tempo! Estou há 10 meses, vim com documentação legal e um cargo bacana. Mas penso em ficar no máximo uns 5 anos. Não tenho filhos aqui. Estou em Colônia..
@@SinusD Esse é o segredo não faça filhos com um nativo !!! Se não já era... A não ser que não se importe com seu filhos.
Voltei pro Brasil 9 anos atrás. Não troco.
Excelente vídeo!
Eu tenho 40 anos e ja levou 12 anos vivendo no Reino Unido e ja vi tantas historias de gente que saiu do Brasil e voltou ao Brasil e ambos se arrependeram, em todos os casos eu notei uma coisa: FALTA DE PLANEJAMENTO. As pessoas tem essa loucura de "meter a cara a fazer algo sem pensar nas consequências", todas as escolhas certas ou erradas, resultam em consequências que são proporcionais a essa escolha. Eu pensei muito antes de sair do Brasil e jamais me arrependi. Jamais voltaria a morar no Brasil, não odeio meu pais, mas eu simplesmente não me adapto, fim.
Num futuro próximo vc irá retornar, já que o Brasil será o refúgio do mundo no fim dos tempos
@@hateranonimo1481 kkkkkkkk
Não sei por que a risada. Já profetizado por pastores e padres que o Brasil foi escolhido para ser o abrigo do mundo no Apocalipse bíblico
Cara, em tempos em tempos o youtube me retira a inscrição do seu canal. Me inscrevi de novo. Você tem perfil no Rumble?
Tenho 65 anos e meu marido 67. Estamos estudando italiano e vamos para a Italia morar um tempo lá e tirar a cidadania. Uma aventura? Pode ser mas é fundamental esticar o cérebro enquanto você respirar bem nesse mundo.Mas vou sem nenhuma ilusão
Ótimo vídeo, assunto muito importante.
Quem atravessa o oceano nao volta igual,você aprende a comparar
Bacana o bate papo!
Excelente conteúdo 👏👏
Muito boa conversa.
não ? eu mesmo estou com minha vida sentimental abalada? depressiva
Muito interessante esse bate-papo
Acho que é necessário o mínimo de afinidade com o país que está imigrando. Seja cultural, com o idioma...na Inglaterra foi muito natural e fácil minha adaptação. Já na França foi péssimo, pq não me interesso por nada de lá.
Q papo foda!! Parabéns pelo conteúdo
Olá,
Eu tenho 44.anos com 8.anos a minha mãe me levou para morar na Alemanha com ela. Eu nunca tive interesse de viver na Alemanha sempre eu queira voltar para o Brasil.
Hoje eu quero definitivamente ir embora mas como eu fui criada aqui na Alemanha eu não tenho esperdiça das coisas do brasileiro
Quando você tinha 8 anos, a Alemanha era boa... agora é uma bosta de país decadente. Se já se resolveu financeiramente, o Brasil certamente é melhor.
GOSTARIA TANTO DE TER VONTADE DE VOLTAR🙄😏
Ótimo vídeo, estava precisando de um vídeo assim
E eu que vivo ha 23 anos. Estou pronta para ir para Venus.
Scapella Podcast 👏👏👏👏👏
VC tem razao , estou na frança e a falta de liberdade é grande aqui, tudo é feito para depender totalmente do governo.
E naõ vou mentir , da vontade de varar pro brasil.🥰🙏🙏
Mas não volta ,né?
Conheço algumas pessoas com o mesmo pensamento seu.
A França daqui há alguns anos será terceiro mundo.
@@hateranonimo1481 Sonhar é gratis !
@@hateranonimo1481 culpa da "social democracia" 😂
Pretendo sair do Bostil daqui um tempo. Aqui trabalha so para sobreviver, a chance de subir na vida é praticamente nula. Salario de subemprego mal da pra comer e pagar contas e para conseguir um emprego melhor tem que ter contatos, o que o pobre nao tem.
vdd
Pura verdade amigo
Pobre se quiser estudar, consegue e assim consegue um emprego melhor sim, mesmo com muita luta!
@@fiorellino7478 cope. Bons empregos hoje em dia ou nao contrata pessoa de familia humilde (engenharia, direito, adm), ou contrata mas esta saturado (TI) ou tem barreira pra quem é pobre cursar (medicina). Pobre hoje em dia so consegue bons empregos se virar funcionario publico.
Papo de extrema importância!
Grato!!
segurança e menos imposto é meu principio de escolha.
Ótimo vídeo...
Meu maior temor é ter que voltar para o Brasil enquanto eu estiver vivo
A capital da minha terrinha amada❤️
caramba, como o audio ta bom
Muito bom 👏👏👏
Nunca arrenpendi de ter vindo. Nem tive problema de adaptacao. O dificil agora e ter que voltar para o inferno. Adaptar para o bom e facil, mas sair do bom e cair no pessimo ninguem merece.
Som muito baixo ,eu te escuto limpando a casa,não deu dessa vez
Tente colocar um fone
@@Olhar.Internacional não gosto,de qq maneira preciso apoiar o celular em algum lugar.Mas os vídeos recentes o som está ótimo 👍. Obrigada!!!
Parabéns guerreiros pelo vídeo, concordo plenamente pois ja passei por isso em vários países que morei. 🇺🇸🇦🇺🇨🇦 Já morei em Gramado por 3 anos e hoje em 🇵🇹Portugal, e já me preparando pra retornar para Gramado e ficar, pois o mundo está terrível com o socialismo e essa terrível agenda globalistas.
Portugal 🇵🇹 tá ruim assim?? 😢 queria ir por lá ver como é
@@snsbreakingnewsPortugal não tem casas para alugar e quando acha, o valor do aluguel é altíssimo
Eu passei por isso, e pank
Tem q botar tudo na balança
Brasil próxima potência mundial
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Pera, tomando fôlego para continuar rindo. Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk
@@fabiomacedo1681 choro é livre sociopata
Aí não né,um país que investe cada vez menos em educação,e terá na eleição 2022 Lula X bolsonaro não tem como ir pra frente.
@@fabiomacedo1681 viralata 🐕 quer osso velho?
@@Thainara-r2p melhor vira Lata ganhando em dólar que Lulu da Pomerânia governado pelo Lula
Ñ vale mais a penas sair do Brasil
O vídeo perde o brilho, quando o cara sai de Toronto e vai para periferia de São Paulo com esgoto a céu aberto. É uma experiência muito nichada. Sabemos que se ele fosse para Jardins em São Paulo, isso não aconteceria.
Foi minha experiência em 2008. Em 2023, saí de Toronto repleta de drogados e fui pra Balneário Camboriú, sem zumbis, sem cracudos.... Brasil tem lugares bons tb
@Olhar.Internacional sim. É como eu disse, tudo é relativo. O mesmo vale para São Paulo, que o estado tem a mesma população do Canadá inteiro. Tudo realmente é relativo. Boa volta para o BR
Um dia você vai olhar para trás e cair na tal que perdoi amigos e familiares que nunca voltarão.