depedendo do pais acho que os eua vai resisitir a cultura wolk mas pode sofre com bomba nuclaear em uma possivel guerra e a europa so vai ficar cad avez mais progressista
Nesses países mais wokes se a população não impuser um freio duvido nada que daqui a pouco criminalizem homem recusar dar a bunda para gays ou come-los, que descriminalizem pedofilia e zoofilia (zoofilia já foi descriminalizada na Espanha se for feita por mulheres), que mulher que se recuse a se relacionar com mulher trans não operada seja punida por isso, etc
Qd viajei para a Europa a turismo, voltei e levei uns seis meses para me readaptar. Olhava a sujeira das ruas, os rios poluídos, os noiados , a cracolândia, as favelas singelamente chamadas de comunidades onde as pessoas têm o mínimo de condições de vida e dominadas pelo narcotráfico. Doeu muito!😭
Se gentileza gera gentileza, incivilidade gera barbárie. Mas se reina o eficaz, lucrativo e desumano espírito redentor, toda realidade trágica é diluída eficientemente sem permitir reação coletiva, a tragédia é reduzida à fraqueza pessoal.
Voltei pro Brasil depois de quase 4 anos morando na Irlanda e posso dizer que já estou meio arrependida em vários aspectos porém voltei como Nômade digital então tenho uma certa liberdade de voltar ( graças a Deus😅)
Tô precisando descobrir o caminho do nomadismo digital. Sou cidadão brasileiro e canadense e ano que vem me torno português. Liberdade geográfica não me faltará, mas sem o "vil metal", sem liberdade...
Eu também morei na Irlanda, mas foi por 1 ano e meio. Voltei em março e tem hora que me bate um remorso de voltar, mas também to esperando algumas coisas acontecerem pra eu logo voltar.
@@matheusdequeiroz6674 meu objetivo eh o mesmo, estou em vias de aplicar pra minha dupla cidadania portuguesa, moro no Canada atualmente e em vias de aplicar para o PR em breve.. Se Deus quiser opcoes de lugares onde morar nao vao faltar, apesar de eu achar mt complicado essa questao de comecar do zero em outro pais..
@@matheusgoncalves9096então cai fora foi o que eu fiz a 38 anos e só vou ao Brasil porque comprei apartamentos em Santos ,e estou arrependida devia ter comprado em Portugal 😂😂😂 assim eu ganhava os alugueis em Euros ,procure realizar seus sonhos ,eu realizei trabalhando de faxina na Alemanha Sorte 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Ja tenho 17 anos fora do Brasil e 6 países diferentes. Fui desde trabalhar em construção, loja, e empregos básicos até chegar aos dias de hoje com trabalho na minha profissão (engenharia) ganhando salário alto (mesmo para padrão internacional) acho que este assunto se resume a quanto voce ganha no país que estiver! Sem grana ou grana pra pagar apenas as contas, vai passar perrengue e a cabeça vai perguntar sempre "o que que eu estou fazendo aqui?"....quando você ganha salário bom e pode viver bem no pais que está no exterior, mora bem, come bem, tem carro bom, faz passeios, viaja, vai pro Brasil quando quer, compra tudo que quer....aí a coisa muda muito - Estou aqui neste ultimo caso considerando também morar legalmente o que também influencia muito no sentimento de sossego ou incômodo.
Eu discordo frontalmente. Isso vale para quem era miserável no Brasil e vaza daqui em busca de dinheiro. É lógico que a vida não é boa se não conseguimos morar em um lugar limpo e seguro nem comprar comida e roupas ou remédios quando precisarmos. Mas viver é muito mais que comprar. Poder andar pela rua sem medo a qualquer hora, não ter vizinhos nojentos que fazem barulhos horríveis a qualquer hora e sobretudo saber que não te perseguirão por não teres votado no governo é ainda mais importante.
A falta de segurança no Brasil tem um peso enorme. Dois dos meus filhos foram estudar nos EUA e ficaram por lá. Eles pensaram em voltar e até eu quis em alguns momentos que voltassem, mas toda vez que o outro filho que mora no Brasil viaja para outros estados a serviço eu fico muito preocupado com a segurança. Então não, o Brasil não vale a pena.
Por mais que a distância de um aperto no coração, a vida deles por lá está mil vezes melhor! Viver em um país com 70 mil homicídios por ano, estando sujeito a esse tipo de desgraça sem contar os preços absurdos para tudo, problemas políticos, cidades horrorosas enfim... Eles estão super bem! Isso que importa!
@@matheusgoncalves9096 Estão melhor do que aqui, mas os EUA estão longe de ser essa maravilha toda de país. Eles são considerados um país violento também para os padrões dos países de primeiro mundo, não é por acaso que possuem a maior população carcerária do planeta.
Você vê aquela geração que nasceu até os anos 60, era muito mais fácil arrumar um bom emprego, comprar uma casa e sustentar uma família, hoje é muito mais difícil no Brasil onde muitos jovens ainda moram com os pais.
Saí do Brasil em abril de 2018! A melhor decisão que fiz para minha vida. A vida no exterior não é um mar de rosas, mas anda longe de ser aquele pesadelo do assalariado brasileiro.
cara morei fora 2 anos e estou de vota e cara é muito mais dificil que vc imagina, sair de um lugar q tem emprego em qualquer lugar para um onde as empresas querem 2 faculdades, dois intercambio , 2 esferas do dragão e um pedaço do muro de berlim para pagar 1200 é fda! (é facil se acostumar quando voce melhora, mas é muito dificil se acostumar com uma contição pior!
HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ri alto. 2 esferas do dragão e um pedaço do muro de berlim. SENSACIONAL. É literalmente isso. Porra do emprego pagando o mínimo e os caras querem que você seja o PHD no assunto
Morei na Suíça e moro em Portugal! E estou começando a concluir q se vc tem boas condições no BR não vale a pena vir p a Europa. Aqui sofre-se muito, muitos perrengues, humilhações, e detalhe, sempre será um imigrante. A experiência em PT é péssima, a Suíça é melhor, mas para se estabelecer não é fácil, pois as regras e imigração são bem rígidas na Suiça. Estou pensando seriamente em voltar p o BR, apesar dos problemas, temos muita coisa boa no nosso Brasil.
Acho que se a pessoa tem boas condições financeiras pode viver muito bem no Brasil. Eu moro no Canadá há 16 anos. Quando cheguei conheci um país, hoje vivo em outro, apesar de estar vivendo no mesmo lugar. Durante os 3 anos de pandemia o Canadá virou uma ditadura de fato, com apoio incondicional da grande maioria da população. Esse fenômeno de apoio e submissão total ocorreu principalmente por conta do "auxílio emergencial" canadense, que era de $2k/mês, equivalente a cerca de R$7500 hoje. Isso pra ficar em casa. Depois de quase 3 anos em casa, com restrições severas, o povo começou a sair, consumir, viajar... resultado: inflação record de quase 9% ao ano, fim do auxílio emergencial, grave crise habitacional sem precedentes, ou seja, entramos na tempestade perfeita. Eu já tenho quase certeza de que vou voltar para o Brasil quando me aposentar. Morar perto do mar, onde seja verão o ano inteiro.
Nada diferente da Australia. Morei lá por 7 anos e na pandemia tive certeza que não queria mais morar lá... Retornei ao Brasil e dei muita sorte de conseguir um emprego ganhando quase o mesmo que ganhava na Australia. Concordo com vc 100%, se vc tem dinheiro no Brasil sua vida é totalmente outra. Moro na grande florianopolis, visito frequentemente diversas praias do Estado e moro muito bem, lugar calmo, proximo a tudo... Posso até dizer que tenho uma qualidade de vida bem parecida a que tinha na Australia, com a diferenca que sobra mais dinheiro.... Lógico que ainda estou no Brasil, então tem bairros pobres, ruas esburacadas etc... Mas pelo menos morar no Brasil é mais barato, já tenho meu apto, reformei ele... Na Australia um apto de 1 quarto por meio milhão de dólares, aluguéis caríssimos, povo gado obediente ao Estado... Brasil tem muitas imperfeições, mas a gente muitas vezes só vê o lado ruim e tudo é uma balança, para algumas pessoas o melhor é sair do Brasil para outras o melhor talvez seja voltar ao Brasil! é tudo relativo!
@@rrafaelpazPois é. Eu vi que durante a pandemia a Austrália estava impedindo seus próprios cidadãos de retornarem ao país. Isso foi sinistro! Aqui no Canadá eles passaram 3 anos ameaçando queria viajar até com fechamento de fronteiras, como fez a Austrália, que foi fácil por ser uma ilha no meio do nada. Eu viajei ao Brasil nos 3 anos de pandemia. Cumpri quarentena rigorosa, recebendo até 10 ligações por dia para confirmar se eu estava em casa. Alguns colegas do trabalho receberam a visita da polícia pra confirmar se estavam de quarentena e que não estavam recebendo ninguém em casa. Também durante alguns meses exigiram quarentena em um hotel, durante 3 dias até sair o resultado do teste covid, cobrando $1200 dólares. Isso pra desencorajar as viagens, mas mesmo assim muita gente não se curvou à ditadura. Em janeiro de 2021 eu estava em Balneário Camboriú, praias lotadas, apesar de ter algumas restrições. Quando voltei pro Canadá, Montréal estava em lockdown, tive que ficar 2 semanas sem sair de casa, por sorte eu sempre pude fazer home office e acabei trabalhando 12 horas por dia pra esquecer aquele inferno. Eu até pensei em morar em Florianópolis ou Balneário Camboriú quando voltar, mas as condições climáticas do sul me incomodam muito, acho que não é pra mim.
@@duckmontreal9255 A Australia foi extremamente autoritaria! Eu mesmo não podia sair 5kms do raio da minha casa, se a policia me pegasse ganhava multa e eles multam mesmo! Tive um vizinho que teve seu rosto em todas as TVs como criminoso pq espirrou sem mascara dentro do elevador e ele estava sozinho no elevador! Mataram todos os cachorros de um canil em Sydney pq não queriam aglomerações. Criaram vários campos de concentrações e forçavam as pessoas que chegavam a ficar naqueles campos, as pessoas não podiam sair do quarto senão seriam multadas ou presas. Perto de casa, tinha hoteis onde ficavam alguns desses australianos em quarentena, na frente dos hoteis ficam policiais armados até os dentes para não deixar as pessoas sairem. Não vou nem mencionar as tentativas de protestos das pessoas cansadas dos lockdowns... Os policiais metiam o cacete sem dó! Prenderam pessoas por falarem mal dos lockdowns nas redes sociais... O exercito sobrevoava meu bairro pra intimidar a gente e não deixar a gente deitar nos parques ou fazer piquenique... A gota dágua pra mim, foi quando estava em parque com um amigo comendo um burger e o helicoptero do exercito sobrevou e me mandou voltar pra casa... Eu tb não conseguia entrar nas lojas pq não me vacinei e o pessoal do governo ameaçou demissão se eu não me vacinasse, então decidi que não era mais pra mim... Era pra eu ter aplicado pra residência, mas eu não apliquei justamente pq se eu fosse residente eu não conseguiria sair do país sem ser vacinado, então eu sacrifiquei a residencia que passei anos pra conseguir pra poder sair de lá, o pessoal me chamou de louco kkk.. Sobre clima região aqui em Santa Catarina, infelizmente dá muita chuva em todo Estado, estamos em chuva há quase 1 mês, isso que odeio aqui! Morei em Balneario Camboriu antes de mudar pra cá, e lá era muita chuva tb! Gosto muito de sol...
Moro na Europa, fui visitar a família o ano passado. Falei que queria voltar pro Brasil, todo mundo falou que eu estava louca... 😅 É verdade, a gente muda muito e as vezes é difícil para as pessoas que ficam nos compreenderem, só quem passa pela experiência de morar fora sabe do que estou falando. Eu também não gosto da cultura da ostentação, nem de música alta, mas como você diz acredito que estando em um lugar relativamente seguro e tendo os meios / trabalho bons dá pra se adaptar de novo ao Brasil. De qualquer forma neste exato momento eu não voltaria, acho um pouco arriscado largar tudo e voltar com esse novo governo de esquerda . Esperando pra ver 🙏e torcendo pra que esse governo não seja tão ruim como foi a esquerda pra Argentina( também morei lá há uns anos).
Gostei das suas reflexões. Voltei pro Brasil provisoriamente depois de 23 anos na CR. Essa mania de ostentar incomoda, mas eu não tinha isso claro. Pensei que a estranha era eu. E conversar com parentes que nunca saíram daqui… é complicado! Parabéns e sucesso!
Morei 24 anos states e estou de volta a 10 meses moro no interior de SP sim e vdd muito estranho a comunicao e a parte economia tenho 64 anos o que me fez voltar foi a saude aqui e melhor que fora 😢
Eu moro na Alemanha e na España ao mesmo tempo,tenho 60 anos e 38 fora do Brasil, impossível voltar mesmo depois de me aposentar daqui a 4 anos se não moro antes,Falta de segurança o primeiro motivo e o segundo preços desorbitante altos 😢mesmo eu tendo casas propia no Brasil vou deixar de herança para meus sobrinhos depois que, eu morrer triste 😢 eu sonhei em voltar ao Brasil,mas o medo não deixa 🇩🇪🇪🇸🇧🇷 esta e minha história 😢
São muitas as suas indagações filosóficas e eu penso que o brasileiro 'rebelde', esse que não é gado de políticos ou de sistema, que sabe pensar fora da caixinha é o que ainda mantém de pé esta nação.
Aconselho as pessoas "do amor" irem espalhar todo esse amor no mundo , começando na faixa de Gaza , depois na Cisjordânia , aí em Nagorno Karabakh e terminar alí na Rússia e Ucrânia
Pois eu já recomendo esses lugares para todos os brasileiros vira-latas que acham que o Brasil é o pior lugar do mundo e que qualquer país é melhor do que o Brasil 😂
@@paraballbr1473 E que os Brasileiros continuem morando em regiões como o Nordeste, Norte e não migrem para o sul, se acreditam tanto nesse governo promissor. Como se o Brasil não houvesse uma guerra.
@@gallagher9528 Eu não faço questão nenhuma de morar no Sul. Eu sou muito feliz e realizado aqui no meu Pará. Agora sobre as pessoas do Norte e Nordeste irem para o Sul não sou eu e nem você que decide quem fica e quem vai se alguns quiserem ir eles irão e você não pode fazer nada para impedir. Assim como nós aqui não temos poder nenhum de impedir essas ONGs oportunistas de atrapalharem a nossa vida aqui na Amazônia. 😉
@@paraballbr1473mermão. Brasil é o melhor país do mundo, aqui mata menos que guerras 40 mil assassinatos por ano só. Eu me lasquei fui roubado 5 vezes, cara com arma de fogo, com faca e até trombadinha que talvez não tivesse nada porem prefiro não pagar pra ver, tive 4 celulares levados embora, uma bike furtada, dinheiro em conta bancária dinheiro em espécie mochila fone de ouvido novinho, levaram dinheiro até de pagar meu aluguel e no assalto que roubaram o que tinha na minha conta bancária, fiquei refem dos cara e achei que bateria as botas naquele dia. O Brasil maravilhoso que você vive só se for no condomínio que você vive, com seguranças armados e câmeras 24h.
Eu sou gerente de uma loja de conveniência, minha renda é de R$3500 por mês, moro sozinho em condomínio, vendi meus carros pra cortar gastos, vou pro trabalho de 🚲. Quando digo aos meus amigos q quero largar tudo isso pra tomar chuva em UK eles me chamam de louco. (Obs: não tenho filhos)
Cara já estive no UK, é muito top e legal mas só da pra morar lá se vc ganhar muito dinheiro. É extremamente caro morar lá, se vc ficar lá com subemprego vc só vai sobreviver e com muito sufoco. Claro o pais é muito honito e legal e vc pode ate aguentar viver assim por 1, 2 ou3 anos. Mas depois de um tempo se vc nao arrumar nada melhor vai se cansar, de trabalhar igual louco e só conseguir sobreviver, ainda mais em pais frio, como um estrangeiro e sem família e amigos. Esse é o caso da maioria dos BR que vao pra lá, a maioria volta depois de uns 2 anos quando percebem que nao tem perspectiva de sair dessa realidade. No entanto se vc conseguir um trabalho com boa renda que te permita naonapenas sobreviver ae sim eu te apoio 100% ae ir pra lah
A capacidade do Rafael de nos trazer pontos de reflexão é impressionante. Concordo com muitas coisas mas descordo de algumas. O Brasil 2.0 realmente existe, mas ainda acho que seria buscar viver numa bolha, ha muito pouco ainda o “Brasil 2.0”. O exemplo ao final do vídeo sobre Munique, moro aqui desde 04/23, a questão do semáforo é realmente verdade, no início foi difícil acostumar, mas hoje já me adaptei, e não vejo como cabestro, pelo contrário, isso passa uma segurança para todos, pedestre, ciclista e motoristas.
@@paraballbr1473 De um certa forma , acho que todos vivemos em uma, que nós escolhemos, o sentido que eu quis dizer foi naquele em que não podemos escolher, como segurança, estética arquitetônica, acessibilidade, transporte de qualidade, lazer e poder de compra, essa “bolha”o BR que oferece, o 2.0, são em raríssimos lugares, e os lugares que o Rafael comenta em vídeos anteriores como Balneário e Gramado, meu amigo, se você não é uma pessoa classe média alta ou rica, que ganhe seus dois dígitos mensais, esse lugar não é pra você, ou seja, uma bolha. Por aqui você não precisa ser rico e criar uma bolha pra usufruir dos 6 exemplos mencionados acima, essa é a minha opinião de quem já viveu em 3 países. Quanto à pergunta da amizade, não a entendi nesse contexto, mas sim, já estou construído uma rede de amizades “internacional” por aqui, trabalho na Panasonic, uma empresa global e no escritório há mais de 20 nacionalidades, e entre elas obviamente alemães, há poucos brasileiros por sinal, somos somente em 2 na empresa toda. E no meu mestrado na LMU, também esta me oferecendo a oportunidade de fazer amizades gringas vamos dizer assim. Abs
@@fabio_teixeira Entendi! Falei isso porque é muito padrão do brasileiro sempre fingir que está por cima. As vezes a pessoa mal consegue sobreviver com o dinheiro que ganha, não sobra nem para passear. Vi gente recentemente morando em barracas em Portugal e romantizando isso só por estar na Europa.
Morei na França em 2006 e 2007, até hoje a cada dia que passa me arrependo de ter voltado, apesar que na época eu tinha um motivo que eu não era uma escolha não voltar para o Brasil, mas até hoje eu tenho certeza que se estivesse na França a minha história tinha sido bem melhor, Brasil não é fácil, eu sei que a França ta complicado mas mesmo assim serio melhor ter ficado lá.
O ser humano é um eterno insatisfeito. Eu falei: O ser humano,.como um todo. Se você estivesse lá pensaria que o Brasil, apesar..., poderia ser melhor. Tenho amigos que estão lá há 5, 8 anos e pensam isso.
Eu moro no Brasil 2.0 (nascido e criado em Maringá/PR) e isso aqui ta indo para o brejo também. Criminalidade tá explodindo, assalto a mão armada era quase impossível, agora são rotineiros, mendigos para todo lado e políticos que ainda defendem o "estilo de vida" deles. Tá ficando difícil.
Moro aqui, ta piorando, e sabe o que é pior? Ainda é um dos melhores lugares do Brasil, vai pensando como é os piores? Tenho familia em sp e ce, ando em outros estados, e ainda somos os menos piores. Daqui uns meses não vai ter para onde correr no BR
Confesso que estou surpreso, sou de Santo André/SP, tenho simpatia pelo PR, conheço somente Londrina, penso em me mudar em breve, gostei do preço dos imóveis que tenho visto por ai, inclusive em Maringá, há uns dias atrás vi uma noticia de um homicidio acho, terrivel por aí, não sabia que estava desse jeito.
A Realidade é que viver é muito Bom, cabe a nós procurar meios de melhorar, gratidão é algo essencial para uma boa vida, quem deseja ir a Portugal como eu já fui e passei 3 meses aproveitando aquele belo país e depois ir a outro lugar deve se esforçar bastante para conseguir uma liberdade geográfica, eu ainda quero ser um nômade digital e vou me dedicar a isso pois tudo é possível para quem crê e busca, o Brasil é um país incrível quando se busca viver o melhor dele, serra gaúcha e catarinense são um sonho, as praias de Santa Catarina são belas, arraial do Cabo, foz do Iguaçu, bonito no Mato Grosso do Sul, são tantos lugares, fora o mundo com países incríveis, realmente viver é muito Bom, para ter uma vida boa só depende de você
Tenho um salário razoável aqui em SP e nunca havia cogitado em morar fora até ser "abordada" por 2 manos numa moto. Minha vida virou um inferno e daria tudo pra fugir daqui, pois não tenho mais sossego, desconfio de tudo, de todos, tenho crise de Pânico. Iria até pra Portugal ganhar um salário mínimo local e conseguir pagar apenas o arrendamento e alimentação.
Eu sai do Brasil em 2017 por causa disso tbm, fui assaltada 5x em um ano e estava a ponto de tremer a perna ao ouvir uma moto. Tbm sou de SP. Nem cogitei o sul do Brasil pq eu tinha cidadania alemã e achei que a realidade era bem diferente. Hoje vejo que o primeiro mundo tbm eh cheio de defeitos, saúde precária etc mas pode valer a pena a experiência. Agora estou tentando achar um meio termo, mas tenho medo de voltar pro Brasil então estou vendo a Espanha como uma boa opção, pq ao menos vou ter mais segurança e praia, coisa q não tem em SP e ainda a facilidade de viajar por outros países por aqui. Educação pública e saúde pública tbm são melhores na Espanha do q Alemanha
paz de espírito o dinheiro não compra... o que pega é deixar família para trás, sabendo que estão sujeitos àquilo que você saiu do Brasil para evitar... se fosse só grana o problema, mandava uma mesada para eles, mas...
Eu e minha família vivemos nos EUA com Greencard há 6 meses. Ainda no processo de validação e trabalhando em uma empresa Americana, mas passando aperto junto a adaptação. As vezes vem vontade de voltar, pensando nas coisas boas , além da família. Porém, a realidade é outra, aquela que faz as pessoas quererem sair do Brasil. Isso faz parte, adaptação não é fácil.
Depende muuito da região do Brasil, se eu fosse voltar, voltaria somente ou para o Sul do país ou para o interior de São Paulo, mas para aquela lástima onde eu nasci chamada nordeste(desculpem-me a agressividade) nunca mais.
A Síndrome de quem sai do Brasil se chama "Síndrome de Ulisses", eu tive e é muito difícil. Sou de São Paulo e estou vivendo em Lisboa há 3 anos; penso em voltar, mas não para São Paulo, talvez para uma cidade menor, ainda não sei, estou refletindo muito, em janeiro vou de férias e espero ter mais informações e ver com os próprios olhos como está o país, que dizem: piorou muito. Vamos ver!
não volte ... estou tentando vender tudo e sair , mas o dinheiro aqui acabou e os impostos são os maiores do mundo, os bandidos estão por todo lado, inclusive no judiciário e legislativo, com essas guerras e o LADRAO apoiando os TERRORISTAS logo o brasileiro vai ser impedido de entrar em outros países. A inflação logo estará nos moldes da argentina, que alias se MILEI ganhar estarei de mudança para lá , já que para ir para lugar que o nosso dinheiro não vale nada tá muito difícil.
interior de Sp tem excelentes cidades, em MG tbm. Não conheço Lisboa para fazer comparação, mas como eu conheço bem o interior do estado de MG (e muitos outros como MT, MS, GO, um pouco de SP e PR), diria tranquilamente que viveria aqui até os meus últimos dias.
@@MAGNUS8 penso em ir para o interior mas conheço muito pouco as cidades. Me indicaram Jundiaí, não conheço bem, mas quero encontrar um lugar com melhor qualidade de vida e custo mais baixo. Lisboa é muito boa para morar mas está ficando muito cara por causa da crise na habitação que assola a cidade, muitos estrangeiros foram atraídos para cá e isso fez dispararem os preços. Enfim, tenho mais dúvidas que certezas, o que me move é a saudade, mas tenho de agir racionalmente, não tenho margem para erros!
@@lilianavieira1109 Jundiaí infelizmente não conheço, tenho um amigo morando lá e gosta muito de lá. Conheço Ribeirão Preto, França, São José do Rio Preto, São José dos Campos. Moraria em qualquer uma dessas, principalmente em São José do Rio Preto. No Paraná optaria por Maringá. Atualmente resido em Uberlândia MG e é uma cidade excelente! Grande com cara do interior. Creio que futuramente optarei por mudar para regiões mais frias, então será sul de MG, SP ou irei para o PR e vou estudar sobre Santa Catarina. Brasil não é tão ruim não. Se você tem renda acima da média consegue viver tranquilamente nas cidades citadas. Sobre Lisboa, fico triste em saber disso. Ouvi dizer sobre pois tenho uma grande amiga morando aí e diz ela que subiu demais preço de aluguel.
Concordo que o Brasil é um país maravilhoso as pessoas são maravilhosas, trabalhadoras e amigáveis, porém a falta de segurança, baixo nível de educação, a corrupção em vários níveis da sociedade e os problemas com a saúde não serão sanados, durante o meu tempo de vida, talvez daqui a 200 anos??? por estes motivos estou escolhendo a tranquilidade de outros países até menos desenvolvidos que o Brasil, que possam oferecer melhor qualidade de vida, afinal nem tudo se resume ao dinheiro... A respeito de não atravessar a rua mesmo quando ninguém está olhando, no Japão se deve ao fato de que se for pego pela polícia, gera a príncípio uma advertência e depois multa... já aconteceu comigo... tomei uma advertência por não respeitar o sinal de pedestres e outras gafes que cometi logo que comecei a morar lá (aprendi muitas coisas boas), morei 21 anos lá, entendi como a educação é importante, mesmo em certas situações que pareçam extremas, existem sérios motivos para certa leis ou regras... Creio que o hábito de respeitar as leis e as regras, mesmo quando não tem ninguém vendo cria aquilo que já não se tem no Brasil, um conceito de educação para com o próximo, responsabilidade, compromisso e ética. Devido ao grande terremoto de 2011 no Japão tive que sair de lá sem planejamento, nestes 12 anos que estou no Brasil, percebi que temos lugares melhores no mundo onde a vida não é tão corrida e também pode se ter a paz e tranquilidade que procuro... entendo que cada um procura um estado de espírito diferente, allguns aceitam as condições e os problemas do Brasil como se tudo isso fosse normal... eu não...
Rafael eu moro em Brisbane na Austrália e já morei em Perth tb, por incrível que pareça você está totalmente correto, isso aqui é muito bizarro, estressante, fiz amizade aqui com europeus da Alemanha, Noruega, Itália… e eles faziam exatamente o que você falou, quando a gnt saia pra fzr alguma coisa, e voltávamos pra casa de madrugada, mesmo sem carro e nada elas faziam questão de ficar paradas esperando o farol abrir, e eu la atravessando a rua sem problemas, as pessoas aqui na Austrália são extremante woke e é extremamente irritante esse lado deles, já perdi até seguidoras no meu Instagram por fazer crítica a essa cultura de merda, e advinha quem foram as pessoas que pararam de me seguir? Haha “ uma australiana e uma inglesa”, minutos depois de eu falar certas coisas pesadas a cultura woke. Agora eu vejo como tudo que vc fala fz sentido,quando lembro que antes de eu vir pra Austrália em 2022, eu não queria aceitar muito as coisas que vc falava daqui naquela época, pq eu estava muito fascinado com os altos salários e segurança desse lugar
Apesar de ter mta gente q segue essa cultura woke aqui, não chega nem perto de como eh na Europa. Eu moro na Australia há mais de 10 anos e não eh tão assim como vc diz não, tudo depende do seu convívio. Eh só vc ver pelo referendo q teve no fds passado, o “não” venceu, o q foi algo surpreendente pra mtos, mas a galera aqui (maioria) não aceita cultura woke.
@@danielbroomhall8882 tem toda razão, a maioria não, mas ainda tem muitos que sim, talvez seja isso que você falou “o convívio “ me levou a ter essa experiência, e me trouxe esse sentimento,
@@danielbroomhall8882 Inocência ou ignorância política achar que a maioria não aceita essa cultura... Leis de feminismo tem muito na Austrália,leis LGBTs,Lis de aborto e de maconha recreativa em alguns lugares. Sem contar a mídia contaminada com isso. Ou você vive em um círculo onde ninguém aceita essa cultura (minoria na Austrália), Ou você é ignorante politicamente.
@@sejamed1443 vc ao menos mora aqui pra falar isso? Sobre leis de feminismo, o q vc quer dizer? sobre lgbt, normal a galera do mesmo sexo casar, nada contra. Sobre leis do aborto tbm, se a pessoa nao quer ter filhos, soh no brasil q tem esse pensamento atrasado de q nao pode, ai a mulher cria o filho sozinha ou coloca pra adoção e a criança sofre a vida inteira, lindo na teoria ne? Ja sobre maconha, tbm, vc acha q proibindo vai mudar alguma coisa? saia da bolha rapaz.
@@danielbroomhall8882 Se a pessoa não quer ter filhos não faz S#xo sem proteção. O melhor é tirar a vida de uma criança do que assumir com suas responsabilidades? Leis LGBTs me refiro a leis de ideologia de gênero,que são implantada à força nas escolas desse país. Você diz que o país não é tão contaminado pela cultura woke,mas você mesmo não percebeu que já está contaminado. "Saia da bolha" kkkkkkkk um infiltrado no canal.
Eu moro na Alemanha e as vezes acho esse lugar terrível. Tenho medo de voltar pro Brasil e me arrepender apesar de ter mtas saudades da família e minha filha se sentir mto bem lá, então tô tentando ir pra Espanha pra pegar um povo mais simpático, uma comida melhor e um clima melhor, de preferência na praia, só q meu marido depende de emprego fixo e lá paga bem mal, apesar dele ser de TI. Ele tá fazendo um curso extra pra ver se consegue algo home office que dê pra manter o salário da Alemanha mas tá difícil :(
@@candidomribeiro Eu trabalho na Alemanha e tenho casa na Espanha,voltar ao meu lindo Brasil só para comer manga no pé da casa da minha irmã 😊 triste 😭 mas aqui tem segurança e bom salário 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@naty_flesch Agora já frio na Alemanha,mas aqui tenho dinheiro para comer salmão da Noruega,eu sendo da limpeza 😊no Brasil nem picanha eu poderia comer , quero sol viajo para Espanha nos feriados 😊 então acho que não volto ao Brasil pois ,sou pobre😢🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Eu morei 7 anos na Australia, fiz meu bacharel lá e já tinha praticamente a residencia, trabalhava no governo na area de TI e ganhava muito bem! Fiquei 5 anos sem vir ao Brasil e quando vim em 2019 não tive vontade de retornar a Australia, mas retornei com o objetivo de ganhar dinheiro ter a liberdade financeira no Brasil. Com a pandemia a Australia virou uma prisão e reforçou minha vontade de voltar ao Brasil. Retornei ao Brasil em dez 2021, acabei arrumando um trabalho que me paga quase o mesmo salario que ganhava na Australia e hoje tenho meu apto, meus amigos e familia perto. Até agora não me arrependi, comprei meu apto num bairro bom e vivo sem problemas financeiros... Moro na grande Florianopolis, então esses problemas que existem em vários lugares do Brasil como não poder andar com celular na mão, ou assaltos a mão armada, são muito raros, aqui é outra realidade de Brasil, porém devo confessar que com o governo atual fico meio preocupado com o futuro do país. Fora isso, gosto demais de morar aqui! Nos finais de semana gosto de visitar as praias, adoro a comida, falar portugues de novo! No Brasil tb me sinto mais seguro financeiramente, por incrivel que parece, na Australia os imoveis e alugueis são extremamento caros, apto de 1 quarto por meio milhão de dolares... ganhava bem, mas sempre ficava preocupado em ficar desempregado e passar problemas financeiros...No Brasil as coisas do dia a dia são mais barartos... como tenho um apto, se der merda, consigo viver de boa... Mas lógico que tudo é relativo, como o Rafa falou, se vc ganha mal e vive mal , talvez seja melhor sair do Brasil mesmo.
Moro em lugar relativamente seguro, sou servidor público, porém não me adaptei com os nativos, já pensei em vazar do Brasil, porém ver teus vídeos me fazem pensar bastante, tens ideias bem parecidas com as minhas, principalmente políticas. Outra coisa, pensas em fazer um encontro com os inscritos?
Eu também sou servidora pública, peguei afastamento não remunerado de dois anos e fiquei um ano em Portugal, voltei agora, e esse era o meu maior medo, não me adaptar novamente, a vida em Portugal não é fácil, morar em quarto, ganhar um salário baixo, mas a vida é muito corrida, você tem acesso a tudo, está difícil minha adaptação de volta ao Brasil, preferia nunca ter saído, pois a minha vida sempre foi boa no Brasil, então pense bem !
vitória não sei dizer mas niteroi , petropolis , buzios, cabo frio eu conheço. niteroi não presta, está infestado de favelas, traficantes e ladrôes. buzios e cabo frio só se vc tiver muita grana pra viver no lado rico da cidade, senão vai aturar lamaçal, lixo , bagunça, traficantes e drogados. aqui na região dos lagos ainda se pode viver relativamente bem se vc tiver grana pra viver em qualquer cidade na parte nobre .
Sei que vc é Bolsonaro kkkkk. Eu tb amo ele amigo 😂😂😂 Depois de 12 anos na europa e 6 na California quero comprar um sitio no Brasil e viver mais tranquilo perto da natureza e da minha cultura. Porem sem depender do salario de la pra viver que é duro infelizmente. Nosso povo sofre.
Ao comprar seu sítio, analise com extremo cuidado seus vizinhos, especialmente os de cerca. O melhor sítio do mundo pode virar um PESADELO se o seu vizinho do lado for um 80$L@.
Se você tiver dinheiro e escolher bem onde morar, você vai viver igual um pais de primeiro mundo, até as casas com cerquinha você encontra em alguns condomínios. Fora o status social(para quem curti) aqui se você tiver um carro mais ou menos você já tira uma onda, pode viajar para praias e curtir como rico nos fins de semanas, só escolher bem e ganhar o suficiente. Brasil2.0
Pensando quando eu for ano que vem em Natal, depois de 6 anos no interior da Suecia. Em 2017 tava um caos a cidade em termos de violência, assaltos. Na praia mais famosa onde tem os bares, Ponta Negra, durante o dia era ate ok, mas à noite não me sentia segura.
Vamos lá : 1. Atravessar na faixa de pedestres: as regras são feitas porque não é possível que cada um trate de suas regras conforme acha conveniente. Comportar-se sem regras, de acordo com a cabeça de cada um já sabemos onde dá: Brasil. Se uma regra não está boa, muda-se e não desrespeita-se. 2. Síndrome do imigrante: no Brasil é impossível manter-se fora do.alcance da corrupção e da insegurança jurídica. Quando você paga um imposto federal, o seu dinheiro está indo para negociatas, ou para grupos terroristas internacionais ou sabe-se lá para onde. E hoje, por menos esclarecido que você seja, você sabe disso com certeza! Então... a não ser que você seja um individualista andando em um carro blindado e vivendo em um condomínio de luxo , não se importando se está ajudando criminosos... sim, sempre vale a pena estar fora do país. Simples assim.
:( Por isso tenho como intuito ter um pedaço de terra, uma roça. Pois mesmo que tudo de errado. O que plantar vai nascer. A vida em sociedade como conhecemos já era meus caros.
sim, também tenho este mesmo pensamento, porém no Brasil com as "novas leis" que dizem que uma terra que não cumpre uma função social será entregue ao governo já me assusta o suficiente para pensar em outros países...@@PabloKevin13
@@investimentossamurai Tem esse pequeno grande detalhe. *"O sistema"* ; É seu mas se vc não usar eu vou te roubar e vc fica pianinho se não vou te destruir pq o errado é vc por existir aqui nesse lugar, devia ter nascido em outro com menos roubos, aqui quem decide quem vai ou não ser roubado sou eu 🥲.
Pra você que deve estar bem financeiramente, tem cidadania italiana, vale a pena morar no Brasil, sei que você está de saco cheio dessa vida de nômade, tá na hora de criar raízes, ter filhos, levar na escola, você pode morar num condomínio em uma cidade do sul e viver feliz para sempre 😊😊, se o Brasil afundar tu corre pra Itália ou Portugal 😊😊😂😂
Tudo cansa, pelo comentário dele da cultura woke, pela diferença de linguagem, pela idade dele, pelo poder aquisitivo que ele tem. Pela estadia que ele fez em vários estados brasileiros, acho que ele mudou de opinião.
… se vc fica muito tempo fora do Brasil e aceita tudo que é melhor como parte da sua atual vida , culturalmente, clima friozinho, trabalho da resultados em qualidade de vida , SEGURANÇA , SAÚDE ETC … Quando voltamos , os amigos percebem que vc não é mais o mesmo e se afastam , para os parentes vc só é legal se favorecê-los… mas vc não está disponível mais para ser o bobo da corte, vc não diz sim para todos … aí todos te fritam , ou seja sem “amigos” sem os parentes.
Disse tudo, morei por dois anos com os meus país nos EUA, depois que voltamos muitos se afastaram de mim, isso inclui até parentes que antes eram muitos próximos a mim e meus pais.Fora ter que lidar com o preconceito das pessoas aqui, e no caso dos parentes vc disse tudo, vc pode ter mil histórias para contar mas se vc não beneficiar eles em nada, nem param pra te ouvir.
@@thalescardris812 minha experiência foi maravilhosa, com a Saúde in Uk. Hoje mudou, mas na época que morei lá foi 100%. Enquanto que na mesma época o Brasil já chorava as dores da saúde em estado lamentável…
@@naildefeliz23 q bom pq aqui no Canadá eh uma PORCARIA. Sus da de 1000 a 0. Qualquer especialista demora 6/8 meses, n existe saúde preventiva, n tem médico de família p todo mundo...
Só é ruim retornar para o Brasil sem um estrutura financeira. Países no exterior também não estão lá essas coisas, não!! Do que adianta morar no exterior e pagar aluguel astronômico e viver de pagar contas e mais contas???? No final, o indivíduo verá que nada possui apenas contas a pagar!! Quem fica focando em política esquerda ou direita vive alucinado a ponto de criar mentalidade de apocalipse....Mas quem foca no próprio desenvolvimento financeiro cresce perante ao latir dos cães!!! Finalizando, quem sabe faz a hora não espera acontecer!!!
Cara, morei nos EUA, Irlanda e Inglaterra por alguns anos, estou de volta ao Brasil, mas na boa tô pensando em meter o pé de novo, o maior problema hoje é que com esse mundo que já não gira mais mas capota, realmente estou com uma dúvida enorme de pra onde ir, guerras, autoritarismo, cultura woke, cracolândias, crise econômica, a pergunta fica sendo onde esta menos pior? Marte? Venus? Jupiter, pq aqui na Terra tá foda viu!
Alô, Rafael. O que você tem do Chile? Você também tem o vídeo de toda a sua caminhada. Quanto custa para adquirir todo o material necessário e se tornar um nomade?... como você.
Eu observei que o Rafael fala muito pouco dos países do continente asiático. Rafael, você poderia falar mais sobre a malaysia, thailandia, singapura e entre outros? Obrigado.
@@henriqueg2102Bolsonaro não fez nada, não foi ele que soltou lula não. Só porque Bolsonaro nomeou como ministro do stf André Mendonça que fez um livro em Homenagem a Dias toffoli que foi um indicado do lula pro stf em 2009 não significa nada. 😅😂
O brasileiro é quem fode com o geral. Somos culturalmente um povo muito egoísta e também permissivo com baixa qualidade do que os agentes públicos nos oferecem.
O problema no interior é falta de emprego. E outra brasileiro não se organiza para nada exceto farra, dificilmente você verá alguém nesse país aprendendo educação Financeira para guardar dinheiro para sair de sua cidade e recomeçar em outra mais calma
@@exact7334 Concordo plenamente a maioria dos brasileiros é péssima em administrar dinheiro. E realmente morar em capital para alguns é sinal de status.
@@paraballbr1473 não só capital, precisa ter status tbm. Nunca vi alguém falar que o sonho é morar em Teresina por exemplo já em balneário Camboriú ou na serra gaúcha...
@@exact7334 Com certeza algumas pessoas do interior do Piauí e até mesmo do interior do Maranhão tem essa ambição. Sobre o status de morar em capital é porque quem mora em uma grande cidade sempre acha que morar cidades menores é se rebaixar. Na minha família mesmo tenho uma tia que morava em Brasília. Ela se aposentou como funcionaria pública e tinha planos de se mudar para uma cidade no interior de Goias para trabalhar como advogada autônoma. Meu primo que morava com ela bateu o pé dizendo que não ia trocar Brasília por uma cidade no interior, ai como ela não queria morar sozinha continuou em Brasília.
O Brasil está a cada dia pior, infelizmente voltei do intercâmbio na Irlanda pra morar em MG, me arrependi, pois nesses ultimos 10 anos aumentou o "estilo de favela" em MG: Ostentação, valorização de tudo que é feio e vulgar, Moto barulhenta, vizinhança sem educação (Cachorros demais e pessoas desiquilibradas da madrugada), funk paulista, menos barzinhos e mais adegas (Distribuidor de bebidas (até Dorg4s) e cercado de grades igual cadeia), trânsito cada dia pior, pessoas interesseiras e egoistas, extremismo religioso neopentecostal, cultura woke em crescimento, cabelos colorides... enfim... Brasil (sudeste) esta piorando culturalmente! Meu conselho é: Cai fora dessa narco república!
Sinto de informar mas droga e cultura woke existe em quase todo o ocidente. E quase toda produção de filmes e séries hoje em dia glamuriza muito uso de drogas, relações homoafetivas, etc. Não é fugindo do Brasil que você vai se livrar desses dois problemas não 🤣🤣🤣
O pessoal.esta falando muito Sul. porém tem muitas cidades pequenas no M S. no M T . Eu troquei SP por uma cidade de 36.000. habitantes no MS. muito mais segura q SP. moro do lado de uma funerária raramente tem música incomodando. O mais ruim que sai de um rendimento acima de 2.000 dólares. para.600 dólares.. ...
Isso se chama ego. Algo muito comum entre europeus e como a Região Sul se considera a região mais europeia do Brasil nada mais natural do que eles se acharem os estados mais desenvolvidos e evoluidos do Brasil. Mesmo só fazendo sentido na cabecinha de alguns.
Estou morando na Belgica ha quase 6 anos com meu marido e minha filha. Morro de saudades do Rio de Janeiro, da minha familia, dos meus amigos,... Fico vendo meus amigos e familia nas redes sociais se encontrando, indo a praia, felizes,... E nos aqui isolados no inverno europeu. Sim, a qualidade de vida aqui e melhor devido a grande oferta de empregos, seguranca, ajuda financeura do governo com praticamente tudo. Mas todos os dias me pergunto se nao deveria voltar para o Brasil.
Tudo realmente depende das condições financeiras, sair do Brasil pra sair da pobreza é bom! Fiz isso agora que conquistei um grana muito boa penso em voltar pro Brasil! Morar fora é bom mas tudo tem seus prós e cons, tudo depende da realidade das pessoas. Tem casos e casos.
Nomade digital, não recomendo que viva nos EUA, já imigrante tradicional é outra estória mas eu não recomendo que fique aqui para sempre e pegue a cidadania americana, com muito planejamento eu recomendo que busque outros países depois que juntou dólares e não tem mais nada o que fazer aqui.
@@paraballbr1473 (1) Não sou do Brasil, vim morar aqui por motivos de trabalho, então "síndrome de vira-lata" só existe em sua cabeça. (2) Só quem jamais morou em um país desenvolvido sabe a merda que o Brasil em seu geral é. Enquanto em países não-desenvolvidos você têm cidades majoritáriamente horríveis, já em países verdadeiramente desenvolvidos as cidades são majoritáriamente bonitas. (3) Eu sou rico, não preciso me preocupar com facilidades ou dificuldades de "ser imigrante". Essas preocupações de "ser imigrante" eu deixo para você que por nunca ter construído nenhuma riqueza material na vida, só muda de país para usurpar a riqueza alheia, afinal de contas, você nunca produziu nada de útil em seu próprio país.
@@paraballbr1473 vira-lata onde, aqui virou um lixo de novo, impostos altos, violencia pipocando, armas roubadas do exercito, essa mula defendendo Hamas, a síndrome de estolcomo fala alto.
Você está sendo um pouco radical em relação a Califórnia. Eu moro na Califórnia quatro anos. Seria bom você passar uma temporada na Califórnia pra você tirar suas próprias conclusões. Já morei na região de Los Angeles e hoje em dia eu moro na região de São Francisco.
😂 Essa última parte da gadiagem européia me fez lembrar das minhas férias na Espanha visitando a parentada, dai chega na hora de atravessar eles param na faixa de pedestre e esperam o sinal ficar verde pra pedestre mesmo com nenhum carro passando 🤦♀️ Já eu olhava pros dois lados e atravessaca 😂 Falavam "mas tem que ter cuidado pois vai que vem um carro" e eu respondia "mas eles são mais devagar dos que circulam no meu bairro no Brasil"😂
Eu vivi para ver o Rafael 2023 ridicularizar o Rafael 2017 sobre o quão vira lata ele era e ainda admirar o senso questionador e o jeitinho brasileiro.
Não saí para morar fora mas saí do Rio para o interior de SP, entendo perfeitamente esse romantismo, parece q estou em outro país, tenho saudades de um passado q não volta, não tem jeito de voltar a morar no Rio, a criminalidade tomou conta e o governo muito corrupto, podem acreditar a corrupção está em todos os níveis.
Já eu vou fazer o contrário, quero morar em alguma cidade do interior do RJ. Muitas cidades da Região Serrana, Região dos Lagos e Sul Fluminense são seguras e bem agradáveis de se morar, porém são pouco conhecidas e muitos cariocas acabam saindo do estado achando que o RJ não tem lugares bons pra viver, porém tem sim.
@@girl-fromthemoonNão, não é submundo. RJ tem ótimas cidades pra se viver no interior do estado que podem te proporcionar a mesma qualidade de vida que vc teria nesses lugares, procure conhecer mais o seu estado.
@@smithwirth3534 É verdade. Sai da capital do Rio para vir morar em Vassouras no interior do RJ e foi uma decisão muito boa minha. Esse pessoal generaliza muito achando que o estado do Rio é tudo uma coisa só.
Concordo com vc sobre esse povo irritantemente obediente. Sou do Sul e é bem assim que enxergo o meu país e o mundo através dos seus vídeos. Ótima reflexão, somos mais criativos e críticos. E precisamos de cada vez mais pessoas assim. Os dias no Sul estão te fazendo muito bem 😂
ainda é possivel viver bem no brasil em vários lugares. interior do rio de janeiro, interior de são paulo, santa catarina, paraná, interior do rio grande do sul, interior dos estados do nordeste. não me refiro a questão de emprego em renda e sim com relação a vida mais em paz, contudo no sul e no interior de são paulo se consegue emprego e renda.
Sou do estado do Rio, rodo bastante as cidades e te digo q aqui só prestam as Serras (Serramar e Mantiqueira), mas tbm não estão mais grande coisa. O resto ta tomado pelo tráfico, bagunça, poluição sonora, feiura urbana e "favela venceu". Não vejo a hora de sumir desse estado decadente e nunca mais voltar.
Na minha visão, o pior do Brasil é: - Violência - Barulho - Sujeira - Feiura das cidades - Desrespeito/Falta de educação do povo Estes são impossíveis de vc mudar. O resto na maior parte depende mais de vc apenas. Obs, já vivi em diversos lugares no exterior.
So tem uma coisa. O Brasil e supostamente “ruim” pelo comportamento da população. E você que reclama também faz parte do problema. Comece a trabalhar como um imigrante trabalha no seu próprio pais. Aposto com você que a coisa muda. Muitas vezes o imigrante de tanto trabalhar nem se importa com a politica, porque na real. Não mudo em nada na sua vida
@@dr.onesiolucassilvapalmalu6537é a que mais me assusta. Moro a 6 na Inglaterra e conto nos dedos os acidentes que vi. Nossa Brasil presenciava um um motociclista morto no chão todos os dias. 😢
Então! Reclamam do Brasil e vão aos montes para outros países ser massa de manobra dos políticos de fora. Falam tanto em qualidade de vida mas são incapazes de contribuir efetivamente pela prosperidade de outros países. No primeiro obstaculo pedem repatriamento, isso quando não são rejeitados pelas pessoas dos outros países. 🤣
Conheço muitooooos que foram morar fora e tem um padrão de vida muito superior ao que tinha no Brasil, fazendo até menos esforço do que faziam aqui. Quem imigra pra outro país e mergulha pra valer na cultura e no modo de vida, prospera em pouco tempo. Mas tem os brasileiros imbecis, que imigram e ficam com a cabeça presa ao Brasil, ficam comparando tudo o tempo todo, se apegam mais aos problemas do que nas oportunidades, aí se dá mal mesmo.
Já pensei em sair do Brasil mas nunca foi ideia fixa. Bastou eu sair de São Paulo para o Pará que nutri um desespero por sair do Brasil. Então eu sei o quanto é difícil viver em um lugar que não se enquadra
A segurança que temos no trânsito aqui é impressionante, e afinal, o sinal vermelho em todos os lugares do mundo que aplicam esse sistema, foi feito para parar, esperar e respeitar não é mesmo? Já moro fora do Brasil há 21 meses, e espero nunca ter que ao menos pensar em voltar ao Brasil.
O dois manos numa moto foi o principal motivo de eu ter saído do Brasil. Fui assaltado, com arma na cabeça e tudo... aí decidi sair. Moro na Finlândia há 6 anos. Aqui é muito seguro, a qualidade de vida é ótima, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é justo, e tudo mais. Porém, estamos do lado da Rússia, e, com toda essa guerra contra a Ucrânia e a tensão internacional, é difícil saber se uma terceira guerra mundial está a caminho... Então, estou ponderando voltar para o Brasil, porque não quero estar aqui caso uma guerra aconteça. Por outro lado, tenho receio de voltar, nada acontecer, e acabar perdendo a oportunidade de viver aqui e conseguir minha cidadania, que ainda não pude tirar.
Depende da pessoa. Tive colegas que tudo o que eles queriam era voltar ao Brasil. Estou de volta há quase trinta anos e ainda sinto o choque do retorno. Meus amigos por lá dizem que eu tenho saudades da Alemanha de há trinta anos - e eles também. Mesmo sabendo como tudo mudou tanto muitas vezes ainda me sindo consumida pela Heimweh.
Não consegui até hj me readaptar ao Brasil. Morei no japao de 2001 a 2003 e vi o quanto esse Brasil é atrasado. E demorei pra aceitar isso viu. Estou te acompanhando desde 2020 e só vi o meu rio de janeiro piorar. Você falava mal de sampa e resolvi ver o quão ruim ficou sampa ainda mais com o fim da cracolandia. Agora se ESPALHOU essa merda por lá. Não é a toa que minha família migrou pro Japão ou pro interior de SP. Meus pais são o claro exemplo disso. Moram em dracena hj. Muito horrível isso
Na minha opinião, vale a pena sim, nunca morei fora mas pretendo, o Brasil tá virando uma Somália, é questão de sobrevivência, o crime tá tomando conta de tudo todos os lugares e todas as esferas da polícial política, judicial e social....
Eu voltei fazem 3 anos, tenho uma vida tranquila, porém quando saio de casa começa o terror, falta de segurança, a horror urbano, a desigualdade social etc. Estou pensando em voltar, mas os laços aqui estão me segurando, juro não sei o que fazer 😔
Rafael, estou há pouco tempo no seu canal...de repente te encontrei cliquei e achei interessante...concordo com a falta de educação deste povo que não respeita a vida do seu vizinho, a ostentação também acho um grande problema...entre direita e esquerda prefiro para cima porque as ligações horizontais não te ajudam a ser um ser melhor, então prefiro as verticais...elas vão te ajudar muito mais...
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Adelaide eh mto parada, não tem mta coisa pra fazer lá não. Eu prefiro Melbourne mil vezes, comprei uma casa e aluguei, tiro 2500 dólares de aluguel livres!
@@danielbroomhall8882 Concordo com vc... Adelaide tem menos movimento, e também acho que estou velho pra cidades agitated. Prefiro Adelaide e Adelaide Hills pois é mais CALMO. Ainda estou descobrindo Melbourne. Talvez made de ideia. Valeu. Abraços. Bless you
Meus filhos miram no Japão, im país em que as pessoas respeitam o espaço do outro. E as coisas do outro, uma vez encontrei umas notas e moedas numa mureta, onde fui me sentar. Falei pra minha nora se podia pegar, ela disse que não que o dono voltaria pra pegar. Fiquei chocada.
Irmão antes de vc falar Bolsonaro falador de besteira , pesquisa e ver que quase tudo foi fala tirada do lugar e sim , Brasil de Bolsonaro é muito melhor
@@3131_9 que se isso continuasse por mais 4 anos a longo prazo o bolso do consumidor mais pobre perceberia e sim a grande mudança , mas enfim Brasil perdeu a oportunidade
Lembre-se que Bolsonaro cortou impostos em boa parte das coisas, e onde não deu para zerar impostos ele reduziu e a arrecadação foi boa sem o peso do estado nas costas do cidadão comum e médio.
Esqueceu de mencionar que essas medidas foram meramente eleitoreiras, pois foram tomadas às vésperas das eleições. Esqueceu de dizer, ainda, quais foram as consequências (nefastas) de tais medidas demagógicas para a população mais pobre, que por sinal, deixaram um rombo nas contas públicas de R$ 300 bilhões: entre subsídios, incentivos fiscais, isenção/redução de tributos e distribuição de auxílios oferecidos de forma fraudulenta. Isso sem falar que durante o (des)governo do asqueroso, recursos destinados à educação e saúde foram reduzidos, se refletindo no congelamento das verbas para o pagamento da merenda escolar, das bolsas de pesquisas científicas e do sucateamento das universidades e hospitais públicos, por exemplo.
Gadão, essa narrativa não funciona mais. Bolsonaro não cortou ou zerou nada, ele apenas cortou verba da saúde pra subsidiar imposto federal antes da eleição pra ver se ganhava. Eh incrível como vcs gados acreditam nas coisas sem ao menos ler mais sobre. Tanto eh q o subsídio dele iria durar apenas até dezembro de 2022, depois disso haveria rombos na máquina pública e eh o q aconteceu com o PT agora, ainda mais porque o PT tbm tem uma legião de abobados que não ligam do Luladrao roubar.
Eu nn esse país nn me deu nada de bom, me deu um corpo cheio de doenças cogénitas, pele podrida, cabelo sujo e imundo e vivo em um bairro que só tem pseudo-humano, O Brasil já escolheu o seu caminho, a degeneração, valores Africanos, o L e a DISGENIA. Eles avisaram e tentaram salvar esse país da mestiçagem várias vezes, mas os Brasileiros não deram ouvidos, agora pegue as consequências de ter uma nação cheia de deficientes que qualquer humano que olhar para um, irá pensar se aquilo é realmente um humano de verdade, um Brasileiro considerado bonito aqui, em um grupo de incels da gringa vc sequer seria considerado humano. Pra dizer a verdade, fique agradecido por essas pessoas nn se revoltarem, pegarem um fuzil e meter bala em qualquer verme que vê pela frente.
A síndrome de quem quer ir embora se chama, "Síndrome da Realidade" kkkkkk
depedendo do pais acho que os eua vai resisitir a cultura wolk mas pode sofre com bomba nuclaear em uma possivel guerra e a europa so vai ficar cad avez mais progressista
Exatamente!!
Realidade é dura kkk
Exato!
Não.... realidade é como o mundo estar
Apesar de um monte de países não está mais lá essas coisas, parece uma opção melhor que o Brasil do PT
😂😂😂😂😂😂😂
😂😂😂
Tem vários países bons ainda, eu por exemplo, moro na Austrália e gosto mto daqui.
Nesses países mais wokes se a população não impuser um freio duvido nada que daqui a pouco criminalizem homem recusar dar a bunda para gays ou come-los, que descriminalizem pedofilia e zoofilia (zoofilia já foi descriminalizada na Espanha se for feita por mulheres), que mulher que se recuse a se relacionar com mulher trans não operada seja punida por isso, etc
@@M.Robespierretem um país TB super democrático chamado Venezuela vai pra lá 😅😅😅
Qd viajei para a Europa a turismo, voltei e levei uns seis meses para me readaptar. Olhava a sujeira das ruas, os rios poluídos, os noiados , a cracolândia, as favelas singelamente chamadas de comunidades onde as pessoas têm o mínimo de condições de vida e dominadas pelo narcotráfico. Doeu muito!😭
Conheceu civilização de humanos
Se gentileza gera gentileza, incivilidade gera barbárie.
Mas se reina o eficaz, lucrativo e desumano espírito redentor, toda realidade trágica é diluída eficientemente sem permitir reação coletiva, a tragédia é reduzida à fraqueza pessoal.
Mas o Brasil é mil vezes melhor do que a Europa, cara. Não fala besteira.
Voltei pro Brasil depois de quase 4 anos morando na Irlanda e posso dizer que já estou meio arrependida em vários aspectos porém voltei como Nômade digital então tenho uma certa liberdade de voltar ( graças a Deus😅)
Qualquer pessoa de bom senso se arrepende!
Tô precisando descobrir o caminho do nomadismo digital. Sou cidadão brasileiro e canadense e ano que vem me torno português. Liberdade geográfica não me faltará, mas sem o "vil metal", sem liberdade...
Eu também morei na Irlanda, mas foi por 1 ano e meio. Voltei em março e tem hora que me bate um remorso de voltar, mas também to esperando algumas coisas acontecerem pra eu logo voltar.
@@matheusdequeiroz6674 meu objetivo eh o mesmo, estou em vias de aplicar pra minha dupla cidadania portuguesa, moro no Canada atualmente e em vias de aplicar para o PR em breve.. Se Deus quiser opcoes de lugares onde morar nao vao faltar, apesar de eu achar mt complicado essa questao de comecar do zero em outro pais..
E porque não conseguiu a cidadania irlandesa?
Eu consegui a minha depois de 4 anos morando lá.
Eu nunca saí do Brasil mas nunca consegui me adaptar a esse país.
Eu tbm não...
@@matheusgoncalves9096então cai fora foi o que eu fiz a 38 anos e só vou ao Brasil porque comprei apartamentos em Santos ,e estou arrependida devia ter comprado em Portugal 😂😂😂 assim eu ganhava os alugueis em Euros ,procure realizar seus sonhos ,eu realizei trabalhando de faxina na Alemanha Sorte 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Então vão embora seu ingratos safados
Eu nem me adaptei ao meu corpo de deficiente(miscigenado).
Ótimo comentário
Ja tenho 17 anos fora do Brasil e 6 países diferentes. Fui desde trabalhar em construção, loja, e empregos básicos até chegar aos dias de hoje com trabalho na minha profissão (engenharia) ganhando salário alto (mesmo para padrão internacional) acho que este assunto se resume a quanto voce ganha no país que estiver! Sem grana ou grana pra pagar apenas as contas, vai passar perrengue e a cabeça vai perguntar sempre "o que que eu estou fazendo aqui?"....quando você ganha salário bom e pode viver bem no pais que está no exterior, mora bem, come bem, tem carro bom, faz passeios, viaja, vai pro Brasil quando quer, compra tudo que quer....aí a coisa muda muito - Estou aqui neste ultimo caso considerando também morar legalmente o que também influencia muito no sentimento de sossego ou incômodo.
Eu discordo frontalmente. Isso vale para quem era miserável no Brasil e vaza daqui em busca de dinheiro. É lógico que a vida não é boa se não conseguimos morar em um lugar limpo e seguro nem comprar comida e roupas ou remédios quando precisarmos. Mas viver é muito mais que comprar. Poder andar pela rua sem medo a qualquer hora, não ter vizinhos nojentos que fazem barulhos horríveis a qualquer hora e sobretudo saber que não te perseguirão por não teres votado no governo é ainda mais importante.
@@sovenyakarkaroff entendo seu ponto de vista e desejo bom sorte na sua jornada internacional.
Verdade❤
@@LuisC-g8uvc voltou pro Brasil? Com a grana que ganhou lá fora vc viveria como rei aqui
A falta de segurança no Brasil tem um peso enorme. Dois dos meus filhos foram estudar nos EUA e ficaram por lá. Eles pensaram em voltar e até eu quis em alguns momentos que voltassem, mas toda vez que o outro filho que mora no Brasil viaja para outros estados a serviço eu fico muito preocupado com a segurança. Então não, o Brasil não vale a pena.
Por mais que a distância de um aperto no coração, a vida deles por lá está mil vezes melhor!
Viver em um país com 70 mil homicídios por ano, estando sujeito a esse tipo de desgraça sem contar os preços absurdos para tudo, problemas políticos, cidades horrorosas enfim...
Eles estão super bem! Isso que importa!
@@matheusgoncalves9096 Estão melhor do que aqui, mas os EUA estão longe de ser essa maravilha toda de país. Eles são considerados um
país violento também para os padrões dos países de primeiro mundo, não é por acaso que possuem a maior população carcerária do planeta.
Haha sério? Então moro no Brasil no sul e aqui é maravilhoso
@@CachosPistachenem dá atenção pra essas pessoas, elas querem colocar a realidade delas como realidade universal
@@francis1961nos EUA, como, penso, no Brasil (e em todos os países do mundo), há de se depender do lugar do país que se vai viver.
Eu acho que o Brasil de amanhã será igual a Venezuela de hoje, talvez eu esteja errada, mas não tenho muito otimismo no futuro do Brasil.
Ninguém está
Tomara que seja a Venezuela mesmo Tomare que Argentina se juntar ao ódio
Você vê aquela geração que nasceu até os anos 60, era muito mais fácil arrumar um bom emprego, comprar uma casa e sustentar uma família, hoje é muito mais difícil no Brasil onde muitos jovens ainda moram com os pais.
ja to ate aprendendo o espanhol kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk desde do inicio q todo mundo fala ate hj espero essa venezuela
@@marcosvinicius-jk6sk é porque felizmente Temer e Bolsonaro interrompeu
Nome dada é a "jornada do herói." Onde queremos explorar o mundo e vencer. Todos temos isso.
Saí do Brasil em abril de 2018! A melhor decisão que fiz para minha vida. A vida no exterior não é um mar de rosas, mas anda longe de ser aquele pesadelo do assalariado brasileiro.
cara morei fora 2 anos e estou de vota e cara é muito mais dificil que vc imagina, sair de um lugar q tem emprego em qualquer lugar para um onde as empresas querem 2 faculdades, dois intercambio , 2 esferas do dragão e um pedaço do muro de berlim para pagar 1200 é fda! (é facil se acostumar quando voce melhora, mas é muito dificil se acostumar com uma contição pior!
HAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA ri alto. 2 esferas do dragão e um pedaço do muro de berlim. SENSACIONAL. É literalmente isso.
Porra do emprego pagando o mínimo e os caras querem que você seja o PHD no assunto
Morei na Suíça e moro em Portugal! E estou começando a concluir q se vc tem boas condições no BR não vale a pena vir p a Europa. Aqui sofre-se muito, muitos perrengues, humilhações, e detalhe, sempre será um imigrante. A experiência em PT é péssima, a Suíça é melhor, mas para se estabelecer não é fácil, pois as regras e imigração são bem rígidas na Suiça. Estou pensando seriamente em voltar p o BR, apesar dos problemas, temos muita coisa boa no nosso Brasil.
Acho que se a pessoa tem boas condições financeiras pode viver muito bem no Brasil. Eu moro no Canadá há 16 anos. Quando cheguei conheci um país, hoje vivo em outro, apesar de estar vivendo no mesmo lugar. Durante os 3 anos de pandemia o Canadá virou uma ditadura de fato, com apoio incondicional da grande maioria da população. Esse fenômeno de apoio e submissão total ocorreu principalmente por conta do "auxílio emergencial" canadense, que era de $2k/mês, equivalente a cerca de R$7500 hoje. Isso pra ficar em casa. Depois de quase 3 anos em casa, com restrições severas, o povo começou a sair, consumir, viajar... resultado: inflação record de quase 9% ao ano, fim do auxílio emergencial, grave crise habitacional sem precedentes, ou seja, entramos na tempestade perfeita. Eu já tenho quase certeza de que vou voltar para o Brasil quando me aposentar. Morar perto do mar, onde seja verão o ano inteiro.
Nada diferente da Australia. Morei lá por 7 anos e na pandemia tive certeza que não queria mais morar lá... Retornei ao Brasil e dei muita sorte de conseguir um emprego ganhando quase o mesmo que ganhava na Australia. Concordo com vc 100%, se vc tem dinheiro no Brasil sua vida é totalmente outra. Moro na grande florianopolis, visito frequentemente diversas praias do Estado e moro muito bem, lugar calmo, proximo a tudo... Posso até dizer que tenho uma qualidade de vida bem parecida a que tinha na Australia, com a diferenca que sobra mais dinheiro.... Lógico que ainda estou no Brasil, então tem bairros pobres, ruas esburacadas etc... Mas pelo menos morar no Brasil é mais barato, já tenho meu apto, reformei ele... Na Australia um apto de 1 quarto por meio milhão de dólares, aluguéis caríssimos, povo gado obediente ao Estado...
Brasil tem muitas imperfeições, mas a gente muitas vezes só vê o lado ruim e tudo é uma balança, para algumas pessoas o melhor é sair do Brasil para outras o melhor talvez seja voltar ao Brasil! é tudo relativo!
@@rrafaelpazPois é. Eu vi que durante a pandemia a Austrália estava impedindo seus próprios cidadãos de retornarem ao país. Isso foi sinistro! Aqui no Canadá eles passaram 3 anos ameaçando queria viajar até com fechamento de fronteiras, como fez a Austrália, que foi fácil por ser uma ilha no meio do nada. Eu viajei ao Brasil nos 3 anos de pandemia. Cumpri quarentena rigorosa, recebendo até 10 ligações por dia para confirmar se eu estava em casa. Alguns colegas do trabalho receberam a visita da polícia pra confirmar se estavam de quarentena e que não estavam recebendo ninguém em casa. Também durante alguns meses exigiram quarentena em um hotel, durante 3 dias até sair o resultado do teste covid, cobrando $1200 dólares. Isso pra desencorajar as viagens, mas mesmo assim muita gente não se curvou à ditadura. Em janeiro de 2021 eu estava em Balneário Camboriú, praias lotadas, apesar de ter algumas restrições. Quando voltei pro Canadá, Montréal estava em lockdown, tive que ficar 2 semanas sem sair de casa, por sorte eu sempre pude fazer home office e acabei trabalhando 12 horas por dia pra esquecer aquele inferno. Eu até pensei em morar em Florianópolis ou Balneário Camboriú quando voltar, mas as condições climáticas do sul me incomodam muito, acho que não é pra mim.
@@duckmontreal9255 A Australia foi extremamente autoritaria! Eu mesmo não podia sair 5kms do raio da minha casa, se a policia me pegasse ganhava multa e eles multam mesmo! Tive um vizinho que teve seu rosto em todas as TVs como criminoso pq espirrou sem mascara dentro do elevador e ele estava sozinho no elevador! Mataram todos os cachorros de um canil em Sydney pq não queriam aglomerações. Criaram vários campos de concentrações e forçavam as pessoas que chegavam a ficar naqueles campos, as pessoas não podiam sair do quarto senão seriam multadas ou presas. Perto de casa, tinha hoteis onde ficavam alguns desses australianos em quarentena, na frente dos hoteis ficam policiais armados até os dentes para não deixar as pessoas sairem. Não vou nem mencionar as tentativas de protestos das pessoas cansadas dos lockdowns... Os policiais metiam o cacete sem dó! Prenderam pessoas por falarem mal dos lockdowns nas redes sociais...
O exercito sobrevoava meu bairro pra intimidar a gente e não deixar a gente deitar nos parques ou fazer piquenique...
A gota dágua pra mim, foi quando estava em parque com um amigo comendo um burger e o helicoptero do exercito sobrevou e me mandou voltar pra casa... Eu tb não conseguia entrar nas lojas pq não me vacinei e o pessoal do governo ameaçou demissão se eu não me vacinasse, então decidi que não era mais pra mim... Era pra eu ter aplicado pra residência, mas eu não apliquei justamente pq se eu fosse residente eu não conseguiria sair do país sem ser vacinado, então eu sacrifiquei a residencia que passei anos pra conseguir pra poder sair de lá, o pessoal me chamou de louco kkk..
Sobre clima região aqui em Santa Catarina, infelizmente dá muita chuva em todo Estado, estamos em chuva há quase 1 mês, isso que odeio aqui! Morei em Balneario Camboriu antes de mudar pra cá, e lá era muita chuva tb!
Gosto muito de sol...
Moro na Europa, fui visitar a família o ano passado. Falei que queria voltar pro Brasil, todo mundo falou que eu estava louca... 😅 É verdade, a gente muda muito e as vezes é difícil para as pessoas que ficam nos compreenderem, só quem passa pela experiência de morar fora sabe do que estou falando. Eu também não gosto da cultura da ostentação, nem de música alta, mas como você diz acredito que estando em um lugar relativamente seguro e tendo os meios / trabalho bons dá pra se adaptar de novo ao Brasil. De qualquer forma neste exato momento eu não voltaria, acho um pouco arriscado largar tudo e voltar com esse novo governo de esquerda . Esperando pra ver 🙏e torcendo pra que esse governo não seja tão ruim como foi a esquerda pra Argentina( também morei lá há uns anos).
Vai ser ruim infelizmente, já está sendo.
Eu morei na Europa dois anos voltei fazem três meses amo o meu Brasil ,sou de sc melhor estado de viver
Se a falta de sensação de segurança e o preço absurdo que se paga em coisas simples no BR não te incomodam, realmente, o Brasil é ótimo.
Aqui é aquela cultura do som alto, da importunação alheia onde o senso coletivo não existe no dicionário do brasileiro comum.
Gostei das suas reflexões. Voltei pro Brasil provisoriamente depois de 23 anos na CR. Essa mania de ostentar incomoda, mas eu não tinha isso claro. Pensei que a estranha era eu. E conversar com parentes que nunca saíram daqui… é complicado! Parabéns e sucesso!
Morei 24 anos states e estou de volta a 10 meses moro no interior de SP sim e vdd muito estranho a comunicao e a parte economia tenho 64 anos o que me fez voltar foi a saude aqui e melhor que fora 😢
Eu moro na Alemanha e na España ao mesmo tempo,tenho 60 anos e 38 fora do Brasil, impossível voltar mesmo depois de me aposentar daqui a 4 anos se não moro antes,Falta de segurança o primeiro motivo e o segundo preços desorbitante altos 😢mesmo eu tendo casas propia no Brasil vou deixar de herança para meus sobrinhos depois que, eu morrer triste 😢 eu sonhei em voltar ao Brasil,mas o medo não deixa 🇩🇪🇪🇸🇧🇷 esta e minha história 😢
Você não casou, não teve filhos?
Fica de olho, estão querendo mudar a questão da herança aqui no Brasil.
São muitas as suas indagações filosóficas e eu penso que o brasileiro 'rebelde', esse que não é gado de políticos ou de sistema, que sabe pensar fora da caixinha é o que ainda mantém de pé esta nação.
Concordo plenamente.
Aconselho as pessoas "do amor" irem espalhar todo esse amor no mundo , começando na faixa de Gaza , depois na Cisjordânia , aí em Nagorno Karabakh e terminar alí na Rússia e Ucrânia
Pois eu já recomendo esses lugares para todos os brasileiros vira-latas que acham que o Brasil é o pior lugar do mundo e que qualquer país é melhor do que o Brasil 😂
Somente petistas, MST, e demais movimentos de esquerda podem com passagem de ida apenas.
@@paraballbr1473 E que os Brasileiros continuem morando em regiões como o Nordeste, Norte e não migrem para o sul, se acreditam tanto nesse governo promissor. Como se o Brasil não houvesse uma guerra.
@@gallagher9528 Eu não faço questão nenhuma de morar no Sul. Eu sou muito feliz e realizado aqui no meu Pará. Agora sobre as pessoas do Norte e Nordeste irem para o Sul não sou eu e nem você que decide quem fica e quem vai se alguns quiserem ir eles irão e você não pode fazer nada para impedir. Assim como nós aqui não temos poder nenhum de impedir essas ONGs oportunistas de atrapalharem a nossa vida aqui na Amazônia. 😉
@@paraballbr1473mermão.
Brasil é o melhor país do mundo, aqui mata menos que guerras 40 mil assassinatos por ano só.
Eu me lasquei fui roubado 5 vezes, cara com arma de fogo, com faca e até trombadinha que talvez não tivesse nada porem prefiro não pagar pra ver, tive 4 celulares levados embora, uma bike furtada, dinheiro em conta bancária dinheiro em espécie mochila fone de ouvido novinho, levaram dinheiro até de pagar meu aluguel e no assalto que roubaram o que tinha na minha conta bancária, fiquei refem dos cara e achei que bateria as botas naquele dia.
O Brasil maravilhoso que você vive só se for no condomínio que você vive, com seguranças armados e câmeras 24h.
Eu sou gerente de uma loja de conveniência, minha renda é de R$3500 por mês, moro sozinho em condomínio, vendi meus carros pra cortar gastos, vou pro trabalho de 🚲. Quando digo aos meus amigos q quero largar tudo isso pra tomar chuva em UK eles me chamam de louco. (Obs: não tenho filhos)
Cara, guarda grana e tenta é melhor que não fazer nada
Logo Inglaterra??
O país está decadente.
@@exact7334Espanha e melhor tem sol e o povo e festeiro ,só que tem que se casar com Espanhol para , não ficar sem amigos 😊
Se for pro UK, fique na Escócia. Ou melhor ainda, vai pra Irlanda. Inglaterra não tá prestando mais.
Cara já estive no UK, é muito top e legal mas só da pra morar lá se vc ganhar muito dinheiro. É extremamente caro morar lá, se vc ficar lá com subemprego vc só vai sobreviver e com muito sufoco. Claro o pais é muito honito e legal e vc pode ate aguentar viver assim por 1, 2 ou3 anos. Mas depois de um tempo se vc nao arrumar nada melhor vai se cansar, de trabalhar igual louco e só conseguir sobreviver, ainda mais em pais frio, como um estrangeiro e sem família e amigos. Esse é o caso da maioria dos BR que vao pra lá, a maioria volta depois de uns 2 anos quando percebem que nao tem perspectiva de sair dessa realidade. No entanto se vc conseguir um trabalho com boa renda que te permita naonapenas sobreviver ae sim eu te apoio 100% ae ir pra lah
A capacidade do Rafael de nos trazer pontos de reflexão é impressionante. Concordo com muitas coisas mas descordo de algumas. O Brasil 2.0 realmente existe, mas ainda acho que seria buscar viver numa bolha, ha muito pouco ainda o “Brasil 2.0”. O exemplo ao final do vídeo sobre Munique, moro aqui desde 04/23, a questão do semáforo é realmente verdade, no início foi difícil acostumar, mas hoje já me adaptei, e não vejo como cabestro, pelo contrário, isso passa uma segurança para todos, pedestre, ciclista e motoristas.
E você não vive em uma bolha ai na Alemanha não? Tem muitos amigos alemães?
@@paraballbr1473 De um certa forma , acho que todos vivemos em uma, que nós escolhemos, o sentido que eu quis dizer foi naquele em que não podemos escolher, como segurança, estética arquitetônica, acessibilidade, transporte de qualidade, lazer e poder de compra, essa “bolha”o BR que oferece, o 2.0, são em raríssimos lugares, e os lugares que o Rafael comenta em vídeos anteriores como Balneário e Gramado, meu amigo, se você não é uma pessoa classe média alta ou rica, que ganhe seus dois dígitos mensais, esse lugar não é pra você, ou seja, uma bolha. Por aqui você não precisa ser rico e criar uma bolha pra usufruir dos 6 exemplos mencionados acima, essa é a minha opinião de quem já viveu em 3 países. Quanto à pergunta da amizade, não a entendi nesse contexto, mas sim, já estou construído uma rede de amizades “internacional” por aqui, trabalho na Panasonic, uma empresa global e no escritório há mais de 20 nacionalidades, e entre elas obviamente alemães, há poucos brasileiros por sinal, somos somente em 2 na empresa toda. E no meu mestrado na LMU, também esta me oferecendo a oportunidade de fazer amizades gringas vamos dizer assim. Abs
@@fabio_teixeira Entendi! Falei isso porque é muito padrão do brasileiro sempre fingir que está por cima. As vezes a pessoa mal consegue sobreviver com o dinheiro que ganha, não sobra nem para passear. Vi gente recentemente morando em barracas em Portugal e romantizando isso só por estar na Europa.
Morei na França em 2006 e 2007, até hoje a cada dia que passa me arrependo de ter voltado, apesar que na época eu tinha um motivo que eu não era uma escolha não voltar para o Brasil, mas até hoje eu tenho certeza que se estivesse na França a minha história tinha sido bem melhor, Brasil não é fácil, eu sei que a França ta complicado mas mesmo assim serio melhor ter ficado lá.
O ser humano é um eterno insatisfeito. Eu falei: O ser humano,.como um todo. Se você estivesse lá pensaria que o Brasil, apesar..., poderia ser melhor. Tenho amigos que estão lá há 5, 8 anos e pensam isso.
@@AP_2000 com certeza não pensaria.
@@MagnoMarchioni humrum
@@AP_2000 mas os seus amigos voltaram? Quando eles voltarem me avisa rs
@@MagnoMarchioni Quando voltarem vão ter o mesmo pensamento seu. Rs.
Eu moro no Brasil 2.0 (nascido e criado em Maringá/PR) e isso aqui ta indo para o brejo também. Criminalidade tá explodindo, assalto a mão armada era quase impossível, agora são rotineiros, mendigos para todo lado e políticos que ainda defendem o "estilo de vida" deles. Tá ficando difícil.
Moro aqui, ta piorando, e sabe o que é pior? Ainda é um dos melhores lugares do Brasil, vai pensando como é os piores? Tenho familia em sp e ce, ando em outros estados, e ainda somos os menos piores.
Daqui uns meses não vai ter para onde correr no BR
Confesso que estou surpreso, sou de Santo André/SP, tenho simpatia pelo PR, conheço somente Londrina, penso em me mudar em breve, gostei do preço dos imóveis que tenho visto por ai, inclusive em Maringá, há uns dias atrás vi uma noticia de um homicidio acho, terrivel por aí, não sabia que estava desse jeito.
@@carloseduardospe Homicídios aqui estão sendo frequentes, todo fim de semana são 3/4 na região metropolitana.
A Realidade é que viver é muito Bom, cabe a nós procurar meios de melhorar, gratidão é algo essencial para uma boa vida, quem deseja ir a Portugal como eu já fui e passei 3 meses aproveitando aquele belo país e depois ir a outro lugar deve se esforçar bastante para conseguir uma liberdade geográfica, eu ainda quero ser um nômade digital e vou me dedicar a isso pois tudo é possível para quem crê e busca, o Brasil é um país incrível quando se busca viver o melhor dele, serra gaúcha e catarinense são um sonho, as praias de Santa Catarina são belas, arraial do Cabo, foz do Iguaçu, bonito no Mato Grosso do Sul, são tantos lugares, fora o mundo com países incríveis, realmente viver é muito Bom, para ter uma vida boa só depende de você
Tenho um salário razoável aqui em SP e nunca havia cogitado em morar fora até ser "abordada" por 2 manos numa moto. Minha vida virou um inferno e daria tudo pra fugir daqui, pois não tenho mais sossego, desconfio de tudo, de todos, tenho crise de Pânico. Iria até pra Portugal ganhar um salário mínimo local e conseguir pagar apenas o arrendamento e alimentação.
Acho melhor ter esse bom salário em SC num lugar bonito e sossegado. Aqui em Balneário Camboriú não tem 2 manos numa moto
Eu sai do Brasil em 2017 por causa disso tbm, fui assaltada 5x em um ano e estava a ponto de tremer a perna ao ouvir uma moto. Tbm sou de SP. Nem cogitei o sul do Brasil pq eu tinha cidadania alemã e achei que a realidade era bem diferente. Hoje vejo que o primeiro mundo tbm eh cheio de defeitos, saúde precária etc mas pode valer a pena a experiência. Agora estou tentando achar um meio termo, mas tenho medo de voltar pro Brasil então estou vendo a Espanha como uma boa opção, pq ao menos vou ter mais segurança e praia, coisa q não tem em SP e ainda a facilidade de viajar por outros países por aqui. Educação pública e saúde pública tbm são melhores na Espanha do q Alemanha
paz de espírito o dinheiro não compra... o que pega é deixar família para trás, sabendo que estão sujeitos àquilo que você saiu do Brasil para evitar... se fosse só grana o problema, mandava uma mesada para eles, mas...
Eu e minha família vivemos nos EUA com Greencard há 6 meses. Ainda no processo de validação e trabalhando em uma empresa Americana, mas passando aperto junto a adaptação. As vezes vem vontade de voltar, pensando nas coisas boas , além da família. Porém, a realidade é outra, aquela que faz as pessoas quererem sair do Brasil. Isso faz parte, adaptação não é fácil.
Na boa, esse é um dos melhores vídeos que você já fez. Ótimas reflexões... parabéns Rafael! 👏👏👍
Depende muuito da região do Brasil, se eu fosse voltar, voltaria somente ou para o Sul do país ou para o interior de São Paulo, mas para aquela lástima onde eu nasci chamada nordeste(desculpem-me a agressividade) nunca mais.
Pq
Como era o lugar que vc morava lá no nordeste ?
A Síndrome de quem sai do Brasil se chama "Síndrome de Ulisses", eu tive e é muito difícil. Sou de São Paulo e estou vivendo em Lisboa há 3 anos; penso em voltar, mas não para São Paulo, talvez para uma cidade menor, ainda não sei, estou refletindo muito, em janeiro vou de férias e espero ter mais informações e ver com os próprios olhos como está o país, que dizem: piorou muito. Vamos ver!
não volte ... estou tentando vender tudo e sair , mas o dinheiro aqui acabou e os impostos são os maiores do mundo, os bandidos estão por todo lado, inclusive no judiciário e legislativo, com essas guerras e o LADRAO apoiando os TERRORISTAS logo o brasileiro vai ser impedido de entrar em outros países. A inflação logo estará nos moldes da argentina, que alias se MILEI ganhar estarei de mudança para lá , já que para ir para lugar que o nosso dinheiro não vale nada tá muito difícil.
interior de Sp tem excelentes cidades, em MG tbm. Não conheço Lisboa para fazer comparação, mas como eu conheço bem o interior do estado de MG (e muitos outros como MT, MS, GO, um pouco de SP e PR), diria tranquilamente que viveria aqui até os meus últimos dias.
@@MAGNUS8 penso em ir para o interior mas conheço muito pouco as cidades. Me indicaram Jundiaí, não conheço bem, mas quero encontrar um lugar com melhor qualidade de vida e custo mais baixo. Lisboa é muito boa para morar mas está ficando muito cara por causa da crise na habitação que assola a cidade, muitos estrangeiros foram atraídos para cá e isso fez dispararem os preços. Enfim, tenho mais dúvidas que certezas, o que me move é a saudade, mas tenho de agir racionalmente, não tenho margem para erros!
@@MAGNUS8Sou do interior de SP, e é bem isso....
Não queremos outra vida 😅
@@lilianavieira1109 Jundiaí infelizmente não conheço, tenho um amigo morando lá e gosta muito de lá. Conheço Ribeirão Preto, França, São José do Rio Preto, São José dos Campos. Moraria em qualquer uma dessas, principalmente em São José do Rio Preto.
No Paraná optaria por Maringá. Atualmente resido em Uberlândia MG e é uma cidade excelente! Grande com cara do interior.
Creio que futuramente optarei por mudar para regiões mais frias, então será sul de MG, SP ou irei para o PR e vou estudar sobre Santa Catarina.
Brasil não é tão ruim não. Se você tem renda acima da média consegue viver tranquilamente nas cidades citadas.
Sobre Lisboa, fico triste em saber disso. Ouvi dizer sobre pois tenho uma grande amiga morando aí e diz ela que subiu demais preço de aluguel.
Concordo que o Brasil é um país maravilhoso as pessoas são maravilhosas, trabalhadoras e amigáveis, porém a falta de segurança, baixo nível de educação, a corrupção em vários níveis da sociedade e os problemas com a saúde não serão sanados, durante o meu tempo de vida, talvez daqui a 200 anos??? por estes motivos estou escolhendo a tranquilidade de outros países até menos desenvolvidos que o Brasil, que possam oferecer melhor qualidade de vida, afinal nem tudo se resume ao dinheiro... A respeito de não atravessar a rua mesmo quando ninguém está olhando, no Japão se deve ao fato de que se for pego pela polícia, gera a príncípio uma advertência e depois multa... já aconteceu comigo... tomei uma advertência por não respeitar o sinal de pedestres e outras gafes que cometi logo que comecei a morar lá (aprendi muitas coisas boas), morei 21 anos lá, entendi como a educação é importante, mesmo em certas situações que pareçam extremas, existem sérios motivos para certa leis ou regras... Creio que o hábito de respeitar as leis e as regras, mesmo quando não tem ninguém vendo cria aquilo que já não se tem no Brasil, um conceito de educação para com o próximo, responsabilidade, compromisso e ética. Devido ao grande terremoto de 2011 no Japão tive que sair de lá sem planejamento, nestes 12 anos que estou no Brasil, percebi que temos lugares melhores no mundo onde a vida não é tão corrida e também pode se ter a paz e tranquilidade que procuro... entendo que cada um procura um estado de espírito diferente, allguns aceitam as condições e os problemas do Brasil como se tudo isso fosse normal... eu não...
Quais seriam estes "lugares melhores no mundo"?
cada um tem seu objetivo, cada um deve procurar o melhor, o que é bom para mim pode não ser bom para você@@mateus_goldmeyer
Rafael eu moro em Brisbane na Austrália e já morei em Perth tb, por incrível que pareça você está totalmente correto, isso aqui é muito bizarro, estressante, fiz amizade aqui com europeus da Alemanha, Noruega, Itália… e eles faziam exatamente o que você falou, quando a gnt saia pra fzr alguma coisa, e voltávamos pra casa de madrugada, mesmo sem carro e nada elas faziam questão de ficar paradas esperando o farol abrir, e eu la atravessando a rua sem problemas, as pessoas aqui na Austrália são extremante woke e é extremamente irritante esse lado deles, já perdi até seguidoras no meu Instagram por fazer crítica a essa cultura de merda, e advinha quem foram as pessoas que pararam de me seguir? Haha “ uma australiana e uma inglesa”, minutos depois de eu falar certas coisas pesadas a cultura woke. Agora eu vejo como tudo que vc fala fz sentido,quando lembro que antes de eu vir pra Austrália em 2022, eu não queria aceitar muito as coisas que vc falava daqui naquela época, pq eu estava muito fascinado com os altos salários e segurança desse lugar
Apesar de ter mta gente q segue essa cultura woke aqui, não chega nem perto de como eh na Europa.
Eu moro na Australia há mais de 10 anos e não eh tão assim como vc diz não, tudo depende do seu convívio.
Eh só vc ver pelo referendo q teve no fds passado, o “não” venceu, o q foi algo surpreendente pra mtos, mas a galera aqui (maioria) não aceita cultura woke.
@@danielbroomhall8882 tem toda razão, a maioria não, mas ainda tem muitos que sim, talvez seja isso que você falou “o convívio “ me levou a ter essa experiência, e me trouxe esse sentimento,
@@danielbroomhall8882 Inocência ou ignorância política achar que a maioria não aceita essa cultura... Leis de feminismo tem muito na Austrália,leis LGBTs,Lis de aborto e de maconha recreativa em alguns lugares. Sem contar a mídia contaminada com isso. Ou você vive em um círculo onde ninguém aceita essa cultura (minoria na Austrália), Ou você é ignorante politicamente.
@@sejamed1443 vc ao menos mora aqui pra falar isso? Sobre leis de feminismo, o q vc quer dizer? sobre lgbt, normal a galera do mesmo sexo casar, nada contra. Sobre leis do aborto tbm, se a pessoa nao quer ter filhos, soh no brasil q tem esse pensamento atrasado de q nao pode, ai a mulher cria o filho sozinha ou coloca pra adoção e a criança sofre a vida inteira, lindo na teoria ne?
Ja sobre maconha, tbm, vc acha q proibindo vai mudar alguma coisa? saia da bolha rapaz.
@@danielbroomhall8882 Se a pessoa não quer ter filhos não faz S#xo sem proteção. O melhor é tirar a vida de uma criança do que assumir com suas responsabilidades? Leis LGBTs me refiro a leis de ideologia de gênero,que são implantada à força nas escolas desse país. Você diz que o país não é tão contaminado pela cultura woke,mas você mesmo não percebeu que já está contaminado. "Saia da bolha" kkkkkkkk um infiltrado no canal.
Eu moro na Alemanha e as vezes acho esse lugar terrível. Tenho medo de voltar pro Brasil e me arrepender apesar de ter mtas saudades da família e minha filha se sentir mto bem lá, então tô tentando ir pra Espanha pra pegar um povo mais simpático, uma comida melhor e um clima melhor, de preferência na praia, só q meu marido depende de emprego fixo e lá paga bem mal, apesar dele ser de TI. Ele tá fazendo um curso extra pra ver se consegue algo home office que dê pra manter o salário da Alemanha mas tá difícil :(
Cuidado com as lembranças românticas acerca do Brasil.
É voltar e se arrepender duas horas depois.
@@candidomribeiro Será? Eu vou todo ano e fico 1 mês e não tenho saudades da Alemanha
@@candidomribeiro Eu trabalho na Alemanha e tenho casa na Espanha,voltar ao meu lindo Brasil só para comer manga no pé da casa da minha irmã 😊 triste 😭 mas aqui tem segurança e bom salário 🇩🇪🇪🇸🇧🇷
@@naty_flesch Agora já frio na Alemanha,mas aqui tenho dinheiro para comer salmão da Noruega,eu sendo da limpeza 😊no Brasil nem picanha eu poderia comer , quero sol viajo para Espanha nos feriados 😊 então acho que não volto ao Brasil pois ,sou pobre😢🇩🇪🇪🇸🇧🇷
Eu morei 7 anos na Australia, fiz meu bacharel lá e já tinha praticamente a residencia, trabalhava no governo na area de TI e ganhava muito bem!
Fiquei 5 anos sem vir ao Brasil e quando vim em 2019 não tive vontade de retornar a Australia, mas retornei com o objetivo de ganhar dinheiro ter a liberdade financeira no Brasil.
Com a pandemia a Australia virou uma prisão e reforçou minha vontade de voltar ao Brasil. Retornei ao Brasil em dez 2021, acabei arrumando um trabalho que me paga quase o mesmo salario que ganhava na Australia e hoje tenho meu apto, meus amigos e familia perto.
Até agora não me arrependi, comprei meu apto num bairro bom e vivo sem problemas financeiros... Moro na grande Florianopolis, então esses problemas que existem em vários lugares do Brasil como não poder andar com celular na mão, ou assaltos a mão armada, são muito raros, aqui é outra realidade de Brasil, porém devo confessar que com o governo atual fico meio preocupado com o futuro do país. Fora isso, gosto demais de morar aqui! Nos finais de semana gosto de visitar as praias, adoro a comida, falar portugues de novo!
No Brasil tb me sinto mais seguro financeiramente, por incrivel que parece, na Australia os imoveis e alugueis são extremamento caros, apto de 1 quarto por meio milhão de dolares... ganhava bem, mas sempre ficava preocupado em ficar desempregado e passar problemas financeiros...No Brasil as coisas do dia a dia são mais barartos... como tenho um apto, se der merda, consigo viver de boa... Mas lógico que tudo é relativo, como o Rafa falou, se vc ganha mal e vive mal , talvez seja melhor sair do Brasil mesmo.
Moro em lugar relativamente seguro, sou servidor público, porém não me adaptei com os nativos, já pensei em vazar do Brasil, porém ver teus vídeos me fazem pensar bastante, tens ideias bem parecidas com as minhas, principalmente políticas.
Outra coisa, pensas em fazer um encontro com os inscritos?
Nativos da onde?
@@danielbroomhall8882 do litoral norte de SC
Eu também sou servidora pública, peguei afastamento não remunerado de dois anos e fiquei um ano em Portugal, voltei agora, e esse era o meu maior medo, não me adaptar novamente, a vida em Portugal não é fácil, morar em quarto, ganhar um salário baixo, mas a vida é muito corrida, você tem acesso a tudo, está difícil minha adaptação de volta ao Brasil, preferia nunca ter saído, pois a minha vida sempre foi boa no Brasil, então pense bem !
@@deborarodrigues8964 obrigado pela dica, espero que as coisas fiquem bem pra ti.
@@danielbroomhall8882 litoral Norte de SC.
Cara eu gostaria de uma análise sua a respeito de algumas cidades. Vitória no ES, Niterói, Petrópolis, Búzios e Cabofrio no RJ.
vitória não sei dizer mas niteroi , petropolis , buzios, cabo frio eu conheço. niteroi não presta, está infestado de favelas, traficantes e ladrôes. buzios e cabo frio só se vc tiver muita grana pra viver no lado rico da cidade, senão vai aturar lamaçal, lixo , bagunça, traficantes e drogados. aqui na região dos lagos ainda se pode viver relativamente bem se vc tiver grana pra viver em qualquer cidade na parte nobre .
Vale a pena? Meu amigo, se eu pudesse morar fora legalmente eu iria sem pensar duas vezes... Quem puder sair va correndo
Sei que vc é Bolsonaro kkkkk. Eu tb amo ele amigo 😂😂😂 Depois de 12 anos na europa e 6 na California quero comprar um sitio no Brasil e viver mais tranquilo perto da natureza e da minha cultura. Porem sem depender do salario de la pra viver que é duro infelizmente. Nosso povo sofre.
Ao comprar seu sítio, analise com extremo cuidado seus vizinhos, especialmente os de cerca. O melhor sítio do mundo pode virar um PESADELO se o seu vizinho do lado for um 80$L@.
@@SoundMinds3334 é eu sei 😂 Vou ver tudo isso com cuidado. Só quero paz e viver tranquilo e con vizinhança ruim é complicado
Se você tiver dinheiro e escolher bem onde morar, você vai viver igual um pais de primeiro mundo, até as casas com cerquinha você encontra em alguns condomínios.
Fora o status social(para quem curti) aqui se você tiver um carro mais ou menos você já tira uma onda, pode viajar para praias e curtir como rico nos fins de semanas, só escolher bem e ganhar o suficiente. Brasil2.0
Brasil pra quem tem $ eh o melhor lugar no mundo..
Tirar onda kkkkkkk tá vendo o teu pensamento... É exatamente por isso que o Brasil não vai pra frente
@@sejamed1443 Esqueci que falar em tira onda lembra as pessoas que elas são pobres premium.
o certo seria status e exclusividade. malz, my bad
Pensando quando eu for ano que vem em Natal, depois de 6 anos no interior da Suecia. Em 2017 tava um caos a cidade em termos de violência, assaltos. Na praia mais famosa onde tem os bares, Ponta Negra, durante o dia era ate ok, mas à noite não me sentia segura.
Melhor Vídeo do canal. Compartilhei com vários amigo.
Vídeo de Utilidade Pública
Vamos lá :
1. Atravessar na faixa de pedestres: as regras são feitas porque não é possível que cada um trate de suas regras conforme acha conveniente. Comportar-se sem regras, de acordo com a cabeça de cada um já sabemos onde dá: Brasil. Se uma regra não está boa, muda-se e não desrespeita-se.
2. Síndrome do imigrante: no Brasil é impossível manter-se fora do.alcance da corrupção e da insegurança jurídica. Quando você paga um imposto federal, o seu dinheiro está indo para negociatas, ou para grupos terroristas internacionais ou sabe-se lá para onde. E hoje, por menos esclarecido que você seja, você sabe disso com certeza!
Então... a não ser que você seja um individualista andando em um carro blindado e vivendo em um condomínio de luxo , não se importando se está ajudando criminosos... sim, sempre vale a pena estar fora do país. Simples assim.
Acho que esse foi seu melhor vídeo, conseguiu explicar de forma clara e objetiva, seu canal a cada dia tem melhorado.
A questão é: bolsões de desenvolvimento como Balneário Camboriú e Gramado dá pra viver, trabalhar e evoluir? Se não, o jeito é fugir do Brasil mesmo!
A questão é, nós mesmos até conseguimos trabalhar e viver, mas que futuro terão nossos filhos?
:(
Por isso tenho como intuito ter um pedaço de terra, uma roça. Pois mesmo que tudo de errado. O que plantar vai nascer.
A vida em sociedade como conhecemos já era meus caros.
sim, também tenho este mesmo pensamento, porém no Brasil com as "novas leis" que dizem que uma terra que não cumpre uma função social será entregue ao governo já me assusta o suficiente para pensar em outros países...@@PabloKevin13
@@investimentossamurai Tem esse pequeno grande detalhe.
*"O sistema"* ; É seu mas se vc não usar eu vou te roubar e vc fica pianinho se não vou te destruir pq o errado é vc por existir aqui nesse lugar, devia ter nascido em outro com menos roubos, aqui quem decide quem vai ou não ser roubado sou eu 🥲.
*É bem melhor ser feliz morando no exterior, Do que ser infeliz morando em alguns lugares que são, Extremamente perigosos no brasil.❗❗❗❗❗*
Os manos só querem tomar uma cervejinha. Kkk
Tocou num assunto muito pertinente. Realmente em determinados países os cidadãos estão docilizados e inertes. É estranho demais ver.
Gostei muito do final do vídeo, vc tem toda razão.
Pra você que deve estar bem financeiramente, tem cidadania italiana, vale a pena morar no Brasil, sei que você está de saco cheio dessa vida de nômade, tá na hora de criar raízes, ter filhos, levar na escola, você pode morar num condomínio em uma cidade do sul e viver feliz para sempre 😊😊, se o Brasil afundar tu corre pra Itália ou Portugal 😊😊😂😂
Como vc sabe q ele está de saco cheio da vida de nômade?
Tudo cansa, pelo comentário dele da cultura woke, pela diferença de linguagem, pela idade dele, pelo poder aquisitivo que ele tem. Pela estadia que ele fez em vários estados brasileiros, acho que ele mudou de opinião.
Eu morando em Gramado ou Canela, terei mais recursos de ir pra algum lugar se o Brasil der merda?
Como é o salário lá?
… se vc fica muito tempo fora do Brasil e aceita tudo que é melhor como parte da sua atual vida , culturalmente, clima friozinho, trabalho da resultados em qualidade de vida , SEGURANÇA , SAÚDE ETC …
Quando voltamos , os amigos percebem que vc não é mais o mesmo e se afastam , para os parentes vc só é legal se favorecê-los… mas vc não está disponível mais para ser o bobo da corte, vc não diz sim para todos … aí todos te fritam , ou seja sem “amigos” sem os parentes.
Disse tudo, morei por dois anos com os meus país nos EUA, depois que voltamos muitos se afastaram de mim, isso inclui até parentes que antes eram muitos próximos a mim e meus pais.Fora ter que lidar com o preconceito das pessoas aqui, e no caso dos parentes vc disse tudo, vc pode ter mil histórias para contar mas se vc não beneficiar eles em nada, nem param pra te ouvir.
Saúde? Kkkkkkk Vem ver como a saúde eh maravilhosa aqui na américa do norte lol
@@thalescardris812 minha experiência foi maravilhosa, com a Saúde in Uk. Hoje mudou, mas na época que morei lá foi 100%. Enquanto que na mesma época o Brasil já chorava as dores da saúde em estado lamentável…
@@naildefeliz23 q bom pq aqui no Canadá eh uma PORCARIA. Sus da de 1000 a 0. Qualquer especialista demora 6/8 meses, n existe saúde preventiva, n tem médico de família p todo mundo...
Só é ruim retornar para o Brasil sem um estrutura financeira.
Países no exterior também não estão lá essas coisas, não!!
Do que adianta morar no exterior e pagar aluguel astronômico e viver de pagar contas e mais contas???? No final, o indivíduo verá que nada possui apenas contas a pagar!!
Quem fica focando em política esquerda ou direita vive alucinado a ponto de criar mentalidade de apocalipse....Mas quem foca no próprio desenvolvimento financeiro cresce perante ao latir dos cães!!!
Finalizando, quem sabe faz a hora não espera acontecer!!!
Cara, morei nos EUA, Irlanda e Inglaterra por alguns anos, estou de volta ao Brasil, mas na boa tô pensando em meter o pé de novo, o maior problema hoje é que com esse mundo que já não gira mais mas capota, realmente estou com uma dúvida enorme de pra onde ir, guerras, autoritarismo, cultura woke, cracolândias, crise econômica, a pergunta fica sendo onde esta menos pior? Marte? Venus? Jupiter, pq aqui na Terra tá foda viu!
Conseguiria fazer um ranking sobre qual é melhor para morar desses países incluindo o Brasil?
To na mesma irmão
Alô, Rafael.
O que você tem do Chile?
Você também tem o vídeo de toda a sua caminhada. Quanto custa para adquirir todo o material necessário e se tornar um nomade?... como você.
Hahaha mais um otario comprando curso on-line
Eu observei que o Rafael fala muito pouco dos países do continente asiático. Rafael, você poderia falar mais sobre a malaysia, thailandia, singapura e entre outros? Obrigado.
Rafael, amadureceu e percebeu que muitas regras num país é pior para a qualidade de vida de uma sociedade.
NO BRASIL O HOJE É SEMPRE MELHOR QUE O AMANHÃ!
A frase correta seria, hoje é menos pior que o amanhã!
Desordem e Regresso.
Imagina querer voltar pra isso aqui depois do Lula meter o grosso esse mês taxando tudo que é coisa
O povo ainda assim preferiu votar em quem tem fama de aumentar impostos e criar novos.
Vão taxar até o vento, quer ar fresco? Pague imposto se não vai levar multar por estar usando a brisa de graça.
@@henriqueg2102Bolsonaro não fez nada, não foi ele que soltou lula não.
Só porque Bolsonaro nomeou como ministro do stf André Mendonça que fez um livro em Homenagem a Dias toffoli que foi um indicado do lula pro stf em 2009 não significa nada.
😅😂
@@henriqueg2102 Que argumento mais retardado, vocês fazem de tudo pra não culpar quem votou nesse canalha, né?
@@PabloKevin13não foi o Mendonça, foi o Nunes Marques.
Creio que o problema do Brasil é O BRASILEIRO.
Não posso discordar, não mesmo.💯
Deveriam fazer uma limpeza, começando pelos eleitores do Luladrão... Só nisso o país já melhoraria uns 90%!
Exato.
Na mosca.
O brasileiro é quem fode com o geral. Somos culturalmente um povo muito egoísta e também permissivo com baixa qualidade do que os agentes públicos nos oferecem.
Eu moro no interior do Brasil e nunca fui assaltada aqui é calmo até demais
Digo o mesmo. Pessoal acha que Brasil se resume a São Paulo e Rio de Janeiro kkkkkkkkkkkkkk
O problema no interior é falta de emprego. E outra brasileiro não se organiza para nada exceto farra, dificilmente você verá alguém nesse país aprendendo educação Financeira para guardar dinheiro para sair de sua cidade e recomeçar em outra mais calma
@@exact7334 Concordo plenamente a maioria dos brasileiros é péssima em administrar dinheiro. E realmente morar em capital para alguns é sinal de status.
@@paraballbr1473 não só capital, precisa ter status tbm. Nunca vi alguém falar que o sonho é morar em Teresina por exemplo já em balneário Camboriú ou na serra gaúcha...
@@exact7334 Com certeza algumas pessoas do interior do Piauí e até mesmo do interior do Maranhão tem essa ambição. Sobre o status de morar em capital é porque quem mora em uma grande cidade sempre acha que morar cidades menores é se rebaixar. Na minha família mesmo tenho uma tia que morava em Brasília. Ela se aposentou como funcionaria pública e tinha planos de se mudar para uma cidade no interior de Goias para trabalhar como advogada autônoma. Meu primo que morava com ela bateu o pé dizendo que não ia trocar Brasília por uma cidade no interior, ai como ela não queria morar sozinha continuou em Brasília.
O Brasil está a cada dia pior, infelizmente voltei do intercâmbio na Irlanda pra morar em MG, me arrependi, pois nesses ultimos 10 anos aumentou o "estilo de favela" em MG: Ostentação, valorização de tudo que é feio e vulgar, Moto barulhenta, vizinhança sem educação (Cachorros demais e pessoas desiquilibradas da madrugada), funk paulista, menos barzinhos e mais adegas (Distribuidor de bebidas (até Dorg4s) e cercado de grades igual cadeia), trânsito cada dia pior, pessoas interesseiras e egoistas, extremismo religioso neopentecostal, cultura woke em crescimento, cabelos colorides... enfim... Brasil (sudeste) esta piorando culturalmente! Meu conselho é: Cai fora dessa narco república!
Sinto de informar mas droga e cultura woke existe em quase todo o ocidente. E quase toda produção de filmes e séries hoje em dia glamuriza muito uso de drogas, relações homoafetivas, etc. Não é fugindo do Brasil que você vai se livrar desses dois problemas não 🤣🤣🤣
Mas em termos de piora me parece que a Europa teve uma taxa maior de piora do que o Brasil
O pessoal.esta falando muito Sul. porém tem muitas cidades pequenas no M S. no M T . Eu troquei SP por uma cidade de 36.000. habitantes no MS. muito mais segura q SP. moro do lado de uma funerária raramente tem música incomodando. O mais ruim que sai de um rendimento acima de 2.000 dólares. para.600 dólares.. ...
Isso se chama ego. Algo muito comum entre europeus e como a Região Sul se considera a região mais europeia do Brasil nada mais natural do que eles se acharem os estados mais desenvolvidos e evoluidos do Brasil. Mesmo só fazendo sentido na cabecinha de alguns.
😂😂😂😂😂😂😂 a parte da funerária foi ótima! Kkkkkkkk
Estou morando na Belgica ha quase 6 anos com meu marido e minha filha. Morro de saudades do Rio de Janeiro, da minha familia, dos meus amigos,... Fico vendo meus amigos e familia nas redes sociais se encontrando, indo a praia, felizes,... E nos aqui isolados no inverno europeu. Sim, a qualidade de vida aqui e melhor devido a grande oferta de empregos, seguranca, ajuda financeura do governo com praticamente tudo. Mas todos os dias me pergunto se nao deveria voltar para o Brasil.
Tudo realmente depende das condições financeiras, sair do Brasil pra sair da pobreza é bom! Fiz isso agora que conquistei um grana muito boa penso em voltar pro Brasil! Morar fora é bom mas tudo tem seus prós e cons, tudo depende da realidade das pessoas. Tem casos e casos.
Nomade digital, não recomendo que viva nos EUA, já imigrante tradicional é outra estória mas eu não recomendo que fique aqui para sempre e pegue a cidadania americana, com muito planejamento eu recomendo que busque outros países depois que juntou dólares e não tem mais nada o que fazer aqui.
Eu estou saindo do Brasil e espero não voltar mais... Isso aqui não é terra de gente...
Vira-lata que acha que só existem problemas no Brasil e que é fácil ser imigrante em países que já tem muitos imigrantes 😂
@@paraballbr1473 (1) Não sou do Brasil, vim morar aqui por motivos de trabalho, então "síndrome de vira-lata" só existe em sua cabeça. (2) Só quem jamais morou em um país desenvolvido sabe a merda que o Brasil em seu geral é. Enquanto em países não-desenvolvidos você têm cidades majoritáriamente horríveis, já em países verdadeiramente desenvolvidos as cidades são majoritáriamente bonitas. (3) Eu sou rico, não preciso me preocupar com facilidades ou dificuldades de "ser imigrante". Essas preocupações de "ser imigrante" eu deixo para você que por nunca ter construído nenhuma riqueza material na vida, só muda de país para usurpar a riqueza alheia, afinal de contas, você nunca produziu nada de útil em seu próprio país.
@@paraballbr1473 vira-lata onde, aqui virou um lixo de novo, impostos altos, violencia pipocando, armas roubadas do exercito, essa mula defendendo Hamas, a síndrome de estolcomo fala alto.
@@3131_9 Violência a onde? No Rio de Janeiro (capital)? Em São Paulo (capital)?
@@ItaloFabianOfficial Desculpa ai gringo. Pode ir não vai fazer falta 🤣
Você está sendo um pouco radical em relação a Califórnia. Eu moro na Califórnia quatro anos. Seria bom você passar uma temporada na Califórnia pra você tirar suas próprias conclusões. Já morei na região de Los Angeles e hoje em dia eu moro na região de São Francisco.
😂
Essa última parte da gadiagem européia me fez lembrar das minhas férias na Espanha visitando a parentada, dai chega na hora de atravessar eles param na faixa de pedestre e esperam o sinal ficar verde pra pedestre mesmo com nenhum carro passando 🤦♀️
Já eu olhava pros dois lados e atravessaca 😂
Falavam "mas tem que ter cuidado pois vai que vem um carro" e eu respondia "mas eles são mais devagar dos que circulam no meu bairro no Brasil"😂
Eu vivi para ver o Rafael 2023 ridicularizar o Rafael 2017 sobre o quão vira lata ele era e ainda admirar o senso questionador e o jeitinho brasileiro.
Caiu na real! Começou a parar de romantizar países estrangeiros. Kkkkkkkkkkkkkkk
Morei 5 anos em Londres e estou no braza a 15 anos e nunca me acostumei
Eu moro no estado de Santa Catarina e vivo bem porque a Policia militar faz bom trabalho. Te desejo feliz natal
Eu tenho 49 anos, vc preferir o mbl ao invés de bolsonaro é um erro de informação grave Rafael.
Não saí para morar fora mas saí do Rio para o interior de SP, entendo perfeitamente esse romantismo, parece q estou em outro país, tenho saudades de um passado q não volta, não tem jeito de voltar a morar no Rio, a criminalidade tomou conta e o governo muito corrupto, podem acreditar a corrupção está em todos os níveis.
Tá bem aí?
To doida pra sair do RJ. Aqui é um submundo. SP, MG e a região Sul parecem muito melhores de morar.
Já eu vou fazer o contrário, quero morar em alguma cidade do interior do RJ. Muitas cidades da Região Serrana, Região dos Lagos e Sul Fluminense são seguras e bem agradáveis de se morar, porém são pouco conhecidas e muitos cariocas acabam saindo do estado achando que o RJ não tem lugares bons pra viver, porém tem sim.
@@girl-fromthemoonNão, não é submundo. RJ tem ótimas cidades pra se viver no interior do estado que podem te proporcionar a mesma qualidade de vida que vc teria nesses lugares, procure conhecer mais o seu estado.
@@smithwirth3534 É verdade. Sai da capital do Rio para vir morar em Vassouras no interior do RJ e foi uma decisão muito boa minha. Esse pessoal generaliza muito achando que o estado do Rio é tudo uma coisa só.
Concordo com vc sobre esse povo irritantemente obediente.
Sou do Sul e é bem assim que enxergo o meu país e o mundo através dos seus vídeos. Ótima reflexão, somos mais criativos e críticos. E precisamos de cada vez mais pessoas assim.
Os dias no Sul estão te fazendo muito bem 😂
ainda é possivel viver bem no brasil em vários lugares. interior do rio de janeiro, interior de são paulo, santa catarina, paraná, interior do rio grande do sul, interior dos estados do nordeste. não me refiro a questão de emprego em renda e sim com relação a vida mais em paz, contudo no sul e no interior de são paulo se consegue emprego e renda.
Sou do estado do Rio, rodo bastante as cidades e te digo q aqui só prestam as Serras (Serramar e Mantiqueira), mas tbm não estão mais grande coisa.
O resto ta tomado pelo tráfico, bagunça, poluição sonora, feiura urbana e "favela venceu". Não vejo a hora de sumir desse estado decadente e nunca mais voltar.
@@girl-fromthemoon vc tem razão. o rio de janeiro de forma geral é um lixão e além das drogas, tem um povo ignorante e mal educado.
Na minha visão, o pior do Brasil é:
- Violência
- Barulho
- Sujeira
- Feiura das cidades
- Desrespeito/Falta de educação do povo
Estes são impossíveis de vc mudar. O resto na maior parte depende mais de vc apenas. Obs, já vivi em diversos lugares no exterior.
"Obs, já vivi em diversos lugares do exterior."
Grande merda, virou especialista? 😂
@@paraballbr1473
Obrigado por seu fantasticamente iluminado comentário.
E só vai piorar.
@@SoundMinds3334 De nada. Precisando estamos ai 😊
@@paraballbr1473
Apenas de uma olhada no quinto item da lista acima. Valeu!
So tem uma coisa. O Brasil e supostamente “ruim” pelo comportamento da população. E você que reclama também faz parte do problema. Comece a trabalhar como um imigrante trabalha no seu próprio pais. Aposto com você que a coisa muda. Muitas vezes o imigrante de tanto trabalhar nem se importa com a politica, porque na real. Não mudo em nada na sua vida
Não consigo mais voltar. Pior de tudo é a violência e a instabilidade política.
*Principalmente a violência de trânsito..........*
@@dr.onesiolucassilvapalmalu6537é a que mais me assusta. Moro a 6 na Inglaterra e conto nos dedos os acidentes que vi. Nossa Brasil presenciava um um motociclista morto no chão todos os dias. 😢
E o povo cada vez mais tribal .
Se a pessoa não se garante no Brasil, quem dirá no exterior.
Então! Reclamam do Brasil e vão aos montes para outros países ser massa de manobra dos políticos de fora. Falam tanto em qualidade de vida mas são incapazes de contribuir efetivamente pela prosperidade de outros países. No primeiro obstaculo pedem repatriamento, isso quando não são rejeitados pelas pessoas dos outros países. 🤣
Conheço muitooooos que foram morar fora e tem um padrão de vida muito superior ao que tinha no Brasil, fazendo até menos esforço do que faziam aqui.
Quem imigra pra outro país e mergulha pra valer na cultura e no modo de vida, prospera em pouco tempo.
Mas tem os brasileiros imbecis, que imigram e ficam com a cabeça presa ao Brasil, ficam comparando tudo o tempo todo, se apegam mais aos problemas do que nas oportunidades, aí se dá mal mesmo.
Já pensei em sair do Brasil mas nunca foi ideia fixa. Bastou eu sair de São Paulo para o Pará que nutri um desespero por sair do Brasil. Então eu sei o quanto é difícil viver em um lugar que não se enquadra
A segurança que temos no trânsito aqui é impressionante, e afinal, o sinal vermelho em todos os lugares do mundo que aplicam esse sistema, foi feito para parar, esperar e respeitar não é mesmo? Já moro fora do Brasil há 21 meses, e espero nunca ter que ao menos pensar em voltar ao Brasil.
O dois manos numa moto foi o principal motivo de eu ter saído do Brasil. Fui assaltado, com arma na cabeça e tudo... aí decidi sair.
Moro na Finlândia há 6 anos. Aqui é muito seguro, a qualidade de vida é ótima, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é justo, e tudo mais.
Porém, estamos do lado da Rússia, e, com toda essa guerra contra a Ucrânia e a tensão internacional, é difícil saber se uma terceira guerra mundial está a caminho... Então, estou ponderando voltar para o Brasil, porque não quero estar aqui caso uma guerra aconteça. Por outro lado, tenho receio de voltar, nada acontecer, e acabar perdendo a oportunidade de viver aqui e conseguir minha cidadania, que ainda não pude tirar.
E meu trampo aqui n é ruim...me formei em Comercio Exterior Digital e hj trabalho em uma universidade como "Project Worker"
Depende da pessoa. Tive colegas que tudo o que eles queriam era voltar ao Brasil. Estou de volta há quase trinta anos e ainda sinto o choque do retorno. Meus amigos por lá dizem que eu tenho saudades da Alemanha de há trinta anos - e eles também. Mesmo sabendo como tudo mudou tanto muitas vezes ainda me sindo consumida pela Heimweh.
Nunca tinha pensado por essa ótica do final do vídeo, esse foi um dos teus melhores vídeos pra mim.
Não consegui até hj me readaptar ao Brasil. Morei no japao de 2001 a 2003 e vi o quanto esse Brasil é atrasado. E demorei pra aceitar isso viu.
Estou te acompanhando desde 2020 e só vi o meu rio de janeiro piorar. Você falava mal de sampa e resolvi ver o quão ruim ficou sampa ainda mais com o fim da cracolandia. Agora se ESPALHOU essa merda por lá. Não é a toa que minha família migrou pro Japão ou pro interior de SP. Meus pais são o claro exemplo disso. Moram em dracena hj. Muito horrível isso
Legal. Quero morar no interior de São Paulo. Dizem que é muito bom.
Na minha opinião, vale a pena sim, nunca morei fora mas pretendo, o Brasil tá virando uma Somália, é questão de sobrevivência, o crime tá tomando conta de tudo todos os lugares e todas as esferas da polícial política, judicial e social....
Pois corre, antes que todo mundo tenha a mesma ideia. Portugal e outros paísrs da Europa já estão quase explodindo de tantos imigrantes. 🤣
@@paraballbr1473 não existe só a Europa
Eu moro em cidade grande, acontece as coisas sim..mas aqui anoiteceu da pr dormir, não tem funk alto e pessoas dançando na rua.
QI 83, ME PARECE QUE SAIU UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DA POPULAÇÃO. Belo vídeo, meu amigo. Grande abraço
Se o problema é violência ainda há lugares relativamente seguros no interior dos estados do sul, eu particularmente, gosto muito de Dois Irmãos - RS.
Mas e a questão de empregos? Maioria dos brasileiros não são trabalhadores autônomos e dependem de sua localidade
Senhor, ninguém aqui tá falando de opção sexu@l...
Muito difícil, as cidades pequenas não são atrativas pra jovens e não tem emprego
É a cidade onde editam os livros da coleção Biblioteca Católica.
Enfim, alguém que vale a pena ouvir.
Excelente reflexão!
O seu desenvolvimento é impressionante, seu olhar atento, vigilante e desperto.
Eu voltei fazem 3 anos, tenho uma vida tranquila, porém quando saio de casa começa o terror, falta de segurança, a horror urbano, a desigualdade social etc. Estou pensando em voltar, mas os laços aqui estão me segurando, juro não sei o que fazer 😔
Rafael, estou há pouco tempo no seu canal...de repente te encontrei cliquei e achei interessante...concordo com a falta de educação deste povo que não respeita a vida do seu vizinho, a ostentação também acho um grande problema...entre direita e esquerda prefiro para cima porque as ligações horizontais não te ajudam a ser um ser melhor, então prefiro as verticais...elas vão te ajudar muito mais...
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Rafael vc foi militar? Prestou continência muito bem. Abraços de Melbourne, cidade louca e estressante. Prefiro Adelaide… ❤😂
Adelaide eh mto parada, não tem mta coisa pra fazer lá não.
Eu prefiro Melbourne mil vezes, comprei uma casa e aluguei, tiro 2500 dólares de aluguel livres!
@@danielbroomhall8882 Concordo com vc... Adelaide tem menos movimento, e também acho que estou velho pra cidades agitated. Prefiro Adelaide e Adelaide Hills pois é mais CALMO. Ainda estou descobrindo Melbourne. Talvez made de ideia. Valeu. Abraços. Bless you
Meus filhos miram no Japão, im país em que as pessoas respeitam o espaço do outro. E as coisas do outro, uma vez encontrei umas notas e moedas numa mureta, onde fui me sentar. Falei pra minha nora se podia pegar, ela disse que não que o dono voltaria pra pegar. Fiquei chocada.
Irmão antes de vc falar
Bolsonaro falador de besteira , pesquisa e ver que quase tudo foi fala tirada do lugar e sim , Brasil de Bolsonaro é muito melhor
Ele foi um grande estadista, reduziu impostos e zerou outros impostos que não eram necessários, isso tenho que admitir.
@@3131_9 que se isso continuasse por mais 4 anos a longo prazo o bolso do consumidor mais pobre perceberia e sim a grande mudança , mas enfim Brasil perdeu a oportunidade
A única fala de Bolsonaro que realmente manchou a imagem dele pra valer foi preferir um filho morto a um filho gay
Bozo ladrão igual ao Larápio de 9 dedos.
Vagabundos os 2.
Lembre-se que Bolsonaro cortou impostos em boa parte das coisas, e onde não deu para zerar impostos ele reduziu e a arrecadação foi boa sem o peso do estado nas costas do cidadão comum e médio.
Esqueceu de mencionar que essas medidas foram meramente eleitoreiras, pois foram tomadas às vésperas das eleições. Esqueceu de dizer, ainda, quais foram as consequências (nefastas) de tais medidas demagógicas para a população mais pobre, que por sinal, deixaram um rombo nas contas públicas de R$ 300 bilhões: entre subsídios, incentivos fiscais, isenção/redução de tributos e distribuição de auxílios oferecidos de forma fraudulenta. Isso sem falar que durante o (des)governo do asqueroso, recursos destinados à educação e saúde foram reduzidos, se refletindo no congelamento das verbas para o pagamento da merenda escolar, das bolsas de pesquisas científicas e do sucateamento das universidades e hospitais públicos, por exemplo.
Gadão, essa narrativa não funciona mais. Bolsonaro não cortou ou zerou nada, ele apenas cortou verba da saúde pra subsidiar imposto federal antes da eleição pra ver se ganhava.
Eh incrível como vcs gados acreditam nas coisas sem ao menos ler mais sobre.
Tanto eh q o subsídio dele iria durar apenas até dezembro de 2022, depois disso haveria rombos na máquina pública e eh o q aconteceu com o PT agora, ainda mais porque o PT tbm tem uma legião de abobados que não ligam do Luladrao roubar.
Agora temos o remessa conforme com 100% de impostos
Eu penso que as pessoas devem lutar para que o Brasil se torne um lugar próspero, não desistir e expulsar a turma da corrupção.
Até porque imigrante será sempre um imigrante. Imigrante tem mais potencial para atrapalhar do qur ajudar outras nações.
Eu nn esse país nn me deu nada de bom, me deu um corpo cheio de doenças cogénitas, pele podrida, cabelo sujo e imundo e vivo em um bairro que só tem pseudo-humano, O Brasil já escolheu o seu caminho, a degeneração, valores Africanos, o L e a DISGENIA. Eles avisaram e tentaram salvar esse país da mestiçagem várias vezes, mas os Brasileiros não deram ouvidos, agora pegue as consequências de ter uma nação cheia de deficientes que qualquer humano que olhar para um, irá pensar se aquilo é realmente um humano de verdade, um Brasileiro considerado bonito aqui, em um grupo de incels da gringa vc sequer seria considerado humano. Pra dizer a verdade, fique agradecido por essas pessoas nn se revoltarem, pegarem um fuzil e meter bala em qualquer verme que vê pela frente.
Quando cogitei a Inglaterra como opção, mesmo que apenas por minuto, percebi a coisa realmente tá feia
Editado: 13:56 ok, definitivamente errei feio
😂a Inglaterra tá um merda. Tudo caro 😂só serve para inglês mesmo 😂