Sinto a Maria Rita Kehl como uma das mais brilhantes psicanalistas brasileiras. Ela não exibe conhecimento como um pavão teórico, mas como quem fala de coração para coração... A psicanálise é a cura pelo amor, como disse Freud. Veja essa atitude de pedir para os pacientes ligarem para ela 3x ao dia!!!! Ela é um dinossauro! Grande presente para o Espe e para mim tbm. Grato ❤😊
É tão fofo ouvir ela falar lindamente e de coração sobre tudo isso e... falando com pressa... controlando o tempo, com medo de extrapolar o tempo... É realmente uma tese e uma vivência. Ela é maravilhosa.
"O deprimido é aquele que não consegue dar sentido imaginário para a vida". Como alguém que enfrenta a depressão, não poderia concordar mais com essa colocação.
Na época li uma resenha do.livro no Jornal da Tarde, entrei na Livraria Cultura e comprei o livro, estava com um diagnóstico de uma doença grave e pra complicar nas páginas iniciais havia uma poesia de Boris Vian aludindo ao câncer; a frase de Antônio Cândido ficou na minha cabeça e a palavra "demanda", que explica muito esse tema, o Prêmio Jabuti foi merecido.
"Experiências são nossas vivências do cotidiano que transformamos em narrativas, e assim, conseguimos nos ver com participante e atuantes na linha do tempo em que vivemos."
E o cão da melancolia late durante a narrativa da experiência dela ! rs ... Ele surge, quase que depois de um chamamento, pra compor, ilustrar sua narrativa, como o cão que sempre está ali às voltas de sua experiência..
Nossa, realmente vivo a depressão! Nao consigo fantasiar, sonhar, nem lembrar do que gostava e ou do que queria, desejava😢 vou tentar sonhar, criar novos desejos, fantasiar...obrigada dra Maria Rita! Quero comprar seus livros aos poucos...❤
Maravilhosa como sempre! Maria Rita❤ O neorótico fantasia demasiadamente, precisa despertar para o real. O depressivo precisa viver, sentir o que esta vivendo, imaginar e transformar em experiências, dando forma, validando como real , narrando para construçao da sua vida e sendo eficaz para vida do outro. O dispositivo que ela criou, possibilita o sujeito a viver, entendendo que ele nao só tem uma vida como ele é, a vida.❤
A cada vez que revejo esse vídeo aprendo algo novo, são menos de 30 minutos e mais de 3 mil camadas. Todas as aulas dela são uma vivência transformada em experiência ❤️
Que mulher sensacional, tem um vasto conhecimento, desenvolveu um método para auxiliar na prevenção e tratamento da depressão, escreveu um livro que permanece atual sobre as depressões, inclusive já quero comprar!
Que contribuição enriquecedora, muito obrigado por nos proporcionar uma contribuição atual dessa grande pensadora brasileira. Maria Kehl tem uma abordagem bastante única dentro do espectro de psicanalistas brasileiros que conhecemos através da mídia. Seu caminho epistêmico é muito bonito e sua sensibilidade é tocante.
Maria Rita, sou um leitor! Tenho uma curiosidade pessoal e uma curiosidade intelectual, a saber: o seu ou os seus deslocamentos situados ou sitiados entre a vivência e a experiência só foram possíveis quando vc encontrou as condições necessárias de, primeiro, alimentar o estômago (se manter em pé, pois saco vazio....condições financeiras= vivência), para num segundo momento, experiência (alimentar o cérebro), poder se localizar e ser localizada onde atualmente consegue atuar (existir!)? Grande abraço! Sua fala, seus textos me salvam!
Fiz o pedido do livro :) Excelente, como sempre, a maneira como a Ma. Rita coloca seus conhecimentos, suas experiências na clínica, na vida. Obrigada, querida.
Excelente vídeo. Só uma observação com relação ao minuto final: não acho que o paciente depressivo só deve procurar um psiquiatra quando estiver prestes a se suicidar. Na verdade, o tratamento médico e psicólogo ou psicanalítico (a depender da necessidade do paciente) deve ser concomitante. Vale lembrar que quanto antes uma depressão for adequadamente tratada, menos chances de uma recaída o paciente terá. Abraço.
Uauuuuu que aula sobre... 👏👏👏 tenho de assistir mais vezes para extrair toda a sabedoria e a sensibilidade desse pequeno vídeo. Usarei e abusarei desse disponibilidade!!!
O video-game fez parte da minha infância e me ajudava na socialização com os amigos. Nunca atrapalhou meus estudos também, mas os pais devem ter o controle para não se tornar vício.
Eu li o livro! O assunto é complexo pra quem não é da área, como eu. Essa aula auxilia! Mas sempre tive essa curiosidade, ela disse que o cão sobreviveu, mas ela parou pra se certificar de que ele não tinha alguma fratura ou algo que precissae de cuidados veterinários ?
ela me pareceu ter conhecimentos dentro da simplicidades .Como o rapaz falou aqui alguns exibe seus atributos como um pavão e pior fala mal de outras faculdades ..etc...
Eu gostei muito. Apenas fiquei pensando porque as vezes precisamos "descobrir"um texto do Benjamim pra nos dizer algo que há muito "As contadoras de estória" já descobriram, tb se vê sobre isso em Mulheres que correm com lobos, ou seja, trata-se de uma sabedoria milenar que ela só se permitiu conhecer com o Benjamim. É válido mas ela poderia antes ter validado as proprias experiencias. Contudo, ela falou de uma prevençao para a depressão, ficou faltando falar sobre as possibilidades de tratamento. Obrigada e muito respeito à Maria Rita, maravilhosa sempre
Eu li Luto e Melancolia (Freud, 1915) para tentar entender o "monstro" que me assombra há 23 anos e nenhum antidepressivo e nenhum antipsicótico resolveu. Sinceramente? Acho que só uma pessoa que passou por isso e não se matou pode falar de depressão grave e melancolia. Perdi tudo na vida por causa do meu humor deprimido com episódios de depressão maior de tempos em tempos. Não conclui o mestrado. Não consegui um emprego de professor universitário. Não consegui um emprego para ganhar mais que um salário mínimo. Não casei. Não tive filhos. Nunca tive namorada (mulher não gosta de homem duro) Só fiz sexo com prostitutas. Um fracasso total a minha existência. Experimentei testar o enforcamento com um cinto de couro pendurado na porta. Não me matei. Por que? Medo de me tornar NADA. Medo da nadificação da morte. O que me faz cultivar a esperança? John Forbes Nash Jr! Por que? Porque John Nash ficou 50 anos suportanto um cérebro esquizofrenico defeituoso e voltou ao "normal" nos últimos 15 anos de vida. Se John Nash voltou a viver depois de um intervalo de 50 anos, o segredo para eu suportar a minha vida é ESPERAR!
Acho que a psicanálise tem sim, muito para dizer sobre. Muito. Mas como toda a ciência não pode por si só explicar e operar, pois é um fenômeno complexo e de múltiplos fatores. Mês que vem iniciou como psicanalista depois de estudar, se autoanalisar e pesquisar e beber muito da psicologia e da neurociência. Entendo que é necessário uma abordagem mais coerente com a complexidade do próprio ser humano, e, sobre tudo, daquele em específico. Cada dor é uma dor, é singular e única.
Preciso acordar e levantar logo, para me arrumar logo, para tomar café logo, para sair logo, para chegar ao trabalho logo, para fazer as tarefas logo, para voltar pra casa logo… E…???🤔 “A velocidade com que cumprimos as múltiplas tarefas da vida, hoje em dia, elimina a possibilidade de construirmos uma experiência”. Experiência: contar para os filhos ou alunos ou amigos as brincadeiras da infância, dos tempos de escola na adolescência, das férias com a família na fazenda dos avós… experiências… alegres ou tristes, não importa, mas de vida vivida.
No caso da mulher sobre a educação das meninas, geralmente uma mulher que sofreu e sofre , no fundo não aceita a as mesmas ( família, amigas ou da mesma sociedade) tenham o que elas nao tiveram , como favorecimentos e liberdades, no findo qierem que as próximas sintam e vivam o que elas viveream ..um tipo de agoismo , se sentem injustiçadas se for diferente
MARIA RITA, VOCÊ ESTUDOU NO CNB? É IRMÃ DA MARIA HELENA? EU ME LEMBRO MUITO DE VOCÊ. ERA, NA MINHA OPINIÃO, A ALUNA MAIS BRILHANTE DA SALA. EU MUDEI O MEU NOME. FOI MINHA MÃE QUEM ME DEU. NOSSA RELAÇÃO, ATÉ HOJE, É COMPLICADA. ELA TEM 96 ANOS. ADORARIA TER, AO MENOS, UMA CONVERSA COM VOCÊ. SERIA POSSÍVEL ? IREI ONDE VOCÊ ESTIVER. EU, VIVO ENTRE BSB E A CHAPADA DIAMANTINA-BA ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Sinto a Maria Rita Kehl como uma das mais brilhantes psicanalistas brasileiras. Ela não exibe conhecimento como um pavão teórico, mas como quem fala de coração para coração... A psicanálise é a cura pelo amor, como disse Freud. Veja essa atitude de pedir para os pacientes ligarem para ela 3x ao dia!!!! Ela é um dinossauro! Grande presente para o Espe e para mim tbm. Grato ❤😊
Sua impressão foi pontual. Ela é isso mesmo. ❤
Eu já fiz algo parecido com alguns pacientes, mesmo sem nunca ter ouvido essa grande professora.
Ela é maravilhosa mesmo. Tem certos psicanalistas que se esquecem de que são gente, ela não, segue humana e isso faz toda diferença.
@@Liza-ry6bu concordo
Fantastico!
Quanto conhecimento compartilhado! Grata 🙏 💖
Sempre maravilhosa, sempre nossa deusa da comissão da verdade! O q mais gostei foi o cão q ladrava e se inseria na narrativa...
“A velocidade com que cumprimos as múltiplas tarefas da vida, nos impede de construir uma experiência.” Que frase!
Forte
Obrigado ESPE por esse presente! Ja tinha ouvido falar da Maria Rita mas não tinha ouvido ela própria. E achei incrível!
É tão fofo ouvir ela falar lindamente e de coração sobre tudo isso e... falando com pressa... controlando o tempo, com medo de extrapolar o tempo... É realmente uma tese e uma vivência. Ela é maravilhosa.
É lindo mesmo, ver alguém falando de suas paixões com tanto cuidado. São os melhores tipos de vídeos que assisto por aqui ❤
"Tempo nao é dinheiro. O tempo é o tecido de nossas vidas" 👏👏
Mulheres Psicanalistas .. são as melhores ! Adoro ouvir a Maria Rita Kehl ❤️
Estou saindo da depressão e algumas falas dela nesse video me ajudaram muito
Que bom. Espero que esteja bem.🙏
Quanta generosidade
"O deprimido é aquele que não consegue dar sentido imaginário para a vida". Como alguém que enfrenta a depressão, não poderia concordar mais com essa colocação.
Na época li uma resenha do.livro no Jornal da Tarde, entrei na Livraria Cultura e comprei o livro, estava com um diagnóstico de uma doença grave e pra complicar nas páginas iniciais havia uma poesia de Boris Vian aludindo ao câncer; a frase de Antônio Cândido ficou na minha cabeça e a palavra "demanda", que explica muito esse tema, o Prêmio Jabuti foi merecido.
"Experiências são nossas vivências do cotidiano que transformamos em narrativas, e assim, conseguimos nos ver com participante e atuantes na linha do tempo em que vivemos."
Por gentileza, disponibilizem a versão completa da
Iive.
Super aula, muito didática e pertinente. Que privilégio o nosso!
E o cão da melancolia late durante a narrativa da experiência dela ! rs ... Ele surge, quase que depois de um chamamento, pra compor, ilustrar sua narrativa, como o cão que sempre está ali às voltas de sua experiência..
💭💭💭💭
Alô Jung, vem cá
Impressionante, o cão apareceu sincronicamente
As redes sociais comtribuem com certeza.
Nossa, realmente vivo a depressão! Nao consigo fantasiar, sonhar, nem lembrar do que gostava e ou do que queria, desejava😢 vou tentar sonhar, criar novos desejos, fantasiar...obrigada dra Maria Rita! Quero comprar seus livros aos poucos...❤
Maravilhosa como sempre! Maria Rita❤
O neorótico fantasia demasiadamente, precisa despertar para o real. O depressivo precisa viver, sentir o que esta vivendo, imaginar e transformar em experiências, dando forma, validando como real , narrando para construçao da sua vida e sendo eficaz para vida do outro.
O dispositivo que ela criou, possibilita o sujeito a viver, entendendo que ele nao só tem uma vida como ele é, a vida.❤
Encontro sensacional. Muito feliz em saber que ela tem algumas aulas nas pós-graduações do Instituto ESPE e dentro do ESPECAST!!!
Maria Rita e sua imensa generosidade. Obrigada por essa aula!
Um tema tão denso colocado de forma brilhante. 35:01 Gratidão pela aula.
A Prof. até folheando, em busca da referência para nos informar, transmite saber👏👏👏
Maravilhosa
Gosto muito de ler e ouvir a Maria Rita Kehl, essa transmissão foi excelente. Uma pena que, como disseram, o vídeo não esteja na íntegra
Fantastica!Tenho o livro, já li e reli.Mas esta aula clareou pra mim a relação da depressão com o tempo.Muito obrigada!
A cada vez que revejo esse vídeo aprendo algo novo, são menos de 30 minutos e mais de 3 mil camadas. Todas as aulas dela são uma vivência transformada em experiência ❤️
Que mulher sensacional, tem um vasto conhecimento, desenvolveu um método para auxiliar na prevenção e tratamento da depressão, escreveu um livro que permanece atual sobre as depressões, inclusive já quero comprar!
Ficaria horas ouvindo Maria!
Que contribuição enriquecedora, muito obrigado por nos proporcionar uma contribuição atual dessa grande pensadora brasileira. Maria Kehl tem uma abordagem bastante única dentro do espectro de psicanalistas brasileiros que conhecemos através da mídia. Seu caminho epistêmico é muito bonito e sua sensibilidade é tocante.
Maria Rita, sou um leitor! Tenho uma curiosidade pessoal e uma curiosidade intelectual, a saber: o seu ou os seus deslocamentos situados ou sitiados entre a vivência e a experiência só foram possíveis quando vc encontrou as condições necessárias de, primeiro, alimentar o estômago (se manter em pé, pois saco vazio....condições financeiras= vivência), para num segundo momento, experiência (alimentar o cérebro), poder se localizar e ser localizada onde atualmente consegue atuar (existir!)? Grande abraço! Sua fala, seus textos me salvam!
Eu já era fã da Maria Rita, agora com essa fala dela admiro muito mais, sempre ética e uma profissional maravilhosa, aprendo muito com ela.
Um privilegio ouvir a Maria Rita Kehl. Obrigado pelos compartilhamentos clínicos e transmissão excelente ✨
Fiz o pedido do livro :) Excelente, como sempre, a maneira como a Ma. Rita coloca seus conhecimentos, suas experiências na clínica, na vida. Obrigada, querida.
Excelente vídeo. Só uma observação com relação ao minuto final: não acho que o paciente depressivo só deve procurar um psiquiatra quando estiver prestes a se suicidar. Na verdade, o tratamento médico e psicólogo ou psicanalítico (a depender da necessidade do paciente) deve ser concomitante. Vale lembrar que quanto antes uma depressão for adequadamente tratada, menos chances de uma recaída o paciente terá. Abraço.
Extremamente
Que contribuição maravilhosa...Parabéns !!! Kehl
olha ela e sensacional muito obrigado por nao ter editado ou feito algum corte pois ficou muito sem cortes ficou muito explicado
É sempre muito bom, e cada vez mais necessário, que possamos ouvir o que pessoas como a Maria Rita têm a dizer.
Uauuuuu que aula sobre... 👏👏👏 tenho de assistir mais vezes para extrair toda a sabedoria e a sensibilidade desse pequeno vídeo. Usarei e abusarei desse disponibilidade!!!
Sempre maravilhosa. Obrigado por tudo, Dra Kehl.
O video-game fez parte da minha infância e me ajudava na socialização com os amigos. Nunca atrapalhou meus estudos também, mas os pais devem ter o controle para não se tornar vício.
Que beleza, Maria Rita ❤ a parte da formiga me arrepiou
Excelente 👏👏 gratidão por compartilhar esse conhecimento
Maria Rita, maravilhosa, li alguns capítulos do livro ainda na graduação. A leitura foi marcante. Gosto muito de ouvi-la
Aprendendo ❤
Excelente..que pessoa.linda.
Maria Rita Kehl é excelente, uma referência na transmissão da psicanálise. Obrigada
Que bom que ficou gravado. Obrigada
Maravilhosa como sempre , Maria Rita
O videogame é um ótimo antidepressivo pois ele te dá desafios motivos para voltar.
E ele cria narrativas sim, meu filho vive me contando sobre as coisas que fez no jogo, as conversas que teve com os amigos e o quanto foi divertido.
Eu li o livro! O assunto é complexo pra quem não é da área, como eu. Essa aula auxilia! Mas sempre tive essa curiosidade, ela disse que o cão sobreviveu, mas ela parou pra se certificar de que ele não tinha alguma fratura ou algo que precissae de cuidados veterinários ?
ela me pareceu ter conhecimentos dentro da simplicidades .Como o rapaz falou aqui alguns exibe seus atributos como um pavão e pior fala mal de outras faculdades ..etc...
Excelente 👏👏👏
boa noite
aprendi muito com esse vídeo
Eu gostei muito. Apenas fiquei pensando porque as vezes precisamos "descobrir"um texto do Benjamim pra nos dizer algo que há muito "As contadoras de estória" já descobriram, tb se vê sobre isso em Mulheres que correm com lobos, ou seja, trata-se de uma sabedoria milenar que ela só se permitiu conhecer com o Benjamim. É válido mas ela poderia antes ter validado as proprias experiencias. Contudo, ela falou de uma prevençao para a depressão, ficou faltando falar sobre as possibilidades de tratamento. Obrigada e muito respeito à Maria Rita, maravilhosa sempre
O tratamento, inclusive em psicanálise ainda é teórico, e carece da escrita da abordagem de quem pratica a clínica psicanalítica nestes sujeitos.
Não entendi. O Benjamin escreveu seus textos antes das autoras que você citou. Ele morreu antes da Estés nascer, inclusive.
O trabalho é a diferença da gênese da origem
"A fantasia é o suporte do desejo"
Shirley Oliveira, parabéns pela ❤
Adorei. Incrível !
Interessantíssimo!!!
Maravilhosa, como sempre.
Simplesmente necessário.
Eu li Luto e Melancolia (Freud, 1915) para tentar entender o "monstro" que me assombra há 23 anos e nenhum antidepressivo e nenhum antipsicótico resolveu. Sinceramente? Acho que só uma pessoa que passou por isso e não se matou pode falar de depressão grave e melancolia.
Perdi tudo na vida por causa do meu humor deprimido com episódios de depressão maior de tempos em tempos.
Não conclui o mestrado.
Não consegui um emprego de professor universitário.
Não consegui um emprego para ganhar mais que um salário mínimo.
Não casei.
Não tive filhos.
Nunca tive namorada (mulher não gosta de homem duro)
Só fiz sexo com prostitutas.
Um fracasso total a minha existência.
Experimentei testar o enforcamento com um cinto de couro pendurado na porta.
Não me matei.
Por que?
Medo de me tornar NADA. Medo da nadificação da morte.
O que me faz cultivar a esperança?
John Forbes Nash Jr!
Por que?
Porque John Nash ficou 50 anos suportanto um cérebro esquizofrenico defeituoso e voltou ao "normal" nos últimos 15 anos de vida.
Se John Nash voltou a viver depois de um intervalo de 50 anos, o segredo para eu suportar a minha vida é ESPERAR!
Que bom que você fala de esperar = esperança. Esperança de que ocorra algo novo e bom.
Eu tentaria Ayashuaca
Pronto!
Já que só quem passou por isso está autorizado a falar do assunto com excelência, comece a escrever seu livro Shureber...
@@sidineidegama5325 você é de direita?
Um abraço. Obrigada por seu relato. ❤
Muito boa a explicação.
Boa tarde
Linda demais!❤
Adorei...
Acho que a psicanálise tem sim, muito para dizer sobre. Muito. Mas como toda a ciência não pode por si só explicar e operar, pois é um fenômeno complexo e de múltiplos fatores. Mês que vem iniciou como psicanalista depois de estudar, se autoanalisar e pesquisar e beber muito da psicologia e da neurociência. Entendo que é necessário uma abordagem mais coerente com a complexidade do próprio ser humano, e, sobre tudo, daquele em específico. Cada dor é uma dor, é singular e única.
Sobre o vazio a gente já sabe. Temos q descobrir como sair dele
que presente!
que aula maravilhosa! muito obrigado pela oportunidade de ouvir a Maria Rita.
Maravilha de vídeo. Obrigado.
Maria Rita sempre sublime.
Maria Rita ❤
Maravilhosa essa palestra
❤
Elogio a mãe má é o nome do livro, De Katherine Curie
Que experiência difícil, 2 pacientes perdidos para o suicídio 😢
Preciso acordar e levantar logo, para me arrumar logo, para tomar café logo, para sair logo, para chegar ao trabalho logo, para fazer as tarefas logo, para voltar pra casa logo… E…???🤔
“A velocidade com que cumprimos as múltiplas tarefas da vida, hoje em dia, elimina a possibilidade de construirmos uma experiência”.
Experiência: contar para os filhos ou alunos ou amigos as brincadeiras da infância, dos tempos de escola na adolescência, das férias com a família na fazenda dos avós… experiências… alegres ou tristes, não importa, mas de vida vivida.
Muito boa a live! Interessante o dispositivo criado por ela!
Gostaria de saber a autoria do livro que ela cita, A mãe má ... alguém conhece?
Professora; a depressã o é.muito prejudicial minha prima não conseguíu a cura e levou a falecer.❤❤❤
Não só com o objeto que ele odeia , mas no luto patológico tb
vivenciar-narrar-experienciar... tempo...melancolia...fantasia
Seria correto comparar essas ideia de "experiência" com o "espanto", a "perplexidade" que caracteriza a atitude filosófica?
2:47
👏👏👏👏
Alguém sabe o nome do autor da gravura?
Eu sou fã da Maria Rita! Espero assistir pessoalmente a algum encontro.
Dürer
Albrecht Dürer
Ok
Preferia a versão não editada do vídeo.
Boa tarde! Você faz terapia de graça online?
No caso da mulher sobre a educação das meninas, geralmente uma mulher que sofreu e sofre , no fundo não aceita a as mesmas ( família, amigas ou da mesma sociedade) tenham o que elas nao tiveram , como favorecimentos e liberdades, no findo qierem que as próximas sintam e vivam o que elas viveream ..um tipo de agoismo , se sentem injustiçadas se for diferente
Eu detestava meu pai. Será q eu tenho a melancolia do Freud?
MARIA RITA, VOCÊ ESTUDOU NO CNB? É IRMÃ DA MARIA HELENA? EU ME LEMBRO MUITO DE VOCÊ. ERA, NA MINHA OPINIÃO, A ALUNA MAIS BRILHANTE DA SALA.
EU MUDEI O MEU NOME. FOI MINHA MÃE QUEM ME DEU. NOSSA RELAÇÃO, ATÉ HOJE, É COMPLICADA. ELA TEM 96 ANOS.
ADORARIA TER, AO MENOS, UMA CONVERSA COM VOCÊ. SERIA POSSÍVEL ? IREI ONDE VOCÊ ESTIVER. EU, VIVO ENTRE BSB E A CHAPADA DIAMANTINA-BA
❤❤❤❤❤❤❤❤❤
@lucianoandrade , achei interessante seu relato. Vc fez tanta coisa, falando q não fez nada .
Ele (o seu Jabuti de 2010) não deveria ser da psicologia Social, Intelectual Rita?
Menestrel contador Alimenta o cao
Tom Velloso mãe
Fiquei cansada, não aguentei o modo dela se comunicar.
Isso fala mais sobre ti que sobre ela . Só pensei...
A experiência é encorporada, atua no corpo. A narrativa é um refazer o vivido. Não?