Eu era ridicularizada quando cantava, na minha infância e juventude, minha mãe dava risada e dizia QUER CANTAR, APRENDE, MAS NÃO FICA DESAFINANDO ASSIM! Falava que seu ouvido não era penico, pra ficar ouvindo "esses guinchos" desafinados. Eu era só uma menina boba que queria cantar um pouco, sei lá, pra esquecer a violência diária de meu pai bêbado que batia na mãe, na irmã e em mim quase todos os dias. Queria cantar pra enganar a fome, que morava junto com a gente lá em casa. A falta de um livro pra ler, de uma música pra escutar, não se tinha rádio nem TV. Queria cantar pra fugir um pouco daquele inferno. Pra abafar os berros do bêbado e as maldades que ele falava... Queria cantar de boba que eu era. Mas aí parei. Fiquei quieta, para que minha mãe não risse mais de mim. Hoje, já estou quase idosa, e sempre que eu canto é baixinho, quase um sussurro, acompanhando alguma música e inevitavelmente lembro dela rindo e debochando de mim e da minha "desafinação". As pessoas nem fazem ideia do tamanho do mal que causam umas pras outras, né?
❤ se soubesse o quanto me envolveste em seu relato! Como tivesse ouvindo minha😮 história desde que me senti neste mundo! E percebi o quanto era hostil!! Nessa descoberta contava eu apenas 10 anos! E o quanto ainda havia que aprender a lidar com menosprezo de uma sociedade onde só vale alguma coisa quem nasce pronto, pois sendo rico de alguma coisa você jamais será avaliado moralmente ❤
Força ai Guerreira! Eu tbm ja fui riducarizado!eu tenho depressão desde 13 anos que eu tinha, que Deus nos de uma luz para encontrar uma saida para sair dos nossos problemas.
Quando eu era criança e adolescente eu nunca podia sentir raiva e demonstrar sentimentos "negativos". Me reconheci quando Maria falou sobre quem tem depressao tem muito desses sentimentos que nao podem ser sentidos e elaborados. Isso me clareou muita coisa. Obrigado mais uma vez, Maria. Quando eu to triste e nao sei muito bem lidar com a dor e a angústia eu venho para seu canal e assisto algo e sempre me ajuda pelo menos a me acalmar e perceber que com calma tudo tem solução.
Essa foi uma das descrições mais precisas da depressão que já ouvi. Muito do que a Maria fala é exatamente como costumo descrever a depressão; a sensação de estar encolhido dentro de si, de estar longe da superfície, do mundo e do que eu diria ser o "verdadeiro eu". Durante a depressão me perguntei como cultivei tanto ódio e outros sentimentos ruins - nos piores momentos parecia que todo o mal do mundo estava entrando em mim e ia me devorar por completo. Cheguei a dizer na análise que a depressão deveria se chamar opressão.
Depressão é horrível, não dá para explicar. Não senti raiva de ninguém. Sentia uma insignificância muito grande, uma dor interna, uma verdade ansiedade.
Raiva, sensação de fracasso e de controle da própria vida… Essa dependência emocional de pai e mãe… Um misto de tanta coisa e uma vontade enorme de desaparecer, de ser esquecido… Parece tudo tão quebrado é tão difícil de consertar… Enfim…
Ainda que julguem-na de burguesa, ela continua, não obstante, sendo excelente. Didática, estudada, precisa. Entendeu que tudo é ambivalência, como Espinosa nos ensinou. Não é à toa que seu doutorado foi sobre Lispector, a maior escritora brasileira.
Esse vídeo me deixou reflexiva, ainda mais na parte que ela menciona que a pessoa com depressão tem ódio no coração. Tenho sintomas depressivos, mas não consigo relacionar o que sinto com ódio, mas sim com falta de amor, de não me sentir amada
A depressão é justamente a falta da elaboração da raiva/agressividade. Portanto, se você se encontra num estado deprimido, não vai perceber raiva/agressividade. Enquanto emoções, são como opostos.
Eu sou uma deprimida com zero ódio ! Até pq eu não sinto absolutamente nada !Nem de bom e nem de ruim. É como se eu tivesse morrido a anoooos….Mas continuo em pé como zumbi sei lá ..Um corpo sem alma. Igual a música “Socorro” do Arnaldo Antunes
Meu Deus! Um dos melhores e mais esclarecedores vídeos que já vi na vida. Nele obtive respostas que anos de terapia não me trouxeram de forma tão clara. Obrigada Maria. Muito Obrigada.
Sempre ouço os vídeos da Maria e até hoje sempre curti. Mas esse me deixou com uma sensação de julgamento ao dizer que todo depressivo tem ódio no coração, não gostei dessa sentença. Tem muita gente cheia de ódio no coração e não é deprimida é gente ruim mesmo.
Por que ódio tem que ser ruim ? Tem muita gente que usa ódio para escrever, para atuar, para criar… depende para onde isso está direcionado. Mas ódio não é sinônimo de maldade. É uma emoção natural, aliás. Tanto que até dizemos: “que ódio” as vezes só pra desabafar mesmo.
Não passa nenhum minuto e eu já curo o vídeo antes de assisti-lo, pois sei que como sempre, sairei uma humana muito mais sábia, do que entrei aqui. Obrigada, Maria! Que muitas e muitas pessoas possam ser iluminadas através das suas palavras tão lúcidas e reflexivas.
O primeiro ambiente é a potência, quando não é libertador vai causar bloqueios, involução, castração. Interessante é que a pulsão erótica também é reprimida vc se fecha pra o as relações como um todo. Interessante tbm é a relação da depressão com o ódio. Seria o ódio, a sensação de não ter um primeiro ambiente, acolhedor?
Grande Maria! Sempre dizendo o que muitos não dizem! Na minha ignorância, desconfiava que o depressivo tinha muita raiva e ressentimento... e não é que procede? Infelizmente, ainda há muitos dedos para tratar dessa questão. É um imenso tabu. Abraços e parabéns!!!
Sim.... é um tabu, há uma tendência no senso comum a achar a depressão um estado de enfraquecimento do Ser, de quase um estado letárgico , mas sim existe mesmo que de trauma da infância um ódio, um rancor.
Você falou sobre mim nesse final. Muita raiva, muita irritação, desencaixe = Síndrome do Pânico e bipolaridade diagnosticadas. Obrigada por seus vídeos.
Simplesmente sensacional, Maria! Faço terapia há anos e a partir desse vídeo vou direcionar minhas reflexões para a análise dessa tristeza profunda que dói no âmago de meu ser. Gratidão ❤
A Maria como sempre corajosa e inovadora na sua lógica... concordo totalmente o Ser em depressão possui muita raiva, ódio... mesmo reprimido... talvez na sessão analítica o que da questão eh descobrir a fonte dessa raiva .
Oi Maria e equipe! Gostaria de deixar sugestões para vídeos: A onda na internet dos "reacts", por que tantas pessoas assistem e gostam de ver a reação do outro a algo, contrastando com uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao outro. E a cultura dos cosplays, não apenas se vestir do personagem, mas toda uma cultura com estética de inocência, delicadeza, o mundo da fantasia dos animes, com vários traços infantis na estética e no comportamento. Desde já amo esse canal, um dos melhores no RUclips! Abraços.
De fato, aumentar a energia é um caminho para lidar com esse bloqueio. Práticas como kriyas ajudam muito, dentre outras ferramentas. E análise sempre ajuda a sustentar e bancar o desejo.
Sou um deprimido e não tenho ressentimentos na intensidade de uma raiva, longe disso. A ideia de depressão como raiva reprimida me gerou um estranhamento sem tamanho.
@@JarbasdeAlmeidaElias tornar as causas do ódio e da repressão conscientes para então poder dar vazão seria um caminho, mas é mais fácil falar do que fazer, é muita terapia pra entender tudo que foi reprimido sem culpar alguém ou a si mesmo.
@@JarbasdeAlmeidaElias os sintomas de raiva e ódio são muitas vezes formas de mascarar e se defender de uma depressão latente. Ou melhor, raiva e ódio tb são sintomas depressivos, bem como tristeza, apatia e desmotivação. Mesmo que a pessoa ache que não. Da mesma forma, a obesidade pode denotar uma depressao latente, em muitos casos, mesmo a pessoa nao demonstrando estar deprimida.
Minha filha de 23 anos tentou suicídio três dias atras, véspera do aniversário 15/03 , é acompanhada por psiquiatra e psicólogo há anos,tô acabada e com medo!!! 😭 Hj ela aparenta estar bem, já está de alta hospitalar.( Faz faculdade e trabalha. )
@@JarbasdeAlmeidaElias Bom dia, lamento vc ter passado por isso ,espero que esteja tudo bem agora pois é muito triste...vamos ver com decorrer do tempo como vai ficar torço pro melhor sempre como mãe e ser humano,imagino que deva ser muito sofrido para o doente e sinto muito tudo isso !
Deus sonhou com você desde toda a eternidade. Portanto, o propósito de sua vida é unir-se a Ele. Mas qual exatamente é o caminho que você tem que percorrer para encontrá-lo? Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a vocação religiosa. Peça a Deus as luzes do Espírito Santo para discernir sua vocação, e trilhe conosco essa jornada.
Pulsa de vida; manhã... pulsão de morte; noite. vai dá ruim quando você não couber em um dia. Rotina é pulsão de morte ou tentativa de organização da pulsão de vida? Desesperança e depressão são a mesma coisa?
Devo estar no grau máximo de depressão, porque essa raiva, esse ressentimento anda tomando conta em todas as esferas de convívio. Conviver tornou-se insuportável. Me vi descrita nessa fala.
Quanto mais consciente(vejo o mundo como ele é sem filtros de ilusoes) fico e aquelas fantasias, sonhos, besteiras de esperanças vao morrendo mais eu me deprimo, sinto raiva, aquelas sensaçoes q antes me alegravam, davam paz, motivo pra viver, a cada dia somem um pouquinho e me sinto apatico a elas. É uma raiva/ressentimento de ver tantas desgraças, tanta dor, ganancia, uns sem comida e outros comprando relogio de milhoes, raiva de um mundo injustos, doenças, guerras...sao tantas desgraças q perco ate a vontade de ver as coisas boas.
Maria, muito se fala numa “epidemia” de depressão. A OMS estima que, até 2030, será a doença mais comum no mundo. As circunstâncias de existência contemporâneas limitam a pulsão de vida? Que fatores sociais também contribuem para esse quadro? Ou sempre houve muitos deprimidos e, em outros momentos históricos, não eram diagnosticados e medicados?
Discordo Absolutamente. Não tenho ódio, nem desafetos. Só se for muito inconsciente mesmo. Alguma coisa louca ou química 👩🔬 no cérebro ou sei lá onde. Não tenho ódio de nada, nem de ninguém, nem raiva…
MH, uma pergunta: qdo uma pessoa demonstra muita serenidade e tranquilidade, ao mesmo tempo um poço de expressão melancólica, sem disposição, sem garra; não tem força pra enfrentar os desafios, colocar limites, não sabe dizer não, aceita tudo, tudo está bom; não tem horário para nada, nem organização; uma expressão de tristeza, chega a parecer depressão; já teve surto psicótico no passado. Através da religião aprendeu a esperar e confiar em Deus, sem a verdadeira contrapartida da responsabilidade. Nem consegue expressar a palavra raiva, falar essa palavra já seria pecado; preguiça a mesma coisa. Apesar da falta de atitude(parece preguiça) e da força para impor e colocar limites(energia da raiva) seria muita raiva guardada? E olha que teria muitos motivos. Mas isso jamais, o silêncio e a tristeza imperam naquilo que parece também calma, marasmo, melancolia, etc. Por favor, se puder responder! Grande abraço e tudo de bom e melhor pra vc, seu trabalho e a quem vc desejar....
Sinceramente Dr. Não tenho nenhum ódio no meu coração. Eu aprendi a perdoar ,gracas a Deus. Tenho uma melancolia desde a juventude, porém sou alegre e brincalhona. Depois de uma grande acontecimento na minha vida em 2098 eu desenvolir uma ansiedade enirme que evoluiu pra a depressão maior. Já tive cinco episódios quando acontece algo muito forte pra eu resolver na minha vida. Desenvovir medo da vida e às vezes gtenho início de síndrome de Pânico,que eu já sei controlar ela
Acho a vida uma expansão tão violenta, que as vezes entramos num vácuo existencial por falta de luz, um norte.
Eu era ridicularizada quando cantava, na minha infância e juventude, minha mãe dava risada e dizia QUER CANTAR, APRENDE, MAS NÃO FICA DESAFINANDO ASSIM!
Falava que seu ouvido não era penico, pra ficar ouvindo "esses guinchos" desafinados.
Eu era só uma menina boba que queria cantar um pouco, sei lá, pra esquecer a violência diária de meu pai bêbado que batia na mãe, na irmã e em mim quase todos os dias. Queria cantar pra enganar a fome, que morava junto com a gente lá em casa. A falta de um livro pra ler, de uma música pra escutar, não se tinha rádio nem TV. Queria cantar pra fugir um pouco daquele inferno. Pra abafar os berros do bêbado e as maldades que ele falava... Queria cantar de boba que eu era.
Mas aí parei. Fiquei quieta, para que minha mãe não risse mais de mim.
Hoje, já estou quase idosa, e sempre que eu canto é baixinho, quase um sussurro, acompanhando alguma música e inevitavelmente lembro dela rindo e debochando de mim e da minha "desafinação".
As pessoas nem fazem ideia do tamanho do mal que causam umas pras outras, né?
Que baita relato!
❤ se soubesse o quanto me envolveste em seu relato! Como tivesse ouvindo minha😮 história desde que me senti neste mundo! E percebi o quanto era hostil!! Nessa descoberta contava eu apenas 10 anos! E o quanto ainda havia que aprender a lidar com menosprezo de uma sociedade onde só vale alguma coisa quem nasce pronto, pois sendo rico de alguma coisa você jamais será avaliado moralmente ❤
Força ai Guerreira! Eu tbm ja fui riducarizado!eu tenho depressão desde 13 anos que eu tinha, que Deus nos de uma luz para encontrar uma saida para sair dos nossos problemas.
Sinta-se abraçada bjs de Moçambique
Te vejo e te ouço ❤
Quando eu era criança e adolescente eu nunca podia sentir raiva e demonstrar sentimentos "negativos". Me reconheci quando Maria falou sobre quem tem depressao tem muito desses sentimentos que nao podem ser sentidos e elaborados. Isso me clareou muita coisa. Obrigado mais uma vez, Maria. Quando eu to triste e nao sei muito bem lidar com a dor e a angústia eu venho para seu canal e assisto algo e sempre me ajuda pelo menos a me acalmar e perceber que com calma tudo tem solução.
Essa foi uma das descrições mais precisas da depressão que já ouvi. Muito do que a Maria fala é exatamente como costumo descrever a depressão; a sensação de estar encolhido dentro de si, de estar longe da superfície, do mundo e do que eu diria ser o "verdadeiro eu". Durante a depressão me perguntei como cultivei tanto ódio e outros sentimentos ruins - nos piores momentos parecia que todo o mal do mundo estava entrando em mim e ia me devorar por completo. Cheguei a dizer na análise que a depressão deveria se chamar opressão.
Que percepção bacana! Eu também me vi em tuas palavras!
Depressão é horrível, não dá para explicar. Não senti raiva de ninguém. Sentia uma insignificância muito grande, uma dor interna, uma verdade ansiedade.
Agora, estou caminhando para a remissão e tenho consciência que ainda há consciência durante a depressão
Muito bom teu depoimento
Excelente maravilhosa explicação
Raiva, sensação de fracasso e de controle da própria vida… Essa dependência emocional de pai e mãe… Um misto de tanta coisa e uma vontade enorme de desaparecer, de ser esquecido… Parece tudo tão quebrado é tão difícil de consertar… Enfim…
Ainda que julguem-na de burguesa, ela continua, não obstante, sendo excelente. Didática, estudada, precisa. Entendeu que tudo é ambivalência, como Espinosa nos ensinou. Não é à toa que seu doutorado foi sobre Lispector, a maior escritora brasileira.
"Qualquer deprimido tem muito ódio no coração".
Fez todo sentido pra mim devido a tudo que sofri na minha vida pessoal desde a infância. Este vídeo foi a resposta!❤
Além do impedimento, repressão, também tem o abandono, ou tbm a exposição precoce e o forçar fazer e performar essa liberdade toda
Esse vídeo me deixou reflexiva, ainda mais na parte que ela menciona que a pessoa com depressão tem ódio no coração. Tenho sintomas depressivos, mas não consigo relacionar o que sinto com ódio, mas sim com falta de amor, de não me sentir amada
ódio de não se sentir amada?
@@felipejz.3059 Não, ela disse que não consegue relacionar o que ela sente com ódio. Foi o que eu entendi
A depressão é justamente a falta da elaboração da raiva/agressividade. Portanto, se você se encontra num estado deprimido, não vai perceber raiva/agressividade. Enquanto emoções, são como opostos.
*de dentro pra fora
@@KaikaKiaexatooo! 👏 eu sempre sentia uma certa repressão interna, algo que não sabia explicar, como se me travasse por dentro.
É exatamente isso que se passa comigo. Sou brava, irritada , rabugenta, pq na verdade sou triste e deprimida. Mas não consigo sair disso, dessa roda.
Eu sou uma deprimida com zero ódio ! Até pq eu não sinto absolutamente nada !Nem de bom e nem de ruim.
É como se eu tivesse morrido a anoooos….Mas continuo em pé como zumbi sei lá ..Um corpo sem alma.
Igual a música “Socorro” do Arnaldo Antunes
Meu Deus! Um dos melhores e mais esclarecedores vídeos que já vi na vida.
Nele obtive respostas que anos de terapia não me trouxeram de forma tão clara.
Obrigada Maria.
Muito Obrigada.
MDS! Que conteúdo valioso! Gratidão 🤍
Sempre ouço os vídeos da Maria e até hoje sempre curti. Mas esse me deixou com uma sensação de julgamento ao dizer que todo depressivo tem ódio no coração, não gostei dessa sentença. Tem muita gente cheia de ódio no coração e não é deprimida é gente ruim mesmo.
Por que ódio tem que ser ruim ? Tem muita gente que usa ódio para escrever, para atuar, para criar… depende para onde isso está direcionado. Mas ódio não é sinônimo de maldade. É uma emoção natural, aliás. Tanto que até dizemos: “que ódio” as vezes só pra desabafar mesmo.
Não passa nenhum minuto e eu já curo o vídeo antes de assisti-lo, pois sei que como sempre, sairei uma humana muito mais sábia, do que entrei aqui. Obrigada, Maria! Que muitas e muitas pessoas possam ser iluminadas através das suas palavras tão lúcidas e reflexivas.
O primeiro ambiente é a potência, quando não é libertador vai causar bloqueios, involução, castração. Interessante é que a pulsão erótica também é reprimida vc se fecha pra o as relações como um todo. Interessante tbm é a relação da depressão com o ódio. Seria o ódio, a sensação de não ter um primeiro ambiente, acolhedor?
Vc não me da respostas como receitas. Vc me faz refletir, aumenta minhas dúvidas, me proporciona uma maior conexão com meu eu.
Gratidão.
Obrigada.
Me identifiquei bastante! Estou com depressão e percebo a forma como surgiu.
Depressão é a mentalidade dos fracos
Leve o tempo que o tempo te dá para o que precisar, sinta o que tiver que sentir, deixe o que estiver de deixar, mas leve o tempo que precisar.
Grande Maria! Sempre dizendo o que muitos não dizem! Na minha ignorância, desconfiava que o depressivo tinha muita raiva e ressentimento... e não é que procede? Infelizmente, ainda há muitos dedos para tratar dessa questão. É um imenso tabu. Abraços e parabéns!!!
Sim.... é um tabu, há uma tendência no senso comum a achar a depressão um estado de enfraquecimento do Ser, de quase um estado letárgico , mas sim existe mesmo que de trauma da infância um ódio, um rancor.
Um dos melhores vídeos. Achei sucinto, com palavras e definições mais simples e de fácil entendimento. Muito obrigado!
Faz muito sentido essa ideia da irritação esconder uma tristeza, um medo de, se ela (a tristeza) vier a tona eu vou desmilinguir, ela vai me afogar.😮
Você falou sobre mim nesse final. Muita raiva, muita irritação, desencaixe = Síndrome do Pânico e bipolaridade diagnosticadas. Obrigada por seus vídeos.
Simplesmente sensacional, Maria! Faço terapia há anos e a partir desse vídeo vou direcionar minhas reflexões para a análise dessa tristeza profunda que dói no âmago de meu ser. Gratidão ❤
Eu concordo ja fui deprimido e tinha muito odio e raiva tirei tudo isso de mim acabei me curando
MARAVILHOSA
A Maria como sempre corajosa e inovadora na sua lógica... concordo totalmente o Ser em depressão possui muita raiva, ódio... mesmo reprimido... talvez na sessão analítica o que da questão eh descobrir a fonte dessa raiva .
Oi Maria e equipe!
Gostaria de deixar sugestões para vídeos:
A onda na internet dos "reacts", por que tantas pessoas assistem e gostam de ver a reação do outro a algo, contrastando com uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao outro.
E a cultura dos cosplays, não apenas se vestir do personagem, mas toda uma cultura com estética de inocência, delicadeza, o mundo da fantasia dos animes, com vários traços infantis na estética e no comportamento.
Desde já amo esse canal, um dos melhores no RUclips! Abraços.
São temas atuais curiosissimos
Melhor resumo sobre o tema. Perfeita!
Orras, Maria Homem, agora tu veio demais. Obrigada. ❤❤
❤OTIMO TEMA❤
❤DEPRESSAO MAL DO SECULO❤
GRATIDAO❤
amo amo amo e amo muito
A raiva não tira mais a minha energia. Obrigada Maria!
me atingiu feito um golpe no estômago, precisa, didática, essencial.
Maria, poderia falar sobre aniversário? E por que hoje em dia dói tanto com a solidão existente?
Excelente ponto de vista, nos faz refletir sobre outro ângulo 📐
Maria vc me emociona e me dá um suporte, um chão numa linguagem muito eficiente e objetiva ... obrigado demais por vc existir
Tristeza que dói na alma....😭
Maravilhosas essas explicações. Me vi totalmente nas descrições
Tema muito importante. A pandemia infelizmente reforçou o aumento dessa doença. obrigada pelo vídeo!
De fato, aumentar a energia é um caminho para lidar com esse bloqueio. Práticas como kriyas ajudam muito, dentre outras ferramentas. E análise sempre ajuda a sustentar e bancar o desejo.
Não aguentei precisei ouvir no trem mesmo vindo pra casa.
Fale sobre a construção do "eu".
Muito bom!
Você consegue explicar o "inexplicável"!
Obrigada. Parabéns!! ❤
Maria te amo te amo te amo
Camarada Maria Homem. Excelente fala. Didática e objetivo. Abraços.
Impossível não si emocionar e si entregar a esse vídeo.
Caramba!!! Que mulher genial!!!
Sou um deprimido e não tenho ressentimentos na intensidade de uma raiva, longe disso. A ideia de depressão como raiva reprimida me gerou um estranhamento sem tamanho.
É que nós somos um estranho familiar. Há "pontos cegos". A gente sempre tá esbarrando na gente, que é a gente por ser tb muita gente
Todavia, pode ser que o nosso inconsciente pode está cheio de raiva e ódio.
@@JarbasdeAlmeidaElias Se tá consciente não está reprimido ;)
@@JarbasdeAlmeidaElias tornar as causas do ódio e da repressão conscientes para então poder dar vazão seria um caminho, mas é mais fácil falar do que fazer, é muita terapia pra entender tudo que foi reprimido sem culpar alguém ou a si mesmo.
@@JarbasdeAlmeidaElias os sintomas de raiva e ódio são muitas vezes formas de mascarar e se defender de uma depressão latente. Ou melhor, raiva e ódio tb são sintomas depressivos, bem como tristeza, apatia e desmotivação. Mesmo que a pessoa ache que não. Da mesma forma, a obesidade pode denotar uma depressao latente, em muitos casos, mesmo a pessoa nao demonstrando estar deprimida.
Q vídeo, gratidão MH
“Vamo deixar isso pra 2022/2023…” 😂 ótimos esses pequenos comentários no meio de grandes elocubrações…
haaaaaaaaaaa Maria,
só ♥️VC❤️
p/ fazer eu respirar fundo e kerer engolir as suas palavras 😶
mto obrigada SEMPRE 💋💋
Maria sempre arrasando!
Ótimo tema! Com uma explicação que chega e toca os que não conhecem profundamente a Psicanálise.
Sempre perfeita ❤
Puxa vida, ganhei minha manhã de sabado assistindo este vídeo !
Maria Homem, você pode falar mais sobre pulsão de morte x pulsão de vida?
Uau, muito bom! Adorei a metáfora do caleidoscópio. Obrigada.
Maria..
Me pegou de cheio😢
👏👏👏👏Excelente ❤
Fale sobre dons e talentos.
Sim, é VERDADE. Eu sou prova disso.
Maravilhosa!!
Simplesmente maravilhosa! Obrigada!!!!!!
Obrigada por esse vídeo
Fantástico Maria, parabéns.. aborde mais esse tema tão pertinente.
Que vídeo maravilhoso Maria! Essa questão da contenção raiva foi muito bem explicitada. As vezes, não existe a liberdade de sentir. Adorei!
Fantástico: que explicação maravilha, surpreendente. Parabéns MH
Na depressão Eu aproveitei para ler😅 66l livros
Perfeito,Maria,como conheço estes sentimentos controversos
Queria sugerir um vídeo: sobre medo de intimidade, de qualquer forma.
Se me permite, tem um sobre "Afeto" -quase lá: ruclips.net/video/b7NOJtUw7dw/видео.html
Maravilhosa, obrigado por sua potência de vida!
Minha filha de 23 anos tentou suicídio três dias atras, véspera do aniversário 15/03 , é acompanhada por psiquiatra e psicólogo há anos,tô acabada e com medo!!! 😭 Hj ela aparenta estar bem, já está de alta hospitalar.( Faz faculdade e trabalha. )
❤
@@JarbasdeAlmeidaElias sim aparenta melhor,já conversarmos com a terapeuta dela
@@JarbasdeAlmeidaElias fico muito preocupada pois acho que esse tipo de pensamento ñ sai da noite pra o dia de dentro da pessoa...😔
@@JarbasdeAlmeidaElias Bom dia, lamento vc ter passado por isso ,espero que esteja tudo bem agora pois é muito triste...vamos ver com decorrer do tempo como vai ficar torço pro melhor sempre como mãe e ser humano,imagino que deva ser muito sofrido para o doente e sinto muito tudo isso !
Meire, como sua filha é/está em relação ao trabalho e faculdade? Pergunto isso pq muitas vezes sao esses locais a fonte da dor.
Fale-nos sobre os diverso tipos de raciocínio.
tudo!!!!!
Deus sonhou com você desde toda a eternidade.
Portanto, o propósito de sua vida é unir-se a Ele.
Mas qual exatamente é o caminho que você tem que percorrer para encontrá-lo?
Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a vocação religiosa.
Peça a Deus as luzes do Espírito Santo para discernir sua vocação, e trilhe conosco essa jornada.
Maria, você poderia falar mais sobre essa metapsicologia freudiana. Sobre a representação e a carga afetiva? Como esgotar essa angústia?
Pulsa de vida; manhã... pulsão de morte; noite. vai dá ruim quando você não couber em um dia. Rotina é pulsão de morte ou tentativa de organização da pulsão de vida? Desesperança e depressão são a mesma coisa?
Bravo!!!!
Obrigada ❤
Devo estar no grau máximo de depressão, porque essa raiva, esse ressentimento anda tomando conta em todas as esferas de convívio. Conviver tornou-se insuportável. Me vi descrita nessa fala.
Quanto mais consciente(vejo o mundo como ele é sem filtros de ilusoes) fico e aquelas fantasias, sonhos, besteiras de esperanças vao morrendo mais eu me deprimo, sinto raiva, aquelas sensaçoes q antes me alegravam, davam paz, motivo pra viver, a cada dia somem um pouquinho e me sinto apatico a elas.
É uma raiva/ressentimento de ver tantas desgraças, tanta dor, ganancia, uns sem comida e outros comprando relogio de milhoes, raiva de um mundo injustos, doenças, guerras...sao tantas desgraças q perco ate a vontade de ver as coisas boas.
Maria, muito se fala numa “epidemia” de depressão. A OMS estima que, até 2030, será a doença mais comum no mundo. As circunstâncias de existência contemporâneas limitam a pulsão de vida? Que fatores sociais também contribuem para esse quadro? Ou sempre houve muitos deprimidos e, em outros momentos históricos, não eram diagnosticados e medicados?
Que vídeo incrível, Maria! 👏🏾
Fale sobre a matemática.
Maravilhosa
Discordo Absolutamente. Não tenho ódio, nem desafetos. Só se for muito inconsciente mesmo. Alguma coisa louca ou química 👩🔬 no cérebro ou sei lá onde. Não tenho ódio de nada, nem de ninguém, nem raiva…
❤
Maravilhoso video
Vídeo excelente.
A senhora poderia falar sobre os gênios.
MH, uma pergunta: qdo uma pessoa demonstra muita serenidade e tranquilidade, ao mesmo tempo um poço de expressão melancólica, sem disposição, sem garra; não tem força pra enfrentar os desafios, colocar limites, não sabe dizer não, aceita tudo, tudo está bom; não tem horário para nada, nem organização; uma expressão de tristeza, chega a parecer depressão; já teve surto psicótico no passado. Através da religião aprendeu a esperar e confiar em Deus, sem a verdadeira contrapartida da responsabilidade. Nem consegue expressar a palavra raiva, falar essa palavra já seria pecado; preguiça a mesma coisa. Apesar da falta de atitude(parece preguiça) e da força para impor e colocar limites(energia da raiva) seria muita raiva guardada? E olha que teria muitos motivos. Mas isso jamais, o silêncio e a tristeza imperam naquilo que parece também calma, marasmo, melancolia, etc. Por favor, se puder responder! Grande abraço e tudo de bom e melhor pra vc, seu trabalho e a quem vc desejar....
Sinceramente Dr. Não tenho nenhum ódio no meu coração. Eu aprendi a perdoar ,gracas a Deus. Tenho uma melancolia desde a juventude, porém sou alegre e brincalhona. Depois de uma grande acontecimento na minha vida em 2098 eu desenvolir uma ansiedade enirme que evoluiu pra a depressão maior. Já tive cinco episódios quando acontece algo muito forte pra eu resolver na minha vida. Desenvovir medo da vida e às vezes gtenho início de síndrome de Pânico,que eu já sei controlar ela
Aula Maravilhosa !
Também acho que não seja em círculo.
👏👏👏❤❤❤
🙏👏
Talvez eu tenha me entendido um pouco melhor com esse vídeo....🎉
Vou rever, tresver.....😅😊
Cortar os fios que prendem: pai e mãe
seria o caso de a raiva acuada no depressivo ser descontada nele mesmo e a tristeza impedida no agressivo ser impelida ao outro?
Maravilhos♡: )