Olá pessoal! Não tive tempo hábil para gravar um vídeo da nossa "segunda feira científica", mas não queria deixá-los sem vídeo. Este ia sair na quinta, mas anteciparei para vocês acompanharem hoje! Abraços a todos!
A teoria das janelas quebradas me parece também ser aplicável na nossa vida pessoal. Quando tem uma louça na pia ou algo fora do lugar no seu quarto, a tendencia é que a pia e o seu quarto virem um caos. A ordem traz a ordem. O caos traz o caos.
Isso é muito verdade, ainda mais considerando que os sistemas ordenados tendem a se desordenar e que, para mantê-los ordenados, mais energia é necessária no sistema.
. A bíblia diz que o mundo todo está no poder do maligno .( 1⁰ Joao 5:19 ) Esse maligno é satanás .Por isso que a terra está esse inferno .. O mundo não tem paz ..O mundo está um verdadeiro caos ....Até países que antes eram seguros , já não é mais ...Então nao existe mais essa que os países mais pobres são os mais violentos . Com o aumento das guerras e imigração descontroladas está aumentando a violência no mundo .As guerras em si já é um ato de violência contra a população civil .
Na época do experimento, a Marina disse que as pessoas que a machucaram agiram normalmente com ela após o término, como se nada tivesse acontecido e, que isso, a deixou perplexa e assustada.
Até mesmo o Poncio Pilatos se apavorou com a injustiça e crueldade da multidão ao escolher Barrabás, inclusive insistindo diversas vezes para que mudassem de ideia mas foram irredutíveis. Ja vi muita coisa sinistra quando tem grupos reunidos. Prefiro ficar mais por fora que casca de ovo e me afastar de movimentos de massas, quaisquer que sejam. Quem sabe um dia a humanidade deixe de ser assim
Não sabia dessa do Poncio Pilatos... sinistro cara! Também já vi alguns vídeos sinistros aqui do BR, que não tive coragem de ver pela segunda vez. Ex: adolescentes cruéis batendo numa menina sozinha indefesa; moradores de um bairro linchando uma mulher até a morte, ela acusada falsamente de rapto de crianças (ela implorava pra pararem e afirmava inocência). Este último, era o caso dos populares então renderem ela e chamarem a polícia pra analisar o caso. Pra mim não tem desculpa: só cai em comportamento de manada, onde requintes de maldade e crueldade são utilizados, quem já tem a tendência interna de ser ruim. Quem tem um senso de *certo e errado,* não age dessa forma.
Esse vídeo ocupou meu pensamento por um dia inteiro. Esse tipo de pessoas crueis estão por ai em nosso meio. Em um momento de extrema crise elas vao se revelar.
Esse tema nos faz também repensar o coletivismo a que estamos sendo obrigados a seguir. Nâo estamos estudando a fim de formar um pensamento critico próprio, mas seguir o que manda a coletividade.
Nossa que comentário mentiroso. A performance da Marina revela exatamente como as pessoas são dominadas por grupos, mas também podem ser virtuosas em grupos e em coletividades que promovem o melhor de si. Ninguém consegue ser indivíduo fora do coletivo. E OUTRA: SE TEM UM "COLETIVISMO" QUE TA OBRIGANDO ALGUEM À ALGO, ESSE COLETIVISMO SE CHAMA INDIVIDUALISMO E NARCISISMO.
Já tinha lido sobre "a teoria da janela quebrada" é muito interessante o que o ser humano faz sobre influência da multidão, é o motivo por qual muitas pessoas batem palmas em uma apresentação também, esse experimento eu não conhecia, achei muito corajoso da parte dela.
Esse fenômemo também explica porque a sociedade não pode deixar de aplicar punições a delitos mesmo que pequenos, vide exemplo do Tolerância Zero que tirou NYQ da escalada de violência, simplesmente tratando bandidos como vítimas da sociedade: a mensagem e a reação seguirão essa mesma linha da janela quebrada.
@@ryanaa5248 As pessoas que tem juizo e que não estão no contexto da manada, para não correrem o risco de estar no grupo dos perversos, pois cada um dá o que tem, e as escolhas não são por acaso...
@@eunice777br Inquisição, leis nazistas, apartheid etc. As leis servem para manter o status quo/equilíbrio nas RELAÇÕES DE PODER ENTRE OS INDIVÍDUOS/GRUPOS, apenas isso... É mero jogo de poder.
Minha professora de artes nos mostrou esse experimento e nos fez fazer um parecido, isso quando eu estva no 9° ano, aprendi muita coisa naquela aula, e carrego até hoje.
Mesmo eu ja sabendo deste experimento antes de clicar no video , eu quis assistir novamente pois essa historia da marina , me da calafrios cara ……. Pensar ate onde o ser humano iria sem regras , sem metas ou ate sonhos . Enfim parabens julio por trazer conteudo de qualidade para nos , em meio de tanto caos .
Olá! Marina Abramović é uma artista performática e gosta de trabalhar com questões limites no campo da Body Art. Muito provavelmente, a peça a que você se referiu foi uma de suas performances. Quanto às multidões ou grandes aglomerações, o melhor é sempre evitar e quando não houver possibilidade seguir o conselho bíblico de não acompanhar a multidão para maus objetivos. ;)
Muito bom trazer essa reflexão, já vi isso acontecer e fiz exatamente o que vc sugeriu me afastei o mais rápido possível do local. Foi em São Paulo qd o trem enguiçou e todos tiveram de descer, o próximo trem estava cheio e as pessoas quase se mataram para conseguir entrar. Nisso outros começaram a depredar o trem avariado. Qd saí da estação a polícia estava chegando.
Opá Julio, quero lhe agradecer de coração, seus vídeos tem me ajudado muito, muito mesmo, escuto suas lives e vídeos enquanto trabalho, tenho aprendido muito, só tenho a lhe agradecer, te acompanho desde guri, hoje tenho 16 anos!! Parabéns pelo trabalho!!
Brilhante Júlio! Conhecia o tal fenômeno como "Efeito de comportamento de manada" e na minha opinião vimos isso na capital de um certo país ao qual vivemos a exatamente 1 ano e 1 dia. Se foi provocado propositalmente ou se o Fenômeno aconteceu casualmente daí é outra história.
Parabéns e obrigado pelo vídeo! O reconhecimento de nosso potencial violento (e maudoso) é valioso e imprescindível para entendermos o mundo e nossa própria vida. Isso não significa imunidade nem inimputabilidade dos agentes.
Lembro agora de quando você era mais jovem e falou das suas leituras e mostrou uma cópia de O efeito Lúcifer Sinceramente, que obra! Uma das partes do experimento disse: vai, eu me responsabilizo. O resultado é aquele que está no livro Ps.: Comecei a me interessar por psicologia muito por causa de você, sempre alerta e gratidão Júlio
Sentiu a influência da multidão, respira fundo e dá um passo atrás, para poder enxergar de fora o que está acontecendo. ACONTECEU na minha cidade, uma cidade do interior de SP, de médio porte. O bairro onde eu moro que fica na Zona Sul da cidade, havia um bolsão na Avenida, esta Avenida é de alto padrão na cidade, porém aos domingos, esse bolsão que pegava uma parte da avenida que ficava mais vazia aos sábados e domingos, era frequentado pela "turma" da Zona norte ( zona mais pobre e com muitos imigrantes do norte do país) da cidade, sim eles vinham e estacionavam os carros no bolsão, abriam os porta malas e ligavam som alto, geralmente tocando Funk, o bolsão lotava. Num belo dia, eu desci na avenida para entregar um dvd na locadora 100% vídeo, faz tempo que isso ocorreu, por volta de 2013, o bolsão estava lotado, várias pessoas escutando som alto e bebendo, dançando Funk, meninas ralando o rabo no pau dos caras em forma de dança, numa velocidade frenética, nunca tinha visto isso, clima degradante , atravessei a Avenida para subir para a minha casa, e na calçada, na esquina, onde havia uma banda de jornal e um prédio em reforma, estava ali uma caçamba cheia de entulhos, essa caçamba estava pouco a frente de um ponto de ônibus, tinha uma turma que tinha acabado de descer do mesmo e se juntou com outra que estava na calçada, eu passei do lado deles. Um dos dessa turma pegou um tijolo e jogou no ônibus, depois outros começaram a fazer o mesmo e sendo assim, quebraram o vidro do ônibus. Eu vi tudo, mas não quis ficar para ver o final da tragédia, pois apesar de morar num bairro nobre da minha cidade, sou mestiço de italiano com turco e tenho a pele morena, ou seja, não queria ser confundido com o pessoal que lá estava, mas a curiosidade do que ia acontecer depois daquilo que fizeram com o ônibus ficou óbvia em mim. No outro dia, lendo o jornal, descobri que realmente aquilo foi apenas a "ponta do iceberg", houve uma briga generalizada na Avenida, vandalizaram casas do bairro e inclusive queimaram um carro. Após esse ocorrido, a prefeitura fechou o bolsão e empregou forte policiamento no local, fora isso, construiu parques e zonas de lazer para o povo da Zona Norte não descer para a Zona Sul.
@@sandylima5405 No caso que eu expliquei, é uma área de recuo bem grande que tem na Avenida Antonio Carlos Comitre em Sorocaba-SP, que serve de estacionamento, é uma área pública, mas os prédios usam-na como estacionamento, nesta Avenida tem três áreas assim. www.google.com/maps/@-23.5212177,-47.4646477,3a,75y,358.17h,99.96t/data=!3m6!1e1!3m4!1sz7vAh1UtW5kM2io5oz2LxQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu
Trás mais esses tipos de videos Júlio! Em meio de uma internet com coisas sem sentido,É sempre bom um canal como o seu para aprender culturas e histórias interessantes.
Isso é algo que temos que realmente nos precaver! Nós seres humanos somos mais manipuláveis do que imaginamos, portanto quanto mais cedo nos conscientizamos disso melhor.
Nossa, nunca havia visto ou escutado algo tão perfeito, tão verdadeiro, as vezes fico buscando algo pra me ajudar evoluir como ser humano e nada consegue me fazer refletir... Mas hoje me curvei, "o fenômeno da janela quebrada"... Vai me fazer refletir todos os dias dos poucos que ainda me restam. Fiquei impressionada com tamanha força e vontade dessa atriz... Pois a maldade do ser humano tem limites porque existem punições, porque senão seríamos considerados mesmo como selvagens. Obrigado
Esse fenômeno explica em parte os próprios comportamentos auto-degradativos que temos e que se desenvolvem ao longo de nossa 'quebra' de limites morais, éticos e psicológicos.
Muito legal o video Julio, inclusive, na minha analise de boteco sem fundamentos, me parece que é muito mais facil observar isso diariamente na internet hoje. é só ver as movimentaçoes/cancelamentos no twitter etc ou por exemplo aqueles casos que tiveram um tempinho atras de grupos de discord. É só alguem acender o fosforo que o resto vem com a palha pra ver onde o fogo consegue chegar.
Opa Julio excelente vídeo! Ouve um caso que ocorreu comigo. Estava com um grupo pequeno de pessoas até que algo aconteceu e todos começamos xingar e querer partir para cima, eu depois de um tempo saí de perto desse meu grupo e não tinha ideia do por que fiz aquilo sendo que me considero alguém bem racional e em termos normais não o faria. Forças par o canal SV
Tenho a impressão que os homens tem mais essa mentalidade de grupo, pro bem ou pro mau. As mulheres geralmente são muito críticas umas das outras, dificilmente concordariam em agir juntas, seja pra ajudar ou prejudicar.
@@sure0504 Entendo muito bem seu ponto, tive muitas experiências com mulheres nesse quesito, grande parte das vezes elas se reuniam para falar mal pelas costas, mas dificilmente via elas se juntando para atacar diretamente.
Olá Júlio, muito obrigado pelos excelente conteúdo que você tem nos compartilhado! Acompanho você daqui do Japão, e o seu conhecimento sobre preparação me ajudou muito no terremoto que aconteceu aqui, não fui atingido diretamente, mas se eu não tivesse feito um estoque de comidas e insumos eu teria perdido a cabeça de medo e estresse. Muito obrigado mesmo Júlião !!!
Muito interessante é necessária essa análise da "obra" da Marina. Conhecia esse trabalho dela, mas ainda nao tinha visto uma análise psicológica. Obrigada!
Caraca belas histórias para refletir obs (já me senti influenciado em shows de rock) achava que era contagiado pelo clima musical mas depois deste vídeo entendo que o botão das influências comportamentais se ligaram ) video top 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
uma professora entregou um balão de aniversário cheio e um laps apontado para cada aluno e falou: “vcs tem 2 minutos para defender seu balão, ao final quem tiver o bailão não furado ganhará um bombom.”Em 30s não havia nenhum balão inteiro e a prof disse: “Eu não falei para estourar o balão do colega, todos vcs poderiam ter ganhado bombom”. Então ela repete o experimento, mas não da balão para 3 alunos q começaram a confusão. Mais uma vez todos os balões foram estoirados em 20s. Obs. Quem tinha o balão estourado começava a estourar balões imediatamente.
Eu chamo isso de Egrégora, embora não necessariamente carregue o mesmo sentido da palavra. É a coletivização dos instintos, presente em grande parte dos seres vivos. Visualmente perceptível em enxames, cardumes, revoadas ou manadas. A massa pode substituir suas referências, caso os líderes morram. Ou a massa pode se dividir em massas menores, até se dispersarem. Nos seres humanos, o comportamento de manada é diferenciado, pois temos diversas variações. Tirando o fato de convivermos em sociedades ou lutarmos em guerras, nos momentos de caos, a perda da identidade é um reflexo de sobrevivência. Temos vários exemplos. Se houver um tiroteio, um arrastão, um incêndio ou um tsunami, um grupo de pessoas correndo surgirá, induzindo outras pessoas a fazerem o mesmo. As pessoas mais distantes da origem do caos, não saberão a razão da correria, mas vão aderir ao movimento de fuga, por instintivamente deduzir que um perigo está se aproximando, combinado com a necessidade de se deslocar para não acabar pisoteado. Também existem casos de movimentos hostis, que podem perseguir um alvo específico ou apenas exercer violência por onde passarem. Muitas vezes, não existe coordenação entre os participantes, pois suas ações são influenciadas pelo instinto de exercer sua própria violência, para evitar a possibilidade de demonstração de fraqueza perante aos demais. Esse é um outro fator particular sobre a Egrégora humana. Em determinadas situações, nossas massas se canibalizam. Então parte da violência que alimenta um movimento hostil, pode ser motivado pelo medo de ser consumido pela massa, em combinação com o êxtase de exercer controle sobre os mais vulneráveis, de ignorar responsabilidades individuais e de ser parte de algo maior. O experimento artístico citado no vídeo, induz o ser humano ao prazer da despersonalização, já que inicialmente a ausência de responsabilidade, convida a experimentação e posteriormente o anonimato fornecido pela quantidade cada vez maior de abusos, que somados, dissolveriam o peso dos abusos individuais. Seres humanos sentem prazer em se despersonalizarem, em uma grande variedade de contextos. Mas os contextos mais comuns, se resumem aos prazeres contidos em festivais, manifestações políticas, ou cancelamentos online. Os cancelamentos são um reflexo do desejo da massa de exercer poder sobre um indivíduo incapaz de se defender. É comum também o apedrejamento, o enforcamento, a decapitação, o incendeio e os diversos linchamentos em praça pública durante várias épocas da história humana. O verdadeiro sentimento das inquisições, tem haver com o desejo de poder sobre o outro, que muitas vezes nasce do ódio gerado pelo sentimento de impotência. Emoções reprimidas, falta de autoconhecimento, podem atrair um indivíduo para as piores Egrégoras. E tudo será justificado, pois coletivamente, as massas se ausentarão de suas responsabilidades e normalizarão o absurdo, para que possam saciar seus desejos opressivos, e seus desejos de pertencimento. Novamente similar ao exemplo artístico do vídeo, temos variações sutis como o bullying de crianças em ambiente escolar, podendo ser reverberado por um grande número de abusadores simultâneos, reunindo crianças e até adultos, diante do interesse da inclusão e a experimentação da hostilidade sem consequências. Temos prazer não só de fazer parte, como de também conduzir a massa. A sensação de bater palmas e contagiar uma plateia. Contagiar uma risada, ou com uma atitude envolvente. Políticos, artistas, professores, atletas e agitadores, todos possuem prazer em influenciar as massas, para se verem refletidos no meio e se deleitarem no prazer de se sentirem aceitos. Além da sensação de poder, nascendo a partir do nosso prazer de exercer controle. Psicopatas, muitos com o dom de manipular as massas, abusam de seu carisma para conduzir o coletivo em direção a um alvo. Como uma rainha direcionando seu enxame. Infelizmente ou felizmente, somos todos parte desse fenômeno, em maior ou menor grau. Inconscientemente, podemos seguir esse instinto, na busca pela sobrevivência ou pelo prazer. Mas os que sofrem nas mãos da massa, recebem um certo grau de resistência, nascido a partir do trauma da própria massa. Estes se tornam menos maleáveis e alguns aprendem a fingir participar da massa, para passar por ela desapercebido. Pessoas com mais autoconhecimento e mais senso de independência e individualidade, possuem mais resistência. Assim como as que convivem melhor com a solidão. Todos estamos sujeitos a Egrégora.
É por isso que a segurança pública é um lixo,não estão punindo os bandidos, dizem que fazem crimes por que são as pobres vítimas de uma sociedade hipócrita, perseguidora dos fracos e oprimidos.Minha família sempre foi pobre, mas ninguém virou bandido,não temos dinheiro, temos valores de respeito ao próximo.
Vemos por exemplo os animais podemos entre aspas fazer o que quisermos com eles como com o cachorro por exemplo, uns são incapazes de fazerem mal a eles e os amam, outros judiam, isso depende da pessoa.
Cara, eu tava aqui me perguntando depois de ver o seu vídeo.... esse 'comportamento de manada' acontece também em redes sociais? Como por exemplo, vejo um grupo de pessoas criticando 'N' coisas numa rede social e depois vou lá e critico também ou de repente sou levada a detestar essa 'N' coisa por conta da influência das pessoas. Obrigada pelo vídeo, eu já ouvi falar desse caso da Marina, mas não sabia do 'efeito janela'!
Isso me lembra de um filme antigo (existe uma versão mais nova um pouco diferente) chamado "A Onda". Nesse filme, um professor de história propõe um experimento na sala de aula sobre o nazismo. Assisti esse filme ainda criança e me serviu para abrir os olhos sobre o comportamento das massas.
A Marina e seu companheiro de performances na época fizeram muitos experimentos comportamentais muito chocantes dentre elas manter uma pessoa com um arco e flecha armado apontando para ela pelo maior tempo possível até onlimiar do esforço fisico e mental . Muitas coisas sobre a natureza humana .
Em 2018 eu criei o hábito de se não soma eu agradeço, me despeço e sigo meu caminho, comigo funciona muito bem, principalmente na presença de parentes sem assunto e que só reclamam, não sou um maluco para ficar carregando dor alheia kkkkkkk
Que vídeo incrível. Muito legal o debate sobre a maldade humana: ela é inata ou adquirida? Eu parei nesse vídeo depois de ter assistido a Srta Bira e ela comentou sobre esse experimento como uma exemplificação para a teoria da "Banalização do Mal", de Hannah, e abordou com um tom pessimista humano e, por mais que esse teu vídeo não justifique ele faz ponderar sobre a força do efeito manada.
A experiência dela mostrou que tem dois grupos, o que respeita porque é da natureza dele e o que só respeita porque existem leis. Quem garante que o doidão lá não ia puxar o gatilho? 😮
Acredito que isso tenha relação também com o efeito manada. Em uma multidão as pessoas parecem perder o senso crítico individual. Mesmo sabendo que algo está obviamente errado elas fazem só pq está "todo mundo fazendo". É incrível como o ser humano é influenciável. E o pior é que a maioria não sabe disso. Se acham "blindados" dessa influência. Esses são as vítimas mais fáceis. 😂
Interessante. Já vi muito isto acontecendo. Conhecia como efeito manada. Teria a verbcom uma teoria bastante explorada por Isaac Asimov em seus livros onde ele cita que o ser humano é o único ser vivo que tem maior tendencia de entrar em panico quando em grupo do que quando individuo.
Ótimo vídeo! As Operações Psicológicas (psyops) usam esse e outros fenômenos/padrões do comportamento de massa para alcançar seus objetivos. Você poderia falar sobre as Psyops e a similaridade que a mesma tem (quiçá sejam indistinguíveis) com o cancelamento? Quais os possíveis efeitos da mesma em alvos indivíduais, ao contrário do que geralmente se tem como alvo (grupos de pessoas, grupos identitários, minorias étinicas - vide propaganda do bigodudo contra judeus na Alemanha de 1940-1945)?
Por isso ao entrar em novos relacionamentos falem apenas da parte boa que viveram. Se verem que vc esta acostumado a ser mal tratado, a chance disso ser considerado uma “janela quebrada”, é grande.
Esse efeito da janela quebrada é real; sempre tem aquelas briguinhas entre família em churrascos por exemplo, que acaba se espalhando pelo pessoal e destrói toda a festa.
No momento 9:55 do vídeo você disse uma coisa que me incomoda muito, pois um ambiente que eu sei que pode me destruir é a Escola, (vou cursar o 2 ano noturno) e sinceramente, eu odeio a escola pois os alunos fazem manadas de débeis e os professores não fazem nada, deixando a janela quebrada, e a escola mais me atrapalha a estudar do que me ajuda, por favor vendo essa situação, como eu poderia reagir a isso, sendo que é necessário estudar a noite.
Cara se acostuma pq a escola é só um micro cosmo da sociedade. Já prepara desde o mais cedo possível uma vida blindada dessa porcaria toda e faça suas escolhas com muito cuidado pq as coisas só tendem a piorar por muito tempo ainda e não adianta, a princípio, fugir do BR. Cuida do seu corpo e faça ele forte ( endurance, não suco), primeiro grande passo pra não ser o gado marcado
Vá à aula, responda a chamada e, se possível, vá embora. Se não der para sair, leve seus materiais e fiquei estudando quietinho no canto da sala, durante a aula mesmo. Vc vai ser zoado, taxado de nerd ou de metido, mas essa fase passa. Te desejo sorte!
Você vai ser" alguém " no futuro! Já os outros... então tenha muita resiliência !!! Você consegue🙏🏼 tente formar um grupo de estudos, caso não seja tímido... nem que seja só mais um aluno(a) a se juntar a você! E mesmo que seja sozinho... siga em frente!!! Você é mais forte e corajoso do que imagina!!!
Apenas saiba que a partir do momento em que vc terminar o ensino medio todas as regras vão se inverter, tudo que antes era motivo de zoação passará a ser admirado pelas outras pessoas, até mesmo por aqueles que zoavam.
Olá Júlio. Sim, ja vi este fenômeno acontecer... estava numa festa (destas de exposição/gado) ultimo dia, baile... de repente uma moça se levantou foi até a minha nossa mesa (minha familia e eu) e começou a me ameaçar (parece que era ex de um rapaz que estava na nossa mesa)... resumindo ... qdo dei por mim, era garrafa pra todo lado, o salão inteiro estava brigando... nunca mais me senti confortável em locais com multa gente... simplesmente inexplicável, doideira mesmo... é realmente isso: parece que é bem mais fácil entrar na baixa frequência... 🙌🌻
Professor, vou colocar rapidamente um caso que tem tudo a ver com a sua técnica exposta. Eu faço palestras em Centros Espíritas. Certa vez, peguei um trecho do Evangelho que antecede às Bem Aventuranças (sermão da montanha), e que diz: "Jesus, VENDO A MULTIDÃO, subiu a um monte, sentou-se e pôs-se a ensinar." Falei sem conhecer esse conceito, da importância de identificar a multidão, afastar-se dela e ter condições de ensinar, ao invés de efeito gado, absorver o comportamento da multidão. Jesus não apenas afastou-se da multidão, mas "elevou-se" a ela (subiu um monte). Valeu seu esclarecimento técnico, que eu aprendi por observações.
Olá pessoal! Não tive tempo hábil para gravar um vídeo da nossa "segunda feira científica", mas não queria deixá-los sem vídeo. Este ia sair na quinta, mas anteciparei para vocês acompanharem hoje! Abraços a todos!
JULIO, poderia fazer um vídeo sobre a sua opinião do reality largados e pelados? E também se você participaria ou não
nao achei o link de onde vc conheceu a historia
@@giovaniabraosantos8189 tente procurar por si dessa vez, que tal?!
Cara tu tem tantos canais agenda deve tá cheia
Estou no aguardo da serie "segunda feira cientifica"
A teoria das janelas quebradas me parece também ser aplicável na nossa vida pessoal. Quando tem uma louça na pia ou algo fora do lugar no seu quarto, a tendencia é que a pia e o seu quarto virem um caos. A ordem traz a ordem. O caos traz o caos.
A desordem é um processo espontâneo, sempre foi e sempre será.
tudo começa com copinho de tomamos agua kkkkk
Colocação perfeita.
Menos pra quem tem mania ou toque. O cara não pode ver um negocinho fora do lugar e já vai lá arrumar kkkkkk
Isso é muito verdade, ainda mais considerando que os sistemas ordenados tendem a se desordenar e que, para mantê-los ordenados, mais energia é necessária no sistema.
Esse evento explica o motivo do Brasil ser o país mais violento do mundo. Como a impunidade reina, não há limite para a crueldade humana.
Tem lugar que é muito pior. Então exagera menos aí.
@@viniciusmartins5300 O Brasil é o país mais violento do mundo, pode pesquisar.
@@viniciusmartins5300 Não exagerou, pegou até leve.
Sim, em especial a impunidade daqueles que deveriam aplicar a léi.
. A bíblia diz que o mundo todo está no poder do maligno .( 1⁰ Joao 5:19 ) Esse maligno é satanás .Por isso que a terra está esse inferno .. O mundo não tem paz ..O mundo está um verdadeiro caos ....Até países que antes eram seguros , já não é mais ...Então nao existe mais essa que os países mais pobres são os mais violentos . Com o aumento das guerras e imigração descontroladas está aumentando a violência no mundo .As guerras em si já é um ato de violência contra a população civil .
Na época do experimento, a Marina disse que as pessoas que a machucaram agiram normalmente com ela após o término, como se nada tivesse acontecido e, que isso, a deixou perplexa e assustada.
Uma bizarra com pessoas bizarras. Oque poderia dar errado?....
Eu conhecia está experiência, mas este "detalhe" eu não sabia.
Não sei quem é mais doido, ela ou os caras.
Isso não foi arte . O ser humano é mal por natureza e quando tem uma oportunidade, deixa aflorar o seu instinto humano mais cruel
Essa marina abramovic ... prefiro nem comentar o que essa mulher faz ...
Por isso os princípios morais são tão importantes e ainda explica bem 1 Coríntio 6:12 - "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".
Amém! Conhecer e praticar a Palavra de Deus só traz bençãos.
"Ser nobre, é não fazer o que pode ser feito." Este experimento me lembrou esta frase.
Ótima frase,vou aderir kk
Por isso não arrumo minha cama, sou uma pessoa nobre kkkkkk
Ou aquilo que Deus já dizia: "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém"
Até mesmo o Poncio Pilatos se apavorou com a injustiça e crueldade da multidão ao escolher Barrabás, inclusive insistindo diversas vezes para que mudassem de ideia mas foram irredutíveis. Ja vi muita coisa sinistra quando tem grupos reunidos. Prefiro ficar mais por fora que casca de ovo e me afastar de movimentos de massas, quaisquer que sejam. Quem sabe um dia a humanidade deixe de ser assim
Caraca, excelente comentário, trouxe uma bela reflexão
Não sabia dessa do Poncio Pilatos... sinistro cara!
Também já vi alguns vídeos sinistros aqui do BR, que não tive coragem de ver pela segunda vez.
Ex: adolescentes cruéis batendo numa menina sozinha indefesa; moradores de um bairro linchando uma mulher até a morte, ela acusada falsamente de rapto de crianças (ela implorava pra pararem e afirmava inocência).
Este último, era o caso dos populares então renderem ela e chamarem a polícia pra analisar o caso.
Pra mim não tem desculpa: só cai em comportamento de manada, onde requintes de maldade e crueldade são utilizados, quem já tem a tendência interna de ser ruim. Quem tem um senso de *certo e errado,* não age dessa forma.
Podemos aplicar isso na nossa vida pessoal também, as pessoas pisam na gente, xingam a gente e quando voce não reage isso continua.
Falou bem
Boa observação
Mas quando continuam, é porque se trata de gente ruim e malvada mesmo. Quem já perdeu a empatia pelo próximo.
esse momento de arte tirou da sombra o que há de pior em algumas pessoas...
Falou bem, *em algumas pessoas,* nem todo mundo é sádico assim.
Esse vídeo ocupou meu pensamento por um dia inteiro. Esse tipo de pessoas crueis estão por ai em nosso meio. Em um momento de extrema crise elas vao se revelar.
Esse tema nos faz também repensar o coletivismo a que estamos sendo obrigados a seguir. Nâo estamos estudando a fim de formar um pensamento critico próprio, mas seguir o que manda a coletividade.
Então! Este é o problema
Não estudar para seguir! Quem segue sem pensar é gado!
Estudar é Refletir!
tu vai vir com papinho de individualismo? melhor repensar
Exatamente, quando se prioriza o coletivo o pensamento próprio já era, a identidade singular acaba
Nossa que comentário mentiroso. A performance da Marina revela exatamente como as pessoas são dominadas por grupos, mas também podem ser virtuosas em grupos e em coletividades que promovem o melhor de si. Ninguém consegue ser indivíduo fora do coletivo. E OUTRA: SE TEM UM "COLETIVISMO" QUE TA OBRIGANDO ALGUEM À ALGO, ESSE COLETIVISMO SE CHAMA INDIVIDUALISMO E NARCISISMO.
Já tinha lido sobre "a teoria da janela quebrada" é muito interessante o que o ser humano faz sobre influência da multidão, é o motivo por qual muitas pessoas batem palmas em uma apresentação também, esse experimento eu não conhecia, achei muito corajoso da parte dela.
Esse fenômemo também explica porque a sociedade não pode deixar de aplicar punições a delitos mesmo que pequenos, vide exemplo do Tolerância Zero que tirou NYQ da escalada de violência, simplesmente tratando bandidos como vítimas da sociedade: a mensagem e a reação seguirão essa mesma linha da janela quebrada.
Por isso existem leis,um mundo sem leis é um mundo caótico
Quem faz as leis?
@@ryanaa5248 As pessoas que tem juizo e que não estão no contexto da manada, para não correrem o risco de estar no grupo dos perversos, pois cada um dá o que tem, e as escolhas não são por acaso...
@@eunice777br Inquisição, leis nazistas, apartheid etc. As leis servem para manter o status quo/equilíbrio nas RELAÇÕES DE PODER ENTRE OS INDIVÍDUOS/GRUPOS, apenas isso... É mero jogo de poder.
@@eunice777br É bastante questionável definir o que seria "alguém com juízo", quanto mais averiguar!
@@ryanaa5248só fala merda
Minha professora de artes nos mostrou esse experimento e nos fez fazer um parecido, isso quando eu estva no 9° ano, aprendi muita coisa naquela aula, e carrego até hoje.
Mesmo eu ja sabendo deste experimento antes de clicar no video , eu quis assistir novamente pois essa historia da marina , me da calafrios cara ……. Pensar ate onde o ser humano iria sem regras , sem metas ou ate sonhos . Enfim parabens julio por trazer conteudo de qualidade para nos , em meio de tanto caos .
Eu conheci este experimento faz uns 2 anos... Mas antes disso eu já tinha medo do comportamento das multidões.
Olá! Marina Abramović é uma artista performática e gosta de trabalhar com questões limites no campo da Body Art. Muito provavelmente, a peça a que você se referiu foi uma de suas performances.
Quanto às multidões ou grandes aglomerações, o melhor é sempre evitar e quando não houver possibilidade seguir o conselho bíblico de não acompanhar a multidão para maus objetivos. ;)
Sensacional explicação! O cara é fera nas ideias 🎯
Muito bom trazer essa reflexão, já vi isso acontecer e fiz exatamente o que vc sugeriu me afastei o mais rápido possível do local. Foi em São Paulo qd o trem enguiçou e todos tiveram de descer, o próximo trem estava cheio e as pessoas quase se mataram para conseguir entrar. Nisso outros começaram a depredar o trem avariado. Qd saí da estação a polícia estava chegando.
Opá Julio, quero lhe agradecer de coração, seus vídeos tem me ajudado muito, muito mesmo, escuto suas lives e vídeos enquanto trabalho, tenho aprendido muito, só tenho a lhe agradecer, te acompanho desde guri, hoje tenho 16 anos!! Parabéns pelo trabalho!!
Brilhante Júlio! Conhecia o tal fenômeno como "Efeito de comportamento de manada" e na minha opinião vimos isso na capital de um certo país ao qual vivemos a exatamente 1 ano e 1 dia. Se foi provocado propositalmente ou se o Fenômeno aconteceu casualmente daí é outra história.
Parabéns e obrigado pelo vídeo! O reconhecimento de nosso potencial violento (e maudoso) é valioso e imprescindível para entendermos o mundo e nossa própria vida. Isso não significa imunidade nem inimputabilidade dos agentes.
Lembro agora de quando você era mais jovem e falou das suas leituras e mostrou uma cópia de O efeito Lúcifer
Sinceramente, que obra!
Uma das partes do experimento disse: vai, eu me responsabilizo.
O resultado é aquele que está no livro
Ps.: Comecei a me interessar por psicologia muito por causa de você, sempre alerta e gratidão Júlio
Excelente reflexão e magníficos exemplos e tão natural que na maior parte do tempo nem percebemos.
Sentiu a influência da multidão, respira fundo e dá um passo atrás, para poder enxergar de fora o que está acontecendo. ACONTECEU na minha cidade, uma cidade do interior de SP, de médio porte. O bairro onde eu moro que fica na Zona Sul da cidade, havia um bolsão na Avenida, esta Avenida é de alto padrão na cidade, porém aos domingos, esse bolsão que pegava uma parte da avenida que ficava mais vazia aos sábados e domingos, era frequentado pela "turma" da Zona norte ( zona mais pobre e com muitos imigrantes do norte do país) da cidade, sim eles vinham e estacionavam os carros no bolsão, abriam os porta malas e ligavam som alto, geralmente tocando Funk, o bolsão lotava. Num belo dia, eu desci na avenida para entregar um dvd na locadora 100% vídeo, faz tempo que isso ocorreu, por volta de 2013, o bolsão estava lotado, várias pessoas escutando som alto e bebendo, dançando Funk, meninas ralando o rabo no pau dos caras em forma de dança, numa velocidade frenética, nunca tinha visto isso, clima degradante , atravessei a Avenida para subir para a minha casa, e na calçada, na esquina, onde havia uma banda de jornal e um prédio em reforma, estava ali uma caçamba cheia de entulhos, essa caçamba estava pouco a frente de um ponto de ônibus, tinha uma turma que tinha acabado de descer do mesmo e se juntou com outra que estava na calçada, eu passei do lado deles. Um dos dessa turma pegou um tijolo e jogou no ônibus, depois outros começaram a fazer o mesmo e sendo assim, quebraram o vidro do ônibus. Eu vi tudo, mas não quis ficar para ver o final da tragédia, pois apesar de morar num bairro nobre da minha cidade, sou mestiço de italiano com turco e tenho a pele morena, ou seja, não queria ser confundido com o pessoal que lá estava, mas a curiosidade do que ia acontecer depois daquilo que fizeram com o ônibus ficou óbvia em mim. No outro dia, lendo o jornal, descobri que realmente aquilo foi apenas a "ponta do iceberg", houve uma briga generalizada na Avenida, vandalizaram casas do bairro e inclusive queimaram um carro. Após esse ocorrido, a prefeitura fechou o bolsão e empregou forte policiamento no local, fora isso, construiu parques e zonas de lazer para o povo da Zona Norte não descer para a Zona Sul.
O que é "Bolsão"?
@@sandylima5405 No caso que eu expliquei, é uma área de recuo bem grande que tem na Avenida Antonio Carlos Comitre em Sorocaba-SP, que serve de estacionamento, é uma área pública, mas os prédios usam-na como estacionamento, nesta Avenida tem três áreas assim. www.google.com/maps/@-23.5212177,-47.4646477,3a,75y,358.17h,99.96t/data=!3m6!1e1!3m4!1sz7vAh1UtW5kM2io5oz2LxQ!2e0!7i13312!8i6656?entry=ttu
Trás mais esses tipos de videos Júlio! Em meio de uma internet com coisas sem sentido,É sempre bom um canal como o seu para aprender culturas e histórias interessantes.
Isso é algo que temos que realmente nos precaver! Nós seres humanos somos mais manipuláveis do que imaginamos, portanto quanto mais cedo nos conscientizamos disso melhor.
Concordo plenamente!
QUE VÍDEO sensacional!!!!! Parabéns, Julio.
Nossa, nunca havia visto ou escutado algo tão perfeito, tão verdadeiro, as vezes fico buscando algo pra me ajudar evoluir como ser humano e nada consegue me fazer refletir... Mas hoje me curvei, "o fenômeno da janela quebrada"... Vai me fazer refletir todos os dias dos poucos que ainda me restam. Fiquei impressionada com tamanha força e vontade dessa atriz... Pois a maldade do ser humano tem limites porque existem punições, porque senão seríamos considerados mesmo como selvagens. Obrigado
Que aula 👏🏻👏🏻👏🏻.
Ser bom ou ruim é uma escolha diária, por isso essa reflexão faz muita diferença na escolha.
Sensacional! 👏🏽👏🏽👏🏽
Esse fenômeno explica em parte os próprios comportamentos auto-degradativos que temos e que se desenvolvem ao longo de nossa 'quebra' de limites morais, éticos e psicológicos.
11 Por não se executar logo a sentença contra um ato mau, o coração dos homens se enche de coragem para fazer o mal. - Eclesiastes 8:11
Muito legal o video Julio, inclusive, na minha analise de boteco sem fundamentos, me parece que é muito mais facil observar isso diariamente na internet hoje. é só ver as movimentaçoes/cancelamentos no twitter etc ou por exemplo aqueles casos que tiveram um tempinho atras de grupos de discord. É só alguem acender o fosforo que o resto vem com a palha pra ver onde o fogo consegue chegar.
Que aprendizado amigo Júlio!
Muito obrigado.
Sou fascinado pelo estudo da mente. Obrigado pelo conteúdo.
Caramba, isso explica muita coisa! Obrigado por mais uma dose de conhecimento, Julio!
Muito bom! Parabéns Júlio excelente reflexão ❤
Opa Julio excelente vídeo! Ouve um caso que ocorreu comigo. Estava com um grupo pequeno de pessoas até que algo aconteceu e todos começamos xingar e querer partir para cima, eu depois de um tempo saí de perto desse meu grupo e não tinha ideia do por que fiz aquilo sendo que me considero alguém bem racional e em termos normais não o faria.
Forças par o canal SV
Tenho a impressão que os homens tem mais essa mentalidade de grupo, pro bem ou pro mau. As mulheres geralmente são muito críticas umas das outras, dificilmente concordariam em agir juntas, seja pra ajudar ou prejudicar.
@@sure0504 Entendo muito bem seu ponto, tive muitas experiências com mulheres nesse quesito, grande parte das vezes elas se reuniam para falar mal pelas costas, mas dificilmente via elas se juntando para atacar diretamente.
Olá Júlio, muito obrigado pelos excelente conteúdo que você tem nos compartilhado!
Acompanho você daqui do Japão, e o seu conhecimento sobre preparação me ajudou muito no terremoto que aconteceu aqui, não fui atingido diretamente, mas se eu não tivesse feito um estoque de comidas e insumos eu teria perdido a cabeça de medo e estresse.
Muito obrigado mesmo Júlião !!!
Excelente reflexão, muito obrigada
Qualquer fato que acontece no Brasil hj com a explicação do Júlio é mera coincidência!!!!😂😂😂
O fenomeno da janela quebrada acontece muito no ambiente politico e na administração pública ...
Nesses ė que tem mesmo
Muito bem Dr, pura verdade. Isso acontece até com animais.
Muito interessante é necessária essa análise da "obra" da Marina.
Conhecia esse trabalho dela, mas ainda nao tinha visto uma análise psicológica.
Obrigada!
Sou nova no canal e digo:Tem me feito refletir e muito.Estou mudando em muitas coisas.Obrigada
Caraca belas histórias para refletir obs (já me senti influenciado em shows de rock) achava que era contagiado pelo clima musical mas depois deste vídeo entendo que o botão das influências comportamentais se ligaram ) video top 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Video prazeroso de assistir, valeu Julio!
Isso mesmo. Excelente analise.
Ótima reflexão 😊
Que loucura!!! Valeu, ficar atenta !!! 🤔🤔🤔👏👏👏
Doutor confirmou o que já imaginava sobre efeito manada , grata pelo relato de Arte.Mao Nunca passei por isso ,fico exaurida em multidões.
uma professora entregou um balão de aniversário cheio e um laps apontado para cada aluno e falou: “vcs tem 2 minutos para defender seu balão, ao final quem tiver o bailão não furado ganhará um bombom.”Em 30s não havia nenhum balão inteiro e a prof disse: “Eu não falei para estourar o balão do colega, todos vcs poderiam ter ganhado bombom”. Então ela repete o experimento, mas não da balão para 3 alunos q começaram a confusão. Mais uma vez todos os balões foram estoirados em 20s. Obs. Quem tinha o balão estourado começava a estourar balões imediatamente.
Não é a toa q a criminalidade tem aumentado tanto
Pensei nisso, pois a impunidade impera!
Eu chamo isso de Egrégora, embora não necessariamente carregue o mesmo sentido da palavra.
É a coletivização dos instintos, presente em grande parte dos seres vivos. Visualmente perceptível em enxames, cardumes, revoadas ou manadas.
A massa pode substituir suas referências, caso os líderes morram. Ou a massa pode se dividir em massas menores, até se dispersarem.
Nos seres humanos, o comportamento de manada é diferenciado, pois temos diversas variações.
Tirando o fato de convivermos em sociedades ou lutarmos em guerras, nos momentos de caos, a perda da identidade é um reflexo de sobrevivência.
Temos vários exemplos. Se houver um tiroteio, um arrastão, um incêndio ou um tsunami, um grupo de pessoas correndo surgirá, induzindo outras pessoas a fazerem o mesmo.
As pessoas mais distantes da origem do caos, não saberão a razão da correria, mas vão aderir ao movimento de fuga, por instintivamente deduzir que um perigo está se aproximando, combinado com a necessidade de se deslocar para não acabar pisoteado.
Também existem casos de movimentos hostis, que podem perseguir um alvo específico ou apenas exercer violência por onde passarem. Muitas vezes, não existe coordenação entre os participantes, pois suas ações são influenciadas pelo instinto de exercer sua própria violência, para evitar a possibilidade de demonstração de fraqueza perante aos demais. Esse é um outro fator particular sobre a Egrégora humana. Em determinadas situações, nossas massas se canibalizam. Então parte da violência que alimenta um movimento hostil, pode ser motivado pelo medo de ser consumido pela massa, em combinação com o êxtase de exercer controle sobre os mais vulneráveis, de ignorar responsabilidades individuais e de ser parte de algo maior.
O experimento artístico citado no vídeo, induz o ser humano ao prazer da despersonalização, já que inicialmente a ausência de responsabilidade, convida a experimentação e posteriormente o anonimato fornecido pela quantidade cada vez maior de abusos, que somados, dissolveriam o peso dos abusos individuais.
Seres humanos sentem prazer em se despersonalizarem, em uma grande variedade de contextos.
Mas os contextos mais comuns, se resumem aos prazeres contidos em festivais, manifestações políticas, ou cancelamentos online.
Os cancelamentos são um reflexo do desejo da massa de exercer poder sobre um indivíduo incapaz de se defender.
É comum também o apedrejamento, o enforcamento, a decapitação, o incendeio e os diversos linchamentos em praça pública durante várias épocas da história humana.
O verdadeiro sentimento das inquisições, tem haver com o desejo de poder sobre o outro, que muitas vezes nasce do ódio gerado pelo sentimento de impotência. Emoções reprimidas, falta de autoconhecimento, podem atrair um indivíduo para as piores Egrégoras. E tudo será justificado, pois coletivamente, as massas se ausentarão de suas responsabilidades e normalizarão o absurdo, para que possam saciar seus desejos opressivos, e seus desejos de pertencimento.
Novamente similar ao exemplo artístico do vídeo, temos variações sutis como o bullying de crianças em ambiente escolar, podendo ser reverberado por um grande número de abusadores simultâneos, reunindo crianças e até adultos, diante do interesse da inclusão e a experimentação da hostilidade sem consequências.
Temos prazer não só de fazer parte, como de também conduzir a massa. A sensação de bater palmas e contagiar uma plateia. Contagiar uma risada, ou com uma atitude envolvente.
Políticos, artistas, professores, atletas e agitadores, todos possuem prazer em influenciar as massas, para se verem refletidos no meio e se deleitarem no prazer de se sentirem aceitos. Além da sensação de poder, nascendo a partir do nosso prazer de exercer controle.
Psicopatas, muitos com o dom de manipular as massas, abusam de seu carisma para conduzir o coletivo em direção a um alvo. Como uma rainha direcionando seu enxame.
Infelizmente ou felizmente, somos todos parte desse fenômeno, em maior ou menor grau. Inconscientemente, podemos seguir esse instinto, na busca pela sobrevivência ou pelo prazer.
Mas os que sofrem nas mãos da massa, recebem um certo grau de resistência, nascido a partir do trauma da própria massa.
Estes se tornam menos maleáveis e alguns aprendem a fingir participar da massa, para passar por ela desapercebido.
Pessoas com mais autoconhecimento e mais senso de independência e individualidade, possuem mais resistência. Assim como as que convivem melhor com a solidão.
Todos estamos sujeitos a Egrégora.
"Tem a ver"
Muito bom!
Um dos melhores comentários que já li no RUclips
É por isso que a segurança pública é um lixo,não estão punindo os bandidos, dizem que fazem crimes por que são as pobres vítimas de uma sociedade hipócrita, perseguidora dos fracos e oprimidos.Minha família sempre foi pobre, mas ninguém virou bandido,não temos dinheiro, temos valores de respeito ao próximo.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não entendi seu texto, segurança pública é um lixo, a polícia é opressora, deveria receber os bandidos com flores?
Nossa, eu vi há muito tempo atrás essa história, me chocou muito....lembro de ter chorado tanto...o ser humano é estranho...
Excelente reflexão meu amigo
Graças a Deus que existem leis 🙏🏽
Muito Loko... Grato e FORTE 💪 ABRAÇO.... Sim e 100 comentários.
Ótima explicação. Esse fenômeno social é bastante explorado por filmes e tals
A vida é uma batalha constante entre o bem e o mal
Esse efeito da janela quebrada é muito notório no Brasil, nada aqui funciona direito pq estamos rigorosamente presos a esse efeito.
Poderia fazer um vídeo explicando sobre os pensamentos intrusivos? Vc consegue explicar de uma forma que faz a gente entender mais claro
Parabéns pela qualidade do vídeo, sei que não adianta elogios porém você tá a 4 anos postando só pedrada aqui no yt
ótima data de postagem.
vale refletir sobre como nossa mente funciona ao se depararmos com alguém/ algo vulnerável, o que leva a mente humana ao sentimento de superioridade
Vemos por exemplo os animais podemos entre aspas fazer o que quisermos com eles como com o cachorro por exemplo, uns são incapazes de fazerem mal a eles e os amam, outros judiam, isso depende da pessoa.
Cara, eu tava aqui me perguntando depois de ver o seu vídeo.... esse 'comportamento de manada' acontece também em redes sociais? Como por exemplo, vejo um grupo de pessoas criticando 'N' coisas numa rede social e depois vou lá e critico também ou de repente sou levada a detestar essa 'N' coisa por conta da influência das pessoas.
Obrigada pelo vídeo, eu já ouvi falar desse caso da Marina, mas não sabia do 'efeito janela'!
Só sei que você é psicólogo perfeito❤
Olá Júlio!! Grande história!!
Conhecendo o canal agora,e adorei a reflexão.
Isso me lembra de um filme antigo (existe uma versão mais nova um pouco diferente) chamado "A Onda". Nesse filme, um professor de história propõe um experimento na sala de aula sobre o nazismo. Assisti esse filme ainda criança e me serviu para abrir os olhos sobre o comportamento das massas.
Eu sempre tive medo de gente. Sempre!
Achei esse filme muito interessante!
Muito bom!
Julio, vi em alguns videos você falando na NATUREZA HUMANA, sugiro um video falando sobre esse tema, será muito apreciado por mim, um curioso anônimo.
A Marina e seu companheiro de performances na época fizeram muitos experimentos comportamentais muito chocantes dentre elas manter uma pessoa com um arco e flecha armado apontando para ela pelo maior tempo possível até onlimiar do esforço fisico e mental .
Muitas coisas sobre a natureza humana .
Está mulher e demoníaca só ver o caso da pizzagate que os pedófilos estavam envolvidos atores de Hollywood
Em 2018 eu criei o hábito de se não soma eu agradeço, me despeço e sigo meu caminho, comigo funciona muito bem, principalmente na presença de parentes sem assunto e que só reclamam, não sou um maluco para ficar carregando dor alheia kkkkkkk
ela e
corajosa demais
Que vídeo incrível. Muito legal o debate sobre a maldade humana: ela é inata ou adquirida? Eu parei nesse vídeo depois de ter assistido a Srta Bira e ela comentou sobre esse experimento como uma exemplificação para a teoria da "Banalização do Mal", de Hannah, e abordou com um tom pessimista humano e, por mais que esse teu vídeo não justifique ele faz ponderar sobre a força do efeito manada.
não há nada de ruim que não possa piorar
Livro: A Rebelião das Massas. De José Ortega y Gasset. Muito bom!!
A experiência dela mostrou que tem dois grupos, o que respeita porque é da natureza dele e o que só respeita porque existem leis.
Quem garante que o doidão lá não ia puxar o gatilho? 😮
Motivação impensada
Acredito que isso tenha relação também com o efeito manada.
Em uma multidão as pessoas parecem perder o senso crítico individual. Mesmo sabendo que algo está obviamente errado elas fazem só pq está "todo mundo fazendo".
É incrível como o ser humano é influenciável. E o pior é que a maioria não sabe disso. Se acham "blindados" dessa influência. Esses são as vítimas mais fáceis. 😂
Interessante. Já vi muito isto acontecendo. Conhecia como efeito manada.
Teria a verbcom uma teoria bastante explorada por Isaac Asimov em seus livros onde ele cita que o ser humano é o único ser vivo que tem maior tendencia de entrar em panico quando em grupo do que quando individuo.
Excelente Julio
Didático. Obrigado !
Ótimo vídeo! As Operações Psicológicas (psyops) usam esse e outros fenômenos/padrões do comportamento de massa para alcançar seus objetivos. Você poderia falar sobre as Psyops e a similaridade que a mesma tem (quiçá sejam indistinguíveis) com o cancelamento? Quais os possíveis efeitos da mesma em alvos indivíduais, ao contrário do que geralmente se tem como alvo (grupos de pessoas, grupos identitários, minorias étinicas - vide propaganda do bigodudo contra judeus na Alemanha de 1940-1945)?
Como ocorreu no Woodstock de 99. Interessante este fenômeno, cara…
Amei ❤
Me fez lembrar de um momento no estádio de futebol da minha cidade anos
atrás, do comportamento da massa instigada.
Ótima tua reflexão.
Por isso ao entrar em novos relacionamentos falem apenas da parte boa que viveram. Se verem que vc esta acostumado a ser mal tratado, a chance disso ser considerado uma “janela quebrada”, é grande.
Esse efeito da janela quebrada é real; sempre tem aquelas briguinhas entre família em churrascos por exemplo, que acaba se espalhando pelo pessoal e destrói toda a festa.
No momento 9:55 do vídeo você disse uma coisa que me incomoda muito, pois um ambiente que eu sei que pode me destruir é a Escola, (vou cursar o 2 ano noturno) e sinceramente, eu odeio a escola pois os alunos fazem manadas de débeis e os professores não fazem nada, deixando a janela quebrada, e a escola mais me atrapalha a estudar do que me ajuda, por favor vendo essa situação, como eu poderia reagir a isso, sendo que é necessário estudar a noite.
Pesquiso por Renato 38 / Renato amoedo, recomendo que assista uns 2 podcasts desse sujeito, de nada
Cara se acostuma pq a escola é só um micro cosmo da sociedade. Já prepara desde o mais cedo possível uma vida blindada dessa porcaria toda e faça suas escolhas com muito cuidado pq as coisas só tendem a piorar por muito tempo ainda e não adianta, a princípio, fugir do BR. Cuida do seu corpo e faça ele forte ( endurance, não suco), primeiro grande passo pra não ser o gado marcado
Vá à aula, responda a chamada e, se possível, vá embora. Se não der para sair, leve seus materiais e fiquei estudando quietinho no canto da sala, durante a aula mesmo. Vc vai ser zoado, taxado de nerd ou de metido, mas essa fase passa. Te desejo sorte!
Você vai ser" alguém " no futuro! Já os outros... então tenha muita resiliência !!! Você consegue🙏🏼 tente formar um grupo de estudos, caso não seja tímido... nem que seja só mais um aluno(a) a se juntar a você! E mesmo que seja sozinho... siga em frente!!! Você é mais forte e corajoso do que imagina!!!
Apenas saiba que a partir do momento em que vc terminar o ensino medio todas as regras vão se inverter, tudo que antes era motivo de zoação passará a ser admirado pelas outras pessoas, até mesmo por aqueles que zoavam.
Já existe pessoas más sem teste imagine ficar a vontade pra este povo😢
Olá Júlio. Sim, ja vi este fenômeno acontecer... estava numa festa (destas de exposição/gado) ultimo dia, baile... de repente uma moça se levantou foi até a minha nossa mesa (minha familia e eu) e começou a me ameaçar (parece que era ex de um rapaz que estava na nossa mesa)... resumindo ... qdo dei por mim, era garrafa pra todo lado, o salão inteiro estava brigando... nunca mais me senti confortável em locais com multa gente... simplesmente inexplicável, doideira mesmo... é realmente isso: parece que é bem mais fácil entrar na baixa frequência...
🙌🌻
Foda irmao, OS PENSAMENTOS AFETAM OS SERES E AS COISAS, PRO BEM E PRO MAU, NAO PRECISA FAZER NEM FALAR NADA , SO PENSAR.... PENSEMOS NO BEM....ABRAÇO
Video espetacular, obrigado Júlio
Professor, vou colocar rapidamente um caso que tem tudo a ver com a sua técnica exposta. Eu faço palestras em Centros Espíritas. Certa vez, peguei um trecho do Evangelho que antecede às Bem Aventuranças (sermão da montanha), e que diz: "Jesus, VENDO A MULTIDÃO, subiu a um monte, sentou-se e pôs-se a ensinar." Falei sem conhecer esse conceito, da importância de identificar a multidão, afastar-se dela e ter condições de ensinar, ao invés de efeito gado, absorver o comportamento da multidão. Jesus não apenas afastou-se da multidão, mas "elevou-se" a ela (subiu um monte). Valeu seu esclarecimento técnico, que eu aprendi por observações.
O livro senhor das moscas retrata muito bem esse lado da natureza humana.