@@vladimirrazani7493 Tudo que é para um ser humano precisa para sobreviver,só que não seu,mas sim deles, políticos. Privatização de vários recursos que você pode adquirir de "graça".
O ESTADO mundial está vencendo...Breve O núcleo familiar deixará de existir. A FAMÍLIA é o maior obstáculo para o diabo destruir a humanidade. Quando a família está sentada para uma refeição ou para cultuar o DEUS ALTÍSSIMO...Ela cria uma muralha intransponível onde ninguém pode transpor...ali são passados valores familiares, princípios... OS JOVENS querem se reproduzir mas não querem mais cuidar de uma família. Como a família é a base de uma sociedade....As sociedades estão se desestruturando...as
@@vladimirrazani7493 ao meu ver ele quis dizer o "estado", pois uma população altamente independente não precisaria de um "estado" pra "fornecer" alimento, educação, segurança e principalmente saúde pois hoje somos totalmente dependentes do sistema pra que isso ande na nossa vida
Muitos me criticam por eu ter largado minha profissão de metalúrgico para ser jardineiro, mas hj além de jardineiro sei cultivar hortas , preparar o solo para receber o plantio tanto da forma sintética quanto orgânica , sou bombeiro civil e treino minhas habilidades na sobrevivência, estudo sobre plantas medicinais e pancs, e acima de tudo me voltei ao Criador nosso Pai todo Poderoso. Desde ja agradeço Júlio tamo junto
"Enquanto tem um monte de cara te ensinado que ser homem é pegar mulher, estou te ensinando que ser homem é carpir o seu quintal." - J. Lobo 2022 Excelente.
@@perguntaoficial4857 o problema é o cara que gira a vida em torno disso, e fica rebaixando os outros homens por não serem assim também, "tu é um fracassado porque não pega mulher blá blá blá..."
Sou mulher e viúva pelo Covid. Tenho uma filha de 9 anos e tenho noção dessa responsabilidade pela família. Aprendi trocar resistência de chuveiro e consertar pés da cama que quebrou. Me recuso depender totalmente de prestadores de serviço. Dinheiro não dá em árvore e aprendo à cuidar da minha casa. Vídeo maravilhoso
Também estou nesse processo, há 10 anos sou mãe solteira e aprendi muitas coisas, trocar residência de chuveiro, mexer com uma parafusadeira e até minha máquina de lavar roupa já arrumei, mesmo assim eu não parava para pensar no básico que eh o fornecimento de água e comida, por enquanto ainda estou tendo dificuldades nesses quesitos, mas com perseverança e conhecimento chegaremos lá!
Tenho 72 anos e sempre fui independente. Tive 4 filhos, meu marido viajava muito a serviço e eu sempre me virei pra resolver sozinha. Hoje até reformatar meu computador eu sei. Instalo e desinstalo programas. Dirijo há 47 anos, já viajei sozinha pro Rio pra ver a família com os 4 filhos. pequenos. Troco resistência, bucha de torneira. Hoje estou mais limitada por conta da artrite mas ainda faço várias coisas
Vivemos na CULTURA DA FRAQUEZA, da frescura, da problematização, da paranóia, das fobias. Ser fraco é bonito. A sociedade detesta pessoas fortes, porque realçam ainda mais a sua fraqueza.
Como diz o Jordan Petterson, não existe virtude em ser fraco. O fraco não consegue machucar ninguem. A virtude está justamente em ser forte e perigoso e não usar esse dom para fazer o mal.
Sensato 👏🏼 Meu sobrinho te acompanha e eu o encorajo a seguir seus conselhos pois ele não tem referências masculinas. Obrigada por tanto conteúdo de valor.
ótimo para o sobrinho, mas não esqueça das mulheres que vc conhece, pois essa msg vale tanto para homens quanto para mulheres (que se dizem independentes mas são fantoches desses sistema maligno)
Rebeca Soares_ eu não tive referências masculinas na vida pois a única referência era meu pai alcoólatra e mulherengo que nao tem nada, a única referência que tive e que tenho hoje e me inspiro em ser forte, trabalhador, cidadão de bem e virilidade foi em uma mulher!
@@CristianMartins697 equilibrio na vida é tudo, sem duvidas equilibrio entre referencias masculinas e femininas podem ajudar no desenvolvimento de um ser humano, se vc não tem referencias masculinas, é bom procurar algumas, o que a Rebeca está fazendo é corretissimo.
@@tatuncanara5934 não precisei procurar muitas referências masculinas pois quando tentei procurar algo diferente, só me decepcionei pq existem muitos coachings de RUclips que não valem o prato que comem aprendi mesmo à ser forte entre outras coisas com pessoas na vida que pra muitos não são nada... Mas pra mim foram e fizeram muito.
Dona Lygia (minha professora da 3ª série) já falava: O governo quer que sejamos incapazes de pensar por nós mesmos e sejamos meros "gado" Pena que parei na 5ª para trabalhar...
Não tenho certeza se vc deve lamentar ter parado de frequentar escola. Com certeza vc aprendeu com a vida, com as pessoas, com a natureza... isso é mais valioso.
@@ADR3AN878 provavelmente, eu não tenho saco de copiar isso no tradutor pra saber o idioma mais oque está escrito e a mesma coisa que o Jairo Vieira comentou.
Não espere nunca a tal motivação para por em prática estes conselhos preciosos. Seja disciplinado, prepare-se para guerra. É melhor ser um guerreiro num jardim, do que ser um jardineiro na guerra.
Tenho orgulho do meu pai que desde que eu era muito novo já me ensinou a manusear armas e quando ele saia de casa, sempre me alertava: você é o homem da casa agora.
Sugiro a todos o filme japonês "survival family" só achei com audio original e sem legenda... mas não atrapalhou o entendimento, recomendo a todos que gostam desse canal aqui!
"Si Vis Pacem Para Bellum" (se queres paz, prepara-te para a guerra). "Torço pelo melhor e me preparo para o pior". Esses 2 mantras norteiam minha vida. E realmente a sociedade enaltece o cara que diz "não sei nem fritar um ovo"... Parabéns pelo vídeo...
Já ouvi essa história do "não é suficiente" O cara tinha um arsenal em casa. Para defender a casa, ele comprou granadas, para poder arremessar do andar superior no quintal. Mas ai ele precisa blindar as portas e janelas contra os estilhaços da granada. Só que com a porta blindada os armamentos dele não poderiam varar a porta em caso de invasor. Então decidiu comprar um fuzil com calibre de guerra. Ai percebeu que estava paranóico.
@@doncomuna378 Ele mesmo se tocou disso e não colocou a porta blindada. E ao mesmo tempo começou a vender uma parte do arsenal, pq a quantidade permitida, pelo que falava (20/30 unidades, se não me engano)
Desculpa, entendo seu argumento no entanto sua história é falsa em termos legais neste país. Levar o extremo e irreal como exemplo é uma forma baixa de tentar ganhar argumentos.
Primeiro, gostaria de agradecer a vc e a os outros membros de sua equipe, vcs sem imaginar, ajudaram bastante na minha completa mudança e tenho certeza que de muitos outros também. Nos primeiros 15 dias de lockdown da epidemia, isso aqui em sp capital se não me engano foi em março de 2020, onde praticamente toda a cidade ficou em casa, eu levei um choque de realidade e sai desse estado vegetativo e adoecido de "urbanóide", pelo primeira vez na vida eu e minha esposa pudemos enxergar como a sociedade da forma como a conhecemos podia simplesmente ser parada em um estalar de dedos....e olha que não houve desabastecimento, continuávamos podendo ir ao mercado, abastecer o carro, ir ao hospital, etc, mas diversas perguntas vieram a cabeça nesse período vendo a cidade pleno meio dia de segunda feira, deserta, sem pessoas na rua, sem carros, etc, algo que nunca tínhamos visto antes...uma das perguntas foi: E se esse vírus fosse 80% letal ao invés de 1%? O que teria acontecido com a sociedade? Resumindo, isso tudo nos fez acordar, e as dicas dadas por vcs e outros do "ramo" nos fizeram mudar completamente a visão da vida....hoje continuamos exercendo as mesmas funções profissionais de antes, morando no mesmo lugar, etc, mas estamos PREPARADOS e se aperfeiçoando cada vez mais, em praticamente 2 anos a gente juntou todas nossas economias e comprou um sítio em um lugar mais distante e geograficamente mais seguro,, fizemos diversas mudanças nele como construir uma estufa de tamanho suficiente para nos abastecer nesse situação, aprendemos a lidar com a terra, plantar, cultivar e colher, construimos galinheiro, chiqueiro, deixamos uma parte do terreno preparada para futura aquisição de alguns bovinos, e fizemos dezenas de outras coisas que deixaria esse texto gigante, uma delas foi também aprender a atirar em um clube e termos acesso a armas legais....então Julio, esse é um dos seus vídeos mais sensatos que já assisti, se nós, um casal de classe média "baixa", conseguimos através do planejamento, fazer tudo isso nesse tempo minúsculo, acredito que vc esta coberto de razão e não existe desculpa para não mudar de vida, de atitude, não mudar a forma de agir.....a 2 anos eu não mal sabia segurar um martelo....hoje já construi entre tantas coisas, com madeira e ferramentas adequadas um galinheiro......quem quer mudar, consegue, pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas consegue, não existem desculpas!
Comentário interessante. Tomou um choque de realidade. Sobre sua questão se esse vírus tivesse 80% de letalidade? Sim, em breve vai vir um vírus altamente letal. A redução populacional é necessária. Fico contente que vc e sua esposa não fez parte da estatística do divórcio. Pois no ano 2020 foi recorde no mundo inteiro
@@carcarasilvestre8526 Obrigado, e sobre o divórcio, vc tem razão, vimos acontecer até com colegas próximos, no nosso caso, devido a essas atitudes que tomamos, ocorreu o contrário, ficamos ainda mais próximos, aprendemos juntos todas essas coisas e o fato de além de podermos fazer nosso home office direto do sítio pela internet, em todo o tempo livre estamos sempre juntos mexendo na terra, nas construções, plantações, etc o serviço no sítio nunca termina, mas para nós que nos apaixonamos por isso, é extremamente prazeroso....
Sua mentalidade tá corretíssima, não tem nada de paranóia, sempre tive um pouco essa mentalidade dentro de mim, minha mãe foi criada na roça, ela faz sabão em casa, planta o próprio algodão que usa, temos uma horta criada por ela, temos fogão a lenha etc tudo ideia dela, hoje ela tem 75 anos e continua me ensinando a lei da sobrevivência, e conhecendo seu canal, essa mentalidade estratégica e sabia e inteligente, está aflorando mais dentro de mim, parabéns pelo conteúdo de alto valor amigo.
Foi graças a um mestre de obras de uma escola que eu descobri que "usava o martelo da maneira errada" (costume desde criança de usar o martelo "estrangulando"). A experiência dos mais velhos é muito bom também.
@@gabrielpotratz6443 É quando você segura o martelo bem entre ele e o bastão, na parte de baixo do martelo. O correto é segurar um pouco abaixo do meio do bastão. Minhas mãos são pequenas.
esse video foi um tapa na minha cara, confesso estar prestando mais atenção em outras questões da vida, como financeiro, social e acabei me deixando de lado, não prestando atenção na minha organização e participação em casa, me sinto completamente envergonhado mas isso vai ser a alavanca para mudar tudo isso. Já comecei na academia, focado em melhorar meu sedentarismo e agora estou focado na parte familiar, na organização dentro de casa e na participação efetiva nas tarefas domésticas, não só no apoio financeiro. Valeu Julio.
A frase: "Tempos pacificos cria homens fracos", nunca fez tanto sentido. As pessoas que vivem na cidade delegam sua segurança ao estado, delegam suas necessidades ao estado, e tudo que precisam dar em troca é um pouco de dinheiro e obediencia, e assim uma "ilusão" de prosperidade se cria. Mas ai, quando uma crise verdadeira chega, como um guerra por exemplo, as pessoas entram em pânico, pq não vai mais ter assistência do estado, e só então ela enxerga sua própria fraqueza.
se vc observar bem, nem precisa acontecer nada de tão extraordinário. Se da uma seca braba e tem q cortar o fornecimento de agua e energia( pq as hidroeletrica tbm dependem da agua) as cidades já entram em estado de calamidade, 3 dias sem energia elétrica ja vai ter gente passando fome. Uma simples queda na internet, já compromete a renda da maior parte da cidade.
esse ditado completo é perfeito, e claramente a gente tá nessa fase do "tempos fáceis". É só abrir qualquer rede social pra ver. A única coisa que move grande parte dos caras é quem ele vai comer no fim de semana. Nada contra, mas a vida é mais que isso. Na hora do aperto nenhum dos teus "contatinhos" vai te dar um saco de arroz ou um canto pra ficar até a poeira baixar
@@eduardopr4849 Acredite cara, os lacradores são os que menos sofrem nessas situações, eles são pessoas nascidas geralmente em familias de médio e alto poder aquisitivo, são protegidos pelos país dos problemas da vida. A maioria dessas pessoas nem sabe fazer um curriculo, pq dificilmente vão precisar de um. Eles não conhecem a frustação de passar meses ou até anos procurando emprego, eles não sabem o que é passar um mês apertado. Pessoas como eles, nunca andaram com as próprias pernas.
um jeito bom de superar isso que o Julio fala, é se colocar em situções que você sabe que te incomodam ou te amendrotam e ir para cima. Se ganhar, se fortaleceu! se perder, ao menos enfrentou o desafio e aprendeu algo para ir pra cima de novo!
Achei extremamente seu discurso e os jovens deveriam ouvir. Tenho 53 anos, academia todo o dia e tento estar preparado para estas situações que para muitos são imaginárias. Parabéns por suas palavras!
Fui criado pela minha mãe, morando em condomínio e sempre tive tudo o que queria. Meu pai, quando o via, sempre me incentivou a trabalhar, a ser duro, a ser homem. Porém nunca entendia o que ele queria dizer, sempre achava besteira. De um ano para cá venho aprendendo mais sobre sobrevivencialismo, segurança e tenho amadurecido MUITO! Pode não parecer Júlio, mas seus vídeos incentivam muito aqueles que não são fortes. Ver construindo coisas, se protegendo, fazendo abrigos, cara, isso é ser homem! Obrigado por nos incentivar a sempre melhorar, não só por nós, mas pela nossa família. Deus te abençoe imensamente
Gostei da sua mensagem! Gostaria que muitos rapazes assistissem a esse vídeo, vou compartilhar no meu grupo, pq tenho certeza que alguns vão vestir a carapuça.
na série person of interest, um dos personagens principais é sempre visto como paranóico por ser extremamente cauteloso pela anônimidade dele no mundo digital. Ele acha que está sendo vigiado, e toda que vez que alguém questiona isso, ele sempre fala algo como:"só é paranóia se eu estiver errado".
Espetacular...Temos a mesma visão! Quando decidi que eu só casaria quando tivesse minha casa própria, me chamaram de louco, que eu iria demorar muito tempo...Foram 5 anos que não me arrependo! Fora a forma diferente de criar meu filho, hoje um homem de 31 anos, pai de família como eu. Na realidade, a vida é feita de escolhas e alguns deixam essas escolhas na mão do estado. Para que ser CAC, quando tem o estado para me defender? Para que aprender a lutar se tem um policial para me servir? Para que essas compras em atacarejos da vida? Você vai comer isso tudo? Para que subir esta trilha? Porque plantar estas árvores? Porque mais uma faculdade se vc já passou dos 50? São perguntas que sempre me fizeram, e eu nem me preocupo em responder, as obras que fiz na minha vida, contam minha história. Não me deixo colocar rótulos, porque eles não me definem!
Sou uma mulher. E desde minha infância aprendi a me virar . Trabalhar e fazer as coisas dentro de casa. Passo massa corrida, pintora de casa, costureira, diarista etc.
Oi. Eu tbm. Aprendi o básico pra uma mulher: lavar(na mão e na máquina) passar, cozinhar, bordar. Aí na vida adulta aprendi a trocar chuveiro, resistência do chuveiro etc. Quero aprender a lidar com alvenaria tbm.
Júlio, ótima reflexão sobre o que é ser homem hoje em dia. Escrevo que esse exemplo vale para as mulheres também que querem ser independentes e não depender de outra pessoa. Veja, eu escrevi outra pessoa! Como o homem também depende de outra pessoa (mulher ou outro homem). Enfim, se cada pessoa aprendesse um pouco do básico de muitas coisas simples que fazemos no cotidiano, que cada pessoa faz no cotidiano dela, com certeza teríamos uma sociedade mais forte e com bases fortes na moral social e cívica. Teríamos mais respeito com o outro indivíduo e também apesar de vivermos em uma sociedade e precisarmos do outro, teríamos muito mais individualidade e sabendo dar valor a tudo que temos e conseguimos! Abraços.
Caralho guerreiro suas palavras me fortaleceu, agora vejo que estou no caminho certo 🙏 29 já tenho minha família, experiências pra caralho boas e ruins,outra coisa que faço é fortalecer minha esposa e filha pois sei que amanhã posso não está mais aqui 💪
Tudo que eu posso ensinar pra minha mulher, eu faço ela aprender pra ela não precisar de ninguém numa situação de necessidade. Tudo, chuveiro, gás, ferramentas, armas. tudo
Um colega meu ensinou a mulher a manusear armas, um dia ele deu uma crise dessas que mulher dá e colocou ele pra fora de casa usando a própria arma dele kkk
Armas matam, tenho sempre ao meu lado livros, quando um bandido invadir minha casa começarei a ler Jorge Amado e logo e irá embora me pedindo desculpas.
quando uma "vítima do sistema capitalista opressor" alucinado de sabe-se-lá-o-quê te abordar na rua pedindo teu celular, vc dá um livro de Machado de Assis pra ele, ele vai se emocionar com a sua atitude. Confia
Eu só tenho um filho, 1,70m 54 kg, mas na hora de defender a família ele vira um gigante, dois marginais tentaram entrar uma madrugada pelo telhado , ele só avisava se caírem aqui vão morrer à terçadadas, um deles já tinha duas mortes nos costados, deram de cara com um magrelo decidido, desistiram..., hj em dia as pessoas precisam do Estado pra sua defesa..., já morei em lugares de bandidagem, mas meu filho não é um homem frouxo. Hoje moramos num lugar melhor.
Hoje estou completando 35 anos, e me vejo demais no seu relato, principalmente na parte da infância, hoje sou um homem totalmente diferente, e nos surpreendemos com as habilidades e potencial que muitas vezes ficam escondidos no nosso ser ......ser homem é isso, é querer sempre ir além, evoluir, o homem é um desbravador.......se vc não é isso, então ...vc ainda está na infância ......
Orgulho do meu velho que já não está mais vivo mais quando eu tinha 11 anos me levava pra ajudar ele na construção cívil onde ele trabalhava aprendi muito com ele sou grato a ele a cada saco de cimento e areia que carreguei Alem do legado dele que carrego hoje em dia
Cara eu passei por uma depressão nos ultimos dois anos e eu sinto que me afundei na zona de conforto, hoje em dia eu estou chegando mais na superfície e estou vendo o tamanho do estrago afinal ja se passou um tempo que nao volta mais e eu fui totalmente improdutivo
@@felipeleite5064 nossa cara comentário bem desnecessário deve ser um comunistinha caviar de merda "mais livros menos armas", eu tenho arma e sempre tive! é um objeto como qualquer um quem quer ser bandido nao precisa encontrar desculpa vai no escorredor de louça e pega uma faca ou paga 10 pila por uma faca em qualquer mercado
Muito bom! É preciso vencer a cegueira, a ignorância, a preguiça, a depressão, o medo e também a inveja e o ódio, pois pior que não saber ou não querer fazer é criticar e sabotar os que estão fazendo cada dia melhor.
Que vídeo perfeito! Tenho 31 anos e só agora estou saindo da matrix, obrigada pelas palavras bem colocadas, se souber absorver o conhecimento passado nesse vídeo a vida se torna outra!
Não é só com nossa própria força que iremos conquistar as coisas ... sim se capacitar é muito bom.. mas sem a ajuda da família e saber contar com ela e principalmente com Deus é o mais importante
cara esse video abriu meus olhos, desde a pandemia eu venho me tornando cada vez mais fraco, mais viciado em dopamina e eu não tinha percebido isso. É impressionante como me tornei dependente de outros, simplesmente parei de fazer exercicios, engordei pra caramba, peço ifood pelo menos 3x na semana, parei de ler livros e quando não to trabalhando tudo q eu faço é ficar no tiktok ou jogar algum game. Acho q a ultima coisa de util que aprendi foi em 2019.
Acredito que é difícil ver suas próprias fraquezas, então as pessoas preferem não identificar suas fraques, para não precisar admitir e não precisar se esforçar para melhorar
Querido Júlio! Estou realmente nas etapas de construir minha fortaleza interna, reprogramando a minha fraqueza e etc. Curando esse meu eu e vencendo minha ignorância! Obrigado pelos vídeos! Só realimentam meu foco e minha inspiração! Um grande abraço!
É meu amigo... Antes, muito antes de encontrar o canal, eu já tinha uma intuição batendo aqui... Desde jovem eu aprendo tudo que posso. Difícil eu passar aperto, eu fui um privilegiado que tinha um avô carpinteiro e o outro pedreiro, um tio mecânico, um vizinho funileiro, o outro encanador e fiz colégio técnico de eletrônica. Estou sempre disposto a aprender. Sei usar todo tipo de ferramenta, conserto meus carros, assento meu piso, fiz a instalação da minha residência, as reformas que o tempo pediu, sei cozinhar (mais ou menos), gosto de pedalar e sou jipeiro (e aqui alguns conceitos de sobrevivencialismo, acampamento e estar sempre preparado entram com força). E eu não sou diferente de ninguém. Exceto por precisar de óculos com 10 graus de hipermetropia (risos). Na real, esse é o meu maior fator limitante. Mas o importante a salientar é: todos podem ser, de tempos em tempos, hoje, uma versão melhor de si próprio, ontem.
Como ele disse, eu era uma pessoa máu caráter, e após minha namorada mostrar que eu era um homem fraco, eu mudei tanto em menos de uma semana, simplesmente passei a ver o mundo à minha volta de uma maneira totalmente diferente, e estou desse jeito mesmo apemas querendo me superar, fazer o que eu achava que não era capaz, eu nunca me senti tão bem e mais feliz, se um ladrão fosse assaltar minha namorada eu iria focsr com medo e apenas iria aceitar, agora eu sou um novo homem que quer estar preparado prs tudo pra proteger a mulher, pra saber bom no que faz, pra que esteja sempre à frente dos problemas, o vídeo apenas me deu mais conhecimento do papel verdadeiro do homem.
Esse exemplo do pneu foi perfeito, pneu do carro que estava furou e gastamos uma nota por ajuda, quando ocorreu uma segunda vez a pessoa que estava comigo fez tudo sozinha e estava preparada. Senti algo tão ruim nessa hora, porque se fosse apenas eu sozinho eu já teria que gastar dinheiro novamente, enquanto eu também poderia estar preparado. Belo vídeo por esclarecer o que foi esse desconforto que senti nessa hora.
É Júlio Nelson, sabias palavras, eu tenho a mesma visão que a sua, morei 21 anos em área rural, atualmente moro em área urbana, porém segui de forma institinva as premissas de se morar em.area rural, minha casa tem.varias linhas de defesa, esse ano pretendo iniciar no mundo do tiro esportivo, e até final de 2023 pretendo ter minha arma, tenho estoque razoável de alimentos, também tenho planos de iniciar no mundo das artes marciais. É melhor estar preparado e nunca precisar do que precisar e não estar preparado, o grande mal do nosso país é o direito à defesa, a falta de constituição específico para esse tema.
O canal inteiro é ótimo... Mas acredito que para os homens, este é indiscutivelmente o melhor vídeo! Parabéns por trazer esta reflexão e esfregar uma verdades na nossa cara. Principalmente os jovens deveriam ver esta vídeo pra não deixar a vida deles descambar.
eu morro no interior e até a um ano atrás eu não sabia fazer nada, meus amigos dirigindo trator, ceifa, caminhão e eu apanhando com o carro. Hj eu eu sei dirigir e fazer tudo, mas percebi que aquele sentimento de unutilidade que eu sentia antes era em vão, pois hoje eu percebi que sempre terá uma coisa a mais para se aprender.
Vc, assim como eu e alguns outros, temos nos refinado, dia após dia. E é pra isso q homem serve: pra cuidar. É a auto superação dando a nós mesmos o sabor de vitória.
Oi, Júlio. Concordo com você totalmente. Tenho idade de ser seu pai (talvez, até, seu avô...) e tenho visto as gerações depois da minha se deteriorarem. E fico imensamente feliz em ver jovens como você e outros, pensando assim. Obrigado pelos seus vídeos. Grande e fraterno abraço. Antonio Carlos.
Esse assunto me lembrou uma situação interna aqui e que ocorreu recentemente: Um sujeito "cavalo - velho" (crescido) fazendo o maior auê e drma porque tinha que trocar o botijão de gás, na qual apenas ele tinha conhecimento de que estava vazio, já que foi no início da manhã. Coisa que eu faço regularmente e sem reclamar, até porque não existe trabalho complexo e sobre humano nenhum em trocar um botijão de gás. A coisa mais simples do mundo de se fazer.
Júlio Lobo- O Anti-frágil. É isso, mano! Bem aventurado o homem que despertou dessa matrix e assumiu o controle de sua vida antes de o perrengue bater á sua porta. Mais um ótimo vídeo.
Eu sempre fui uma pessoa que pensa assim tb, quando comprei meu 1 computador, fiz um curso de hardware, comprei minha moto fiz um curso de mecanica, fiz curso de eletronica sempre com a visao de obter conhecimento para resolver meus proprios problemas, isso me ajudou muito na vida, se preparar para resolver seus proprios problemas e nao o dos outros, para que os outros enriquecam em cima de vc.
@juliolobo cresci numa família com costumes muito parecidos com a tua e segui o exemplo deles. O quê faltava e você me incentivou em seus vídeos foi a 4rma . Hoje sou CAC e estou com a minha na cintura. Levo meus filhos no clube e os incentivo a isso também. Todos nós somos seguidores dos seus canais e rede social. Parabéns pelo ótimo trabalho que todos vocês estão fazendo 👏👏👏👏
@@balacobaco9317 como falei ( com muitos costumes parecidos) , a mentalidade e princípio sobrevivêncialista sempre fez parte das nossas vidas ( inclusive a defesa). O maldito estatuto que me desencorajou a adquirir minha 4rma, com os vídeos e os acontecimentos políticos me senti motivado novamente. Com toda certeza é muito mais que defesa. É uma filosofia de vida.
Talvez o segredo seja, começar. A gente aqui da cidade fica muito ligado em pensamentos de "e se", "eu mereço isso ou aquilo", " Depois eu vou". A cidade é muito mais doente que o interiorioranos.
Me motivou pra crl, como sempre, julio sempre sendo exemplo, é comecar pequeno, apreendendo a se portar com as pessoas, a como falar, ser direto, até chegar ao nivel de poder ter uma arma de fogo e dizer que quem pisar sem altorização dentro do meu lote, vai precisar de muita sorte e talvez nem assim consiga sair com algo ou com vida. Ainda assim sinto que o Júlio está me observando pois parece que faz os vídeo pra mim, sabe exatamente oq dizer pra raciocinar q tudo isso é uma mentira, que não vale a pena continuar assim, que daqui 2/3anos alg vai depender de vc, e vc precisa estar pronto Ou coisas ruins vão acontecer.
Eh, Júlio bem isso. Numa conversa entre amigos eu abordei o assunto e ouvi de um dos participantes que não troca nem lâmpadas... E fui chamado de Ogro, Paranóico, e adepto das teorias da conspiração.... Rsssss Não sou tão preparado como você, mas sei me virar bem , e sei que alguns irão padecer em situações difíceis. Sou fã do seu canal é prazeroso ouvir seus comentários, nos faz refletir sobre o amanhã. Sucesso!!!
Cuidar da terra pra ter de comer, saber fazer uma amarração, saber se virar com pouco. Tudo isso e mais um pouco encontro aqui. Seu trabalho me encanta Júlio, quero mais 🎉
Desde q me conheço tenho esse ímpeto de tentar resolver sozinha antes de sair pedindo ajuda. Quando eu tinha uns 20 e poucos e já morava sozinha, pagando minhas contas, um tio veio na minha casa e ao ver minha caixa de ferramentas ele não conseguiu acreditar q eram minhas, e que eu sabia usá-las! Eu já usava furadeira, chave de cano, instalava gás, chuveiro, fechadura... Hj, com 56, depois de ver esse mundão tão perdido, eu entendo o espanto do meu tio. Então eu entendo o Júlio, muito!
O que eu acho? Com certeza é preciso mais pessoas com essa mentalidade, a coisa vai ficar bem pior, é Bíblico isso, e eu prometo que vou aprender a trocar o pneu, mesmo qe dê trabalho, vou tentar, talvez com um auxílio na primeira vez. Vlw muito o vídeo.
Cultivo minha horta, faço as manutenções de casa,ajudo na organização da casa, procuro aprender sobre mecânica e outras coisas uteis! Amo ferramentas e faço uso delas.Tenho armas de fogo para proteger as pessoas que amo,fui criado pelo meu avô dessa maneira. Homem provém, conserta,cuida e edifica uma família . Tenho apenas 30 anos,mas me sinto preparado para enfrentar o dia dia .
Infelizmente a maioria das pessoas se acovardam , são meras presas fugindo como uma lembre assustada ,se deixam levar por ideologias covardes e esperam unicamente por providência divina ou do nosso sistema público, Muda Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Dou graças a Deus pela bênção de um pai pescador e caçador. Onde ele nasceu, se não caçavá não tinha o que comer. Da necessidade virou prazer e eu vi muito disso. Muitas histórias. Mas preciso melhorar minhas vulnerabilidades ainda.
Costumo dizer: se tiver um terremoto, uma catástrofe que quebra tudo...quem se salva? São essas pessoas que sabem usar chave de fenda, se SABEM que são fracas e , na minha opinião, temem verdadeiramente a Deus e respeita as leis dEle. Obrigada pelo vídeo Lobo. Deus abençoe você e tua família 🙏🏼
Isso foi um tapa na cara de muita gente, eu penso da mesma forma que vc, um cidadão de bem merece sim ter como se defender em sua casa e na rua e quando o governo quer a populaçao desarmada pq para ter o controle é mais facil.
Massa sua reflexão, eu mesmo negligenciei demais essa questão, a única coisa que fiz foi cuidar do corpo e da saúde, mas to lendo sobre como começar a ser mais autonomo
Vou fazer um textão, mas... Eu sei trocar lâmpada, bujão de gás, sei fazer massa de cimento, trocar resistência do chuveiro, trocar pneu (eu nunca fiz diretamente na prática, mas sei como funciona pelo teórico). Eu aprendo muito rápido qualquer coisa no campo prático e do dia a dia. Com toda a experiência que eu tive com isso, aprendi que no final depende da fé depositada em você e a consciência dos pais para dar mais liberdade para os filhos aprenderem. 10:23 no final é exatamente essa conclusão que eu tive. Não apenas o sistema quer isso, mas muitos parentes malas e tóxicos querem isso também. Te impedem de aprender e de fazer as coisas apenas para te manter em controle e dependência superficial. Depois dizem na maior cara de pau que você não faz nada! Foi assim que eu relacionei com todo sistema ditatorial que existe: sempre "cortam" os braços do povo e criam barreiras e bloqueios para impedir o povo de se desenvolver, pois isso facilita o controle e opressão. Fora que isso pode ser usado como justificativa para subjulgar e subestimar o povo, afirmando que eles são inúteis, que não tem autonomia e por isso o poder do ditador/tirano deve-se fazer presente.
Bom dia. O Sr devia tentar trocar uma vez o pneu para ver cómo é. Apenas por que as vezes(me incluo nisso) a gente sabe na teoria mas o fazer geralmente é mais difícil do que a gente imagina. Eu por exemplo sempre vi meu avo e pai carnear tudo que é animal, e na teoria achava que sabia fazer isso facilmente pois já havia visto dezenas de vezes. Até que eu com 16 anos tive que pendurar(carnear) uma ovelha e fazer tudo sozinho, aí eu vi a dificuldade da prática. O que parecia simples não era.
Muito boa sua didática e a forma de pensar fora da "manada". A sociedade está doente em todas suas formas e ninguém se apercebe disso.
2 года назад+16
Júlio, recomendo a leitura do livro "Mindset - A Nova Psicologia do Sucesso" a autora é a psicóloga Carol S. Dweck. Explica completamente a perspectiva que você vê e entende o mundo.
Eu também já fui meio fracote quando era mais novo e isso me motivou a sempre melhorar. Hoje já tenho muitas habilidades que nem podia imaginar que teria, treino krav maga há 6 anos, vou ao clube de tiro no mínimo 1 vez ao mês e recarrego minha própria munição para o treino ficar mais barato. Lamento somente ter perdido tanto tempo na minha vida com coisas inúteis, deveria ter começado a me preparar muito mais cedo.
O “sistema” tem total interesse em transformar homens e mulheres em pessoas vulneráveis para dependerem cada vez mais do “sistema”.
O que é o sistema?
@@vladimirrazani7493 Tudo que é para um ser humano precisa para sobreviver,só que não seu,mas sim deles, políticos. Privatização de vários recursos que você pode adquirir de "graça".
Isso só ocorre por conta de cada um.
O ESTADO mundial está vencendo...Breve O núcleo familiar deixará de existir.
A FAMÍLIA é o maior obstáculo para o diabo destruir a humanidade.
Quando a família está sentada para uma refeição ou para cultuar o DEUS ALTÍSSIMO...Ela cria uma muralha intransponível onde ninguém pode transpor...ali são passados valores familiares, princípios...
OS JOVENS querem se reproduzir mas não querem mais cuidar de uma família.
Como a família é a base de uma sociedade....As sociedades estão se desestruturando...as
@@vladimirrazani7493 ao meu ver ele quis dizer o "estado", pois uma população altamente independente não precisaria de um "estado" pra "fornecer" alimento, educação, segurança e principalmente saúde pois hoje somos totalmente dependentes do sistema pra que isso ande na nossa vida
Muitos me criticam por eu ter largado minha profissão de metalúrgico para ser jardineiro, mas hj além de jardineiro sei cultivar hortas , preparar o solo para receber o plantio tanto da forma sintética quanto orgânica , sou bombeiro civil e treino minhas habilidades na sobrevivência, estudo sobre plantas medicinais e pancs, e acima de tudo me voltei ao Criador nosso Pai todo Poderoso. Desde ja agradeço Júlio tamo junto
bombeiro cívil tem curso de sobrevivencialismo
Um homem de verdade você é
Cara parabéns por te conseguido mudar sem se importar com opiniões alheia. Vc evoluiu uns 1000%.
Dentre todas as decisões, a mais sábia foi o retorno ao Pai. Glória a Deus por isso, parceiro.
A última foi a melhor escolha.
"Enquanto tem um monte de cara te ensinado que ser homem é pegar mulher, estou te ensinando que ser homem é carpir o seu quintal." - J. Lobo 2022
Excelente.
Tem que saber os dois. E lutar
Pegar mulher eh gostoso viu foguin
argumento besta. se ter força e carpir quintal faz ser homem. então se uma mulher faz isso. ele vira mulher masculina
@@perguntaoficial4857 o problema é o cara que gira a vida em torno disso, e fica rebaixando os outros homens por não serem assim também, "tu é um fracassado porque não pega mulher blá blá blá..."
Um excelente conselheiro para neofaxos.
Sou mulher e viúva pelo Covid. Tenho uma filha de 9 anos e tenho noção dessa responsabilidade pela família. Aprendi trocar resistência de chuveiro e consertar pés da cama que quebrou. Me recuso depender totalmente de prestadores de serviço. Dinheiro não dá em árvore e aprendo à cuidar da minha casa. Vídeo maravilhoso
Também estou nesse processo, há 10 anos sou mãe solteira e aprendi muitas coisas, trocar residência de chuveiro, mexer com uma parafusadeira e até minha máquina de lavar roupa já arrumei, mesmo assim eu não parava para pensar no básico que eh o fornecimento de água e comida, por enquanto ainda estou tendo dificuldades nesses quesitos, mas com perseverança e conhecimento chegaremos lá!
Desculpas, mais dinheiro dá em arvore sim.
Sou viúva já troquei registro de chuveiro,torneira de pia,troco lâmpadas,uso martelo para reforçar as cadeiras
Tenho 72 anos e sempre fui independente. Tive 4 filhos, meu marido viajava muito a serviço e eu sempre me virei pra resolver sozinha. Hoje até reformatar meu computador eu sei. Instalo e desinstalo programas. Dirijo há 47 anos, já viajei sozinha pro Rio pra ver a família com os 4 filhos. pequenos. Troco resistência, bucha de torneira. Hoje estou mais limitada por conta da artrite mas ainda faço várias coisas
Parabéns mulheres empoderadas! 👏 👏 👏
Vivemos na CULTURA DA FRAQUEZA, da frescura, da problematização, da paranóia, das fobias. Ser fraco é bonito. A sociedade detesta pessoas fortes, porque realçam ainda mais a sua fraqueza.
Belo comentário
verdade.
Comentário perfeito!
Humm, fortão
Ter medo faz parte da natureza humana, mas manter esse medo controlável, raciocinar e agir só os fortes 💪
Como diz o Jordan Petterson, não existe virtude em ser fraco. O fraco não consegue machucar ninguem. A virtude está justamente em ser forte e perigoso e não usar esse dom para fazer o mal.
Sensato 👏🏼
Meu sobrinho te acompanha e eu o encorajo a seguir seus conselhos pois ele não tem referências masculinas.
Obrigada por tanto conteúdo de valor.
ótimo para o sobrinho, mas não esqueça das mulheres que vc conhece, pois essa msg vale tanto para homens quanto para mulheres (que se dizem independentes mas são fantoches desses sistema maligno)
Parabéns você é uma mulher sensata.
Rebeca Soares_ eu não tive referências masculinas na vida pois a única referência era meu pai alcoólatra e mulherengo que nao tem nada, a única referência que tive e que tenho hoje e me inspiro em ser forte, trabalhador, cidadão de bem e virilidade foi em uma mulher!
@@CristianMartins697 equilibrio na vida é tudo, sem duvidas equilibrio entre referencias masculinas e femininas podem ajudar no desenvolvimento de um ser humano, se vc não tem referencias masculinas, é bom procurar algumas, o que a Rebeca está fazendo é corretissimo.
@@tatuncanara5934 não precisei procurar muitas referências masculinas pois quando tentei procurar algo diferente, só me decepcionei pq existem muitos coachings de RUclips que não valem o prato que comem aprendi mesmo à ser forte entre outras coisas com pessoas na vida que pra muitos não são nada...
Mas pra mim foram e fizeram muito.
Dona Lygia (minha professora da 3ª série) já falava:
O governo quer que sejamos incapazes de pensar por nós mesmos e sejamos meros "gado"
Pena que parei na 5ª para trabalhar...
Não tenho certeza se vc deve lamentar ter parado de frequentar escola. Com certeza vc aprendeu com a vida, com as pessoas, com a natureza... isso é mais valioso.
Você aprendeu o mais difícil.
@@claudias1019 wtf
@@claudias1019 Wtf
hoje em dia chamariam sua professora de comunista
"Se queres a paz prepara-te para a guerra". Parabéns pela excelente reflexão.
Si vis pacem, para bellum
@@nikolasgalocego8826 🧐?
@@alanemanuel3494 Acho que é uma frase em nórdico
@@ADR3AN878 provavelmente, eu não tenho saco de copiar isso no tradutor pra saber o idioma mais oque está escrito e a mesma coisa que o Jairo Vieira comentou.
Acho que é frase de um general romano só não lembro qual
Não espere nunca a tal motivação para por em prática estes conselhos preciosos. Seja disciplinado, prepare-se para guerra. É melhor ser um guerreiro num jardim, do que ser um jardineiro na guerra.
Tenho orgulho do meu pai que desde que eu era muito novo já me ensinou a manusear armas e quando ele saia de casa, sempre me alertava: você é o homem da casa agora.
Eu com 8 anos meu pai viajava e deixava uma 12 e um 38 comigo, KKK. Outros tempos.
Caracas mano. Meu pai não tinha arma, mas deixava o facão.
uhahuahuahuahua super responsavel seu pai deixar arma com uma crianca..adolescente..ahuahuahuahuahu pqp
"Desenvolva habilidades para não depender dos outros". É disso que se trata! Ótimo vídeo, Julio!
Bem aquele ditado:
"Se você não defende os seus, é pior do que aquele que perdeu a fé."
Nunca tinha ouvido, mas gostei
@@rosanamagaligomesmarques4969 Esta na biblia 1Timoteo 5:8.
Cada cachorro que lamba sua caceta. Defender os seus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@rudtheodoro4713 você é infantil e fraco ao ponto de não proteger sua família
Sugiro a todos o filme japonês "survival family" só achei com audio original e sem legenda... mas não atrapalhou o entendimento, recomendo a todos que gostam desse canal aqui!
"Si Vis Pacem Para Bellum" (se queres paz, prepara-te para a guerra). "Torço pelo melhor e me preparo para o pior". Esses 2 mantras norteiam minha vida. E realmente a sociedade enaltece o cara que diz "não sei nem fritar um ovo"... Parabéns pelo vídeo...
Júlio, não é só no Brasil, em Portugal o Homem de Veludo também é a cultura vigente
Penso que o homem deve ter sua intelectualidade, mas tem de ter rusticidade pra suportar os trancos da vida de peito erguido.
Homem de veludo! Socorro, que nojo!
O problema é mundial, querem uma população fraca e que não questione
Hollywood criou esse homem frágil.
Pensei que em Portugal fosse o Homem Burro o modelo vigente.
Já ouvi essa história do "não é suficiente"
O cara tinha um arsenal em casa.
Para defender a casa, ele comprou granadas, para poder arremessar do andar superior no quintal.
Mas ai ele precisa blindar as portas e janelas contra os estilhaços da granada.
Só que com a porta blindada os armamentos dele não poderiam varar a porta em caso de invasor.
Então decidiu comprar um fuzil com calibre de guerra.
Ai percebeu que estava paranóico.
Dúvida: É um fato, ou uma estória?
@@doncomuna378 Um fato. Filho de militar com acesso total às aquisições
@@ricardof.7851 Tendi mano. Realmente, o cara virou paranoico! Só o básico já tava bom pra segurança da família!
@@doncomuna378 Ele mesmo se tocou disso e não colocou a porta blindada.
E ao mesmo tempo começou a vender uma parte do arsenal, pq a quantidade permitida, pelo que falava (20/30 unidades, se não me engano)
Desculpa, entendo seu argumento no entanto sua história é falsa em termos legais neste país. Levar o extremo e irreal como exemplo é uma forma baixa de tentar ganhar argumentos.
Primeiro, gostaria de agradecer a vc e a os outros membros de sua equipe, vcs sem imaginar, ajudaram bastante na minha completa mudança e tenho certeza que de muitos outros também. Nos primeiros 15 dias de lockdown da epidemia, isso aqui em sp capital se não me engano foi em março de 2020, onde praticamente toda a cidade ficou em casa, eu levei um choque de realidade e sai desse estado vegetativo e adoecido de "urbanóide", pelo primeira vez na vida eu e minha esposa pudemos enxergar como a sociedade da forma como a conhecemos podia simplesmente ser parada em um estalar de dedos....e olha que não houve desabastecimento, continuávamos podendo ir ao mercado, abastecer o carro, ir ao hospital, etc, mas diversas perguntas vieram a cabeça nesse período vendo a cidade pleno meio dia de segunda feira, deserta, sem pessoas na rua, sem carros, etc, algo que nunca tínhamos visto antes...uma das perguntas foi: E se esse vírus fosse 80% letal ao invés de 1%? O que teria acontecido com a sociedade? Resumindo, isso tudo nos fez acordar, e as dicas dadas por vcs e outros do "ramo" nos fizeram mudar completamente a visão da vida....hoje continuamos exercendo as mesmas funções profissionais de antes, morando no mesmo lugar, etc, mas estamos PREPARADOS e se aperfeiçoando cada vez mais, em praticamente 2 anos a gente juntou todas nossas economias e comprou um sítio em um lugar mais distante e geograficamente mais seguro,, fizemos diversas mudanças nele como construir uma estufa de tamanho suficiente para nos abastecer nesse situação, aprendemos a lidar com a terra, plantar, cultivar e colher, construimos galinheiro, chiqueiro, deixamos uma parte do terreno preparada para futura aquisição de alguns bovinos, e fizemos dezenas de outras coisas que deixaria esse texto gigante, uma delas foi também aprender a atirar em um clube e termos acesso a armas legais....então Julio, esse é um dos seus vídeos mais sensatos que já assisti, se nós, um casal de classe média "baixa", conseguimos através do planejamento, fazer tudo isso nesse tempo minúsculo, acredito que vc esta coberto de razão e não existe desculpa para não mudar de vida, de atitude, não mudar a forma de agir.....a 2 anos eu não mal sabia segurar um martelo....hoje já construi entre tantas coisas, com madeira e ferramentas adequadas um galinheiro......quem quer mudar, consegue, pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas consegue, não existem desculpas!
Obrigado pelo relato e fico feliz em saber que pude ajudar neste processo, belos dias e longas noites para vocês!
Comentário interessante. Tomou um choque de realidade.
Sobre sua questão se esse vírus tivesse 80% de letalidade? Sim, em breve vai vir um vírus altamente letal. A redução populacional é necessária.
Fico contente que vc e sua esposa não fez parte da estatística do divórcio. Pois no ano 2020 foi recorde no mundo inteiro
@@carcarasilvestre8526 Obrigado, e sobre o divórcio, vc tem razão, vimos acontecer até com colegas próximos, no nosso caso, devido a essas atitudes que tomamos, ocorreu o contrário, ficamos ainda mais próximos, aprendemos juntos todas essas coisas e o fato de além de podermos fazer nosso home office direto do sítio pela internet, em todo o tempo livre estamos sempre juntos mexendo na terra, nas construções, plantações, etc o serviço no sítio nunca termina, mas para nós que nos apaixonamos por isso, é extremamente prazeroso....
Sua mentalidade tá corretíssima, não tem nada de paranóia, sempre tive um pouco essa mentalidade dentro de mim, minha mãe foi criada na roça, ela faz sabão em casa, planta o próprio algodão que usa, temos uma horta criada por ela, temos fogão a lenha etc tudo ideia dela, hoje ela tem 75 anos e continua me ensinando a lei da sobrevivência, e conhecendo seu canal, essa mentalidade estratégica e sabia e inteligente, está aflorando mais dentro de mim, parabéns pelo conteúdo de alto valor amigo.
Foi graças a um mestre de obras de uma escola que eu descobri que "usava o martelo da maneira errada" (costume desde criança de usar o martelo "estrangulando").
A experiência dos mais velhos é muito bom também.
Com certeza, é a forma mais rápida de ganhar conhecimento!
Como assim estrangulando?foi mal n intendi
@@gabrielpotratz6443 É quando você segura o martelo bem entre ele e o bastão, na parte de baixo do martelo. O correto é segurar um pouco abaixo do meio do bastão. Minhas mãos são pequenas.
É o jeito mais fácil de dar uma 'pregada' no dedo, sem falar que ao segurar o cabo mais na ponta, você coloca mais força na martelada!
Com certeza. Me lembro de coisas que, exatamente neste tópico, aprendi com meu pai. São coisas pequenas, pode parecer, mas é primordial.
esse video foi um tapa na minha cara, confesso estar prestando mais atenção em outras questões da vida, como financeiro, social e acabei me deixando de lado, não prestando atenção na minha organização e participação em casa, me sinto completamente envergonhado mas isso vai ser a alavanca para mudar tudo isso. Já comecei na academia, focado em melhorar meu sedentarismo e agora estou focado na parte familiar, na organização dentro de casa e na participação efetiva nas tarefas domésticas, não só no apoio financeiro. Valeu Julio.
A frase: "Tempos pacificos cria homens fracos", nunca fez tanto sentido. As pessoas que vivem na cidade delegam sua segurança ao estado, delegam suas necessidades ao estado, e tudo que precisam dar em troca é um pouco de dinheiro e obediencia, e assim uma "ilusão" de prosperidade se cria.
Mas ai, quando uma crise verdadeira chega, como um guerra por exemplo, as pessoas entram em pânico, pq não vai mais ter assistência do estado, e só então ela enxerga sua própria fraqueza.
se vc observar bem, nem precisa acontecer nada de tão extraordinário. Se da uma seca braba e tem q cortar o fornecimento de agua e energia( pq as hidroeletrica tbm dependem da agua) as cidades já entram em estado de calamidade, 3 dias sem energia elétrica ja vai ter gente passando fome. Uma simples queda na internet, já compromete a renda da maior parte da cidade.
esse ditado completo é perfeito, e claramente a gente tá nessa fase do "tempos fáceis". É só abrir qualquer rede social pra ver. A única coisa que move grande parte dos caras é quem ele vai comer no fim de semana. Nada contra, mas a vida é mais que isso. Na hora do aperto nenhum dos teus "contatinhos" vai te dar um saco de arroz ou um canto pra ficar até a poeira baixar
Este tempo pacífico e de fartura está indo embora, vai ser engraçado ver lacradores mimados desesperados.
@@eduardopr4849 Acredite cara, os lacradores são os que menos sofrem nessas situações, eles são pessoas nascidas geralmente em familias de médio e alto poder aquisitivo, são protegidos pelos país dos problemas da vida.
A maioria dessas pessoas nem sabe fazer um curriculo, pq dificilmente vão precisar de um. Eles não conhecem a frustação de passar meses ou até anos procurando emprego, eles não sabem o que é passar um mês apertado.
Pessoas como eles, nunca andaram com as próprias pernas.
@@eduardopr4849 Olhemos pelo lado bom, agora os homens fortes serão forjados.
um jeito bom de superar isso que o Julio fala, é se colocar em situções que você sabe que te incomodam ou te amendrotam e ir para cima. Se ganhar, se fortaleceu! se perder, ao menos enfrentou o desafio e aprendeu algo para ir pra cima de novo!
Ruim se perder e se lascar pra sempre kkkk
@@robzombie8959 ai tem de usar o bom senso para não se expor tanto.
Achei extremamente seu discurso e os jovens deveriam ouvir. Tenho 53 anos, academia todo o dia e tento estar preparado para estas situações que para muitos são imaginárias. Parabéns por suas palavras!
Fui criado pela minha mãe, morando em condomínio e sempre tive tudo o que queria. Meu pai, quando o via, sempre me incentivou a trabalhar, a ser duro, a ser homem. Porém nunca entendia o que ele queria dizer, sempre achava besteira. De um ano para cá venho aprendendo mais sobre sobrevivencialismo, segurança e tenho amadurecido MUITO! Pode não parecer Júlio, mas seus vídeos incentivam muito aqueles que não são fortes. Ver construindo coisas, se protegendo, fazendo abrigos, cara, isso é ser homem! Obrigado por nos incentivar a sempre melhorar, não só por nós, mas pela nossa família. Deus te abençoe imensamente
Gostei da sua mensagem! Gostaria que muitos rapazes assistissem a esse vídeo, vou compartilhar no meu grupo, pq tenho certeza que alguns vão vestir a carapuça.
e as mulheres não? acho que a mensagem dele vale para homens e mulheres (que hoje em dia desejam ser independentes)
Falou como uma verdadeira feminazi, agora.
As leis misandrecas sexistas criaram barreiras e cortinas de ferro entre homens e mulheres!
na série person of interest, um dos personagens principais é sempre visto como paranóico por ser extremamente cauteloso pela anônimidade dele no mundo digital. Ele acha que está sendo vigiado, e toda que vez que alguém questiona isso, ele sempre fala algo como:"só é paranóia se eu estiver errado".
Espetacular...Temos a mesma visão! Quando decidi que eu só casaria quando tivesse minha casa própria, me chamaram de louco, que eu iria demorar muito tempo...Foram 5 anos que não me arrependo! Fora a forma diferente de criar meu filho, hoje um homem de 31 anos, pai de família como eu. Na realidade, a vida é feita de escolhas e alguns deixam essas escolhas na mão do estado. Para que ser CAC, quando tem o estado para me defender? Para que aprender a lutar se tem um policial para me servir? Para que essas compras em atacarejos da vida? Você vai comer isso tudo? Para que subir esta trilha? Porque plantar estas árvores? Porque mais uma faculdade se vc já passou dos 50?
São perguntas que sempre me fizeram, e eu nem me preocupo em responder, as obras que fiz na minha vida, contam minha história. Não me deixo colocar rótulos, porque eles não me definem!
Sou uma mulher. E desde minha infância aprendi a me virar .
Trabalhar e fazer as coisas dentro de casa.
Passo massa corrida, pintora de casa, costureira, diarista etc.
Oi. Eu tbm. Aprendi o básico pra uma mulher: lavar(na mão e na máquina) passar, cozinhar, bordar. Aí na vida adulta aprendi a trocar chuveiro, resistência do chuveiro etc. Quero aprender a lidar com alvenaria tbm.
Júlio, ótima reflexão sobre o que é ser homem hoje em dia. Escrevo que esse exemplo vale para as mulheres também que querem ser independentes e não depender de outra pessoa. Veja, eu escrevi outra pessoa! Como o homem também depende de outra pessoa (mulher ou outro homem). Enfim, se cada pessoa aprendesse um pouco do básico de muitas coisas simples que fazemos no cotidiano, que cada pessoa faz no cotidiano dela, com certeza teríamos uma sociedade mais forte e com bases fortes na moral social e cívica. Teríamos mais respeito com o outro indivíduo e também apesar de vivermos em uma sociedade e precisarmos do outro, teríamos muito mais individualidade e sabendo dar valor a tudo que temos e conseguimos! Abraços.
Concordo plenamente! 👏
Sem dúvida 👏🏼👏🏼
Concordo! E isso de uma forma faz com que tenhamos orgulho e reconhecimento dos nossos valores.
"Somente mulheres e crianças podem perder o controle,homens não."
Don Corleone
Essa é boa
@@ChopinBaladeiro12 É muito boa mesmo.
Caralho guerreiro suas palavras me fortaleceu, agora vejo que estou no caminho certo 🙏 29 já tenho minha família, experiências pra caralho boas e ruins,outra coisa que faço é fortalecer minha esposa e filha pois sei que amanhã posso não está mais aqui 💪
“Manter em sua zona de fraqueza”
Essa frase faz pensar muito...
Tudo que eu posso ensinar pra minha mulher, eu faço ela aprender pra ela não precisar de ninguém numa situação de necessidade. Tudo, chuveiro, gás, ferramentas, armas. tudo
6:01 parabéns❤
Um colega meu ensinou a mulher a manusear armas, um dia ele deu uma crise dessas que mulher dá e colocou ele pra fora de casa usando a própria arma dele kkk
Que lindo sua atitude. Parabéns.
Sou jovem, 18 anos. A cada vídeo vc abre mais minha mente, e me ensina varias coisas novas/ valores. Obgd pelos vídeos.
Armas matam, tenho sempre ao meu lado livros, quando um bandido invadir minha casa começarei a ler Jorge Amado e logo e irá embora me pedindo desculpas.
Verdade ando sempre com livros para educar as vitimas da sociedade 😇
Com todo o respeito creio que você está equivocado, o estatuto do desarmamento é muito mais confiável!
quando uma "vítima do sistema capitalista opressor" alucinado de sabe-se-lá-o-quê te abordar na rua pedindo teu celular, vc dá um livro de Machado de Assis pra ele, ele vai se emocionar com a sua atitude. Confia
Simples. Se um ladrão me assaltar eu digo N pois a lei proíbe isso. Então eles vai embora kk
Kkkk
Eu só tenho um filho, 1,70m 54 kg, mas na hora de defender a família ele vira um gigante, dois marginais tentaram entrar uma madrugada pelo telhado , ele só avisava se caírem aqui vão morrer à terçadadas, um deles já tinha duas mortes nos costados, deram de cara com um magrelo decidido, desistiram..., hj em dia as pessoas precisam do Estado pra sua defesa..., já morei em lugares de bandidagem, mas meu filho não é um homem frouxo. Hoje moramos num lugar melhor.
Hoje estou completando 35 anos, e me vejo demais no seu relato, principalmente na parte da infância, hoje sou um homem totalmente diferente, e nos surpreendemos com as habilidades e potencial que muitas vezes ficam escondidos no nosso ser ......ser homem é isso, é querer sempre ir além, evoluir, o homem é um desbravador.......se vc não é isso, então ...vc ainda está na infância ......
Orgulho do meu velho que já não está mais vivo mais quando eu tinha 11 anos me levava pra ajudar ele na construção cívil onde ele trabalhava aprendi muito com ele sou grato a ele a cada saco de cimento e areia que carreguei Alem do legado dele que carrego hoje em dia
Cara eu passei por uma depressão nos ultimos dois anos e eu sinto que me afundei na zona de conforto, hoje em dia eu estou chegando mais na superfície e estou vendo o tamanho do estrago afinal ja se passou um tempo que nao volta mais e eu fui totalmente improdutivo
O importante é perceber a situação, Elton. Agora, tome ação e mude-a. Abraços.
Tlvz se vc começar a mexer com armas de fogo vc se dê bem
@@felipeleite5064 nossa cara comentário bem desnecessário deve ser um comunistinha caviar de merda "mais livros menos armas", eu tenho arma e sempre tive! é um objeto como qualquer um quem quer ser bandido nao precisa encontrar desculpa vai no escorredor de louça e pega uma faca ou paga 10 pila por uma faca em qualquer mercado
@@felipeleite5064 é uma boa, pq necessita de foco e atenção, isso pode ajuda-lo a focar a mente
Vamo lá campeão vc consegue mudar
Muito bom! É preciso vencer a cegueira, a ignorância, a preguiça, a depressão, o medo e também a inveja e o ódio, pois pior que não saber ou não querer fazer é criticar e sabotar os que estão fazendo cada dia melhor.
Parabéns meu jovem pela sua sabedoria e pela coragem de ensinar coisas Que as pessoas precisam urgentemente aprender e despertar
Que vídeo perfeito! Tenho 31 anos e só agora estou saindo da matrix, obrigada pelas palavras bem colocadas, se souber absorver o conhecimento passado nesse vídeo a vida se torna outra!
Graças a Deus ainda temos pessoas sensatas como você! Muito obrigado pelo seu trabalho!
Não é só com nossa própria força que iremos conquistar as coisas ... sim se capacitar é muito bom.. mas sem a ajuda da família e saber contar com ela e principalmente com Deus é o mais importante
Moro no DF mas quero comprar uma casa em Anápolis Goiás, lá eu quero ficar mais próximo a natureza, aqui é muito materialista.
O que existe hoje em dia é um verdadeiro culto a fraqueza.
Arma de fogo não o único tipo de arma. Amo arma branca!
Conhecer o ambiente e o local dos objetos te dá uma enorme vantangem tática
Confesso que estava precisando ouvir isso ... Conheci seu canal por esse vídeo e já ganhou um escrito ! Obrigado
cara esse video abriu meus olhos, desde a pandemia eu venho me tornando cada vez mais fraco, mais viciado em dopamina e eu não tinha percebido isso. É impressionante como me tornei dependente de outros, simplesmente parei de fazer exercicios, engordei pra caramba, peço ifood pelo menos 3x na semana, parei de ler livros e quando não to trabalhando tudo q eu faço é ficar no tiktok ou jogar algum game. Acho q a ultima coisa de util que aprendi foi em 2019.
Que lição....por mais pessoas como você.Seguirei tentando mudar meus hábitos.
Porra, isso é que é ser homem de verdade. Parabéns irmão. Você tá corretíssimo.
Acredito que é difícil ver suas próprias fraquezas, então as pessoas preferem não identificar suas fraques, para não precisar admitir e não precisar se esforçar para melhorar
Excelente papo, irmão.
Só verdades.
Apenas 9 refeições nos separam da barbárie.
Estejamos preparados.
Realmente. Há pessoas que foram criadas para serem "felizes". Para divertirem-se... E não para superar dificuldades...
Em paz também me deitarei e dormirei,
porque só tu, Senhor,
me fazes habitar em segurança.
Salmo 4:8
Querido Júlio! Estou realmente nas etapas de construir minha fortaleza interna, reprogramando a minha fraqueza e etc. Curando esse meu eu e vencendo minha ignorância! Obrigado pelos vídeos! Só realimentam meu foco e minha inspiração! Um grande abraço!
Um vídeo desse deveria ter uma visibilidade muito maior do que tem. Deveria ser mostrado num telão pra população.
É meu amigo... Antes, muito antes de encontrar o canal, eu já tinha uma intuição batendo aqui... Desde jovem eu aprendo tudo que posso. Difícil eu passar aperto, eu fui um privilegiado que tinha um avô carpinteiro e o outro pedreiro, um tio mecânico, um vizinho funileiro, o outro encanador e fiz colégio técnico de eletrônica. Estou sempre disposto a aprender. Sei usar todo tipo de ferramenta, conserto meus carros, assento meu piso, fiz a instalação da minha residência, as reformas que o tempo pediu, sei cozinhar (mais ou menos), gosto de pedalar e sou jipeiro (e aqui alguns conceitos de sobrevivencialismo, acampamento e estar sempre preparado entram com força).
E eu não sou diferente de ninguém. Exceto por precisar de óculos com 10 graus de hipermetropia (risos). Na real, esse é o meu maior fator limitante. Mas o importante a salientar é: todos podem ser, de tempos em tempos, hoje, uma versão melhor de si próprio, ontem.
Excelente falou tudo!! Até que enfim alguém pra abrir os olhos de muitos 👏👏
Como ele disse, eu era uma pessoa máu caráter, e após minha namorada mostrar que eu era um homem fraco, eu mudei tanto em menos de uma semana, simplesmente passei a ver o mundo à minha volta de uma maneira totalmente diferente, e estou desse jeito mesmo apemas querendo me superar, fazer o que eu achava que não era capaz, eu nunca me senti tão bem e mais feliz, se um ladrão fosse assaltar minha namorada eu iria focsr com medo e apenas iria aceitar, agora eu sou um novo homem que quer estar preparado prs tudo pra proteger a mulher, pra saber bom no que faz, pra que esteja sempre à frente dos problemas, o vídeo apenas me deu mais conhecimento do papel verdadeiro do homem.
Esse exemplo do pneu foi perfeito, pneu do carro que estava furou e gastamos uma nota por ajuda, quando ocorreu uma segunda vez a pessoa que estava comigo fez tudo sozinha e estava preparada. Senti algo tão ruim nessa hora, porque se fosse apenas eu sozinho eu já teria que gastar dinheiro novamente, enquanto eu também poderia estar preparado. Belo vídeo por esclarecer o que foi esse desconforto que senti nessa hora.
É Júlio Nelson, sabias palavras, eu tenho a mesma visão que a sua, morei 21 anos em área rural, atualmente moro em área urbana, porém segui de forma institinva as premissas de se morar em.area rural, minha casa tem.varias linhas de defesa, esse ano pretendo iniciar no mundo do tiro esportivo, e até final de 2023 pretendo ter minha arma, tenho estoque razoável de alimentos, também tenho planos de iniciar no mundo das artes marciais. É melhor estar preparado e nunca precisar do que precisar e não estar preparado, o grande mal do nosso país é o direito à defesa, a falta de constituição específico para esse tema.
O canal inteiro é ótimo... Mas acredito que para os homens, este é indiscutivelmente o melhor vídeo! Parabéns por trazer esta reflexão e esfregar uma verdades na nossa cara. Principalmente os jovens deveriam ver esta vídeo pra não deixar a vida deles descambar.
eu morro no interior e até a um ano atrás eu não sabia fazer nada, meus amigos dirigindo trator, ceifa, caminhão e eu apanhando com o carro. Hj eu eu sei dirigir e fazer tudo, mas percebi que aquele sentimento de unutilidade que eu sentia antes era em vão, pois hoje eu percebi que sempre terá uma coisa a mais para se aprender.
Vc, assim como eu e alguns outros, temos nos refinado, dia após dia.
E é pra isso q homem serve: pra cuidar.
É a auto superação dando a nós mesmos o sabor de vitória.
Viciadas na fraqueza e vulnerabilidade. Serve para nós mulheres também. Eu vivo arrumando desculpa. 😩😐
Oi, Júlio. Concordo com você totalmente. Tenho idade de ser seu pai (talvez, até, seu avô...) e tenho visto as gerações depois da minha se deteriorarem. E fico imensamente feliz em ver jovens como você e outros, pensando assim. Obrigado pelos seus vídeos. Grande e fraterno abraço. Antonio Carlos.
Esse assunto me lembrou uma situação interna aqui e que ocorreu recentemente:
Um sujeito "cavalo - velho" (crescido) fazendo o maior auê e drma porque tinha que trocar o botijão de gás, na qual apenas ele tinha conhecimento de que estava vazio, já que foi no início da manhã. Coisa que eu faço regularmente e sem reclamar, até porque não existe trabalho complexo e sobre humano nenhum em trocar um botijão de gás. A coisa mais simples do mundo de se fazer.
Eu aprendi a trocar gás ainda adolescente kkkkk. Me dá uma vergonha alheia de gente com medo de fazer coisas básicas.
Júlio Lobo- O Anti-frágil. É isso, mano! Bem aventurado o homem que despertou dessa matrix e assumiu o controle de sua vida antes de o perrengue bater á sua porta. Mais um ótimo vídeo.
Meu filho tem apenas 5 anos de idade e já estou ensinando a fazer as coisas de casa pra não se tornar um adulto que não sabe fazer nada,um relaxado.
Vc nasceu guerreiro ..seu espírito é maior ......sucesso
Eu sempre fui uma pessoa que pensa assim tb, quando comprei meu 1 computador, fiz um curso de hardware, comprei minha moto fiz um curso de mecanica, fiz curso de eletronica sempre com a visao de obter conhecimento para resolver meus proprios problemas, isso me ajudou muito na vida, se preparar para resolver seus proprios problemas e nao o dos outros, para que os outros enriquecam em cima de vc.
cara, queria que todo mundo que eu conheço assistisse esse vídeo!
@juliolobo cresci numa família com costumes muito parecidos com a tua e segui o exemplo deles.
O quê faltava e você me incentivou em seus vídeos foi a 4rma .
Hoje sou CAC e estou com a minha na cintura.
Levo meus filhos no clube e os incentivo a isso também.
Todos nós somos seguidores dos seus canais e rede social.
Parabéns pelo ótimo trabalho que todos vocês estão fazendo 👏👏👏👏
Não é só sobre defesa pessoal meu amigo.
@@balacobaco9317 como falei ( com muitos costumes parecidos) , a mentalidade e princípio sobrevivêncialista sempre fez parte das nossas vidas ( inclusive a defesa).
O maldito estatuto que me desencorajou a adquirir minha 4rma, com os vídeos e os acontecimentos políticos me senti motivado novamente.
Com toda certeza é muito mais que defesa.
É uma filosofia de vida.
Cara, que aula. Não sei como alguém pode ouvir essa mensagem e não querer fazer algo a respeito.
É esperançoso saber que existem pessoas que pensam como eu, obrigado Júlio!
"Quanto mais zuado você for, mais enaltecido você é pelos valores sociais" - pura verdade,
Talvez o segredo seja, começar.
A gente aqui da cidade fica muito ligado em pensamentos de "e se", "eu mereço isso ou aquilo", " Depois eu vou". A cidade é muito mais doente que o interiorioranos.
Me motivou pra crl, como sempre, julio sempre sendo exemplo, é comecar pequeno, apreendendo a se portar com as pessoas, a como falar, ser direto, até chegar ao nivel de poder ter uma arma de fogo e dizer que quem pisar sem altorização dentro do meu lote, vai precisar de muita sorte e talvez nem assim consiga sair com algo ou com vida.
Ainda assim sinto que o Júlio está me observando pois parece que faz os vídeo pra mim, sabe exatamente oq dizer pra raciocinar q tudo isso é uma mentira, que não vale a pena continuar assim, que daqui 2/3anos alg vai depender de vc, e vc precisa estar pronto
Ou coisas ruins vão acontecer.
Aquele papo reto que eu estava esperando e pra muitos um soco no estômago
Eh, Júlio bem isso. Numa conversa entre amigos eu abordei o assunto e ouvi de um dos participantes que não troca nem lâmpadas... E fui chamado de Ogro, Paranóico, e adepto das teorias da conspiração.... Rsssss
Não sou tão preparado como você, mas sei me virar bem , e sei que alguns irão padecer em situações difíceis.
Sou fã do seu canal é prazeroso ouvir seus comentários, nos faz refletir sobre o amanhã. Sucesso!!!
"Urbanoide" kkkkkk adorei!
Eu sou urbanoide. Acredito que em cada realidade (local, cultura.......) existe formas diferentes de sobrevivência.
Cuidar da terra pra ter de comer, saber fazer uma amarração, saber se virar com pouco. Tudo isso e mais um pouco encontro aqui. Seu trabalho me encanta Júlio, quero mais 🎉
Desde q me conheço tenho esse ímpeto de tentar resolver sozinha antes de sair pedindo ajuda. Quando eu tinha uns 20 e poucos e já morava sozinha, pagando minhas contas, um tio veio na minha casa e ao ver minha caixa de ferramentas ele não conseguiu acreditar q eram minhas, e que eu sabia usá-las! Eu já usava furadeira, chave de cano, instalava gás, chuveiro, fechadura... Hj, com 56, depois de ver esse mundão tão perdido, eu entendo o espanto do meu tio. Então eu entendo o Júlio, muito!
Geração tiktok
Eu não luto contra a minha natureza, luto por ela porque ela me trouxe e me leva pra onde eu vou.
O que eu acho? Com certeza é preciso mais pessoas com essa mentalidade, a coisa vai ficar bem pior, é Bíblico isso, e eu prometo que vou aprender a trocar o pneu, mesmo qe dê trabalho, vou tentar, talvez com um auxílio na primeira vez. Vlw muito o vídeo.
Cultivo minha horta, faço as manutenções de casa,ajudo na organização da casa, procuro aprender sobre mecânica e outras coisas uteis! Amo ferramentas e faço uso delas.Tenho armas de fogo para proteger as pessoas que amo,fui criado pelo meu avô dessa maneira. Homem provém, conserta,cuida e edifica uma família . Tenho apenas 30 anos,mas me sinto preparado para enfrentar o dia dia .
Infelizmente a maioria das pessoas se acovardam , são meras presas fugindo como uma lembre assustada ,se deixam levar por ideologias covardes e esperam unicamente por providência divina ou do nosso sistema público, Muda Brasil 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Dou graças a Deus pela bênção de um pai pescador e caçador. Onde ele nasceu, se não caçavá não tinha o que comer. Da necessidade virou prazer e eu vi muito disso. Muitas histórias. Mas preciso melhorar minhas vulnerabilidades ainda.
Costumo dizer: se tiver um terremoto, uma catástrofe que quebra tudo...quem se salva? São essas pessoas que sabem usar chave de fenda, se SABEM que são fracas e , na minha opinião, temem verdadeiramente a Deus e respeita as leis dEle.
Obrigada pelo vídeo Lobo.
Deus abençoe você e tua família 🙏🏼
Isso foi um tapa na cara de muita gente, eu penso da mesma forma que vc, um cidadão de bem merece sim ter como se defender em sua casa e na rua e quando o governo quer a populaçao desarmada pq para ter o controle é mais facil.
Massa sua reflexão, eu mesmo negligenciei demais essa questão, a única coisa que fiz foi cuidar do corpo e da saúde, mas to lendo sobre como começar a ser mais autonomo
corajoso e desafiador...muito bom superar a sí mesmo sempre é e será a maior vitória...parabéns
Vou fazer um textão, mas...
Eu sei trocar lâmpada, bujão de gás, sei fazer massa de cimento, trocar resistência do chuveiro, trocar pneu (eu nunca fiz diretamente na prática, mas sei como funciona pelo teórico). Eu aprendo muito rápido qualquer coisa no campo prático e do dia a dia. Com toda a experiência que eu tive com isso, aprendi que no final depende da fé depositada em você e a consciência dos pais para dar mais liberdade para os filhos aprenderem.
10:23 no final é exatamente essa conclusão que eu tive. Não apenas o sistema quer isso, mas muitos parentes malas e tóxicos querem isso também. Te impedem de aprender e de fazer as coisas apenas para te manter em controle e dependência superficial. Depois dizem na maior cara de pau que você não faz nada! Foi assim que eu relacionei com todo sistema ditatorial que existe: sempre "cortam" os braços do povo e criam barreiras e bloqueios para impedir o povo de se desenvolver, pois isso facilita o controle e opressão. Fora que isso pode ser usado como justificativa para subjulgar e subestimar o povo, afirmando que eles são inúteis, que não tem autonomia e por isso o poder do ditador/tirano deve-se fazer presente.
Bom dia. O Sr devia tentar trocar uma vez o pneu para ver cómo é. Apenas por que as vezes(me incluo nisso) a gente sabe na teoria mas o fazer geralmente é mais difícil do que a gente imagina. Eu por exemplo sempre vi meu avo e pai carnear tudo que é animal, e na teoria achava que sabia fazer isso facilmente pois já havia visto dezenas de vezes. Até que eu com 16 anos tive que pendurar(carnear) uma ovelha e fazer tudo sozinho, aí eu vi a dificuldade da prática. O que parecia simples não era.
Muito bom, Julio! Te admiro muito! Eu tbm sou muito fraco e isto é mais motivo para buscar ser melhor.
Existem candidatos que não querem com recursos para não defendermos, pensem nisso.....
Muito boa sua didática e a forma de pensar fora da "manada". A sociedade está doente em todas suas formas e ninguém se apercebe disso.
Júlio, recomendo a leitura do livro "Mindset - A Nova Psicologia do Sucesso" a autora é a psicóloga Carol S. Dweck. Explica completamente a perspectiva que você vê e entende o mundo.
Obrigado
Estou lendo esse livro. Por dois capítulos, já levei muita porrada!!
"Desenvolva habilidades para você não depender dos outros". Perfeito.
Eu também já fui meio fracote quando era mais novo e isso me motivou a sempre melhorar.
Hoje já tenho muitas habilidades que nem podia imaginar que teria, treino krav maga há 6 anos, vou ao clube de tiro no mínimo 1 vez ao mês e recarrego minha própria munição para o treino ficar mais barato.
Lamento somente ter perdido tanto tempo na minha vida com coisas inúteis, deveria ter começado a me preparar muito mais cedo.