É vdd. Eu tenho uma tia com o seu nome que sofreu muito com minha avó manipuladora narcisista... E infelizmente eu vi meu pai e minha mãe num relacionamento parecido. Mas eu vejo que ambos eram controladores: meu pai narcisista e minha mãe manipuladora vitimista... Enfim... Estão mais perto do que imaginamos....
A dois anos me envolvi com uma garota, no início tudo era ótimo, mas depois começaram os problemas.. ela tinha problemas com os pais dela falava muito mal deles, era impulsiva, com muitos traumas de infância e do nada perdia o controle sobre as emoções dela.. apoiei muito ela para se tratar em terapia e o diagnóstico veio.. transtorno borderline com traços narcisista. Resumindo depois de muito insistir e sofrer nesse relacionamento consegui sair, isso acabou com a minha vida. Não joguem suas sementes em solo infértil meus amigos! não se iludam pela beleza, e nem tentem ser heróis.. salvem vocês mesmos e sigam suas vidas sozinhos caso encontrem pessoas assim pelo caminho.
Nas primeiras cinco linhas já pensei em borderline. Li muito sobre o transtorno depois que meu relacionamento com um provável border acabar muito mal. O importante é oferecer apoio se a pessoa quiser tratamento psicológico, se não, o único jeito é se afastar total
@@alessandrorodrigo2087 se não saiu ainda é porque não doeu o suficiente, mas acredite vai doer.. e muito, converse com amigos e não se afaste da sua família
Dizer que a vítima de gaslithing e manipulação é dependente emocional é o mesmo que acusar a vítima de estupro. Não há dependência emocional. Conforme ele explica muito claramente no vídeo, há, sim, a construção paulatina e gradual de um questionamento intenso das suas capacidades e habilidades. Ao ponto de você duvidar de tudo em si mesmo. Todas as suas crenças, todos os seus conhecimentos, toda a sua experiência de vida são desvalorizadas gradualmente a ponto de você não saber mais o que é verdade e o que não é. O que é fato e o que não é. É um processo muito maquiavélico. Não dá para culpar a vítima de ser dependente emocional. Isso seria muita crueldade.
@@eidilima o que eu quis dizer é que, quem é dependente emocional das pessoas tem maiores chances de ser vítima desses tipos de manipuladores, assim como pessoas que estão desesperadas por um propósito ou são cabeça fraca tem de a acreditar em discursos populistas, em caírem mais facilmente na lábia dessa gente.
@@iaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaminha ex é soa como você... Era religiosa, mas falava uma coisa e fazia outra. Eu sempre fui um cara muito cético, pessimista, aprendi a ser desconfiado, não esperar boas coisas das pessoas, tenho um olhar crítico em relação a nossa natureza corrompida... Mas sempre fui sincero, honesto e íntegro. Embora algumas pessoas prefiram doces mentiras contadas com um sorriso no rosto à verdades amargas. Eu descobri uma traição e me afastei completamente, sumi sem dar oportunidade pra ela que queria se justificar... (Algo que, ao meu ver, é injustificável). Ela ainda ficou me procurando nas redes sociais, criando fake pra dizer que me amava e indo no meu trabalho perguntar aos outros sobre mim. Foram 6 meses assim, descobri que ela tinha aceitado voltar pro ex dela (ele é bem mais velho que eu e tem faculdade, mas é um bocó e tem cara de otário/sofredor/acabado), mas ainda criava fake pra dizer que me ama, joguei tudo na cara dela e daí ela me bloqueou e a mamãe dela foi no meu trabalho tirar satisfação com o "bom moço" aqui, achou que por eu ser jovem e quieto iria aceitar ficar ouvindo besteira dela como se eu estivesse errado. Eu fui franco com ela e coloquei ela no devido lugar dela sem precisar me alterar, foi só expôr o que a filha dela fez. Posso soar bem negativo, pareço ser sério demais, mas às pessoas precisam parar com isso de achar que ficar rindo pra tudo é algum sinal de bondade/virtude.
A vida inteira fui rodeado por manipuladores, familiares, "amigos", relacionamentos... a cerca de 3 anos comecei a assistir muitos vídeos e com isso fui aprendendo, se fosse o conhecimento disponível acredito que ficaria estagnado.... Eles te chamam de ingrato quando sentem que vc acordou! Com 33 anos falo com total convicção que este tipo de pessoa atrapalha seu desenvolvimento
Tive uma namorada linda, muito comunicativa, engraçada, simpática, sorridente. Combinávamos em quase tudo, era uma química, era conversa o tempo todo mas sempre que acontecia uma coisa que não a agradava ela me colocava para baixo, me criticava de forma destrutiva, falavas indiretas, etc. Resultado, aquele namoro que eu achava que ia terminar em casamento, eu interrompi assim que percebi a maldade dela. Eu priorizei a minha saúde mental, "cortei na carne" e obedeci a minha cabeça de cima, por que a de baixo e o coração já estavam completamente entregues.
Me envolvi com uma narcisista ano passado, logo q percebeu que eu me apaixonei, me chutou do nada com histórias absurdas, como se eu fosse o culpado, passei pela bomba de amor, tratamento de silencio e o descarte, e falo, tenha uma boa base filosófica, reconheci que eu nao era escravo dela mas sim de mim mesmo e dos meus vicios, em 3 semana ja tinha cortado o vínculo emocional, e dai em diante so foi melhorando, narcisista é o pior ser humano q existe, fiquem longe desses seres malignos, mas se envolverem, voltem la no inicio da relação e tragam devolta a unica coisa que pode te salvar, A SUA ALMA, pq vc deixou ela la atras, deixou de ser quem vc era, se apequenou, aceitou muito menos doq vc ofereceu, entao busque sua alma de volta e volte a ser a pessoa que vc era! Paz mental sem apego emocional a nada e ninguém, é luxo hj em dia meus caros!
O filme "A garota do trem" é um bom exemplo disso. O ex marido da mulher deixa ela em um nível de trauma tão grande que, a mulher acredita realmente que é uma pessoa horrível e que cometeu crimes...
O conceito que foi apresentado no vídeo reforça algo que teorizo sobre minha própria personalidade há algum tempo: sou uma pessoa manipuladora, mas que até então nunca se fez ciente deste fato, se é que isso faz algum sentido... Comecei a analisar isso após alguns "estudos" que fiz sobre ações e atitudes de pessoas no dia-a-dia. Por sofrer do transtorno de espectro autista, encontro uma dificuldade acentuada em compreender o comportamento humano, principalmente no que tange aos pequenos detalhes. Ao ler sobre comportamentos de pessoas manipuladoras, analisei que muitas de tais atitudes associadas a este aspecto de certos indivíduos eram compatíveis com alguns que eu já adotei em alguma situação vivenciada por mim Por exemplo, lembro de já ter utilizado da técnica do "gaslighting" apresentada no vídeo, onde, em uma ocasião, fiz um comentário grosseiro a uma ex-namorada minha, onde ela ouviu apesar de ter falado baixo, ficou brava e no dia seguinte expressou seus sentimentos de fúria diretamente a mim, e acabei por convence-la de que ela teria apenas se confundido, que no momento em não havia dito nada, e funcionou...ela até mesmo pediu perdão pelo "erro". Não sei ao certo das razões que me levaram a desenvolver tão específico de personalidade, mas se fosse para considerar algo, diria que veio da minha criação em casa, onde convivi com pais difíceis de argumentar e que muitas vezes me obrigavam a recorrer de tais manipulações para poder me defender nas discussões e sair da mesma sem maiores problemas. Soma-se a isso o meu já citado transtorno que limita minha capacidade de compreensão de relações humanas e encontro uma explicação razoavelmente plausível para minha hipótese inicial. É uma situação preocupante, mas que felizmente fui capaz de reconhecer e compreender a problemática. Fico feliz pela existência de profissionais, como o Julio, que me auxiliam a compreender não somente o mundo e contexto que estou inserido, mas também a mim mesmo, e a eles eu sou grato...
Hoje em dia, busco não esperar nada de ninguém. Há, no mundo, tanto pessoas boas quanto pessoas ruins. Eu acredito mais em atitudes do que mera palavras bonitas. Aquele velho ditado: " de boas intenções, o inferno está cheio".
Fui arrepiando a cada segundo que falava, fui casada com um homem exatamente como descreveu, por muitos anos. Estou divorciada há 10 anos e carrego complicações psicológicas. É ATERRORIZANTE.
12:53 Cuidado com quem você escolhe pra te ajudar. Há inúmeros casos em que a família vai mais atrapalhar do que ajudar, pois já está sob a influência terminal do(a) manipulador(a).
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Passei por isso, pensei que não fosse so reviver. So revivi, sai mais esclatecida, mas, os manipuladores espreitam, mas, já sabem que tô ligada. Agora manipulo as situações contra quem me manipulou.
Eu cai nas mãos de um familiar que foi a pior pessoa que convivi até hoje em termos de maldade. ela sempre procura um familiar fragilizado para estender "ajuda". Com uma mão sana a dificuldade material e com a outra destrói. Assim, com todos que se deixaram enganar.
@@CristianoVeiga já fui tanto da universal, quando testemunha de Jeová. Essas religiões tem cada uma suas particularidades, mas as nuances do que está sendo descrito no vídeo aparecem nas duas.
@@e.7734 pelo seu comentário, vejo que despertou da manipulação do sistema religioso, eu sigo vários canais de denúncia da igreja universal, como palhaço cristão, tudo pela verdade, ex universal. eu estudo a muito tempo a manipulação religiosa.
Já tentaram fazer essas manipulações cmg, mas sem querer me gabar, eu sou muito inteligente e conheço muito sobre a personalidade humana, aí eu simplesmente ignorei.
Descobri já 05 anos que vivo nisso, mas até agora busco meios de como sair. Esse ano, 2024, será decisivo, juntei provas, me organizei financeiramente e emocionalmente para dar um basta. Deus nos ajudar.
Confia! Se tu de fato fez o q disse ter feito..... coragem! Tudo conspira a teu favor! Intensifica teu foco. Vai com medo mesmo,vai dar tudo certo..... E não olha o retrovisor! Ti desejo sorte! Farei um pedido a Hécate olhar por vcs! É a Rainha das bruxas... Senhora das encruzilhadas! 🎉
Eu estou tentando. Minha vida financeira acabou. Estou tentando montar um ponto de venda para recomeçar. Não sei como será, pois tenho problema de mobilidade. Mas sairei.
E se pensarmos bem, todos nós já convivemos com gente manipuladora do tipo, pior e penante é que algumas pessoas ainda sofrem até hoje convivendo com tais pessoas
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Existem pessoas manipuladoras em todos os lugares, não apenas em relacionamentos amorosos, existem nas amizades, na família e se você trabalhar com o público, você vai ver bastante. A solução é saber identificar e saber lidar para não ser prejudicado
@@BUS142cara! Com todo respeito você está sendo extremista. Ficar só, vai contra tudo da natureza humana. Ninguém suporta ficar só. A solução é aprender a desacelerar a mente, observar o comportamento das pessoas e escolher se aproximar de pessoas confiáveis. Existe um limite de proximidade para cada pessoa. Presta atenção que muitas "amizades" não te valorizam, outras são negativas, outras fofoqueiras, outras ouvintes, outras parceiras... O segredo é aprender a identificar esses perfis, se afastar de quem não presta e valorizar as boas pessoas.
Já passei por uma situação assim há cinco anos atrás... Ele sugou até a última gota das minhas forças e, quando dei por mim, estava dopando-me de medicamentos tarja preta, sem amigos e ainda sentindo-me a pior pessoa da face da terra. Aos poucos fui reerguendo-me e mesmo sob ameaças comecei bater de frente e apesar de ter sido perseguida, consegui cortar todos os vínculos.... Por um período senti medo de sair e de que ele fizesse algum tipo de armadilha e, muita podridão dele também começou vir à tona, mostrando-me que ele acusava-me do que era.
eu era um desses que achava que nunca seria vítima de algum manipulador, até começar a trabalhar como vendedor... Normalmente você espera que o manipulador seja o vendedor, afinal, ele que quer tirar o dinheiro de você, mas pode apostar que há muito mais clientes manipuladores por aí. é sempre a mesma técnica ou alguma semelhante, eles chegam te tratando super bem, elogiando seu atendimento, sempre que voltam só querem ser atendidos por você, adivinha por qual motivo? Descontos. é simples assim, como vendedor é muito fácil você se sentir mal ao dizer "não" quando algum cliente que te acabou de elogiar pede alguma vantagem (passar entregas na frente, dar mais desconto, liberar material fíado), e você só se livra disso quando aprende a identificar esse tipo de pessoa
@@ojardimdeoracao, não vai adiantar muito. Sou professora universitária e já caí em vários golpes de explicação emocional, por ser uma pessoa de confiança, acreditar nas pessoas e ter respeito por elas. Continuo com bons modos, mas não confio em ninguém.
Trabalho com serviço público e aprendi a dizer NÃO com muito gosto quando me pedem algo errado, justamente justificando “mas isso é ilegal né? Não dá certo”.. a pessoa que tá pedindo fica muito constrangida na hora. Quando seu senso de ética sinalizar que uma situação está errada, não tenha vergonha de dizer não.
Fui traída e descobri, mas antes de desmascarar meu marido, ele falava que jamais iria me trair, que preferiria separar. E ultimamente ele me fazia sentir que estava com paranóia. Pensei em procurar um médico. Estava já com síndrome de Pânico, ansiedade. Até que descobri tudo clonando o whatsapp dele através do meu computador. Eu assisti muito o metaforando no RUclipse TB o canal não minta pra mim. Agora sigo o Júlio TB. Inteligente demais e é uma benção.
Ah para né... qual pessoa iria dizer que trairia? Em relação a te fazer sentir paranóia eu não posso dizer nada... mas se depois de descobrir e separar vc melhorou, obviamente ele era o problema.
Parabéns pela força e por ter buscado se livrar de toda esta situação! É isso aí. Muito bem. Que todos e todas que vivem uma situação parecida com a que você viveu, possam agir como você.
Outro aspecto interessante, vez que a pessoa consegue se livrar de um relacionamento desse tipo, é ela investigar seu passado e as demais relações que teve, se também não se configuraram abusivas. Porque é muito comum ter havido uma relação abusiva inicial, com um pai ou mãe narcisistas, que pode criar um padrão recursivo de buscar sempre relações semelhantes. Não necessariamente no aspecto amoroso, mas também com líderes religiosos narcisistas, chefias em ambiente de trabalho (no caso, não escolhidas mas suportadas além do aceitável) e por aí vai. Vale à pena entender se houve relacionamentos assim no passado e buscar se fortalecer para não cair nessas armadilhas no futuro. Porque as feras existem, a gente tem que sair pra vida, logo precisamos saber nos defender - que é a proposta desse vídeo, inclusive.
Julio você está sendo muito importante para minhas decisões apesar de que completo agora dia 14 de março 63 anos e bem mais velho que você minha vida passou por vários casos semelhante aos seus só que em épocas diferentes 11anos não coloco uma gota de álcool na boca tinha 52 quando tomei a decisão de por o copo de cabeça pra baixo e dar um basta,.mas consequências vieram perdi casamento joguei muito dinheiro fora e na Pastoral da SOBRIEDADE catalolica venho refazendo meu ciclo de amizades que antes eram de outro ambiente tóxico é uma luta diária contra outras ansiedades que tenho que não deixar o TALVEZ inimigo do cérebro tomar conta e lutar com atitudes mesmo que dê errado, quanto mais nos curamos ou tentamos mais somos testados e agradeço por ter te conhecido aqui nos seus vídeos pois sozinhos não conseguimos alcançar vôos mais altos.❤
Estou na vibe do istoicismo, ñ deixar q ninguém entre na minha mente, sem q eu esteja atenta, questionando cada passo do outro. Olhando a situação com frieza, deixando o emocional de lado!
RUclips me mostrou este vídeo porque ando pesquisando sobre transtorno de personalidade narcisista. Depois de 23 anos de casamento, pulei fora desse barco. Mas eles são altamente perniciosos. Destroem seu património, suas relações de amizade, familiares. Seres das trevas que seguem com suas máscaras sempre atrás da próxima vítima.
Prática muita utilizada por muitos ditos "coachs" aí, ainda mais os daqui do Brasil, pra não dizer que quem pratica gaslightning seja um psicopata de fato.
Sim meu caro, infelizmente muitos "gurus" utilizam pesadamente dessa técnica e muitas outras conhecidas no processo de criação de seitas para garantir a permanência de seus súditos. Já vi situações que são assustadoras, e acontecem diariamente no nosso país. Abraço.
@mirtesmuller9787, nunca tinha pensado nisso: " assédio religioso". Eu era muito requisitada para ajudar em uma igreja, mas não gostei de como fui cobrada algumas vezes, por chegar atrasada devido à chuva e idade. Você trabalha de graça, é super elogiada e depois cobrada pessoalmente e por telefone, te cercam. Saí fora.
Nem sem a pessoa que pratica esta manipulação põe em prática de forma tão consciente, no sentido de seguir o "passo a passo" do gaslighting, muitas vezes apenas são assim, e incrivelmente age de acordo com o conceito do gaslighting, naturalmente.
Eu já vi um podcast de uma psicóloga, onde ela disse que um psicopata já nasce predestinado a ser psicopata, a pessoa já nasce assim, isso acontece naturalmente, pelo que eu entendi.
Minha orientadora é bem manipuladora. Só quero fechar o doutorado e seguir minha vida, mas ela fica enroscando e sempre que pode me diminui, quase destruiu minha saúde mental. Me tornei vítima por acreditar que ela queria o melhor para mim, mas hoje vejo que ela é manipuladora.
Eu passei. Foram anos muito difíceis. Finalmente veio o divórcio. Mas mesmo assim, no primeiro ano após o divórcio, ainda havia tentáculos que tive muito esforço para cortar. Estou divorciado há sete anos. Fica marcas e muita desconfiança.
O foda é quanto há filhos na jogada. Estou passando por isso e não sei o que fazer. Da mesma forma que a fdp manipula meus sentimentos vai fazer com a criança. Ou seja, vai conseguir me atingir e machucar mesmo longe.
Meu ex é exatamente assim. Um cara super inteligente e eloquente. Sabe aquele passivo agressivo ? Aquele que chega a dar medo? Então... é ele. Eu aguentei inúmeras situações: chegar em casa bêbado na madrugada; falar que eu iria morrer sozinha; tanto antes, como no dia do nosso término, ele falou que eu nunca ia conhecer alguém igual a ele, que ele sempre o foi o melhor para mim. Teve uma situação na qual um tio dele como "brincadeirinha" ficava me chamando pelo o nome da ex dele, e eu não gostava; pedi para que ele conversasse com o tio e pedisse para parar, e nesse dia houve uma grande briga, porque ele falou que eu era bipolar, que eu era histérica, e que falaria para o tio para não mais brincar comigo porque eu era bipolar e não aceitava brincadeiras. Lembro-me de ter chorado muito nesse dia, e nós tínhamos uma festa de aniversário da prima dele. Tivemos uma outra discussão no carro, e ele ameaçou jogar o carro da pista. Quando chegamos ao salão ele queria entrar de mãos dadas comigo e posar para as fotos, como se nada tivesse acontecido. Eu, obviamente, não aceitei; não sou falsa como ele. Nunca conheci ninguém tão cínico e manipulador como este homem. Até perguntar se eu iria me matar por causa do nosso término, ele me perguntou. Não quero ver nem pintado de ouro e cravejado de diamantes.
No meu caso, as ofensas eram escrachadas, insentivadas, pessoas eram recrutadas de toda parte para concordar e apoiá-la. Eu consegui sair com ajuda de um tio que colocou a mão na consciência por um segundo e me ajudou. Não fosse ele e as dicas no RUclips eu não teria conseguido jamais sair daquilo 10:47
Minha situação é de estar sendo desacreditado e humilhado junto a meu filho jovem com gozações disfarçadas de brincadeiras sutis, mas, depreciativas em tudo, desde aspectos físicos, como profissionais, emocionais e outros do cotidiano, por ela alegar eu estar ficando velho e gagá, que a deixo estressada e irá colocar calmante escondido em minha comida e ficarei dopado, meus amigos serem idosos e doentes, desvalorizar minhas conquistas e os resultados obtidos, dizer que morrerei sozinho, dentre outras, enquanto a bruxa atua perante familiares e conhecidos como pessoa de valor, caráter e princípios, me desqualificando sempre que possível, de maneira sorrateira e sutil. Já identifiquei td e aprendi a não revidar, não dar crédito e ficar no silêncio, graças a videos e profissionais como este (pq ela já expressou suas intenções), contudo, sem dizer nada a respeito dessas constatações à ela. Tal qual citado, cada situação pessoal é unica e muitas.vezes, o caminho da ruptura total ainda não é possível, como meu caso. Mas tenho fé, que tal qual despertei para isso td, graças a iluminação divina, também irei encontrar uma solução.
@@gualtersilvanijr1, tenta mostrar para o seu filho, que como provedor financeiro você é muito responsável e ele deve isso a você. No mais, por experiência própria, aconselho que cuide do seu estado emocional, não sem intimide com ofensas, questione com inteligência àqueles que o ofenderem. Sobretudo, rezar muito, porque essas pessoas querem mais é que a gente morra. Faça planos pra sair dessa situação em segredo, não conte pra absolutamente ninguém. Deus abençoe sempre você 🙏
@@gualtersilvanijr1 cada frase do seu texto aconteceu comigo, por muito anos, mas foi a minha mãe. Realmente, quem passa por isso sai espoliado, solapado. Mesmo ainda frágeis, podemos mostrar PODER, austeridade, e resiliência em nossas atividades, como você está fazendo, afim de intimidá-lo. Comecei a praticar lutas, me responsabilizar pelas contas, o que minou grande parte do show, do ímpeto de sadismo e maquiavelismo, devido eu ter aumentado meu "poder", passaram a me temer. Entre outros canais que me ajudaram a literalmente escapar daquele covil, foi o do dr Kurt Mendonça, esclarecendo o principal erro estratégico da vítima, a DR de encerramento. Saia em silêncio. Taryana Rocha, Jane Six e até a Virgínia Coser, Rafael Sad - Um Viking de Óculos, entre muitos outros que já citei em outros vídeos, como o Elton Euler. Enfim, apesar de não vê-los nunca mais, não darei mais o prazer tão puro de que necessitam de estudar e pisar em nossas feridas e atrapalhar nossos objetivos. Já arruinaram grande parte deles. Depois de um ano, aproveitei uma brecha e saí. Contato zero calm, apenas isso. Ps. Também sou chegado a pessoas velhas e sábias.
Para descobrir um difamador escondido as vezes é melhor ((fingir)) um defeito, conflito, etc.. combinado com outra pessoa só pra calcular, expor a reação do manipulador
Seria interessante você abordar os transtornos de personalidade psicopata, sociopata e narcisista e suas peculiaridades, para que possamos reconhecê-los.
Passei e passo por isso, minha mãe é narcisista, ela me deixa louca e eu cresci super reativa, qualquer injustiça eu já reajo imediatamente, cresci levando golpes dela, golpes psicológicos que me destruíram, fiquei com uma dívida de 50 mil por ter pegado bolsa de estudo e ter de para a faculdade no 7° semestre, me vejo sozinha com um filho para criar, os outros tive que deixar com o pai por não ter condições tudo quanto eu tentei fazer minha própria família me puxou o tapete debaixo dos pés, a última foi que meu pai não eve um C.A. de garganta e todo mundo saiu fora, eu tinha acabado de fazer um curso, perdi o suporte e agora tô aí no perrengue para conseguir trabalhar, já que perdi o suporte cuidando do meu pai porque minha mãe não quis cuidar, nenhum dos meus irmãos quis ir pra casa deles cuidar e ficou tudo comigo, minha mãe tirou licença para cuidar do velho e passava o dia todo jogando e nem a comida dele queria fazer, disse que me ajudaria depois, mas eu mesma nem sei ouvido,ela só promete e não cumpre, meu pai chegou a pedir para não deixar ele sozinho com ela, vi que ele estava com medo, mas agora que ele está de boa ele nem lembra do que passou, se peço algo logo ele vem com grosserias, então, passei por isso no meu casamento também, só arrumo gente narcisista, até desisti de ter alguém comigo, tô tão cansada, nem vontade de viver mais eu tenho, escutei cada coisa que só Jesus na causa, escutei dizerem a meu respeito que estava possuída,l pelo demônio, larguei um psicopata que tentou me matar em conluio com a mãe dele, apanhei tanto que fiquei dois meses sem andar, ele foi embora para o Canadá e minha família me infernizou tanto que eu nem sei mais quem sou, tive costelas quebradas pelo meu irmão, apanhava na cara de uma irmã minha, minha mãe saia na metade da semana e me deixava praticamente só com arroz e feijão para comer e eu tenho um filho autista e os demais eram pequenos e eu não conseguia trabalhar, inclusive quando tentei, minha mãe em uma dessas idas para a casa da irmã dela fez um escândalo, pois eu ia trabalhar e ela disse que não ia ficar com o meu filho, meu pai tinha ido fazer um serviço e ela teve que ficar com meu filho e ela começou a me envernizar, eu entrava as 14h já estava arrumada para ir trabalhar, pois saia da faculdade e deixava o menino na casa dos meus pais, não aguentei,nesse dia pedi demissão e voltei pra casa arrasada, daí perdi o trabalho, não consegui mais estudar e quando achei que estava ruim ficou pior, tudo eu que tinha que fazer na casa, era perseguida por todos e meus filhos vendo toda a violência pela qual eu passava, eu me sentia humilhada, passava fome, era maltratada por todos e acabei não conseguindo mais conviver com nenhum deles.
Não é só homem “contra” mulher. Na vdd, acredito que isso ocorra mais de mulheres sobre homens. Saí de um relacionamento assim, de anos, e só estou percebendo isso agora, depois de um tempo separado. Claro, eu já tinha essa percepção na vdd mas só depois do término pude ver as coisas com mais clareza. Mulheres já são naturalmente mais aptas com isso e quando se propõe a fazer isso intencionalmente torna-se mesmo muito perigoso. Com certeza se tiver alguém pra ajudar a sair é melhor mas felizmente consegui sair sozinho, embora ainda esteja em frangalhos e me recuperando disso tudo. Agradeço pelo vídeo, foi esclarecedor e provocou mesmo boas reflexões para eu entender que não sou aquela péssima pessoa que ela me fazia acreditar que eu era.
Não há estatísticas sobre se homem é pior que mulher neste quesito, você está falando com a sua dor. Acontece que temos que aprender a ler os sinais de identificar as reds flags. Ao longo da minha vida, me deparei com mais de um homem com estes comportamentos e conheço muitas mulheres que passaram por situações semelhantes. Portanto, isso é da natureza humana.
@@tamarrabelo discordo. Há estatísticas sobre o transtorno borderline ter maior incidência no sexo feminino. Sobre ser pela minha dor, sim, falo por experiência própria, mas tbm por frequentemente observar isso em relacionamentos próximos tbm e na maioria dos casos a munher é a perpetradora dos abusos mas isso não tem estatísticas oficiais porque isso não dá voto e não tem visibilidade, ao passo que o homem tem que aceitar tudo, ser forte e aguentar ou seja, ngm nunca parou para medir esses fenômenos da forma como deveria. O que se vê são apenas apoio às mulheres em que romantizam comportamentos inadequados delas e demonizam qqer apontamento que o homem faça. Mas aí o assunto fica mais amplo e tem a ver com tudo isso mas já é uma ooooutra história.
Maldade não tem gênero ou classe social religião . Tem em todos os lugares como pessoas boas também estão em todos os lugares . Simplesmente escolha de ser assim maléficos.
Meu irmão é assim. Tem a visão da realidade, completamente distorcida, e quando eu apontava uma coisa que ele fez ou falou.... ele dizia quem eu é quem havia feito ou falado. Fora a mania de perseguição RIDÍCULA, onde qualquer comportamento alheio, na cabeça dele.... era pra incomodar/provoca-lo. Um completo "fantástico mundo de Bob". E exatamente: ele acusa o outro, daquilo que ELE É. Cortei as relações pela raiz, pq eu tava ficando louca, convivendo com ele no mesmo ambiente.
Saí de uma relação assim há 3 meses, mudei de cidade e foi difícil no início, mas com a ajuda de familiares e amigos é possível 👌 um abraço de Portugal 🇵🇹
Estive em um relacionamento com uma portuguesa esse ano e ela teve diversos comportamentos como estes citados no vídeo, fico feliz por ter conseguido sair disso, eu infelizmente demorei pra perceber que de fato eu estava sendo vítima, mas no fim tudo deu certo, felicidades para nós :)
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
já fui muito manipulada e decepcionada, enfim hoje não, mudei, mudei tanto que não confio em ninguém, não amo ninguém, não gosto de vizitas, não tenho amizades com ninguém. aquela eu, morreu.se alguém chorar eu não acredito, não acredito em palavras. Só creio em Deus! 🙏arrumei um homem pra ser meu companheiro, ele estava sozinho e eu sozinha, fomos viver juntos sem nos amar, eu não amo, ele não me ama, mais cuidamos uns do outro. O amor não existe, estamos juntos faz 29 anos já temos filho@s dois filhos.
Júlio, passei exatamente isso, consegui sair más realmente não foi fácil, me custou caro hoje vivo em paz graças a Deus! O pior é que no meu caso sendo homem, às pessoas não acreditavam em mim pois acham que a mulher é sempre vítima o homem nunca!! Até hj familiares e amigos acham que eu sou o causador, abusador, mau caráter e etc... Meu conselho pra qualquer pessoa que vive numa relação seja amorosa ou familiar é: manda embora, ou vá embora sem olhar pra trás, contato zero, total!
Eu tenho uma terrivel combinação de TEA e "dedo podre". Uma levou todo o pouco patrimonio que consegui juntar trabalhando igual um cavalo pra sustentar os mimos dela e outra levou meu emocional, minha (ja pequena) auto-estima e o resto de energia q eu tinha para viver. Nesta ultima pensamentos muito ruins passaram pela minha cabeça, pois seria mais coerente/racional eu deixar de existir do que continuar sendo "um incomodo para os outros". Ambas usaram a frase "eu sou a melhor mulher que vc vai conseguir ter" e "vc devia agradecer por eu suportar voce". Tempos depois, durante terapias, consegui estabelescer com clareza a linha do tempo e os pontos chaves, e ficou evidenciado que ambas adaptaram as manipulações especificamente para explorar as caracteristicas do autismo.
Muito didático, parabéns! Poderia comentar sobre mãe narcisista, principalmente aquela que se faz de vítima? E as situações em que a mãe tem ciúme da filha com o pai. Obrigada
Perfeito, tão difícil enxergar quando se está na situação. No meu caso, mesmo sendo abandonada grávida, senti culpa a gravidez toda. A terapia me mostrou tantas coisas. Ainda hoje a pessoa tenta colocar a culpa por tudo que faz ou não faz em mim, mas não funciona mais. O problema que persiste agora é a sobrecarga de fazer tudo sozinha pela minha filha.
Também existe a técnica de usar drogas para enfraquecer a memória e o raciocínio, e a técnica de cortar os laços mais próximo a você. Digo isso porque eu sofri isso de minha ex namorada. Ela me drogava com alguma substância, e de tanto fazer birra com minha mãe e meus amigos me acabei afastando deles. Quando notei era tarde demais.
Eu consegui sair disso em 2021, não sei se eu diria sozinho, pq oq eu mais fiz foi jogar na mão de Deus. De qualquer forma fico feliz de ver como meu espírito é forte para fazer parte dessa minoria.
Eu sou casada com um cara que tem transtorno narcisico e ja usou muito gaslighting comigo. Um dia acordei e sentei com ele pra conversar sobre isto e comecei a mostrar varios videos sobre o assunto. Por incrível que pareça, ele entendeu e melhorou muito, mas o melhor é q EU melhorei. A gente convive e não dou nem espaço pras atitudes narcisicas, taco na cara e faço ele mudar o comportamento na hora. Por enquanto ta indo bem, mas fiquei com o sentimento de que ele realmente não tinha consciência de q o que estava fazendo não era normal... vamos ver no q da, se um dia eu separar eu volto aqui e conto kkkkkkkkk
Espero que vcs consigam superar. Identifiquei isso em minha esposa. Ela me deixa maluco! Me trata super bem e do nada começa a me tratar super mal, pra eu me sentir culpado, sei lá. Eu fico pensando: mew, como uma pessoa pode mudar de humor/comportamento tão bruscamente e rapidamente assim? Aí comecei a assistir vídeos e entendi que isso eh pra gerar dependência emocional. O problema eh que realmente gosto dela, e temos uma filha, quero manter a família junta, não quero me separar. Espero que seja possível, como você comentou, que a pessoa seja capaz de enxergar o mal que está causando ao convívio e possa mudar. 🙏🏼
Deveriamos tirar esse estigma sobre aprender a manipulação, pois é importante que nós saibamos manipular para não sermos manipulados ou então usarmos para defesa.
Olha que tô passando por isso, e faz tempo você não faz ideia o pior que o grau está aumentando e na cidade já estão me vendo como o errado. Você não faz ideia do prejuízo financeiro e perseguição política, um dia me exaltei pelo celular pela proibição de visitar minha mãe com 97 anos, uma das manipuladoras se sentiu ameaçada e fez uma Maria da Penha. Vou ter que sair da cidade, a coisa está enraizada .
Júlio, gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre o transtorno de narcisismo. Tenho uma irmã que eu creio ter isso, "sempre sou preguiçoso, fico jogando o dia inteiro, não faço nada, etc" A questão é que ela mesma tem uma atitude arrogante com os próprios pais, é pregiçosa, e sempre que tem a oportunidade, difama minha imagem (80% de certeza que é inveja das minhas conquistas "desmerecidas") e isso é meio que uma chantagem "se não me obedecer eu vou falar mal de você para todos e tu vai perder muitas oportunidades por causa disso". Emfim, é um inferno conviver com alguém assim, tu nunca pode relaxar ou tirar um dia de folga que já começa a generalizar e aquela difamação de caráter público, e o mais complicado é que ela tem credibilidade com todos ao redor que acreditam nela........ A atitude que eu estou tendo diante disso é desconstruir esse credibilidade através de ações dignificantes e que trazem resultados inegáveis de uma boa conduta e caráter enquanto ela putrefa diante de sua arrogância e senso de poder (ela acredita ter o direito de mandar nas pessoas e especialmente em mim).
Onde você quer chegar exatamente? Você quer que o Júlio grave um vídeo para você diagnosticar a sua irmã ou você quer tomar as rédeas da sua vida e sair dessa situação?
Crie estratégias para desapegar de sua irmã. Eu vivi isso de chantagem emocional por parte de irmã desde que me conheço,, pensava que um dia passava, com a idade, com a vida. Não tem solução, você tem de fazer pedra cinza, contato zero se quiser sobreviver a esse trauma. E vida que segue, tem de desapegar para sempre, e vida que segue. Se você continuar a deixar ela interferir na sua vida, você vai adoecer emocionalmente, vai tirar tudo de você, valores, seus bens físicos e emocionais. Deixa ela na vida triste de mentira dela e faz a pedra cinza, os outros são os outros, um dia se vão lascar de fazer o jogo dela. Não tem como lutar, é desapego, custa mas você consegue. Contato zero, se não conseguir faz o possível me pedra cinza e foge dessa pessoa. Ela não é doente, nem tem de ter dó. Ela não vê você como irmão, mas como algo que pode servir de brinquedo para ela. Custa muito sair da manipulação, por isso quanto mais cedo você conseguir melhor. Eu tratava minha irmã com bondade, e ela sempre me tratando com maldade. Foi necessário ela tentar roubar os meus pais com mentiras, conseguiu roubar um pouco e ao mesmo tempo falando e agindo afirmando que os meus pais e nós irmãos estávamos mortos e não existimos para eu conseguir enxergar que era narcisista perversa oculta, psicopata. Quase enlouqueci, pedi ajuda médica, ajudei meus pais, ainda vivo tendo meus baixos e me reconstruindo, penso nunca voltar a ser a mesma pessoa. Não tem como lutar com isso. Tem de sair disso, fugir literalmente, e o mais rápido possível. E quanto mais velha ela fica mais melhora as técnicas malignas de manipulação. Você está sendo escravo dela, ou seja, manipulado por ela, desliga totalmente. Assim aconteceu comigo. Pedra cinza, contato zero, cada um fica na sua vida.
Eu não passo por isso mais por que me separei, mas tenho um filho, e meu ex usa o tempo todo estratégias para se reaproxinar através do menino, não ajuda em nada, nem financeiramente nem de outra forma, para que eu esteja vulnerável e precise dele reatando o relacionamento, e ainda não perde a pose de pai amoroso e dedicado, é terrível. Vc tem razão a única forma de se livrar de um manipulador é "manipulando" ele, a gente também tem que usar nossas estratégias pra nos proteger o tempo inteiro, é terrível, e o pior é que não podemos nos afastar definitivanente por causa da "alienação parental", pelo menos até a maioridade dos filhos. Não é fácil.
@@vanessa_da_silva o meu filho sempre foi muito maduro, ele sempre enxergou o pai que tem, ele nunca vai fazer a cabeça dele. As vezes ele mesmo me lembra das coisas que o pai dele já fez pra mim. Mas eu vou procurar um advogado uma hora dessas e falar sobre tudo isso, e ver no que ele pode me orientar sobre essas situações.
@@vanessa_da_silva mas eu não estou mais com ele faz anos, eu sei que ele é narcisista, descobri isso assistindo vídeos sobre o assunto no You Tube, o problema é que não dá pra se afastar definitivanente quando se tem filhos, é um laço eterno, ou melhor dizendo, algemas eternas.
@@Catarina-oc4oo mas pode aplicar a pedra cinza... E mesmo que não esteja mais com ele, é só pra vc ficar sempre focada no assunto, por isso indiquei o canal dela. Acredite, mesmo depois de anos esses miseráveis ainda tentam nos puxar pra perto. Então só pra vc ficar ciente.
Eu estou já a 5 anos nesta situação e neste ano consegui entender que não sou eu e sim a pessoa, estou em tratamento e tentando mudar isso vejo que não tem fim. A solução mais certa é sair de perto da pessoa e fazer tratamento de silêncio nela mas não é bem simples quando temos patrimônio e a vida profissional dependente desta pessoa. 😢 espero que quanto antes consiga sair disso… força quem sabe o que estou passando e passa por isso!
Belo video.Explica bem a maldade humana.Convivo com vizinhos que destroem o meu patrimonio atirando corrosivos para minha tejoleira e me queimando as plantas.Ja chamei atenção por duas vezes me negando que é mentira,tudo da minha cabeça.Nao é facil, também chego a pensar que não estou bem.
Percebi um traço de manipulação na minha namorada, com a seguinte questão, falei que ela não precisava andar com vestido igual crente, longo, porém já tinha deixado claro que não fico confortável com roupa muito curta, aconteceu de a gente ir na rua e logo voltar, ela usou uma saía short , porém curto, falei que não achava legal, pois pra saber que é short precisaria olhar de trás pois de frente parece saia, então ela usou do exagero 8 ou 80, " aah então não posso usar isso por isso, mas isso não pode", logo identifiquei e falei que isso era coisa de gente manipuladora, então ela se tocou.. não caio em jogo.
Esse termo na verdade é um pouco errado pois nem todas crentes se vestem mal. É possível se vestir com classe e elegância seja usando saia, vestido ou calça. Talvez algumas denominações que tem mais religiosidade (o que é bem diferente de ser cristão de verdade) instruem seus membros a se vestirem de forma horrível sem necessidade. Infelizmente no nosso país ainda existe quem acredite q maquiagem é pecado, jogar bola, ir a praia, nao beber bebida alcoólica(claro q com moderação e com quem nao se escandaliza) tudo é questão de bom senso. A medida que se vai convivendo com Deus Ele nos orienta e nos adverte em tudo, acredite.
Aconteceu comigo durante 3 anos, ele dizia que eu não tinha uma boa memória e sim, me confundia muito me questionei muitas vezes sobre mim mesma. Última vez foi tão pesado que eu tive uma crise de ansiedade ele causou me culpando por coisas que ele fazia eu me senti prisioneira, me senti mal e ele me puxava me abraçava e eu senti repúdio. Chorei tanto e pensava nunca mais quero você perto de mim. E ele fazia como se estivesse me ajudando sendo uma boa pessoa, me manipulou com Cel aí não aguentei aquilo chorei mais ainda. Graças a Deus ele trocou de chip acho, ainda fico questionando a mim mesma se o erro foi meu.
Conheço gente assim, no trabalho, dois colegas, os dois são manipuladores e ficam mordidos de raiva por não conseguirem me manipular. E eu já falei na cara deles que são manipuladores, imagina a raiva que eles tem por mim. Vou sair daquele meio prq não tem nd a ver comigo.
Excelente vídeo, Júlio! Acredito que fui manipulado em um relacionamento que tive quando era adolescente, aos meus 16/17 anos. A manipulação era tão grande que eu questionava se as coisas que eu questionava estavam certas, pois ela gostava de se expor em redes sociais e eu era contra, só que ela me fazia acreditar que eu tava errado, daí relativizava meus princípios. Ela me fazia acreditar que eu não faria sexo com outras mulheres na vida, enquanto e me traía MUITO. Importante ressaltar que essas pessoas são muito narcisistas, e jamais devamos pensar “ah, eu consigo mudá-la” pq ela vai te manipular. Se perceber algo que o Júlio falou, caia fora! Relato pessoal: hoje vivo um relacionamento saudável há anos com uma mulher que me ama e me faz bem. No fim, serviu de aprendizado.
Não são. Mas tem uma frase do Tao Te King que diz: "Quando identificamos o Mal como Mal, dele nos preservamos." E vídeos como esse nos ajudam neste sentido.
Notei que todos os exemplos, mostraram a pessoa que faz o gaslighting como masculina e a pessoa que sofre a conduta, como feminina. Em minha vida, foi o oposto.
no caso de relacionamento de casal, a mulher vem de uma estrutura familiar fraca, geralmente sem pai, sem irmãos ou uma mãe que nunca foi linha dura e acabou que essa mulher aprendeu mais na rua do que dentro de casa....nunca teve amparo familiar e etc! porque uma filha que tem pai um casca grossa, rigido uma mãe que acompanha a filha ta junto, tem irmão e tal, nenhum marido ou homem vai amendrontar essa mulher, ela foi criada em ambiente forte, com respeito, com ideias não vai ser qualquer trouxa com meia duzia de palavras e joguinhos que vai intimidar essa mulher... isso geralmente acontece com mulheres com traumas do passado e que não teve uma familia estruturada pra forma ela uma mulher forte e corajosa e com ideais firme....
Isso tudo é uma grande verdade. É exatamente assim. E... A vítima se sente sem rumo, insegura, confusa e com medo de tudo.. Logo estará se automedicando ou.... Se tiver um pouco de autoconfiança se separa logo.
Eu estou vivendo isso há 22 anos. Passei pela agressão,denuncia , separação voltei. Agora que eu percebi ser a manipulação,estou me tratando tanto com psiquiatra como psicóloga e reprogramando minha vida financeira para sair. Estou juntando uma rede de apoio,mas é assustador, enlouquecendor realmente.
O contrário não ocorre também? A pessoa ficar se fazendo de vítima, e que vai se matar se você largar ela, que você vai ser responsável pela desgraça dela e tals? Tive um relacionamento anos atrás que foi complicado de terminar porque a pessoa ficava sempre com essas atitudes e que era melhor continuar com ela, foi muito difícil na época sair dessa situação, só deu certo pq a família dela me apoiou por perceber o caso
Olá Edson, Há uma série de ferramentas que seres humanos usam para conquistar objetivos desejados, a que citei é apenas uma delas! O contrário também pode acontecer e é igualmente muito comum nos tempos atuais, onde pessoas usam de suas fragilidades (falsas ou verdadeiras) para obterem os conhecidos como "ganhos secundários". Vale lembrar que nem sempre essa manipulação é intencional, mas aquele que está acostumado em ser tratado como frágil está em uma posição muito confortável, pois é foco de atenção e cuidado o tempo todo... E não quer perder isso. Ainda assim, lembro que cada caso tem suas especificidades e aqui estou generalizando conceitos. Abraços!
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Excelente observação! Só discordo no ponto de que se precisa ser solitário (o próprio Júlio não o é) e se expor com sabedoria aos mais variados tipos de pessoas é útil, se repelir do contato humano lhe torna entravado socialmente e como vivemos em sociedade, isso lhe coloca em grande desvantagem.
Exatamente o que vivi...eu era a amante, durante quase 6 anos... não é fácil sair por todas razões...só muita oração, hoje relato isso ainda com muita vergonha...
Eu queria saber se existem técnicas para ver atrás das entrelinhas de pessoas manipuladoras e maléficas, mas que sabem manter uma imagem de bonzinha. Porque geralmente as pessoas revelam o que tem debaixo da máscara com o tempo, mas se formos mais espertos e identificar isso no início de uma relação para que possa evitar criar um vínculo com esse tipo de pessoa e se precaver.
Acredito que a perspicácia, isto é, a facilidade para perceber as coisas, é a melhor ferramenta para isso. E para tal, é preciso desenvolvê-la. Como? Acho que se forçando a estar mais atento, principalmente aos detalhes. Como o Julio sempre costuma falar: "the devil is in the details". Tendo essa faculdade bem desenvolvida, pode-se pensar em estratégias para confirmar se o indivíduo é de fato manipulador, como por exemplo, com testes sutis.
Eu cheguei num Ponto De acredita plenamente na palavra que Diz :Maldito é o homem que confia no homem, há uns anos atras eu confiava em todo mundo ,agora só em Deus e meus animaizinhos
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Normalmente são pessoas no início de uma relação de tratam de uma forma incrível, fazem você se sentir muito amado e querido, porém escondem o objetivo final delas, algum interesse pessoal sobre você. Outra é que não entendem não como resposta, são pessoas que não toleram limites e contrapontos.
(peço desculpas antecipadas pelos erros ortográficos) ja fui, e ainda sou vitima de uma pessoa narcisista no caso minha mãe.. eu sempre tive meus defeitos dificuldades com matematica e problemas de concentração.. sempre quando eu chegava para essa pessoa para traçar um plano ou um estratégia, para resolver o problema.. essa pessoa me ignorava ou fazia piada.. tenho incontáveis exemplos, e o pior disso tudo é que quem poderia ter me "salvado" exemplo: meu pai, irmão ,tia... eles lavaram as mãos.. até que chegou em um caso muito extremo.. mas hoje em dia fica a dica... eu evito ao maximo falar com ela e evito contato com os familiares pois sei que ela fala pelas costas etc.. não vou me alongar tanto, mas é necessário ter cuidado... para não virar caso dessa pessoa se vitimizar ou virar caso de justiça.. espero ter contribuído com algo
Convivemos com manipuladores a vida toda amigos, familiares, cônjuges, políticos ... Eles estão em todos os lugares o que temos que ter é inteligência emocional e saber discernir as pessoas e intenções de cada um
4:40 - passei por isso, consegui me libertar do manipulador, demorou 24 anos! Falava que ia se matar e a culpa seria minha... Tive ajuda da família e terapia, depois de 3 anos o que sinto é raiva por ter perdido tanto tempo...
Eu tive q sair do video, são mtas situações q lembram coisas passadas. É o video q mais possui a alma dos acontecimentos. Obrigada pela explicação tão real Julio, espero q ajude mta gente a se libertar dessas pessoas doentes. Gente, cuidem-se. Vcs são as pessoas mais importantes da vida de vcs!
Tema de extrema importância. Mas é muito também lembrar que, geralmente, as vítimas de abuso emocional e psicológico são pessoas que não possuem a sua identidade bem construída. Pessoas de baixa autoestima, pessoas sem auto confiança, pessoas com complexos de inferioridade, carentes emocionais... e claro, tudo isso é resultado de um fator ocorrido lá na infância, mas ao se tornarem adultos, com essa lacunas, tornam-se presas para esse tipo de predadores. É quase que uma relação simbiótica: o parasita e o hospedeiro.
Passava por isso no trabalho . Mas graças a Deus todo Poderoso . Fui liberto dessas amarras . E sim isso é difícil de se perceber e de se fazer . Mas depois de estudar sobre manipuladores fui aos poucos notando no comportamento humano , as pequenas falhas que eles pensavam esconder . E no final depois de queimar a pontes de ligação ainda me sentia culpado , porém, a sensação de alívio foi muito maior !
Aconteceu comigo, e graças a Deus, sai disso vivo. Pior fase da minha vida, não achei que sairia vivo. Pra quem ainda não saiu, não desista! Sai com terapia e fé que Deus me tiraria daquilo. Hoje vivo uma vida compeltamente nova e recuperei quem eu era de verdade, pois já tinha perdido tudo.
Lembrei de pessoas qye tentam convencer que você ou alguém não tem capacidade de fazer ou alcançar algum objetivo. Já me superei em uma situação dessas.
Já estive sob as garras de um manipulador/narcisista. Estava sob uma dependencia emocional. Precisei de terapeuta e participei da corrente na igreja UNIVERSAL, "A ultima pedra". Não é só para dependestes químicos. Não congrego na IURD, mas me ajudaram muito ❤
Manipulador não é só parceiros, tb tem familiares bem próximos que te manipulam.
É vdd. Eu tenho uma tia com o seu nome que sofreu muito com minha avó manipuladora narcisista... E infelizmente eu vi meu pai e minha mãe num relacionamento parecido. Mas eu vejo que ambos eram controladores: meu pai narcisista e minha mãe manipuladora vitimista... Enfim... Estão mais perto do que imaginamos....
A dois anos me envolvi com uma garota, no início tudo era ótimo, mas depois começaram os problemas.. ela tinha problemas com os pais dela falava muito mal deles, era impulsiva, com muitos traumas de infância e do nada perdia o controle sobre as emoções dela.. apoiei muito ela para se tratar em terapia e o diagnóstico veio.. transtorno borderline com traços narcisista.
Resumindo depois de muito insistir e sofrer nesse relacionamento consegui sair, isso acabou com a minha vida.
Não joguem suas sementes em solo infértil meus amigos! não se iludam pela beleza, e nem tentem ser heróis.. salvem vocês mesmos e sigam suas vidas sozinhos caso encontrem pessoas assim pelo caminho.
Olha amigo que bom que você conseguiu, gostaria de conversar sobre isso 😅
Nas primeiras cinco linhas já pensei em borderline. Li muito sobre o transtorno depois que meu relacionamento com um provável border acabar muito mal. O importante é oferecer apoio se a pessoa quiser tratamento psicológico, se não, o único jeito é se afastar total
😳
Com certeza...
Agora todo cuidado é pouco com as falsas acusações com leis misandricas usadas por estas...
@@alessandrorodrigo2087 se não saiu ainda é porque não doeu o suficiente, mas acredite vai doer.. e muito, converse com amigos e não se afaste da sua família
O maior trunfo do manipulador é fazer com que o manipulado não desconfie que está sendo manipulado
Verdade!👍🏾
Eis a vantagem de não ser emocionante dependente de ninguém.
Não há como se envolver com sinceridade e não criar algum grau de dependência emocional.
Dizer que a vítima de gaslithing e manipulação é dependente emocional é o mesmo que acusar a vítima de estupro. Não há dependência emocional. Conforme ele explica muito claramente no vídeo, há, sim, a construção paulatina e gradual de um questionamento intenso das suas capacidades e habilidades. Ao ponto de você duvidar de tudo em si mesmo. Todas as suas crenças, todos os seus conhecimentos, toda a sua experiência de vida são desvalorizadas gradualmente a ponto de você não saber mais o que é verdade e o que não é. O que é fato e o que não é. É um processo muito maquiavélico. Não dá para culpar a vítima de ser dependente emocional. Isso seria muita crueldade.
@@eidilima o que eu quis dizer é que, quem é dependente emocional das pessoas tem maiores chances de ser vítima desses tipos de manipuladores, assim como pessoas que estão desesperadas por um propósito ou são cabeça fraca tem de a acreditar em discursos populistas, em caírem mais facilmente na lábia dessa gente.
Controle emocional é o que a maioria dos seres humanos não tem hoje em dia. 🤔🤔🤔🤔
@@mcac-youtuben existe dependência emocional pra quem tem amor próprio
O foda é que os manipuladores fazem isso de forma muito natural, nem chega a ser algo premeditado, os caras só fazem, natural como respirar.
Real
😂 num dia Que ele der de cara. Come justiceiro ele vira pó humano
@@iaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaminha ex é soa como você... Era religiosa, mas falava uma coisa e fazia outra. Eu sempre fui um cara muito cético, pessimista, aprendi a ser desconfiado, não esperar boas coisas das pessoas, tenho um olhar crítico em relação a nossa natureza corrompida... Mas sempre fui sincero, honesto e íntegro. Embora algumas pessoas prefiram doces mentiras contadas com um sorriso no rosto à verdades amargas. Eu descobri uma traição e me afastei completamente, sumi sem dar oportunidade pra ela que queria se justificar... (Algo que, ao meu ver, é injustificável). Ela ainda ficou me procurando nas redes sociais, criando fake pra dizer que me amava e indo no meu trabalho perguntar aos outros sobre mim. Foram 6 meses assim, descobri que ela tinha aceitado voltar pro ex dela (ele é bem mais velho que eu e tem faculdade, mas é um bocó e tem cara de otário/sofredor/acabado), mas ainda criava fake pra dizer que me ama, joguei tudo na cara dela e daí ela me bloqueou e a mamãe dela foi no meu trabalho tirar satisfação com o "bom moço" aqui, achou que por eu ser jovem e quieto iria aceitar ficar ouvindo besteira dela como se eu estivesse errado. Eu fui franco com ela e coloquei ela no devido lugar dela sem precisar me alterar, foi só expôr o que a filha dela fez. Posso soar bem negativo, pareço ser sério demais, mas às pessoas precisam parar com isso de achar que ficar rindo pra tudo é algum sinal de bondade/virtude.
Exatamente, vivo com uma manipuladora e sei bem como é isso.
Verdade, só quem já se envolveu com um manipulador vai entender.
A vida inteira fui rodeado por manipuladores, familiares, "amigos", relacionamentos... a cerca de 3 anos comecei a assistir muitos vídeos e com isso fui aprendendo, se fosse o conhecimento disponível acredito que ficaria estagnado.... Eles te chamam de ingrato quando sentem que vc acordou! Com 33 anos falo com total convicção que este tipo de pessoa atrapalha seu desenvolvimento
Tive uma namorada linda, muito comunicativa, engraçada, simpática, sorridente. Combinávamos em quase tudo, era uma química, era conversa o tempo todo mas sempre que acontecia uma coisa que não a agradava ela me colocava para baixo, me criticava de forma destrutiva, falavas indiretas, etc.
Resultado, aquele namoro que eu achava que ia terminar em casamento, eu interrompi assim que percebi a maldade dela. Eu priorizei a minha saúde mental, "cortei na carne" e obedeci a minha cabeça de cima, por que a de baixo e o coração já estavam completamente entregues.
Tenho um conhecido que tem uma namorada assim, mas ele tbm não não presta
Parabéns, pelo raciocínio lógico ❤
Ate q fim os homens tão pensando c a cabeça de cima kkkk tao evoluindo finalmente kk
Muito bom saber, porque não é só os homens que manipulam, as mulheres também!!!!!
A cabeça de baixo pesa muito nas nossas decisões
Me envolvi com uma narcisista ano passado, logo q percebeu que eu me apaixonei, me chutou do nada com histórias absurdas, como se eu fosse o culpado, passei pela bomba de amor, tratamento de silencio e o descarte, e falo, tenha uma boa base filosófica, reconheci que eu nao era escravo dela mas sim de mim mesmo e dos meus vicios, em 3 semana ja tinha cortado o vínculo emocional, e dai em diante so foi melhorando, narcisista é o pior ser humano q existe, fiquem longe desses seres malignos, mas se envolverem, voltem la no inicio da relação e tragam devolta a unica coisa que pode te salvar, A SUA ALMA, pq vc deixou ela la atras, deixou de ser quem vc era, se apequenou, aceitou muito menos doq vc ofereceu, entao busque sua alma de volta e volte a ser a pessoa que vc era!
Paz mental sem apego emocional a nada e ninguém, é luxo hj em dia meus caros!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 disse tudo!
O filme "A garota do trem" é um bom exemplo disso. O ex marido da mulher deixa ela em um nível de trauma tão grande que, a mulher acredita realmente que é uma pessoa horrível e que cometeu crimes...
Narcisista perverso oculto consegue isso sim. São os piores. Quase enlouqueci.
Essa de nós acusar que Jesus foi morto por nós. É a mesma coisa . Quem é doutrinado na infância
@@mirtesmuller9787 esse comentário doeu até meus ossos 🤦🏻♀️
O conceito que foi apresentado no vídeo reforça algo que teorizo sobre minha própria personalidade há algum tempo: sou uma pessoa manipuladora, mas que até então nunca se fez ciente deste fato, se é que isso faz algum sentido...
Comecei a analisar isso após alguns "estudos" que fiz sobre ações e atitudes de pessoas no dia-a-dia. Por sofrer do transtorno de espectro autista, encontro uma dificuldade acentuada em compreender o comportamento humano, principalmente no que tange aos pequenos detalhes. Ao ler sobre comportamentos de pessoas manipuladoras, analisei que muitas de tais atitudes associadas a este aspecto de certos indivíduos eram compatíveis com alguns que eu já adotei em alguma situação vivenciada por mim
Por exemplo, lembro de já ter utilizado da técnica do "gaslighting" apresentada no vídeo, onde, em uma ocasião, fiz um comentário grosseiro a uma ex-namorada minha, onde ela ouviu apesar de ter falado baixo, ficou brava e no dia seguinte expressou seus sentimentos de fúria diretamente a mim, e acabei por convence-la de que ela teria apenas se confundido, que no momento em não havia dito nada, e funcionou...ela até mesmo pediu perdão pelo "erro".
Não sei ao certo das razões que me levaram a desenvolver tão específico de personalidade, mas se fosse para considerar algo, diria que veio da minha criação em casa, onde convivi com pais difíceis de argumentar e que muitas vezes me obrigavam a recorrer de tais manipulações para poder me defender nas discussões e sair da mesma sem maiores problemas. Soma-se a isso o meu já citado transtorno que limita minha capacidade de compreensão de relações humanas e encontro uma explicação razoavelmente plausível para minha hipótese inicial. É uma situação preocupante, mas que felizmente fui capaz de reconhecer e compreender a problemática.
Fico feliz pela existência de profissionais, como o Julio, que me auxiliam a compreender não somente o mundo e contexto que estou inserido, mas também a mim mesmo, e a eles eu sou grato...
Esse vídeo pode salvar vidas!!! LITERALMENTE!!!
O problema é que é muito difícil pra vítima perceber. Especialmente considerando que o manipulador separa a vítima da sua rede de apoio.
Concordo com você!
Tem pessoas que alimentam o ódio contra outras pessoas culpam os outros sempre.
Hoje em dia, busco não esperar nada de ninguém. Há, no mundo, tanto pessoas boas quanto pessoas ruins. Eu acredito mais em atitudes do que mera palavras bonitas. Aquele velho ditado: " de boas intenções, o inferno está cheio".
Esse ditado nao é biblico, nem verdadeiro. Deus ve sim boasse mas intençoes, Ele conhece o coração de cada um.
Fui arrepiando a cada segundo que falava, fui casada com um homem exatamente como descreveu, por muitos anos. Estou divorciada há 10 anos e carrego complicações psicológicas. É ATERRORIZANTE.
Tu estás casada agora? 🤔
12:53 Cuidado com quem você escolhe pra te ajudar. Há inúmeros casos em que a família vai mais atrapalhar do que ajudar, pois já está sob a influência terminal do(a) manipulador(a).
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
No meu caso, a manipulação veio de minha irmã que já existia quando nasci.
Um demónio, vivemos um inferno, mas já terminou.
@@MariannaAntuness-yl9nb tenho N familiares.
Passei por isso, pensei que não fosse so reviver. So revivi, sai mais esclatecida, mas, os manipuladores espreitam, mas, já sabem que tô ligada. Agora manipulo as situações contra quem me manipulou.
Eu cai nas mãos de um familiar que foi a pior pessoa que convivi até hoje em termos de maldade. ela sempre procura um familiar fragilizado para estender "ajuda". Com uma mão sana a dificuldade material e com a outra destrói. Assim, com todos que se deixaram enganar.
Alguns grupos de alto controle, seitas e religiões organizadas, muitas vezes, usam técnicas bem similares para não perder adeptos...
Vdd
bela observação, principalmente, a igreja universal.
@@CristianoVeiga já fui tanto da universal, quando testemunha de Jeová. Essas religiões tem cada uma suas particularidades, mas as nuances do que está sendo descrito no vídeo aparecem nas duas.
@@e.7734 pelo seu comentário, vejo que despertou da manipulação do sistema religioso, eu sigo vários canais de denúncia da igreja universal, como palhaço cristão, tudo pela verdade, ex universal. eu estudo a muito tempo a manipulação religiosa.
Religiões de matriz africana também.
Me recuperando ainda dessa gente. invejosos malditos!
Já tentaram fazer essas manipulações cmg, mas sem querer me gabar, eu sou muito inteligente e conheço muito sobre a personalidade humana, aí eu simplesmente ignorei.
Descobri já 05 anos que vivo nisso, mas até agora busco meios de como sair. Esse ano, 2024, será decisivo, juntei provas, me organizei financeiramente e emocionalmente para dar um basta. Deus nos ajudar.
Confia!
Se tu de fato fez o q disse ter feito..... coragem!
Tudo conspira a teu favor!
Intensifica teu foco.
Vai com medo mesmo,vai dar tudo certo.....
E não olha o retrovisor!
Ti desejo sorte!
Farei um pedido a Hécate olhar por vcs!
É a Rainha das bruxas...
Senhora das encruzilhadas!
🎉
Eu estou tentando.
Minha vida financeira acabou.
Estou tentando montar um ponto de venda para recomeçar.
Não sei como será, pois tenho problema de mobilidade.
Mas sairei.
Gente, vamos montar um grupo de WhatsApp, as vezes preciso conversar e não tenho com quem me relacionar.
Perdi todos os meus amigos.
Estou no fundo do poço por estar numa relação dessa, mas tenho fé que minha liberdade financeira vira e vou cair fora.
E se pensarmos bem, todos nós já convivemos com gente manipuladora do tipo, pior e penante é que algumas pessoas ainda sofrem até hoje convivendo com tais pessoas
Obrigado pela dica no vídeo do Brigadeiro.
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Existem pessoas manipuladoras em todos os lugares, não apenas em relacionamentos amorosos, existem nas amizades, na família e se você trabalhar com o público, você vai ver bastante. A solução é saber identificar e saber lidar para não ser prejudicado
@@BUS142cara! Com todo respeito você está sendo extremista. Ficar só, vai contra tudo da natureza humana.
Ninguém suporta ficar só.
A solução é aprender a desacelerar a mente, observar o comportamento das pessoas e escolher se aproximar de pessoas confiáveis.
Existe um limite de proximidade para cada pessoa. Presta atenção que muitas "amizades" não te valorizam, outras são negativas, outras fofoqueiras, outras ouvintes, outras parceiras... O segredo é aprender a identificar esses perfis, se afastar de quem não presta e valorizar as boas pessoas.
@@rachelhb2578excelente comentário
Já passei por uma situação assim há cinco anos atrás... Ele sugou até a última gota das minhas forças e, quando dei por mim, estava dopando-me de medicamentos tarja preta, sem amigos e ainda sentindo-me a pior pessoa da face da terra.
Aos poucos fui reerguendo-me e mesmo sob ameaças comecei bater de frente e apesar de ter sido perseguida, consegui cortar todos os vínculos.... Por um período senti medo de sair e de que ele fizesse algum tipo de armadilha e, muita podridão dele também começou vir à tona, mostrando-me que ele acusava-me do que era.
😢❤
eu era um desses que achava que nunca seria vítima de algum manipulador, até começar a trabalhar como vendedor... Normalmente você espera que o manipulador seja o vendedor, afinal, ele que quer tirar o dinheiro de você, mas pode apostar que há muito mais clientes manipuladores por aí.
é sempre a mesma técnica ou alguma semelhante, eles chegam te tratando super bem, elogiando seu atendimento, sempre que voltam só querem ser atendidos por você, adivinha por qual motivo? Descontos.
é simples assim, como vendedor é muito fácil você se sentir mal ao dizer "não" quando algum cliente que te acabou de elogiar pede alguma vantagem (passar entregas na frente, dar mais desconto, liberar material fíado), e você só se livra disso quando aprende a identificar esse tipo de pessoa
O segredo é ter coragem e até prazer em dizer não.
Que relato interessante!!!!!!!!
Pergunte a profissão do cliente antes de atendê-lo 😉
@@ojardimdeoracao, não vai adiantar muito. Sou professora universitária e já caí em vários golpes de explicação emocional, por ser uma pessoa de confiança, acreditar nas pessoas e ter respeito por elas. Continuo com bons modos, mas não confio em ninguém.
Trabalho com serviço público e aprendi a dizer NÃO com muito gosto quando me pedem algo errado, justamente justificando “mas isso é ilegal né? Não dá certo”.. a pessoa que tá pedindo fica muito constrangida na hora. Quando seu senso de ética sinalizar que uma situação está errada, não tenha vergonha de dizer não.
Fui traída e descobri, mas antes de desmascarar meu marido, ele falava que jamais iria me trair, que preferiria separar. E ultimamente ele me fazia sentir que estava com paranóia. Pensei em procurar um médico. Estava já com síndrome de Pânico, ansiedade. Até que descobri tudo clonando o whatsapp dele através do meu computador. Eu assisti muito o metaforando no RUclipse TB o canal não minta pra mim. Agora sigo o Júlio TB. Inteligente demais e é uma benção.
KKKKKKKKK todo mundo que trai, fala que não trai
Tambem passei por isso e separei.
Ah para né... qual pessoa iria dizer que trairia? Em relação a te fazer sentir paranóia eu não posso dizer nada... mas se depois de descobrir e separar vc melhorou, obviamente ele era o problema.
Um casal extremamente ético. Parabéns!
Parabéns pela força e por ter buscado se livrar de toda esta situação! É isso aí. Muito bem. Que todos e todas que vivem uma situação parecida com a que você viveu, possam agir como você.
Ser convencido que está errado ou enganado o tempo todo, resumiu o casamento de muitos homens😂😂😂😂😂😂
Outro aspecto interessante, vez que a pessoa consegue se livrar de um relacionamento desse tipo, é ela investigar seu passado e as demais relações que teve, se também não se configuraram abusivas. Porque é muito comum ter havido uma relação abusiva inicial, com um pai ou mãe narcisistas, que pode criar um padrão recursivo de buscar sempre relações semelhantes. Não necessariamente no aspecto amoroso, mas também com líderes religiosos narcisistas, chefias em ambiente de trabalho (no caso, não escolhidas mas suportadas além do aceitável) e por aí vai. Vale à pena entender se houve relacionamentos assim no passado e buscar se fortalecer para não cair nessas armadilhas no futuro. Porque as feras existem, a gente tem que sair pra vida, logo precisamos saber nos defender - que é a proposta desse vídeo, inclusive.
Eu namorei uma narcisista por 3 anos e ela usava essa técnica em todas as discussões
Te entendo,sinto muito!
Julio você está sendo muito importante para minhas decisões apesar de que completo agora dia 14 de março 63 anos e bem mais velho que você minha vida passou por vários casos semelhante aos seus só que em épocas diferentes 11anos não coloco uma gota de álcool na boca tinha 52 quando tomei a decisão de por o copo de cabeça pra baixo e dar um basta,.mas consequências vieram perdi casamento joguei muito dinheiro fora e na Pastoral da SOBRIEDADE catalolica venho refazendo meu ciclo de amizades que antes eram de outro ambiente tóxico é uma luta diária contra outras ansiedades que tenho que não deixar o TALVEZ inimigo do cérebro tomar conta e lutar com atitudes mesmo que dê errado, quanto mais nos curamos ou tentamos mais somos testados e agradeço por ter te conhecido aqui nos seus vídeos pois sozinhos não conseguimos alcançar vôos mais altos.❤
Separar , contato zero e terapia . E prepare-se na separações vc e o errado .
Estou na vibe do istoicismo, ñ deixar q ninguém entre na minha mente, sem q eu esteja atenta, questionando cada passo do outro. Olhando a situação com frieza, deixando o emocional de lado!
Eu queria conseguir tirar a emoção da equação, para mim é muito difícil lidar com conflitos sem emoção
RUclips me mostrou este vídeo porque ando pesquisando sobre transtorno de personalidade narcisista. Depois de 23 anos de casamento, pulei fora desse barco. Mas eles são altamente perniciosos. Destroem seu património, suas relações de amizade, familiares. Seres das trevas que seguem com suas máscaras sempre atrás da próxima vítima.
Algoritmo
A IA observa nossos passos e nos mostra aquilo que nos interessa
Eu tinha dúvidas sobre estar em um relacionamento assim. Depois dessa explicação, foi tão clara como água. Sim ! Estou passando por isso. 😢
Sinto muito e espero que se liberte.
Já sai de um relacionamento assim, com ZERO culpa e sem ajuda.
Eu passei ! Quase fiquei louca ; saí sozinha , mais sinto até hoje 🙏
Prática muita utilizada por muitos ditos "coachs" aí, ainda mais os daqui do Brasil, pra não dizer que quem pratica gaslightning seja um psicopata de fato.
Sim meu caro, infelizmente muitos "gurus" utilizam pesadamente dessa técnica e muitas outras conhecidas no processo de criação de seitas para garantir a permanência de seus súditos. Já vi situações que são assustadoras, e acontecem diariamente no nosso país.
Abraço.
Sim um inferno
@@JulioLobosvo assédio religioso.
@mirtesmuller9787, nunca tinha pensado nisso: " assédio religioso". Eu era muito requisitada para ajudar em uma igreja, mas não gostei de como fui cobrada algumas vezes, por chegar atrasada devido à chuva e idade. Você trabalha de graça, é super elogiada e depois cobrada pessoalmente e por telefone, te cercam. Saí fora.
" Não acredito que vc tem um celular e uma conta do Google e não está ganhando 1k por dia". Já começam te chamando de burro ou desligado 😂😂😂😂
Nem sem a pessoa que pratica esta manipulação põe em prática de forma tão consciente, no sentido de seguir o "passo a passo" do gaslighting, muitas vezes apenas são assim, e incrivelmente age de acordo com o conceito do gaslighting, naturalmente.
Eu já vi um podcast de uma psicóloga, onde ela disse que um psicopata já nasce predestinado a ser psicopata, a pessoa já nasce assim, isso acontece naturalmente, pelo que eu entendi.
Conheço gente que não sabe da existência do termo gaslight mas que faz tudo isso naturalmente
@@nathaliaramos1599é verdade, eu também
O duro é não conseguir ajudar uma vítima disso. Ela não percebe e se você tenta abrir seus olhos, ela não aceita. Um desafio.
Minha orientadora é bem manipuladora. Só quero fechar o doutorado e seguir minha vida, mas ela fica enroscando e sempre que pode me diminui, quase destruiu minha saúde mental. Me tornei vítima por acreditar que ela queria o melhor para mim, mas hoje vejo que ela é manipuladora.
Já vi acontecer. Uma amiga teve que fazer filmagens e chantagear o professor para ele parar de procrastinar. Outra, teve que mudar de orientadora. 😮
Tema essencial, gostaria que esse conhecimento tivesse sido apresentado a mim em 2018. Mas sempre é tempo para estar forte e atento! 🔥
Conheço um presidente e um partido político com várias ramificações...
Que são exatamente assim...
Eu passei. Foram anos muito difíceis. Finalmente veio o divórcio. Mas mesmo assim, no primeiro ano após o divórcio, ainda havia tentáculos que tive muito esforço para cortar. Estou divorciado há sete anos. Fica marcas e muita desconfiança.
Exato, você nunca mais é o mesmo…
O foda é quanto há filhos na jogada. Estou passando por isso e não sei o que fazer. Da mesma forma que a fdp manipula meus sentimentos vai fazer com a criança. Ou seja, vai conseguir me atingir e machucar mesmo longe.
Defensiva total agora para me deixar aproximar novamente em alguém.
Me ferrei muito e ainda me ferro por conta da minha boa fé em relação as pessoas.
Meu ex é exatamente assim. Um cara super inteligente e eloquente. Sabe aquele passivo agressivo ? Aquele que chega a dar medo? Então... é ele. Eu aguentei inúmeras situações: chegar em casa bêbado na madrugada; falar que eu iria morrer sozinha; tanto antes, como no dia do nosso término, ele falou que eu nunca ia conhecer alguém igual a ele, que ele sempre o foi o melhor para mim. Teve uma situação na qual um tio dele como "brincadeirinha" ficava me chamando pelo o nome da ex dele, e eu não gostava; pedi para que ele conversasse com o tio e pedisse para parar, e nesse dia houve uma grande briga, porque ele falou que eu era bipolar, que eu era histérica, e que falaria para o tio para não mais brincar comigo porque eu era bipolar e não aceitava brincadeiras. Lembro-me de ter chorado muito nesse dia, e nós tínhamos uma festa de aniversário da prima dele. Tivemos uma outra discussão no carro, e ele ameaçou jogar o carro da pista. Quando chegamos ao salão ele queria entrar de mãos dadas comigo e posar para as fotos, como se nada tivesse acontecido. Eu, obviamente, não aceitei; não sou falsa como ele. Nunca conheci ninguém tão cínico e manipulador como este homem. Até perguntar se eu iria me matar por causa do nosso término, ele me perguntou. Não quero ver nem pintado de ouro e cravejado de diamantes.
Pior coisa é ter familiares assim 🙄
No meu caso, as ofensas eram escrachadas, insentivadas, pessoas eram recrutadas de toda parte para concordar e apoiá-la. Eu consegui sair com ajuda de um tio que colocou a mão na consciência por um segundo e me ajudou. Não fosse ele e as dicas no RUclips eu não teria conseguido jamais sair daquilo 10:47
Sim, eles tem facilidade em manipular pessoas ao seu redor para formar um clubinho contra você.
Passei por isso na luterana e família . Agora políticos usam de firma bem pior. No RS. O MDB. Os minhos. Aliados com luteranos
Minha situação é de estar sendo desacreditado e humilhado junto a meu filho jovem com gozações disfarçadas de brincadeiras sutis, mas, depreciativas em tudo, desde aspectos físicos, como profissionais, emocionais e outros do cotidiano, por ela alegar eu estar ficando velho e gagá, que a deixo estressada e irá colocar calmante escondido em minha comida e ficarei dopado, meus amigos serem idosos e doentes, desvalorizar minhas conquistas e os resultados obtidos, dizer que morrerei sozinho, dentre outras, enquanto a bruxa atua perante familiares e conhecidos como pessoa de valor, caráter e princípios, me desqualificando sempre que possível, de maneira sorrateira e sutil. Já identifiquei td e aprendi a não revidar, não dar crédito e ficar no silêncio, graças a videos e profissionais como este (pq ela já expressou suas intenções), contudo, sem dizer nada a respeito dessas constatações à ela. Tal qual citado, cada situação pessoal é unica e muitas.vezes, o caminho da ruptura total ainda não é possível, como meu caso. Mas tenho fé, que tal qual despertei para isso td, graças a iluminação divina, também irei encontrar uma solução.
@@gualtersilvanijr1, tenta mostrar para o seu filho, que como provedor financeiro você é muito responsável e ele deve isso a você. No mais, por experiência própria, aconselho que cuide do seu estado emocional, não sem intimide com ofensas, questione com inteligência àqueles que o ofenderem. Sobretudo, rezar muito, porque essas pessoas querem mais é que a gente morra. Faça planos pra sair dessa situação em segredo, não conte pra absolutamente ninguém. Deus abençoe sempre você 🙏
@@gualtersilvanijr1 cada frase do seu texto aconteceu comigo, por muito anos, mas foi a minha mãe. Realmente, quem passa por isso sai espoliado, solapado. Mesmo ainda frágeis, podemos mostrar PODER, austeridade, e resiliência em nossas atividades, como você está fazendo, afim de intimidá-lo. Comecei a praticar lutas, me responsabilizar pelas contas, o que minou grande parte do show, do ímpeto de sadismo e maquiavelismo, devido eu ter aumentado meu "poder", passaram a me temer. Entre outros canais que me ajudaram a literalmente escapar daquele covil, foi o do dr Kurt Mendonça, esclarecendo o principal erro estratégico da vítima, a DR de encerramento. Saia em silêncio. Taryana Rocha, Jane Six e até a Virgínia Coser, Rafael Sad - Um Viking de Óculos, entre muitos outros que já citei em outros vídeos, como o Elton Euler. Enfim, apesar de não vê-los nunca mais, não darei mais o prazer tão puro de que necessitam de estudar e pisar em nossas feridas e atrapalhar nossos objetivos. Já arruinaram grande parte deles. Depois de um ano, aproveitei uma brecha e saí. Contato zero calm, apenas isso. Ps. Também sou chegado a pessoas velhas e sábias.
Para descobrir um difamador escondido as vezes é melhor ((fingir)) um defeito, conflito, etc.. combinado com outra pessoa só pra calcular, expor a reação do manipulador
Políticos e religiosos usam as redes.
Seria interessante você abordar os transtornos de personalidade psicopata, sociopata e narcisista e suas peculiaridades, para que possamos reconhecê-los.
Passei e passo por isso, minha mãe é narcisista, ela me deixa louca e eu cresci super reativa, qualquer injustiça eu já reajo imediatamente, cresci levando golpes dela, golpes psicológicos que me destruíram, fiquei com uma dívida de 50 mil por ter pegado bolsa de estudo e ter de para a faculdade no 7° semestre, me vejo sozinha com um filho para criar, os outros tive que deixar com o pai por não ter condições tudo quanto eu tentei fazer minha própria família me puxou o tapete debaixo dos pés, a última foi que meu pai não eve um C.A. de garganta e todo mundo saiu fora, eu tinha acabado de fazer um curso, perdi o suporte e agora tô aí no perrengue para conseguir trabalhar, já que perdi o suporte cuidando do meu pai porque minha mãe não quis cuidar, nenhum dos meus irmãos quis ir pra casa deles cuidar e ficou tudo comigo, minha mãe tirou licença para cuidar do velho e passava o dia todo jogando e nem a comida dele queria fazer, disse que me ajudaria depois, mas eu mesma nem sei ouvido,ela só promete e não cumpre, meu pai chegou a pedir para não deixar ele sozinho com ela, vi que ele estava com medo, mas agora que ele está de boa ele nem lembra do que passou, se peço algo logo ele vem com grosserias, então, passei por isso no meu casamento também, só arrumo gente narcisista, até desisti de ter alguém comigo, tô tão cansada, nem vontade de viver mais eu tenho, escutei cada coisa que só Jesus na causa, escutei dizerem a meu respeito que estava possuída,l pelo demônio, larguei um psicopata que tentou me matar em conluio com a mãe dele, apanhei tanto que fiquei dois meses sem andar, ele foi embora para o Canadá e minha família me infernizou tanto que eu nem sei mais quem sou, tive costelas quebradas pelo meu irmão, apanhava na cara de uma irmã minha, minha mãe saia na metade da semana e me deixava praticamente só com arroz e feijão para comer e eu tenho um filho autista e os demais eram pequenos e eu não conseguia trabalhar, inclusive quando tentei, minha mãe em uma dessas idas para a casa da irmã dela fez um escândalo, pois eu ia trabalhar e ela disse que não ia ficar com o meu filho, meu pai tinha ido fazer um serviço e ela teve que ficar com meu filho e ela começou a me envernizar, eu entrava as 14h já estava arrumada para ir trabalhar, pois saia da faculdade e deixava o menino na casa dos meus pais, não aguentei,nesse dia pedi demissão e voltei pra casa arrasada, daí perdi o trabalho, não consegui mais estudar e quando achei que estava ruim ficou pior, tudo eu que tinha que fazer na casa, era perseguida por todos e meus filhos vendo toda a violência pela qual eu passava, eu me sentia humilhada, passava fome, era maltratada por todos e acabei não conseguindo mais conviver com nenhum deles.
Não é só homem “contra” mulher. Na vdd, acredito que isso ocorra mais de mulheres sobre homens. Saí de um relacionamento assim, de anos, e só estou percebendo isso agora, depois de um tempo separado. Claro, eu já tinha essa percepção na vdd mas só depois do término pude ver as coisas com mais clareza. Mulheres já são naturalmente mais aptas com isso e quando se propõe a fazer isso intencionalmente torna-se mesmo muito perigoso. Com certeza se tiver alguém pra ajudar a sair é melhor mas felizmente consegui sair sozinho, embora ainda esteja em frangalhos e me recuperando disso tudo. Agradeço pelo vídeo, foi esclarecedor e provocou mesmo boas reflexões para eu entender que não sou aquela péssima pessoa que ela me fazia acreditar que eu era.
Não há estatísticas sobre se homem é pior que mulher neste quesito, você está falando com a sua dor. Acontece que temos que aprender a ler os sinais de identificar as reds flags. Ao longo da minha vida, me deparei com mais de um homem com estes comportamentos e conheço muitas mulheres que passaram por situações semelhantes. Portanto, isso é da natureza humana.
@@tamarrabelo discordo. Há estatísticas sobre o transtorno borderline ter maior incidência no sexo feminino. Sobre ser pela minha dor, sim, falo por experiência própria, mas tbm por frequentemente observar isso em relacionamentos próximos tbm e na maioria dos casos a munher é a perpetradora dos abusos mas isso não tem estatísticas oficiais porque isso não dá voto e não tem visibilidade, ao passo que o homem tem que aceitar tudo, ser forte e aguentar ou seja, ngm nunca parou para medir esses fenômenos da forma como deveria. O que se vê são apenas apoio às mulheres em que romantizam comportamentos inadequados delas e demonizam qqer apontamento que o homem faça. Mas aí o assunto fica mais amplo e tem a ver com tudo isso mas já é uma ooooutra história.
Maldade não tem gênero ou classe social religião . Tem em todos os lugares como pessoas boas também estão em todos os lugares . Simplesmente escolha de ser assim maléficos.
@@mkomko1698borderline é uma coisa, gaslighthing é outra.
@@gioliveira8165 não é assim que a sociedade enxerga.
A manipulação existe, em quase tudo a proposito, mas, esse termo é novo pra mim, interessante demais.
Meu irmão é assim. Tem a visão da realidade, completamente distorcida, e quando eu apontava uma coisa que ele fez ou falou.... ele dizia quem eu é quem havia feito ou falado. Fora a mania de perseguição RIDÍCULA, onde qualquer comportamento alheio, na cabeça dele.... era pra incomodar/provoca-lo. Um completo "fantástico mundo de Bob". E exatamente: ele acusa o outro, daquilo que ELE É. Cortei as relações pela raiz, pq eu tava ficando louca, convivendo com ele no mesmo ambiente.
Saí de uma relação assim há 3 meses, mudei de cidade e foi difícil no início, mas com a ajuda de familiares e amigos é possível 👌 um abraço de Portugal 🇵🇹
Estive em um relacionamento com uma portuguesa esse ano e ela teve diversos comportamentos como estes citados no vídeo, fico feliz por ter conseguido sair disso, eu infelizmente demorei pra perceber que de fato eu estava sendo vítima, mas no fim tudo deu certo, felicidades para nós :)
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Também sou portuguesa!
já fui muito manipulada e decepcionada, enfim hoje não, mudei, mudei tanto que não confio em ninguém, não amo ninguém, não gosto de vizitas, não tenho amizades com ninguém. aquela eu, morreu.se alguém chorar eu não acredito, não acredito em palavras. Só creio em Deus!
🙏arrumei um homem pra ser meu companheiro, ele estava sozinho e eu sozinha, fomos viver juntos sem nos amar, eu não amo, ele não me ama, mais cuidamos uns do outro.
O amor não existe, estamos juntos faz 29 anos já temos filho@s dois filhos.
Vc é feliz? Tem como ser feliz?
Não estou te reprimindo, estou é encantado com seu relato.
Os manipuladores sabem o que procuram , são sagas em busca de seus objetivos.
Pq no Brasil com tanta M na mįdia omitiram? Graças à net
Júlio, passei exatamente isso, consegui sair más realmente não foi fácil, me custou caro hoje vivo em paz graças a Deus!
O pior é que no meu caso sendo homem, às pessoas não acreditavam em mim pois acham que a mulher é sempre vítima o homem nunca!! Até hj familiares e amigos acham que eu sou o causador, abusador, mau caráter e etc...
Meu conselho pra qualquer pessoa que vive numa relação seja amorosa ou familiar é: manda embora, ou vá embora sem olhar pra trás, contato zero, total!
Eu tenho uma terrivel combinação de TEA e "dedo podre". Uma levou todo o pouco patrimonio que consegui juntar trabalhando igual um cavalo pra sustentar os mimos dela e outra levou meu emocional, minha (ja pequena) auto-estima e o resto de energia q eu tinha para viver. Nesta ultima pensamentos muito ruins passaram pela minha cabeça, pois seria mais coerente/racional eu deixar de existir do que continuar sendo "um incomodo para os outros". Ambas usaram a frase "eu sou a melhor mulher que vc vai conseguir ter" e "vc devia agradecer por eu suportar voce". Tempos depois, durante terapias, consegui estabelescer com clareza a linha do tempo e os pontos chaves, e ficou evidenciado que ambas adaptaram as manipulações especificamente para explorar as caracteristicas do autismo.
Espero que você encontre uma mulher que te ame verdadeiramente. Espero também que supere todo o sofrimento que teve.
Se for bissexual a gente podia ter um caso kkkkkkk
Pelo menos nós homens sabemos lidar literalmente uns com outros hahah
Meus pais são narcisistas, depois de muito sofrimento decidi não mais falar com eles, é não sinto culpa por isso. Eles são como diz o vídeo.
por isso que prefiro a solidão (solitude só pra gente muito foda)
Cara quanto aprendizado com seus conteúdos Júlio! Vc está mudando vidas. Acredite.
Estou aqui para ajudar. Fico feliz em saber que estou sendo útil!
Por gentileza doutor Júlio vc poderia falar sobre narcisismo, sociopatia e psicopatia ? @@JulioLobosv
Muito didático, parabéns! Poderia comentar sobre mãe narcisista, principalmente aquela que se faz de vítima? E as situações em que a mãe tem ciúme da filha com o pai. Obrigada
Perfeito, tão difícil enxergar quando se está na situação. No meu caso, mesmo sendo abandonada grávida, senti culpa a gravidez toda. A terapia me mostrou tantas coisas. Ainda hoje a pessoa tenta colocar a culpa por tudo que faz ou não faz em mim, mas não funciona mais. O problema que persiste agora é a sobrecarga de fazer tudo sozinha pela minha filha.
Também existe a técnica de usar drogas para enfraquecer a memória e o raciocínio, e a técnica de cortar os laços mais próximo a você. Digo isso porque eu sofri isso de minha ex namorada.
Ela me drogava com alguma substância, e de tanto fazer birra com minha mãe e meus amigos me acabei afastando deles. Quando notei era tarde demais.
E exatamente assim vivi tudo isso.. tive depressão mas sobrevivi e graças à Deus consegui me livrar dele e hoje vivo em paz 🙏
eu já sabia dessa técnica de manipulação, mas é sempre bom rever.
Esse tema tem que ser mais divulgado. É muito importante!!!!
Eu consegui sair disso em 2021, não sei se eu diria sozinho, pq oq eu mais fiz foi jogar na mão de Deus. De qualquer forma fico feliz de ver como meu espírito é forte para fazer parte dessa minoria.
Eu sou casada com um cara que tem transtorno narcisico e ja usou muito gaslighting comigo. Um dia acordei e sentei com ele pra conversar sobre isto e comecei a mostrar varios videos sobre o assunto. Por incrível que pareça, ele entendeu e melhorou muito, mas o melhor é q EU melhorei. A gente convive e não dou nem espaço pras atitudes narcisicas, taco na cara e faço ele mudar o comportamento na hora. Por enquanto ta indo bem, mas fiquei com o sentimento de que ele realmente não tinha consciência de q o que estava fazendo não era normal... vamos ver no q da, se um dia eu separar eu volto aqui e conto kkkkkkkkk
Espero que vcs consigam superar. Identifiquei isso em minha esposa. Ela me deixa maluco! Me trata super bem e do nada começa a me tratar super mal, pra eu me sentir culpado, sei lá. Eu fico pensando: mew, como uma pessoa pode mudar de humor/comportamento tão bruscamente e rapidamente assim? Aí comecei a assistir vídeos e entendi que isso eh pra gerar dependência emocional. O problema eh que realmente gosto dela, e temos uma filha, quero manter a família junta, não quero me separar.
Espero que seja possível, como você comentou, que a pessoa seja capaz de enxergar o mal que está causando ao convívio e possa mudar. 🙏🏼
Deveriamos tirar esse estigma sobre aprender a manipulação, pois é importante que nós saibamos manipular para não sermos manipulados ou então usarmos para defesa.
Olha que tô passando por isso, e faz tempo você não faz ideia o pior que o grau está aumentando e na cidade já estão me vendo como o errado.
Você não faz ideia do prejuízo financeiro e perseguição política, um dia me exaltei pelo celular pela proibição de visitar minha mãe com 97 anos, uma das manipuladoras se sentiu ameaçada e fez uma Maria da Penha.
Vou ter que sair da cidade, a coisa está enraizada .
Aqui onde moro. Idem. Minha ex igreja e políticos. Minhos
Júlio, gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre o transtorno de narcisismo. Tenho uma irmã que eu creio ter isso, "sempre sou preguiçoso, fico jogando o dia inteiro, não faço nada, etc" A questão é que ela mesma tem uma atitude arrogante com os próprios pais, é pregiçosa, e sempre que tem a oportunidade, difama minha imagem (80% de certeza que é inveja das minhas conquistas "desmerecidas") e isso é meio que uma chantagem "se não me obedecer eu vou falar mal de você para todos e tu vai perder muitas oportunidades por causa disso". Emfim, é um inferno conviver com alguém assim, tu nunca pode relaxar ou tirar um dia de folga que já começa a generalizar e aquela difamação de caráter público, e o mais complicado é que ela tem credibilidade com todos ao redor que acreditam nela........ A atitude que eu estou tendo diante disso é desconstruir esse credibilidade através de ações dignificantes e que trazem resultados inegáveis de uma boa conduta e caráter enquanto ela putrefa diante de sua arrogância e senso de poder (ela acredita ter o direito de mandar nas pessoas e especialmente em mim).
Onde você quer chegar exatamente? Você quer que o Júlio grave um vídeo para você diagnosticar a sua irmã ou você quer tomar as rédeas da sua vida e sair dessa situação?
Gostei da ideia dele trazer conteúdo sobre narcisismo e comentar sobre, só isso.@@homem472
Crie estratégias para desapegar de sua irmã.
Eu vivi isso de chantagem emocional por parte de irmã desde que me conheço,, pensava que um dia passava, com a idade, com a vida.
Não tem solução, você tem de fazer pedra cinza, contato zero se quiser sobreviver a esse trauma.
E vida que segue, tem de desapegar para sempre, e vida que segue.
Se você continuar a deixar ela interferir na sua vida, você vai adoecer emocionalmente, vai tirar tudo de você, valores, seus bens físicos e emocionais.
Deixa ela na vida triste de mentira dela e faz a pedra cinza, os outros são os outros, um dia se vão lascar de fazer o jogo dela.
Não tem como lutar, é desapego, custa mas você consegue. Contato zero, se não conseguir faz o possível me pedra cinza e foge dessa pessoa.
Ela não é doente, nem tem de ter dó.
Ela não vê você como irmão, mas como algo que pode servir de brinquedo para ela.
Custa muito sair da manipulação, por isso quanto mais cedo você conseguir melhor.
Eu tratava minha irmã com bondade, e ela sempre me tratando com maldade.
Foi necessário ela tentar roubar os meus pais com mentiras, conseguiu roubar um pouco e ao mesmo tempo falando e agindo afirmando que os meus pais e nós irmãos estávamos mortos e não existimos para eu conseguir enxergar que era narcisista perversa oculta, psicopata.
Quase enlouqueci, pedi ajuda médica, ajudei meus pais, ainda vivo tendo meus baixos e me reconstruindo, penso nunca voltar a ser a mesma pessoa.
Não tem como lutar com isso. Tem de sair disso, fugir literalmente, e o mais rápido possível.
E quanto mais velha ela fica mais melhora as técnicas malignas de manipulação.
Você está sendo escravo dela, ou seja, manipulado por ela, desliga totalmente.
Assim aconteceu comigo.
Pedra cinza, contato zero, cada um fica na sua vida.
Eu passo pela mesma situação com uma tia minha, ela é idêntica à sua irmã.
Eu não passo por isso mais por que me separei, mas tenho um filho, e meu ex usa o tempo todo estratégias para se reaproxinar através do menino, não ajuda em nada, nem financeiramente nem de outra forma, para que eu esteja vulnerável e precise dele reatando o relacionamento, e ainda não perde a pose de pai amoroso e dedicado, é terrível. Vc tem razão a única forma de se livrar de um manipulador é "manipulando" ele, a gente também tem que usar nossas estratégias pra nos proteger o tempo inteiro, é terrível, e o pior é que não podemos nos afastar definitivanente por causa da "alienação parental", pelo menos até a maioridade dos filhos. Não é fácil.
Ele é narcisista. Caia fora. Se ele fizer a cabeça da criança, denuncie ele a polícia. Alienação parental é crime
@@vanessa_da_silva o meu filho sempre foi muito maduro, ele sempre enxergou o pai que tem, ele nunca vai fazer a cabeça dele. As vezes ele mesmo me lembra das coisas que o pai dele já fez pra mim. Mas eu vou procurar um advogado uma hora dessas e falar sobre tudo isso, e ver no que ele pode me orientar sobre essas situações.
@@Catarina-oc4oo procure tbm vídeo da psicóloga Adriana Albuquerque. Ela é especialista em relacionamento tóxico e narcisismo...
@@vanessa_da_silva mas eu não estou mais com ele faz anos, eu sei que ele é narcisista, descobri isso assistindo vídeos sobre o assunto no You Tube, o problema é que não dá pra se afastar definitivanente quando se tem filhos, é um laço eterno, ou melhor dizendo, algemas eternas.
@@Catarina-oc4oo mas pode aplicar a pedra cinza... E mesmo que não esteja mais com ele, é só pra vc ficar sempre focada no assunto, por isso indiquei o canal dela. Acredite, mesmo depois de anos esses miseráveis ainda tentam nos puxar pra perto. Então só pra vc ficar ciente.
Eu estou já a 5 anos nesta situação e neste ano consegui entender que não sou eu e sim a pessoa, estou em tratamento e tentando mudar isso vejo que não tem fim. A solução mais certa é sair de perto da pessoa e fazer tratamento de silêncio nela mas não é bem simples quando temos patrimônio e a vida profissional dependente desta pessoa. 😢 espero que quanto antes consiga sair disso… força quem sabe o que estou passando e passa por isso!
Isso ocorre em qualquer tipo de relacionamento. No ambiente corporativo é comum.
Belo video.Explica bem a maldade humana.Convivo com vizinhos que destroem o meu patrimonio atirando corrosivos para minha tejoleira e me queimando as plantas.Ja chamei atenção por duas vezes me negando que é mentira,tudo da minha cabeça.Nao é facil, também chego a pensar que não estou bem.
Percebi um traço de manipulação na minha namorada, com a seguinte questão, falei que ela não precisava andar com vestido igual crente, longo, porém já tinha deixado claro que não fico confortável com roupa muito curta, aconteceu de a gente ir na rua e logo voltar, ela usou uma saía short , porém curto, falei que não achava legal, pois pra saber que é short precisaria olhar de trás pois de frente parece saia, então ela usou do exagero 8 ou 80, " aah então não posso usar isso por isso, mas isso não pode", logo identifiquei e falei que isso era coisa de gente manipuladora, então ela se tocou.. não caio em jogo.
Esse termo na verdade é um pouco errado pois nem todas crentes se vestem mal. É possível se vestir com classe e elegância seja usando saia, vestido ou calça.
Talvez algumas denominações que tem mais religiosidade (o que é bem diferente de ser cristão de verdade) instruem seus membros a se vestirem de forma horrível sem necessidade. Infelizmente no nosso país ainda existe quem acredite q maquiagem é pecado, jogar bola, ir a praia, nao beber bebida alcoólica(claro q com moderação e com quem nao se escandaliza) tudo é questão de bom senso. A medida que se vai convivendo com Deus Ele nos orienta e nos adverte em tudo, acredite.
Aconteceu comigo durante 3 anos, ele dizia que eu não tinha uma boa memória e sim, me confundia muito me questionei muitas vezes sobre mim mesma. Última vez foi tão pesado que eu tive uma crise de ansiedade ele causou me culpando por coisas que ele fazia eu me senti prisioneira, me senti mal e ele me puxava me abraçava e eu senti repúdio. Chorei tanto e pensava nunca mais quero você perto de mim. E ele fazia como se estivesse me ajudando sendo uma boa pessoa, me manipulou com Cel aí não aguentei aquilo chorei mais ainda. Graças a Deus ele trocou de chip acho, ainda fico questionando a mim mesma se o erro foi meu.
Conheço gente assim, no trabalho, dois colegas, os dois são manipuladores e ficam mordidos de raiva por não conseguirem me manipular. E eu já falei na cara deles que são manipuladores, imagina a raiva que eles tem por mim. Vou sair daquele meio prq não tem nd a ver comigo.
Excelente vídeo, Júlio!
Acredito que fui manipulado em um relacionamento que tive quando era adolescente, aos meus 16/17 anos. A manipulação era tão grande que eu questionava se as coisas que eu questionava estavam certas, pois ela gostava de se expor em redes sociais e eu era contra, só que ela me fazia acreditar que eu tava errado, daí relativizava meus princípios. Ela me fazia acreditar que eu não faria sexo com outras mulheres na vida, enquanto e me traía MUITO.
Importante ressaltar que essas pessoas são muito narcisistas, e jamais devamos pensar “ah, eu consigo mudá-la” pq ela vai te manipular. Se perceber algo que o Júlio falou, caia fora!
Relato pessoal: hoje vivo um relacionamento saudável há anos com uma mulher que me ama e me faz bem. No fim, serviu de aprendizado.
As pessoas não são boas infelizmente !
Não são. Mas tem uma frase do Tao Te King que diz: "Quando identificamos o Mal como Mal, dele nos preservamos." E vídeos como esse nos ajudam neste sentido.
Notei que todos os exemplos, mostraram a pessoa que faz o gaslighting como masculina e a pessoa que sofre a conduta, como feminina.
Em minha vida, foi o oposto.
isso ocorre bastante em relações familiares
no caso de relacionamento de casal, a mulher vem de uma estrutura familiar fraca, geralmente sem pai, sem irmãos ou uma mãe que nunca foi linha dura e acabou que essa mulher aprendeu mais na rua do que dentro de casa....nunca teve amparo familiar e etc! porque uma filha que tem pai um casca grossa, rigido uma mãe que acompanha a filha ta junto, tem irmão e tal, nenhum marido ou homem vai amendrontar essa mulher, ela foi criada em ambiente forte, com respeito, com ideias não vai ser qualquer trouxa com meia duzia de palavras e joguinhos que vai intimidar essa mulher... isso geralmente acontece com mulheres com traumas do passado e que não teve uma familia estruturada pra forma ela uma mulher forte e corajosa e com ideais firme....
Isso tudo é uma grande verdade.
É exatamente assim.
E...
A vítima se sente sem rumo, insegura, confusa e com medo de tudo.. Logo estará se automedicando ou....
Se tiver um pouco de autoconfiança se separa logo.
Eu estou vivendo isso há 22 anos.
Passei pela agressão,denuncia , separação voltei.
Agora que eu percebi ser a manipulação,estou me tratando tanto com psiquiatra como psicóloga e reprogramando minha vida financeira para sair.
Estou juntando uma rede de apoio,mas é assustador, enlouquecendor realmente.
O contrário não ocorre também? A pessoa ficar se fazendo de vítima, e que vai se matar se você largar ela, que você vai ser responsável pela desgraça dela e tals? Tive um relacionamento anos atrás que foi complicado de terminar porque a pessoa ficava sempre com essas atitudes e que era melhor continuar com ela, foi muito difícil na época sair dessa situação, só deu certo pq a família dela me apoiou por perceber o caso
Olá Edson,
Há uma série de ferramentas que seres humanos usam para conquistar objetivos desejados, a que citei é apenas uma delas! O contrário também pode acontecer e é igualmente muito comum nos tempos atuais, onde pessoas usam de suas fragilidades (falsas ou verdadeiras) para obterem os conhecidos como "ganhos secundários".
Vale lembrar que nem sempre essa manipulação é intencional, mas aquele que está acostumado em ser tratado como frágil está em uma posição muito confortável, pois é foco de atenção e cuidado o tempo todo... E não quer perder isso.
Ainda assim, lembro que cada caso tem suas especificidades e aqui estou generalizando conceitos.
Abraços!
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Excelente observação! Só discordo no ponto de que se precisa ser solitário (o próprio Júlio não o é) e se expor com sabedoria aos mais variados tipos de pessoas é útil, se repelir do contato humano lhe torna entravado socialmente e como vivemos em sociedade, isso lhe coloca em grande desvantagem.
Exatamente o que vivi...eu era a amante, durante quase 6 anos... não é fácil sair por todas razões...só muita oração, hoje relato isso ainda com muita vergonha...
Com certeza, seria bom falar sobre o transtorno narcísico.
Eu queria saber se existem técnicas para ver atrás das entrelinhas de pessoas manipuladoras e maléficas, mas que sabem manter uma imagem de bonzinha. Porque geralmente as pessoas revelam o que tem debaixo da máscara com o tempo, mas se formos mais espertos e identificar isso no início de uma relação para que possa evitar criar um vínculo com esse tipo de pessoa e se precaver.
Acredito que a perspicácia, isto é, a facilidade para perceber as coisas, é a melhor ferramenta para isso. E para tal, é preciso desenvolvê-la. Como? Acho que se forçando a estar mais atento, principalmente aos detalhes. Como o Julio sempre costuma falar: "the devil is in the details".
Tendo essa faculdade bem desenvolvida, pode-se pensar em estratégias para confirmar se o indivíduo é de fato manipulador, como por exemplo, com testes sutis.
Como diz o Ditado: jogar verde pra colher maduro
Eu cheguei num Ponto De acredita plenamente na palavra que Diz :Maldito é o homem que confia no homem, há uns anos atras eu confiava em todo mundo ,agora só em Deus e meus animaizinhos
Manipuladores, infelizmente, se atualizam constantemente e assistem a vídeos como este para reciclar seus métodos de tempos em tempos. A manipulação é infinita, da mesma forma que a criatividade humana. A única solução para evitar manipuladores é tornar-se uma pessoa solitária, desconfiada e sempre com a guarda alta.
Normalmente são pessoas no início de uma relação de tratam de uma forma incrível, fazem você se sentir muito amado e querido, porém escondem o objetivo final delas, algum interesse pessoal sobre você. Outra é que não entendem não como resposta, são pessoas que não toleram limites e contrapontos.
3:16 Julio, faz um vídeo falando sobre TRANSTORNO NARCÍSICO
Imagina estender essa linha de raciocínio para o cenario político atual ...
(peço desculpas antecipadas pelos erros ortográficos) ja fui, e ainda sou vitima de uma pessoa narcisista no caso minha mãe.. eu sempre tive meus defeitos dificuldades com matematica e problemas de concentração.. sempre quando eu chegava para essa pessoa para traçar um plano ou um estratégia, para resolver o problema.. essa pessoa me ignorava ou fazia piada.. tenho incontáveis exemplos, e o pior disso tudo é que quem poderia ter me "salvado" exemplo: meu pai, irmão ,tia... eles lavaram as mãos.. até que chegou em um caso muito extremo.. mas hoje em dia fica a dica... eu evito ao maximo falar com ela e evito contato com os familiares pois sei que ela fala pelas costas etc.. não vou me alongar tanto, mas é necessário ter cuidado... para não virar caso dessa pessoa se vitimizar ou virar caso de justiça.. espero ter contribuído com algo
Convivemos com manipuladores a vida toda amigos, familiares, cônjuges, políticos ... Eles estão em todos os lugares o que temos que ter é inteligência emocional e saber discernir as pessoas e intenções de cada um
4:40 - passei por isso, consegui me libertar do manipulador, demorou 24 anos! Falava que ia se matar e a culpa seria minha...
Tive ajuda da família e terapia, depois de 3 anos o que sinto é raiva por ter perdido tanto tempo...
Eu tive q sair do video, são mtas situações q lembram coisas passadas. É o video q mais possui a alma dos acontecimentos. Obrigada pela explicação tão real Julio, espero q ajude mta gente a se libertar dessas pessoas doentes. Gente, cuidem-se. Vcs são as pessoas mais importantes da vida de vcs!
Video muito bom, enquanto vc falava, eu me fazia uma varredura, tenho que estudar mais sobre o assunto, Deus abençoe
O manipulador é tão vaidoso quw adora ser chamado desse nome...
Tema de extrema importância.
Mas é muito também lembrar que, geralmente, as vítimas de abuso emocional e psicológico são pessoas que não possuem a sua identidade bem construída. Pessoas de baixa autoestima, pessoas sem auto confiança, pessoas com complexos de inferioridade, carentes emocionais... e claro, tudo isso é resultado de um fator ocorrido lá na infância, mas ao se tornarem adultos, com essa lacunas, tornam-se presas para esse tipo de predadores.
É quase que uma relação simbiótica: o parasita e o hospedeiro.
Passava por isso no trabalho . Mas graças a Deus todo Poderoso . Fui liberto dessas amarras . E sim isso é difícil de se perceber e de se fazer . Mas depois de estudar sobre manipuladores fui aos poucos notando no comportamento humano , as pequenas falhas que eles pensavam esconder . E no final depois de queimar a pontes de ligação ainda me sentia culpado , porém, a sensação de alívio foi muito maior !
Aconteceu comigo, e graças a Deus, sai disso vivo. Pior fase da minha vida, não achei que sairia vivo. Pra quem ainda não saiu, não desista! Sai com terapia e fé que Deus me tiraria daquilo. Hoje vivo uma vida compeltamente nova e recuperei quem eu era de verdade, pois já tinha perdido tudo.
Que bom irmão. Tô nesse problema
Lembrei de pessoas qye tentam convencer que você ou alguém não tem capacidade de fazer ou alcançar algum objetivo. Já me superei em uma situação dessas.
Já estive sob as garras de um manipulador/narcisista. Estava sob uma dependencia emocional. Precisei de terapeuta e participei da corrente na igreja UNIVERSAL, "A ultima pedra". Não é só para dependestes químicos. Não congrego na IURD, mas me ajudaram muito ❤