Em uma noite após um longo dia de trabalho, decidi abrir um documento em branco no computador e apenas escrever. Não pensei muito, apenas fui "vomitando" tudo o que aparecia na minha cabeça e o texto foi tomando sua forma sem muitos parâmetros, preconceitos ou revisões. Essa é uma técnica de escrita por meio de associações livres, onde você deixa seu cérebro propositalmente sem muitas definições de para onde ir para que ele encontre caminhos por conta própria. O texto que li para você não teve revisão alguma e decidi publicá-lo dessa forma apenas para que a minha linha de pensamento bruta e sem grandes critérios pudesse, quem sabe, trazer alguma percepção diferente para você.
Dei um celular pra minha filha de 10 anos, ela mudou completamente o comportamento, ficou estressada, confusa, nervosa. Tomei e restringi os horários de telas, depois do período de abstinência, voltou como era antes, mais calma, dormindo bem e voltou a brincar... Um erro terrível, graças a Deus percebi a tempo.
Dopamina "barata", ou seja, sem esforço. Isso é piorado com uma dieta rica em carboidratos e óleos vegetais. Mas para muitos é mais fácil dopar os filhos ou a si mesmo, do que corrigir comportamento observando as causas! Se não "apreciarmos o tédio", quando isso for a única opção, surtaremos!
Busquem ter mente forte e coração sensível. Mente forte: 01 - Saiba o que quer. 02 - Saiba dizer não. 03 - Não valorize as críticas sem fundamento. -> Criticas fazem parte do caminho do vencedor. 04 - Seja um realizador. -> Vai la e faz. Coração sensível: 01 - Sensivel a voz de Deus, busque-o. 02 - Seja compassivo com as pessoas. 03 - Seja especialista em escutar. 04 - Pense antes de agir, nao seja imediatista nem impulsivo. Provérbios 4:23
@@guitar-mariel idem. A vida humana é grande demais pra gente se mediar e nos apequenar as limitações difundida das redes sociais. A mesma, fez as pessoas achar estranho pessoas darem bom dia pra pessoas que não conhecem umas as outras. O convívio social está bastante estressante pois ninguém quer saber do bate papo Tete a Tete. Ninguém conversa com ninguém ao vivo, mas nas redes sociais desabafa pra pessoas q nunca viram na vida. Estamos virando um black mirror purinho
Eu quero ser tudo, e no final não sou nada! Isso acontece porque enchi minha mente durante anos com vários assuntos, inclusive papos de coach. Creio que precisamos de uma dieta digital e que devemos usar o RUclips apenas para aprender algo prático - como dar nó na gravata, por exemplo. Digo e repito: o RUclips e outras redes sociais são a TV de hoje. Streamings são a TV fechada de hoje. Júlio, tenho que domar meus pensamentos todos os dias; caso contrário, eles não me deixam em paz, querendo ser tudo e fazer tudo. Já mudei de área de atuação profissional, já tive vários tipos de instrumento, mas nunca foquei em um para aprender e aperfeiçoar a ponto de me tornar um profissional. Recentemente, só porque vi um vídeo de uma pessoa tocando contrabaixo, minha mente decidiu que devo comprar um para aprender, sendo que já tive o mesmo e vendi por desinteresse. Travei meu conhecimento e minha prática ao violão, que foi meu primeiro instrumento, aos 13 anos, por perder o foco e querer aprender outros. Hoje, 13 anos depois, ainda sou "meia boca" no violão, sem saber executar peças complexas nem entender teoria básica de harmonia. O exemplo que citei é só uma pitada do que acontece comigo. Isso ocorre em todas as áreas. É uma busca incessante por sentido e pertencimento na vida que fica mudando meus pensamentos a toda hora. Resultado? Excluí todas as redes sociais, e o RUclips só uso para aprendizado prático. Não sei por quê, mas ainda continuo inscrito no seu canal... sinto que você ainda pode me ajudar em algo. Até do canal Sobrevivencialismo eu tive que me desinscrever. Já faz um mês que vejo vídeos no RUclips apenas relacionados à minha área de atuação. Também parei de escutar músicas populares e passei a ouvir música erudita, pois minha mente, nesse ponto, quer voltar a tocar violão e executar peças eruditas. O violão foi meu primeiro instrumento, e sinto que devo aprendê-lo de verdade; por isso, sigo ouvindo música erudita. Eu fui uma pessoa que, dos 14 aos 25 anos, fui moldada pelas redes sociais. Meu Deus, como deixei isso acontecer! Hoje, tento me isolar dos pensamentos dos outros e voltar para mim, para refletir sobre quem realmente sou e quais são meus verdadeiros valores, como cristão, por exemplo. Não deixo mais ideologias ficarem girando na minha cabeça, por mais que ela ainda peça novas ideologias. A cada dia, busco o silêncio e o minimalismo mental. Eu já estou vendo o estrago que tanta informação está fazendo na cabeça das pessoas, principalmente a pseudo ciência. PS: editei o texto, pois vi muitos erros de português. Não mudei nada do que escrevi.
Eu te entendo parceiro, fico rodeado de pensamentos de como eu queria que minha vida fosse agora, muito tempo em rede social esperando que algo aconteça.
Estou na nesma situação, as suas palavras casaram com o meu passado e o meu presente até nos detalhes e ainda acrescento que não sei bem que rumo tomar, mas sei que o afastamento de várias coisas e a desintoxicação virtual são necessidades pra ontem. Sejamos fortes.
Vivo a mesma coisa, eu sinto que era mais inteligente há 10 anos atrás. Todos falam em abandonar redes sociais, mas o meu problema e de vários outros é essa plataforma, devemos escolher melhor o conteúdo por aqui
Me identifiquei com o seu relato, principalmente na área dos instrumentos. Eu tenho um violino desde os meus 16 anos. Nesse mês completarei 32 anos e ainda sou um tocador de instrumento ao invés de ser músico. Uma vergonha! Durante esse período comprei um violoncelo pois achei legal, e agora tenho dois instrumentos em que sou igualmente medíocre 😅 Preciso mudar essa situação. Esse vídeo me deu uma percepção da minha situação atual.
No início da década de '90, decidi morar sozinha na fazenda. Não tinha internet, mas era viciada em filmes, só que na fazenda eu fiquei sem tv, sem música _ por opção, e sem telefone. Durante o dia eu 'trabalhava' na fazenda e, à noite eu escrevia. Fiquei 2 anos e foi uma experiência inesquecível, onde aprendi a me conhecer melhor, e também superei vários medos. Hoje as pessoas não conseguem conviver com elas mesmas.
Uma geração que não se dá bem com o tédio, é uma geração que, infelizmente, quando derem de cara com esse "monstro tedioso" pode simplesmente se matar, e eu não tô nem sendo hiperbólico. A juventude de hoje tá sendo a mais mente fraca.
Tô a mais de um ano sem Instagram. Facebook tá logado no PC quebrado, e só acessava a cada 2 ou 3 meses pra falar com uns amigos gringos por menos de 2 h. Netflix cancelei a uns 15 dias... Em breve devo ficar quase offline, pq pelo jeito, o próximo será o zap zap
Se um dia Júlio você pensar em parar de fazer vídeos para o RUclips, escreva livros porque o seu conhecimento é maravilhoso! Amo suas reflexões, esse estilo de vídeo ficou perfeito.😊
Uma geração que vive online, buscando respostas em gurus e algoritmos, enquanto o que talvez precisássemos de verdade era de um pouco mais de silêncio e desconexão. Será que dá pra saber quem você é de verdade, se tudo ao seu redor tá tentando te moldar? É um tema pesado, mas que vale a reflexão.
Excluí meu Facebook e foi a melhor coisa que fiz na minha vida nos últimos anos!!! Não tenho interesse em compartilha minha vida e nem de saber o que o vizinhos come ou caga, afinal a definição de rede social do brasileiro é essa!! Postar até o que come e caga
Com tudo que esta acontecendo me voltei aos clássicos. Estou lendo obras gregas classicas, assistindo filmes classicos, musicas e obras de arte classicas. Isso esta salvando minha mente e meu espirito desse mundo que cada dia se afunda mais.
Adoro que agora no Julio Lobo aparece que o vídeo dele é sobre um psicólogo credenciado no Brasil. É um canal definitivamente confiável e cheio de qualidade!
Eu também penso em me afastar um pouco da internet, tentar ver o mundo la fora com olhos mais otimistas, para que assim eu encontre a paz que eu tanto peço a Deus.
Verdade. Eu tava pensando isso esses dias quando tava quase entrando numa crise ( de novo) eu li eclesiastes numa época que minha ansiedade tava bem acentuada
Como eu gosto desse canal.. fico lendo os comentários e é tão bom encontrar pessoas que pensam fora da caixa, que se ajudam, seja por algumas palavras de incentivo.. Vários pensamentos diferentes.. Tô iniciando minha caminhada no sobrevivencialismo, apesar de saber há tempos de que estocar é necessário, se preparar para o pior é necessário.. mas sempre algo mais urgente toma meus pensamentos e meu tempo.. nesse início de ano pretendo começar o estoque de alimentos e água 🙏 Interessante como faz sentido o q foi dito no vídeo.. infelizmente sou uma viciada. Ja percebi faz um tempo, mas ja mudei bastante.. e percebo que a abstinência bate sempre.. quando estou em casa limpando ja quero logo ligar o aparelho em alguma música ou podcast... No trânsito.. ligar o rádio... Mas um tempo atras assisti um vídeo que dizia: "acostume-se com o tédio" E essa frase eu sempre fico me falando, precisamos nos acostumar com o silêncio, e como ja algum tempo me policío quanto a isso percebo que benção é o silêncio. Enfim obrigada pelo vídeo.
Julião, grato pela sua reflexão, ela me fez pensar um pouco sobre os tempos atuais. Realmente precisamos ser fortes nesses tempos tão nefastos. Desejo sabedoria e força a todos aqui. Sejam sensíveis a Deus, dono do juízo e da verdade. Quem aprende com ele, aprende para a vida🙏 Obrigado pelo vídeo Julião!!
Cara, isso é interessante, porque uns dias atrás, antes de entrar na padaria onde trabalho, eu fiquei lendo em frente ao meu serviço. Uma mulher passou e me elogiou, disse que é dificil ver jovens como eu pegarem um livro pra ler e sair das redes. Ela falou varios benefícios da leitura, com a qual concordei. Esse assunto é de uma real pertinência, porque é o literal hoje em dia. Antes, as criancas ficavam viajando quando adultos falavam merda e nao entendiam nada. Hoje em dia, as criancas conseguem ser muito mais bocas sujas. Tô em processo de desintoxicação das redes sociais. Nao utilizo mais Instagram, nem facebook, nem X, nem nada. Só youtube e olhe lá. No RUclips to tentando ver só videos de real praticidade e videos que me fazem refletir, tipo o seu canal, que trata dos dois. Muito bom o vídeo🎉
Concordo plenamente. Atualmente, quase caí no beco de virar um "zumbi" viciado em vídeos e fugas; literalmente me entreguei a vídeos curtos e a tudo que pudesse liberar dopamina pra fugir das coisas. Mal consigo fazer tarefas difíceis hoje em dia, e sim, o que você falou sobre a manipulação que sofremos diariamente é exatamente o que acontece. As crianças são mais vulneráveis a serem moldadas com ideias e ensinamentos ruins - e não só elas, mas também adultos, como eu. Estava estudando, tentando criar uma rotina, mas, depois de ver esse vídeo, senti que realmente precisava assisti-lo. Interrompi meus estudos, tirei todas as distrações e apenas ouvi. Até agora, desde pequeno, estive em uma constante aquisição de informações e de conversas motivacionais, praticamente isolado 24 horas no PC. Me entreguei a vários conteúdos, e, claro, aprendi muito sobre programação, computação, análise forense e até hacking. Contudo, mesmo tendo obtido uma visão clara no passado, hoje em dia estou confuso, diferente, e mal acostumado. Aquele cara que estudava se tornou o zumbi que passa horas vendo futilidades e besteiras. A cada vídeo que assistimos, o algoritmo aprende como nos segurar. Quanto mais você lê, escreve, observa; quanto tempo fica olhando uma imagem; os horários em que você é mais propenso a ficar vidrado - eles sabem de tudo. Eles sabem como nos roubar. Concordo também com a ideia de se afastar de tudo que tem a ver com a internet. "Internet" é um termo bem amplo, mas, no geral, precisamos ficar longe de tudo que possa coletar nossos dados e usá-los contra nós, como redes sociais: TikTok, Instagram, Facebook, e tudo mais. O RUclips também não fica de fora. Basta observar mais atentamente como eles nos prendem e sugam, praticamente fazendo uma lavagem cerebral para moldar e nos prender, para ganhar dinheiro. E, com certeza, tem algo além disso, porque dinheiro eles já têm de sobra. O que mais querem de nós? Isso não é teoria da conspiração; é algo óbvio. Eles não visam apenas nosso dinheiro. O que eles querem com tudo isso além de dinheiro? Basta pensar de forma mais crítica que você chegará nas mesmas conclusões e verá o óbvio, o que normalmente ignoramos por estarmos constantemente dopados e mal acostumados a não pensar profundamente ou a enxergar além do superficial. Esse vídeo foi excelente, Julio. Com certeza, o que falei pode ser discordante para muitos, mas é assim que vejo a internet, principalmente as plataformas sociais. Após anos e anos de reclusão vivendo na internet, construí essa visão dela.
Concordo exatamente com cada palavra que você escreveu Julio. Parece que o mundo alcançou um nível de informação e tecnologia onde as ideias e pensamentos já foram todas pensadas e escritas. E o ser humano busca como quase como uma abstinência, por novas informações e meios de pensar. E a maioria acaba caindo na armadilha do sistema imposto, e nessas armadilhas feitas pelos coachs e “gurus”. E a tendência é piorar.
É muito difícil ficar sem RUclips, Google e Whatsapp. Pesquiso, estudo e me comunico atravez deles. Mas de vez enquanto me pego assistindo vídeos fúteis por muito tempo. As vezes nao sao so videos curtos , mas longos também. Rolando a tela do youtube procurando outro video pra assistir, ate os video que gosto de assistir ta se tornando um problema. As vezes acho que usamos muito as telas pra fugir de coisas complicadas da vida. O pior é que isso toma muito nosso tempo, e coisas que realmente gostariamos de fazer como passer com a familia no parque, ir buscar pao com a minha mãe , aprender uma nova língua , sair com amigos etc. nao é pra sempre que podemos fazer isso. Provavel que as telas durem por muito tempo mas a gente não
Julio, tenho 29 anos e te acompanho aqui no youtube desde que você nem tinha barba. Tenho escutado seus videos enquanto faço esteira (caminhar na rua no momento não é uma opção) e te garanto que te ouvir é mais edificante que as musicas daqui. Por favor, continue. hahaha abraço
Muito Bom!! Vídeo simplesmente sensacional. Eu com 21 anos estou passando por uma fase complicada mesmo sei bem, porém, algo está estranho, estou dependente de coisas que não deveria estar, estou triste em momentos que não há motivos para, e aqui sigo eu buscando encontrar pelo menos um fragmento do motivo. Esse vídeo me abalou, é uma sensação de incapacidade que atordoa, mas continuaremos lutando, contra oque exatamente, não sei, mas estou na luta... Voltei a assistir o canal Júlio Lobo e Sobrevivêncialismo como forma de escape, de voltar a pensar de maneira mais calma, coloco aqueles vídeos longos e fico imaginando minha vida novamente no campo que tive que deixar, é uma meditação para mim.
Te entendo muito bem!! Acabei de fazer 18 anos e me vejo sem saída (já sinto essas coisas desde dos 14), mente a milhão, não sinto paz, sensação de nunca está fazendo o suficiente nem pra eu nem pra quem eu gosto, medo de morrer sem ter feito algo de bom, as vezes distraído e do nada vem aquela tristeza profunda de cair as lágrimas... já tentei mudar tantas vezes e em todas falhei, tenho tantas coisas a mudar na minha vida e não consigo iniciar em nada. O mais complicado é que cada dia que passa mais essa sensação de tempo perdido aumenta, sinto que sou um fracassado... Faço feito vc, venho ver esses vídeos do Júlio (principalmente aqueles no meio da mata) pra dar aquela acalmada na mente. Melhoras pra gente, que possamos viver nossas vidas em paz e com felicidades!!!
Eu particularmente não consumo música igual as pessoas da minha idade. Não vivo com fones de ouvido na orelha, não coloco música pra cada situação cotidiana (lavar louça, varrer casa, deitar pra relaxar). Existem momentos certos para isso. Quando estou no ônibus não gosto de ler ou mexer no celular, gosto de ficar só com a observação da realidade (seja da que se apresenta dentro do ônibus, seja a que está fora da janela). Acho que quem sofre de ansiedade devia tentar fazer essas duas coisas.
Bom dia, Júlio e a todos. Gostei das verdades que falou, e é um tapa na cara de todos nós que ficamos procurando desculpas para ficar na frente de telas. Já fazem uns dois anos que não tenho mais Instagram, Facebook tem bem mais tempo. Só utilizo hoje o Telegram e acabei baixando o Whatsapp para trabalho, e tenho o RUclips que não está habilitado para sugestão de vídeos, e sigo poucos canais, que são de sobrevivência, 1 de viagem de van, culinária profissional, sobre animais e artesanato e pintura (minha área de trabalho). Só fico assistindo vídeos quando não tenho nada para fazer, quando tenho visita, esqueço internet e celular, enfim, passar tempo na frente de telas, é quando não tenho nada melhor para fazer e se estou sozinha. Se eu não morasse sozinha, creio que não perderia tempo na frente de telas. Ah, não tenho TV, por opção mesmo. E os vídeos que assisto, na maior parte das vezes, são os que me ensinam algo, e quando não quero pensar em nada, assisto vídeos só para distração. DEUS os abençoe e guarde, que tudo esteja bem com a Letícia e o bebê, e com a Luna e a Helena. Um abraço.
Excelentes reflexões. Gostei muito dos conselhos transmitidos para desconectar-se de tudo e ir para a natureza. Essas férias, vou para a Finlândia e passarei por este cenário.
Boa reflexão, muitas das vezes nós estamos imersos nos próprios vícios e nem notamos que mesmo criticando tudo aquilo que é ruim que está a nossa volta, acabamos esquecendo de ver o que há de ruim dentro de nós mesmos. O espelho nem sempre vai ser o suficiente pra mostrar tudo que precisamos ver, as vezes precisamos de um ponto de vista diferente.
Excelente Julio! Gostei muito de voce comentar da tal juvenoia, algo muito em evidência nos dias de hoje. O velho hábito de não assumir a parcela de responsabilidade nossa nos problemas. Estamos num conflito geracional ímpar na história.
Caro senhor Lobo, vou sacrificar alguns minutos de minha rotina de sono para perguntar a ti, a vossa ágora e a mim mesmo: em que ponto da história deixamos isso acontecer? Como foi que passamos a ser as ferramentas das tecnologias digitais? Será a nossa "natureza" servir àqueles que nos oferecem mais conforto - pelo preço módico da própria alma? Sucesso a ti!
@@brunoali3866 Vou sugerir a vc um vídeo muito top, explicando como foi que chegamos até aqui. Tem um livro tbem bastante esclarecedor sobre nossas origens, e porquê ainda não destraçamos alguns lacres mentais que nos mantém cativos ou submissos. Livro: O Sorriso de Pandora Autor Jan Val Ellam E a Live de 03 horas sobre: Enki , Enlil e o Fim Súbito da Babilônia. Rapaz nossas fichas caem pra valer. E percebemos que há séculos somos enganados, trapaceados , hipnotizados… Imagine vc se dar conta que é tudo invertido. Vale queimar as pestanas e ouvir pelo menos 2 vezes pra sacar e pegar os detalhes da história. Tem tbem a Historiadora Maria Pereda, e PhD em química, que rasga o verbo e ensina o que realmente foi a Verdadeira História da Humanidade. Simplesmente constatamos que só gastamos nosso rico dinheiro em Universidades com conhecimentos mínimos. O bom que faz a gente despertar foi ocultados. Se queres saber pesquise. A gente sofre menos qndo conhece a verdade. Ela nos liberta. Abraço.
A partir do momento em que perceberam que podiam ganhar dinheiro controlando o que pensamos e desejamos, a engrenagem não roda sozinha. Todos os anos gastam bilhões em psicologia e estudo sobre o pensamento para ficarmos mais tempo em telas e comprarmos o que dizem que gostamos. Tudo se resume ao quanto podem lucrar com isso.
Nossa todos os livros de autoconhecimento que eu li me ajudaram TANTO, me deram tanto insights. Não sei porque as pessoas menosprezam tanto. Pra mim sempre foi ótimo, autoconhecimento é tudo
Júlio, se você já se sente assim vivendo em um lugar mais afastado, cercado pela natureza e onde você cria coisas que transformam o seu ambiente, deixando você orgulhoso e com a sensação de 'olha o que eu fiz com meu esforço', imagine quem vive em uma grande cidade e trabalha em um escritório, em frente ao computador o dia todo. Não que isso seja ruim, mas percebo que as pessoas que trabalham nessas condições costumam reclamar mais de seus empregos. Não sei se isso tem a ver com o que você disse, mas me deu vontade de escrever e cá escrevi.
Incrível narrativa, parabéns Júlio. Eu compartilho dos mesmos pontos de vista sobre as reflexões. É muito bom saber que não estamos sozinhos nessa jornada.
Profunda a reflexão Júlio! Tenho pensado bastante nisso atualmente. Principalmente após o nascimento do meu filho. Fico pensando principalmente em como não "bombardear" a mente ávida de meu filho, com informações "desnecessárias" e "descabidas" a sua idade, vindas das telas, tão fáceis de serem acessadas. Acredito que cada idade deve ser guarnecida com conhecimentos e informações adequadas a ela, e não como é nos dias de hoje, "tudo ao mesmo tempo agora". Essa questão holística da forma com que o mundo esta caminhando era uma das barreiras que tinha para colocar outra filho no mundo! Como agora ele esta entre nós, é minha responsabilidade cuidar para que ele tenha as informações adequadas a sua tenra idade e orar para que minimamente, eu consiga ter o controle sobre isso, para que ele assim como as atuais gerações, não sejam escravos das "redes e mídias sociais" e se posicione de forma minimamente honrada, diante de um futuro distópico que se avizinha.
Essa reflexão final pegou demais, muito obrigado Julio!!! Eu realmente não aguento mais esse marketing agressivo, abandonei várias pessoas que eu gostava e acompanhava, e que tinham algo de verdadeiro para compartilhar, justamente por conta disso. Quando você cai nessa de usar táticas de manipulação para vender coisas ou atrair pessoas, já está perdido, o seu interesse mudou, independente do conteúdo.
Essa video me passou uma paz. Longe de todo o estresse da vida cotidiana e difícil que eu tenho aqui em Fortaleza Ceará, competição e o ego das pessoas ta sempre na frente, todos sempre mostrando sua versão family Friend e caricata de "bom cidadão". Foda-se tudo isso, eu dou valor as coisas simples ja diria o chorão, espero ter um espaço somente meu no mato para que eu possa me sentir mais vivo e me conectar mais comigo mesmo, infelizmente eu tenho um problema de saúde que ainda me prende nesse lixo de lugar que eu vivo
@Augusto_Tenorio ao menos o seu tem cura, o meu é crônico (problema respiratório) então eu sempre acabo tendo que voltar pra essa selva de pedra. Porém venceremos
Excelente reflexão Julio. Essa é uma pauta que me acompanha diariamente, pois eu moro sozinho fora do br, e a falta de pessoas próximas acabou me deixando mais adepto ao uso de redes sociais. Busco fazer coisas diferentes aos finais de semana, sair pra caminhar, explorar lugares, dirigir, etc. Mas durante a semana, após o trabalho na rotina, acaba sendo mais difícil.
Vídeo muito bom. Muito obrigado pelo conteúdo. Esse é importantíssimos, precisamos fazer mudanças na sociedade já! Uma hora a conta chega. Eu sou jovem e sou exemplo da decadência, tenho problemas de saúde mental hora ou outra, mas estou em mudança.
Sensacional! Meus parabéns Júlio! tenho frequentemente me encontrado fazendo questionamentos muito próximo a esses. Eu já não tenho redes sociais e noto como isso é libertador.
Sem contexto meu comentário, mas pela primeira vez na vida sinto que estou passando por um sofrimento opcional já que eu sei que no final não dará em nada. Boa noite
ótimo texto júlio, sem dúvidas levanta diversas questões a serem pensadas por todos os que ouviram, e a reanalisar a forma de viver que alçamos no "século dos séculos".
Exatamente isso que penso, é tantos livros de métodos milagrosos. Só quem realmente se questiona sabe quando o autor está somente preocupado em vender seu curso.
Tenho exatamente os mesmos questionamentos!! Sempre disse que se eu produzisse conteúdo… acho que diria pra pessoas: sumam daqui e vão fazer outra coisa!!!
Julio, você nos fala sobre as pessoas que entregam a vida nas mãos de " gurus". Amei seu vídeo. assistindo seu vídeo me lembrei do filme Kumaré(2011) ,é um documentário , um reality show em que as pessoas nao sabiam que estavam sendo filmadas. O criador era jornalista, indiano, criado nos EUA, que ao ver essa idolatria por gurus, foi estudar, pesquisar, se tornou um guru fake, inventou mantras e posiçoes ridiculas e as pessoas começaram a segui- lo. É hilário a gt ri muito, mas foi verdade esse estudo dele nos abre a consciência a respeito, como seus vídeos tb. Gratidão por compartilhar seu conhecimento. Namastê!
Enquanto ainda for bom para você manter seu canal, eu irei assistir. Suas reflexões são de uma pessoa lúcida...uma das mais lúcidas do RUclips seguramente. Obrigada por publicar seus pensamentos. Ajuda de verdade à voltarmos a um ritmo interno mais centrado e "pés no chão".
Com ctz este é o tipo d conteúdo que não qro ficar sem, quanto mais em minha vida vejo videos neste formato, mais evoluo minha capacidade de criar novas interpretações e fazer novos questionamentos, mesmo que eu já tenha mt forte em mim isto, quando vejo a forma d ver o mundo d outras pessoas isso abre novas janelas que nem sempre são para o msm horizonte do pensador que ouvi mas a reflexão dele me faz observar algumas coisas de outra forma, diferente da minha antiga e diferente da dele... E isto é algo que gosto bastante
Conteúdo muito interessante! O que mais confirma tudo isso, é o fato de terminar o vídeo e pensar "isso é verdade, será que tem outro vídeo para escutar mais sobre?".. Isso mostra o quanto estamos escravos da dopamina e buscando quantidades imensas de rápidos prazeres e até mesmo terceirizando a responsabilidade de pensar e refletir sobre algo.
e segundos para perder para bandidos fdp... a minha está pegando pó na garagem por conta da bandidagem que só piora em Sampa... aqui não se leva só o bem, querem levar tbm sua vida....estamos sendo modulados conforme as circunstâncias, hoje são ladrões livres e pessoas de bem presas em suas casas... triste caminho que estamos trilhando😔😥
Qdo o machado agarrar na tora, vira o machado e bate com a parte de trás, com a tora por cima. Não tirei esta informação de trás da orelha; trabalhei com isto por alguns anos: machado, motosserra e afins. 👍🏻
Excelente vídeo, parabéns! Estava com picos de ansiedade enormes, me fazendo mto mal. Então resolvi me questionar a todo momento se precisava pensar naquilo, fazer tal coisa... e aos poucos fui conseguindo me acalmar. A todo momento chove informações, seja TV ou celular e as rotinas de trabalho cada vez mais insanas, multi tarefas. Realmente cabe uma reflexão, precisamos ter mais momentos simples, apreciar um por do sol, uma conversa, um jantar em família.... acabei descobrindo que dá tempo de fazer tudo que precisamos, se focar o que realmente importa no momento.
Pode ter certeza Julio, o seu conteúdo é muito edificante e nos traz muitas reflexões! Acredito que enquanto consumirmos conteúdo gerado por outras pessoas, ainda estaremos melhores do que conteúdos gerados por IA (roteiro, fotos, narração, etc).
Grande reflexão Júlio! Diz-se (e eu creio) que a vida é feita de escolhas e atualmente estamos com tantas opções nas palmas das mãos como nunca tivemos; aí penso: -O quê e como estamos escolhendo? Por exemplo: 1)A neurociência explica que o cérebro humano funciona nos dirigindo à economia de energia. 2)A medicina comprova que o sedentarismo mata mais que grande maioria das doenças. -Juntando essas duas informações, se escolhermos ficar parados, provavelmente obteremos consequências más. Me parece que nessa fase as "portas largas" estão cada vez mais largas e as "estreitas" cada vez mais estreitas. Resumindo, o que vejo são muitas ferramentas e informações para usarmos. Conforme as utilizarmos possibilitarão o nosso crescimento e saúde ou a nossa paralisação e destruição. Vejo que a tarefa dos mais esclarecidos é essencial e pode mudar para melhor muitos destinos através da orientação na escolha e no bom uso dessas ferramentas e informações. Como você disse no vídeo, como profissional da área, opta por fazer parte do processo que ora se desenvolve. Esse é um trabalho essencial e digno, apoiando aqueles que querem aprender a escolher melhor. Te agradeço pelo seu trabalho e conteúdo.
Reflexão interessante. Acredito que estamos sendo moldados pelo algoritmos a fim de sermos preparados para algo maior, que está por vir ao mundo. Sim, algo de aspecto religioso. Dá para resistirmos em alguma medida, mas não tem como parar o processo.
Excelente reflexão Julio, vídeo incrível! Esse tipo de pensamento tem rondado minha cabeça nos últimos tempos, o que me levou a uma outra reflexão. Vivemos no tempo da "produtividade e eficiência", onde absolutamente tudo o que fazemos tem que ser focado em "economizar tempo", fazer mais, fazer melhor pra viver a tal "melhor versão de si", e sinceramente isso estava me adoecendo e eu simplesmente resolvi desacelerar e respirar. Por um acaso percebi que minha filha de 6 anos começou a assistir o seriado iCarly, que eu também assisti na minha infância, e isso me fez perceber uma coisa que começou a me incomodar muito, o fato de que aparentemente as coisas pareciam ser mais fáceis antes (digo, até 2017 pelo que eu me lembro, ainda sou muito jovem haha). Sei que isso é um sentimento nostálgico e muitas vezes equivocado, mas de fato eu percebi que antes muitos de nós faziam as coisas simplesmente porque eram legais, porque gostávamos. Qual foi a última vez que você fez algo sem pensar em dinheiro ou performance? É o que rondava minha cabeça constantemente. E antes que digam, sim, eu sei que todos temos crises financeiras e famílias para sustentar, dinheiro e finanças são muito importantes na vida de todo mundo. Mas quero dizer que, antes parece que o dinheiro tinha menos importância do que tem hoje, atualmente parece que tudo o que fazemos e pensamos gira em torno de dinheiro, dígitos. Acredito que isso não seja apenas reflexo da internet e das redes sociais, elas contribuíram sim, e muito, mas não acredito que sejam os principais culpados. Na minha visão, o que realmente ferrou nossa cabeça foi essa falta de propósito e falta de vontade. "Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e força que o seu corpo é capaz!" Sócrates. Temos vivido uma ''crise de vontade'' muito grande, tudo parece ter perdido a graça, "se não for pra ser perfeito eu não faço", "se não render likes e engajamento não vale a pena". Isso é muito grave e pra onde você olhar terá um guru dizendo o que você deve e não deve fazer. Puxando a referência de 1984, atualmente temos "Grandes Irmãos" por toda parte. "Faça isso pra ganhar X", "Se você tem menos de 20 anos, faça isso", "Se você quer ter X, faça Y", "X erros que você não deve cometer". Pra tudo existe um tutorial, pra todo canto tem alguém que já está onde você queria e está vendendo curso de como chegar a tal lugar. Puxando agora suas próprias palavras ao fim do vídeo Julio, viva longos períodos offline, você não precisa de mais um vídeo, de mais um meme, e mais ainda, ninguém está tão interessado em acompanhar a vida alheia assim, nós não somos tão importante quanto pensamos. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” - Sócrates.
Em uma noite após um longo dia de trabalho, decidi abrir um documento em branco no computador e apenas escrever. Não pensei muito, apenas fui "vomitando" tudo o que aparecia na minha cabeça e o texto foi tomando sua forma sem muitos parâmetros, preconceitos ou revisões.
Essa é uma técnica de escrita por meio de associações livres, onde você deixa seu cérebro propositalmente sem muitas definições de para onde ir para que ele encontre caminhos por conta própria. O texto que li para você não teve revisão alguma e decidi publicá-lo dessa forma apenas para que a minha linha de pensamento bruta e sem grandes critérios pudesse, quem sabe, trazer alguma percepção diferente para você.
Bem legal
mais de 60 anos depois e Freud ainda influenciando com seus pensamentos... Ótimo vídeo.
Faço isso a bastante tempo.
Estou sem palavras,e com medo ao mesmo tempo.
Obrigada.
"Tentei fugir de mim, mas na onde eu ia, eu tava" Sábio Tiririca
Dei um celular pra minha filha de 10 anos, ela mudou completamente o comportamento, ficou estressada, confusa, nervosa. Tomei e restringi os horários de telas, depois do período de abstinência, voltou como era antes, mais calma, dormindo bem e voltou a brincar... Um erro terrível, graças a Deus percebi a tempo.
Exatamente, se até adultos tem problemas em administrar o uso, e os danos de celular, imagine uma criança !
Dopamina "barata", ou seja, sem esforço.
Isso é piorado com uma dieta rica em carboidratos e óleos vegetais. Mas para muitos é mais fácil dopar os filhos ou a si mesmo, do que corrigir comportamento observando as causas!
Se não "apreciarmos o tédio", quando isso for a única opção, surtaremos!
Menor que 14 anos de idade não devia ter celular.
Tenho uma de 5 . Já falei pra família ninguém vai dar celular pra ela. 😅 Sem tela o máximo que eu consegui
@@AndersoncapixabaAnderson franja entrou pra família...
Busquem ter mente forte e coração sensível.
Mente forte:
01 - Saiba o que quer.
02 - Saiba dizer não.
03 - Não valorize as críticas sem fundamento. -> Criticas fazem parte do caminho do vencedor.
04 - Seja um realizador. -> Vai la e faz.
Coração sensível:
01 - Sensivel a voz de Deus, busque-o.
02 - Seja compassivo com as pessoas.
03 - Seja especialista em escutar.
04 - Pense antes de agir, nao seja imediatista nem impulsivo.
Provérbios 4:23
Jesus ou nada ❤
Sou ateu, e concordo com 99% disso. Ótimas palavras, guardarei esse ensinamento!
@@guitar-mariel nossa cara, que bom, obrigado.
@@guitar-mariel idem. A vida humana é grande demais pra gente se mediar e nos apequenar as limitações difundida das redes sociais. A mesma, fez as pessoas achar estranho pessoas darem bom dia pra pessoas que não conhecem umas as outras. O convívio social está bastante estressante pois ninguém quer saber do bate papo Tete a Tete. Ninguém conversa com ninguém ao vivo, mas nas redes sociais desabafa pra pessoas q nunca viram na vida. Estamos virando um black mirror purinho
Eu quero ser tudo, e no final não sou nada!
Isso acontece porque enchi minha mente durante anos com vários assuntos, inclusive papos de coach. Creio que precisamos de uma dieta digital e que devemos usar o RUclips apenas para aprender algo prático - como dar nó na gravata, por exemplo. Digo e repito: o RUclips e outras redes sociais são a TV de hoje. Streamings são a TV fechada de hoje.
Júlio, tenho que domar meus pensamentos todos os dias; caso contrário, eles não me deixam em paz, querendo ser tudo e fazer tudo. Já mudei de área de atuação profissional, já tive vários tipos de instrumento, mas nunca foquei em um para aprender e aperfeiçoar a ponto de me tornar um profissional. Recentemente, só porque vi um vídeo de uma pessoa tocando contrabaixo, minha mente decidiu que devo comprar um para aprender, sendo que já tive o mesmo e vendi por desinteresse. Travei meu conhecimento e minha prática ao violão, que foi meu primeiro instrumento, aos 13 anos, por perder o foco e querer aprender outros. Hoje, 13 anos depois, ainda sou "meia boca" no violão, sem saber executar peças complexas nem entender teoria básica de harmonia. O exemplo que citei é só uma pitada do que acontece comigo. Isso ocorre em todas as áreas. É uma busca incessante por sentido e pertencimento na vida que fica mudando meus pensamentos a toda hora.
Resultado? Excluí todas as redes sociais, e o RUclips só uso para aprendizado prático. Não sei por quê, mas ainda continuo inscrito no seu canal... sinto que você ainda pode me ajudar em algo. Até do canal Sobrevivencialismo eu tive que me desinscrever. Já faz um mês que vejo vídeos no RUclips apenas relacionados à minha área de atuação. Também parei de escutar músicas populares e passei a ouvir música erudita, pois minha mente, nesse ponto, quer voltar a tocar violão e executar peças eruditas. O violão foi meu primeiro instrumento, e sinto que devo aprendê-lo de verdade; por isso, sigo ouvindo música erudita.
Eu fui uma pessoa que, dos 14 aos 25 anos, fui moldada pelas redes sociais. Meu Deus, como deixei isso acontecer! Hoje, tento me isolar dos pensamentos dos outros e voltar para mim, para refletir sobre quem realmente sou e quais são meus verdadeiros valores, como cristão, por exemplo. Não deixo mais ideologias ficarem girando na minha cabeça, por mais que ela ainda peça novas ideologias. A cada dia, busco o silêncio e o minimalismo mental.
Eu já estou vendo o estrago que tanta informação está fazendo na cabeça das pessoas, principalmente a pseudo ciência.
PS: editei o texto, pois vi muitos erros de português. Não mudei nada do que escrevi.
Eu te entendo parceiro, fico rodeado de pensamentos de como eu queria que minha vida fosse agora, muito tempo em rede social esperando que algo aconteça.
Estou na nesma situação, as suas palavras casaram com o meu passado e o meu presente até nos detalhes e ainda acrescento que não sei bem que rumo tomar, mas sei que o afastamento de várias coisas e a desintoxicação virtual são necessidades pra ontem. Sejamos fortes.
Seu comentário não foi um simples comentário, foi uma poesia!
Vivo a mesma coisa, eu sinto que era mais inteligente há 10 anos atrás. Todos falam em abandonar redes sociais, mas o meu problema e de vários outros é essa plataforma, devemos escolher melhor o conteúdo por aqui
Me identifiquei com o seu relato, principalmente na área dos instrumentos. Eu tenho um violino desde os meus 16 anos. Nesse mês completarei 32 anos e ainda sou um tocador de instrumento ao invés de ser músico. Uma vergonha! Durante esse período comprei um violoncelo pois achei legal, e agora tenho dois instrumentos em que sou igualmente medíocre 😅
Preciso mudar essa situação. Esse vídeo me deu uma percepção da minha situação atual.
No início da década de '90, decidi morar sozinha na fazenda. Não tinha internet, mas era viciada em filmes, só que na fazenda eu fiquei sem tv, sem música _ por opção, e sem telefone. Durante o dia eu 'trabalhava' na fazenda e, à noite eu escrevia. Fiquei 2 anos e foi uma experiência inesquecível, onde aprendi a me conhecer melhor, e também superei vários medos. Hoje as pessoas não conseguem conviver com elas mesmas.
Uma geração que não se dá bem com o tédio, é uma geração que, infelizmente, quando derem de cara com esse "monstro tedioso" pode simplesmente se matar, e eu não tô nem sendo hiperbólico. A juventude de hoje tá sendo a mais mente fraca.
VIVA A GERAÇÃO Z.
A TENDÊNCIA É PIORAR!
Acho engraçado, o RUclips me recomendou isso exatamente depois de eu decidir largar as redes sociais para sempre.
👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Fez muito bem irmão, quase 2 meses sem Facebook e Instagram, tenho apenas whatsapp e número para ligação, parece q o dia tem 27, 28h.
Larguei também, só youtube e whatsapp
Tô a mais de um ano sem Instagram. Facebook tá logado no PC quebrado, e só acessava a cada 2 ou 3 meses pra falar com uns amigos gringos por menos de 2 h. Netflix cancelei a uns 15 dias... Em breve devo ficar quase offline, pq pelo jeito, o próximo será o zap zap
Cara, desinstalei o insta ontem
Se um dia Júlio você pensar em parar de fazer vídeos para o RUclips, escreva livros porque o seu conhecimento é maravilhoso! Amo suas reflexões, esse estilo de vídeo ficou perfeito.😊
Uma geração que vive online, buscando respostas em gurus e algoritmos, enquanto o que talvez precisássemos de verdade era de um pouco mais de silêncio e desconexão. Será que dá pra saber quem você é de verdade, se tudo ao seu redor tá tentando te moldar? É um tema pesado, mas que vale a reflexão.
Sim, todas as respostas estão dentro de si mesmo.
Estamos chegando num patamar de uma consciência elevada.
"Estamos viciados. Em algum momento, assim como qualquer outro viciado, seremos destruídos pela substância que tanto somos dependentes." - Julio Lobo
Excluí meu Facebook e foi a melhor coisa que fiz na minha vida nos últimos anos!!! Não tenho interesse em compartilha minha vida e nem de saber o que o vizinhos come ou caga, afinal a definição de rede social do brasileiro é essa!! Postar até o que come e caga
Jesus na vida ou nada ❤
Com tudo que esta acontecendo me voltei aos clássicos. Estou lendo obras gregas classicas, assistindo filmes classicos, musicas e obras de arte classicas. Isso esta salvando minha mente e meu espirito desse mundo que cada dia se afunda mais.
Muito bom. Eu tbm já venho há tempos me dedicando mais aos clássicos, e/ou tudo que remete a fugir da manada
Adoro que agora no Julio Lobo aparece que o vídeo dele é sobre um psicólogo credenciado no Brasil. É um canal definitivamente confiável e cheio de qualidade!
Eu também penso em me afastar um pouco da internet, tentar ver o mundo la fora com olhos mais otimistas, para que assim eu encontre a paz que eu tanto peço a Deus.
É o único caminho, vai com Deus, a vida fora da internet é melhor
@bianca. Grato irmã! 🙏🏻
"Deus" 😂😂😂
Todo ser humano deveria ler Eclesiastes
Verdade. Eu tava pensando isso esses dias quando tava quase entrando numa crise ( de novo) eu li eclesiastes numa época que minha ansiedade tava bem acentuada
Salomão sabe das coisas
Verdade, qdo li a bíblia foi um dos livros que mais gostei.
assim como todo ser humano deveria também ler textos budistas. eles ensinam MUITO sobre autoreflexão
@@maximosfilipefato. Nunca se limitar a querer buscar conhecimento. Concordo com você!!
Cada ser vivo desse planeta está buscando o fortalecimento, a adaptação. Já o ser humano está se enfraquecendo física e mentalmente.
Como eu gosto desse canal.. fico lendo os comentários e é tão bom encontrar pessoas que pensam fora da caixa, que se ajudam, seja por algumas palavras de incentivo..
Vários pensamentos diferentes..
Tô iniciando minha caminhada no sobrevivencialismo, apesar de saber há tempos de que estocar é necessário, se preparar para o pior é necessário.. mas sempre algo mais urgente toma meus pensamentos e meu tempo.. nesse início de ano pretendo começar o estoque de alimentos e água 🙏
Interessante como faz sentido o q foi dito no vídeo.. infelizmente sou uma viciada. Ja percebi faz um tempo, mas ja mudei bastante.. e percebo que a abstinência bate sempre.. quando estou em casa limpando ja quero logo ligar o aparelho em alguma música ou podcast... No trânsito.. ligar o rádio... Mas um tempo atras assisti um vídeo que dizia: "acostume-se com o tédio"
E essa frase eu sempre fico me falando, precisamos nos acostumar com o silêncio, e como ja algum tempo me policío quanto a isso percebo que benção é o silêncio. Enfim obrigada pelo vídeo.
Julião, grato pela sua reflexão, ela me fez pensar um pouco sobre os tempos atuais. Realmente precisamos ser fortes nesses tempos tão nefastos. Desejo sabedoria e força a todos aqui. Sejam sensíveis a Deus, dono do juízo e da verdade. Quem aprende com ele, aprende para a vida🙏
Obrigado pelo vídeo Julião!!
Cara, isso é interessante, porque uns dias atrás, antes de entrar na padaria onde trabalho, eu fiquei lendo em frente ao meu serviço. Uma mulher passou e me elogiou, disse que é dificil ver jovens como eu pegarem um livro pra ler e sair das redes. Ela falou varios benefícios da leitura, com a qual concordei.
Esse assunto é de uma real pertinência, porque é o literal hoje em dia. Antes, as criancas ficavam viajando quando adultos falavam merda e nao entendiam nada. Hoje em dia, as criancas conseguem ser muito mais bocas sujas.
Tô em processo de desintoxicação das redes sociais. Nao utilizo mais Instagram, nem facebook, nem X, nem nada. Só youtube e olhe lá. No RUclips to tentando ver só videos de real praticidade e videos que me fazem refletir, tipo o seu canal, que trata dos dois.
Muito bom o vídeo🎉
Concordo plenamente. Atualmente, quase caí no beco de virar um "zumbi" viciado em vídeos e fugas; literalmente me entreguei a vídeos curtos e a tudo que pudesse liberar dopamina pra fugir das coisas. Mal consigo fazer tarefas difíceis hoje em dia, e sim, o que você falou sobre a manipulação que sofremos diariamente é exatamente o que acontece. As crianças são mais vulneráveis a serem moldadas com ideias e ensinamentos ruins - e não só elas, mas também adultos, como eu.
Estava estudando, tentando criar uma rotina, mas, depois de ver esse vídeo, senti que realmente precisava assisti-lo. Interrompi meus estudos, tirei todas as distrações e apenas ouvi. Até agora, desde pequeno, estive em uma constante aquisição de informações e de conversas motivacionais, praticamente isolado 24 horas no PC. Me entreguei a vários conteúdos, e, claro, aprendi muito sobre programação, computação, análise forense e até hacking. Contudo, mesmo tendo obtido uma visão clara no passado, hoje em dia estou confuso, diferente, e mal acostumado. Aquele cara que estudava se tornou o zumbi que passa horas vendo futilidades e besteiras.
A cada vídeo que assistimos, o algoritmo aprende como nos segurar. Quanto mais você lê, escreve, observa; quanto tempo fica olhando uma imagem; os horários em que você é mais propenso a ficar vidrado - eles sabem de tudo. Eles sabem como nos roubar. Concordo também com a ideia de se afastar de tudo que tem a ver com a internet. "Internet" é um termo bem amplo, mas, no geral, precisamos ficar longe de tudo que possa coletar nossos dados e usá-los contra nós, como redes sociais: TikTok, Instagram, Facebook, e tudo mais. O RUclips também não fica de fora.
Basta observar mais atentamente como eles nos prendem e sugam, praticamente fazendo uma lavagem cerebral para moldar e nos prender, para ganhar dinheiro. E, com certeza, tem algo além disso, porque dinheiro eles já têm de sobra. O que mais querem de nós? Isso não é teoria da conspiração; é algo óbvio. Eles não visam apenas nosso dinheiro. O que eles querem com tudo isso além de dinheiro? Basta pensar de forma mais crítica que você chegará nas mesmas conclusões e verá o óbvio, o que normalmente ignoramos por estarmos constantemente dopados e mal acostumados a não pensar profundamente ou a enxergar além do superficial.
Esse vídeo foi excelente, Julio. Com certeza, o que falei pode ser discordante para muitos, mas é assim que vejo a internet, principalmente as plataformas sociais. Após anos e anos de reclusão vivendo na internet, construí essa visão dela.
Sinto que a cada ano que se passa a vida vai ficando mais solitária, todos estão muito ocupados em seus mundos tecnológicos.
Obrigada Júlio, concordo plenamente com seus argumentos, nossa sociedade está abeira de um colapso mental.
Concordo exatamente com cada palavra que você escreveu Julio. Parece que o mundo alcançou um nível de informação e tecnologia onde as ideias e pensamentos já foram todas pensadas e escritas. E o ser humano busca como quase como uma abstinência, por novas informações e meios de pensar. E a maioria acaba caindo na armadilha do sistema imposto, e nessas armadilhas feitas pelos coachs e “gurus”. E a tendência é piorar.
Vídeo com uma importantíssima reflexão, e mais que necessário para os dias atuais.
Boa noite Júlio.
Visão sombria, lúcida e realista.
É preciso ser forte e ter fé.
Abraço.
É muito difícil ficar sem RUclips, Google e Whatsapp. Pesquiso, estudo e me comunico atravez deles. Mas de vez enquanto me pego assistindo vídeos fúteis por muito tempo. As vezes nao sao so videos curtos , mas longos também. Rolando a tela do youtube procurando outro video pra assistir, ate os video que gosto de assistir ta se tornando um problema. As vezes acho que usamos muito as telas pra fugir de coisas complicadas da vida. O pior é que isso toma muito nosso tempo, e coisas que realmente gostariamos de fazer como passer com a familia no parque, ir buscar pao com a minha mãe , aprender uma nova língua , sair com amigos etc. nao é pra sempre que podemos fazer isso. Provavel que as telas durem por muito tempo mas a gente não
Julio, tenho 29 anos e te acompanho aqui no youtube desde que você nem tinha barba. Tenho escutado seus videos enquanto faço esteira (caminhar na rua no momento não é uma opção) e te garanto que te ouvir é mais edificante que as musicas daqui. Por favor, continue. hahaha abraço
Eu gostei muito da reflexão, me ajudou.
Muito Bom!! Vídeo simplesmente sensacional.
Eu com 21 anos estou passando por uma fase complicada mesmo sei bem, porém, algo está estranho, estou dependente de coisas que não deveria estar, estou triste em momentos que não há motivos para, e aqui sigo eu buscando encontrar pelo menos um fragmento do motivo.
Esse vídeo me abalou, é uma sensação de incapacidade que atordoa, mas continuaremos lutando, contra oque exatamente, não sei, mas estou na luta...
Voltei a assistir o canal Júlio Lobo e Sobrevivêncialismo como forma de escape, de voltar a pensar de maneira mais calma, coloco aqueles vídeos longos e fico imaginando minha vida novamente no campo que tive que deixar, é uma meditação para mim.
Te entendo muito bem!! Acabei de fazer 18 anos e me vejo sem saída (já sinto essas coisas desde dos 14), mente a milhão, não sinto paz, sensação de nunca está fazendo o suficiente nem pra eu nem pra quem eu gosto, medo de morrer sem ter feito algo de bom, as vezes distraído e do nada vem aquela tristeza profunda de cair as lágrimas... já tentei mudar tantas vezes e em todas falhei, tenho tantas coisas a mudar na minha vida e não consigo iniciar em nada. O mais complicado é que cada dia que passa mais essa sensação de tempo perdido aumenta, sinto que sou um fracassado...
Faço feito vc, venho ver esses vídeos do Júlio (principalmente aqueles no meio da mata) pra dar aquela acalmada na mente.
Melhoras pra gente, que possamos viver nossas vidas em paz e com felicidades!!!
Eu particularmente não consumo música igual as pessoas da minha idade. Não vivo com fones de ouvido na orelha, não coloco música pra cada situação cotidiana (lavar louça, varrer casa, deitar pra relaxar). Existem momentos certos para isso. Quando estou no ônibus não gosto de ler ou mexer no celular, gosto de ficar só com a observação da realidade (seja da que se apresenta dentro do ônibus, seja a que está fora da janela). Acho que quem sofre de ansiedade devia tentar fazer essas duas coisas.
Bom dia, Júlio e a todos. Gostei das verdades que falou, e é um tapa na cara de todos nós que ficamos procurando desculpas para ficar na frente de telas. Já fazem uns dois anos que não tenho mais Instagram, Facebook tem bem mais tempo. Só utilizo hoje o Telegram e acabei baixando o Whatsapp para trabalho, e tenho o RUclips que não está habilitado para sugestão de vídeos, e sigo poucos canais, que são de sobrevivência, 1 de viagem de van, culinária profissional, sobre animais e artesanato e pintura (minha área de trabalho). Só fico assistindo vídeos quando não tenho nada para fazer, quando tenho visita, esqueço internet e celular, enfim, passar tempo na frente de telas, é quando não tenho nada melhor para fazer e se estou sozinha. Se eu não morasse sozinha, creio que não perderia tempo na frente de telas. Ah, não tenho TV, por opção mesmo. E os vídeos que assisto, na maior parte das vezes, são os que me ensinam algo, e quando não quero pensar em nada, assisto vídeos só para distração.
DEUS os abençoe e guarde, que tudo esteja bem com a Letícia e o bebê, e com a Luna e a Helena. Um abraço.
Excelentes reflexões. Gostei muito dos conselhos transmitidos para desconectar-se de tudo e ir para a natureza. Essas férias, vou para a Finlândia e passarei por este cenário.
Este vídeo é semelhante a um alimento saudável. Quando o ingerimos (entendemos e apreciamos), ele nos deixa mais forte pra lidar com nós mesmos!
Boa reflexão, muitas das vezes nós estamos imersos nos próprios vícios e nem notamos que mesmo criticando tudo aquilo que é ruim que está a nossa volta, acabamos esquecendo de ver o que há de ruim dentro de nós mesmos.
O espelho nem sempre vai ser o suficiente pra mostrar tudo que precisamos ver, as vezes precisamos de um ponto de vista diferente.
Excelente Julio! Gostei muito de voce comentar da tal juvenoia, algo muito em evidência nos dias de hoje. O velho hábito de não assumir a parcela de responsabilidade nossa nos problemas. Estamos num conflito geracional ímpar na história.
sábias palavras, como esperado. Posso dizer que me sinto motivado a ser menos dependente deste meio dopaminérgico que vivo.
Caro senhor Lobo, vou sacrificar alguns minutos de minha rotina de sono para perguntar a ti, a vossa ágora e a mim mesmo: em que ponto da história deixamos isso acontecer? Como foi que passamos a ser as ferramentas das tecnologias digitais? Será a nossa "natureza" servir àqueles que nos oferecem mais conforto - pelo preço módico da própria alma? Sucesso a ti!
Gostaria de um video respondendo essa pergunta
Desde toda historia escrita o mundo é desse jeito, uma elite e aqueles q a servem , so em pequenas aldeias a humanidade não funcionou dessa forma
@@brunoali3866 Vou sugerir a vc um vídeo muito top, explicando como foi que chegamos até aqui. Tem um livro tbem bastante esclarecedor sobre nossas origens, e porquê ainda não destraçamos alguns lacres mentais que nos mantém cativos ou submissos.
Livro: O Sorriso de Pandora
Autor Jan Val Ellam
E a Live de 03 horas sobre: Enki , Enlil e o Fim Súbito da Babilônia.
Rapaz nossas fichas caem pra valer. E percebemos que há séculos somos enganados, trapaceados , hipnotizados… Imagine vc se dar conta que é tudo invertido.
Vale queimar as pestanas e ouvir pelo menos 2 vezes pra sacar e pegar os detalhes da história.
Tem tbem a Historiadora Maria Pereda, e PhD em química, que rasga o verbo e ensina o que realmente foi a Verdadeira História da Humanidade.
Simplesmente constatamos que só gastamos nosso rico dinheiro em Universidades com conhecimentos mínimos. O bom que faz a gente despertar foi ocultados. Se queres saber pesquise.
A gente sofre menos qndo conhece a verdade. Ela nos liberta.
Abraço.
Acredito que foi durante o boom das redes sociais modernas, há uns 6 anos atrás, q foi intensificado durante a pandemia
A partir do momento em que perceberam que podiam ganhar dinheiro controlando o que pensamos e desejamos, a engrenagem não roda sozinha. Todos os anos gastam bilhões em psicologia e estudo sobre o pensamento para ficarmos mais tempo em telas e comprarmos o que dizem que gostamos. Tudo se resume ao quanto podem lucrar com isso.
Nossa todos os livros de autoconhecimento que eu li me ajudaram TANTO, me deram tanto insights. Não sei porque as pessoas menosprezam tanto. Pra mim sempre foi ótimo, autoconhecimento é tudo
Júlio, se você já se sente assim vivendo em um lugar mais afastado, cercado pela natureza e onde você cria coisas que transformam o seu ambiente, deixando você orgulhoso e com a sensação de 'olha o que eu fiz com meu esforço', imagine quem vive em uma grande cidade e trabalha em um escritório, em frente ao computador o dia todo. Não que isso seja ruim, mas percebo que as pessoas que trabalham nessas condições costumam reclamar mais de seus empregos. Não sei se isso tem a ver com o que você disse, mas me deu vontade de escrever e cá escrevi.
Incrível narrativa, parabéns Júlio. Eu compartilho dos mesmos pontos de vista sobre as reflexões. É muito bom saber que não estamos sozinhos nessa jornada.
Adorei ❤
Profunda a reflexão Júlio! Tenho pensado bastante nisso atualmente. Principalmente após o nascimento do meu filho. Fico pensando principalmente em como não "bombardear" a mente ávida de meu filho, com informações "desnecessárias" e "descabidas" a sua idade, vindas das telas, tão fáceis de serem acessadas. Acredito que cada idade deve ser guarnecida com conhecimentos e informações adequadas a ela, e não como é nos dias de hoje, "tudo ao mesmo tempo agora". Essa questão holística da forma com que o mundo esta caminhando era uma das barreiras que tinha para colocar outra filho no mundo! Como agora ele esta entre nós, é minha responsabilidade cuidar para que ele tenha as informações adequadas a sua tenra idade e orar para que minimamente, eu consiga ter o controle sobre isso, para que ele assim como as atuais gerações, não sejam escravos das "redes e mídias sociais" e se posicione de forma minimamente honrada, diante de um futuro distópico que se avizinha.
EXCELENTE, BRILHANTE, NECESSÁRIO E INDISPENSÁVEL !!!
Leitura obrigatória !
Essa reflexão final pegou demais, muito obrigado Julio!!!
Eu realmente não aguento mais esse marketing agressivo, abandonei várias pessoas que eu gostava e acompanhava, e que tinham algo de verdadeiro para compartilhar, justamente por conta disso. Quando você cai nessa de usar táticas de manipulação para vender coisas ou atrair pessoas, já está perdido, o seu interesse mudou, independente do conteúdo.
Essa video me passou uma paz. Longe de todo o estresse da vida cotidiana e difícil que eu tenho aqui em Fortaleza Ceará, competição e o ego das pessoas ta sempre na frente, todos sempre mostrando sua versão family Friend e caricata de "bom cidadão". Foda-se tudo isso, eu dou valor as coisas simples ja diria o chorão, espero ter um espaço somente meu no mato para que eu possa me sentir mais vivo e me conectar mais comigo mesmo, infelizmente eu tenho um problema de saúde que ainda me prende nesse lixo de lugar que eu vivo
Tô nessa busca TB. E TB estou com problema de saúde impeditivo, mas pelo menos o meu deve sanar em poucos meses.
@Augusto_Tenorio ao menos o seu tem cura, o meu é crônico (problema respiratório) então eu sempre acabo tendo que voltar pra essa selva de pedra. Porém venceremos
@@Neto_70sou do interior e morei 6 anos ai em fortaleza... Graças a Deus vim embora. Tenho trauma dessa cidade aí.
Caramba júlio essa foi profunda, me fez pensar por bastante tempo...
La ele 😂😂😂
Já há algum tempo observando esse movimento de idéias. Buscando alternativas. Excelente reflexão.
Que bom que, em meio a tantas investidas, temos ainda tipos desse de conteúdo. Continue, para o bem!
Excelente reflexão Julio. Essa é uma pauta que me acompanha diariamente, pois eu moro sozinho fora do br, e a falta de pessoas próximas acabou me deixando mais adepto ao uso de redes sociais. Busco fazer coisas diferentes aos finais de semana, sair pra caminhar, explorar lugares, dirigir, etc. Mas durante a semana, após o trabalho na rotina, acaba sendo mais difícil.
Vídeo muito bom. Muito obrigado pelo conteúdo. Esse é importantíssimos, precisamos fazer mudanças na sociedade já! Uma hora a conta chega. Eu sou jovem e sou exemplo da decadência, tenho problemas de saúde mental hora ou outra, mas estou em mudança.
Sensacional! Meus parabéns Júlio! tenho frequentemente me encontrado fazendo questionamentos muito próximo a esses. Eu já não tenho redes sociais e noto como isso é libertador.
Excelente vídeo como sempre! reflexão avassaladora..
Sem contexto meu comentário, mas pela primeira vez na vida sinto que estou passando por um sofrimento opcional já que eu sei que no final não dará em nada. Boa noite
ENTENDO. Uma perdunta que sempre me faco. Qual e o sentido da vida
@@RafaelRosavidalQuem pergunta isso ?
@@MB-kd6gy cristofy. Pilatos. Alexandre o grande. Kinsu . Salomão os maiores homens do mundo
Muito boa reflexão Júlio.Obrigada pela sua sinceridade.
Sensacional o seu texto! Percebo que o caminho do "Meio" é o melhor a se fazer !
ótimo texto júlio, sem dúvidas levanta diversas questões a serem pensadas por todos os que ouviram, e a reanalisar a forma de viver que alçamos no "século dos séculos".
Excelente reflexão. Muita necessária. Todos devemos nos esforçar para ficarmos off-line por mais tempo.
Ótima reflexão.
Geração papagaio,só repete.
O crescimento se baseia em questionamentos.
E hoje pensar diferente, não concordar é errado.
Reflexão necessária para os dias atuais e para o futuro...parabéns.
Excelente conclusão, Julio.
Que nos fique de aviso. O recado está dado, e é bom saber que quem nos avisou não foi nosso inimigo.
Exatamente isso que penso, é tantos livros de métodos milagrosos. Só quem realmente se questiona sabe quando o autor está somente preocupado em vender seu curso.
Realidade dos dias atuais. Ótima reflexão.
Tenho exatamente os mesmos questionamentos!! Sempre disse que se eu produzisse conteúdo… acho que diria pra pessoas: sumam daqui e vão fazer outra coisa!!!
Penso o mesmo
Parabéns Júlio por sua reflexão, simplesmente sensacional, obrigado!
que vídeo impactante!
Excelente, Julio. Adorei este novo formato, faça mais!
Excelente reflexão! Penso que, se nada fizermos, nós (a sociedade) seremos dominados e/ou destruídos por este vício.
Julio, você nos fala sobre as pessoas que entregam a vida nas mãos de " gurus". Amei seu vídeo. assistindo seu vídeo me lembrei do filme Kumaré(2011) ,é um documentário , um reality show em que as pessoas nao sabiam que estavam sendo filmadas. O criador era jornalista, indiano, criado nos EUA, que ao ver essa idolatria por gurus, foi estudar, pesquisar, se tornou um guru fake, inventou mantras e posiçoes ridiculas e as pessoas começaram a segui- lo. É hilário a gt ri muito, mas foi verdade esse estudo dele nos abre a consciência a respeito, como seus vídeos tb. Gratidão por compartilhar seu conhecimento. Namastê!
Enquanto ainda for bom para você manter seu canal, eu irei assistir. Suas reflexões são de uma pessoa lúcida...uma das mais lúcidas do RUclips seguramente. Obrigada por publicar seus pensamentos. Ajuda de verdade à voltarmos a um ritmo interno mais centrado e "pés no chão".
É uma época maravilhosa , oportunidade única para desenvolvimento espiritual. Toda dificuldade é uma oportunidade
Amigo... Obrigado por ter postado esse vídeo!
um dos unicos canais do youtube que realmente agregam valor nos videos!
Com ctz este é o tipo d conteúdo que não qro ficar sem, quanto mais em minha vida vejo videos neste formato, mais evoluo minha capacidade de criar novas interpretações e fazer novos questionamentos, mesmo que eu já tenha mt forte em mim isto, quando vejo a forma d ver o mundo d outras pessoas isso abre novas janelas que nem sempre são para o msm horizonte do pensador que ouvi mas a reflexão dele me faz observar algumas coisas de outra forma, diferente da minha antiga e diferente da dele... E isto é algo que gosto bastante
Conteúdo muito interessante! O que mais confirma tudo isso, é o fato de terminar o vídeo e pensar "isso é verdade, será que tem outro vídeo para escutar mais sobre?".. Isso mostra o quanto estamos escravos da dopamina e buscando quantidades imensas de rápidos prazeres e até mesmo terceirizando a responsabilidade de pensar e refletir sobre algo.
Gostei, foi bom ouvir isso neste horário devo dormir melhor, trouxe sossêgo.❤
muito bom a narração junto com o vídeo de fundo, é até relaxante.
muito bom... estou buscando mudar de vida... excelente video.
Que vídeo de peso, tema extremamente importante. Mais importante do que somente assistir, é colocar em prática.
Instigante e passível de reflexão para conscientização de como estamos utilizando e suprindo o tempo de modo depreciativo.
Bom de mais obrigado muito obrigado você está certíssimo ❤❤❤❤
esta cada vez mais complicado correr atrás de sonhos em um pais onde se leva 2 anos pra comprar uma moto custom honestamente
e segundos para perder para bandidos fdp... a minha está pegando pó na garagem por conta da bandidagem que só piora em Sampa... aqui não se leva só o bem, querem levar tbm sua vida....estamos sendo modulados conforme as circunstâncias, hoje são ladrões livres e pessoas de bem presas em suas casas... triste caminho que estamos trilhando😔😥
E 2 minutos para perde-la num sinal.
A vida passa muito rápido aproveite o seu tempo e seu bilhão 🙏
Qdo o machado agarrar na tora, vira o machado e bate com a parte de trás, com a tora por cima. Não tirei esta informação de trás da orelha; trabalhei com isto por alguns anos: machado, motosserra e afins. 👍🏻
Uma coleção de boas reflexões.
Que texto sensacional, dito isso, que Deus tenha misericórdia de nós.
Excelente vídeo, parabéns! Estava com picos de ansiedade enormes, me fazendo mto mal. Então resolvi me questionar a todo momento se precisava pensar naquilo, fazer tal coisa... e aos poucos fui conseguindo me acalmar. A todo momento chove informações, seja TV ou celular e as rotinas de trabalho cada vez mais insanas, multi tarefas. Realmente cabe uma reflexão, precisamos ter mais momentos simples, apreciar um por do sol, uma conversa, um jantar em família.... acabei descobrindo que dá tempo de fazer tudo que precisamos, se focar o que realmente importa no momento.
Maravilhoso pensamento meu amigo, grande abraço
Reflexão muito válida! Não pare, Júlio, pois você é muito necessário! Essas doses de lucidez ajudam bastante
Pode ter certeza Julio, o seu conteúdo é muito edificante e nos traz muitas reflexões! Acredito que enquanto consumirmos conteúdo gerado por outras pessoas, ainda estaremos melhores do que conteúdos gerados por IA (roteiro, fotos, narração, etc).
Só consegui pensar em uma única coisa ao final do vídeo: *profundo!* 🍃
Grande reflexão Júlio!
Diz-se (e eu creio) que a vida é feita de escolhas e atualmente estamos com tantas opções nas palmas das mãos como nunca tivemos; aí penso: -O quê e como estamos escolhendo?
Por exemplo:
1)A neurociência explica que o cérebro humano funciona nos dirigindo à economia de energia. 2)A medicina comprova que o sedentarismo mata mais que grande maioria das doenças. -Juntando essas duas informações, se escolhermos ficar parados, provavelmente obteremos consequências más.
Me parece que nessa fase as "portas largas" estão cada vez mais largas e as "estreitas" cada vez mais estreitas. Resumindo, o que vejo são muitas ferramentas e informações para usarmos. Conforme as utilizarmos possibilitarão o nosso crescimento e saúde ou a nossa paralisação e destruição.
Vejo que a tarefa dos mais esclarecidos é essencial e pode mudar para melhor muitos destinos através da orientação na escolha e no bom uso dessas ferramentas e informações. Como você disse no vídeo, como profissional da área, opta por fazer parte do processo que ora se desenvolve. Esse é um trabalho essencial e digno, apoiando aqueles que querem aprender a escolher melhor.
Te agradeço pelo seu trabalho e conteúdo.
Te parabenizo mais uma vez Julio Lobo, pela sua capacidade acertiva, de lidar com a realidade que se apresenta. Excelente avaliação!
Vídeo maravilhoso, parabéns!
Excelente análise...parabéns
Mantenha a fé. Ela é o farol nas noites sem estrelas.
Isso foi muito profundo. Me fez refletir.
O Grande irmão está sempre junto, as vezes até quando está na tomada.
Agradeço por se manter nessa missão aqui. O papel de um líder é acordar o poder de sua tribo e colocá-los em movimento.
Reflexão interessante. Acredito que estamos sendo moldados pelo algoritmos a fim de sermos preparados para algo maior, que está por vir ao mundo. Sim, algo de aspecto religioso. Dá para resistirmos em alguma medida, mas não tem como parar o processo.
Como é maravilhoso alguém que pensa fora da caixa...
Vídeo maravilhoso, e mais que necessário
Excelente reflexão Julio, vídeo incrível!
Esse tipo de pensamento tem rondado minha cabeça nos últimos tempos, o que me levou a uma outra reflexão. Vivemos no tempo da "produtividade e eficiência", onde absolutamente tudo o que fazemos tem que ser focado em "economizar tempo", fazer mais, fazer melhor pra viver a tal "melhor versão de si", e sinceramente isso estava me adoecendo e eu simplesmente resolvi desacelerar e respirar. Por um acaso percebi que minha filha de 6 anos começou a assistir o seriado iCarly, que eu também assisti na minha infância, e isso me fez perceber uma coisa que começou a me incomodar muito, o fato de que aparentemente as coisas pareciam ser mais fáceis antes (digo, até 2017 pelo que eu me lembro, ainda sou muito jovem haha). Sei que isso é um sentimento nostálgico e muitas vezes equivocado, mas de fato eu percebi que antes muitos de nós faziam as coisas simplesmente porque eram legais, porque gostávamos. Qual foi a última vez que você fez algo sem pensar em dinheiro ou performance? É o que rondava minha cabeça constantemente. E antes que digam, sim, eu sei que todos temos crises financeiras e famílias para sustentar, dinheiro e finanças são muito importantes na vida de todo mundo. Mas quero dizer que, antes parece que o dinheiro tinha menos importância do que tem hoje, atualmente parece que tudo o que fazemos e pensamos gira em torno de dinheiro, dígitos. Acredito que isso não seja apenas reflexo da internet e das redes sociais, elas contribuíram sim, e muito, mas não acredito que sejam os principais culpados. Na minha visão, o que realmente ferrou nossa cabeça foi essa falta de propósito e falta de vontade. "Que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ver a beleza e força que o seu corpo é capaz!" Sócrates. Temos vivido uma ''crise de vontade'' muito grande, tudo parece ter perdido a graça, "se não for pra ser perfeito eu não faço", "se não render likes e engajamento não vale a pena". Isso é muito grave e pra onde você olhar terá um guru dizendo o que você deve e não deve fazer. Puxando a referência de 1984, atualmente temos "Grandes Irmãos" por toda parte. "Faça isso pra ganhar X", "Se você tem menos de 20 anos, faça isso", "Se você quer ter X, faça Y", "X erros que você não deve cometer". Pra tudo existe um tutorial, pra todo canto tem alguém que já está onde você queria e está vendendo curso de como chegar a tal lugar. Puxando agora suas próprias palavras ao fim do vídeo Julio, viva longos períodos offline, você não precisa de mais um vídeo, de mais um meme, e mais ainda, ninguém está tão interessado em acompanhar a vida alheia assim, nós não somos tão importante quanto pensamos. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” - Sócrates.
Excelente toda a sua reflexão!