Boa noite, Gianluca. É praticamente a mesma coisa. Só vai demandar um pouco mais de atenção. A definição do sistema principal é igual... Aplicação do carregamento real também (salvo quando tem deslocamento prescrito, mas daí não convém falar aqui)... O que muda são os cálculos das rigidezes. Geralmente nas questões com várias rigidezes a gente coloca "EI", "2EI", "3EI"... "1,5EI"... Seu professor faz assim também? Se não for isso é dar o valor do EI para cada barra 20000 kNm², 10000 kNm²... Enfim. Vamos supor que nessa questão que resolvi aqui a barra AB e BD tivessem 1,0 EI e a barra DE tivesse 2,0 EI, beleza? Quando tivesse lá fazendo "Delta1 = 1 no SP" quando eu escrevi o valor de MD2-1 (15:32) eu faria: MD2-1 = 6EI/L² = 6(2EI)/3² = 4EI/3 e o HD2-1 seria: HD2-1 = 12EI/L³ = 12(2EI)/3³ = 8EI/9 E quando tivesse lá fazendo "Delta2 = 1 no SP" quando eu escrevi o valor de MD2-2 (22:10) eu faria: MD2-2 = 4EI/L = 4(2EI)/3 = 8EI/3 e o HD2-1 seria: HD2-2 = 6EI/L² = 6(2EI)/3² = 4EI/3 Com isso eu teria em substituição aos valores apresentados no vídeo: K11 = 8EI/9 K21 = 4EI/3 K12 = 4EI/3 K22 = 49EI/15 Em resumo... Quando precisar da rigidez à flexão EI de uma barra basta substituir por "EI" por "x EI" Deu pra pegar a jogada?
O pior que eu também cobro isso nas provas... Mas esqueci de colocar nas questões quando gravei os vídeos 😅. Nesse daqui até tem... Mas TANTA coisa na questão que eu nem recomendo assistir se você tiver começando no método dos deslocamentos agora. ruclips.net/video/qDtgY0ZODqI/видео.html Bons Estudos!
No 27:25 Você colocar K22 como 3EI/5, porém no 25:46 você calcula K22 como 29EI/15, você se confundiu? estou continuando na aula para entender a metodologia.
Boa tarde, Arthur. Ih, rapaz.... Falha nossa. Vacilei aí mesmo. O correto é 29EI/15. Felizmente só está escrito errado na montagem do sistema, mas o cálculo foi feito com o valor correto. Os deltas estão certos 👍. Ganhou meio ponto na próxima prova 😅. Bons Estudos!
Boa tarde, Weslley. Tem algumas tabelas que apresentam as reações de momento e de força, a minha só tem os momentos, daí eu calculei o HD2 em 08:45 utilizando o somatório de momentos em relação ao ponto E para a barra DE isolada. Nestes casos, como já temos os momentos de engastamento perfeito sempre dá pra calcular as forças utilizando o somatório de momentos (em qualquer questão). Nessa questão em específico como as condições de contorno são simétricas (engaste em cima e em baixo) e o carregamento também é simétrico (carga distribuída na barra toda), eu poderia só dizer que a resultante da carga distribuída iria metade pra cada lado. Como a carga distribuída é de 5,0 kN/m e o comprimento da barra é de 3,0 m, a resultante seria igual a 15 kN e indo metade pra cima e metade pra baixo teríamos HD2 = 15 / 2 = 7,5 kN. Os outros 7,5 kN seriam o HE2, reação no apoio em E... poderia calcular ela também se eu quisesse e já obter o valor final do H2 quando faço as correções dos esforços... mas não o fiz... porque não quis... só calculo o que é realmente necessário, justifiquei isso em algum vídeo anterior. Tranquilo?
Só uma correção... Quando escrevi o somatório não coloquei a distância do HD2... pensei mas não escrevi, vai saber... Vacilo meu, foi mal! Seria HD2 x 3... Mas o resultado está correto... HD2 = 7,5 kN
Eu entendi, eu vi que a carga distribuída não estava pontual, aí converti ela e deu certo, poderia me mandar teu contato para que eu possa retirar mais algumas dúvidas?
@@vwgamers278 Se a dúvida for dessa ou de outra questão que eu resolvi aqui no RUclips é só colocar nos comentários que eu sempre respondo. Se for outra questão, manda para meu e-mail: rodolfo.aju@hotmail.com. Eu só não respondo provas e trabalhos, mas se quiser conferir algo que não está batendo, tirar alguma dúvida pontual, ou só uma luz de por onde começar manda lá ✌
Ola, estou resolvendo um exercicio e as barras sao diferentes, cada uma tem uma inercia, como resolver?
Boa noite, Gianluca.
É praticamente a mesma coisa. Só vai demandar um pouco mais de atenção.
A definição do sistema principal é igual... Aplicação do carregamento real também (salvo quando tem deslocamento prescrito, mas daí não convém falar aqui)... O que muda são os cálculos das rigidezes.
Geralmente nas questões com várias rigidezes a gente coloca "EI", "2EI", "3EI"... "1,5EI"... Seu professor faz assim também? Se não for isso é dar o valor do EI para cada barra 20000 kNm², 10000 kNm²... Enfim.
Vamos supor que nessa questão que resolvi aqui a barra AB e BD tivessem 1,0 EI e a barra DE tivesse 2,0 EI, beleza?
Quando tivesse lá fazendo "Delta1 = 1 no SP" quando eu escrevi o valor de MD2-1 (15:32) eu faria:
MD2-1 = 6EI/L² = 6(2EI)/3² = 4EI/3
e o HD2-1 seria:
HD2-1 = 12EI/L³ = 12(2EI)/3³ = 8EI/9
E quando tivesse lá fazendo "Delta2 = 1 no SP" quando eu escrevi o valor de MD2-2 (22:10) eu faria:
MD2-2 = 4EI/L = 4(2EI)/3 = 8EI/3
e o HD2-1 seria:
HD2-2 = 6EI/L² = 6(2EI)/3² = 4EI/3
Com isso eu teria em substituição aos valores apresentados no vídeo:
K11 = 8EI/9
K21 = 4EI/3
K12 = 4EI/3
K22 = 49EI/15
Em resumo... Quando precisar da rigidez à flexão EI de uma barra basta substituir por "EI" por "x EI"
Deu pra pegar a jogada?
O pior que eu também cobro isso nas provas... Mas esqueci de colocar nas questões quando gravei os vídeos 😅.
Nesse daqui até tem... Mas TANTA coisa na questão que eu nem recomendo assistir se você tiver começando no método dos deslocamentos agora.
ruclips.net/video/qDtgY0ZODqI/видео.html
Bons Estudos!
No 27:25 Você colocar K22 como 3EI/5, porém no 25:46 você calcula K22 como 29EI/15, você se confundiu? estou continuando na aula para entender a metodologia.
Boa tarde, Arthur.
Ih, rapaz.... Falha nossa. Vacilei aí mesmo. O correto é 29EI/15.
Felizmente só está escrito errado na montagem do sistema, mas o cálculo foi feito com o valor correto. Os deltas estão certos 👍.
Ganhou meio ponto na próxima prova 😅.
Bons Estudos!
como que o hd2 deu 7,5 KN?
Boa tarde, Weslley.
Tem algumas tabelas que apresentam as reações de momento e de força, a minha só tem os momentos, daí eu calculei o HD2 em 08:45 utilizando o somatório de momentos em relação ao ponto E para a barra DE isolada.
Nestes casos, como já temos os momentos de engastamento perfeito sempre dá pra calcular as forças utilizando o somatório de momentos (em qualquer questão).
Nessa questão em específico como as condições de contorno são simétricas (engaste em cima e em baixo) e o carregamento também é simétrico (carga distribuída na barra toda), eu poderia só dizer que a resultante da carga distribuída iria metade pra cada lado.
Como a carga distribuída é de 5,0 kN/m e o comprimento da barra é de 3,0 m, a resultante seria igual a 15 kN e indo metade pra cima e metade pra baixo teríamos HD2 = 15 / 2 = 7,5 kN.
Os outros 7,5 kN seriam o HE2, reação no apoio em E... poderia calcular ela também se eu quisesse e já obter o valor final do H2 quando faço as correções dos esforços... mas não o fiz... porque não quis... só calculo o que é realmente necessário, justifiquei isso em algum vídeo anterior.
Tranquilo?
Só uma correção... Quando escrevi o somatório não coloquei a distância do HD2... pensei mas não escrevi, vai saber... Vacilo meu, foi mal!
Seria HD2 x 3... Mas o resultado está correto... HD2 = 7,5 kN
Eu entendi, eu vi que a carga distribuída não estava pontual, aí converti ela e deu certo, poderia me mandar teu contato para que eu possa retirar mais algumas dúvidas?
Obs: sou o Weslley, é pq tô em outra conta
@@vwgamers278 Se a dúvida for dessa ou de outra questão que eu resolvi aqui no RUclips é só colocar nos comentários que eu sempre respondo.
Se for outra questão, manda para meu e-mail:
rodolfo.aju@hotmail.com.
Eu só não respondo provas e trabalhos, mas se quiser conferir algo que não está batendo, tirar alguma dúvida pontual, ou só uma luz de por onde começar manda lá ✌