Boa noite, Renato. Mais um guerreiro buscando aprovação nesse concurso? Todo ano tem um questão desse tipo pra comer o juízo dos candidatos. Até posso gravar... só não sei quando terei um tempo livre pra fazer isso. Ativa as notificações aí. Em todo caso, se você está estudando (ou mesmo se fez a prova esse ano) acredito que você já tentou resolvê-la, certo? Daí manda o que você já fez pra mim que eu te respondo com a correção. Deve esperar menos tempo que um vídeo novo meu 😅 rodolfo.aju@hotmail.com
@@illgnermoreira5944@renatopaganobatista5079 ruclips.net/video/26gx2Cc_k0g/видео.htmlsi=xI38gFbe1UA6WhLr Segue vídeo com a solução. Boa sorte pra vocês.
Boa tarde, Lucas. A banca desse concurso é muito criativa. Come o juízo de qualquer um mesmo. Eu já resolvi a questão desse ano também... ruclips.net/video/cJa0j0-AFQ8/видео.html
Bom dia, Helder. Eu recomendaria os livros do Süssekind (Curso de análise estrutural - Volumes 2 e 3) e do Soriano (Análise de Estruturas - Método das Forças e Método dos Deslocamentos). Os do Süssekind são antigos e não foram republicados, você só consegue encontrar para comprar em sebos. Mas como eles são muito utilizados é capaz de você conseguir encontrar algum scan na internet.
Professor, boa noite! Muito obrigado pela ótima explicação como sempre. Gostaria de tirar uma dúvida, tenho feita essa questão utilizando a tabela fornecida pela prova, porém quando chega na modificação Δ1, mais especificamente Vb¹¹ eu tenho "forçado" ficar positivo para coincidir com o Vb¹²... Vamos lá, vou tentar ser mais claro. ΣMa = 0 Vb¹¹*2 + Ma¹ = 0 Vb¹¹*2 + 3EI/4 = 0 Vb¹¹ = -3EI/8 Entendo que isso corresponde a direção inicialmente adotada, seria só "inverter". Porém a dúvida está nisso, como ficaria em sentido opostos, Vb¹¹ para baixo e Vb¹² para cima, isso não afetaria o cálculo da rigidez? Eu sei que estou errando em alguma coisa, mas não consigo identificar kkkk consegue me esclarecer isso?
Depois de analisar várias e várias vezes, ter formulado essa dúvida, talvez eu tenha encontrado... Na prova, quando apresenta a equação de Ma = +3EIρ/L² a viga tem 3º gênero na esquerda e 1º gênero na direita, quando for 1º gênero na esquerda e 3º gênero na direita, o sinal da equação seria invertido, e assim, sendo o sinal inverso, chegaria no mesmo valor com a mesma direção. Se eu estiver delirando muito, pode rir kkkk valeu!
@@saulogarciadamasceno2810 Boa tarde, Saulo. Sim, é isso mesmo. Apelando para o "sentimento" eu te diria o seguinte: Vb¹¹ é a força que eu tenho que aplicar para conseguir levantar a extremidade da viga em 1,0 metro. Ou seja, se eu quero levar a extremidade da viga pra cima, a força que eu tenho que aplicar tem que ser pra cima. .... O K11 representa a força que eu devo aplicar para levar o ponto B 1,0 m pra cima. Se tivéssemos Vb¹¹ = -Vb¹² o K11 seria zero dando a entender que nenhuma força seria necessária para levantar o ponto B. Sacou? .... Nem prestei atenção que só foi dada a viga apoiada-engastada.... se também fosse apresentada a viga engastada-apoiada você veria que Ma¹ é na verdade igual a - 3EI/4 (tempo 16:45) o que corrige a equação que você fez aí em cima.
@@ProfRodolfo Obrigado por esclarecer! Exatamente esse pensamento que tive, para não anular a equação. E nessa parte do vídeo 16:45 eu vi que no final das contas era a mesma coisa... Mas queria ter certeza, para conseguir me virar com o que aparecer. Valeu!!!
Boa noite professor, o Sr podera fazer um video resolvendo a questão 2 do CFrm 2023/24
Boa noite, Renato.
Mais um guerreiro buscando aprovação nesse concurso?
Todo ano tem um questão desse tipo pra comer o juízo dos candidatos.
Até posso gravar... só não sei quando terei um tempo livre pra fazer isso. Ativa as notificações aí.
Em todo caso, se você está estudando (ou mesmo se fez a prova esse ano) acredito que você já tentou resolvê-la, certo?
Daí manda o que você já fez pra mim que eu te respondo com a correção. Deve esperar menos tempo que um vídeo novo meu 😅
rodolfo.aju@hotmail.com
@@ProfRodolfo Olá professor! Também estou com dúvidas nessa questão 2 do CFrm 2023/2024. Ficaria grato em ver sua resolução
Abraços!
@@illgnermoreira5944@renatopaganobatista5079
ruclips.net/video/26gx2Cc_k0g/видео.htmlsi=xI38gFbe1UA6WhLr
Segue vídeo com a solução.
Boa sorte pra vocês.
@@ProfRodolfo Muito obrigado, professor!! Ajudou bastante
Boa tarde!
Professor, pode resolver a questão 1 do CFrm 2019/2020? Essa dali comeu meu juízo kkk
Boa tarde, Lucas.
A banca desse concurso é muito criativa. Come o juízo de qualquer um mesmo.
Eu já resolvi a questão desse ano também...
ruclips.net/video/cJa0j0-AFQ8/видео.html
Quais seriam as bibliografias que o Sr. recomendaria para estudar esses tipos de questões?
Bom dia, Helder.
Eu recomendaria os livros do Süssekind (Curso de análise estrutural - Volumes 2 e 3) e do Soriano (Análise de Estruturas - Método das Forças e Método dos Deslocamentos).
Os do Süssekind são antigos e não foram republicados, você só consegue encontrar para comprar em sebos. Mas como eles são muito utilizados é capaz de você conseguir encontrar algum scan na internet.
Professor, boa noite!
Muito obrigado pela ótima explicação como sempre.
Gostaria de tirar uma dúvida, tenho feita essa questão utilizando a tabela fornecida pela prova, porém quando chega na modificação Δ1, mais especificamente Vb¹¹ eu tenho "forçado" ficar positivo para coincidir com o Vb¹²... Vamos lá, vou tentar ser mais claro.
ΣMa = 0
Vb¹¹*2 + Ma¹ = 0
Vb¹¹*2 + 3EI/4 = 0
Vb¹¹ = -3EI/8
Entendo que isso corresponde a direção inicialmente adotada, seria só "inverter". Porém a dúvida está nisso, como ficaria em sentido opostos, Vb¹¹ para baixo e Vb¹² para cima, isso não afetaria o cálculo da rigidez?
Eu sei que estou errando em alguma coisa, mas não consigo identificar kkkk consegue me esclarecer isso?
Depois de analisar várias e várias vezes, ter formulado essa dúvida, talvez eu tenha encontrado... Na prova, quando apresenta a equação de Ma = +3EIρ/L² a viga tem 3º gênero na esquerda e 1º gênero na direita, quando for 1º gênero na esquerda e 3º gênero na direita, o sinal da equação seria invertido, e assim, sendo o sinal inverso, chegaria no mesmo valor com a mesma direção. Se eu estiver delirando muito, pode rir kkkk valeu!
@@saulogarciadamasceno2810 Boa tarde, Saulo. Sim, é isso mesmo.
Apelando para o "sentimento" eu te diria o seguinte:
Vb¹¹ é a força que eu tenho que aplicar para conseguir levantar a extremidade da viga em 1,0 metro. Ou seja, se eu quero levar a extremidade da viga pra cima, a força que eu tenho que aplicar tem que ser pra cima.
....
O K11 representa a força que eu devo aplicar para levar o ponto B 1,0 m pra cima.
Se tivéssemos Vb¹¹ = -Vb¹² o K11 seria zero dando a entender que nenhuma força seria necessária para levantar o ponto B.
Sacou?
....
Nem prestei atenção que só foi dada a viga apoiada-engastada.... se também fosse apresentada a viga engastada-apoiada você veria que Ma¹ é na verdade igual a - 3EI/4 (tempo 16:45) o que corrige a equação que você fez aí em cima.
@@ProfRodolfo Obrigado por esclarecer! Exatamente esse pensamento que tive, para não anular a equação. E nessa parte do vídeo 16:45 eu vi que no final das contas era a mesma coisa... Mas queria ter certeza, para conseguir me virar com o que aparecer. Valeu!!!