Empresa apresenta DRONE a PROPULSÃO IÔNICA (sem partes móveis)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024

Комментарии • 838

  • @ACosta-ox7mh
    @ACosta-ox7mh 2 года назад +342

    Certamente os drones fazem menos barulho do que as motos com escapamento aberto que fazem as entregas atualmente.

    • @AlissonSilveira
      @AlissonSilveira 2 года назад +34

      Entretanto, se migrarem para motos elétricas, para entregas curtas, o ruído é quase inexistente. Entretanto não é o volume do som que incomoda... mas a frequência que é chata.

    • @Brunooc0
      @Brunooc0 2 года назад +5

      @@AlissonSilveira o problema das motos se resolve com fiscalização, afinal, existem leis que proíbem as adulterações. Motos elétricas possuem boa autonomia e atenderiam bem as necessidades dos entregadores, mas pra produtos em desenvolvimento ainda são muito caros e descartáveis, portanto, pouco acessíveis. Também não faz sentido dizer que a frequência emitida pelos drones é "chata", qualquer frequência vai ser chata em volumes mais altos. É bom considerar ainda que o tempo que um drone interage com o cliente e faz barulho na sua porta é muito menor do que o tempo que uma moto barulhenta leva pra se afastar da sua quadra. Vocês estão falando de drones como se fossem helicópteros.

    • @ImYeec
      @ImYeec 2 года назад +18

      @@AlissonSilveira Confia... a galera do grau vai dar um jeito de botar barulho na motoca nem que seja usando copinho de guaravita no pneu.

    • @flaviolapis788
      @flaviolapis788 2 года назад +7

      @@ImYeec concord plenamente..... o problema é a mentalidade e falta de educação, literalmente. Nesse teste de ruído, tenho certeza que eles não colocaram o da cg 150 com escapamento totalmente zoado. Pior coisa do mundo. Não da nem pra conversar quando passa um... troco na hora pelo drone.

    • @arturfausto9625
      @arturfausto9625 2 года назад +3

      Submarinos e ventiladores domésticos utilizam agora hélice curvada quê gera menos barulho e arrasto são extremamente silenciosas daria para usar em drones para deixá-los mais silenciosos

  • @RuyMikosz
    @RuyMikosz 2 года назад +139

    Se o objetivo é reduzir o ruído. Um pequeno sistema com microfone e um FTE poderia inverter a onda e emitir o som com a mesma intensidade anulando o som por absorção entre as ondas originais e invertidas.

    • @ctbazoa
      @ctbazoa 2 года назад +6

      Perfeito.

    • @powernego7168
      @powernego7168 2 года назад +4

      Ideia top

    • @impirotec5786
      @impirotec5786 2 года назад +5

      esatamente pois a vibração do drone criaria uma pequena deturpação nas medições do microfone. mas abafaria bem

    • @RuyMikosz
      @RuyMikosz 2 года назад +13

      @@impirotec5786 Mesmo essas deturpações no microfone provocadas por vibrações poderiam ser equalizadas conforme a frequência para serem minimizadas. Se usarem inteligência artificial, seria possível após algum tempo de pesquisas, tentativas e erros, alcançar um equalizador dinâmico que se auto ajusta conforme a situação para maximizar a eficiência em abafar os ruídos.

    • @jefersoncastro1714
      @jefersoncastro1714 2 года назад +1

      Entendi

  • @eduardosales1018
    @eduardosales1018 2 года назад +51

    A tecnologia dos foguetes de ions é bem diferente dessa ai.
    Inclusive da para fazer em casa um "mini drone" desses se é que podemos chamar de "drone" . Incrivelmente só precisa de palito de churrasco, papel alumínio, e fio cobre de cabo telefônico, e é claro uma fonte de alta tensão. É um experimento bacana de feira de ciências.
    Mas uma coisa é certa, na vai muito para frente, por diversos motivos:
    - Vento inozado faz barulho. Menos que uma hélice? Sim, e não, se comparar com uma hélice de baixa rotação que gere o mesmo empuxo, a diferença seria insignificante.
    - Empuxo por potência é muito baixo, e só da para aumentar essa relação diminuindo a potência, aí pode esperar uma carro na 10a marcha saindo de 0km/h.
    - Para aumentar a potência tem que aumentar muito a tensão para assim gerar um bom fluxo de ar, porém altas tensões tende a criar descargas na atmosfera entre os terminais e mesmo que os terminais e se afastarmos muito os terminais o fluxo de ar diminui. É foda é um equilíbrio bem delicado, além da resistência dielétrica do ar variar bastante com a temperatura, altura e humildade, ter que ficar ajeitando a tensão para cada condição climatica é possível, mas bem ineficiente.
    - Vento ionico gera polução, basicamente O3, apesar de ser importante o ozônio, em baixas alturas é prejudicial para saúde dos seres vivos.
    Não querendo fuder com a tecnologia nova, mas infelizmente não é essa que vai ser a solução para o barulho das hélices.
    Talvez alguma turbina ionica, mas isso ainda é muito star wars.
    Acredito que mais próximo seria uma regulação melhor no empuxo máximo dos motores dos drones e hélice mais largas e com rotações mais baixas o que é plausível para os próximos anos.

    • @andrebernardino
      @andrebernardino 2 года назад +2

      Eu conheço esse projeto aí. É o lífter project com jlnlabs que é um vídeo antigo

    • @buraconegro6841
      @buraconegro6841 2 года назад +2

      Realmente, a gente fica numa ilusão de que tudo vai ser resolvido com uma tecnologia nova, algo "de outro mundo" mas as coisas sempre são resolvidas das formas mais consumistas e falta de dinheiro possível (para não dizer baratas)

    • @rastanerdi
      @rastanerdi 2 года назад

      Talvez um motor hidráulico para aumentar a autonomia ...

    • @robsonmoraes4467
      @robsonmoraes4467 2 года назад

      Eu também acho que os drones a hélice ainda é a solução. Eu acho que o que pode fazer para melhorar é fazer Hélices maiores ou balões dirigíveis mistos.

    • @vidal9747
      @vidal9747 2 года назад

      Sim, de fato... Mas é interessante tentar abordagens diferentes. Mesmo essa não sendo a solução, protótipos podem ajudar a criar soluções diferentes baseadas neles.

  • @marcosventurapro
    @marcosventurapro 2 года назад +21

    O som emitido por aeronaves tanto a combustão ou a reação, são o deslocamento do ar, a velocidade do ar que emite o som, não são os motores, exp bem simples e fácil de entender: uma murisóca não tem motor é o ruido dele é de dar nos nervos, quando estamos dormindo, não é? kkkk..... isto é! a velocidade do ar. Uma matéria muito boa, parabéns amigo pelo seu canal, Deus abençoe.

    • @buraconegro6841
      @buraconegro6841 2 года назад

      Eu demorei para entender o que é uma muriçoca

    • @vidal9747
      @vidal9747 2 года назад

      A velocidade do ar causa barulho quando o ar bate em coisas sólidas. Se você criar um motor que locomove ions utilizando campos magnéticos, o barulho será menor.

    • @almirante_kiko
      @almirante_kiko 6 дней назад

      Pois é,ao meu ver essa questão de poluição sonora e barrar operaçõens com drones convencionais,é apenas questão de Politica, Uma vez que sabemos que a China tem quase o Monopolio da industria de drones e que as empresas grandes como Ifood e Amazon então prestes a gerar uma demanda enorme desses dispositivos para aumentar o Lucro nas suas operaçõens

  • @pauloaugustoalmeida8753
    @pauloaugustoalmeida8753 2 года назад +30

    Vc realmente nos surpreende a cada vídeo , parabéns pela matéria , pq vc faz uma reportagem sobre os assuntos

  • @urielkalixto202
    @urielkalixto202 2 года назад +4

    Trajes com essa tecnologia, demais veículos de transporte tanto de cargas como pessoas, elevadores prediais com esse sistema e etc.... Potencialmente o uso desta tecnologia é um imenso

  • @abnerrodrigues663
    @abnerrodrigues663 2 года назад +3

    Mano
    O ser humano é realmente incrível
    Valorizo pessoas que se dedicam a essas pesquisas
    Sempre vai além de apenas trazer conforto pra nós

  • @jardelpaesdasilva474
    @jardelpaesdasilva474 2 года назад +11

    Muito interessante. Faz mais de e5 anos atrás, brincávamos de motor iônico com dispositivos eletrônicos propostos pelas revistas de eletrônica da época.

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад +5

      A tecnologia é antiga, difícil é encontrar aplicação devido às suas limitações aqui na nossa amostra

  • @ProfSandroViana
    @ProfSandroViana 2 года назад +6

    Esse canal é simplesmente fantástico.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @macgayverladen
    @macgayverladen 2 года назад +6

    Muito bom seu conteúdo, parabéns, o sistema consiste em capacitor assimétrico , a alguns anos atrás estudei muito e tentei de várias formas , amadurecer essa ideia , mas a área necessária para gerar um empuxo relevante e consistente tem q ser muito grande. Mas a hora que conseguirem achar um jeito , de dar certo , será uma revolução.

  • @salacasa4478
    @salacasa4478 9 дней назад +1

    Grato por proporcionar esse tempo de raciocínio oara nos

  • @jairooliveira1470
    @jairooliveira1470 2 года назад +3

    Na década de 90, me deparei certa vez com alguns vídeos que mostravam pequenas estruturas impulsionadas por "vento iônico" gerado completamente sem motores ou propulsores, somente com uso de campo elétrico de alta tensão (o próprio ar é ionizado). Essas estruturas são chamadas de "Lifters" e existem vídeos de tutoriais sobre como montar sistemas caseiros. Basicamente os materiais necessários para montar um "Lifter" são: palitos de churrasco, fios de cobre, papel alumínio e uma fonte geradora de alta tensão!!!

    • @ruyacquaviva
      @ruyacquaviva 2 года назад +1

      Acredito que seja exatamente o mesmo princípio no caso do protótipo em questão.

    • @josepedrotascari4923
      @josepedrotascari4923 2 года назад +1

      Precisamos urgente é de lei para essas maldita motos

  • @dronemoodbr
    @dronemoodbr  2 года назад +57

    Pessoal, confiram se estão inscritos. O canal está tendo recorde de visualizações mas muita gente que acompanha ainda não se inscreveu. Da essa força aí.
    Ah, casualmente após publicar o vídeo me deparei com esta informação que pode complementar tudo o que foi dito no vídeo: A tecnologia utilizada pelas chamadas ionocrafts, ou aeronaves iônicas, não é exatamente igual àquela utilizada no espaço onde a maior parte do empuxo vem dos íons. Aqui na atmosfera são as moléculas de ar que fornecem a maior parte do empuxo.

    • @dionatansantos5552
      @dionatansantos5552 2 года назад +1

      Cara eu me inscrevi 2 vezes, me inscrevi um tempo atrás e fui desinscrito. Agora me inscrevi de novo umas semanas e minha inscrição sumiu de novo! -_-

    • @AZODexe
      @AZODexe 2 года назад

      outro problema do vento ionico é o consumo de energia

    • @alexandermoriarty9167
      @alexandermoriarty9167 2 года назад +1

      INVENTEI UM MOTOR IÔNICO QUANDO EU TINHA 14 ANOS
      Bem, na verdade era um motor eletrônico, movido puramente a elétrons! Mas como era menor de idade e era o final dos anos 80, não pude deixar nenhum registro desse feito.
      Depois em 1989, descobri através do meu primeiro professor de física, o grande Professor Olívio, que esse motor já havia sido inventado! Bem, na verdade, não exatamente o meu motor, mas usando o mesmo conceito com mais eficiência: O MOTOR IÔNICO
      Mais eficiente porque os íons são maiores e bem mais pesados que os elétrons, que são muito leves e não conseguem gerar propulsão. Meu professor também explicou que existe um meio termo entre usar partículas de gás ionizado ("combustível finito") e usar elétrons, que são quase inesgotáveis, mas são muito fracos: USAR FÓTONS... OU SEJA LUZ...
      Luz não tem massa intrínseca, mas sim, podem ser usados como massa no vácuo do espaço! Mas isso é outra discussão...
      O fato é que depois de pesquisar sobre o assunto, descobri que essa tecnologia só serve para naves espaciais no vácuo, pois o empuxo máximo por segundo é muito pequeno, embora o ganho de velocidade ao longo do tempo seja grande!
      Isso só dá bons resultados no vácuo, onde não tem ar pra atrapalhar!
      Motivo? Gasta muita energia pra ter empuxo! Da onde vai vir toda essa energia???
      Então daí você pode entender a minha descrença quando vejo uma notícia dessas, então eu fui conferir... Afinal eu tenho a mente aberta e quis dar uma chance né...
      Mas ainda estou cético! Aquela mini fan na parte de cima é muito suspeito sim, a grade é grande demais e eu, principalmente, duvido que tenha toda essa autonomia que eles falam!
      Mas vou pesquisar mais e, vamos aguardar né... pra ver se eles mostram mais provas...
      Abraços

  • @Nonatosoares
    @Nonatosoares 2 года назад +3

    Olha, experimentei usando 27kv, e é algo maneiro.
    Em um passado um pouco distante, o Brasil foi líder em varias áreas tecnológicas.
    Pessoalmente eu tenho fascínio por estes motores.
    Obrigado por compartilhar este conhecimento.
    Esta é uma tecnologia que sofre muitos boicote. Verdade se diga.
    Quanto ao tamanho o vento realmente é problema serio.
    Quanto a velocidade te correção... é a mesma que você anunciou, 145k. Seja, velocidade não é o problema.

  • @robertofrazon604
    @robertofrazon604 2 года назад +1

    tem aquele experimento de dois Americanos alunos de engenharia que conseguiram realizar em laboratório um Drone que usa o mesmo formato de hélice do helicóptero do Leonardo da Vinci é uma hélice no formato de parafuso ( rosca helicoidal ) essa hélice foi desenvolvida no ano de 1493 por Leonardo da Vinci , segundo os alunos ao fazer alguns ajustes é possivel obter mais eficiência e bem menos ruído que os drones tradicionais .

  • @gabriellisboa9799
    @gabriellisboa9799 2 года назад +3

    Gostaria de ver mais vídeos seus em teste de crimes de entrada e outros RC . Seus comentários são ótimos e de boa índole. Valeu pelo conteúdo.

  • @fernandogarciacarvalho1678
    @fernandogarciacarvalho1678 2 года назад +2

    Até a nave do Jackson fazia um pequeno barulho! O Drone é um passado recente, e está nova tecnologia será o futuro!

  • @ggregg7584
    @ggregg7584 2 года назад +4

    Muito bom, vamos ter estes drones iônicos mais cedo que imaginamos. Fale um pouco sobre o entrelaçamento quântico.

  • @wribeiro21
    @wribeiro21 2 года назад +1

    Como toda tecnologia nova (apesar de motor iônico existir desde os anos 70), o começo é assim, cheio de dificuldades. Mas assim que mais empresas e cientistas se debrucarem mais nessas pesquisas, a evolução será impressionante...

  • @jsdeandrade9613
    @jsdeandrade9613 2 года назад +1

    Primeira vez que escuto sobre isso. Será assim que funcionam os famosos "ovnis" que são avistados?! Que na minha opinião não tem nada de alienígena.

  • @denilsontaylo
    @denilsontaylo 2 года назад +1

    Nossa isso seria tão maravilhoso. Vento sem turbulência, sem fluxo helicoidal... Talvez dê pra aumentar precisão etc. Muito bom

  • @opsdtsbrasil4262
    @opsdtsbrasil4262 2 года назад +2

    Trabalha com eletrodos antenas de Al frequência, oscilando os eletrodos em milhares de voltes, produzindo impulcho.

  • @WellingtonRochaBRRJ
    @WellingtonRochaBRRJ 23 дня назад +2

    Eu já digo. Acredito que breve em um futuro próximo vão criar um tapete voador. Já imaginava isso a muitos anos.

  • @wiltonsilveiratecnico4158
    @wiltonsilveiratecnico4158 2 года назад +2

    Duas observações. A primeira é que o barulho dos deslocamento do ar acontece com qualquer meio de propulsão, e aí entraria o uso de silenciadores. A segunda observação é que existe uma tecnologia de fan sem hélice, que foi originalmente desenvolvida para um ventilador residencial, usando um compressor de ar com hélice embutida. O rendimento seria bem alto. Combinado com a ionização poderia ser um caminho interessante.

    • @dex8000
      @dex8000 2 года назад +1

      Isso já existe, a bexiga, vc usa um compressor de ar pra encher e solta , com o esvaziar dela gera uma propulsão onde se tem um movimento, .. ..kkk birinks ....pode ser uma boa idéia, o problema é q qualquer peso contribui pra ineficiência.. mas é válido se usar até hélio comprimido pra auxiliar na autonomia .. mas o q seria melhor é tipo a movimentação em "trilhos" magnéticos, mas é complicado acima das casas pois aqui no Brasil ocorre muitas descargas eléctricas.

  • @LeRaphaelDante
    @LeRaphaelDante 2 года назад +6

    Talvez seja legal usar uma parte do voo como o MIT com asa fixa, e usar motores convencionais na hora do voo pairado ou pouso

  • @fernandoperesoficial
    @fernandoperesoficial 2 года назад +4

    SIM AQUI NO BRASIL JÁ PESQUISAMOS ISSO A MAIS DE 20 ANOS MAIS PARA ALGO BEM MAIOR CHAMAMOS DE VAILYX SISTEMA DE PROPULSÃO A TURBO IONIZAÇÃO.

  • @fiuzaspeed6978
    @fiuzaspeed6978 2 года назад +1

    O que faz barulho é o ar passando pela hélice precisa haver uma onda sonora oposta para anular esse barulho assim como a tecnologia usada nos apache helicóptero americano emitindo uma frequência sonora correta anulamos a onda de som.

  • @claudiopereirasoares4433
    @claudiopereirasoares4433 2 года назад +2

    Surpreendente!
    Obrigado por compartilhar.

  • @sigmaseg2
    @sigmaseg2 2 года назад +2

    Uma dúvida: o barulho que as hélices geram não é em função do impacto das pás com o ar que elas movimentam, especialmente porque elas estão em distâncias iguais umas das outras, tanto com 2, 3 ou 4 pás. Isso não causa ressonância que é amplificada pelo impacto continuo?
    Não é daí que vem o barulho que o helicóptero faz?
    Eu tive um carro em a hélice do radiador tinha pás com distâncias diferentes entre si e ela era muito mais silenciosa, apesar do ar passar pela colméia do radiador.

  • @ofiscalbrasil3815
    @ofiscalbrasil3815 Год назад

    Canal excelente. gosto muito. Sempre com novidades interessantes e olha que eu não tenho drone e não está na minha cabeça adquirir um, mas eu gosto muito de ver as inovações e curiosidades que surgem aqui no canal. Ah, o dinossauro dançarino também é muito legal. É a única vinheta que eu não pulo.

  • @FloripaFly
    @FloripaFly 2 года назад +6

    Demora mesmo até surgirem protótipos viáveis.
    Acredito bastante nessa tecnologia, apesar de ainda rudimentar.

  • @henriquehenrique790
    @henriquehenrique790 2 года назад +6

    No canal do Letra Jota ele monta um aparelho que produz um sistema parecido com esse . Vento sem hélice

  • @marcelosou5719
    @marcelosou5719 Год назад

    Sensacional ! Boto fé !

  • @elielmarcosromancini3545
    @elielmarcosromancini3545 2 года назад +6

    Não sou especialista no assunto, mas o que me pareceu é que a EDF fez todo o trabalho de propulsão do drone, os motores de íons apenas estavam alí para manter o equilíbrio e estabilidade.

    • @HenriqueBiologo
      @HenriqueBiologo 2 года назад +2

      Também tive a mesma impressão, inclusive o som era de uma EDF.

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад +2

      Baita palhaçada kkkkk

    • @ruyacquaviva
      @ruyacquaviva 2 года назад

      Acho que é o contrário. O equipamento vom alta voltagem ioniza o ar e produz um fluxo que gera sustentação, mas não tem como controlar esse grupo X o de forma eficiente. Então eu acho que o EDF está lá para fazer esse controle.

  • @coltrofpv6350
    @coltrofpv6350 2 года назад

    Cara vôo drones a alguns anos, hoje focado 100% em FPV e certamente seu canal é o melhor no Brasil, parabéns! Melhor conteúdo com certeza! Já segui diversos canais e basicamente sai de todos eles, Parabéns pelo trabalho!
    Sobre o drone infelizmente acho que aquele vôo estava com propulsão principal aquela turbina elétrica, pelo barulho! E como "sumiram" talvez não tenha dado em nada! Mas muito legal ver que estão tentando desenvolver tecnologias novas!
    Abs e boa semana!

  • @KleysonKlesller
    @KleysonKlesller 2 года назад +2

    Nado contra a maré. Adoro ouvir o barulho do DJI FPV e digo mais, quanto mais barulho, mas acho legal kkkkkkk...

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад +1

      Tipo quem curte muscle cars. Qto mais força bruta e barulho, melhor

  • @JORGEIBHOLANDA
    @JORGEIBHOLANDA 2 года назад +3

    Talvez uma boa solução seria combinar propulsão elétrica por hélice (pra empucho e mudar direção) e a propulsão por ions (velocidade).

  • @rodrigostavitzki3830
    @rodrigostavitzki3830 2 года назад +1

    Cara que vídeo sensacional, conhecimento e objetividade +1 inscrito !

  • @adachiluis
    @adachiluis 2 года назад +1

    Negócio é capturar um ovni pra aprender como que eles se mantêm no ar sem hélices e sem fazer barulho.
    Difícil é conseguir capturar aquelas coisas que escapam até de mísseis; Entram na água sem fazer splash...
    Talvez com um canhão de EMP talvez...🤔

  • @josewilsonfanti
    @josewilsonfanti 2 года назад

    O projeto do MIT me fez lembrar o desenvolvimento dos aviões no início do século 20.

  • @wesleyourides
    @wesleyourides 2 года назад +1

    Na aviação militar eu vi algo sobre turbinas movidas como um
    ionizador ou algo parecido, sei que no final tinha plasma saindo dele!

  • @2010Serra
    @2010Serra 2 года назад

    5:15 Olha o que é ter ideias e não ter informação pra mexer com isso. quase 50 anos atrás tentei fazer isso, gerar algum vento iônico com 2 telas metálicas, só que não sabia que deveria polarizar e aumentar o ddp, pq não havia livros em uma cidade do interior de SC de 3 mil habitantes, mais pra perto da Argentina. Fui aproximando as placas pra ver o que ocorria (eu tinha montado um capacitor!) e sem querer toque e foi um estouro que desarmou o disjuntor, dos antigos. Percebi que não tinha informação suficiente de eletricidade e eletrônica (era a válvula na maioria) pra continuar o "projeto. Nunca mais mexi com isso, até pq outras prioridades pessoais foram surgindo.

  • @iagorodriguesalves4675
    @iagorodriguesalves4675 2 года назад

    Acho que poderiam tentar montar um esquema macro , ..para fazer algum elemento específico ir na direção contrária da gravidade,.... Fazendo algum elemento subir ao invés de cair ( inversão da lei da gravidade ) talvez através de magnetizacão ou coisa do tipo ..

  • @levarocha
    @levarocha 2 года назад +1

    Vamos de sugestões Especulativas: Eu projetei o skate do Marty McFly usando som...ondas de som apenas e dá certo, mas pra melhorar precisa de bass como aqueles de motores; indo mais além, projetei o mesmo skate com vetores de levitação...como? R. Usando massificação de eletrostática. Ou seja, primeiro você tem que vetorizar eletrostática (aqui já cria o princípio do holograma palpável, mas não vem ao caso), depois você matricializa isso, gera em 3d e a própria massa(m) da eletrostática funcionará como um pneu virtual. Qualquer criança brinca, todos adultos se divertem.

  • @MasterTenik
    @MasterTenik 6 дней назад +1

    Cerveja não mano, só mais um refri mineirinho bem gelado.

  • @lucas-zs9eq
    @lucas-zs9eq 8 дней назад

    Como exemplo, o motor iônico da NASA, o NSTAR, produz cerca de 92 mN de empuxo com uma potência de aproximadamente 2.3 kW. ou seja 4 x 10⁻⁵ N/W. Como não sabemos a massa do drone, vou considerar 5kg + 1 kg de capacidade de carga, somando 6 kg, ou 58,86 N aqui no nosso planeta. Ou seja, se a eficiência do motor for igual ao motor NSTAR, a potencia teria que ser de 1.470.250W, para conseguir manter o sistema planando. A menos que eles conseguiram um salto gigantesco de eficiência, o sistema apresentado é apenas um foguete com uma IDF em uma roupagem diferente, e, na melhor das hipóteses as aletas servem apenas para estabilizar ele.
    Sem contar que para trabalhar com 20Kv de diferencia de potencial elétrico, a espessura do isolamento elétrico dos fios precisarias ser bem maior do que é possível ver saindo do corpo do "drone" em direção aos motores iônicos.

  • @geovanicmoraes
    @geovanicmoraes 2 года назад

    Já é uma grande evolução.

  • @otimidonanet6166
    @otimidonanet6166 2 года назад

    9:12 Era justamente o q eu tava pensando aqui... Todos os 3 pontos, tava só esperando a hora de tu dizer😄.
    Mas, a questão de avanço tecnológico, acho que daqui pra frente vai ser assim! A tecnologia vai avançar cada vez mais rápido, a ponto de daqui a pouco nós não conseguirmos nem acompanhar totalmente um nicho.

  • @samuelborges6654
    @samuelborges6654 2 года назад +11

    Os "drones" tradicionais estão longe de deixar de ser a nossa sensação.

  •  2 года назад

    parabéns, muita qualidade e um ótimo conteúdo. Sempre aprendo algo com seus videos, sou novo no mundos dos drones.

  • @poderosofallauti4255
    @poderosofallauti4255 2 года назад

    Cara, tu ganhou um inscrito só por essa entrada!!

  • @maurivirtua
    @maurivirtua 2 года назад +4

    Acho que deram um migué e o que realmente levantou o "engradado" foi a Edf ...

  • @Aeropinduca
    @Aeropinduca 2 года назад

    Parabéns Rafael sempre saindo na frente muito bom👏👏👏👏👏

  • @RGBZ
    @RGBZ 2 года назад +2

    kkkkk super legal o vídeo, ótimo conteúdo! Acho que toda pesquisa é válida à respeito, tomara que os caras consigam viabilizar.

  • @marcoaurelio-or9ku
    @marcoaurelio-or9ku 2 года назад

    Gostei do vídeo. SUGESTÃO DE VÍDEO. (Faça o sugerido abaixo em um conjunto de motor e hélice e grave um vídeo mostrando, talvez com um decibelímetro de celular pra comparar o "antes" e o "depois"). Sou aeromodelista, formado em física e conheço uma meia dúzia de três ou quatro coisas sobre aerodinâmica. E CONHEÇO UM SUPRESSOR DE RUÍDO MUITO EFICIENTE QUE OS DRONEMODELISTAS PRECISAM CONHECER E USAR. Trata-se de conhecimento antigo, aplicado, por exemplo, em um autogiro da Avro, chamado Avian 2/180 Gyroplane. Procurem imagens desse autogiro no Google. À primeira vista, parece um ducted fun, mas não é nada disso. Observem que trata-se de uma hélice comum, dentro de um anel em forma de venturi (com o extradorso da parede interna "sustententador", feito um venturi de carburador) e com o seguinte detalhe: tem uma fenda por onde as pontas das pás da hélice entram. As pontas das pás percorrem essa fenda enquanto a hélice gira. E essa fenda fica na transição entre a região de alta pressão e a região de baixa pressão da área "sustentadora" do anel de venturi. As pontas das pás da hélice entram alguns poucos centímetros nessa fenda. Acontece que a maior parte do ruído gerado pela hélice acontece por causa dos vórtices gerados pelas pontas das pás. E esse aparato descrito acima praticamente anula esse ruído. A coisa fica tão silenciosa que se esse autogiro passar voando a 60 metros de distância, você não escuta nada. Você só sabe que ele está passando se você estiver olhando pra ele. VEJAM IMAGENS DESSE AUTOGIRO NO GOOGLE E FAÇAM O MESMO NOS DRONES DE VOCÊS. (Avian 2/180 Gyroplane) VOCÊS VÃO REDUZIR CERCA DE 90% DO RUÍDO DOS DRONES.
    Bons voos, pessoal.
    P.S. Fiz a inscrição no canal.

  • @Jrsao-paulino
    @Jrsao-paulino 2 года назад

    Valeu por trazer mais essa novidade, com certeza essas evoluções são muito bem vindas e temos que estar atento a essas novidades.
    Forte abraço!

  • @claudioletto1678
    @claudioletto1678 2 года назад

    Estão no caminho, é assim que chega lá

  • @alzistechnology7670
    @alzistechnology7670 2 года назад +1

    O desafio maior será o controle de tensão a níveis elevadíssimos, no limiar da formação de arco voltaico no ar. Hoje utiliza-se 20.000V para excitar o nitrogênio presente no ar... conforme variamos a altitude, umidade e até mesmo o nível de poluição, essa tensão irá variar.

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад

      Talvez alguns sensores consigam mapear essas variáveis e fazer os ajustes. Mas teriam que funcionar muito bem. Imagina a propulsão de uma aeronave tripulada falhando....

    • @alzistechnology7670
      @alzistechnology7670 2 года назад

      @@dronemoodbr apesar de medição de tensão ser algo relativamente simples e trivial, trabalhar em escala de kV é bem perigoso e nada trivial. Existem outros problemas envolvidos, como o acúmulo de cargas conforme o tipo e formato dos materiais. Lembra do "poder das pontas" estudado em física? É o princípio do pára-raios! Toda estrutura condutiva que forma "pontas" sofre um acúmulo de cargas... sujeira acumulada nas bordas dessas estruturas dos drones já pode variar a tensão aplicada. Para chegar um dia a usar isso em transporte de pessoas a engenharia de materiais será fundamental para resolver esses problemas.

  • @armfpv
    @armfpv 2 года назад +10

    Falei... A propulsão por hélices é inviável para o que desejamos, turbinas também tem seus problemas, mas uma tecnologia assim ou simular será o caminho!

    • @Brunooc0
      @Brunooc0 2 года назад +3

      Acho que seja mais viável desenvolver formas de suprimir o barulho das hélices. E esse barulho nem é tão absurdo, estão exagerando. Em substituição a uma moto barulhenta, um drone só incomoda quem está muito próximo dele e por pouco tempo. Uma moto continua incomodando mesmo a centenas de metros de distância.

    • @Brunooc0
      @Brunooc0 2 года назад

      Nesse vídeo vimos sensacionalismo e que propulsão iônica talvez nunca sirva a esse propósito.

  • @robertocavalheiro6445
    @robertocavalheiro6445 2 года назад

    Há também teoricamente a Matéria Negativa em desenvolvimento. Matéria negativa teria peso inverso ao da matéria positiva como conhecemos. O difícil é obtê-la e uma vez obtida, domá-la.

  • @Jelisson_Gregorov
    @Jelisson_Gregorov 2 года назад

    Um grande desafio é que precisa de uma tensão muito alta (na casa dos KV) para gerar empuxo. Para gerar tal tensão se consome mais energia e por consequência precisa de uma bateria maior e mais pesada. A propulsão eles já tem. Agora é aumentar a eficiência e conseguir baterias cada vez mais leves e com mais autonomia.

  • @davi97721
    @davi97721 2 года назад +1

    Parabéns pelo conteúdo 👏🏻👏🏻

  • @ronaldomessias9105
    @ronaldomessias9105 2 года назад

    Agora fica a expectativa nesta nova tecnologia de propulsão! Gostei!

  • @cesarjiujitsu84
    @cesarjiujitsu84 2 года назад

    Eu me senti obrigado a pegar uma cerveja para assistir o vídeo, ganhou um inscrito! Obrigado pelo vídeo 👍

  • @mazzetoaqui
    @mazzetoaqui 2 года назад +1

    Que legal! Obrigado por mais um vídeo!

  • @Marexall1
    @Marexall1 2 года назад

    O mais natural: balãozinho,/tipo azeitona, levanta a massa, para descer, comprime-se o gaz em reservatório com altímetro, motor somente para dar ponto de carga e descarga da entrega, NSS projeto ganhou prêmio em Engrand.....Conde wuantuwil? Foi uma das maiores autoridades de balões tripulado de volta ao planeta Terra!

  • @sergiooliveira9726
    @sergiooliveira9726 2 года назад +1

    Baterias de plástico com radicais livres serão o próximo passo para tornar realidade

  • @musicaafinacaoexotica1.
    @musicaafinacaoexotica1. 2 года назад +2

    Parabéns pelo seu vídeo abraço pra todos aí Agência de cargas BHMG e LONEIRO LAURINDO de Belo Horizonte MG Brasil Laurindo Teixeira

  • @RenatoT1965
    @RenatoT1965 2 года назад

    Essa tecnologia emprega o efeito Biefeld-Brown que é o efeito de empuxo causado por um campo elétrico aplicado em um capacitor assimétrico. O laboratório Jean-Nardin é pioneira nesse tipo de pesquisa.

  • @rkb0705
    @rkb0705 2 года назад +1

    Ritter... Cerveja no sábado é um item básico... inclusive o teu canal!!!! Parabéns

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад +1

      Não abri a minha ainda mas vou resolver isso logo mais 🤣

  • @lguiraldeli
    @lguiraldeli 2 года назад

    Quando esta tecnologia conseguir miniaturizar o dispositivo e que produza o fluxo helicoidal, daí sai de perto... Muito boa a abordagem ao tema.

  • @CarFerFilmagem
    @CarFerFilmagem 2 года назад +1

    Um problema atual e a bateria que aceita pouca carga, quando sairem as novas baterias de maior potencia e menor peso, vamos ver novas tecnologias aparecendo ai.

  • @johnyted
    @johnyted 2 года назад +1

    Até uns meses atrás, para mim, tudo que voava construído por nós tinha que ter asas, hélices ou turbinas. Tem os balões e os foguetes, mas sem uma propulsão e uma asinha pra guiar a direção, tudo fica muito chato bem rapidinho. Então, de repente, a internet ficou repleta de geringonças que voam de todas as maneiras e jeitos, com motor, sem motor, sem asas ou com asas cilindricas etc. etc. etc. Tem algumas semanas que eu soube desse drone levitando e fiquei bem animado - até pensei que havíamos desvendado o segredo dos voos dos óvnis! Mas, quando descobri que esse drone está em teste há mais de ano e somente essa empresa se mostra interessada nesse tipo de tecnologia, eu pensei: é uma startup, então, é golpe. E agora que o amigo revelou a ventuinha (coisa que eu não havia percebido antes), nada mais tenho a dizer a respeito.

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад

      Sem querer acusar ninguém de nada, mas né....

  • @nielmelo1019
    @nielmelo1019 2 года назад

    Daqui pra frente a tecnologia reflete muito a quem .... espaço aéreo limitado e preço bem condizente pra alguns ; mas , é isso aí tudo começa com um brinquedo e depois vira acessório necessário pra todos os tipos de necessidade.

  • @Klaato_barada_niktoo
    @Klaato_barada_niktoo 4 дня назад

    Construi um com o mesmo princípio físico em casa a uns 12 anos atrás, usando uma fonte de alta tensão de uma Tv de tudo, o nome para quem quiser saber, pesquisar chama-se Lifter. ( levitador iônico).

  • @MrFGoulart
    @MrFGoulart 2 года назад +1

    Eu aposto mais no Motor de Inversão Magnética ou Antigravitacional que já é uma realidade.

  • @AntonioJoaquim-wc8gm
    @AntonioJoaquim-wc8gm 9 дней назад +1

    Nem todos os donos são barulhentos. Existem os drones de hélice toroidadal que minimiza a força do vórtice e não tem um ruido chato. Deviam fazer um drone que flutua como as naves do filme "john cárter: entre dois mundos" navegando nos fotos da luz.

  • @cezarbial
    @cezarbial 2 года назад

    Esse vídeo me deixou surpreso, muito maneiro.

  • @luidesdossantos
    @luidesdossantos 2 года назад

    Parabéns pelos vídeos barba 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @Daniel-mn3xj
    @Daniel-mn3xj 2 года назад

    Provavelmente será adotado um sistema misto, para partida e correções com presteza, e o ionico para "velocidade de cruzeiro".

  • @DiniM
    @DiniM 2 года назад +1

    Fato curioso, "tatrum" na tradução direta do inglês é "birra", mas é comumente utilizado como "chilique". Ou seja, o nome da tecnologia utilizada é "Chilique Aéreo".

    • @dronemoodbr
      @dronemoodbr  2 года назад +1

      Putz, aí fica difícil de levar a sério

  • @reginaldojosecaron8308
    @reginaldojosecaron8308 2 года назад

    Parabéns pelo conteúdo. Isso é o futuro

  • @vitorbw8184
    @vitorbw8184 2 года назад +1

    O voo sobre o éter será o futuro

  • @MrLaperriere
    @MrLaperriere 2 года назад

    imagina essa tecnologia daqui a alguns anos conseguindo levantar cargas pesadas e ajudar ou mesmo lançar naves ao espaço, espetacular.

  • @Omundodoarthur
    @Omundodoarthur 2 года назад

    Quando vi aquela ducted fan só pensava em uma coisa: É cilada, Bino!

  • @VINICIUSOCRUZ
    @VINICIUSOCRUZ 2 года назад

    Muito legal amigo, parabéns! Primeiro vídeo do seu canal q eu assisto, e vou passar a acompanhar! Parece q esse fan ajuda sim, mas parece ser mais pra refrigeração do q propulsão devido a posição dele.

  • @Jnls3
    @Jnls3 2 года назад

    2:40, cada tipo de ansiedade

  • @alv1mhdmi
    @alv1mhdmi 9 дней назад

    Basta apenas pôr canceladores de ruídos nas hélices 😅
    Tem um modo de cobrir as hélices sem bloquear a passagem do ar, ainda faria barulho mas seria muito menos agudo...

  • @ferdinandadriah
    @ferdinandadriah 2 года назад +1

    Ola! Tendo em vista que o ruído emitido pela rotação das hélices se assemelha a um zangão, tem pessoas que vão achar que é um ataque rs. Tenho interesse em adquirir um drone para utilizar em área de mata. A finalidade e alçar vôo e ajudar na movimentação identificando pontos importantes para a segurança na trilha evitando contratempos. Qual a sugestão para um iniciante neste nicho?
    Esse vídeo foi irado, SUCESSO!
    Sucesso no canal

  • @renatonunes6230
    @renatonunes6230 2 года назад

    O comércio do Zé não pode entregar, mas o IFood pode.
    Ainda seremos civilizados.
    Parabéns por ser mais um postando aleatoriamente e fazendo propaganda para o monopólio.

  • @Murilo-x3z
    @Murilo-x3z 6 дней назад

    Isso pq a nasa não deve ter colocado escape de motoboy brasileiro na playlist

  • @teslafanatics2659
    @teslafanatics2659 2 года назад

    sabe se tem algo novo sobre otc-×1
    viu a do russo com ultra som+ 2 discos de imas rodando com motores em sentidos opostos perante 1 chapa central? Alexey Chekurkov

  • @aseixas3596
    @aseixas3596 2 года назад

    Já á 30 anos era comum entre técnicos de tv brincar fazendo ventoinhas e geradoras de ozono/ oxigénio usando para esse fim os 18000 voltes das televisões da época (cinescópios)

  • @Renato_Pinheiro.9
    @Renato_Pinheiro.9 2 года назад +1

    Objetivo dessa tecnologia nem é tanto resolver o problema do som e sim resolver o grande problema dos drones da atualidade - os possíveis Acidentes com motores a hélices em um meio densamente povoado, algo como o que ocorreu na cena da moça que foi acertada pelo drone.
    Essa tecnologia vai inclusive resolver o problema dos VTOLs que são esses drones grandes tripulado que a galera teima em chamar de "carro voador" que não podem fazer pousos na rua ou em meio a cidade por conta de poderem arrancar o pedaço de alguém.

  • @sanpol4399
    @sanpol4399 2 года назад +6

    hehe, talvez o edf seja usado à toda potência para resfriar o speed control da propulsão iônica.😃😃

    • @guilhermechirigatti3065
      @guilhermechirigatti3065 2 года назад

      Da mesma forma como a hélice de aeronave serve pra fazer vento no piloto, logo quando ela para, ele começa a suar. 😁

  • @EWERTON-DAY-TRADER-ES
    @EWERTON-DAY-TRADER-ES 2 года назад

    Acabei de assisti o vídeo, fato que estrutura é pra gerar energia para funcionar aquela hélice única, por isso por baixo ruído, só tem 1 hélice.

  • @glaubertogonzaga1076
    @glaubertogonzaga1076 5 дней назад

    Olá.
    Pelo que consegui observar, essa ventoinha é apenas para resfriar o sistema e não para impulsionar. Sobre o barulho ocorre por causa da ionização, um exemplo disso são as raquetes que servem para matar insetos, elas seguem um processo semelhante.

  • @lyca2184
    @lyca2184 9 дней назад +1

    Pelo que entendi é como se o drone carregasse as particulares no ar como se fosse uma bateria e com essas partículas carregas de alguma forma ele joga elas para uma direção

  • @srlancouto
    @srlancouto 2 года назад

    Uma forma mais estável para um drone iônico seria a forma clássica de um disco voador.

  • @alcibiadesmarcialneto922
    @alcibiadesmarcialneto922 2 года назад

    Vi um video explicando os porquês da entrega por drones ter gerado muito blá-blá-blá no início e, de repente, murchou. O barulho era uma parte pequena. As restrições devido aos aeródromos e os prédios residenciais nas grandes cidades fariam com que apenas nos subúrbios o serviço pudesse ser utilizado.