Faço minhas revisões em casa. Desmonto a moto inteira, se fosse pagar na oficina ia passar de mil reais e nao seria bem feito igual a minha revisão, aprendi tudo no RUclips comprei ferramentas errei muito mais hoje em dia é quase uma restauração que faço.
Acho muito importante o proprietário ter conhecido da sua moto ou carro, além de ser gratificante vc mexer na sua própria moto e com muito mais zelo, vc aprende algo e fica vacinado pra " mecânicos" picaretas.
Depende do ponto de vista é lógico que ele não vai fazer a revisão da moto dele na casa dele, até porque ele tem uma oficina para disponibilizar esse serviço pra ele, mas muitos brasileiros como eu, nos temos nossa própria oficina dentro de casa, neste caso por qual motivo irei sair de casa e levar em outra oficina se eu tenho condição de entregar até mesmo um serviço muito melhor que muitas oficinas que tem por aí.
Comece com a aquisição de suas próprias ferramentas: chaves torx, chaves Allen, chaves combinadas, alicates universal, de bico e de corte, chaves de fenda e philips. Vá adquirindo conforme a necessidade.
É assim comigo também. E isso que levo só em oficina top. Da última vez, veio faltando uma mangueira no carburador. E outra mangueira do catalizador veio solta.
@@haureluk Em 2016 eu peguei uma Ténéré 250 0km, nunca mais voltei na concessionária, fiz todas as revisões em casa, aí uma vez em uma viagem pra BH (sou do ES) precisei trocar o óleo na estrada, então fui em uma oficina, o camarada apertou tanto o parafuso do dreno de óleo que roçou a rosca na hora de tirar...
Comigo também, Tinha uma fan e nunca havia tentado mexer. Levei ao mecânico e ele deixou a corrente solta. Eu indo pra minha casa pela pista, a corrente soltou dias vezes. Não dá pra confiar.
@@eduardoalmeida7201 A pessoa pode fazer a revisão sem ser mecânico, é só aprender a mexer na própria moto, daí com o tempo você vai fazer a revisão melhor que qualquer mecânico por conhecer a própria moto. A diferença é que o mecânico sabe consertar qualquer moto.
Depende, eu faço a revisão em casa seguindo o manual de serviço, só levo para a oficina se for algo muito específico no motor que precise de ferramentas e um conhecimento a mais, tenho uma mirage 2006 94.700 rodados zero problemas.
Exato. Faço exatamente assim também. Preventiva: troca de óleo, filtros, checar, lubrificar conforme procedimento no manual de serviço e no intervalo no manual do usuário; quando tem algo muito, muito específico que precisará de alguma ferramenta e/ou equipamento, levo na oficina.
O cara tem empresa que faz revisão. Desde quando ele falaria pra fazer em casa. Eu faço as revisões na minha FZ25, e nunca tive problema. Caso necessário mexer em algo que eu não consiga, eu levo ao mecânico. Posso estar errado, posso não saber muita coisa. Mas eu conheço a minha moto.
Tenho uma Triumph t100 2014, revisão basica faco em casa, troca dos fluídos, filtros, reaperto, pastilhas etc. Uso ate torquímetro. Nunca vi usarem um nas concessionárias.
@@CarlosEduPalópoli sigo o manual do proprietário, é exatamente o que fazem nas cc, que de acordo com a km faz SIM Uma revisão básica, que é a que eu faço. Faço reaperto de todos os parafusos, checo toda suspensão, folga nos rolamentos. A cada dez mil, mesmo não notando nada levo numa oficina de confiança para desmontar e lubrificar suspensão e passar no scaner. Isso eu olhando . Minha moto com dez anos não tem um parafuso oxidado, zero problemas. Óleo só sintético a cada 2.500km. desconheço quem cuide melhor Rsrs.
Minha moto tá na garantia, ainda falta 2 pra acabar a garantia, levo na Kawasaki a última que fiz a corrente voltou do jeito que foi sem ajuste ,frouxa !
Eu levo na concessionária dentro da vigência da garantia por causa dos carimbos e anotações no manual / livreto de garantia. Não saio de perto da moto. Acompanho tudo. Sou chato mesmo. Deixo pra fazer isso no sábado, quando estou de folga. As limpezas eu faço em casa e às vezes desmonto algumas peças pra facilitar o serviço.
Tenho uma Honda Goldwing Gl1500cc ano 1995, ultima revisão que eu fiz foi troca dos 2 pneus dianteiro Dunlop, traseiro pneu de carro 185/85 r16, troca das pastilhas de freio frente / traseira, desmontei o painel para troca de algumas lâmpadas queimadas, troca da capa de banco adicionei uma espuma de 1 polegada de espessura pra ficar mais confortável, troca de óleo coloquei óleo de carro Mobil 10w40 triple protection full synthetic, sem modicador de fricção pra não escorregar a embreagem molhada, aqui nos Estados Unidos vende óleo de carro sem modicador de fricção ou Friction Modifier e revisei os níveis de aditivo de radiador e óleo de freio tudo em casa.
Concordo com quase todas as explicações, exceto de não fazer revisão em casa. Desde que você tenha o conhecimento, e as ferramentas adequadas, qual o impedimento pra não fazer ???
como ele comentou, pra cada pessoa o acerto deve ser diferente, vc como todos, fazem a revisão em casa seguindo o manual, que é padrão para todos e não específico para vc, e isso vc so vai term com especialistas, o aceto da suspensão, posicionamento de guidão manetes, oleo e filtros assim como os fluidos proprios para sua tocada, seu dia a dia, que pode ser bem diferente de quem pega uma serrinha todo dia para ir trabalhar, quem anda 5km e para, que anda direto no transito e não para.. enfim, quando a gente faz em casa, diz que faz a revisão em casa, maioria pensa apenas na relação limpa lubrifica, troca de oleo filtro e basicamente isso, mas vai muito mais alem disso e mais uma vez, 1o é limpar a moto dos fluidos oleso etc e tais. depois subir com melhor qualidade conforme seu uso, sua cidade, quente fria meio a meio.. depois o acerto da moto para vc, seu tamanho peso tocada, se anda com garupa se não .. e raramente mas muito raramente em casa alguem faz isso, ate porque a grande maioria nem sabe como fazer esses ajustes, as vezes uma simples mudança do pedal de freio de marcha, inclinação do guidão .. faz u ma diferença incrivel, assim como alterar a calibragem dos pneus e o uso de pneus de qualidade.. como ele disse, motos de grande produção, não da para usar os melhores componentes porque o preco ficaria absurdo. e a montagem é padrão mas eu tenho 180 meu primo 193, meu cunhado 175 minha irma 160.. e todos vamos la comprar o mesmo modelo de moto, impossivel ela agradar a todos, ser confortavel para todos.. é o mesmo que pegar um carro e se adaptar a posição do banco dos retrovisores. sendo que vc pode mexer, mudar muitas coisas para ficar mais confortavel mais agradavel mais encaixado por assim dizer, é meio por ai a diferença de fazer em casa e numa oficina de qualidade, mas claro, ele fala disso oficinas tops, e não de autorizadas... em tempo, tenho uma Z1000 2018 e faço revisão geralmente a cada ano.. e intercalo, um ano eu que faço em casa, o basicão mesmo e no outro ja me preparao para a porrada, levando numa oficina epecializada em motos de alta cc, e um sonho e levar ela la no China... e apesar de morar no Rio, eu tenho receio de rodar em SP, aqui pelo menos eu ja conheço...
Tive uma fan 160 que comprei 0km. Com 900 km começou bater algo na frente da moto. Levei pra revisão de 1 mil km na autorizada, o barulho continuou. Foi aí que eu mesmo descobri que o barulho era o parafuso da caneta que estava frouxo. Eu mesmo apertei, acabou o problema.
Levei minha moto na suzuki uma vez para regular valvula, ai peguei a moto com barulho de valvula, comprei um calibre de folga e os caras ao inves de colocar 0.06 de folga colocaram 0.6, fiquei buto da vida pois era uma intruder 250 toda original e impecável.
paguei 150 para ver o mal contato na minha moto e dar um talento no carburador, o cara não achou o problema de mal contato e nem limpou o carburador resumindo eu dei 150 conto de graça pro cara kkkkkkkkkk so vou levar quando for em ultimo caso, tenho todas o ferramental necessários e sei algumas coisas
Eu sempre levo a minha Honda na Guanabara Motos do Catete aqui no Rio e os caras trabalham muito bem. 12 anos com uma CB 300 que os cupins deixam trincar o cabeçote, mas aqui tá firme e forte, nunca enguiçou.
Hoje em dia levar moto em oficina é pra voltar com defeito, o famoso 'defeito colocado'. Vai pra fazer uma revisão, um engraxamento, e volta cheia de problemas. Porque será né... Hoje tenho uma Hayabusa que só fez as obrigatórias depois da compra, depois nunca mais entrou em oficina. A anterior, era uma BKing que também tirei zero e foi do mesmo jeito. Fiquei com a moto 7 anos e zero problemas. Fazendo as manutenções em casa do jeito correto sua moto vai durar mais do que se for na oficina kkkk. Ademais, 90% dos caras são 'mechanicos' e não mecânicos. Mechanico por mechanico, sou mais eu.
exatamente, fui para o cara limpar meu carburador e antes a lenta era perfeita, agora a lenta nao existe mais, provavelmente se eu voltar la e ele vai falar que é pastilhamento ou qualquer outra coisa
Eu acho que Depende da moto , e depende do serviço, é lógico que é tem serviço que somente um profissional faz com as ferramentas e o conhecimento certo, mas o básico da revisão pra fazer sim , é bom aprender a se virar e ainda economiza uma grana
Sou mecânico diesel trabalho com veiculo pesado mas nas minhas motos eu mesmo faço porque sempre que levei em oficina passei raiva com serviço mal feito
Ninguém cuida melhor da moto do que o próprio dono. Minha moto eu trato no cotonete, nao deixo nenhum mecânico colocar a mão, a única coisa que eu não faço aqui na minha casa é serviço de retifica, prensar biela no vira, etc...
Sou mecânico profissional de Montain bike, então já tá no sangue fazer revisão nas máquinas que uso. Aprendi cedo, com o meu pai, o valor de ter zelo com o que temos. Então as motos da nossa família só vai para uma oficina quando fica impossível fazer em casa (por quesito ferramentas). Faço 90% de tudo em uma motos de média baixa cilindrada (100% só os profissionais especializados).
Eu mesmo faço revisões em minhas motos. Sou mecânico de motos Há 49 anos. Se vc tiver curso de mecânica, experiência, informações precisas do seu modelo (manual de seriço por ex.), ferramentas e peças adequadas, ok, vá em frente. 😄
Na verdade o amaciamento é imprescindivel , e sim hoje em dia o altissimo grau de prescisao da usinagem atual dos fabricantes, resulta num periodo bem mais breve para completo amaciamento. E sim amaciamento em rodovia, por longas horas de viagem e com variaçoes de regimes de rpm sao os modos mais indicados. E se vc conduzir a maquina com suavidade e faixas de rpm ideais e manutençao preventiva intensa, certamente seu equipamento tera durabilidade expressivamente mais longeva.
Se a pessoa tem conhecimentos em mecanica e tem ferramentas, como eu faco em casa, prefiro asim do que levar pra certo mecânicos que trocam peças atoa.
Faço a revisão das minhas motos em casa, oq seria falta de equipamentos, basicamente desmontar parte móveis da moto e lubrificar tudo. Fazer a troca das peças com desgaste, trocar o óleo, lavar e lubrificar a corrente etc.
Eu comprei a minha Nc 750 x em 2022 e bati direto pra Bahia só parei em Montes Claros pra fazer a revisão de 1000 kms e até agora com os 29 000 km td ok graças a Deus
Problema é achar um lugar bom para uma boa revisão. Por isso, realizo a manutenção em casa, sei que ninguém vai fazer igual. Desde zera, 50mil km hj, só óleo e gasolina, nunca deu manutenção.
Aí depende das cc eu tinha uma Ténéré 250 Nova deixaram a embreagem puxada na época não sabia muito de moto achei que era normal,fui em um outro mecânico ele disse sério que fizeram essa sacanagem com vc?! Ele mesmo abriu e viu a merda e me falou ou seja uma embreagem de Ténéré completo não sai por menos de 2... Só a embreagem fora a mão de obra,aí pus uma paralela falei com os mecânicos de outra cc da Yamaha e fizeram o seguinte deixaram ,, deixaram o motor com 700 ml de óleo sendo éum litro e meio ,e ainda era óleo grosso nem era semi Sintético e paguei dois litros de yamalube 10 w40 fiquei tão p da vida que comecei a fazer tudo em casa tirando o regulamento das válvulas e mexer na embreagem,enfim passei por tantas cascas invejosos que eu hj eu mesmo faço revisão encasa e nunca mais a moto deu um problema e pra lembrar pensa nas coisas que saíram do óleo o motor com 1.500 km depois disso fiz três trocas com óleo semi a cada 500 km pra tirar a sujeira que colocaram pois nem o filtro de óleo trocaram só cobravam , isso é coisa que quem é realmente bom em mecânica vê a diferença quando foi trocado ou não o filtro tava podre com sujeira parecia barro com café e pedra ,cc nunca mais e oficinas só em emergência! Nem os rolamentos eles lubrificavam então senhor china talvez a sua seja uma oficina de verdade não esses pilantras que gostam de ferrar com pessoas pobres como eu enfim no final vendi minha Ténéré pois não tem um mecânico honesto de moto na minha região todos se comunicarlm entre si e escaneiam quem não gostam....
Depois que não apertaram direito o guidão da minha moto e me acidentar em avenida,não tenho mais tanta confiança de levar numa oficina.... Isso foi há duas semanas,o dono da oficina pagou meus medicamentos e tudo na moto,por um simples erro de um funcionário eu poderia ter falecido.
As concessionárias cobram caro nos serviços , e nao paga bem os profissionais, resumindo o cara que é bom abre o próprio negocio igual o china e faz sucesso, e o que resta nas concessionárias sao mecânicos inexperientes e lambao , isso acontece em todas as areas, carro , moto , caminhão...
o certo é achar um mecanico bom, mecanico é igual cabeleireiro, dps que acha um bom vc nunca mais troca, digo isso pq sempre levei minha moto no mesmo mecanico e sempre voltou zero, sempre levo pra trocar o oelo e fazer algum ajuste quando é necessário, e nunca tive problemas, e tudo isso por um preço justíssimo, unica coisa que eu msm faço é lubrificar a corrente, cabos e limpeza da moto
Eu tenho a Himalayan 22/ bs6. E se não colocar Pódium, ela bate pino. Aí vão dizer: A minha não bate! Realmente, se andar em 50...70...80 curtindo, passeando com a moto no quarteirão, ela vai de gasolina comum na boa. É o que a maioria diZ ser " a proposta da moto". Pra meu uso diário até meu trabalho, que pego avenida de limite 100km/H. Que precisa retomada de velocidade, sem a pódium ela bate pino!
Faço em casa, investi o que gastaria numa revisão em ferramentas. Mexo em minha moto sozinho, começo de manhã cedo (8h) e termino no finalzinho da tarde (17h), gostaria de saber o porque dos cara quererem passar três dias com uma moto. Dizem que é muito trabalhoso e blá blá blá mas não engulo essa sem falar que o cara ficar dependente de oficina é o ó. Obviamente tem que ter o mínimo de conhecimento, ler manuais e assistir vídeo aulas. Conhecer sua moto tbm é essencial é indispensável.
A oficina do china é otima e ele conhece muito. Porem fiz a revisão da minha dk 160 aos 71.500km aos 72.800kmnme estorou o cabeçote : motivo: tensoonador da corrente de comando.. Troquei onlque pediram, levei todas pecas de qualidade, ao retirar pergunteinaonds se havia mais algo a fazer, onclusive perguntei sobre a corrente ao mecânico, disse: "nada a fazer"... Quando fiquei na rua liguei anele e mencionei o caso, o que ouvi dele : " o que eu tenho a ver com a corrente se comando na sua revisão" ? Se o mecanico dele não sabe verificar uma corrente na revisão.lz esta fazendo o que lá ?
Existe um dilema. Ou leva na autorizada e a revisão é meia boca; ou leva numa oficina de confiança (que o dono te conhece e sabe que vc vai "fiscalizar" todo o processo). Fazer revisão em casa é arriscado, você pode estar colocando sua vida em risco sem saber. Em casa, só lavar, trocar óleo (com muito cuidado), limpar e lubrificar o kit relação, esticar a corrente, e fazer verificações tipo verificar filtro de ar, respiro do motor, bateria (multímetro) etc. Todo o resto é oficina e diálogo com o mecânico. Você pode inclusive anotar as coisas que vc vai querer que o mecânico olhe, e vai pagar a mais por isso, mas é sempre mais seguro tirar suas dúvidas como expectador do mecânico, que tentar fazer algo sem ter a perícia necessária. O mecânico abre, remove, solta, te mostra e te explica, propõe substituição se necessário e vc assiste e dialoga, no máximo faz algumas perguntas/sugestões. Eu sei que existem poucos mecânicos que recebem bem a ideia do dono acompanhar toda a revisão, mas quem não deve não teme, quem se garante como profissional não tem medo de um dono curioso e preocupado com sua motocicleta. Sempre que vou levar a minha moto para a revisão o dono e os mecânicos já são informados que eu acompanho a retirada e o aperto de cada parafuso, que levo muitas dúvidas para serem verificadas, e que será um dia difícil. E quer saber, sempre me agradecem, dizem que com o tempo vão ganhando confiança e fazendo tudo no automático e quando eu apareço (e outros como eu) ficam mais atentos e cuidadosos, e que embora seja um dia "tenso" acaba por calibrar a operação diária da oficina (no fundo acredito que seja apenas gentileza kkkk).
Quando o serviço é complexo, melhor deixar pra fazer com quem entende. Ou a moto vai ficar pior. Ajuste de válvulas, desmontagem do câmbio, por exemplo, eu considero serviços complexos.
Sinto muito, mas isso não sigo. Sempre levei minha moto em oficina e o serviço nunca sai do jeito que quero, alem de sumir parafuso de carenagens, parafusos trocado de lugar. a última vez foi troca de relação, a corrente saiu quase quebrando de tao apertado que tava e pastilha do freio traseiro montadas. Fiquei super chateado e a partir dai então eu mesmo faço!
Na minha região a maioria dos mecânicos não são de confiança, os poucos que prestam cobram caro e só dão garantia pra peça original, nas concessionárias tá outra b.o.s.t.a... Um amigo levou sua moto em um mecânico pra trocar os discos de embreagem e o cara tacou cola no lugar da junta pra vedar a tampa, lambuzou tudo e entupiu um dos canais de óleo que sobe pro cabeçote, quase bateu o motor, só conseguiu resolver levando numa retifica. Enfim, o melhor mesmo é aprender, usar as ferramentas certas e mexer por conta própria, o resto é só felicidade!
Nem precisa perguntar, é claro que vai diminuir a vida útil do motor, é como tapar o sol com uma peneira,quer mais desempenho,compre uma moto maís potente, más não use filtro de ar esportivo, nunca.
@@unknowne1197 filtro de ar esportivo tem maior fluxo de ar, mas por outro lado tbm pode deixar passar mais partículas para a câmara de combustão, podendo riscar as paredes. Sou da mesma ideia que a sua, só uso filtro original ou da Hiflo
Agora esse negócio de fazer revisão em moto fora da garantia em oficina é péssima atitude, ao menos que o mecânico seja muito conhecido ou amigo meu. Mecânico não consegui usar um torquímetro em um uma moto, é raro algum que usa Sempre que fiz revisão em moto minha fora da garantia deu problemas, não só em moto mais em carros também. O que consigo fazer em casa faço, pois sei que faço bem feito com carinho. Se você tiver conhecimento e ferramentas, eu recomendo: quer um serviço bem feito, faça você mesmo!🇧🇷🤝
E o manual está aem as anotações/carimbos das revisões?!? Vai ver o oleo do motor ainda é o original. Vai um conselho: troque o filtro de óleo e o óleo do motor urgentemente !!! Verifique o nivel do fluido de freio também.
O problema é que tem cada oficina merda até mesmo concessionária que às vezes é melhor fazer em casa. Já perderam peças, borrachas, orings, fazem gambiarras, as revisões são mal feitas, já fiquei até sem freio por não apertarem os parafusos da pinça de freio.
Eu sempre faço a revisão em casa, quando comprei minha moto nova levei na concessionária para fazer as revisões obrigatórias, quando fui fazer a revisão em casa,fui tirar a vela para verificar e a rosca estava espanada,a rosca do cabeçote, nunca mais levei na concessionária para fazer revisão, nunca,nem as obrigatórias. E olha que eu tinha levado na maior concessionária da cidade e da região, com tapete vermelho e tudo,os mecânicos são altamente incompetentes. Quer uma coisa bem feita, faça você mesmo,se não sabe fazer, faça um curso,aprenda e não dependa de incompetentes.
Ué, revisão de regular corrente,lubrificar cabos,peças que se mexem Trocar óleo, limpeza... Lâmpada da pra fazer Agora relação, pneu,lona,parte elétrica.. Tudo bem
Minha moto só entra em oficina por falta de ferramenta ou conhecimento além do que pode se aprender na Internet. O resto tudo em casa, moto zero, não tem um detalhe de chave nos parafusos, tudo apertado no torquimetro, graxas, óleos e fluidos da melhor qualidade possível. Cansei de quebrar a cabeça com mecânico em oficina e pensando, se fosse pra fazer assim eu fazia em casa. No fim faço melhor.
Já me incomodei muito com oficina. Hoje em dia investi em ferramentas e faço todas as manutenções das minhas motos.
Pretendo fazer o msm. Só passo raiva e prejuízo
@@ivannogueira1075 o que mais passei raiva é funcionário de oficina preguiçoso irmão, é complicado.
Faço minhas revisões em casa. Desmonto a moto inteira, se fosse pagar na oficina ia passar de mil reais e nao seria bem feito igual a minha revisão, aprendi tudo no RUclips comprei ferramentas errei muito mais hoje em dia é quase uma restauração que faço.
Em que canais vc aprendeu? Quero fazer a minha em casa tbm, pq encontrar mecânico de confiança não é fácil
@@honnyleonardo3696 diviMotos
Tenho uma twister 2008 gastei $1700 em uma revisão foi grana jogada fora $$
@@honnyleonardo3696 é so o jean ai gravar 1 video fazendo
Acho muito importante o proprietário ter conhecido da sua moto ou carro, além de ser gratificante vc mexer na sua própria moto e com muito mais zelo, vc aprende algo e fica vacinado pra " mecânicos" picaretas.
Alem de picareta e porco.
Também acho que dá pra fazer bastante coisa em casa, tendo conhecimento, boas ferramentas incluindo torquímetro e o manual de serviço da moto.
Depende do ponto de vista é lógico que ele não vai fazer a revisão da moto dele na casa dele, até porque ele tem uma oficina para disponibilizar esse serviço pra ele, mas muitos brasileiros como eu, nos temos nossa própria oficina dentro de casa, neste caso por qual motivo irei sair de casa e levar em outra oficina se eu tenho condição de entregar até mesmo um serviço muito melhor que muitas oficinas que tem por aí.
Comece com a aquisição de suas próprias ferramentas: chaves torx, chaves Allen, chaves combinadas, alicates universal, de bico e de corte, chaves de fenda e philips. Vá adquirindo conforme a necessidade.
@@Marivaldo1871Eu so estou precisando um torquimetro.
Perfeito China
No começo era só na oficina ai fui olhando, perguntando, comprando ferramentas e hoje ja faço quase tudo!
Se não sabe não faça vai dar errado!😅😂
Nao pode é levar pra oficina, só em ultimo caso, de todas as vezes que deixei moto na oficina deu algum problema ou fizeram algo errado na moto.
É assim comigo também. E isso que levo só em oficina top. Da última vez, veio faltando uma mangueira no carburador. E outra mangueira do catalizador veio solta.
@@haureluk Em 2016 eu peguei uma Ténéré 250 0km, nunca mais voltei na concessionária, fiz todas as revisões em casa, aí uma vez em uma viagem pra BH (sou do ES) precisei trocar o óleo na estrada, então fui em uma oficina, o camarada apertou tanto o parafuso do dreno de óleo que roçou a rosca na hora de tirar...
Comigo também,
Tinha uma fan e nunca havia tentado mexer. Levei ao mecânico e ele deixou a corrente solta. Eu indo pra minha casa pela pista, a corrente soltou dias vezes.
Não dá pra confiar.
Revisão é feita onde eu quiser. Nenhum mecânico faz uma revisão melhor do que o dono faz. Ninguém tem o zelo, tempo, atenção que o dono da moto tem.
Cara sou mecânico da Honda, tenho uma fan 2008, faço minhas revisões em casa, bem tranquilo. Kkkk.
Mas você é mecânico, sabe o que está fazendo.
@@eduardoalmeida7201 A pessoa pode fazer a revisão sem ser mecânico, é só aprender a mexer na própria moto, daí com o tempo você vai fazer a revisão melhor que qualquer mecânico por conhecer a própria moto. A diferença é que o mecânico sabe consertar qualquer moto.
Faço a revisão da minha mobilete caloi ano 82 flex em casa também
Fan só precisa uma chave de fenda e um martelo. 😅
Depende, eu faço a revisão em casa seguindo o manual de serviço, só levo para a oficina se for algo muito específico no motor que precise de ferramentas e um conhecimento a mais, tenho uma mirage 2006 94.700 rodados zero problemas.
Exato. Faço exatamente assim também. Preventiva: troca de óleo, filtros, checar, lubrificar conforme procedimento no manual de serviço e no intervalo no manual do usuário; quando tem algo muito, muito específico que precisará de alguma ferramenta e/ou equipamento, levo na oficina.
O cara tem empresa que faz revisão. Desde quando ele falaria pra fazer em casa.
Eu faço as revisões na minha FZ25, e nunca tive problema. Caso necessário mexer em algo que eu não consiga, eu levo ao mecânico.
Posso estar errado, posso não saber muita coisa.
Mas eu conheço a minha moto.
Tenho uma Triumph t100 2014, revisão basica faco em casa, troca dos fluídos, filtros, reaperto, pastilhas etc. Uso ate torquímetro. Nunca vi usarem um nas concessionárias.
Isso não é revisão é manutenção
@@CarlosEduPalópoli sigo o manual do proprietário, é exatamente o que fazem nas cc, que de acordo com a km faz SIM Uma revisão básica, que é a que eu faço. Faço reaperto de todos os parafusos, checo toda suspensão, folga nos rolamentos. A cada dez mil, mesmo não notando nada levo numa oficina de confiança para desmontar e lubrificar suspensão e passar no scaner. Isso eu olhando . Minha moto com dez anos não tem um parafuso oxidado, zero problemas. Óleo só sintético a cada 2.500km. desconheço quem cuide melhor Rsrs.
Concordo com tudo que ele disse... Só faltou ele dizer que essa é a realidade da Suíça, no Brasil é outra realidade...
Minha moto tá na garantia, ainda falta 2 pra acabar a garantia, levo na Kawasaki a última que fiz a corrente voltou do jeito que foi sem ajuste ,frouxa !
Eles não fazem nada kkk melhor levar em um mecânico de confiança
Eu levo na concessionária dentro da vigência da garantia por causa dos carimbos e anotações no manual / livreto de garantia.
Não saio de perto da moto. Acompanho tudo. Sou chato mesmo. Deixo pra fazer isso no sábado, quando estou de folga.
As limpezas eu faço em casa e às vezes desmonto algumas peças pra facilitar o serviço.
Na minha versys 650 2018 eu só não mecho nas suspensões e motor. O resto eu consertei, revisei, troquei tudo em casa.
Eu monto ate motor na garagem e com as ferramentas necessários c nao tenho compro e faço toda a montagem em casa pra mim é um passatempo
Disse tudo. Começa por aí. Limpe a moto você mesmo e tenha um equipamento bom por toda a vida.
Tenho uma Honda Goldwing Gl1500cc ano 1995, ultima revisão que eu fiz foi troca dos 2 pneus dianteiro Dunlop, traseiro pneu de carro 185/85 r16, troca das pastilhas de freio frente / traseira, desmontei o painel para troca de algumas lâmpadas queimadas, troca da capa de banco adicionei uma espuma de 1 polegada de espessura pra ficar mais confortável, troca de óleo coloquei óleo de carro Mobil 10w40 triple protection full synthetic, sem modicador de fricção pra não escorregar a embreagem molhada, aqui nos Estados Unidos vende óleo de carro sem modicador de fricção ou Friction Modifier e revisei os níveis de aditivo de radiador e óleo de freio tudo em casa.
Muitas oficinas, moto ou carro, enganam os clientes, infelizmente não dá pra confiar 😮
😂 eu também sempre fiz e faço a revisão da minha cbx twister! E modéstia parte muito bem feita e mais barata que em oficina 😂
Concordo com quase todas as explicações, exceto de não fazer revisão em casa. Desde que você tenha o conhecimento, e as ferramentas adequadas, qual o impedimento pra não fazer ???
como ele comentou, pra cada pessoa o acerto deve ser diferente, vc como todos, fazem a revisão em casa seguindo o manual, que é padrão para todos e não específico para vc, e isso vc so vai term com especialistas, o aceto da suspensão, posicionamento de guidão manetes, oleo e filtros assim como os fluidos proprios para sua tocada, seu dia a dia, que pode ser bem diferente de quem pega uma serrinha todo dia para ir trabalhar, quem anda 5km e para, que anda direto no transito e não para.. enfim, quando a gente faz em casa, diz que faz a revisão em casa, maioria pensa apenas na relação limpa lubrifica, troca de oleo filtro e basicamente isso, mas vai muito mais alem disso e mais uma vez, 1o é limpar a moto dos fluidos oleso etc e tais. depois subir com melhor qualidade conforme seu uso, sua cidade, quente fria meio a meio.. depois o acerto da moto para vc, seu tamanho peso tocada, se anda com garupa se não .. e raramente mas muito raramente em casa alguem faz isso, ate porque a grande maioria nem sabe como fazer esses ajustes, as vezes uma simples mudança do pedal de freio de marcha, inclinação do guidão .. faz u ma diferença incrivel, assim como alterar a calibragem dos pneus e o uso de pneus de qualidade.. como ele disse, motos de grande produção, não da para usar os melhores componentes porque o preco ficaria absurdo. e a montagem é padrão mas eu tenho 180 meu primo 193, meu cunhado 175 minha irma 160.. e todos vamos la comprar o mesmo modelo de moto, impossivel ela agradar a todos, ser confortavel para todos.. é o mesmo que pegar um carro e se adaptar a posição do banco dos retrovisores. sendo que vc pode mexer, mudar muitas coisas para ficar mais confortavel mais agradavel mais encaixado por assim dizer, é meio por ai a diferença de fazer em casa e numa oficina de qualidade, mas claro, ele fala disso oficinas tops, e não de autorizadas... em tempo, tenho uma Z1000 2018 e faço revisão geralmente a cada ano.. e intercalo, um ano eu que faço em casa, o basicão mesmo e no outro ja me preparao para a porrada, levando numa oficina epecializada em motos de alta cc, e um sonho e levar ela la no China... e apesar de morar no Rio, eu tenho receio de rodar em SP, aqui pelo menos eu ja conheço...
@@kidsfodus568 com todas essas justificativas que vc alegou, continuo pensando que, não existe melhor pessoa para adequar sua moto do que você propio
Falou pouco mas foi mais cirúrgico que a Bíblia acima 😂@@valniralmeidagoncalves6279
Se o cara entende de mecânica, não vejo problema algum. Noutro giro concordo plenamente com ele, todo veículo requer MANUTENÇÃO PREVENTIVA.
Tive uma fan 160 que comprei 0km. Com 900 km começou bater algo na frente da moto. Levei pra revisão de 1 mil km na autorizada, o barulho continuou. Foi aí que eu mesmo descobri que o barulho era o parafuso da caneta que estava frouxo. Eu mesmo apertei, acabou o problema.
ainda bem que na minha adolescência trabalhei em uma oficina de motos, hoje em dia faco a revisao da minha moto em casa!
Só levei minha moto na oficina quando não sabia nada de moto. Fiz um curso de mecânico de motos e não levo mais
Levei minha moto na suzuki uma vez para regular valvula, ai peguei a moto com barulho de valvula, comprei um calibre de folga e os caras ao inves de colocar 0.06 de folga colocaram 0.6, fiquei buto da vida pois era uma intruder 250 toda original e impecável.
paguei 150 para ver o mal contato na minha moto e dar um talento no carburador, o cara não achou o problema de mal contato e nem limpou o carburador resumindo eu dei 150 conto de graça pro cara kkkkkkkkkk so vou levar quando for em ultimo caso, tenho todas o ferramental necessários e sei algumas coisas
Eu sempre levo a minha Honda na Guanabara Motos do Catete aqui no Rio e os caras trabalham muito bem. 12 anos com uma CB 300 que os cupins deixam trincar o cabeçote, mas aqui tá firme e forte, nunca enguiçou.
Hoje em dia levar moto em oficina é pra voltar com defeito, o famoso 'defeito colocado'. Vai pra fazer uma revisão, um engraxamento, e volta cheia de problemas. Porque será né... Hoje tenho uma Hayabusa que só fez as obrigatórias depois da compra, depois nunca mais entrou em oficina. A anterior, era uma BKing que também tirei zero e foi do mesmo jeito. Fiquei com a moto 7 anos e zero problemas. Fazendo as manutenções em casa do jeito correto sua moto vai durar mais do que se for na oficina kkkk. Ademais, 90% dos caras são 'mechanicos' e não mecânicos. Mechanico por mechanico, sou mais eu.
exatamente, fui para o cara limpar meu carburador e antes a lenta era perfeita, agora a lenta nao existe mais, provavelmente se eu voltar la e ele vai falar que é pastilhamento ou qualquer outra coisa
Eu acho que Depende da moto , e depende do serviço, é lógico que é tem serviço que somente um profissional faz com as ferramentas e o conhecimento certo, mas o básico da revisão pra fazer sim , é bom aprender a se virar e ainda economiza uma grana
É isso aí China, tmj!!! 👊👊👊
Sou mecânico diesel trabalho com veiculo pesado mas nas minhas motos eu mesmo faço porque sempre que levei em oficina passei raiva com serviço mal feito
A revisão de minha moto e feita em casa, deixo somente o chassi pelado lavo e engraxo tudo troco o que precisa e fica top das galáxias
Ninguém cuida melhor da moto do que o próprio dono.
Minha moto eu trato no cotonete, nao deixo nenhum mecânico colocar a mão, a única coisa que eu não faço aqui na minha casa é serviço de retifica, prensar biela no vira, etc...
Aí tu morre e a moto fica com quem pra acabar com ela?kkkk
Sou mecânico profissional de Montain bike, então já tá no sangue fazer revisão nas máquinas que uso. Aprendi cedo, com o meu pai, o valor de ter zelo com o que temos. Então as motos da nossa família só vai para uma oficina quando fica impossível fazer em casa (por quesito ferramentas). Faço 90% de tudo em uma motos de média baixa cilindrada (100% só os profissionais especializados).
Eu era mecânico e tenho uma oficina em casa eu mesmo faço a minhas revisões. Tanto na moto quanto em casa.
Eu mesmo faço revisões em minhas motos. Sou mecânico de motos Há 49 anos. Se vc tiver curso de mecânica, experiência, informações precisas do seu modelo (manual de seriço por ex.), ferramentas e peças adequadas, ok, vá em frente. 😄
Eu tenho oficina de carros e faço nas minhas motos,mas realmente em casa é mais difícil,e existem ferramentas especiais.
Na verdade o amaciamento é imprescindivel , e sim hoje em dia o altissimo grau de prescisao da usinagem atual dos fabricantes, resulta num periodo bem mais breve para completo amaciamento. E sim amaciamento em rodovia, por longas horas de viagem e com variaçoes de regimes de rpm sao os modos mais indicados. E se vc conduzir a maquina com suavidade e faixas de rpm ideais e manutençao preventiva intensa, certamente seu equipamento tera durabilidade expressivamente mais longeva.
Se a pessoa tem conhecimentos em mecanica e tem ferramentas, como eu faco em casa, prefiro asim do que levar pra certo mecânicos que trocam peças atoa.
Entendo perfeitamente, mas isso é utópico.
O que consigo fazer, faço em casa.
Exatamente, ainda mais que para conseguir um mecânico de confiança é muito difícil, até hoje eu não achei.
Eu faço a minha em casa sou extremante criterioso com a minha revisões tem todos equipamentos
Faço a revisão das minhas motos em casa, oq seria falta de equipamentos, basicamente desmontar parte móveis da moto e lubrificar tudo. Fazer a troca das peças com desgaste, trocar o óleo, lavar e lubrificar a corrente etc.
Eu comprei a minha Nc 750 x em 2022 e bati direto pra Bahia só parei em Montes Claros pra fazer a revisão de 1000 kms e até agora com os 29 000 km td ok graças a Deus
Vc fez errado !!
A minha eu faço em casa e ta la, quase dois anos sem quebrar.
*Ybr 125 ED 2008 com comando preparado e óleo Motul semisintetico
pow mais ai você tem 1 motão essa sua moto ai é reliquia, parabens
Pois eu farei na minha fz 25 , pq uma concessionária deixar solto parafusos pprcas isso foi absurdo
Problema é achar um lugar bom para uma boa revisão. Por isso, realizo a manutenção em casa, sei que ninguém vai fazer igual. Desde zera, 50mil km hj, só óleo e gasolina, nunca deu manutenção.
meu siena 2013 nunca viu uma oficina e nem revisão em autorizada, eu e meu pai sempre fizemos o que era necessario
Aí depende das cc eu tinha uma Ténéré 250 Nova deixaram a embreagem puxada na época não sabia muito de moto achei que era normal,fui em um outro mecânico ele disse sério que fizeram essa sacanagem com vc?! Ele mesmo abriu e viu a merda e me falou ou seja uma embreagem de Ténéré completo não sai por menos de 2... Só a embreagem fora a mão de obra,aí pus uma paralela falei com os mecânicos de outra cc da Yamaha e fizeram o seguinte deixaram ,, deixaram o motor com 700 ml de óleo sendo éum litro e meio ,e ainda era óleo grosso nem era semi Sintético e paguei dois litros de yamalube 10 w40 fiquei tão p da vida que comecei a fazer tudo em casa tirando o regulamento das válvulas e mexer na embreagem,enfim passei por tantas cascas invejosos que eu hj eu mesmo faço revisão encasa e nunca mais a moto deu um problema e pra lembrar pensa nas coisas que saíram do óleo o motor com 1.500 km depois disso fiz três trocas com óleo semi a cada 500 km pra tirar a sujeira que colocaram pois nem o filtro de óleo trocaram só cobravam , isso é coisa que quem é realmente bom em mecânica vê a diferença quando foi trocado ou não o filtro tava podre com sujeira parecia barro com café e pedra ,cc nunca mais e oficinas só em emergência! Nem os rolamentos eles lubrificavam então senhor china talvez a sua seja uma oficina de verdade não esses pilantras que gostam de ferrar com pessoas pobres como eu enfim no final vendi minha Ténéré pois não tem um mecânico honesto de moto na minha região todos se comunicarlm entre si e escaneiam quem não gostam....
Depois que não apertaram direito o guidão da minha moto e me acidentar em avenida,não tenho mais tanta confiança de levar numa oficina....
Isso foi há duas semanas,o dono da oficina pagou meus medicamentos e tudo na moto,por um simples erro de um funcionário eu poderia ter falecido.
As concessionárias cobram caro nos serviços , e nao paga bem os profissionais, resumindo o cara que é bom abre o próprio negocio igual o china e faz sucesso, e o que resta nas concessionárias sao mecânicos inexperientes e lambao , isso acontece em todas as areas, carro , moto , caminhão...
peguei a minha fazer 150 zero, amaciei na BR. Nunca fui na concessionaria fazer as revisões. Está com 70 mil km, zero problemas kkkk
o certo é achar um mecanico bom, mecanico é igual cabeleireiro, dps que acha um bom vc nunca mais troca, digo isso pq sempre levei minha moto no mesmo mecanico e sempre voltou zero, sempre levo pra trocar o oelo e fazer algum ajuste quando é necessário, e nunca tive problemas, e tudo isso por um preço justíssimo, unica coisa que eu msm faço é lubrificar a corrente, cabos e limpeza da moto
Eu mesmo faço, pq aí eu mesmo não roubo as minhas peças .
Eu tenho a Himalayan 22/ bs6. E se não colocar Pódium, ela bate pino. Aí vão dizer: A minha não bate!
Realmente, se andar em 50...70...80 curtindo, passeando com a moto no quarteirão, ela vai de gasolina comum na boa. É o que a maioria diZ ser " a proposta da moto". Pra meu uso diário até meu trabalho, que pego avenida de limite 100km/H. Que precisa retomada de velocidade, sem a pódium ela bate pino!
Eu faço em casa maioria das coisas , só se for para abrir motor que levo a oficina autorizada, ou entao B.O na parte eletrica.
Nun comparar quem nun sabe aperta1 corrente. Ai revisão mesmo😂😂❤
O China é top, mas como que faz a revisão na moto zero sem perder as marcações nas peças feiras na fábrica em virtude da garantia?
Faço em casa, investi o que gastaria numa revisão em ferramentas.
Mexo em minha moto sozinho, começo de manhã cedo (8h) e termino no finalzinho da tarde (17h), gostaria de saber o porque dos cara quererem passar três dias com uma moto. Dizem que é muito trabalhoso e blá blá blá mas não engulo essa sem falar que o cara ficar dependente de oficina é o ó.
Obviamente tem que ter o mínimo de conhecimento, ler manuais e assistir vídeo aulas.
Conhecer sua moto tbm é essencial é indispensável.
Eu sempre fiz, e faço em casa
A oficina do china é otima e ele conhece muito. Porem fiz a revisão da minha dk 160 aos 71.500km aos 72.800kmnme estorou o cabeçote : motivo: tensoonador da corrente de comando.. Troquei onlque pediram, levei todas pecas de qualidade, ao retirar pergunteinaonds se havia mais algo a fazer, onclusive perguntei sobre a corrente ao mecânico, disse: "nada a fazer"...
Quando fiquei na rua liguei anele e mencionei o caso, o que ouvi dele : " o que eu tenho a ver com a corrente se comando na sua revisão" ?
Se o mecanico dele não sabe verificar uma corrente na revisão.lz esta fazendo o que lá ?
Então a Royal enfilder esta correta nas revisões.
Eu faço a minha revisão da minha em casa e sendo bem sincero, melhor que levar em muitos picaretas por aí kkkkk
Ele mesmo fala que a oficina dele vive de revisão, lógico que vai falar que tem que fazer na oficina.
O negócio e os nóias fazendo revisão mexendo sem responsabilidade.
Existe um dilema. Ou leva na autorizada e a revisão é meia boca; ou leva numa oficina de confiança (que o dono te conhece e sabe que vc vai "fiscalizar" todo o processo). Fazer revisão em casa é arriscado, você pode estar colocando sua vida em risco sem saber. Em casa, só lavar, trocar óleo (com muito cuidado), limpar e lubrificar o kit relação, esticar a corrente, e fazer verificações tipo verificar filtro de ar, respiro do motor, bateria (multímetro) etc. Todo o resto é oficina e diálogo com o mecânico. Você pode inclusive anotar as coisas que vc vai querer que o mecânico olhe, e vai pagar a mais por isso, mas é sempre mais seguro tirar suas dúvidas como expectador do mecânico, que tentar fazer algo sem ter a perícia necessária. O mecânico abre, remove, solta, te mostra e te explica, propõe substituição se necessário e vc assiste e dialoga, no máximo faz algumas perguntas/sugestões. Eu sei que existem poucos mecânicos que recebem bem a ideia do dono acompanhar toda a revisão, mas quem não deve não teme, quem se garante como profissional não tem medo de um dono curioso e preocupado com sua motocicleta. Sempre que vou levar a minha moto para a revisão o dono e os mecânicos já são informados que eu acompanho a retirada e o aperto de cada parafuso, que levo muitas dúvidas para serem verificadas, e que será um dia difícil. E quer saber, sempre me agradecem, dizem que com o tempo vão ganhando confiança e fazendo tudo no automático e quando eu apareço (e outros como eu) ficam mais atentos e cuidadosos, e que embora seja um dia "tenso" acaba por calibrar a operação diária da oficina (no fundo acredito que seja apenas gentileza kkkk).
Você é estranho. Kkk... Faça você mesmo a revisão.
Quando o serviço é complexo, melhor deixar pra fazer com quem entende. Ou a moto vai ficar pior.
Ajuste de válvulas, desmontagem do câmbio, por exemplo, eu considero serviços complexos.
Já trabalhei na autorizada Honda em Brasília minha opinião concessionária é só pra puxa 💰💶
Revisão na mão de mecânico, precisa confiar nele de olhos fechados. Infelizmente eu não tenho, e faço eu mesmo.
Sinto muito, mas isso não sigo. Sempre levei minha moto em oficina e o serviço nunca sai do jeito que quero, alem de sumir parafuso de carenagens, parafusos trocado de lugar. a última vez foi troca de relação, a corrente saiu quase quebrando de tao apertado que tava e pastilha do freio traseiro montadas. Fiquei super chateado e a partir dai então eu mesmo faço!
Bastante informação top conteúdo
mestre dos magos
Respeitando quem estudou, algumas coisas eu faço em casa, pq em todo mecânico é bom
Alguém tem o link do podcast todo?
Na minha região a maioria dos mecânicos não são de confiança, os poucos que prestam cobram caro e só dão garantia pra peça original, nas concessionárias tá outra b.o.s.t.a... Um amigo levou sua moto em um mecânico pra trocar os discos de embreagem e o cara tacou cola no lugar da junta pra vedar a tampa, lambuzou tudo e entupiu um dos canais de óleo que sobe pro cabeçote, quase bateu o motor, só conseguiu resolver levando numa retifica. Enfim, o melhor mesmo é aprender, usar as ferramentas certas e mexer por conta própria, o resto é só felicidade!
Mas o que seria acerta a moto para cada motociclista?
China, o que você tem a dizer sobre filtros de ar esportivos, compromete a vida útil do motor?
Nem precisa perguntar, é claro que vai diminuir a vida útil do motor, é como tapar o sol com uma peneira,quer mais desempenho,compre uma moto maís potente, más não use filtro de ar esportivo, nunca.
@@unknowne1197 filtro de ar esportivo tem maior fluxo de ar, mas por outro lado tbm pode deixar passar mais partículas para a câmara de combustão, podendo riscar as paredes. Sou da mesma ideia que a sua, só uso filtro original ou da Hiflo
Se tiver as ferramentas e conhecimento,faça em casa. ninguem vai cuidar igual a vc.
Revisão de 1000 km da Honda é óleo e se bobear filtro de óleo. Ja fiz várias.
E que não viram minha garagem, bem mais equipada que muitos mecânicos aqui na minha região,
conhece alguma oficina boa aqui em Curitiba?
Agora esse negócio de fazer revisão em moto fora da garantia em oficina é péssima atitude, ao menos que o mecânico seja muito conhecido ou amigo meu. Mecânico não consegui usar um torquímetro em um uma moto, é raro algum que usa
Sempre que fiz revisão em moto minha fora da garantia deu problemas, não só em moto mais em carros também. O que consigo fazer em casa faço, pois sei que faço bem feito com carinho. Se você tiver conhecimento e ferramentas, eu recomendo: quer um serviço bem feito, faça você mesmo!🇧🇷🤝
Minha Crosser, já vai na 3 caixa de direção kkkkk
Bom dia amigos , eu peguei uma moto cg start 2023 , em uma divida mais o antigo dono nunca levou pra fazer revisão a mesma está com 12 mil km.
E o manual está aem as anotações/carimbos das revisões?!?
Vai ver o oleo do motor ainda é o original.
Vai um conselho: troque o filtro de óleo e o óleo do motor urgentemente !!!
Verifique o nivel do fluido de freio também.
Levei minha cb500x na concessionaria pra trocar rolamento da balanca e montaram o link ao contrario.
O problema é que tem cada oficina merda até mesmo concessionária que às vezes é melhor fazer em casa. Já perderam peças, borrachas, orings, fazem gambiarras, as revisões são mal feitas, já fiquei até sem freio por não apertarem os parafusos da pinça de freio.
e como fica o caso ds triumph ???
Mas no quintal pode
Eu sempre faço a revisão em casa, quando comprei minha moto nova levei na concessionária para fazer as revisões obrigatórias, quando fui fazer a revisão em casa,fui tirar a vela para verificar e a rosca estava espanada,a rosca do cabeçote, nunca mais levei na concessionária para fazer revisão, nunca,nem as obrigatórias.
E olha que eu tinha levado na maior concessionária da cidade e da região, com tapete vermelho e tudo,os mecânicos são altamente incompetentes.
Quer uma coisa bem feita, faça você mesmo,se não sabe fazer, faça um curso,aprenda e não dependa de incompetentes.
Arranharam a carenagem do farol da minha lander
Pegar a moto na oficina pior do que estava é de doer.
Quem é o entrevistado?
Pelo menos na oficina eles espanam os parafusos e vc não vai saber, pode colar com superbonder e vc não vai saber, kkkkkkkk.
Levei minha moto na oficina uma vez e cagaram na revisão… nunca mais
Ué, revisão de regular corrente,lubrificar cabos,peças que se mexem
Trocar óleo, limpeza...
Lâmpada da pra fazer
Agora relação, pneu,lona,parte elétrica..
Tudo bem
Fui trocar o óleo da Shadow e o mecânico que foi levar a moto pra dentro meteu a chave na trava do guidão....
Sempre faço em casa. tenho todo ferramental e não confio nos mecânicos da minha cidade.
Lubrificar cabos e rolamentos e ajustar folga de valvulas e troca de oleo eu faço em casa mas não dou 500 reais pro mecânico.
Por que a honda fica toda frouxa e tem q fazer reaperto a cada 4 mil km e a harley mesmo vibrando não solta um parafuso? 🧐
Minha moto só entra em oficina por falta de ferramenta ou conhecimento além do que pode se aprender na Internet. O resto tudo em casa, moto zero, não tem um detalhe de chave nos parafusos, tudo apertado no torquimetro, graxas, óleos e fluidos da melhor qualidade possível. Cansei de quebrar a cabeça com mecânico em oficina e pensando, se fosse pra fazer assim eu fazia em casa. No fim faço melhor.
Se você mora no Rio de Janeiro, nunca vai conseguir amaciar na cidade.
Ou pega estrada ou perde a moto.
China ta certo. Pena que no Brasil tem meia dúzia de mecânicos bom pra levar a moto. Então melhor aprender a mexer na sua moto