Eu to aprendendo portuges mais ou menos 3 meses eu preciso usar legendas em portugues quando eu assisto outros youtubers que fala portuges mas quando eu assisto seus videos eu posso entender sem legendas voce fala muito limpo
É inacreditável a complexidade das línguas élficas. Impressionante como isso tudo saiu de uma só mente. Mas ainda acho que o auge da nerdice é aprender Klingon.
Adoooooro este assunto! O termo técnico que designa a criação de idiomas artificiais é “glossopoese”, constituído por “glosso-“, elemento de formação de palavras o qual exprime a ideia de “língua” (do grego “glôssa”) ou “linguagem”, e “poese”, do grego “poíesis” ( = “ação de fazer alguma coisa; criação”). O criador de idiomas artificiais é chamado “glototeta” [“gloto-“ = “glosso-“; do grego ático “glôtta” ( = “língua”)] ou “glossopoeta”.
Mi admiras vian klerecon . Gratulon, kara instruisto! Mi ekkomencis la lernadon de la lingvo solresol, kiu uzas la sep musiknotojn do re mi fa sol la si. Tiu lingvo povas esti parolata ludata, kantata, kaj ceteraj. Brakumo por vi.
A escrita do Sindarin é muito linda. Apesar de ser um processo mais demorado, a parte mais divertida desses idiomas é a escrita, com todos aqueles símbolos complexos se misturando. É como uma obra de arte. Muito bom para ocultar informações também kkkk, como aquele poema que você não pretende compartilhar.
Tem apostilas da Quenya 101 chamada MTP3 que ensina a escrever em português utilizando o tengwar alfabeto elfico que é usado tanto no sindarim tanto no quenya
amei, abri o video porque vi o Sheldon e seus amigos falando em Kligon (the big bang theory) e fiquei super afim de conhecer mais sobre. e Amei tbm esse Toki Pona, aprender todo um idioma novo com apenas 120 palavras haha top
Eu quero muito aprender esperanto! Mas enfim, devo chegar primeiro perto da fluência em inglês pois não sou capaz de estudar duas línguas ao mesmo tempo. A única língua estrangeira que eu sei falar, escrever, traduzir e que ouço bem é italiano
vale muito a pena aprender Esperanto!!! abre muitas portas e faz vc conhecer pessoas do mundo todo de forma inacreditavel kkk confia em mim, aprenda esperanto e participe dos eventos esperantistas que ocorro todo ano no Brasil todo e também no mundo todo... Meu melhor "amigo virtual" é Japones, veio para o Brasil 2014 para um evento esperantista, conheci ele la e até hoje temos contato e conversamos, ele nao sabe nem 5 palavras em portugues e eu nao sei nenhuma em Japones ksksk mas é muito bom, super recomendo!!! além de que vc pode viajar o mundo com esses eventos se vc fizer parte do Esperanto como um todo... super recomendo de novo kskskk abraço
Você parece ter bastante concehecimento sobre o esperanto Eu queria saber como que pronuncia a letra "n" no meio e no fim das palavras por que pelo que pesquisei parece que tem que colocar a lingua no céu da boca mas eu realmente tenho bastante dificuldade será que você não poderia me dar umas dicas não?
@Rafael sim depois de 5 anos em uma escola de idioma ou em 3 anos se vc for esforçado a caso tenha dúvida Esperanto leva cerca de 4 messes para aprender e ajuda a aprender outros idiomas como o próprio inglês e outros.
comecei a ver uns videos estrangeiro sobre linguistica e outras nerdices similares, acho q tu eh um dos poucos brasileiros q traz esse conteúdo pra ca, vlw de vdd pelo conteúdo +1 inscrito
O esperanto me levou ao mundo das conlangs. Já dei aulas de esperanto e ainda penso em esperanto (outras línguas também). Estou desenvolvendo minha conlang. Fonologia e evolução fonética pronta.
Na Califórnia - só podia ser lá... - existe um Instituto de Cultura Klingoln. Bastante ativo, por sinal. Eles oferecem peças de teatro, inclusiv Shakespeare traduzido para o Klingoln, e show musicais nesse idioma.
Isso é muito interessante. Tentei fazer línguas construídas várias vezes na minha vida. Nunca tive sucesso com isso. Recentemente queria voltar às línguas construídas. Estou fazendo uma que chamo Léturi (falado pelo povo Léturi). “Léturi” em Léturi é “Laithyr” ou “Lêtir” dependendo do dialeto.
Aqui no Brasil temos uma língua "construída" chamada "Língua Geral" ou "Nyengatu" , que foi uma construção a partir do Tupi com adaptações eliminando os fonemas do Tupi que não tem no português e emprestando muitos vocabulários do português. Foi sistematizada pelos jesuítas, com o objetivo de levar várias etnias indígenas a falarem um só idioma. Terminou que ela passou a ser bastante usada no Noroeste Amazônico. Ao ponto que uma das etnias perdeu sua língua materna (Baré) e passou a falar unicamente a Língua Geral (Nyengatu) que é falada até hoje em várias aldeias que margeiam o Rio Negro.
Oi, Zenilson. Na verdade, o nheengatu é uma língua natural, não construída, ela surgiu do contato do tupi com povos de diferentes etnias. Todos os desenvolvimentos do nheengatu são bem típicos de uma língua natural. Por exemplo, não é verdade que tenham tirado do nheengatu os sons do tupi que não existem em português, porque o nheengatu perdeu as vogais O e Y devido ao contato com outras línguas da região, como o tucano e o baniua, que não têm essas vogais. Se fosse por causa do português, o O teria sido preservado. Além do mais, o nheengatu do Baixo Amazonas conserva essas duas vogais, já que não teve tanto contato com essas etnias mencionadas. Ou seja, as mudanças do nheengatu ocorreram de forma espontânea devido ao contato com outros povos, nada planejado ou construído. É uma língua natural. A única coisa que os jesuítas fizeram foi começar a escrever em língua geral para poder ensinar os povos da região, mas não construíram a língua. Eu falo nheengatu e o conheço bem linguisticamente e também sua história, mas conheço gente que conhece esse assunto ainda melhor do que eu. Abraço!
@@glossonauta valeu por sua atenção, que bom que você estudou o Nyengatu. Eu atuo aqui na região e aprendi Koripako e Baniwa (dialetos próximos um do outro). Quanto ao que comentei do Nyengatu ter sido uma adaptação feita pelos jesuítas, isso lemos nas pesquisas aqui feitas no Alto Rio Negro, e os falantes principais dessa língua aqui nessa região , no município de São Gabriel , dizem que eram falantes de Baré (língua morta) e que seus antepassados, no internato dos salesianos eram proibidos de falar em seus idiomas maternos, tendo que falar o Nyengatu. E assim, com um tempo, perderam sua língua e passaram a ensinar seus filhos no Nyengatu trazido pelos jesuítas. De fato na história não tem presença de Tupi aqui na região Noroeste do Amazonas, apenas o que foi trazido por intermédio dos jesuítas que anelavam que tivesse aqui uma língua Geral falada por todas as etnias. De fato aqui no Alto Rio Negro , Noroeste amazônico nao tem nenhuma língua do tronco Tupi, só essa que foi introduzida. Aqui as línguas de origem são dos troncos : Tukano Oriental (Tukano, Wanano, Kubeu, Dessano , Piratapuia, etc) , Arawak (Baniwa, Koripako e Werekena), Maku (Dâw, Yuhup, Yuhupda, Nadëb) e Yanomami Xamatali. Pelo menos o Nyengatu falado no Alto Rio Negro tem mais de 20% de empréstimo do português, e quanto às vogais, de fato serem uma adaptação do português foi uma declaração minha, pois tirando a língua Baniwa/Koripako que só tem: a, e , i e o [que flutua com u], as outras línguas tem o Y [i cruzado] , como.o Tukano , Dâw , Dessano, Wanano , Kubeu, e outras línguas que são faladas aqui. Mas obrigado mesmo, foi bom saber desse detalhe que a língua Nyengatu não foi uma adaptação do Tupi com o português. Porque na prática, tem conjunções, vários verbos e dezenas de vocabulários do português. Mas sim, tornou-se uma língua que é falada entre os oriundos da etnia Baré. E inclusive, vários Baniwa sabem falar também o Nyengatu . Obs. O Nyengatu tem a vogal "o" e tem "u" também. Porém na escrita atual passaram a transcrever o "u" por w e a vogal "o" por u. Mas ok., entendi sua colocação. Obrigado mesmo . Indicando que realmente foi algo trazido pelos jesuítas como a história da região aponta. Valeu , seus vídeos tem contribuído muito para divulgar conhecimento linguístico.
Lembrei de um documento misterioso, escrito num idioma nunca visto. Analisaram-no e chegaram à conclusão de que se tratava de uma língua natural. Fiquei curioso pra saber como é a metodologia pra fazer esse definição.
Parabéns pelo vídeo. Vc conhece a Interlingua? É uma língua artificial baseada em línguas latinas. Ela foi desenvolvida de forma que qualquer pessoa que fale português, espanhol, italiano, francês, catalão, galego ou romeno possa ler um texto em comprendê-lo sem precisar ter estudado interlingua. Tem uma gramática bastante simples e se parece com um latim moderno.
Eu tô pensando em criar uma língua para um mundo fantástico, mas eu tô com medo de gastar bastante tempo com uma língua mas não consegui fazer uma língua realista
Já me interessei pela língua élfica, porque a escrita é linda e queria usar para journaling. Além disso, eu me interessei pela toki pona (não sei se está correto). Essa ideia de ser breve na fala evitaria que falássemos tanta coisa desnecessária e daríamos mais valor às palavras.
Breve não é, é simples. O processo de descrição de seres em toki pona é quebrando em conceitos menores e mais vagos, por exemplo ao invés de "calculadora", se teria "máquina de fazer contas" ou no máximo "máquina de conta" pois é uma construção de significado a partir de estruturas mais simples.
Penso não em pegar uma língua do zero, mas ressuscitar uma língua morta, o Tupi clássico. Criar apenas o vocabulário contemporâneo que não há equivalência na língua, mas a partir de sua essência.
Muito,mas Muuuito interessante... Eu pretendo criar um idioma próprio por puro capricho mesmo. Glossonauta,seu canal deveria ser muito mais acessado, continue com este ótimo conteúdo. :)
Excelente vídeo! Me fez pensar: qualquer um seria capaz de criar o seu próprio idioma? Quais seriam as regras gramaticais mais importantes comuns em todas as linguas? Adoro muito o tema, e conheci seu canal faz pouco tempo, então estou vendo os vídeos mais antigos um pouco por dia. Talvez essa minha dúvida já até exista respondida em algum outro vídeo ^^ Sucesso!
Acho bem legal esse assunto, inclusive para a literatura ou jogos mesmo, isso enriquece muito o universo de uma obra. E falando nisso deixo 2 perguntas haha Vi em vídeos mais recentes que vc tem livros de Tormenta e talvez D&D, já criou alguma língua específica para uma campanha? A outra pergunta é meio boba kkkk mas tenho uma certa curiosidade... quais as chances da população de uma cidade ou país mesmo, conseguir transformar uma língua artificial de ficção (por exemplo o Sindarin) em língua oficial? kkkkk Será que é possível isso?
No filme indiano Baahubali tem um povo guerreiro chamado Kalakeya falante de uma língua que, até onde sei, foi criada especificamente para o filme. Há um fonema produzido estalando-se a língua no palato, bem interessante de se ouvir. Segue o trecho para quem ainda não viu e quiser conferir: ruclips.net/video/YiCVG3axKmE/видео.html
O ruim dessas línguas criadas é que elas nunca soam de forma natural quando faladas. Mesmo nas cenas de Senhor dos Anéis, que deve ter tido muito esforço. Elas nunca parecem ser como uma conversa natural de algum filme estrangeiro. Como nas cenas de briga. Gosto das línguas de Tolkien, que mesmo sendo inspiradas em línguas existentes, não parecem ser simplesmente palavras que ele começou a inventar do nada com base na sonoridade da língua inglesa, assim como parece ser em vários filmes e jogos de fantasia.
Isso deve acontecer, porque as pessoas que falam essas língua não têm fluência. vc pode pegar um vídeo de qualquer pessoa no RUclips falando um esperanto meio "podre" e comparar com um falante nativo, por exemplo. ruclips.net/video/A9BO3Sv1MEE/видео.html
Essas entram numa categoria diferente, a das "linguagens de programação". Apesar de terem algumas semelhanças com as línguas humanas, são bem diferentes ao mesmo tempo. Línguas como o "esperanto", apesar de serem construídas artificialmente, têm o funcionamento das línguas humanas. Por isso linguagens de programação são uma categoria diferente. Talvez faça um vídeo sobre isso depois. Abraço!
O problema do Esperanto é querer ser internacional tendo base as línguas latinas, germânicas e eslavas. Eu amo especialmente este ramo do indoeuropeu, mas no mundo existem milhares de linguas diferentes dessas como japonês, húngaro, turco, tupi guarani, mandarim, línguas bantas da África etc
Oi, boa noite, estou gostando muito dos seus comentarios. Ha pouco tempo apareceu nas redes socíais hispanofalantes uma moça colombiana que diz que ela se comunica mentalmente com alienígenas, isso foi um suceso pra muitas pessoas que screditan muito na medía marrom. O nome dela é Mafe Tolker, ei năo sei se no Brasil chegou essa noticia, eu achocqie ela fez um cursinho de algum idioma dos que o senhor está falando. Pode dar uma opiniăo ao respecto. Desculpa meus erros.
Como vi que gostas da lashon haTorah, ou lashon haKodesh, uma lingua que, na minha humilde opinião, é reconstituída é a lashon haZohar, uma variante do aramaico talmúdico, usado para comentar a tradição oral de Israel, sedimentada na Mishná e posteriormente no seu comentário expandido, o Talmud. Esta língua é considerada, principalmente pela linha mais acadêmica, uma língua artificial, por ter o seu vocabulário todo a partir do Midrash (livros de explicações alegóricas) e do próprio Talmud, assim como traços de influências do Castellano, vernáculo corrente da época e região de sua primeira aparição como obra compilada. Outra hipótese, e que é alegada pela tradição judaica, é que durante a edição da obra, que se encontrava dispersa em fragmentos, ocorreu tal alteração linguística. Uma versão acadêmica e comentada está sendo produzido pelo Rabbi Daniel C. Matt, do Jewish Theological Seminary. Daria um vídeo sensacional. www.sup.org/books/title/?id=30152
Sindarin é uma língua muito bonita, mesmo não sendo um grande fã de Senhor dos Anéis, gostei bastante da língua. Agora falando sobre línguas estranhas, ainda não inventaram nada mais estranho que o Alemão. O Klingon está bem longe do Alemão em termo de estranheza.
Pena que o esperanto não vingou como língua mundial. Já pensou se todos falassem o esperanto desde criança? O mundo não teria barreiras para o entendimento. Talvez até fosse melhor...
O Esperanto pode não ter se massificado, mas não pode dizer que não vingou, falo Esperanto desde a adolescência, e me abriu as portas ao mundo, já viajei muito até pra Europa sem pagar hospedagem por falá-lo.
O problema é que o Esperanto não tem gramática própria. E o vocabulário é bem simples para línguas européias. Sendo assim a língua perde seu sentido muito rápido já que com o passar do tempo falando você vai começar a preencher a língua com a gramática da sua própria língua. Daí ele perde o propósito original.
Em vez de criar essas línguas ydyotas, o mais inteligente seria criar versões fonéticas de línguas reais 🤔 Ficaria mais fácil para fixar a pronúncia de línguas como francês, inglês, polonês etc 🙄
Eu consigo apreciar o esperanto. É realmente fácil e tem uma melodia bonita. Mas o esperanto vem sendo "sabotado" pelas academias de letras dos países ricos. E isso é inegável. Mas olhando o problema da comunicação no mundo hoje, eu acho que hoje só vale mesmo aprender sério três línguas: O INGLÊS, O FRANCÊS E O ESPANHOL. O ÁRABE E O CHINÊS MANDARIM TAMBÉM JÁ TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA. "CHIC" É ESTUDAR O "SUECO"! EU GOSTO DO SUECO E ACHO QUE É UMA DAS MAIS BONITAS LÍNGUAS. E a língua natural e falada por pelo menos uns 200 milhões de pessoas, que é a meu ver a mais fácil, é O MALAIO-INDONÉSIO. UMA LÍNGUA ASIÁTICA QUE É SEM DÚVIDA A MAIS FÁCIL NA ÁSIA.
Eu to aprendendo portuges mais ou menos 3 meses eu preciso usar legendas em portugues quando eu assisto outros youtubers que fala portuges mas quando eu assisto seus videos eu posso entender sem legendas voce fala muito limpo
É inacreditável a complexidade das línguas élficas. Impressionante como isso tudo saiu de uma só mente. Mas ainda acho que o auge da nerdice é aprender Klingon.
Sou fã de Game of Thrones. Uma sugestão seria vc fazer um vídeo nas línguas dothrak e valiriano. Valeu.
Como vc faz pra conseguir assisti game of thrones?
Adoooooro este assunto!
O termo técnico que designa a criação de idiomas artificiais é “glossopoese”, constituído por “glosso-“, elemento de formação de palavras o qual exprime a ideia de “língua” (do grego “glôssa”) ou “linguagem”, e “poese”, do grego “poíesis” ( = “ação de fazer alguma coisa; criação”).
O criador de idiomas artificiais é chamado “glototeta” [“gloto-“ = “glosso-“; do grego ático “glôtta” ( = “língua”)] ou “glossopoeta”.
Mi admiras vian klerecon . Gratulon, kara instruisto! Mi ekkomencis la lernadon de la lingvo solresol, kiu uzas la sep musiknotojn do re mi fa sol la si. Tiu lingvo povas esti parolata ludata, kantata, kaj ceteraj. Brakumo por vi.
Gostei da aula de Esperanto.
A escrita do Sindarin é muito linda. Apesar de ser um processo mais demorado, a parte mais divertida desses idiomas é a escrita, com todos aqueles símbolos complexos se misturando. É como uma obra de arte.
Muito bom para ocultar informações também kkkk, como aquele poema que você não pretende compartilhar.
Tem apostilas da Quenya 101 chamada MTP3 que ensina a escrever em português utilizando o tengwar alfabeto elfico que é usado tanto no sindarim tanto no
quenya
eu me fascino tambem pelo sons e pela estrutura gramatical da lingua, mas esse alfabeto é estremamente lindo mesmo
Aprende arabi, fará melhor proveito visto que o arabi é falado ainda hoje
Olhei na Internet e parece hindi😂
Assim como inventaram o klingon, deveriam também inventar o vulcano, língua do Sr. Spock.
A língua vulcana vai ser difícil kkkkkkkkkkkk
Existem um ou dois projetos de vulcano, ou existiam, só em inglês e difícil de encontrar agora... Não vingou muito.
já inventaram. é o lojban
Seria o alemão kkk
O alemão é considerada a língua mais lógica
@@ct9362 lingua mais fodida da cabeça isso sim.
amei, abri o video porque vi o Sheldon e seus amigos falando em Kligon (the big bang theory) e fiquei super afim de conhecer mais sobre. e Amei tbm esse Toki Pona, aprender todo um idioma novo com apenas 120 palavras haha top
Eu quero muito aprender esperanto! Mas enfim, devo chegar primeiro perto da fluência em inglês pois não sou capaz de estudar duas línguas ao mesmo tempo. A única língua estrangeira que eu sei falar, escrever, traduzir e que ouço bem é italiano
vale muito a pena aprender Esperanto!!! abre muitas portas e faz vc conhecer pessoas do mundo todo de forma inacreditavel kkk confia em mim, aprenda esperanto e participe dos eventos esperantistas que ocorro todo ano no Brasil todo e também no mundo todo...
Meu melhor "amigo virtual" é Japones, veio para o Brasil 2014 para um evento esperantista, conheci ele la e até hoje temos contato e conversamos, ele nao sabe nem 5 palavras em portugues e eu nao sei nenhuma em Japones ksksk mas é muito bom, super recomendo!!! além de que vc pode viajar o mundo com esses eventos se vc fizer parte do Esperanto como um todo... super recomendo de novo kskskk abraço
Estudar esperanto ajuda no aprendizado de outras línguas
Q bom
Você parece ter bastante concehecimento sobre o esperanto Eu queria saber como que pronuncia a letra "n" no meio e no fim das palavras por que pelo que pesquisei parece que tem que colocar a lingua no céu da boca mas eu realmente tenho bastante dificuldade será que você não poderia me dar umas dicas não?
@Rafael sim depois de 5 anos em uma escola de idioma ou em 3 anos se vc for esforçado a caso tenha dúvida Esperanto leva cerca de 4 messes para aprender e ajuda a aprender outros idiomas como o próprio inglês e outros.
comecei a ver uns videos estrangeiro sobre linguistica e outras nerdices similares, acho q tu eh um dos poucos brasileiros q traz esse conteúdo pra ca, vlw de vdd pelo conteúdo +1 inscrito
Você é o tipo de pessoa que se pode dizer: uma raridade ou o último dos intelectuais! Apreciei demais suas explanações!
@@joaozanata4041 Muito obrigado, João!
Professor,fala da língua pirahã.
Essa língua aí não conheço não
Você é um dos seres humanos mais interessantes e inteligentes que já conheci na minha vida. Parabéns pelo conteúdo
Fico muito feliz por isso! Muito obrigado!!
O esperanto me levou ao mundo das conlangs.
Já dei aulas de esperanto e ainda penso em esperanto (outras línguas também).
Estou desenvolvendo minha conlang. Fonologia e evolução fonética pronta.
Fala da interlingua. A lingua que une tudo em comum das linguas latinas e qualquer falante de idioma com origem latina pode entender.
As línguas de sinais (tipo libras e asl) são construídas também? Seria legal uma explicação sua sobre a origem dessas línguas.
Na Califórnia - só podia ser lá... - existe um Instituto de Cultura Klingoln. Bastante ativo, por sinal. Eles oferecem peças de teatro, inclusiv Shakespeare traduzido para o Klingoln, e show musicais nesse idioma.
Isso é muito interessante. Tentei fazer línguas construídas várias vezes na minha vida. Nunca tive sucesso com isso. Recentemente queria voltar às línguas construídas.
Estou fazendo uma que chamo Léturi (falado pelo povo Léturi). “Léturi” em Léturi é “Laithyr” ou “Lêtir” dependendo do dialeto.
Interessante, você tem alguma ideia de usar essa língua para alguma obra que você possa estar desenvolvendo?
Klingon em 7:38
Vídeo top👏👏👏👏
Muito legal man, que bom que voltou com os vídeos
Por favor faça um vídeo de como você estuda idiomas
Ótimo video!. Você pode fazer um video falando de interlingua. Uma lingua criada e muito fácil de entender para falantes de línguas românicas.
Aqui no Brasil temos uma língua "construída" chamada "Língua Geral" ou "Nyengatu" , que foi uma construção a partir do Tupi com adaptações eliminando os fonemas do Tupi que não tem no português e emprestando muitos vocabulários do português. Foi sistematizada pelos jesuítas, com o objetivo de levar várias etnias indígenas a falarem um só idioma. Terminou que ela passou a ser bastante usada no Noroeste Amazônico. Ao ponto que uma das etnias perdeu sua língua materna (Baré) e passou a falar unicamente a Língua Geral (Nyengatu) que é falada até hoje em várias aldeias que margeiam o Rio Negro.
Oi, Zenilson. Na verdade, o nheengatu é uma língua natural, não construída, ela surgiu do contato do tupi com povos de diferentes etnias.
Todos os desenvolvimentos do nheengatu são bem típicos de uma língua natural.
Por exemplo, não é verdade que tenham tirado do nheengatu os sons do tupi que não existem em português, porque o nheengatu perdeu as vogais O e Y devido ao contato com outras línguas da região, como o tucano e o baniua, que não têm essas vogais. Se fosse por causa do português, o O teria sido preservado.
Além do mais, o nheengatu do Baixo Amazonas conserva essas duas vogais, já que não teve tanto contato com essas etnias mencionadas.
Ou seja, as mudanças do nheengatu ocorreram de forma espontânea devido ao contato com outros povos, nada planejado ou construído.
É uma língua natural. A única coisa que os jesuítas fizeram foi começar a escrever em língua geral para poder ensinar os povos da região, mas não construíram a língua.
Eu falo nheengatu e o conheço bem linguisticamente e também sua história, mas conheço gente que conhece esse assunto ainda melhor do que eu.
Abraço!
@@glossonauta valeu por sua atenção, que bom que você estudou o Nyengatu. Eu atuo aqui na região e aprendi Koripako e Baniwa (dialetos próximos um do outro). Quanto ao que comentei do Nyengatu ter sido uma adaptação feita pelos jesuítas, isso lemos nas pesquisas aqui feitas no Alto Rio Negro, e os falantes principais dessa língua aqui nessa região , no município de São Gabriel , dizem que eram falantes de Baré (língua morta) e que seus antepassados, no internato dos salesianos eram proibidos de falar em seus idiomas maternos, tendo que falar o Nyengatu. E assim, com um tempo, perderam sua língua e passaram a ensinar seus filhos no Nyengatu trazido pelos jesuítas. De fato na história não tem presença de Tupi aqui na região Noroeste do Amazonas, apenas o que foi trazido por intermédio dos jesuítas que anelavam que tivesse aqui uma língua Geral falada por todas as etnias.
De fato aqui no Alto Rio Negro , Noroeste amazônico nao tem nenhuma língua do tronco Tupi, só essa que foi introduzida. Aqui as línguas de origem são dos troncos : Tukano Oriental (Tukano, Wanano, Kubeu, Dessano , Piratapuia, etc) , Arawak (Baniwa, Koripako e Werekena), Maku (Dâw, Yuhup, Yuhupda, Nadëb) e Yanomami Xamatali.
Pelo menos o Nyengatu falado no Alto Rio Negro tem mais de 20% de empréstimo do português, e quanto às vogais, de fato serem uma adaptação do português foi uma declaração minha, pois tirando a língua Baniwa/Koripako que só tem: a, e , i e o [que flutua com u], as outras línguas tem o Y [i cruzado] , como.o Tukano , Dâw , Dessano, Wanano , Kubeu, e outras línguas que são faladas aqui.
Mas obrigado mesmo, foi bom saber desse detalhe que a língua Nyengatu não foi uma adaptação do Tupi com o português. Porque na prática, tem conjunções, vários verbos e dezenas de vocabulários do português.
Mas sim, tornou-se uma língua que é falada entre os oriundos da etnia Baré. E inclusive, vários Baniwa sabem falar também o Nyengatu .
Obs. O Nyengatu tem a vogal "o" e tem "u" também. Porém na escrita atual passaram a transcrever o "u" por w e a vogal "o" por u. Mas ok., entendi sua colocação. Obrigado mesmo . Indicando que realmente foi algo trazido pelos jesuítas como a história da região aponta.
Valeu , seus vídeos tem contribuído muito para divulgar conhecimento linguístico.
Eu também criei um idioma para uso comum, e é bem simples. Está publicado como O Idioma Noru, tem a gramatica básica, exercícios e dicionário.
Também criei uma língua, chama-se Língua Nocú 😅
Me manda sua lingua pra eu aprender
Fale um dia do afrikans que também foi criado, até onde sei
Lembrei de um documento misterioso, escrito num idioma nunca visto. Analisaram-no e chegaram à conclusão de que se tratava de uma língua natural. Fiquei curioso pra saber como é a metodologia pra fazer esse definição.
você estaria falando do manuscrito voynich?
@@rodrigofernandesgoncalves9564 isso
Está repreendido, é um livro maligno de magia, o sangue de Cristo repreenda akela obra horrenda 😣🤮🤢
Parabéns pelo vídeo. Vc conhece a Interlingua? É uma língua artificial baseada em línguas latinas. Ela foi desenvolvida de forma que qualquer pessoa que fale português, espanhol, italiano, francês, catalão, galego ou romeno possa ler um texto em comprendê-lo sem precisar ter estudado interlingua. Tem uma gramática bastante simples e se parece com um latim moderno.
Tem texto dela?
Eu tô pensando em criar uma língua para um mundo fantástico, mas eu tô com medo de gastar bastante tempo com uma língua mas não consegui fazer uma língua realista
Já me interessei pela língua élfica, porque a escrita é linda e queria usar para journaling. Além disso, eu me interessei pela toki pona (não sei se está correto). Essa ideia de ser breve na fala evitaria que falássemos tanta coisa desnecessária e daríamos mais valor às palavras.
Breve não é, é simples.
O processo de descrição de seres em toki pona é quebrando em conceitos menores e mais vagos, por exemplo ao invés de "calculadora", se teria "máquina de fazer contas" ou no máximo "máquina de conta" pois é uma construção de significado a partir de estruturas mais simples.
Penso não em pegar uma língua do zero, mas ressuscitar uma língua morta, o Tupi clássico. Criar apenas o vocabulário contemporâneo que não há equivalência na língua, mas a partir de sua essência.
Muito,mas Muuuito interessante... Eu pretendo criar um idioma próprio por puro capricho mesmo. Glossonauta,seu canal deveria ser muito mais acessado, continue com este ótimo conteúdo. :)
Eu criei um idioma só meu kkkkkkk só pra escrever meu diário sem risco de alguém ler
@@Valeria-yy9zp eu escrevo em inglês, mas no alfabeto cirílico tudo que não quero que leiam, apenas para afastar curiosos. KKKKK.
Seria legal um vídeo sobre as línguas ceutas. Amo seu canal! Beijinhos 💜
Magnífico Estevam!
Estou focado no Esperanto. Depois quero iniciar no russo e por último o japonês.
Muito interessante!!!
Vejo o Inglês como uma língua universal...
Muito bom o vídeo!
Excelente vídeo! Me fez pensar: qualquer um seria capaz de criar o seu próprio idioma? Quais seriam as regras gramaticais mais importantes comuns em todas as linguas? Adoro muito o tema, e conheci seu canal faz pouco tempo, então estou vendo os vídeos mais antigos um pouco por dia. Talvez essa minha dúvida já até exista respondida em algum outro vídeo ^^ Sucesso!
Eu gostei bastante do som do proto- indoeuropeu falada no filme Prometeus.
@@glossonauta Exatamente , e parece ter sons guturais bastante divertidos de se fazer.
Legal. Dothraki e High Valyrian são muito interessantes também, e ambas podem ser estudadas com cursos criados pelo criador da própria língua.
Acho bem legal esse assunto, inclusive para a literatura ou jogos mesmo, isso enriquece muito o universo de uma obra. E falando nisso deixo 2 perguntas haha
Vi em vídeos mais recentes que vc tem livros de Tormenta e talvez D&D, já criou alguma língua específica para uma campanha?
A outra pergunta é meio boba kkkk mas tenho uma certa curiosidade... quais as chances da população de uma cidade ou país mesmo, conseguir transformar uma língua artificial de ficção (por exemplo o Sindarin) em língua oficial? kkkkk Será que é possível isso?
I've been learning thlIngan Hol for about one year. I love it, but it's a bit harder than what i initially thought it would be
Seu canal é fantástico!mais um inscrito 👍👏🏻
Acho que a escrita élfica em Sindarim é interessantíssima de se aprender.
legal. eu so sabia do esperanto.
Seria legal se tivesse falado de Ithkuil também já q existe pouco material em português na iternet
No filme indiano Baahubali tem um povo guerreiro chamado Kalakeya falante de uma língua que, até onde sei, foi criada especificamente para o filme. Há um fonema produzido estalando-se a língua no palato, bem interessante de se ouvir. Segue o trecho para quem ainda não viu e quiser conferir: ruclips.net/video/YiCVG3axKmE/видео.html
Eu adoro línguas artificiais inclusive o esperanto ao qual estou aprendendo
Gostei !
Fiquei curioso se algo da linguística se aplica às linguagens de programação...
Existe a língua Na'vi (não lembro se é assim que escreve) dos carinhas altos azuis de Avatar
É assim mesmo que escreve. Ficou uma lingua muito bonita 😊😊😊😊
Você tem video sobre a lingua do filme "A chegada"?
Não tenho, não. Talvez faça no futuro.
Abraço!
Elen síla lúmenn'omentielvo!Quetilyë Eldarin? 🧝🏽♂️ Kkkk Mia amiko vi parolas tre bone esperanton mi tre ŝatas tiun videon 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Esperanto?
Video aux Filmeto?
Amei! 😊
Shoooooow jovem, bom vídeo 😛
Espero um curso de poliglotas seu.
@@glossonauta Seria fantástico!
Nyke hae aōha mirre tolī olvie
Klingon me da uma sensação similar ao kartuli (Geórgia) q vou aprender.
Amo criar idiomas, atualmente eu to desenvolvendo uma, chamda Mutanese, to super empolgado com ela
Faz um video sobre línguas allanes, a ellene e o allane presentes no livro A Mitologia Allane. Em meu canal tem videos sobre ellene
Muito bom!
O ruim dessas línguas criadas é que elas nunca soam de forma natural quando faladas. Mesmo nas cenas de Senhor dos Anéis, que deve ter tido muito esforço. Elas nunca parecem ser como uma conversa natural de algum filme estrangeiro. Como nas cenas de briga. Gosto das línguas de Tolkien, que mesmo sendo inspiradas em línguas existentes, não parecem ser simplesmente palavras que ele começou a inventar do nada com base na sonoridade da língua inglesa, assim como parece ser em vários filmes e jogos de fantasia.
assista the 100 e vc vai ver que as cenas que eles falam Trigedasleng é bem natural
@@pippo5202 valeu pela dica, darei uma olhada.
Isso deve acontecer, porque as pessoas que falam essas língua não têm fluência. vc pode pegar um vídeo de qualquer pessoa no RUclips falando um esperanto meio "podre" e comparar com um falante nativo, por exemplo.
ruclips.net/video/A9BO3Sv1MEE/видео.html
Mas essa foi a intenção! Afinal de conta são línguas de não humanos.
As linguagens de computador são exemplos de línguas artificiais?
Essas entram numa categoria diferente, a das "linguagens de programação". Apesar de terem algumas semelhanças com as línguas humanas, são bem diferentes ao mesmo tempo.
Línguas como o "esperanto", apesar de serem construídas artificialmente, têm o funcionamento das línguas humanas.
Por isso linguagens de programação são uma categoria diferente.
Talvez faça um vídeo sobre isso depois.
Abraço!
O problema do Esperanto é querer ser internacional tendo base as línguas latinas, germânicas e eslavas. Eu amo especialmente este ramo do indoeuropeu, mas no mundo existem milhares de linguas diferentes dessas como japonês, húngaro, turco, tupi guarani, mandarim, línguas bantas da África etc
Sei que este vídeo é antigo, mas se vir este comentário: você conhece o Vonlenska? É uma língua criada pela banda islandesa Sigur Rós.
Esperanto é bom, comecei a estudar.
Nunca me interessei pela obra ficcional de Tolkin, salvo as suas línguas. Tenho dois livros ensinando Sindarin e Quenya
Tolkien foi o maior escritor do século XX, apenas.
Qual é a diferença de Klingon pro Alemão?
Falas esperanto bem, estou estudando esperanto
Neo-Khuzdul;
*_Tarâkh d'zuî-naglismêk laûd sallumônu!_*
(Vou aprender todas as línguas!)
O Khuzdul foi meio deixado de lado pelo Tolkien ou é impressão minha?
nao acho q existe regras, mas gostaria de aprender a lingua do chewbacca e do r2d2 de guerra nas estrelas e a do eu sou groot do ucm
esperanto estas tre facila kaj lernebla, mi scias malmultaj vortoj, sed mi povas paroli iomete.
Tre bona frazo, sed vi forgesis la akuzativoN.
Oi, boa noite, estou gostando muito dos seus comentarios.
Ha pouco tempo apareceu nas redes socíais hispanofalantes uma moça colombiana que diz que ela se comunica mentalmente com alienígenas, isso foi um suceso pra muitas pessoas que screditan muito na medía marrom. O nome dela é Mafe Tolker, ei năo sei se no Brasil chegou essa noticia, eu achocqie ela fez um cursinho de algum idioma dos que o senhor está falando.
Pode dar uma opiniăo ao respecto.
Desculpa meus erros.
Por que no sudeste as pessoas pronunciam o "ti" e "di" daquele jeito palatinado??? (como se chegou àquela pronúncia)
@@glossonauta Caramba!!! Muito bom.
Também sou do nordeste e falo sem palatinar (Paraíba)
Eu queria saber como falar a palavra cometa e metamorfose em élfico
1:28 na verdade Tolkien criou seu mundo para as línguas e não as línguas para o mundo.
Esperanto é incrivelmente belo e maravilhoso.
Não sei nem falar inglês, agora vou estudar klingon
Esperanto parece até italiano, não sei nada de Esperanto mas entendi o Esperanto por causa do Italiano.
Sim, o esperanto é quase que uma língua latina.
Existe dicionário para essas línguas é?
E a língua de atlantis do desenho voce sabe?
Olá, Rayssa! Não, nunca pesquisei sobre ela.
Como vi que gostas da lashon haTorah, ou lashon haKodesh, uma lingua que, na minha humilde opinião, é reconstituída é a lashon haZohar, uma variante do aramaico talmúdico, usado para comentar a tradição oral de Israel, sedimentada na Mishná e posteriormente no seu comentário expandido, o Talmud. Esta língua é considerada, principalmente pela linha mais acadêmica, uma língua artificial, por ter o seu vocabulário todo a partir do Midrash (livros de explicações alegóricas) e do próprio Talmud, assim como traços de influências do Castellano, vernáculo corrente da época e região de sua primeira aparição como obra compilada. Outra hipótese, e que é alegada pela tradição judaica, é que durante a edição da obra, que se encontrava dispersa em fragmentos, ocorreu tal alteração linguística. Uma versão acadêmica e comentada está sendo produzido pelo Rabbi Daniel C. Matt, do Jewish Theological Seminary. Daria um vídeo sensacional.
www.sup.org/books/title/?id=30152
A lingua criada nao está incompleta? Ele chegou a desenvolve-la?
Tem a língua dos Minions tbm kkk e o dothraki de game of thrones dentre outras ...
Como faz pra comprar o curso?
Poxa, achei que fosse um vídeo sobre élfico
Qual o segredo para aprender hebraico?
Sindarin é uma língua muito bonita, mesmo não sendo um grande fã de Senhor dos Anéis, gostei bastante da língua. Agora falando sobre línguas estranhas, ainda não inventaram nada mais estranho que o Alemão. O Klingon está bem longe do Alemão em termo de estranheza.
❤
Moço quantos livros de duna voce tem???
Oi, tudo bem? Tenho seis:
Duna;
Messias de Duna;
Filhos de Duna;
Imperador Deus de Duna;
Hereges de Duna;
As Herdeiras de Duna.
Ok da
Quero muito aprender klingon
Queria tanto ser um poliglota
Eu queria aprender valiriano
Pena que o esperanto não vingou como língua mundial. Já pensou se todos falassem o esperanto desde criança? O mundo não teria barreiras para o entendimento. Talvez até fosse melhor...
Não.
o sistema educacional brasileiro não ensina nem português
O Esperanto pode não ter se massificado, mas não pode dizer que não vingou, falo Esperanto desde a adolescência, e me abriu as portas ao mundo, já viajei muito até pra Europa sem pagar hospedagem por falá-lo.
Jes, vi pravas kara!
O problema é que o Esperanto não tem gramática própria. E o vocabulário é bem simples para línguas européias. Sendo assim a língua perde seu sentido muito rápido já que com o passar do tempo falando você vai começar a preencher a língua com a gramática da sua própria língua. Daí ele perde o propósito original.
Achei que ia falar do Valiriano
Em vez de criar essas línguas ydyotas, o mais inteligente seria criar versões fonéticas de línguas reais 🤔 Ficaria mais fácil para fixar a pronúncia de línguas como francês, inglês, polonês etc 🙄
Vi isso em big bang theory
Eu consigo apreciar o esperanto. É realmente fácil e tem uma melodia bonita.
Mas o esperanto vem sendo "sabotado" pelas academias de letras dos países ricos. E isso é inegável.
Mas olhando o problema da comunicação no mundo hoje, eu acho que hoje só vale mesmo aprender sério três línguas: O INGLÊS, O FRANCÊS E O ESPANHOL.
O ÁRABE E O CHINÊS MANDARIM TAMBÉM JÁ TÊM UMA GRANDE IMPORTÂNCIA.
"CHIC" É ESTUDAR O "SUECO"! EU GOSTO DO SUECO E ACHO QUE É UMA DAS MAIS BONITAS LÍNGUAS.
E a língua natural e falada por pelo menos uns 200 milhões de pessoas, que é a meu ver a mais fácil, é O MALAIO-INDONÉSIO. UMA LÍNGUA ASIÁTICA QUE É SEM DÚVIDA A MAIS FÁCIL NA ÁSIA.
Porque querer sabotar?