Na separação obrigatória de bens, a viúva vai herdar? Caso Pelé.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • O art. 1.829 (que é um dos mais complexos artigos do Código Civil/2002), acabou dando tratamento distinto para fins sucessórios, no que se refere à separação convencional e obrigatória de bens.
    1️⃣ - no casamento norteado pela SEPARAÇÃO CONVENCIONAL DE BENS, haverá CONCORRÊNCIA do cônjuge sobrevivente junto com eventuais descendentes;
    2️⃣ - no casamento em que foi imposto o regime da SEPARAÇÃO OBRIGATÓRIA, não restará ao sobrevivente qualquer concorrência junto aos descendentes do morto, havendo apenas, talvez, meação na forma da Súmula 377 do STF, desde que comprovado o esforço comum (conforme leitura atual da referida Súmula, pela Corte Superior - EREsp 1.623.858-MG. J. em 23/05/2018).
    Nesse vídeo falo da situação da viúva de Pelé, considerando que não há notícias de que deixou testamento. #direitodefamília #juridico #direito #advogado #regimedebens #sucessão

Комментарии • 3

  • @LindacirKupersDettmer-wi5kv
    @LindacirKupersDettmer-wi5kv 4 месяца назад

    Nesse tipo de casamento entra a súmula 377, que fiz os bens adquiridos na constância do casamento serão divididos com os herdeiros necessários.

  • @espiritualidadeuniversal.
    @espiritualidadeuniversal. 5 месяцев назад

    Para quem fica a herança no caso de separação obrigatória de bens mais de 70 anos? Casamento sem filhos, pais e avós falecidos? Se deixar testamento tem regras? Só pode partilhar 50% ou 100%? A herança fica com o conjugue sobrevivente?

  • @jeronimoleandro5621
    @jeronimoleandro5621 4 месяца назад

    Poxa Tio Pele' ainda n deixou nada pra mim de bom n???