E é egoísta, elitista, não resolve o problema de trabalho no mundo moderno. Depois que todo mundo fizer um curso superior vamos fazer o que? engenheiro de caixa de supermercado?
@@williammelek8318 é a realidade, infelizmente é o mundo que vivemos, não dá pro Elba mentir nesse aspecto, já que ele só está descrevendo o que passamos e não sobre uma possível utopia onde o mundo é perfeito... Entendo que é elitista, etc, mas é a verdade nua e crua
0:20 isso já era previsto pela lei de Godwin. Sobre o propósito de uma faculdade, ele é explicado pelo Stallone na série Rei de Tulsa: "O objetivo de um diploma universitário é mostrar a um empregador em potencial que você apareceu em algum lugar por quatro anos seguidos, concluiu uma série de tarefas razoavelmente bem e no prazo. Então, se ele te contratar, há uma chance semidecente de você aparecer lá todos os dias e não atrapalhar o negócio dele."
Eu aprendi inglês só pra jogar RPG no super nintendo e hoje isso me trouxe um diferencial no meu emprego, todo conhecimento é válido e de alguma forma é utilizado durante a sua vida.
@@lucasvitoriano2270 Como toda criança do fim dos anos 90 inícios dos anso 2000, aquela capa que parecia Dragon Ball do Chrono trigger chamou muito atenção, comecei por ele mesmo. Você acertou amigo. Depois teve Dragon Quest V, Secret of mana e etc. Mas Chrono trigger ainda é o top 1 pra mim.
Uma comparação divertida que ouvi foi de uma amiga dizendo que educação formal é como se fosse uma Thalia, Guardiã de Thraben. Você não necessariamente vê o impacto que ela está causando no seu jogo porque ela impacta pouco para você, mas tu não faz ideia o quanto o jogo está favorável para você pelo simples fato dela estar na mesa.
Elba esse vídeo é quase de utilidade pública. Cheguei no seu canal por causa de magic, mas não jogo a mais de 20 anos (difícil ser nerd sozinho). Acho excelente suas análises, parabéns pela iniciativa.
Como engenheiro, graduado e com mestrado por umas melhores universidades do país, e que já tem 10 anos de atuação no mercado e 5 como professor universitário em uma universidade particular eu digo: na área de engenharia prática, de mão na massa, de saber resolver problemas, de acompanhar processos e entender o que está acontecendo, vale muito mais a pena ter um técnico do que um engenheiro formado. E explico isso tomando como base o que foi falado no vídeo de que em cada esquina tem uma faculdade fabricando supostos engenheiros a cada minuto. O modelo atual de faculdades particulares de engenharia (seguido por 99% das instituições) se baseia em ser uma Casas Bahia dos diplomas, em que a carga horária mínima de aulas é enxugada, retirando disciplinas básicas (cálculos, físicas, ...) e também disciplinas específicas, e deixa-se disciplinas generalistas que muitas vezes valem carga horária para graduações que nem são da área de exatas. Ao contrário, o ensino técnico atualmente é muito mais voltado ao que o mercado precisa. Sendo assim, se for p ter um diploma de engenharia da uni-esquina, prefira ter um de técnico, pois vc será muito mais disputado pelo mercado e terá um salário inicial bem maior, e deixe p pegar o seu diploma da uni-esquina quando vc precisar apenas desse documento para assumir algum cargo e vc já tiver mostrado seu valor como profissional.
@@vitorgabriel4167 Por nada amigo! Apenas tentei trazer um resumo da minha experiência nos meios técnico e acadêmico. Espero q tenha sido útil p vc e te ajude de alguma maneira. Abraços
Adoro essa série Já fui aprendiz em RH (a não muito tempo atrás) E atualmente trabalho na área operacional dessa mesma empresa Acabo me identificando com muitas coisas que o Elba fala nesses episódios de RH
Obrigado pelo vídeo, Elba. Terminei a graduação em Ciência da Computação em 2019, mas já trabalho na mesma empresa (primeiro emprego) desde 2010. Quando eu terminei a faculdade, por causa do TCC (que foi um sofrimento, diga-se de passagem), eu dizia que jamais faria pós. Veio a pandemia, home-office. E estava me questionando se procurava uma pós pra fazer pra ver se consigo dar um talento no salário ou na vida. Bem, depois desse vídeo, já sei qual será uma das minhas prioridades pra 2023.
No caso da ciência da computação não posso ser tão cruel, pois de fato a conteúdos relevantes principalmente de base. Mas continuo achando Análise é desenvolvimento um desperdício de tempo, ainda se a pessoa tiver a mentalidade de aprender na faculdade. Em 2 anos um leigo não vai dominar nem uma lógica de programação direito, quem dirá um base de linguagem, OO, dentre outros assuntos que podem vim a ser agregado na carreira de desenvolvedor. Vejo a área de TI no BRASIL muito defasada se comparando a outros locais, um ensino engessado e retrógrado!
@@TJBizkit concordo, mas hoje em dia algumas faculdades estão com o curso de ADS com duração de 3 anos com foco em justamente essas coisas q vc falou, mas ainda sim prefiro ciência da computação por ser mais abrangente
@@Igor767 ainda prefiro uma Alura da vida, mas pra isso a pessoa tem que saber o que ela quer aprender. A faculdade pra mim é só uma base pra saber por onde o cara quer seguir. Eu vi um colega que tá no segundo semestre é não sabe o que é um DHCP, Não sabe a diferença de hardware, software, não sabe o que é uma camada de rede, protocolo, porta.... Fico pensando a faculdade ensina oq? Vou fazer uma agora só por conta do diploma pq vai ser 2 anos de raiva que vou passar.
Elba, você tem umas opiniões muito embasadas, acho isso interessante demais. Hoje em dia tudo tem sido vendido de formas muito simplistas, como se promessas de ficar rico se concretizassem pra todo mundo. Tem um foco muito grande no resultado final, sem falar do caminho pra chegar lá e nas dificuldades que vão existir. Pegando o seu exemplo pessoal com youtube, você tinha um emprego em um lugar, quando chegava em casa você deixava de descansar e gravava vídeos e colocava no youtube. Depois de anos, com experiência, os vídeos aumentando sempre de qualidade, você pôde escolher deixar o ramo anterior e se dedicar ao youtube. Aí as pessoas hoje em dia olham e acham que é fácil, é só gravar uns vídeos, jogar na internet e esperar o dinheiro chegar de paraquedas. Sei lá se ficou meio confuso no fim, mas resumindo acho seu conteúdo foda! Valeu! 🙌
Uma das coisas importantes que aprendi na faculdade foi sobre pesquisar, saber utilizar um livro acadêmico da maneira correta e apoiar seus argumentos na ciência.
Obrigado Elba! Eu sempre tinha dúvida sobre este assunto, e acabei acreditando muito que não era necessário de estudo formal... Sempre achei que não fosse muito importante pois fiz engenharia, sou formado, trabalho na área a quase 7 anos e aprendi que na faculdade não ensinam nada sobre como é o trabalho real, por isso sempre achei que faculdade era besteira, e vendo o seu vídeo percebi que tenho que pesquisar mais sobre o assunto. Obrigado!
Pior q é real A maioria dos engenheiros formados vão lidar apenas com projetos mais simples q são basicamente preencher planilha e usar modelo, onde saber usar os softwares e saber os "procedimentos" na prática é muito importante. Mas tem trabalhos q o engenheiro vai ter que passar a vida estudando bagulho difícil e paulera com todo o conhecimento da faculdade n sendo o suficiente. Só depende da carreira q vc escolhe
Como professor formado e indo pro meu segundo diploma em curso técnico eu agradeço por esse vídeo, é irritante ter q explicar pra adolescente burro o pq a faculdade é importante na vida dele e ter q ouvir q ele vai empreender pq é melhor q fazer faculdade e ser controlado por empresa (sem saber q a maioria das empresas fecham em menos de 2 anos e que se ele tiver um curso de administração ele vai saber lidar com todas essas maluquices que é o mercado comercial misturado com a inflação)
Infelizmente os cursos de engenharia estão hiper saturados de alunos e de profissionais, não tem oq fazer sobre isso. E sobre as faculdades, é vdd tbm q não é todo mundo q vai ter dinheiro pra pagar uma faculdade ou conseguir uma bolsa pra ter acesso ao ensino superior e, mais uma vez, infelizmente é assim q o sistema funciona, por isso temos q lutar pra melhorar isso. Já sobre os cursos ruins, se é o melhor q o aluno conseguiu pra vida dele, oq basta é lutar sozinho para sair com o máximo de conhecimento abstraído, é o caso onde o aluno faz sua faculdade, oq na vdd acontece na maioria delas, mesmo as boas. O sistema não tem equidade, então a gente luta com as armas que tem. A minha crítica é sobre quem tem possibilidade, mas acha desnecessário.
@@jabrazil416 Por experiencia propria, não adianta de nada voce se formar em engenharia caso more no interior do brasil ou então em uma área que não seja polo industrial. Mesmo que voce tenha formação em engenharia e mude para um lugar que é industrializado, a não ser que voce venha de uma federal, as empresas vão preferir os que se formaram nas faculdades mais locais, pois de lá eles já sabem o quê vem. Fora isso, a coisa que eu mais vi na vida foi engenheiro formado em uma universidade particular extremamente precária (uniesquina da vida) que não tinha o menor conhecimento teorico da área, papo do cara ser formado em engenharia elétrica e nunca ter programado uma linha de código na vida, nunca ter mexido com microprocessadores na vida etc.
Égua Elba, toda a vez que vejo teus videos de RH eu tomo um tapa na cara, fico mau, mas aprendo o quão dura é a vida aqui no Brasil. Não sei se funciona assim no exterior mas com certeza é. É as vezes desmotivador e frustrante. Teu vídeo falando sobre empresas não são amigas, me ajudou muito. Obrigado, percebi a dura realidade na pele.
História de rh importância dos estudos e o vídeo começa com discussões dos nomes dos personagens da família Adams... Esse vídeo vai ser muito bom ehheehe
Elba, o motivo da Wandinha se chamar assim no Brasil, é porque em inglês, costumam chamar ela pelo apelido de "Wendy" a maior parte dos diálogos, então decidiram traduzir o apelido para "Wandinha", ao invés de colocar o nome dela como "Quarta-feira". :)
Curioso voce ter mencionado Letras, Elba. Eu entrei no curso de Letras em 2015 já com um emprego tecnico me pagando as contas (e paga ainda hoje) e sempre deixei claro que queria cursar Letras pra trabalhar com escrita. Quase todo mundo me desistimulava, dizendo que ninguém precisa estudar Letras pra ser escritor e blablabla. Só a cadeira de Teoria Literária valeu todo meu curso. Daí eu falo de estudos formais para um escritor de fantasia brasileiro (cujo estereotipo é um cara que quer ou escrever uma escola de magia e bruxaria para sacis e curupiras ou escreve um pastiche de Tolkien) e o cara desdenha de mim. Bom, graças à minha formação eu sou capaz de dominar o Esquema Quinário, sei aplicar o "Inutitalia Truncate", entendo a Filosofia da Composição, consegui traçar as linhas de influencias de escritores famosos, entendo os diversos ramos de estudos literários (Marxista, Psicanalitico, Estruturalista, etc), aprendi como separar o Homo Sapiens do Homo Fictus, etc. Cursar Letras me ensinou que praticamente todo escritor com algum sucesso ou legado não fez uma grande obra por acaso, me ensinou onde buscar bagagem teória e de inspiração. Ainda não sou escritor de sucesso, mas eu tenho uma boa noção de como manifestar minha arte.
eu tenho estudado inglês a minha vida toda e hoje namoro uma americana e a gente assiste todo dia alguma coisa junto pelo discord, eu fico sem opção assistindo com ela então tem que ser no original, mas quando to sozinho faço questão de assistir dublado, pra equilibrar as coisas na minha cabeça e também pq eu pessoalmente sou um grande fã e entusiasta da dublagem brasileira que é uma das melhores do mundo! gosto muito de assistir animações da DC com ela no original, mas ouvir a voz gostosa do Guilherme Briggs é sem igual!
É importante sim, te ajuda a compartimentalizar o conhecimento, indexação no cérebro é importante, a disciplina pra aprender regularmente pouquíssimas pessoas tem e por fim tem o fator experiências trocadas mesmo no EAD. É importante e quem se base nos 0.2% de sucesso que não tem formação OU no primo que falou que leu um artido dizendo que é bobagem... bom, aconselho procurar um trampo hoje só com cursinho de site, boa sorte!
Sobre estudo de idioma, em especial de inglês, minha experiência (Sou da área de TI): -A maior parte das documentações oficiais de linguagens de programação está disponível exclusivamente em inglês; -A maior parte dos conteúdos de qualidade sobre qualquer área de estudo está disponível apenas em inglês; -Fluência em inglês é um diferencial grotesco no seu currículo; Sobre estudo formal: -Não acredito que estudo formal é estritamente necessário para profissões que não EXIGEM faculdade, porém não ser estritamente necessário não significa que não seja algo que vai te ajudar (e muito) com sua carreira. -Recomendo a leitura do livro "The case against Education", este livro faz uma análise e demonstra que o maior valor do diploma se dá pelo papel em si do que pelo conteúdo que é ensinado. -Existem profissões em que de fato a prática é muito mais relevante, á nível de conhecimento, do que o diploma (Arquitetura é um exemplo). -Existe uma cultura um tanto elitista (E você não pode dizer honestamente que não) na área acadêmica, o que faz com que muitas pessoas fiquem com um certo asco do ensino formal como um todo. -Faculdade não realmente é um indicativo de conhecimento, só é um indicativo de que você fez um curso, mas isso é válido para qualquer certificação. Todas elas são só um papel. -O ensino autodidata é de fato MUITO superior á qualquer curso, mas como você disse: isso é uma coisa que se prova com o tempo, na hora da contratação não tem como o recrutador saber sua qualidade como autodidata, nesse momento o ensino formal é relevante.
Pior ainda é o baixo nível de ensino das faculdades tanto públicas quanto privadas, o que tem de professor de faculdade pública (que são consideradas de maior qualidade) passando vergonha em vídeo por não conseguir fazer um "SELECT * FROM" ou por não ver erros que a própria IDE evidencia é assustador.
a parada é que além disso tudo que vc indicou, a precarização do trabalho no Brasil é abismal. Antes ter um Doutorado em algumas coisas é obrigatório, hj tentam colocar alunos da graduação pra atuar enquanto a fiscalização não marca visita OU qndo a legislação deixa frouxa a regra. A exemplo, MTS universidades particulares mantém o mínimo de doutores e as vezes nem isso, só contratam qndo sabem que o MEC vai lá fazer vistoria.
Eu vinha comentar justamente o ponto sobre o valor do diploma ser o papel em si do que o conteúdo. As duas experiencias que tive, em áreas diferentes me mostraram exatamente isso. A primeira, na empresa antiga que eu trabalhava, pra você subir de cargo você tinha que ter um diploma de ensino superior, não importando o que. Tinha coordenador de vendas com diploma em Educação Fisica. A segunda, agora trabalhando com programação, é ver como aprendo muito mais no dia a dia do que aprendo na faculdade, e o fato de ainda não ter o diploma, barrar varias oportunidades de emprego.
@@WillianFreitasItsuki Em programação, eu não posso falar muito sobre faculdade porquê eu ainda estou terminando o técnico. Mas já ouvi falar que o ensino é meio desatualizado, que não ensina nada voltado pra Web direito, etc. Eu ainda pretendo fazer faculdade depois disso então vamos ver. Além disso, quando eu fiz logística tive a mesma experiência que você. Muito do que eu aprendi na faculdade não serviu de quase nada, o que eu aprendi de verdade foi trabalhando. No geral, acho que a prática ensina melhor do que a faculdade em si, especialmente nas Unis da vida. O Diploma seria mais como uma 'porta de entrada' no mercado mesmo.
Essa é literalmente a melhor série do Fazendo Nerdice, queria ver esse tipo de video todo dia! Amo todos os conteúdos do canal btw, uma pena que não tenho tanto tempo pra ver os videos inteiros, mas adoro esse vídeos longos, assisto quase que como um filme! Hahahahaha
Obrigado por esse vídeo Elba, é utilidade pública e um tapa na cara pra gente correr atrás do que é preciso. Se tudo der certo me formo esse semestre! Queria ter ouvido essas palavras antes.
Nos últimos 8 anos passei por um curso técnico, uma graduação e três pós-graduações (uma especialização na área de engenharia, um aperfeiçoamento para mentoria na Educação profissional e Tecnológica (EPT) e uma especialização para docência na EPT) em instituições privadas sem fins lucrativos e públicas de nível federal, além de 30 certificados de emissão nacional e internacional. As três principais percepções que obtive durante o meu trajeto foram as seguintes: 1 - A graduação explora o mínimo necessário para te qualificar profissionalmente para a execução de um conjunto de atribuições associadas ao curso, algo já previsto em sua concepção. No geral, podendo ser de maneira satisfatório ou não perante uma série de fatores relacionados ao aluno e a instituição de ensino. 2 - É um erro achar que passar por uma graduação é o suficiente para obter todo conhecimento necessário para a sua atuação profissional e zerar a vida, uma vez que existem outros níveis com conceitos e problemas muito mais complexos para serem explorados, enquanto, da mesma maneira, é um erro achar que a graduação é, resumidamente, uma mera perda de tempo. 3 - Dentro do estado de São Paulo, sobre minha percepção, existe um mercado visivelmente saturado de diplomas do ensino superior, sendo isto, uma possível consequência de uma campanha engajamento massivo de ingresso neste nível de ensino, seja por instituições públicas ou privadas, mas sem o devido cuidado para a devida fomentação da geração de empregos para a sua respectiva absorção. No geral, dentro deste contexto e dentro da EPT, é interessante considerar explorar o ensino de nível técnico para uma qualificação rápida e com uma maior garantia de empregabilidade. O Senai-SP divulgou uma pesquisa que aponta uma absorção pelo mercado de 92% de seus alunos em até 1 ano após a conclusão dos cursos oferecidos por eles. Não se limitando apenas sobre as três principais percepções, acredito que na vida é necessário fomentar e explorar a sua própria autonomia, criando um próprio método de análise sobre o todo que te cerca e evitando uma dependência de interpretar e aprender exclusivamente por meio de intermédio de outros em uma sala de aula, mas com humildade suficiente para estar aberto em obter novas informações e consolidar conhecimentos independente da maneira ou local em que esteja. Exalto: aquele que sabe tudo é o ignorante, pois sábio é aquele com suas dúvidas e sempre aberto para aprender mais .
Eu aprendi inglês com os games, desde meus 5 anos (2005) que foi quando lançou Pokemon Fire Red e fiquei curioso para saber sobre as coisas dentro do game, e ate hoje o inglês que foi plantado uma sementinha naquela época agora com 22 anos eu uso muito para consumir conteúdo, não utilizo em meu trabalho (movimentação cadastral de planos de saúde) mas acredito que um dia será um diferencial além da formação para me levar a um cargo melhor, estudem rapaziada não e só besteira que nossos pais dizem, e algo muito importante para seu futuro
Além da formalidade e do conehcimento técnico, é preciso considerar também que a faculdade é um ótimo lugar para conhecer gente. Para quem ainda está nessa fase da vida, aproveite a oportunidade e o tempo da graduação.
(edit mais recente aqui): caralho bixo, tirei 33 de 40, acho que fui bem em, obrigado a todos que comentaram e deixaram tua opinião nos comentários desse comentário, valeu memo! eu "acabei" de fazer uma prova da ETEC, e é engraçado como que a maioria das pessoas da minha antiga sala do nono ano simplesmente ignora o estudo formal, um aluno de minha antiga escola até me disse: "por que eu vou estudar até a faculdade sendo que eu posso terminar o ensino médio e ir trabalhar no mac donald's?". Num dia dos meus ensinos, minha professora de história, decidiu promover um debate entre a sala, e a maioria da sala tava apresentando argumentos provavelmente oriundos do tik tok, e eu ainda choro de tanto rir quando lembro disso, basicamente estranho como o nosso país, e essa nova geração, que a pouco tempo atrás era dita como "o futuro do nosso país" está ignorando parte fundamental de todas as áreas, o estudo. Belo vídeo Elba, por favor continue B).
Bacana seu ponto de vista. Eu acabei de terminar ETEC, como técnico em eletrônica e posso afirmar uma coisa simples: 60% dos que fizeram esse curso numa Etec não conseguiram emprego na área e muito menos querem continua nela. Talvez seja por que as etecs não são a torre de marfim como dizem, questão de material básico para laboratório todo fodido e professores que...bem, tinha um que dormia no meio da aula. Lembro que nem estudei pra prova, fiquei vendo anime o tempo todo e ainda consegui a maior nota de todas as pessoas que tentaram. Então, concordo pra cacete que ensino formal é ótimo, mas não sou meritocrático o suficiente para me gabar disso
Ter feito Etec mudou minha vida, tem muito mulque que morava a 100 metros da Etec que eu estudei, a do Jaragua no Retão, e que hoje se arrependem de não ter estudo, ou pior ficam caindo em papo de bootcamp frontend para virar programador em 3 semanas.
Acabei de terminar a Etec, fiz curso de informática para internet e concordo plenamente com a parte da qualidade dos materiais para estudo e professores, mas realmente é um bom início para colocar no currículo, pretendo fazer faculdade de jogos no próximo semestre, aproveita o seu tempo no curso e conheça a galera, tem como conseguir bons contatos lá
Me sinto feliz por ver mais colegas que fizeram ou irão fazer a ETEC. Foi algo que mudou totalmente minha vida e eu sou grato por ter ido atrás. Cansou muito, mas valeu cada segundo. E caso venha a curiosidade, fiz no PJ.
@@XintoMoe que bom cara, não estamos nos estremos de: ou ignorar o ensino formal ou se gabar apenas por que estuda, nessa minha sala antiga as pessoas viviam falando que eu era o """mais inteligente da sala""" e eu odiava isso, porque eu não sou inteligente de maneira nenhuma, mas sim apenas presto atenção na aula e sempre que tenho duvida, dou uma pesquisada por fora, mas ainda insistem em me falar: "como tu é inteligente" é notável como ainda falam que inteligencia é um aspecto geral, sendo que não é, uma pessoa pode ser inteligente de diversas formas, e confundem conhecimento em um assunto com inteligencia.
Seu vídeo definitivamente me ajudou na vida. Deus te abençoe demais, e que Phyrexia nunca toque sua mente. Estava considerando trocar de carreira e esse vídeo foi o ataque que zerou a vida!
Por favor, Elba, continue com seu canal! Ele é muito informativo para nós, jovens! Eu tenho 20 anos e lhe acompanho desde os 17 anos e saiba, seus aconselhamentos relativos a Psicologia e Direito me ajudam imensamente, obrigado!
Elba esse ano eu terminei minha graduação em engenharia infelizmente não consegui sair do meu subemprego e fiquei tão amargurado que estava pensando igualmente como vc disse,"ah isso não serve pra nada" ou pior você se esforça tanto que se sente humilhado por não ter um retorno mas o momento que vc falou que realmente é complicado e que os primeiros empregos de fato serem ruins me dá esperança que isso é apenas uma fase e que o conhecimento não é o problema, outro fator que me pesa muito é sobre a minha idade( em breve farei 31) o que me dá orgulho é que sim foi muito complicado mas é uma conquista que ninguém pode tirar tive muito apoio familiar ( sou o primeiro a conseguir uma isso) e foi o mesmo caso mais da metade do salário era pra mensalidade, atualmente estou desempregado e nesses momentos de finais de ano é quando fazemos nossas reflexões , espero um 2023 melhor mas suas palavras me ajudaram que a solução é sempre buscar a excelência pq desistir vai ser a garantia do fracasso, abraços, tudo de melhor sempre e força pra queles que estão numa situação similar.
Adorei o vídeo e concordo muito com os pontos. Principalmente com o "você se esforçando pode não conseguir chegar onde quer, mas se fizer porra nenhuma aí que você provavelmente não vai conseguir." E até em certos trabalhos como empreender, que você não precisa de um curso superior para isso mas se você tiver feito ADM (por exemplo) te ajuda muito mais nesse processo.
Bem verdade é que para algumas areas (especialmente desenvolvimento de software), a graduação não é prerequisito de vaga de trabalho, existem tbm algumas outras ocupações que podem muito bem ser exercidas por pessoas sem formação. mas venhamos e convenhamos curso superior, mestrado e doutorado ainda são as formas mais consistentes de se obter uma carreira longa, prospera e estavel.
Antigamente eu entendia que assistir do original era o top. Mas hoje, enchergando a dublagem como uma arte, que, por ter vida própria, tem seus motivos e modificações que nos fazem ter uma ótica local da história e do personagem, que podem desviar e muito do original, tornando uma obra em duas. Estava vendo "As branquelas" outro dia e percebi que, além das referências da dublagem, daqui, as piadas originais tinham um sentido semelhante, só que com outras referências, e isso é muito legal.
Eu ainda acho incrível como Elba continua me dando lição de moral é pensativo sobre vários assuntos. Tanto quando a minha faculdade, que ainda to fazendo e depois desse videio e ai que não para mesmo, como do meu irmão que e formado em TI e o tanto que ele trabalha.
Meu primeiro trabalho como advogado eu ganhava 1000 reais por mês. (nem PJ nem carteira assinada, era """"freela""""). Isso antes de receber a carteira pq eu passei antes do final da faculdade. Quando recebi eles me "efetivaram" como "associado". Ganhando 1500 pra trabalhar das 7h30 às 23h num dia tranquilo. Obviamente eu larguei esse, arrumei outros trabalhos, mas nenhum que passasse dos 2500 por mês (3 anos advogando, fazendo pós graduação, etc). No início do ano larguei um emprego estável e fui trabalhar como desenvolvedor PJ (eu tava ciente q era errado e q podia dar muita merda). No final das contas deu bom, fui efetivado como CLT, e to ganhando melhor do q eu ganharia como advogado na maioria dos escritórios. Moral da história? Nenhuma, só façam suas merdas tendo noção da merda que estão fazendo.
Caraca, to 2 meses atrasado! Melhor série de videos! graças a você consegui ser demitido e ter minha sanidade de volta, agora é começar de novo e com os pés no chão!
13:43 nesse ponto Elba eu acho que temos que abrir uma discussão tanto sobre necessidade do ensino quanto até mesmo acessibilidade, eu fiz uns 3 meses de faculdade de ciências da computação porém quando eu consegui um emprego na área eu larguei para poder estudar e também para poder sobrar mais dinheiro pois eu ajudava minha família, eu gostaria de ter um título de mestre e os caralhos, mas voltar para a faculdade sendo um arquiteto de software com carreira internacional para ter aula com professores que não trabalham a 10 anos com TI é bem broxante, seria bom se pudéssemos pular a faculdade ou alguns semestres dela para podermos entrar direto em uma pós e etc comprovando conhecimento técnico.
Leandro, eu sou gerente de engenharia de uma empresa de tecnologia, eu entendo seu ponto com relação a isso, mas teoricamente a faculdade de ciencias da computação não é pra te ensinar a trabalhar na industria, ela te forma como um cientista da computação, você vai aprender coisas muito mais complexas que provavelmente você nunca utilizará no trabalho, mas te da bases teoricas boas o suficiente pra você conseguir resolver problemas. No fim das contas eu não me importo muito para quem eu to contratando se a pessoa fez faculdade ou fez tecnico ou bootcamp, mas tem posições que eu tenho certeza que uma pessoa formada em uma faculdade boa vai resolver melhor que uma não formada e pra essa vaga eu espero alguém com essa base teorica.
Tipo, o primeiro emprego que eu tenho (trabalhando atualmente) e numa casa de ração, n é exatamente um sonho, mas poder passa a maior parte do expediente assistindo RUclips e series sem repercussão torna ele um trabalho bem agradável
Existe muito trampo assim mano, mas o problema é q vc n cresce tlg. Trampo bom é aquele q te desafia e paga as contas. Man tenta fazer uma facu online enquanto trampa, sei q n é o ideal mas é um jeito de melhorar de vida
Boa parte da antipatia à educação formal vem de ela ser apresentada como algo garantia ou requerimento de sucesso. Principalmente em círculos de classe média baixa e média média, a mera idéia de resolver não fazer uma faculdade te taxa como fracassado. Uma coisa a ser considerada é custo de oportunidade. Não é fácil terminar uma faculdade, exige muito tempo e para a maioria muito dinheiro. Principalmente em áreas em que é possível se internacionalizar por via de trabalho remoto, se você comparar uma faculdade com aprender inglês e uma profissão que te permite ganhar em dólar, a faculdade sai perdendo. Mesmo sendo o "esfregador de código com salário de McDonald's", vc ganhando em dólar e gastar em real é muito atraente. Outro problema é que ainda é muito comum a ideia que qualquer ensino superior vai abrir portas e imensamente melhorar a vida de quem cursa depois de formado e então o aluno se forma em uma área com pouca demanda do mercado e nem conseguindo trabalhar na área que estudou. No fim das contas cada pessoa tem que fazer sua escolha baseada na sua realidade e objetivos. Educação é investimento e como tal, existem vários tipos para vários perfis. O que funciona perfeitamente pra uns não vai funcionar pra outros
Entrei pra ver o vídeo por pura curiosidade e aos 25 minutos percebi como me encaixo na situação descrita. A uns seis meses entrei numa cervejaria como Auxiliar Cervejeiro, mas como tenho um conhecimento prático da produção, me escalaram pra dividir o período como o cervejeiro oficial, mantendo o salário de auxiliar. 🤡 Obrigado Elba, e um grande abraço
Wandinha ser uma discussão já é algo do tipo "vamos buscar uma briga" . Já o debate sobre Ensino Formal é outra coisa. E estudar é algo importante, mas as vezes temos dificuldade em arcar com os custos da Educação Formal . Grande Abraço Elba !!!
Opa, calma, eu entendo que tem gente que quer estudar e não consegue. Eu jamais falaria mal dessas pessoas, a existência delas é uma tragédia. Mas quem PODE estudar e NÃO QUER porque acha que é perda de tempo, eu chamo de burro na cara sem o menor pudor.
Sobre o nome Pernalonga, se não estou enganado, Bugs Bunny é como chamavam lebre em inglês antigo(a diferença da lebre para o coelho é que a lebre tem pernas mais longas e orelhas maiores também).
Trabalhei de auxiliar técnico de engenharia pra fazer análise crítica de projetos por alguns anos, trampo que muitos "engenheiros" não sabiam fazer. E mesmo que soubessem, pra empresa é mais barato contratar um oreiudo que sabe fazer do que um engenheiro pro cargo, um vai ficar plenamente satisfeito com a vaga enquanto o outro vai sempre almejar o cargo de engenheiro, vai ficar insatisfeito com o tempo e desmotivado.
Eu concordo que estudo é essencial, e n deve desvalorizar. Eu mesmo, já pensei por mt tempo oq fazer na vida, mais nisso doq "qual faculdade eu faço". Decidi, por fim, ser escritor. Poderia fazer letras, marketing ou filosofia no fim do dia. Mas apenas acho q n terei condições, uma boa administração de tempo para ou de fato satisfação em fazê-la. Meus amigos sempre ficam tristes quando ouvem q eu já me preparei pra ter uma vida "miserável", trabalhando dms, e usando o pouco tempo que tenho pra escrever, basicamente, nas mãos da """""sorte""". Não é a melhor das vidas, mas dps de mt pensar, nao acho que serei tão satisfeito, mas ao menos fico feliz por ter pensado.
sim a muito tempo eu tbm vejo q quanto mais a internet interfere nas pessoas mais as pessoas estao ficando mais burras , e com argumentos irrelevantes , com pessoas q acham ou tentar dizer q sao competentes pra tentar achar q vao ensinar mas nao ensina nada , e os burros que acham q aprendem algo mas na verdade nao aprendem nada ,,, adoro teu canal elba !!!
Podem até falar mal da personalidade do sr. Elba, mas, é inegável que ele emana lógica e sensatez quando se trata dos dilemas do cotidiano. Provavelmente, um cacoete dos tempos de RH.
Antigamente os tradutores gostavam de "abrasileira" seus textos, então temos pérolas com as aventuras de Frodo Bolsim e Sam Pacolé na primeira edição do Senhor dos Anéis.
Todo isso que o Elba falou de um me lembrou de uma coisa que aconteceu comigo eu vi esses videos de 4 dias de venda de um curso de certificação azure que ia me ajudar na minha faculdade e durante esses dias falei com pessoas da equipe do curso falando que estafa fazendo engenharia de software e a reação da pessoa foi justamente essa de que eu estava perdendo tempo que eu deveria largar a faculdade e focar só no curso deles que em um ano eu estaria recebendo de 10 a 30 mil euros um curso que não chega a 1% da graduação de engenharia de software pulei fora obviamente pois meu objetivo é aprender azure não ter um subemprego de azure.
não ter aprendido inglês mais cedo me fez perder muito dinheiro, eu comprei minha casa esse ano , mas já teria comprado a uns 2 ou 3 anos se já estivesse trabalhando com times internacionais.
E é engraçado como muitos Coachs e Empreendedores de Textão de Linkedin sentem prazer em desvalorizar graduação e técnico, mas curiosamente todos os funcionários deles obrigatoriamente precisam ter um curso ensino superior para participar de um processo seletivo. Muito bom vídeo, Elba. Contos de Rh é de longe a minha série favorita!
Sou engenheiro Civil, o que é comum na área é engenheiros formados/formandos que fazem pouco caso para as disciplinas básicas, desdenham de cálculo, física, algebra linear, calculo numérico, resistência, estática e programação, o negócio deles é chegar nas disciplinas fim, profissionalizantes, orçamento, projetos e execução de obras. A galera aprende só o que "precisa". Em pequenas partes eu concordo, muitas das disciplinas aprendidas viram pormenores na vida prática e jurídica, mas eu enxergo a necessidade de aprender tudo isso pq os softwares que os profissionais usam não saíram do nada, tudo que foi feito neles foi baseado em conhecimentos de base, não podemos ser apertadores de botões sem saber o que está por trás das ferramentas que usamos.
Estudar vale muito a pena, mesmo pra quem não pode fazsr faculdade. Tem muito material bom gratuito na internet, mas estudar sozinho fuçando na rede é bem mais dificil que frequentar faculdade. De Todo jeito da trabalho e faculdade facilita aprendizado, redes sociais geralmente emburrecem.
Comecei o video pensando que iria saber de varias curiosidades da familia adams que o video da corrida maluca, e cheguei no fim do video com uma mini crise existencial =/
O Enem desse ano e uma prova que as pessoas desvalorizam o ensino formal, obvio que a guerra da Ucrania ajudou nisso, com o aumento de milhares de pessoas com insegurança alimentar, mas ainda assim foram 2 milhões a menos do que o número de candidatos na pandemia em 2020, e apenas 300.000 a mais que o ano passado.
Sou museólogo com especialização e mestrado na area cultural. Minha antiga chefe tem quinto ano do ensino fundamental e quando falei que nao seria aceitável fazer determinada intervenção no forro de gesso já fragilizado, ela falou que o colocador da cortina sabia mais de segurança em ambiente de exposição do que eu. Pedi demissão no outro dia.
É complicado mesmo viu Elba. Eu trabalho com educação e a desvalorização da educação formal é complicado viu. Essa galera que surge, "treinada" em vídeos do YT é tenso.
* Minha experiência na área de jogos * Na empresa onde eu trabalho há pessoas que nunca fizeram faculdade e possui um nível maior que o meu. Eu sou formado em design e apesar de hoje em dia saber que é possível chegar num nível muito alto sem formação (na área de jogos) eu particularmente nunca teria chego onde estou sem formação, provavelmente continuaria sendo garçom ou trabalhando com tele-marketing.
Hoje em dias as pessoas não enxergam um valor intrínseco no estudo, o estudo é sempre visto como uma forma de conseguir algo. É a questão da “perda de tempo em aprender outra língua, já que posso ver dublado”. Para a pessoa que diz isso, como a motivação - conseguir ver séries - deixou de existir por conta da dublagem, o estudo necessário para aprender outra língua deixou de ter qualquer valor. Há vários outros exemplos, mas o que realmente me preocupa é o fato de que, atualmente, muitas pessoas acham que ficarão ricas fazendo vídeo ou atuando em operações financeiras um tanto questionáveis, então simplesmente ignoram qualquer espécie de estudo, já que acreditam que ganharão dinheiro de formas que supostamente não exigem qualquer estudo (SUPOSTAMENTE).
Faculdade pra que: eu sou formado faz um ano e meio, nesse período saí de um salário mínimo líquido, para um salário de 3 salários líquidos, participando de um processo seletivo com um salário de 30 a 40% maior que o meu salário atual, isso com graduação e curso (estudos) em inglês sendo feito, a pensando e uma outra língua para aprender, por gosto pessoal: alemão ou italiano e uma segunda graduação em matemática por interesse pessoal, para que faculdade, não façam nada não vale nada e melhor tentar a sorte na mega da virada kk
Essa ideia de adaptar como tio podre é excelente e provavelmente aceitariam na época, o ruim é que como todas as outras razões possíveis pra ser adaptado como foi, é justamente não ter a pessoa com a melhor opção lá na hora em que estavam adaptando a obra. Esse negócio de paralegal ser formado em direito me pegou de surpresa, pelo que via sempre imaginei que fosse alguém sem formação, como secretário(a) que só tinha um nome diferente por trabalhar em alguma firma de advocacia ou no máximo alguma formação completamente não relacionada.
"Estudar, se capacitar, e tudo mais, não garante o seu sucesso... mas não fazer tudo isso garante seu fracasso" - Elba
E é egoísta, elitista, não resolve o problema de trabalho no mundo moderno.
Depois que todo mundo fizer um curso superior vamos fazer o que? engenheiro de caixa de supermercado?
@@williammelek8318 é a realidade, infelizmente é o mundo que vivemos, não dá pro Elba mentir nesse aspecto, já que ele só está descrevendo o que passamos e não sobre uma possível utopia onde o mundo é perfeito... Entendo que é elitista, etc, mas é a verdade nua e crua
@@williammelek8318 se a pessoa desistir e se acomodar sim
@@williammelek8318 A gente vive em mundo egoísta e elitista, oras.
@@williammelek8318 Uber
O jeito que o Elba te motiva e desmotiva ao mesmo tempo é único
0:20 isso já era previsto pela lei de Godwin.
Sobre o propósito de uma faculdade, ele é explicado pelo Stallone na série Rei de Tulsa: "O objetivo de um diploma universitário é mostrar a um empregador em potencial que você apareceu em algum lugar por quatro anos seguidos, concluiu uma série de tarefas razoavelmente bem e no prazo. Então, se ele te contratar, há uma chance semidecente de você aparecer lá todos os dias e não atrapalhar o negócio dele."
Muito Boa observação
Gostei dessa rs
Eu aprendi inglês só pra jogar RPG no super nintendo e hoje isso me trouxe um diferencial no meu emprego, todo conhecimento é válido e de alguma forma é utilizado durante a sua vida.
RPG de super nintendo! FF ou Crhono Trigger?!
@@lucasvitoriano2270 Como toda criança do fim dos anos 90 inícios dos anso 2000, aquela capa que parecia Dragon Ball do Chrono trigger chamou muito atenção, comecei por ele mesmo. Você acertou amigo. Depois teve Dragon Quest V, Secret of mana e etc. Mas Chrono trigger ainda é o top 1 pra mim.
Uma comparação divertida que ouvi foi de uma amiga dizendo que educação formal é como se fosse uma Thalia, Guardiã de Thraben. Você não necessariamente vê o impacto que ela está causando no seu jogo porque ela impacta pouco para você, mas tu não faz ideia o quanto o jogo está favorável para você pelo simples fato dela estar na mesa.
Daí vc faz uma pós e baixa a thalia de 3 manas?
@@ppellacani Sim, para você controlar ainda mais o jogo. Que, aliás, você perdeu.
Elba esse vídeo é quase de utilidade pública. Cheguei no seu canal por causa de magic, mas não jogo a mais de 20 anos (difícil ser nerd sozinho). Acho excelente suas análises, parabéns pela iniciativa.
Como engenheiro, graduado e com mestrado por umas melhores universidades do país, e que já tem 10 anos de atuação no mercado e 5 como professor universitário em uma universidade particular eu digo: na área de engenharia prática, de mão na massa, de saber resolver problemas, de acompanhar processos e entender o que está acontecendo, vale muito mais a pena ter um técnico do que um engenheiro formado. E explico isso tomando como base o que foi falado no vídeo de que em cada esquina tem uma faculdade fabricando supostos engenheiros a cada minuto. O modelo atual de faculdades particulares de engenharia (seguido por 99% das instituições) se baseia em ser uma Casas Bahia dos diplomas, em que a carga horária mínima de aulas é enxugada, retirando disciplinas básicas (cálculos, físicas, ...) e também disciplinas específicas, e deixa-se disciplinas generalistas que muitas vezes valem carga horária para graduações que nem são da área de exatas. Ao contrário, o ensino técnico atualmente é muito mais voltado ao que o mercado precisa. Sendo assim, se for p ter um diploma de engenharia da uni-esquina, prefira ter um de técnico, pois vc será muito mais disputado pelo mercado e terá um salário inicial bem maior, e deixe p pegar o seu diploma da uni-esquina quando vc precisar apenas desse documento para assumir algum cargo e vc já tiver mostrado seu valor como profissional.
Moço, muito obrigado
@@vitorgabriel4167 Por nada amigo! Apenas tentei trazer um resumo da minha experiência nos meios técnico e acadêmico.
Espero q tenha sido útil p vc e te ajude de alguma maneira.
Abraços
Adoro essa série
Já fui aprendiz em RH (a não muito tempo atrás)
E atualmente trabalho na área operacional dessa mesma empresa
Acabo me identificando com muitas coisas que o Elba fala nesses episódios de RH
Obrigado pelo vídeo, Elba. Terminei a graduação em Ciência da Computação em 2019, mas já trabalho na mesma empresa (primeiro emprego) desde 2010. Quando eu terminei a faculdade, por causa do TCC (que foi um sofrimento, diga-se de passagem), eu dizia que jamais faria pós. Veio a pandemia, home-office. E estava me questionando se procurava uma pós pra fazer pra ver se consigo dar um talento no salário ou na vida. Bem, depois desse vídeo, já sei qual será uma das minhas prioridades pra 2023.
No caso da ciência da computação não posso ser tão cruel, pois de fato a conteúdos relevantes principalmente de base.
Mas continuo achando Análise é desenvolvimento um desperdício de tempo, ainda se a pessoa tiver a mentalidade de aprender na faculdade.
Em 2 anos um leigo não vai dominar nem uma lógica de programação direito, quem dirá um base de linguagem, OO, dentre outros assuntos que podem vim a ser agregado na carreira de desenvolvedor.
Vejo a área de TI no BRASIL muito defasada se comparando a outros locais, um ensino engessado e retrógrado!
@@TJBizkit concordo, mas hoje em dia algumas faculdades estão com o curso de ADS com duração de 3 anos com foco em justamente essas coisas q vc falou, mas ainda sim prefiro ciência da computação por ser mais abrangente
@@Igor767 ainda prefiro uma Alura da vida, mas pra isso a pessoa tem que saber o que ela quer aprender. A faculdade pra mim é só uma base pra saber por onde o cara quer seguir.
Eu vi um colega que tá no segundo semestre é não sabe o que é um DHCP, Não sabe a diferença de hardware, software, não sabe o que é uma camada de rede, protocolo, porta....
Fico pensando a faculdade ensina oq?
Vou fazer uma agora só por conta do diploma pq vai ser 2 anos de raiva que vou passar.
@@TJBizkit Eu aprendi esses termos fazendo cursos da vida, pois na faculdade...
Opa, beleza?
Você conseguiu iniciar a pós??
Elba, você tem umas opiniões muito embasadas, acho isso interessante demais. Hoje em dia tudo tem sido vendido de formas muito simplistas, como se promessas de ficar rico se concretizassem pra todo mundo. Tem um foco muito grande no resultado final, sem falar do caminho pra chegar lá e nas dificuldades que vão existir.
Pegando o seu exemplo pessoal com youtube, você tinha um emprego em um lugar, quando chegava em casa você deixava de descansar e gravava vídeos e colocava no youtube. Depois de anos, com experiência, os vídeos aumentando sempre de qualidade, você pôde escolher deixar o ramo anterior e se dedicar ao youtube. Aí as pessoas hoje em dia olham e acham que é fácil, é só gravar uns vídeos, jogar na internet e esperar o dinheiro chegar de paraquedas.
Sei lá se ficou meio confuso no fim, mas resumindo acho seu conteúdo foda! Valeu! 🙌
Cadê o curso de influenciador digital do Elba? precisou
Elba é o santo do RH que o mundo precisava.
Uma das coisas importantes que aprendi na faculdade foi sobre pesquisar, saber utilizar um livro acadêmico da maneira correta e apoiar seus argumentos na ciência.
isso acontece com poucas pessoas, amebas ainda concluem o curso.
e como usa ?
ai já valeu muito, se diferencia de muitos formados.
Obrigado Elba! Eu sempre tinha dúvida sobre este assunto, e acabei acreditando muito que não era necessário de estudo formal... Sempre achei que não fosse muito importante pois fiz engenharia, sou formado, trabalho na área a quase 7 anos e aprendi que na faculdade não ensinam nada sobre como é o trabalho real, por isso sempre achei que faculdade era besteira, e vendo o seu vídeo percebi que tenho que pesquisar mais sobre o assunto. Obrigado!
Pior q é real
A maioria dos engenheiros formados vão lidar apenas com projetos mais simples q são basicamente preencher planilha e usar modelo, onde saber usar os softwares e saber os "procedimentos" na prática é muito importante.
Mas tem trabalhos q o engenheiro vai ter que passar a vida estudando bagulho difícil e paulera com todo o conhecimento da faculdade n sendo o suficiente.
Só depende da carreira q vc escolhe
Como professor formado e indo pro meu segundo diploma em curso técnico eu agradeço por esse vídeo, é irritante ter q explicar pra adolescente burro o pq a faculdade é importante na vida dele e ter q ouvir q ele vai empreender pq é melhor q fazer faculdade e ser controlado por empresa (sem saber q a maioria das empresas fecham em menos de 2 anos e que se ele tiver um curso de administração ele vai saber lidar com todas essas maluquices que é o mercado comercial misturado com a inflação)
adolescente não é burro, é só imaturo.
@@libniteles concordo, uso de palavras errado o meu
E os engenheiros que são Uber? E as 9900 faculdades e cursos ruins? Como conseguir pagar um bom curso com um salários mínimo?
Infelizmente os cursos de engenharia estão hiper saturados de alunos e de profissionais, não tem oq fazer sobre isso. E sobre as faculdades, é vdd tbm q não é todo mundo q vai ter dinheiro pra pagar uma faculdade ou conseguir uma bolsa pra ter acesso ao ensino superior e, mais uma vez, infelizmente é assim q o sistema funciona, por isso temos q lutar pra melhorar isso. Já sobre os cursos ruins, se é o melhor q o aluno conseguiu pra vida dele, oq basta é lutar sozinho para sair com o máximo de conhecimento abstraído, é o caso onde o aluno faz sua faculdade, oq na vdd acontece na maioria delas, mesmo as boas. O sistema não tem equidade, então a gente luta com as armas que tem. A minha crítica é sobre quem tem possibilidade, mas acha desnecessário.
@@jabrazil416 Por experiencia propria, não adianta de nada voce se formar em engenharia caso more no interior do brasil ou então em uma área que não seja polo industrial. Mesmo que voce tenha formação em engenharia e mude para um lugar que é industrializado, a não ser que voce venha de uma federal, as empresas vão preferir os que se formaram nas faculdades mais locais, pois de lá eles já sabem o quê vem. Fora isso, a coisa que eu mais vi na vida foi engenheiro formado em uma universidade particular extremamente precária (uniesquina da vida) que não tinha o menor conhecimento teorico da área, papo do cara ser formado em engenharia elétrica e nunca ter programado uma linha de código na vida, nunca ter mexido com microprocessadores na vida etc.
Égua Elba, toda a vez que vejo teus videos de RH eu tomo um tapa na cara, fico mau, mas aprendo o quão dura é a vida aqui no Brasil. Não sei se funciona assim no exterior mas com certeza é.
É as vezes desmotivador e frustrante.
Teu vídeo falando sobre empresas não são amigas, me ajudou muito. Obrigado, percebi a dura realidade na pele.
Tudo é jogo de interesse e vc precisa valorizar a sua marca pessoal, por isso os diplomas e certificados de cursos formais.
História de rh importância dos estudos e o vídeo começa com discussões dos nomes dos personagens da família Adams...
Esse vídeo vai ser muito bom ehheehe
Elba, o motivo da Wandinha se chamar assim no Brasil, é porque em inglês, costumam chamar ela pelo apelido de "Wendy" a maior parte dos diálogos, então decidiram traduzir o apelido para "Wandinha", ao invés de colocar o nome dela como "Quarta-feira". :)
Mas aí não daria pra traduzirem ela como "quartinha"? 😂😂
Se nome no Brasil fosse Wendy ficaria bonito mas nome dela e wand8nha com w pq e parecido com wedeneday que tbm come com w
@@oroitz Talvez pelo mesmo motivo que chamar alguém de "Tercinha" ou "Sextinha" soaria bem ridículo?
@@oroitz podia ser 1/4
Com essa informação eu diria que foi uma ótima escolha o nome wandinha
Não existe fórmula para o sucesso.
Mas existe SIM fórmula para o FRACASSO.
Curioso voce ter mencionado Letras, Elba. Eu entrei no curso de Letras em 2015 já com um emprego tecnico me pagando as contas (e paga ainda hoje) e sempre deixei claro que queria cursar Letras pra trabalhar com escrita. Quase todo mundo me desistimulava, dizendo que ninguém precisa estudar Letras pra ser escritor e blablabla. Só a cadeira de Teoria Literária valeu todo meu curso. Daí eu falo de estudos formais para um escritor de fantasia brasileiro (cujo estereotipo é um cara que quer ou escrever uma escola de magia e bruxaria para sacis e curupiras ou escreve um pastiche de Tolkien) e o cara desdenha de mim. Bom, graças à minha formação eu sou capaz de dominar o Esquema Quinário, sei aplicar o "Inutitalia Truncate", entendo a Filosofia da Composição, consegui traçar as linhas de influencias de escritores famosos, entendo os diversos ramos de estudos literários (Marxista, Psicanalitico, Estruturalista, etc), aprendi como separar o Homo Sapiens do Homo Fictus, etc. Cursar Letras me ensinou que praticamente todo escritor com algum sucesso ou legado não fez uma grande obra por acaso, me ensinou onde buscar bagagem teória e de inspiração. Ainda não sou escritor de sucesso, mas eu tenho uma boa noção de como manifestar minha arte.
Não entendi nada mas pareceu interessante
eu tenho estudado inglês a minha vida toda e hoje namoro uma americana e a gente assiste todo dia alguma coisa junto pelo discord, eu fico sem opção assistindo com ela então tem que ser no original, mas quando to sozinho faço questão de assistir dublado, pra equilibrar as coisas na minha cabeça e também pq eu pessoalmente sou um grande fã e entusiasta da dublagem brasileira que é uma das melhores do mundo! gosto muito de assistir animações da DC com ela no original, mas ouvir a voz gostosa do Guilherme Briggs é sem igual!
É importante sim, te ajuda a compartimentalizar o conhecimento, indexação no cérebro é importante, a disciplina pra aprender regularmente pouquíssimas pessoas tem e por fim tem o fator experiências trocadas mesmo no EAD. É importante e quem se base nos 0.2% de sucesso que não tem formação OU no primo que falou que leu um artido dizendo que é bobagem... bom, aconselho procurar um trampo hoje só com cursinho de site, boa sorte!
Sobre estudo de idioma, em especial de inglês, minha experiência (Sou da área de TI):
-A maior parte das documentações oficiais de linguagens de programação está disponível exclusivamente em inglês;
-A maior parte dos conteúdos de qualidade sobre qualquer área de estudo está disponível apenas em inglês;
-Fluência em inglês é um diferencial grotesco no seu currículo;
Sobre estudo formal:
-Não acredito que estudo formal é estritamente necessário para profissões que não EXIGEM faculdade, porém não ser estritamente necessário não significa que não seja algo que vai te ajudar (e muito) com sua carreira.
-Recomendo a leitura do livro "The case against Education", este livro faz uma análise e demonstra que o maior valor do diploma se dá pelo papel em si do que pelo conteúdo que é ensinado.
-Existem profissões em que de fato a prática é muito mais relevante, á nível de conhecimento, do que o diploma (Arquitetura é um exemplo).
-Existe uma cultura um tanto elitista (E você não pode dizer honestamente que não) na área acadêmica, o que faz com que muitas pessoas fiquem com um certo asco do ensino formal como um todo.
-Faculdade não realmente é um indicativo de conhecimento, só é um indicativo de que você fez um curso, mas isso é válido para qualquer certificação. Todas elas são só um papel.
-O ensino autodidata é de fato MUITO superior á qualquer curso, mas como você disse: isso é uma coisa que se prova com o tempo, na hora da contratação não tem como o recrutador saber sua qualidade como autodidata, nesse momento o ensino formal é relevante.
Pior ainda é o baixo nível de ensino das faculdades tanto públicas quanto privadas, o que tem de professor de faculdade pública (que são consideradas de maior qualidade) passando vergonha em vídeo por não conseguir fazer um "SELECT * FROM" ou por não ver erros que a própria IDE evidencia é assustador.
a parada é que além disso tudo que vc indicou, a precarização do trabalho no Brasil é abismal. Antes ter um Doutorado em algumas coisas é obrigatório, hj tentam colocar alunos da graduação pra atuar enquanto a fiscalização não marca visita OU qndo a legislação deixa frouxa a regra.
A exemplo, MTS universidades particulares mantém o mínimo de doutores e as vezes nem isso, só contratam qndo sabem que o MEC vai lá fazer vistoria.
Eu vinha comentar justamente o ponto sobre o valor do diploma ser o papel em si do que o conteúdo. As duas experiencias que tive, em áreas diferentes me mostraram exatamente isso.
A primeira, na empresa antiga que eu trabalhava, pra você subir de cargo você tinha que ter um diploma de ensino superior, não importando o que. Tinha coordenador de vendas com diploma em Educação Fisica.
A segunda, agora trabalhando com programação, é ver como aprendo muito mais no dia a dia do que aprendo na faculdade, e o fato de ainda não ter o diploma, barrar varias oportunidades de emprego.
@@WillianFreitasItsuki Em programação, eu não posso falar muito sobre faculdade porquê eu ainda estou terminando o técnico. Mas já ouvi falar que o ensino é meio desatualizado, que não ensina nada voltado pra Web direito, etc. Eu ainda pretendo fazer faculdade depois disso então vamos ver. Além disso, quando eu fiz logística tive a mesma experiência que você. Muito do que eu aprendi na faculdade não serviu de quase nada, o que eu aprendi de verdade foi trabalhando. No geral, acho que a prática ensina melhor do que a faculdade em si, especialmente nas Unis da vida. O Diploma seria mais como uma 'porta de entrada' no mercado mesmo.
Essa é literalmente a melhor série do Fazendo Nerdice, queria ver esse tipo de video todo dia!
Amo todos os conteúdos do canal btw, uma pena que não tenho tanto tempo pra ver os videos inteiros, mas adoro esse vídeos longos, assisto quase que como um filme! Hahahahaha
Obrigado por esse vídeo Elba, é utilidade pública e um tapa na cara pra gente correr atrás do que é preciso. Se tudo der certo me formo esse semestre! Queria ter ouvido essas palavras antes.
Nos últimos 8 anos passei por um curso técnico, uma graduação e três pós-graduações (uma especialização na área de engenharia, um aperfeiçoamento para mentoria na Educação profissional e Tecnológica (EPT) e uma especialização para docência na EPT) em instituições privadas sem fins lucrativos e públicas de nível federal, além de 30 certificados de emissão nacional e internacional. As três principais percepções que obtive durante o meu trajeto foram as seguintes:
1 - A graduação explora o mínimo necessário para te qualificar profissionalmente para a execução de um conjunto de atribuições associadas ao curso, algo já previsto em sua concepção. No geral, podendo ser de maneira satisfatório ou não perante uma série de fatores relacionados ao aluno e a instituição de ensino.
2 - É um erro achar que passar por uma graduação é o suficiente para obter todo conhecimento necessário para a sua atuação profissional e zerar a vida, uma vez que existem outros níveis com conceitos e problemas muito mais complexos para serem explorados, enquanto, da mesma maneira, é um erro achar que a graduação é, resumidamente, uma mera perda de tempo.
3 - Dentro do estado de São Paulo, sobre minha percepção, existe um mercado visivelmente saturado de diplomas do ensino superior, sendo isto, uma possível consequência de uma campanha engajamento massivo de ingresso neste nível de ensino, seja por instituições públicas ou privadas, mas sem o devido cuidado para a devida fomentação da geração de empregos para a sua respectiva absorção. No geral, dentro deste contexto e dentro da EPT, é interessante considerar explorar o ensino de nível técnico para uma qualificação rápida e com uma maior garantia de empregabilidade. O Senai-SP divulgou uma pesquisa que aponta uma absorção pelo mercado de 92% de seus alunos em até 1 ano após a conclusão dos cursos oferecidos por eles.
Não se limitando apenas sobre as três principais percepções, acredito que na vida é necessário fomentar e explorar a sua própria autonomia, criando um próprio método de análise sobre o todo que te cerca e evitando uma dependência de interpretar e aprender exclusivamente por meio de intermédio de outros em uma sala de aula, mas com humildade suficiente para estar aberto em obter novas informações e consolidar conhecimentos independente da maneira ou local em que esteja. Exalto: aquele que sabe tudo é o ignorante, pois sábio é aquele com suas dúvidas e sempre aberto para aprender mais .
Química é uma área que também precisa do CRQ. Tem bastante coisa que não se faz sem formação
Eu aprendi inglês com os games, desde meus 5 anos (2005) que foi quando lançou Pokemon Fire Red e fiquei curioso para saber sobre as coisas dentro do game, e ate hoje o inglês que foi plantado uma sementinha naquela época agora com 22 anos eu uso muito para consumir conteúdo, não utilizo em meu trabalho (movimentação cadastral de planos de saúde) mas acredito que um dia será um diferencial além da formação para me levar a um cargo melhor, estudem rapaziada não e só besteira que nossos pais dizem, e algo muito importante para seu futuro
O vídeo começou e já nos primeiros momentos tu virou BASEADO PRA CARALHO. Puta merda obrigado, não tô ficando doido!
Elba, você pensa em fazer um vídeo sobre Senhor dos Anéis? A gente ia curtir de mais também! Valeu pelo conteúdo!
Carai... eu tava precisando mesmo ver esse video pqp... Vlw mesmo Elba
Além da formalidade e do conehcimento técnico, é preciso considerar também que a faculdade é um ótimo lugar para conhecer gente.
Para quem ainda está nessa fase da vida, aproveite a oportunidade e o tempo da graduação.
Kkkkkkkk caralho Elba mandou a real do Brasil para lerdos.
Simplesmente perfeito
Adoro vídeos desse tamanho porque a louça fica tão limpinha
Esses vídeos de RH sempre me deixa reflexivo no final..
(edit mais recente aqui): caralho bixo, tirei 33 de 40, acho que fui bem em, obrigado a todos que comentaram e deixaram tua opinião nos comentários desse comentário, valeu memo!
eu "acabei" de fazer uma prova da ETEC, e é engraçado como que a maioria das pessoas da minha antiga sala do nono ano simplesmente ignora o estudo formal, um aluno de minha antiga escola até me disse: "por que eu vou estudar até a faculdade sendo que eu posso terminar o ensino médio e ir trabalhar no mac donald's?". Num dia dos meus ensinos, minha professora de história, decidiu promover um debate entre a sala, e a maioria da sala tava apresentando argumentos provavelmente oriundos do tik tok, e eu ainda choro de tanto rir quando lembro disso, basicamente estranho como o nosso país, e essa nova geração, que a pouco tempo atrás era dita como "o futuro do nosso país" está ignorando parte fundamental de todas as áreas, o estudo. Belo vídeo Elba, por favor continue B).
Bacana seu ponto de vista. Eu acabei de terminar ETEC, como técnico em eletrônica e posso afirmar uma coisa simples: 60% dos que fizeram esse curso numa Etec não conseguiram emprego na área e muito menos querem continua nela. Talvez seja por que as etecs não são a torre de marfim como dizem, questão de material básico para laboratório todo fodido e professores que...bem, tinha um que dormia no meio da aula. Lembro que nem estudei pra prova, fiquei vendo anime o tempo todo e ainda consegui a maior nota de todas as pessoas que tentaram. Então, concordo pra cacete que ensino formal é ótimo, mas não sou meritocrático o suficiente para me gabar disso
Ter feito Etec mudou minha vida, tem muito mulque que morava a 100 metros da Etec que eu estudei, a do Jaragua no Retão, e que hoje se arrependem de não ter estudo, ou pior ficam caindo em papo de bootcamp frontend para virar programador em 3 semanas.
Acabei de terminar a Etec, fiz curso de informática para internet e concordo plenamente com a parte da qualidade dos materiais para estudo e professores, mas realmente é um bom início para colocar no currículo, pretendo fazer faculdade de jogos no próximo semestre, aproveita o seu tempo no curso e conheça a galera, tem como conseguir bons contatos lá
Me sinto feliz por ver mais colegas que fizeram ou irão fazer a ETEC. Foi algo que mudou totalmente minha vida e eu sou grato por ter ido atrás. Cansou muito, mas valeu cada segundo. E caso venha a curiosidade, fiz no PJ.
@@XintoMoe que bom cara, não estamos nos estremos de: ou ignorar o ensino formal ou se gabar apenas por que estuda, nessa minha sala antiga as pessoas viviam falando que eu era o """mais inteligente da sala""" e eu odiava isso, porque eu não sou inteligente de maneira nenhuma, mas sim apenas presto atenção na aula e sempre que tenho duvida, dou uma pesquisada por fora, mas ainda insistem em me falar: "como tu é inteligente" é notável como ainda falam que inteligencia é um aspecto geral, sendo que não é, uma pessoa pode ser inteligente de diversas formas, e confundem conhecimento em um assunto com inteligencia.
Seu vídeo definitivamente me ajudou na vida. Deus te abençoe demais, e que Phyrexia nunca toque sua mente. Estava considerando trocar de carreira e esse vídeo foi o ataque que zerou a vida!
Aprender outra língua é algo mágico, eu amo aprender novas línguas, te abre portas para um completo outro mundo, AMO
Por favor, Elba, continue com seu canal! Ele é muito informativo para nós, jovens! Eu tenho 20 anos e lhe acompanho desde os 17 anos e saiba, seus aconselhamentos relativos a Psicologia e Direito me ajudam imensamente, obrigado!
Elba esse ano eu terminei minha graduação em engenharia infelizmente não consegui sair do meu subemprego e fiquei tão amargurado que estava pensando igualmente como vc disse,"ah isso não serve pra nada" ou pior você se esforça tanto que se sente humilhado por não ter um retorno mas o momento que vc falou que realmente é complicado e que os primeiros empregos de fato serem ruins me dá esperança que isso é apenas uma fase e que o conhecimento não é o problema, outro fator que me pesa muito é sobre a minha idade( em breve farei 31) o que me dá orgulho é que sim foi muito complicado mas é uma conquista que ninguém pode tirar tive muito apoio familiar ( sou o primeiro a conseguir uma isso) e foi o mesmo caso mais da metade do salário era pra mensalidade, atualmente estou desempregado e nesses momentos de finais de ano é quando fazemos nossas reflexões , espero um 2023 melhor mas suas palavras me ajudaram que a solução é sempre buscar a excelência pq desistir vai ser a garantia do fracasso, abraços, tudo de melhor sempre e força pra queles que estão numa situação similar.
Adorei o vídeo e concordo muito com os pontos. Principalmente com o "você se esforçando pode não conseguir chegar onde quer, mas se fizer porra nenhuma aí que você provavelmente não vai conseguir."
E até em certos trabalhos como empreender, que você não precisa de um curso superior para isso mas se você tiver feito ADM (por exemplo) te ajuda muito mais nesse processo.
Bem verdade é que para algumas areas (especialmente desenvolvimento de software), a graduação não é prerequisito de vaga de trabalho, existem tbm algumas outras ocupações que podem muito bem ser exercidas por pessoas sem formação. mas venhamos e convenhamos curso superior, mestrado e doutorado ainda são as formas mais consistentes de se obter uma carreira longa, prospera e estavel.
por favor, continue com o contos do RH
Dois pedindo.
Esses papos eu não queria que acabasse, bom demais Elba
Antigamente eu entendia que assistir do original era o top. Mas hoje, enchergando a dublagem como uma arte, que, por ter vida própria, tem seus motivos e modificações que nos fazem ter uma ótica local da história e do personagem, que podem desviar e muito do original, tornando uma obra em duas. Estava vendo "As branquelas" outro dia e percebi que, além das referências da dublagem, daqui, as piadas originais tinham um sentido semelhante, só que com outras referências, e isso é muito legal.
Até me deu alguma vontade de voltar a estudar
Obrigado, não vou parar só no meu tecnico
Eu ainda acho incrível como Elba continua me dando lição de moral é pensativo sobre vários assuntos. Tanto quando a minha faculdade, que ainda to fazendo e depois desse videio e ai que não para mesmo, como do meu irmão que e formado em TI e o tanto que ele trabalha.
Ta podendo compilar em uma playlist essa série, muito bom
Meu primeiro trabalho como advogado eu ganhava 1000 reais por mês. (nem PJ nem carteira assinada, era """"freela"""").
Isso antes de receber a carteira pq eu passei antes do final da faculdade. Quando recebi eles me "efetivaram" como "associado". Ganhando 1500 pra trabalhar das 7h30 às 23h num dia tranquilo.
Obviamente eu larguei esse, arrumei outros trabalhos, mas nenhum que passasse dos 2500 por mês (3 anos advogando, fazendo pós graduação, etc).
No início do ano larguei um emprego estável e fui trabalhar como desenvolvedor PJ (eu tava ciente q era errado e q podia dar muita merda). No final das contas deu bom, fui efetivado como CLT, e to ganhando melhor do q eu ganharia como advogado na maioria dos escritórios.
Moral da história? Nenhuma, só façam suas merdas tendo noção da merda que estão fazendo.
sábio
Elba continue com essa série de RH é MT boa
Cara, eu amo seus “podcasts” parabéns, preciso de mais canais como o seu
Curto os vídeos de joguinho e cartinha, MAS esses vídeos de RH são muitos bons e tão cada vez melhores.
cara obrigado, eu gosto dos seus videos esse em expecifico vc dirou as escamas que turvavam minha visão
Caraca, to 2 meses atrasado!
Melhor série de videos!
graças a você consegui ser demitido e ter minha sanidade de volta, agora é começar de novo e com os pés no chão!
Me identifiquei com a parte do programador PJ sem formação, a unica diferença é que a empresa é brasileira, então o dolar não me afeta no salario xD
13:43 nesse ponto Elba eu acho que temos que abrir uma discussão tanto sobre necessidade do ensino quanto até mesmo acessibilidade, eu fiz uns 3 meses de faculdade de ciências da computação porém quando eu consegui um emprego na área eu larguei para poder estudar e também para poder sobrar mais dinheiro pois eu ajudava minha família, eu gostaria de ter um título de mestre e os caralhos, mas voltar para a faculdade sendo um arquiteto de software com carreira internacional para ter aula com professores que não trabalham a 10 anos com TI é bem broxante, seria bom se pudéssemos pular a faculdade ou alguns semestres dela para podermos entrar direto em uma pós e etc comprovando conhecimento técnico.
Leandro, eu sou gerente de engenharia de uma empresa de tecnologia, eu entendo seu ponto com relação a isso, mas teoricamente a faculdade de ciencias da computação não é pra te ensinar a trabalhar na industria, ela te forma como um cientista da computação, você vai aprender coisas muito mais complexas que provavelmente você nunca utilizará no trabalho, mas te da bases teoricas boas o suficiente pra você conseguir resolver problemas.
No fim das contas eu não me importo muito para quem eu to contratando se a pessoa fez faculdade ou fez tecnico ou bootcamp, mas tem posições que eu tenho certeza que uma pessoa formada em uma faculdade boa vai resolver melhor que uma não formada e pra essa vaga eu espero alguém com essa base teorica.
o jeito q o elbo faz as introduções me impressiona, sempre me faz esquecer ql era o assunto do video
Gosto muito dos seus vídeos sobre RH, ótimas dicas, estudar sempre. Abraços.
Tipo, o primeiro emprego que eu tenho (trabalhando atualmente) e numa casa de ração, n é exatamente um sonho, mas poder passa a maior parte do expediente assistindo RUclips e series sem repercussão torna ele um trabalho bem agradável
Existe muito trampo assim mano, mas o problema é q vc n cresce tlg. Trampo bom é aquele q te desafia e paga as contas. Man tenta fazer uma facu online enquanto trampa, sei q n é o ideal mas é um jeito de melhorar de vida
Por mim, essa é a melhor série de vídeos do canal. Elba sempre lúcido.
Boa parte da antipatia à educação formal vem de ela ser apresentada como algo garantia ou requerimento de sucesso. Principalmente em círculos de classe média baixa e média média, a mera idéia de resolver não fazer uma faculdade te taxa como fracassado.
Uma coisa a ser considerada é custo de oportunidade. Não é fácil terminar uma faculdade, exige muito tempo e para a maioria muito dinheiro.
Principalmente em áreas em que é possível se internacionalizar por via de trabalho remoto, se você comparar uma faculdade com aprender inglês e uma profissão que te permite ganhar em dólar, a faculdade sai perdendo. Mesmo sendo o "esfregador de código com salário de McDonald's", vc ganhando em dólar e gastar em real é muito atraente.
Outro problema é que ainda é muito comum a ideia que qualquer ensino superior vai abrir portas e imensamente melhorar a vida de quem cursa depois de formado e então o aluno se forma em uma área com pouca demanda do mercado e nem conseguindo trabalhar na área que estudou.
No fim das contas cada pessoa tem que fazer sua escolha baseada na sua realidade e objetivos. Educação é investimento e como tal, existem vários tipos para vários perfis. O que funciona perfeitamente pra uns não vai funcionar pra outros
muita gente gosta de ser burro, e tem orgulho disso. bate no peito com orgulho e diz que é burro mesmo.
e um desses caras é justamente o nosso presidente eleito kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Entrei pra ver o vídeo por pura curiosidade e aos 25 minutos percebi como me encaixo na situação descrita.
A uns seis meses entrei numa cervejaria como Auxiliar Cervejeiro, mas como tenho um conhecimento prático da produção, me escalaram pra dividir o período como o cervejeiro oficial, mantendo o salário de auxiliar. 🤡
Obrigado Elba, e um grande abraço
Vc merece o mesmo salário do cervejeiro oficial, boa sorte!
Wandinha ser uma discussão já é algo do tipo "vamos buscar uma briga" . Já o debate sobre Ensino Formal é outra coisa. E estudar é algo importante, mas as vezes temos dificuldade em arcar com os custos da Educação Formal . Grande Abraço Elba !!!
Opa, calma, eu entendo que tem gente que quer estudar e não consegue.
Eu jamais falaria mal dessas pessoas, a existência delas é uma tragédia.
Mas quem PODE estudar e NÃO QUER porque acha que é perda de tempo, eu chamo de burro na cara sem o menor pudor.
@@FazendoNerdice Fica tranquilo. Eu bem sei que não estava falando nenhuma barbaridade. Abraços Elba.
Esse é o tipo de vídeo que deveria ser a base do canal
Sobre o nome Pernalonga, se não estou enganado, Bugs Bunny é como chamavam lebre em inglês antigo(a diferença da lebre para o coelho é que a lebre tem pernas mais longas e orelhas maiores também).
Trabalhei de auxiliar técnico de engenharia pra fazer análise crítica de projetos por alguns anos, trampo que muitos "engenheiros" não sabiam fazer. E mesmo que soubessem, pra empresa é mais barato contratar um oreiudo que sabe fazer do que um engenheiro pro cargo, um vai ficar plenamente satisfeito com a vaga enquanto o outro vai sempre almejar o cargo de engenheiro, vai ficar insatisfeito com o tempo e desmotivado.
Eu concordo que estudo é essencial, e n deve desvalorizar.
Eu mesmo, já pensei por mt tempo oq fazer na vida, mais nisso doq "qual faculdade eu faço". Decidi, por fim, ser escritor. Poderia fazer letras, marketing ou filosofia no fim do dia. Mas apenas acho q n terei condições, uma boa administração de tempo para ou de fato satisfação em fazê-la.
Meus amigos sempre ficam tristes quando ouvem q eu já me preparei pra ter uma vida "miserável", trabalhando dms, e usando o pouco tempo que tenho pra escrever, basicamente, nas mãos da """""sorte""".
Não é a melhor das vidas, mas dps de mt pensar, nao acho que serei tão satisfeito, mas ao menos fico feliz por ter pensado.
sim a muito tempo eu tbm vejo q quanto mais a internet interfere nas pessoas mais as pessoas estao ficando mais burras , e com argumentos irrelevantes , com pessoas q acham ou tentar dizer q sao competentes pra tentar achar q vao ensinar mas nao ensina nada , e os burros que acham q aprendem algo mas na verdade nao aprendem nada ,,, adoro teu canal elba !!!
=D Amo os videos de RH!
Tentativa de adivinhar o nome do Elba número 50: Felisberto.
Ótimo vídeo Elba, qualidade de produção impecável como sempre
Poderia chamar Brigs ou alguém que está na frente das adaptações das obras!
Seria uma entrevista interessante
Up
já trabalhei em lugar que eu era AUXILIAR DO AUXILIAR ADMINSITRATIVO. isso nem existe.
O ruim dos videos de uma hora do Elba é que eles acabam...
Podem até falar mal da personalidade do sr. Elba, mas, é inegável que ele emana lógica e sensatez quando se trata dos dilemas do cotidiano. Provavelmente, um cacoete dos tempos de RH.
O que que é isso??? Presente de natal tá chegando adiantado??? Estou tendo a honra de presenciar mais um conto de RH antes de morrer!
Eu sou a máxima que meu tio me ensinou: "o lápis pesa bem menos que a enxada sobrinho. Estuda pra ser alguém que eu e seu pai não pudermos ser"
oh, estou maratonando esses contos de RH e fico curioso para saber sua posição sobre aprendizagem profissional...
I ain't nothing but a simple man. I see vídeo de RH do Elba, I press like
Antigamente os tradutores gostavam de "abrasileira" seus textos, então temos pérolas com as aventuras de Frodo Bolsim e Sam Pacolé na primeira edição do Senhor dos Anéis.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Todo isso que o Elba falou de um me lembrou de uma coisa que aconteceu comigo eu vi esses videos de 4 dias de venda de um curso de certificação azure que ia me ajudar na minha faculdade e durante esses dias falei com pessoas da equipe do curso falando que estafa fazendo engenharia de software e a reação da pessoa foi justamente essa de que eu estava perdendo tempo que eu deveria largar a faculdade e focar só no curso deles que em um ano eu estaria recebendo de 10 a 30 mil euros um curso que não chega a 1% da graduação de engenharia de software pulei fora obviamente pois meu objetivo é aprender azure não ter um subemprego de azure.
Amo esse quadro.
não ter aprendido inglês mais cedo me fez perder muito dinheiro, eu comprei minha casa esse ano , mas já teria comprado a uns 2 ou 3 anos se já estivesse trabalhando com times internacionais.
E é engraçado como muitos Coachs e Empreendedores de Textão de Linkedin sentem prazer em desvalorizar graduação e técnico, mas curiosamente todos os funcionários deles obrigatoriamente precisam ter um curso ensino superior para participar de um processo seletivo.
Muito bom vídeo, Elba. Contos de Rh é de longe a minha série favorita!
Sou engenheiro Civil, o que é comum na área é engenheiros formados/formandos que fazem pouco caso para as disciplinas básicas, desdenham de cálculo, física, algebra linear, calculo numérico, resistência, estática e programação, o negócio deles é chegar nas disciplinas fim, profissionalizantes, orçamento, projetos e execução de obras. A galera aprende só o que "precisa". Em pequenas partes eu concordo, muitas das disciplinas aprendidas viram pormenores na vida prática e jurídica, mas eu enxergo a necessidade de aprender tudo isso pq os softwares que os profissionais usam não saíram do nada, tudo que foi feito neles foi baseado em conhecimentos de base, não podemos ser apertadores de botões sem saber o que está por trás das ferramentas que usamos.
o video está excelente como sempre e ainda cagou na cabeça do brasil paralelo de brinde, que homem!
Os vídeos daqui quando eu tô chapado é mais legal
Gostei da comparação internacional do programador. Eu sou e trabalho para AQUELA estatal de economia mista, mas tenho essa consciência.
Se esforçar não garante sucesso.
Não se esforçar garante fracasso.
Muito bom vou levar essa pra frente
Estudar vale muito a pena, mesmo pra quem não pode fazsr faculdade. Tem muito material bom gratuito na internet, mas estudar sozinho fuçando na rede é bem mais dificil que frequentar faculdade. De Todo jeito da trabalho e faculdade facilita aprendizado, redes sociais geralmente emburrecem.
hoooo, valeu elo vídeo, Elba
estudo ciência da computação e quase caí nesse truque do vigário de trabalhar com computação sem diploma
14:00 eu faço fisica, e é incrivel q sempre q eu falo q eu curso física, a pessoa começa a "me ensinar fisica" :^)
"cê manja do emaranhamento mano? Celoko véi... "
@@el_chicoREAL "" não não pq a entropia...""
Comecei o video pensando que iria saber de varias curiosidades da familia adams que o video da corrida maluca, e cheguei no fim do video com uma mini crise existencial =/
O Enem desse ano e uma prova que as pessoas desvalorizam o ensino formal, obvio que a guerra da Ucrania ajudou nisso, com o aumento de milhares de pessoas com insegurança alimentar, mas ainda assim foram 2 milhões a menos do que o número de candidatos na pandemia em 2020, e apenas 300.000 a mais que o ano passado.
Sou museólogo com especialização e mestrado na area cultural. Minha antiga chefe tem quinto ano do ensino fundamental e quando falei que nao seria aceitável fazer determinada intervenção no forro de gesso já fragilizado, ela falou que o colocador da cortina sabia mais de segurança em ambiente de exposição do que eu. Pedi demissão no outro dia.
Que vídeo importante... Obrigado!
É complicado mesmo viu Elba. Eu trabalho com educação e a desvalorização da educação formal é complicado viu. Essa galera que surge, "treinada" em vídeos do YT é tenso.
* Minha experiência na área de jogos *
Na empresa onde eu trabalho há pessoas que nunca fizeram faculdade e possui um nível maior que o meu. Eu sou formado em design e apesar de hoje em dia saber que é possível chegar num nível muito alto sem formação (na área de jogos) eu particularmente nunca teria chego onde estou sem formação, provavelmente continuaria sendo garçom ou trabalhando com tele-marketing.
Hoje em dias as pessoas não enxergam um valor intrínseco no estudo, o estudo é sempre visto como uma forma de conseguir algo. É a questão da “perda de tempo em aprender outra língua, já que posso ver dublado”. Para a pessoa que diz isso, como a motivação - conseguir ver séries - deixou de existir por conta da dublagem, o estudo necessário para aprender outra língua deixou de ter qualquer valor. Há vários outros exemplos, mas o que realmente me preocupa é o fato de que, atualmente, muitas pessoas acham que ficarão ricas fazendo vídeo ou atuando em operações financeiras um tanto questionáveis, então simplesmente ignoram qualquer espécie de estudo, já que acreditam que ganharão dinheiro de formas que supostamente não exigem qualquer estudo (SUPOSTAMENTE).
Faculdade pra que: eu sou formado faz um ano e meio, nesse período saí de um salário mínimo líquido, para um salário de 3 salários líquidos, participando de um processo seletivo com um salário de 30 a 40% maior que o meu salário atual, isso com graduação e curso (estudos) em inglês sendo feito, a pensando e uma outra língua para aprender, por gosto pessoal: alemão ou italiano e uma segunda graduação em matemática por interesse pessoal, para que faculdade, não façam nada não vale nada e melhor tentar a sorte na mega da virada kk
Essa ideia de adaptar como tio podre é excelente e provavelmente aceitariam na época, o ruim é que como todas as outras razões possíveis pra ser adaptado como foi, é justamente não ter a pessoa com a melhor opção lá na hora em que estavam adaptando a obra. Esse negócio de paralegal ser formado em direito me pegou de surpresa, pelo que via sempre imaginei que fosse alguém sem formação, como secretário(a) que só tinha um nome diferente por trabalhar em alguma firma de advocacia ou no máximo alguma formação completamente não relacionada.