Que maravilha , nunca deixei de acreditar na nossa CP , mesmo maltratada ,torturada quase aniquilada .....renasceu e está aí para durar , parabéns a todos os quantos envolvidos neste novo projecto . PARABENS , estou muito orgulhoso de meu país e destes trabalhadores .
@@ricardofreitasl Se você tiver orçamento para importar material circulante, dê-mo já, que eu mando já vir, falando já com a CP, senão em vez de desvalorizar o trabalho do seu país, limite-se por favor a proceder ao silêncio, pois depois de recuperadas, estas ARCO, estão perfeitamente homologadas a levar o senhor ou a qualquer outra pessoa onde for necessário. Boa continuação ;)
Excelente reportagem. Continuam fazer um excelente equipa Guifões pelas recuperações carruagens Arco e aguardo entrar o bordo para fazer uma boa viagem entre Fig. Foz e Valença.
Mis más sinceras felicitaciones a comboios de Portugal , por lo que habéis hecho con los trenes ARCO ex Renfe Ojalá Renfe aprenda ( que lo dudo ) ya que precisamente son los responsables de retirar ARCO
A Renfe no le interesa reparar, mantener actualizar material, a Renfe y a toda la caterva de chorizos que la administra sólo le interesa adquirir, Ahí es donde entran las comisiones y el dinero se pierde. Eso de reparar es de pobres, según ellos.
Muito bom trabalho por parte da mão de obra portuguesa. Estamos fartos de provar que temos conhecimentos e vontade em trabalhar numa indústria que foi praticamente abandonada nos últimos 15/20 anos. Agora valorizem e bem estes postos de trabalho nos próximos anos, já provaram que merecem.
Maravilha, não vejo a hora de subir num comboio deste em Vigo para o Porto com a minha BTT depois de ter feito o caminho De Santiago De a Sé a Santiago Compostela. Força CP 💪 5⭐️
@@Polilopidos de momento não há data para a sua entrada no serviço comercial. Em caso de haver atualização, a informação encontrar-se-á disponível em www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/avisos
Enhorabuena a Comboios de Portugal. Han hecho el negocio del siglo. Y que permanezcan atentos, a otros posibles "chollos" por parte de Renfe. Ahora a disfrutar de ese magnífico material, por muchos años. Parabens!!!
I hope to go back soon to Portugal to get a taste of all what is happening on the CP (ARCO, electrification north of Porto,...). Small problem: how to get by train to Portugal, in absence of the Irun nighttrain?
The only international train to Portugal now is the Celta train from Vigo to Porto. You have to go from Madrid to Vigo (and that is easier now because the high-speed line from Madrid to Santiago is fully operational since the last month, and from Vigo to Madrid is only a 3h30min train ride) and then catch a Celta train from Vigo to Porto. You can also catch a regional train to Valença do Minho and then change to the Portuguese railway there. There is also a daily train that goes from Badajoz to Entroncamento. You have to go first to Badajoz (which is easy if you go from Madrid) and then catch that train to Entroncamento. There you have good connections with Lisbon and Porto. Or you can take a plane trip... you decide!
RENFE hizo bien vendiendo estos coches a Portugal, donde son útiles. En España, el material remolcado por locomotora, exceptuando los ligeros Talgo, pasó a la historia.
No, los talgos también los están retirando. O como ellos dicen; pasarán a hibernar. Osea malvendidos, abandonados a su suerte o para chatarra. Y con casi 70 locomotoras que integran la serie 252 que van a seguir los mismos pasos. Por desgracia en España no se piensan las cosas como a veces se deberían de pensar. Olé por nuestros vecinos los portugueses.
Já começaram os ensaios estáticos, os ensaios dinâmicos devem começar lá para o início de Agosto, e por Setembro já se devem ver as primeiras Arco em serviço.
Bem haja o Senhor Ministro das Estruturas um jovem inteligente e de grande capacidade e visão. Natural creio de São João da Madeira paredes meias com o meu local de nascimento mais simpatia tenho por ele. H Sá Couto, oAzemeis
Sem duvida! Capacidade de visão e inteligência sobre tudo com o dinheiro dos outros. O que lhe falta em competência sobra-lhe em arrogância e ideologia, não passa de um charlatão e um miseravel ditador. Já agora, quando a tap voar baixinho, não se esqueça de lhe pedir o dinheiro dos impostos de volta.
Em 1994 (note-se o ano) o Estado vendeu a sua parte na Sorefame e esta ficou inteiramente na mão dos privados internacionais. Que primeiro a transformaram de construtora (com design e fabrico) em mera montadora de designs e peças importadas, e depois acabaram com ela. Guifões desenhou e fabricou (ou especificou e deu a desenhar e fabricar a outros portugueses) quase tudo o que foi posto nestas carruagens.
Se por "apanhar a jarda" quer dizer ficar bêbedo, um passageiro não pode ir alcoolizado nos transportes públicos. Mas fora de piadas, os comboios Intercidades e Alfa Pendular dispõem de um bar onde se pode comprar, entre outras coisas, bebidas alcoólicas.
Se temos esperança de voltarmos a produzir carruagens novas em Portugal isso já existiu quando a Sorefame funcionava e que fechou no tempo em que outros Socialistas estavam no governo. Aliás em Portugal pode-se construir tudo assim se queira, bons operários tínhamos nós que foram obrigados a emigrar e lá fora receberam-nos de braços abertos , eu fui um deles., agora o que no falta são quadros técnicos á altura, fecharam as escolas Industriais agora só se forem formados nos Institutos Superiores técnicos, mas dai apenas saem Engenheiros que não se querem agarrar ás máquinas.
Parece que de repente apareceram os perfis falsos do CHEGA a dizer que é lixo espanhol... 🤦♂️ Gente que sabe do assunto, e que tal aparecerem de vez por aqui para dar cabo dos parvinhos das dúzias?!
@@Jesuscger A Renfe tinha 53 carruagens Arco, das quais 100% foram compradas pela CP por um preço absurdamente baixo, de 23.000€ por carruagem (há muitos carros que são mais caros do que isto), e todas elas estão a ser arranjadas. Onde andam os 5% de que falas? Afinal de contas, foi a Renfe que ficou a perder por ter ficado sem as suas melhores carruagens convencionais, com uma idade até relativamente pequena de 15 a 20 anos (e menor ainda de uso). Olha que é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo!
Os caminhos de ferro em Portugal estão de vento em poupa, com a nova ligação Bragança - Vila Real tanto com ligação para Espanha como para o litoral. Uma grande palhaçada é o que é isto. Duas capitais de distrito esquecidas, que parece que merecem menos que as outras... Governos miseráveis....
@@domingosteixeirateixeira2840 bom, o plano é para ser cumprido até 2030... Ver-se-há se os sucessivos governos que vierem serão amigáveis com a ferrovia, ou se vão ser um "Sócrates 2.0" a investir 3 vezes mais em Autoestradas do que em caminho de ferro...
@inteligência2025 não era suposto mas essas carruagens para o regional que vai de Coimbra b a Valença e uma viagem longa e da jeito ter Wi-Fi. Eu acho estranho estar num comboio em século 21, e não ter Wi-Fi nos suburbanos do porto, eu não tenho muitos dados móveis e dava jeito ter Wi-Fi nos comboios todos. É a minha opinião
@inteligência2025 quer dizer... Nem há muitos anos a CP estava a falar em instalar WiFi nos urbanos do Porto e Lisboa, portanto não sei porque razão os regionais também não o deviam ter. Hoje em dia cada vez mais o WiFi se torna uma necessidade, e nem toda a gente tem dados móveis para "esbanjar".
Normal... estamos em tempo de autárquicas e a empresa é estatal, logo os que estão na empresa apoiarão sempre aquele que está no poder (que acaba por ser o PS)!
Nesta questão, tenho que tirar o chapéu ao governo do PS, foram eles que tomaram toda a iniciativa, de reactivar as oficinas, e financiar a recuperação de material. Sou muito critico de muitas más políticas do PS, mas , neste aspecto, tiro-lhes o meu chapéu.
Igual que un coche particular usado custe a metade en España que en Portugal ten algo que ver. Vendenvos a eficiencia na compra de vagóns e sangranvos a impostos para comprar un coche utilitario básico como se fose un luxo. Prefiro ter o meu coche particular que depender de Comboios de Portugal para os meus desplazamentos. Nin uns son tan sabios nin os outros tan necios. Saudos veciños.
Sem eles nada disto teria acontecido. Até há 1 ano e meio as Oficinas de Guifões estavam fechadas. Foi graças a estes e outros políticos que as Oficinas reabriram. E também foi graças a eles que se adquiriam as carruagens à Renfe. E também é graças a eles que vão ser adquiridas 117 automotoras novas. Eles estão a tomar boas decisões e merecem o nosso reconhecimento por isso. A CP e o Ministério das Infraestruturas são os principais responsáveis por estas mudanças
Fodasse que à pessoas tanto de um lado como outro que são idiotas porra! Eu vou votar no Chega desta vez por várias razões mas não quer dizer que não sei dar o valor a quem o merece. Tudo o que este governo fez aqui (recuperação da fábrica, criação de mais postos de trabalho, compra de material usado a Renfe e por a rodar como novo, recuperação de novas linhas ferroviárias e com isso tudo poupar dinheiro publico) só tenho a dar os enormes parabéns 👏👏👏👏! As empresas Públicas devem ser protegidas, pois é o que é nosso é para ser protegido e como um orgulhoso Português não o poderia querer de outra forma! Parabéns aos ministros e à todos aqueles que estiveram envolvidos mestre projecto. Agora continuem-se a arranhar uns aos outros como de costume. 🤷♂️ VIVA PORTUGAL. 💪
@@mario28_12 pois, esse negócio já não foi assim tanto "da China", por alguma razão já estão a devolver as "amarelinhas" a diesel, e a substituir por material nacional.
Terem adquirido 53 carruagens em tempo recorde, inaugurado uma oficina crucial para o país fechada há anos e comprado 130 carruagens para a próxima década é mau trabalho? A realidade é que já se notam as melhorias - basta comparar a qualidade da empresa em 2018 com a de 2021!
@@diogorodrigues747 eu não entro em politiquices.. se diz isso é porque não é utilizador CP.. Eu próprio dizia o mesmo quando não usava o serviço alfa e intercidades massivamente. Novo é novo, e uma coisa é restaurar e efetuar manutenções em material próprio. Outra é comprar material velho e restaurar. Se economicamente é benéfico ou não, é outra questão. O que o país precisa é de um sistema novo. Porque obteve a TAP aviões novos e não comprou usados? Muito a dizer... As oficinas que existem, seriam igualmente necessárias para a manutenção a curto / longo prazo.
@@davidrodrigues9485 Se digo isto é porque não sou utilizador da CP? Ai sou sou, e sei bem do que falo... Em 2018 os comboios andavam todos pintados, atrasados e a abarrotar, já para não falar dos comboios suprimidos em período normal (nas greves nem se fala). Volvidos 3 anos o número de comboios cheios diminuiu, já quase nenhum anda pintado e até material que estava encostado à beira das estações mais importantes tem sido aproveitado e utilizado, e assim será enquanto não vier o material novo previsto para esta década (e a maioria desse material estava quase com 0 km de vida, ou seja, era material teoricamente novinho em folha, ainda que exposto às intempéries há mais duma década). E atenção que estou a falar de situações normais, e não de situações excecionais como as de greves na empresa (ainda que, infelizmente, são já algo frequente... :( ). Não se trata de políticas nenhumas, é a realidade! Os aviões que a TAP tinha antes da compra dos A330neo tinham já mais de 40 anos... queres comparar essa idade com a do material de 15 a 20 anos da Renfe? Para além disso, material novo também virá nos próximos anos, e a compra já foi feita, logo não é politiquice nenhuma (é certo).
Fico muito orgulhoso dos nossos técnicos da CP bem hajam a todos e que sejam um exemplo a toda a classe política que ao invés de construirem destroem. Vergonhoso este Ministro Pedro Santos que não é mais de que um populista de esquerda que nem uma gravata se digna usar numa cerimónia tão importante como esta. As oficinas estiveram fechadas por imposição da "troika" e também pelos desastrosas políticas dada a mediocridade da capacidade de alguns politicos.
Os técnicos que a CP tem hoje a trabalhar em Guifões tinham sido despedidos pelo governo de Passos Coelho, que mandou encerrar as oficinas. Foi Pedro Nuno Santos quem teve a coragem política de inverter o rumo que esse desgraçado governo deu à ferrovia: oficinas encerradas, material circulante em bom estado abandonado, comboios avariados por falta de manutenção. Portanto, pega no teu fervor clubístico partidário e enfia-o no buraco de onde provieste.
E qual é o problema... Com a enorme densidade populacional que existe fora de Lisboa e Porto vamos ver o número de passageiros nestas carruagens renovadas.
Então podiam ter adquirido carroças puxadas por animais, meu amigo ainda ontem viajei na rodoviaria de Lisboa num autocarro de 77 lugares sentados para fazer percurso urbano com mais de 20 anos comprado certamente aos alemães, ar condicionado avariado, cá fora 26 graus lá dentro mais de 35 graus, avarias frequentemente a diferença está aqui.
@@miguelmachado8195 Eu faço 100kms todos os dias para cada lado para ir trabalhar (Lisboa precisamente), tmb vou de autocarro. Não me posso queixar porque a operadora que uso a rodoviária do oeste até tem os autocarros em condições, uns mais velhos mas todos com ar condicionado a funcionar e Wi-Fi, não há atrasos nem supressão de autocarros. A meu ver acho que todo o investimento vale a pena quando o número de passageiros o justifica. Sou da opinião de que todos as capitais de distrito devem estar ligadas por comboio e auto estrada, Portalegre e Beja ainda não têm ligação por autoestrada. Nas capitais de distrito deve haver um esforço considerável para ver se de uma vez por todas começam a ganhar mais população.
E quem diz que estas oficinas, no curto e médio prazo, não vão produzir comboios? Estão a recuperar comboios, que ficam praticamente como novos, com motores e interiores novos, que podem ser colocados mais rapidamente em circulação. Já foram encomendados novos comboios que só chegarão daqui a uns anos. Acho muito bem o que que a fazer. Enquanto não chegam novos, estao a ser renovados os antigos para garantir a exigência dos tempos modernos
"Viejos" onde? Têm 15 anos e muitos deles nem sequer chegaram a ser realmente utilizados pela Renfe. A maior parte da frota atual da CP é bem mais antiga que estas carruagens...
@@diogorodrigues747 Son vagones fabricados entre 1984 y 1989, formando la serie 10000 de renfe, posteriormente, en 1999, se reformaron a los coches que conocemos actualmente, la serie 2000.
Viejos dices?. No entiendo mucho de trenes, pero soy muy aficionado. Y estos coches, eran auténticos "diamantes". Lo que se ha conseguido, con un poco de cariño, es increíble. Ojalá podamos verlos por España, en un tren internacional.
@@JuanAntonio-no2bo La edad media de la flota de Iberia, por ponerte un ejemplo, es de 9,4 años, la de Air Europa es de 6,8 años. Un avion con 15 años se empieza a considerar viejo y poco eficiente y sus unicos destinos suelen ser la transformacion a avion carguero o directamente su desguace. Iberia este pasado año retiro de su flota loa A340-600, aviones recepcionados completamente nuevos entre 2003 y 2010, y lo mismo paso con sus A319. El caso de Air Europa es aun mas destacable, retirando sus A330 recepcionados entre 2006 y 2015. Por lo que la unica manera de ver un avion realmente viejo en España es con aerolineas cargueras, en los que rara vez, superan los 35 años de servicio operativo. En el caso de Renfe, la edad media de su flota, con total segurdad es mayor. Con esto no digo que no este a favor del tren convencional, de echo yo optaria por la compra de nuevos coches remolcados, sin amianto, no como estos, y con una mayor comodidad y mejores materiales de fabricacion.
Impressionante ! Bom trabalho ! Deve ser felicitado ! Parabéns a todos os que estão a contribuir para o sucesso da CP !
Muito bom! Um excelente trabalho demonstrativo da capacidade de todos os envolvidos na recuperação de material circulante. Parabéns!
Que maravilha , nunca deixei de acreditar na nossa CP , mesmo maltratada ,torturada quase aniquilada .....renasceu e está aí para durar , parabéns a todos os quantos envolvidos neste novo projecto . PARABENS , estou muito orgulhoso de meu país e destes trabalhadores .
está orgulhoso de quê?? de comprar sucata a Espanha?
@@ricardofreitasl Se você tiver orçamento para importar material circulante, dê-mo já, que eu mando já vir, falando já com a CP, senão em vez de desvalorizar o trabalho do seu país, limite-se por favor a proceder ao silêncio, pois depois de recuperadas, estas ARCO, estão perfeitamente homologadas a levar o senhor ou a qualquer outra pessoa onde for necessário. Boa continuação ;)
@@ricardofreitasl sucata?? Por acaso sabe do que está a falar? Veja a crítica em Espanha sobre a venda destas carruagens a Portugal.
@@luisrodrigues984 Oh Luis... você pode colocar as flores que quiser à volta da coisa... mas continua a ser sucata! É sucata, não tem outro nome.
@@ricardofreitasl era sucata, agora tão como novas, caso contrário não estariam a circular sem receber críticas
Portugal si quiere al tren, Portugal está dando una lección a España en materia ferroviaria. Enhorabuena a nuestros vecinos.
Lo dices en serio?
Bastante poca idea, o más bien nula, debes tener del asunto para hacer una afirmación tan estúpida y falaz.
@@El-Mengu Hablas del comentário de Victor o de Pablo?
@@pablocm6195 Si, lo digo en serio
No se por qué dices que es estúpida o falaz. Es mi opinión y si quieres te la argumento, eso si, sin faltar el respeto.
Excelente reportagem. Continuam fazer um excelente equipa Guifões pelas recuperações carruagens Arco e aguardo entrar o bordo para fazer uma boa viagem entre Fig. Foz e Valença.
Mis más sinceras felicitaciones a comboios de Portugal , por lo que habéis hecho con los trenes ARCO ex Renfe
Ojalá Renfe aprenda ( que lo dudo ) ya que precisamente son los responsables de retirar ARCO
A Renfe no le interesa reparar, mantener actualizar material, a Renfe y a toda la caterva de chorizos que la administra sólo le interesa adquirir,
Ahí es donde entran las comisiones y el dinero se pierde. Eso de reparar es de pobres, según ellos.
@@rafaelviluq8570 O de nuevos ricos, que es todavía peor
@@FranciscoCaminoTienes toda la razón, no se sabe cual peor, pero siempre peor para los contribuyentes y usuarios.
Asi es..
A Renfe solo interesa el AVE, haciendo Madrid inevitable por el ferrocarril. A las autonomias no se puede permitir ferrocarril entre ellas.
Os meus sinceros honestos e verdadeiros PARABÉNS à CP Comboios de Portugal pelo excelente trabalho..MUITA FORÇA!!!
Muito bom trabalho por parte da mão de obra portuguesa. Estamos fartos de provar que temos conhecimentos e vontade em trabalhar numa indústria que foi praticamente abandonada nos últimos 15/20 anos. Agora valorizem e bem estes postos de trabalho nos próximos anos, já provaram que merecem.
Muitos Parabéns! Muit feliz com esta iniciativa!
Espero que este seja um impulso decisivo para a aposta definitiva no caminho de ferro, como opção para viajar dentro do país.
Agora não vendam!!
Orgulho no governo pela decisão tomada em renovar as carruagens existentes.
Parabéns... Mesmo.
Maravilha, não vejo a hora de subir num comboio deste em Vigo para o Porto com a minha BTT depois de ter feito o caminho De Santiago
De a Sé a Santiago Compostela. Força CP 💪 5⭐️
Bom dia Vitor. Esperamos contar consigo a bordo. Boa semana! 😉
Quando estarão em circulação essas carruagens para Santiago Compostela?
@@Polilopidos de momento não há data para a sua entrada no serviço comercial. Em caso de haver atualização, a informação encontrar-se-á disponível em www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/avisos
Obg pela prontidão em responder-me 👍
Óptimo seria que as IP não esquecessem as ligações ferroviária s Alentejo - Algarve que deixaram de existir há já demasiados anos.
Enhorabuena a Comboios de Portugal. Han hecho el negocio del siglo. Y que permanezcan atentos, a otros posibles "chollos" por parte de Renfe.
Ahora a disfrutar de ese magnífico material, por muchos años. Parabens!!!
CP orgulho de Portugal!
Parabéns!!!
Parabéns a CP muito bom trabalho , só espero que o governo daqui a um tempo não venda o material como já o fez antes !
É caminho certo... Parabéns.
Excelente trabajo. Gran valor añadido.
Grande trabalho, parabéns
"Unidades desprovistas de valor" 😳Estoy deseando probarlos, ahora que vuelven a tener valor y han creado puestos de trabajo.
Parabéns CP pelo belíssimo trabalho 👏🏽
I hope to go back soon to Portugal to get a taste of all what is happening on the CP (ARCO, electrification north of Porto,...). Small problem: how to get by train to Portugal, in absence of the Irun nighttrain?
The only international train to Portugal now is the Celta train from Vigo to Porto. You have to go from Madrid to Vigo (and that is easier now because the high-speed line from Madrid to Santiago is fully operational since the last month, and from Vigo to Madrid is only a 3h30min train ride) and then catch a Celta train from Vigo to Porto. You can also catch a regional train to Valença do Minho and then change to the Portuguese railway there.
There is also a daily train that goes from Badajoz to Entroncamento. You have to go first to Badajoz (which is easy if you go from Madrid) and then catch that train to Entroncamento. There you have good connections with Lisbon and Porto.
Or you can take a plane trip... you decide!
RENFE hizo bien vendiendo estos coches a Portugal, donde son útiles. En España, el material remolcado por locomotora, exceptuando los ligeros Talgo, pasó a la historia.
No, los talgos también los están retirando. O como ellos dicen; pasarán a hibernar. Osea malvendidos, abandonados a su suerte o para chatarra. Y con casi 70 locomotoras que integran la serie 252 que van a seguir los mismos pasos. Por desgracia en España no se piensan las cosas como a veces se deberían de pensar. Olé por nuestros vecinos los portugueses.
La diferencia es el despilfarro de dinero público que hace Renfe en España. Como el dinero público no es de nadie como dijo cierta señora....
Excelente vídeo abraço
Quando vão começar os ensaios das Arco?
Já começaram os ensaios estáticos, os ensaios dinâmicos devem começar lá para o início de Agosto, e por Setembro já se devem ver as primeiras Arco em serviço.
Vocês também arranjam os comboios da Renfe ?
Que aprenda Renfe y buen trabajo conbios de Portugal
Parabéns CP.:
Parabéns!
Ex RENFE en España los tenían muy abandonados
Fantástico!
Bem haja o Senhor Ministro das Estruturas um jovem inteligente e de grande capacidade e visão.
Natural creio de São João da Madeira paredes meias com o meu local de nascimento mais simpatia tenho por ele.
H Sá Couto, oAzemeis
Sem duvida! Capacidade de visão e inteligência sobre tudo com o dinheiro dos outros. O que lhe falta em competência sobra-lhe em arrogância e ideologia, não passa de um charlatão e um miseravel ditador. Já agora, quando a tap voar baixinho, não se esqueça de lhe pedir o dinheiro dos impostos de volta.
@@joaopousinho2073 E a Lufthanza?
@@diogorodrigues747 daqui a 2 anos falamos! Prepare o dinheiro, e não é para a Lufthansa!
@@joaopousinho2073 Toda a gente faz tudo com o dinheiro dos outros. Seja com empréstimos, investimentos ou vendas. O dinheiro vem sempre de alguém.
@@viloub3 No comment!
❤🎉
@Renfe le deberia dar verguenza como mantienen su material rodante
Parabéns. Deixo a reflexão _PROPAGANDA ELEITORAL. Pergunto? A Sorefame o que é feita dela?
A Sorefame faliu há c'anos... É preciso ver as coisas da realidade que temos hoje e não da realidade que tínhamos há 30 anos atrás!
Passou a alstom?
Em 1994 (note-se o ano) o Estado vendeu a sua parte na Sorefame e esta ficou inteiramente na mão dos privados internacionais. Que primeiro a transformaram de construtora (com design e fabrico) em mera montadora de designs e peças importadas, e depois acabaram com ela. Guifões desenhou e fabricou (ou especificou e deu a desenhar e fabricar a outros portugueses) quase tudo o que foi posto nestas carruagens.
Para quando um quiosque onde se possa apanhar a Jarda nas carruagens da CP?
Se por "apanhar a jarda" quer dizer ficar bêbedo, um passageiro não pode ir alcoolizado nos transportes públicos.
Mas fora de piadas, os comboios Intercidades e Alfa Pendular dispõem de um bar onde se pode comprar, entre outras coisas, bebidas alcoólicas.
@@sergiofreitas9368 A jarda é a vax da c19
Dassss.
Que bien cuida era nuestro material y mucha gracia por cuidar, es que la Estupido Renfe🤦🏼♀️.
O meu pai vai para estas carroasen
Se temos esperança de voltarmos a produzir carruagens novas em Portugal isso já existiu quando a Sorefame funcionava e que fechou no tempo
em que outros Socialistas estavam no governo.
Aliás em Portugal pode-se construir tudo assim se queira, bons operários tínhamos nós que foram obrigados a emigrar e lá fora receberam-nos de braços abertos , eu fui um deles., agora o que no falta são quadros técnicos á altura, fecharam as escolas Industriais agora só se forem formados nos Institutos Superiores técnicos, mas dai apenas saem Engenheiros que não se querem agarrar ás máquinas.
Tudo sobre a Recuperação de Comboios da CP
ruclips.net/video/rEY1gz3apzA/видео.html
Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
Esta sucata Espanhola até ficou bem bonita restaurada.
O caro João Sousa deve ser milionário, pelos vistos.
Deve ter um bom caixote de lixo ou nao!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Se não fosse PNS, esta poderia voltar a ser uma marca Nacional!
Parece que de repente apareceram os perfis falsos do CHEGA a dizer que é lixo espanhol... 🤦♂️
Gente que sabe do assunto, e que tal aparecerem de vez por aqui para dar cabo dos parvinhos das dúzias?!
A verdade é que era mesmo lixo Espanhol, daí que apenas 5% foi aproveitado.....
@@Jesuscger A Renfe tinha 53 carruagens Arco, das quais 100% foram compradas pela CP por um preço absurdamente baixo, de 23.000€ por carruagem (há muitos carros que são mais caros do que isto), e todas elas estão a ser arranjadas. Onde andam os 5% de que falas? Afinal de contas, foi a Renfe que ficou a perder por ter ficado sem as suas melhores carruagens convencionais, com uma idade até relativamente pequena de 15 a 20 anos (e menor ainda de uso).
Olha que é mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo!
Os caminhos de ferro em Portugal estão de vento em poupa, com a nova ligação Bragança - Vila Real tanto com ligação para Espanha como para o litoral. Uma grande palhaçada é o que é isto. Duas capitais de distrito esquecidas, que parece que merecem menos que as outras... Governos miseráveis....
A ligação Bragança-Vila Real-Porto está no Plano Ferroviário Nacional...
@@diogorodrigues747 Pois e quantos anos vão estar só no plano??
@@domingosteixeirateixeira2840 Ninguém sabe, mas há que priorizar.
@@domingosteixeirateixeira2840 bom, o plano é para ser cumprido até 2030... Ver-se-há se os sucessivos governos que vierem serão amigáveis com a ferrovia, ou se vão ser um "Sócrates 2.0" a investir 3 vezes mais em Autoestradas do que em caminho de ferro...
@@sergiofreitas9368 vamos esperar para ver. Mas acredito que Trás os Montes vão ficar esquecidos.
se o wifi for como no intercidades nunca trabalha direito sempre que ando so funciona quando estou a chegar a lisboa
Isso se calhar tem mais a ver com.a rede móvel de dados e não tanto com o aparelho instalado...
@inteligência2025 não era suposto mas essas carruagens para o regional que vai de Coimbra b a Valença e uma viagem longa e da jeito ter Wi-Fi. Eu acho estranho estar num comboio em século 21, e não ter Wi-Fi nos suburbanos do porto, eu não tenho muitos dados móveis e dava jeito ter Wi-Fi nos comboios todos. É a minha opinião
@inteligência2025 quer dizer... Nem há muitos anos a CP estava a falar em instalar WiFi nos urbanos do Porto e Lisboa, portanto não sei porque razão os regionais também não o deviam ter.
Hoje em dia cada vez mais o WiFi se torna uma necessidade, e nem toda a gente tem dados móveis para "esbanjar".
Em tua 🏠 o WiFi também é fraco
Fantástico vídeo de propaganda socialista...Porreiro pá..
Normal... estamos em tempo de autárquicas e a empresa é estatal, logo os que estão na empresa apoiarão sempre aquele que está no poder (que acaba por ser o PS)!
Nesta questão, tenho que tirar o chapéu ao governo
do PS, foram eles que tomaram toda a iniciativa, de reactivar as oficinas, e financiar a recuperação de material. Sou muito critico de muitas más políticas do PS, mas , neste aspecto, tiro-lhes o meu chapéu.
Bom, se os socialistas são os únicos que se interessam por ter comboios a funcionar...
@@fernandocarmo3004 Nao sou de esquerda, mas neste tema o PS esteve mais que bem!
Igual que un coche particular usado custe a metade en España que en Portugal ten algo que ver. Vendenvos a eficiencia na compra de vagóns e sangranvos a impostos para comprar un coche utilitario básico como se fose un luxo. Prefiro ter o meu coche particular que depender de Comboios de Portugal para os meus desplazamentos. Nin uns son tan sabios nin os outros tan necios. Saudos veciños.
esses politicos n fazem nada e levam os louros, parabens a cp mas n aos oportunistas
Sem eles nada disto teria acontecido. Até há 1 ano e meio as Oficinas de Guifões estavam fechadas. Foi graças a estes e outros políticos que as Oficinas reabriram. E também foi graças a eles que se adquiriam as carruagens à Renfe. E também é graças a eles que vão ser adquiridas 117 automotoras novas. Eles estão a tomar boas decisões e merecem o nosso reconhecimento por isso. A CP e o Ministério das Infraestruturas são os principais responsáveis por estas mudanças
Eheheh, sucata Lda. Gastam dinheiro a comprar sucata e gastam dinheiro a recuperar...socialixo!
@JP RV Ele É um palhacito do CHEGA. Um autêntico chegano!
🤦🤦
Fodasse que à pessoas tanto de um lado como outro que são idiotas porra!
Eu vou votar no Chega desta vez por várias razões mas não quer dizer que não sei dar o valor a quem o merece. Tudo o que este governo fez aqui (recuperação da fábrica, criação de mais postos de trabalho, compra de material usado a Renfe e por a rodar como novo, recuperação de novas linhas ferroviárias e com isso tudo poupar dinheiro publico) só tenho a dar os enormes parabéns 👏👏👏👏!
As empresas Públicas devem ser protegidas, pois é o que é nosso é para ser protegido e como um orgulhoso Português não o poderia querer de outra forma!
Parabéns aos ministros e à todos aqueles que estiveram envolvidos mestre projecto.
Agora continuem-se a arranhar uns aos outros como de costume. 🤷♂️
VIVA PORTUGAL. 💪
entao as laranjas podres estao incluidas nesse comentario certo ? e que quiseram pagar 8milhoes de aluguer aos espanhois
@@mario28_12 pois, esse negócio já não foi assim tanto "da China", por alguma razão já estão a devolver as "amarelinhas" a diesel, e a substituir por material nacional.
Claro, campanha eleitoral.....
Em parte sim, mas há 150 carruagens que deverão chegar nesta década a Portugal (e isso não é campanha eleitoral).
@@diogorodrigues747 queira deu que não é já agora electrificar a linha do Algarve....... ☝️☝️
@@fernandojorgeagostinhoagos399 Já esteve mais longe...
@@fernandojorgeagostinhoagos399 a obra vai arrancar brevemente, esperemos mais cedo do que tarde...
Dizer que a CP e IP trabalham bem quando chegam nos seus carrinhos série 7 e afins.. Quem usa os serviços, sabe bem o que é trabalhar mal..
Terem adquirido 53 carruagens em tempo recorde, inaugurado uma oficina crucial para o país fechada há anos e comprado 130 carruagens para a próxima década é mau trabalho? A realidade é que já se notam as melhorias - basta comparar a qualidade da empresa em 2018 com a de 2021!
@@diogorodrigues747 eu não entro em politiquices.. se diz isso é porque não é utilizador CP.. Eu próprio dizia o mesmo quando não usava o serviço alfa e intercidades massivamente. Novo é novo, e uma coisa é restaurar e efetuar manutenções em material próprio. Outra é comprar material velho e restaurar. Se economicamente é benéfico ou não, é outra questão. O que o país precisa é de um sistema novo. Porque obteve a TAP aviões novos e não comprou usados? Muito a dizer... As oficinas que existem, seriam igualmente necessárias para a manutenção a curto / longo prazo.
@@davidrodrigues9485 Se digo isto é porque não sou utilizador da CP? Ai sou sou, e sei bem do que falo... Em 2018 os comboios andavam todos pintados, atrasados e a abarrotar, já para não falar dos comboios suprimidos em período normal (nas greves nem se fala). Volvidos 3 anos o número de comboios cheios diminuiu, já quase nenhum anda pintado e até material que estava encostado à beira das estações mais importantes tem sido aproveitado e utilizado, e assim será enquanto não vier o material novo previsto para esta década (e a maioria desse material estava quase com 0 km de vida, ou seja, era material teoricamente novinho em folha, ainda que exposto às intempéries há mais duma década). E atenção que estou a falar de situações normais, e não de situações excecionais como as de greves na empresa (ainda que, infelizmente, são já algo frequente... :( ). Não se trata de políticas nenhumas, é a realidade!
Os aviões que a TAP tinha antes da compra dos A330neo tinham já mais de 40 anos... queres comparar essa idade com a do material de 15 a 20 anos da Renfe? Para além disso, material novo também virá nos próximos anos, e a compra já foi feita, logo não é politiquice nenhuma (é certo).
Fico muito orgulhoso dos nossos técnicos da CP bem hajam a todos e que sejam um exemplo a toda a classe política que ao invés de construirem destroem.
Vergonhoso este Ministro Pedro Santos que não é mais de que um populista de esquerda que nem uma gravata se digna usar numa cerimónia tão importante como esta.
As oficinas estiveram fechadas por imposição da "troika" e também pelos desastrosas políticas dada a mediocridade da capacidade de alguns politicos.
Ou seja, agora o nosso ministro é mau porque não usa gravata. A sério, há tantas razões de queixa e a única coisa que se lembra é duma gravata? 🤦♂️
@@diogorodrigues747 👍👍👍👍👍👍
🤦🤦
E o amen cego à troika foi dado por ministros com gravata. Abaixo a gravata.
Os técnicos que a CP tem hoje a trabalhar em Guifões tinham sido despedidos pelo governo de Passos Coelho, que mandou encerrar as oficinas. Foi Pedro Nuno Santos quem teve a coragem política de inverter o rumo que esse desgraçado governo deu à ferrovia: oficinas encerradas, material circulante em bom estado abandonado, comboios avariados por falta de manutenção.
Portanto, pega no teu fervor clubístico partidário e enfia-o no buraco de onde provieste.
Vi alguns vídeos muito parecidos dos anos 80 na União Soviética… patético 30 anos depois…
E vídeos da Suíça de 2020, também dá certamente...
Sucata..sem vergonha estes governantes.
Podes dizer o que consideras de "sucata"?
Vergonha em vez de produzirem de raiz com a alta qualidade de mão de obra que temos com a possibilidade de exportar estamos a recuperar lixo
Produzir de raiz demoraria muito mais tempo e a necessidade de ter estes comboios é de agora e não de daqui a 8 anos...
E qual é o problema... Com a enorme densidade populacional que existe fora de Lisboa e Porto vamos ver o número de passageiros nestas carruagens renovadas.
Então podiam ter adquirido carroças puxadas por animais, meu amigo ainda ontem viajei na rodoviaria de Lisboa num autocarro de 77 lugares sentados para fazer percurso urbano com mais de 20 anos comprado certamente aos alemães, ar condicionado avariado, cá fora 26 graus lá dentro mais de 35 graus, avarias frequentemente a diferença está aqui.
@@miguelmachado8195 Eu faço 100kms todos os dias para cada lado para ir trabalhar (Lisboa precisamente), tmb vou de autocarro. Não me posso queixar porque a operadora que uso a rodoviária do oeste até tem os autocarros em condições, uns mais velhos mas todos com ar condicionado a funcionar e Wi-Fi, não há atrasos nem supressão de autocarros. A meu ver acho que todo o investimento vale a pena quando o número de passageiros o justifica. Sou da opinião de que todos as capitais de distrito devem estar ligadas por comboio e auto estrada, Portalegre e Beja ainda não têm ligação por autoestrada. Nas capitais de distrito deve haver um esforço considerável para ver se de uma vez por todas começam a ganhar mais população.
E quem diz que estas oficinas, no curto e médio prazo, não vão produzir comboios? Estão a recuperar comboios, que ficam praticamente como novos, com motores e interiores novos, que podem ser colocados mais rapidamente em circulação. Já foram encomendados novos comboios que só chegarão daqui a uns anos. Acho muito bem o que que a fazer. Enquanto não chegam novos, estao a ser renovados os antigos para garantir a exigência dos tempos modernos
Portugal ha comprado esos viejos vagones porque no se puede permitir otra cosa.
"Viejos" onde? Têm 15 anos e muitos deles nem sequer chegaram a ser realmente utilizados pela Renfe. A maior parte da frota atual da CP é bem mais antiga que estas carruagens...
@@diogorodrigues747 Son vagones fabricados entre 1984 y 1989, formando la serie 10000 de renfe, posteriormente, en 1999, se reformaron a los coches que conocemos actualmente, la serie 2000.
Viejos dices?. No entiendo mucho de trenes, pero soy muy aficionado. Y estos coches, eran auténticos "diamantes". Lo que se ha conseguido, con un poco de cariño, es increíble. Ojalá podamos verlos por España, en un tren internacional.
En España hay muchos aviones con más años que esos vagones. No hay que reciclar? Pues Renfe no sabe.
@@JuanAntonio-no2bo La edad media de la flota de Iberia, por ponerte un ejemplo, es de 9,4 años, la de Air Europa es de 6,8 años. Un avion con 15 años se empieza a considerar viejo y poco eficiente y sus unicos destinos suelen ser la transformacion a avion carguero o directamente su desguace. Iberia este pasado año retiro de su flota loa A340-600, aviones recepcionados completamente nuevos entre 2003 y 2010, y lo mismo paso con sus A319. El caso de Air Europa es aun mas destacable, retirando sus A330 recepcionados entre 2006 y 2015. Por lo que la unica manera de ver un avion realmente viejo en España es con aerolineas cargueras, en los que rara vez, superan los 35 años de servicio operativo. En el caso de Renfe, la edad media de su flota, con total segurdad es mayor. Con esto no digo que no este a favor del tren convencional, de echo yo optaria por la compra de nuevos coches remolcados, sin amianto, no como estos, y con una mayor comodidad y mejores materiales de fabricacion.
Comprar sucata dos outros, típico tuga.
E continuam com a treta da sucata... caraças!
@@diogorodrigues747 Foi sarcasmo 😬
@@giornogiovanna7751 Ainda bem que é sarcasmo, porque outros aqui levam isso muito a peito!
@@diogorodrigues747 Discordar e opinar de maneira diferente é normal, quém leva tudo a peito é parvo e parvos à demasiados, infinitamente...