@@Duck-wc9de *Isto são, literalmente, comboios velhos, que a companhia espanhola não conseguia tirar mais uso deles.* Não são velhos, têm 15 anos, e não foram retirados porque a companhia não conseguia usá-los, foram retirados por desculpas políticas (até porque os serviços nos que estes comboios operavam eram rentáveis)...
@@diogorodrigues747 ah, é bom saber, pelo menos não é tão mau quanto pensava
3 года назад+1
A questão é saber se não teria ficado mais barato comprar novo. É como nos carros, sai mais barato resgatar uma sucata ou comprar um novo, sendo que no caso de novo há sempre tecnologia a mais que não terás caso resgates a sucata? Não percebo nada de material ferroviário, fica apenas a dúvida.
@ e isso de comprar novo é só ir ao stand de comboios novos..ou ia demorar mais 4 ou 5 anos fica a dúvida...ou melhor ainda e um mix de reconversão de comboios usados e comboios novos...
Felicidades CP. Por saber aprovechar lo que “otros” no han sabido utilizar. Gracias por mantener vivo un material que aquí en Españas sería pasto del desguace.
Pues si es ese el aprecio que le tienes a los servicios del país que lleva dos décadas dándote de comer, ya te puedes largar al tuyo. Los que somos de aquí no te echaremos de menos.
@@El-Mengu Quién coño te ha hablado aquí de aprecio o no? Qué tiene que ver que no me guste Renfe por sus políticas en los últimos 15/20 años con lo que es España como país? Ah y una cosa, a mi nadie me ha dado de comer, yo como gracias a mi trabajo, España no me regala nada!!
@@cesarantunes3816 Tienes razón, yo soy español y la verdad que Renfe últimamente hace cosas que no me gustan, aún así no digo que Renfe sea una mala compañía pero deberían mejorar en muchos aspectos. Saludos.
¿Cómo que quién coño ha hablado de aprecio? Debes estar ciego o te falta comprensión lectora. El tufo nacionalista de tu comentario ya lo dice todo, las cosas de España mal, las de Portugal bien; siendo algo completamente subjetivo y alejado de la realidad. No hay más que comparar el ferrocarril en ambos países para ver la motivación sectaria detrás de tu apreciación errónea. Si estuvieras mejor en otra parte que aquí no estarías aquí, así que de nada por darte de comer.
@@El-Mengu por favor... Qualquer pessoa entendeu que @César Antunes se referia aos serviços/políticas da Renfe.. Se ele não gostasse de Espanha, não estaria aí, certo? Deixa de ser pessoa maldosa.. Abraço
Parabéns pelo trabalho! Temos muito a ganhar com as remodelações, tanto know-how como na pegada ecológica. Ficou um espectáculo! Muito orgulho desta equipa!
@@fernandosantiagorodrigueze5532 se calhar querias que se mantivesse as cores da renfe não ??? Agora são CP companheiro se gostavam tanto delas porque as venderam ?? São boas carruagens e vão ser usadas em Portugal por mais uns anos ,devias ficar contente .
Felicidades a Portugal por ésto. Hay un dicho en España: "Empezó tirando y acabó recogiendo" y aquí hemos destrozado mucho material casi nuevo como si no hubiese mañana y fuéramos un país rico. O esplendor de Portugal!: Conozco vuestro himno, para mí el más hermoso.
Muitos parabéns pelos resultados! Espero que seja uma recuperação a todos os níveis, principalmente de imagem. Que a CP (juntamente com IP e afins), com a ajuda do governo, continue este caminho vitorioso e volte a ter a confiança dos utilizadores como teve no passado.
3 года назад
A questão é saber se não teria ficado mais barato comprar novo. É como nos carros, sai mais barato resgatar uma sucata ou comprar um novo, sendo que no caso de novo há sempre tecnologia a mais que não terás caso resgates a sucata? Não percebo nada de material ferroviário, fica apenas a dúvida.
@ Eu também não entendo muito (sou do BR e vivo em PT), mas costumo ler matérias e escutar o podcast "Sobre Carris" no Spotify. Dizem que a recuperação destas custa apenas uma fração do preço de carruagens novas. Além da economia ao Estado, o pessoal ganha muito com experiência em Guifões, pois se mantém ativo. Uma vez entrei num comboio modernizado e achei que era novo. Eles fazem um trabalho incrível. De qualquer modo, também está prevista a aquisição de material circulante novo.
@ Tirado do site portugal.gov.pt: "Trata-se de 51 carruagens com condições de conforto equivalentes ou superiores às usadas atualmente pela CP nos comboios Intercidades - compradas por 1,65 milhões de euros, o preço aproximado de duas carruagens novas - e que serão agora reabilitadas nas oficinas de Guifões. Desta forma, com um investimento substancialmente inferior, a CP conseguirá reforçar mais rapidamente o seu parque com carruagens mais modernas." «Depois de prontas, o investimento total será de sete a oito milhões euros, com carruagens que na sua maioria podem circular a 200 quilómetros por hora», explicou.
@@felipewozniak Então se a matemática não me falha, a contar com o custo de reparação adquiriram-se 51 carruagens pelo preço de ~5 novas? Wow que diferença! :O
Que saudades tenho daqueles tempos em que iam os revisores acompanhar os comboios demanhã e no fim da tarde lotados de trabalhadores para Guifoes era bom reparar no movimento daquelas instalaçoes. Um dia vou matar as saudades
Muito orgulho em ver que o País, pobre, se toca e reutiliza, converte e reinventa. Deixemo-nos de vícios de Pais rico que não somos tão típico do Sul da Europa. Parabéns.
@@rodrigosisse915 inicialmente desde a Figueira da Foz, parando em Coimbra-B, até Valença no norte de Portugal. Podem depois ser expandidas para outras rotas também.
Tá, e depois os espanhóis metem-nos a apodrecer nas oficinas de lá, como fizeram no passado mês de março de 2020 com a desculpa do amianto e da pandemia!
A CP já estava a necessitar desta reestruturação à décadas. Falta ainda muito por fazer, falo exactamente na linha do Minho, existe pouca oferta de comboios regionais que façam Valença a Viana do Castelo. (Nem que comprasse as pequenas Alstom para completar as horas que não passa 1 comboio)
Há 24 comboios entre Valença e Viana do Castelo diariamente, 12 idas e 12 voltas. Mesmo no Intercidades, o bilhete continua a ser apenas 4.75 em segunda classe, só 10 cêntimos mais caro que um Regional.
@@diogorodrigues747 Es muy caro deshacerse del amianto, quizás no merecía la pena. He visto que los primeros se fabricaron en 1999, no son excesivamente antiguos.
@@diogorodrigues747 Acabo de ver que los coches tipo Arco realmente son las series 9000 y 10000 de Renfe fabricados entre 1981 y 1989 que algunos de ellos (no todos) en 1999 Renfe reformó...pero se trata realmente de coches más antiguos de lo que pensábamos. Portugal no solo ha adquirido Arcos, también 9.000 y 10.000.
Provisórios de onde?! São comboios de 15 anos, alguns com poucos quilómetros rodados (e mesmo os que tinham mais quilómetros ainda tinham meia-vida por diante) e agora totalmente renovados.
Provisórios nada! São carruagens modernas, topo de gama, climatizadas, com portas automáticas, v.max de 200km/h, e muito melhor que qualquer material Português atualmente. Vão ficar aqui nos trilhos Portugueses por pelo menos mais 15 anos, quiçá até 20 ou mais... Uma revisão desta profundidade dar-lhes-á no mínimo 15 anos de vida útil.
Ecopista por favor não. Podiam era por lá de volta os carris e fazer circular automotoras modernizadas. Agora andar aqui a "brincar às bicicletas" com dinheiro que podia ser investido em comboios, isso não. Além disso, a linha Livração-Amarante já não poderia ser reaberta muito barata, nem como ecopista, uma vez que uma parcela considerável de terreno é propriedade da empresa que gere o Parque Aquático de Amarante. No geral esta linha nem devia de ter sido fechada, uma vez que fazia uma importante interface com a estação de Livração, numa linha que hoje em dia recebe comboios suburbanos com grande frequência entre Marco de Canaveses e Porto São Bento. Abrir a linha estreita novamente? Isso sim, era obra. Agora mais ecopistas? Não obrigado.
@@sergiofreitas9368 Ecopistas juntamente com bicicletas elétricas podem ser uma excelente alternativa de transporte. Não precisa de ser uma escolha entre Ecopistas ou linhas de comboio, podem existir ambas.
@@PureAlbania concordo quando se trata de construção de ciclovias, mas falamos de uma ecopista, que é aproveitar um traçado perfeito para um comboio, e desperdiçar numa bicicleta. E vamos ser honestos, a única gente que utiliza a ecopista do Tâmega é por lazer, ninguém vê ecopistas como um modelo de transporte válido, simplesmente porque é muita distância para ser eficaz
@@jnutsart9068 diria que sim. Estas carruagens foram fortemente remodeladas/refeitas entre 2002 e 2005, portanto estamos a falar de material com sensivelmente 20 anos, nada mau comparado às Sorefames que cá temos dos anos 60 e 70, que ainda andam por aí a fazer Intercidades. Com esta R1 profunda, diria que as Arco vão ficar com mais pelo menos 15-20 anos de vida, que preenche a lacuna no tempo de entrega de novo material circulante perfeitamente. Quem equacionou a compra destas carruagens certamente não foi burro...
Epa, eu aprecio bastante o trabalho que foi feito pelos nossos trabalhadores da área, excelente!! Mas agora expliquem-me por favor como é que é bom negócio comprar sucata podre, ter que refazer quase tudo (mão de obra) e aplicar materiais novos (que custam dinheiro) e tal façanha é motivo de regozijo para o "génio" PNS? Gostava de saber o saldo final, honestamente.
@@zuuks9519, sim, e supostamente esse valor inclui o valor da aquisição e restauro. Aí é que está, eu tbm ouvi esses números, acreditar neles é outro assunto! É o que é, sei que são os números divulgados, tenho o direito de desconfiar.
@@forcanisso1639 , o primeiro ponto é que nao disse que ficou mais caro, mas também não é novo! Segundo ponto é que alegam a vantagem na questão dos prazos de entrega que também uma vantagem que reconheço. Outro ponto que parabenizo é a reabertura das oficinas. Agora quanto ao "nem faz sentido desconfiar" a minha resposta é: AH AH AH AH AH!!! Não vale a pena desconfiar de quem? Do PNS da TAP e do governo??? Só pode ser para rir essa!
@@-SoFazesSeQuiseres- 2 empresas nacionalizadas, 1 a vender e outra a comprar, qual é a desconfiança? Isto é reacionarismo básico. Que caralho de negócio tens a desconfiar? Literalmente um dos melhores negócios feitos, carruagens boas por nem 3 dezenas de milhar cada. E falas deste governo e do PNS como se fossem particularmente de desconfiança quando nos ultmos 40 anos são o governo mais confiavel.
E sabem o porquê de eu estar..a dizer isto? Porque sei muita coisa sobre esses "funcionários da CP" EMEF e por aí fora incluindo "entusiastas ferroviários" sei vários "segredos bastante cabeludos" sobre "essas pessoas" que "envolve" a Estação Ferroviária do Setil e toda a sua área envolvente..
Que vergüenza que tengamos que verderlos los coches arcos cara vez ne indignado la venta de estos trenes a nuestros vecinos de portugal yooooo cara vez me indigna mas sobrela venta de trenes y cara vez comvecional de españa mas abandonada por el derroche dineral ha hecho Renfe políticos colectivos y empresarios cara vez son los culpables de cargarse el tren comvecional 😠😠😠😠😠😠😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡🚆🚆🚆🚆🚆🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈 (No al derroche ferroviario en España y no al cierre de lineas)
@@diogorodrigues747 vi num video da cp que outras vao ser recuperadas para ajudar nesses 5 anos, pode ser k ajude (desconheco, nunca usei o servico na linha de sintra)
@@diogorodrigues747 5 anos é otimista... O prazo de entrega prometido foi "até 2030, com início em 2026", agora não vai ser pechincha nenhuma comprar mais de 100 automotoras assim de uma vez só.
Aquele negócio super bom do Srº Ministro. Precisamos é de máquinas novas e não de sucata para recuperar. Precisamos de material competitivo e de uma linha igualmente rápida. Pena ninguém pensar assim. Triste hoje, ainda demorar quase 3 horas para fazer Porto-Lisboa sem contar com os atrasos constantes.
1° - Não era sucata, era material relativamente novo de entre 15 a 20 anos e que, se não fosse o aproveitamento da CP, estaria a apoderecer nas oficinas da Adif em Espanha; 2° - Isto é o mesmo que faz a Suíça, esse país pobre que tem uma rede ferroviária semelhante à da África Subsariana; 3° - O projeto da linha Lisboa-Porto deverá avançar já nos próximos 3 anos, portanto há que saber esperar mais um bocadinho; 4° - Atrasos constantes onde? Deve ser coincidência, pois em todos os vídeos que vejo quase sempre falam que os comboios andam no tempo previsto...
Provavelmente não irão fazer serviço IN (Celta) apenas IR até Valença, devido à fronteira elétrica e o facto de a CP não possuir nenhuma locomotiva capaz de 3kV DC.
Continue a comprar material novo? Quando os Arcos foram requalificados em 2001 tinham já uns 20 anos... Se não sabes do que falas, mais vale estares calado!
Bom, numa terra de Corails, Sorefames e Schindlers, acho que "Arcos" não assenta nada mau. Que fiquem com o nome Espanhol para nos lembrar da sua origem transfronteiriça.
E continuam a espalhar a bosta desta ideia! A sério que comboios de 15 anos, com velocidade máxima de 200 km/h e uma vida inteira por diante são velharia e sucata? Só se for em Portugal, ou melhor, segundo a opinião dos "especialistas" zés que andam por aí...
Pois foi uma pena a CP não ter tomado em conta a sua opinião tão conceituada ! O que tinha sido mesmo bom era continuar tudo na mesma ,alugar automotoras velhas e malcheirosas a Espanha e deixar as nossas carruagens e locomotivas todas paradas a enferrujar no entroncamento ,estas 50 carruagens arco ficaram pelo preço de apenas uma nova !! Foi um péssimo negócio , dar trabalho a estes operários todos ,pois foi !
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Algumas observações: não insultei, não trocei do filme (que acho muito bom)., não trocei dos operários que fizeram o trabalho. Sei do que falo, tenho 30 anos de trabalho em manutenção de equipamento semelhante a este em oficinas com tecnologia igual ou superior.Tenho formação académica em manutenção. Se quiser troçar ou insultar procure alguém que esteja ao seu nivel.
@@fernandos8856 e afinal qual é o meu nível ?????? Em que parte é que se sente insultado ?? Você pode ter opinião e eu ?? Já não lhe dá jeito ! Porque será que eu não acredito numa palavra do que diz ?? Se realmente soubesse do que fala ,sabia que após uma revisão dessa natureza os equipamentos ficam quase como novos , quando um veículo é registo dessa forma a intenção é essa mesmo deixar tudo como quase novo talvez a 95 % elas ( as carruagens vão falar por si ) daqui a uns anos vamos ver elas a circular sem problemas ! Desculpe se o ofendi com a verdade , da próxima vez prometo não me calar !
Para que querem material novo nos hospitais se os médicos e enfermeiros estão sempre de greve?! Pera que querem livros novos nas escolas se os professores estão sempre de greve?! E etc etc. Consegues ver a estupidez destes comentários? Então é porque também consegues ver a estupidez do teu!
@@arsgoetia-equipstravelsworld não necessariamente... São efetuadas pela EMEF, que, recorde-se, é uma empresa que faz parte do Grupo CP, logo é empresa pública. Este estigma de "empresa pública não serve pra nada" tem mesmo que mudar, tal como disse o PNS.
Colocarem videos no RUclips em slow motion não vai salvar a empresa. Concordo com o melhoramento do serviço, especialmente no serviço regional. Contudo a CP é uma empresa que sobrevive à custa da linha Lisboa-Porto, Lisboa-Sintra, Lisboa-Cascais e Porto-Braga. Todas as outras dão prejuízo. Onde está a ferrovia de alta velocidade com ligação a Europa? Onde está a ferrovia de lazer (Tua e companhia?) Porque razão não posso ir de Lisboa a Paris de comboio? E quem diz Paris diz Londres, Madrid, Milão, Amesterdão, Bruxelas, etc etc etc. Sem uma ligação digna à Europa de alta velocidade (400kmh) não vamos lá.
*400kmh* Só por dizeres isto perdeste completamente a credibilidade. Se nem em Espanha a alta velocidade chega a essa velocidade, como queres ter uma ligação à Europa com essa velocidade? Ainda assim, vou responder ao resto: *Contudo a CP é uma empresa que sobrevive à custa da linha Lisboa-Porto, Lisboa-Sintra, Lisboa-Cascais e Porto-Braga* Errado... *Onde está a ferrovia de alta velocidade com ligação a Europa? * Évora-Caia está em construção, Lisboa-Porto e Porto-Vigo serão construídas no PNI2030 e Lisboa-Évora avançará nesta década também se o Mundial de 2030 se realizar em Portugal e Espanha. *Onde está a ferrovia de lazer (Tua e companhia?)* Problemas relacionados com a empresa que deveria gerir tais comboios (que não é a CP, mas sim a DouroAzul)... *Porque razão não posso ir de Lisboa a Paris de comboio? E quem diz Paris diz Londres, Madrid, Milão, Amesterdão, Bruxelas* Por uma razão muito simples e que qualquer pessoa que segue a ferrovia sabe: bitola.
@@diogorodrigues747 Perdi a credibilidade. Muito bem. Primeiro ponto: o HS2 alta velocidade no Reino Unido será feita a 400kmh (pelo menos assim é anunciado. Se mentem não tenho culpa); Segundo ponto: A CP sobrevive das ditas linhas: errado. Mas não explica porque estou errado. LOL! Terceiro ponto: A alta velocidade em Portugal está a ser construída: ouve se isso a anos. Avanços reais, muito poucos ou nenhuns. Está dentro do prazo da obra? Vai derrapar no orçamento? Evora-Caia em construção? Boa assim as gentes de Évora já podem viajar a alta velocidade........ Lisboa Évora avançará SE o mundial for em Portugal e Espanha. SE. Por último a bitola: o comboio deve ser visto cada vez mais como um concorrente do avião poluidor. Querem alcançar metas de emissões de carbono? O comboio irá ajudar certamente. O dinheiro que se irá gastar num novo aeroporto usem no para acelerar o investimento na bitola de alta velocidade dado que a maior parte do trafego que aterra no aeroporto é proveniente da União Europeia e podia ser facilmente alterado para a ferrovia. Melhores cumprimentos
@@delgas666 - Portugal não tem ligação direta à rede inglesa, mas sim à espanhola, e em Espanha nenhum comboio vai a 400 km/h. - Se só sobrevive das ditas linhas, então por que raio estes comboios vão para a do Minho? Acho que a razão é óbvia: pensa lá um pouco... - O comboio deve ser visto como alternativa ao avião? Se calhar sim, mas ainda não é...
@@diogorodrigues747 Obviamente Portugal não tem acesso à rede britânica nem eu estaria a pedir isso. Só estava a enfatizar que É POSSÍVEL construir um projecto de alta velocidade a 400kmh. 350kmh já seria aceitável. Não se esqueça que Portugal estando (literalmente) no fim da Europa seria importante viajar o quão mais rápido possível. Eu disse que a CP "sobrevive" e este sobrevive seria económico. Veja se: existe também a Linha do Leste (Entroncamento-Elvas). Com 2 combios diários e movidos a diesel é difícil perceber a rentabilidade económica. Nem todas as linhas são viáveis. Só porque o serviço existe não prova a sua rentabilidade. E sim como digo (para mim) a única solução de salvar a ferrovia no longo prazo é a capacidade de nos integrarmos verdadeiramente na Europa, inibindo cada vez mais o avião para curto curso. Como aliás já está a ser feito em França.
@Alizera bom... A máquina de vapor utilizada na linha do Douro para fazer o Histórico tem uma caldeira moderna a gasóleo que foi adaptada, em vez da antiga caldeira a carvão, portanto isso não deve ser problema. O grande problema é mesmo a falta de máquinas a vapor e carruagens históricas ainda preservadas e em condições de marcha de passageiros. Com algum investimento acho que se podia recriar um comboio histórico Porto-Lisboa, utilizando uma antiga locomotiva e as velhas carruagens que utilizavam para fazer o antigo Expresso. Acho que isso seria um fenómeno imenso para o turismo, e quando um Alfa faz Porto-Lisboa em menos de 3 horas, ter um comboio a vapor, histórico, com um bom restaurante a bordo, que faça a viagem em 15 horas (o que demorava antigamente), dia a noite, acho que iria vender muitos bilhetes.
Antigamente também não tiveste o aumento de passageiros brutal que houve entre 2013 e 2019... Aliás, a CP durante três décadas até teve uma diminuição brutal ao nível dos passageiros, tanto que no pico da crise financeira de 2008-2010 chegou a ter menos de 32.000 passageiros diários, um número bem baixo no contexto europeu. Devido a esta falta de procura, houve comboios que foram vendidos a países como a Argentina ou a Suíça e outros que simplesmente ficaram a apodrecer nas oficinas abandonadas no período da Troika. A SOREFAME também fechou em grande parte por causa dessa mesma falta de procura, sendo que deixou de ser viável ter uma fábrica em Portugal... A realidade é que ninguém esperava um aumento de passageiros desta magnitude em tão poucos anos e era preciso material circulante o mais rapidamente possível. Sejamos sinceros, isto foi bem barato (e não, não foi sucata nenhuma, até porque algumas das carruagens nem meia vida tinham sequer) e foi rápido - o fabrico duma carruagens levaria meses a decorrer, e a empresa não tem esse tempo!
@@zuuks9519 A maior parte destes perfis diz sempre a mesma coisa. Dá a ideia que as pessoas que estão por detrás deles foram compradas para dizer as bacoradas com aproveitamento político... Também conhecido por CHEGA!
E que tal pensar um pouco? Reparar velho por uma tuta e meia, usar durante uma década e vender depois a outros países mais pobres, é um bom investimento não é? Sabe que o matéria prima nova relacionada com o metal está a custar neste momento mais do dobro do que custava há 5 anos?
@@zuuks9519 Ho Como a Trenitalia, una das maiores empresas ferrovirias europeias, que reconverte e moderniza a quase toralidade do seu parque maquinas, incluindo vagoēs e locomotivas de alta velocidade. Hoje modernamente bem chamado de economia circolar
Então, cada carruagem destas, com o valor da compra mais o da restauração, fica cerca de 170.000€. Uma carruagem destas nova em folha custa mais de 1 milhão de euros e dizes que arranjas comboios novos 😂 só se comprares um pack de expansão no Train Simulator por 20€ e aí para além dos comboios novos, ainda ficas com as Infraestruturas e tudo...
Buen trabajo para los ingenieros y trabajadores de Comboios de Portugal por reparar y remodelar los antiguos trenes Arco de Renfe. Felicidades!!!!
Mandem para cá os vossos que a gente (já) não sabe fazer novos (SOREFAME). Agora é só arranjar: "O velho vira novo!"
vamos lá CP, siga reconstruir, siga modernizar!
É a CP. Isso é uma contradição. Isto são, literalmente, comboios velhos, que a companhia espanhola não conseguia tirar mais uso deles.
@@Duck-wc9de *Isto são, literalmente, comboios velhos, que a companhia espanhola não conseguia tirar mais uso deles.*
Não são velhos, têm 15 anos, e não foram retirados porque a companhia não conseguia usá-los, foram retirados por desculpas políticas (até porque os serviços nos que estes comboios operavam eram rentáveis)...
@@diogorodrigues747 ah, é bom saber, pelo menos não é tão mau quanto pensava
A questão é saber se não teria ficado mais barato comprar novo. É como nos carros, sai mais barato resgatar uma sucata ou comprar um novo, sendo que no caso de novo há sempre tecnologia a mais que não terás caso resgates a sucata? Não percebo nada de material ferroviário, fica apenas a dúvida.
@ e isso de comprar novo é só ir ao stand de comboios novos..ou ia demorar mais 4 ou 5 anos fica a dúvida...ou melhor ainda e um mix de reconversão de comboios usados e comboios novos...
Que buen trabajo chicos!! Desde España admiración y respeto por Portugal y os Portugueses
Saludos desde España, me alegro que en algún lugar se aprecie el material convencional!
Acredito que sim!
Felicidades CP. Por saber aprovechar lo que “otros” no han sabido utilizar. Gracias por mantener vivo un material que aquí en Españas sería pasto del desguace.
España. Sin la “s” del final
Que excelente trabalho!!!!! Parabéns CP, ferroviários e administração! Que orgulho ver estas carruagens modernizadas e aptas a 200km/h.
Nesta década devemos apostar tudo na ferrovia como em décadas anteriores fizemos na rodovia . Parabéns CP !
Vivo em Espanha há 18 anos e é caso para dizer uma vez mais :
CHUPA RENFE !!
Parabéns CP , Parabéns Guifões
Pues si es ese el aprecio que le tienes a los servicios del país que lleva dos décadas dándote de comer, ya te puedes largar al tuyo. Los que somos de aquí no te echaremos de menos.
@@El-Mengu
Quién coño te ha hablado aquí de aprecio o no? Qué tiene que ver que no me guste Renfe por sus políticas en los últimos 15/20 años con lo que es España como país?
Ah y una cosa, a mi nadie me ha dado de comer, yo como gracias a mi trabajo, España no me regala nada!!
@@cesarantunes3816 Tienes razón, yo soy español y la verdad que Renfe últimamente hace cosas que no me gustan, aún así no digo que Renfe sea una mala compañía pero deberían mejorar en muchos aspectos. Saludos.
¿Cómo que quién coño ha hablado de aprecio? Debes estar ciego o te falta comprensión lectora. El tufo nacionalista de tu comentario ya lo dice todo, las cosas de España mal, las de Portugal bien; siendo algo completamente subjetivo y alejado de la realidad. No hay más que comparar el ferrocarril en ambos países para ver la motivación sectaria detrás de tu apreciación errónea. Si estuvieras mejor en otra parte que aquí no estarías aquí, así que de nada por darte de comer.
@@El-Mengu por favor... Qualquer pessoa entendeu que @César Antunes se referia aos serviços/políticas da Renfe..
Se ele não gostasse de Espanha, não estaria aí, certo?
Deixa de ser pessoa maldosa..
Abraço
Parabéns pelo trabalho! Temos muito a ganhar com as remodelações, tanto know-how como na pegada ecológica. Ficou um espectáculo! Muito orgulho desta equipa!
Enhorabuena ¡Qué alegría por el buen trabajo!
Maravilloso, mis felicitaciones a los que han relizado este gran trabajo.
Gracias CP por hacer cosas que aquí en España no hace Renfe.
Muy buen trabajo!!! gracias por darles el mantenimiento y el cuidado que aquí no pudimos darle
La puntilla sería usarlos para un diurno-intercidades internacional Portugal-España... 🤣🤣...tommaaaa renfeee!
¡ Enhorabuena !
Larga vida a esos ex Renfe ARCO
Mucho más bonitos que cuando los tenía Renfe
estao lindas essa carruagens arco.excelente trabalho cp
Parabéns aos trabalhadores que conseguiram resgatar uma sucata em algo operacional.
Que orgulho imenso desta gente toda , orgulho de ser português ,parabéns CP comboios de Portugal
Con material español
@@fernandosantiagorodrigueze5532 español ??? Agora é português foi comprado ! Vocês o venderam .
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 si, pero siempre serán los Arco de Renfe
@@fernandosantiagorodrigueze5532 sí claro los ex renfe.
@@fernandosantiagorodrigueze5532 se calhar querias que se mantivesse as cores da renfe não ??? Agora são CP companheiro se gostavam tanto delas porque as venderam ?? São boas carruagens e vão ser usadas em Portugal por mais uns anos ,devias ficar contente .
Exelente trabalho, muito bem, um hajam ao pessoal das oficinas de Guifões.
Menos mal que alguien con cabeza los ha puesto otra vez en marcha, aquí solo piensan en supositorios
Yo pienso en trenes pero si te va más el tema anal, cada uno con sus filias…
@@tinacofactory ya salió el estupido orgullo ejpañol
No claro, es mejor la estúpida arrogancia paranoica purtuguesh.
Lindo de vê o capricho e o amor dedicados ❤️
Excelente trabalho.
Parabéns... Belo trabalho...
Felicidades a Portugal por ésto.
Hay un dicho en España: "Empezó tirando y acabó recogiendo" y aquí hemos destrozado mucho material casi nuevo como si no hubiese mañana y fuéramos un país rico.
O esplendor de Portugal!: Conozco vuestro himno, para mí el más hermoso.
Muito bom, este é o caminho
Os meus sinceros parabéns e muita força e coragem à CP Comboios de Portugal..
Sim senhor parabéns 🤠 temos muitos bons profissionais nada de compra e fora dar trabalho aos nossos parabéns 🤠🇵🇹
Muitos parabéns pelos resultados! Espero que seja uma recuperação a todos os níveis, principalmente de imagem. Que a CP (juntamente com IP e afins), com a ajuda do governo, continue este caminho vitorioso e volte a ter a confiança dos utilizadores como teve no passado.
A questão é saber se não teria ficado mais barato comprar novo. É como nos carros, sai mais barato resgatar uma sucata ou comprar um novo, sendo que no caso de novo há sempre tecnologia a mais que não terás caso resgates a sucata? Não percebo nada de material ferroviário, fica apenas a dúvida.
@ Eu também não entendo muito (sou do BR e vivo em PT), mas costumo ler matérias e escutar o podcast "Sobre Carris" no Spotify. Dizem que a recuperação destas custa apenas uma fração do preço de carruagens novas. Além da economia ao Estado, o pessoal ganha muito com experiência em Guifões, pois se mantém ativo. Uma vez entrei num comboio modernizado e achei que era novo. Eles fazem um trabalho incrível. De qualquer modo, também está prevista a aquisição de material circulante novo.
@ Tirado do site portugal.gov.pt:
"Trata-se de 51 carruagens com condições de conforto equivalentes ou superiores às usadas atualmente pela CP nos comboios Intercidades - compradas por 1,65 milhões de euros, o preço aproximado de duas carruagens novas - e que serão agora reabilitadas nas oficinas de Guifões. Desta forma, com um investimento substancialmente inferior, a CP conseguirá reforçar mais rapidamente o seu parque com carruagens mais modernas."
«Depois de prontas, o investimento total será de sete a oito milhões euros, com carruagens que na sua maioria podem circular a 200 quilómetros por hora», explicou.
@@felipewozniak Então se a matemática não me falha, a contar com o custo de reparação adquiriram-se 51 carruagens pelo preço de ~5 novas?
Wow que diferença! :O
Bom video excelente parabéns
¿Valla a si que Renfe os han vendido sus antiguos trenes eh? Han quedado como si fueran nuevos. Buen trabajo.
Força cp precisamos dos comboios para viajar 😄
Parabéns CP, uma maravilha de trabalho. Vamos lá 👌🏻
Que saudades tenho daqueles tempos em que iam os revisores acompanhar os comboios demanhã e no fim da tarde lotados de trabalhadores para Guifoes era bom reparar no movimento daquelas instalaçoes. Um dia vou matar as saudades
Parabéns pelo excelente trabalho. Somos um grande país.
Muito, muito obrigados
Belo trabalho parabéns à cp ficaram lindas
Parabéns 🎈🍾🎉
Muito orgulho em ver que o País, pobre, se toca e reutiliza, converte e reinventa. Deixemo-nos de vícios de Pais rico que não somos tão típico do Sul da Europa. Parabéns.
O pior é que países ricos também reconvertem material velho...
Excelente vídeo
Quando é que vão começar a circular?
A informação oficial aponta para Setembro.
Setembro, o mês de agosto vai ser reservado para testes estáticos e dinâmicos.
Ok obrigado
Vão parar em Coimbra, Aveiro,Porto, Lisboa?
@@rodrigosisse915 inicialmente desde a Figueira da Foz, parando em Coimbra-B, até Valença no norte de Portugal.
Podem depois ser expandidas para outras rotas também.
Venham mais!
Bravo!
FINALMENTE O MINISTRO PEDRO MASERATI ESTÁ DE PARABÉNS.
Está incrível
É agora a vendê-los aos espanhóis como novos isso é que era negócio. :)
Tá, e depois os espanhóis metem-nos a apodrecer nas oficinas de lá, como fizeram no passado mês de março de 2020 com a desculpa do amianto e da pandemia!
Os Espanhóis estão anos a luz no que toca à linha ferroviária!
@@JAMESFERNANDEZ tretas.
@@JAMESFERNANDEZ Os espanhóis estão a anos-luz em quê? Tirando a Alta Velocidade, Espanha tem uma rede ferroviária incrivelmente fraca...
@@diogorodrigues747 Fraca!? lol A questão é que o AVE chega a quase todo o país! E em Junho já entrou em operação o AVE low cost.
Enhorabuena los portugueses compraran este material.
Genial. Un trabajo excepcional. Parabens!
A CP já estava a necessitar desta reestruturação à décadas.
Falta ainda muito por fazer, falo exactamente na linha do Minho, existe pouca oferta de comboios regionais que façam Valença a Viana do Castelo. (Nem que comprasse as pequenas Alstom para completar as horas que não passa 1 comboio)
Há 24 comboios entre Valença e Viana do Castelo diariamente, 12 idas e 12 voltas.
Mesmo no Intercidades, o bilhete continua a ser apenas 4.75 em segunda classe, só 10 cêntimos mais caro que um Regional.
👏👏👏👏👏
Realmente sale más barato reacondicionar trenes antiguos españoles que fabricar nuevos?
Pero ellos no eran antiguos. Renfe los abandonó en el inicio de la pandemia con la escusa del amianto... :(
@@diogorodrigues747 Es muy caro deshacerse del amianto, quizás no merecía la pena. He visto que los primeros se fabricaron en 1999, no son excesivamente antiguos.
@@brx86 Pues, lo que es cierto es qué Portugal lo hizo muy bien y con menos dinero qué lo que sería gasto en coches nuevos.
@@diogorodrigues747 Acabo de ver que los coches tipo Arco realmente son las series 9000 y 10000 de Renfe fabricados entre 1981 y 1989 que algunos de ellos (no todos) en 1999 Renfe reformó...pero se trata realmente de coches más antiguos de lo que pensábamos. Portugal no solo ha adquirido Arcos, también 9.000 y 10.000.
@@brx86 Sai mais MUITO mais barato restaurar estes comboios e ainda dinamiza a industria nacional e cria postos de trabalho, é uma ideia genial
Por agora estam bonitas ,quando os estragam paredes chegarem vamos ver como ficam,p+or agora andam em Vila Nova de Mil Fontes
A pergunta maior, é que vão ser provisórios por quanto tempo.
Provisórios de onde?! São comboios de 15 anos, alguns com poucos quilómetros rodados (e mesmo os que tinham mais quilómetros ainda tinham meia-vida por diante) e agora totalmente renovados.
Provisórios nada! São carruagens modernas, topo de gama, climatizadas, com portas automáticas, v.max de 200km/h, e muito melhor que qualquer material Português atualmente.
Vão ficar aqui nos trilhos Portugueses por pelo menos mais 15 anos, quiçá até 20 ou mais...
Uma revisão desta profundidade dar-lhes-á no mínimo 15 anos de vida útil.
muito linda
Quando começam a rolar? Alguém sabe?
Setembro.
A linha do Alfa pendular Lisboa Algarve já precisava de um update...
Em termos de linha é parte da IP
Para que linhas vão servir, alguém sabe?
Minho, essencialmente.
Poderiam abrir as linhas antigas como a de amarante para livração e fazer daquilo uma ecopista
Ecopista por favor não.
Podiam era por lá de volta os carris e fazer circular automotoras modernizadas. Agora andar aqui a "brincar às bicicletas" com dinheiro que podia ser investido em comboios, isso não.
Além disso, a linha Livração-Amarante já não poderia ser reaberta muito barata, nem como ecopista, uma vez que uma parcela considerável de terreno é propriedade da empresa que gere o Parque Aquático de Amarante.
No geral esta linha nem devia de ter sido fechada, uma vez que fazia uma importante interface com a estação de Livração, numa linha que hoje em dia recebe comboios suburbanos com grande frequência entre Marco de Canaveses e Porto São Bento.
Abrir a linha estreita novamente? Isso sim, era obra.
Agora mais ecopistas? Não obrigado.
@@sergiofreitas9368 Ecopistas juntamente com bicicletas elétricas podem ser uma excelente alternativa de transporte.
Não precisa de ser uma escolha entre Ecopistas ou linhas de comboio, podem existir ambas.
@@PureAlbania concordo quando se trata de construção de ciclovias, mas falamos de uma ecopista, que é aproveitar um traçado perfeito para um comboio, e desperdiçar numa bicicleta.
E vamos ser honestos, a única gente que utiliza a ecopista do Tâmega é por lazer, ninguém vê ecopistas como um modelo de transporte válido, simplesmente porque é muita distância para ser eficaz
agora so o tempo vai dizer quanto tempo dura.
Há-de durar bastante tempo...
@@diogorodrigues747 depende.... ja vi mt chapa restaurada. Mas aki nao vale apena andar as turras....só o tempo dirá. Mas espero k dure
@@jnutsart9068 diria que sim. Estas carruagens foram fortemente remodeladas/refeitas entre 2002 e 2005, portanto estamos a falar de material com sensivelmente 20 anos, nada mau comparado às Sorefames que cá temos dos anos 60 e 70, que ainda andam por aí a fazer Intercidades.
Com esta R1 profunda, diria que as Arco vão ficar com mais pelo menos 15-20 anos de vida, que preenche a lacuna no tempo de entrega de novo material circulante perfeitamente.
Quem equacionou a compra destas carruagens certamente não foi burro...
Oooooooh
Este material vai circular em que zona? A linha oeste ja precisava de comboios que nao avariassem todas as viagens
Estas carruagens irão andar pela linha do Minho numa primeira fase
Epa, eu aprecio bastante o trabalho que foi feito pelos nossos trabalhadores da área, excelente!!
Mas agora expliquem-me por favor como é que é bom negócio comprar sucata podre, ter que refazer quase tudo (mão de obra) e aplicar materiais novos (que custam dinheiro) e tal façanha é motivo de regozijo para o "génio" PNS? Gostava de saber o saldo final, honestamente.
Uma carruagem restaurada, custa 180 mil euros, uma nova, custa mais de um milhão de euros. Dá para entender?
@@zuuks9519, sim, e supostamente esse valor inclui o valor da aquisição e restauro.
Aí é que está, eu tbm ouvi esses números, acreditar neles é outro assunto! É o que é, sei que são os números divulgados, tenho o direito de desconfiar.
@@-SoFazesSeQuiseres- mas nem faz sentido esse desconfiar, nunca seriam compradas se fosse mais caro.
@@forcanisso1639 , o primeiro ponto é que nao disse que ficou mais caro, mas também não é novo! Segundo ponto é que alegam a vantagem na questão dos prazos de entrega que também uma vantagem que reconheço. Outro ponto que parabenizo é a reabertura das oficinas.
Agora quanto ao "nem faz sentido desconfiar" a minha resposta é: AH AH AH AH AH!!! Não vale a pena desconfiar de quem? Do PNS da TAP e do governo??? Só pode ser para rir essa!
@@-SoFazesSeQuiseres- 2 empresas nacionalizadas, 1 a vender e outra a comprar, qual é a desconfiança? Isto é reacionarismo básico. Que caralho de negócio tens a desconfiar? Literalmente um dos melhores negócios feitos, carruagens boas por nem 3 dezenas de milhar cada. E falas deste governo e do PNS como se fossem particularmente de desconfiança quando nos ultmos 40 anos são o governo mais confiavel.
E sabem o porquê de eu estar..a dizer isto? Porque sei muita coisa sobre esses "funcionários da CP" EMEF e por aí fora incluindo "entusiastas ferroviários" sei vários "segredos bastante cabeludos" sobre "essas pessoas" que "envolve" a Estação Ferroviária do Setil e toda a sua área envolvente..
Que vergüenza que tengamos que verderlos los coches arcos cara vez ne indignado la venta de estos trenes a nuestros vecinos de portugal yooooo cara vez me indigna mas sobrela venta de trenes y cara vez comvecional de españa mas abandonada por el derroche dineral ha hecho Renfe políticos colectivos y empresarios cara vez son los culpables de cargarse el tren comvecional 😠😠😠😠😠😠😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡🚆🚆🚆🚆🚆🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈🚈 (No al derroche ferroviario en España y no al cierre de lineas)
Isto agora é só perfis cheganos ou quê? Fora daqui, xô!
Viva a sucata!!
Sucata onde? Agora já não é sucata e têm uma vida inteira pela frente...
De certeza que não deve ser pra linha de Sintra essas carruagens! Mas também pra quê? Pra depois destruirem a escumalha? Não vale a pena né!
Para o norte para suprimir a inexistencia actual. Para sintra foi anunciado a encomenda faz 1 semana, se se concretiza ja e outra coisa.
@@sonecaii8306 ah ok não sabia, vamos lá ver se pra linha de Sintra também há comboios novos ! Mas duvido sinceramente! Mas obrigado pela informação!
@@pedro_vaz_official Já foram compradas carruagens para a Linha de Sintra, mas demoram para cá chegar. No mínimo uns 5 anos...
@@diogorodrigues747 vi num video da cp que outras vao ser recuperadas para ajudar nesses 5 anos, pode ser k ajude (desconheco, nunca usei o servico na linha de sintra)
@@diogorodrigues747 5 anos é otimista... O prazo de entrega prometido foi "até 2030, com início em 2026", agora não vai ser pechincha nenhuma comprar mais de 100 automotoras assim de uma vez só.
Aquele negócio super bom do Srº Ministro. Precisamos é de máquinas novas e não de sucata para recuperar. Precisamos de material competitivo e de uma linha igualmente rápida. Pena ninguém pensar assim. Triste hoje, ainda demorar quase 3 horas para fazer Porto-Lisboa sem contar com os atrasos constantes.
Não se preocupe que em menos de uma década vai fazer Porto Lisboa em uma hora...vejo que não anda atento às notícias.....
@@carlosgeraldes2296 notícias não servem propósitos nem décadas objectivos..
1° - Não era sucata, era material relativamente novo de entre 15 a 20 anos e que, se não fosse o aproveitamento da CP, estaria a apoderecer nas oficinas da Adif em Espanha;
2° - Isto é o mesmo que faz a Suíça, esse país pobre que tem uma rede ferroviária semelhante à da África Subsariana;
3° - O projeto da linha Lisboa-Porto deverá avançar já nos próximos 3 anos, portanto há que saber esperar mais um bocadinho;
4° - Atrasos constantes onde? Deve ser coincidência, pois em todos os vídeos que vejo quase sempre falam que os comboios andam no tempo previsto...
@@diogorodrigues747 são reaças chorões que não gostam de ver coisas boas
Tem sempre a opção de ir a pé de Lisboa a Coimbra e depois a caminhar
Essas carruagens vao fazer it alem do ir
Fghbv
Provavelmente não irão fazer serviço IN (Celta) apenas IR até Valença, devido à fronteira elétrica e o facto de a CP não possuir nenhuma locomotiva capaz de 3kV DC.
Oxalá Espanha continue a comprar material novo para que daqui a 40 anos possam circular nas nossas linhas.
lol
Continue a comprar material novo? Quando os Arcos foram requalificados em 2001 tinham já uns 20 anos...
Se não sabes do que falas, mais vale estares calado!
@@diogorodrigues747 Com essa educação (ou falta dela) pode continuar a ver os comboios passarem.
@@drneves1 Sim, sim... ser educado com pessoas estúpidas que mal sabem do que falam é algo válido? Eu já estou farto desta gentinha...
@@diogorodrigues747 concordo. Por mim está arrumado.
O comboio precisa de um nome
Bom, numa terra de Corails, Sorefames e Schindlers, acho que "Arcos" não assenta nada mau. Que fiquem com o nome Espanhol para nos lembrar da sua origem transfronteiriça.
@Alizera não, vão ser para serviços Inter-Regional estas.
Gostamos de velharias & sucata...
E continuam a espalhar a bosta desta ideia! A sério que comboios de 15 anos, com velocidade máxima de 200 km/h e uma vida inteira por diante são velharia e sucata? Só se for em Portugal, ou melhor, segundo a opinião dos "especialistas" zés que andam por aí...
São sempre equipamentos com muito uso e de baixa fiabilidade
Estás muito enganado quando há reparação profunda tudo volta a ser novo eu tenho uma moto com 40 anos e não por nova.
Pois foi uma pena a CP não ter tomado em conta a sua opinião tão conceituada ! O que tinha sido mesmo bom era continuar tudo na mesma ,alugar automotoras velhas e malcheirosas a Espanha e deixar as nossas carruagens e locomotivas todas paradas a enferrujar no entroncamento ,estas 50 carruagens arco ficaram pelo preço de apenas uma nova !! Foi um péssimo negócio , dar trabalho a estes operários todos ,pois foi !
@@luistadeudecastrobarbosaem7708 Algumas observações: não insultei, não trocei do filme (que acho muito bom)., não trocei dos operários que fizeram o trabalho.
Sei do que falo, tenho 30 anos de trabalho em manutenção de equipamento semelhante a este em oficinas com tecnologia igual ou superior.Tenho formação académica em manutenção. Se quiser troçar ou insultar procure alguém que esteja ao seu nivel.
@@fernandos8856 e afinal qual é o meu nível ??????
Em que parte é que se sente insultado ?? Você pode ter opinião e eu ?? Já não lhe dá jeito !
Porque será que eu não acredito numa palavra do que diz ?? Se realmente soubesse do que fala ,sabia que após uma revisão dessa natureza os equipamentos ficam quase como novos , quando um veículo é registo dessa forma a intenção é essa mesmo deixar tudo como quase novo talvez a 95 % elas ( as carruagens vão falar por si ) daqui a uns anos vamos ver elas a circular sem problemas ! Desculpe se o ofendi com a verdade , da próxima vez prometo não me calar !
"Revisto "
Para que querem comboios novos se estão sempre em greve? 🤷♂️
Já ouviste falar da eletrificação da Linha do Minho?
Para que querem material novo nos hospitais se os médicos e enfermeiros estão sempre de greve?!
Pera que querem livros novos nas escolas se os professores estão sempre de greve?! E etc etc.
Consegues ver a estupidez destes comentários? Então é porque também consegues ver a estupidez do teu!
É só para passar tempo? A serio????🤔
O padrão retro das poltronas não é bonito e não joga com o exterior conseguido.
Se estivesse nas mãos do governo, não sairia nada, só atrasos!
A CP está nas mãos do governo e que eu saiba é uma empresa pública.
@@diogorodrigues747 A empresa pode ser pública, mas as extensões e modernizações são efetuadas por empresas privadas.
@@arsgoetia-equipstravelsworld Está certo.
@@arsgoetia-equipstravelsworld não necessariamente...
São efetuadas pela EMEF, que, recorde-se, é uma empresa que faz parte do Grupo CP, logo é empresa pública.
Este estigma de "empresa pública não serve pra nada" tem mesmo que mudar, tal como disse o PNS.
Parem de estourar o herario público
Estoirariam mais facilmente se comprassem comboios novos, já que este negócio dos Arcos foi uma pechincha...
Pára de chorar, todos aqui sabemos que tu queres é mamar dinheiro público e por isso choras quando é usado em coisas boas para todos.
Colocarem videos no RUclips em slow motion não vai salvar a empresa. Concordo com o melhoramento do serviço, especialmente no serviço regional.
Contudo a CP é uma empresa que sobrevive à custa da linha Lisboa-Porto, Lisboa-Sintra, Lisboa-Cascais e Porto-Braga.
Todas as outras dão prejuízo.
Onde está a ferrovia de alta velocidade com ligação a Europa?
Onde está a ferrovia de lazer (Tua e companhia?)
Porque razão não posso ir de Lisboa a Paris de comboio? E quem diz Paris diz Londres, Madrid, Milão, Amesterdão, Bruxelas, etc etc etc.
Sem uma ligação digna à Europa de alta velocidade (400kmh) não vamos lá.
*400kmh*
Só por dizeres isto perdeste completamente a credibilidade. Se nem em Espanha a alta velocidade chega a essa velocidade, como queres ter uma ligação à Europa com essa velocidade? Ainda assim, vou responder ao resto:
*Contudo a CP é uma empresa que sobrevive à custa da linha Lisboa-Porto, Lisboa-Sintra, Lisboa-Cascais e Porto-Braga*
Errado...
*Onde está a ferrovia de alta velocidade com ligação a Europa?
*
Évora-Caia está em construção, Lisboa-Porto e Porto-Vigo serão construídas no PNI2030 e Lisboa-Évora avançará nesta década também se o Mundial de 2030 se realizar em Portugal e Espanha.
*Onde está a ferrovia de lazer (Tua e companhia?)*
Problemas relacionados com a empresa que deveria gerir tais comboios (que não é a CP, mas sim a DouroAzul)...
*Porque razão não posso ir de Lisboa a Paris de comboio? E quem diz Paris diz Londres, Madrid, Milão, Amesterdão, Bruxelas*
Por uma razão muito simples e que qualquer pessoa que segue a ferrovia sabe: bitola.
@@diogorodrigues747 Perdi a credibilidade.
Muito bem.
Primeiro ponto: o HS2 alta velocidade no Reino Unido será feita a 400kmh (pelo menos assim é anunciado. Se mentem não tenho culpa);
Segundo ponto:
A CP sobrevive das ditas linhas: errado.
Mas não explica porque estou errado. LOL!
Terceiro ponto:
A alta velocidade em Portugal está a ser construída: ouve se isso a anos. Avanços reais, muito poucos ou nenhuns. Está dentro do prazo da obra? Vai derrapar no orçamento? Evora-Caia em construção? Boa assim as gentes de Évora já podem viajar a alta velocidade........
Lisboa Évora avançará SE o mundial for em Portugal e Espanha.
SE.
Por último a bitola: o comboio deve ser visto cada vez mais como um concorrente do avião poluidor. Querem alcançar metas de emissões de carbono? O comboio irá ajudar certamente. O dinheiro que se irá gastar num novo aeroporto usem no para acelerar o investimento na bitola de alta velocidade dado que a maior parte do trafego que aterra no aeroporto é proveniente da União Europeia e podia ser facilmente alterado para a ferrovia.
Melhores cumprimentos
@@delgas666 - Portugal não tem ligação direta à rede inglesa, mas sim à espanhola, e em Espanha nenhum comboio vai a 400 km/h.
- Se só sobrevive das ditas linhas, então por que raio estes comboios vão para a do Minho? Acho que a razão é óbvia: pensa lá um pouco...
- O comboio deve ser visto como alternativa ao avião? Se calhar sim, mas ainda não é...
@@diogorodrigues747 Obviamente Portugal não tem acesso à rede britânica nem eu estaria a pedir isso. Só estava a enfatizar que É POSSÍVEL construir um projecto de alta velocidade a 400kmh. 350kmh já seria aceitável. Não se esqueça que Portugal estando (literalmente) no fim da Europa seria importante viajar o quão mais rápido possível.
Eu disse que a CP "sobrevive" e este sobrevive seria económico. Veja se: existe também a Linha do Leste (Entroncamento-Elvas). Com 2 combios diários e movidos a diesel é difícil perceber a rentabilidade económica. Nem todas as linhas são viáveis. Só porque o serviço existe não prova a sua rentabilidade.
E sim como digo (para mim) a única solução de salvar a ferrovia no longo prazo é a capacidade de nos integrarmos verdadeiramente na Europa, inibindo cada vez mais o avião para curto curso. Como aliás já está a ser feito em França.
@@delgas666 não percebeste o que o moço disse, estás limitado pelas velocidades de Espanha, não interessa o qur noutros países usam.
Combois usados espanhois
E daí?
E utilizar mais maquinas a vapor e assim teríamos mais turismo
@Alizera bom... A máquina de vapor utilizada na linha do Douro para fazer o Histórico tem uma caldeira moderna a gasóleo que foi adaptada, em vez da antiga caldeira a carvão, portanto isso não deve ser problema.
O grande problema é mesmo a falta de máquinas a vapor e carruagens históricas ainda preservadas e em condições de marcha de passageiros.
Com algum investimento acho que se podia recriar um comboio histórico Porto-Lisboa, utilizando uma antiga locomotiva e as velhas carruagens que utilizavam para fazer o antigo Expresso.
Acho que isso seria um fenómeno imenso para o turismo, e quando um Alfa faz Porto-Lisboa em menos de 3 horas, ter um comboio a vapor, histórico, com um bom restaurante a bordo, que faça a viagem em 15 horas (o que demorava antigamente), dia a noite, acho que iria vender muitos bilhetes.
Vergonha! Antigamente fabricavamos comboios novos para cá e para exportação, Agora, compramos a sucata aos outros para a repararmos.
Achas que estava uma sucata? 🤦🏼♂️
Antigamente também não tiveste o aumento de passageiros brutal que houve entre 2013 e 2019... Aliás, a CP durante três décadas até teve uma diminuição brutal ao nível dos passageiros, tanto que no pico da crise financeira de 2008-2010 chegou a ter menos de 32.000 passageiros diários, um número bem baixo no contexto europeu. Devido a esta falta de procura, houve comboios que foram vendidos a países como a Argentina ou a Suíça e outros que simplesmente ficaram a apodrecer nas oficinas abandonadas no período da Troika. A SOREFAME também fechou em grande parte por causa dessa mesma falta de procura, sendo que deixou de ser viável ter uma fábrica em Portugal...
A realidade é que ninguém esperava um aumento de passageiros desta magnitude em tão poucos anos e era preciso material circulante o mais rapidamente possível. Sejamos sinceros, isto foi bem barato (e não, não foi sucata nenhuma, até porque algumas das carruagens nem meia vida tinham sequer) e foi rápido - o fabrico duma carruagens levaria meses a decorrer, e a empresa não tem esse tempo!
Portugal aos poucos lembra os paises de terceiro mundo.
Comprar a sucata de outros paises . Reparar e siga.
Como assim? como a Suíça? ........a Suíça fabrica comboios, repara e reconverte. Somos ambos países muito pobres.
@@zuuks9519 A maior parte destes perfis diz sempre a mesma coisa. Dá a ideia que as pessoas que estão por detrás deles foram compradas para dizer as bacoradas com aproveitamento político... Também conhecido por CHEGA!
@@diogorodrigues747 Verdade.
E que tal pensar um pouco? Reparar velho por uma tuta e meia, usar durante uma década e vender depois a outros países mais pobres, é um bom investimento não é?
Sabe que o matéria prima nova relacionada com o metal está a custar neste momento mais do dobro do que custava há 5 anos?
@@zuuks9519 Ho Como a Trenitalia, una das maiores empresas ferrovirias europeias, que reconverte e moderniza a quase toralidade do seu parque maquinas, incluindo vagoēs e locomotivas de alta velocidade. Hoje modernamente bem chamado de economia circolar
Pesimo serviço CP com greves e funcionários antipáticos e maleducados
Huloco huloco sua "SANTA IGNORÂNCIA" do caralh@ que ta foda..
O dinheiro gasto aqui, dava para comprar novos
Então, cada carruagem destas, com o valor da compra mais o da restauração, fica cerca de 170.000€. Uma carruagem destas nova em folha custa mais de 1 milhão de euros e dizes que arranjas comboios novos 😂 só se comprares um pack de expansão no Train Simulator por 20€ e aí para além dos comboios novos, ainda ficas com as Infraestruturas e tudo...
João Pedro sua "SANTA IGNORÂNCIA" do caralh@ que ta foda..
João Pedro....a sua opinião é de quem deveria ficar calado por ser ignorante.
Parecemos a sucata dos outros
@@JoaoPedro-lm6fy Que infeliz comentário o seu