Já fui muito dependente emocional. Não tinha consciência disso, e sufocava as amizades e relacionamentos. Fui adotada com 24h de vida, depois aos 3 anos meu pai faleceu, e aos 10 minha mãe casou-se com alguém que não me tratava bem. Aos 12 fui morar na casa de tios em outra cidade. E aí me apegava à professora da escola, e fui transferindo essa dependência afetiva para outras pessoas. Passei por muuuuuuitas situações traumáticas, até aprender a me compreender, me respeitar, ser moderada, e hoje vivo bem comigo mesma. Uma dica que dou é: SE OCUPE. Estudando, trabalhando, limpando a casa,.. Não ofereça mais de si aos outros, do que aquilo que recebe, para não sofrer, não criando expectativas em ninguém!!! Sobrevivi. Hoje reconheço o quão chiclete eu era.. mas era inconsciente.
O jardim é a fem em Cristo as borboletas são pessoas boas, mais cuida que tem joio ele pode entra no teu jardim como florista e passa a maquina kkkkk aí já era se tem q construir tudo novamente
Creio que a maioria das pessoas que vem até esse post, sente uma dependência afetiva de pessoas e as vezes não tem noção do tão grande isso é em sua vida, hoje eu tive a consciência que talvez o meu primeiro e grande trauma da vida foi medo de perder o amor da minha mãe, eu tive uma mãe seca de afetos, então esse medo foi alimentado durante minha infância toda, pq eu precisava de afeto e a linguagem de amor da minha mãe não era a mesma que eu compreendia, essa dependência permaneceu no meu inconsciente mesmo depois de adulto e naturalmente fui tentar suprir isso com namoros, amizades e adivinha? Sempre me decepcionei, me magoei tentando suprir isso com outras pessoas. Até que um dia eu entendi que na palavra de Deus, todos somos filhos por iguais, todos temos um conjunto de qualidade que ele deu e isso jamais pode ser minimizado por ser humano algum, você tem uma trajetória linda aqui na terra e ninguém pode tirar de você as suas qualidades, a sua essência. Deus te deu um conjunto de qualidades, cabe você usufruir disso e viver a vida que ele te deu. Outra coisa, dependência emocional ela vem de um padrão de repetição inconsciente por querer aprovação daqueles que não te valorizam (assim como seus pais fizeram contigo) então simplesmente pare de insistir em pessoas que não dão valor a quem você é, deixe ir, deixe a vida trazer gente nova. E atenção: tem um monte de gente boa aí ao seu redor que merece mais do seu tempo, da sua atenção, da sua companhia, da sua amizade, são essas pessoas que gostam de ti, invistam mais nelas, essas pessoas sim que vc tem que ter receio de perder, gente que faz questão de você! Vai atrás daquelas amizades fortes que você não dá tanta atenção, coloca sua vida para fluir nesse eixo, VALORIZE AS PEQUENAS PESSOAS QUE GOSTAM DE VOCÊ.
Infelizmente ao meu redor isso não se aplica: nunca houve quem me valorizasse perto. Vivo numa bolha q não pertenço. Mas um dia quando eu for pra bem longe💸,aí sim as conhecerei. Até lá,força,foco e fé em MIM🙌🏻
Eu hj em dia tenho q plena consciência que sou uma pessoa dependente emocional.. E isso vem da infância, fui "abandonada" por meus pais.. Cresci de casa em casa sendo criada por parentes.. E na adolescência na minha primeira paixão quando criei coragem de declarar meus sentimentos fui rejeitada e eu não subi lidar com isso.. Cresci uma pessoa insegura que não enxergava meu valor me sentindo insuficiente.. E com as pessoas que eu me interessava e entrava em um relacionamento era pessoas que mesmo apresentando sinais que não era um bom companheiro eu ignorava as evidências. Simplesmente para suplir a minha necessidade de me sentir suficiente para pessoa dela não querer ir embora.. Eu me doava de mais sempre tentando agradar a pessoa. Abrindo mão dos meus princípios para a fazer a pessoa satisfeita com a relação. Agora mesmo me encontro em um relacionamento que até o momento a distância e os sintomas só pioraram com a insegurança por medo da pessoa se interessar por alguém próximo a ele dele achar alguém mais interessante que eu ou até mesmo não me achar suficiente. É um combo de traumas do passado com minha identidade como pessoa. Por ser trans e me relacionar com homens heteros acabo sempre pensando que serei trocada por uma mulher Cis etc..enfim um caos e fico triste de me ver nesse situação. Mas o importante que consigo enxergar isso agora com clareza e quero mudar isso
Sinto o mesmo. A Ana ajuda tanto, mas tanto, que não tem como não ama-lá. É uma admiração que sinto pelo conjunto da obra. Ana, pra mim tu é minha "tia" dos sonhos. Bjs Suzana, Ana e Alex. 💥💯
@@guilhermemachado7421 uma mente extraordinária , concordo com tudo que ela fala . Gostaria que mais mulheres visse esse vídeo ... para aprender a se valorizar um pouco mais.
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
A sociedade “ familia” nuclear era assim, isso vem de anos e anos. Olha a bíblia, o que ela diz que o homem tem que tem uma mulher, pq qdo cair sua esposa te apoiará, e a mulher precisa de um homem para proteger etc, E isso vem de anos e anos a fio... Ai junta uma cultura, um conceito aprendido, com os desajustes emocionais da atualidade, que levam a crer realmente, que poxa se eu tivesse alguem eu estaria melhor, teria mais apoio, e mais carinho. E na vdd, esse vazio é tentado preencher com o outro, mas só nós podemos nos amar incondicionalmente, investir em si sem se decepcionar ou perder tempo.
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Existe um estigma de que mulher sozinha é encalhada, não teve competência de construir um relacionamento, como se fosse um tipo de fracasso e não uma opção.
atualmente passo por essa situação: vem pessoas, mas mesmo que eu seja maravilhoso, ninguém fica. vendo esse vídeo agora estou ciente do que devo fazer na minha vida, obrigado 🥹❤️🩹
Eu já percebi que os momentos da minha vida onde mais fui desejada foi quando não precisei dessa aprovação externa. Amo minha solitude, amo poder ter tempo pra fazer as coisas que amo e construir meus sonhos. Já me submeti a relação abusiva e faço terapia pra manter essa autonomia e nunca mais sofrer de carência.
A pessoa dependente afetiva é um ser incompleto que acha que a obrigação do outro é preenche-la de todas as formas possíveis e inimagináveis. Além do mais, essas pessoas são fortes narcisistas, pois quando suas expectitivas dentro do relacionamento não são atendidas, eles vêm com atitudes de desconfiança excessiva, ciumes patológicos, querem controlar a vida do outro a todo custo, são perseguidores, fazem assédios, são super insistentes, pegajosos ao nível máximo e estão sempre querendo atenção. Resumindo, terminei com a minha ex por todos esses motivos e muitos outros. Aff.. a lista é longa!
Sempre fui independente, quando comecei a namorar ele me sufocava tanto, que acabei ficando dependente emocional e ele começou a se afastar e me largou. Graças a Deus lembrei que não precisava dele.
Poxa, eu me sinto assim, sabia?? Eu passei por um término chato pq eu sufoquei a pessoa com todo a cobrança, o medo... ainda não descobri quem eu sou e acabei fazendo mal achando que eu fazia o bem... E descobri no fundo que não sei quem sou... E que a pessoa não era para mim... Ainda sinto dor do término pois não fui eu quem terminou e agora estou afundada em antidepressivos... Obrigada pelo vídeo ❤
O dependente, codependente, border… atrai um abusador. As dinâmicas da infância então a todo vapor inconsciente na vida da pessoa. Enquanto ela não identificar isso, vai atraindo pessoas para mostrar isso, aceitar, se acolher e mudar de comportamento é o renovo necessário. Fácil? Não. Necessárioz
Eu tô vivendo uma fase de muita dependência e carência afetiva, que bagulho ruim. Sou essa pessoa que tá entrando no mercado com fome e colocando qlqr coisa "fácil" de comer no carrinho e pior, me tornei dependente agora vivo querendo agradar, preocupado se ela vai ficar ou não. Fodah 😢😢
Eu tive dependencia emocional do mej ex marido pois ele é narcisista oculto. Ai quando eu soube do transtorno dele eu sai fora do relacionamento tive abstinencia mais deu para aguentar bem...depois que vc descobre um mundo bem melhor sem essa pessoa toxica tudo fica otimo...eu me amo eu me cuido e eu me valorizo!!! Eu preciso so de mim mesma para ser feliz!!
Estou nessa jornada de autoconhecimento, descobrir meu propósito, estou aprendendo a viver comigo. Quero chegar ao ponto de plenitude. Ps: estou sozinha e gosto disso, não quero depender principalmente afetivamente de alguém, sou meu maior compromisso. Já conheci pessoas bacanas, mas que idealizavam em mim coisas que não era, não sou perfeita, tenho inúmeros defeitos, estou buscando ser melhor a cada dia, para mim a coisa mais triste é estar com alguém e mesmo assim se sentir sozinha.
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Verdade temos que nos conhecer-mos pra fazer melhores escolhas com calma .Ultimente tenho escolhido ficar sozinha .E aí percebi o quanto Deus tem me livrado de más companhias .Sozinha a gente percebe melhor que tipo de homem a gente quer kkkkk .É muito maravilhoso isto .A gente usa a intuição os sinais a gente escuta melhor a conversa do outro .E aí a gente pula fora antes mesmo de começar . .
E muito bom isso , consiqui chegar nesse nível. Se eu conhec e ou me interessa por uma pessoa tem que ser uma pessoa que vale muita pena se não fico sozinha. Não aceito migalhas !!
Vejo assim, na vida estamos sujeitos a tudo. Penso que é natural os humanos buscarem companhia amorosa, você agindo "certo ou errado" não faz diferença alguma, pode ser que você encontre uma pessoa legal ou não e está tudo bem. É inteligente ficarmos sempre atentos aos sinais sobre o comportamento dos nossos parceiros (as) para pular fora o quanto antes.
São cinco minutos de conhecimento que podem fazer sua vida melhor. Abraço para ao entrevistador e para a Bia com esse olhar charmoso. Pessoas inteligentes são bonitas naturalmente!
O afeto é individual, primeiro e você, se amar, depois amar o outro. Entrar em sintonia na sua essência e o canal , após isso, vem o outro... Estamos sempre em busca!!
Minha mãe é narcisista ao extremo, casei pensando que iria ter uma família, achei foi 18 anos de atraso, não consegui mas estudar, super bruto, não gosta de trabalhar, a maior parte do tempo tive que cuidar da nossa filha sozinha, mas até que em fim teve um fim, pelo menos um recomeço feliz, uma chance para prosseguir tentar novamente, viver e não somente passar pela vida.
Sou dependente emocional somente em relacionamento, família e amigos não faço questão… Vou curando uma frustração na outra e acabo frustrada cada vez mais…. Faço de tudo pra pessoa ficar, tenho maior apego e carinho, mas ninguém é capaz de fazer o mínimo que eu gostto em um relacionamento comum
Engraçado que o começo da história qua a Bia contou foi a minha. Esperei meu príncipe no cavalo branco e ele veio mas se foi, morrendo aos 41 anos quando íamos completar 19 anos de casados. Depois disso tive que reaprender a viver, redescobrir a mim mesma e a construir novos sonhos. Hoje sou uma pessoa completamente diferente e estou em um novo casamento mas dessa vez, sem a dependência do outro pra ser feliz.
São sempre primorosas as explanações da Dra. Ana Beatriz, concordo plenamente, mas obviamente ela está falando da coluna vertebral que faz o ser humano ficar de pé, ainda sem se aprofundar na complexidade desse ato. O ser humano é simples, mas os seus medos, inseguranças, anseios, idealizações, vaidades..., tornam tudo mais complexo. Relacionamentos são feitos a dois ou mais, voce tem que estar neles seguro do seu "EU", inclusive atento as variantes, as oscilações e instabilidades que possam ocorrer. De cima da sua segurança e sabedoria tibetana, voce pode controlar o seu mundo, não o do outro. Se num lindo dia de sábado, com passarinhos, borboletas, ar fresco, céu azul e iluminado, comercial de margarina, o seu companheiro (a) acordar pela manhã e disser que não quer mais, que vai embora, não há nada que voce possa fazer, a não ser ter a grandiosidade de aceitar, entender e superar, jamais fazer como os emocionalmente doentes que batem e matam alegando direitos sobre a vida alheia. Todas as promessas de amor eterno são fantasiosas, assim como o amor romântico é uma armadilha, não ficam bem nem nas novelas de Manoel Carlos. O que sempre salvará a sua vida de todas as situações adversas, sempre será o amor próprio, mas veja bem, não estou falando de vaidade tóxica e supervalorização, isso ninguém suporta, gente muito orgulhosa de si é intolerável, estamos falando de amor próprio na essência, de se amar e doar amor incondicional.
Ahhhhhh agora sim. Tipo, arriscar 200.000 num negócio e naturalmente aparecerá um socio, beleza. Parsr de correr atras de um encarregado ou sócio de confiança.
Parece típico de transtorno borderline, essa dependência afetiva. Amor próprio: "a única pessoa que a gente tem para o resto da vida é a gente mesmo" grande frase da Dra Beatriz. Bem haja💎
Amo esse canal.👏👏👏 já tive alguns relacionamentos.Tenho 34 anos e passei grande parte da vida sozinha.Já me senti muito triste pela cobrança das pessoas em relação a isso.Chegaram a me dizer q eu era fria.Nao me sinto fria ... muito pelo contrário... sempre fui feliz comigo mesma.Um dia q quiser alguém vai ser pq eu quero de verdade ... Não pq as pessoas querem
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Primeiro DEUS e gostar de nós e quem gosta de nós não precisa procurar e isso mesmo ficar mal acompanhado quem valoriza Temos que ser nossa prioridade de nós mesmo a custa de nos e DEUS mesmo
Eu era muito dependente dele,era só eu pensar em ficar sem ele que já me batia um desespero Hj eu posso dizer que as atitudes dele me fez desgostar dele e ficar sem ele não e mais um desespero
@@Penelope.26 Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Vcs falaram tudo se as pessoas entendessem isso na prática e se amasse mais o mundo seria muito melhor. Adorei essa frase "Cuide do seu jardim que as borboletas vem" sensacional valeu !
Eu tenho consciência de que sou dependente emocional. E só saber que sou, não basta. Preciso reprogramar minha mente. Ainda não estou pronta pra namorar novamente. Tenho medo de começar a namorar e esquecer de mim novamente. Ainda que tendo consciência disso.
Acho que a melhor forma de trabalhar essa questão é você ficar sozinho. É muito gostoso! Experimente! Viajei sozinho e foi a melhor coisa que eu já fiz para mim mesmo. Foi a melhor viagem de minha vida!
Dois anos de terapia, achei que tinha aprendido a lição e olha eu aqui de novo procurando ajuda. Isso nunca passa? Terapia ocupacional ajudou demais mas com a pandemia parou tudo 😧
muito se fala da dependência emocional, mas da pessoa que está do outro lado pouco tem suporte, “se você terminar eu me m@to”, as cobranças, o ciúme excessivo, o drama, o choro em excesso quando tenta romper qualquer coisa, a situação sufocante, é triste. Estive do dois lados, e é doloroso demais.
Gentxe,q descrição fantástica!!!Essa mulher é d+!!!A vida toda lidei c esse problema...Hj sou casada, mas mesmo assim to tendo q me conhecer e me gostar mais p ñ colocar no meu marido as expectativas insanas de quem passou a vida toda procurando pelo príncipe encantado...o homem ideal!...Aquele q vai lhe completar,cm se isso fosse possível!Hj sei,a custa de terapia,q preciso ser integral e inteira!Esse exemplo do jardim e das borboletas é bem adequado!🦋🦋🦋
Eu adoro os vídeos de mentes em pauta. Gostaria de sugerir um assunto que nunca vi por aqui! Filhos que são mais maduros que os próprios pais, infelizmente isso existe. As vezes, os pais estão em um papel de fragilidade emocional tão grande, que os filhos tentam dar conselhos aos pais e os papéis acabam se invertendo.
Eu passo por isso, é terrível, tomo conta dos meus pais e de todos os meus irmãos mais novos que são 4, pois somos em 5 filhos e eu sou a mais velha. Hj eu tenho 28 anos, mas isso já ocorre desde a minha adolescência praticamente, agora estou ensinando aos meus pais que eles tem que ser pais e não meus "filhos", está sendo doloroso, mas aos poucos está fluindo. Aos meus irmãos ensino o quão é importante serem independentes para que possam ter autonomia da própria vida, e eles me surpreende de forma positiva com a graça de Deus. Esse tema é de extrema importância.
Isso tem muito haver , com “ espiritualidade “ resgates, vidas passadas” karma … por essa linha de raciocínio fica mais fácil compreender o porquê de tais situações 🙏🏻
No início, não sabia q era dependente. Sentia um vazio muito grande, mas não sabia pq. Creio q esse estado veio acontecer pq meu pai desejava um filho homem. Primeiro foi minha irmã, depois veio eu. Imagino a decepção dele com duas filhas. E melhor, veio a terceira filha. Somente então é q veio o filho esperado, e depois mais dois. Porem o amor dos meus pais sempre foi e continua sendo pra esse irmão. Deus abençoe eles com toda sorte d bençãos. Mas nos prejudicou.
Todos os videos são excelentes, mas esse aqui é mais do que necessário!! Consigo pensar em várias pessoas para mandar esse vídeo, pessoas inclusive em relacionamentos tóxicos que embarcaram nessa por que a alternativa era pior por ficar sozinha. Amei!
Autoestima, autoconhecimento e amor próprio são as qualidades que as pessoas que querem começar um relacionamento deveriam aprender primeiro antes de se relacionar amorosamente com as pessoas para que elas não sofressem no futuro em um relacionamento carente e às vezes até abusivo. A sociedade quer nos impor que para sermos feliz devemos ter alguém do nosso lado, namorar, casar, ter filhos, construir casa, deixar patrimônio, sendo que dá para ser feliz sozinho. O ruim de tudo isso, é que a pessoa pode acabar se levando e se desenvolvendo com aquilo que é "a sociedade quer" e ela acaba se esquecendo do que ela queria para a vida. Aí, a pessoa quando começa a refletir sobre isso, chega aos 45 ou 50 anos e fala/pensa assim: Mas eu não queria isso. Tudo isso foi porque a pessoa não chegou a se autoconhecer e também não deveria ter caído naquilo que a sociedade ditava para ela diretamente, indiretamente e subliminarmente. É algo muito complexo. 🙃
@@canaltodeboa2440 Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Verdade! Eu acreditei por anos que alguém me faria feliz e agora entendo que não posso responsabilizar alguém por isso, eu feliz, com alguém feliz, seremos felizes :)
Gosto de todos os vídeos da Dra. Ana Beatriz gostaria de conhece - la pessoalmente . Acho ela muito inteligente. Gostaria muito de conversar com ela, Mas é muito difícil pois ela mora muito longe de mim. Mas quem sabe um dia.
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Mentes em pauta é como sobremesa. ...pouca porem....deliciosa ! Pra hoje....e sempre Informação Auto conhecimento Auto cuidado. ..e Foco em mim Gratidão dupla querida
Vivi 40 anos com essa esperança ilusória no subconsciente...a 2 anos vivo a realidade do consciente, agora sei que meu eu é que é a minha única verdadeira compania...
Ana vc nem sabe o quanto vc me ajudou em ouvir todos os seus áudios. Muita gratidão. Eu era exatamente assim carente efetiva e agora aos 58 anos. Muito feliz, por ter me melhorado. Mais ainda vou procurar um psiquiatra para melhorar. Bjs . Vc pra mim é fantástica.
Esse vídeo é tão perfeito! Achei tão lindo quando você disse que "somos muito mais que isso, somos o universo inteiro." Que coisa mais linda! Gosto muito de ficar revendo esse vídeo e ouvir você falar. Muito obrigada mesmo.❤❤❤❤😘😘😘😘
Cada caso é diferente, meu pai não me criou aparecia só quatro vezes durante toda minha infância e nesse período apanhei demais da minha mãe até chegar a questionar porque me odeia e a resposta dela foi que eu era parecida com ele. Chegando a idade adulta descubro que ele abusou da minha irmã e a falta de carinho e acolhimento me faz ter uma infantilidade no meu relacionamento, eu tento parar as atitudes quando dou por mim, mas é uma luta constante com meu interior.
Boa tarde Dra Ana. Sou solteira, e tenho 51 anos. E eu também sofro com esses " tabus" . Dos porquês ... afffffff. Eu amo suas entrevistas.. gratidão eterna ❤️
Nossa,exatamente isso.Demore8 pra entender isso 40 anos e hj eu posso dizer com certeza que me amo e não dependo afetivamente de mais ninguém.Graças à Deus, hj eu entendo!!🙏🙏
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Já fui muito dependente emocional. Não tinha consciência disso, e sufocava as amizades e relacionamentos. Fui adotada com 24h de vida, depois aos 3 anos meu pai faleceu, e aos 10 minha mãe casou-se com alguém que não me tratava bem. Aos 12 fui morar na casa de tios em outra cidade. E aí me apegava à professora da escola, e fui transferindo essa dependência afetiva para outras pessoas. Passei por muuuuuuitas situações traumáticas, até aprender a me compreender, me respeitar, ser moderada, e hoje vivo bem comigo mesma. Uma dica que dou é: SE OCUPE. Estudando, trabalhando, limpando a casa,.. Não ofereça mais de si aos outros, do que aquilo que recebe, para não sofrer, não criando expectativas em ninguém!!! Sobrevivi. Hoje reconheço o quão chiclete eu era.. mas era inconsciente.
Obrigado por compartilhar sua história Raquel.
Me identifico com sua experiência 🙏🙌
Parabéns. Grande lição de vida.
Parabéns! Vc está certíssima!
🖤
Uau...amei isso!
O apego aos outros é o desapego de si mesmo!
"Cuide de seu jardim que as borboletas virão.." amei, fato
Preciso de ajuda
Preciso de terapeuta e isso
E se não vierem,sem problemas!👍☺
Frase de Augusto Cury
O jardim é a fem em Cristo as borboletas são pessoas boas, mais cuida que tem joio ele pode entra no teu jardim como florista e passa a maquina kkkkk aí já era se tem q construir tudo novamente
Creio que a maioria das pessoas que vem até esse post, sente uma dependência afetiva de pessoas e as vezes não tem noção do tão grande isso é em sua vida, hoje eu tive a consciência que talvez o meu primeiro e grande trauma da vida foi medo de perder o amor da minha mãe, eu tive uma mãe seca de afetos, então esse medo foi alimentado durante minha infância toda, pq eu precisava de afeto e a linguagem de amor da minha mãe não era a mesma que eu compreendia, essa dependência permaneceu no meu inconsciente mesmo depois de adulto e naturalmente fui tentar suprir isso com namoros, amizades e adivinha? Sempre me decepcionei, me magoei
tentando suprir isso com outras pessoas. Até que um dia eu entendi que na palavra de Deus, todos somos filhos por iguais, todos temos um conjunto de qualidade que ele deu e isso jamais pode ser minimizado por ser humano algum, você tem uma trajetória linda aqui na terra e ninguém pode tirar de você as suas qualidades, a sua essência. Deus te deu um conjunto de qualidades, cabe você usufruir disso e viver a vida que ele te deu. Outra coisa, dependência emocional ela vem de um padrão de repetição inconsciente por querer aprovação daqueles que não te valorizam (assim como seus pais fizeram contigo) então simplesmente pare de insistir em pessoas que não dão valor a quem você é, deixe ir, deixe a vida trazer gente nova. E atenção: tem um monte de gente boa aí ao seu redor que merece mais do seu tempo, da sua atenção, da sua companhia, da sua amizade, são essas pessoas que gostam de ti, invistam mais nelas, essas pessoas sim que vc tem que ter receio de perder, gente que faz questão de você! Vai atrás daquelas amizades fortes que você não dá tanta atenção, coloca sua vida para fluir nesse eixo, VALORIZE AS PEQUENAS PESSOAS QUE GOSTAM DE VOCÊ.
Infelizmente ao meu redor isso não se aplica: nunca houve quem me valorizasse perto.
Vivo numa bolha q não pertenço.
Mas um dia quando eu for pra bem longe💸,aí sim as conhecerei.
Até lá,força,foco e fé em MIM🙌🏻
Filhas de mães narcisistas sempre precisam lembrar de trabalhar sua autoestima para evitar a codependência. Obrigada por nos lembrar, Ana.
Mania de culpar mãe por tudo....Quando se dão bem nem lembram quando fazem merda culpam a mãe. ..que affffssss
@@cristinapereira9258 mulher pesquisa sobre narcisismo, leia uns livros e vai entender. Senão quiser, continue acreditando nisso. Bj
Minha mãe é assim. Só descobri isso adulta. Como sofri e ainda sofro com ela...
@@cristinapereira9258 eh que tem muitas mães e pais que não deveriam ter tido filhos .
@@cristinapereira9258 antes de falar besteira, procure estudar.
"Escolher e não viver no desespero de ser escolhida." Muito bom.
❤❤
É como dizia Ana Carolina "não vou viver como alguém que só espera um novo amor, há outras coisas no caminho onde eu vou"
Quantas pessoas estão acompanhadas e estão tão sozinhas,
Pura verdade 😟
Me senti assim já.
Zero compreensão “ajudou” mt…
Eu hj em dia tenho q plena consciência que sou uma pessoa dependente emocional.. E isso vem da infância, fui "abandonada" por meus pais.. Cresci de casa em casa sendo criada por parentes.. E na adolescência na minha primeira paixão quando criei coragem de declarar meus sentimentos fui rejeitada e eu não subi lidar com isso.. Cresci uma pessoa insegura que não enxergava meu valor me sentindo insuficiente.. E com as pessoas que eu me interessava e entrava em um relacionamento era pessoas que mesmo apresentando sinais que não era um bom companheiro eu ignorava as evidências. Simplesmente para suplir a minha necessidade de me sentir suficiente para pessoa dela não querer ir embora.. Eu me doava de mais sempre tentando agradar a pessoa. Abrindo mão dos meus princípios para a fazer a pessoa satisfeita com a relação. Agora mesmo me encontro em um relacionamento que até o momento a distância e os sintomas só pioraram com a insegurança por medo da pessoa se interessar por alguém próximo a ele dele achar alguém mais interessante que eu ou até mesmo não me achar suficiente. É um combo de traumas do passado com minha identidade como pessoa. Por ser trans e me relacionar com homens heteros acabo sempre pensando que serei trocada por uma mulher Cis etc..enfim um caos e fico triste de me ver nesse situação. Mas o importante que consigo enxergar isso agora com clareza e quero mudar isso
A falta de amor próprio é o maior veneno. Para amar alguém a pessoa precisa se amar.
"Nós somos bem mais que isso, nós somos um universo inteiro"
Eu amo essa mulher!!!!
Sinto o mesmo. A Ana ajuda tanto, mas tanto, que não tem como não ama-lá. É uma admiração que sinto pelo conjunto da obra. Ana, pra mim tu é minha "tia" dos sonhos. Bjs Suzana, Ana e Alex. 💥💯
@@guilhermemachado7421 uma mente extraordinária , concordo com tudo que ela fala .
Gostaria que mais mulheres visse esse vídeo ... para aprender a se valorizar um pouco mais.
FRASE TOP
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Meu universo foi destruído pelo narcisistas e tiranos. Isso dói.
Sou infeliz mas tenho marido, a que ponto as pessoas deixaram esse tipo de ideias entrar dentro delas
Que só que tem um relacionamento é realizado...
É muito subjetivo. As vezes, a verdade não é a realidade.
A sociedade “ familia” nuclear era assim, isso vem de anos e anos.
Olha a bíblia, o que ela diz que o homem tem que tem uma mulher, pq qdo cair sua esposa te apoiará, e a mulher precisa de um homem para proteger etc,
E isso vem de anos e anos a fio...
Ai junta uma cultura, um conceito aprendido, com os desajustes emocionais da atualidade, que levam a crer realmente, que poxa se eu tivesse alguem eu estaria melhor, teria mais apoio, e mais carinho.
E na vdd, esse vazio é tentado preencher com o outro, mas só nós podemos nos amar incondicionalmente, investir em si sem se decepcionar ou perder tempo.
Mas a Bíblia também diz que maldito é o homem que confia no homem e que devemos depender só de Deus
Pessoas que vêem no outro sempre a saída, a solução. Eu penso isso. A gente tem que se amar primeiro, pra depois amar o outro
@@Alexandremmful isso mesmo!!! Comentário muito elucidativo, obrigada!
Amei a frase: essas pessoas vão embora, ainda bem. Ainda bem mesmo...
Dependência emocional é quando voce acha que depende de outros pra ser feliz....a felicidade vem de dentro...e nao de fora
Sim
Na vdd a felicidade vem somente de Jesus Cristo, Ele é o caminho, a vdd, e a vida!!
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Dependência emocional é uma das piores coisas que uma pessoa pode passar , passa pela cabeça até suicídio, é fd
Existe um estigma de que mulher sozinha é encalhada, não teve competência de construir um relacionamento, como se fosse um tipo de fracasso e não uma opção.
atualmente passo por essa situação: vem pessoas, mas mesmo que eu seja maravilhoso, ninguém fica. vendo esse vídeo agora estou ciente do que devo fazer na minha vida, obrigado 🥹❤️🩹
Que esse vídeo chegue na minha amiguinha virtual e ela possa ser menos dependente da minha presença, cura ela senhor
Eu já percebi que os momentos da minha vida onde mais fui desejada foi quando não precisei dessa aprovação externa. Amo minha solitude, amo poder ter tempo pra fazer as coisas que amo e construir meus sonhos. Já me submeti a relação abusiva e faço terapia pra manter essa autonomia e nunca mais sofrer de carência.
"Tudo na vida é muito incerto. A única certeza que você tem é você mesmo!"
A pessoa dependente afetiva é um ser incompleto que acha que a obrigação do outro é preenche-la de todas as formas possíveis e inimagináveis. Além do mais, essas pessoas são fortes narcisistas, pois quando suas expectitivas dentro do relacionamento não são atendidas, eles vêm com atitudes de desconfiança excessiva, ciumes patológicos, querem controlar a vida do outro a todo custo, são perseguidores, fazem assédios, são super insistentes, pegajosos ao nível máximo e estão sempre querendo atenção. Resumindo, terminei com a minha ex por todos esses motivos e muitos outros. Aff.. a lista é longa!
Sempre fui independente, quando comecei a namorar ele me sufocava tanto, que acabei ficando dependente emocional e ele começou a se afastar e me largou. Graças a Deus lembrei que não precisava dele.
Poxa, eu me sinto assim, sabia?? Eu passei por um término chato pq eu sufoquei a pessoa com todo a cobrança, o medo... ainda não descobri quem eu sou e acabei fazendo mal achando que eu fazia o bem... E descobri no fundo que não sei quem sou... E que a pessoa não era para mim... Ainda sinto dor do término pois não fui eu quem terminou e agora estou afundada em antidepressivos...
Obrigada pelo vídeo ❤
"Ela pode estar encontrando pessoas que não têm a ver com ela; se elas vão embora, ainda bem!"
Acontece isso comigo direto .
"ainda bem !"
As vzs vc encontra sem querer e não pq procurou: escola,trabalho
O dependente, codependente, border… atrai um abusador. As dinâmicas da infância então a todo vapor inconsciente na vida da pessoa. Enquanto ela não identificar isso, vai atraindo pessoas para mostrar isso, aceitar, se acolher e mudar de comportamento é o renovo necessário. Fácil? Não. Necessárioz
Eu tô vivendo uma fase de muita dependência e carência afetiva, que bagulho ruim. Sou essa pessoa que tá entrando no mercado com fome e colocando qlqr coisa "fácil" de comer no carrinho e pior, me tornei dependente agora vivo querendo agradar, preocupado se ela vai ficar ou não. Fodah 😢😢
Você superou ?
Dependência afetiva é tipo um intorpecente ,numa caixinha colorida e poética.
Boa definição 👏👏👏
Ótima definição!
A internet é maravilhosa e nos proporciona vídeos maravilhosos como esses da Dra Ana Beatriz
Eu aprendi a ser feliz , quando consegui realmente cuidar dos meus projetos pessoais...
Tbmm💙Eu com meu canal 🥹
A falta de amor próprio é o maior veneno.para amar alguém a pessoa precisa se amar ❤😊
Um vídeo bom geralmente eu assisto mais uma vez. Esse eu sei que assistirei muitas vezes! Tem que virar um mantra!
Eu tive dependencia emocional do mej ex marido pois ele é narcisista oculto. Ai quando eu soube do transtorno dele eu sai fora do relacionamento tive abstinencia mais deu para aguentar bem...depois que vc descobre um mundo bem melhor sem essa pessoa toxica tudo fica otimo...eu me amo eu me cuido e eu me valorizo!!! Eu preciso so de mim mesma para ser feliz!!
Estou nessa jornada de autoconhecimento, descobrir meu propósito, estou aprendendo a viver comigo.
Quero chegar ao ponto de plenitude.
Ps: estou sozinha e gosto disso, não quero depender principalmente afetivamente de alguém, sou meu maior compromisso.
Já conheci pessoas bacanas, mas que idealizavam em mim coisas que não era, não sou perfeita, tenho inúmeros defeitos, estou buscando ser melhor a cada dia, para mim a coisa mais triste é estar com alguém e mesmo assim se sentir sozinha.
Esse é o caminho, crescer cada dia mais. Parabéns pelo relato.
Parabéns estou nesse mesmo caminho !!
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Verdade temos que nos conhecer-mos pra fazer melhores escolhas com calma .Ultimente tenho escolhido ficar sozinha .E aí percebi o quanto Deus tem me livrado de más companhias .Sozinha a gente percebe melhor que tipo de homem a gente quer kkkkk .É muito maravilhoso isto .A gente usa a intuição os sinais a gente escuta melhor a conversa do outro .E aí a gente pula fora antes mesmo de começar .
.
Sair da prateleira de escolha é uma opção necessária e saudável. Vamos aprender a fazer nossas escolhas.
Essa Dupla é Magnífica.
Existe também uma dependência Afetiva de Mãe que atrapalha muito Casamento.
Nem me fale. Sogra acha que é dona do filho e compete com a nora o tempo todo. Haja paciência 🙄
@@Alexandra-gb9zn Meu caso é contrário. sogra terrível
Às vezes uma resposta curta e grossa bota a pessoa no eixo
Mente privilegiada dessa médica! Esse rapaz tbm é mto competente.
estudo
@@georgiatk Sim e Inteligência Emocional/ Intelectual
Eu sou um exemplo disso, depois que me encontrei, comecei a ver que a felicidade está em mim, não quero outra pessoa na minha vida
Ainda chego nesse nível 😕
E muito bom isso , consiqui chegar nesse nível. Se eu conhec e ou me interessa por uma pessoa tem que ser uma pessoa que vale muita pena se não fico sozinha. Não aceito migalhas !!
@@Ateaquinosajudouosenhor parabéns 👏 temos que se valorizar e tendo consciência do necessário.
Vejo assim, na vida estamos sujeitos a tudo. Penso que é natural os humanos buscarem companhia amorosa, você agindo "certo ou errado" não faz diferença alguma, pode ser que você encontre uma pessoa legal ou não e está tudo bem. É inteligente ficarmos sempre atentos aos sinais sobre o comportamento dos nossos parceiros (as) para pular fora o quanto antes.
São cinco minutos de conhecimento que podem fazer sua vida melhor. Abraço para ao entrevistador e para a Bia com esse olhar charmoso. Pessoas inteligentes são bonitas naturalmente!
O afeto é individual, primeiro e você, se amar, depois amar o outro.
Entrar em sintonia na sua essência e o canal , após isso, vem o outro...
Estamos sempre em busca!!
Minha mãe é narcisista ao extremo, casei pensando que iria ter uma família, achei foi 18 anos de atraso, não consegui mas estudar, super bruto, não gosta de trabalhar, a maior parte do tempo tive que cuidar da nossa filha sozinha, mas até que em fim teve um fim, pelo menos um recomeço feliz, uma chance para prosseguir tentar novamente, viver e não somente passar pela vida.
Sou dependente emocional somente em relacionamento, família e amigos não faço questão…
Vou curando uma frustração na outra e acabo frustrada cada vez mais…. Faço de tudo pra pessoa ficar, tenho maior apego e carinho, mas ninguém é capaz de fazer o mínimo que eu gostto em um relacionamento comum
Qual é os eu signo?
Não sei se é exatamente agradar alguém o problema, é acreditar muito em una relação e la na frente descobrir que foi perda de tempo !
🤗🤠🌻⚡
Engraçado que o começo da história qua a Bia contou foi a minha. Esperei meu príncipe no cavalo branco e ele veio mas se foi, morrendo aos 41 anos quando íamos completar 19 anos de casados. Depois disso tive que reaprender a viver, redescobrir a mim mesma e a construir novos sonhos. Hoje sou uma pessoa completamente diferente e estou em um novo casamento mas dessa vez, sem a dependência do outro pra ser feliz.
Já chego dando like!
Dois RS
Eu também 🥰
São sempre primorosas as explanações da Dra. Ana Beatriz, concordo plenamente, mas obviamente ela está falando da coluna vertebral que faz o ser humano ficar de pé, ainda sem se aprofundar na complexidade desse ato. O ser humano é simples, mas os seus medos, inseguranças, anseios, idealizações, vaidades..., tornam tudo mais complexo. Relacionamentos são feitos a dois ou mais, voce tem que estar neles seguro do seu "EU", inclusive atento as variantes, as oscilações e instabilidades que possam ocorrer. De cima da sua segurança e sabedoria tibetana, voce pode controlar o seu mundo, não o do outro. Se num lindo dia de sábado, com passarinhos, borboletas, ar fresco, céu azul e iluminado, comercial de margarina, o seu companheiro (a) acordar pela manhã e disser que não quer mais, que vai embora, não há nada que voce possa fazer, a não ser ter a grandiosidade de aceitar, entender e superar, jamais fazer como os emocionalmente doentes que batem e matam alegando direitos sobre a vida alheia. Todas as promessas de amor eterno são fantasiosas, assim como o amor romântico é uma armadilha, não ficam bem nem nas novelas de Manoel Carlos. O que sempre salvará a sua vida de todas as situações adversas, sempre será o amor próprio, mas veja bem, não estou falando de vaidade tóxica e supervalorização, isso ninguém suporta, gente muito orgulhosa de si é intolerável, estamos falando de amor próprio na essência, de se amar e doar amor incondicional.
Conheço pessoas , mulheres que só entendem o que é ser feliz encontrando alguém , um homem que a preencha e esquecem de cuidar de seu jardim ! ❤️🙏🏻
Infelizmente
Como eu amo esses dois! Já acordo no sabadão aguardando a notificação de vcs! ❤️❤️❤️
Eu tb!
@@julianaomp ...a melhor notificação do sabadaço! ❤️👏💃
Mais uma...😄
Tb😁
Qual canal que passa
Ahhhhhh agora sim. Tipo, arriscar 200.000 num negócio e naturalmente aparecerá um socio, beleza. Parsr de correr atras de um encarregado ou sócio de confiança.
Parece típico de transtorno borderline, essa dependência afetiva. Amor próprio: "a única pessoa que a gente tem para o resto da vida é a gente mesmo" grande frase da Dra Beatriz. Bem haja💎
Tenho transtorno boderline e sou super dependente dos outros
É doloroso demais 😞
😭😭😭😭
Alguém me ajuda????? 😭😭😭😭😭😭😭
Somos seres completos! O outro vem para compartilhar momentos bons e ruins. Vem para agregar :)
Amo esse canal.👏👏👏 já tive alguns relacionamentos.Tenho 34 anos e passei grande parte da vida sozinha.Já me senti muito triste pela cobrança das pessoas em relação a isso.Chegaram a me dizer q eu era fria.Nao me sinto fria ... muito pelo contrário... sempre fui feliz comigo mesma.Um dia q quiser alguém vai ser pq eu quero de verdade ... Não pq as pessoas querem
@@re201ebm vou procurar entender esse termo 😉
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto senti ciúmes, o quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi sútil conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolver com antecedência. Rompimentos de relações baseada em dependência emocional são péssimas, ainda mais se forem relações duradouras! Saibam identificar o quanto antes!
Primeiro DEUS e gostar de nós e quem gosta de nós não precisa procurar e isso mesmo ficar mal acompanhado quem valoriza Temos que ser nossa prioridade de nós mesmo a custa de nos e DEUS mesmo
The frustration and rainless land but when It rains on It let It rain beatiful sprouts flowers
Eu era muito dependente dele,era só eu pensar em ficar sem ele que já me batia um desespero
Hj eu posso dizer que as atitudes dele me fez desgostar dele e ficar sem ele não e mais um desespero
Essa mulher é de utilidade Pública
Eu já sofri por isso várias vezes, parece q a gente n vive a nossa vida, e quando o outro sai deixa o vazio até q vc se encontre
Sou exatamente assim. É horrivel e extremamente desgastante, a gente basicamente vive sem paz
@@Penelope.26 Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Vcs falaram tudo se as pessoas entendessem isso na prática e se amasse mais o mundo seria muito melhor. Adorei essa frase "Cuide do seu jardim que as borboletas vem" sensacional valeu !
Nós somos um UNIVERSO INTEIRO 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻♥️👏🏻♥️
Eu tenho consciência de que sou dependente emocional. E só saber que sou, não basta. Preciso reprogramar minha mente. Ainda não estou pronta pra namorar novamente. Tenho medo de começar a namorar e esquecer de mim novamente. Ainda que tendo consciência disso.
Me sinto como você.
Medo????
Putz, com esta preparação mental é o que vai encontrar. Não se acha capaz.
Assista o vídeo umas 10x, você não entendeu a mensagem.
Eu acabei de sair de um relacionamento c narcisista. Ainda me recuperando e tenho medo de me envolver com alguém...😢
...eu me amo não posso mas viver sem mim...🌻
Acho que a melhor forma de trabalhar essa questão é você ficar sozinho. É muito gostoso! Experimente! Viajei sozinho e foi a melhor coisa que eu já fiz para mim mesmo. Foi a melhor viagem de minha vida!
Já fiz várias viagens sozinha. É maravilhoso!
"sair buscando alguém como fórmula para o sucesso,felicidade é perigoso"👏
Dois anos de terapia, achei que tinha aprendido a lição e olha eu aqui de novo procurando ajuda. Isso nunca passa? Terapia ocupacional ajudou demais mas com a pandemia parou tudo 😧
muito se fala da dependência emocional, mas da pessoa que está do outro lado pouco tem suporte, “se você terminar eu me m@to”, as cobranças, o ciúme excessivo, o drama, o choro em excesso quando tenta romper qualquer coisa, a situação sufocante, é triste. Estive do dois lados, e é doloroso demais.
tudo na vida è incerto mesmo. A única coisa certo è a gente mesmo kkk. ja estou acostumando a ficar sò, mas em minha òtima companhia kk
Antes só do q mal acompanhado🙌🏻
Gentxe,q descrição fantástica!!!Essa mulher é d+!!!A vida toda lidei c esse problema...Hj sou casada, mas mesmo assim to tendo q me conhecer e me gostar mais p ñ colocar no meu marido as expectativas insanas de quem passou a vida toda procurando pelo príncipe encantado...o homem ideal!...Aquele q vai lhe completar,cm se isso fosse possível!Hj sei,a custa de terapia,q preciso ser integral e inteira!Esse exemplo do jardim e das borboletas é bem adequado!🦋🦋🦋
Eu adoro os vídeos de mentes em pauta. Gostaria de sugerir um assunto que nunca vi por aqui! Filhos que são mais maduros que os próprios pais, infelizmente isso existe. As vezes, os pais estão em um papel de fragilidade emocional tão grande, que os filhos tentam dar conselhos aos pais e os papéis acabam se invertendo.
Eu passo por isso, é terrível, tomo conta dos meus pais e de todos os meus irmãos mais novos que são 4, pois somos em 5 filhos e eu sou a mais velha.
Hj eu tenho 28 anos, mas isso já ocorre desde a minha adolescência praticamente, agora estou ensinando aos meus pais que eles tem que ser pais e não meus "filhos", está sendo doloroso, mas aos poucos está fluindo.
Aos meus irmãos ensino o quão é importante serem independentes para que possam ter autonomia da própria vida, e eles me surpreende de forma positiva com a graça de Deus. Esse tema é de extrema importância.
Isso tem muito haver , com “ espiritualidade “ resgates, vidas passadas” karma … por essa linha de raciocínio fica mais fácil compreender o porquê de tais situações 🙏🏻
3:07 é isso, é completude!
Amor é somado, não dividido.
- Clodovil Hernandes
Mas está é a realidade que pensamos.nao consigo imaginar alguém feliz na solidão.
Essa mulher é simplesmente extraordinária ❤
Fale sobre dependência emocional causada por mãe narcisista por favor 🙏
Admiro mto essa formadora assisto vídeos dela a 2 anos . Gratidão pelo aprendizado
No início, não sabia q era dependente. Sentia um vazio muito grande, mas não sabia pq. Creio q esse estado veio acontecer pq meu pai desejava um filho homem. Primeiro foi minha irmã, depois veio eu. Imagino a decepção dele com duas filhas. E melhor, veio a terceira filha. Somente então é q veio o filho esperado, e depois mais dois. Porem o amor dos meus pais sempre foi e continua sendo pra esse irmão. Deus abençoe eles com toda sorte d bençãos. Mas nos prejudicou.
Todos os videos são excelentes, mas esse aqui é mais do que necessário!!
Consigo pensar em várias pessoas para mandar esse vídeo, pessoas inclusive em relacionamentos tóxicos que embarcaram nessa por que a alternativa era pior por ficar sozinha.
Amei!
Autoestima, autoconhecimento e amor próprio são as qualidades que as pessoas que querem começar um relacionamento deveriam aprender primeiro antes de se relacionar amorosamente com as pessoas para que elas não sofressem no futuro em um relacionamento carente e às vezes até abusivo. A sociedade quer nos impor que para sermos feliz devemos ter alguém do nosso lado, namorar, casar, ter filhos, construir casa, deixar patrimônio, sendo que dá para ser feliz sozinho. O ruim de tudo isso, é que a pessoa pode acabar se levando e se desenvolvendo com aquilo que é "a sociedade quer" e ela acaba se esquecendo do que ela queria para a vida. Aí, a pessoa quando começa a refletir sobre isso, chega aos 45 ou 50 anos e fala/pensa assim: Mas eu não queria isso. Tudo isso foi porque a pessoa não chegou a se autoconhecer e também não deveria ter caído naquilo que a sociedade ditava para ela diretamente, indiretamente e subliminarmente. É algo muito complexo. 🙃
Não dá pra ser feliz sozinho. Porém o resto vc está certo.
@@MatheusSantos-sq5lf Dar pra ser feliz sozinho
@@canaltodeboa2440 Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Estou precisando mim encontrar nessa situação 😊
conheça o homem a si mesmo ☺️ e a verdade o libertará.. . . . . .
Meu marido é dependente emocional e eu adoro isso me sinto muitooooo bem alimenta meu ego rsrsrsrsrs
Verdade! Eu acreditei por anos que alguém me faria feliz e agora entendo que não posso responsabilizar alguém por isso, eu feliz, com alguém feliz, seremos felizes :)
Essa mulher é linda e super inteligente!!! Assistir as entrevistas dela, virou minha rotina kkk
Que rotina en
GADO
@@samuel-vz5ov O que é gado??
Gosto de todos os vídeos da Dra. Ana Beatriz gostaria de conhece - la pessoalmente . Acho ela muito inteligente. Gostaria muito de conversar com ela, Mas é muito difícil pois ela mora muito longe de mim. Mas quem sabe um dia.
Finalmente hoje sou feliz sem dependência do "outro", cansei, é exaustivo.
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.
Meu sonho é vencer isso pra poder viver bem, pois a sensação de solidão dentro de mim mesma é muito grande, uma vontade de chorar imensa.
Felicidade e ver o mar e ouvir as ondas do mar e ter Paz dentro de VC . Beijos pra vcs .
"somos um universo inteiro" precisava ouvir isso hoje
Mentes em pauta é como sobremesa. ...pouca porem....deliciosa !
Pra hoje....e sempre
Informação
Auto conhecimento
Auto cuidado. ..e
Foco em mim
Gratidão dupla querida
Uau
Vivi 40 anos com essa esperança ilusória no subconsciente...a 2 anos vivo a realidade do consciente, agora sei que meu eu é que é a minha única verdadeira compania...
Mas ninguém é feliz sozinho, só não pode deixar esse sentimento ser descontrolado. Mas feliz sozinho ninguém é!
Ana vc nem sabe o quanto vc me ajudou em ouvir todos os seus áudios. Muita gratidão. Eu era exatamente assim carente efetiva e agora aos 58 anos. Muito feliz, por ter me melhorado. Mais ainda vou procurar um psiquiatra para melhorar. Bjs . Vc pra mim é fantástica.
Esse vídeo é tão perfeito! Achei tão lindo quando você disse que "somos muito mais que isso, somos o universo inteiro." Que coisa mais linda! Gosto muito de ficar revendo esse vídeo e ouvir você falar. Muito obrigada mesmo.❤❤❤❤😘😘😘😘
Gosto de quem não gosta de mim, mas sou feliz 💝
Ana Beatriz é super profissional! Admiro muito 😍
acabo de ver um video com 5 minutos falando exatamente sobre mim. Foda q eu ja tinha ouvido tudo isso no passado também.
Excellentissimo.debora Cristina Ferreira dos Santos
Cada caso é diferente, meu pai não me criou aparecia só quatro vezes durante toda minha infância e nesse período apanhei demais da minha mãe até chegar a questionar porque me odeia e a resposta dela foi que eu era parecida com ele. Chegando a idade adulta descubro que ele abusou da minha irmã e a falta de carinho e acolhimento me faz ter uma infantilidade no meu relacionamento, eu tento parar as atitudes quando dou por mim, mas é uma luta constante com meu interior.
Experimente ficar com você mesmo, é bom. Depois se rolar um relacionamento você decide se vale a pena ou nao
Ana Beatriz, a melhor psicanalista que existe. A Sra entende a nossa alma, ou psiquê, ou id, ou nossa mente.
Eu estou numa fase da minha vida, que se resume no antes só do que mal acompanhada.
Boa tarde Dra Ana. Sou solteira, e tenho 51 anos. E eu também sofro com esses " tabus" . Dos porquês ... afffffff. Eu amo suas entrevistas.. gratidão eterna ❤️
Vim dizer que estou lendo o mentes inquietas
Libertador
20 dias e já iniciei um projeto para ajudar uma galera Tdah a dominar isso
Gratidão !
Que bom Milton,essas pessoas precisam muito de ajuda perdi meu filho com 20anos pó causa desse transtorno,
@@catiucecunha1347 me fala mais sobre isso ... 062999805579 ...
@@catiucecunha1347 😪😪😪😪😪😪😪😪😪😪😪😪😪😪
Nossa,exatamente isso.Demore8 pra entender isso 40 anos e hj eu posso dizer com certeza que me amo e não dependo afetivamente de mais ninguém.Graças à Deus, hj eu entendo!!🙏🙏
Hoje finalmente percebo o quanto estava dependente emocional daquela relação, e não só da última relação, mas das outras também, as pessoas que escolhi me comprometer, no começo era paixão , mas depois se tornou um vício, uma dependência. Percebo que não era amor. O quanto magoei, o quanto fui magoado, o quanto quis ignorar todos aqueles comportamentos ruins pra continuar na relação. Não era amor. Não deveria ter me surpreendido com os rompimentos que passei, não deveria ter implorado pelo amor de ninguém. Fiquei doente emocionalmente por todas as minhas ex companheiras, sempre achando que precisava daquela relação pra ser feliz. Não era amor. Nunca seria. Hoje percebo o quanto é importante analisar o comportamento da pessoa, principalmente nos momentos de conflito. Hoje percebo o quanto a dependência emocional foi perigosa e sútil , conforme fui me apegando a pessoa. Não vou mais me permitir vivenciar isso novamente sem tomar uma atitude, quero ser saudável e quero uma companheira que seja saudável também. Só tendo muito autoconhecimento e autoestima pra saber o que você precisa e o que não precisa dentro de uma relação, o que te faz feliz e o que não faz. A pessoa que te magoou uma vez, pede desculpas, diz que não vai mais acontecer, se ela te magoar duas ou mais, já é intencional, ela realmente quer te atingir. Pensem nisso, e não aceitem, saibam dar um basta, resolvam com antecedência.