Eu queria ser amada pela minha mãe , fazia de tudo para ser tratada como filha , só me humilhei depois de décadas de sofrimento , descobri que ela é narcisista ,já senti tristeza ,pena ,raiva , atualmente meu sentimento é de indiferença , se ela precisar ajudo como ajudaria a qualquer outra pessoa ,mas não quero conviver . A sociedade tem que parar de romantizar maternidade ,nem toda mãe é boa .
concordo,Maria eu que o diga tenho uma mãe que nunca me amou, é só fingimento, é uma tristeza e ela ainda fala pra todo mundo o contrário que eu que não gosto dela puro disfarce só encenação excelente atriz merecedora de uma estatueta do Oscar😔
@@adrianaoliveira3908 a minha se faz de vítima o tempo todo , faz intriga , fofoqueira ,mentirosa ,agressiva , oportunista , quero ela bem longe de mim . Depois que me afastei até minha saúde melhorou.
A minha mãe e meu pai são tudo e mais um pouco disso aí que vcs falaram e as minhas irmãs, tias, tios e primos e primas.....praticamente a família toda são narcisistas e os que não são, tem outros perfis de psicopatia....é muito triste. Eu sou autista e talvez por isso não tenho a natureza perversa deles.
No meu caso, me relacionei com uma mulher viúva, uma mulher maravilhosa mãe de dois filhos, duas crianças excelentes. Ela vinha de um casamento de 15 anos, mas ao todo, foram 20 anos de convivência com o falecido. Ele adoeceu e ela sofreu com ele até a morte. Ela perdeu o sentido da vida e sofria muito, começou a fazer tratamento psicológico e quando se sentiu melhor, nos conhecemos. Foi maravilhoso saber que estava proporcionando felicidade na vida dela. Tivemos muitos momentos alegres e felizes, seus filhos se davam muito bem com o meu filho, eram como irmãos. Passamos 9 meses namorando, mas do nada ela começou a ter uma recaída, comecou a lembrar de tudo que havia passado e junto veio uma grande tristeza, falamos em terminar o namoro, mas quando nos viamos pessoalmente, tudo ficava bem. Namoramos mais três meses e quando completou um ano, ela desabou de vez. Ela estava sofrendo muito, voltou a fazer tratamento psicológico e mesmo assim continuaca triste e sofrendo. Eu via que ela não estava feliz, e que precisava de um tempo só pra ela para poder se curar do luto. Então, conversamos pessoalmente e ela disse que gostava muito de mim, mas que não estava se sentindo bem em não poder me fazer feliz por não poder se dedicar 100% a mim, por causa de seus problemas emocionais deixado pelo luto. Eu via que não tinha como a gente continuar o namoro naquelas condições e terminamos numa boa. Mesmo com o coração partido, por ama-la, decidir dá um alívio para sua mente, para sua vida. Sem dúvidas ela foi uma das mulher que eu mais amei, que mais me tratou bem. Eu sei que a vida tem que seguir em frente, mas infelizmente sei que nubca mais teremos uma outra chance. Peço a Deus que abençoe ela e seus filhos. Eu os amo!
Eu tb sou viuva há 12 anos meu amor é eterno foi maravilhoso. Sou bastante sociavel e alguns homens insistem em ter algo comigo me irritam profundamente. Não dou abertura, sou sincera, não quero mais ninguém. Mas se insistem demais o que acontece as vezes viro bicho ofendo até a pessoa cair fora. Quero ficar com as minhas lembranças tenho direito.
As vezes a pessoa simplesmente muda. Deixa de ser quem era. E você pode ficar procurando no outro algo que ele não é mais. Isso também causa um processo de luto.
Viva o luto, não fuja dele. Deixe sangrar. Quando passar (porque passa), você vai se dar conta de que está muito mais forte e de que aquela pessoa faz muito menos falta do que você poderia imaginar, ao ponto de virar quase indiferença.
O difícil é o tempo que o luto demora a passar, eu tive um luto de alguém vivo que demorou 5 anos bem dolorosos para passar, e nesse momento estou vivendo outro e tenho medo de demorar novamente, pois a tristeza é imensa...
O tema foi muito abordado para o lado de casal,mas existe muito luto de pessoas vivas relativo à amizades e parentes.Já passei por esse tipo de luto e posso dizer que é muito dolorido.Hj me considero completamente curada.
Perfeito. Quando surgem pessoas inexplicáveis de tão ruins para nossas vidas, é hora de aproveitar a chance! Essas pessoas são extraordinários exemplos de como NÓS NÃO DEVEMOS SER!
Com certeza! Aconteceu comigo recentemente. Uma grande amiga, uma das melhores que eu já tive na minha maturidade e aparentemente de repente se afastou sem nenhuma explicação. Embora não tenha se afastado só de mim, mas eu parecia ser a presente... também nunca procurei saber o porquê. Mas senti muito, porque não tenho muitos amigos... E estou na fase da vida que é difícil fazer novos amigos. Senti muito. Antes outros amigos se afastaram por vários motivos, mas era jovem estudava, depois fui trabalhar e tive muitos amigos de fase agora aposentada fica difícil fazer amigos ou até colegas.
@@julianacamposvictor3755 não é tão difícil como parece. Experimente participar de projetos coletivos do seu interesse como cursos, frequentar ambientes agradáveis e movimentados como parques ou clubes de leitura etc. Enfim se relacionar com pessoas que compartilhem dos seus interesses e os laços se formam.
Estou divorciada há 4 anos,amando minha solitude, faço o que quero,preciso nessa fase estar só, faço coisas que nunca fiz antes, não tenho que dar satisfação,quero silêncio no momento,com meus filmes,livros,tenho dois cachorros e gatos,dando atenção melhor pra eles .Passeio na pracinha,tomo sorvete, independente de QQ companhia,estou me conhecendo muito mais
Tentei proteger uma "amiga" de um cara com histórico de comportamento abusivo, mas ela estava tão encantada com o embuste que havia conhecido há duas semanas que jogou uma amizade de 14 anos no lixo. Vivi um luto de uma amiga viva e foi muito doloroso, cheguei a adoecer, tudo doía em meu corpo... Hoje entendo que eu precisava me afastar, e por não ler os sinais a vida me livrou de uma forma dolorosa, porém me trouxe valiosas lições, então agradeço ao universo pela experiência. Os sinais sempre estarão diante de nós.
Total dependência emocional, quando o outro vai leva um pedaço seu que é a sua segurança, o que falta não é o outro é a segurança e o aconchego emocional que você sentia.
Tudo passa ! Se nao der para sair de um relacionamento sozinha , um bom psicólogo ajuda muito . Eu inicialmente levei um susto com os atos do covarde . Hoje estou de boa .
Isso é uma dura, mas necessária vdd. Sinto uma paz triste, depois que tudo acabou, entende?! Estou me refazendo, construindo pedaço que me falta. Não é fácil, mas é um processo, e é libertador. Quero a liberdade!
Você explicou mais que todo-poderoso minutos do vídeo. Eles falam como se nunca tivessem passado por isso, é fácil dizer para tocar a vida. Agora, como viver o luto de fato? Poderiam explicar sobre a construção de auto estima. Achei superficial, mas ok.
Esse tema me fez pensar em uma frase que eu sempre digo: " ser órfã de pais vivos" segue ai uma sugestão de tema... Quando se tem pais que te abandonaram, te negligenciaram, e muitas vzs são tóxicos. Dias dos namorados é fichinha perto do dia dos pais e das mães.
@CeresLuana cuidado com o comentário desse cara aqui em baixo. Não se pede o contato da pessoa desse jeito. Pode ser um psicopata narcisista tentando te manipular.
Vivi muitas perdas, de pessoas vivas e mortas que foram "muito" importantes para mim, para aprender que posso viver muito bem sozinha, eu só não posso viver sem JESUS. 🙂🙌
Amém querida eu também posso viver sem muitas coisas e pessoas que saíram da minha vida e me feriu injustamente e é sangue viu dou Glória à Deus por isso pôquer só não posso viver sem Jesus
Concordo com vc! Depois que superamos dores horríveis descobrimos que o ÚNICO que nunca nos deixa é Jesus! Esse lugar nEle é a cura de qualquer dependência de homem!
Depois de 55 anos descobri e entendi que não sou aceita e amada por minhas irmãs…insistir nesta relação foi muito tóxico para minha existência… por mais difícil que seja, aceitar os fatos e buscar novas amizades nos da a possibilidade de relações ricas, que agregam nas nossas vidas…eh um luto mas ele vai passar!!! Me vejo livre e com a possibilidade de fato, ser feliz!
@@reginaferrari7306 eu acho que nos causa um sentimento bem estranho. Agora a dificuldade em sepultar alguém vivo dentro de nós vai depender do nível da maldade que a pessoa nos causou. Sou filha de mãe narcisista em contato zero há cinco anos. Tenho sentimentos estranhos por isso? A resposta é sim. Posso voltar atrás? A resposta é não, pq fiz isso pra salvar o que restava da minha vida.
@@FabianeGoncalves-zl2ic Também passei por isso, namorei 3 anos, ela conheceu uma pessoa no pedal, fez amizade, em menos de um mês descobri umas mentiras envolvendo essa suposta amizade e ela me pediu um tempo, daí descobri que na verdade ela já estava se envolvendo com essa pessoa nova e me descartou como se eu não fosse nada, e estão namorando. A outra parte sabia que ela namorava também.
Fiquei impressionada com o número de comentários sobre não terem uma mãe que gostaria de ter tido. Pq eu achava que era só comigo que isso acontecia. Só quem passa por isso sabe como é dolorido ter uma mãe e ao mesmo tempo não ter. Eu sofro muito com isso :(
Tem gente que me acha fria. Mas eu vejo claramente que as pessoas têm um limite de tempo para estar em nossas vidas. Ninguém fica a vida inteira. E nós também temos necessidade de seguir, a gente também muda.
Acho importante viver o luto de final de relacionamento sim, até pra. não correr o risco de levar fantasma para a próxima relação. Porém concordo com tudo o que a Ana Beatriz disse, ninguém deve ser o oásis no deserto da vida de ninguém.
Minha mae conheceu meu pai aos 12 anos, quando eu estava com 25 anos meu pai traiu ela, a dor era tanta que minha mae dizia que seria melhor meu pai ter morrido. Minha mae sempre foi um exemplo pra mim, sabia, dona do lar, isso faz 15 anos e lembro dela com o olho roxo de tanto chorar. Ela dizia que jamais ia casar , ela é conservadora, religiosa. Mas Deus trouxe o Milagre, ela hj é casada com um homem de bem, que trata ela com gentileza. Amo meu pai e ate hj ele chora quando lembra da burrada .
Na minha humilde opinião é o luto mais difícil pois vc tem que matar a pessoa que está viva, mas dentro de nós... é muito sofrido mas a gente consegue. Com terapia e auto amor o nosso emocional é recuperável. Dói. Demora. Mas aos poucos a gente se torna uma fênix! Estudar, pesquisar, se curar a nós mesmos.
vdd,eu tiver que fazer maior esforço para aprender a lidar com tamanha indiferença,desprezo, rejeição,enfim hoje sou uma rocha,uma Fênix mesmo,qndo alguém tenta querere atingir,eu sobrevoou bem alto feito águia para nãoe alcançarem,😚🙏
É verdade... eu tenho costume de bloquear as pessoas da minha vida e coração. Isso me liberta. Mas não me desliguei da vida, só amo as pessoas que me fazem bem!
A verdade é que damos muito mais importância ( do que merecem) a outras pessoas do q a nós mesmo. Endeusamos pessoas... Seja nas amizades ou amores ... Seja o maior amor da sua vida! E os que vem e ficam são escolhas... Os que vão bye... é livramento, simplesmente fecham se ciclos ... E cuide do seu ser ,,❤️
Minha mãe, desde que eu e minhas irmãs éramos crianças, dizia: " não dependam financeiramente de ninguém". E isto fez uma diferença muito grande , em nossas vidas. Principalmente no casamento.
Vixe, isso aí é bem que não tem nada a ver com o assunto do vídeo. Ela é psiquiatra, não uma economista. O vídeo trata sobre algo da área emocional, não da área material. E sobre essa questão que você falou sobre a área material, hoje em dia precisamos tomar muito cuidado com os excessos, principalmente nós mulheres, não podemos depender completamente dos homens financeiramente, mas também não vamos pagar as contas deles, porque é dessa forma que muitas mulheres estão caindo em golpes e relacionamentos abusivos com homens narcisistas. Muitas mulheres estão morrendo atualmente por causa disso. Não é cometendo excesso ou invertendo as coisas que se resolve os problemas, muito pelo o contrário, acaba o tornando ainda pior.
@@selmabezerradasilva469 Eu tbm. No tempo de relacionamentos abusivos, disfuncionais, me receitavam 9 comprimidos psicotrópicos por dia. Como estou tratando estresse pós-traumático por causa desses relacionamentos ainda preciso deles. Deles, não. “Dele”. 1 comprimido ao dia só até passar o pior. Que posso dizer que passou, felizmente. Boa sorte para nós. A paz esteja conosco, enfim. Rsrs
Tbm fiquei 11 anos sem nada serio. melhor fase da minha vida,auto conhecimento. Agora estou com uma pessoa ja a 3 anos. Quando acabar quero ficar mais uns bons anos sozinha...
Passei por um rompimento traumático pois acreditava que estava tudo bem e do " nada" o outro foi embora... passei 2 meses chorando e um ano em terapia pra me entender na situação, é difícil mas a gente consegue!!!
@@reinaldomuller4125 Eu já acho que ela faz um trabalho muito importante, pois tira da mente de muita gente que quem frequenta psiquiatra e quem toma remédios, é louco.
@@saandragurg5360 "desinformar" ou "dourar" a pílula é uma postura pouco ética. Informar, através de recursos retóricos "midiáticos?? Se você aceita isso, é seu direito.
Tive uma colega de trabalho (não era minha amiga) que um dia me disse, sem mais nem menos: "Tenho uma peninha de você." Sem saber o motivo, perguntei porquê. Ela disse "Vc é tão sozinha, não tem marido" respondi q tenho um lindo filho, tenho vários irmãos, mãe, sobrinhos, ... e não me sinto só. Nunca havia pensado nisso. O tempo passou e encontrei a tal trabalhando numa loja, ela estava com depressão porque o marido trocou ela por uma garota nova e bonita e ainda levou os dois filhos. Resumindo: Quem disse que casar garante que não estará sozinha quando mais precisar. Hj ainda vivo só, meu filho casado cuida da vida dele e temos um bom relacionamento. Sou feliz assim. Já aprendi desde cedo à cuidar de mim enquanto a tal colega precisou aprender depois de velha kkkk
Vivo essa situação há 5 anos: meu pai tem Alzheimer e ver um homem que sempre foi independente, culto, prático, divertido e organizado definhar mentalmente dia a dia é horrível! Ainda não está acamado mas já não sabe mais escovar os.dentes, tomar banho, etc. Não pode ficar um minuto sequer sozinho, se perde dentro do próprio apartamento. Não me incomodo tanto dele não lembrar quem sou, acho bem pior o fato dele não saber quem é ele próprio. Se ele morrer será muito triste mas esta morte diária e aos poucos é sofrida demais e acaba comigo...
Alzheimer: Nadja, para o seu pai não adianta mais o que eu vou falar. Me solidarizo com o seu sofrimento. Com o SEU, porque até agora não se sabe NEM se pessoas em Coma “sofrem”. Peço perdão por usar o espaço em que conta da sua dor para o que vou contar. Se servir para alguém refletir teremos ajudado essas pessoas: há seis anos me foi retirada uma medicação receitada para insônia. Psiquiatras a receitavam para quem disto se queixasse. A explicação para a “ retirada” é que a Ciência estava tendo evidências que seu uso teria a ver com o Alzheimer. Não sei como foi a vida mental, física ou emocional do seu pai. Os antipsicóticos surgiram antes dos ansiolíticos. Foram receitados para a minha mãe esquizofrênica. Sedativos são mais antigos. Antidepressivos surgiram depois de todas essas drogas. Consequências em cérebro de usuários parecem só agora estar merecendo um estudo sério. O que estaria por trás disto?! Uma conclusão que tiro, não só de “leiga” mas de experiências de vida é que a Ciência (laboratórios médicos?) lucra com os estragos. Que eu tenha me feito entender por todos.
@@marliribeirowiechersserrao3380 obrigada por sua mensagem! Sabe todas aquelas coisas que a ciência afirma que protegem do Alzheimer? Meu pai fazia todas, não porque tivesse medo de adoecer mas, simplesmente, pq faziam parte do estilo de vida dele desde sempre. Era extremamente ativo, preferia deixar o carro na garagem e ir a pé ou de bicicleta aos locais. Trabalhava no vigésimo primeiro andar de um prédio e com frequência, preferia as escadas ao elevador. Sempre se alimentou bem, nunca fumou nem bebeu. Falava português, alemão e inglês. Qdo se aposentou, decidiu ser voluntário numa escola pública em uma comunidade de Petrópolis, RJ. Dava aulas de flauta doce, reforço escolar em inglês e matemática, levava as crianças para passear... Durante 20 anos preencheu sua mente e coração com esta escola e comunidade. Foi um paizão dedicado, aventureiro porém responsável, parceiro e muito gente boa - em meus 52 anos ainda não encontrei alguém que não gostasse muito dele. Nunca teve problemas de saúde. Até seus 85 anos era absolutamente independente, dirigia, escalava morros, velejava, pagava as contas via internet, lia muito, contava estórias para os netos, escrevia suas memórias. Começou esquecendo o nome das pessoas. Depois, as coisas que fazia com facilidade passaram a demandar muuuuita atenção pra "não se perder". Minha mãe o levou a vários geriatras pq a memória estava atrapalhando suas atividades. Todos diziam que ele estava ótimo afinal, era difícil ver um homem com mais de 80 anos tão saudável. Desde o começo eu insistia que devia estar com Alzheimer pois a perda de memória dele não podia ser "normal". Meu avô morreu com 101 anos, numa época em que quase ninguém chegava lá, e não tinha os problemas de memória que meu pai apresentava. Mas nenhum médico achou anormal a memória dele falhar tanto. Até que um dia eu, meu irmão e minha mãe o vimos se olhar no espelho e achar que havia uma outra pessoa no ambiente - ele não se reconheceu! Aí não tive dúvidas! Fomos ao geriatra, e, ao contar o fato, ele disse que pediria ressonância magnética do crânio pq era o protocolo mas que não havia QQ dúvida de que ele estava com Alzheimer... Continuamos tocando a vida, nos curtindo muito, aproveitando todas as oportunidades. Lá se vão 5 anos do diagnóstico. Desaprendeu um monte de coisas, inclusive coisas que fazia muito bem (montar quebra cabeça, por exemplo). Hoje se perde dentro do apartamento onde mora, não reconhece ninguém, (exceto minha mãe e o cachorro; os filhos, às vezes), não sabe mais escovar os dentes, depende de alguém perto todo o tempo. Ainda caminha diariamente com o cachorro (e alguém junto) mas tem pavor de atravessar a rua. Era velejador desde a juventude e hoje tem medo de mar. O Alzheimer é uma doença muito cruel com a família! O pai que eu tive morreu anos atrás, hoje o que temos é uma pessoa muito parecida fisicamente com ele, bem humorada, alegre e feliz. Mas que não é mais o meu pai. Normalmente o luto começa quando sepultamos alguém. Acho que o meu luto vai encerrar qdo sepultarmos o meu pai. Será muito triste, com certeza, mas TB será o fim de um imenso sofrimento.
Veja as melhorias que o óleo de coco faz em quem tem alzheimer. Testei com meu pai e funcionou. Foi maravilhoso ver meu pai voltando a se alimentar sozinho e andar, mesmo que por pouco tempo. Sinto muito por quem passa por isso, pois alguém morre antes da morte física e nos leva junto
Passei por situação parecida e sofri mt no início mas com o tempo foi melhorando na medida que reconheci que sempre me enganei e me doava com medo de ser rejeitada pelas pessoas que amava.
( Jesus Cristo diz para você ) "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse, 3:20 ) Para explicar a importância de ouvir o chamado de Deus e crer nele. Quando cremos em Jesus, ele entra em nosso coração e passamos a ter comunhão com Deus. Na visão de Apocalipse 3:20, Jesus comparou sua relação conosco com um hóspede que recebemos em casa para jantar. Ele estava falando para a igreja de Laodicéia, onde as pessoas se achavam muito independentes mas tinham se esquecido que tudo que é realmente importante vem de Jesus. Eles precisavam arrepender-se e dedicar sua vida a Jesus. ( “Eis que estou à porta e bato” ) Jesus mostrou que ele quer nos salvar. Ao longo de nossa vida ele chama nossa atenção, nos convidando ao arrependimento. O chamado de Jesus é como uma pessoa que bate à nossa porta. Nós temos uma escolha: abrir a porta e deixar Jesus entrar, ou rejeitar Jesus em nossa vida. A Bíblia fala sobre o perigo de resistir ao chamado de Deus. Quando ouvimos a palavra de Deus mas o rejeitamos e escolhemos não crer, nosso coração fica endurecido "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;" (Hebreus, 3:15 ) A incredulidade impede de receber a salvação. Mesmo quem é crente pode cair no erro de ignorar a palavra de Jesus em certas áreas de sua vida. Quando isso acontece, impedimos Jesus de transformar essa área de nossa vida. Nossa vida espiritual fica enfraquecida e não crescemos, porque não estamos abrindo a porta para Jesus. ( Entrarei e cearei com ele ) Jesus faz uma promessa especial para quem abre a porta para ele: comunhão com Deus. Quando obedecemos ao chamado de Deus e cremos em Jesus, ele passa a morar dentro de nosso coração "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada." (João, 14:23 ) Não somente ouvimos falar sobre Deus; passamos a conhecê-lo pessoalmente! Normalmente, partilhamos a mesa do jantar apenas com amigos íntimos. Quando tomamos refeições juntos, passamos a conhecer nossos amigos melhor e fortalecemos nossa amizade. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta para Jesus. “Cear” com Jesus significa ter comunhão de ganhar intimidade com ele. Quanto mais deixamos Jesus entrar em nosso coração, mais próximos dele ficamos e mais ele transforma nossa vida. "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mateus, 11:28 ) "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João, 14:6 ) "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes." (Jeremias, 33:3 )
Fuja para bem longe desse lar disfuncional. Não comente seus sonhos e projetos. Amor ágape não existe. Eu paguei um preço alto por que nao tive esse conselho que lhe dou. Abraço.
Já passei por isso na separação, 20 anos jtos, mas graças a Deus eu superei! Passei a dor como um luto msm, com todas as fases, superei as dores, as traições dele, chorei baldes, emagreci 20 quilos em 4 meses. Comecei do zero mesmo, hj mantenho sozinha o meu lar, fiz 2 faculdades, mudei de área de trabalho, pq até isso ele me tirou e principalmente agora vivo pra mim, coisa que eu ñ fazia antes! Tudo passa e pra melhor! Confie sempre em Deus e em si msm, que tudo dará certo!🙏🥰
Nossa passei por isso TB ,fui casada por 23 anos e TB emagreci 20 kg em 6 meses ,quase morri ,não desejo isso a ninguém ,como gostaria de formar um grupo só de pessoas que passam por isso pra voltarmos a sorrir
Aconteceu mais ou menos isso comigo. Amizades que eu achava que eram duradouras,muita decepção.. mas se foi com a falta de reciprocidade, indiferença, até com parentes,aqueles te procuram qdo precisam. Dei um basta. Trato bem,se precisarem, ajudo se puder. Mas quebrou o encanto,a afinidade e confiança
Acabei de terminar um relacionamento de 10 anos. A dor estava insuportável, mas esse vídeo veio como um raio de sol me lembrando que, depois da noite, sempre amanhece.
@@valdetemenezes5284 estou nesta fazer 40 anos ao lado de uma pessoa que mentiu para mi hoje não à quero mais foi muito sofrimento eu já estou ficando louca
@@miracunha477 Eu estava conhecendo um carinha, sentia aquele medo dele me deixar. Até que um dia eu precisei dele e achei que viria me ajudar e ele disse: "não vou aí porque você está mal", foi algo bobo mas cm se aquele encanto acabasse, eu tinha medo de perde mas já estava sozinha.
O luto de alguém que tem alzheimer , ela não está mais ali. Quando minha mãe descansou eu não sofri porque eu já tinha perdido ela lá atrás , foi um alívio ver ela se libertar .
A minha mãe está viva e tem alzheimer, é muito triste vê-la indo embora aos poucos… Não conseguir mais trocar ideias, conversar com ela é triste e frustrante embora eu tente entender o que essa doença faz com a cabeça das pessoas. Graças à Deus ela reconhece os familiares e isso já é muito bom.
Depois que terminei um noivado (não foi fácil, quero deixar claro), fiz uma lincenciatura em Filosofia, pós em Psicologia Clínica e atualmente estou concluindo um bacharelado em Teologia. Aprendi a me valorizar.
@@Felix-ku5ot, já pensei nisso, Francimar. A Bíblia alerta o fato de que o que se aumenta em conhecimento aumenta também o enfado. Entretanto para mim, o cuidar de mim, foi meio que para me recuperar de um sentimento de "não pertencimento a mim". Mas já estou planejando em dar um tempo nos estudos, assim que concluir o bacharelado.
@@fernandonascimento9827 “A Bíblia ensina que etc etc”. As pessoas repetem isto como se verdades universais estivessem ali. Acredito que quem estuda Teologia quer só reforçar crenças pessoais. Vc deve ser jovem. Daqui a muitas décadas vc vai agradecer por ter “aprendido” o que está aprendendo. Não faça pouco disto porque estaria fazendo pouco de vc. Quem um dia “aprendeu” e se sente mal por isto no futuro precisa aprender a consertar o emocional. Tédio ou isto falado aí tem a ver com o emocional e não com o aumento do Conhecimento. É o que penso atualmente por não ter mais Conhecimento/s do que tenho.
@@marliribeirowiechersserrao3380, entendi o que você quis dizer, mas considere o seguinte: eu já tive trabalho tanto braçal quanto intelectual (de oficina mecânica à auxiliar de escritório), e posso te assegurar, o trabalho intelectual tais como: lidar com notas ficais (como eu fazia), estudar, preparar aulas (atualmente sou professor), fazer cursos de especialização... enfim, estressa muito mais do que trabalho braçal. O aumento do conhecimento, se não for moderado, causa enfado sim! Portanto, pra não perder o costume, a Bíblia está certíssima.
@@fernandonascimento9827 Já eu, considero que a profissão de professor é mesmo desgastante . Por isto fiz Licenciatura em Sociologia sem nenhuma intenção de lecionar. Tinha marido professor e agora é o filho. Pode ser que vc sinta prazer em trabalhar com carros. O que quero dizer é que NÃO pode creditar aquisição de conhecimento ao enfado! Estudar é estudar. A finalidade é aprender. Trabalhar intelectualmente com o conhecimento é outra coisa. Vc está falando em trabalhar e eu em estudar. Tem que só dosar para não entrar em estresse. Ficar fazendo cursos e ser infeliz, me parece ter sido dito porque vc falou em noivado desfeito. É como se a pessoa interpretasse isto como uma fuga. Bem, já dei o meu recado. Que vc não acumule atividades para não se decepcionar infundadamente com o Conhecimento. Estudou Filosofia! Eu vi motivos para me desinteressar de Filosofia quando fui entendendo que TODOS os “grandes pensadores” da Humanidade eram misóginos!!!
Estou vivendo esse lito de marido vivo.. Ele me deixou.. já estive muito pior, com quadro de depressão e síndrome do pânico, crises de raiva e choro.. mas estou aprendendo a lidar com esse luto e aceitar essa situação em minha vida. Estou bem melhor e cada dia dou um passo a mais para a cura e libertação. Sempre confiando em Deus e seguindo em frente!!!
A decepção sempre vem de quem você menos espera. No meu caso, foram os amigos, simplesmente sumiram e de tempos em tempos aparecem como se nada tivesse acontecido e depois somem de novo. Hoje em dia sou completamente indiferente com eles, já sofri muito no passado por isso, não abrirei essas portas novamente para essas pessoas. Muitas vezes é complicado sim estar sempre só, mas eu também tenho noção do meu próprio valor e não vou aceitar qualquer coisa em troca.
Já fiz o da minha mãe..... Uma mãe q não tem jeito tóxica até último.... narcisista ... corri atrás desse amor por anos ...hoje compreendo q jamais o terei ... Cuido porq é idosa .. Mas pra mim é só um pessoa q precisa de cuidado. Me liberei com a graça de Deus 🙏
Eu também passei por isso meses atrás e agora que tô me refazendo aos poucos desse luto de um parente vivo que sempre me desprezou e não tinha reparado nisso. Me dói um pouco, mas já tô seguindo em frente 😃😄🤗🤩
Apesar do exemplo dado ser o amor romântico, os conselhos serve pra qualquer relação. O grande Conselho é "não depender de ninguém " amar, respeitar, mas jamais depender!
Eu estou sentindo feliz com o desligamento de pessoas tóxicas e isso faz a gente evoluir em todos os sentidos da vida inclusive nos leva ao amadurecimento e fortalecimento. 😀🙏
Gratidão pelo vídeo. A sociedade quer que você tenha uma pessoa ao seu lado mesmo que você não viva bem para satisfazer as regras impostas por uma sociedade hipócrita. Estar sem um parceiro parece doença.
@Nicoli mello não posso imaginar a dor de vcs me doe muito só de imaginar.que a cada dia vocês encontrem um pouco mais de força . Um abraço lindas mães
Eu vivo um luto de pai vivo ☹️ meu pai nunca foi capaz de “estar” pra mim e pra meu irmão. Sempre alheio. Até quando minha mãe faleceu ele não nos procurou 😞 até eu ter a minha filha eu quase não pensava nisso, mas com uma filha cada vez mais penso sobre isso e me entristeço.
@mila Harick--Sei o q vc passa...vivo o mesmo em relação ao meu pai virtual...da tanto odio q as vezes da vontade de mata-lo..Amiga mande o seu para o inferno!!Odio destes lixos
Ja dizia Marília Mendonça: eu gosto de você, mas eu não preciso de você. O amor é uma escolha e não uma necessidade." E foi basicamente isso q a Dra falou, muitoo real.
Hoje em dia me amo muitíssimo e focado nos meus projetos e cada vez mais próximo de Deus! Muitos livros Muito treino Todo dia é dia de aprender! Muita fé 💪😎🥂🍾💵🦅✨
Triste é quando você dedica uma vida pra criar um filho,e esse filho se torna uma pessoa tóxica de maneira que você não reconhece mais o filho que criou ,ele joga no Mato toda educação que você deu..aí você se sente como se o "seu" filho tivesse morrido e surgiu um ser tóxico que te chama de mãe.. E pra não adoecer de vez,você tem que se afastar dele...fingir que ele morreu.. Nunca pensei em viver uma situação dessa..
É mesmo uma dor sem explicação. Acabei de pedir aos meus filhos que saiam da minha vida. Ou ficam comigo me respeitando e sentindo orgulho pela pessoa que eu sou. Ou escolhem ficar com o pai deles e o dinheiro que ele usa para os comprar. O monstro colocou os filhos contra mim
Vivi o luto de pai, mãe, irmãos , amigos vivos e de uma mulher que amei de forma platonica por mais de 30 anos. Hj tento administrar isso..em paz, com perdão, embora lembre regularmente...mas o ser humano é um ser social, precisa ter referência e pessoas ao seu lado, aprendi assim......difícil seguir vivendo mas DEUS tem me ajudado
como diz Pr Silas Malafaia,escritor e psicólogo:"Seu passado te ensina, seu presente é pra você fazer escolhas , Quanto ao seu futuro está intacto."Tenha objetivos definidos e vá em busca deles.Sua vida está em suas mãos!
Vivi um luto de uma pessoa viva em 2015. Sofri muito, até ler seu livro Mentes Perigosas e perceber que eu tinha sido refém durante 20 anos daquela pessoa. Seu livro abriu a cortina da minha compreensão.
Bia e Alex ! Amo ouvi-los ! Luto de pessoas vivas vai muito, muito além da viuvez ! É a "perda" de pais, filhos, irmãos e amigos ! Distância ignorada de nossos, que considerávamos, afetos ! É sobre esse luto !
Dra. Beatriz.... eu tenho um grande amigo q as filhas se afastaram dele.. Ele se blindou de forma não sentir falta das mesmas... Sempre se recorda delas com amor e MT carinho, mas jamais se lastima pela falta das mesmas. É um trabalho de dentro pra fora, e de uma enorme maturidade. Acredito q a pessoa q tem está força ele tem uma grande virtude. Na data de aniversário das mesmas cantamos parabéns, fazemos brinde às vidas delas.. Ele diz que jamais as procurará pra não ter q ouvir um "não" ou perceber q bateram o telefone, e aíabrir brecha pra depressão ou outra questão. Mas q caso as mesmas o procurem, serão bem recebidas. Ele diz que a melhor marca de travesseiro se chama CONSCIÊNCIA tranquila. Pois ele tem certeza de ter sido um super pai, um exemplo de pai! Elas têm ciência disto, mas optaram por seguir a genitora com suas ideias afins. O aplaudo pela força! Ele se ama! Amor me próprio é tudo!
Eu passei por um luto da minha filha, precisei me despedir para o meu filho chegar. Passamos por uma transição e não foi fácil! A memória é cruel, demorei 2 anos e hoje conto da infância do João de forma natural como se ele tivesse sempre nesse lugar... Passei até por uma gafe. Ele já tinha retificado o nome , porém o do cartão de crédito ainda estava no gênero feminino... O entregador perguntou por Izabela e eu disse que não existia essa pessoa , kkk Antes de terminar eu consertei e recebi a encomenda! Sou mãe da diversidade e tenho muito amor pelo meu filho!💓🌷
Natália Lopes, em que mundo eu estava que nunca tinha cogitado uma situação dessas?!! Esse sim daria um tema muito mais forte e surpreendente do que o tema sobre luto de mães narcisistas! Antes, que me ataquem achando que estou desfazendo da dor de quem tem mãe narcisista, só quero esclarecer que também sou filha de Narcisista e sim, mesmo aos 48 anos, passei e passo por diversas dores. A pior delas foi antes de saber que minha mãe era Narcisista ( e meu pai um Sociopata pedófilo) , então eu ficava perdida sem entender porque ela me tratava como um nada ( por mais que eu fizesse) e ao meu irmão que só a maltrata ela trata como o filho de ouro. Enfim, acho o seu Tema mais interessante porque é algo para nós prepararmos para a posteridade, é algo que podemos escolher como encarar. Quem foi vítima de mãe Narcisista não tem como voltar atrás. Mas, quem vier a ter um filho que passe pela troca de sexo, de gênero ( não sei como de diz), então, essa mãe ou esse pai vai poder escolher como agir, não será mais a criança vítima dos abusos de um adulto. Será uma mãe, um pai, escolhendo que tipo de relacionamento quer vivenciar com seu filho, sem se importar com os ataques da sociedade. O amor é isso. É escolher a pessoa independente da opinião dos outros, independente do quão você idealizou aquela criatura.
Conheço uma mãe que nunca superou, e desenvolveu problemas psicológicos. Ela teve uma filha mais velha até os 18 anos, quando a menina fez dezoito começou a transição. Além dela não ver a filha como homem, sofre muito com medo de alguém fazer mal, agredir. E eu entendo ela. A menina que agora é identificada como um homen tem documentos e toma Hormônios, ela é muito alta, ficou um rapaz bonito; mas tem o hábito de entrar em brigas pra se a afirmar como homem. E a mãe diz que ela não tem a força física de um homem, quando ela sai a noite a mãe entra em crise com medo de matarem. Eu ainda chamo de ela, não quero que ela se sinta mal, eu sou evangélica, na minha concepção de fé é um pecado contra o Templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. Mas ela tem livre arbítrio para escolher como quer viver. Eu me esforço pra lembrar do nome social, mas é difícil e o artigo tbm, não gosto que ela/ele se sinta mal, sei que a vida já é difícil. Mas é realmente difícil acostumar pq eu conheço desde bebê e a transição foi muito recente. Muitos julgam a mãe, mas eu entendo o lado dela o medo que ela tem de alguém fazer uma maldade, é cidade pequena, todo mundo sabe da vida de todo mundo.
Eu aprendi a viver depois que perdi uma pessoa que eu amava muito. Hoje eu entendo que tudo aconteceu como tinha que acontecer...e foi melhor assim! Aprendi a ser feliz sozinha e me sinto com uma energia melhor. Fiz bons amigos, entrei em novas aventuras...é doloroso. Mas dá certo
Muito boa abordagem; tirar pessoas tóxicas das nossas vidas é crescimento pessoal. É difícil esse luto de pessoas vivas; especialmente quando é alguém da família! Dói tanto quanto se a pessoa estivesse morta fisicamente. Estou passando por esse momento...
Estou vivendo esse luto... é muito, mais muito difícil de sair...a alma dói o tempo inteiro e vc se vê perdida. Bia e Alex são extremamente elegantes falando, me impressiona o diálogo deles, atingiu em cheio na alma e por instantes parou de doer.
O amor de Deus é tão perfeito pra mim que não dependo de ninguém pra me sentir amada e querida. Casamento é bênção, filho é bênção mas a bênção e amor maior é enxergar o amor de Deus por nós na rude cruz. Obrigada Senhor! 🙏🙏🙏🙌🥰
Não esqueçam que hoje é muito comum os filhos nos rejeitarem, abandonarem e sabemos que podem não voltarem ao nosso convívio. Então são as perdas vivas e temos que nos acostumar com isso, não podemos obrigar a gostarem da gente....é estranho, mas acontece!
@@narafernandes7211 uma relação é construída. A mãe vem antes do filho e ela é a maior responsável pela construção da relação. Ela é a adulta, ela deveria ser a mais madura. Mostre a ela que você a ama, que você será amada. Não ache que só pelo fato de ser a mãe que ela tem obrigação de te amar.
Eu tive que sepultar um sentimento lindo...não foi fácil. Vira e mexe essa ferida abre e ainda dói muito! A gente quer acreditar em algo que está só dentro de nós.
No meu caso quem saiu da minha vida foi minha irmã que é cinco anos mais velha que eu. Ela como a Dr. Disse já dava sinais que não me queria na vida dela. Mas eu por aprender a amar a família sempre tentei ficar junto e manter uma amizade. Até que um dia ela deixou bem claro através de uma atitude dela que ela não queria que eu estivesse na vida dela. Fiquei arrasada por que ela tem um filho que eu amava muito. Mas depois de 2 anos de afastamento eu senti mesmo como um luto e hoje infelizmente pra mim ela morreu e o filho dela não significa mais nada pra mim. Doeu mas eu entendi que eu não preciso dela e hoje o que eu sinto em relação a ela é um sentimento totalmente diferente do que eu achei que sentiria. Eu não tenho nem raiva e nem gosto dela. Só sinto como se ela não existisse. Acho que isso se chama desprezo. Sabe tanto faz como tanto fez. Mas meu coração é tranquilo por que eu sei que não fui eu que busquei essa situação e aprendi a aceitar e a respeitar a vontade dela. 😉😘
A dor do amor perdido ou não corresponde ela existe é real, é fisico, é doloroso. Sim, seguir em frente e sobrevivência. Mas não é simples. É bonito e empoderado dizer: Ah, não me quer ? Ok vou seguir em frente. É bonito mas não é assim tão simples. Mexe-se com a auto estima, o nosso ego, o orgulho. Somos humanos e tem pessoas q conseguem esconder bem e pessoas q não conseguem sofrer calado. Parece q é mais aceitável se vc passar a odiar a pessoa, do que se vc chora por ela, nesse processo de dor. Um dia vai ficar lá no canto da memoria a ponto de poder controlar a dor q parece ser menor, infima até, mais ainda dói. No meu caso eu gostaria de não sentir nada. Tenho uma certa inveja de pessoas que não tem sentimentos por outras pessoas. É fácil quando não há apego.
Não creio! Já estou idosa e vivi vários tipos de lutos! Mãe narcisista e parentes! A morte real do filho amado! E agora vivo o luto sem fim de um marido indiferente, eu o amo como há cinquenta anos quando o conheci! E muito triste!
Refaz por favor esse vídeo sobre amizades q se desfizeram, parentes q brigaram e não se falam. Luto afetivo de pessoas vivas, sem ser de relacionamento de casais
Bem, a esta altura da vida já aprendi que em relacionamentos abusivos - e não trata só de casais - abusado que aprende que estava sendo abusado precisa fazer contato zero com abusador/abusadores. Já o abusador dará o castigo do silêncio justamente por ser um abusador. Então tem quem ataque e quem se defenda usando, aparentemente, as mesmas “armas”.
@@marliribeirowiechersserrao3380 entendo. Mas não estou falando apenas de relacionamentos abusivos entre amigos e parentes. E sim, de relações q acabaram por razão qualquer e q fazem falta e a gente precisa lidar com isso
Se afastar de alguém não é tarefa fácil, mas se faz necessário. Nos momentos mais tristes vc se lembra dos bons Momentos, e nem tô falando de relação amorosa, pode ser amizade mesmo, uma ligação que há entre duas pessoas, ou vc pensa que essa ligação existe, mas do nada os rumos mudam e cada um segue seu caminho. Ficam as lembranças e o quanto se divertiram juntos, mas a vida segue, outras pessoas virão e não há tempo pra chorar. Tento guardar esses momentos no lugar mais aconchegante do meu coração e continuar a caminhada, que é longa.
Por falta de uma mãe na infância hj tenho três mães espirituais Deus é maravilhoso minhas pastoras minha vida ❤️❤️❤️ Louvado seja o nome Santo do Senhor
Cada dia chego a conclusão que devemos viver sozinhos e isso é muito triste! Pois percebo que não está sendo possível mais estar em um relacionamento 😥as redes físicas estão uma vitrine de corpos, um açougue praticamente e hoje nos tornamos desinteressante para o outro do dia pra noite! É triste
Esse tema é profundo e não envolve somente vida a dois mas existem pessoas que romperam laços familiares com pais e irmãos. Pessoal, Deixem de serem rasos
3 года назад+10
Certamente este programa do RUclips é um dos mais inteligentes e sábios que assisti. Aprendi muitíssimo. Obrigado mesmo!
Exatamente, eu estou em luto por pessoas vivas! Resolvi deletar todas as convivências tóxicas que faziam parte de minha vida! E me sinto muito mais feliz! 😂😂
Eu sou gêmea e sinto a solidão existencial desde sempre, mas sou feliz APESAR disso. Aprendi a lidar com a solidão e a usufruir da solitude. Dependência emocional é uma escravidão que traz muito sofrimento.
Esta semana, minha filha mais nova, a quem fez tudo que podia e não podia. Eu permiti que ela me usasse. A única coisa que me interessa na vida é minha família: duas filhas e um neto. Foi ela que mais recebeu. Chegou a me tratar como senil. Criei as duas para o mundo. Aos 18 anos saíram de casa pra estudar. E eu ficava feliz ao ver as conquistas delas. Como não tinha o pai, eu procurei fazer tudo que podia. Arrumava a mala e corria pra SP se uma precisava. Eu tb gosto de viver sozinha. Mas, a minha solidão é a falta dos meus pais e éramos só nós três. Ter duas filhas e uma que eu permiti me usar por ela,.agora, ela me tirou da vida dela. Claro que falei tudo que aconteceu na nossa vida. E ela me bloqueou. Eu não inventei nada. Mas, ela simplesmente me ignora quando raramente nos encontramos. Acordar todos os dias sem meus pais já é muito mas difícil de uma forma que nem minha família entende. Éramos só nós três. Agora perder os pais pra sempre e a filha, que agora que está bem, me descarta, e demais. Sinceramente, não tenho mais razão pra viver. Já não tinha antes, agora, ficou pior, embora, e eu saiba que ela não me merece. Eu não quero ver ninguém Só quero dormir porque, dormindo, não penso.
O mundo vive uma doença e não se deu conta . A Solidão a Dois. Uma doença que mata por dentro e Sonhos e não aceita que está doente e precisa de um remédio barato , único e que só vc pode comprar: O Amor Próprio, a Alegria da sua Companhia. Quando nos sentimos sozinhos é porque estamos em péssima companhia: A nossa. Obrigada Vocês Dois🙏
A princípio virá mágoa. Mas entender que cada um tem seu modo de ser e vc não é responsável por isto te liberta. Perdoar liberta. Liberdade é respeito geram felicidade. Mesmo estando juntos siga respeitando mas principalmente se amando e se cuidando.
Eu passei por esse luto. O fim de um namoro. É isso mesmo. Passa. E a gente suporta. E só com o tempo é que a gente entende que foi melhor assim. A fase desse luto foi difícil. Foi há menos de um ano, e ainda faço terapia e consultas psiquiátricas com medicamentos antidepressivos. Estou a cada dia mais fortalecida. A fé também me ajudou demais.
Em nosso caso esse luto ocorreu por meu pai, mesmo estando ele vivo e junto a nós. Ele teve uma série de "pequenos" AVC, que não foram percebidos nem mesmo por ele. As vezes até durante o sono, (Descobrimos depois), foi ficando "atrapalhado" e perdendo a memória. Foi tratado como Alzheimer de forma equivocada, o que apenas piorou seu estado devido aos fortes rémedios e já é não é possível ter uma conversa com ele. MInha mãe cuida dele, apesar dele estar sempre de cama e se locomover pouco. É dificil ter alguém tão próximo, mas não se assemelhar em nada com aquele que você conheceu, pois não é capaz de lembrar de nós ou completar uma raciocino. Já considerei um luto da personalidade de quem eu conheci, mas não da pessoa. Ainda podemos contagiá-lo com tristeza e alegria, isso nos mostra que apenas é uma vida diferente, já há 19 anos. Mas não é um luto real pois somos felizes com ele e agradecemos por ainda o tê-lo.
Perdi minha mãe faz 10 anos. Tenho 8 irmãos e somos unidos demais. Minha mãe era uma super mãe. Protetora demais. Eu sofro com a saudade que ela deixou em mim. Eu sou assim com a minha filha. Amo demais!! Cuido demais!! Isso serve tbm para o meu marido. Graças a Deus por isso.
Eu queria ser amada pela minha mãe , fazia de tudo para ser tratada como filha , só me humilhei depois de décadas de sofrimento , descobri que ela é narcisista ,já senti tristeza ,pena ,raiva , atualmente meu sentimento é de indiferença , se ela precisar ajudo como ajudaria a qualquer outra pessoa ,mas não quero conviver . A sociedade tem que parar de romantizar maternidade ,nem toda mãe é boa .
Verdade, minha situação é idêntica a sua.
concordo,Maria eu que o diga tenho uma mãe que nunca me amou, é só fingimento, é uma tristeza e ela ainda fala pra todo mundo o contrário que eu que não gosto dela puro disfarce só encenação excelente atriz merecedora de uma estatueta do Oscar😔
@@letianimarquardt6092 elas nos adoecem , a única forma de vivermos em paz e o distanciamento físico e emocional
@@adrianaoliveira3908 a minha se faz de vítima o tempo todo , faz intriga , fofoqueira ,mentirosa ,agressiva , oportunista , quero ela bem longe de mim . Depois que me afastei até minha saúde melhorou.
A minha mãe e meu pai são tudo e mais um pouco disso aí que vcs falaram e as minhas irmãs, tias, tios e primos e primas.....praticamente a família toda são narcisistas e os que não são, tem outros perfis de psicopatia....é muito triste. Eu sou autista e talvez por isso não tenho a natureza perversa deles.
Hoje em dia, a única pessoa que não quero perder, sou eu mesma.
tbm tenho o mesmo pensamento que o seu Priscila👏👏
👏👏👏👏👏👏
Eu tambem
Idemmmmm
Eu quase me perdi de mim por causa da minha mãe narcisista. Hoje estou tentando me recuperar, juntar os pedaços, mas ainda falta muito a fazer.
No meu caso, me relacionei com uma mulher viúva, uma mulher maravilhosa mãe de dois filhos, duas crianças excelentes. Ela vinha de um casamento de 15 anos, mas ao todo, foram 20 anos de convivência com o falecido. Ele adoeceu e ela sofreu com ele até a morte. Ela perdeu o sentido da vida e sofria muito, começou a fazer tratamento psicológico e quando se sentiu melhor, nos conhecemos. Foi maravilhoso saber que estava proporcionando felicidade na vida dela. Tivemos muitos momentos alegres e felizes, seus filhos se davam muito bem com o meu filho, eram como irmãos. Passamos 9 meses namorando, mas do nada ela começou a ter uma recaída, comecou a lembrar de tudo que havia passado e junto veio uma grande tristeza, falamos em terminar o namoro, mas quando nos viamos pessoalmente, tudo ficava bem. Namoramos mais três meses e quando completou um ano, ela desabou de vez. Ela estava sofrendo muito, voltou a fazer tratamento psicológico e mesmo assim continuaca triste e sofrendo. Eu via que ela não estava feliz, e que precisava de um tempo só pra ela para poder se curar do luto. Então, conversamos pessoalmente e ela disse que gostava muito de mim, mas que não estava se sentindo bem em não poder me fazer feliz por não poder se dedicar 100% a mim, por causa de seus problemas emocionais deixado pelo luto. Eu via que não tinha como a gente continuar o namoro naquelas condições e terminamos numa boa. Mesmo com o coração partido, por ama-la, decidir dá um alívio para sua mente, para sua vida. Sem dúvidas ela foi uma das mulher que eu mais amei, que mais me tratou bem. Eu sei que a vida tem que seguir em frente, mas infelizmente sei que nubca mais teremos uma outra chance. Peço a Deus que abençoe ela e seus filhos. Eu os amo!
Não deixa ela escapar.....corra atrás do seu sonho.....livre ela desse fantasma ajude ela❤
Eu tb sou viuva há 12 anos meu amor é eterno foi maravilhoso. Sou bastante sociavel e alguns homens insistem em ter algo comigo me irritam profundamente. Não dou abertura, sou sincera, não quero mais ninguém. Mas se insistem demais o que acontece as vezes viro bicho ofendo até a pessoa cair fora. Quero ficar com as minhas lembranças tenho direito.
Me emocionei com seu comentário 😢 espero que vocês fiquem bem 🙏🏻❤
As vezes a pessoa simplesmente muda. Deixa de ser quem era. E você pode ficar procurando no outro algo que ele não é mais. Isso também causa um processo de luto.
Sim,eu filho mudou dessa maneira, parece que não é mais ele
Viva o luto, não fuja dele. Deixe sangrar. Quando passar (porque passa), você vai se dar conta de que está muito mais forte e de que aquela pessoa faz muito menos falta do que você poderia imaginar, ao ponto de virar quase indiferença.
Eu creio!
Doi tanto a indiferenca sem merecer isso 😮
O difícil é o tempo que o luto demora a passar, eu tive um luto de alguém vivo que demorou 5 anos bem dolorosos para passar, e nesse momento estou vivendo outro e tenho medo de demorar novamente, pois a tristeza é imensa...
Dependência afetiva ✍️
Obrigada po essas palavras
O tema foi muito abordado para o lado de casal,mas existe muito luto de pessoas vivas relativo à amizades e parentes.Já passei por esse tipo de luto e posso dizer que é muito dolorido.Hj me considero completamente curada.
Concordo plenamente.
Perfeito. Quando surgem pessoas inexplicáveis de tão ruins para nossas vidas, é hora de aproveitar a chance! Essas pessoas são extraordinários exemplos de como NÓS NÃO DEVEMOS SER!
Acho que poderiam voltar ao tema com relação a amizades
Com certeza! Aconteceu comigo recentemente. Uma grande amiga, uma das melhores que eu já tive na minha maturidade e aparentemente de repente se afastou sem nenhuma explicação. Embora não tenha se afastado só de mim, mas eu parecia ser a presente... também nunca procurei saber o porquê. Mas senti muito, porque não tenho muitos amigos... E estou na fase da vida que é difícil fazer novos amigos.
Senti muito. Antes outros amigos se afastaram por vários motivos, mas era jovem estudava, depois fui trabalhar e tive muitos amigos de fase agora aposentada fica difícil fazer amigos ou até colegas.
@@julianacamposvictor3755 não é tão difícil como parece. Experimente participar de projetos coletivos do seu interesse como cursos, frequentar ambientes agradáveis e movimentados como parques ou clubes de leitura etc. Enfim se relacionar com pessoas que compartilhem dos seus interesses e os laços se formam.
Estou divorciada há 4 anos,amando minha solitude, faço o que quero,preciso nessa fase estar só, faço coisas que nunca fiz antes, não tenho que dar satisfação,quero silêncio no momento,com meus filmes,livros,tenho dois cachorros e gatos,dando atenção melhor pra eles .Passeio na pracinha,tomo sorvete, independente de QQ companhia,estou me conhecendo muito mais
Estou na mesma e é ótimo!🔝👌🏾
PARABÉNS!
Isso é CONQUISTA!
Também estou amando a minha solitude!
Essa sensação de liberdade deve ser maravilhosa...
Então tá só no consolo?
A gente nunca deve por a nossa felicidade nas mãos de outra pessoa!
verdade!Os tempos mudaram, não dá pra esperar muito das pessoas.Nao dá pra perder o controle de nossa vida.
Pior de tudo... ...seres q , nos faz feliz,vivem pouco. Os pets por exemplo.
@@joaomoraes3204 Mas Jesus Cristo é vivo e pode habitar em você, se vc deixar, e aí sim, vc saberá o que é FELICIDADE 😉😊
Felicidades são utópicas.
Verdade
"Se a gente está vivo é porque tem coisa pra fazer, então temos que dá sentido a caminhada que vem pela frente."
Gostei do seu comentário 👍🇧🇷
Tentei proteger uma "amiga" de um cara com histórico de comportamento abusivo, mas ela estava tão encantada com o embuste que havia conhecido há duas semanas que jogou uma amizade de 14 anos no lixo.
Vivi um luto de uma amiga viva e foi muito doloroso, cheguei a adoecer, tudo doía em meu corpo... Hoje entendo que eu precisava me afastar, e por não ler os sinais a vida me livrou de uma forma dolorosa, porém me trouxe valiosas lições, então agradeço ao universo pela experiência.
Os sinais sempre estarão diante de nós.
Total dependência emocional, quando o outro vai leva um pedaço seu que é a sua segurança, o que falta não é o outro é a segurança e o aconchego emocional que você sentia.
Tudo passa ! Se nao der para sair de um relacionamento sozinha , um bom psicólogo ajuda muito . Eu inicialmente levei um susto com os atos do covarde . Hoje estou de boa .
Isso é uma dura, mas necessária vdd.
Sinto uma paz triste, depois que tudo acabou, entende?! Estou me refazendo, construindo pedaço que me falta. Não é fácil, mas é um processo, e é libertador.
Quero a liberdade!
@@marta9731 estou nessa situação.Está doendo tanto.O mais difícil é ter que me manter forte na frente dos meus filhos.😓
Quando é um filho 😢
Você explicou mais que todo-poderoso minutos do vídeo. Eles falam como se nunca tivessem passado por isso, é fácil dizer para tocar a vida. Agora, como viver o luto de fato? Poderiam explicar sobre a construção de auto estima. Achei superficial, mas ok.
Esse tema me fez pensar em uma frase que eu sempre digo: " ser órfã de pais vivos" segue ai uma sugestão de tema...
Quando se tem pais que te abandonaram, te negligenciaram, e muitas vzs são tóxicos. Dias dos namorados é fichinha perto do dia dos pais e das mães.
Vdd. Infelizmente sei muito bem o que isso significa.
@CeresLuana cuidado com o comentário desse cara aqui em baixo. Não se pede o contato da pessoa desse jeito. Pode ser um psicopata narcisista tentando te manipular.
@@Priska08 obrigada pelo aviso, pode deixar 🙏🏼😘
Message me on my email address
Falou tudo, órfã de pais vivos é uma dor, um desespero que só Deus para aliviar a alma.
Vivo sozinha faz 5 anos, isso é tão bom e não vivo triste. As pessoas é que querem achar problema em ser solteira.
Vc é um ser mais evoluída q nós kkkk Deus mim abençoe a chegar nesse nível rsrs.
Vivi muitas perdas, de pessoas vivas e mortas que foram "muito" importantes para mim, para aprender que posso viver muito bem sozinha, eu só não posso viver sem JESUS. 🙂🙌
Penso e me sinto exatamente dessa maneira,,,me ví de luto por todos da minha família...e consegui sobreviver...só ñ vivo sem Deus
@@elainepereira893 i
Rezo todos os dias
Amém querida eu também posso viver sem muitas coisas e pessoas que saíram da minha vida e me feriu injustamente e é sangue viu dou Glória à Deus por isso pôquer só não posso viver sem Jesus
Concordo com vc! Depois que superamos dores horríveis descobrimos que o ÚNICO que nunca nos deixa é Jesus! Esse lugar nEle é a cura de qualquer dependência de homem!
Depois de 55 anos descobri e entendi que não sou aceita e amada por minhas irmãs…insistir nesta relação foi muito tóxico para minha existência… por mais difícil que seja, aceitar os fatos e buscar novas amizades nos da a possibilidade de relações ricas, que agregam nas nossas vidas…eh um luto mas ele vai passar!!! Me vejo livre e com a possibilidade de fato, ser feliz!
Temos que criar um bom relacionamento com a gente mesmo, não podemos colocar a nossa vida na mão de ninguém, devemos ter inteligência emocional.
verdade!
Verdade mesmo
😘👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
É interessante esse assunto, pq acho q não existe ninguém q não tenha vivido isso, ter q sepultar alguém dentro d si!!!
Difícil sepultar alguém vivo dentro de nós. Já passei por isso e estou passando de novo. E difícil segurar.
@@reginaferrari7306 eu acho que nos causa um sentimento bem estranho. Agora a dificuldade em sepultar alguém vivo dentro de nós vai depender do nível da maldade que a pessoa nos causou. Sou filha de mãe narcisista em contato zero há cinco anos. Tenho sentimentos estranhos por isso? A resposta é sim. Posso voltar atrás? A resposta é não, pq fiz isso pra salvar o que restava da minha vida.
@@_-sunlight
Oi, o primeiro passo é não se sentir culpado!
@@helenagrella5446 obrigada pelo apoio.
É o que tento fazer todos os dias e vou conseguir 🙌
Quando alguém sai da minha vida eu penso como a Joelma: Tem coisas na vida que a gente não perde, a gente se livra! Kkkk
O pior de tudo é saber que a pessoa que te descartou consegue sorrir como se você nem tivesse existido.
Isso é sobre a outra pessoa
São seres maus
Verdade passei por isso .menos de 1 mês que terminamos ele desfilando de mãos dadas com outra todo feliz .ficamos 11 meses juntos
Talvez vc não soubesse, como não sabe até agora com quem conviveu...Distração, despreparo, falta de auto estima. .
@@FabianeGoncalves-zl2ic Também passei por isso, namorei 3 anos, ela conheceu uma pessoa no pedal, fez amizade, em menos de um mês descobri umas mentiras envolvendo essa suposta amizade e ela me pediu um tempo, daí descobri que na verdade ela já estava se envolvendo com essa pessoa nova e me descartou como se eu não fosse nada, e estão namorando. A outra parte sabia que ela namorava também.
Fiquei impressionada com o número de comentários sobre não terem uma mãe que gostaria de ter tido. Pq eu achava que era só comigo que isso acontecia. Só quem passa por isso sabe como é dolorido ter uma mãe e ao mesmo tempo não ter. Eu sofro muito com isso :(
Eu também, te entendo.
Tbm sofro com isso
Eu sei desde pequena. Não adiantou muito. Sempre sofri e sofro.
Samantha, alguma coisa você fez ....?
As pessoas não falam o que fizeram para que a mãe se afastasse.
Tem gente que me acha fria. Mas eu vejo claramente que as pessoas têm um limite de tempo para estar em nossas vidas. Ninguém fica a vida inteira. E nós também temos necessidade de seguir, a gente também muda.
Excelente!!
É vdd, concordo plenamente
Acho importante viver o luto de final de relacionamento sim, até pra. não correr o risco de levar fantasma para a próxima relação. Porém concordo com tudo o que a Ana Beatriz disse, ninguém deve ser o oásis no deserto da vida de ninguém.
Dra Ana ensinou um mantra para os dependentes emocionais: " você é inteligente, abençoada e capaz .O outro é escolha e não necessidade ". 🤗🤔
Minha mae conheceu meu pai aos 12 anos, quando eu estava com 25 anos meu pai traiu ela, a dor era tanta que minha mae dizia que seria melhor meu pai ter morrido. Minha mae sempre foi um exemplo pra mim, sabia, dona do lar, isso faz 15 anos e lembro dela com o olho roxo de tanto chorar. Ela dizia que jamais ia casar , ela é conservadora, religiosa. Mas Deus trouxe o Milagre, ela hj é casada com um homem de bem, que trata ela com gentileza. Amo meu pai e ate hj ele chora quando lembra da burrada .
Que história linda, me deu uma grande força pra minha vida hj!!! gratidão imensa por compartilhar
Antigamente eu tinha muita dificuldade de me desvincular das pessoas. Com a idade e as experiências, hoje estou prático; risco da minha vida sem pena
Na minha humilde opinião é o luto mais difícil pois vc tem que matar a pessoa que está viva, mas dentro de nós... é muito sofrido mas a gente consegue. Com terapia e auto amor o nosso emocional é recuperável. Dói. Demora. Mas aos poucos a gente se torna uma fênix! Estudar, pesquisar, se curar a nós mesmos.
Sim, a gente segue. Sim, dói e demora!
Estou Nesse lema 😔💔
" A vdd dói , Mais liberta!
.....tudo passa .... A vontade de Deus e boa, perfeita agradável para nossas vida! Graças a Deus! 💝💝
vdd,eu tiver que fazer maior esforço para aprender a lidar com tamanha indiferença,desprezo, rejeição,enfim hoje sou uma rocha,uma Fênix mesmo,qndo alguém tenta querere atingir,eu sobrevoou bem alto feito águia para nãoe alcançarem,😚🙏
É verdade... eu tenho costume de bloquear as pessoas da minha vida e coração. Isso me liberta. Mas não me desliguei da vida, só amo as pessoas que me fazem bem!
Devemos sepultar quem não nos ama ,quem Nada agrega! Obrigada Bia!
Fantástico!!!
Ana Beatriz toca assuntos pesados com leveza,maestria e HUMOR!!!!
Passei por por esse processo e pasmem...
SOBREVIVI!!!!
Sim verdade......mas muito difícil qd se trata de filhos.
Concordo contigo....existem pessoas que são livramento em nossas vidas.. e passaram pelo nosso caminho pra nos ensinar a não sermos iguais a eles
Não são todos os pais e mães adoráveis e nem dão a vida pelos filhos. Passar pelo luto destes pais tóxicos vivos é parte da libertação!
A verdade é que damos muito mais importância ( do que merecem) a outras pessoas do q a nós mesmo. Endeusamos pessoas... Seja nas amizades ou amores ... Seja o maior amor da sua vida! E os que vem e ficam são escolhas... Os que vão bye... é livramento, simplesmente fecham se ciclos ... E cuide do seu ser ,,❤️
Minha mãe, desde que eu e minhas irmãs éramos crianças, dizia: " não dependam financeiramente de ninguém". E isto fez uma diferença muito grande , em nossas vidas. Principalmente no casamento.
Hj me arrependo amargamente de depender financeiramente,de ter esquecido de mim para me dedicar a filhos e marido😢
@@valeriamossidipace262 eu também
Vixe, isso aí é bem que não tem nada a ver com o assunto do vídeo. Ela é psiquiatra, não uma economista. O vídeo trata sobre algo da área emocional, não da área material. E sobre essa questão que você falou sobre a área material, hoje em dia precisamos tomar muito cuidado com os excessos, principalmente nós mulheres, não podemos depender completamente dos homens financeiramente, mas também não vamos pagar as contas deles, porque é dessa forma que muitas mulheres estão caindo em golpes e relacionamentos abusivos com homens narcisistas. Muitas mulheres estão morrendo atualmente por causa disso. Não é cometendo excesso ou invertendo as coisas que se resolve os problemas, muito pelo o contrário, acaba o tornando ainda pior.
Vc ainda tem tempo se cuide amada
@@NayaraMandy dementadora!
Eu estou "livre" há 11 anos e estou ótima!!!
Adoro minha solitute 😀
Eu também 👏👏👏
@@selmabezerradasilva469 Eu tbm. No tempo de relacionamentos abusivos, disfuncionais, me receitavam 9 comprimidos psicotrópicos por dia. Como estou tratando estresse pós-traumático por causa desses relacionamentos ainda preciso deles. Deles, não. “Dele”. 1 comprimido ao dia só até passar o pior. Que posso dizer que passou, felizmente. Boa sorte para nós. A paz esteja conosco, enfim. Rsrs
Depois que a gente se sente tão bem a sós, dificil é querer se envolver novamente né?
Tbm fiquei 11 anos sem nada serio. melhor fase da minha vida,auto conhecimento. Agora estou com uma pessoa ja a 3 anos. Quando acabar quero ficar mais uns bons anos sozinha...
Estou sozinha a esse tempo tb 😊 muito feliz 🙏
Passei por um rompimento traumático pois acreditava que estava tudo bem e do " nada" o outro foi embora... passei 2 meses chorando e um ano em terapia pra me entender na situação, é difícil mas a gente consegue!!!
A Ana Beatriz é mercenária. Quer transformar a Psiquiatria (um estudo serio), em entretenimento "midiático".
Parebens Doutora pelo video compartilhei
@@reinaldomuller4125 Eu já acho que ela faz um trabalho muito importante, pois tira da mente de muita gente que quem frequenta psiquiatra e quem toma remédios, é louco.
@@saandragurg5360 "desinformar" ou "dourar" a pílula é uma postura pouco ética. Informar, através de recursos retóricos "midiáticos?? Se você aceita isso, é seu direito.
@@reinaldomuller4125 também sou professora! Temos o direito de discordar.
Boa tarde
"Enterre os mortos, viva o luto, honre a memória deles, mas não deixe de cuidar dos vivos."
Tive uma colega de trabalho (não era minha amiga) que um dia me disse, sem mais nem menos: "Tenho uma peninha de você." Sem saber o motivo, perguntei porquê. Ela disse "Vc é tão sozinha, não tem marido" respondi q tenho um lindo filho, tenho vários irmãos, mãe, sobrinhos, ... e não me sinto só. Nunca havia pensado nisso.
O tempo passou e encontrei a tal trabalhando numa loja, ela estava com depressão porque o marido trocou ela por uma garota nova e bonita e ainda levou os dois filhos. Resumindo: Quem disse que casar garante que não estará sozinha quando mais precisar. Hj ainda vivo só, meu filho casado cuida da vida dele e temos um bom relacionamento. Sou feliz assim. Já aprendi desde cedo à cuidar de mim enquanto a tal colega precisou aprender depois de velha kkkk
😂👏🏻👏🏻👏🏻mesmo assim !
Eu também tive que aprender depois de velha! Uma tristeza só!
😍🌹
@@giovanianascimento5390 Mas você aprendeu 👏
kkkkkkk" desnecessário.
Quando a dor do luto passa a gente sente que realmente aquela pessoa morreu...A pessoa realmente morre dentro de você.
Vdd
Um vazio um buraco
Ótimo tema , deveria ter mas vídeos assim separando tipo filhos,como lidar com a essa dor no caso de ser abandonada pelo pai
Esperando que passe logo.
Preciso me curar, tô com medo de nunca passar 😮
Vivo essa situação há 5 anos: meu pai tem Alzheimer e ver um homem que sempre foi independente, culto, prático, divertido e organizado definhar mentalmente dia a dia é horrível! Ainda não está acamado mas já não sabe mais escovar os.dentes, tomar banho, etc. Não pode ficar um minuto sequer sozinho, se perde dentro do próprio apartamento. Não me incomodo tanto dele não lembrar quem sou, acho bem pior o fato dele não saber quem é ele próprio. Se ele morrer será muito triste mas esta morte diária e aos poucos é sofrida demais e acaba comigo...
Alzheimer: Nadja, para o seu pai não adianta mais o que eu vou falar. Me solidarizo com o seu sofrimento. Com o SEU, porque até agora não se sabe NEM se pessoas em Coma “sofrem”. Peço perdão por usar o espaço em que conta da sua dor para o que vou contar. Se servir para alguém refletir
teremos ajudado essas pessoas: há seis anos me foi retirada uma medicação receitada para insônia. Psiquiatras a receitavam para quem disto se queixasse. A explicação para a “ retirada” é que a Ciência estava tendo evidências que seu uso teria a ver com o Alzheimer. Não sei como foi a vida mental, física ou emocional do seu pai. Os antipsicóticos surgiram antes dos ansiolíticos. Foram receitados para a minha mãe esquizofrênica. Sedativos são mais antigos. Antidepressivos surgiram depois de todas essas drogas. Consequências em cérebro de usuários parecem só agora estar merecendo um estudo sério. O que estaria por trás disto?! Uma conclusão que tiro, não só de “leiga” mas de experiências de vida é que a Ciência (laboratórios médicos?) lucra com os estragos. Que eu tenha me feito entender por todos.
@@marliribeirowiechersserrao3380 obrigada por sua mensagem! Sabe todas aquelas coisas que a ciência afirma que protegem do Alzheimer? Meu pai fazia todas, não porque tivesse medo de adoecer mas, simplesmente, pq faziam parte do estilo de vida dele desde sempre. Era extremamente ativo, preferia deixar o carro na garagem e ir a pé ou de bicicleta aos locais. Trabalhava no vigésimo primeiro andar de um prédio e com frequência, preferia as escadas ao elevador. Sempre se alimentou bem, nunca fumou nem bebeu. Falava português, alemão e inglês. Qdo se aposentou, decidiu ser voluntário numa escola pública em uma comunidade de Petrópolis, RJ. Dava aulas de flauta doce, reforço escolar em inglês e matemática, levava as crianças para passear... Durante 20 anos preencheu sua mente e coração com esta escola e comunidade. Foi um paizão dedicado, aventureiro porém responsável, parceiro e muito gente boa - em meus 52 anos ainda não encontrei alguém que não gostasse muito dele. Nunca teve problemas de saúde. Até seus 85 anos era absolutamente independente, dirigia, escalava morros, velejava, pagava as contas via internet, lia muito, contava estórias para os netos, escrevia suas memórias. Começou esquecendo o nome das pessoas. Depois, as coisas que fazia com facilidade passaram a demandar muuuuita atenção pra "não se perder". Minha mãe o levou a vários geriatras pq a memória estava atrapalhando suas atividades. Todos diziam que ele estava ótimo afinal, era difícil ver um homem com mais de 80 anos tão saudável. Desde o começo eu insistia que devia estar com Alzheimer pois a perda de memória dele não podia ser "normal". Meu avô morreu com 101 anos, numa época em que quase ninguém chegava lá, e não tinha os problemas de memória que meu pai apresentava. Mas nenhum médico achou anormal a memória dele falhar tanto. Até que um dia eu, meu irmão e minha mãe o vimos se olhar no espelho e achar que havia uma outra pessoa no ambiente - ele não se reconheceu! Aí não tive dúvidas! Fomos ao geriatra, e, ao contar o fato, ele disse que pediria ressonância magnética do crânio pq era o protocolo mas que não havia QQ dúvida de que ele estava com Alzheimer... Continuamos tocando a vida, nos curtindo muito, aproveitando todas as oportunidades. Lá se vão 5 anos do diagnóstico. Desaprendeu um monte de coisas, inclusive coisas que fazia muito bem (montar quebra cabeça, por exemplo). Hoje se perde dentro do apartamento onde mora, não reconhece ninguém, (exceto minha mãe e o cachorro; os filhos, às vezes), não sabe mais escovar os dentes, depende de alguém perto todo o tempo. Ainda caminha diariamente com o cachorro (e alguém junto) mas tem pavor de atravessar a rua. Era velejador desde a juventude e hoje tem medo de mar. O Alzheimer é uma doença muito cruel com a família! O pai que eu tive morreu anos atrás, hoje o que temos é uma pessoa muito parecida fisicamente com ele, bem humorada, alegre e feliz. Mas que não é mais o meu pai. Normalmente o luto começa quando sepultamos alguém. Acho que o meu luto vai encerrar qdo sepultarmos o meu pai. Será muito triste, com certeza, mas TB será o fim de um imenso sofrimento.
Passei por isso minha mãe morreu c alzheimer
Se você puder procure um acompanhamento psicológico, a carga emocional de lidar com alguém assim não é fácil.
Veja as melhorias que o óleo de coco faz em quem tem alzheimer. Testei com meu pai e funcionou. Foi maravilhoso ver meu pai voltando a se alimentar sozinho e andar, mesmo que por pouco tempo. Sinto muito por quem passa por isso, pois alguém morre antes da morte física e nos leva junto
Vivo isso com minha mãe narcisista e com os meus familiares. Desde que fiz contato zero com ela, esses familiares me excluíram do vínculo familiar.
Passei por situação parecida e sofri mt no início mas com o tempo foi melhorando na medida que reconheci que sempre me enganei e me doava com medo de ser rejeitada pelas pessoas que amava.
( Jesus Cristo diz para você )
"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
(Apocalipse, 3:20 )
Para explicar a importância de ouvir o chamado de Deus e crer nele. Quando cremos em Jesus, ele entra em nosso coração e passamos a ter comunhão com Deus.
Na visão de Apocalipse 3:20, Jesus comparou sua relação conosco com um hóspede que recebemos em casa para jantar. Ele estava falando para a igreja de Laodicéia, onde as pessoas se achavam muito independentes mas tinham se esquecido que tudo que é realmente importante vem de Jesus. Eles precisavam arrepender-se e dedicar sua vida a Jesus.
( “Eis que estou à porta e bato” )
Jesus mostrou que ele quer nos salvar. Ao longo de nossa vida ele chama nossa atenção, nos convidando ao arrependimento. O chamado de Jesus é como uma pessoa que bate à nossa porta. Nós temos uma escolha: abrir a porta e deixar Jesus entrar, ou rejeitar Jesus em nossa vida.
A Bíblia fala sobre o perigo de resistir ao chamado de Deus. Quando ouvimos a palavra de Deus mas o rejeitamos e escolhemos não crer, nosso coração fica endurecido
"Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;"
(Hebreus, 3:15 )
A incredulidade impede de receber a salvação.
Mesmo quem é crente pode cair no erro de ignorar a palavra de Jesus em certas áreas de sua vida. Quando isso acontece, impedimos Jesus de transformar essa área de nossa vida. Nossa vida espiritual fica enfraquecida e não crescemos, porque não estamos abrindo a porta para Jesus.
( Entrarei e cearei com ele )
Jesus faz uma promessa especial para quem abre a porta para ele: comunhão com Deus. Quando obedecemos ao chamado de Deus e cremos em Jesus, ele passa a morar dentro de nosso coração
"Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada."
(João, 14:23 )
Não somente ouvimos falar sobre Deus; passamos a conhecê-lo pessoalmente!
Normalmente, partilhamos a mesa do jantar apenas com amigos íntimos. Quando tomamos refeições juntos, passamos a conhecer nossos amigos melhor e fortalecemos nossa amizade. A mesma coisa acontece quando abrimos a porta para Jesus.
“Cear” com Jesus significa ter comunhão de ganhar intimidade com ele. Quanto mais deixamos Jesus entrar em nosso coração, mais próximos dele ficamos e mais ele transforma nossa vida.
"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
(Mateus, 11:28 )
"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
(João, 14:6 )
"Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."
(Jeremias, 33:3 )
Fuja para bem longe desse lar disfuncional. Não comente seus sonhos e projetos. Amor ágape não existe. Eu paguei um preço alto por que nao tive esse conselho que lhe dou. Abraço.
@@aldenisebraga4476 abraço. Obrigada
@@brunokener712 amém! Glória a Deus !
Já passei por isso na separação, 20 anos jtos, mas graças a Deus eu superei! Passei a dor como um luto msm, com todas as fases, superei as dores, as traições dele, chorei baldes, emagreci 20 quilos em 4 meses. Comecei do zero mesmo, hj mantenho sozinha o meu lar, fiz 2 faculdades, mudei de área de trabalho, pq até isso ele me tirou e principalmente agora vivo pra mim, coisa que eu ñ fazia antes! Tudo passa e pra melhor! Confie sempre em Deus e em si msm, que tudo dará certo!🙏🥰
Isso é superação!
Estou passando por essa fase: luto por alguém que está vivo, emagrecendo e vivendo cada dia...
Nossa passei por isso TB ,fui casada por 23 anos e TB emagreci 20 kg em 6 meses ,quase morri ,não desejo isso a ninguém ,como gostaria de formar um grupo só de pessoas que passam por isso pra voltarmos a sorrir
Aconteceu mais ou menos isso comigo. Amizades que eu achava que eram duradouras,muita decepção.. mas se foi com a falta de reciprocidade, indiferença, até com parentes,aqueles te procuram qdo precisam. Dei um basta. Trato bem,se precisarem, ajudo se puder.
Mas quebrou o encanto,a afinidade e confiança
Sou órfã de pai vivo,Descobri que posso perder tudo sofria muito por não ser amada ,mais o que não posso perder é Deus na minha vida ..
Só não posso ficar sem Deus,porque o resto me acostumo.✍🏻
Meu filho passa por isso , dói na minha alma ...
passo por isso hoje sigo minha vida perdoei para mim mesma ser feliz.
Acima de qualquer pai na terra, somos filhos de Deus, que nos ama.
Verdade DEUS tem ser tudo, em primeiro lugar ...
Ele sim é pai verdadeiro nunca decepciona 🙏🙏🙏🙏🙏
Acabei de terminar um relacionamento de 10 anos. A dor estava insuportável, mas esse vídeo veio como um raio de sol me lembrando que, depois da noite, sempre amanhece.
Força pra vc 🙏
Tudo passa! Também sai de um casamento de quase 14 anos. Sofri demais. Mas passou! Temos que ter amor próprio.
@@valdetemenezes5284 estou nesta fazer 40 anos ao lado de uma pessoa que mentiu para mi hoje não à quero mais foi muito sofrimento eu já estou ficando louca
@@miracunha477 Muita Fé em Deus. Muita Força pra você. Se ame em primeiro lugar. 💋 💋
@@miracunha477 Eu estava conhecendo um carinha, sentia aquele medo dele me deixar. Até que um dia eu precisei dele e achei que viria me ajudar e ele disse: "não vou aí porque você está mal", foi algo bobo mas cm se aquele encanto acabasse, eu tinha medo de perde mas já estava sozinha.
O luto de alguém que tem alzheimer , ela não está mais ali. Quando minha mãe descansou eu não sofri porque eu já tinha perdido ela lá atrás , foi um alívio ver ela se libertar .
Sim, é assim mesmo. Eu também passei por isso.
Tbm passei por isso, mas até ler este comentário, eu sentia remorso por sentir alívio, mas vc me deu uma nova visão
A minha mãe está viva e tem alzheimer, é muito triste vê-la indo embora aos poucos… Não conseguir mais trocar ideias, conversar com ela é triste e frustrante embora eu tente entender o que essa doença faz com a cabeça das pessoas. Graças à Deus ela reconhece os familiares e isso já é muito bom.
Amiga paciente de Alzheimer dá trabalho, por isso sua sensação de liberdade
😢😢😢
Depois que terminei um noivado (não foi fácil, quero deixar claro), fiz uma lincenciatura em Filosofia, pós em Psicologia Clínica e atualmente estou concluindo um bacharelado em Teologia. Aprendi a me valorizar.
Fernando, cuidado pra não ficar cheio de cursos e infeliz
@@Felix-ku5ot, já pensei nisso, Francimar. A Bíblia alerta o fato de que o que se aumenta em conhecimento aumenta também o enfado. Entretanto para mim, o cuidar de mim, foi meio que para me recuperar de um sentimento de "não pertencimento a mim". Mas já estou planejando em dar um tempo nos estudos, assim que concluir o bacharelado.
@@fernandonascimento9827 “A Bíblia ensina que etc etc”. As pessoas repetem isto como se verdades universais estivessem ali. Acredito que quem estuda Teologia quer só reforçar crenças pessoais. Vc deve ser jovem. Daqui a muitas décadas vc vai agradecer por ter “aprendido” o que está aprendendo. Não faça pouco disto porque estaria fazendo pouco de vc. Quem um dia “aprendeu” e se sente mal por isto no futuro precisa aprender a consertar o emocional. Tédio ou isto falado aí tem a ver com o emocional e não com o aumento do Conhecimento. É o que penso atualmente por não ter mais Conhecimento/s do que tenho.
@@marliribeirowiechersserrao3380, entendi o que você quis dizer, mas considere o seguinte: eu já tive trabalho tanto braçal quanto intelectual (de oficina mecânica à auxiliar de escritório), e posso te assegurar, o trabalho intelectual tais como: lidar com notas ficais (como eu fazia), estudar, preparar aulas (atualmente sou professor), fazer cursos de especialização... enfim, estressa muito mais do que trabalho braçal. O aumento do conhecimento, se não for moderado, causa enfado sim! Portanto, pra não perder o costume, a Bíblia está certíssima.
@@fernandonascimento9827 Já eu, considero que a profissão de professor é mesmo desgastante . Por isto fiz Licenciatura em Sociologia sem nenhuma intenção de lecionar. Tinha marido professor e agora é o filho. Pode ser que vc sinta prazer em trabalhar com carros. O que quero dizer é que NÃO pode creditar aquisição de conhecimento ao enfado! Estudar é estudar. A finalidade é aprender. Trabalhar intelectualmente com o conhecimento é outra coisa. Vc está falando em trabalhar e eu em estudar. Tem que só dosar para não entrar em estresse. Ficar fazendo cursos e ser infeliz, me parece ter sido dito porque vc falou em noivado desfeito. É como se a pessoa interpretasse isto como uma fuga. Bem, já dei o meu recado. Que vc não acumule atividades para não se decepcionar infundadamente com o Conhecimento. Estudou Filosofia! Eu vi motivos para me desinteressar de Filosofia quando fui entendendo que TODOS os “grandes pensadores” da Humanidade eram misóginos!!!
Estou vivendo esse lito de marido vivo.. Ele me deixou.. já estive muito pior, com quadro de depressão e síndrome do pânico, crises de raiva e choro.. mas estou aprendendo a lidar com esse luto e aceitar essa situação em minha vida. Estou bem melhor e cada dia dou um passo a mais para a cura e libertação. Sempre confiando em Deus e seguindo em frente!!!
Como você está?
A decepção sempre vem de quem você menos espera. No meu caso, foram os amigos, simplesmente sumiram e de tempos em tempos aparecem como se nada tivesse acontecido e depois somem de novo. Hoje em dia sou completamente indiferente com eles, já sofri muito no passado por isso, não abrirei essas portas novamente para essas pessoas. Muitas vezes é complicado sim estar sempre só, mas eu também tenho noção do meu próprio valor e não vou aceitar qualquer coisa em troca.
Já fiz o da minha mãe..... Uma mãe q não tem jeito tóxica até último.... narcisista ... corri atrás desse amor por anos ...hoje compreendo q jamais o terei ...
Cuido porq é idosa ..
Mas pra mim é só um pessoa q precisa de cuidado. Me liberei com a graça de Deus 🙏
Perdi o afeto e respeito por irmãs tão próximas. Descobri as falsidades e ações pelas costas. Doeu muito, mas apagou.
Eu tbn
Eu também passei por isso meses atrás e agora que tô me refazendo aos poucos desse luto de um parente vivo que sempre me desprezou e não tinha reparado nisso. Me dói um pouco, mas já tô seguindo em frente 😃😄🤗🤩
Eu tambem
Apesar do exemplo dado ser o amor romântico, os conselhos serve pra qualquer relação. O grande Conselho é "não depender de ninguém " amar, respeitar, mas jamais depender!
“não deposite sua felicidade na outra” essa frase me deixou leve.
Eu estou sentindo feliz com o desligamento de pessoas tóxicas e isso faz a gente evoluir em todos os sentidos da vida inclusive nos leva ao amadurecimento e fortalecimento. 😀🙏
Gratidão pelo vídeo. A sociedade quer que você tenha uma pessoa ao seu lado mesmo que você não viva bem para satisfazer as regras impostas por uma sociedade hipócrita. Estar sem um parceiro parece doença.
O LUTO É UMA "LUTA" DIÁRIA PRÁ MIM, OU PRÁ QUALQUER MÃE QUE PERDEU UM FILHO 💔💔
É verdade... é uma luta diária, os anos passam e a dor permanece.
😔😔😔😔😔
É um luto eterno. Não há como comparar.
@Nicoli mello não posso imaginar a dor de vcs me doe muito só de imaginar.que a cada dia vocês encontrem um pouco mais de força . Um abraço lindas mães
Que Deus abençoe sempre vcs 🙏🌹
Eu vivo um luto de pai vivo ☹️ meu pai nunca foi capaz de “estar” pra mim e pra meu irmão. Sempre alheio. Até quando minha mãe faleceu ele não nos procurou 😞 até eu ter a minha filha eu quase não pensava nisso, mas com uma filha cada vez mais penso sobre isso e me entristeço.
@mila Harick--Sei o q vc passa...vivo o mesmo em relação ao meu pai virtual...da tanto odio q as vezes da vontade de mata-lo..Amiga mande o seu para o inferno!!Odio destes lixos
Ja dizia Marília Mendonça: eu gosto de você, mas eu não preciso de você. O amor é uma escolha e não uma necessidade." E foi basicamente isso q a Dra falou, muitoo real.
Hoje em dia me amo muitíssimo e focado nos meus projetos e cada vez mais próximo de Deus!
Muitos livros
Muito treino
Todo dia é dia de aprender!
Muita fé 💪😎🥂🍾💵🦅✨
Com certeza!
Idem...😂 Melhor coisa do mundo...❤
O luto é necessário em todos os processos da vida, e em tudo devemos considerar o fim, apesar de não esperarmos nada é eterno nessa vida.
Triste é quando você dedica uma vida pra criar um filho,e esse filho se torna uma pessoa tóxica de maneira que você não reconhece mais o filho que criou ,ele joga no Mato toda educação que você deu..aí você se sente como se o "seu" filho tivesse morrido e surgiu um ser tóxico que te chama de mãe..
E pra não adoecer de vez,você tem que se afastar dele...fingir que ele morreu..
Nunca pensei em viver uma situação dessa..
Tb passo por isso.
Lendo os comentários percebo que, só conhecemos nossos pais quando crescemos e da mesma forma os filhos.
Te entendo vivo isso..Mas fazer o que.
Tbm estou vivendo isso com minhas filhas
É mesmo uma dor sem explicação. Acabei de pedir aos meus filhos que saiam da minha vida. Ou ficam comigo me respeitando e sentindo orgulho pela pessoa que eu sou. Ou escolhem ficar com o pai deles e o dinheiro que ele usa para os comprar. O monstro colocou os filhos contra mim
Vivi o luto de pai, mãe, irmãos , amigos vivos e de uma mulher que amei de forma platonica por mais de 30 anos. Hj tento administrar isso..em paz, com perdão, embora lembre regularmente...mas o ser humano é um ser social, precisa ter referência e pessoas ao seu lado, aprendi assim......difícil seguir vivendo mas DEUS tem me ajudado
como diz Pr Silas Malafaia,escritor e psicólogo:"Seu passado te ensina, seu presente é pra você fazer escolhas , Quanto ao seu futuro está intacto."Tenha objetivos definidos e vá em busca deles.Sua vida está em suas mãos!
Quem tem um familiar muito amado e próximo com Alzheimer passa por isto, luto em vida. A perda gradual daquele "antigo" ser.
Eu morri por dentro
Vivi um luto de uma pessoa viva em 2015. Sofri muito, até ler seu livro Mentes Perigosas e perceber que eu tinha sido refém durante 20 anos daquela pessoa.
Seu livro abriu a cortina da minha compreensão.
Li esse livro também!..3 vezes. Excelente!...
Quem é o escritor?
@@mundoaleatorio5374 e a bia .
@@mundoaleatorio5374 eh a propria dra ana beatriz 😊
Bia e Alex ! Amo ouvi-los ! Luto de pessoas vivas vai muito, muito além da viuvez ! É a "perda" de pais, filhos, irmãos e amigos ! Distância ignorada de nossos, que considerávamos, afetos ! É sobre esse luto !
Tipo “Amor Líquido “
Tipo filho que vai embora na nossa velhice. É muito triste. Mas a gente tem que superar.
Pois é ...teoria é ótimo, na pele no sentimento a coisa fica diferente
Concordo
Nada na nossa vida é eterno. Precisamos sempre está renovando. Fazendo e conhecendo pessoas novas para que o Luto não fique p sempre.
Que elegância da Doutora Ana Beatriz!
Descobrir esse ano que estava vivendo com pessoas mortas. Foi terrível! Hoje estou vivendo melhor após aceitar e ter vivencido o luto.
Dra. Beatriz.... eu tenho um grande amigo q as filhas se afastaram dele.. Ele se blindou de forma não sentir falta das mesmas... Sempre se recorda delas com amor e MT carinho, mas jamais se lastima pela falta das mesmas. É um trabalho de dentro pra fora, e de uma enorme maturidade. Acredito q a pessoa q tem está força ele tem uma grande virtude. Na data de aniversário das mesmas cantamos parabéns, fazemos brinde às vidas delas.. Ele diz que jamais as procurará pra não ter q ouvir um "não" ou perceber q bateram o telefone, e aíabrir brecha pra depressão ou outra questão. Mas q caso as mesmas o procurem, serão bem recebidas. Ele diz que a melhor marca de travesseiro se chama CONSCIÊNCIA tranquila. Pois ele tem certeza de ter sido um super pai, um exemplo de pai! Elas têm ciência disto, mas optaram por seguir a genitora com suas ideias afins. O aplaudo pela força! Ele se ama! Amor me próprio é tudo!
Parabéns pela coragem desse pai Eu não consegui fazer isso com o afastamento da minha
Estou a aprender a fazer esse processo ,é o caminho saudavel
É exatamente a mellhor escolha,aprendi que se "doa" exatamete o que se "recebe".
Sei não hein, é muito fácil culpar a mãe delas. No fundo só elas sabem o que ele fez para elas.
Eu passei por um luto da minha filha, precisei me despedir para o meu filho chegar. Passamos por uma transição e não foi fácil! A memória é cruel, demorei 2 anos e hoje conto da infância do João de forma natural como se ele tivesse sempre nesse lugar... Passei até por uma gafe. Ele já tinha retificado o nome , porém o do cartão de crédito ainda estava no gênero feminino... O entregador perguntou por Izabela e eu disse que não existia essa pessoa , kkk
Antes de terminar eu consertei e recebi a encomenda! Sou mãe da diversidade e tenho muito amor pelo meu filho!💓🌷
Nunca tinha pensado nesta parte. Que dificil situação que passa a família!
Linda história! A transição é feita pela família também, não só pelo(a) filho(a) trans. Parabéns! Felicidades para você e sua família!
Natália Lopes, em que mundo eu estava que nunca tinha cogitado uma situação dessas?!! Esse sim daria um tema muito mais forte e surpreendente do que o tema sobre luto de mães narcisistas! Antes, que me ataquem achando que estou desfazendo da dor de quem tem mãe narcisista, só quero esclarecer que também sou filha de Narcisista e sim, mesmo aos 48 anos, passei e passo por diversas dores. A pior delas foi antes de saber que minha mãe era Narcisista ( e meu pai um Sociopata pedófilo) , então eu ficava perdida sem entender porque ela me tratava como um nada ( por mais que eu fizesse) e ao meu irmão que só a maltrata ela trata como o filho de ouro.
Enfim, acho o seu Tema mais interessante porque é algo para nós prepararmos para a posteridade, é algo que podemos escolher como encarar. Quem foi vítima de mãe Narcisista não tem como voltar atrás. Mas, quem vier a ter um filho que passe pela troca de sexo, de gênero ( não sei como de diz), então, essa mãe ou esse pai vai poder escolher como agir, não será mais a criança vítima dos abusos de um adulto. Será uma mãe, um pai, escolhendo que tipo de relacionamento quer vivenciar com seu filho, sem se importar com os ataques da sociedade. O amor é isso. É escolher a pessoa independente da opinião dos outros, independente do quão você idealizou aquela criatura.
Conheço uma mãe que nunca superou, e desenvolveu problemas psicológicos. Ela teve uma filha mais velha até os 18 anos, quando a menina fez dezoito começou a transição. Além dela não ver a filha como homem, sofre muito com medo de alguém fazer mal, agredir. E eu entendo ela. A menina que agora é identificada como um homen tem documentos e toma Hormônios, ela é muito alta, ficou um rapaz bonito; mas tem o hábito de entrar em brigas pra se a afirmar como homem. E a mãe diz que ela não tem a força física de um homem, quando ela sai a noite a mãe entra em crise com medo de matarem.
Eu ainda chamo de ela, não quero que ela se sinta mal, eu sou evangélica, na minha concepção de fé é um pecado contra o Templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo. Mas ela tem livre arbítrio para escolher como quer viver. Eu me esforço pra lembrar do nome social, mas é difícil e o artigo tbm, não gosto que ela/ele se sinta mal, sei que a vida já é difícil. Mas é realmente difícil acostumar pq eu conheço desde bebê e a transição foi muito recente.
Muitos julgam a mãe, mas eu entendo o lado dela o medo que ela tem de alguém fazer uma maldade, é cidade pequena, todo mundo sabe da vida de todo mundo.
Que linda história. Que bom que superaram juntos.Tudo de bom pra você e seu filho
Eu aprendi a viver depois que perdi uma pessoa que eu amava muito. Hoje eu entendo que tudo aconteceu como tinha que acontecer...e foi melhor assim! Aprendi a ser feliz sozinha e me sinto com uma energia melhor. Fiz bons amigos, entrei em novas aventuras...é doloroso. Mas dá certo
Eu to nesse processo
Muito boa abordagem; tirar pessoas tóxicas das nossas vidas é crescimento pessoal. É difícil esse luto de pessoas vivas; especialmente quando é alguém da família! Dói tanto quanto se a pessoa estivesse morta fisicamente. Estou passando por esse momento...
Estou vivendo esse luto... é muito, mais muito difícil de sair...a alma dói o tempo inteiro e vc se vê perdida. Bia e Alex são extremamente elegantes falando, me impressiona o diálogo deles, atingiu em cheio na alma e por instantes parou de doer.
Espero que não esteja mais doendo e que você esteja bem! 🙌🏽
O amor de Deus é tão perfeito pra mim que não dependo de ninguém pra me sentir amada e querida.
Casamento é bênção, filho é bênção mas a bênção e amor maior é enxergar o amor de Deus por nós na rude cruz.
Obrigada Senhor! 🙏🙏🙏🙌🥰
Não esqueçam que hoje é muito comum os filhos nos rejeitarem, abandonarem e sabemos que podem não voltarem ao nosso convívio. Então são as perdas vivas e temos que nos acostumar com isso, não podemos obrigar a gostarem da gente....é estranho, mas acontece!
é estranho e muito dolorido, misericórdia.
Eu perdi uma filha viva. Ela me odeia e optou por se afastar definitivamente de mim. O que posso fazer!? Nada. Respeitar.
@@narafernandes7211 Talvez fazer uma autoavaliação e uma autocrítica do porquê né?
Tem pais que são terríveis e a gente tem que se afastar mesmo
@@narafernandes7211 uma relação é construída. A mãe vem antes do filho e ela é a maior responsável pela construção da relação. Ela é a adulta, ela deveria ser a mais madura. Mostre a ela que você a ama, que você será amada. Não ache que só pelo fato de ser a mãe que ela tem obrigação de te amar.
A pior morte e de um relacionamento , e a perda da confianca seja de uma amizade ou de namoro a vida e um ciclo nada e eterno
Verdade.
Quando o amor não é recíproco adoece.
Que DEUS nos livre dos falsos abraços.
🤲🤲🤲🤲🤲
Eu tive que sepultar um sentimento lindo...não foi fácil.
Vira e mexe essa ferida abre e ainda dói muito!
A gente quer acreditar em algo que está só dentro de nós.
😢
Falou tudo!
No meu caso quem saiu da minha vida foi minha irmã que é cinco anos mais velha que eu. Ela como a Dr. Disse já dava sinais que não me queria na vida dela. Mas eu por aprender a amar a família sempre tentei ficar junto e manter uma amizade. Até que um dia ela deixou bem claro através de uma atitude dela que ela não queria que eu estivesse na vida dela. Fiquei arrasada por que ela tem um filho que eu amava muito. Mas depois de 2 anos de afastamento eu senti mesmo como um luto e hoje infelizmente pra mim ela morreu e o filho dela não significa mais nada pra mim. Doeu mas eu entendi que eu não preciso dela e hoje o que eu sinto em relação a ela é um sentimento totalmente diferente do que eu achei que sentiria. Eu não tenho nem raiva e nem gosto dela. Só sinto como se ela não existisse. Acho que isso se chama desprezo. Sabe tanto faz como tanto fez. Mas meu coração é tranquilo por que eu sei que não fui eu que busquei essa situação e aprendi a aceitar e a respeitar a vontade dela. 😉😘
A dor do amor perdido ou não corresponde ela existe é real, é fisico, é doloroso. Sim, seguir em frente e sobrevivência. Mas não é simples. É bonito e empoderado dizer: Ah, não me quer ? Ok vou seguir em frente. É bonito mas não é assim tão simples. Mexe-se com a auto estima, o nosso ego, o orgulho. Somos humanos e tem pessoas q conseguem esconder bem e pessoas q não conseguem sofrer calado. Parece q é mais aceitável se vc passar a odiar a pessoa, do que se vc chora por ela, nesse processo de dor. Um dia vai ficar lá no canto da memoria a ponto de poder controlar a dor q parece ser menor, infima até, mais ainda dói.
No meu caso eu gostaria de não sentir nada. Tenho uma certa inveja de pessoas que não tem sentimentos por outras pessoas. É fácil quando não há apego.
Nossa...tocou fundo em mim!!!
Não creio! Já estou idosa e vivi vários tipos de lutos! Mãe narcisista e parentes! A morte real do filho amado! E agora vivo o luto sem fim de um marido indiferente, eu o amo como há cinquenta anos quando o conheci! E muito triste!
Refaz por favor esse vídeo sobre amizades q se desfizeram, parentes q brigaram e não se falam. Luto afetivo de pessoas vivas, sem ser de relacionamento de casais
Bem, a esta altura da vida já aprendi que em relacionamentos abusivos - e não trata só de casais - abusado que aprende que estava sendo abusado precisa fazer contato zero com abusador/abusadores. Já o abusador dará o castigo do silêncio justamente por ser um abusador. Então tem quem ataque e quem se defenda usando, aparentemente, as mesmas “armas”.
@@marliribeirowiechersserrao3380 entendo. Mas não estou falando apenas de relacionamentos abusivos entre amigos e parentes. E sim, de relações q acabaram por razão qualquer e q fazem falta e a gente precisa lidar com isso
Exato. De casais se fala muito, nem precisava.
@@kerallansilva6516
Kerallan, passo por isso..luto de um amigo q me era mto importante, pai e irmãos vivos.Se quiser conversar, deixe seu e-mail
@@tukamartins5326 Obg querida
Se afastar de alguém não é tarefa fácil, mas se faz necessário. Nos momentos mais tristes vc se lembra dos bons Momentos, e nem tô falando de relação amorosa, pode ser amizade mesmo, uma ligação que há entre duas pessoas, ou vc pensa que essa ligação existe, mas do nada os rumos mudam e cada um segue seu caminho. Ficam as lembranças e o quanto se divertiram juntos, mas a vida segue, outras pessoas virão e não há tempo pra chorar. Tento guardar esses momentos no lugar mais aconchegante do meu coração e continuar a caminhada, que é longa.
Por falta de uma mãe na infância hj tenho três mães espirituais Deus é maravilhoso minhas pastoras minha vida ❤️❤️❤️ Louvado seja o nome Santo do Senhor
Cada dia chego a conclusão que devemos viver sozinhos e isso é muito triste! Pois percebo que não está sendo possível mais estar em um relacionamento 😥as redes físicas estão uma vitrine de corpos, um açougue praticamente e hoje nos tornamos desinteressante para o outro do dia pra noite! É triste
Verdade 😢
Concordo o ser humano em geral e desumano!Só w vida e Deus!Afff!Só disse Vdds!
e muito triste e pessimo isto ja passei ! foi dificil mas superei graças a terapia de grupo !!😍😍
Esse tema é profundo e não envolve somente vida a dois mas existem pessoas que romperam laços familiares com pais e irmãos. Pessoal, Deixem de serem rasos
Certamente este programa do RUclips é um dos mais inteligentes e sábios que assisti. Aprendi muitíssimo. Obrigado mesmo!
Pessoas inteiras não precisam de metades complementares... É bom ser feliz, inteiro e ter paz!
Muitos relacionamentos nos tiram a paz...
Deus tem que ser a nossa base! O restante Ele acrescenta à medida que O buscamos 🙏🏻
Exatamente, eu estou em luto por pessoas vivas! Resolvi deletar todas as convivências tóxicas que faziam parte de minha vida! E me sinto muito mais feliz! 😂😂
Eu penso diferente. Quem está em luto não se sente feliz! Não entendi sua opinião mais enfim, é isso.
Oi Daniel, em luto porque a pessoa está viva mas pra mim morreu e simplesmente quem morre não tem mais acesso, ou seja, acabou pra mim! Passou!;🙏😁
Ou você está em luto ou feliz. As duas coisas juntas, não dá.
Por isso amo estar só.....paz sem mimimi🥰
Eu sou gêmea e sinto a solidão existencial desde sempre, mas sou feliz APESAR disso. Aprendi a lidar com a solidão e a usufruir da solitude. Dependência emocional é uma escravidão que traz muito sofrimento.
Não esperem o amor do outro para se sentir bem, amem a si próprios , o pior abandono e aquele q fazemos a nós mesmos .
Esta semana, minha filha mais nova, a quem fez tudo que podia e não podia. Eu permiti que ela me usasse.
A única coisa que me interessa na vida é minha família: duas filhas e um neto. Foi ela que mais recebeu. Chegou a me tratar como senil. Criei as duas para o mundo. Aos 18 anos saíram de casa pra estudar. E eu ficava feliz ao ver as conquistas delas.
Como não tinha o pai, eu procurei fazer tudo que podia. Arrumava a mala e corria pra SP se uma precisava.
Eu tb gosto de viver sozinha. Mas, a minha solidão é a falta dos meus pais e éramos só nós três.
Ter duas filhas e uma que eu permiti me usar por ela,.agora, ela me tirou da vida dela. Claro que falei tudo que aconteceu na nossa vida. E ela me bloqueou. Eu não inventei nada. Mas, ela simplesmente me ignora quando raramente nos encontramos.
Acordar todos os dias sem meus pais já é muito mas difícil de uma forma que nem minha família entende. Éramos só nós três.
Agora perder os pais pra sempre e a filha, que agora que está bem, me descarta, e demais. Sinceramente, não tenho mais razão pra viver. Já não tinha antes, agora, ficou pior, embora, e eu saiba que ela não me merece.
Eu não quero ver ninguém
Só quero dormir porque, dormindo, não penso.
O mundo vive uma doença e não se deu conta . A Solidão a Dois. Uma doença que mata por dentro e Sonhos e não aceita que está doente e precisa de um remédio barato , único e que só vc pode comprar: O Amor Próprio, a Alegria da sua Companhia. Quando nos sentimos sozinhos é porque estamos em péssima companhia: A nossa. Obrigada Vocês Dois🙏
Uma dor absurda ser viúva de marido vivo. Todo amor e respeito vira mágoa
Sei como é... :(
Gata , eu também sei infelizmente tem dias que é muito difícil lidar com essa dor .
A princípio virá mágoa. Mas entender que cada um tem seu modo de ser e vc não é responsável por isto te liberta. Perdoar liberta. Liberdade é respeito geram felicidade. Mesmo estando juntos siga respeitando mas principalmente se amando e se cuidando.
Estou viúva de marido vivo a 34 anos e não tô nem aí 🤣🤣
Fui durante 16 anos...há 3 anos me libertei...o luto é gde, mas o amor próprio falou mais alto.
Eu passei por esse luto. O fim de um namoro. É isso mesmo. Passa. E a gente suporta. E só com o tempo é que a gente entende que foi melhor assim. A fase desse luto foi difícil. Foi há menos de um ano, e ainda faço terapia e consultas psiquiátricas com medicamentos antidepressivos. Estou a cada dia mais fortalecida. A fé também me ajudou demais.
Eu tambe3
Amo minha família, e a que construir e meus filhinhos pets , e oro por todos envolvidos na minha vida e sigo meu caminho sem consciência pesada.
Tirei várias pessoas que não me agregavam em nada na minha vida,principalmente parentes falsos e maldosos,estou muito bem ❤
Em nosso caso esse luto ocorreu por meu pai, mesmo estando ele vivo e junto a nós. Ele teve uma série de "pequenos" AVC, que não foram percebidos nem mesmo por ele. As vezes até durante o sono, (Descobrimos depois), foi ficando "atrapalhado" e perdendo a memória. Foi tratado como Alzheimer de forma equivocada, o que apenas piorou seu estado devido aos fortes rémedios e já é não é possível ter uma conversa com ele. MInha mãe cuida dele, apesar dele estar sempre de cama e se locomover pouco. É dificil ter alguém tão próximo, mas não se assemelhar em nada com aquele que você conheceu, pois não é capaz de lembrar de nós ou completar uma raciocino. Já considerei um luto da personalidade de quem eu conheci, mas não da pessoa. Ainda podemos contagiá-lo com tristeza e alegria, isso nos mostra que apenas é uma vida diferente, já há 19 anos. Mas não é um luto real pois somos felizes com ele e agradecemos por ainda o tê-lo.
Essa questão luto de pessoas vivas e muito real e mais recorrente do que se pensa .
Eu mesma vivo isso é bastante difícil de lidar com isso.
"A dor é professor pra nossa sanidade, prá quem é humilde pra ouvir a verdade...🎶🎵"
O que significa esse pequeno trecho?
Perdi minha mãe faz 10 anos. Tenho 8 irmãos e somos unidos demais. Minha mãe era uma super mãe. Protetora demais. Eu sofro com a saudade que ela deixou em mim. Eu sou assim com a minha filha. Amo demais!! Cuido demais!! Isso serve tbm para o meu marido. Graças a Deus por isso.
essas pessoas que some do nada e Deus que tira