Olha o quanto de conhecimento o cara tem para responder sem roteiro, sem nada. Muito melhor que muitos canais que gastam milhões em produção! Conhecimento é tudo
Professor, bom dia! Sou candomblecista e estudioso de antropologia e mitologia yourubá e a crença que orixás são deuses é um "pré-conceito" cristão. Os yorubás, ewês e fôns acreditam em um único deus, para os yorubás chamado Olodumáre e para os ewês e fôns chamado Mawú. A diferença única para as religiões abraâmicas é que esse deus não é acessível diretamente pelo ser-humano a não ser pela "intercessão" de um intermediário. Não à toa orixás são sincretizados com santos católicos, e não com alguma divindade. Em suma, as religiões tradicionais do planalto nigeriano - e até mesmo angolana, onde esse deus é chamado de Nzambi - são monoteístas.
Eu nem acho que seja um preconceito cristão. Sou cristão, e sempre achei que os orixás eram divindades pq todas as vezes que pesquisei, eu encontrei essa informação.
@@eluiscoms3187no século XV, quando os colonizadores iniciaram contato com os povos da costa ocidental africana a Igreja Católica não via a tradicional religião africana como antagônica. Até então, no cristianismo, não existia o conceito de inferno - aperfeiçoado e influenciado pelA Divina Comédia, de Dante Aliguieri - e a crença ainda era baseada nas crenças judaicas de dois planos, um espiritual e material, da mesma forma que nas religiões africanas tradicionais. O grande "motif" para o tráfico negreiro, por mais bizarro que pareça, era salvar os negros da expansão do islamismo. O catolicismo romano sempre teve ciência da mescla e ressignificação de rituais e datas festivas pagãs em sua própria doutrina; eles só não precisavam alardear. Ademais, a região da Nigéria, Benim e Togo foram colonizadas por franceses, que nunca foram tão carolas quanto os portugueses - além de terem mentalidade germânica, não latina. Para diferenciar essas mentalidades basta ver que o sacroimpério aceitou e protegeu o golpe que o luteranismo e o calvinismo representaram no catolicismo durante o cisma. Também que a inquisição nunca foi tão popular entre os germânicos quanto era entre os latinos ibéricos - e franceses são germânicos por ascendência. O problema ocorreu após o tráfico, em terras sulamericanas dominadas pelos portugueses extremamente carolas. Mas pra encurtar a história, a base do candomblé e da umbanda é monoteísta e orixás são entidades (como os santos, tendo inclusive vida na terra e não sendo etéreos), e não divindades ou deidades.
@@eluiscoms3187 Na maioria dos casos é um preconceito, porém dentro da religião também existe muita desinformação, Babalorixás que não procuram aprender sobre sua religião e assim propagando mentiras, desinformação e também preconceito.
Os livros dos profetas menores e maiores, tratam o politeísmo e sincretismo de Israel como sendo a principal causa dos cativeiros. Nem mesmo a propia escritura nega a idolatria de Israel, mas também aponta sucessivas reformas que eram sempre abandonadas.
Livros que foram escritos séculos depois do período que retratam. Nenhuma evidência arqueológica aponta que essa condenação existisse antes do exílio e das reformas sacerdotais. Na verdade as evidências apontam para o contrário. E do sincretismo vc não vai fugir se quiser levar a bíblia a sério, porque o deus de Israel é um, o de Abraão é outro, e o de Judá, esse sim é o famoso Yahweh. Os sacerdotes pós exilicos fizeram um esforço consciente para dar a entender que eram um só, mas como os textos iam se comunicar com pessoas que conheciam a tradição original, acaba tendo muitas pistas disso, por exemplo quando o texto se dá ao trabalho de dizer que o deus que Abraão conheceu era o mesmo Yahweh, mas ele não o conhecia por esse nome, afinal a tradição que não época todos conheciam, e que por isso é reproduzida na redação, tornando esse remendo sincretico necessário, é de que o deus de Abraão se chama El-Shadday.
@@Lwkan_Mal sim. Segundo a Bíblia, a infidelidade do povo de Israel em adorar somente Javé levou a uma série de avisos e advertências por parte dos profetas enviados por Javé. Contudo como Israel continuou a praticar a idolatria, Javé decretou que os assírios invadissem o Reino de Israel, e o Babilônicos tomassem o Reino de Judá e os levassem como cativos. Logo, a idolatria do povo do Israel foi a causa do cativeiro.
@@luizpaulogpimentel Essas histórias estão todas incorretas, o povo daquela época era completamente politeísta e várias histórias do antigo testamento são completamente mentirosas,leia a Bíblia desenterrada do maior arqueólogo do mundo sobre esse assunto,Israel filkenstein
Interessante. A influência persa sobre a transformação do judaísmo de uma tradição possivelmente henoteísta para uma claramente monoteísta é um tema de grande complexidade e relevância histórica. A dinâmica entre essas duas visões teológicas reflete não apenas mudanças internas dentro do próprio judaísmo, mas também o impacto significativo de culturas e religiões externas. O período do domínio persa, marcado pela libertação babilônica e pelo subsequente retorno à Judeia, ofereceu um terreno fértil para o intercâmbio cultural e religioso. Muito boa explicação.
JUDEUS TRAÍDO FICANDO MILIONÁRIO NÓ BANCO CENTRAL DA ALEMANHA HOMBREM FICA FURIOSO COM JUDEUS FUZILADO EM PAREDÃO JUDEUS ARE CONTRA ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL JUDEUS QUEM PATROCINADOR PARA VÁRIOS PAÍSES FUGINDO PARA BRASIL POVOS JUDEUS NO BRASIL NETO DE JUDEUS PORISSO QUE RELIGIÃO CRESCEU NÓ BRASIL CATÓLICA ENVANGELCO JESUS CRISTO POLÍTICO LÁ BRASÍLIA CHIQUEIRO PLENÁRIO JUJUS ISRAEL ANTIGO YUOYW JUJUS SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Antes disso já havia sofrido influências. O próprio livro das crônicas dos reis de Israel mostra que existiam reis que se voltaram ao politeísmo. Isso não foi dentro do judaísmo em si, mas na crença israelita. Depois, todas as religiões tiveram um certo sincretismo, ainda mais agora com a religião da nova era.
@@Bolaway QUEM FOI HARRASSA FILHA DE JUDEUS HARRASSA TINHA PAI MÃE HARRASSA PERDEU PAI MÃE HARRASSA BEBÊ TIO HARRASSA CRIANDO HARRASSA CRIANDO UM BOM EDUCAÇÃO ENCINO RELIGIOSO TIO HARRASSA ERA DA TROPA DE BEIJAR DÓ SUL DE JUDA HARRASSA TIO HARRASSA FOI PRISIONEIRO NA BABILÔNICO ANTIGO SUMERIOS QUE OS ASSÍRIOS RELIGIOSO LIDERDADE POVOS JUDA APOS 60 ANO HARRASSA NACIMETO NO SUL DE JUDA HARRASSA ĎA TROPAS DÊ BEIJ0 MIM TROPA JUDA DÓ SUL DE JUDA HARRASSA PERDER FÉ REMOVE NEORONIOS MAIS FÉ NÃO REMOVE MONTANHAS HARRASSA MOCINHA VINGUEM FOI REVELADO PELO DEUS PARA PARA JUDA REVÊ O NAMORADO JOSÉ GUERREIRO DE JUDA RAINHA JUDA JOSÉ GUERREIRO DE JUDA REI HARRASSA MOCINHA VINGUEM DE AZAR HARRASSA FOI SEQUESTRADO PELO PERSA LEVANDO HARRASSA DÊ ESCRAVA MOCINHA JUDEUS HARRASSA FICA ESCRAVA MOCINHA JUDEUS HARRASSA PARA CATIVEIRO PERSA HARRASSA MOCINHA VINGUEM FICANDO 2 ANO DE ESCRAVIDÃO DÓ PERSA LEVANDO SORTE B RAINHA VASTI DEZOBECE REI PERSA RAINHA VASTI NÃO QUERIA QUE REI FOCE PARA GUERRA CONTRA ÓS GREGOS RAINHA FOI ENBORA COM UM SERVA DA RAINHA VASTI REINADO PERSA FICA SEM RAINHA REI MANDA 4 MOCINHA VINGUEM O REI ESTENDE DÊ OURO CABEÇA HARRASSA DA NOME DE ESTER RAINHA PERSA RAINHA BÍBLIA EBRAICO RAINHA MULHER SABEDORIA FÉ FRITANDO DENTRO DO TOURO DE BRONZE ASSADO FRITANDO NEORONIOS FÉ REMOVE NEORONIOS MAIS FÉ NÃO REMOVE MONTANHAS HARRASSA MOCINHA VINGUEM RAINHA MULHER LINDA HARRASSA ESTER LEVANDO REI LOUCURA TARA TIRA VIGUIDADE MOCINHA VINGUEM ESTER TESÃO GOSTOSA METE TUDO PARA DENTRO ARRACADO VIGUIDADE AMOR REI PERSA ESTER RAINHA PERSA RAINHA BÍBLIA EBRAICO RAINHA MULHER SABEDORIA RAINHA MULHER DEZAFIADO DÍOS JUDA DIOS ELISAS PROFETA MÉNTIROSO DO RELIGIOSO DESGRAÇADA ELIAS FUGINDO DE CAVALO PARA DEZERTO ELIAS MORRE FOME SEDE CADÊ DEUS ELIAS PROFETA MÉNTIROSO DO RELIGIOSO DEUS DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
@@Bolaway DESGRAÇADO RELIGIOSO DESVIADO COMETARIO DESGRAÇA DONO CANAL YUTUBE BADIDO DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DIOS YUOYW JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Acredito que no período de redação dos textos bíblicos o monoteísmo já estava praticamente consolidado: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor." Deuteronômio 6:4
Não existem cópias sobreviventes de como eram os textos na época de Josias. Os textos foram sendo mexidos depois no cativeiro, na volta do cativeiro. Tem evidências de alterações até no período macedônio.
"Ouve, ó Israel, o Senhor nosso, Deus, é o unico Senhor." Essa passagem não necessariamente afirma o Monoteísmo, Mais sim uma Monolatria ja que esse é texto tradicionalmente atribuído Moisés como dito pelo professor reconhece o poder de outros Deuses, tanto que ele até compete com os Magos do faraó que estavam sobre influência dos Deuses Egípicios, e Moises reconhece que os Magos também conseguiram transformar o cajado em Cobra...
A tradição antiga judaica frequentemente interpretava eventos como o relato das pragas no Egito como uma demonstração do poder do Deus de Israel sobre os deuses do Egito. Isso é conhecido como henoteísmo, uma crença na existência de muitos deuses, mas com a adoração de apenas um deles. Neste caso, a tradição judaica tendia a ver o Deus de Israel como o mais poderoso e digno de adoração, mas ainda reconhecendo a existência de outros deuses.
@@TiagoSilva-nr2uj não existem evidências de adulterações, os mais antigos manuscritos, chamados manuscritos do Mar Morto, estão em consonância com manuscritos mais de mil anos mais tardios(texto massorético). Isso denota o quão profissionais eram os copistas na transmissão do texto bíblico. Pra fazer a afirmação falsa de que os textos foram mexidos depois do cativeiro deveriam existir manuscritos anteriores ao do período do cativeiro babilônico, e não existem.
@@matheuslopesdeoliveira8452 ele só é meio grosso, mas quem já passou pela universidade conheceu dúzias desses. É tradição entre professores universitários. Não muda o fato de que o cara é f*da
Sobre a relação nos textos bíblicos com outras divindades, pelo que seu, teologicamente os textos reconhecem os deuses praticamente como fenômeno antropológico, ou seja, reconhece que divindades com Baal, astorote e etc são adoradas como divindades, mas são na realidade "construções" dos povos, talvez até entidades espirituais (aqui não lembro bem se na bíblia representam outras entidades literais) que foram colocadas em uma posição errada, pois não são deuses, são outra coisa, mas tratados como deuses pelos que os adoram. Isso se dá em contraste a Deus, que é único literalmente divino. É como dizer que só temos um presidente, mesmo que existam vários outros "presidentes" sejam aclamados pelo país.
Mauro Biglino autor, ensaísta e tradutor italiano do Vaticano afirma que não há qualquer referência a Deus nos textos da Bíblia. Há, sim, a um coletivo(deuses), chamado Elohim, e a um deles em particular, chamado Yaveh“. A dada altura, explica o autor, “as traduções foram sendo adulteradas e foram convertendo Yaveh num Deus único e todo poderoso” São Agostinho em seu livro “Sobre a trindade” diz uma só vez muito claramente, com muito engenho e habilidade. O criador está dizendo“façamos”, está falando no plural, porque está falando de três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são três e um de uma só vez Por isso deus fala no plural. Nunca mais Agostinho volta a falar neste tema. Por isso no Gênesis ao criador se chama de elohim. Assim começa o relato bíblico: Bereshit bará elohim (“No começo deuses criaram...”), porque elohim em hebreu é plural, significa “deuses”, “senhores” Veja por exemplo em Isaías 45 onde o deus dos judeus diz " Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim"ora um deus absoluto não precisava confirmar isso varias e varias vezes todos sabemos que quando alguém repete excessivamente sempre a mesma coisa é porque não está muito seguro do que afirma, por isso necessita reafirmar tanto. Por isso os cristãos primitivos gnósticos interpretaram isto como se o criador suspeitasse, pois também não está demasiadamente seguro de que não exista outro Deus, muito acima dele
@@whitesharkjansen5229 O Seu ultimo ponto não faz sentido(ou eu não entendi o seu texto todo). O povo de Israel abandonava 'Deus' para adorarem outros deuses. Neste contexto, da assim entender que ele não está se auto afirmando por pura falta de confiança, mas porque Israel sempre esquecia.
@@Daniel-jk1ku Esse é um ponto de vista interessante ainda assim não da pra omitir as varias outras atitude estranhas desse deus de Israel o descrevem como um deus vingativo, colérico, soberbo,cíumento, inseguro e indeciso. Um deus que ama os sacrifícios em seu nome, os genocídios, e que ordena matar a outros povos para apoderar-se de seus pertences, de suas terras, de sua gente, de seu gado. Ordena matar não só os inimigos, também as mulheres, as crianças, os animais que exige sacrifícios em seu nome, pois ama o odor da carne queimada das vítimas imoladas sobre o altar. No começo do cristianismo Marción deixou bem claro: “o deus do antigo testamento não é o Deus do novo testamento.São deuses diferentes. O primeiro é um deus que aplica a lei e castiga ,enquanto o outro é um Deus de amor que sempre perdoa. Ambos são inconciliáveis.”
2:14 o Shema Israel afirma que o Senhor é ÚNICO, e hoje isso soa como uma Negação da existência de outros deuses, Elias também não nega que os outros ACREDITEM que existam outros deuses, mas ele ridiculariza a crença na existência real desses deuses, ele parece tratar esses deuses como um "sonho" de seus seguidores. Em Jeremias também há uma ridicularização na crença de outros deuses que "tem mão e não pegam, tem ouvidos e não ouvem, etc" é impossível dizer que não existe outros deuses se o vizinho tem um Deus num nicho na parede, mas os profetas parecem fazer uma separação entre um Deus que É e vários deuses que tem nome e imagem mas NÃO SÃO em si
Cara. Você é muito bom. Acho que é o único canal no Brasil que tem um historiador focando em falar sobre história das religiões. Esse assunto sempre me cativou e durante a graduação em histtória, infelizmente não vi muito coisa e a correria da vida me impediu de se aprofundar (fiquei apenas nos livros do Gizburg e Delumeau). Se você tiver como fazer um vídeo com indicações de livros para iniciantes e intermediários sobre esses assuntos, eu agradeceria. Mais uma vez, parabéns pelo canal. A sua didática é ótima.
CHUPANDO DÊ BUCETA CHUPANDO COMETARIO VOMITANDO VAI MEDICO GRATRITE DIOS NÃO CURA NINGUÉM DÍOS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Essa distinção entre monoteísmo e henoteísmo não me parece ser tão grande assim. Pelo que entendi os judeus henoteístas acreditavam que havia um único Deus Criador merecedor de adoração e que os outros deuses eram todos inferiores ao Criador e malignos. A distância entre isso e a ideia monoteísta que os deuses pagãos são demônios (Salmo 95,5 e 1 Coríntios 10:20) é mais curta do que se parece à princípio.
Oi Henrique, não sei se já tem, mas se possivel seria interessante fazer um vídeo falando como as traduções das línguas influenciaram no entendimento da Biblia e outros textos religiosos. Coisas que vieram do acadiano, para o hebraico, e deste para a grego e latim em consequência.
DESGRAÇADO DONO VIDEO VÍDEO CHAMADA DE BUCETA CHUPANDO COMETARIO VOMITANDO VAI MEDICO GRATRITE DIOS NÃO CURA NINGUÉM DÍOS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE DESGRAÇA APAGAR FOGO ISRAEL PALESTINO TERRA GUERRA CADE DÍOS JUJUS SATANAS NAO EXISTE MILAGRE
Então meu pai é henoteísta?... Achei muito "peculiar" quando meu pai comentou sobre o culto de outros povos ser bem válido e, quando eu perguntei se ele acreditava em Zeus e Posseidon, ele simplesmente respondeu "se eles [gregos] cultuavam eles [Zeus e Posseidon], eles [Zeus e Posseidon] existem. Mas pra mim, Deus e Jesus fazem mais sentido aí eu não oro pra esses que você falou. Mas poderia." Uns meses depois, enquanto falávamos de outra coisa, eu falei "antigamente acreditavam em dragões mesmo que não existam" e meu pai só respondeu "eles existiam na época" 😂😂😂😂😂 Eu não faço ideia do que pensar sobre o meu pai. Será que essa visão aberta dele tem a ver com o fato de nunca ter sido religioso e, apesar de já ter tentado frequentar diversas denominações (até em terreiro ele já foi), nenhuma forma de ordenação religiosa lhe fez sentido?
Isso é um fato atestado, muita gente já foi em terreiro de macumba e sempre q alguém incorpora e tem um crente perto ele presta homenagem ao Deus altíssimo.
Eu lembro de estar em um seminário de História da ANPUH em 2018, e em uma apresentação de trabalhos acadêmicos, uma moça estava desenvolvendo pesquisa sobre esse tema. Muito interessante...
Cara, seu canal é simplesmente nota 10, sou viciado. Porém eu sou macumbeiro, e gostaria de fazer um adendo. Orixás não eram humanos, e não ascenderam como você disse. São criaturas (divindades) criadas por Deus (Olodumare). Tanto que o ser humano é criação dos Orixás. O melhor canal para esse assunto é o do Babá Mario Filho (o canal dele é tradição Mário filho) e tem um vídeo muito específico sobre o que um Orixá! Abraço!!!
A maioria dos historiadores de bibliografia pesada desses assuntos são alemães ateus e agnósticos q estudaram livremente suas teorias nada ortodoxas em universidades originalmente Luteranas (não conservadoras). Aqui no Brasil, nossos "protestantes" são tão abertos e inteleQUItuais como Silas MalaCraia
Muito bom seus vídeos professor. Parabéns! E por falar no nosso "patrimônio" mineiro, que é o CAPETA Do Vilarinho, de onde surge o nome CAPETA? Abração!
O exemplo do desafio de Elias não seria justamente uma prova do monoteísmo dos judeus? Naquele evento o entendimento era que não existiam outros deuses alem de Yaveh daí ele até zombar dos sacerdotes de baal
Eu não conheço essa mensao que o Henrique faz sempre sobre Isaias dizendo que os outros deuses são nada, mas eu conheço uma tbm na parte final do livro de Isaias em que ele fala que as nações para Deus são como nada, entao talvez ainda estivesse falando como se outros deuses fossem mais fracos.
Professor, fantásticas suas matérias. Sua erudição é algo exemplar; a sede de conhecimento é notória. Se possível destrinchar o assunto sobre o deus cananita El e sua relação com Javé. Também pode reforçar a questão do politeismo ou do henoteísmo o fato de a biblia se referir a deus no plural Elohim quando no singular seria Eloah.
Recomendo o Canal "Tenda do Necromante" pra entender essa questão do politeísmo pré-exilico e como a elite construiu a ideia do monoteísmo (e escreveu a Torá) com base na religião Persa
tudo que os escribas judeus fizeram foi deturpar e copiar os mitos indo arianos anteriores Nas tradições não-abraâmicas como a hindu ou a greco-romana pode-se, usando os temos ocidentais de monoteísmo e politeísmo, entender respectivamente como Deus único a parte monoteísta, que gera de si própria as suas várias expressões que são simbolicamente denominadas por deuses, sendo justamente estes últimos a parte entendida como politeísta. Assim, no ocidente, não é ao judaísmo, cristianismo e islamismo que temos que recorrer para compreender a verdadeira relação complementar entre monoteísmo e politeísmo, mas sim à tradição neoplatônica É totalmente emblemático, que da mesma maneira que na tradição hindu, a tradição greco-romana no processo de desenvolvimento de seus conceitos religiosos, políticos, simbólicos, psicológicos, etc, também foi harmonizando a compreensão de vários deuses e seres como expressão de uma divindade única, numa unidade divina que contém em si uma multiplicidade de deuses e demais seres, e isto não é coincidência, afinal, hindus, gregos e romanos pertencem ao tronco indo-europeu. Portanto, nas tradições indo-europeias o monoteísmo e politeísmo se complementam como a plena divindade universal em todas suas expressões.
Um livro do antigo testamento que também mostra o capiroto como um certo antagonista é Jó, também lembrei que Saul era possuído por um espírito maligno, mas já isso era atribuído a Deus. Eu gosto de pensar que os autores não tinham um conhecimento geral ou completo, por isso algumas informações são um pouco confusas.
Isso acontece porque a Bíblia é um conjunto de mitos que não necessariamente concordam entre si. As passagens que você citou são ecos da religião pré exílica, para a qual deus não era nem bom nem mau, apenas soberano.
Isso que torna uma veracidade na Bíblia. Eu sou cristão convicto na Bíblia. Mas admiro quem observa a Bíblia e a minha fé com respeito. Creio que Deus se revelou de diversas formas para pessoas diferentes e foi concebido de maneiras diferentes de acordo com os seus conhecimentos. As informações não se contradizem, se completam.
@@alejandrocuevas7831Primeiro, não é mito. Segundo, não se contradizem só são diferentes. E Deus é bom, porém ele traz atributos desagradáveis a nós como a sua justiça e a ira. Desde todo Tanaque (Antigo Testamento) ele é visto como um Deus bom e justo, não um Deus bobo.
@@pedromavaz acredite no que quiser. Mas se você acha que a Bíblia tem alguma coisa a ver com as suas crenças, vc está errado. Os textos ali foram escritos em contextos específicos e com finalidades próprias. A interpretação feita no cristianismo não tem nada a ver com o que a Bíblia realmente significa.
O monoteísmo estrito parece que só ganhou forma já no dominio macedônio, influenciado por ideias platônicas e neoplatonicas, . Quando se começa a dar qualidades a Deus como a verdade, perfeição, bem. Um Deus assim ficou incompatível com a existência de outros deuses.
O que me fez apostatar de vez foi quando eu vi o episodio sobre Elias e os sacerdotea de Baal, naqueles desenhos biblicos lá. Eu devia ter uns 10 anos. Foi a epoca que eu percebi que o monoteismo nao tinha consideração por outras religiões.
@@mauricio5146por que não deveria ter? Já parou pra pensar que todas as religiões monoteístas são impositivas? Que querem impor sua fé como a única verdadeira? Tipo, "não há salvação sem Jesus", "não há Deus além de Allah e Maomé é o seu profeta", etc. O monoteísmo exclui o tempo todo. É só pensar um pouco mais. Eu cresci no monoteísmo, só nos damos conta que somos intolerantes quando saímos do meio e enxergamos tudo por fora, quando nos "desintoxicamos" com a doutrina.
Eu, particularmente, recomendaria “A origem de Javé” do Thomas Römer; “Às origens da Torá” do Thomas Römer e do Israel Finkelstein e o canal do RUclips “A tenda do necromante”.
7:59 Apenas uma nota, o texto diz: Jó Cap. 2 | NVI 1 Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satanás também veio com eles para apresentar-se. 2 O SENHOR perguntou a Satanás, “De onde você veio?” Satanás respondeu ao SENHOR: “De perambular pela terra e andar por ela”. 3 Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”. Ou seja, Deus fala de Jó para Satanás e não o contrário.
Se se ler a Bíblia, será percebido que ela começa como acreditando que há outros deuses, porém o judeu deve seguir só o Deus de seu povo. Mas, depois, começa-se a negar a existência dos outros, sendo, assim, chamados de deuses falsos.
historicamente , fora do mito , alguns foram humanos que subiram de nível. Eles são personificação de elementos da natureza . deus seria o tudo e orixás a energia etc Mas há no brasil influência do cristianismo sobre a religião .
Você poderia aprofundar sobre a teologia católica, evitaria afirmar que os santos são como deus. Pra nós católicos eles não passam de modelos de seguimento à Cristo. Um outro tema teológico é a intercessão...
8:55 fica claro que quem mudou, do antigo ao novo testamento não foi o adversário mas o próprio Deus... que passou de uma figura passível de julgamento à personificação do bem
Com todo respeito, mas a ideia de que o adversário do livro de Jó age como se fosse um servo ou espia de Deus me parece não ter apoio textual. Ali se diz apenas e tão só que o diabo age, que Deus permite que aja e que isso pode servir como prova de fé e como uma das explicações de que haja a maldade. As coisas más como fatos e ações que nos pervertem ou nos prejudicam de alguma maneira não seriam apenas fruto da maldade humana, ao menos eventualmente poderia ter causa nesse tipo de seres. E que o enfrentamento que Jó tem diante dos sofrimentos e desgraças é um modelo de perseverança no bem e até de reações que não implicariam em pecado grave diante dos infortúnios. Acho que faltou, além da fidelidade ao texto, um entendimento mais preciso e até amplo, que facilita um entendimento mais adequado.
O livro de Jó tem a mensagem em explicar a crença de quem faz o bem, receberá o bem, e quem faz o mal receberá o mal. E não temos garantia disso, em que o livro mostra que o homem bom também sofre. Além disso, Satã duvida da relação de Deus com o homem. Pois o homem pratica o bem porque está interessado em receber o bem de Deus. E essa duvida cai também sobre Deus. Porque Deus não pode ser amado por si mesmo. O homem só ama Deus porque ele oferece algo em troca. Assim, Deus está sendo provado nessa relação duvidosa. Satã está duvidando se existe uma boa e honesta relação entre Deus e homem, com base nessa crença de retribuição, que muitos até hoje acreditam.
@@pabulim esse é o pano de fundo, a questão do sofrimento do justo e os bens do injusto, ou do medíocre e as relações de interesse pela parte do homem. Deus sabe da fidelidade ou não de Jó, o diabo crê poder mostrar que Jó não é fiel porque Deus é Deus.
@@leonardorodrigueslopes2070 não entendi bem o seu último comentário. Mas repito o que já disse: o livro de Jó quer explicar que essa crença da retribuição não tem validade. Quem acredita nessa crença comete um julgamemto errado. Pois acredita que se uma pessoa sofre, então ela fez algo errado. E não temos certeza disso. Por outro lado, se a pessoa é bem sucedida, cheia de prosperidade, a crença diz então que está fazendo o certo. E não temos certeza disso também. Enfim, a crença da retribuição tem falhas e pode nos levar a um julgamento errado.
Estou vendo um codigo qr na frente de todas as telas dos seus videos. E um simbolo da mascara da peste negra com informacoes sobre quem se escreveu. Suponho q isso nao foi percebido por quem edita o canal?
Isso é muito engraçado, porque todos temos a impressão de que Deus simplesmente parou de atuar de forma tão intensa e direta no mundo material depois do segundo testamento
Devido aos fatos arqueológicos o Judaísmo sempre foi Monoteista se analisado Que o grande rei Josias "fundou" o Judaismo. Antes de Josias era o Javenismo nessa epoca sim os hebreus adoravam jave e alguns adoravam outros deuses.
Beleza, mas aí vamos ter que admitir que praticamente nenhuma figura representada na bíblia era monoteísta, e portanto as construções narrativas são totalmente falsas. Se a ideia era defender a crença bíblica, aqui não colou.
@@vitorrodrigues5735 nem disso q tu fala tu tem prova, era mais facil a realeza e a classe dos Sacerdotes serem em parte Devotos somente de Yaweh, se for pra dar uma opinião da parte do teu achismo melhor calar os dedos. Outros reis podem ter sido politeístas, porém afirmar que Josias era Politeista sem nenhum escrito sobre isso é burrice.
A Bíblia quando se refere a "outros deuses" quer se reportar a outras entidades espirituais que são adoradas como se fossem deuses, porém não seriam deuses. São todos criaturas e só haveria UM criador, o verdadeiro Deus.
A ideia bíblica seria que outros deuses não existe, isso fica evidente por exemplo no salmo 115, que o salmista fala do ídolo, não vendo, ouvindo, falando e nem pode se mover, na visão bíblica só um é Deus, pq só ele é criador, a ideia é que os Shedim traduzido como demônios, usa de engano os ídolos para algum benefício, na verdade o mais curioso que os Shedim na visão judaica são agentes enviados por Deus para testar o homem, é como se trabalhassem com alguma legalidade jurídica, temos o exemplo de Micaias, que vê um espírito sendo enviado para enganar o rei Acabe e o matar, havia um tribunal na visão dele, e Deus envia esse espírito para juízo do rei, Paulo diz Deus enviaria a operação do erro para os que não amou a verdade (2 Ts 2), em Jó ele envia H’satan para testar Jó, na cultura judaica Shama’el, ou Azazel, conhecido pelos cristão como o diabo, este se apresenta como o Yetser Ha’ra, a inclinação para o mal, como ha’Satan o acusador, ou seja ele tenta e depois acusa e por último o Malach Tá Muth, o anjo da morte, o executório do juízo….a idolatria na visão bíblica é permitida por Deus, como está escrito que Deus repartiu isso as nações, mas entre eles Deus escolhe um povo para si, a função deles era ser uma luz, e atrair todos os povos, falharam nisso….mas, a ideia não é que Deus quis isso, e sim que o homem buscou e Deus lhes deu o que foi pedido, achamos isso em romanos 1…eles não quiseram reconhecer um único Deus.
Por isso o Cristianismo tem 3 deuses, uma interpretação levantina e romana do s 2 poderes judaicos do Céu da interpretação cristã. O judaísmo conseguiu se livrar de todos os deuses cananitas e egípcios e tornou-se monoteísta de fato, mas com o tempo e arificialmente. O Cristianismo conservou os 2 deuses : o El Shaddai (Sadid de sanchuniaton) e Yahu (deus do levante sul, possivelmente de origem árabe ou egípcia) convertidos no Anjo do Senhor e Adonai. Aquele virou-se em Jesus terreno e esse em Deus dos céus.
Ele na realidade fala "eu caminho sobre a terra" desculpa ser o chato mas ele responder uma pergunta com onde? Com "fui dar uma volta" é um erro ortográfico e gramático muito brusco porque não tem sentido lógico ele responder assim ainda mais o diabo sempre se dirigindo de forma maliciosa e elegante durante a bíblia
não, judaísmo antigo não trabalha com a figura " Satanás " o mau é do javé. Satan lá significa opositor e se aplica a qualquer um que se opõe, até deus quando se opos a balaão.
É verdade que Yahweh era um Deus loção dentro de um panteao maior de deuses (panteão cananita se não me engano) e que El era o Deus principal? E com o tempo as traduções da Bíblia começaram a mesclar os dois até se tornarem um só?
"El-" prefixo do nome deus termo usado para narrar quaisquer tipo de deuses. YHWH é um tetragrama de Eu Serei/ Eu Sou, que faz alusão à teofania de Deus a Moisés no livro do Êxodo.
Pois é, não sei exatamente como foi essa dinâmica histórica, mas existiam esses dois, cada um era deus principal de um povo (El de Israel- o nome significa literalmente o povo de El, e Yahweh de Judá). Um terceiro povo importante na constituição da Israel bíblica são os abraamitas, cujo deus era El-Shadday. Ainda havia vários outros deuses, apagados depois, inclusive dois que ficavam junto de Yahweh no templo de Jerusalém: Nehushtan e Asherah.
@@alejandrocuevas7831 Todos se tratam do mesmo Deus. O nome de Deus na Bíblia é manifesto em épocas diferentes. “El-” é um substantivo comum, a para "deus". YHWH é o nome dado ao Deus de Israel segundo a narração do evento de Moisés e a Sarça Ardente. El-Shadday significa Deus Todo-Poderoso que era a nomenclatura dada ao Deus de Abraão. Todos se tratam do mesmo Deus, só que em épocas diferentes.
Como assim os deuses que aparecem na biblia como baal nunca foram negados? Oi? A bíblia não nega que alguns povos seguiam esses deuses e não que de fato eram deuses. "Ao meio-dia Elias começou a zombar deles, exclamando: “Gritai mais alto, já que ele é um deus; pode ser que esteja conversando com outras pessoas ou ocupado com outros negócios ou mesmo viajando. Talvez esteja até dormindo e precise ser despertado!”
@@vitorrodrigues5735 A grande questão é se essas passagens não foram adicionadas pelo povo de Israel, afinal há vários relatos de que viviam se corrompendo. Tanto Davi como Salomão tiveram muitas mulheres e não é de se surpreender que elas trouxessem essas imagens. Surpresa seria se os profetas carregassem essas imagens e na verdade, vemos que os profetas a todo tempo instruiam e repreendiam Israel a não adorar essas imagens. Não adorar outros além de Deus é inclusive, um dos dez mandamentos. Logo, seria uma contradição muito grande incluir outros deuses. O que é mais provavel é que por se corromper, Israel acabasse incluindo coisas dos outros povos.
Pelo que percebo as explicações se dá entorno dos judeus e Javé..mas se as explicações fosse em torno de outros povos então séria outro deus e Javé seria um deus falso.. porque se existe deuses existe povos os adora 😮
Eu creio que só ha um Deus, os outros são demônios disfarçados de outros deuses para dividir as crenças, porém o diabo faz o que ele pode usando as coisas da terra mas jamais coisas do céu. Só há UM Deus, YHWH☝️
@@chalker9160 vc literalmente disse que os outros deuses são demônios, isso é o mais puro preconceito contra as outras crenças. Espera mesmo que alguém respeite sua crença quando vc não respeita a dos outros?
Só de um deus que é oniciente ter que provar as pessoas já mostra que ele não existe ou então se existe não é oniciente é apenas mais um Deus igual aos seus dos pagãos
@TalvezSemCelébro desculpas ,o corretor corrigiu errado, mas garanto que tu entendesse direito . A dedução é lógica . Só poderia ser "diabos " ,que te digo não existem !
A questão está na rotulação. Os deuses do plantão grego não tinham tantos poderes no imsginário daqueles que os adoravam. Porém, os santos, o Diabo podre tantos atributos que dão fossem transpostos pares outras culturas seriam deuses dos mais poderosos.
Parece que ficou um tanto falha a sua interpretação de que no novo testamento se consolida uma ideia de que em Deus esta "tudo de bom" e no diabo "tudo de mal" como se essa visão já não existisse antes a não ser por "pistas". O novo testamento parece manter a descrição que vc dá de Jó, o diabo precisa pedir permissão a Jesus até pra deixar o corpo e ir até a manada de porcos, a visão de que o diabo seria um "inimigo" a nível de combate de Deus é que é uma visão popular que não encontra muito respaldo nas escrituras. Claro que vc tem versos aonde anjos lutam contra demônios, etc, mas são lutas entre criaturas, não entre o Criador e uma(s) de suas criaturas. A ideia geral é que Ele permite essa luta, caso contrario simplesmente poderia ter obliterado o inimigo por completo (caso Ele fizesse parte da luta Ele mesmo). E Jó não poderia ser uma reles pista, pois outros autores bíblicos no velho testamento mesmo já fazem referencia a Jó. Ao estudar as escrituras percebi que o antigo testamento apenas pode dizer "Deus o fez" sobre um evento, não se importando em relatar se o agente que executou a ação seria um anjo ou demônio, mas tendo Deus como governante absoluto. E no novo testamento mantêm a mesma coisa mas faz questão de distinguir que os demônios executam coisas que Deus permite MAS que não é da vontade Dele. (ou seja, que Ele preferia que estivesse ocorrendo de outra forma, mas que permite que ocorra de tal e tal forma por ser justo que Ele permita). Então ficaria naquela máxima de "tudo ocorre pela permissão de Deus, mas nem tudo é a vontade de Deus" e faz separação entre as hostes que trabalham na intenção de cumprir a vontade Dele, e as que trabalham tentando incomodar Ele (mas ainda assim só podem trabalhar por ter permissão para fazer isso).
De onde esse cara tirou isso? Diabo e Satanás significam sim Adversário, Opositor. Mas isso não é um Cargo ou uma Função, esse foi o nome atribuído a esse ser específico que se rebelou contra Deus. Ele foi até Deus zombar de Jó e propôs a Deus um desafio, tem nada dessa parada de “trazer informação a Deus”
O judaísmo sempre foi monolátrico. Depois , com a retomada do poder pelo segundo templo de Jerusalém, foi feita uma reforma para deixar apenas Javé como divindade única (pois o essa divindade é manipulada pelo sacerdote). Quando ao Zoroastrismo, eles não eram MONOTEÍSTAS. Ha mais deuses e divindades lá do que no candomblé. Falo isso embasado por escritos de eruditos iranianos.
Naverdade não, os Espiritos do bem que auxilia Ahura Mazda, estão mais para anjos do que "Deuses", igual na Figura do Maligno no Zoroastrismo é acompanhado por espirítos malignos que podem ser considerados demonios, tanto que no Livro Enoque, um livro escrito pós período influência Persa, o Demonio Asmodeus ele pegou de um Demonio Zoroastra... E eles são Monoteístas ou pelomenos monolatras, pois eles Cultuavam apenas Ahura Madza como Deus Supremo.
Na verdade tanto o Deus Criador de tudo "YHWH" ou Jeová é o principal. E que ia demais, anjos, demônios (anjos rebeldes) e Jesus ressurreto, se compararmos os seu status e poder em comparação ao homem carnal, terráqueos, não tem nem comparação. Por menor que seja depois de Jeová Deus é na verdade um deus ou uma "divindade" menor ou de status e condição inferior ao que vou chamar aqui de "Pai de todos" mas mesmo assim è um "deus" perto do humano, ou seja, muito poderoso mesmo nesta condição. Se um anjo, segundo Isaías matou em questão de segundos 185 mil assírios, poderia acabar mesmo assim, com todo o exército atual em questão de mais alguns segundos sem chegar ao mesmo completar um minuto sequer!!! Seria mesmo assim, em comparação e perto aos humanos como um deus mesmo sendo inferior ao "Supremo de todos"! Fora que olhando neste contexto dito aqui, mesmo assim, não deixa de ser uma "guerra de deuses" e de soberania sobre tudo desviada ou questionada do Todo-Poderoso. Uma covardia, ou melhor, um suicídio para os anjos (deuses) desviados e piorou para os meus vermes humanos mortais aí máximo! ✌🏻😅😄👍🏻🙂☺️✌🏻😉😂😂😂
Sim a Bíblia deixa claro que não existem outros deuses, ela apenas diz o que os povos antigos adoravam. Mas sempre se refere como “deuses falsos” “deuses que nada valem”. Tem até um texto que eu não lembro agora qual é, mas diz tipo: “esses deuses sem vida, que nada vêem e nada ouvem”. Ou seja, a Bíblia inteira é uma grande é sobre o Único Deus, e ela é fiel justamente por isso, tem história nela, não apenas mitos e lendas
@@wallaceluiz3000 a aleatoriedade não anula que a vida seja um dom ou presente, pensando bem, até reforça tal idéia. Mas veja bem, eu tbm não acredito num deus que intercede por nós dando-nos presentes conforme pedimos ou essas baboseiras. Pra mim deus é a energia da vida e da existência.
Pera ai,n adianta vc estudar as religiões e suas histórias se não ler suas literaturas e entendê-las. Primeiro que D'us é absoluto,e ha satan é um agente creio eu que com esse proposito,e se ele é inimigo de alguém é da humanidade e n de D'us, no próprio judaísmo existiu facções da mesma forma que no cristianismo, e essa importância toda ao diabo foi os cristãos que deram....
QQ esse maluco tem q ver com a MC pipokinha ? Eles nem ocupam o mesmo nicho, e outra, 80% das pessoas que você acha que adoram a pipokinha provavelmente não sabem nem uma música da moça.
Eu já percebi pelos comentários que vários desses crentes bem malucos e fanáticos (eu mesmo sou um deles) está aqui no canal, assistindo os vídeos e vendo a confirmação acadêmica de muita coisa que está na Bíblia. Este canal é muito bom.
@@matheuslopesdeoliveira8452 eu creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra. Creio em Jesus Cristo, filho Unigênito do Deus Pai, eternamente gerado, não criado, consubstancial ao Pai, Nosso Senhor, concebido na virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. Que Jesus é Deus que tomou forma humana e habitou entre nós, realizou milagres, foi julgado e condenado por Pôncio Pilatos, morto na cruz, e que ressuscitou no terceiro dia, subindo depois, com seu corpo ressurreto, aos céus, onde está à direita de Deus Pai. Creio no Espírito Santo, enviado por Deus Pai e Deus Filho para guiar a Igreja, separada do pecado e que a morte jamais a vencerá. Igreja de Cristo, fundada por Ele, Deus Filho, e que é a reunião de todos, vivos ou mortos, verdadeiramente crentes que Jesus é Deus e salvador. Creio que todos os pecados dos que creem em Jesus Cristo como salvador estão perdoados perante Deus por causa do sacrifício de Jesus na cruz como cumprimento da justiça de Deus. Creio que Jesus Cristo, Deus Filho, retornará para julgar todos por seus pecados, e que os que o tem como salvador não serão julgados, mas terão a vida eterna com Deus Pai, o louvando, adorando e glorificando por toda a eternidade. Creio que a Bíblia é a Palavra inerrante de Deus, e a única fonte de fé e prática cristã, que deve ser interpretada com auxílio da tradição, da teologia e do conhecimento humanos, que não possuem a mesma autoridade sobre fé e prática. Creio que somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé, não de obras para que ninguém se orgulhe, mas para praticarmos as boas obras para a glória unicamente de Deus. E que somente há salvação para quem reconhecer em seu coração que é pecador e que precisa de Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna e justa que será exercida pela ira de Deus Pai. Creio que toda glória deve ser dada somente a Deus, Deus triúno, Eterno, imutável, Criador de todo o Universo, primeira causa não-causada, onipotente, onisciente e onipresente, que não existe nos limites do tempo e do espaço mas simplesmente é o que é. E que Deus Pai se revela na natureza criada, e que vários povos e culturas o conheceram e o chamaram de outros nomes, porém abandonaram o culto ao Deus Único e Eterno e passaram a adorar a criação, como corpos celestes, a terra, fenômenos da natureza, acidentes geográficos ou animais. Por isso eh sou um desses crentes bem malucos e fanáticos, apesar do meu curriculum acadêmico.
Vocês não querem aprender, querem reafirmar seus preconceitos. Por isso vocês desejam esse tipo de coisa. Porque não poderia ser um "debate" com um religioso que tem conhecimento? Não seria mais proveitoso?
Olha o quanto de conhecimento o cara tem para responder sem roteiro, sem nada. Muito melhor que muitos canais que gastam milhões em produção! Conhecimento é tudo
Exato, o conhecimento desse rapaz é impressionante
o maluko é diferenciado dms
Ja vem os idólatras todos tem roteiros todos leem antes simples nada de sobrenatural nisso
@@nolacioaquino7518o fato de que ele seja historiador profissional não conta, não? O mano tem muita bagagem acumulada meu filho.
Idólatra ? Fazer um elogio ao um trabalho bem feito é idolatria?
Professor, bom dia! Sou candomblecista e estudioso de antropologia e mitologia yourubá e a crença que orixás são deuses é um "pré-conceito" cristão. Os yorubás, ewês e fôns acreditam em um único deus, para os yorubás chamado Olodumáre e para os ewês e fôns chamado Mawú. A diferença única para as religiões abraâmicas é que esse deus não é acessível diretamente pelo ser-humano a não ser pela "intercessão" de um intermediário. Não à toa orixás são sincretizados com santos católicos, e não com alguma divindade. Em suma, as religiões tradicionais do planalto nigeriano - e até mesmo angolana, onde esse deus é chamado de Nzambi - são monoteístas.
opa amigo, vc tem algum contato para falar com vc?
Que legal! Obrigado pela informação
Eu nem acho que seja um preconceito cristão.
Sou cristão, e sempre achei que os orixás eram divindades pq todas as vezes que pesquisei, eu encontrei essa informação.
@@eluiscoms3187no século XV, quando os colonizadores iniciaram contato com os povos da costa ocidental africana a Igreja Católica não via a tradicional religião africana como antagônica. Até então, no cristianismo, não existia o conceito de inferno - aperfeiçoado e influenciado pelA Divina Comédia, de Dante Aliguieri - e a crença ainda era baseada nas crenças judaicas de dois planos, um espiritual e material, da mesma forma que nas religiões africanas tradicionais. O grande "motif" para o tráfico negreiro, por mais bizarro que pareça, era salvar os negros da expansão do islamismo. O catolicismo romano sempre teve ciência da mescla e ressignificação de rituais e datas festivas pagãs em sua própria doutrina; eles só não precisavam alardear. Ademais, a região da Nigéria, Benim e Togo foram colonizadas por franceses, que nunca foram tão carolas quanto os portugueses - além de terem mentalidade germânica, não latina. Para diferenciar essas mentalidades basta ver que o sacroimpério aceitou e protegeu o golpe que o luteranismo e o calvinismo representaram no catolicismo durante o cisma. Também que a inquisição nunca foi tão popular entre os germânicos quanto era entre os latinos ibéricos - e franceses são germânicos por ascendência. O problema ocorreu após o tráfico, em terras sulamericanas dominadas pelos portugueses extremamente carolas. Mas pra encurtar a história, a base do candomblé e da umbanda é monoteísta e orixás são entidades (como os santos, tendo inclusive vida na terra e não sendo etéreos), e não divindades ou deidades.
@@eluiscoms3187 Na maioria dos casos é um preconceito, porém dentro da religião também existe muita desinformação, Babalorixás que não procuram aprender sobre sua religião e assim propagando mentiras, desinformação e também preconceito.
Os livros dos profetas menores e maiores, tratam o politeísmo e sincretismo de Israel como sendo a principal causa dos cativeiros.
Nem mesmo a propia escritura nega a idolatria de Israel, mas também aponta sucessivas reformas que eram sempre abandonadas.
Exatamente
Livros que foram escritos séculos depois do período que retratam. Nenhuma evidência arqueológica aponta que essa condenação existisse antes do exílio e das reformas sacerdotais. Na verdade as evidências apontam para o contrário. E do sincretismo vc não vai fugir se quiser levar a bíblia a sério, porque o deus de Israel é um, o de Abraão é outro, e o de Judá, esse sim é o famoso Yahweh. Os sacerdotes pós exilicos fizeram um esforço consciente para dar a entender que eram um só, mas como os textos iam se comunicar com pessoas que conheciam a tradição original, acaba tendo muitas pistas disso, por exemplo quando o texto se dá ao trabalho de dizer que o deus que Abraão conheceu era o mesmo Yahweh, mas ele não o conhecia por esse nome, afinal a tradição que não época todos conheciam, e que por isso é reproduzida na redação, tornando esse remendo sincretico necessário, é de que o deus de Abraão se chama El-Shadday.
Causa dos cativeiros ??
@@Lwkan_Mal sim.
Segundo a Bíblia, a infidelidade do povo de Israel em adorar somente Javé levou a uma série de avisos e advertências por parte dos profetas enviados por Javé.
Contudo como Israel continuou a praticar a idolatria, Javé decretou que os assírios invadissem o Reino de Israel, e o Babilônicos tomassem o Reino de Judá e os levassem como cativos.
Logo, a idolatria do povo do Israel foi a causa do cativeiro.
@@luizpaulogpimentel Essas histórias estão todas incorretas, o povo daquela época era completamente politeísta e várias histórias do antigo testamento são completamente mentirosas,leia a Bíblia desenterrada do maior arqueólogo do mundo sobre esse assunto,Israel filkenstein
Interessante. A influência persa sobre a transformação do judaísmo de uma tradição possivelmente henoteísta para uma claramente monoteísta é um tema de grande complexidade e relevância histórica. A dinâmica entre essas duas visões teológicas reflete não apenas mudanças internas dentro do próprio judaísmo, mas também o impacto significativo de culturas e religiões externas. O período do domínio persa, marcado pela libertação babilônica e pelo subsequente retorno à Judeia, ofereceu um terreno fértil para o intercâmbio cultural e religioso. Muito boa explicação.
JUDEUS TRAÍDO FICANDO MILIONÁRIO NÓ BANCO CENTRAL DA ALEMANHA HOMBREM FICA FURIOSO COM JUDEUS FUZILADO EM PAREDÃO JUDEUS ARE CONTRA ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL JUDEUS QUEM PATROCINADOR PARA VÁRIOS PAÍSES FUGINDO PARA BRASIL POVOS JUDEUS NO BRASIL NETO DE JUDEUS PORISSO QUE RELIGIÃO CRESCEU NÓ BRASIL CATÓLICA ENVANGELCO JESUS CRISTO POLÍTICO LÁ BRASÍLIA CHIQUEIRO PLENÁRIO JUJUS ISRAEL ANTIGO YUOYW JUJUS SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Antes disso já havia sofrido influências. O próprio livro das crônicas dos reis de Israel mostra que existiam reis que se voltaram ao politeísmo.
Isso não foi dentro do judaísmo em si, mas na crença israelita. Depois, todas as religiões tiveram um certo sincretismo, ainda mais agora com a religião da nova era.
@@Bolaway QUEM FOI HARRASSA FILHA DE JUDEUS HARRASSA TINHA PAI MÃE HARRASSA PERDEU PAI MÃE HARRASSA BEBÊ TIO HARRASSA CRIANDO HARRASSA CRIANDO UM BOM EDUCAÇÃO ENCINO RELIGIOSO TIO HARRASSA ERA DA TROPA DE BEIJAR DÓ SUL DE JUDA HARRASSA TIO HARRASSA FOI PRISIONEIRO NA BABILÔNICO ANTIGO SUMERIOS QUE OS ASSÍRIOS RELIGIOSO LIDERDADE POVOS JUDA APOS 60 ANO HARRASSA NACIMETO NO SUL DE JUDA HARRASSA ĎA TROPAS DÊ BEIJ0 MIM TROPA JUDA DÓ SUL DE JUDA HARRASSA PERDER FÉ REMOVE NEORONIOS MAIS FÉ NÃO REMOVE MONTANHAS HARRASSA MOCINHA VINGUEM FOI REVELADO PELO DEUS PARA PARA JUDA REVÊ O NAMORADO JOSÉ GUERREIRO DE JUDA RAINHA JUDA JOSÉ GUERREIRO DE JUDA REI HARRASSA MOCINHA VINGUEM DE AZAR HARRASSA FOI SEQUESTRADO PELO PERSA LEVANDO HARRASSA DÊ ESCRAVA MOCINHA JUDEUS HARRASSA FICA ESCRAVA MOCINHA JUDEUS HARRASSA PARA CATIVEIRO PERSA HARRASSA MOCINHA VINGUEM FICANDO 2 ANO DE ESCRAVIDÃO DÓ PERSA LEVANDO SORTE B RAINHA VASTI DEZOBECE REI PERSA RAINHA VASTI NÃO QUERIA QUE REI FOCE PARA GUERRA CONTRA ÓS GREGOS RAINHA FOI ENBORA COM UM SERVA DA RAINHA VASTI REINADO PERSA FICA SEM RAINHA REI MANDA 4 MOCINHA VINGUEM O REI ESTENDE DÊ OURO CABEÇA HARRASSA DA NOME DE ESTER RAINHA PERSA RAINHA BÍBLIA EBRAICO RAINHA MULHER SABEDORIA FÉ FRITANDO DENTRO DO TOURO DE BRONZE ASSADO FRITANDO NEORONIOS FÉ REMOVE NEORONIOS MAIS FÉ NÃO REMOVE MONTANHAS HARRASSA MOCINHA VINGUEM RAINHA MULHER LINDA HARRASSA ESTER LEVANDO REI LOUCURA TARA TIRA VIGUIDADE MOCINHA VINGUEM ESTER TESÃO GOSTOSA METE TUDO PARA DENTRO ARRACADO VIGUIDADE AMOR REI PERSA ESTER RAINHA PERSA RAINHA BÍBLIA EBRAICO RAINHA MULHER SABEDORIA RAINHA MULHER DEZAFIADO DÍOS JUDA DIOS ELISAS PROFETA MÉNTIROSO DO RELIGIOSO DESGRAÇADA ELIAS FUGINDO DE CAVALO PARA DEZERTO ELIAS MORRE FOME SEDE CADÊ DEUS ELIAS PROFETA MÉNTIROSO DO RELIGIOSO DEUS DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
@@Bolaway DESGRAÇADO RELIGIOSO DESVIADO COMETARIO DESGRAÇA DONO CANAL YUTUBE BADIDO DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DIOS YUOYW JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Imaginem estar cercados de pessoas como esta ? Deve ser muito bom. Adquirir conhecimento é bom demais .
Acredito que no período de redação dos textos bíblicos o monoteísmo já estava praticamente consolidado: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor." Deuteronômio 6:4
Não existem cópias sobreviventes de como eram os textos na época de Josias. Os textos foram sendo mexidos depois no cativeiro, na volta do cativeiro. Tem evidências de alterações até no período macedônio.
Sim, porque praticamente todos os textos (talvez com excessão de amós) são pós exilicos.
"Ouve, ó Israel, o Senhor nosso, Deus, é o unico Senhor."
Essa passagem não necessariamente afirma o Monoteísmo, Mais sim uma Monolatria ja que esse é texto tradicionalmente atribuído Moisés como dito pelo professor reconhece o poder de outros Deuses, tanto que ele até compete com os Magos do faraó que estavam sobre influência dos Deuses Egípicios, e Moises reconhece que os Magos também conseguiram transformar o cajado em Cobra...
A tradição antiga judaica frequentemente interpretava eventos como o relato das pragas no Egito como uma demonstração do poder do Deus de Israel sobre os deuses do Egito. Isso é conhecido como henoteísmo, uma crença na existência de muitos deuses, mas com a adoração de apenas um deles. Neste caso, a tradição judaica tendia a ver o Deus de Israel como o mais poderoso e digno de adoração, mas ainda reconhecendo a existência de outros deuses.
@@TiagoSilva-nr2uj não existem evidências de adulterações, os mais antigos manuscritos, chamados manuscritos do Mar Morto, estão em consonância com manuscritos mais de mil anos mais tardios(texto massorético). Isso denota o quão profissionais eram os copistas na transmissão do texto bíblico.
Pra fazer a afirmação falsa de que os textos foram mexidos depois do cativeiro deveriam existir manuscritos anteriores ao do período do cativeiro babilônico, e não existem.
Sobre esse assunto, recomendo muito o livro “a origem de javé” do Thomas Romer e o canal A tenda do necromante, do Osvaldo Luiz Ribeiro
Prof Oswaldo é bacana, apenas um tantinho soberbo como todo homem muito sábio e professor universitário é. Mas eu gosto dele.
@@matheuslopesdeoliveira8452recomendo o livro “Judaísmo” de Dan Cohn-Sherbok
@@matheuslopesdeoliveira8452 ele só é meio grosso, mas quem já passou pela universidade conheceu dúzias desses. É tradição entre professores universitários. Não muda o fato de que o cara é f*da
Recomendo também o livro do Israel filkenstein,a bíblia desenterrada
Também recomendo Mário liverani, para além da bíblia
Uma filósofa da comunidade israelita do Brasil me disse que o judaísmo foi henoteísta até o exílio na Babilônia quando então se tornou monoteísta.
Esse canal é o melhor pra estudar,tava tirando 5 e 6 em história,agr to tirando 8,consegui 9 até,Muito obrigado,tu ajudo alguem do 8ano
Sobre a relação nos textos bíblicos com outras divindades, pelo que seu, teologicamente os textos reconhecem os deuses praticamente como fenômeno antropológico, ou seja, reconhece que divindades com Baal, astorote e etc são adoradas como divindades, mas são na realidade "construções" dos povos, talvez até entidades espirituais (aqui não lembro bem se na bíblia representam outras entidades literais) que foram colocadas em uma posição errada, pois não são deuses, são outra coisa, mas tratados como deuses pelos que os adoram.
Isso se dá em contraste a Deus, que é único literalmente divino. É como dizer que só temos um presidente, mesmo que existam vários outros "presidentes" sejam aclamados pelo país.
Mauro Biglino autor, ensaísta e tradutor italiano do Vaticano afirma que não há qualquer referência a Deus nos textos da Bíblia. Há, sim, a um coletivo(deuses), chamado Elohim, e a um deles em particular, chamado Yaveh“. A dada altura, explica o autor, “as traduções foram sendo adulteradas e foram convertendo Yaveh num Deus único e todo poderoso” São Agostinho em seu livro “Sobre a trindade” diz uma só vez muito claramente, com muito engenho e habilidade. O criador está dizendo“façamos”, está falando no plural, porque está falando de três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que são três e um de uma só vez Por isso deus fala no plural. Nunca mais Agostinho volta a falar neste tema. Por isso no Gênesis ao criador se chama de elohim. Assim começa o
relato bíblico: Bereshit bará elohim (“No começo deuses criaram...”), porque
elohim em hebreu é plural, significa “deuses”, “senhores” Veja por exemplo em Isaías 45 onde o deus dos judeus diz " Eu, e somente eu, sou o SENHOR; não há outro deus além de mim"ora um deus absoluto não precisava confirmar isso varias e varias vezes todos sabemos que quando alguém repete excessivamente sempre a mesma coisa é porque não está muito seguro do que afirma, por isso necessita reafirmar tanto. Por isso os cristãos primitivos gnósticos interpretaram isto como se o criador suspeitasse, pois também não está demasiadamente seguro de que não exista outro Deus, muito acima dele
Exatamente
@@whitesharkjansen5229 O Seu ultimo ponto não faz sentido(ou eu não entendi o seu texto todo).
O povo de Israel abandonava 'Deus' para adorarem outros deuses. Neste contexto, da assim entender que ele não está se auto afirmando por pura falta de confiança, mas porque Israel sempre esquecia.
@@Daniel-jk1ku Esse é um ponto de vista interessante ainda assim não da pra omitir as varias outras atitude estranhas desse deus de Israel o descrevem como um deus vingativo, colérico, soberbo,cíumento, inseguro e indeciso. Um deus que ama os sacrifícios em seu nome, os genocídios, e que ordena matar a outros povos para apoderar-se de seus pertences, de suas terras, de sua gente, de seu gado. Ordena matar não só os inimigos, também as mulheres, as crianças, os animais que exige sacrifícios em seu nome, pois ama o odor da carne queimada das vítimas imoladas sobre o altar. No começo do cristianismo Marción deixou bem claro: “o deus do antigo testamento não é o Deus do novo testamento.São deuses diferentes. O primeiro é um deus que aplica a lei e castiga ,enquanto o outro é um Deus de amor que sempre perdoa. Ambos são inconciliáveis.”
@@whitesharkjansen5229eu não acho que deus seja mal se você comparar as ações da humanidade, tipo em Sodoma e Gomorra tentaram estuprar 2 anjos
*baal não joga fogo do céu
Elias: "rapaiz, acho que ele ta sem zap"
Kkk elias mandou
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se baal é Deus ele que resolva seus b.o
- Pai do Gedeão
0:58 deus das Taxas
😂
Kkkk
O canal de cortes ta melhor que o original ❤
2:14 o Shema Israel afirma que o Senhor é ÚNICO, e hoje isso soa como uma Negação da existência de outros deuses, Elias também não nega que os outros ACREDITEM que existam outros deuses, mas ele ridiculariza a crença na existência real desses deuses, ele parece tratar esses deuses como um "sonho" de seus seguidores. Em Jeremias também há uma ridicularização na crença de outros deuses que "tem mão e não pegam, tem ouvidos e não ouvem, etc" é impossível dizer que não existe outros deuses se o vizinho tem um Deus num nicho na parede, mas os profetas parecem fazer uma separação entre um Deus que É e vários deuses que tem nome e imagem mas NÃO SÃO em si
O youtuber tá explicando as coisas. "Perai que tá no livro aqui" sensacional tanto conhecimento 👏🏽👏🏽👏🏽
Cara. Você é muito bom. Acho que é o único canal no Brasil que tem um historiador focando em falar sobre história das religiões. Esse assunto sempre me cativou e durante a graduação em histtória, infelizmente não vi muito coisa e a correria da vida me impediu de se aprofundar (fiquei apenas nos livros do Gizburg e Delumeau). Se você tiver como fazer um vídeo com indicações de livros para iniciantes e intermediários sobre esses assuntos, eu agradeceria. Mais uma vez, parabéns pelo canal. A sua didática é ótima.
CHUPANDO DÊ BUCETA CHUPANDO COMETARIO VOMITANDO VAI MEDICO GRATRITE DIOS NÃO CURA NINGUÉM DÍOS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE MILAGRE NAO EXISTE SALVAÇÃO NAO EXISTE RESSURREIÇÃO VIDA APOS MORTE MIORREU ACABOU TUDO NAO EXISTE ARREBATAMENTO FOI CANCELADO POR CAUZA DO COVD DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE
Essa distinção entre monoteísmo e henoteísmo não me parece ser tão grande assim. Pelo que entendi os judeus henoteístas acreditavam que havia um único Deus Criador merecedor de adoração e que os outros deuses eram todos inferiores ao Criador e malignos.
A distância entre isso e a ideia monoteísta que os deuses pagãos são demônios (Salmo 95,5 e 1 Coríntios 10:20) é mais curta do que se parece à princípio.
É pouca msm, no fim sendo deuses ou demônios são seres sobrenaturais com poder nesse mundo
Oi Henrique, não sei se já tem, mas se possivel seria interessante fazer um vídeo falando como as traduções das línguas influenciaram no entendimento da Biblia e outros textos religiosos. Coisas que vieram do acadiano, para o hebraico, e deste para a grego e latim em consequência.
DESGRAÇADO DONO VIDEO VÍDEO CHAMADA DE BUCETA CHUPANDO COMETARIO VOMITANDO VAI MEDICO GRATRITE DIOS NÃO CURA NINGUÉM DÍOS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXISTE DESGRAÇA APAGAR FOGO ISRAEL PALESTINO TERRA GUERRA CADE DÍOS JUJUS SATANAS NAO EXISTE MILAGRE
Então meu pai é henoteísta?... Achei muito "peculiar" quando meu pai comentou sobre o culto de outros povos ser bem válido e, quando eu perguntei se ele acreditava em Zeus e Posseidon, ele simplesmente respondeu "se eles [gregos] cultuavam eles [Zeus e Posseidon], eles [Zeus e Posseidon] existem. Mas pra mim, Deus e Jesus fazem mais sentido aí eu não oro pra esses que você falou. Mas poderia." Uns meses depois, enquanto falávamos de outra coisa, eu falei "antigamente acreditavam em dragões mesmo que não existam" e meu pai só respondeu "eles existiam na época" 😂😂😂😂😂 Eu não faço ideia do que pensar sobre o meu pai. Será que essa visão aberta dele tem a ver com o fato de nunca ter sido religioso e, apesar de já ter tentado frequentar diversas denominações (até em terreiro ele já foi), nenhuma forma de ordenação religiosa lhe fez sentido?
Isso é um fato atestado, muita gente já foi em terreiro de macumba e sempre q alguém incorpora e tem um crente perto ele presta homenagem ao Deus altíssimo.
Eu lembro de estar em um seminário de História da ANPUH em 2018, e em uma apresentação de trabalhos acadêmicos, uma moça estava desenvolvendo pesquisa sobre esse tema. Muito interessante...
Se puder fazer um video falando sobre a história de CAIM e ABEL acho mt curiosa
Parabéns! Está muito bom seu canal.
Cara, seu canal é simplesmente nota 10, sou viciado. Porém eu sou macumbeiro, e gostaria de fazer um adendo. Orixás não eram humanos, e não ascenderam como você disse. São criaturas (divindades) criadas por Deus (Olodumare). Tanto que o ser humano é criação dos Orixás. O melhor canal para esse assunto é o do Babá Mario Filho (o canal dele é tradição Mário filho) e tem um vídeo muito específico sobre o que um Orixá! Abraço!!!
Queria ver um debate entre um historiador ateu e um rabino sobre esse assunto
Legal só não sei onde um rabino poderia opinar numa discussão científica. Um rabino pra não passa de um padre ou pastor mais antigo.
@@iranirfroes906Respeito sua opinião mas não concordo. Padres, rabinos e pastores são formados! Padre estuda oito anos se não me engano.
@@iranirfroes906Rabinos estudam a Torá muito a fundo, e isso com certeza trás algo de interessante para a discussão
A maioria dos historiadores de bibliografia pesada desses assuntos são alemães ateus e agnósticos q estudaram livremente suas teorias nada ortodoxas em universidades originalmente Luteranas (não conservadoras). Aqui no Brasil, nossos "protestantes" são tão abertos e inteleQUItuais como Silas MalaCraia
Muito bom seus vídeos professor. Parabéns!
E por falar no nosso "patrimônio" mineiro, que é o CAPETA Do Vilarinho, de onde surge o nome CAPETA?
Abração!
O Deus pã, tem o seu correlato brasileiro: o Caipora. Mt interessante esse estudo comparativo.
Canal bão demais
Muito bom, excelente vídeo!
Sempre ótimas aulas, parabéns!
Esse canal é o melhor ❤
O exemplo do desafio de Elias não seria justamente uma prova do monoteísmo dos judeus? Naquele evento o entendimento era que não existiam outros deuses alem de Yaveh daí ele até zombar dos sacerdotes de baal
Eu não conheço essa mensao que o Henrique faz sempre sobre Isaias dizendo que os outros deuses são nada, mas eu conheço uma tbm na parte final do livro de Isaias em que ele fala que as nações para Deus são como nada, entao talvez ainda estivesse falando como se outros deuses fossem mais fracos.
"Sonhos são como deuses... Existem enquanto se acredita neles!"
✅
Realidade psiquica. Mesmo nao sendo material é algo que influencia a realidade objetiva @victordorsey
Pq será que todo macumbista é de esquerda?
Claro até porque quem sabe oq e real e o WashingtonPereira1914 kkk
Se for ver o conceito de Deus é que ele existe independente da gente, então acreditar ou não, só muda nossa vida mesmo.
Professor, fantásticas suas matérias. Sua erudição é algo exemplar; a sede de conhecimento é notória. Se possível destrinchar o assunto sobre o deus cananita El e sua relação com Javé. Também pode reforçar a questão do politeismo ou do henoteísmo o fato de a biblia se referir a deus no plural Elohim quando no singular seria Eloah.
Recomendo o Canal "Tenda do Necromante" pra entender essa questão do politeísmo pré-exilico e como a elite construiu a ideia do monoteísmo (e escreveu a Torá) com base na religião Persa
tudo que os escribas judeus fizeram foi deturpar e copiar os mitos indo arianos anteriores Nas tradições não-abraâmicas como a hindu ou a greco-romana pode-se, usando os temos ocidentais de monoteísmo e politeísmo, entender respectivamente como Deus único a parte monoteísta, que gera de si própria as suas várias expressões que são simbolicamente denominadas por deuses, sendo justamente estes últimos a parte entendida como politeísta. Assim, no ocidente, não é ao judaísmo, cristianismo e islamismo que temos que recorrer para compreender a verdadeira relação complementar entre monoteísmo e politeísmo, mas sim à tradição neoplatônica É totalmente emblemático, que da mesma maneira que na tradição hindu, a tradição greco-romana no processo de desenvolvimento de seus conceitos religiosos, políticos, simbólicos, psicológicos, etc, também foi harmonizando a compreensão de vários deuses e seres como expressão de uma divindade única, numa unidade divina que contém em si uma multiplicidade de deuses e demais seres, e isto não é coincidência, afinal, hindus, gregos e romanos pertencem ao tronco indo-europeu. Portanto, nas tradições indo-europeias o monoteísmo e politeísmo se complementam como a plena divindade universal em todas suas expressões.
é excelente
Canal foda!
Tudo mentiraiadas dos ateus
Adoro o cara desse canal, ele desconstrói várias falácias dos teístas
professor pode dizer sobre magia na biblia
Seria bacana um colab entre os canais Estranha História e Prof. Jonathan Matthies
Eu apóio.
Seria melhor com o canal CIÊNCIA E FILOSOFIA que já refutou o esse cara que você citou.
Um livro do antigo testamento que também mostra o capiroto como um certo antagonista é Jó, também lembrei que Saul era possuído por um espírito maligno, mas já isso era atribuído a Deus. Eu gosto de pensar que os autores não tinham um conhecimento geral ou completo, por isso algumas informações são um pouco confusas.
Isso acontece porque a Bíblia é um conjunto de mitos que não necessariamente concordam entre si. As passagens que você citou são ecos da religião pré exílica, para a qual deus não era nem bom nem mau, apenas soberano.
Isso que torna uma veracidade na Bíblia. Eu sou cristão convicto na Bíblia. Mas admiro quem observa a Bíblia e a minha fé com respeito. Creio que Deus se revelou de diversas formas para pessoas diferentes e foi concebido de maneiras diferentes de acordo com os seus conhecimentos. As informações não se contradizem, se completam.
@@alejandrocuevas7831Primeiro, não é mito. Segundo, não se contradizem só são diferentes. E Deus é bom, porém ele traz atributos desagradáveis a nós como a sua justiça e a ira. Desde todo Tanaque (Antigo Testamento) ele é visto como um Deus bom e justo, não um Deus bobo.
@@pedromavaz acredite no que quiser. Mas se você acha que a Bíblia tem alguma coisa a ver com as suas crenças, vc está errado. Os textos ali foram escritos em contextos específicos e com finalidades próprias. A interpretação feita no cristianismo não tem nada a ver com o que a Bíblia realmente significa.
@@alejandrocuevas7831 Você sabe o que é exegese?
A votade que dá é abrir todos os vídeos e sair dando like em todos...
2
Bom 📶 🛸 dia tchau
não esperava a menção do capeta da vilarinho no final!!!! que memória boa me trouxe kkkkkkkk grande Celton!!!
pesquisei e descobri que esse personagem não é de autoria do Celton, mas foi por ele que conheci
Já há algum vídeo ou planejamento de vídeo sobre a associação de Salomão a Goetia?
O monoteísmo estrito parece que só ganhou forma já no dominio macedônio, influenciado por ideias platônicas e neoplatonicas, . Quando se começa a dar qualidades a Deus como a verdade, perfeição, bem. Um Deus assim ficou incompatível com a existência de outros deuses.
Queria saber sobre a Arca da Aliança, já tem algum vídeo?
O que me fez apostatar de vez foi quando eu vi o episodio sobre Elias e os sacerdotea de Baal, naqueles desenhos biblicos lá. Eu devia ter uns 10 anos. Foi a epoca que eu percebi que o monoteismo nao tinha consideração por outras religiões.
religião de baal era bem merda msm, sacrificavam crianças recém nascidas
Sim, monoteísmo é a forma mistificada da intolerância, da xenofobia. Tenho me dado cada vez mais conta disso.
E por que deveria ter?
@@mauricio5146por que não deveria ter? Já parou pra pensar que todas as religiões monoteístas são impositivas? Que querem impor sua fé como a única verdadeira? Tipo, "não há salvação sem Jesus", "não há Deus além de Allah e Maomé é o seu profeta", etc. O monoteísmo exclui o tempo todo. É só pensar um pouco mais. Eu cresci no monoteísmo, só nos damos conta que somos intolerantes quando saímos do meio e enxergamos tudo por fora, quando nos "desintoxicamos" com a doutrina.
Rinha de deuses eh a coisa mais divertida do velho testamento. Quem me dera poder refazer a rinha atualmente e podemos definir qual dos deuses existe.
Só existe um Deus YAHUAH e seu filho nosso messias e salvador YAHUSHA 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Não, o correto é SHUSASHUSHUAYUAHUA e seu filho é nosso salvador SHUAYASUHSAHSAHASHUHSHUAAUHA
Professor, o Sr pode fazer uma aula sobre Tubalcaim?
Por favorzinho 🙃
Já que não existe tradução para o Português do livro "THE DEVIL", alguém poderia me indicar um bom livro semelhante que seja em português? 😊
O diabo: uma biografia (Philip Almond) - amzn.to/48D3ZL0
Henrique tem alguma recomendação de livros de história da religião judaica?
Eu, particularmente, recomendaria “A origem de Javé” do Thomas Römer; “Às origens da Torá” do Thomas Römer e do Israel Finkelstein e o canal do RUclips “A tenda do necromante”.
“Judaísmo” de Dan Cohn-Sherbok
@@silvanus1657 ?? O cara nem é americano
@@silvanus1657 o conteúdo da fonte primária eu já sei, agora eu quero saber o que esses caras afirmam e ver o que tem de errado.
7:59 Apenas uma nota, o texto diz:
Jó Cap. 2 | NVI
1 Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satanás também veio com eles para apresentar-se.
2 O SENHOR perguntou a Satanás, “De onde você veio?” Satanás respondeu ao SENHOR: “De perambular pela terra e andar por ela”.
3 Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”.
Ou seja, Deus fala de Jó para Satanás e não o contrário.
Vejo o inicio do judaismo mais uma monolatria que um henoteismo
Se se ler a Bíblia, será percebido que ela começa como acreditando que há outros deuses, porém o judeu deve seguir só o Deus de seu povo. Mas, depois, começa-se a negar a existência dos outros, sendo, assim, chamados de deuses falsos.
EM DANIEL CAPITULO 10: O ARCANJO GABRIEL TOMA UMA SURRA DO DEUS DA PÉRSIA
5:19 até onde eu sei, os orixás no Brasil não são seres humanos, mas são emanações primordiais de Deus, os humanos seriam guias e coisas do tipo
historicamente , fora do mito , alguns foram humanos que subiram de nível. Eles são personificação de elementos da natureza . deus seria o tudo e orixás a energia etc Mas há no brasil influência do cristianismo sobre a religião .
Eles mesmos criava os desses e depois desfaz kkkk,o povo era os mesmos, inconsciente levados por toda sorte não tem opiniões própria.
até de povo, trocaram de etnia, você não leu errado de etnia 4x
@@vitorrodrigues5735 poderia explicar mais sobre esse lance de trocar de etnia ?
Você poderia aprofundar sobre a teologia católica, evitaria afirmar que os santos são como deus. Pra nós católicos eles não passam de modelos de seguimento à Cristo. Um outro tema teológico é a intercessão...
Nao seria "Monolatria"?
É a mesma coisa que henoteísmo.
8:55 fica claro que quem mudou, do antigo ao novo testamento não foi o adversário mas o próprio Deus... que passou de uma figura passível de julgamento à personificação do bem
Com todo respeito, mas a ideia de que o adversário do livro de Jó age como se fosse um servo ou espia de Deus me parece não ter apoio textual. Ali se diz apenas e tão só que o diabo age, que Deus permite que aja e que isso pode servir como prova de fé e como uma das explicações de que haja a maldade. As coisas más como fatos e ações que nos pervertem ou nos prejudicam de alguma maneira não seriam apenas fruto da maldade humana, ao menos eventualmente poderia ter causa nesse tipo de seres. E que o enfrentamento que Jó tem diante dos sofrimentos e desgraças é um modelo de perseverança no bem e até de reações que não implicariam em pecado grave diante dos infortúnios. Acho que faltou, além da fidelidade ao texto, um entendimento mais preciso e até amplo, que facilita um entendimento mais adequado.
O livro de Jó tem a mensagem em explicar a crença de quem faz o bem, receberá o bem, e quem faz o mal receberá o mal. E não temos garantia disso, em que o livro mostra que o homem bom também sofre.
Além disso, Satã duvida da relação de Deus com o homem. Pois o homem pratica o bem porque está interessado em receber o bem de Deus. E essa duvida cai também sobre Deus. Porque Deus não pode ser amado por si mesmo. O homem só ama Deus porque ele oferece algo em troca. Assim, Deus está sendo provado nessa relação duvidosa.
Satã está duvidando se existe uma boa e honesta relação entre Deus e homem, com base nessa crença de retribuição, que muitos até hoje acreditam.
@@pabulim esse é o pano de fundo, a questão do sofrimento do justo e os bens do injusto, ou do medíocre e as relações de interesse pela parte do homem. Deus sabe da fidelidade ou não de Jó, o diabo crê poder mostrar que Jó não é fiel porque Deus é Deus.
@@leonardorodrigueslopes2070 não entendi bem o seu último comentário.
Mas repito o que já disse: o livro de Jó quer explicar que essa crença da retribuição não tem validade. Quem acredita nessa crença comete um julgamemto errado. Pois acredita que se uma pessoa sofre, então ela fez algo errado. E não temos certeza disso. Por outro lado, se a pessoa é bem sucedida, cheia de prosperidade, a crença diz então que está fazendo o certo. E não temos certeza disso também.
Enfim, a crença da retribuição tem falhas e pode nos levar a um julgamento errado.
@@pabulim basicamente eu disse o mesmo que você disse. Só que com outras palavras.
@@leonardorodrigueslopes2070 nem eu estou discordando dos seus comentários. Apenas acrescentando as minhas palavras para tentar ajudar na discussão.
Estou vendo um codigo qr na frente de todas as telas dos seus videos. E um simbolo da mascara da peste negra com informacoes sobre quem se escreveu. Suponho q isso nao foi percebido por quem edita o canal?
3:52 Importante notar que Deus continua punindo após a influência do zoroastrismo. Vide eventos como Ananias e Safira
Isso é muito engraçado, porque todos temos a impressão de que Deus simplesmente parou de atuar de forma tão intensa e direta no mundo material depois do segundo testamento
Portugues impecavel.
Rapaz, a teoria dos ELOHIM pelo visto não é teoria...
Os deuses alienígenas não eram deuses, mas devido a seu grande poder e sabedoria, foram assim chamados.
@@maitotechlab9035 me arruma um pouco desse cogumelo aí
Um livro maravilhoso sobre o Diabo mas durante a Idade Média até hoje é do Munchemblend chamado "Uma História do Diabo -do Século XII-XX".
Provavelmente a palavra que você estava procurando ao descrever os deuses inspirados com partes animais e forte ligação com a natureza é “TELÚRICO”.
Devido aos fatos arqueológicos o Judaísmo sempre foi Monoteista se analisado Que o grande rei Josias "fundou" o Judaismo. Antes de Josias era o Javenismo nessa epoca sim os hebreus adoravam jave e alguns adoravam outros deuses.
Beleza, mas aí vamos ter que admitir que praticamente nenhuma figura representada na bíblia era monoteísta, e portanto as construções narrativas são totalmente falsas. Se a ideia era defender a crença bíblica, aqui não colou.
nem esse período josias era foi monoteísta , temo que a coisa só pegou no sec 2 dessa era.
@@vitorrodrigues5735 nem disso q tu fala tu tem prova, era mais facil a realeza e a classe dos Sacerdotes serem em parte Devotos somente de Yaweh, se for pra dar uma opinião da parte do teu achismo melhor calar os dedos. Outros reis podem ter sido politeístas, porém afirmar que Josias era Politeista sem nenhum escrito sobre isso é burrice.
@@abnermendonca3819 eu fui categórico monoteísmo judaico só no século 2 antes disso são no máximo henoteistas.
A Bíblia quando se refere a "outros deuses" quer se reportar a outras entidades espirituais que são adoradas como se fossem deuses, porém não seriam deuses. São todos criaturas e só haveria UM criador, o verdadeiro Deus.
Diz Abraão: "E é quando fazem-me errante os deuses desde a casa de meu pai..." Gn 20,13
O verbo está no plural, é indiscutível.
Vc está é domesticando os textos de acordo com a sua doutrina.
Você está tentando deturpar o texto de acordo com suas crenças kkkk.
Kkkkkkkk o doutrinador
@@FernandoVinny De qual tradução tu tirou isso? Eu procurei na internet e não vi no plural não
A ideia bíblica seria que outros deuses não existe, isso fica evidente por exemplo no salmo 115, que o salmista fala do ídolo, não vendo, ouvindo, falando e nem pode se mover, na visão bíblica só um é Deus, pq só ele é criador, a ideia é que os Shedim traduzido como demônios, usa de engano os ídolos para algum benefício, na verdade o mais curioso que os Shedim na visão judaica são agentes enviados por Deus para testar o homem, é como se trabalhassem com alguma legalidade jurídica, temos o exemplo de Micaias, que vê um espírito sendo enviado para enganar o rei Acabe e o matar, havia um tribunal na visão dele, e Deus envia esse espírito para juízo do rei, Paulo diz Deus enviaria a operação do erro para os que não amou a verdade (2 Ts 2), em Jó ele envia H’satan para testar Jó, na cultura judaica Shama’el, ou Azazel, conhecido pelos cristão como o diabo, este se apresenta como o Yetser Ha’ra, a inclinação para o mal, como ha’Satan o acusador, ou seja ele tenta e depois acusa e por último o Malach Tá Muth, o anjo da morte, o executório do juízo….a idolatria na visão bíblica é permitida por Deus, como está escrito que Deus repartiu isso as nações, mas entre eles Deus escolhe um povo para si, a função deles era ser uma luz, e atrair todos os povos, falharam nisso….mas, a ideia não é que Deus quis isso, e sim que o homem buscou e Deus lhes deu o que foi pedido, achamos isso em romanos 1…eles não quiseram reconhecer um único Deus.
💯💯💯💯💯
"Prof. Henrique rainha, o resto nadinha"
Temos uma panteão!
Por isso o Cristianismo tem 3 deuses, uma interpretação levantina e romana do s 2 poderes judaicos do Céu da interpretação cristã. O judaísmo conseguiu se livrar de todos os deuses cananitas e egípcios e tornou-se monoteísta de fato, mas com o tempo e arificialmente.
O Cristianismo conservou os 2 deuses : o El Shaddai (Sadid de sanchuniaton) e Yahu (deus do levante sul, possivelmente de origem árabe ou egípcia) convertidos no Anjo do Senhor e Adonai. Aquele virou-se em Jesus terreno e esse em Deus dos céus.
Então Iahweh perguntou a Satã: "De onde vens? Satã respondeu: "Fui dar uma volta pela terra." (Jó 2:2)
Ele na realidade fala "eu caminho sobre a terra" desculpa ser o chato mas ele responder uma pergunta com onde? Com "fui dar uma volta" é um erro ortográfico e gramático muito brusco porque não tem sentido lógico ele responder assim ainda mais o diabo sempre se dirigindo de forma maliciosa e elegante durante a bíblia
Então no judaísmo antigo " Satanás " é um funcionário de " Deus "? E também é divino?
não, judaísmo antigo não trabalha com a figura " Satanás " o mau é do javé. Satan lá significa opositor e se aplica a qualquer um que se opõe, até deus quando se opos a balaão.
É verdade que Yahweh era um Deus loção dentro de um panteao maior de deuses (panteão cananita se não me engano) e que El era o Deus principal? E com o tempo as traduções da Bíblia começaram a mesclar os dois até se tornarem um só?
"El-" prefixo do nome deus termo usado para narrar quaisquer tipo de deuses. YHWH é um tetragrama de Eu Serei/ Eu Sou, que faz alusão à teofania de Deus a Moisés no livro do Êxodo.
@@pedromavaz explique pra nois como que tem evidência arqueológica de representações de El como um deus e Yahweh como outro?
Pois é, não sei exatamente como foi essa dinâmica histórica, mas existiam esses dois, cada um era deus principal de um povo (El de Israel- o nome significa literalmente o povo de El, e Yahweh de Judá). Um terceiro povo importante na constituição da Israel bíblica são os abraamitas, cujo deus era El-Shadday.
Ainda havia vários outros deuses, apagados depois, inclusive dois que ficavam junto de Yahweh no templo de Jerusalém: Nehushtan e Asherah.
@@alejandrocuevas7831 Todos se tratam do mesmo Deus. O nome de Deus na Bíblia é manifesto em épocas diferentes. “El-” é um substantivo comum, a para "deus". YHWH é o nome dado ao Deus de Israel segundo a narração do evento de Moisés e a Sarça Ardente. El-Shadday significa Deus Todo-Poderoso que era a nomenclatura dada ao Deus de Abraão. Todos se tratam do mesmo Deus, só que em épocas diferentes.
@@alejandrocuevas7831 Não tem evidências.
Como assim os deuses que aparecem na biblia como baal nunca foram negados? Oi? A bíblia não nega que alguns povos seguiam esses deuses e não que de fato eram deuses.
"Ao meio-dia Elias começou a zombar deles, exclamando: “Gritai mais alto, já que ele é um deus; pode ser que esteja conversando com outras pessoas ou ocupado com outros negócios ou mesmo viajando. Talvez esteja até dormindo e precise ser despertado!”
a biblia foi editada depois e esses deuses apagados . Davi por exemplo tinha uma imagem de 1,6m de Aserá a esposa de deus . Davi...
@@vitorrodrigues5735 A grande questão é se essas passagens não foram adicionadas pelo povo de Israel, afinal há vários relatos de que viviam se corrompendo. Tanto Davi como Salomão tiveram muitas mulheres e não é de se surpreender que elas trouxessem essas imagens. Surpresa seria se os profetas carregassem essas imagens e na verdade, vemos que os profetas a todo tempo instruiam e repreendiam Israel a não adorar essas imagens. Não adorar outros além de Deus é inclusive, um dos dez mandamentos. Logo, seria uma contradição muito grande incluir outros deuses. O que é mais provavel é que por se corromper, Israel acabasse incluindo coisas dos outros povos.
CANAL DE CORTES MENTIONED ✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅
👏🏻👏🏻👏🏻😍
Pelo que percebo as explicações se dá entorno dos judeus e Javé..mas se as explicações fosse em torno de outros povos então séria outro deus e Javé seria um deus falso.. porque se existe deuses existe povos os adora 😮
Boa, monoteísmo persa precede o judeu em 300/400 anos. E não se chamava javé.kkk
🤝
Não.
Sim
Talvez
Eu creio que só ha um Deus, os outros são demônios disfarçados de outros deuses para dividir as crenças, porém o diabo faz o que ele pode usando as coisas da terra mas jamais coisas do céu. Só há UM Deus, YHWH☝️
Se só há um deus e muitos demônios, como vc tem certeza q o quê vc chama de deus, não é um demônio?
Isso demonstra o total preconceito com outras crenças. Chamar os deuses de outras culturas de demônios... isso que é "demoníaco"
@@arturlisboa6392 Não tenho nada contra com quem acredita. Eu apenas não acredito
@@rodrigobezerra792 Fé
@@chalker9160 vc literalmente disse que os outros deuses são demônios, isso é o mais puro preconceito contra as outras crenças. Espera mesmo que alguém respeite sua crença quando vc não respeita a dos outros?
Só de um deus que é oniciente ter que provar as pessoas já mostra que ele não existe ou então se existe não é oniciente é apenas mais um Deus igual aos seus dos pagãos
Não penso que dibos sejam reais .
O que seria dibos
@TalvezSemCelébro desculpas ,o corretor corrigiu errado, mas garanto que tu entendesse direito . A dedução é lógica . Só poderia ser "diabos " ,que te digo não existem !
Entendest
Entendesse!
Esse corretor não entende de verbos . É "entendeste " . Pucha vida ,até que ,enfim ! Haja Deus !
Like 715
No católicismo so existe um unico Deus pai o filho e o espírito santos,os santos participam da divindade por verem a Deus porem nao sao deuses
A questão está na rotulação. Os deuses do plantão grego não tinham tantos poderes no imsginário daqueles que os adoravam. Porém, os santos, o Diabo podre tantos atributos que dão fossem transpostos pares outras culturas seriam deuses dos mais poderosos.
Parece que ficou um tanto falha a sua interpretação de que no novo testamento se consolida uma ideia de que em Deus esta "tudo de bom" e no diabo "tudo de mal" como se essa visão já não existisse antes a não ser por "pistas". O novo testamento parece manter a descrição que vc dá de Jó, o diabo precisa pedir permissão a Jesus até pra deixar o corpo e ir até a manada de porcos, a visão de que o diabo seria um "inimigo" a nível de combate de Deus é que é uma visão popular que não encontra muito respaldo nas escrituras.
Claro que vc tem versos aonde anjos lutam contra demônios, etc, mas são lutas entre criaturas, não entre o Criador e uma(s) de suas criaturas. A ideia geral é que Ele permite essa luta, caso contrario simplesmente poderia ter obliterado o inimigo por completo (caso Ele fizesse parte da luta Ele mesmo).
E Jó não poderia ser uma reles pista, pois outros autores bíblicos no velho testamento mesmo já fazem referencia a Jó.
Ao estudar as escrituras percebi que o antigo testamento apenas pode dizer "Deus o fez" sobre um evento, não se importando em relatar se o agente que executou a ação seria um anjo ou demônio, mas tendo Deus como governante absoluto. E no novo testamento mantêm a mesma coisa mas faz questão de distinguir que os demônios executam coisas que Deus permite MAS que não é da vontade Dele. (ou seja, que Ele preferia que estivesse ocorrendo de outra forma, mas que permite que ocorra de tal e tal forma por ser justo que Ele permita). Então ficaria naquela máxima de "tudo ocorre pela permissão de Deus, mas nem tudo é a vontade de Deus" e faz separação entre as hostes que trabalham na intenção de cumprir a vontade Dele, e as que trabalham tentando incomodar Ele (mas ainda assim só podem trabalhar por ter permissão para fazer isso).
De onde esse cara tirou isso? Diabo e Satanás significam sim Adversário, Opositor. Mas isso não é um Cargo ou uma Função, esse foi o nome atribuído a esse ser específico que se rebelou contra Deus. Ele foi até Deus zombar de Jó e propôs a Deus um desafio, tem nada dessa parada de “trazer informação a Deus”
Tirou da própria Bíblia em hebraico
Achei uma explicação fraca, no judaísmo não existe dualismo
Ollena rainha o resto nadinha aaaaaaaaa GoT
O judaísmo sempre foi monolátrico. Depois , com a retomada do poder pelo segundo templo de Jerusalém, foi feita uma reforma para deixar apenas Javé como divindade única (pois o essa divindade é manipulada pelo sacerdote).
Quando ao Zoroastrismo, eles não eram MONOTEÍSTAS. Ha mais deuses e divindades lá do que no candomblé. Falo isso embasado por escritos de eruditos iranianos.
Naverdade não, os Espiritos do bem que auxilia Ahura Mazda, estão mais para anjos do que "Deuses", igual na Figura do Maligno no Zoroastrismo é acompanhado por espirítos malignos que podem ser considerados demonios, tanto que no Livro Enoque, um livro escrito pós período influência Persa, o Demonio Asmodeus ele pegou de um Demonio Zoroastra...
E eles são Monoteístas ou pelomenos monolatras, pois eles Cultuavam apenas Ahura Madza como Deus Supremo.
Tão monolatrico que o templo de Jerusalém tinha três deuses 😅
Na verdade tanto o Deus Criador de tudo "YHWH" ou Jeová é o principal.
E que ia demais, anjos, demônios (anjos rebeldes) e Jesus ressurreto, se compararmos os seu status e poder em comparação ao homem carnal, terráqueos, não tem nem comparação.
Por menor que seja depois de Jeová Deus é na verdade um deus ou uma "divindade" menor ou de status e condição inferior ao que vou chamar aqui de "Pai de todos" mas mesmo assim è um "deus" perto do humano, ou seja, muito poderoso mesmo nesta condição.
Se um anjo, segundo Isaías matou em questão de segundos 185 mil assírios, poderia acabar mesmo assim, com todo o exército atual em questão de mais alguns segundos sem chegar ao mesmo completar um minuto sequer!!!
Seria mesmo assim, em comparação e perto aos humanos como um deus mesmo sendo inferior ao "Supremo de todos"!
Fora que olhando neste contexto dito aqui, mesmo assim, não deixa de ser uma "guerra de deuses" e de soberania sobre tudo desviada ou questionada do Todo-Poderoso.
Uma covardia, ou melhor, um suicídio para os anjos (deuses) desviados e piorou para os meus vermes humanos mortais aí máximo! ✌🏻😅😄👍🏻🙂☺️✌🏻😉😂😂😂
Sim a Bíblia deixa claro que não existem outros deuses, ela apenas diz o que os povos antigos adoravam. Mas sempre se refere como “deuses falsos” “deuses que nada valem”.
Tem até um texto que eu não lembro agora qual é, mas diz tipo: “esses deuses sem vida, que nada vêem e nada ouvem”.
Ou seja, a Bíblia inteira é uma grande é sobre o Único Deus, e ela é fiel justamente por isso, tem história nela, não apenas mitos e lendas
O Satan parece o deus mensageiro Hermes
A realidade massacra a existência de um Deus.
Qual realidade?
Com certeza
Apenas se você ignorar o dom da vida. Mas concordo com você quando o deus referido seja o bíblico.
@@maitotechlab9035 quem garante que a vida é um dom ao invés de algo aleatório no universo
@@wallaceluiz3000 a aleatoriedade não anula que a vida seja um dom ou presente, pensando bem, até reforça tal idéia.
Mas veja bem, eu tbm não acredito num deus que intercede por nós dando-nos presentes conforme pedimos ou essas baboseiras. Pra mim deus é a energia da vida e da existência.
Pera ai,n adianta vc estudar as religiões e suas histórias se não ler suas literaturas e entendê-las.
Primeiro que D'us é absoluto,e ha satan é um agente creio eu que com esse proposito,e se ele é inimigo de alguém é da humanidade e n de D'us, no próprio judaísmo existiu facções da mesma forma que no cristianismo, e essa importância toda ao diabo foi os cristãos que deram....
Você é um gênio, é uma pena não ser conhecido. Nosso povo prefere adorar a Pipokinha
QQ esse maluco tem q ver com a MC pipokinha ? Eles nem ocupam o mesmo nicho, e outra, 80% das pessoas que você acha que adoram a pipokinha provavelmente não sabem nem uma música da moça.
@@AlephSN todo dia um espantalho elitista diferente kkkk
@@alejandrocuevas7831 esse pessoal tá ficando maluco
@silvanus1657 palpiteiro
@silvanus1657 ele só é historiador especializado em história das religiões. Você, um palpiteiro, está claramente acima do conhecimento dele.
O diabo não existe, são espíritos humanos perversos muito maléficos, mas o bem maior superior é de Deus.
Exu que anda a noite com a cabeça de um bode
Meu sonho é ver o Henrique debatendo a bíblia com um crente desses bem malucos e fanáticos
Eu já percebi pelos comentários que vários desses crentes bem malucos e fanáticos (eu mesmo sou um deles) está aqui no canal, assistindo os vídeos e vendo a confirmação acadêmica de muita coisa que está na Bíblia.
Este canal é muito bom.
@@luizpaulogpimentelvocê e maluco e fanático de um jeito bom?
@@matheuslopesdeoliveira8452 eu creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador dos Céus e da Terra.
Creio em Jesus Cristo, filho Unigênito do Deus Pai, eternamente gerado, não criado, consubstancial ao Pai, Nosso Senhor, concebido na virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. Que Jesus é Deus que tomou forma humana e habitou entre nós, realizou milagres, foi julgado e condenado por Pôncio Pilatos, morto na cruz, e que ressuscitou no terceiro dia, subindo depois, com seu corpo ressurreto, aos céus, onde está à direita de Deus Pai.
Creio no Espírito Santo, enviado por Deus Pai e Deus Filho para guiar a Igreja, separada do pecado e que a morte jamais a vencerá. Igreja de Cristo, fundada por Ele, Deus Filho, e que é a reunião de todos, vivos ou mortos, verdadeiramente crentes que Jesus é Deus e salvador.
Creio que todos os pecados dos que creem em Jesus Cristo como salvador estão perdoados perante Deus por causa do sacrifício de Jesus na cruz como cumprimento da justiça de Deus.
Creio que Jesus Cristo, Deus Filho, retornará para julgar todos por seus pecados, e que os que o tem como salvador não serão julgados, mas terão a vida eterna com Deus Pai, o louvando, adorando e glorificando por toda a eternidade.
Creio que a Bíblia é a Palavra inerrante de Deus, e a única fonte de fé e prática cristã, que deve ser interpretada com auxílio da tradição, da teologia e do conhecimento humanos, que não possuem a mesma autoridade sobre fé e prática.
Creio que somos salvos pela graça de Deus, por meio da fé, não de obras para que ninguém se orgulhe, mas para praticarmos as boas obras para a glória unicamente de Deus. E que somente há salvação para quem reconhecer em seu coração que é pecador e que precisa de Jesus Cristo para ser salvo da condenação eterna e justa que será exercida pela ira de Deus Pai.
Creio que toda glória deve ser dada somente a Deus, Deus triúno, Eterno, imutável, Criador de todo o Universo, primeira causa não-causada, onipotente, onisciente e onipresente, que não existe nos limites do tempo e do espaço mas simplesmente é o que é.
E que Deus Pai se revela na natureza criada, e que vários povos e culturas o conheceram e o chamaram de outros nomes, porém abandonaram o culto ao Deus Único e Eterno e passaram a adorar a criação, como corpos celestes, a terra, fenômenos da natureza, acidentes geográficos ou animais.
Por isso eh sou um desses crentes bem malucos e fanáticos, apesar do meu curriculum acadêmico.
@@luizpaulogpimentelentendi
Vocês não querem aprender, querem reafirmar seus preconceitos. Por isso vocês desejam esse tipo de coisa.
Porque não poderia ser um "debate" com um religioso que tem conhecimento? Não seria mais proveitoso?