Parabéns pela sua isenção e conhecimento. Sua narrativa coincide quase na totalidade com o que aprendi na História Universal, na Filosofia, no estudo da História das Religiões e, claro, na prática de religião católica, bem como em contato com seguidores do Corão. A Religião sempre marcou minha formatação e formação. Desde criança até hoje, nunca deixei de acompanhar tudo o que se relaciona com religião. Na prática religiosa até aos 24 anos, bem como depois disso, sempre acompanhando livros, revistas e influenciadores, ou críticos da fé. A fé não se discute. Ela é um enzima, um catalizador que pode ajudar o indivíduo a vencer obstáculos ou desafios. Ela é uma bengala. Acreditar que um imaginado Ser Supremo, criador do Universo, está sintonizado e em parceria (equipe) com o indivíduo, dá conforto, segurança, certeza de que as dificuldades que estão à sua frente vão ser ultrapassadas. Além de que, no caso das doenças, está demonstrado científicamente que o organismo reage de forma completamente oposta, conforme o indivíduo encara a doença de forma lutadora, ou em espirito de derrotado. O próprio organismo liberta "enzimas lutadores" pela cura, no caso de um espírito positivo. É por isso que muitas vezes se verifica o "milagre da fé". A religião foi uma fantasia, uma imaginação criada pela criatividade humana. Incapaz de explicar os fenómenos que aconteciam à sua volta, bem como sua vida e sua morte, o Homem projetou para fora de si e da Natureza algo transcendente, intemporal, absoluto, perfeito e único capaz de criar tanta perfeição, bem como capaz de provocar tantos fenómenos de: chuva, trovões, vida, calamidade, morte, etc. Cedo começou tentando apaziguar e obter bençãos desse "Ser imaginado". Principalmente após o inicio da agricultura e pastorícia. Ela passou também a servir como instrumento de organização e hierarquia social. O exemplo do sacrifício do filho de Abraão é a criação de uma obediência incondicional inquestionável à autoridade de quem está acima na hierarquia social. É este o objetivo de quem criou esta narrativa religiosa. Hoje podemos observar as intenções da criação de Deus e da religião, mas também as tremendas contradições da Bíblia, fruto de homens pouco cultos, cujo objetivo foi tentar explicar o que lhe causava deslumbramento e medo, bem como poder manipular outros seres humanos.
@@piscininhaazul3754 A religião católica não é "seita" porque é a religião cristã original (após Constantino e Teodósio) e porque pretende ser universal. Por isso se chama "Católica". Religiões há muitas. De raíz Abraãmicas temos o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo (de Maomé).
Se acompanhei a Filosofia e li muitos livros, claro que estudei Nietzsche quando frequentei a escola. Li várias das suas obras. E foi ele que me ajudou a juntar algumas "peças do puzzle" que tinha começado por aprender na História Universal e na Bíblia. Nas suas obras podemos compreender como o "Zoroastro" terá influenciado o povo hebreu quando esteve cativo na Babilónia. Incluindo o "Código de Hamurabi". Mas não foi Nietzsche o filósofo que mais me agradou. Antes dele, já outro havia sido muito mais objetivo e prático, ao dizer que não foi "Deus que criou o Homem, mas sim o Homem que inventou Deus".
@@saboresnaturais9274 Tem coisas que os hebreus pegou de Zaratustra e dos Babilônios para aperfeiçoar a Teologia e a Revelação. Mas eu vejo o Deus (judaico-cristão) tão diferente dos outros deuses em vários quesitos, desde a personalidade, o jeito de revelar, as pessoas em volta.
@@kliniferaraujo4635 Tem razão. O Deus dos Hebreus é diferente de outros deuses. Se você ler os 613 mandamentos da Torah, pode reconhecer nele um Deus transparente, autoritário, que recomenda o genocídio e a destruição de casas, possessivo, ciumento, parcial, contraditório, vingativo, prepotente, pai de alguns humanos e inimigo cruel de outros... Ou seja, um Deus que mais parece um canalha. Ao contrário, você parece obscuro, nada transparente, pouco claro, evasivo, perigoso, nada recomendável para se ter uma conversa... Alguma coisa você aprendeu com aquele Deus, mas não foi a transparência do que quer dizer... Provávelmente acabámos aqui a nossa conversa.
Judeus seguem a tora, Cristãos os envangelhos, e islâmicos o alcorão. Acreditam no mesmo Deus. O que separa é que Judeus vêem Jesus como um impostor, os islâmicos vêem Jesus como mais um dos grandes profetas de Deus, e pra eles o ultimo dos Profetas é Maomé, e para os cristãos, Jesus é o próprio Deus em carne e osso, ou filho de Deus, aquele faz parte da trindade.
Muito interessante sua colocações e contendo comentários valiosos. Lembrem-se sempre: Temos Três coisas que movem o Mundo... Religiões, Política e Entretenimentos. Cuidado para não ser Prisioneiro de Nenhuma Delas. Shalom a todos!
É algo contraditório,já que Mohamed não sabia ler e nem escrever. É impressionante como se basear em textos e ideias grande partes delas que não foi dele .
No cristianismo (pelo menos no catolicismo) tem o catecismo que é fundamental para a doutrina e explicação da teologia, da moral, economia e muitas outras coisas
Até onde sei lá era paganismo com sincretismo até o ultimo limite, com uma grande comunidade judaica que estava lá por conta da expulsão definitiva deles da Judeia por parte do Império Romano, haviam muitos cristãos (e inclusive denominações consideradas heréticas pela Igreja Católica).
@@mateusmendes9525 O Islamismo foi construído com elementos do Judaísmo, Cristianismo e paganismo árabe. Ou seja, uma religião sincrética. Mas se pegarmos as raízes dessas grandes religiões monoteístas, eles também se formaram do sincretismo de diversas crenças e culturas daquela região.
Diferenças Alcorão e Bíblia judaica : Na passagem bíblica do sacrifício de Abraão, a qual é um dos grandes paradoxos da fé...sacrificar o próprio filho para demonstrar a fé incondicional a Deus, na bíblia é Isaac a ser sacrificado e no Alcorão é Ismael. Alguns dizem que, Deus impediu o sacrifício e a partir desse ato nenhum filho precisaria ser sacrificado, contudo pelo que a história mostra não importa a religião, os humanos não obedeceram a vontade de Deus e muitos filhos, irmãos etc foram sacrificados, não é mesmo?
Religião foi e será ainda por muito tempo a maior Enganação da humanidade. Função: manter padres...pastores...pai de santo e outros estelionatários vagabundos ao longo do tempo. E a sociedade como um todo sustentado. Alguma dúvida?
Existe algum estudo, livro que discorre sobre a implementação do monoteísmo como sendo uma mudança intencional para centralizar poder e ter menos confusão? Afinal, ter, só um "chefe" no comando, e um somente para o povo agradar é mais conveniente, certo?
*Origens:* a ganância e parifaria humana. *Diferenças:* todas três matavam a rodo, mas só uma continua matando abertamente. *Semelhanças:* cada uma se declara a "única religião verdadeira", revelada "pelo próprio Deus", que, por puto acaso prometeu os céus e a Terra para os respectivos crentes, mas eles têm que tomar dois vizinhos. *Parabéns, Deus. Você é o rei da criação de intrigas e discórdias.* 🍷🗿
Quanto ao cristianismo, podemos dizer que na sua origem os seguidores eram judeus que reconhecem Jesus Cristo como figura profética? Não sei se faz sentido.
A vinda de um Messias já tinha sido profetizada, se não me engano por Isaías, então os primeiros seguidores de Cristo acreditaram e tinham fé que ele era esse Messias, os judeus de hoje ainda estão esperando esse Messias.
Eles acreditavam que Jesus é o messias e Deus encarnado, e acreditavam isso com base nas suas profecias messiânicas cumpridas, seus milagres, curas e a sua ressurreição que eles foram testemunhas.
Professor, sempre tive uma dúvida: como e qnd os judeus ficaram brancos? Pq se eles eram da região do levante, deveriam ter a pele um pouco mais escura, n? Mas qnd vemos os judeus de hj em dia , em sua maioria, eles são brancos (quase caucasianos)
Já são judeus europeus, de depois da diáspora. Judeu não é são "povo" em separado, mas uma religião como outra qualquer. Ao contrário do que o autor do vídeo diz, houve sim proselitismo judaico - embora em bem menor escala que as outras duas religiões abrâmicas mais fortemente proselitistas. Assim, os judeus europeus, brancos, não tem sua origem étnica no Levante. Note-se que existem também judeus africanos, negros (etíopes e iemenitas).
@@juniorpetjuao seu ateísmo cega assim tanto você ao ponto de você negar factos históricos. A existência de Jesus é um facto histórico, isso não é sequer debate no meio académico, mas pode continuar a viver na sua ilusão kkkk
@@cristianoemilia8542 história da carochinha é acreditar que todo o Universo surgiu magicamente do nada e que todas as coisas se auto-criaram a si mesmas e se auto-ordenaram e evoluíram por si próprias pelo acaso cego resultando num Cosmos super vasto, ordenado, belo, complexo, tangível, com uma estrutura matemática, com leis naturais e mecanismos, um Universo super ajustado para a existência de vida, com química, biliões de galáxias, sistemas solares, planetas, estrelas, buracos negros, supernovas, átomos, células, partículas sub-atomicas, elementos químicos, com seres vivos conscientes, racionais, com senso de moralidade e capazes de amar. Isso é um absurdo lógico Deus é uma inferência lógica ao qual as pessoas chegam por meio da observação do mundo criado e toda a sua vastidão, ordem, beleza, complexidade, leis e mecanismos, e todas as propriedades extraordinárias que este magnífico Cosmos apresenta.
@@hugofernandes8545 todo deus é invenção de dinastias antiquíssimas, o interessante é inventam religião e depois inventam seitas dentro das religiões kkkkk
maioria dos historiadores afirma isso, mas os textos do Novo Testamento que foram escritos ainda no mesmo século de Jesus se referem aos judeus como "eles" e aos cristãos como "nós", o que me deixa com a pulga atrás da orelha.
Será que o islamismo foi na verdade uma reação a opressão dos povos árabes pelo império romano e queriam uma religião que, apesar deles aceitarem a filosofia cristã, precisavam de uma religião própria que também os desse como filosofia a necessidade ainda que por meio de conflito armado, para fugir dessa opressão?
quer saber a verdade ? existem dinastias antiquíssimas com habilidades acima do senso comum, eles inventam povos e línguas usando órfãos, inventam religião e depois inventam seitas dentro das religiões etc
é mas ou menos, porque todo elas acredita em um unico deus, a não o ser cristianismo que acredita em jesus como o filho de deus, que é a que eu acredito tambem, as divergencias é que o judaismo acredita na torá, que são os primeiros 5 livros da biblia escrito pelo profeta moisés, no islamismo eles acredita no profeta maomé, que vai existir depos de cristo. no cristianismo nos tem o filho de deus chamado de jesus cristo, da qual o judeus não o aceitaram e preferiram seguir os mandamentos de moisés. Na consepção do islamismo maomé foi o ultimo profeta de deus, ou seja as 3 religões surge do antigo testamento acreditando em deus, mas tem uma divergencia no novo testamento onde cada uma se espalha.
@@pedromavaz entedi, mas parece bem raro, e essa coisa de ter sangue judeu é real? É possível qualquer pessoa se tornar judeu, me refiro a religião. Sei lá, as vezes parece que as religiões abraamicas tem o mesmo cordão umbilical mas foram separadas por ideologias, sendo que nesses textos antigos somos todos irmãos, mas essas instituições parece tratar cada crença como o povo escolhido de Deus. E essa coisa de Deus único fomenta muito preconceito e inclusive guerras, mesmo que sejamos todos irmãos. Respeito muito essas religiões abraamicas, mas me sinto na obrigado de seguir uma, pq as três grandes religiões pregam o monoteismo, apenas uma está certa. É se eu acreditar que todas estão certas? E se eu acreditar que as religiões são apenas formas de se comunicar com Deus, cada um com a sua, sendo assim me torno politeísta, um pagão. Mas se eu me declaro pagão logo me torno desvirtuado, um não conhecedor da verdade, em muitos casos um herege. Seria eu um amante das religiões e suas crenças um herege? Uma coisa que as religiões tem em comum é a paz, a caridade, o amor incondicional, o amor que é o maior poder que um homem pode ter. Mas lembrai-vos que as religiões abraamicas já fizeram as maiores atrocidades em nome de Deus. Ok, foram homens e não as entidades que fizeram e fazem guerra, a instituição nada tem haver com seus líderes. Então para que serve o judaísmo, cristianismo e muçulmano?
@@thenbones84 É que assim, cara, os judeus negros e brancos são etnicamente descentes de Abraão. Quanto à fé, eu posso dizer que nenhuma religião realmente vai trazer a Verdade no seu coração ou a paz. Porque, Jesus, uma figura importantíssima nas três religiões traz realmente a paz. Cara, muito do que os cristãos fizeram na história da humanidade foi terrível e reprovável. Mas eu me enquadro ao cristianismo porque ele serve a Cristo. A religião não é o mais importante, é Jesus. Ele é a revelação de Deus em quaisquer situações nele está toda a Verdade. Seus ensinamentos e sua obra assim que ouvidas e cumpridas, libertam. Não se trata de religião, se trata de verdades e propósito. Não é algo teórico, é prático. Jesus nos chama para uma atitude de levar a Palavra de Amor que é o dele. Nosso propósito é se voltar a Deus, não a religião.
Existe judeu negro. A maioria se encontra na Etiópia e se consideram descendentes de Salomão. Inclusive, houve uma operação chamada "Operação Salomão", cuja finalidade era transportar judeus etíopes para o Estado de Israel
@@thenbones84Cada um acredita no que acha ser verdade, pois nós não temos nenhuma noção do que há no além. Então, não se importe com quem acha que você está errado, pois nem eles mesmos têm certeza de que estão certos.
O ser humano que criou Cristo o Redentor no Brasil, a Grande Muralha da China, a música, a escultura, a arquitetura, a tecnologia, foi capaz de criar e imaginar uma fantasia a que chamou Deus. Só o Homem pensa Deus. No dia que o Homem deixar de existir, mais nada nem ninguém imagina essa fantasia e narrativa tal como o Homem a criou.
SE FOR COMPARAR AS 3 RELIGIÕES ACREDITA NA MESMA " dEUS " , PERSONAGEM, ETC DIFERENÇA ESTÁ EM JESUS PROS HEBREUS FOI QUALQUER PESSOA , ISLÃ PROFETA ESPECIAL, CRISTÃO SALVADOR. CLARO JUDEUS ODEIA MAIS OS CRISTÃO, EM RELAÇÃO AOS ISLÂMICOS BRIGA TODA EM MAIS POR POLÍTICA.
Parabéns pela sua isenção e conhecimento. Sua narrativa coincide quase na totalidade com o que aprendi na História Universal, na Filosofia, no estudo da História das Religiões e, claro, na prática de religião católica, bem como em contato com seguidores do Corão.
A Religião sempre marcou minha formatação e formação. Desde criança até hoje, nunca deixei de acompanhar tudo o que se relaciona com religião.
Na prática religiosa até aos 24 anos, bem como depois disso, sempre acompanhando livros, revistas e influenciadores, ou críticos da fé.
A fé não se discute. Ela é um enzima, um catalizador que pode ajudar o indivíduo a vencer obstáculos ou desafios.
Ela é uma bengala. Acreditar que um imaginado Ser Supremo, criador do Universo, está sintonizado e em parceria (equipe) com o indivíduo, dá conforto, segurança, certeza de que as dificuldades que estão à sua frente vão ser ultrapassadas. Além de que, no caso das doenças, está demonstrado científicamente que o organismo reage de forma completamente oposta, conforme o indivíduo encara a doença de forma lutadora, ou em espirito de derrotado.
O próprio organismo liberta "enzimas lutadores" pela cura, no caso de um espírito positivo.
É por isso que muitas vezes se verifica o "milagre da fé".
A religião foi uma fantasia, uma imaginação criada pela criatividade humana.
Incapaz de explicar os fenómenos que aconteciam à sua volta, bem como sua vida e sua morte, o Homem projetou para fora de si e da Natureza algo transcendente, intemporal, absoluto, perfeito e único capaz de criar tanta perfeição, bem como capaz de provocar tantos fenómenos de: chuva, trovões, vida, calamidade, morte, etc.
Cedo começou tentando apaziguar e obter bençãos desse "Ser imaginado". Principalmente após o inicio da agricultura e pastorícia.
Ela passou também a servir como instrumento de organização e hierarquia social.
O exemplo do sacrifício do filho de Abraão é a criação de uma obediência incondicional inquestionável à autoridade de quem está acima na hierarquia social. É este o objetivo de quem criou esta narrativa religiosa.
Hoje podemos observar as intenções da criação de Deus e da religião, mas também as tremendas contradições da Bíblia, fruto de homens pouco cultos, cujo objetivo foi tentar explicar o que lhe causava deslumbramento e medo, bem como poder manipular outros seres humanos.
@@piscininhaazul3754 A religião católica não é "seita" porque é a religião cristã original (após Constantino e Teodósio) e porque pretende ser universal. Por isso se chama "Católica".
Religiões há muitas.
De raíz Abraãmicas temos o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo (de Maomé).
Cara, você leu Nietzsche?
Se acompanhei a Filosofia e li muitos livros, claro que estudei Nietzsche quando frequentei a escola. Li várias das suas obras.
E foi ele que me ajudou a juntar algumas "peças do puzzle" que tinha começado por aprender na História Universal e na Bíblia.
Nas suas obras podemos compreender como o "Zoroastro" terá influenciado o povo hebreu quando esteve cativo na Babilónia.
Incluindo o "Código de Hamurabi".
Mas não foi Nietzsche o filósofo que mais me agradou. Antes dele, já outro havia sido muito mais objetivo e prático, ao dizer que não foi "Deus que criou o Homem, mas sim o Homem que inventou Deus".
@@saboresnaturais9274 Tem coisas que os hebreus pegou de Zaratustra e dos Babilônios para aperfeiçoar a Teologia e a Revelação. Mas eu vejo o Deus (judaico-cristão) tão diferente dos outros deuses em vários quesitos, desde a personalidade, o jeito de revelar, as pessoas em volta.
@@kliniferaraujo4635 Tem razão. O Deus dos Hebreus é diferente de outros deuses. Se você ler os 613 mandamentos da Torah, pode reconhecer nele um Deus transparente, autoritário, que recomenda o genocídio e a destruição de casas, possessivo, ciumento, parcial, contraditório, vingativo, prepotente, pai de alguns humanos e inimigo cruel de outros...
Ou seja, um Deus que mais parece um canalha.
Ao contrário, você parece obscuro, nada transparente, pouco claro, evasivo, perigoso, nada recomendável para se ter uma conversa...
Alguma coisa você aprendeu com aquele Deus, mas não foi a transparência do que quer dizer...
Provávelmente acabámos aqui a nossa conversa.
Judeus seguem a tora, Cristãos os envangelhos, e islâmicos o alcorão. Acreditam no mesmo Deus. O que separa é que Judeus vêem Jesus como um impostor, os islâmicos vêem Jesus como mais um dos grandes profetas de Deus, e pra eles o ultimo dos Profetas é Maomé, e para os cristãos, Jesus é o próprio Deus em carne e osso, ou filho de Deus, aquele faz parte da trindade.
Perfeito!
Ótimo resumo.
Fé em Deus, religião dos homens ...
@@lampadaacesa4670 Melhor comentário esse
Rei dos anjos, criador do universo, una todos seus filhos pelo bem, pelo conhecimento a paz e a prosperidade 💟⚛️🛐🕉️☸️☮️☯️☪️✝️☦️✡️🔯🕎♾️
Muito interessante sua colocações e contendo comentários valiosos. Lembrem-se sempre: Temos Três coisas que movem o Mundo... Religiões, Política e Entretenimentos. Cuidado para não ser Prisioneiro de Nenhuma Delas. Shalom a todos!
Atualmente estou aprendendo os Hadiths do alcorão
O Senhor e ótimo, a sabedoria te acompanhe!
Boa professor!
Parabéns tô aprendendo muito com seus trabalhos!
Eu estou vendo esses cortes sem parar desde sábado. O quanto esse cara é inteligente é fora do normal!
ele é nota 10 mesmo
É algo contraditório,já que Mohamed não sabia ler e nem escrever. É impressionante como se basear em textos e ideias grande partes delas que não foi dele .
Igual a Torá
No cristianismo (pelo menos no catolicismo) tem o catecismo que é fundamental para a doutrina e explicação da teologia, da moral, economia e muitas outras coisas
No protestantismo também. Na Igreja Luterana temos o Catecismo de Lutero.
Qual era(m) as religiões adotadas na região da criação do islamismo antes da adoção e conversão ao Al Corão?
Boa pergunta
Haviam populações judaicas e cristãs, porém haviam muitas pessoas com religiões locais pagâs
Até onde sei lá era paganismo com sincretismo até o ultimo limite, com uma grande comunidade judaica que estava lá por conta da expulsão definitiva deles da Judeia por parte do Império Romano, haviam muitos cristãos (e inclusive denominações consideradas heréticas pela Igreja Católica).
@@mateusmendes9525 O Islamismo foi construído com elementos do Judaísmo, Cristianismo e paganismo árabe. Ou seja, uma religião sincrética. Mas se pegarmos as raízes dessas grandes religiões monoteístas, eles também se formaram do sincretismo de diversas crenças e culturas daquela região.
@@edsonpaulino7 Sim, pela historiografia sim, são resultado de misturas e transformações culturais
Diferenças Alcorão e Bíblia judaica : Na passagem bíblica do sacrifício de Abraão, a qual é um dos grandes paradoxos da fé...sacrificar o próprio filho para demonstrar a fé incondicional a Deus, na bíblia é Isaac a ser sacrificado e no Alcorão é Ismael.
Alguns dizem que, Deus impediu o sacrifício e a partir desse ato nenhum filho precisaria ser sacrificado, contudo pelo que a história mostra não importa a religião, os humanos não obedeceram a vontade de Deus e muitos filhos, irmãos etc foram sacrificados, não é mesmo?
Religião foi e será ainda por muito tempo a maior Enganação da humanidade. Função: manter padres...pastores...pai de santo e outros estelionatários vagabundos ao longo do tempo. E a sociedade como um todo sustentado. Alguma dúvida?
*Vivendo e aprendendo 😊*
Muito bom.
Existe algum estudo, livro que discorre sobre a implementação do monoteísmo como sendo uma mudança intencional para centralizar poder e ter menos confusão? Afinal, ter, só um "chefe" no comando, e um somente para o povo agradar é mais conveniente, certo?
Será que o Islã pode ter recebido influência do cristianismo judaico como os ebionitas e os nazarenos?
cristãos sírios, os islâmicos negam mas a fé deles eram seitas cristãs
Faz um vídeo sobre as evidências históricas da existência de Abraão.
Você quer dizer a falta delas né?
Não faz sentido, segundo a tradicao religiosa era um pastor de um ponto remoto na idade do bronze, nem se fosse um rei seria fácil ter evidências.
*Origens:* a ganância e parifaria humana.
*Diferenças:* todas três matavam a rodo, mas só uma continua matando abertamente.
*Semelhanças:* cada uma se declara a "única religião verdadeira", revelada "pelo próprio Deus", que, por puto acaso prometeu os céus e a Terra para os respectivos crentes, mas eles têm que tomar dois vizinhos.
*Parabéns, Deus. Você é o rei da criação de intrigas e discórdias.* 🍷🗿
Quanto ao cristianismo, podemos dizer que na sua origem os seguidores eram judeus que reconhecem Jesus Cristo como figura profética? Não sei se faz sentido.
E isso mesmo judeus e gentios
Se não me engano é isso mesmo, aceitaram Jesus como messias
A vinda de um Messias já tinha sido profetizada, se não me engano por Isaías, então os primeiros seguidores de Cristo acreditaram e tinham fé que ele era esse Messias, os judeus de hoje ainda estão esperando esse Messias.
Sim, eram seitas judaicas.
Eles acreditavam que Jesus é o messias e Deus encarnado, e acreditavam isso com base nas suas profecias messiânicas cumpridas, seus milagres, curas e a sua ressurreição que eles foram testemunhas.
PARABÉNS 💯 🤘 AO CANAL 😊
E o povo acredita que tudo isso caiu do céu. Pior ainda, continuam se matando por causa desses textos.
"isso" o quê? O quê é acreditado que caiu do céu?
Você não sabe nada de história MD 🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Quem é que disse que caiu do céu??😂nadavé
Religiões, são construções históricas e culturais nada além disso.
Exatamente e a desculpa esfarrapada quando essa máscara cai é que foi escrito por pessoas inspiradas por Deus 😅
Onde passa essa live
ou seja judaismo pai de todas elas
O som do Age of Empires me quebrou kkkkkkkkkkk
Professor, sempre tive uma dúvida: como e qnd os judeus ficaram brancos? Pq se eles eram da região do levante, deveriam ter a pele um pouco mais escura, n? Mas qnd vemos os judeus de hj em dia , em sua maioria, eles são brancos (quase caucasianos)
Imigração e miscigenação provavelmente
Já são judeus europeus, de depois da diáspora.
Judeu não é são "povo" em separado, mas uma religião como outra qualquer.
Ao contrário do que o autor do vídeo diz, houve sim proselitismo judaico - embora em bem menor escala que as outras duas religiões abrâmicas mais fortemente proselitistas.
Assim, os judeus europeus, brancos, não tem sua origem étnica no Levante.
Note-se que existem também judeus africanos, negros (etíopes e iemenitas).
Relacionamentos inter-"raciais"
"Miscigenação", Era esse termo que eu tava tentando lembrar, vlw@@dego8770
Mas a grande questão é q, a tradição judaica meio q limita essa miscigenação... antigamente n era assim? Qnd passou a ser? E qual o porquê?
As 3 principais religiões vem da mesma origem, coincidência? Acho que não.
não é a mesma origem
@@vitorrodrigues5735 todos tem ligação
Aqui é Ismael, Isaque e Maomé.
Like 384
Jesus Cristo é Rei Eterno 🙏
Sequer existiu! 🤭
@@juniorpetjuao seu ateísmo cega assim tanto você ao ponto de você negar factos históricos. A existência de Jesus é um facto histórico, isso não é sequer debate no meio académico, mas pode continuar a viver na sua ilusão kkkk
Ilusão é acreditar em deuses e histórias da carochinha.
@@cristianoemilia8542 história da carochinha é acreditar que todo o Universo surgiu magicamente do nada e que todas as coisas se auto-criaram a si mesmas e se auto-ordenaram e evoluíram por si próprias pelo acaso cego resultando num Cosmos super vasto, ordenado, belo, complexo, tangível, com uma estrutura matemática, com leis naturais e mecanismos, um Universo super ajustado para a existência de vida, com química, biliões de galáxias, sistemas solares, planetas, estrelas, buracos negros, supernovas, átomos, células, partículas sub-atomicas, elementos químicos, com seres vivos conscientes, racionais, com senso de moralidade e capazes de amar.
Isso é um absurdo lógico
Deus é uma inferência lógica ao qual as pessoas chegam por meio da observação do mundo criado e toda a sua vastidão, ordem, beleza, complexidade, leis e mecanismos, e todas as propriedades extraordinárias que este magnífico Cosmos apresenta.
@@hugofernandes8545 todo deus é invenção de dinastias antiquíssimas, o interessante é inventam religião e depois inventam seitas dentro das religiões kkkkk
Acho que o correto é dizer que o Cristianismo surge como dissidência do judaísmo.
não, buscai por Ave Roma Jesus Romano
@@vitorrodrigues5735 Roma era pagã
@@Votanw era, mas os cabeça de roma inventou jesus. Da trabalho explicar a Teoria Flaviana.
maioria dos historiadores afirma isso, mas os textos do Novo Testamento que foram escritos ainda no mesmo século de Jesus se referem aos judeus como "eles" e aos cristãos como "nós", o que me deixa com a pulga atrás da orelha.
Existe em israel o túmulo de Abraão e de Sara, como ele não existiu?
Kkkkkkkk
Será que o islamismo foi na verdade uma reação a opressão dos povos árabes pelo império romano e queriam uma religião que, apesar deles aceitarem a filosofia cristã, precisavam de uma religião própria que também os desse como filosofia a necessidade ainda que por meio de conflito armado, para fugir dessa opressão?
quer saber a verdade ? existem dinastias antiquíssimas com habilidades acima do senso comum, eles inventam povos e línguas usando órfãos, inventam religião e depois inventam seitas dentro das religiões etc
Dizem que todas às religiões são à mesma coisa ou seja um mesmo Deus!!!. Verdade ?
é mas ou menos, porque todo elas acredita em um unico deus, a não o ser cristianismo que acredita em jesus como o filho de deus, que é a que eu acredito tambem, as divergencias é que o judaismo acredita na torá, que são os primeiros 5 livros da biblia escrito pelo profeta moisés, no islamismo eles acredita no profeta maomé, que vai existir depos de cristo. no cristianismo nos tem o filho de deus chamado de jesus cristo, da qual o judeus não o aceitaram e preferiram seguir os mandamentos de moisés. Na consepção do islamismo maomé foi o ultimo profeta de deus, ou seja as 3 religões surge do antigo testamento acreditando em deus, mas tem uma divergencia no novo testamento onde cada uma se espalha.
ComoSerUmaBoaPessoa, não os deuses são totalmente diferentes e cada um ver o seu como verdadeiro
O mais interessante disso tudo é que, ainda tem trouxa que acredita em religião!
O mais engraçado disso tudo e que tem trouxa que reclama na internet por pessoas acreditarem em religião!
Pq não existe negro ou japonês judeu?
Existe judeu negro
@@pedromavaz entedi, mas parece bem raro, e essa coisa de ter sangue judeu é real? É possível qualquer pessoa se tornar judeu, me refiro a religião.
Sei lá, as vezes parece que as religiões abraamicas tem o mesmo cordão umbilical mas foram separadas por ideologias, sendo que nesses textos antigos somos todos irmãos, mas essas instituições parece tratar cada crença como o povo escolhido de Deus.
E essa coisa de Deus único fomenta muito preconceito e inclusive guerras, mesmo que sejamos todos irmãos.
Respeito muito essas religiões abraamicas, mas me sinto na obrigado de seguir uma, pq as três grandes religiões pregam o monoteismo, apenas uma está certa.
É se eu acreditar que todas estão certas?
E se eu acreditar que as religiões são apenas formas de se comunicar com Deus, cada um com a sua, sendo assim me torno politeísta, um pagão.
Mas se eu me declaro pagão logo me torno desvirtuado, um não conhecedor da verdade, em muitos casos um herege.
Seria eu um amante das religiões e suas crenças um herege?
Uma coisa que as religiões tem em comum é a paz, a caridade, o amor incondicional, o amor que é o maior poder que um homem pode ter.
Mas lembrai-vos que as religiões abraamicas já fizeram as maiores atrocidades em nome de Deus.
Ok, foram homens e não as entidades que fizeram e fazem guerra, a instituição nada tem haver com seus líderes.
Então para que serve o judaísmo, cristianismo e muçulmano?
@@thenbones84 É que assim, cara, os judeus negros e brancos são etnicamente descentes de Abraão.
Quanto à fé, eu posso dizer que nenhuma religião realmente vai trazer a Verdade no seu coração ou a paz. Porque, Jesus, uma figura importantíssima nas três religiões traz realmente a paz. Cara, muito do que os cristãos fizeram na história da humanidade foi terrível e reprovável. Mas eu me enquadro ao cristianismo porque ele serve a Cristo. A religião não é o mais importante, é Jesus. Ele é a revelação de Deus em quaisquer situações nele está toda a Verdade. Seus ensinamentos e sua obra assim que ouvidas e cumpridas, libertam. Não se trata de religião, se trata de verdades e propósito. Não é algo teórico, é prático. Jesus nos chama para uma atitude de levar a Palavra de Amor que é o dele. Nosso propósito é se voltar a Deus, não a religião.
Existe judeu negro. A maioria se encontra na Etiópia e se consideram descendentes de Salomão. Inclusive, houve uma operação chamada "Operação Salomão", cuja finalidade era transportar judeus etíopes para o Estado de Israel
@@thenbones84Cada um acredita no que acha ser verdade, pois nós não temos nenhuma noção do que há no além.
Então, não se importe com quem acha que você está errado, pois nem eles mesmos têm certeza de que estão certos.
Eu acho muito divertido que ele tenta responder em vez deandar. VÁ PA PORRA, vai fazer vestibular HAHAHAHAH
O ser humano que criou Cristo o Redentor no Brasil, a Grande Muralha da China, a música, a escultura, a arquitetura, a tecnologia, foi capaz de criar e imaginar uma fantasia a que chamou Deus.
Só o Homem pensa Deus.
No dia que o Homem deixar de existir, mais nada nem ninguém imagina essa fantasia e narrativa tal como o Homem a criou.
Você queria um cavalo indo pra igreja também? Kkk
SE FOR COMPARAR AS 3 RELIGIÕES ACREDITA NA MESMA " dEUS " , PERSONAGEM, ETC
DIFERENÇA ESTÁ EM JESUS
PROS HEBREUS FOI QUALQUER PESSOA , ISLÃ PROFETA ESPECIAL, CRISTÃO SALVADOR.
CLARO JUDEUS ODEIA MAIS OS CRISTÃO, EM RELAÇÃO AOS ISLÂMICOS BRIGA TODA EM MAIS POR POLÍTICA.
Recomendo a leitura do livro "Inquisição: reinado do medo", do pesquisador Toby Green, pra você conferir quem odeia quem.
Você é um ateu na dúvida 😅