Vale citar também que logo depois do eventos do dilúvio aconteceu os eventos da torre de Babel, em que Deus dividiu o povo em línguas, com isso o povo se dividiu pelo mundo com suas línguas levando com eles suas religiões que deu origem outras religiões e história. No meu ponto de vista o porque que existe tantas histórias parecidas com a do dilúvio antes mesmo da Bíblia existir, é porque essa historia de Noé teve ter sido passada de geração em geração pelos filhos de Noé que passou para os seus filhos, e seus filhos passaram para seus netos e por ai vai. E com os eventos da torre de Babel essa história virou um conto em outras religiões.
@@miguelbarretocardoso6977 sabe aqueles filmes aonde a pessoa deixa vários enigmas que podem salvar a vida de todos? kkkk eu fico pensando que eu nunca entenderia nada e morreriam todos
Isso é tão interessante. Tentar descobrir a história por trás de nossos mitos é tentar compreender a própria imaginação humana e a interpretação dos fatos que nos cercam. De certo modo, tentar desvendar tais lendas é como se tentássemos olhar o mundo e seus fenômenos com os olhos dos que vieram antes de nós. Uma perspectiva incrível. Muito obrigado por esse vídeo, encontrar seu canal foi uma das melhores coisas que me aconteceram na internet nos últimos tempos.
Se esse não for o melhor vídeo do RUclips, não sei qual é. Excelente didática, redação precisa, pesquisa impecável, e apresentação coesa, clara e gostosa do tema. Sensacional mesmo. Parabéns.
A hipótese mais aceita é que inundações sempre causaram medo. Hj mesmo quando acontece trás muito medo às pessoas. Então falar de uma punição divida por meio de dilúvio é mais do que algo natural para as civilizações antigas.
@@denisdeluccia mas as histórias são muito parecidas, isso em povos separados por milhares de anos. Alguma coisa aconteceu que marcaram essas pessoas para fazer esses relatos. Se não foi um dilúvio global, oq não acredito, foram vários dilúvios locais com pequenos espaços de tempo de diferença.
Todas as culturas do mundo tem isso em comum, desde a culturas da Polinésia, África e continente americano… a semelha de todas é que falam em deuses ao passo que o cristianismo fala em Deus único e onipresente… ateus que quinta categoria usam essa semelhança para dizer que a Bíblia é uma cópia das antigas cultura, porém se fosse uma cópia também usaria a palavra “deuses”
Excelente exposição! Também é interessante que Abrão, o futuro Abraão, veio de Ur dos Caldeus, aproximadamente 1.900/1.800 A C, bem no sul da Mesopotâmia na cidade de Ur e subiu até Hara, já no norte da Mesopotâmia e depois se dirigiu para a terra de canaã, que também já era habitada por vários outros povos. Abrão sem dúvidas era homem de muitos conhecimentos e deve tê-los transmitido a sua descendência.
Essa recorrência de historias de dilúvio em contexto totalmente diferentes me lembrou a Longa Noite das Crônicas de Gelo e Fogo, que em várias regiões do mundo vários povos contam o mesmo evento mas de forma diferente, com causas e resultados diferentes
Esse canal n foi reconhecido esse ano no ibest do youtube , mas ano que vem ctz vai tá entre os vencedores . É cultura demais e o formato é muito bem feito
Terminar de assistir ao vídeo espetacular, e no final ouvir o professor dizer " depois de estudar UM POUCO", é de se reconhecer (além da competência!) muuuuuita humildade... 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
É incrível que sempre nessas histórias de comparação entre povos, a História e Mitos Chineses sempre parecem mais avançados intelectualmente e tecnologia.
Krl lama mágica é mais avançado? Kkkkkk todas são surreais e é comum pois é o início dos tempos aonde não se tinha conhecimento de muitas coisas, a China não escapa disso tem muita história que é de pé de igualdade de bizarra com qualquer outra cultura antiga, mas sim já desde os primórdios já se mostram um povo com uma das engenharias mais avançadas se igualando aos maias.
pra essa minha geração perdida nos "digitais bosta influencer" isso é conteúdo. Eu só não consigo entender como tem gente que não gosta de vídeo como esse... conteúdo incrível
Fiquei pensando aqui, sou cristão, e realmente acho muito interessante isso, principalmente acho mais plausível a lógica de uma inundação que na época deveria ser uma catástrofe a nível global, eu cresci ouvindo a arca de Noé, vendo esse vídeo só agora com 23 anos fico pensando e se realmente não foi Noé e foi outra pessoa, é começo a entrar em uma questão de crença pq tbm acredito que possa sim de uma ação divina de Deus, mas que foi antes e com o tempo foi escrito por Moisés, mas e se foi só apropriado? Aí fica a questão “Até que ponto eu posso me apropriar de uma história para que minha crença ainda faça sentido para mim?” Não estou duvidando da minha fé, até pq há várias histórias que fazem sentido no mundo bíblico, mas né fica aquela coisa na mente sobre e se essas outras histórias tbm são de outra religiões mais antigas e os cristão se apropriaram
Penso o mesmo amigo. E tenho 36 anos. Começamos a questionar se algumas histórias são de fato verdadeiras. Mas, ainda sim, acreditamos que há um Deus por de trás de tudo isso que vivemos.
Amigo, o questionamento é importante. Fazer contraposição, analisar a plausibilidade de eventos passados...não se preocupe, você está apenas saindo de um modo passivo e automático de aceitação.
Foi a partir desses questionamentos que me tornei ateu. Tentar encaixar tudo na narrativa Bíblica de qualquer jeito é muita desonestidade. Quando vc perceber que são apenas mitos, tudo faz mais sentido
Faria mais sentido imaginar que existiram diversos "Noes"; homens justos em diversos povos que receberam instrução divina e se salvaram com suas famílias...
Eu não acredito que esse dilúvios foram locais ou que tenham ocorrido de forma natural, pois se fosse algo que ocorreu de repente as histórias não seriam contadas com o ponto em comum de que todos os sobreviventes foram alertados por alguma divindade, tendo assim tempo para se preparar. Para mim, tudo indica que essas histórias tiveram uma origem em comum, uma memória compartilhada de um acontecimento que ouviram pelos mesmos ancestrais. A única diferença é que cada cultura adaptou essa história para condizer com a sua civilização. Pontos em comum: Uma divindade da o aviso, os avisados se preparam (a arca se repete em 3 histórias), todo mundo morre, a terra é repopulada pelos sobreviventes. Os sobreviventes repopularam a terra e contaram essa história para os seus descendentes, as pessoas se espalharam pelo mundo mas esse épico continuou sendo contado, apenas com algumas alterações típicas de uma tradição oral.
@@misaelkainakniess1527Eu acho que vocês ateus realmente querem que Deus não exista, mas ele existe. Aristóteles já dizia que Deus é o motor do universo.
Outra é que no vídeo é falado que a região aonde os sumários vivia é mais provável de ter inundações do que Israel, sendo que a nação de Israel não existia no tempo de Noé, somente foi feita a promessa da existência da nação de Israel no tempo de Abraão, e Abraão era descendente de Noé, que possivelmente veio de outro povo do mediterrânea e migrou para o local que futuramente ali ia vim existi a nação de Israel o povo escolhido por Deus
De todas as fábulas da bíblia essa é a que eu nunca aceitei, e posso falar que meu senso crítico se formou ainda bem criança muito por conta dessa estória
Perfeito professor! Simplesmente Perfeito! Índice certinho, pesquisa super completa. Não me arrependi por ter pedido mais na live sobre Noé kkkkkkkkkkk. Obrigada
Excelente vídeo. Concordo plenamente. Faltou indicar que na versão do mito de Tamandaré contada por José de Alencar em Iracema, Tamandaré arranca a palmeira do chão e flutua em suas folhas com a esposa, sendo levados pela enxurrada para um lugar seguro.
A história da primeira parte do Gênesis se passa na Mesopotâmia, uma vez que a Bíblia cita expressamente o jardim do Éden como estando entre os rios Tigre e Eufrates.
@@denisdelucciaOu simplesmente não eram os originais, as pessoas apenas batizaram esses rios com os nomes dos antigos. E a mesma coisa dos descendentes de alemães batizaram uma nova cidade aqui do Brasil como "Novo Hamburgo" em alusão a cidade de Hamburgo na Alemanha. No livro não cita apenas os rios Tigres e Eufrates, mas também os rios Fison e Geon, que não existem ali.
@@denisdelucciaeu não entendo essa lógica. Se existiam esse dois rios e desapareceram em razão do dilúvio. Uma vez baixadas as águas, o degelo das montanhas continuariam acontecendo e as águas procurariam os caminhos mais baixos para seguir seus cursos e logo os rios voltariam a se formar mais ou menos nos locais por onde antes passavam.
@@guilhermelucianovieira5734 O motivo é que a terra seria compactada pelo peso da água e mudaria completamente a geologia da terra. Hoje está mais do que comprovado que o dilúvio não aconteceu não por falta de evidência e sim por ser impossível acontecer sem que a terra tivesse um colapso. O mais aceito hj é que ou se trata de um conto ou se trata de um texto apócrifo.
@@denisdeluccia não. 40 dias não vai compactar tanto assim. Debaixo do mar tem todo um relevo irregular. Se posse verdade estaria tudo compactado. Posso inundar uma área por 100 anos e a depois de esvaziada, vai estar com o relevo parecido.
Esse foi um dos melhores vídeos que já vi na minha vida no youtube. Eu nem sou da área (sou da saúde) , mas em pouco tempo, esse canal se tornou o meu favorito. Esse vídeo tá excente. Nem consigo imaginar quanta pesquisa esse trabalho exigiu. Parabéns, eu amei!!!
Caraca, muitos comentários, mas vamos lá: Sobre o dilúvio descrito no Mahābhārata, ele faz parte de um conto adicional no texto original (desde o século XII os comentadores do Mahābhārata já o descrevem como um texto corrompido). A história do dilúvio supracitado está mais presente no Matsya Purāṇa, corroborado pelo Bhāgavata Purāṇa. Lá, a história tem muitos outros detalhes, mas, em suma, o ponto que eu penso em trazer aqui é que Matsya é um avatāra de Viṣṇu, e não de Brahmā. De acordo com os textos originais, os Vedas não são monistas, são monoteístas e panenteístas. Matsya é um dos 10 avatares principais de Viṣṇu, o Refúgio Supremo (oṁ tad viṣṇu paramaṁ padam - Ṛg Veda). Fora este detalhe, gostei muito de sua aula, de todas,.aliás. Parabéns!
Inclusive esse detalhe do barco rebocado pelo chifre do grande peixe vai influenciar lendas judaicas medievais que vão citar o Re'em, traduzido às vezes como unicórnio mas sendo uma besta gigantesca em outros relatos, que teria sido salvo amarrando seu chifre na Arca.
Perfeito! Exato! Completo! Impressionante a fluência do narrador e seu encadeamento de continuidade lógica. Não é comum assistir apresentadores desse calibre por aqui. Afora o embasamento perceptível como o de um estudiosos que acrescenta suas reflexões. Chocante!
Se fosse uma enchente comum duvido que teria sido contada por milênios. Por maior que seja uma enchente, 3 gerações depois já é esquecida. Com certeza foi um evento muito importante a ponto de ser lembrado. As semelhanças não param na inundação.
Pois é, além da semelhança de todas as histórias falar de um só homem sendo salvo e sua família, um pequeno grupo de pessoas específicas sendo salvas e o resto não. Mas para esses, é só mera "coincidência"...
@@alesonferreira6897plágio kkkkk acha que na época existia internet para alguém copiar a história de alguém para ganhar Views? Kkkkkkk cada uma olha, antigamente os povos contavam a mesma história de diferentes formas, não por causa de querer copiar um ao outro, e sim transmitir acontecimentos de seus ancestrais
Muito bom. Ao longo da viagem eu fui tecendo minhas conclusões e quando cheguei à sua era exatamente a mesma. Lembrei dos eventos recentes relacionados à inundações enquanto via o vídeo e a sua hipótese é a mais lógica, de fato.
Acho que o Carl Gustav Jung poderia contribuir pra essa discussão, com suas ideias sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo. Outro autor que acrescentaria seria o Aby Warburg e sua produção baseada no conceito de reminiscência das imagens
Dinâmica e didática absurda....no youtube existem muitos contadores de histórias sobre a história humana porém só há um comprometido com a fonte e a lógica ....e se não bastasse consegue fazer amarrações convergentes sem fechar as portas para as divergentes para uma reflexão sem precisar apontar uma verdade .... as coisas vão se encaixando naturalmente ...
Algo que aprecio nos seus vídeos é a listagem das referências usadas... Embora não façamos uso devido delas, com certeza será útil para um estudo futuro, mais aprofundado. Agradeço bastante por partilhar conosco tamanha informação que nos ajuda a discernir sobre nós e nossa existência neste mundo passageiro!
No livro "That's what the old ones say" é contada a história de um dilúvio em que um homem chamado Nu"hu constrói um barco gigante. Esse livro conta as histórias dos índios cherokee
Cada vez mais acredito que essas antigas histórias não passam de formas como as pessoas tentavam explicar o mundo do que fatos que realmente aconteceram
Com certeza o seu canal foi a maior descoberta do yt nesse anos, pra mim. Sua didática é maravilhosa, eu odeio história mas gosto de mitologias, inclusive a cristã, e seus vídeos são extraordinários. Parabéns!!! ❤
Cara, como teus vídeos são bons. Parabéns! De verdade. Entre os acadêmicos de confissão cristã, o fato das semelhanças entre as narrativas bíblicas da criação e dilúvio e os mitos dos povos do antigo Oriente Próximo já é bem batida. Inclusive, ilumina melhor a exegese dos textos. Os evangélicos que aparecem por aí em podcasts defendendo um dilúvio global e uma terra jovem NÃO REPRESENTA a erudição cristã (católica ou protestante).
Excelente vídeo💐.Lembro que, quando criança, eu via na tv narrativas sobre a arca de Noé ter sido encontrada atualmente por cientistas no Monte Sinai se não me engano. Ou seja essas histórias sofrem influência da sua época e seguem sendo mudadas até hoje.
Rapaz, fantatisco seu trabalho, e ainda colocou uma duzia de fontes pra serem conferidas em baixo. Eu só não do 10 porque eu teria que conferir as fontes mas ta aí uma pessoa que faz o youtube valer a pena!
Foi a explanação mais completa, sensata e concisa sobre essa história dos dilúvios q eu já vi. Parabéns! Faço votos de te ver lecionando numa universidade e ajudando a ampliar um pouco a visão dessa gurizada alienada... 😊
Esse é mais um dos casos que o cristão não deve “discutir” ou ficar bravo por não está de forma 100% com as escrituras. Devido a história estar quase que 100% igual. O fato é que talvez houve sim um dilúvio e se ouve, teve antes a criação e uma insatisfação divina com o ser humano. Logo aprova a história, mesmo que não fale diretamente de YHWH, pq devido a culturas diferentes, o povo deve ter escrito com o nome do seu “deus”. A mesma coisa penso sobre a intriga sobre Jesus ter sido morto num Madeiro ou numa cruz. O fato dele ter sido morto, foi o que importa de fato.
Adorei essa sequência de histórias ancestrais, e as análises possíveis de ligações entre elas. E o trânsito delicado que foi feito entre a visão científica, e as crenças cristãs atuais sobre os mesmos temas.
Parabéns pelo conteúdo. Acho fantástico a forma como você explica o assunto. Na minha visão, você traz fatos que demonstram como os mitos tem influenciado a história humana e até hoje influencia as crenças, mas faz isso de um modo educado e não faz parecer que está atacando as crenças. Parabéns pela iniciativa.
Outra coisa, avaliando seu comentário, vê-se a ignorância sobre as tábuas sumérias que diz respeito aos reis. Nela há registros minuciosos sobre determinados reinados e, em transição de um deles, há uma descrição sobre um *_Dilúvio varreu._*
Na verdade, todas as história ai são bem parecidas porque todas sairam de uma mesma história, só foram mudadas algumas coisas por causa das religiões dos povos passados.
Concordo com a 5° alternativa, se, por exemplo, as inundações no Rio Grande do Sul tivessem ocorrido há 3.000 anos e com uma população com melhores formas de registro, acredito que haveria algo do tipo desses contos diluvianos.
Cara, seu vídeo ficou sensacional. A maneira que o senhor apresenta o Dilúvio me lembra um livro do Cristão John Walton - "o Mundo perdido do Dilúvio" e o final da história (filme) de Jack, o caçador de Gigantes. Eu creio que seja um misturado das cinco proposições, o John Walton vai defender a 3a proposição.
Ótimo video cara! Para mim a uma explicação para isso tudo sobre o diluvio e tantas historias de culturas diferentes sobre o mesmo. Tudo mais ou menos se data de ali na epoca de Noé era uma epoca em que de acordo com a Biblia Deus estava muito triste com a maldade do ser humano e então decidiu fazer uma purificação no mundo para acabar com a maldade que é o "diluvio". Então apos isso Deus manda o mesmo criar uma arca para salvar Noé um homem justo e que fazia o que era certo aos olhos de Deus, ou seja, o bem. Apos isso o diluvio Noe desceu da arca contruiu um altar e fez um sacrificio a Deus, Deus fez a alianca de que nunca mais acabaria o mundo com água e mandou que noe se multiplicasse e repovoasse a terra e então aconteceu isso os filhos de Noé: Sem, cam e jafe tivaram varios filhos esses sairam e se espalharam, mas ai chega ao ponto de a torre de babel outra historia Biblica que conta sobre quando os seres humanos decidiram construir uma grande torre para chegarem aos ceus e assim n se espalharem pelo mundo, Deus viu aquilo e nao gostou nadinha daquilo e foi la e confudiu as linguas fazendo com que surgisse as linguas que conhecemos hj é claro que devem ter passado por varias modificações ao longo do tempo, mas ai que ta quando Deus confudiu as linguas as pessoas que haviam se juntado para construir a torre de babel se desitenderam e não continuaram a construção e assim a pessoa que falava uma lingua ia se juntado com outra que falava a mesma que ele e assim os povos se dividiram e se espalhas pela terra. Mas lembra do diluvio que havia inundado a terra? Ele de alguma forma na minha teoria deve ter afetado as placas tectonicas causando uma grande agitação nelas e assim fazendo com que a terra que era um so bloco: Teoria de Alfred Welgener sobre a pangeia, se dividisse pelos grandes impactos das ondas do diluvio na terra e assim ela foi se dividinho rapidamente, então muitos povos foram se espalhando e assim surgiram os povos e pessoas espalhadas no mundo todo como os asiáticos e etc. E como as pessoas mudaram de lingua as historia sobre a grande inundação foi tendo sua perspectiva de conhecimento pois eram passadas de pais para filhos e assim nesse mesmo jeito a historia da grande inundação, ou seja, o diluvio foi tendo seu ponto de vista de acordo com o ponto de conhecimento de cada familia passada de pai para filho e assim chegou nessas historias de várias culturas. Eu acho que a certa é o dilúvio de Noé, mais nao tenho nada contra com que acha que n. Obrigado pela atenção se tiver lido isso tudo!😊
Outra semelhança interessante entre o texto bíblico e o mesopotâmico, é que ao final do dilúvio a vida dos humanos foi encurtada nas duas histórias, outro detalhe muito específico que é interessante que esteja presente nos dois textos
Todas as informações são muito relevantes e as opiniões pertinentes. Eu percebo que quanto mais antigos os registros mais semelhantes são as narrativas, e as três retratam um período anterior ao registro em que aparentam possuir ancestrais originais e comuns a todos os povos. Jamil de Gravataí
Minha visão é exatamente a mesma do vídeo, inclusive tinha respondido um outro comentário antes de assistir ao vídeo, e, para minha surpresa, o vídeo cuminou praticamente na mesma conclusão.
Excelente vídeo, como de praxe. Seria interessante um vídeo sobre como surgiu o Hinduísmo, já que a religião não parece ter um começo ou criador bem definido.
Ótimo vídeo, parabéns pelo canal eu sempre acompanho, sou historiador e cristão também, o que eu acredito nessa história de dilúvio envolve também minha fé, eu acredito que ouve uma inundação naquela região e que foi um castigo de Deus por conta do pecado do homem, como eles achavam que aquela região era o mundo todo, acho que foi relatado assim, e diversas outras civilizações fizeram sua versão da história, como eu acredito na bíblia, os detalhes que são contado nessa história, o tamanho da arca, todos os detalhes são muito perfeitos, inclusive sabe-se hoje que a arca bíblia e correta, que ela serviria mesmo pra uma tempestade grandiosa dessa, existe até mesmo uma réplica com as mesmas medidas nos estudos unidos é incrível.
vi o video do gilgamesh e fiquei pensando, como diluvios são comuns nas historias, pq será? ai aparece esse seu video rsrs. to aqui maratonando seus videos.
No final do livro O Guarani tem uma releitura muito bonita do mito de Tamanderé. Na minha interpretação é uma aproximação entre a cultura tupi do Peri e cristã da Cecília
Pra mim só existia a de Noé....😅...mas sua explicação, paralelos e possíveis eventos climáticos reais, deu um sabor especial e desmistificante à essas histórias.....👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns....
Excelente vídeo! Muito obrigada por compartilhar todo esse conhecimento. Gostaria que falasse um pouco mais sobre a parte moral, dos ensinamentos, das mensagens, dos dilúvios.
@@jordanamaral1262 Não me importo com sua opinião, rapazinho. E minha indicação de vídeo não foi para você, tente ser mais educado, tenho certeza que sua família te ensinou a ter modos.
Há também a hipótese do Younger Dryas, que é colocada por volta de 12 mil anos atrás. E deve-se considerar que as histórias são feitas utilizando os recursos narrativos disponíveis para a civilização de cada época. Excelente vídeo!
Semelhanças notórias entre a o Gênesis e o Atrahasis. Pela lógica, Gênesis teria feito essa apropriação (empréstimo literário) dos textos de Atrahasis, considerando todas as hipóteses mais racionais e coerentes. Excelente vídeo 👏
Eu acho incrível no Gênese quando os detalhes são descritos, o tamanho da arca e outros detalhes. Podem me chamar de louco, mas ,sim, eu acredito nisso. Acredito que essa parada aconteceu de fato e que Deus, o Senhor, está de olho em nós.
gostei muito do vídeo totalmente honesto intelectualmente e imparcial mostrando as possíveis ideias sobre a literatura e documentos narrados pelos povos orientais e proximos dalí. parabéns pelo trabalho aprendo cada vez mais vendo seus videos.
Não podemos esquecer que o Jardim do Éden tinha sua localização entre os rios Tigre e Éufrates. Desta forma, a mescla cultural das tradições orais podem ter influenciado o Génesis.
Não podemos esquecer também que, os rios Eufrates e Tigre que existem hj, pode não ser os mesmos citados em Gênesis, pois podem ter recebidos esses nomes em homenagem aos descritos na bíblia, depois do dilúvio, o relevo da terra mudou completamente, e os rios em questão podem ter desaparecidos.
Parabéns, excelente apresentação, suas conclusões que em todo o planeta ocorreram e ainda ocorrem grandes inundações me abriu os olhos. E a comparação entre os mitos mesopotâmicos e hebreus foi brilhante
Gostei muito do video. Acho que a história do dilúvio nos remete à última glaciação e que o fato de existirem diversos povos que contam a mesma história me remete a Jung e ao inconsciente coletivo.
📜 Referências na descrição!
👕 Insider: www.insiderstore.com.br/EstranhaHistoriaBF
Use o cupom ESTRANHABF para até 40% de desconto.
Parabéns.
Obrigado por esse panorama geral
Vale citar também que logo depois do eventos do dilúvio aconteceu os eventos da torre de Babel, em que Deus dividiu o povo em línguas, com isso o povo se dividiu pelo mundo com suas línguas levando com eles suas religiões que deu origem outras religiões e história. No meu ponto de vista o porque que existe tantas histórias parecidas com a do dilúvio antes mesmo da Bíblia existir, é porque essa historia de Noé teve ter sido passada de geração em geração pelos filhos de Noé que passou para os seus filhos, e seus filhos passaram para seus netos e por ai vai. E com os eventos da torre de Babel essa história virou um conto em outras religiões.
@@Chad.9 rsrsrs ... ... ... pois é!!! rsrsrs ... ... ... grandes estórias
Parabéns e obrigado.
Como faço para trabalhar com vcs do canal ? Me avaliem para um oportunidade. Por favor obrigado.
8:10 "lançar os ossos da mãe por cima dos ombros" Se fosse eu, já tinha perdido esse enigma. Certeza
se dependesse da minha interpretação para manter a sobrevivência, certamente n daria certo e teria morrido fácil
Eu peguei de primeira, mas eu sempre fui fã da mitologia grega e "a mãe" pra mim significa Gaia mesmo. Única diferença é que eu jogaria galhos kkkk
@@miguelbarretocardoso6977 sabe aqueles filmes aonde a pessoa deixa vários enigmas que podem salvar a vida de todos? kkkk eu fico pensando que eu nunca entenderia nada e morreriam todos
@@marconisoares2186😂😂😂😂😂😂😂😂
Isso é tão interessante. Tentar descobrir a história por trás de nossos mitos é tentar compreender a própria imaginação humana e a interpretação dos fatos que nos cercam. De certo modo, tentar desvendar tais lendas é como se tentássemos olhar o mundo e seus fenômenos com os olhos dos que vieram antes de nós. Uma perspectiva incrível. Muito obrigado por esse vídeo, encontrar seu canal foi uma das melhores coisas que me aconteceram na internet nos últimos tempos.
Lenda é dizer q o homem veio do macaco. Contam essa lenda até hj.
@ Tá bom, qualquer coisa vc vai nos avisando ok
Se esse não for o melhor vídeo do RUclips, não sei qual é. Excelente didática, redação precisa, pesquisa impecável, e apresentação coesa, clara e gostosa do tema. Sensacional mesmo. Parabéns.
Muito bom mesmo!
Baba ovo
De tudo o que vi, algo é certo: a dedicação e o esforço produziram uma preciosidade! Parabéns ao autor!
Eu também achei isso!!!
todos os vídeos dele tem esse mesmo padrão de qualidade
Realmente as principais histórias têm muitas semelhanças, o que nos induz a imaginar que tiveram a mesma origem.
Óbvio, só houve um grande dilúvio universal, como diz a Bíblia.
Mas rezar pros Deuses mesoponamios e gregos ninguém quer😂 seus ateus
Sim, a primeira mitologia criada que eventualmente se espalhou pelo mundo e se tornou diversas, incluindo a mitologia Israelita.
@@YllaSjofnmitologia israelita kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O correto seria mitologia judaica cristã
A tribo Assurini, do Pará, também tem em sua tradição uma história que fala sobre o dilúvio.
Em Roraima tbm
A hipótese mais aceita é que inundações sempre causaram medo. Hj mesmo quando acontece trás muito medo às pessoas. Então falar de uma punição divida por meio de dilúvio é mais do que algo natural para as civilizações antigas.
@@denisdelucciaAinda assim é muito estranho, é sempre o mesmo "layout" de história.
@@denisdeluccia mas as histórias são muito parecidas, isso em povos separados por milhares de anos. Alguma coisa aconteceu que marcaram essas pessoas para fazer esses relatos. Se não foi um dilúvio global, oq não acredito, foram vários dilúvios locais com pequenos espaços de tempo de diferença.
Todas as culturas do mundo tem isso em comum, desde a culturas da Polinésia, África e continente americano… a semelha de todas é que falam em deuses ao passo que o cristianismo fala em Deus único e onipresente… ateus que quinta categoria usam essa semelhança para dizer que a Bíblia é uma cópia das antigas cultura, porém se fosse uma cópia também usaria a palavra “deuses”
Excelente exposição! Também é interessante que Abrão, o futuro Abraão, veio de Ur dos Caldeus, aproximadamente 1.900/1.800 A C, bem no sul da Mesopotâmia na cidade de Ur
e subiu até Hara, já no norte da Mesopotâmia e depois se dirigiu para a terra de canaã, que também já era habitada por vários outros povos. Abrão sem dúvidas era homem de muitos conhecimentos e deve tê-los transmitido a sua descendência.
Na biblioteca de Alexandria havia um tomo imenso que compilava a história do mundo a partir de várias culturas... Ele também citava um dilúvio...
Foi queimado?
@@valentinhhh Provavelmente
É verdade, eu li esse tomo quando estava em Alexandria
Essa biblioteca é tão romantizada
E como vc sabe disto? Alguma referência ou vc está zoando ?
O cara simplesmente NÃO deixa pontas soltas no vídeo, toda HR que eu faço uma pergunta ele responde logo em seguida.
Percebi a mesma coisa kkkkkk que trabalho bom hein
real
O cara é bom no que faz kkk
Essa recorrência de historias de dilúvio em contexto totalmente diferentes me lembrou a Longa Noite das Crônicas de Gelo e Fogo, que em várias regiões do mundo vários povos contam o mesmo evento mas de forma diferente, com causas e resultados diferentes
Realmente esse dilúvio provavelmente aconteceu agora saber quem está certo só a verdadeira história
Oppaaaa, fã do Martin aqui, amooo ❤❤❤❤
Esse canal n foi reconhecido esse ano no ibest do youtube , mas ano que vem ctz vai tá entre os vencedores . É cultura demais e o formato é muito bem feito
As vezes aparece canais diferentes do nada e damos sorte 😊🎉
Terminar de assistir ao vídeo espetacular, e no final ouvir o professor dizer " depois de estudar UM POUCO", é de se reconhecer (além da competência!) muuuuuita humildade... 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
que lambeção
Isso não é humildade. Ele está sendo realista. Inocente seria ele se dissesse "estudei MUITO".
Eu não sei mas você faz qualquer conteúdo sobre história ser interessante
É incrível que sempre nessas histórias de comparação entre povos, a História e Mitos Chineses sempre parecem mais avançados intelectualmente e tecnologia.
A gente tem MT pouco acesso a estudos históricos da china, devido ao regime de lá
Ent imagina a história q esse país gigante n deve ter?
Krl lama mágica é mais avançado? Kkkkkk todas são surreais e é comum pois é o início dos tempos aonde não se tinha conhecimento de muitas coisas, a China não escapa disso tem muita história que é de pé de igualdade de bizarra com qualquer outra cultura antiga, mas sim já desde os primórdios já se mostram um povo com uma das engenharias mais avançadas se igualando aos maias.
@@Kiji100faz muito mais sentido fazer uma barragem do que colocar todos os animais do planeta em uma arca
@@mr.b0rntolose que barragem? Estamos fslando de uma inundação jamais vista, mega tsunamis colossais, não tem barragem kkkkkkkk
@@Kiji100 volta ali na parte que ele explica o conto, os personagens construíram uma barragem pra barrar a água
pra essa minha geração perdida nos "digitais bosta influencer" isso é conteúdo. Eu só não consigo entender como tem gente que não gosta de vídeo como esse... conteúdo incrível
A função da mitologia para os povos antigos é muito interessante e o que conta, ainda mais. Top!
Fiquei pensando aqui, sou cristão, e realmente acho muito interessante isso, principalmente acho mais plausível a lógica de uma inundação que na época deveria ser uma catástrofe a nível global, eu cresci ouvindo a arca de Noé, vendo esse vídeo só agora com 23 anos fico pensando e se realmente não foi Noé e foi outra pessoa, é começo a entrar em uma questão de crença pq tbm acredito que possa sim de uma ação divina de Deus, mas que foi antes e com o tempo foi escrito por Moisés, mas e se foi só apropriado? Aí fica a questão “Até que ponto eu posso me apropriar de uma história para que minha crença ainda faça sentido para mim?” Não estou duvidando da minha fé, até pq há várias histórias que fazem sentido no mundo bíblico, mas né fica aquela coisa na mente sobre e se essas outras histórias tbm são de outra religiões mais antigas e os cristão se apropriaram
Penso o mesmo amigo. E tenho 36 anos. Começamos a questionar se algumas histórias são de fato verdadeiras. Mas, ainda sim, acreditamos que há um Deus por de trás de tudo isso que vivemos.
Amigo, o questionamento é importante. Fazer contraposição, analisar a plausibilidade de eventos passados...não se preocupe, você está apenas saindo de um modo passivo e automático de aceitação.
Foi a partir desses questionamentos que me tornei ateu. Tentar encaixar tudo na narrativa Bíblica de qualquer jeito é muita desonestidade. Quando vc perceber que são apenas mitos, tudo faz mais sentido
E foi a partir desses questionamentos que m torneo ateu 😂😂😂😂
Faria mais sentido imaginar que existiram diversos "Noes"; homens justos em diversos povos que receberam instrução divina e se salvaram com suas famílias...
Eu não acredito que esse dilúvios foram locais ou que tenham ocorrido de forma natural, pois se fosse algo que ocorreu de repente as histórias não seriam contadas com o ponto em comum de que todos os sobreviventes foram alertados por alguma divindade, tendo assim tempo para se preparar.
Para mim, tudo indica que essas histórias tiveram uma origem em comum, uma memória compartilhada de um acontecimento que ouviram pelos mesmos ancestrais. A única diferença é que cada cultura adaptou essa história para condizer com a sua civilização.
Pontos em comum: Uma divindade da o aviso, os avisados se preparam (a arca se repete em 3 histórias), todo mundo morre, a terra é repopulada pelos sobreviventes.
Os sobreviventes repopularam a terra e contaram essa história para os seus descendentes, as pessoas se espalharam pelo mundo mas esse épico continuou sendo contado, apenas com algumas alterações típicas de uma tradição oral.
Se há diferentes versões, há também uma original. Da qual tem mais fidalidade com o acontecimento e a identidade divina.
Escrevendo depois, baseado na histórias dos ancestrais
Vc é cristão amigo?
@@misaelkainakniess1527Eu acho que vocês ateus realmente querem que Deus não exista, mas ele existe. Aristóteles já dizia que Deus é o motor do universo.
Outra é que no vídeo é falado que a região aonde os sumários vivia é mais provável de ter inundações do que Israel, sendo que a nação de Israel não existia no tempo de Noé, somente foi feita a promessa da existência da nação de Israel no tempo de Abraão, e Abraão era descendente de Noé, que possivelmente veio de outro povo do mediterrânea e migrou para o local que futuramente ali ia vim existi a nação de Israel o povo escolhido por Deus
De todas as fábulas da bíblia essa é a que eu nunca aceitei, e posso falar que meu senso crítico se formou ainda bem criança muito por conta dessa estória
Que SHOW de aula ! Um dos melhores canais de História aqui do RUclips! Em breve apoiarei o canal me tornando membra!
Perfeito professor! Simplesmente Perfeito! Índice certinho, pesquisa super completa. Não me arrependi por ter pedido mais na live sobre Noé kkkkkkkkkkk. Obrigada
Quem diabos é Yave e que bíblia e essa que vc leu sobre noe
@@AstazerokillYAHWEH é Deus e a bíblia que conta sibre noé é a bíblia cristã
Excelente vídeo. Concordo plenamente. Faltou indicar que na versão do mito de Tamandaré contada por José de Alencar em Iracema, Tamandaré arranca a palmeira do chão e flutua em suas folhas com a esposa, sendo levados pela enxurrada para um lugar seguro.
Os Brazas sempre simplificando os feitos 😂
vai ser o melhor vídeo da história do canal, certeza 🙏🏻
Até sair o próximo, né..
@@fishofthepeoplehahaha se superar é a meta
A história da primeira parte do Gênesis se passa na Mesopotâmia, uma vez que a Bíblia cita expressamente o jardim do Éden como estando entre os rios Tigre e Eufrates.
O detalhe é que esses rios não existiriam mais se um dilúvio tivesse realmente acontecido.
@@denisdelucciaOu simplesmente não eram os originais, as pessoas apenas batizaram esses rios com os nomes dos antigos. E a mesma coisa dos descendentes de alemães batizaram uma nova cidade aqui do Brasil como "Novo Hamburgo" em alusão a cidade de Hamburgo na Alemanha.
No livro não cita apenas os rios Tigres e Eufrates, mas também os rios Fison e Geon, que não existem ali.
@@denisdelucciaeu não entendo essa lógica. Se existiam esse dois rios e desapareceram em razão do dilúvio. Uma vez baixadas as águas, o degelo das montanhas continuariam acontecendo e as águas procurariam os caminhos mais baixos para seguir seus cursos e logo os rios voltariam a se formar mais ou menos nos locais por onde antes passavam.
@@guilhermelucianovieira5734 O motivo é que a terra seria compactada pelo peso da água e mudaria completamente a geologia da terra. Hoje está mais do que comprovado que o dilúvio não aconteceu não por falta de evidência e sim por ser impossível acontecer sem que a terra tivesse um colapso. O mais aceito hj é que ou se trata de um conto ou se trata de um texto apócrifo.
@@denisdeluccia não. 40 dias não vai compactar tanto assim. Debaixo do mar tem todo um relevo irregular. Se posse verdade estaria tudo compactado. Posso inundar uma área por 100 anos e a depois de esvaziada, vai estar com o relevo parecido.
São somente histórias contadas sobre uma simples enchente, é o que eu acredito!
Esse foi um dos melhores vídeos que já vi na minha vida no youtube. Eu nem sou da área (sou da saúde) , mas em pouco tempo, esse canal se tornou o meu favorito. Esse vídeo tá excente. Nem consigo imaginar quanta pesquisa esse trabalho exigiu. Parabéns, eu amei!!!
Fazia muito tempo que eu não via um canal valer tanto a pena!! Realmente, obrigado!!!
Caraca, muitos comentários, mas vamos lá:
Sobre o dilúvio descrito no Mahābhārata, ele faz parte de um conto adicional no texto original (desde o século XII os comentadores do Mahābhārata já o descrevem como um texto corrompido). A história do dilúvio supracitado está mais presente no Matsya Purāṇa, corroborado pelo Bhāgavata Purāṇa. Lá, a história tem muitos outros detalhes, mas, em suma, o ponto que eu penso em trazer aqui é que Matsya é um avatāra de Viṣṇu, e não de Brahmā. De acordo com os textos originais, os Vedas não são monistas, são monoteístas e panenteístas. Matsya é um dos 10 avatares principais de Viṣṇu, o Refúgio Supremo (oṁ tad viṣṇu paramaṁ padam - Ṛg Veda).
Fora este detalhe, gostei muito de sua aula, de todas,.aliás. Parabéns!
Inclusive esse detalhe do barco rebocado pelo chifre do grande peixe vai influenciar lendas judaicas medievais que vão citar o Re'em, traduzido às vezes como unicórnio mas sendo uma besta gigantesca em outros relatos, que teria sido salvo amarrando seu chifre na Arca.
Perfeito! Exato! Completo! Impressionante a fluência do narrador e seu encadeamento de continuidade lógica. Não é comum assistir apresentadores desse calibre por aqui. Afora o embasamento perceptível como o de um estudiosos que acrescenta suas reflexões. Chocante!
Se fosse uma enchente comum duvido que teria sido contada por milênios. Por maior que seja uma enchente, 3 gerações depois já é esquecida. Com certeza foi um evento muito importante a ponto de ser lembrado. As semelhanças não param na inundação.
Comentário perfeito. É só pensarmos em quanto algumas catástrofes são, para nós, meros dados.
E vai falar do "plágio" também moç?
Pois é, além da semelhança de todas as histórias falar de um só homem sendo salvo e sua família, um pequeno grupo de pessoas específicas sendo salvas e o resto não. Mas para esses, é só mera "coincidência"...
@@ep6713A parte 3 ele fala só disso...
@@alesonferreira6897plágio kkkkk acha que na época existia internet para alguém copiar a história de alguém para ganhar Views? Kkkkkkk cada uma olha, antigamente os povos contavam a mesma história de diferentes formas, não por causa de querer copiar um ao outro, e sim transmitir acontecimentos de seus ancestrais
Muito bom. Ao longo da viagem eu fui tecendo minhas conclusões e quando cheguei à sua era exatamente a mesma. Lembrei dos eventos recentes relacionados à inundações enquanto via o vídeo e a sua hipótese é a mais lógica, de fato.
Meia hora que passou voando. O conteúdo desse canal é puro ouro, quanta pesquisa!
Depois do seu excelente vídeo sobre Gilgamesh, acho que vale um sobre Enuma Elis e a narrativa da criação, hein? 😂❤
Comparar as diferentes narrativas da criação é uma ideia genial
Acho que o Carl Gustav Jung poderia contribuir pra essa discussão, com suas ideias sobre os arquétipos e o inconsciente coletivo. Outro autor que acrescentaria seria o Aby Warburg e sua produção baseada no conceito de reminiscência das imagens
Verdade mesmo. Há algum livro em português no qual eu posso encontrar esse conceito de reminiscência das imagens de Warburg?
Dinâmica e didática absurda....no youtube existem muitos contadores de histórias sobre a história humana porém só há um comprometido com a fonte e a lógica ....e se não bastasse consegue fazer amarrações convergentes sem fechar as portas para as divergentes para uma reflexão sem precisar apontar uma verdade .... as coisas vão se encaixando naturalmente ...
Um espetáculo, essa narrativa. Muito sofisticada. Quem sou eu para opinar em uma pesquisa tão apurada!👏🏽👏🏼👏🏿👏🏾
Algo que aprecio nos seus vídeos é a listagem das referências usadas... Embora não façamos uso devido delas, com certeza será útil para um estudo futuro, mais aprofundado. Agradeço bastante por partilhar conosco tamanha informação que nos ajuda a discernir sobre nós e nossa existência neste mundo passageiro!
No livro "That's what the old ones say" é contada a história de um dilúvio em que um homem chamado Nu"hu constrói um barco gigante. Esse livro conta as histórias dos índios cherokee
Nas Américas, como isso é possível? O dilúvio bíblico é real!
Cada vez mais acredito que essas antigas histórias não passam de formas como as pessoas tentavam explicar o mundo do que fatos que realmente aconteceram
Muito bom, camarada! Discussão muito bem fundamentada! Sentia falta de um canal de discussão dessa qualidade em português. Obrigado!
Enchentes, na época o povo não tinha noção do tamanho da terra, mas os escribas já tinham muitas criatividades!
Olá professor Henrique Caldeira! É possível fazer também um vídeo sobre as lendas da criação do mundo ?
Adorei o vídeo ❤
Com certeza o seu canal foi a maior descoberta do yt nesse anos, pra mim. Sua didática é maravilhosa, eu odeio história mas gosto de mitologias, inclusive a cristã, e seus vídeos são extraordinários. Parabéns!!! ❤
Maravilhoso!!! Pra quem gosta de história, tua narrativa é incrível, séria e apaixonada, se pode assim dizer.
Henrique, seu canal é fantástico! Eu fico de cara com a qualidade da comunicação, informação e arte. Muito obrigado!!!
Cara, como teus vídeos são bons. Parabéns! De verdade.
Entre os acadêmicos de confissão cristã, o fato das semelhanças entre as narrativas bíblicas da criação e dilúvio e os mitos dos povos do antigo Oriente Próximo já é bem batida. Inclusive, ilumina melhor a exegese dos textos.
Os evangélicos que aparecem por aí em podcasts defendendo um dilúvio global e uma terra jovem NÃO REPRESENTA a erudição cristã (católica ou protestante).
Faz um vídeo sobre origem de crenças religiosas e deuses primitivos.
Palavra chave: dúvido
Eu queria saber mais sobre os Proto-Indo-Europeus, uma das mais antigas mitologias com panteão que se tem registro.
@@MuitoNormal tem um livro da memna sobre esse assunto eu acho
@@Sekion o dono do canal podia usar arqueologia e as interpretações disso.
Henrique, mais um belo trabalho de pesquisa, transformado numa apresentação impecável. Parabéns!!
Cara... vc é realmente um pesquisador excepcional e um narrador irretocável! Parabéns!
Hoje nos Chamamos de enchentes, tsunames, antigamente eram dilúvios!
A humanidade não tinha noção do tamanho do mundo!
Certamente.
Não acho que seja uma simples enchente. Até porque é comprovado que o nível do mar era bem menor
Certeza,
Acho que não.
Excelente vídeo💐.Lembro que, quando criança, eu via na tv narrativas sobre a arca de Noé ter sido encontrada atualmente por cientistas no Monte Sinai se não me engano. Ou seja essas histórias sofrem influência da sua época e seguem sendo mudadas até hoje.
No Monte Ararat, que seria lá pelos lados da Turquia.
Rapaz, fantatisco seu trabalho, e ainda colocou uma duzia de fontes pra serem conferidas em baixo. Eu só não do 10 porque eu teria que conferir as fontes mas ta aí uma pessoa que faz o youtube valer a pena!
Professor tenho aprendido muito com seus conteúdos. Gostaria que o senhor falasse sobre a obra Gargantua e Pantagruel de François Rabelais
Foi a explanação mais completa, sensata e concisa sobre essa história dos dilúvios q eu já vi. Parabéns! Faço votos de te ver lecionando numa universidade e ajudando a ampliar um pouco a visão dessa gurizada alienada... 😊
Calma aí paizão a bíblia tem tantos motivos pra estar certa vc deveria sentar e estudar
@@shallot6709Não tem não um livro, diz que as plantas surgiram antes das estrelas não tem como levar a sério.
@@shallot6709Se vc realmente fizer isso acho que vai encontrar uma resposta diferente.
Esse é mais um dos casos que o cristão não deve “discutir” ou ficar bravo por não está de forma 100% com as escrituras. Devido a história estar quase que 100% igual. O fato é que talvez houve sim um dilúvio e se ouve, teve antes a criação e uma insatisfação divina com o ser humano. Logo aprova a história, mesmo que não fale diretamente de YHWH, pq devido a culturas diferentes, o povo deve ter escrito com o nome do seu “deus”. A mesma coisa penso sobre a intriga sobre Jesus ter sido morto num Madeiro ou numa cruz. O fato dele ter sido morto, foi o que importa de fato.
EXCELENTE! Transformou meu serviço doméstico numa atividade mais prazerosa. Obrigado!
Adorei essa sequência de histórias ancestrais, e as análises possíveis de ligações entre elas. E o trânsito delicado que foi feito entre a visão científica, e as crenças cristãs atuais sobre os mesmos temas.
Agora, quando eu quiser dizer que uma coisa é muito antiga, posso falar que é do tempo em que Tamandaré subiu na palmeira...
Parabéns pelo conteúdo. Acho fantástico a forma como você explica o assunto. Na minha visão, você traz fatos que demonstram como os mitos tem influenciado a história humana e até hoje influencia as crenças, mas faz isso de um modo educado e não faz parecer que está atacando as crenças. Parabéns pela iniciativa.
o mal dos povos antigos foi nunca ter imaginado que haveriam 'historiadores' e internet no futuro, para desmentir todos os seus mitos.
Como assim desmentir?
Como desmentir os Sumérios?
Outra coisa, avaliando seu comentário, vê-se a ignorância sobre as tábuas sumérias que diz respeito aos reis. Nela há registros minuciosos sobre determinados reinados e, em transição de um deles, há uma descrição sobre um *_Dilúvio varreu._*
A qualidade desse canal beira o divino, vídeos como esse deveriam passar em salas de aula
Vc está cada vez melhor, didático e profundo. parabéns.
Essa foi a melhor explicação e teorização que eu já ouvi sobre o assunto dos Dilúvios.
Na verdade, todas as história ai são bem parecidas porque todas sairam de uma mesma história, só foram mudadas algumas coisas por causa das religiões dos povos passados.
Concordo com a 5° alternativa,
se, por exemplo, as inundações
no Rio Grande do Sul tivessem ocorrido
há 3.000 anos e com uma população
com melhores formas de registro,
acredito que haveria algo do tipo
desses contos diluvianos.
Cara, seu vídeo ficou sensacional. A maneira que o senhor apresenta o Dilúvio me lembra um livro do Cristão John Walton - "o Mundo perdido do Dilúvio" e o final da história (filme) de Jack, o caçador de Gigantes. Eu creio que seja um misturado das cinco proposições, o John Walton vai defender a 3a proposição.
Ótimo video cara! Para mim a uma explicação para isso tudo sobre o diluvio e tantas historias de culturas diferentes sobre o mesmo. Tudo mais ou menos se data de ali na epoca de Noé era uma epoca em que de acordo com a Biblia Deus estava muito triste com a maldade do ser humano e então decidiu fazer uma purificação no mundo para acabar com a maldade que é o "diluvio". Então apos isso Deus manda o mesmo criar uma arca para salvar Noé um homem justo e que fazia o que era certo aos olhos de Deus, ou seja, o bem. Apos isso o diluvio Noe desceu da arca contruiu um altar e fez um sacrificio a Deus, Deus fez a alianca de que nunca mais acabaria o mundo com água e mandou que noe se multiplicasse e repovoasse a terra e então aconteceu isso os filhos de Noé: Sem, cam e jafe tivaram varios filhos esses sairam e se espalharam, mas ai chega ao ponto de a torre de babel outra historia Biblica que conta sobre quando os seres humanos decidiram construir uma grande torre para chegarem aos ceus e assim n se espalharem pelo mundo, Deus viu aquilo e nao gostou nadinha daquilo e foi la e confudiu as linguas fazendo com que surgisse as linguas que conhecemos hj é claro que devem ter passado por varias modificações ao longo do tempo, mas ai que ta quando Deus confudiu as linguas as pessoas que haviam se juntado para construir a torre de babel se desitenderam e não continuaram a construção e assim a pessoa que falava uma lingua ia se juntado com outra que falava a mesma que ele e assim os povos se dividiram e se espalhas pela terra. Mas lembra do diluvio que havia inundado a terra? Ele de alguma forma na minha teoria deve ter afetado as placas tectonicas causando uma grande agitação nelas e assim fazendo com que a terra que era um so bloco: Teoria de Alfred Welgener sobre a pangeia, se dividisse pelos grandes impactos das ondas do diluvio na terra e assim ela foi se dividinho rapidamente, então muitos povos foram se espalhando e assim surgiram os povos e pessoas espalhadas no mundo todo como os asiáticos e etc. E como as pessoas mudaram de lingua as historia sobre a grande inundação foi tendo sua perspectiva de conhecimento pois eram passadas de pais para filhos e assim nesse mesmo jeito a historia da grande inundação, ou seja, o diluvio foi tendo seu ponto de vista de acordo com o ponto de conhecimento de cada familia passada de pai para filho e assim chegou nessas historias de várias culturas. Eu acho que a certa é o dilúvio de Noé, mais nao tenho nada contra com que acha que n. Obrigado pela atenção se tiver lido isso tudo!😊
Puts, que vídeo incrível. Dá para ver como a pesquisa é muito bem feita e muito aprofundada. Parabéns.
Outra semelhança interessante entre o texto bíblico e o mesopotâmico, é que ao final do dilúvio a vida dos humanos foi encurtada nas duas histórias, outro detalhe muito específico que é interessante que esteja presente nos dois textos
Bom vídeo mano!! não conhecia seu canal você fala de uma forma bem didática! Vim pela live do Load, sucesso pra você man 👊🏽
Todas as informações são muito relevantes e as opiniões pertinentes. Eu percebo que quanto mais antigos os registros mais semelhantes são as narrativas, e as três retratam um período anterior ao registro em que aparentam possuir ancestrais originais e comuns a todos os povos.
Jamil de Gravataí
Seu trabalho de síntese e narração é muito bom! Virei fã dos vídeos. Parabéns!
Eu realmente sou MUITO cético quanto a teoria de que se tratavam de inundações locais
que AULA, simplesmente o melhor canal sobre história já feito. Parabéns!
Minha visão é exatamente a mesma do vídeo, inclusive tinha respondido um outro comentário antes de assistir ao vídeo, e, para minha surpresa, o vídeo cuminou praticamente na mesma conclusão.
Engraçado é que em quase todas há sempre uma entidade pra avisar que acontecerá o tal dilúvio....
Caramba! Parabéns pela excelente qualidade do vídeo, o texto, a edição, as artes usadas pra enriquecer a história, tudo muito muito bom.
Excelente vídeo, como de praxe. Seria interessante um vídeo sobre como surgiu o Hinduísmo, já que a religião não parece ter um começo ou criador bem definido.
Fico também com inundações locais. Fatos levados através do processo de aculturação.
Ótimo vídeo, parabéns pelo canal eu sempre acompanho, sou historiador e cristão também, o que eu acredito nessa história de dilúvio envolve também minha fé, eu acredito que ouve uma inundação naquela região e que foi um castigo de Deus por conta do pecado do homem, como eles achavam que aquela região era o mundo todo, acho que foi relatado assim, e diversas outras civilizações fizeram sua versão da história, como eu acredito na bíblia, os detalhes que são contado nessa história, o tamanho da arca, todos os detalhes são muito perfeitos, inclusive sabe-se hoje que a arca bíblia e correta, que ela serviria mesmo pra uma tempestade grandiosa dessa, existe até mesmo uma réplica com as mesmas medidas nos estudos unidos é incrível.
simm é verdade!!!
Fascinante, eu adorei sua abordagem sobre o tema. Essa parte da mitologia humana é de fato curiosa.
vi o video do gilgamesh e fiquei pensando, como diluvios são comuns nas historias, pq será? ai aparece esse seu video rsrs. to aqui maratonando seus videos.
Esse canal foi uma grade descoberta pra mim, temas que sempre tive curiosidade levando em conta fatos! Gratidão!
No final do livro O Guarani tem uma releitura muito bonita do mito de Tamanderé. Na minha interpretação é uma aproximação entre a cultura tupi do Peri e cristã da Cecília
Isso me lembrou de começar logo esse livro ksksks
Pra mim só existia a de Noé....😅...mas sua explicação, paralelos e possíveis eventos climáticos reais, deu um sabor especial e desmistificante à essas histórias.....👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Parabéns....
Ou seja: a Bíblia é um plágio e você foi enganado!
Excelente vídeo! Muito obrigada por compartilhar todo esse conhecimento. Gostaria que falasse um pouco mais sobre a parte moral, dos ensinamentos, das mensagens, dos dilúvios.
Nossa, cara. Seu conteúdo é incrível. Parabéns de verdade...que canal maravilhoso....
Poxa cara eu sempre pesquisei sobre esse assunto mais nunca achava nada explicativo... Parabéns!! Uma riqueza de detalhes impressionante
Assista o vídeo "O dilúvio de Noé foi real" do canal Inteligentista.
@@CowboyVelho quando a pessoa finalmente acha um conteúdo sério no RUclips aí vem um ser acéfalo e recomenda o caminho contrário 🤦🏻🤦🏻
@@jordanamaral1262
Não me importo com sua opinião, rapazinho.
E minha indicação de vídeo não foi para você, tente ser mais educado, tenho certeza que sua família te ensinou a ter modos.
@@CowboyVelho Charles Darwin:"a ignorância gerar mais confiança do que o conhecimento".
@@CowboyVelho Esse ex-terraplanista.😂😂😂😂
Igual minha avó falava que se a fofoca for repetida por muita gente é porque alguma coisa tem .
Como sempre muito conhecimento agregado, parabéns pelo conteúdo e muito obrigado👏🏼
Há também a hipótese do Younger Dryas, que é colocada por volta de 12 mil anos atrás. E deve-se considerar que as histórias são feitas utilizando os recursos narrativos disponíveis para a civilização de cada época.
Excelente vídeo!
Semelhanças notórias entre a
o Gênesis e o Atrahasis. Pela lógica, Gênesis teria feito essa apropriação (empréstimo literário) dos textos de Atrahasis, considerando todas as hipóteses mais racionais e coerentes. Excelente vídeo 👏
Comentário parcial e demasiadamente superficial do sr virtual sei lá o que.
@@apenasfatos851Não tem como fazer um comentário extremamente complexo no RUclips kkkkk
Eu acho incrível no Gênese quando os detalhes são descritos, o tamanho da arca e outros detalhes. Podem me chamar de louco, mas ,sim, eu acredito nisso. Acredito que essa parada aconteceu de fato e que Deus, o Senhor, está de olho em nós.
A Antropofagia do Tropicalismo brasileiro, "...a gente come, a gente devora, tudo que vem lá de fora..." Os humanos, a gente se apropria e recria!
Contexto, meu caro? Contexto! Manda aí que estou curioso.
gostei muito do vídeo totalmente honesto intelectualmente e imparcial mostrando as possíveis ideias sobre a literatura e documentos narrados pelos povos orientais e proximos dalí. parabéns pelo trabalho aprendo cada vez mais vendo seus videos.
Não podemos esquecer que o Jardim do Éden tinha sua localização entre os rios Tigre e Éufrates. Desta forma, a mescla cultural das tradições orais podem ter influenciado o Génesis.
Não podemos esquecer também que, os rios Eufrates e Tigre que existem hj, pode não ser os mesmos citados em Gênesis, pois podem ter recebidos esses nomes em homenagem aos descritos na bíblia, depois do dilúvio, o relevo da terra mudou completamente, e os rios em questão podem ter desaparecidos.
@@wellingtonferreiradasilva2549 mas nem aconteceu um dilúvio kkkkk
@@matheushgf isso cabe a você acreditar ou não.
@@wellingtonferreiradasilva2549 Geologicamente não se tem evidências de um dilúvio global. São lendas sobre cheias provavelmente.
Só não esquece q o jardim do Éden é mitologia tbm
Parabéns, excelente apresentação, suas conclusões que em todo o planeta ocorreram e ainda ocorrem grandes inundações me abriu os olhos. E a comparação entre os mitos mesopotâmicos e hebreus foi brilhante
Gostei muito do video. Acho que a história do dilúvio nos remete à última glaciação e que o fato de existirem diversos povos que contam a mesma história me remete a Jung e ao inconsciente coletivo.
Sempre notei essa questão de povos que falavam sobre o dilúvio em diferentes partes do mundo, obrigado pelo video.
Pesquisando para one piece
Eu assistindo agr e ficando surpreso com a semelhança
😂😂😂
Oda: eu tbm kkkkkkk
Oda gênio mesmo né cara, criou as histórias de dilúvio só pra colocar em one piece