Não existe traduzir nome proprio. Isso que você esta fazendo é manipulação de fatos. Não tem como uma pessoa chamar Jesus sendo que o nome dela é Yeshua . Jesvs é titulo nunca foi nome prprio.
@@soseeuquiser esse pensamento a gente tem hoje, antigamente eles traduziram pra ficar mais fácil na boca do povo. Hoje já se vê muita gente chamando pelo nome verdadeiro Yeshua ou ainda Yehoshua
que trabalho incrível. Eu sou agnóstico, tenho uma mãe que é crente. Fiquei com vontade de compartilhar esse conhecimento com ela, eu acho que ela talvez vá gostar de saber dessas evidências e fatos documentados. Pois a falta de documentações é sempre um contra-ponto que eu levanto. O seu trabalho, é um esforço legítimo que, acredito eu, deve agradar quem é cristão e quem não é. Por 44 minutos, me senti no melhor curso de teologia/história do mundo. Não tenho palavras para descrever isso. Muito obrigado!
DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXSTE TU DESGRAÇADO DONO VIDEO DESGRAÇADO RELIGIOSO DESGRAÇADA DÍOS PRESIZA DE POETA ENTAO DIOS YUOYW JESUS CRISTO SATANAS NAO TOCO SOCA NÓ YUITUDE ORIGINAL CIU DESGRAÇADO RELIGIOSO DESGRAÇADA DEUS JESUS CRISTO SANTANA NAO EXSTE
Pode haver divergências por causa da época e da cultura, o grego é o aramaico são a mesma escrita com pronúncias diferentes, assim como o espanhol do México, da Bolívia, Peru entre outros
Tem muitas evidencias que Jesus existiu. A existencia de Jesus é praticamente unanime na academia. A discussion é se ele era ou Nao Deus. E tem mais evidencias arqueologica da vida de Jesus que muitos outros personagens historicos
O melhor é que esse mesmo Jesus de anos atrás ainda existe, e ainda muda tudo. O nosso calendário é divido entre antes e depois de Cristo, e minha vida tbm, existe a vida que tinha antes de conhece-lo e vida após Ele. Jesus é tudo, o impacto Dele é inegável.
Só para os ateus(crentes também) analfabetos funcionais entenderem: Pelo que consta no texto da moça, ela em nenhum momento disse que o fato do calendário ser dividido em antes e depois de Cristo é prova da historicidade dele.
Você consegue separar a sua fé - provavelmente herdada de seus pais, o que é muito comum em um país colonizado com viés católico - dos argumentos apresentados aqui nesse video? Jesus não é tudo, mesmo que consideremos a fé cristã comum, pois ele é uma parte da trindade. Nosso calendário ser dividido antes e depois de Cristo é simplesmente uma consequência do domínio da igreja católica durante as grandes explorações e colonizações. Eu acho que você tem que manter a sua fé, é até bonito, mas é preciso colocar o pé no chão e ser mais analítica.
Sou agnóstico, mas esse vídeo me fez perceber o impacto dessa figura histórica. Acredite ou não no cristianismo, a ideia de que um humilde homem da régiao da Palestina antiga conseguiu começar um culto a ele que abalou as estruturas de instituições históricas ali derrepente, é realmente algo extraordinário pra caramba. Ele foi alguém realmente extraordinário
Não, Tacito, Suetônio e Josefo são fraudes. Nenhum autor ou filosofo cita jesus e as coisas que aconteceram na narrativa. Os evangelhos tem varias citações do livro guerra dos judeus, no sentido mesmo de propaganda. Por exemplo: Josefo fala do filho do homem vindo sobre as nuvens com o pai e o filho, que ele diz ser Vespasiano e Tito Flavio, A MESMA COISA está escrita no evangelho segundo marcos. Todas as parábolas e profecias nos sinóticos são sobre os flavianos e os judeus na guerra de 70. "A geração não passará até que essas coisas se cumpram" É claramente uma referência a guerra judaico romana de 70.
@@Azansuentendo, mas eu não disse que era verdade essas coisas, quis dizer que pelo menos existiu alguém que começou isso tudo e impactou tão profundamente um grupo do seu tempo, que faria pessoas mais tarde o atribuírem todos esses feitos. Não acho que as coisas que aconteceram na narrativa é tudo verdade. Mas existiu essa pessoa que estava passando ensinamentos novos pra seus seguidores e estava desafiando a tradição dizer. E pra 1 século depois já ter tantos escritos sobre ele e o culto feito em torno dele, é pq ele teve muito sucesso em impactar pessoas que estavam com ele.
Sou uma pessoa que acredita fielmente na bíblia e sou cristã, e esse vídeo com certeza é extraordinário, ver uma pessoa imparcial, não tentando provar o tempo todo que ele existiu, como tbm não tentando provar que ele não existiu tornou esse vídeo magnífico e uma aula de historia maravilhosa, além de abordar de uma forma muito organizada as evidências. Parabéns pelo conteúdo, adoro muito seus vídeos.
Bíblia: Novo Testamento João 3:16-36 16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar. 18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
Jesus, sendo uma divindade ou nao, sendo uma fraude ou nao é com certeza a maior figura da historia humana, o cara simplesmente moldou a nossa historia. Guerras, mudanças de vida, educação etc. Tudo aconteceu por conta desse indivíduo, isso por si só torna ele impressionante, mesmo se ele for ficcional. Admiro a Jesus, principalmente vendo ele como um simples homem que moldou a historia de toda uma raça, se parar pra pensar é mais impressionante do que se ele fosse realmente uma divindade. Otimo vídeo.
Isso ninguém pode negar, pois é um fato, não opinião. E era um mero camponês no * do judas. É uma "façanha" mais que extraordinária. Para o bem ou para o mal o calendário que usamos é antes ou depois desse camponês da periferia do império romano.. eu só posso acreditar que esse cara foi de fato extraordinário para dizer o mínimo.
Sou historiador e Doutor em teologia, e quero parabenizá-lo pelo vídeo: um exemplo de integridade acadêmica. E, falo isto como homem de fé que ama a verdade!
Claudio Miranda o senhor é doutor em teologia... Entendi. Mas são só teorias, mesmo certezas . Certezas assim, nada. Então não adianta nada. Teoria não dá prova de nada. Então vou continuar ateia. Se o Sr. Tivesse feito doutorado em medicina por exemplo, aí sim o Sr iria fazer uma grande diferença. Maaaass!..
Desde sempre a religião foi usada como forma de controlar as pessoas, e de arrecadar dinheiro. Prática comum muito antes do cristianismo. Não é nenhuma novidade isso acontecer no cristianismo também
Me pergunto se já tinha ocorrido algo assim na época,muito provavelmente algum gnóstico maluco que tinha uma interpretação mais estranha a despeito de Jesus (e financeiramente viável ao mesmo).
Que aula!!!!!! Esse canal foi uma das melhores descobertas nesse RUclips. Sou cristã católica mas é maravilhoso como você aborda o conteúdo com base na pesquisa histórica, mostrando fontes a favor e contradições, porém suficientes para demonstrar que Jesus existiu sem ofender a fé e sendo um baita conhecimento para quem não segue religião. Incrível!!!! Incrível!!!!!
Uma fonte pouco citada é a de Mara Bar-Serapião, que foi um escritor sírio e filósofo estoico, que se tornou conhecido por uma carta que escreveu a seu filho, onde fornece uma das primeiras referências não-judaicas e não-cristãs sobre Jesus. No Museu Britânico está preservado um de seus manuscritos, sobre o qual F. F. Bruce assinala: “No museu britânico um interessante manuscrito que preserva o texto de uma carta escrita um pouco depois de 73 A.D., embora não possamos precisar a data. Esta carta foi enviada por um sírio de nome Mara Bar-Serapião a seu filho Serapião. Na época Mara Bar-Serapião estava preso, mas escreveu para incentivar o filho na busca de sabedoria, tendo ressaltado que os que perseguiram homens sábios foram alcançados pela desgraça. Ele dá o exemplo de Sócrates, Pitágoras e Cristo” Na carta, ele compara Jesus aos filósofos Sócrates e Pitágoras. Ele escreveu para incentivar o filho na busca da sabedoria, tendo ressaltado que os que perseguiram homens sábios foram alcançados pela desgraça: “Que vantagens os atenienses obtiveram em condenar Sócrates à morte? Fome e peste lhes sobrevieram como castigo pelo crime que cometeram” “Que vantagem os habitantes de Samos obtiveram ao pôr fogo em Pitágoras? Logo depois sua terra ficou coberta de areia” “Que vantagem os judeus obtiveram com a execução de seu sábio Rei? Foi logo após esse acontecimento que o reino dos judeus foi aniquilado” E ele continua, dizendo: “Com justiça, Deus vingou a morte desses três sábios: Os atenienses morreram de fome; Os habitantes de Samos foram surpreendidos pelo mar; Os judeus, arruinados e expulsos de sua terra, vivem completamente dispersos. Mas… Sócrates não está morto; ele sobrevive nos ensinos de Platão. Pitágoras não está morto; ele sobrevive na estátua de Hera. Nem o sábio Rei está morto; Ele sobrevive nos ensinos que deixou.” Catherine M. Chin (julho de 2006). «Rhetorical Practice in the Chreia Elaboration of Mara bar Serapion»
Sim, embora ele possivelmente consultou fontes cristãs, é a visão de um não cristão sobre Jesus após 70d.c como um líder(rei) sábio que foi morto injustamente pelos judeus e sua doutrina permaneceu.
Me converti quando ainda estava na faculdade de História, entendi verdadeiramente e fui alcançado pelo evangelho de Cristo, e sem dúvidas foi o melhor evento que aconteceu em toda minha vida.
Simplesmente mais um enganado pelo Sistema Religioso, a maior Facção Criminosa assegurada por lei na nossa Constituição Federal registrada em cartório com CNPJ, pequena igrejas e grandes negócios. Onde as ovelhas 🐑 não passam de moeda de negociação.
Filosofia de jesus: Lucas 12 :51-53 "⁵¹ Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; ⁵² Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. ⁵³ O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. "
"²⁶ Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. ²⁷ E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. " Lucas 14:26,27
Marcos 3 :31-35 "31Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. 32Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram". 33"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. 34Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 35Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
"³⁴ Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; ³⁵ Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; ³⁶ E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. ³⁷ Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. ³⁸ E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. ³⁹ Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. " Mateus 10 :34-39
Excelente exposição. Todo historiador, moderno, deveria praticar a isenção intelectual que você pratica nas suas exposições. Elementos de crença ou não crença não pertence a discussão histórica. Isso você faz com maestria acadêmica razoável e admirável. parabéns
Neutro nem sabão de bebê é, só os fatos dele ter escolhido Jesus (consciente ou inconsciente) pro vídeo e não outro já é uma posição, o que faz do trabalho dele incrível e que realmente falta em muito historiadores é o rigor metodológico, mas o que não é isenção, é o oposto por sinal, rigor metodológico é saber de onde está falando e pra quem ta falando e consequentemente fazer um trabalho honesto
@@joaolenon5525continua sendo historiador. Você aprende na faculdade de história que não existe neutralidade. O problema é que vocês não entendem o que se trata essa história de neutralidade.
Mais um vídeo sensacional! Eu sou cristã e amo acompanhar seus vídeos sobre a Bíblia, personagens bíblicos, tudo sob uma visão histórica. É enriquecedor entender que a nossa fé vem de uma construção social e que a história tem seu fator primordial em tudo. Alguns podem não gostar de ter suas crenças questionadas, mas para mim é incrível. Saber que independente de em qual século estamos sempre estaremos longe de conhecer 100% da verdade e nunca seremos donos da história.
Ótimo comentário e parabéns pela lucidez! Essa "boa vontade" intelectual em abrir-se para o diálogo com o diferente, o divergente, com a diversidade de perspectivas e de fatores que incidem sobre um mesmo tema, é, na minha opinião, um grande presente (talvez um dos maiores) que você é capaz de conceder a si mesma e àqueles ao alcance da sua influência. Digo isso, pois que eis aí uma das premissas para o desfrute da verdadeira Felicidade: Aprender a aprender com sobriedade! Somente com a ajuda dela, a sobriedade, é que podemos começar a vislumbrar o tão grandioso e complexo "gradiente da vida"!!! E a referida sobriedade, por sua vez, requer fundamentalmente o empenho da tão valiosa, laboriosa e raríssima boa vontade intelectual!!!!
Muito fofo seu comentário e tudo o mais, mas só um detalhezinho que gostaria de salientar é que você deixou de ser cristã no momento que disse que " a nossa fé vem de uma construção social". Desse ponto pra frente você é no máximo alguém que flerta com a história da religião cristã e as práticas cristãs. "Ah, então ser cristão é ser burro e blá blá blá?" Bom... Eu não disse isso e você pode entender como bem quiser, pois eu somente disse que Cristã você SIMPLESMENTE NÃO É. "E quem é você para afirmar isso?" Não estou afirmando como se estivesse criando essa verdade agora pelo meu próprio poder. Na realidade, o correto seria dizer que eu estou INFORMANDO uma afirmação que se deduz tanto nas escrituras das bases do cristianismo. Uma passagem interessante é 1 Coríntios 15:14 o qual diz que "se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé". Ou seja, o cristão verdadeiro não pode acreditar que cristianismo simplesmente tenha surgido por ocasião de fatores das relações sociais, teve um ato operativo direto da parte de uma entidade metafísica, fora disso você é simplesmente um descrente. Na realidade, nem lhe classificaria como descrente, pois parece que você era cristã mais ou menos normal antes, portanto, classificaria você como apóstata. Em outra língua, está no mesmo barco que um Tertuliano, um Darwin - nem pense em ficar emocionada achando que por estar do lado do Darwin está do lado da ciência, o que não falta é cientistas cristão como o Newton, Roger Bacon e poderia mencionar um Lemaitre também - ou um Adam Neuser.
@@davialmeida4667 entendo seu ponto de vista, até porque no próprio vídeo fala-se sobre a fé dos cristãos que é em algo absoluto e q não precisariam necessariamente de provas para manter sua fé. Mas entender que a Bíblia é só um livro, editado, por várias pessoas, em diferentes séculos e com diferentes pontos de vista, não me deixa cética de q ela não traga verdades, porém não a absoluta. E nem eu nem você estávamos lá para provar nada do q nela está dito. Por isso historiadores têm maior poder de fala nesse momento, pois uma fé sem razão também é morta (isso tb é bíblico, veja q legal). Cristão é quem acredita em Cristo, isso é fato e eu acredito. O q digo sobre uma fé construída socialmente é o fato de hoje a religião ser beeeeeem diferente do q é relatado nos livros antigos, isso pq não vivemos na mesma região, muito menos no mesmo século. É óbvio!!! E enquanto houver humanidade ela seguida se moldando a sociedade. Não vejo como certo ou errado, mas isso é a prova de nós como seres pensantes estamos a todo tempo repensando sobre nosso comportamento é sobre aquilo q acreditamos.
@@alinaferreiracordeiro9173 se você não crê na bíblia você crê em si mesmo para dizer o que vale ou não crer na bíblia. Eu ia advertir o comentário do colega anterior, mas pelo visto ele pegou num ponto certeiro. Se você não crê nas Escrituras que o próprio Cristo reafirmou, ou que o agir de Deus é soberano pra fazer com que as Escrituras chegassem até nós de acordo com sua vontade, há problemas na sua fé. A bíblia é sim absoluta e isso se torna evidente conforme estudamos ela mais e mais! Assim com os milhares de manuscritos copiados no primeiro século que serviram de restauração. Hoje nós temos em mão o texto original. Por favor não caia na armadilha do inimigo que busca descredibilizar a bíblia, porque ele bem sabe e e astuto pra fazer que não crendo na Escrituras tal como está escrita, você é suscetivel às enganações.
Um das coisas mais interessantes de tudo isso, é que alguns romanos e judeus citados no vídeo que escreveram sobre Jesus, não somente não negavam que ele teria existido, como também admitia que ele fazia milagres ao dizer que ele os fazia por "feitiçaria aprendida no Egito".😮
Essa é uma forma de interpretar. Ou o que ele fazia não eram milagres, mas coisas avançadas para a época, ou truques. Mas pode ser que sejam coisas simples como remédios naturais também...
@@1gorSouz4Se era tido como feitiçaria era algo que a medicina da época estava longe de explicar ou dar conta. Considerando que Roma dominava o "mundo" inteiro na época, eles não saber explicar os casos miraculosos de Jesus é no mínimo intrigante.
Se você analisar documentos da inquisição, por exemplo, você vai encontrar uma série de relatos de pessoas que afirmavam com a maior certeza do mundo que viam seres misteriosos, diabinhos correndo pelas florestas e coisas do tipo. A História, a Arqueologia e outras ciências auxiliares dão conta apenas daquilo que está na realidade material. Especulações mágicas estão além das linhas que delimitam a ciência, mas é bastante interessante estudar essas questões.
@@vocedissepipoca5917Sim é intrigante de fato, porém não é impossível que ele realmente tenha utilizado de técnicas medicinais, como exemplo eu lhe dou o fato histórico que foi a perseguição às mulheres que eram acusadas de "bruxaria". Acredito que vc já tenha ouvido falar sobre, o ponto é q essas mulheres foram acusadas injustamente pois elas faziam uso de ervas medicinais para curar doenças e não havia absolutamente NADA relacionado a "bruxaria" ou a qualquer outro tipo de coisa "espiritual" como por exemplo "milagres de cura".
9:34 Excelente ponto a ser citado. No cristianismo primitivo, especialmente nos primeiros séculos, havia uma diversidade de crenças e interpretações em relação a Jesus e sua natureza divina. Essa diversidade refletia as diferentes tradições e perspectivas teológicas presentes na época. No início, o movimento cristão era composto por seguidores de Jesus, que eram predominantemente judeus convertidos. Para muitos desses primeiros cristãos, a figura de Jesus era vista principalmente como um profeta e messias, enviado por Deus para trazer redenção e cumprir as profecias do Antigo Testamento. No entanto, ao longo do tempo, à medida que o cristianismo se expandia e entrava em contato com outras culturas e filosofias, houve uma evolução gradual das crenças cristãs em relação à divindade de Jesus. No Concílio de Niceia, em 325 d.C., foi estabelecida a doutrina da Trindade, declarando que Jesus era consubstancial ao Pai, ou seja, de natureza divina. É importante notar que a crença na divindade de Jesus não era universalmente aceita ou entendida da mesma forma pelos primeiros cristãos. Existiam diferentes correntes de pensamento, como o adocionismo (que via Jesus como um ser humano adotado por Deus), o subordinacionismo (que via Jesus como subordinado ao Pai) e o modalismo (que via Jesus como uma manifestação ou modo de existência de Deus). Foi somente após a consolidação da Igreja e a adoção de uma ortodoxia cristã específica que a crença na divindade de Jesus se tornou um elemento central e fundamental do cristianismo predominante. No entanto, é importante reconhecer que a diversidade de crenças e interpretações sobre a natureza de Jesus persistiu ao longo da história do cristianismo e ainda é encontrada em diferentes denominações e tradições cristãs contemporâneas.
A divindade de Cristo e consubstancialidade com o Pai estão presentes claramente nos evangelhos e escritos apostólicos. Sua auto proclamação de divindade foi inclusive uma das acusações que levaram a sua morte. As correntes que pregavam ideias diferentes foram inclusives a causa de algumas das epístolas apostólicas escritas visando combatê-las. Atribuir o surgimento da doutrina da divindade ao concílio de Niceia é ignorar o texto bíblico.
O problema é que essas doutrinas em que Jesus não é um ser divino são tardias, existem mais evidências de seitas cristãs afirmando que os evangelhos são mitos e que Jesus nunca encarnou [as epístolas de Inácio discutem isso, assim como a falsificação de 2 Pedro] do que de seitas afirmando que Jesus era um ser humano deificado ou que ele nunca foi um ser divino. O subordinacionismo é explicitamente defendido nos escritos apostólicos de Paulo e na epístola aos Hebreus, enquanto o modalismo parece ser promovido no evangelho de João.
@@matchevos oque ele quis dizer e que foi apartir dali que de forma simples e direta foi dito a todo ser que jesus e Deus sao o mesmo ser. jesus tinha essas, de dar metaforas, embora certeiras, pra uma pessoa que ouvia de quem ouviu de alguem era dificil entender, foi so quando houve a consolidacao da igreja que foi possivel que os ensinamentos fossem passados de forma pura. como ele disse, os ensinamentos eram dificeis de serem trazidos a todos porque muitas vezes era por fala, ai misturava crenca grega com crista, ou romana, ou celta, e por ai vai.
@markstein2845 é porque é algo complexo mas so vc ve toda a biblia dizendo sobre ser só Deus o Pai mas eu acredito na divindade de Jesus pois Ele é filho de Deus,mas o próprio diz em João 17: 3 E a vida eterna é isto: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo. 4 Eu te glorifiquei aqui na terra, completando a obra que me deste para realizar. 5 Agora, Pai, glorifica-me e leva-me para junto de ti, para a glória que tive a teu lado antes do princípio do mundo. E fica mais fácil quando vc vê que os apóstolos eram judeus,e se vinhesse um homem dizendo sendo outro Deus pois não há como ou é ou não é e se falar que são um ignorando que são diferentes entra no unitarismo onde Jesus e Deus são um só Deus,além disso um dos próprios textos que comprovam a divindade de Cristo demonstram que Ele não é Deus. ⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. ⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens Filipenses 2:6,7 Como alguem pode ter a forma Deus e não ser igual a Deus?simples Ele é o filho de Deus sendo divino pois é filho e não sendo Deus pois só há um o Pai,e o apóstolo Paulo o enxergava assim tanto que em 1 corinthios 8 e em INUMEROS textos(coloquei em maiusculo para entender que n é só 1 mas dezenas talvez)se fala disso ⁶ Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Coríntios 8:6 Deus o Pai como Deus,Jesus sendo filho de Deus e sua imagem pois é filho afinal de contas. ²⁹ O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Marcos 12:29 Esse é o recito de Israel até hoje e o intuito dele era pra lembrar que Deus é o único Deus. E tantas e tantas vezes Jesus disse e ressaltou pra crer somente no Pai como Deus.¹² A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3:12 E no próprio apocalipse separa Deus e o cordeiro diversas vezes. Então a resposta é que interpretação erroneas foram feitas ate por conta do judaismo do qual mt das vzs a igreja católica se afastou pois o via com repudio,mudando até mesmo o mandamento do sábado da qual Deus do qual nem Jesus mudou o dia,totalmente errado,trocaram oque estava escrito por interpretação e entendimento so pra encaixar a doutrina da trindade que não tem base além do fato de Jesus ser a imagem de Deus (é o Filho então é Deus em essência)mas não ser Deus o todo-poderoso,e a citação Dele ser um com o Pai da qual digo que dezenas de versiculos provam o contrário,mas isso não leva a salvação só Jesus
Simplesmente brilhante essa explanação! Própria de um historiador que não toma partido sobre o que transmite, o que nos proporciona formar nosso próprio raciocínio acerca do assunto em questão. Para tanto, ele ainda oferece elementos para que desenvolvamos nossa análise crítica. A narração do apresentador é impecável e conveniente para maior credibilidade, sem gírias, sotaque perverso ou entonação robótica. Tudo bem natural com uma cadência perfeitamente adequada. Coroando essa aula de bom senso, ele não comete a incoerência de tantos outros que pedem like e inscrição ANTES de apresentar o vídeo.
11 месяцев назад+52
Há um ano, quando resolvi abrir meu canal de história, acabei encontrando o teu canal e você tornou-se uma grande inspiração para mim. Um dia espero chegar na tua qualidade de vídeo. Abraços!!!
Concordo plenamente. Jesus de Nazaré realmente existiu entre os Homens, muitos creram nele e outros muitos não creram até hoje, mais realmente existiu.
Eu já era apaixonado pelo jesus da BIBLIA, e depois de conhecer essa história sobre ele, vejo o agir de DEUS em preservar a existência da graça que ele traz! O glória Jesus.🙋🏻♂️
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
"Então, se uma pessoa fraudulenta e astuta, que sabe tirar vantagem da situação, vem entre eles, essa pessoa pode ficar rica em pouco tempo enquanto rí dessas pessoas tolas." (Peregrino, 513) Dois mil anos depois e ainda tão real!!!
@pedrolagoa7942, olha irmão título acadêmico não salva ninguém e como dizia Jesus, o Cristo "ninguém vem a mim se o Pai não o autorizar". Recentemente cientistas americanos e da Universidade de Pádua na Itália confirmaram a autenticidade do Sudário de Turim, aparentemente com técnicas não conhecidas até hoje. É sempre bom lembrar que o Nazareno venceu o Império Romano(Roma atual); se firmou na Idade Média e venceu o nazismo e o comunismo(ex-União Soviética) na Idade Contemporânea, existe ser humano similar?
Uma coisa é certa, caso todos seguissem os ensinamentos de Jesus, ele sendo filho de Deus ou não, nós estaríamos vivendo num lugar muito melhor. Historicamente nunca houve dúvida na figura de Jesus.
creio em Jesus , porque sua palavra trouxe mais tolerância , respeito e doçura entre os homens, nada melhor que isso para provar , não instigou o mal ou a violência entre as pessoas 🙏
Admiro sua maneira catedrática de narrativa sem ser tendencioso...Você foi fiel as evidencias que estudou e pesquisou e com maestria....A prova que Jesus existiu certamente e totalmente verídico....e suas palavras , promessas também ate suas profecias ....isto tudo quer dizer que que também que suas profecias pro futuro e suas promessas aqueles que seguem os seus ensinamentos também... e nestes 2 mil anos o mundo tem ganho com sua existência...e se hoje no mundo ocidental ainda somos modelos pro.mundo oriental e se chegamos ate aqui graças aos seus ensinamentos preciosos e maravilhoso o qual a qualquer um independente de classe social e raça...todos entendemos seu grande amor e seu sacrifício na cruz do calvário...Jesus de Nazaré o Cristo...e amado e lembrado todo o tempo em nosso tempo....e jamais será esquecido....pois ele e sim nosso bom pastor e salvador ! Amem....
Ahahah sei não. Vcs já leram os comentários? Se sobre jesus já rolou esse ódio todo... As pessoas não estão preparadas para discutir religião civilizadamente. Impressionante.
@@flavioferreira6220 Infelizmente é verdade, muitas pessoas não são capazes de manter a civilidade quando confrontadas por pontos de vistas diferentes, não há nenhum problema em discordar, desde que seja de maneira respeitosa. Mas acredito que não devemos evitar vídeos ricos em informações como esse da historicidade de Jesus de serem produzidos só por acabar gerando desentendimento em certos grupos (nesse caso, tanto nos ateus militantes quanto nos crentes mais fervorosos), conhecimento é sempre bem-vindo, acredito que muitas dessas discussões se dão devido à ignorância, e nada melhor que combater a ignorância com conhecimento.
Bíblia: Novo Testamento João 3:16-36 16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar. 18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”😊
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
Vi teu vídeo hoje, e comento: MONSTRO! AULAS! Deus seja louvado pela tua habilidade e pela sabedoria que Ele te deu para conduzir esse conhecimento. Feliz DEMAIS por isso!
Duvido que alguém consiga tirar uma fotografia em qualquer época do amor que tenha no coração de uma pessoa, ainda mais se tratando de jesus Cristo. Mas estou amando essa investigação porquê se trata de alguém muito especial. EU ACREDITO NO DIVINO
Que maravilha de vídeo. Já tinha pesquisado a anos atrás sobre esse assunto e encontrei os mesmos textos e referências. Por mais que exista tantas inverdades sendo feitas e pregadas através do nome de Jesus, eu ouso dizer que creio que Ele não só existiu, mas que Ele existe. Eu não sou católico, muito menos evangélico, mas decidi por a prova o que a Bíblia diz a respeito de Jesus, e desde 2007 eu desfruto de uma paz tão incrível que nunca senti na vida, que sei dentro de mim com toda certeza que é resultado de um relacionamento com Jesus, de forma simples e verdadeira. Infelizmente o evangelho foi tão desacreditado e descredibilizado por conta dos escândalos e dos falsos profetas. Mas isso não anula a verdade que existe em quem realmente busca, lê a Bíblia, entende e tem um encontro de verdade com Jesus.
Fico muito feliz em participar do seu conhecimento você é muito inteligente mesmo, e sempre observo que trabalha na neutralidade assim muitos que se dizem ateus estão também participando do seu canal suas aulas são uma bênção, e assim está escrito que todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que só o senhor é Deus 😂😂😂😂Glória à Deus aleluia 😂😂😂
Para uma visão histórica... Um estudo muito bem detalhado e bem explicado! Para reforço do cristianismo... Mais uma confirmação da vida em carne e sangue do unigênito Filho do Altíssimo ❤
Se Jesus Cristo não tivesse existido, seu nome e seu legado não teriam perdurado até os dias atuais, ou seja, por mais de 2 mil anos e perdurará até o fim da humanidade, pois ele veio a terra e ainda hoje existe em nossos corações e no dia que eu me for, receberei o seu abraço e aconchego. 🙏🏻
Que aula incrível! Aprendi, sobretudo a como investigar as fontes e que mesmo reunindo fontes que digam algo diferente é possível usa-las de forma a comprovar i que outras fontes dizem.
A fé é extraordinária, é um fenômeno químico e quântico literalmente. É o crer sem ver. Adorei o vídeo como cristã, mas de fato quem é cristão de verdade não precisa de evidências para acreditar, isso é a fé.
Tenho uma mente cartesiana, daí acabei levantando várias dúvidas sobre Jesus ao longo da minha vida. Porém, me convenci: como um texto, de dois mil anos! não perde o seu significado e importância? Como esse texto tão antigo, não “sai da moda”? Como se consegue ler e compreender vários níveis desses desses texto, escritos por homens, provavelmente, tão simples? Acho bem Impossível essa visão. Então, cartesianamente, passei a acreditar e a , pelo menos, tentar regrar minha vida pelos ensinamentos e lógica amorosa de Jesus Cristo.
Uma coisa que também eu percebi sobre Jesus que aumenta minha fé Nele é o seguinte: Jesus foi um judeu e, consequentemente, vivia dentro de uma cultura que era fervorosamente monoteísta, para os judeus, só havia um Deus, e somente Deus era Todo-Poderoso. Os Evangelhos relatam de que Jesus curou cegos, leprosos, mancos, surdos, andou sobre as águas, acalmou a tempestade, expulsou demônios, perdoava os pecados das pessoas, ressuscitou mortos, alegou ser o fôlego de vida e principalmente alegou ser o próprio Filho de Deus, para os judeus, somente Deus seria capaz de tudo isso e para eles esse Deus era único. Então vamos pensar: Se os milagres que Jesus realizou eram apenas boatos e lendas para divinizar a figura de Jesus e as alegações que ele fez sobre ser o Filho Deus fosse tudo mentira ou o delírio de um lunático, então, era para o Cristianismo simplesmente ter desaparecido com o tempo porque uma seita como essa jamais iria ser aceita e sobreviver dentro do Judaísmo.
@@suzanamaluhy9307 Sim, mas Jesus foi aceitado e pregado por um grupo de judeus que consequentemente espalharam Sua mensagem por todos os lugares do mundo conhecido daquela época
@@patrickjanuario3291Sim, sempre esquecem que Jesus era judeu, os apóstolos e o maior deles, Paulo, eram judeus, as multidões que o seguiam eram de judeus. Os judeus são o povo escolhido, mas Jesus nos abraçou a todos, indistintamente!
Virei fã desse cara. Sou apaixonado por história, mesmo não ter finalizado meu bacharelado na área. Mas achei suas ponderações de extremo bom senso. Parabéns pelo trabalho!
As evidências não biblicas com as afirmações bíblicas e as minhas experiências com o senhor Jesus, me dão a segurança de que que o meu futuro é o céu. Voce foi excelente!
@@sebastiaocardoso4290 As evidências históricas como as arquiologicas e textuais embora limitadas, com os evangelhos e as minhas experiências pessoais com o senhor Jesus, posso confirmar que o Jesus histórico e o Jesus eterno sempre existiu.
Trabalho fenomenal, parabéns pelo vídeo, daria facilmente um documentário na grande mídia e mais imparcial e verossímil do que tudo que já vimos até hoje!
Encantada com a sua maneira de expor esse assunto, que tem gerado muita polêmica e curiosidade, mas você conseguiu nos dar uma verdadeira aula da história antiga ligando os pontos dos fatos com clareza. Desde já agradeço por esta e por todas as outras ( que ainda na o assisti ) aulas. 😃🙏
Entrei recentemente em discussões sobre o inferno e sobre ele não ser como o imaginário popular indica. Muito disso devido às traduções das palavras "sheol" e "geena" para "inferno", e as descrições do livro do apocalipse. Lembrei dos teus vídeos sempre tão esclarecedores desejando que houvesse um sobre o assunto e vim pedir/sugerir um vídeo sobre as interpretações judaico cristãs do inferno e suas fonte. Fazendo ou não esse vídeo, obrigado pelo ótimo conteúdo na internet.
Muito bom e completo o vídeo, considerando uma duração mínima diante de uma questão tão ampla. Sim, Jesus existiu. Os relatos aqui em si, já afirmam isto. Mas, pelo lado espiritual da questão, a Bíblia faz uma referência simples e, para mim, uma das mais importantes: A LETRA MATA, MAS, O ESPIRITO VIVIFICA. Ninguém se obriga à aceitar a verdade espíritual por trás de Jesus. E aprender e estudar deve ser uma constante para aqueles que crêem que Ele é o Messias esperado. Entretanto, vivificar o espírito exige um relacionamento pessoal, um conhecimento particular Dele e sobre Ele. Sempre haverão aqueles que vão criar invencionices em Seu nome. Mas, e quando é com você? E quando você vive um milagre? Quando acontece um livramento, uma cura, enfim? Esta é a diferença de um cristão verdadeiro e os que não crêem Nele como Salvador que nos leva à uma vida sobrenatural e eterna. E, como cristã, o que posso dizer, sem medo é: questione, viva suas próprias experiências, entenda que falar sobre alguém de quem se ouviu falar é uma coisa, mas, quando conhecemos quem falamos, não há há ninguém que nos convença de qualquer coisa diferente. Eu realmente amei o vídeo: achei inteligente e bem direcionado. E o desafio, não meu rs quem sou eu, mas, particular, pessoal para quem ainda tenha dúvidas sobre Seus milagres, Sua salvação e todo Seu amor é fale com Ele, só você, Ele , escondida e discretamente em seu próprio quarto. É assim que se tem as respostas para perguntas espirituais: quando VOCÊ (eu, cada um de nós) passa a fazer parte da própria história que estamos (legitimamente) questionando. Espero ver mais conteúdos assim ❤🙏 Deus abençoe
Excelente resenha! Creio na existência do Jesus histórico e que ele tenha sido um ser tão excepcional que foi capaz de motivar seus seguidores a enfrentarem todo tipo de perseguição sem desistir de divulgar seus ensinamentos. Não a toa nosso calendário é dividido em AC. e DC.
Então ele era louco. Um louco motivou seus disciplulos a morrer por uma mentira, e os discipulos era burros que acreditaram. Tudo uma histeria coletiva. Ou ele é a Verdade, e os discupulo morreram por saber a Verdade. Não dá pra acreditar em Jesus histórico e ignorar o que ele falou: Sou o Filho de Deus.
@@DRPenhaPessoas morrem pelo que acreditam desde que o mundo é mundo. Nazistas morreram para defender seu país mesmo estando errados de qualquer ótica moral O trilema de Lewis é estúpido, pois ele comete uma falácia de falsa tricotomia, não há apenas 3 opções, existem inúmeras possibilidades Jesus existiu, encontrou uma maneira de resolver um problema no mundo, disse que ele era um enviado de Deus para que dessem atenção á ele e através disso passou sua mensagem Outros que também tinha mensagens que queriam passar fizeram isso, Budha por exemplo passou sua mensagem pois acreditavam que ele tinha alcançado um estado em que era imune ao sofrimento e por isso ouviram ele Por favor, nunca use o trilema de Lewis... Pessoas morrem por mentiras pois acreditam nelas e porque pessoas são num geral mais burras que outras
Eu sempre acreditei em Jesus Cristo, mas depois que resolvi estudar por conta própria a palavra de Deus passei a acreditar ainda mais por que suas verdades pregadas a séculos atrás ainda convence até hoje por que trata-se da verdade, eu respeito o trabalho dos historiadores e cientistas, mas os ensinamentos de Cristo me basta.
Amei o seu vídeo! Bom, eu realmente acho que temos coisas demais pra afirmar a existência de Jesus. Gosto de como autores Grego-Romano escreviam sobre Jesus, mesmo que não gostassem de quem ele foi, os autores deixava explícito que existia um homem que fez surgir o povo Cristão.
mas milagres existem? pq hj em dia os milagres nunca são comprovados ou são sempre feitos para curar doenças "invisíveis" e nunca algo óbvio como cegueira ou um braço amputado? acho tudo isso muito estranho.
@@gimmekromer1151convido você a pesquisar sobre o manto de Nossa Senhora de Guadalupe, o milagre do sol de Nossa Senhora de Fátima e os milagres da gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Há também o milagre Eucarístico de Lanciano. O próprio fato da Igreja Católica esta de pé há mais de 2000 anos já é um milagre, visto que a Igreja sofreu diversas perseguições e teve muitos maus papas.
@@marygamescartoon3981 todo mundo queria, por isso que é fácil ludibriar todos com uma história que o mundo quer crer, mas Papai Noel também as pessoas gostam.
Esse vídeo foi uma verdadeira aula que mistura História Arqueologia e Teologia! Olhando todas essas menções de Romanos e Judeus do 1° século sobre o surgimento da misteriosa "seita cristã", me levam à crer mais ainda que realmente existiu um homem chamado Jesus e que este homem fazia prodígios!!✝️🙏🙌🙌
Uma grande qualidade desse vídeo é a maneira organizada com que você apresentou todas as evidências históricas disponíveis a respeito de Jesus. Parabéns!👋
Bíblia: Novo Testamento João 3:16-36 16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar. 18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”
Ola! Nao conhecia teu canal, e nem cheguei a assistir o video todo, tive que parar aos 20 minutos para poder vir te parabenizar amigo, pois sua oratória é muito boa, e a quantidade de informações que estao presente na sua analise é surpreendente, absorvi mais coisas em 20 minutos o seu conteúdo que qualquer outro documentário ligeiramente maior, e outro detalhe o fato de você abordar os documentos, as informações, evidências que tem, sem querer afirmar ou renegar a existência do ser, esta Excelente. Posso dizer que o vídeo esta o mais parcial possivel, e isso é ótimo, mais uma vez parabéns!
O vídeo está muito bem feito, like 👍 Eu penso que, se nem os céticos, críticos e perseguidores da igreja na antiguidade (como os filósofos Crescens e Celso, ou os imperadores Maximino e Juliano) negaram ou duvidaram que Cristo existiu, então não há mais motivos para que alguém negue ou duvide hoje. No fim, qualquer argumento usado contra a existência de Cristo pode ser aplicado a qualquer figura histórica da antiguidade e levará a mesma conclusão, ou o argumento é inválido, ou a figura não existiu, seja o silêncio de fontes contemporâneas ou a presença de histórias miraculosas e contraditórias (isso se aplica a Apolônio de Tiana, Sidarta Gautama, os rabinos e profetas da Judéia romana, até mesmo Sócrates e o imperador Vespasiano não estão isentos desses problemas).
Eu geralmente assisto os seus vídeos com algumas músicas críticas , porém nesse vídeo não tenho absolutamente nada. Parabéns esse foi o melhor vídeo do seu canal que assisti até hoje.
Impossível encontrar restos mostais de Nosso Senhor Jesus Cristo porque ele RESSUSCITOU e ASCENDEU aos céus! Feliz Páscoa! Deus abençoe e ilumine a todos.
Sempre existiram as pessoas que sabiam sobre a fraude. Ao decorrer da história imagine quantas não foram caladas... Louvam a morte, como se a vida fosse inferior a norte. Malditos.
Agora precisamos de uma parte 2 sobre as evidências histórias sobre quem foi Jesus e o que ele supostamente teria feito (sei que muitas das teorias se baseiam na relação dele com os Batistas e os Zelotes, 2 grupos religiosos fortes na época, gostaria de saber mais)
Boa noite a todos! Ouvi o vídeo partes interessantes que me fizerem refletir. Eu gosto de refletir! As evidências da existência de Jesus está no cumprimento das profecias; basta olhar para os sinais. Tudo que Ele profetizou vem se cumprindo. Me impressiona. Viver pela fé não é pra muitos. O próprio Mestre da Verdade disse que na sua volta encontrará fé na terra? Isso me assusta pois o que mais vejo é coração esfriando...😢 este é um grande sinal. Outro sinal é olhar para o relógio dizer que hoje é 3 de Julho de 2024 e ja chegou no ano de 2030... numa piscada o tempo tá voando. Jesus disse sobre o tempo abreviado... Sempre buscam criar estórias que não aconteceram para invalidar as Escrituras, por isso busco pela verdade para não ser enganada. Não e fácil é uma caminhada dura mas é a melhor. Desejo tudo de bom para todos. Vamos cuidar de nossa fé para que nosso coração não fique frio...! Eu creio nas Escrituras. Agradeço pelo belo trabalho. Deus abençoe!
Eu tô pasma, primeiro pela qualidade do vídeo, segundo porque adorei o formato e me lembrou dos formatos de aula de alguns professores da UFMG, fui ver e você também estudou por lá hahaha. Qualidade impecável! Parabéns, Henriquee.
Esse vídeo virou uma chave na minha cabeça sobre como Cristo é antigo. Como sou cristã e tenho a figura de Jesus muito presente na minha vida, nunca me dei conta como ele é antigo
Irmão com toda sinceridade do mundo te digo que este é um dos pouquíssimos vídeos mais bem trabalhado que já vi. Com argumentos sensatos apresentando materiais detalhados, com um ótimo texto, com áudio excelente, com imagens singulares...resumindo, o vídeo ficou incrível. Não sei como vc encontrou tantas informações mas mostra a grande dedicação e empenho para está produção. Parabéns de verdade 👏👏👏
Finalmente!! Feliz Natal pra tds! São tantas referências históricas que fica difícil duvidar da existência do Cristo Histórico. Parabéns professor. Pesquisa primorosa
A verdade é que existe uma vasta documentação que demonstra que Jesus é uma cópia de mitos solares como Mitra, Krishna, Hórus, Apolo. As histórias messiânicas são iguais além da mesma alegoria de ressurreição como nas outras histórias... também plagiou a história de Apolonio de Tiana. Sinto lhe informar também que deus não existe: é apenas uma crença para confortar as pessoas diante das fatalidades da vida. Os maiores intelectuais e inventores do mundo eram ateus (Nietzsche, Schopenhauer, Foucault, Sartre, Deleuze, Freud, Oppenheimer, Steven Hawkings, etc) O mito de Cristo foi basicamente um plágio de outros mitos solares ainda mais antigos, como o de Krishna, Mitra, Apolo, Osíris e Hórus e existe uma vasta documentação provando isso. E o historiador Joseph Atwill demonstra que jesus foi uma invenção romana para evitar rebeliões judaicas, como a dos zelotes, inspirando assim o pacifismo entre os judeus, e cogitando que eles pagassem os impostos (Dê à César o que é de César) Religião sempre foi uma ferramenta de poder, seja nas religiões teocráticas orientais, seja na política ocidental. Onde tem religião tem ganho de dinheiro, lucro, controle social e coisas piores como na reportagem... Mas a religião nunca vai acabar, pois as pessoas são como crianças e crianças precisam de fábulas
Jesus existiu e voltara quando menos esperarmos..a nossa fe é que nos dá a esperanca de um dia voltarmos a viver em comunhao com Deus no reino dos ceus..amem!!gratidao pela informacao interessante da tematica e bem desenvolvida..bem haja!!❤❤❤❤❤
As referências, como sempre, estão na descrição do vídeo!
Não existe traduzir nome proprio. Isso que você esta fazendo é manipulação de fatos. Não tem como uma pessoa chamar Jesus sendo que o nome dela é Yeshua . Jesvs é titulo nunca foi nome prprio.
A partir do momento que você muda o nome de uma pessoa para o grego e oculta o nome verdadeiro. você dá um falso dado.
Okay, mano
Excelente trabalho!
@@soseeuquiser esse pensamento a gente tem hoje, antigamente eles traduziram pra ficar mais fácil na boca do povo. Hoje já se vê muita gente chamando pelo nome verdadeiro Yeshua ou ainda Yehoshua
O fato de uma aula como essa ser gratuita pra qualquer um assistir é uma das maravilhas do nosso tempo.
Ótima observação!!!
Exatamente!
aula imbecilizadora.
so falou oque vc queria escutar
@@tonycesar9268Falou baseado em evidências
que trabalho incrível. Eu sou agnóstico, tenho uma mãe que é crente. Fiquei com vontade de compartilhar esse conhecimento com ela, eu acho que ela talvez vá gostar de saber dessas evidências e fatos documentados. Pois a falta de documentações é sempre um contra-ponto que eu levanto.
O seu trabalho, é um esforço legítimo que, acredito eu, deve agradar quem é cristão e quem não é.
Por 44 minutos, me senti no melhor curso de teologia/história do mundo. Não tenho palavras para descrever isso. Muito obrigado!
DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXSTE
DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXSTE TU DESGRAÇADO DONO VIDEO DESGRAÇADO RELIGIOSO DESGRAÇADA DÍOS PRESIZA DE POETA ENTAO DIOS YUOYW JESUS CRISTO SATANAS NAO TOCO SOCA NÓ YUITUDE ORIGINAL CIU DESGRAÇADO RELIGIOSO DESGRAÇADA DEUS JESUS CRISTO SANTANA NAO EXSTE
Pode haver divergências por causa da época e da cultura, o grego é o aramaico são a mesma escrita com pronúncias diferentes, assim como o espanhol do México, da Bolívia, Peru entre outros
@@carlosmalveira6802 DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXSTE
Tem muitas evidencias que Jesus existiu. A existencia de Jesus é praticamente unanime na academia. A discussion é se ele era ou Nao Deus. E tem mais evidencias arqueologica da vida de Jesus que muitos outros personagens historicos
cara eu sou tão apaixonada pela história antiga, questionar, debater, duvidar se realmente existiu ou não é muito bom
Não é para se debater, são dados e fatos científicos.
@@victordino falou besteira viu
Eu tbm sou fascinada pelo início da humanidade. ❤
@@EvanildoSilva4 kkkkkkk calma ai
O melhor é que esse mesmo Jesus de anos atrás ainda existe, e ainda muda tudo. O nosso calendário é divido entre antes e depois de Cristo, e minha vida tbm, existe a vida que tinha antes de conhece-lo e vida após Ele. Jesus é tudo, o impacto Dele é inegável.
Só pra lembrar... não existe apenas um calendário no mundo! KKKK...
ok
A moça pensa que só existe o ocidente no mundo.
Só para os ateus(crentes também) analfabetos funcionais entenderem: Pelo que consta no texto da moça, ela em nenhum momento disse que o fato do calendário ser dividido em antes e depois de Cristo é prova da historicidade dele.
Você consegue separar a sua fé - provavelmente herdada de seus pais, o que é muito comum em um país colonizado com viés católico - dos argumentos apresentados aqui nesse video? Jesus não é tudo, mesmo que consideremos a fé cristã comum, pois ele é uma parte da trindade.
Nosso calendário ser dividido antes e depois de Cristo é simplesmente uma consequência do domínio da igreja católica durante as grandes explorações e colonizações.
Eu acho que você tem que manter a sua fé, é até bonito, mas é preciso colocar o pé no chão e ser mais analítica.
Que bom ver alguém falando sobre jesus sem querer provar a sua existência ou desqualificar ela., somente fatos, maravilhoso
Um adorador de mito detectado!
somente fatos, totalmente imparcial.
@@rikel369acho que você respondeu o contrário errado.
@@RenanGC não, o contrário tava averso, agora o contrário tá certo depois voltou a ficar torto, mas no final o contrário é o mesmo.
@@rikel369 larga a droga, é Natal pia.
Sou agnóstico, mas esse vídeo me fez perceber o impacto dessa figura histórica. Acredite ou não no cristianismo, a ideia de que um humilde homem da régiao da Palestina antiga conseguiu começar um culto a ele que abalou as estruturas de instituições históricas ali derrepente, é realmente algo extraordinário pra caramba.
Ele foi alguém realmente extraordinário
Não, Tacito, Suetônio e Josefo são fraudes. Nenhum autor ou filosofo cita jesus e as coisas que aconteceram na narrativa. Os evangelhos tem varias citações do livro guerra dos judeus, no sentido mesmo de propaganda. Por exemplo: Josefo fala do filho do homem vindo sobre as nuvens com o pai e o filho, que ele diz ser Vespasiano e Tito Flavio, A MESMA COISA está escrita no evangelho segundo marcos. Todas as parábolas e profecias nos sinóticos são sobre os flavianos e os judeus na guerra de 70. "A geração não passará até que essas coisas se cumpram" É claramente uma referência a guerra judaico romana de 70.
@@Azansu beleza irmão
São Clemente de Roma, Santo Inácio de Antioquia, São Policarpo de Esmirna e etc são falsificações também né
@@Azansuentendo, mas eu não disse que era verdade essas coisas, quis dizer que pelo menos existiu alguém que começou isso tudo e impactou tão profundamente um grupo do seu tempo, que faria pessoas mais tarde o atribuírem todos esses feitos. Não acho que as coisas que aconteceram na narrativa é tudo verdade. Mas existiu essa pessoa que estava passando ensinamentos novos pra seus seguidores e estava desafiando a tradição dizer. E pra 1 século depois já ter tantos escritos sobre ele e o culto feito em torno dele, é pq ele teve muito sucesso em impactar pessoas que estavam com ele.
@@AzansuDesculpe eu sou leigo, eu não entendi sua comparação do Livro guerra dos Judeus com a Bíblia
@@Azansu Sua mamãe está te chamando para você tomar seu toddynho, vai lá.
Sou uma pessoa que acredita fielmente na bíblia e sou cristã, e esse vídeo com certeza é extraordinário, ver uma pessoa imparcial, não tentando provar o tempo todo que ele existiu, como tbm não tentando provar que ele não existiu tornou esse vídeo magnífico e uma aula de historia maravilhosa, além de abordar de uma forma muito organizada as evidências. Parabéns pelo conteúdo, adoro muito seus vídeos.
Bíblia: Novo Testamento
João 3:16-36
16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.
18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”
Todos os vídeos dele são assim, impecáveis
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
papai noel também viu, ambos existem
@@umacoisaqualquer6754 você tem foto de anime, não tem nem que falar sobre religião
Que coragem! Trazer um tema tão polêmico de forma clara e bem fundamentada. Obrigada.
Verdade! Foi corajoso e sustentou com maestria a missão!
Jesus, sendo uma divindade ou nao, sendo uma fraude ou nao é com certeza a maior figura da historia humana, o cara simplesmente moldou a nossa historia. Guerras, mudanças de vida, educação etc. Tudo aconteceu por conta desse indivíduo, isso por si só torna ele impressionante, mesmo se ele for ficcional. Admiro a Jesus, principalmente vendo ele como um simples homem que moldou a historia de toda uma raça, se parar pra pensar é mais impressionante do que se ele fosse realmente uma divindade. Otimo vídeo.
Isso ninguém pode negar, pois é um fato, não opinião. E era um mero camponês no * do judas. É uma "façanha" mais que extraordinária. Para o bem ou para o mal o calendário que usamos é antes ou depois desse camponês da periferia do império romano.. eu só posso acreditar que esse cara foi de fato extraordinário para dizer o mínimo.
É uma fraude sim e nunca existiu. Não há evidências não cristãs.
porra, que comentário do caralh...... incrivel
irmão, vc transcendeu
SIM!
Sou historiador e Doutor em teologia, e quero parabenizá-lo pelo vídeo: um exemplo de integridade acadêmica. E, falo isto como homem de fé que ama a verdade!
"Verdade", falou o cara que acredita em deuses KKKKKKKKKKKKKKK
Claudio Miranda o senhor é doutor em teologia... Entendi. Mas são só teorias, mesmo certezas . Certezas assim, nada. Então não adianta nada. Teoria não dá prova de nada. Então vou continuar ateia. Se o Sr. Tivesse feito doutorado em medicina por exemplo, aí sim o Sr iria fazer uma grande diferença. Maaaass!..
@@titarasputia5831 você acredita no que ?
@@titarasputia5831E ele te tentou te convencer de algo? Deixa o cara comentar em paz. Tu não consegue se segurar e tem que desmerecer os outros?
@@titarasputia5831e você é formada em quê?
Foda que Luciano já sabia que era só chegar um mal intencionado que arrancaria dinheiro dos cristãos usando a fé.
Desde sempre a religião foi usada como forma de controlar as pessoas, e de arrecadar dinheiro. Prática comum muito antes do cristianismo.
Não é nenhuma novidade isso acontecer no cristianismo também
Principalmente de Muié
Eu recomendo os textos de Luciano de Samósata. São geniais!
Me pergunto se já tinha ocorrido algo assim na época,muito provavelmente algum gnóstico maluco que tinha uma interpretação mais estranha a despeito de Jesus (e financeiramente viável ao mesmo).
Primeiro comentário que eu vi, e era oq eu tava procurandokkk tem como não, Luciano mitou fi
Que aula!!!!!! Esse canal foi uma das melhores descobertas nesse RUclips. Sou cristã católica mas é maravilhoso como você aborda o conteúdo com base na pesquisa histórica, mostrando fontes a favor e contradições, porém suficientes para demonstrar que Jesus existiu sem ofender a fé e sendo um baita conhecimento para quem não segue religião. Incrível!!!! Incrível!!!!!
Como eu queria poder voltar ao passado para presenciar as verdades da nossa história da humanidade.
eu tb mano, seria um sonho realmente
Dr. Emmet Brown pensava o msm
Eu também, massa me coloco na minha imaginação que estou lá e o vejo.
Verdade, voltar ao passado para o tempo de Jesus Cristo pode explicar absolutamente tudo.
Vc ia se decepcionar ao descobrir q é tudo uma história criada 😔
Uma fonte pouco citada é a de Mara Bar-Serapião, que foi um escritor sírio e filósofo estoico, que se tornou conhecido por uma carta que escreveu a seu filho, onde fornece uma das primeiras referências não-judaicas e não-cristãs sobre Jesus. No Museu Britânico está preservado um de seus manuscritos, sobre o qual F. F. Bruce assinala:
“No museu britânico um interessante manuscrito que preserva o texto de uma carta escrita um pouco depois de 73 A.D., embora não possamos precisar a data. Esta carta foi enviada por um sírio de nome Mara Bar-Serapião a seu filho Serapião. Na época Mara Bar-Serapião estava preso, mas escreveu para incentivar o filho na busca de sabedoria, tendo ressaltado que os que perseguiram homens sábios foram alcançados pela desgraça. Ele dá o exemplo de Sócrates, Pitágoras e Cristo”
Na carta, ele compara Jesus aos filósofos Sócrates e Pitágoras. Ele escreveu para incentivar o filho na busca da sabedoria, tendo ressaltado que os que perseguiram homens sábios foram alcançados pela desgraça:
“Que vantagens os atenienses obtiveram em condenar Sócrates à morte? Fome e peste lhes sobrevieram como castigo pelo crime que cometeram”
“Que vantagem os habitantes de Samos obtiveram ao pôr fogo em Pitágoras? Logo depois sua terra ficou coberta de areia”
“Que vantagem os judeus obtiveram com a execução de seu sábio Rei? Foi logo após esse acontecimento que o reino dos judeus foi aniquilado”
E ele continua, dizendo:
“Com justiça, Deus vingou a morte desses três sábios:
Os atenienses morreram de fome;
Os habitantes de Samos foram surpreendidos pelo mar;
Os judeus, arruinados e expulsos de sua terra, vivem completamente dispersos.
Mas…
Sócrates não está morto; ele sobrevive nos ensinos de Platão.
Pitágoras não está morto; ele sobrevive na estátua de Hera.
Nem o sábio Rei está morto; Ele sobrevive nos ensinos que deixou.”
Catherine M. Chin (julho de 2006). «Rhetorical Practice in the Chreia Elaboration of Mara bar Serapion»
Sim, embora ele possivelmente consultou fontes cristãs, é a visão de um não cristão sobre Jesus após 70d.c como um líder(rei) sábio que foi morto injustamente pelos judeus e sua doutrina permaneceu.
Que incrível
Deveras interessante, vou pesquisar mais. Muito obrigado.
Que interessante cara.
Comentário mais útil por aqui... Obrigado
Me converti quando ainda estava na faculdade de História, entendi verdadeiramente e fui alcançado pelo evangelho de Cristo, e sem dúvidas foi o melhor evento que aconteceu em toda minha vida.
Deus abençoe
Simplesmente mais um enganado pelo Sistema Religioso, a maior Facção Criminosa assegurada por lei na nossa Constituição Federal registrada em cartório com CNPJ, pequena igrejas e grandes negócios.
Onde as ovelhas 🐑 não passam de moeda de negociação.
Jesus Cristo nosso Salvador
Eu sou sou ao contrário fui cristão hoje sou agnóstico foi a melhor coisa .
Que testemunho lindo! Deus te abençoe sempre! Glória a Deus!
O algoritimo me capotou nesse canal, resolvi assistir e estou surpreso com o preparo do apresentador, uau
Sigo faz uns 2 anos. Bom demais, neutro, baseado em fatos, história, sem invenção. Pra quem gosta é um prato cheio.😊
O que vale em Jesus é o seu arquétipo de um humano justo e fraterno. Seus lendários feitos, filosoficamente falando, dá ânimo à existência
Na minha opiniao o que vale é alem dos seus feitos e ensinamentos, foi sua capacidade de redimir a humanidade em sua missão ímpar
Filosofia de jesus: Lucas 12 :51-53
"⁵¹ Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
⁵² Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
⁵³ O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra. "
"²⁶ Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
²⁷ E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. "
Lucas 14:26,27
Marcos 3 :31-35
"31Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.
32Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram".
33"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele.
34Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos!
35Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
"³⁴ Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;
³⁵ Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
³⁶ E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
³⁷ Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
³⁸ E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
³⁹ Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á. "
Mateus 10 :34-39
Excelente exposição. Todo historiador, moderno, deveria praticar a isenção intelectual que você pratica nas suas exposições. Elementos de crença ou não crença não pertence a discussão histórica. Isso você faz com maestria acadêmica razoável e admirável. parabéns
Nenhum historiador é isento. Neutralidade não existe.
Neutro nem sabão de bebê é, só os fatos dele ter escolhido Jesus (consciente ou inconsciente) pro vídeo e não outro já é uma posição, o que faz do trabalho dele incrível e que realmente falta em muito historiadores é o rigor metodológico, mas o que não é isenção, é o oposto por sinal, rigor metodológico é saber de onde está falando e pra quem ta falando e consequentemente fazer um trabalho honesto
@@henriquebarreto4124então não é historiador....
@@joaolenon5525continua sendo historiador. Você aprende na faculdade de história que não existe neutralidade. O problema é que vocês não entendem o que se trata essa história de neutralidade.
Assim disse João
me parece que cresce 🤣🤣🤣😂
Mais um vídeo sensacional! Eu sou cristã e amo acompanhar seus vídeos sobre a Bíblia, personagens bíblicos, tudo sob uma visão histórica. É enriquecedor entender que a nossa fé vem de uma construção social e que a história tem seu fator primordial em tudo. Alguns podem não gostar de ter suas crenças questionadas, mas para mim é incrível. Saber que independente de em qual século estamos sempre estaremos longe de conhecer 100% da verdade e nunca seremos donos da história.
Ótimo comentário e parabéns pela lucidez! Essa "boa vontade" intelectual em abrir-se para o diálogo com o diferente, o divergente, com a diversidade de perspectivas e de fatores que incidem sobre um mesmo tema, é, na minha opinião, um grande presente (talvez um dos maiores) que você é capaz de conceder a si mesma e àqueles ao alcance da sua influência. Digo isso, pois que eis aí uma das premissas para o desfrute da verdadeira Felicidade: Aprender a aprender com sobriedade! Somente com a ajuda dela, a sobriedade, é que podemos começar a vislumbrar o tão grandioso e complexo "gradiente da vida"!!! E a referida sobriedade, por sua vez, requer fundamentalmente o empenho da tão valiosa, laboriosa e raríssima boa vontade intelectual!!!!
Há somente um dono da história, que não é simples humano. E suas palavras que foram deixadas para nós, que resta crer ou duvidar.
Muito fofo seu comentário e tudo o mais, mas só um detalhezinho que gostaria de salientar é que você deixou de ser cristã no momento que disse que " a nossa fé vem de uma construção social". Desse ponto pra frente você é no máximo alguém que flerta com a história da religião cristã e as práticas cristãs.
"Ah, então ser cristão é ser burro e blá blá blá?"
Bom... Eu não disse isso e você pode entender como bem quiser, pois eu somente disse que Cristã você SIMPLESMENTE NÃO É.
"E quem é você para afirmar isso?"
Não estou afirmando como se estivesse criando essa verdade agora pelo meu próprio poder. Na realidade, o correto seria dizer que eu estou INFORMANDO uma afirmação que se deduz tanto nas escrituras das bases do cristianismo. Uma passagem interessante é 1 Coríntios 15:14 o qual diz que "se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé". Ou seja, o cristão verdadeiro não pode acreditar que cristianismo simplesmente tenha surgido por ocasião de fatores das relações sociais, teve um ato operativo direto da parte de uma entidade metafísica, fora disso você é simplesmente um descrente.
Na realidade, nem lhe classificaria como descrente, pois parece que você era cristã mais ou menos normal antes, portanto, classificaria você como apóstata. Em outra língua, está no mesmo barco que um Tertuliano, um Darwin - nem pense em ficar emocionada achando que por estar do lado do Darwin está do lado da ciência, o que não falta é cientistas cristão como o Newton, Roger Bacon e poderia mencionar um Lemaitre também - ou um Adam Neuser.
@@davialmeida4667 entendo seu ponto de vista, até porque no próprio vídeo fala-se sobre a fé dos cristãos que é em algo absoluto e q não precisariam necessariamente de provas para manter sua fé. Mas entender que a Bíblia é só um livro, editado, por várias pessoas, em diferentes séculos e com diferentes pontos de vista, não me deixa cética de q ela não traga verdades, porém não a absoluta. E nem eu nem você estávamos lá para provar nada do q nela está dito. Por isso historiadores têm maior poder de fala nesse momento, pois uma fé sem razão também é morta (isso tb é bíblico, veja q legal). Cristão é quem acredita em Cristo, isso é fato e eu acredito. O q digo sobre uma fé construída socialmente é o fato de hoje a religião ser beeeeeem diferente do q é relatado nos livros antigos, isso pq não vivemos na mesma região, muito menos no mesmo século. É óbvio!!! E enquanto houver humanidade ela seguida se moldando a sociedade. Não vejo como certo ou errado, mas isso é a prova de nós como seres pensantes estamos a todo tempo repensando sobre nosso comportamento é sobre aquilo q acreditamos.
@@alinaferreiracordeiro9173 se você não crê na bíblia você crê em si mesmo para dizer o que vale ou não crer na bíblia. Eu ia advertir o comentário do colega anterior, mas pelo visto ele pegou num ponto certeiro. Se você não crê nas Escrituras que o próprio Cristo reafirmou, ou que o agir de Deus é soberano pra fazer com que as Escrituras chegassem até nós de acordo com sua vontade, há problemas na sua fé. A bíblia é sim absoluta e isso se torna evidente conforme estudamos ela mais e mais! Assim com os milhares de manuscritos copiados no primeiro século que serviram de restauração. Hoje nós temos em mão o texto original. Por favor não caia na armadilha do inimigo que busca descredibilizar a bíblia, porque ele bem sabe e e astuto pra fazer que não crendo na Escrituras tal como está escrita, você é suscetivel às enganações.
Jesus sendo divino ou não, foi um cara que mudou completamente o rumo da humanidade.
Um das coisas mais interessantes de tudo isso, é que alguns romanos e judeus citados no vídeo que escreveram sobre Jesus, não somente não negavam que ele teria existido, como também admitia que ele fazia milagres ao dizer que ele os fazia por "feitiçaria aprendida no Egito".😮
Essa é uma forma de interpretar. Ou o que ele fazia não eram milagres, mas coisas avançadas para a época, ou truques. Mas pode ser que sejam coisas simples como remédios naturais também...
@@1gorSouz4 não sei você, mas não acho que remédios naturais possam levantar um paralítico ou reviver um morto.
@@1gorSouz4Se era tido como feitiçaria era algo que a medicina da época estava longe de explicar ou dar conta. Considerando que Roma dominava o "mundo" inteiro na época, eles não saber explicar os casos miraculosos de Jesus é no mínimo intrigante.
Se você analisar documentos da inquisição, por exemplo, você vai encontrar uma série de relatos de pessoas que afirmavam com a maior certeza do mundo que viam seres misteriosos, diabinhos correndo pelas florestas e coisas do tipo. A História, a Arqueologia e outras ciências auxiliares dão conta apenas daquilo que está na realidade material. Especulações mágicas estão além das linhas que delimitam a ciência, mas é bastante interessante estudar essas questões.
@@vocedissepipoca5917Sim é intrigante de fato, porém não é impossível que ele realmente tenha utilizado de técnicas medicinais, como exemplo eu lhe dou o fato histórico que foi a perseguição às mulheres que eram acusadas de "bruxaria". Acredito que vc já tenha ouvido falar sobre, o ponto é q essas mulheres foram acusadas injustamente pois elas faziam uso de ervas medicinais para curar doenças e não havia absolutamente NADA relacionado a "bruxaria" ou a qualquer outro tipo de coisa "espiritual" como por exemplo "milagres de cura".
Que mensagem edificante! A Palavra de Deus sempre traz luz aos nossos corações
Aos dos cristãos sim! Para por aí...
o ponto do vídeo não é esse...
Vc fala isso de um monstro que manda criancinhas queimar eternamente no inferno só pq essas crianças não o aceitam com Deus
tava demorando p chegar um ateu militante pra falar asneira do comentário do carakskskksksksksksks, essa galera gasta tempo militando, pqp
@@brasilnews5984 Quem é que fala isso? kk
Humanos, por favor vamos ter respeito nessa seção, cristão ou não, ateu ou agnóstico, todos precisamos saber sobre história e filosofia.
Jesus te ama
9:34 Excelente ponto a ser citado.
No cristianismo primitivo, especialmente nos primeiros séculos, havia uma diversidade de crenças e interpretações em relação a Jesus e sua natureza divina. Essa diversidade refletia as diferentes tradições e perspectivas teológicas presentes na época.
No início, o movimento cristão era composto por seguidores de Jesus, que eram predominantemente judeus convertidos. Para muitos desses primeiros cristãos, a figura de Jesus era vista principalmente como um profeta e messias, enviado por Deus para trazer redenção e cumprir as profecias do Antigo Testamento.
No entanto, ao longo do tempo, à medida que o cristianismo se expandia e entrava em contato com outras culturas e filosofias, houve uma evolução gradual das crenças cristãs em relação à divindade de Jesus. No Concílio de Niceia, em 325 d.C., foi estabelecida a doutrina da Trindade, declarando que Jesus era consubstancial ao Pai, ou seja, de natureza divina.
É importante notar que a crença na divindade de Jesus não era universalmente aceita ou entendida da mesma forma pelos primeiros cristãos. Existiam diferentes correntes de pensamento, como o adocionismo (que via Jesus como um ser humano adotado por Deus), o subordinacionismo (que via Jesus como subordinado ao Pai) e o modalismo (que via Jesus como uma manifestação ou modo de existência de Deus).
Foi somente após a consolidação da Igreja e a adoção de uma ortodoxia cristã específica que a crença na divindade de Jesus se tornou um elemento central e fundamental do cristianismo predominante. No entanto, é importante reconhecer que a diversidade de crenças e interpretações sobre a natureza de Jesus persistiu ao longo da história do cristianismo e ainda é encontrada em diferentes denominações e tradições cristãs contemporâneas.
A divindade de Cristo e consubstancialidade com o Pai estão presentes claramente nos evangelhos e escritos apostólicos. Sua auto proclamação de divindade foi inclusive uma das acusações que levaram a sua morte. As correntes que pregavam ideias diferentes foram inclusives a causa de algumas das epístolas apostólicas escritas visando combatê-las. Atribuir o surgimento da doutrina da divindade ao concílio de Niceia é ignorar o texto bíblico.
O problema é que essas doutrinas em que Jesus não é um ser divino são tardias, existem mais evidências de seitas cristãs afirmando que os evangelhos são mitos e que Jesus nunca encarnou [as epístolas de Inácio discutem isso, assim como a falsificação de 2 Pedro] do que de seitas afirmando que Jesus era um ser humano deificado ou que ele nunca foi um ser divino.
O subordinacionismo é explicitamente defendido nos escritos apostólicos de Paulo e na epístola aos Hebreus, enquanto o modalismo parece ser promovido no evangelho de João.
@@matchevos oque ele quis dizer e que foi apartir dali que de forma simples e direta foi dito a todo ser que jesus e Deus sao o mesmo ser. jesus tinha essas, de dar metaforas, embora certeiras, pra uma pessoa que ouvia de quem ouviu de alguem era dificil entender, foi so quando houve a consolidacao da igreja que foi possivel que os ensinamentos fossem passados de forma pura. como ele disse, os ensinamentos eram dificeis de serem trazidos a todos porque muitas vezes era por fala, ai misturava crenca grega com crista, ou romana, ou celta, e por ai vai.
@markstein2845cara n e heresia se a biblia n contradiz,sobre a divindade de Jesus tem mais contra do que a favor por ex
@markstein2845 é porque é algo complexo mas so vc ve toda a biblia dizendo sobre ser só Deus o Pai mas eu acredito na divindade de Jesus pois Ele é filho de Deus,mas o próprio diz em João 17:
3 E a vida eterna é isto: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo. 4 Eu te glorifiquei aqui na terra, completando a obra que me deste para realizar. 5 Agora, Pai, glorifica-me e leva-me para junto de ti, para a glória que tive a teu lado antes do princípio do mundo.
E fica mais fácil quando vc vê que os apóstolos eram judeus,e se vinhesse um homem dizendo sendo outro Deus pois não há como ou é ou não é e se falar que são um ignorando que são diferentes entra no unitarismo onde Jesus e Deus são um só Deus,além disso um dos próprios textos que comprovam a divindade de Cristo demonstram que Ele não é Deus.
⁶ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.
⁷ Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens
Filipenses 2:6,7
Como alguem pode ter a forma Deus e não ser igual a Deus?simples Ele é o filho de Deus sendo divino pois é filho e não sendo Deus pois só há um o Pai,e o apóstolo Paulo o enxergava assim tanto que em 1 corinthios 8 e em INUMEROS textos(coloquei em maiusculo para entender que n é só 1 mas dezenas talvez)se fala disso ⁶ Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
1 Coríntios 8:6
Deus o Pai como Deus,Jesus sendo filho de Deus e sua imagem pois é filho afinal de contas.
²⁹ O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Marcos 12:29
Esse é o recito de Israel até hoje e o intuito dele era pra lembrar que Deus é o único Deus.
E tantas e tantas vezes Jesus disse e ressaltou pra crer somente no Pai como Deus.¹² A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse 3:12
E no próprio apocalipse separa Deus e o cordeiro diversas vezes.
Então a resposta é que interpretação erroneas foram feitas ate por conta do judaismo do qual mt das vzs a igreja católica se afastou pois o via com repudio,mudando até mesmo o mandamento do sábado da qual Deus do qual nem Jesus mudou o dia,totalmente errado,trocaram oque estava escrito por interpretação e entendimento so pra encaixar a doutrina da trindade que não tem base além do fato de Jesus ser a imagem de Deus (é o Filho então é Deus em essência)mas não ser Deus o todo-poderoso,e a citação Dele ser um com o Pai da qual digo que dezenas de versiculos provam o contrário,mas isso não leva a salvação só Jesus
Simplesmente brilhante essa explanação! Própria de um historiador que não toma partido sobre o que transmite, o que nos proporciona formar nosso próprio raciocínio acerca do assunto em questão. Para tanto, ele ainda oferece elementos para que desenvolvamos nossa análise crítica.
A narração do apresentador é impecável e conveniente para maior credibilidade, sem gírias, sotaque perverso ou entonação robótica. Tudo bem natural com uma cadência perfeitamente adequada.
Coroando essa aula de bom senso, ele não comete a incoerência de tantos outros que pedem like e inscrição ANTES de apresentar o vídeo.
Há um ano, quando resolvi abrir meu canal de história, acabei encontrando o teu canal e você tornou-se uma grande inspiração para mim. Um dia espero chegar na tua qualidade de vídeo. Abraços!!!
Mas rapaz que belo vídeo criaste.
A teologia quando cai nas mãos certas dá nisso.
Um show de conhecimento.
Parabéns
Concordo plenamente. Jesus de Nazaré realmente existiu entre os Homens, muitos creram nele e outros muitos não creram até hoje, mais realmente existiu.
Eu já era apaixonado pelo jesus da BIBLIA, e depois de conhecer essa história sobre ele, vejo o agir de DEUS em preservar a existência da graça que ele traz!
O glória Jesus.🙋🏻♂️
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
"Então, se uma pessoa fraudulenta e astuta, que sabe tirar vantagem da situação, vem entre eles, essa pessoa pode ficar rica em pouco tempo enquanto rí dessas pessoas tolas."
(Peregrino, 513)
Dois mil anos depois e ainda tão real!!!
Verdade
Inúmeros falsos pastores engana seus fiéis e rouba o dinheiro deles
Em todas as esferas da sociedade existe esse tipo de relação. Basta fazer um pequeno esforço e pensar um pouco mais.
E ambos os que praticam o mau, colheram de sua prática no fim dos tempos.
Eu sou cristão, e isso mostra muito sobre Jesus, e traz provas que a maioria das pessoas deveriam ouvir. Eu amei o vídeo e ficou sensacional
uma boa homenagem ao aniversariante kkkkk Feliz Natal! Viva Cristo Rei!
@pedrolagoa7942, olha irmão título acadêmico não salva ninguém e como dizia Jesus, o Cristo "ninguém vem a mim se o Pai não o autorizar". Recentemente cientistas americanos e da Universidade de Pádua na Itália confirmaram a autenticidade do Sudário de Turim, aparentemente com técnicas não conhecidas até hoje. É sempre bom lembrar que o Nazareno venceu o Império Romano(Roma atual); se firmou na Idade Média e venceu o nazismo e o comunismo(ex-União Soviética) na Idade Contemporânea, existe ser humano similar?
😂
A ele a glória pra sempre , viva ao verbo
Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso.
JÁVE DÍOS SATANAS TER DEIXA MILIONÁRIA NA IGREJA CATÓLICA ENVANGELCO DEUS JESUS CRISTO SATANAS NAO EXSTE
Como professor de História, só tenho a parabenizar vc pela qualidade dos vídeos. Sou fã do Canal e recomendo aos meus alunos!
Uma coisa é certa, caso todos seguissem os ensinamentos de Jesus, ele sendo filho de Deus ou não, nós estaríamos vivendo num lugar muito melhor. Historicamente nunca houve dúvida na figura de Jesus.
Somente um gigante para deixar pegadas tão grandes. As mensagens de Cristo estão mais vivas do que nunca. ❤
se ele existir ele vai ter que se explicar bastante.
Pra vc?😂😂😂😂😂😂@@brasilnews5984
@@brasilnews5984 ele existe, e toda explicação ta na biblia
Tudo bem, veremos a explicação dEle no dia do Juízo Final. ❤🌻
Verdade louvado seja o Deus criador de todas as coisa.
Jesus e o caminho a Verdade e a vida❤
Fico feliz ao ver um trabalho histórico tão bem feito. Parabéns!
Que video SENSACIONAL!
Sou cristão, e adorei a forma como tudo foi passado de maneira imparcial, apenas com fatos. Que excelente trabalho, parabens!
creio em Jesus , porque sua palavra trouxe mais tolerância , respeito e doçura entre os homens, nada melhor que isso para provar , não instigou o mal ou a violência entre as pessoas 🙏
Admiro sua maneira catedrática de narrativa sem ser tendencioso...Você foi fiel as evidencias que estudou e pesquisou e com maestria....A prova que Jesus existiu certamente e totalmente verídico....e suas palavras , promessas também ate suas profecias ....isto tudo quer dizer que que também que suas profecias pro futuro e suas promessas aqueles que seguem os seus ensinamentos também... e nestes 2 mil anos o mundo tem ganho com sua existência...e se hoje no mundo ocidental ainda somos modelos pro.mundo oriental e se chegamos ate aqui graças aos seus ensinamentos preciosos e maravilhoso o qual a qualquer um independente de classe social e raça...todos entendemos seu grande amor e seu sacrifício na cruz do calvário...Jesus de Nazaré o Cristo...e amado e lembrado todo o tempo em nosso tempo....e jamais será esquecido....pois ele e sim nosso bom pastor e salvador ! Amem....
PROFECIA QUE NUNCA SER CUNPRIU MATEUS CAPÍTULOS 10 NA BÍBLIA NAO 8 CAPÍTULOS TESTO E CONTEXTO SER NAO CUNPRIU SEÚ DEUS JESUS SATANAS NAO EXSTE
Não sei porque o Henrique ainda não foi chamado para um podcast, tenho certeza que daria um belo conteúdo...
Poise amigo ele podia ser convidado pelo apresentador do programa inteligência limitada
@@allengacemacordovil6824 Vc é fã ou hater? 😂
Pq eles querem entrevistar pessoas de caráter duvidoso, pq é o que chama atenção de ignorantes
o sistema não quer que a verdade tenha visibilidade...
@@allengacemacordovil6824
Excelente, seria muito interessante um vídeo inteiro assim sobre figuras como Moisés, Buda Shakyamuni e Maomé.
Nossa, sim. Tomara que ele faça.
Ahahah sei não. Vcs já leram os comentários? Se sobre jesus já rolou esse ódio todo...
As pessoas não estão preparadas para discutir religião civilizadamente. Impressionante.
@@flavioferreira6220 Infelizmente é verdade, muitas pessoas não são capazes de manter a civilidade quando confrontadas por pontos de vistas diferentes, não há nenhum problema em discordar, desde que seja de maneira respeitosa.
Mas acredito que não devemos evitar vídeos ricos em informações como esse da historicidade de Jesus de serem produzidos só por acabar gerando desentendimento em certos grupos (nesse caso, tanto nos ateus militantes quanto nos crentes mais fervorosos), conhecimento é sempre bem-vindo, acredito que muitas dessas discussões se dão devido à ignorância, e nada melhor que combater a ignorância com conhecimento.
@@flavioferreira6220religião não se discute com base nas crenças....
Bíblia: Novo Testamento
João 3:16-36
16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.
18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”😊
Excelente aula. A história ajuda a ver as coisas com clareza.
Louvado seja para toda a eternidade o nosso Senhor Jesus Cristo
Acho que Jesus nunca existiu. Se existiu, e se diz Deus, é na verdade um banana, um idiota. Sim, pq toda vez que eu ligo a TV e veja a quantidade de elementos de seitas mil pregando e pedindo dinheiro em nome dele, e ele não toma providências, ou não existe, ou é tão pilantra e sórdido quanto.
Que a paz de Einstein esteja convosco
@@brasilnews5984 Deus te abençoe irmão
@@brasilnews5984que Deus te abençoe meu irmão
Vi teu vídeo hoje, e comento: MONSTRO! AULAS! Deus seja louvado pela tua habilidade e pela sabedoria que Ele te deu para conduzir esse conhecimento. Feliz DEMAIS por isso!
Duvido que alguém consiga tirar uma fotografia em qualquer época do amor que tenha no coração de uma pessoa, ainda mais se tratando de jesus Cristo. Mas estou amando essa investigação porquê se trata de alguém muito especial. EU ACREDITO NO DIVINO
Que maravilha de vídeo. Já tinha pesquisado a anos atrás sobre esse assunto e encontrei os mesmos textos e referências. Por mais que exista tantas inverdades sendo feitas e pregadas através do nome de Jesus, eu ouso dizer que creio que Ele não só existiu, mas que Ele existe. Eu não sou católico, muito menos evangélico, mas decidi por a prova o que a Bíblia diz a respeito de Jesus, e desde 2007 eu desfruto de uma paz tão incrível que nunca senti na vida, que sei dentro de mim com toda certeza que é resultado de um relacionamento com Jesus, de forma simples e verdadeira. Infelizmente o evangelho foi tão desacreditado e descredibilizado por conta dos escândalos e dos falsos profetas. Mas isso não anula a verdade que existe em quem realmente busca, lê a Bíblia, entende e tem um encontro de verdade com Jesus.
Esse vídeo não é somente para entender a história; faz enxergar os caminhos! Vídeo de valor inestimável!
Fico muito feliz em participar do seu conhecimento você é muito inteligente mesmo, e sempre observo que trabalha na neutralidade assim muitos que se dizem ateus estão também participando do seu canal suas aulas são uma bênção, e assim está escrito que todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que só o senhor é Deus 😂😂😂😂Glória à Deus aleluia 😂😂😂
Exposição fantástica. Totalmente isento e histórico.
Seu texto, sua forma de contar, o roteiro para esse vídeo, tudo colabora para ser uma aula super interessante. Parabéns
Para uma visão histórica... Um estudo muito bem detalhado e bem explicado!
Para reforço do cristianismo... Mais uma confirmação da vida em carne e sangue do unigênito Filho do Altíssimo ❤
Se Jesus Cristo não tivesse existido, seu nome e seu legado não teriam perdurado até os dias atuais, ou seja, por mais de 2 mil anos e perdurará até o fim da humanidade, pois ele veio a terra e ainda hoje existe em nossos corações e no dia que eu me for, receberei o seu abraço e aconchego. 🙏🏻
Aqui foi porque padres colocaron esso por eso a gente acredita. Jesus nunca existio so e copia de horus.mitra
Então, papai Noel existe
@@wedsonsouza2288 mas aí tem uma diferença enorme, pois ninguém de fato propaga/defende que papai Noel existiu na realidade.
@Eric-m7l e defende devaneios?o cristianismo foi feito por judeus pra dominar o povo,e deu certo
@@Eric-m7lmas o papai noel existiu, era são Nicolau. A diferença é que papai noel tornou-se um incone pop, enquanto jesus é um incone de fé
Que aula incrível! Aprendi, sobretudo a como investigar as fontes e que mesmo reunindo fontes que digam algo diferente é possível usa-las de forma a comprovar i que outras fontes dizem.
Torço para você leitor ,que encontre o quanto antes o Senhor Jesus,para que possa desfrutar desse amor inigualável
Esse é um dos melhores vídeos que eu já assisti a respeito do tema: completo, detalhado, e bem fundamentado. Parabéns.
A fé é extraordinária, é um fenômeno químico e quântico literalmente. É o crer sem ver. Adorei o vídeo como cristã, mas de fato quem é cristão de verdade não precisa de evidências para acreditar, isso é a fé.
Você está de parabéns por essa produção intelectual com elementos históricos diversos!
Nota 10!
É tem q ser realmente MUITO OTARIO pra acreditar na existencia de jesus, deus, deuses etc.
Tenho uma mente cartesiana, daí acabei levantando várias dúvidas sobre Jesus ao longo da minha vida. Porém, me convenci: como um texto, de dois mil anos! não perde o seu significado e importância? Como esse texto tão antigo, não “sai da moda”? Como se consegue ler e compreender vários níveis desses desses texto, escritos por homens, provavelmente, tão simples?
Acho bem
Impossível essa visão. Então, cartesianamente, passei a acreditar e a , pelo menos, tentar regrar minha vida pelos ensinamentos e lógica amorosa de Jesus Cristo.
Uma coisa que também eu percebi sobre Jesus que aumenta minha fé Nele é o seguinte: Jesus foi um judeu e, consequentemente, vivia dentro de uma cultura que era fervorosamente monoteísta, para os judeus, só havia um Deus, e somente Deus era Todo-Poderoso. Os Evangelhos relatam de que Jesus curou cegos, leprosos, mancos, surdos, andou sobre as águas, acalmou a tempestade, expulsou demônios, perdoava os pecados das pessoas, ressuscitou mortos, alegou ser o fôlego de vida e principalmente alegou ser o próprio Filho de Deus, para os judeus, somente Deus seria capaz de tudo isso e para eles esse Deus era único. Então vamos pensar: Se os milagres que Jesus realizou eram apenas boatos e lendas para divinizar a figura de Jesus e as alegações que ele fez sobre ser o Filho Deus fosse tudo mentira ou o delírio de um lunático, então, era para o Cristianismo simplesmente ter desaparecido com o tempo porque uma seita como essa jamais iria ser aceita e sobreviver dentro do Judaísmo.
@@patrickjanuario3291 verdade. Se bem que os judeus não consideram Jesus da mesma forma que os cristãos. Continuam à espera do Messias.
@@suzanamaluhy9307 Sim, mas Jesus foi aceitado e pregado por um grupo de judeus que consequentemente espalharam Sua mensagem por todos os lugares do mundo conhecido daquela época
@@patrickjanuario3291Sim, sempre esquecem que Jesus era judeu, os apóstolos e o maior deles, Paulo, eram judeus, as multidões que o seguiam eram de judeus. Os judeus são o povo escolhido, mas Jesus nos abraçou a todos, indistintamente!
Tô me formando em História e fico muito feliz em ver um canal bem explicativo!❤ poderia falar mais sobre historiografia?
Virei fã desse cara. Sou apaixonado por história, mesmo não ter finalizado meu bacharelado na área. Mas achei suas ponderações de extremo bom senso. Parabéns pelo trabalho!
Pesquisa histórica muito bem feita! Difícil ver uma síntese tão didática sobre o assunto. Muito obrigado!
Este rapaz É UM PROFESSOR. Que clareza e isenção emocional. Parabéns! Bençãos ! Muito grata!
Fiquei interessado na questão das parábolas só fazerem sentindo sendo traduzidas de volta, poderia fazer um vídeo. Muito obrigado e parabéns!!
As evidências não biblicas com as afirmações bíblicas e as minhas experiências com o senhor Jesus, me dão a segurança de que que o meu futuro é o céu. Voce foi excelente!
Respeitável Rogelia, você poderia ler a minha pergunta acima, e dar uma possível explicação?
@@sebastiaocardoso4290 As evidências históricas como as arquiologicas e textuais embora limitadas, com os evangelhos e as minhas experiências pessoais com o senhor Jesus, posso confirmar que o Jesus histórico e o Jesus eterno sempre existiu.
Ela tá oculta pra mim, não tá dando pra ver @@sebastiaocardoso4290
Pode contar sobre sua experiencia? Isso iria converter quem ler e ajudar gente com pouca fé
Trabalho fenomenal, parabéns pelo vídeo, daria facilmente um documentário na grande mídia e mais imparcial e verossímil do que tudo que já vimos até hoje!
Jesus como uma figura histórica (e não mística/ religiosa) é algo fascinante. Obrigado pelo trabalho!
Mais um trabalho fantástico, respeitoso e mostrando o que é possível de se constatar com fontes existentes até hoje.
Encantada com a sua maneira de expor esse assunto, que tem gerado muita polêmica e curiosidade, mas você conseguiu nos dar uma verdadeira aula da história antiga ligando os pontos dos fatos com clareza. Desde já agradeço por esta e por todas as outras ( que ainda na o assisti ) aulas. 😃🙏
Entrei recentemente em discussões sobre o inferno e sobre ele não ser como o imaginário popular indica. Muito disso devido às traduções das palavras "sheol" e "geena" para "inferno", e as descrições do livro do apocalipse. Lembrei dos teus vídeos sempre tão esclarecedores desejando que houvesse um sobre o assunto e vim pedir/sugerir um vídeo sobre as interpretações judaico cristãs do inferno e suas fonte.
Fazendo ou não esse vídeo, obrigado pelo ótimo conteúdo na internet.
Também gostaria!
O inferno é o planeta Terra, olha a vida desgraçada que vivemos. Aqui é um purgatório!
@@jonathanlinharesdecarvalho8887 confia kkkkkk
Muito bom e completo o vídeo, considerando uma duração mínima diante de uma questão tão ampla. Sim, Jesus existiu. Os relatos aqui em si, já afirmam isto. Mas, pelo lado espiritual da questão, a Bíblia faz uma referência simples e, para mim, uma das mais importantes: A LETRA MATA, MAS, O ESPIRITO VIVIFICA. Ninguém se obriga à aceitar a verdade espíritual por trás de Jesus. E aprender e estudar deve ser uma constante para aqueles que crêem que Ele é o Messias esperado. Entretanto, vivificar o espírito exige um relacionamento pessoal, um conhecimento particular Dele e sobre Ele. Sempre haverão aqueles que vão criar invencionices em Seu nome. Mas, e quando é com você? E quando você vive um milagre? Quando acontece um livramento, uma cura, enfim? Esta é a diferença de um cristão verdadeiro e os que não crêem Nele como Salvador que nos leva à uma vida sobrenatural e eterna. E, como cristã, o que posso dizer, sem medo é: questione, viva suas próprias experiências, entenda que falar sobre alguém de quem se ouviu falar é uma coisa, mas, quando conhecemos quem falamos, não há há ninguém que nos convença de qualquer coisa diferente. Eu realmente amei o vídeo: achei inteligente e bem direcionado. E o desafio, não meu rs quem sou eu, mas, particular, pessoal para quem ainda tenha dúvidas sobre Seus milagres, Sua salvação e todo Seu amor é fale com Ele, só você, Ele , escondida e discretamente em seu próprio quarto. É assim que se tem as respostas para perguntas espirituais: quando VOCÊ (eu, cada um de nós) passa a fazer parte da própria história que estamos (legitimamente) questionando. Espero ver mais conteúdos assim ❤🙏 Deus abençoe
Meu irmão, vc é muito bom no que faz... Certeza que em 2024 seu canal vai bater os 1M.
Que a paz de Einstein esteja convosco
Excelente resenha! Creio na existência do Jesus histórico e que ele tenha sido um ser tão excepcional que foi capaz de motivar seus seguidores a enfrentarem todo tipo de perseguição sem desistir de divulgar seus ensinamentos. Não a toa nosso calendário é dividido em AC. e DC.
Maravilha. Outra maravilha é o trilema de Lewis (;
Então ele era louco. Um louco motivou seus disciplulos a morrer por uma mentira, e os discipulos era burros que acreditaram. Tudo uma histeria coletiva. Ou ele é a Verdade, e os discupulo morreram por saber a Verdade. Não dá pra acreditar em Jesus histórico e ignorar o que ele falou: Sou o Filho de Deus.
@@DRPenhaPessoas morrem pelo que acreditam desde que o mundo é mundo. Nazistas morreram para defender seu país mesmo estando errados de qualquer ótica moral
O trilema de Lewis é estúpido, pois ele comete uma falácia de falsa tricotomia, não há apenas 3 opções, existem inúmeras possibilidades
Jesus existiu, encontrou uma maneira de resolver um problema no mundo, disse que ele era um enviado de Deus para que dessem atenção á ele e através disso passou sua mensagem
Outros que também tinha mensagens que queriam passar fizeram isso, Budha por exemplo passou sua mensagem pois acreditavam que ele tinha alcançado um estado em que era imune ao sofrimento e por isso ouviram ele
Por favor, nunca use o trilema de Lewis... Pessoas morrem por mentiras pois acreditam nelas e porque pessoas são num geral mais burras que outras
Ótimo conteúdo.
Sou cristão, e gostei de saber de todas essas fontes históricas extrabíblicas.
Eu só conhecia o testemunho de Josepho.
Eu sempre acreditei em Jesus Cristo, mas depois que resolvi estudar por conta própria a palavra de Deus passei a acreditar ainda mais por que suas verdades pregadas a séculos atrás ainda convence até hoje por que trata-se da verdade, eu respeito o trabalho dos historiadores e cientistas, mas os ensinamentos de Cristo me basta.
Amei o seu vídeo! Bom, eu realmente acho que temos coisas demais pra afirmar a existência de Jesus. Gosto de como autores Grego-Romano escreviam sobre Jesus, mesmo que não gostassem de quem ele foi, os autores deixava explícito que existia um homem que fez surgir o povo Cristão.
Qual Jesus existiu?
mas milagres existem? pq hj em dia os milagres nunca são comprovados ou são sempre feitos para curar doenças "invisíveis" e nunca algo óbvio como cegueira ou um braço amputado? acho tudo isso muito estranho.
@@gimmekromer1151convido você a pesquisar sobre o manto de Nossa Senhora de Guadalupe, o milagre do sol de Nossa Senhora de Fátima e os milagres da gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Há também o milagre Eucarístico de Lanciano. O próprio fato da Igreja Católica esta de pé há mais de 2000 anos já é um milagre, visto que a Igreja sofreu diversas perseguições e teve muitos maus papas.
@@gimmekromer1151
Não confunda alguém chamado Jesus com um Deus onipotente e o Jesus milagroso da Bíblia.
@@Y.uushii psé mas o meu questionamento é pra quem acredita no místicismo da bíblia
Estou surpreso com a qualidade incrível deste vídeo que o RUclips sugeriu. O melhor série já assisti sobre o tema. Parabéns.
"Deus deu a vida para cada um cuidar da sua".
Amém 🙏🏼💚
Eu. Tenho a dizer a todos ! Que eu, amo Jesus. Sem ele não sou nada.
🙏🏾
Jesus sempre existiu e sempre vai existir eternamente ❤🙏🏼😌☺️😊 Amém que concorda comigo?
@@marygamescartoon3981 todo mundo queria, por isso que é fácil ludibriar todos com uma história que o mundo quer crer, mas Papai Noel também as pessoas gostam.
Esse vídeo foi uma verdadeira aula que mistura História Arqueologia e Teologia! Olhando todas essas menções de Romanos e Judeus do 1° século sobre o surgimento da misteriosa "seita cristã", me levam à crer mais ainda que realmente existiu um homem chamado Jesus e que este homem fazia prodígios!!✝️🙏🙌🙌
seita? nada disso nós cristãos não somos uma seita
@@agentew0167 falei "seita" entre aspas porque era assim que os Romanos e Judeus da época chamavam o Cristianismo!
Uma grande qualidade desse vídeo é a maneira organizada com que você apresentou todas as evidências históricas disponíveis a respeito de Jesus. Parabéns!👋
Bíblia: Novo Testamento
João 3:16-36
16 Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. 17 Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.
18 Para os que confiam nele como Salvador não há condenação eterna. Mas os que não confiam nele já estão julgados e condenados, por não crerem no Filho único de Deus. 19 E são condenados por a luz do céu ter vindo ao mundo, mas preferirem as trevas à luz, pois só fazem o mal. 20 Eles odeiam a luz celestial porque querem pecar nas trevas. Afastam-se da luz com medo dos seus pecados serem postos às claras e sofrerem castigo. 21 Mas aqueles que vivem conforme a verdade procuram a luz para que todos vejam que estão a fazer o que Deus deseja.”
@@tiopopeye3805salvar o mundo do que?
Mais importante que provar sua existência é seguir seus ensinamentos.
Quando seguimos sua obra reconhecemos sua presença e existência.
Ola! Nao conhecia teu canal, e nem cheguei a assistir o video todo, tive que parar aos 20 minutos para poder vir te parabenizar amigo, pois sua oratória é muito boa, e a quantidade de informações que estao presente na sua analise é surpreendente, absorvi mais coisas em 20 minutos o seu conteúdo que qualquer outro documentário ligeiramente maior, e outro detalhe o fato de você abordar os documentos, as informações, evidências que tem, sem querer afirmar ou renegar a existência do ser, esta Excelente. Posso dizer que o vídeo esta o mais parcial possivel, e isso é ótimo, mais uma vez parabéns!
O vídeo está muito bem feito, like 👍
Eu penso que, se nem os céticos, críticos e perseguidores da igreja na antiguidade (como os filósofos Crescens e Celso, ou os imperadores Maximino e Juliano) negaram ou duvidaram que Cristo existiu, então não há mais motivos para que alguém negue ou duvide hoje.
No fim, qualquer argumento usado contra a existência de Cristo pode ser aplicado a qualquer figura histórica da antiguidade e levará a mesma conclusão, ou o argumento é inválido, ou a figura não existiu, seja o silêncio de fontes contemporâneas ou a presença de histórias miraculosas e contraditórias (isso se aplica a Apolônio de Tiana, Sidarta Gautama, os rabinos e profetas da Judéia romana, até mesmo Sócrates e o imperador Vespasiano não estão isentos desses problemas).
Eu geralmente assisto os seus vídeos com algumas músicas críticas , porém nesse vídeo não tenho absolutamente nada. Parabéns esse foi o melhor vídeo do seu canal que assisti até hoje.
Impossível encontrar restos mostais de Nosso Senhor Jesus Cristo porque ele RESSUSCITOU e ASCENDEU aos céus! Feliz Páscoa! Deus abençoe e ilumine a todos.
A qualidade desse vídeo é incrivelmente descomunal. Fatos expostos de forma clara, fundamentada e imparcial. Sucesso aos responsáveis!
Sempre existiram as pessoas que sabiam sobre a fraude. Ao decorrer da história imagine quantas não foram caladas... Louvam a morte, como se a vida fosse inferior a norte. Malditos.
Agora precisamos de uma parte 2 sobre as evidências histórias sobre quem foi Jesus e o que ele supostamente teria feito (sei que muitas das teorias se baseiam na relação dele com os Batistas e os Zelotes, 2 grupos religiosos fortes na época, gostaria de saber mais)
Um trabalho muito bom. Afastemos o "crer e o não" apenas ouvir. Em nada fere, qualquer lado, apenas faz pensar. Muito bom.
Boa noite a todos! Ouvi o vídeo partes interessantes que me fizerem refletir. Eu gosto de refletir!
As evidências da existência de Jesus está no cumprimento das profecias; basta olhar para os sinais. Tudo que Ele profetizou vem se cumprindo.
Me impressiona.
Viver pela fé não é pra muitos.
O próprio Mestre da Verdade disse que na sua volta encontrará fé na terra? Isso me assusta pois o que mais vejo é coração esfriando...😢
este é um grande sinal.
Outro sinal é olhar para o relógio dizer que hoje é 3 de Julho de 2024 e ja chegou no ano de 2030... numa piscada o tempo tá voando.
Jesus disse sobre o tempo abreviado...
Sempre buscam criar estórias que não aconteceram para invalidar as Escrituras, por isso busco pela verdade para não ser enganada.
Não e fácil é uma caminhada dura mas é a melhor.
Desejo tudo de bom para todos.
Vamos cuidar de nossa fé para que nosso coração não fique frio...!
Eu creio nas Escrituras.
Agradeço pelo belo trabalho. Deus abençoe!
Somos 2... aliás somos muitos!
O que ele profetizou que esta se cumprindo?
@@DuDuccolola pessoa que escreveu o comentario ja disse sobre coisas que estao se cumprindo
Jesus nunca existiu.
@@ValdeniaDasilva-kz6ti A percepção do tempo passando rápido e um sinal da volta de Jesus? Pelo amor né
Eu tô pasma, primeiro pela qualidade do vídeo, segundo porque adorei o formato e me lembrou dos formatos de aula de alguns professores da UFMG, fui ver e você também estudou por lá hahaha. Qualidade impecável! Parabéns, Henriquee.
Amei o vídeo... excelente trabalho❣️
E SIMMMM
não necessita mais evidências do que vc apresentou aqui com brilhantismo 💜💜💜
Gratidão💜
Esse vídeo virou uma chave na minha cabeça sobre como Cristo é antigo. Como sou cristã e tenho a figura de Jesus muito presente na minha vida, nunca me dei conta como ele é antigo
Feliz Natal a todos!
Irmão com toda sinceridade do mundo te digo que este é um dos pouquíssimos vídeos mais bem trabalhado que já vi. Com argumentos sensatos apresentando materiais detalhados, com um ótimo texto, com áudio excelente, com imagens singulares...resumindo, o vídeo ficou incrível. Não sei como vc encontrou tantas informações mas mostra a grande dedicação e empenho para está produção. Parabéns de verdade 👏👏👏
Finalmente!! Feliz Natal pra tds!
São tantas referências históricas que fica difícil duvidar da existência do Cristo Histórico.
Parabéns professor. Pesquisa primorosa
A verdade é que existe uma vasta documentação que demonstra que Jesus é uma cópia de mitos solares como Mitra, Krishna, Hórus, Apolo. As histórias messiânicas são iguais além da mesma alegoria de ressurreição como nas outras histórias... também plagiou a história de Apolonio de Tiana.
Sinto lhe informar também que deus não existe: é apenas uma crença para confortar as pessoas diante das fatalidades da vida.
Os maiores intelectuais e inventores do mundo eram ateus (Nietzsche, Schopenhauer, Foucault, Sartre, Deleuze, Freud, Oppenheimer, Steven Hawkings, etc)
O mito de Cristo foi basicamente um plágio de outros mitos solares ainda mais antigos, como o de Krishna, Mitra, Apolo, Osíris e Hórus e existe uma vasta documentação provando isso. E o historiador Joseph Atwill demonstra que jesus foi uma invenção romana para evitar rebeliões judaicas, como a dos zelotes, inspirando assim o pacifismo entre os judeus, e cogitando que eles pagassem os impostos (Dê à César o que é de César)
Religião sempre foi uma ferramenta de poder, seja nas religiões teocráticas orientais, seja na política ocidental. Onde tem religião tem ganho de dinheiro, lucro, controle social e coisas piores como na reportagem...
Mas a religião nunca vai acabar, pois as pessoas são como crianças e crianças precisam de fábulas
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Pallatus.HeinrichPatetão
Feliz natal.
É tem q ser realmente MUITO OTARIO pra acreditar na existencia de jesus, deus, deuses etc.
Jesus existiu e voltara quando menos esperarmos..a nossa fe é que nos dá a esperanca de um dia voltarmos a viver em comunhao com Deus no reino dos ceus..amem!!gratidao pela informacao interessante da tematica e bem desenvolvida..bem haja!!❤❤❤❤❤
Esse canal é muito bom, bem informativo e não fica passando desinformação