O que mais chama a atenção nem é a discussão acerca do médico dever ou não fornecer o atestado. O que é realmente absurdo é esse profissional da saúde sugerir que uma criança de 5 anos permaneça por 12 horas sozinha em casa, presumivelmente exposta a diversos riscos.
@@kestrel7714 sim, mas, as vezes, alguma pessoas acabam não tendo como devido a sua renda já estar completamente comprometida com a subsistência da sua família.
"Qual o problema da criança ficar em casa sozinha, com febre?" A febre aumenta e a criança tem uma convulsão. Isso, considerando que fosse possível deixar a criança, de 5 anos, sozinha em casa o dia todo.
Será que ela realmente não tinha nenhuma pessoa que pudesse ficar com a criança? Esse menino perdeu as duas avós, tias, madrinhas, ela não tem contato nenhuma babá ou amiga que pudesse olhar por algumas horas ? Já aconteceu comigo e no mínimo tem uns 20 pessoas que poderiam ficar com minha filha, até meu irmão eu deixaria, só não ia deixar se fosse bebezinha. Mas coitada dessa mulher né ela não tem mãe nem sofra nem avó coitada dela misericórdia. Médico infeliz
Porque não contrata a Babá que resolve isso ? Se a mãe solteira for trabalhar ela recebe o dinheiro e ela pode pagar a babá a parte do salário mínimo dela. é pq Ela não tem ninguém pra cuidar as criança. nesse caso tem ninguém as família pra cuidar morreram e marido morreu e deixou herança mas marido era pobre. vamos supor isso. pra saber o que acontece. e só tem mãe solteira isso vai deixar sobrevivência muito dificil).
Não só CLT, Servidor Público da Cidade de São Paulo é a mesma coisa, cheio de regras que tiram não sei de onde, para atestado de filho doente e que os médicos normalmente não entendem. Além de ter o filho doente, ainda correga a humilhação constante.
Já tivemos que recorrer à ouvidoria do hospital pq o medico se negou a dar atestado ao meu marido. 39 de febre, foi medicado com remédio que não podia dirigir nem estar em altura (ele faz os dois no trabalho dele). O médico disse que dava sim pra trabalhar. E detalhe: saímos do hospital 3h da manhã e meu marido deveria sair de casa 6h. Se eu fiquei indignada, imagina essa mãe.
No Art. 286 do código penal sobre incitação ao crime não há qualquer menção a dolo ou modalidade culposa. Isto é, nos casos na lei aonde não há menção de como deve se punir um crime quando não há intenção de cometer ele (culposo), não há qualquer tipo de pena para a modalidade culposa, quando ele não tem intenção de cometer o crime em questão. Então para ele ser responsabilizado teria que se provar em tribunal que ele sabia que isso se configuraria como "abandono de incapaz" caso ela fizesse tal ato, e pelo video da fala dele "eu fazia isso" muito dificilmente ao meu ver isso seria possível já que não se configuraria dolo, então não.
@@AndreDanin Erraste feio, nobre colega😅 Para a lei ser aplicada basta estar em vigor. A pessoa alegar que desconhecia tal lei não a desobriga da pena. E claramente o doutor em questão sabe muito bem dos direitos de uma criança. Qualquer pessoa menos instruída ou estudada do que um médico sabe que uma criança de 5 anos não pode ficar sozinha, por motivos óbvios.
Seu vídeo é muito importante. O que há de médico arrogante fazendo julgamentos que foge da sua capacidade laboral, é imensa. Médico não é pago para julgar nada, é dá o atestado e a comprovação de acompanhamento em todos os casos e levar sua opinião para casa.
O atestado já nem é maís o problema O pior foi a conduta do médico dizendo que uma criança de 5 anos pode ficar em casa sozinho 🤦 E pra esse médico Qual a lei deve ser usada para punir um profissional incapacitado como este 😡
Mas dar atestado para pessoa que não é paciente também pode dar problema para os médicos. Ele errou foi em empurrar essa história e não admitir que não sabia como proceder e pesquisar e/ou procurar se informar.
Se uma mãe deixar um filho menor de 12 anos em casa sem um responsável, ela pode perder a guarda do filho. Isso foi tão ridículo por parte do médico! Eu sou funcionária pública celetista. Meu filho tem 8 anos. Eu tenho que levar ao médico depois do meu horário de trabalho, e se ele pega atestado, eu tenho que pagar uma babá disposta a cuidar dele pra mim nesse período. Pq eu sou mãe sozinha e moro sozinha na minha cidade, não tenho ninguém pra me ajudar. Lei é lei, mas algumas vezes é tão desumano, ter que escolher entre o trabalho e sustentar meu filho, ou cuidar do meu filho. Assim como mtas outras mães nesse país. Algumas coisas deveriam ser revistas.
Eu acho que o que aconteceu foi que o médico sabia que não podia fornecer atestado para a mãe, e sabia que poderia ser punido por irregularidades com atestados, mas não sabia como proceder nessa situação, e em vez de admitir isso e pesquisar ou tentar obter informação, tentou empurrar essa desculpa besta só para tirar o dele da reta.
Do jeito que andam as coisas, a maioria é clinico geral que atende como pediatra, fora os retardados formados em uniesquina tanto aqui no Brasil quanto Paraguai/Argentina
Ele é pragmático.. pensamento de um liberal fugaz..esse pensamento está na maioria das pessoas mas em circunstâncias diferentes...diga não ao liberalismo, criam-se essas mentes destroçados que acham que uma criança de 5 anos pode ficar sozinha e animais da enchente valem o mesmo que seres humanos....diga não ao liberalismo.
Seria tão mais fácil ao invés do médico falar essas besteiras dizer o seguinte: atestado somente para a criança, para a senhora que é mãe, a única coisa que posso fornecer é uma declaração de acompanhamento, pois é o que a lei me permite. Se ela dissesse que precisa de atestado porque não pode deixar o filho sozinho, era só dizer que ela deve arrumar alguém para isso (babá, parente) e que essa questão está além da competência dele.
O que mais me chocou foi a total falta de empatia do médico. A orientação claramente refletia uma indiferença às necessidades da mãe e da criança. Se ele tivesse se colocado no lugar da mãe, poderia ter fornecido a declaração e o atestado da criança, além de oferecer orientações mais adequadas e humanas.
Não atendo crianças (comumente), mas achei um absurdo isso que o colega fez. Agora o que já aconteceu comigo foi a acompanhante da paciente exigir que eu colocasse o CID da paciente no atestado da acompanhante. A paciente era casada, com 2 filhas, ou seja, não é menor, então o acompanhante legal é o marido, não a mãe (que era o caso). Eu atestei a mãe pelo acompanhamento mas me neguei a colocar o CID da filha. A filha que se autorizasse, entregasse o atestado dela para a mãe anexar junto ao da mãe ao trabalho. Detalhe: não precisava de acompanhante o procedimento (pois não usa analgesia nem nada que deixe incapaz a paciente), mas eu sempre passo atestado de acompanhante pois é um direito da pessoa, estar ao lado do familiar que pode dar apoio. A senhora fez um escarcéu, tentou me coagir, um caos pra eu colocar o cid da filha no atestado dela (mãe), até que eu disse que não iria fazer e sabia que estava agindo conforme o CRM pois minha sogra é advogada do CRM e que eu estava ciente que ela não tem direito ao atestado, mas sim a declaração, naquela situação, entretanto atestei pois entendo a condição da família como um todo. Só assim ela saiu, brigando, mas saiu com o atestado com o CID dela. Já aconteceu também de mãe usar a paciente e querer me convencer de que eu tinha de “piorar o caso da filha” pois só assim o pai iria dar a devida atenção. Vocês acham que era um pai ausente? Nada, o pai chegou aos prantos de preocupação. A mãe usava a filha pra causar culpa no pai, e queria enfiar os médicos nessa manipulação. Tô fora. Falei o real quadro pra ambos.
Não é filho dele, por isso essa falta de empatia. Trabalhei em hospital particular por 2 anos, que peço a Deus que eu nunca volte a trabalhar, é assim o dia todo, uma vontade de pular em médicos que desfaz de pacientes, principalmente qdo é pobre, essa galera nova que forma e fica o dia todo no celular e no plantão enrola, chegam atrasados. Fora que onde eu moro, já foram mais de 15 pessoas presas por venderem diplomas e envolvido por venderem provas na área de medicina. Peçam a Deus para sempre manter a saúde boa, pq vai piorar o sistema de saúde no país mesmo pagando plano.
Tem clínicas que já estão orientadas a fornecer atestado para acompanhantes. Nunca tive problemas, eles descrevem exatamente isso "declaração de acompanhantes" e as empresas nunca reclamaram, por causa da idade da criança.
Declaração essa que não vale nada para as empresas, e o responsável sempre perde o dia de trabalho, e atestado de filho menor de idade só aceito 1 dia por ano, até parece que a criança só fica doente 1 vez por ano.
Minha filha teve bebê aos 16 anos. Fui com ela ao hospital, de madrugada, bairro próximo ao meu trabalho. Levei meu uniforme, mas como não tinha outra pessoa pra ficar com ela, o hospital forneceu uma declaração de acompanhante. E a empresa abonou os três dias que fiquei com ela.
@@rodolfodavi3517 ue, eu n falei q ele q tem q resolver, falei q a instrução de deixar a criança sozinha q "n tem problema " é totalmente errada. Realmente n cabe ao medico resolver qm vai cuidar, porem em qualquer incidente acredito q ele possa acabar recebendo uma co-culpa pela orientação errada.
Graças a Deus que não trabalho mais em pronto socorro, pra não ter que ficar batendo boca com ninguém. Na época eu fornecia atestado para a criança, como o correto, e a empresa que entendesse como quiser os abonos das faltas
Um médico da Unimed já negou atestado médico para minha esposa, mesmo ela estando incapacitada. Acabou indo trabalhar e o quadro se agravou, acabando em internação hospitalar. Eu já disse para ela, se o médico se negar a dar atestado, que dê uma declaração que ela está apta para o trabalho. Se acontecer algo, ele vai ser responsabilizado. Lógico que eles acabam dando atestado para não deixar o deles na reta.
O médico que deveria orientar sobre o atestado em nome da criança citando a necessidade de afastamento do responsável; tenho filhos e desta forma que os médicos procedem nas consultas que necessitem de afastamento.
O problema é que na faculdade de medicina não somos orientado em direito médico. O colega "sabia" q não tinha como dar atestado para a mãe mas não sabia justificar para ela e entrou nesse bate bota de qual o risco de deixar uma criança sozinha (onde obviamente ele estava errado). Mas ainda assim ela não tem direito a atestado. Notar que a orientação correta é ela pedir o atestado pro filho e tentar justificar na empresa que pode não aceitar. Com certeza há uma mínima razoabilidade da empresa aceitar sim. mas basicamente o atestado é um documento de que "este paciente estava doente aqui na minha frente hoje". e as pessoas interpretam como "liberação médica para faltar no trabalho". exemplo de paciente que viajou 7 dias de barco para vir se consultar, foi consultado e liberado e levou mais 7 dias pra voltar de barco. recebe atestado de 15 dias? não. recebe atestado do dia da consulta e justifica no trabalho as demais faltas pq ele não tem super poder de teletransporte. ´direito trabalhista e não ordem médica. mas querem que o médico resolva. querem que o médico cure demissão sem justa causa.
O bom senso é o rei de qualquer disputa desse tipo. Conversa com o patrão, mostra a nota fiscal da farmacia, dos remedios, convida ele pra ir tomar um café em casa. Confiança é uma via de mão dupla, e chefe, não é a encarnação do diabo (igual um certo espectro politico gosta de pintar), seu chefe é outro ser humano que passa pelas mesmas dificuldades, e pra falar a verdade, a maior razão pra ele duvidar de você, não é a sua ausencia na produção da empresa, e sim, o anseio de ser ludibriado, já que nesse país, a "lei de Gerson" é um cancro preso a nossa cultura como um carrapato.
Eu concordo com vc no sentido d dizer q é bom conversar com o patrão e tudo o mais, mas essa d q o patrão não é ruim pq ele tbm é outro ser humano, isso aí eu já discordo. Claro q nem todo patrão é ruim (quando trabalhava como CLT, já tive superiores q eram uns amores d pessoa), mas tbm já tive um patrão q não tava nem aí pra minha situação e q reclamava d tudo o q eu fazia (apesar d eu sempre tentar fazer o melhor possível) e olha q eu nem sou mais CLT
@@gavaudan2131 Sim babá roubam na sua casa mas nao poe valiosa nisso pq vc vai ter q pagar ela no final ainda a coisa melhor... existe orfanato um lugar pra crianca levar la é só falar com freira pq governo paga disso sabia ? ai a mae deixa la por 1 tempo
deveriam sim ter fornecido o atestado para acompanhante, existe ate uma CID para acompanhante que é a CID Z76-3, que pode ser colocada no atestado do acompanhante.
Que sem noção. Uma criança de 5 anos sozinha em casa? Não deixo meu filho nem por 30 minutos, imagine 12 horas. É criança. O moleque sai rolando escada, fica pendurado em um móvel que possa cair em cima dele, se queimar no fogão, etc. Fico pensando se um fulano desses tem filho e se o deixaria sozinho.
Existe Babá é só contratar meu deus pq quer lei isso ?? Mas o problema que ela não tem dinheiro pra pagar Babá e então leva a criança pro orfanato dai é só falar com freira ai quando tempo acalmar as crise vc pode pegar crianca de volta sem problema....
8 месяцев назад
Cara, que absurdo! Como pode um médico dizer que uma criança de 5 anos tem condições de ficar sozinha em casa o dia todo? Nem mesmo alguns minutos pode, quanto mais o dia todo. O cara estuda 6 anos numa faculdade e nem o básico ele aprendeu! Esse cara tem que ser denunciado pro CRM, isso é um absurdo!
Quando eu tinha 10 anos eu enfiei 2 ferros na tomada de eletricidade e meu pai teve que desligar a corrente de energia da casa. Com 10 anos eu nao estava sozino. Esse medico vive em outra realidade.
nossa se vc fizer isso vc leva eletrucado e pode morrer , ainda bem.... e era grampo de cabelo ne ? toma cuidado pq as criancas n tem cerebro pra desenvolver ainda mas aprende tudo com tempo
O questionamento da mãe sobre onde o profissional estudou nem é cabido, mas sim como foi a família que (não) estruturou esse moço, porque claramente ele não tem condições de viver na sociedade, zero bom senso, zero jogo de cintura. Faltou formação familiar, raciocínio e empatia. Não forneça atestado para a mãe, forneça para a criança. Dê uma declaração de comparecimento em acompanhamento ao filho e o restante é responsabilidade da empresa em que a mãe trabalha. O profissional não tem que fazer juízo de valor sobre a presença da mãe e dizer como ela deve ou não fazer em sua casa. O problema não é profissional, é pessoal, como quase tudo na sociedade agora. Profissionais assim são só o espelho de como vamos de mal a pior.
A Prefeitura de São Paulo solicita nesse caso, aos servidores, que tenha um atestado com CID em nome da criança constando o nome do responsável como acompanhante do cuidado. Sem estes dados o atestado não é aceito.
Quero saber desde quando criança com menos de 6 anos vai no médico uma vez só ao ano. Pior é que não dá nem pra eu dizer que deveriam atualizar a CLT pq do jeito que estão os políticos nessa remessa recente, é bem possível que diminuíssem ainda mais os direitos CLT.
Aqui nos Estados Unidos se uma escola ou um doutor sabem que uma criança de 5 anos está em casa só, é um problema para os parentes o estado é chamado pela a escola ou os médicos mesmos eles são obrigados a relatar as autoridades e a criança doente ou não
Sou efetiva no período da.manha. a tarde é aula complementar, estou de atestado essa semana por problemas na faringe, de manha de boa, mas de tarde é descontado do meu salario, e durante o ano se meus atestados somarem 30 dias eu perco as aulas da tarde. A ultima vez que peguei atestado de mais de 1 semana foi no ano que assumi concurso, depois de um acidente no trabalho e ficar 15 dias sem por o pe no chão.
Excelente Dr.! Seu olhar para trazer o direito a valer ante o fato trazido pelo vídeo teve a arte de manuseio de um bisturi😂😂😂 Tantos médicos arrumam cada desculpa para deixar pacientes horas esperando consulta,-porque só o tempo deles é valioso- e para não levantar da cadeira o médico entabula uma conversinha destas?Ele não foi ardiloso como costumeiro. Faltou a Sra. perguntar: Dr. O seu filho de 05 anos fica sozinho em casa quantas horas? Não há medidas contra falta de empatia no país que até ex presidente imitou sufoco de Covid-19 e riu sem parar disto.
Sou quase médico veterinário, hoje vi esse caso aí enquanto estava no estágio e veio o questionamento entre os colegas: muitos tutores de animais pedem declaração de que levaram o seu animal e uma consulta pra tentar abonar falta no trabalho. Será que cola isso?
Ela provavelmente ouviu falar das duas opções que o cara explicou no vídeo e perguntou ao médico e provavelmente deve sim ter pedido como "atestado para acompanhante", porém o incompetente do médico como autoridade ali e pior ainda como pediatra deveria já estar bem informado dessas duas opções. E ainda que não soubesse ele deveria procurar saber, fosse com a equipe do local ou na internet a qual todos tem acesso, mas ao invés dele honrar a profissão e o juramento ele preferiu mandar um "na minha época era assim" e falar para a mulher cometer um crime amplamente conhecido
O paciente não é obrigado a saber das diferenças de atestado. O médico não é burro e sabe muito bem o que poderia ser feito para ajudar a mãe, não fez porque não quis.
É bonito na prática, mas dai o que a empresa vai fazer é, abonar as faltas etc. depois vai demitir a mãe e achar outro funcionário sem filhos ou com filhos já adultos.
Por isso a taxa de desemprego deve ser baixa e não alta como o Paulo Jegues/Campos Neto pregam, assim ou a empresa cumpre a lei ou vai ter dificuldade para trocar de funcionário.
Saber se é ou não capaz de se virar sozinho não é conhecimento médico, é um entendimento social, na dúvida, o médico não deve discutir, só não ateste, apenas o comparecimento pq é direito do paciente
Não é social ao fato que se algo acontecer com a criança os pais serão penalizados de acordo com o que acontecer. Alguns alcoólatras após causar acidentes no trânsito usam mais ou menos este tipo de pensamento, "eu bebi 5 latinhas mas eu consigo dirigir tranquilamente. Donos de cães bravos também"mas ele nunca mordeu ninguém, não sei como ele escapou" E por aí o povo vai se fazendo de louco. Não estou lhe ofendendo, ou dizendo que tu faça isso; eu só quis pegar o gancho sobre o assunto. Abraço
@@faccendas o que eu quis dizer é que não é da alçada do médico discutir entendimentos sociais, médico é feito para opinião científica, que foge muito sobre uma criança de cuidar em casa ou não, isso não é científico, médico não deveria opinar, o atestado médico é um documento científico de incapacidade com base em comprovações que cabem ao médico a prerrogativa, na dúvida médico não opina, mas obrigado por sua opinião!
Pelo contrário, segundo o método MCCP. Atendemos o paciente como um todo e não só pensando na enfermidade. O médico pode sim pensar no social, e dar opiniões, claro que não pode obrigar a nada.
@@gutonator6857 concordo em partes quando se trata de medicina da família, psf. Urgência e emergência o que talvez parece no vídeo é completamente diferente, não há vínculo com paciente
@@gutonator6857 MCCP é um método que olha o contexto social mais no sentido epidemiológico, na complexidade de um problema de saúde em um âmbito não apenas de doença mas de ambiente, o caso em questão seria em relação a atestado médico de afastamento, coisa que não tem muito a ver na minha concepção, até pq se o médico não se acha apto a avaliar uma situação que envolve um afastamento e quantos dias deveria, ele NÃO deve dar, apenas o de comparecimento, pq é ele quem atesta a incapacidade e nem sempre somos os melhores para avaliar esta incapacidade, hj há muita judicializacao pelo motivo e dias que o médico afastou, na dúvida, de só o de comparecimento que é por lei obrigação do médico e não se exponha, fica a dica irmão
"nossos direitos", do gov somente, não mudou uma letra da lei de importação, mas já saiu mudando interpretação que tinha no passado, só pode ser alinhamento político a fim de defender imposto/taxação nos pobres, uma vergonha
cara filhinho de papai não é possivel,aposto que nem pai é,eu que sou adulto e não sou pai sei muito bem que não pode deixar criança de 5 anos sozinha em casa
Se ele decidir processar essa paciente por ter gravado ele, sem autorização, e expor o médico dessa forma na internet, com certeza ele ganha. Existem formas de se questionar uma conduta ou atitude durante uma consulta, mas jogar na internet n é uma dela
O médico deveria saber os tipos de atestado que ele pode fornecer (um para a acompanhante, só informando sua presença na consulta, e um para a criança, anotando a necessidade de acompanhamento e cuidado). Se é um pediatra (ou fizer algum tipo de atendimento pediátrico), isso deve ser rotineiro. Impressionante a desinformação do profissional e a falta de interesse em ajudar a mãe aflita.
Deixar uma criança dessa idade sozinha e quando voltar vai direto pra cadeia, por abandono de incapaz, se o mlk ficar de alguma forma preso, cárcere privado, é rapaz ser msol nos dias de hoje tem que ser guerreira.
Fui atrás da reportagem para saber do desfecho. A mãe foi redirecionada a outro profissional. A médica fez uma nova consulta e deu os atestados. O prefeito indignado solicitou ao consórcio, que atende a Unidade de saúde, a troca do médico e o prefeito ainda disse que como pai achou um absurdo o médico pedir para a mãe deixar a criança sozinha, pois isso é um crime. E completou que esse médico não trabalhará mais para a prefeitura.
Esse entendimento tem jurisprudência? Pergunto pois é algo que fico louco com a lei. Em muitos casos, a lei dá os deveres mas não protege o funcionário. (se sim levarei ao responsável de ponto da empresa e ao jurídico) Por mais que a orientação da empresa é "gestor, bom senso! abone os dias do funcionário"
Uma vez meu esposo me acompanhou com a nossa filha em uma consulta médica em outra cidade,ele foi dirigindo. e a médica deu a declaração pra ele, e a empresa aceitou sem problemas. eu pensei que em todos casos era assim
Boa explicação, mas na verdade quem deveria orientar sobre essa declaração era o médico, a não ser que a secretaria da saúde não esteja orientando corretamente seus médicos. Será que o serviço público não está nem ai para os pacientes e seus acompanhantes? Será?
Faz um vídeo explicando se tenho direito a indenização, pois aluguei um ponto comercial só que vai ter obra do governo tenho direito a indenização do governo?
Gente! Quem mora em outro estado, longe da família (como eu) sabe o que significa uma situação assim....de um.filho precisar de vc e vc precisar trabalhar 😢
Talvez a mãe só tenha usado a palavra errada. Ela n estava pedindo um atestado dizendo que ela estava doente. Mas o médico afirmar que uma criança de 5 anos (doente ou não) pode ficar sozinha, aí é pedir para a mãe ir presa, se assim o fizer..
Garanto que nesse país imundo nada aconteceu com esse senhor, e quando digo país imundo não quero dizer nosso país em si , mas sim o povo que aqui vive .
Médico estava instigando a mãe a cometer crime de abandono de incapaz? Este vídeo é uma situação real ou algum teatro? Se for uma situação real é absurdo... como uma pessoa pode ser médica sem saber que é crime deixar menores sozinhos, ainda mais com 5 anos, ainda mais com febre e ainda mais por 12 horas. 😢😮 Onde foi que ele comprou todos os diplomas dele? Acho que nem o ensino médio fez pra dar tal ideia pra mãe.
uma vez faltei uma apresentação na faculdade e levei meu sobrinho no medico eo mesmo n queria me dar atestado nem declaração pq eu era tio da criança e segundo palavras dele ''família é mãe, pai e os avós''. isso ocorreu ano passado.
Estatuto da criança e adolescente fica onde? Se essa mãe sai para trabalhar e deixa a criança com tudo facil e pronto e pedi pra vizinha dar uma olhada se alguém denunciar ELA VAI PRESA
Que horror! Se alguém ver denuncia e o Conselho tutelar enche o saco. Eu cuido de uma menina de 11 anos, pq o Conselho veio questionar a mãe que deixava sozinha por 4 horas. Imagine de 5???
É o direito dele. Se a empresa tá achando ruim, que lute na câmara, assembleia para a mudanças das leis, afinal, com a nova reforma trabalhista aprovada pelo capiroto miCto, pq não falaram sobre isso? Já que conseguiram destruir as leis trabalhistas a favor dele?! 🙄
Nao faz sentido o médico ter que indicar que a criança precisa de acompanhamento, deveria bastar o fato de ser uma criança, "incapaz". No máximo, que conste a idade da criança.
conheci um cara, que foi ao medico e o mesmo só deu declaração de comparecimento,, de fato o cara estava mau, mesmo pedindo o atestado não conseguiu, ele foi pro trabalho e lá ele acabou se machucando, ele saiu dizendo que iria fazer b.o e processo mas nem sei como terminou!
Absurdo é vocês ficarem fazendo filhos pra pegar atestado, se prepara pra ter filhos pra não ficar passando vergonha, não sai por aí abrindo às pernas pra depois não ter nem o pai da criança perto pra auxiliar. Absurdo é a mente de vocês.
Pois é deveria ser dado palestras nas escolas...pastoral da criança as mães não entende de lei imagina uma criança TEA..coitada uma conhecida minha teve sair emprego...AGORA O MAIS ERRADO FOI O MÉDICO ACHAR Q UMA CRIANÇA DE 5 ANOS PODE FICAR SÓ..muito triste .. Leis feitas por homens aff
É por essas e outras que eu dou muito valor ao meu plano de saúde. Prefiro dever um aluguel do que ficar sem pagar o plano. Depender do show de horrores que vejo "médicos" fazendo com a galera mais humilde que depende do SUS é nojento.
O que mais chama a atenção nem é a discussão acerca do médico dever ou não fornecer o atestado. O que é realmente absurdo é esse profissional da saúde sugerir que uma criança de 5 anos permaneça por 12 horas sozinha em casa, presumivelmente exposta a diversos riscos.
O q importa é estar certo em alguma coisa 😂😂😂
Realmente isso roubou a cena do tema do vídeo.
Com certeza o doutorzinho não deixaria o filho dele de 05 anos queimando de febre sozinho em casa por 12 horas .
Se deixar a criança sozinha a mãe vai presa por abandono de incapaz.
Exatamente. Eu pensei que fosse vídeo de pegadinha. Demorei acreditar que era real.
Oque me espantou mais nesse vídeo foi o médico recomendando que a mãe cometa CRIME de ABANDONO DE INCAPAZ.
Se acontecer algo com a criança sozinha em casa ela responderá por abandono de incapaz, então lascou.
Eu pediria por escrito tudo que ele estava recomendando. Agora vá explicar para o capa preta as suas recomendações, dr.
Não só se acontecer algo, o simples ato de deixar o filho já faria o crime está consumado
Era mais facil contratar Babá não ?
@@kestrel7714 sim, mas, as vezes, alguma pessoas acabam não tendo como devido a sua renda já estar completamente comprometida com a subsistência da sua família.
@@kestrel7714 Sim bem fácil... Pra quem tem condições financeiras de desbancar mais de 2 mil reais... No Brasil, dinheiro não é problema né
"Qual o problema da criança ficar em casa sozinha, com febre?"
A febre aumenta e a criança tem uma convulsão.
Isso, considerando que fosse possível deixar a criança, de 5 anos, sozinha em casa o dia todo.
Criança sozinho em casa causa incendio , garfo no tomada etc..... crianca solta muito curioso tem q contratar Babá pra isso pra proteger.
@@kestrel7714 Você vai pagar a babá pra ela?
Será que ela realmente não tinha nenhuma pessoa que pudesse ficar com a criança? Esse menino perdeu as duas avós, tias, madrinhas, ela não tem contato nenhuma babá ou amiga que pudesse olhar por algumas horas ? Já aconteceu comigo e no mínimo tem uns 20 pessoas que poderiam ficar com minha filha, até meu irmão eu deixaria, só não ia deixar se fosse bebezinha.
Mas coitada dessa mulher né ela não tem mãe nem sofra nem avó coitada dela misericórdia.
Médico infeliz
Parabéns por ter vinte pessoas de confiança e com tempo de sobra pra cuidar da sua filha, mas da próxima vez tenta lembrar que você não é todo mundo.
E no final do vídeo ele ainda tem coragem em dizer que ele ficava sozinho em casa nessa idade. Misericórdia.@@kestrel7714
A humilhação do trabalhador CLT é terrível, até pra cuidar do filho doente precisa de um talvez
Da uma aula de empreendedorismo pra ela
.
Do zero a 1 milhão
Porque não contrata a Babá que resolve isso ? Se a mãe solteira for trabalhar ela recebe o dinheiro e ela pode pagar a babá a parte do salário mínimo dela. é pq Ela não tem ninguém pra cuidar as criança. nesse caso tem ninguém as família pra cuidar morreram e marido morreu e deixou herança mas marido era pobre. vamos supor isso. pra saber o que acontece. e só tem mãe solteira isso vai deixar sobrevivência muito dificil).
Não só CLT, Servidor Público da Cidade de São Paulo é a mesma coisa, cheio de regras que tiram não sei de onde, para atestado de filho doente e que os médicos normalmente não entendem.
Além de ter o filho doente, ainda correga a humilhação constante.
@@kestrel7714 contrata pra ela.
@@kestrel7714 Ce tá vendo uma arvore de dinheiro na frente dela? No mínimo pra achar uma babá de ultima hora seria muito mais caro.
Se todo cidadão tirasse um pouco do seu tempo pra ter esse tipo de orientação, evitaria muito conflito desnecessário. Muito bom seus vídeos!
Já tivemos que recorrer à ouvidoria do hospital pq o medico se negou a dar atestado ao meu marido. 39 de febre, foi medicado com remédio que não podia dirigir nem estar em altura (ele faz os dois no trabalho dele). O médico disse que dava sim pra trabalhar. E detalhe: saímos do hospital 3h da manhã e meu marido deveria sair de casa 6h. Se eu fiquei indignada, imagina essa mãe.
Médicos devem atender muita gente fingindo doença pra conseguir atestado. Tem até um CID pra fingimento. 😂
@@Lorenfig10 Pode até ter fingimento, mas acho difícil fingir febre...
Homem de verdade trabalha de qqr jeito. Já tirei turno de 12 horas com duas balas alojadas nas costelas e depois fui beber com os colegas.
@@Lorenfig10O marido da moça aprendeu a aumntar a temperatura corporal para fingir frebe?kkk
O médico não pode ser responsabilizado por tentar induzir a mãe a cometer o crime de abandono de incapaz?
No Art. 286 do código penal sobre incitação ao crime não há qualquer menção a dolo ou modalidade culposa. Isto é, nos casos na lei aonde não há menção de como deve se punir um crime quando não há intenção de cometer ele (culposo), não há qualquer tipo de pena para a modalidade culposa, quando ele não tem intenção de cometer o crime em questão.
Então para ele ser responsabilizado teria que se provar em tribunal que ele sabia que isso se configuraria como "abandono de incapaz" caso ela fizesse tal ato, e pelo video da fala dele "eu fazia isso" muito dificilmente ao meu ver isso seria possível já que não se configuraria dolo, então não.
@@CiaAutocenterLtdaestudar direito e melhor que qualquer trabalho seu ai irmao kkkkkk jesus so aq no youtube msm
@@nomedocanal8496 chapéu serviu 😂😂
@@CiaAutocenterLtda Seu cool está ocupado com o quê, para vc kaagar tanto pela sua boca?
@@AndreDanin Erraste feio, nobre colega😅
Para a lei ser aplicada basta estar em vigor. A pessoa alegar que desconhecia tal lei não a desobriga da pena. E claramente o doutor em questão sabe muito bem dos direitos de uma criança. Qualquer pessoa menos instruída ou estudada do que um médico sabe que uma criança de 5 anos não pode ficar sozinha, por motivos óbvios.
Seu vídeo é muito importante. O que há de médico arrogante fazendo julgamentos que foge da sua capacidade laboral, é imensa. Médico não é pago para julgar nada, é dá o atestado e a comprovação de acompanhamento em todos os casos e levar sua opinião para casa.
O atestado já nem é maís o problema
O pior foi a conduta do médico dizendo que uma criança de 5 anos pode ficar em casa sozinho 🤦
E pra esse médico
Qual a lei deve ser usada para punir um profissional incapacitado como este 😡
Pq não é filho dele, por isso a falta de empatia.
Mas dar atestado para pessoa que não é paciente também pode dar problema para os médicos. Ele errou foi em empurrar essa história e não admitir que não sabia como proceder e pesquisar e/ou procurar se informar.
eu ficava e nunca deu problema nenhum
@@amigoreddit Quem ficou e deu problema não tá aqui pra falar né. Afinal... Deu problema... (é por isso que existe lei proibindo)
@@mundoindomavel2852 pra isso acredito que ele pode pagar uma baba ou alguém da família pra cuidar da criança..
Se uma mãe deixar um filho menor de 12 anos em casa sem um responsável, ela pode perder a guarda do filho. Isso foi tão ridículo por parte do médico!
Eu sou funcionária pública celetista. Meu filho tem 8 anos. Eu tenho que levar ao médico depois do meu horário de trabalho, e se ele pega atestado, eu tenho que pagar uma babá disposta a cuidar dele pra mim nesse período. Pq eu sou mãe sozinha e moro sozinha na minha cidade, não tenho ninguém pra me ajudar. Lei é lei, mas algumas vezes é tão desumano, ter que escolher entre o trabalho e sustentar meu filho, ou cuidar do meu filho. Assim como mtas outras mães nesse país. Algumas coisas deveriam ser revistas.
Eu acho que o que aconteceu foi que o médico sabia que não podia fornecer atestado para a mãe, e sabia que poderia ser punido por irregularidades com atestados, mas não sabia como proceder nessa situação, e em vez de admitir isso e pesquisar ou tentar obter informação, tentou empurrar essa desculpa besta só para tirar o dele da reta.
Punido por quem? Ah para. Ridículo você dizer isso. Medicos fazem absurdos e não dá em nada eles se defendem.
Faltou só comentar a sugestão do médico em deixar a criança sozinha em casa. A mãe fazendo isso não estaria cometendo crime de abandono de incapaz?
Mas ele comentou isso no vídeo
Excelente doutor...sempre esclarecendo o povo!
Sinceramente o ECA deveria tomar conta desse caso e dar uma punida nesse cara, pediatra ele não é.
Do jeito que andam as coisas, a maioria é clinico geral que atende como pediatra, fora os retardados formados em uniesquina tanto aqui no Brasil quanto Paraguai/Argentina
Ele é pragmático.. pensamento de um liberal fugaz..esse pensamento está na maioria das pessoas mas em circunstâncias diferentes...diga não ao liberalismo, criam-se essas mentes destroçados que acham que uma criança de 5 anos pode ficar sozinha e animais da enchente valem o mesmo que seres humanos....diga não ao liberalismo.
Muito bom este canal
Seria tão mais fácil ao invés do médico falar essas besteiras dizer o seguinte: atestado somente para a criança, para a senhora que é mãe, a única coisa que posso fornecer é uma declaração de acompanhamento, pois é o que a lei me permite.
Se ela dissesse que precisa de atestado porque não pode deixar o filho sozinho, era só dizer que ela deve arrumar alguém para isso (babá, parente) e que essa questão está além da competência dele.
O que mais me chocou foi a total falta de empatia do médico. A orientação claramente refletia uma indiferença às necessidades da mãe e da criança. Se ele tivesse se colocado no lugar da mãe, poderia ter fornecido a declaração e o atestado da criança, além de oferecer orientações mais adequadas e humanas.
Dr gostei do seu conteúdo.
Muito bom. Parabéns e obrigado!
Obrigado. Assunto muito sério.
Não atendo crianças (comumente), mas achei um absurdo isso que o colega fez.
Agora o que já aconteceu comigo foi a acompanhante da paciente exigir que eu colocasse o CID da paciente no atestado da acompanhante.
A paciente era casada, com 2 filhas, ou seja, não é menor, então o acompanhante legal é o marido, não a mãe (que era o caso). Eu atestei a mãe pelo acompanhamento mas me neguei a colocar o CID da filha. A filha que se autorizasse, entregasse o atestado dela para a mãe anexar junto ao da mãe ao trabalho. Detalhe: não precisava de acompanhante o procedimento (pois não usa analgesia nem nada que deixe incapaz a paciente), mas eu sempre passo atestado de acompanhante pois é um direito da pessoa, estar ao lado do familiar que pode dar apoio.
A senhora fez um escarcéu, tentou me coagir, um caos pra eu colocar o cid da filha no atestado dela (mãe), até que eu disse que não iria fazer e sabia que estava agindo conforme o CRM pois minha sogra é advogada do CRM e que eu estava ciente que ela não tem direito ao atestado, mas sim a declaração, naquela situação, entretanto atestei pois entendo a condição da família como um todo. Só assim ela saiu, brigando, mas saiu com o atestado com o CID dela.
Já aconteceu também de mãe usar a paciente e querer me convencer de que eu tinha de “piorar o caso da filha” pois só assim o pai iria dar a devida atenção. Vocês acham que era um pai ausente? Nada, o pai chegou aos prantos de preocupação. A mãe usava a filha pra causar culpa no pai, e queria enfiar os médicos nessa manipulação. Tô fora. Falei o real quadro pra ambos.
Não é filho dele, por isso essa falta de empatia.
Trabalhei em hospital particular por 2 anos, que peço a Deus que eu nunca volte a trabalhar, é assim o dia todo, uma vontade de pular em médicos que desfaz de pacientes, principalmente qdo é pobre, essa galera nova que forma e fica o dia todo no celular e no plantão enrola, chegam atrasados.
Fora que onde eu moro, já foram mais de 15 pessoas presas por venderem diplomas e envolvido por venderem provas na área de medicina.
Peçam a Deus para sempre manter a saúde boa, pq vai piorar o sistema de saúde no país mesmo pagando plano.
Tem clínicas que já estão orientadas a fornecer atestado para acompanhantes. Nunca tive problemas, eles descrevem exatamente isso "declaração de acompanhantes" e as empresas nunca reclamaram, por causa da idade da criança.
Declaração essa que não vale nada para as empresas, e o responsável sempre perde o dia de trabalho, e atestado de filho menor de idade só aceito 1 dia por ano, até parece que a criança só fica doente 1 vez por ano.
Né 🤦🏻♀️
Esse pai odeia mulher.
Minha filha teve bebê aos 16 anos. Fui com ela ao hospital, de madrugada, bairro próximo ao meu trabalho. Levei meu uniforme, mas como não tinha outra pessoa pra ficar com ela, o hospital forneceu uma declaração de acompanhante. E a empresa abonou os três dias que fiquei com ela.
Mas a informação do medico de deixar a criança DOENTE sozinha em ksa continua errada 😂
Não cabe ao médico resolver quem vai ficar com a criança. A mãe que se resolva.
@@rodolfodavi3517Nossa sua empatia foi para a puta que pariu.
Só queria saber o que sua família lhe ensinou para ser tão fod@.
@@rodolfodavi3517 ue, eu n falei q ele q tem q resolver, falei q a instrução de deixar a criança sozinha q "n tem problema " é totalmente errada.
Realmente n cabe ao medico resolver qm vai cuidar, porem em qualquer incidente acredito q ele possa acabar recebendo uma co-culpa pela orientação errada.
Era mais facil contratar um Babá nisso poxa como ela nao pensou isso ? vai dizer q ela nao tem dinheiro
@@kestrel7714 dependendo do lugar e salário ta mais barato faltar kkk
O bom senso mandou lembranças ao médico. Estes comportamentos extremos não ajudam em nada a sociedade.
Graças a Deus que não trabalho mais em pronto socorro, pra não ter que ficar batendo boca com ninguém. Na época eu fornecia atestado para a criança, como o correto, e a empresa que entendesse como quiser os abonos das faltas
Espero que esse cidadão tenha sofrido punição , é o minimo , que absurdo , se fosse o filinho dele garanto que não deixaria 12 horas sozinho
Um médico da Unimed já negou atestado médico para minha esposa, mesmo ela estando incapacitada. Acabou indo trabalhar e o quadro se agravou, acabando em internação hospitalar. Eu já disse para ela, se o médico se negar a dar atestado, que dê uma declaração que ela está apta para o trabalho. Se acontecer algo, ele vai ser responsabilizado. Lógico que eles acabam dando atestado para não deixar o deles na reta.
INFELIZMENTE ISSO ACONTECE MUITO...POR ISSO MUITAS MULHERES VIVEM MUDANDO DE EMPREGO.
O médico que deveria orientar sobre o atestado em nome da criança citando a necessidade de afastamento do responsável; tenho filhos e desta forma que os médicos procedem nas consultas que necessitem de afastamento.
O problema é que na faculdade de medicina não somos orientado em direito médico.
O colega "sabia" q não tinha como dar atestado para a mãe mas não sabia justificar para ela e entrou nesse bate bota de qual o risco de deixar uma criança sozinha (onde obviamente ele estava errado).
Mas ainda assim ela não tem direito a atestado.
Notar que a orientação correta é ela pedir o atestado pro filho e tentar justificar na empresa que pode não aceitar.
Com certeza há uma mínima razoabilidade da empresa aceitar sim.
mas basicamente o atestado é um documento de que "este paciente estava doente aqui na minha frente hoje". e as pessoas interpretam como "liberação médica para faltar no trabalho".
exemplo de paciente que viajou 7 dias de barco para vir se consultar, foi consultado e liberado e levou mais 7 dias pra voltar de barco. recebe atestado de 15 dias? não. recebe atestado do dia da consulta e justifica no trabalho as demais faltas pq ele não tem super poder de teletransporte. ´direito trabalhista e não ordem médica. mas querem que o médico resolva. querem que o médico cure demissão sem justa causa.
O bom senso é o rei de qualquer disputa desse tipo. Conversa com o patrão, mostra a nota fiscal da farmacia, dos remedios, convida ele pra ir tomar um café em casa. Confiança é uma via de mão dupla, e chefe, não é a encarnação do diabo (igual um certo espectro politico gosta de pintar), seu chefe é outro ser humano que passa pelas mesmas dificuldades, e pra falar a verdade, a maior razão pra ele duvidar de você, não é a sua ausencia na produção da empresa, e sim, o anseio de ser ludibriado, já que nesse país, a "lei de Gerson" é um cancro preso a nossa cultura como um carrapato.
Eu concordo com vc no sentido d dizer q é bom conversar com o patrão e tudo o mais, mas essa d q o patrão não é ruim pq ele tbm é outro ser humano, isso aí eu já discordo. Claro q nem todo patrão é ruim (quando trabalhava como CLT, já tive superiores q eram uns amores d pessoa), mas tbm já tive um patrão q não tava nem aí pra minha situação e q reclamava d tudo o q eu fazia (apesar d eu sempre tentar fazer o melhor possível) e olha q eu nem sou mais CLT
Kkkkk é literalmente ilegal deixar a criança assim
Mas vc pode solicitar babá tbm
@@kestrel7714 Se tiver com uma babá não está sozinha
@@gavaudan2131 Sim babá roubam na sua casa mas nao poe valiosa nisso pq vc vai ter q pagar ela no final ainda
a coisa melhor... existe orfanato um lugar pra crianca levar la é só falar com freira pq governo paga disso sabia ? ai a mae deixa la por 1 tempo
Boa fé do médico e da mãe resolveria.
No mínimo esse médico deveria ser preso por uns 15 anos, por tentar induzir a mãe a cometer o crime de abandono de incapaz.
Cada vez que vejo o vídeo me causa uma angústia maior!😢
Eu to pensando como sera regenerar aqui no RS as abelhas sem ferrao? Muitos lugares nao existem mais sera que elas se escondem, sobem no alto?
deveriam sim ter fornecido o atestado para acompanhante, existe ate uma CID para acompanhante que é a CID Z76-3, que pode ser colocada no atestado do acompanhante.
Que sem noção. Uma criança de 5 anos sozinha em casa? Não deixo meu filho nem por 30 minutos, imagine 12 horas. É criança. O moleque sai rolando escada, fica pendurado em um móvel que possa cair em cima dele, se queimar no fogão, etc. Fico pensando se um fulano desses tem filho e se o deixaria sozinho.
😂Eu ri, mas eu entendo, tenho uma de 2 anos e vou te falar que às vezes 2 olhos não são suficientes para vigiar😅
Cadê leis para isso?
Existe Babá é só contratar meu deus pq quer lei isso ?? Mas o problema que ela não tem dinheiro pra pagar Babá e então leva a criança pro orfanato dai é só falar com freira ai quando tempo acalmar as crise vc pode pegar crianca de volta sem problema....
Cara, que absurdo! Como pode um médico dizer que uma criança de 5 anos tem condições de ficar sozinha em casa o dia todo? Nem mesmo alguns minutos pode, quanto mais o dia todo. O cara estuda 6 anos numa faculdade e nem o básico ele aprendeu! Esse cara tem que ser denunciado pro CRM, isso é um absurdo!
Quando eu tinha 10 anos eu enfiei 2 ferros na tomada de eletricidade e meu pai teve que desligar a corrente de energia da casa. Com 10 anos eu nao estava sozino. Esse medico vive em outra realidade.
nossa se vc fizer isso vc leva eletrucado e pode morrer , ainda bem.... e era grampo de cabelo ne ? toma cuidado pq as criancas n tem cerebro pra desenvolver ainda mas aprende tudo com tempo
O questionamento da mãe sobre onde o profissional estudou nem é cabido, mas sim como foi a família que (não) estruturou esse moço, porque claramente ele não tem condições de viver na sociedade, zero bom senso, zero jogo de cintura. Faltou formação familiar, raciocínio e empatia. Não forneça atestado para a mãe, forneça para a criança. Dê uma declaração de comparecimento em acompanhamento ao filho e o restante é responsabilidade da empresa em que a mãe trabalha. O profissional não tem que fazer juízo de valor sobre a presença da mãe e dizer como ela deve ou não fazer em sua casa. O problema não é profissional, é pessoal, como quase tudo na sociedade agora. Profissionais assim são só o espelho de como vamos de mal a pior.
A Prefeitura de São Paulo solicita nesse caso, aos servidores, que tenha um atestado com CID em nome da criança constando o nome do responsável como acompanhante do cuidado.
Sem estes dados o atestado não é aceito.
O MÉDICO NUTELLA , INCENTIVOU O CRIME DE ABANDONO DE INCAPAZ 😅😅😅
Quero saber desde quando criança com menos de 6 anos vai no médico uma vez só ao ano. Pior é que não dá nem pra eu dizer que deveriam atualizar a CLT pq do jeito que estão os políticos nessa remessa recente, é bem possível que diminuíssem ainda mais os direitos CLT.
E nem falei do fato de que crianças acima de 7 anos tbm devem ir ao médico, que a pessoa pode ter mais de um filho...
Aqui nos Estados Unidos se uma escola ou um doutor sabem que uma criança de 5 anos está em casa só, é um problema para os parentes o estado é chamado pela a escola ou os médicos mesmos eles são obrigados a relatar as autoridades e a criança doente ou não
Sou efetiva no período da.manha. a tarde é aula complementar, estou de atestado essa semana por problemas na faringe, de manha de boa, mas de tarde é descontado do meu salario, e durante o ano se meus atestados somarem 30 dias eu perco as aulas da tarde. A ultima vez que peguei atestado de mais de 1 semana foi no ano que assumi concurso, depois de um acidente no trabalho e ficar 15 dias sem por o pe no chão.
Esse médico saiu da fábrica de clones de Star Wars, mas cê sabe q até eles tem empatia.
Excelente Dr.!
Seu olhar para trazer o direito a valer ante o fato trazido pelo vídeo teve a arte de manuseio de um bisturi😂😂😂
Tantos médicos arrumam cada desculpa para deixar pacientes horas esperando consulta,-porque só o tempo deles é valioso- e para não levantar da cadeira o médico entabula uma conversinha destas?Ele não foi ardiloso como costumeiro.
Faltou a Sra. perguntar: Dr. O seu filho de 05 anos fica sozinho em casa quantas horas?
Não há medidas contra falta de empatia no país que até ex presidente imitou sufoco de Covid-19 e riu sem parar disto.
Sou quase médico veterinário, hoje vi esse caso aí enquanto estava no estágio e veio o questionamento entre os colegas: muitos tutores de animais pedem declaração de que levaram o seu animal e uma consulta pra tentar abonar falta no trabalho. Será que cola isso?
Pelo amor a Deus 🤦♂️
No vídeo diz que só a vez por ano para crianças.
DONO de animal não tá incluso nessa opção.
A verdade então é que os dois estavam tentando induzir o outro a erro, seja atestado para pessoa que não é paciente, seja abandono de incapaz.
Ela provavelmente ouviu falar das duas opções que o cara explicou no vídeo e perguntou ao médico e provavelmente deve sim ter pedido como "atestado para acompanhante", porém o incompetente do médico como autoridade ali e pior ainda como pediatra deveria já estar bem informado dessas duas opções. E ainda que não soubesse ele deveria procurar saber, fosse com a equipe do local ou na internet a qual todos tem acesso, mas ao invés dele honrar a profissão e o juramento ele preferiu mandar um "na minha época era assim" e falar para a mulher cometer um crime amplamente conhecido
É atestado de acompanhante que a mãe pediu e não atestado como se ela estivesse doente
O paciente não é obrigado a saber das diferenças de atestado. O médico não é burro e sabe muito bem o que poderia ser feito para ajudar a mãe, não fez porque não quis.
É bonito na prática, mas dai o que a empresa vai fazer é, abonar as faltas etc. depois vai demitir a mãe e achar outro funcionário sem filhos ou com filhos já adultos.
Por isso a taxa de desemprego deve ser baixa e não alta como o Paulo Jegues/Campos Neto pregam, assim ou a empresa cumpre a lei ou vai ter dificuldade para trocar de funcionário.
Estranho que os estados unidos não tem essas leis todas e é muito mais fácil contratar lá @@Fabricio_Michel_Denes
@@Fabricio_Michel_Denes Falou bosta
E a empresa faz bem se faz assim. Empresa não é pai nem instituição de caridade
@@Brazils_Establishment e depois fica reclamando que não tem gente para trabalhar...
surreal.
existe o cid-10 para acompanhate. Basta pedir atestado com o CID Z76. 3.
Saber se é ou não capaz de se virar sozinho não é conhecimento médico, é um entendimento social, na dúvida, o médico não deve discutir, só não ateste, apenas o comparecimento pq é direito do paciente
Não é social ao fato que se algo acontecer com a criança os pais serão penalizados de acordo com o que acontecer.
Alguns alcoólatras após causar acidentes no trânsito usam mais ou menos este tipo de pensamento, "eu bebi 5 latinhas mas eu consigo dirigir tranquilamente.
Donos de cães bravos também"mas ele nunca mordeu ninguém, não sei como ele escapou"
E por aí o povo vai se fazendo de louco.
Não estou lhe ofendendo, ou dizendo que tu faça isso; eu só quis pegar o gancho sobre o assunto. Abraço
@@faccendas o que eu quis dizer é que não é da alçada do médico discutir entendimentos sociais, médico é feito para opinião científica, que foge muito sobre uma criança de cuidar em casa ou não, isso não é científico, médico não deveria opinar, o atestado médico é um documento científico de incapacidade com base em comprovações que cabem ao médico a prerrogativa, na dúvida médico não opina, mas obrigado por sua opinião!
Pelo contrário, segundo o método MCCP. Atendemos o paciente como um todo e não só pensando na enfermidade. O médico pode sim pensar no social, e dar opiniões, claro que não pode obrigar a nada.
@@gutonator6857 concordo em partes quando se trata de medicina da família, psf. Urgência e emergência o que talvez parece no vídeo é completamente diferente, não há vínculo com paciente
@@gutonator6857 MCCP é um método que olha o contexto social mais no sentido epidemiológico, na complexidade de um problema de saúde em um âmbito não apenas de doença mas de ambiente, o caso em questão seria em relação a atestado médico de afastamento, coisa que não tem muito a ver na minha concepção, até pq se o médico não se acha apto a avaliar uma situação que envolve um afastamento e quantos dias deveria, ele NÃO deve dar, apenas o de comparecimento, pq é ele quem atesta a incapacidade e nem sempre somos os melhores para avaliar esta incapacidade, hj há muita judicializacao pelo motivo e dias que o médico afastou, na dúvida, de só o de comparecimento que é por lei obrigação do médico e não se exponha, fica a dica irmão
"nossos direitos", do gov somente, não mudou uma letra da lei de importação, mas já saiu mudando interpretação que tinha no passado, só pode ser alinhamento político a fim de defender imposto/taxação nos pobres, uma vergonha
Qlqr coisa pode pega uma declaração de horário também
cara filhinho de papai não é possivel,aposto que nem pai é,eu que sou adulto e não sou pai sei muito bem que não pode deixar criança de 5 anos sozinha em casa
Graças a Deus , ela teve a diligência de gravar esse absurdo ,com tudo a criança não.pode ficar sozinha é abandono de Incapaz
Ta, mas mudou o que?
O médico não tem responsabilidade alguma com quem o filho vai ficar, até isso quer que o cara resolva. Pqp
Se ele decidir processar essa paciente por ter gravado ele, sem autorização, e expor o médico dessa forma na internet, com certeza ele ganha. Existem formas de se questionar uma conduta ou atitude durante uma consulta, mas jogar na internet n é uma dela
O médico deveria saber os tipos de atestado que ele pode fornecer (um para a acompanhante, só informando sua presença na consulta, e um para a criança, anotando a necessidade de acompanhamento e cuidado). Se é um pediatra (ou fizer algum tipo de atendimento pediátrico), isso deve ser rotineiro. Impressionante a desinformação do profissional e a falta de interesse em ajudar a mãe aflita.
Deixar uma criança dessa idade sozinha e quando voltar vai direto pra cadeia, por abandono de incapaz, se o mlk ficar de alguma forma preso, cárcere privado, é rapaz ser msol nos dias de hoje tem que ser guerreira.
Por isso a mulherada deveria pensar bem antes de engravidar de qualquer um. 😊
@@Roberto9139 por isso aborto deveria ser legalizado.
Fui atrás da reportagem para saber do desfecho.
A mãe foi redirecionada a outro profissional. A médica fez uma nova consulta e deu os atestados. O prefeito indignado solicitou ao consórcio, que atende a Unidade de saúde, a troca do médico e o prefeito ainda disse que como pai achou um absurdo o médico pedir para a mãe deixar a criança sozinha, pois isso é um crime. E completou que esse médico não trabalhará mais para a prefeitura.
O médico deveria falar isso, em vez de sugerir que a mãe deixasse a criança sozinha em casa por 12 horas
Se não o medico disse que não há problema médicos, e ele pode ter alta o problema é totalmente do responsável
O médico não podeira responder por incitação ao crime de abandono de incapaz?
Esse entendimento tem jurisprudência? Pergunto pois é algo que fico louco com a lei. Em muitos casos, a lei dá os deveres mas não protege o funcionário. (se sim levarei ao responsável de ponto da empresa e ao jurídico) Por mais que a orientação da empresa é "gestor, bom senso! abone os dias do funcionário"
Uma vez meu esposo me acompanhou com a nossa filha em uma consulta médica em outra cidade,ele foi dirigindo. e a médica deu a declaração pra ele, e a empresa aceitou sem problemas. eu pensei que em todos casos era assim
Boa explicação, mas na verdade quem deveria orientar sobre essa declaração era o médico, a não ser que a secretaria da saúde não esteja orientando corretamente seus médicos.
Será que o serviço público não está nem ai para os pacientes e seus acompanhantes?
Será?
Faz um vídeo explicando se tenho direito a indenização, pois aluguei um ponto comercial só que vai ter obra do governo tenho direito a indenização do governo?
Eu não entendi até agora se a recusa era de fornecer atestado médico para o filho ou para a mãe
Esse caso foi aqui em cambé parana .medico ja foi afastado ..
Um médico desses tinha que ter o diploma cassado. Onde já se viu recomendar que a mãe deixe a crianca doente sozinha em casa.
O médico orientando a mãe a cometer o crime de abandono de incapaz? Foi isso mesmo?
Gente! Quem mora em outro estado, longe da família (como eu) sabe o que significa uma situação assim....de um.filho precisar de vc e vc precisar trabalhar 😢
Como que o médico daria um atestado afirmando que a criança deveria ser acompanhada se é ele mesmo que está argumentando que não precisa?
Talvez a mãe só tenha usado a palavra errada. Ela n estava pedindo um atestado dizendo que ela estava doente. Mas o médico afirmar que uma criança de 5 anos (doente ou não) pode ficar sozinha, aí é pedir para a mãe ir presa, se assim o fizer..
Garanto que nesse país imundo nada aconteceu com esse senhor, e quando digo país imundo não quero dizer nosso país em si , mas sim o povo que aqui vive .
Médico estava instigando a mãe a cometer crime de abandono de incapaz? Este vídeo é uma situação real ou algum teatro? Se for uma situação real é absurdo... como uma pessoa pode ser médica sem saber que é crime deixar menores sozinhos, ainda mais com 5 anos, ainda mais com febre e ainda mais por 12 horas. 😢😮 Onde foi que ele comprou todos os diplomas dele? Acho que nem o ensino médio fez pra dar tal ideia pra mãe.
Fernando, e para os casos de filhos q acompanham pais idosos e portadores de deficiência? Não existe nada q a lei prevê?
o médico poderia ter sugerido deixar com um vizinho, uma babá, um parente, mas o erro foi sugerir deixar sozinha, ai lascosse.
uma vez faltei uma apresentação na faculdade e levei meu sobrinho no medico eo mesmo n queria me dar atestado nem declaração pq eu era tio da criança e segundo palavras dele ''família é mãe, pai e os avós''. isso ocorreu ano passado.
é quem é que vai lembrar disto na hora do sufoco? os médicos deveriam saber disto
Estatuto da criança e adolescente fica onde?
Se essa mãe sai para trabalhar e deixa a criança com tudo facil e pronto e pedi pra vizinha dar uma olhada se alguém denunciar ELA VAI PRESA
Que horror! Se alguém ver denuncia e o Conselho tutelar enche o saco.
Eu cuido de uma menina de 11 anos, pq o Conselho veio questionar a mãe que deixava sozinha por 4 horas.
Imagine de 5???
Onde trabalho tem muito pai que acompanha a mãe e o filho doente para que o pai pegue atestado. Isso acontece aos montes.
Os dois estão doentes?
Óbvio que tbm há esse tipo de malandragem, mesmo assim isso não justifica a conduta do médico
É o direito dele. Se a empresa tá achando ruim, que lute na câmara, assembleia para a mudanças das leis, afinal, com a nova reforma trabalhista aprovada pelo capiroto miCto, pq não falaram sobre isso? Já que conseguiram destruir as leis trabalhistas a favor dele?! 🙄
Nao faz sentido o médico ter que indicar que a criança precisa de acompanhamento, deveria bastar o fato de ser uma criança, "incapaz". No máximo, que conste a idade da criança.
todas as areas da sociedade tem gente incompetente.
conheci um cara, que foi ao medico e o mesmo só deu declaração de comparecimento,, de fato o cara estava mau, mesmo pedindo o atestado não conseguiu, ele foi pro trabalho e lá ele acabou se machucando, ele saiu dizendo que iria fazer b.o e processo mas nem sei como terminou!
Um absurdo a lei permitir apenas 1 falta por ano em caso de filho doente 😢
Absurdo é vocês ficarem fazendo filhos pra pegar atestado, se prepara pra ter filhos pra não ficar passando vergonha, não sai por aí abrindo às pernas pra depois não ter nem o pai da criança perto pra auxiliar.
Absurdo é a mente de vocês.
A mãe seria presa por abandono de incapaz se deixasse o filho de 5 anos sozinho em casa.
Gente que absurdo! O médico incitando ela a cometer um crime.
Pelo visto o médico não estava disposto a colocar no atestado que a criança precisava de acompanhante.
Pois é deveria ser dado palestras nas escolas...pastoral da criança as mães não entende de lei
imagina uma criança TEA..coitada uma conhecida minha teve sair emprego...AGORA O MAIS ERRADO FOI O MÉDICO ACHAR Q UMA CRIANÇA DE 5 ANOS PODE FICAR SÓ..muito triste ..
Leis feitas por homens aff
Esse médico fumou 1, ele não sabe oque é abandono de incapaz.
Porém nenhum empresa é obrigado a aceitar declarações de si próprio nem de terceiros.
Eu acompanhei meu pai maior de 60 anos anos para fazer uma cirurgia por 2 dias. Eu tenho direito ao abono?
É por essas e outras que eu dou muito valor ao meu plano de saúde. Prefiro dever um aluguel do que ficar sem pagar o plano. Depender do show de horrores que vejo "médicos" fazendo com a galera mais humilde que depende do SUS é nojento.