Doutor fala sobre filmagem em academia eu faço academia é tá essa onda gigantes de algumas pessoas querer filma todo mundo as vezes até atrapalha a pessoa
Excelente vídeo com muitas informações valiosas! Pegando esse gancho, se possível, gostaria de saber SE PODEMOS RECUSAR tirar fotos para cadastros em prédios comerciais e residenciais. Eu realmente não gosto da ideia de foto minha em lugar público aleatório.
Pois é! Vi uma reportagem de um homem que foi preso 3 vezes por falsa identificação. A foto dele se encontra em um dos livros de identificação da polícia e ninguém sabia explicar, como foi parar lá em primeiro lugar. Quem garante a nossa segurança de imagem nessas horas?
@@aurefujita Exatamente! E ainda mais com essa história de inteligência artificial e deep fake, dá até para inventar poses fakes - no caso de fotos - e, se tiver muita informação - tipo facebook, dá para inventar vídeos fakes. Temos que ter muita cautela mesmo!
Alguns anos atrás, minha filha na época tinha 5 anos, estávamos no CEO e algumas assinaram para que seus filhos fossem filmados, não falaram comigo e dias depois a imagem da minha filha estava na tv no comercial do governo do estado. Fiquei me questionando como fizeram sem minha autorização? Mas, não sabia o que fazer. Lamentável
Não. A treta não começou com a negativa em ser gravada. A treta começou com a compradora expondo essa negativa. E se deu treta, a dona da loja foi exposta negativamente apesar de ter dito NÃO. E a repercussão negativa traz prejuízo financeiro pra quem trabalha com isso.
O vídeo já diz que não pode sem ser autorizado pela pessoa NÃO NOTÁVEL. O Ben Mendes mete o louco e quem não entra na justiça, só passa vergonha mesmo dizendo que não quer aparecer.
Mas a influenciadora 1 postar a voz ou imagem da influenciadora 2 nas redes não seria um fim econômico? Afinal, a renda de uma influenciadora é diretamente proporcional ao alcance que os posts dela tiverem, e usar a gravação de alguém já conhecido nas redes dá mais alcance. E ainda por cima, nesse caso, pode ser (não sei) que a influenciadora 2 da loja de celular tenha perdido seguidores e portanto alcance e portanto dinheiro por conta da reação negativa das pessoas por ela ter negado a autorização de filmagem.
Esse é um ponto que venho me preocupando já tem um tempo, sou uma pessoa comum que prezo pela privacidade e só de imaginar ter minha imagem ou da minha familia circulando pela net já me deixa stressado. Hoje com a modernidade de celulares as pessoas pensam que tem o direito de sacar sair filmando tudo e postar na internet.
Uma situação que acontece em todo o Brasil _ nos casos em que algum suspeito é encaminhado para delegacia de polícia. Chegando lá, diversas emissoras de TV, fazem imagns e áudios. Inclusive, fazendo chacota. Acho desrespeitoso e apenas com intuito de arrecadação das emissoras de TV. Qual seria a ilegalidade dessas situações ?
A creche onde minha filha frequenta exige que os pais assinem um terno de autorização de uso de imagem sem data de validade. Neguei e não gostaram. Fiz o meu com data de validade e proibindo o uso em rede social, gostaram menos ainda. Kkkk
Se encherem muito o saco, apresente a esses "administradores" a LGPD: Citação: "Assim, não é permitido usar a imagem de qualquer pessoa sem a sua autorização. A publicação de fotos, vídeos ou memes sem consentimento é ilegal e quem cometeu tal violação deverá indenizar a vítima."
Q estranho isso, de quererem ficar, pra sempre, com as imagens da tua filha. Não me surpreenderia se imagens dessas crianças, aparecessem em algum site de p3dó na Deep Web. Fez bem, não querendo ser dramática ou mente fértil, mas vai q acontece isso mesmo e um pedó se "encanta" pela tua filha e a sequestra? Muitas crianças, somem do nada, nesse mundo.
O povo acha que são donos de todo mundo, se a mulher não queria ser gravada naquele exato momento ela estava certa, não é só porque é influenciadora e a sua imagem é pública que você será dona da vida dela.
@@reiloko4405Loja é propriedade privada, não é espaço público. Estar aberta ao público não significa que algo é público, loja não pertence a população e muito menos é adminstrado pelo poder público.
Eu trabalhei numa agência de publicidade, onde praticamente nos coagiram a assinar o termo de liberação de direitos de imagem, para nos gravarem e usarem nas propragandas da própria agencia. Deu o maior báfáfá pq uma das revisoras não queria e tal, aí foi aquele babado todo
Mas se a mulher é a dona do negócio e ela está representando a empresa (o seu negócio) ela não teria direito de imagem, certo? No caso, então, essa dona não teria nem que reclamar?
Então, e nos casos de filmagens enquanto nós ou nossos filhos praticamos esportes nas academias? Quando filmamos nossos filhos ou outros nos filmando, ou seja, podemos filmar e postar apenas em grupo do whats app dos participantes?
Boa noite td bem? Sem fins lucrativos, mas com a finalidade de produzir conteúdo, posso utilizar a imagem sem autorização da pessoa utilizando meu produto e cobrindo o rosto desfocando-o ou com um e-moji no rosto? Obrigada. Videos excelentes 🎉.
O Ben Mendes está como jornalista fazendo denuncia, o que é um caso bem diferente. Ele já ganhou vários processos baseado nesse argumento. Se ganhou é pq pela lei, nas condições que citei acima, pode.
Em caso de reportagem em caráter investigativo ou por denúncia o direito de imagens de funcionários representantes de pessoas jurídicas e em horário de trabalho são liberados, isso é certo né? Por exemplo nas reportagens do Ben Mendes e Celso Russomano
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
O povo quer ter desculpa para tudo, para ganhar um "dinheiro extra" acionando a Justiça, enquanto os processos importantes ficam empatados por causa dessas brigas bestas.
E os vídeos que as pessoas publicam mas “borram” a parte do rosto para não serem identificadas, é o suficiente, ou realmente não pode publicar? Eu vi um vídeo, no Paraná, que o pedestre desatento, ia atravessar, o motorista buzinou, e com o susto o pedestre tomou um “tombaço”! O cara publicou o vídeo, “borrando” a parte do rosto… Daria processo ou não? Eu achava que não podia, mas tem gente que AFIRMA que só de “borrar” o rosto já pode publicar, sem autorização.
Boa noite amigo, vou te perguntar uma coisa. No site do santurario do Cristo Redentor informa que a Diocese do RIo é proprietária dos direitos de imagem do Cristo Redentor. Tem até um formulário para pedir autorização para usar as imagens do Cristo. Minha dúvida : quem faz videos para youtube, cria reels, ou tem um blog e posta assuntos relacionados ao Cristo Redentor por exemplo pode usar as imagens em fotos ou vídeos para ilustrar seus vídeos? posts e conteúdos? A dúvida também é: se o canal ou site onde o conteúdo for monetizado, será que precisa de autorização da Diocese para isso?
As pessoas precisam entender que a proibição se dá apenas de pessoas civis, e quw estejam em suas intimidades. Ou seja andando na rua, em casa etc... mas a partir do momento que ela esta atendendo, ou prestando serviço, ela se torna a representante de uma pessoa juridica e não esta mais em sua intimidade, então pode sim ser filmada
doutor por favor se conseguir responda minha pergunta mas e casos como o repórter Ben mendes que filma funcionário comuns eles podem processar ele pq ele diz que tem direito disso
Pessoas comuns a imagem não pode ser publicada, mas e funcionários de um estabelecimento? Você não pode gravar e publicar a imagem de funcionários de uma loja no exercício da função, por exemplo? E como se explica os jornalistas que vão ao estabelecimento e gravam a imagem dos funcionários e não dá nada? É só se for jornalista?
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Mas, nesse caso a influenciadora que filmou não estaria fazendo isso para ganhar dinheiro da própria plataforma do RUclips, através da publicação desse vídeo?
Como deve ser o pedido de autorização? Por escrito, ou como? Se queremos entrevistar alguém na rua, divulgar a conversa, como devo realizar o pedido de autorização de forma a estar legalmente correto?
Dr Olha o q aconteceu com o delegado q prendeu médico devidamente cadastrado no Conselho por exercício ilegal da medicina por atender pacientes sobre saude mental. Médico devidamente formado, devidamente cadastrado no Conselho de Medicina regional e com pós em psiquiatria. Conforme a regulamentação, o médico pode atuar em todas especialidades, o q não pode é se divulgar como especialista sem o devido RQE, o q não foi o caso de médico. Olha lá. E ainda foi preso!! Tá muito errado isso!!
Hey por favor fala sobre algo do tipo: ando pelada no meu ap e o vizinho fica de olho... E a vizinha acha ruim.... E ai? Terei q usar roupa? Nao tenho cortina, e nem quero junta mto pó. Valeu.
Se uma pessoa esta trabalhando e uma emissora de televisão chegar filmando A pessoa que trabalha na empresa e a representa tbm tem o direito de imagem?
Lei ou não, a influenciadora ter postado sendo que a dona pediu pra não gravar foi uma falta de bom senso e noção. Não foi a fala a mulher que causou a treta e sim a influenciadora ter postado. Muito sem noção, se a mulher não queria ser gravada não queria e pronto, custava respeitar? Ela pode ser influenciadora também, mas e se não tivesse num bom dia naquele dia, e se quisesse ficar mais na dela, e se não quisesse sair na rede dessa inflienciadora tal? O bom senso muitas vezes está acima da lei, tanto que ele modifica leis constantemente.
Me corrija se estiver errado meu camarada.. Não confundir o direito de imagem quando estamos diante de uma denúncia contra o código de defesa do consumidor certo ? O jornalista fazendo um trabalho investigativo indo até o estabelecimento comercial e filmando todos na recepção.. muitos reclamam sobre esse direito de imagem.. pode falar mais sobre isso ?
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
@@macielt.1418Depende, se o material é somente de cunho informativo, então pode sim filmar. Mas se houver espetacularização, difamação da imagem ou honra da pessoa filmada, então a divulgação da filmagem passa a ser ilegal. É preciso um equilíbrio, já que ambos os direitos, tanto de imagem quanto de imprensa são constituicionais e quando em conflito, preza-se pelo equilíbrio. Ou seja, vai depender do contexto e da interpretação do juíz
@@Tony_Regulus Sim, mas nesse caso a pessoa não é o centro da reportagem e sim a empresa e a situação. Além disso quem pode fazer com que a reportagem tome um tom vexatório no que tange a honra da empresa é a própria! Se ouvir o caso e resolver o problema, a reportagem se torna positiva para a imagem da empresa!
eu acho a questão da gravação e uso da imagem algo que precisa ser muito analisado e discutido, eu sei que tem pessoas e empresas que usam a imagem de outros para ter lucro e isto é errado mas atualmente eu também vejo muitas pessoas e empresas fazendo uso deste artificio para se proteger de coisas erradas que acontecem como exemplo são os criminosos que mesmo depois de julgado e condenados estão tendo sua imagem sendo mantida em sigilo e com isso fazendo a população confiar em elementos que não são confiáveis e não sendo reconhecido pelo seus crimes, ja para as empresas muitas estão acionando pessoas que filmaram estas mesmas empresas cometendo crime e o que é mais bizarro, as empresas ganham e censuram os vídeos mantendo assim o delito em sigilo e isto também é errado.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Tem a questão de a dona dar loja ser uma pessoa jurídica representando a empresa, no gravando a dona na casa dela ou no foro íntimo, entendo que está ok, afinal vc não está gravando a pessoa a ou pessoa b, c está gravando o dono da loja, um gerente, um atendente... ou seja prepostos
Olá, tenho uma duvida, trabalho numa empresa de super mercado e nas camisas tem varios patrocinios de marcas sendo que a empresa não paga nada a mais para os colaboradores isso e certo, ou pode da direito a alguma indenização?
É igual vc falar que um lutador de boxe pode levar um soco na cara e não tem direito de se defender ou processar a pessoa, afinal de contas, ele toma soco toda hora no ringue kkk
No caso de você pedir para gravar sem dizer para que é ou mentir as informações sobre você, a pessoa autorizar e você poste e a pessoa se sinta constrangida com a publicação, ela pode pedir indenização?
PERGUNTA??? O NÚMERO DE TELEFONE DO PAI DA CITADA É UMA INFORMAÇÃO PÚBLICA? O NUNERO DE QUALQUER PESSOA É INFORMAÇÃO PÚBLICA??? como assim se uma pessoa quer me processar ela tem direito público de SABER o número de familiares e entrar em contato com eles pra chegar até mim?
Mas a dona da loja está como representante de PJ e não como sua pessoa na intimidade, então, não dá indenização, como os vídeos do Celso Russomano e do Ben Mendes.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Tenho uma pergunta, estou sendo transferido de estado por trabalho, e estou no meio de um processo de habilitação, a auto escola pode me cobrar multa por desistência? Sendo que estou solicitando uma transferência?
Se os vídeos não forem retirados, então, a dona da loja pode ir até ao trabalho da outra moça e ficar fazendo vídeos lá captando apenas a voz que também não vai dar em nada.
Se no trabalho,se fosse filmado, para mostrar o meu dia dia trabalhando eu aceitaria de boa, lá eu estou como representante da empresa.não como pessoa comum, tratando de criança eu sou contra, porque as vezes elas podem ser vítima de hater e chacota, pelo que fala
Eu fui dispensado da empresa, mas mesmo depois de eu tersaido da empresa eles posta minha imagem o dia todo no monitor da facudade , isso gera indenização? porque eu nem sabia dessa imagem
As pessoas doidas para ganhar um extra a título de indenização.
9 месяцев назад+1
Fernando mas e se o Foco não for pessoas próximas como já houve um caso de uma pessoa ter aparecido em um vídeo sendo que ela não era o foco do vídeo, ela só apareceu por aparecer mesmo e decidiu processar o proprietário do vídeo, por exemplo, imagine uma situaçao de uma reportagem em público, do nada eu estou passeando com a minha família e no fundo dessa reportagem acaba aparecendo eu lá, como eu não sou o foco do assunto, isso ainda vai dar alguma coisa ou não? Porque se for considerar isso, canais de motoVlog por exemplo ou DailyVlos podem deixar de existir hoje mesmo porque é o que mais capturam imagens de pessoas aleatórias por ai sem quaisquer consentimento delas, Eai?
Imagine se flagra uma traição, por exemplo? Já deve ter acontecido. Acho q cabe danos morais.
9 месяцев назад
@@zetalabverse Mas ai que culpa o cara que tá filmando tem com isso? Ele não conhece a pessoa, não sabe quem é, nunca viu e o foco dele não é a pessoa, como faz? Como falei, se isso for assim do jeito que o fernando falou, DailyVlogs, canais de motofilmagens como por exemplo o Xracing então vão deixar de existir, canais de academia etc... etc.... pois o foco é sempre quem vc quer e não quem está ao redor
@ Ele não conhece a pessoa, não sabe quem é, nunca viu e o foco dele não é a pessoa, como faz? Mas e se a pessoa for vitima ou testemunha de um crime e esta sendo exposta? Mesmo n sendo o foco da filmagem, mas apareceu e pode estar correndo risco pela filmagem, e ai?
E o que derruba qualquer argumento dos Perseguidores, é que: ESTANDO DENTRO DA MINHA PRÓPRIA CASA, OU FALANDO ABERTAMENTE NO MEU CEULAR NO MEU PRÓPRIO CONTATO EU POSSO SIM EXPOR NOMES, FALAR INTIMIDADES SEJA DE QUEM FOR, AFINAL SOU EU QUE PROCESSARIA POR ME VIGIAR 24 HORAS.
Código Civil, Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Ou seja, a divulgação só poderá ser proibida se causar efetivamente um dano à imagem ou se for usada para fins comerciais.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
E no caso de quem é funcionário publico? Esses dias descobri que fui filmado e postaram o video sem o meu consentimento, ainda ouvi dizer que isso pode ser feito pois eu sou funcionário público. Isso é verdade?
Meu vizinho colocou duas câmeras de frente para meu portão do meu sítio. Resumindo ele usa a passagem de serventia dentro do meu sítio. A chácara desse vizinho não é cravado o problema que ele é arrogante metido a valetão veio cedo discutir sobre a construção de um portão de segurança na passagem de serventia que não é dele. 🤬🤬 Eu liguei para ele e mandei procurar seus direitos caso ele tenha. Resumindo meu advogado vai exigir que ele retira as câmeras de segurança da estrada que fica uma de frente ao meu portão. Caso contrário mando fechar a passagem.
Se estou numa festa tiram fotos minhas e ela posta estas fotos eu tenho que pagar pra usar estas fotos por exemplo no facebook, quem tem direitos da imagem?
Se você está numa festa, você grava um vídeo, dizendo: olha como está lotado, muita gente etc e coloca nos stories da rede social. E aí? Dar problemas? 🤔
@@7mbr0. mas aparece a voz. Duvido que seria legal lucrar com um vídeo que tenha a voz gravada do Roberto Carlos. Mas creio que se ela não monetizou o vídeo tá ok.
*Fico preocupado. Sou tão azarado, que se alguém me filmar e botar na net, capaz de eu ter que pagar indenizacão pra pessoa que filmou por ter aparecido no vídeo dela.*
a ex chefe minha, q n me deu ajudas q eu necessito ate' os dias d hoje, tirou foto minha com ajuda de uma funcionaria viu,perguntei mais n me deu satisfacoes n,ficaram de mimimimimis uai😮
Só de sair na rua todos JÁ SÃO gravados sem o consentimento. Aliás, só de olhar no celular tu tem uma câmera apontada pra tua cara, com microfone ativo. Antes do mimimi, a Google CONFIRMOU gravar o áudio, e precisa ser muito i(mbecil)ngênuo pra achar que para por aí.
Doutor fala sobre filmagem em academia eu faço academia é tá essa onda gigantes de algumas pessoas querer filma todo mundo as vezes até atrapalha a pessoa
Pode filmar. Só não pode divulgar, como ele disse. Principalmente se as pessoas filmadas forem anônimas, pois dependendo do caso cabe indenização
Excelente vídeo com muitas informações valiosas! Pegando esse gancho, se possível, gostaria de saber SE PODEMOS RECUSAR tirar fotos para cadastros em prédios comerciais e residenciais. Eu realmente não gosto da ideia de foto minha em lugar público aleatório.
Pois é! Vi uma reportagem de um homem que foi preso 3 vezes por falsa identificação.
A foto dele se encontra em um dos livros de identificação da polícia e ninguém sabia explicar, como foi parar lá em primeiro lugar.
Quem garante a nossa segurança de imagem nessas horas?
@@aurefujita Exatamente! E ainda mais com essa história de inteligência artificial e deep fake, dá até para inventar poses fakes - no caso de fotos - e, se tiver muita informação - tipo facebook, dá para inventar vídeos fakes. Temos que ter muita cautela mesmo!
Alguns anos atrás, minha filha na época tinha 5 anos, estávamos no CEO e algumas assinaram para que seus filhos fossem filmados, não falaram comigo e dias depois a imagem da minha filha estava na tv no comercial do governo do estado. Fiquei me questionando como fizeram sem minha autorização? Mas, não sabia o que fazer. Lamentável
Não. A treta não começou com a negativa em ser gravada. A treta começou com a compradora expondo essa negativa. E se deu treta, a dona da loja foi exposta negativamente apesar de ter dito NÃO. E a repercussão negativa traz prejuízo financeiro pra quem trabalha com isso.
Perguntem ao Ben Mendes sobre essa questão. O cara é fera nesse assunto
O vídeo já diz que não pode sem ser autorizado pela pessoa NÃO NOTÁVEL. O Ben Mendes mete o louco e quem não entra na justiça, só passa vergonha mesmo dizendo que não quer aparecer.
@@seba_85lá é reportagem jornalística amigo, não existe censura no Brasil.
@@seba_85lá é reportagem jornalística amigo, não existe censura no Brasil.
Mas a influenciadora 1 postar a voz ou imagem da influenciadora 2 nas redes não seria um fim econômico? Afinal, a renda de uma influenciadora é diretamente proporcional ao alcance que os posts dela tiverem, e usar a gravação de alguém já conhecido nas redes dá mais alcance. E ainda por cima, nesse caso, pode ser (não sei) que a influenciadora 2 da loja de celular tenha perdido seguidores e portanto alcance e portanto dinheiro por conta da reação negativa das pessoas por ela ter negado a autorização de filmagem.
Cara, você fala muito bem, admiro muito seu talento pra explicar
A dona da loja grava o atendimento mas não grava os clientes, então ela tem o direito de não querer aparecer, mas esse povo da internet é besta
o cliente não é uma pessoa notável, mas a dona é. Essa não é uma via de mão dupla.
Engano seu. A gerente ou a dona do estabelecimento não é protegida pelo direito de imagem de forma absoluta.
Esse é um ponto que venho me preocupando já tem um tempo, sou uma pessoa comum que prezo pela privacidade e só de imaginar ter minha imagem ou da minha familia circulando pela net já me deixa stressado. Hoje com a modernidade de celulares as pessoas pensam que tem o direito de sacar sair filmando tudo e postar na internet.
Pois e.
Há muitas pessoas sem noção, e saem filmando o rosto de todo mundo, e divulgam sem autorização.
É muito bom e útil conhecer nossos direitos!
Não estou me referindo a esse caso específico, mas esses influencers são uma das pragas da atualidade. Vendem até a mãe por likes e views.
Isto e muito importante!
Orientação muito útil!
Legal... excelente explicação 😂
Excelente didática!
Uma situação que acontece em todo o Brasil _ nos casos em que algum suspeito é encaminhado para delegacia de polícia. Chegando lá, diversas emissoras de TV, fazem imagns e áudios. Inclusive, fazendo chacota.
Acho desrespeitoso e apenas com intuito de arrecadação das emissoras de TV.
Qual seria a ilegalidade dessas situações ?
Vídeo muito bom.
A creche onde minha filha frequenta exige que os pais assinem um terno de autorização de uso de imagem sem data de validade. Neguei e não gostaram. Fiz o meu com data de validade e proibindo o uso em rede social, gostaram menos ainda.
Kkkk
Se encherem muito o saco, apresente a esses "administradores" a LGPD:
Citação: "Assim, não é permitido usar a imagem de qualquer pessoa sem a sua autorização. A publicação de fotos, vídeos ou memes sem consentimento é ilegal e quem cometeu tal violação deverá indenizar a vítima."
Q estranho isso, de quererem ficar, pra sempre, com as imagens da tua filha. Não me surpreenderia se imagens dessas crianças, aparecessem em algum site de p3dó na Deep Web. Fez bem, não querendo ser dramática ou mente fértil, mas vai q acontece isso mesmo e um pedó se "encanta" pela tua filha e a sequestra? Muitas crianças, somem do nada, nesse mundo.
@@denisemachado4752 Vc não está sendo dramática não. Essa hipótese q vc mencionou acontece muito.
E pra onde vai essas imagens? Quem acesa essas imagens? Quem armazena essas imagens? E pra quê ter essas imagens? 😳😳😳😳😳
Tá certíssimo! 👏👏👏
O advogado mais bonito do brasil dando aula de direitos ❤
O povo acha que são donos de todo mundo, se a mulher não queria ser gravada naquele exato momento ela estava certa, não é só porque é influenciadora e a sua imagem é pública que você será dona da vida dela.
se ela nao quisesse ser vista ou gravada "naquele momento"... ela nao deveria estar em um local publico "naquele momento"
Concordo com vc se ela não queria aparecer na quela hora é um direito dela nada de mais isso acho que faltou um dialogo conversando é que se entende!
@@reiloko4405 Uma loja não é lugar público, local público é da porta para fora 😂😂
@@indiraheloiseteixeiracecch6669 a loja é sim lugar publico... ou ela nao estaria aberta ao publico 😂
@@reiloko4405Loja é propriedade privada, não é espaço público. Estar aberta ao público não significa que algo é público, loja não pertence a população e muito menos é adminstrado pelo poder público.
Eu trabalhei numa agência de publicidade, onde praticamente nos coagiram a assinar o termo de liberação de direitos de imagem, para nos gravarem e usarem nas propragandas da própria agencia.
Deu o maior báfáfá pq uma das revisoras não queria e tal, aí foi aquele babado todo
Mas se a mulher é a dona do negócio e ela está representando a empresa (o seu negócio) ela não teria direito de imagem, certo? No caso, então, essa dona não teria nem que reclamar?
Gostei .
Então, e nos casos de filmagens enquanto nós ou nossos filhos praticamos esportes nas academias? Quando filmamos nossos filhos ou outros nos filmando, ou seja, podemos filmar e postar apenas em grupo do whats app dos participantes?
Boa noite td bem?
Sem fins lucrativos, mas com a finalidade de produzir conteúdo, posso utilizar a imagem sem autorização da pessoa utilizando meu produto e cobrindo o rosto desfocando-o ou com um e-moji no rosto?
Obrigada. Videos excelentes 🎉.
E no caso do BEN MENDES sempre falar que ele ppde filmar mesmo a pessoa dizendo que não quer. Poderia fazer um vídeo explicando.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está lá representando o estabelecimento e o local é de acesso ao publico em geral ele pode sim filmar.
O Ben Mendes está como jornalista fazendo denuncia, o que é um caso bem diferente. Ele já ganhou vários processos baseado nesse argumento. Se ganhou é pq pela lei, nas condições que citei acima, pode.
Em caso de reportagem em caráter investigativo ou por denúncia o direito de imagens de funcionários representantes de pessoas jurídicas e em horário de trabalho são liberados, isso é certo né? Por exemplo nas reportagens do Ben Mendes e Celso Russomano
Tem que pedir permissão para poder expôr a gravação, pode gravar, mas não pode divulgar.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
@@indiraheloiseteixeiracecch6669Quem disse que não pode divulgar? Em se tratando de denúncias e representantes de empresas, pode sim.
O povo quer ter desculpa para tudo, para ganhar um "dinheiro extra" acionando a Justiça, enquanto os processos importantes ficam empatados por causa dessas brigas bestas.
E os vídeos que as pessoas publicam mas “borram” a parte do rosto para não serem identificadas, é o suficiente, ou realmente não pode publicar?
Eu vi um vídeo, no Paraná, que o pedestre desatento, ia atravessar, o motorista buzinou, e com o susto o pedestre tomou um “tombaço”! O cara publicou o vídeo, “borrando” a parte do rosto…
Daria processo ou não?
Eu achava que não podia, mas tem gente que AFIRMA que só de “borrar” o rosto já pode publicar, sem autorização.
Acredito que nesse caso ele não expôs a imagem da pessoa, agora se ele divulgar a placa e o rosto que dê para identificar a pessoa, aí está errado.
Boa noite amigo,
vou te perguntar uma coisa.
No site do santurario do Cristo Redentor informa que a Diocese do RIo é proprietária dos direitos de imagem do Cristo Redentor. Tem até um formulário para pedir autorização para usar as imagens do Cristo.
Minha dúvida : quem faz videos para youtube, cria reels, ou tem um blog e posta assuntos relacionados ao Cristo Redentor por exemplo pode usar as imagens em fotos ou vídeos para ilustrar seus vídeos? posts e conteúdos?
A dúvida também é: se o canal ou site onde o conteúdo for monetizado, será que precisa de autorização da Diocese para isso?
Fala sobre os canais de TV q gravam as pessoas em lugares e não pedem autorização para postar
As pessoas precisam entender que a proibição se dá apenas de pessoas civis, e quw estejam em suas intimidades. Ou seja andando na rua, em casa etc... mas a partir do momento que ela esta atendendo, ou prestando serviço, ela se torna a representante de uma pessoa juridica e não esta mais em sua intimidade, então pode sim ser filmada
Você pode filmar, mas não pode divulgar, e você tem que pedir a autorização da pessoa se ela quer ou não ser filmada. Então é não.
@@indiraheloiseteixeiracecch6669Qual sua base na lei pra essa afirmação?
doutor por favor se conseguir responda minha pergunta mas e casos como o repórter Ben mendes que filma funcionário comuns eles podem processar ele pq ele diz que tem direito disso
Então usar a imagem para fazer perfil falsos ou caluniar , difamar, expor as pessoas a vergonhas não dará em nada? 🤔😭
Eu acho que o que manda é o bolso de cada um 😊
Pessoas comuns a imagem não pode ser publicada, mas e funcionários de um estabelecimento? Você não pode gravar e publicar a imagem de funcionários de uma loja no exercício da função, por exemplo? E como se explica os jornalistas que vão ao estabelecimento e gravam a imagem dos funcionários e não dá nada? É só se for jornalista?
Jornalista tem passe livre igual juiz, só que menor,
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Mas, nesse caso a influenciadora que filmou não estaria fazendo isso para ganhar dinheiro da própria plataforma do RUclips, através da publicação desse vídeo?
Como deve ser o pedido de autorização? Por escrito, ou como? Se queremos entrevistar alguém na rua, divulgar a conversa, como devo realizar o pedido de autorização de forma a estar legalmente correto?
Dr
Olha o q aconteceu com o delegado q prendeu médico devidamente cadastrado no Conselho por exercício ilegal da medicina por atender pacientes sobre saude mental. Médico devidamente formado, devidamente cadastrado no Conselho de Medicina regional e com pós em psiquiatria. Conforme a regulamentação, o médico pode atuar em todas especialidades, o q não pode é se divulgar como especialista sem o devido RQE, o q não foi o caso de médico. Olha lá. E ainda foi preso!! Tá muito errado isso!!
Marca o Ben Mendes pra ele marcar as empresas
Hey por favor fala sobre algo do tipo: ando pelada no meu ap e o vizinho fica de olho... E a vizinha acha ruim.... E ai? Terei q usar roupa? Nao tenho cortina, e nem quero junta mto pó. Valeu.
eitcha
Se uma pessoa esta trabalhando e uma emissora de televisão chegar filmando
A pessoa que trabalha na empresa e a representa tbm tem o direito de imagem?
Claro que não. Ninguém é obrigado a fazer nada só porque alguém (terceiro) quer. Isso já está passando dos limites.
Lei ou não, a influenciadora ter postado sendo que a dona pediu pra não gravar foi uma falta de bom senso e noção. Não foi a fala a mulher que causou a treta e sim a influenciadora ter postado.
Muito sem noção, se a mulher não queria ser gravada não queria e pronto, custava respeitar? Ela pode ser influenciadora também, mas e se não tivesse num bom dia naquele dia, e se quisesse ficar mais na dela, e se não quisesse sair na rede dessa inflienciadora tal? O bom senso muitas vezes está acima da lei, tanto que ele modifica leis constantemente.
Sabemos que um servidor publico em exercício da função pode ser filmado, mas suas imagens e voz podem ser publicadas sem a sua autorização?
Sério isso? O direito é de IMAGEM e não de VOZ. Mas no Brasil é aquilo: o que vale é o entendimento dos JUÍZES e não da letra fria da lei 🤷🏻♂️
Mesmo que essa pessoa "comum" tiver cometendo um crime a imagem dela pode não pode ser divulgada igual?
Me corrija se estiver errado meu camarada.. Não confundir o direito de imagem quando estamos diante de uma denúncia contra o código de defesa do consumidor certo ? O jornalista fazendo um trabalho investigativo indo até o estabelecimento comercial e filmando todos na recepção.. muitos reclamam sobre esse direito de imagem.. pode falar mais sobre isso ?
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
@@macielt.1418Depende, se o material é somente de cunho informativo, então pode sim filmar. Mas se houver espetacularização, difamação da imagem ou honra da pessoa filmada, então a divulgação da filmagem passa a ser ilegal.
É preciso um equilíbrio, já que ambos os direitos, tanto de imagem quanto de imprensa são constituicionais e quando em conflito, preza-se pelo equilíbrio. Ou seja, vai depender do contexto e da interpretação do juíz
@@Tony_Regulus Sim, mas nesse caso a pessoa não é o centro da reportagem e sim a empresa e a situação. Além disso quem pode fazer com que a reportagem tome um tom vexatório no que tange a honra da empresa é a própria! Se ouvir o caso e resolver o problema, a reportagem se torna positiva para a imagem da empresa!
eu acho a questão da gravação e uso da imagem algo que precisa ser muito analisado e discutido, eu sei que tem pessoas e empresas que usam a imagem de outros para ter lucro e isto é errado mas atualmente eu também vejo muitas pessoas e empresas fazendo uso deste artificio para se proteger de coisas erradas que acontecem como exemplo são os criminosos que mesmo depois de julgado e condenados estão tendo sua imagem sendo mantida em sigilo e com isso fazendo a população confiar em elementos que não são confiáveis e não sendo reconhecido pelo seus crimes, ja para as empresas muitas estão acionando pessoas que filmaram estas mesmas empresas cometendo crime e o que é mais bizarro, as empresas ganham e censuram os vídeos mantendo assim o delito em sigilo e isto também é errado.
Rapaz, nesse ponto nao concordo muito com vc, a lei é clara, se fulano pagou pelo "crime" dele, vc n tem q ta dando pitaco!
Não disse sobre a situação de envolver uma pessoa jurídica. 😊
Pseh, bem lembrado... A dona da loja no video é, como diria o Ben Mendes, representante de pessoa jurídica.
Ben mendes e celso são crack nisso.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Tem a questão de a dona dar loja ser uma pessoa jurídica representando a empresa, no gravando a dona na casa dela ou no foro íntimo, entendo que está ok, afinal vc não está gravando a pessoa a ou pessoa b, c está gravando o dono da loja, um gerente, um atendente... ou seja prepostos
Olá, tenho uma duvida, trabalho numa empresa de super mercado e nas camisas tem varios patrocinios de marcas sendo que a empresa não paga nada a mais para os colaboradores isso e certo, ou pode da direito a alguma indenização?
E. No caso de meio jornalístico?
E QUANDO SE TRATA DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS EXERCENDO FUNÇÃO PÚBLICA, EU POSSO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DA PESSOA???
Un professor pode gravar seus alunos?
É igual vc falar que um lutador de boxe pode levar um soco na cara e não tem direito de se defender ou processar a pessoa, afinal de contas, ele toma soco toda hora no ringue kkk
Mas a influenciadora lucra com isso então não deveria postar sem autorização...
No caso de você pedir para gravar sem dizer para que é ou mentir as informações sobre você, a pessoa autorizar e você poste e a pessoa se sinta constrangida com a publicação, ela pode pedir indenização?
PERGUNTA???
O NÚMERO DE TELEFONE DO PAI DA CITADA É UMA INFORMAÇÃO PÚBLICA?
O NUNERO DE QUALQUER PESSOA É INFORMAÇÃO PÚBLICA???
como assim se uma pessoa quer me processar ela tem direito público de SABER o número de familiares e entrar em contato com eles pra chegar até mim?
Mas a dona da loja está como representante de PJ e não como sua pessoa na intimidade, então, não dá indenização, como os vídeos do Celso Russomano e do Ben Mendes.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Tenho uma pergunta, estou sendo transferido de estado por trabalho, e estou no meio de um processo de habilitação, a auto escola pode me cobrar multa por desistência? Sendo que estou solicitando uma transferência?
Se os vídeos não forem retirados, então, a dona da loja pode ir até ao trabalho da outra moça e ficar fazendo vídeos lá captando apenas a voz que também não vai dar em nada.
Se no trabalho,se fosse filmado, para mostrar o meu dia dia trabalhando eu aceitaria de boa, lá eu estou como representante da empresa.não como pessoa comum, tratando de criança eu sou contra, porque as vezes elas podem ser vítima de hater e chacota, pelo que fala
Eu fui dispensado da empresa, mas mesmo depois de eu tersaido da empresa eles posta minha imagem o dia todo no monitor da facudade , isso gera indenização? porque eu nem sabia dessa imagem
As pessoas doidas para ganhar um extra a título de indenização.
Fernando mas e se o Foco não for pessoas próximas como já houve um caso de uma pessoa ter aparecido em um vídeo sendo que ela não era o foco do vídeo, ela só apareceu por aparecer mesmo e decidiu processar o proprietário do vídeo, por exemplo, imagine uma situaçao de uma reportagem em público, do nada eu estou passeando com a minha família e no fundo dessa reportagem acaba aparecendo eu lá, como eu não sou o foco do assunto, isso ainda vai dar alguma coisa ou não? Porque se for considerar isso, canais de motoVlog por exemplo ou DailyVlos podem deixar de existir hoje mesmo porque é o que mais capturam imagens de pessoas aleatórias por ai sem quaisquer consentimento delas, Eai?
Imagine se flagra uma traição, por exemplo? Já deve ter acontecido. Acho q cabe danos morais.
@@zetalabverse Mas ai que culpa o cara que tá filmando tem com isso? Ele não conhece a pessoa, não sabe quem é, nunca viu e o foco dele não é a pessoa, como faz? Como falei, se isso for assim do jeito que o fernando falou, DailyVlogs, canais de motofilmagens como por exemplo o Xracing então vão deixar de existir, canais de academia etc... etc.... pois o foco é sempre quem vc quer e não quem está ao redor
Dá no mesmo, filmagem é filmagem independente do foco
@ Ele não conhece a pessoa, não sabe quem é, nunca viu e o foco dele não é a pessoa, como faz? Mas e se a pessoa for vitima ou testemunha de um crime e esta sendo exposta? Mesmo n sendo o foco da filmagem, mas apareceu e pode estar correndo risco pela filmagem, e ai?
E o que derruba qualquer argumento dos Perseguidores, é que: ESTANDO DENTRO DA MINHA PRÓPRIA CASA, OU FALANDO ABERTAMENTE NO MEU CEULAR NO MEU PRÓPRIO CONTATO EU POSSO SIM EXPOR NOMES, FALAR INTIMIDADES SEJA DE QUEM FOR, AFINAL SOU EU QUE PROCESSARIA POR ME VIGIAR 24 HORAS.
Código Civil, Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
Ou seja, a divulgação só poderá ser proibida se causar efetivamente um dano à imagem ou se for usada para fins comerciais.
Então um influencer não pode postar? Já que o ganha pão do influencer são seus vídeos na plataforma?
Não dá indenização mas é a primeira vez que ele não mostra o vídeo da treta 😂 ficou na dúvida doutor?😊
Melhor se poupar de dor de cabeça, vai saber quem é o juiz que vai pegar esse processo...
E se a imagem e a voz for apagada ??
Seguidores do garoto wilker leão deveriam ver esse vídeo.... pq essa ignorância em cima da lei tá passando dos limites....
E a imagem de pessoas que me estão ameaçando e injuriando, pode?
Reage ao vídeo da polícia entrando na casa errada.
Agora vou pedir indenização se vier com essas palhaçadas se quer uma cx surpresa ou 2 reais.
Então o Celso e o Ben Mendes estão errados?
Se existe um defeito na prestação de serviço, não.
CNPJ não goza de direito de imagem. Se a pessoa está representando o estabelecimento e a equipe de reportagem está em local que o público em geral tem acesso, eles podem sim filmar!
Como é bom ser anonimo e ter o poder sobre sua imagem kkkkkkkk
E no caso de quem é funcionário publico? Esses dias descobri que fui filmado e postaram o video sem o meu consentimento, ainda ouvi dizer que isso pode ser feito pois eu sou funcionário público. Isso é verdade?
Meu vizinho colocou duas câmeras de frente para meu portão do meu sítio. Resumindo ele usa a passagem de serventia dentro do meu sítio. A chácara desse vizinho não é cravado o problema que ele é arrogante metido a valetão veio cedo discutir sobre a construção de um portão de segurança na passagem de serventia que não é dele. 🤬🤬 Eu liguei para ele e mandei procurar seus direitos caso ele tenha. Resumindo meu advogado vai exigir que ele retira as câmeras de segurança da estrada que fica uma de frente ao meu portão. Caso contrário mando fechar a passagem.
As pessoas tem direito de privacidade da sua imagem.
mas e se não for imagem e for só audio?
Da no mesmo. O termo "imagem" na lei abrange toda forma de gravação.
Se estou numa festa tiram fotos minhas e ela posta estas fotos eu tenho que pagar pra usar estas fotos por exemplo no facebook, quem tem direitos da imagem?
Se você está numa festa, você grava um vídeo, dizendo: olha como está lotado, muita gente etc e coloca nos stories da rede social. E aí? Dar problemas? 🤔
Mas a influenciadora não esta lucrando com os vídeos que ela posta ?
não por que não foi o intuito dela, até pq não aparece a imagem da vendedora
@@7mbr0. mas aparece a voz.
Duvido que seria legal lucrar com um vídeo que tenha a voz gravada do Roberto Carlos.
Mas creio que se ela não monetizou o vídeo tá ok.
A voz do Roberto Carlos é o instrumento de trabalho dele, a voz da mulher não teria nenhum motivo pra fazer com q a outra lucrasse
@@7mbr0. a voz de uma vendedora é o instrumento de trabalho dela também.
Ta viajando irmão
*Fico preocupado. Sou tão azarado, que se alguém me filmar e botar na net, capaz de eu ter que pagar indenizacão pra pessoa que filmou por ter aparecido no vídeo dela.*
a ex chefe minha, q n me deu ajudas q eu necessito ate' os dias d hoje, tirou foto minha com ajuda de uma funcionaria viu,perguntei mais n me deu satisfacoes n,ficaram de mimimimimis uai😮
Acho que vc tá doido... a própria fala dela que deu o rebuliço??? ELA NEGOU AUTORIZAÇÂO e a pessoa ainda posta. tem que tomar mesmo!
Se tá processando influenciador, eu já dou razão hahahaha
Prevejo a falência de alguns RUclipsrs.
Delicado...Hein?!
A influenciadora não estaria obtendo lucro com a visualização do seu vídeo expondo a voz da tal vendedora famosa?
Então se eu for famoso podem me gravar sem minha permissão? Que vida ruim.
Só de sair na rua todos JÁ SÃO gravados sem o consentimento. Aliás, só de olhar no celular tu tem uma câmera apontada pra tua cara, com microfone ativo. Antes do mimimi, a Google CONFIRMOU gravar o áudio, e precisa ser muito i(mbecil)ngênuo pra achar que para por aí.
Bla bla bla bla bla...vou resumir: vai depender da esposa do juiz ter dormido de calça jeans ou não.
Que nada, ele explicou os parâmetros objetivos de forma bem transparentes. Basta reassistir.
@@yagomagnoele explicou bem. Mas vai depender do entendimento do jurista
Frescura