Qual o custo de operação? Você usa Energia elétrica para criar Vento que transmite Energia para uma "vela". Há perdas no duto por atrito e ar escapando Pela Aste que move o carro Pela vela. A ineficiência energética já existe pois: Motor elétrico -) Gera Vento Vento -) move carro Ao invés de Algo mais eficiente: Motor elétrico -) move carro Qualquer aluno de física entende a perda enegética dessa solução e sua ineficiência
@elementar faz um vídeo sobre o maglev cobra 100% Brasil, mas que não saiu do protótipo e outros países que tecnologia semelhante acho que Alemanha e linha na china
Graças a esquerda que defende ideais socialistas/comunistas que aumentam o tamanho do Estado, e assim, gerando corrupção e mais burocracias e impostos, receita pra destruir um país.
Graças a esquerda que defende ideais socialistas/comunistas que aumentam o tamanho do Estado, e assim, gerando corrvpção e mais burocracias e impostos, receita pra destruir um país.
Acontece que no Brasil, tem perdedores que não querem assumir o seu fracasso. Há grandes gênios nesse País, mas se quer podem dar continuidade às suas invenções, pois quando um dos Poderosos nota que a invenção vai tirar a oportunidade dele se manter na riqueza, esse faz o possível e o impossível para eliminar a ideia genial do Brasil, sem ao menos observar o quãoa populaçãose beneficiaria com tal invento. Mas eis que o tempo coloca os "pingos nos is"... Tamanha foi a ambição por não termos carros elétricos circulando pelo País há décadas, que hoje temos a poluição em um nível tão elevado assim. O Brasil precisa mesmo é de uma revolução cerebral, há grandes pessoas por aqui que cometem o erro de não acreditarem em sí, ou pelo simples fato de darem ouvido aos perdedores de plantão. O Mais importante é termos um País desenvolvido, mas não, preferem tapar os olhos das pessoas e promoverem o abismo em plena terra. Uma hora, é certo que essa festa finalmente chegue ao fim, para assim, termos dignidade ao menos para vivermos num País mais justo. 🙏🏻
isso não foi ignorado, foi boicotado mesmo. a mafia da indústria automobilística tem arrepios quando se fala de transporte publico de qualidade como trens de alta velocidade
No final a culpa é do governo. Sempre! Eles não são obrigados a fazer o que qualquer indústria queira. Eles detém o poder e as armas. A culpa é sempre do governo.
@@LoanderzerOaderzer A gurgel foi mais umas das carroças 4.0 que só existia pelo protecionismo da ditadura militar, não é a toa que quando collor abriu o mercado para as empresas internacionais ela quebrou junto como as de tecnologia da época que tbm eram lata velhas 10 vezes mais caras e de pior desempenho.
Aeromóvel! Sem motor a combustão, sem motor elétrico, sem bateria gigante, somente um "ventilador" em cada estação e o mundo babando Elon Musk. Coester, um gênio nacional!
Não somente nisso, parece que as pessoas esquecem que em 1800 e bolinha, o Almirante Napoleão João Batista Level, apesar de trabalhar focado em embarcações marítimas, ao ver as rodas totalmente metálicas de tratores importados, projetou um trem "all terrain", que não precisasse de trilhos, um trem com rodas dos tratores da época, que poderiam passar por terrenos acidentados, e usando um mecanismo de relógio de pêndulo, criou um sistema automatizado para envio de mensagens por telegrafo, algo que anos depois viriam a ser os cartões perfurados de Babbage. Isso sem esquecer do Padre Landell de Moura que desenvolveu um rádio e a transmissão sem fio, e o Alberto Santos Dummont que inventou "só" o avião.
É....o "ventilador" é movido por alguma forma de energia.. O trem só roda se tiver vento sendo soprado nos dutos abaixo da via que vão consumir algum tipo de energia, seja eletricidade ou combustível fóssil, além do quê é uma forma controlada de "vento" pois na realidade é ar ventilado para os dutos abaixo da via permanente que acaba sendo comprimido e com isto fornecendo força para o trem poder rodar na via de forma satisfatória. Fazer uma comparação com uma vela de barco é perfeitamente válido, porém vai somente até aí, pois este sistema opera com o ar comprimido nos dutos abaixo do trem, que porsua vez possuem comportas e válvulas que vão abrindo e fechando durante o deslocamento do trem para que não somente tenha o desempenho esperado mas o controle, de direção e velocidade eficazes, sendo que iclusive alguns dos ventiladores podem simultaneamente fazer a succção do ar no lado oposto para aumentar a eficiência da circulação dos trens.
Lembro que em 2020 a gestão da prefeitura de Canoas sabotou a ideia do Aeromóvel no bairro Mathias Velho, se orgulhando que usaram o dinheiro da construção do aeromóvel para trocar o asfalto das ruas. Ou seja, desdenharam do potencial da mobilidade para manter as coisas do jeito que estão.
@@gabrielmarengo1244 é ai q esbarra nos vermes do estado são eles q dão o aval pra construir algo e se eles não levarem algum💲 eles nem olham o projeto😑
Mano por isso o povo tem que parar de idolatrar políticos e sim importar mais com o país, o político roubou tem que ser preso e voltem em outro e assim por diante
Como já disse o grande economista Roberto Campos, “O Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade”. Mesmo porque, se é barato não há interesse, o foco do Estado é encher os bolsos de políticos corruptos é inescrupulosos.
Eles viram que era VIÁVEL e EFICIENTE, essas foram as palavras chave que causaram pânico na mente dos governos da época. Aqui no Brasil tem que ser CARO, INEFICIENTE e SUPERFATURADO.
Realmente demoramos mais indo para o aeroporto do que voando. Aqui na Noruega o aeroporto de Oslo tem trens de alta velocidade que nos leva até ao aeroporto em questão de minutos. E olha que o aeroporto de Oslo fica meio longe viu.
Ele disse que aqui no Brasil demora pra se chegar no aeroporto, na Noruega não. O aeroporto de GUARULHOS até tem um trem expresso agora, mas o do RIO DE JANEIRO é uma vergonha, aeroporto do Rio que é a cidade mais conhecida lá fora e não tem trem conectando ao aeroporto 🤦
Nem precisa ir pra Europa pô. Em buenos Aires, mesmo com toda dificuldade do governo, o transporte público é ótimo. Até os piores metros de la são bons. Quando fui pra lá pensei que tava na Europa, mas era só a Argentina, a vizinha, e o Brasil, muito mais rico, não consegue fazer o mesmo
Estou chocado, não fazia ideia de que o aeromóvel era uma tecnologia brasileira véi. Foda isso, o próprio brasileiro não saber as façanhas do seu país, sem falar nos que desacreditam só pelo fato de ser brasileiro. Tem que mudar urgentemente essa mentalidade. Outros países botam mais fé nos projetos brasileiros do que o próprio brasileiro, como pode isso??!
@@MigueltononBernardoEntão você não deve andar de avião também não, né?! Um vira-latnha por causa de gente com mentalidade como você é que nosso país não vai para frente.🤡☠️🤮🧐
Isso se chama complexo de vira-lata que vem sendo implantando na nossa cabeça mais ou menos nos últimos 100 anos que somos inferores , desde da escola, mídia e todo tipo de propagnda(de origem darwnista anglo e americanex ) contra os brasileiros e ibéricos americanos. Mesmo com toda a lavagem ainda conseguimos nos sobressair dentre a maioria das civilizações e países.
A causa fundamento é o complexo de vira-latismo impregnado na mentalidade do brasilero moderno e também pela adoção da "cultura "americanex e a desconexão tortal com a cultura luso-brasileira e alta cultura .
Brasileiros com boas ideias, vendo nosso país não progredir com a continuidade da burocracia e corrupção dos governos que não perdem a chance de ferrar com o nosso país. Parabéns ao canal, por trazer histórias interessantes do Brasil que se transforma como um andar de uma "lesma".
Não é...a idéia surgiu na Inglaterra a mais de 100 anos. As patentes são relacionadas a soluções específicas e não da ideia em si. O vídeo só quer o click das pessoas.
@@Pastor_virtual_RobsonFiz uma pesquisa aqui e... Não, ele não foi inventado tem mais de 100 e muito menos pela Inglaterra, ele é realmente uma invenção brasileira criada em 1960 por Oskar Hans (nome dele é estranho mas nasceu em Pelotas). Enfim, a única pessoa que quer "cliques" é você.
A indústria ferroviária está a anos provando e mostrando, via a História, que dá certo e é muito melhor que o setor rodoviário. Pra ter noção, André Rebouças e outros engenheiros tinham feito desenhos e projetos, antes de 1889, com malhas ferroviárias ligando o brasil todo. Mas a República deu um golpe e ignorou. E infelizmente, desde o governo do JK, ele investiu nesse setor e hoje é difícil demais algo ferroviário sair do papel.
Mas ouvi dizer que as empresas britânicas nos ferraram pelo fato de não existir uma padronização na época aí hoje temos 16 bitolas diferentes de trilhos o que impossibilita a conexão das linhas no Brasil.
Se é pra ajudar a população os políticos não fazem nada, mas se é pra ajudar empresas de transporte a fatura mais e ainda repassar boa parte do faturamento para os políticos, eles voltam o projeto rapidamente.
Caramba... Memórias desbloqueadas com sucesso! Minha escola foi visitar, tivemos a oportunidade raríssima de andar lá na distante década de 80.. Que legal 😍
Sou do tempo em que fugiamos das aulas de eletrotécnica no Parobé, para andar de aeromóvel. Hj eng. Elétrico sei que é eficiente, silencioso e economico além de ser ecológico. Quando o país que transporta combustivel, gastando combustível, vai acordar?????
Também sou de Porto Alegre. Uma vez reparei que a base do aeromóvel possui motores diesel para acionar os ventiladores, ventiladores também não possuem boa eficiência mecânica. Enfim, tenho minhas dúvidas quanto a eficiência e ecologia dele em relação a um trem com motores elétricos ir3
Eu tiro o meu chapéu para o Sr. Coester Pai! As ideias dele estavam muito à frente do seu tempo!!! Projeto aceito em vários países, menos no País de origem.... Não podiam fazer os trilhos suspensos, mas fizeram o BRT.... Dá para entender???
Andei tantas vezes no aeromóvel no Parque de Exposição de Esteio, fiqueo tão feliz qdo colocaram um no Gazômetro, mas infelizmente deixaram apodrecer naquele lugar. Não seriam necessários corredores de ônibus em Porto Alegre. Com certeza o monopólio das empresas de ônibus e o governo, abafaram esse lindo projeto!
O que ajudou muito a Aeromóvel, também foi a parceria firmada com a Marcopolo. Com a ajuda financeira e de conhecimento técnico, a Aeromóvel se tornou a Marcopolo Rail. Veremos se o Aeromóvel vai se tornar a principal modal de metrô leve, apesar que o VLT também é uma alternativa e o monotrilho, mas esse último está com filme queimado graças as duas linhas de São Paulo
Na verdade a parceria é apenas para material rodante, Marcopolo Rail é apenas um segmento Metroferroviário da Marcopolo para produção de carrocerias e desenvolvimento de produtos metroferroviários os dois (Marcopolo Rail e Aerom) são empresas separadas. E o modal monotrilho está com o filme apenas com quem não entende. Porque o modal é bom e adequado, infelizmente o erro está na execução e não no modal.
O problema da linha 17 foi um mal licenciamento, cheio de irregularidades, no primeiro licenciamento, uma empresa malaia ganhou e seria a fornecedora dos trens, e essa empresa faliu, ao contrario da linha 15, que foi a uma empresa mais solida que ganhou a licitação, a Bombardier e a Queiros Galvão. As obras da linha 17 teve de ser paralisada e o governo anunciou nova licitação, onde um consórcio sem experiência no ramo ganhou, o TJ suspende o contrato e o governo novamente paralisa a obra, em setembro de 2013 as obras são retomadas pela BYD e CCR via mobilidade, só pra ter uma comparação, a linha 5 lilás do metro, que foi construído pelo método tradicional do metro de SP, foi mais rápido a execução e entrega da linha, e até mesmo a linha 15 do monotrilho foi mais rápido, transportando hoje o equivalente ao metro do DF, comprovando sua eficiência para transporte de alta demanda urbana.
O Aeromóvel de Porto Alegre apresenta problemas constantes,ficando dias sem funcionar,e ainda depende de mais um operador dentro da composição pois falhas no atracamento e no percurso são comuns. Todos esses problemas podem ser devido ao gerenciamento da Trensurb,mas aqui no sul há quem diga que o problema pode ser muito maior, (políticos,estatais e sindicatos)corrupção na implementação do projeto,contratos superfaturados,incluindo manutenção.
Na verdade é uma junção de fatores: A gestão da Trensurb é pessima, a Aerom falha em fornecer peças para reposição/manutenção e o modelo de POA é praticamente um protótipo comercial.
Brasil só não decola porque tremos políticos mais interessados em ganhos próprios do que fazer o bem para o povo, o que por sinal, deveria ser sua prioridade
Meus parabéns!! Pra mim é a realização de um sonho ver esse vídeo. O Aeromóvel já conquistou meu coração há muito tempo. E agora o canal Elementar vem divulgar isso, o verdadeiro Brasil para os brasileiros. Muito obrigado, salvou meu dia!! Amigo.
Aqui em Porto Alegre sempre foi falado que o cartel do transporte de ônibus, impediu de seguir adiante, temos o exemplo do Catamarã que faz a travessia de Porto Alegre à Guaíba, ficou pendente a autorização para funcionar por mais de 40 anos, somente quando uma grande Empresa de transporte de passageiros tomou frente é que foi liberado.
Mt bom descobrir uma ideia nacional como essa, funcional prático e que é bem aproveitado fora daqui. Uma pena n ser valorizado em território nacional, mas ainda sim motivo de orgulho, obrigado!
Olha Talles uma das coisas que mais me indignavam quando eu passava sob esta ponte em Porto Alegre (cidade em que mais amei viver neste pais!) onde o aeromovel estava em esposicao, era ver que ao mesmo em que esta soluçao estava disponivel, em Sao Paulo a prefeitura vivia as agruras para instalar e fazer funcionar aquele lixo chamado de Paulistão; isso me indignava!
Em São Paulo, é possível construir essa modalidade, sobre os rios das marginais Pinheiros e Tietê, depende da prioridade dos politiqueiros de plantão...
Conheci ele um homem alem do tempo, Trabalhou na Varig ,fundou a Empresa Coester Atuadores Elétricos em Sao Leopoldo RS. tem outras invenções dele , O canal poderia ir a Sao Leopoldo na empresa e entrevistar o Marcos filho dele
Tive a oportunidade de andar no primeiro aeromóvel em 1979, numa linha piloto de algumas centenas de metros, localizadas na região de nome Serraria, ao sul de Porto Alegre. Foi possível, pois fui funcionário na empresa de Oscar Coester que construía equipamento naval em São Leopoldo.
Eu me lembro que a FEI de São Bernardo do Campo tinha o projeto do TALAV Trem aerodinâmico leve de alta velocidade, na década de 1970 . Em 1978 estava abandonado num galpão da FEI.
Ele foi um dos responsáveis por fazer essa ideia genial ter virado uma completa chacota. E pra piorar, toda vez que ele falava disso nos debates, ele mesmo dava risada e a plateia ria junto, o que acabou fazendo a ideia do aeromóvel ser esculachada e tratada como besteira.
O aeromovel não tem nada haver com o aerotrem do Levy Fidelix, o que ele chama de aerotrem é o maglev do consorcio Transrapid da Siemens-ThyseenKrupp que a China construiu nos anos 2000 para conectar o aeroporto de Xangai, aliás ele pode também ter se referindo a um Monotrilho convencional mesmo, visto a possível ignorância dele em distinguir os sistemas diferentes
O aeromóvel de Canoas seria a prova de fogo para descobrirmos se o modal de fato é adequado para mobilidade urbana. O aeromóvel é ótimo como people mover ligando a Trensurb ao aeroporto Salgado Filho e futuramente ligando o metrô ao aeroporto de Guarulhos...
@@luisiqueira_ eu sei Luis, mas segue ainda uma incógnita... já que nunca teve realmente um uso massificado o aerompovel. Eu sei que teve um outro construido em JAcarta ou em Bangkok que depois de alguns anos trocaram a tecnologia dele por, pasmém, Diesel!.... a prova de fogo será Guarulhos...
@@luisiqueira_ Exato, esse é um dos motivos. Mas não podemos esquecer da parcela de culpa da Aerom em fornecer peças para manutenção, agora o daqui será a prova para a Aerom se esse sistema é viavel e se é possivel expandir e escalonar um sistema deste modelo.
O que falta no Brasil é boa vontade política e valorização da ciência. Assisti a um vídeo deste projeto, há muito tempo atrás, que mostrava o protótipo funcionando, a explicação das "velas invertidas" etc. No vídeo tinha até alguns jornalistas estrangeiros registrando para divulgação mundial desta criação de um gênio brasileiro. Até quando vamos menosprezar nossos conterrâneos e não investir em suas idéias?
Há mais de vinte anos falou-se em uma aerovia ligando o centro de BH ao aeroporto de Confins. A obra tecnicamente seria muito fácil e poucas desapropriacoes seriam necessárias . Bastava usar os canteiros centrais das avenidas Cristiano Machado ou Antônio Carlos e a Linha Verde. Como morador de Vespasiano fiquei entusiasmado, porém tudo não passou de um sonho . Deus queira que meus netos e seus descendentes possam usufruir um dia desse sonho.
Rapaz, eu que fui de Confins até o centro de BH para pegar onibus para o triângulo mineiro, que jornada. Um aeromovel como o do Salgado Filho seria excelente. Sou de PoA.
Você poderia fazer um documentário sobre a péssima qualidade dos sinais das operadoras. Principalmente da Vivo. Parece que quanto mais a tecnologia melhora o sinal piora!
@@CeuAzulll Sim de operadoras que foram privatizadas pra um cartel basicamente ibérico, o que antes era estatal nacional, mais barato e de mesma "eficiência"... Estado representativo de quem?
@@CeuAzulll Eu tô falando pós-era fixa que é o móvel. A Embratel ainda existia e foi privatizada com grandes planos de satélites em andamento no auge da crise privatista do segundo mandato FHC. Mesmo na época da Telebras o Brasil tinha um serviço mil vezes melhor que a Europa, só ficava atrás dos EUA. A tarifa era a mais barata, e sim sempre funcionava qse NUNCA caía, o telefone que era caríssimo e hoje é o que? O aparelho e a tarifa, fora nossos dados abertos pra espionagens de quem quer que seja, pra comercializar produtos, fazer jogatina, golpes, etc. Quantas ligações indesejadas você já recebeu só hoje??? E notificação com emissão sonora de spam sem solicitação ou inscrição alguma? E só vai piorar...
@@mateusgrsilva O investimento em ferrovias nunca foi pra transportar gente. Transporte é um setor essencial e cartelizado desde que o mundo é mundo. Nos USA os barões das ferrovias deram muita dor de cabeça e se tornaram muito influentes na política.
Importante citar que é um projeto criado dentro da universidade federal de Pelotas. É daí que vem o apouo à universidade pública brasileira. Gosta dessas inovações? Defenda a ciência nacional
Em Fortaleza-CE, já existe algo relativamente parecido. No sistema metroviário da capital cearense, duas linhas de metrô (SUL e NORDESTE) operam em pequenos trechos com modernas vias elevadas.
aqui no (RS) temos o primeiro aeromóvel , ele esta parado desde 1983, construção da linha piloto pelo propio construtor , mas nem um governo quis dar continuidade , e aindo hoje falam em falta de mobilidade para as pessoas , tem um projeto trancado para linha 2 do metro de porto alegre ,mas também nem um governo fala nisso .
Sou da Costa Rica e admiro muito esta tecnologia. Acho que deveria chegar a mais países. No meu país existem dois projectos aeromóvel. Em espanhol chama-se TELEPRON. Os projetos propostos para a Costa Rica serão nas cidades de Alajuela e Cartago. Isto ajudará a tecnologia da Aeromóvel a chegar a mais partes da América Latina e, mais tarde, ao resto do mundo. A imagem que utilizo no meu perfil é do projeto Aeromóvel de Alajuela. Um grande abraço para todos.
Aqui em governador Valadares tem.plenqs condicoes pra isso da zona leste a oeste da cidade em trecho de. Uns 18 kilometros de total passando. Pelo centro e bairros que permeiam.o trecho .. colocando terminais. De onibus para rrstante de bairros deixando acesso mais rapido e tranquilo ...mas eu sei que nao vai acontecer aki é Bostil...
Conheço esse projeto desde seus primórdios. Andei no primeiro protótipo para 12 passageiros, instalado no pátio da fábrica e vi o primeiro carrinho aeromovel. É uma ideia fantástica. Pena que o Oskar Coester era brasileiro pois aqui nunca valorizamos a prata da casa. Fosse ele americano, alemão, japonês hoje teríamos milhares de aeromodelismo pelo mundo inteiro e o Brasil teria feito questão de importar a ideia.
Em 1984 uma coleguinha de trabalho contou que havia passeado de aeromóvel no final de semana. Foi um evento teste em Porto Alegre. Sempre que passo pela linha interrompida lembro disso e lamento a descontinuação do projeto. A cidade fluiria muito mais e melhor.
Me lembrou do projeto TRI(Trem Rápido Intermuncipal), uma espécie de metrô de superfície ligando diversas cidades, com interior similar ao de aeronaves, podendo chegar até 180 km/h em trechos, fazendo São Paulo-Belo Horizonte em 5 horas, e Rio - São Paulo em 2 horas, foi colocado de lado pelo "trem bala da Copa"...e até agora...
Thales, uma correção: O veículo não é movido, não é impulsionado "pela simples força do ar" como se as correntes naturais de ar pudessem movê-lo e principalmente, mover para direções controladas, pois requer a parte pneumática complementar, que são motores e ventiladores industriais para aí então poder mover o trem na linha através de um sistema de ventilação forçada, movido por eletricidade, grupos geradores que....demandam algum tipo de energia (e custo) Afirmar desta forma induz as pessoas à erro, tanto quanto afirmar que os carros elétricos serem 0% poluentes. Afirmar isto mancha a proposta do invento, ao invés de dizer que "aproveita/otimiza melhor o uso da energia elétrica, que alimenta os ventiladores que movem os trens". Esta maneira de descrever o conceito deste transporte vai totalmente contra justamente seus conceitos que aborda nos demais vídeos, mostrando coisas muito erradas ao qual você cria até vídeos "bomba", literalmente implodindo esquemas de achaque ou extorsões veladas, mas nesse vídeo acabou infelizmente embarcando num jogo de palavras dando a entender que o veículo se movimentaria....sei lá.. com o vento das correntes naturais de ar?? (.. impulsionado pela simples força do ar aos 02:43 e, em mais algum momento). Obviamente não é um "hate", mas um alerta a fim de as pessoas que assistirem o vídeo não serem induzidas a erro, sem esquecer que todo o sistema demanda energia elétrica, tanto para o deslocamento (controlado) dos trens quanto para seu sistema de automação que controla, tanto seu deslocamento e velocidade quanto a segurança do tráfego para o caso de mais de um trem na via, comandos dos AMVs (desvios), eletrônica, iluminação, informações sonoras, que também fazem parte de todo este sistema, isso apenas mencionando o que está à bordo dos trens. Obrigado e Abração!
tem varias ilustrações em vides 3D mostrando como funciona, até mesmo o inventor usou da analogia de um barco a vela invertido para comparar o funcionamento do Aeromovel
@@LeonardoTL @LeonardoTL ....movidas por....motores elétricos, que estão na superestrutura., que poderiam ser alimentados por grupos geradores que consomem energia e que fazem parte do sistema de ventilação forçada do Aeromóvel, um está lá em função do outro, e por isto se move "com o simples deslocamento do ar". Sem os ventiladores os trens não andam, sem os trens não haveria por quê de haver os ventiladores. Sem energia o trem simplesmente não anda. Acho que nessa o Thales entrou no marketing da idéia, por mais interessante que ela seja.
@@LeonardoTL Releia o que escrevi. É....o "ventilador" é movido por alguma forma de energia.. O trem só roda se tiver vento sendo soprado nos dutos abaixo da via que vão consumir algum tipo de energia, seja eletricidade ou combustível fóssil, além do quê é uma forma controlada de "vento" pois na realidade é ar ventilado para os dutos abaixo da via permanente que acaba sendo comprimido e com isto fornecendo força para o trem poder rodar na via de forma satisfatória. Fazer uma analogia com uma vela de barco é perfeitamente válido, porém vai somente até aí, pois este sistema opera com o ar comprimido nos dutos abaixo do trem, que por sua vez possuem comportas e válvulas que vão abrindo e fechando durante o deslocamento do trem para que não somente tenha o desempenho esperado mas o controle, de direção e velocidade eficazes, sendo que inclusive alguns dos ventiladores podem simultaneamente fazer a succção do ar no lado oposto para aumentar a eficiência da circulação dos trens. É um sistema ligeiramente complexo sincronizado e completo que faz as pessoas irem de uma estação A até a B.
Exato! Muito bem observado: Tudo sistema ferroviário atual requer todo um conjunto sistemas para que trafegue com eficácia, rendimento e segurança pra atender à uma determinada demanda. Sobre o modo de deslocamento (à vela / ar comprimido) do sistema, somente em operação é que se poderá medir a real eficiência geral dele, seja no atendimento à demanda ou consumo de energia do sistema pneumático.
Parabéns pelo documentário, você fez um belo trabalho histórico e atual, dessa tecnologia brasileira , que tem tudo para melhorar a mobilidade urbana no mundo. O Aeromovel que será entregue em breve no aeroporto internacional de Guarulhos, será a vitrine dessa tecnologia genial para o mundo. Um sonho do engenheiro Oskar Coester, realizado pelo Grupo Coester.
0:18 Este projeto é genial, não tem partido, nem vinculos a não ser o futuro......o povo gosta da ideia esperamos que os governos Estaduais abraçem a causa ou então a iniciativa privada.....vale todo o esforço e investimento.
Não entendo muitas metrópoles do BR ainda insiste em transporte urbano com ônibus, na cidade que morei Goiânia GO foi feito um grande investimento para o novo BRT uma faixa exclusiva para ônibus e o mesmo encaixaria perfeito com trens elétricos Trainway , moro na franca e boa parte aqui do transporte publico e feito por RER,Metro e TrainWay que e tipo um trem menor que roda na rua por trilhos no mesmo espaço igual os carros, cabe muito maus gente e rápido diferente dos ônibus. BRASIL TEM QUE EVOLUIR A MOBILIDADE URBANA PUBLICA
Uma pena ver os trilhos pela metade em Porto aAlegre, porém ainda tem o que leva do Aeroporto até a estação e realmente ele é bom, confortavel e muito legal de andar kkk bem sileciososo e legal ficar olhando para baixo
Estou muito feliz por encontrar este artigo aqui. Tenho acompanhado por aí a mobilidade nas cidades . Nunca havia ouvido que esse tipo de transporte tivesse nascido de um brasileiro. Realment temos uma política sempre jogando contra o que é melhor para o povo. Deixamos de absorver as melhores coisas pela imcompetência de alguns . Boa tarde , obrigada .
Este canal faz mais pela história e conhecer personalidades brasileiras geniais, do que os próprios livros de histórias utilizados nas salas de aula. Se as escolas fossem focadas em ensinar e valorizar o que é nosso, com toda a certeza teríamos mais crianças e jovens interessados em Engenharia e Física. O potencial do Brasil é imenso, mas a falta de vontade e preguiça é igualmente imensa. O mundo inteiro conhece e valoriza o aeromóvel. E no Brasil, esse projeto inovador e verdadeiramente anti poluição e ecológico, é tratado como chacota por por causa do Levi Fidélix e seu famigerado aerotrem.
Esses projetos não vão para frente porque melhora a vida das pessoas,e deixa a cidade melhor de se vive,menos trânsito, menos caos,menos pessoas acidentadas , menos poluição.Enfim isso não da lucro.
O que me parece é que este sistema só funciona para composições com poucos vagões (2 ou 3) transportando quantidade pequena de passageiros. Ou seja, é viável para pequenos percursos como no Brasil onde faz a ligação de aeroportos com a malha ferroviária local (RS e SP). Ainda precisa de mais desenvolvimento para provar a viabilidade no transporte de maiores quantidades de passageiros e com mais velocidade. Para mim não ficou claro no vídeo, mas parece que isto está acontecendo em outros países, não no Brasil.
O aeromóvel tem capacidade média: Quanto menor for o trecho, mais composições podem ser colocadas em operação, ou seja, quanto mais estações, maior a capacidade. O sistema na década de 80 tinha grande complexidade, pois os sistemas de controle não eram tão eficientes quanto temos hoje: Com a capacidade de processamento de uma centralina de injeção de um carro atual, ou o processador de celular com programa em bare metal (sem sistema operacional) poderíamos controlar toda uma linha de aeromóvel... Com os Z80 ou 8086 da época, havia uma clara limitação do número de trechos, portanto de composições e, portanto, de capacidade de tráfego!
O problema do Brasil não são os políticos, necessariamente, eles apenas são a parte dos problemas. Digo que o problema maior é a mentalidade do brasileiro que não está preparado para esse tipo de tecnologia e outras coisas mais, sem contar do tal "complexo de vira-lata" que contribui para isso, gerando atrasos e retrocessos. Se não fosse por essa mentalidade o Brasil seria ou estaria fazendo parte das maiores potenciais mundiais atualmente.
Não é lucro, é porque como foi dito no vídeo, os governos descontinuam o projeto só porque tinha o nome do governo anterior só por birra, além de que é iniciativa estatal. Então dizer que é por causa de lucro é leviano pois os políticos já lucram com impostos
mas vamos com calma.... até hoje o aeromóvel do vídeo não teve uma REAL PROVA DE FOGO.... a primeira será agora no Aeroporto de Guarulhos..... pois aqui em Porto Alegre já deu MUITO PROBLEMAS, mas muitos mesmo! lembro que uma época foi sem funcionar quase dois meses seguidos!! no começo deste ano também ficou uns dias parados....
Exatamente, o de POA pode até ser considerado um protótipo operacional. A prova será agora, mas acredito que o sistema se saira bem. Moro proximo e pude acompanhar um dia dos testes e você consegue perceber as diferenças entres os dois.
@@bruno.theseven amigo, não é verdade o que vocÊ escreveu... em Jacarta tinha apenas "1 linha" em Taman Mini Indah com "3 trens"... ficou fechada por mais de10 anos e foi reaberta em 2019 com um trem a diesel!
O Aeromóvel projeto brasileiro que vai ligar Aeroporto de Guarulhos e a linha 13-Jade da CPTM deve estar em operação até o final deste ano 2024. Orçada inicialmente em R$ 272 milhões, a obra deverá custar pouco mais de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O objetivo do aeromóvel é fornecer uma ligação direta entre os trens da CPTM e o aeroporto, que é o mais movimentado do país. Hoje, a estação de trem mais próxima dos terminais está a 2,5 km de distância. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas e vai funcionar em vigas de até 11 metros de altura. É um sistema com apelo ambiental, porque do ponto de vista energético é muito eficiente, com gasto de 80% menos de energia. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Hoje quem vai ao Aeroporto de transporte público precisa pegar um ônibus operado pela concessionária GRU Airport. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O Aeromóvel de Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.
Foi sem dúvida um excelente projeto, eu ainda me lembro de uma matéria que saiu numa revista na época, acho que foi a Super Interessante. Só FALTA o Brasil ter um GOVERNO e um Líder que realmente AME o seu país e queira o MELHOR para o seu POVO. Quem sabe num FUTURO próximo, todas as grandes Capitais possam desfrutar dessa Tecnologia
Excelente! O sistema que a Inglaterra descartou no séc XIX, aqui no Brasil foi retomado, corrigindo as deficiências do modelo inglês e reativado no séc XX. Originalmente o sistema foi idealizado na Inglaterra, mas com muitas dificuldades técnicas foi deixado de lado, agora a ideia é retomada com êxito.
🧠 Aula Grátis - Como usar a Nova IA do RUclips pra alcançar 100 mil inscritos: site.canalelementar.com.br/Jey8?
Haverá no Brasil
Pode considerar esse aero móvel um monotrilho leve ?
Ótimo vídeo 👏👏👏👏
Gostei .
Qual o custo de operação? Você usa Energia elétrica para criar Vento que transmite Energia para uma "vela". Há perdas no duto por atrito e ar escapando Pela Aste que move o carro Pela vela. A ineficiência energética já existe pois:
Motor elétrico -) Gera Vento
Vento -) move carro
Ao invés de Algo mais eficiente:
Motor elétrico -) move carro
Qualquer aluno de física entende a perda enegética dessa solução e sua ineficiência
@@dalecooper9942 então ... O que vc recomenda ( dentro dessa técnica de veículo elevado é claro ) ?
@elementar faz um vídeo sobre o maglev cobra 100% Brasil, mas que não saiu do protótipo e outros países que tecnologia semelhante acho que Alemanha e linha na china
O Brasil nunca perde a oportunidade de perder a oportunidade...
Graças a esquerda que defende ideais socialistas/comunistas que aumentam o tamanho do Estado, e assim, gerando corrupção e mais burocracias e impostos, receita pra destruir um país.
Graças a esquerda que defende ideais socialistas/comunistas que aumentam o tamanho do Estado, e assim, gerando corrvpção e mais burocracias e impostos, receita pra destruir um país.
País campeão em queimar bilhetes de loteria
=============================quanta bobagem, o projeto do aero móvel existe a mais de 100 anos e não é do Brasil.....só bobagem.======================
Acontece que no Brasil, tem perdedores que não querem assumir o seu fracasso. Há grandes gênios nesse País, mas se quer podem dar continuidade às suas invenções, pois quando um dos Poderosos nota que a invenção vai tirar a oportunidade dele se manter na riqueza, esse faz o possível e o impossível para eliminar a ideia genial do Brasil, sem ao menos observar o quãoa populaçãose beneficiaria com tal invento. Mas eis que o tempo coloca os "pingos nos is"... Tamanha foi a ambição por não termos carros elétricos circulando pelo País há décadas, que hoje temos a poluição em um nível tão elevado assim.
O Brasil precisa mesmo é de uma revolução cerebral, há grandes pessoas por aqui que cometem o erro de não acreditarem em sí, ou pelo simples fato de darem ouvido aos perdedores de plantão. O Mais importante é termos um País desenvolvido, mas não, preferem tapar os olhos das pessoas e promoverem o abismo em plena terra. Uma hora, é certo que essa festa finalmente chegue ao fim, para assim, termos dignidade ao menos para vivermos num País mais justo. 🙏🏻
isso não foi ignorado, foi boicotado mesmo.
a mafia da indústria automobilística tem arrepios quando se fala de transporte publico de qualidade como trens de alta velocidade
O governo escuta empresa internacionais, mas não as nacionais
Um exemplo foi com a Gurgel
No final a culpa é do governo. Sempre! Eles não são obrigados a fazer o que qualquer indústria queira. Eles detém o poder e as armas. A culpa é sempre do governo.
@@LoanderzerOaderzer há nacionais que o Governo escuta. Mas nesses casos da Gurgel e do Aeromóvel.
@@LoanderzerOaderzer A gurgel foi mais umas das carroças 4.0 que só existia pelo protecionismo da ditadura militar, não é a toa que quando collor abriu o mercado para as empresas internacionais ela quebrou junto como as de tecnologia da época que tbm eram lata velhas 10 vezes mais caras e de pior desempenho.
@@LoanderzerOaderzer o governo escuta só Odebrecht e JBS
Aeromóvel! Sem motor a combustão, sem motor elétrico, sem bateria gigante, somente um "ventilador" em cada estação e o mundo babando Elon Musk. Coester, um gênio nacional!
concordo é só Elon Musk fazer a empresa aerolmóvetesla
Não somente nisso, parece que as pessoas esquecem que em 1800 e bolinha, o Almirante Napoleão João Batista Level, apesar de trabalhar focado em embarcações marítimas, ao ver as rodas totalmente metálicas de tratores importados, projetou um trem "all terrain", que não precisasse de trilhos, um trem com rodas dos tratores da época, que poderiam passar por terrenos acidentados, e usando um mecanismo de relógio de pêndulo, criou um sistema automatizado para envio de mensagens por telegrafo, algo que anos depois viriam a ser os cartões perfurados de Babbage. Isso sem esquecer do Padre Landell de Moura que desenvolveu um rádio e a transmissão sem fio, e o Alberto Santos Dummont que inventou "só" o avião.
É....o "ventilador" é movido por alguma forma de energia..
O trem só roda se tiver vento sendo soprado nos dutos abaixo da via que vão consumir algum tipo de energia, seja eletricidade ou combustível fóssil, além do quê é uma forma controlada de "vento" pois na realidade é ar ventilado para os dutos abaixo da via permanente que acaba sendo comprimido e com isto fornecendo força para o trem poder rodar na via de forma satisfatória.
Fazer uma comparação com uma vela de barco é perfeitamente válido, porém vai somente até aí, pois este sistema opera com o ar comprimido nos dutos abaixo do trem, que porsua vez possuem comportas e válvulas que vão abrindo e fechando durante o deslocamento do trem para que não somente tenha o desempenho esperado mas o controle, de direção e velocidade eficazes, sendo que iclusive alguns dos ventiladores podem simultaneamente fazer a succção do ar no lado oposto para aumentar a eficiência da circulação dos trens.
A Frase foi inteligente até falar de Elon Musk, provou ser um completo ignorante esquerdista sem embasamento e só quis lacrar rsrs
@@russotragik um "trem sem trihos", é nada mais nada menos que um caminhao, e definitivamente não é solucao para ninguem
Lembro que em 2020 a gestão da prefeitura de Canoas sabotou a ideia do Aeromóvel no bairro Mathias Velho, se orgulhando que usaram o dinheiro da construção do aeromóvel para trocar o asfalto das ruas. Ou seja, desdenharam do potencial da mobilidade para manter as coisas do jeito que estão.
E daqui 2 anos o asfalto vai ser recapado e feito um novo.
eu lembro disso revoltado
Se quisermos mudar a realidade do país, temos que fazer por conta. Precisamos parar de terceirizar a responsabilidade. É um reflexo de todos.
@@gabrielmarengo1244 é ai q esbarra nos vermes do estado são eles q dão o aval pra construir algo e se eles não levarem algum💲 eles nem olham o projeto😑
Foi a máfia das empresas de transporte coletivo. Não fique chocado com o que vou dizer: muitos políticos no Brasil são donos dessas empresas.
Se é barato não interessa pra gente, tem que ser ruim e superfaturado
Vdd
O Lula deveria palestrar nesse país........
......sobre transportes públicos baratos.
@@SENTINELA-X1J kkk governo do Brasil só quer enfiar o grosso no pobre povo brasileiro
Melhor resposta
@@marcelo_o_10 dá nojo desse país né mano
O Brasil é campeão em perder oportunidades claras
🏆 pro Brasil
Culpa dos políticos de mente atrasada e do povo atrasado que vota nesses políticos
Isso se chama corrupção
Mano por isso o povo tem que parar de idolatrar políticos e sim importar mais com o país, o político roubou tem que ser preso e voltem em outro e assim por diante
Cara, aqui em São Paulo tem faz anos esse transporte, do lado da minha casa. Monotrilho que se inicia na estação colonial e termina na Vila Prudente.
Como já disse o grande economista Roberto Campos, “O Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade”.
Mesmo porque, se é barato não há interesse, o foco do Estado é encher os bolsos de políticos corruptos é inescrupulosos.
Grande em quê?!
Comentários absolutamente pertinentes. Expõe a sinistra realidade a que nos acostumamos e fazemos de conta que não nos diz respeito.
Como é amigo ? Kkkkk. A frase é boa mas vindo do roberto Campos 😵💫😵💫
@@wendellferreira6782 Né kk. É a hipocrisia que reina em países ditos "desenvolvidos" tb..
Eles viram que era VIÁVEL e EFICIENTE, essas foram as palavras chave que causaram pânico na mente dos governos da época.
Aqui no Brasil tem que ser CARO, INEFICIENTE e SUPERFATURADO.
comportamento de máfia das empresas transportes coletivos.
né?
Infelizmente né?
Exatamente
Realmente demoramos mais indo para o aeroporto do que voando.
Aqui na Noruega o aeroporto de Oslo tem trens de alta velocidade que nos leva até ao aeroporto em questão de minutos. E olha que o aeroporto de Oslo fica meio longe viu.
?
Entendi nada. Disse que demora é do nada se mudou para a Noruega e não demora mais. Hehehehe
Ele disse que aqui no Brasil demora pra se chegar no aeroporto, na Noruega não.
O aeroporto de GUARULHOS até tem um trem expresso agora, mas o do RIO DE JANEIRO é uma vergonha, aeroporto do Rio que é a cidade mais conhecida lá fora e não tem trem conectando ao aeroporto 🤦
@@sanni1057 no RJ(Santos Dumont) tem sim. Mais conhecido como VLT.
Nem precisa ir pra Europa pô. Em buenos Aires, mesmo com toda dificuldade do governo, o transporte público é ótimo. Até os piores metros de la são bons. Quando fui pra lá pensei que tava na Europa, mas era só a Argentina, a vizinha, e o Brasil, muito mais rico, não consegue fazer o mesmo
Graças a Deus que reconheceram a ideia desse maravilhoso Brasileiro que inventou o aeromóvel parabéns.
Estou chocado, não fazia ideia de que o aeromóvel era uma tecnologia brasileira véi.
Foda isso, o próprio brasileiro não saber as façanhas do seu país, sem falar nos que desacreditam só pelo fato de ser brasileiro. Tem que mudar urgentemente essa mentalidade.
Outros países botam mais fé nos projetos brasileiros do que o próprio brasileiro, como pode isso??!
@@MigueltononBernardoEntão você não deve andar de avião também não, né?!
Um vira-latnha por causa de gente com mentalidade como você é que nosso país não vai para frente.🤡☠️🤮🧐
Isso se chama complexo de vira-lata que vem sendo implantando na nossa cabeça mais ou menos nos últimos 100 anos que somos inferores , desde da escola, mídia e todo tipo de propagnda(de origem darwnista anglo e americanex ) contra os brasileiros e ibéricos americanos.
Mesmo com toda a lavagem ainda conseguimos nos sobressair dentre a maioria das civilizações e países.
A causa fundamento é o complexo de vira-latismo impregnado na mentalidade do brasilero moderno e também pela adoção da "cultura "americanex e a desconexão tortal com a cultura luso-brasileira e alta cultura .
@@MigueltononBernardoentão, você nem deve andar de avião visto que foi Sants Dumnt que inventou?! Vira-latnha ☠️🤡🧐🤮
Concordo
Brasileiros com boas ideias, vendo nosso país não progredir com a continuidade da burocracia e corrupção dos governos que não perdem a chance de ferrar com o nosso país. Parabéns ao canal, por trazer histórias interessantes do Brasil que se transforma como um andar de uma "lesma".
*Que legal,não sabia que era uma criação brasileira.*
Não é...a idéia surgiu na Inglaterra a mais de 100 anos. As patentes são relacionadas a soluções específicas e não da ideia em si. O vídeo só quer o click das pessoas.
@@Pastor_virtual_RobsonFiz uma pesquisa aqui e... Não, ele não foi inventado tem mais de 100 e muito menos pela Inglaterra, ele é realmente uma invenção brasileira criada em 1960 por Oskar Hans (nome dele é estranho mas nasceu em Pelotas). Enfim, a única pessoa que quer "cliques" é você.
@@rilialInteressante algo vindo daqui
Que legal um brasileiro que inventou essa belezura de ideia. Energia limpa, transporte do futuro!
A indústria ferroviária está a anos provando e mostrando, via a História, que dá certo e é muito melhor que o setor rodoviário. Pra ter noção, André Rebouças e outros engenheiros tinham feito desenhos e projetos, antes de 1889, com malhas ferroviárias ligando o brasil todo. Mas a República deu um golpe e ignorou.
E infelizmente, desde o governo do JK, ele investiu nesse setor e hoje é difícil demais algo ferroviário sair do papel.
e ainda tem gente dizendo que evoluímos com a Republica
@@LeonardoTL A república brasileira foi e continua sendo um erro.
@@LeonardoTLExatamente, Republiqueta brasileira é um tremendo retrocesso.
Mas ouvi dizer que as empresas britânicas nos ferraram pelo fato de não existir uma padronização na época aí hoje temos 16 bitolas diferentes de trilhos o que impossibilita a conexão das linhas no Brasil.
Não é um projeto a frente do seu tempo, é um projeto do seu tempo! Tempo em que se acreditava na possibilidade de um futuro melhor.
LINDAS PALAVRAS!!!!
Da orgulho de saber que essa tecnologia é brasileira , infelizmente nem todos aqueles que estão no poder levam isso a sério.
FICO FELIZ POR SER CRIADO NO BRASIL, PORÉM TRISTE POR QUESTÕES POLITICAS QUE IMPEDEM SUA CONTINUAÇÃO.
Sou feliz é por ter saido desse muquifo desse lugar, ja faz 2 anos que estou fora desse pais de merda, minha qualidade de vida melhorou muito
Se é pra ajudar a população os políticos não fazem nada, mas se é pra ajudar empresas de transporte a fatura mais e ainda repassar boa parte do faturamento para os políticos, eles voltam o projeto rapidamente.
E ainda tem os que defendem esses políticos e xingar outros quando fazem o que não e sua obrigação
Caramba...
Memórias desbloqueadas com sucesso!
Minha escola foi visitar, tivemos a oportunidade raríssima de andar lá na distante década de 80.. Que legal 😍
Sou do tempo em que fugiamos das aulas de eletrotécnica no Parobé, para andar de aeromóvel. Hj eng. Elétrico sei que é eficiente, silencioso e economico além de ser ecológico.
Quando o país que transporta combustivel, gastando combustível, vai acordar?????
Também sou de Porto Alegre. Uma vez reparei que a base do aeromóvel possui motores diesel para acionar os ventiladores, ventiladores também não possuem boa eficiência mecânica. Enfim, tenho minhas dúvidas quanto a eficiência e ecologia dele em relação a um trem com motores elétricos ir3
@@jukaninjasim não é tão eficiente quanto quanto um motor elétrico, mas é bem mais barato
Já está acordado, mas insiste em manter os olhos fechados
Mas, é só trocar por energia elétrica é até mais lucrativa! Tudo pode evoluir
Show eu me lembro dos anos de 1980 quando saiu pela primeira vez a reportagem via televisão deste Aéromovel
Eu tiro o meu chapéu para o Sr. Coester Pai! As ideias dele estavam muito à frente do seu tempo!!! Projeto aceito em vários países, menos no País de origem....
Não podiam fazer os trilhos suspensos, mas fizeram o BRT....
Dá para entender???
Andei tantas vezes no aeromóvel no Parque de Exposição de Esteio, fiqueo tão feliz qdo colocaram um no Gazômetro, mas infelizmente deixaram apodrecer naquele lugar. Não seriam necessários corredores de ônibus em Porto Alegre. Com certeza o monopólio das empresas de ônibus e o governo, abafaram esse lindo projeto!
O que ajudou muito a Aeromóvel, também foi a parceria firmada com a Marcopolo. Com a ajuda financeira e de conhecimento técnico, a Aeromóvel se tornou a Marcopolo Rail. Veremos se o Aeromóvel vai se tornar a principal modal de metrô leve, apesar que o VLT também é uma alternativa e o monotrilho, mas esse último está com filme queimado graças as duas linhas de São Paulo
Na verdade a parceria é apenas para material rodante, Marcopolo Rail é apenas um segmento Metroferroviário da Marcopolo para produção de carrocerias e desenvolvimento de produtos metroferroviários os dois (Marcopolo Rail e Aerom) são empresas separadas. E o modal monotrilho está com o filme apenas com quem não entende. Porque o modal é bom e adequado, infelizmente o erro está na execução e não no modal.
O problema da linha 17 foi um mal licenciamento, cheio de irregularidades, no primeiro licenciamento, uma empresa malaia ganhou e seria a fornecedora dos trens, e essa empresa faliu, ao contrario da linha 15, que foi a uma empresa mais solida que ganhou a licitação, a Bombardier e a Queiros Galvão. As obras da linha 17 teve de ser paralisada e o governo anunciou nova licitação, onde um consórcio sem experiência no ramo ganhou, o TJ suspende o contrato e o governo novamente paralisa a obra, em setembro de 2013 as obras são retomadas pela BYD e CCR via mobilidade, só pra ter uma comparação, a linha 5 lilás do metro, que foi construído pelo método tradicional do metro de SP, foi mais rápido a execução e entrega da linha, e até mesmo a linha 15 do monotrilho foi mais rápido, transportando hoje o equivalente ao metro do DF, comprovando sua eficiência para transporte de alta demanda urbana.
O Aeromóvel de Porto Alegre apresenta problemas constantes,ficando dias sem funcionar,e ainda depende de mais um operador dentro da composição pois falhas no atracamento e no percurso são comuns.
Todos esses problemas podem ser devido ao gerenciamento da Trensurb,mas aqui no sul há quem diga que o problema pode ser muito maior, (políticos,estatais e sindicatos)corrupção na implementação do projeto,contratos superfaturados,incluindo manutenção.
Na verdade é uma junção de fatores: A gestão da Trensurb é pessima, a Aerom falha em fornecer peças para reposição/manutenção e o modelo de POA é praticamente um protótipo comercial.
Brasil só não decola porque tremos políticos mais interessados em ganhos próprios do que fazer o bem para o povo, o que por sinal, deveria ser sua prioridade
Brasil só não decola porque o brasileiro tem seu político de estimação
Eu acho que deveria começar a ter guilhotina para políticos corruptos
@@nich0_l4ss97ou seja, todos
Tecnologia nacional e inovação
Haverá no Brasil
E viva "Santos Dumont " que é o pai dos inventores brasileiros e um dos maiores do mundo 🫶🏽
=============================quanta bobagem, o projeto do aero móvel existe a mais de 100 anos e não é do Brasil.....só bobagem.======================
@@jubernardi23Que se matou por culpa dos proprios Brasileiros
@@jubernardi23A maioria dos Brasileiros de hj nem sabem quem é Santos Dumont
Odeio esse país
Meus parabéns!!
Pra mim é a realização de um sonho ver esse vídeo.
O Aeromóvel já conquistou meu coração há muito tempo.
E agora o canal Elementar vem divulgar isso, o verdadeiro Brasil para os brasileiros.
Muito obrigado, salvou meu dia!! Amigo.
pesquise ai por "Aeromovel Guarulhos"
SEMPRE FUI FÃ DO AEROMÓVEL, DESDE O INÍCIO...E EU ME LEMBRO MUITO BEM....🤩
Aqui em Porto Alegre sempre foi falado que o cartel do transporte de ônibus, impediu de seguir adiante, temos o exemplo do Catamarã que faz a travessia de Porto Alegre à Guaíba, ficou pendente a autorização para funcionar por mais de 40 anos, somente quando uma grande Empresa de transporte de passageiros tomou frente é que foi liberado.
Aqui no Rio de Janeiro essa lógica é ainda pior.
um maravilhosa ideia para o rj e o subúrbio daqui .
Mais um video de qualidade desse canal
Mt bom descobrir uma ideia nacional como essa, funcional prático e que é bem aproveitado fora daqui. Uma pena n ser valorizado em território nacional, mas ainda sim motivo de orgulho, obrigado!
Olha Talles uma das coisas que mais me indignavam quando eu passava sob esta ponte em Porto Alegre (cidade em que mais amei viver neste pais!) onde o aeromovel estava em esposicao, era ver que ao mesmo em que esta soluçao estava disponivel, em Sao Paulo a prefeitura vivia as agruras para instalar e fazer funcionar aquele lixo chamado de Paulistão; isso me indignava!
Em São Paulo, é possível construir essa modalidade, sobre os rios das marginais Pinheiros e Tietê, depende da prioridade dos politiqueiros de plantão...
Conheci ele um homem alem do tempo,
Trabalhou na Varig ,fundou a Empresa Coester Atuadores Elétricos em Sao Leopoldo RS. tem outras invenções dele ,
O canal poderia ir a Sao Leopoldo na empresa e entrevistar o Marcos filho dele
Tive a oportunidade de andar no primeiro aeromóvel em 1979, numa linha piloto de algumas centenas de metros, localizadas na região de nome Serraria, ao sul de Porto Alegre. Foi possível, pois fui funcionário na empresa de Oscar Coester que construía equipamento naval em São Leopoldo.
Eu me lembro que a FEI de São Bernardo do Campo tinha o projeto do TALAV Trem aerodinâmico leve de alta velocidade, na década de 1970 . Em 1978 estava abandonado num galpão da FEI.
bacana nao sabia que a tecnologia era brasileira, isso mostra o quanto nós desconhecemos e não publicizamos o feito no brasil.
Ameei 😊 Guarulhos minha cidade, tá fazendo um aeromovél. Que orgulho ❤
levy felix era meio doido, mas nisso ele tava certo. Se as cidades investissem nesse tipo de transporte, melhoraria muito a mobilidade urbana
NÃO podíamos confiar nesse "maluco".
Ele foi um dos responsáveis por fazer essa ideia genial ter virado uma completa chacota. E pra piorar, toda vez que ele falava disso nos debates, ele mesmo dava risada e a plateia ria junto, o que acabou fazendo a ideia do aeromóvel ser esculachada e tratada como besteira.
O aeromovel não tem nada haver com o aerotrem do Levy Fidelix, o que ele chama de aerotrem é o maglev do consorcio Transrapid da Siemens-ThyseenKrupp que a China construiu nos anos 2000 para conectar o aeroporto de Xangai, aliás ele pode também ter se referindo a um Monotrilho convencional mesmo, visto a possível ignorância dele em distinguir os sistemas diferentes
😂...aero trem do Levy era caça votos apenas....ele se elegeu várias vezes com essa mêsma ideia...
@@SENTINELA-X1J vcs gostam de confiar em bandido por isso
É muito bom esse Aero móvel o Brasil perdeu a oportunidade de evoluir o transporte público que estava a frente do seu tempo
Ótima Reportagem !!!
Parabéns !!
O aeromóvel de Canoas seria a prova de fogo para descobrirmos se o modal de fato é adequado para mobilidade urbana. O aeromóvel é ótimo como people mover ligando a Trensurb ao aeroporto Salgado Filho e futuramente ligando o metrô ao aeroporto de Guarulhos...
vamos com mais calma..... o aeromóvel do Salgado Filho já deu MUITOS PROBLEMAS.... a real prova de fogo do aeromovel será o do aeroporto de Guarulhos
@@casbarbosa37 deu muitos problemas pq é a trensurb que não faz manutenção
@@luisiqueira_ eu sei Luis, mas segue ainda uma incógnita... já que nunca teve realmente um uso massificado o aerompovel. Eu sei que teve um outro construido em JAcarta ou em Bangkok que depois de alguns anos trocaram a tecnologia dele por, pasmém, Diesel!.... a prova de fogo será Guarulhos...
@@luisiqueira_ Exato, esse é um dos motivos. Mas não podemos esquecer da parcela de culpa da Aerom em fornecer peças para manutenção, agora o daqui será a prova para a Aerom se esse sistema é viavel e se é possivel expandir e escalonar um sistema deste modelo.
@@igorbarbosa866 Sem falar na burocracia que é importar tecnologia e peças de fora do país, o que poderia baratear a produção.
O que falta no Brasil é boa vontade política e valorização da ciência. Assisti a um vídeo deste projeto, há muito tempo atrás, que mostrava o protótipo funcionando, a explicação das "velas invertidas" etc. No vídeo tinha até alguns jornalistas estrangeiros registrando para divulgação mundial desta criação de um gênio brasileiro. Até quando vamos menosprezar nossos conterrâneos e não investir em suas idéias?
Há mais de vinte anos falou-se em uma aerovia ligando o centro de BH ao aeroporto de Confins.
A obra tecnicamente seria muito fácil e poucas desapropriacoes seriam necessárias .
Bastava usar os canteiros centrais das avenidas Cristiano Machado ou Antônio Carlos e a Linha Verde.
Como morador de Vespasiano fiquei entusiasmado, porém tudo não passou de um sonho .
Deus queira que meus netos e seus descendentes possam usufruir um dia desse sonho.
Rapaz, eu que fui de Confins até o centro de BH para pegar onibus para o triângulo mineiro, que jornada. Um aeromovel como o do Salgado Filho seria excelente. Sou de PoA.
Ainda tenho minhas duvidas sobre aonde chegaremos
Ansioso pra termina esse vídeo vc sempre trazendo a qualidade a nós ! E conteúdo verdadeiro e compreensível
Varig PP-VJX - o Expresso Cubano
Seria otima ideia de ter este sistema em Brasila
Você poderia fazer um documentário sobre a péssima qualidade dos sinais das operadoras. Principalmente da Vivo.
Parece que quanto mais a tecnologia melhora o sinal piora!
Você não é da TIM não tem direito de reclamar!
O canal Ciência Todo Dia fez um ótimo vídeo sobre isso recentemente.
@@CeuAzulll Sim de operadoras que foram privatizadas pra um cartel basicamente ibérico, o que antes era estatal nacional, mais barato e de mesma "eficiência"... Estado representativo de quem?
@@CeuAzulll Eu tô falando pós-era fixa que é o móvel. A Embratel ainda existia e foi privatizada com grandes planos de satélites em andamento no auge da crise privatista do segundo mandato FHC. Mesmo na época da Telebras o Brasil tinha um serviço mil vezes melhor que a Europa, só ficava atrás dos EUA. A tarifa era a mais barata, e sim sempre funcionava qse NUNCA caía, o telefone que era caríssimo e hoje é o que? O aparelho e a tarifa, fora nossos dados abertos pra espionagens de quem quer que seja, pra comercializar produtos, fazer jogatina, golpes, etc. Quantas ligações indesejadas você já recebeu só hoje??? E notificação com emissão sonora de spam sem solicitação ou inscrição alguma? E só vai piorar...
@@Carcaravoa Verdade mesmo!
Excelente idéia por Mais inovação assim
Avanço sempre Bom a todos nós.
Muiiiiito bom esse vídeo informativo, e o Projeto é Incrível.
Uma grande idéia uma pena que aqui na republica das bananas grandes idéias nunca conseguem ir para frente.
aqui em Sampa o pitta nos prometeu o fura fila 😅😅😅😅😮😢
E o Aerotrem do Fidelix?
Juscelino aderiu ao sistema rodoviário de transporte. Estamos fodidos desde sempre.
Depois veio 20 anos de ditadura militar aí piorou.... corruptos disfarçado de patriotas....
Abandonou as ferrovias aumentando custo do frete, além da manutenção das rodovias ser bem mais caro que uma ferrovia
@@mateusgrsilva O investimento em ferrovias nunca foi pra transportar gente.
Transporte é um setor essencial e cartelizado desde que o mundo é mundo.
Nos USA os barões das ferrovias deram muita dor de cabeça e se tornaram muito influentes na política.
JK ainda construiu bastante ferrovia, quem começou á arrancar os trilhos pra passar asfalto em cima foi a ditadura
Importante citar que é um projeto criado dentro da universidade federal de Pelotas. É daí que vem o apouo à universidade pública brasileira. Gosta dessas inovações? Defenda a ciência nacional
Em Fortaleza-CE, já existe algo relativamente parecido. No sistema metroviário da capital cearense, duas linhas de metrô (SUL e NORDESTE) operam em pequenos trechos com modernas vias elevadas.
aqui no (RS) temos o primeiro aeromóvel , ele esta parado desde 1983, construção da linha piloto pelo propio construtor , mas nem um governo quis dar continuidade , e aindo hoje falam em falta de mobilidade para as pessoas , tem um projeto trancado para linha 2 do metro de porto alegre ,mas também nem um governo fala nisso .
Já removeram os vagões, acho que em 2022. Fiquei muito chateado com o descaso total com o aparelho já depredado e com mendigos morando lá.
Sou muuuito a favor deste trem, que acompanho o desenvolvimento, desde a década de 1980. Parabéns pelo vídeo.
Atualmente o Brasil ignoraria até avião se fosse uma invenção nova
Há uma linha política cada vez mais popular que defende teses superadas e volta a idade média.
.
Com certeza! O ódio a ciência e inovação é cultural!
Não sei como a Embraer ainda existe. Aqui só roubalheira.
Sou da Costa Rica e admiro muito esta tecnologia. Acho que deveria chegar a mais países.
No meu país existem dois projectos aeromóvel. Em espanhol chama-se TELEPRON.
Os projetos propostos para a Costa Rica serão nas cidades de Alajuela e Cartago.
Isto ajudará a tecnologia da Aeromóvel a chegar a mais partes da América Latina e, mais tarde, ao resto do mundo.
A imagem que utilizo no meu perfil é do projeto Aeromóvel de Alajuela.
Um grande abraço para todos.
Aqui em governador Valadares tem.plenqs condicoes pra isso da zona leste a oeste da cidade em trecho de. Uns 18 kilometros de total passando. Pelo centro e bairros que permeiam.o trecho .. colocando terminais. De onibus para rrstante de bairros deixando acesso mais rapido e tranquilo ...mas eu sei que nao vai acontecer aki é Bostil...
Conheço esse projeto desde seus primórdios.
Andei no primeiro protótipo para 12 passageiros, instalado no pátio da fábrica e vi o primeiro carrinho aeromovel.
É uma ideia fantástica. Pena que o Oskar Coester era brasileiro pois aqui nunca valorizamos a prata da casa.
Fosse ele americano, alemão, japonês hoje teríamos milhares de aeromodelismo pelo mundo inteiro e o Brasil teria feito questão de importar a ideia.
SENSACIONAL!!
Em 1984 uma coleguinha de trabalho contou que havia passeado de aeromóvel no final de semana. Foi um evento teste em Porto Alegre.
Sempre que passo pela linha interrompida lembro disso e lamento a descontinuação do projeto. A cidade fluiria muito mais e melhor.
Brasil sempre o Brasil q tem tudo pra dar certo, mas para deita e dormi pra sonhar.
Me lembrou do projeto TRI(Trem Rápido Intermuncipal), uma espécie de metrô de superfície ligando diversas cidades, com interior similar ao de aeronaves, podendo chegar até 180 km/h em trechos, fazendo São Paulo-Belo Horizonte em 5 horas, e Rio - São Paulo em 2 horas, foi colocado de lado pelo "trem bala da Copa"...e até agora...
Thales, uma correção: O veículo não é movido, não é impulsionado "pela simples força do ar" como se as correntes naturais de ar pudessem movê-lo e principalmente, mover para direções controladas, pois requer a parte pneumática complementar, que são motores e ventiladores industriais para aí então poder mover o trem na linha através de um sistema de ventilação forçada, movido por eletricidade, grupos geradores que....demandam algum tipo de energia (e custo)
Afirmar desta forma induz as pessoas à erro, tanto quanto afirmar que os carros elétricos serem 0% poluentes.
Afirmar isto mancha a proposta do invento, ao invés de dizer que "aproveita/otimiza melhor o uso da energia elétrica, que alimenta os ventiladores que movem os trens".
Esta maneira de descrever o conceito deste transporte vai totalmente contra justamente seus conceitos que aborda nos demais vídeos, mostrando coisas muito erradas ao qual você cria até vídeos "bomba", literalmente implodindo esquemas de achaque ou extorsões veladas, mas nesse vídeo acabou infelizmente embarcando num jogo de palavras dando a entender que o veículo se movimentaria....sei lá.. com o vento das correntes naturais de ar??
(.. impulsionado pela simples força do ar aos 02:43 e, em mais algum momento).
Obviamente não é um "hate", mas um alerta a fim de as pessoas que assistirem o vídeo não serem induzidas a erro, sem esquecer que todo o sistema demanda energia elétrica, tanto para o deslocamento (controlado) dos trens quanto para seu sistema de automação que controla, tanto seu deslocamento e velocidade quanto a segurança do tráfego para o caso de mais de um trem na via, comandos dos AMVs (desvios), eletrônica, iluminação, informações sonoras, que também fazem parte de todo este sistema, isso apenas mencionando o que está à bordo dos trens.
Obrigado e Abração!
tem varias ilustrações em vides 3D mostrando como funciona, até mesmo o inventor usou da analogia de um barco a vela invertido para comparar o funcionamento do Aeromovel
@@LeonardoTL @LeonardoTL ....movidas por....motores elétricos, que estão na superestrutura., que poderiam ser alimentados por grupos geradores que consomem energia e que fazem parte do sistema de ventilação forçada do Aeromóvel, um está lá em função do outro, e por isto se move "com o simples deslocamento do ar".
Sem os ventiladores os trens não andam, sem os trens não haveria por quê de haver os ventiladores.
Sem energia o trem simplesmente não anda.
Acho que nessa o Thales entrou no marketing da idéia, por mais interessante que ela seja.
@@LeonardoTL
Releia o que escrevi.
É....o "ventilador" é movido por alguma forma de energia..
O trem só roda se tiver vento sendo soprado nos dutos abaixo da via que vão consumir algum tipo de energia, seja eletricidade ou combustível fóssil, além do quê é uma forma controlada de "vento" pois na realidade é ar ventilado para os dutos abaixo da via permanente que acaba sendo comprimido e com isto fornecendo força para o trem poder rodar na via de forma satisfatória.
Fazer uma analogia com uma vela de barco é perfeitamente válido, porém vai somente até aí, pois este sistema opera com o ar comprimido nos dutos abaixo do trem, que por sua vez possuem comportas e válvulas que vão abrindo e fechando durante o deslocamento do trem para que não somente tenha o desempenho esperado mas o controle, de direção e velocidade eficazes, sendo que inclusive alguns dos ventiladores podem simultaneamente fazer a succção do ar no lado oposto para aumentar a eficiência da circulação dos trens.
É um sistema ligeiramente complexo sincronizado e completo que faz as pessoas irem de uma estação A até a B.
@@FlapTurbofan ????
Exato! Muito bem observado: Tudo sistema ferroviário atual requer todo um conjunto sistemas para que trafegue com eficácia, rendimento e segurança pra atender à uma determinada demanda.
Sobre o modo de deslocamento (à vela / ar comprimido) do sistema, somente em operação é que se poderá medir a real eficiência geral dele, seja no atendimento à demanda ou consumo de energia do sistema pneumático.
Parabéns pelo documentário, você fez um belo trabalho histórico e atual, dessa tecnologia brasileira , que tem tudo para melhorar a mobilidade urbana no mundo. O Aeromovel que será entregue em breve no aeroporto internacional de Guarulhos, será a vitrine dessa tecnologia genial para o mundo.
Um sonho do engenheiro Oskar Coester, realizado pelo Grupo Coester.
né? é o maior canal até agora fazendo documentário sobre o Aeromovel
Concordo. Por que será? Porque é nacional. @@LeonardoTL
0:18 Este projeto é genial, não tem partido, nem vinculos a não ser o futuro......o povo gosta da ideia esperamos que os governos Estaduais abraçem a causa ou então a iniciativa privada.....vale todo o esforço e investimento.
Que história... Desconhecida. Top demais ❤. Viva aos criadores brasileiros
Não entendo muitas metrópoles do BR ainda insiste em transporte urbano com ônibus, na cidade que morei Goiânia GO foi feito um grande investimento para o novo BRT uma faixa exclusiva para ônibus e o mesmo encaixaria perfeito com trens elétricos Trainway , moro na franca e boa parte aqui do transporte publico e feito por RER,Metro e TrainWay que e tipo um trem menor que roda na rua por trilhos no mesmo espaço igual os carros, cabe muito maus gente e rápido diferente dos ônibus. BRASIL TEM QUE EVOLUIR A MOBILIDADE URBANA PUBLICA
porque é rapido e da voto
Canal de qualidade pois explica um tema complexo de maneira simples mas sem ser simplista.
Eu sempre recomendo e ganho feedbacks positivos por isso
Poderia fazer um vídeo falando do assassinato que o Brasil fez com os bondes também
Cara, lembro de um projeto destes que era pra Baixada, RJ. Lá pra 2010 mais ou menos. Nunca nem vi.
muito boa reportagem.
Uma pena ver os trilhos pela metade em Porto aAlegre, porém ainda tem o que leva do Aeroporto até a estação e realmente ele é bom, confortavel e muito legal de andar kkk bem sileciososo e legal ficar olhando para baixo
Vídeo novo, saindo do forno com qualidade 😎👍🏻
Um abraço, Tales!
Faz um vídeo sobre o TransRapid alemão, um trem q „flutuava“ sobre os trilhos, uma maravilhosa obra da engenharia alemã
Esses documentários do Elementar deveriam ser passados na tv aberta em horário nobre
Estou muito feliz por encontrar este artigo aqui. Tenho acompanhado por aí a mobilidade nas cidades . Nunca havia ouvido que esse tipo de transporte tivesse nascido de um brasileiro. Realment temos uma política sempre jogando contra o que é melhor para o povo. Deixamos de absorver as melhores coisas pela imcompetência de alguns . Boa tarde , obrigada .
Este canal faz mais pela história e conhecer personalidades brasileiras geniais, do que os próprios livros de histórias utilizados nas salas de aula.
Se as escolas fossem focadas em ensinar e valorizar o que é nosso, com toda a certeza teríamos mais crianças e jovens interessados em Engenharia e Física.
O potencial do Brasil é imenso, mas a falta de vontade e preguiça é igualmente imensa.
O mundo inteiro conhece e valoriza o aeromóvel. E no Brasil, esse projeto inovador e verdadeiramente anti poluição e ecológico, é tratado como chacota por por causa do Levi Fidélix e seu famigerado aerotrem.
Impressionado com esse projeto brasileiro. Parabéns...
Esses projetos não vão para frente porque melhora a vida das pessoas,e deixa a cidade melhor de se vive,menos trânsito, menos caos,menos pessoas acidentadas , menos poluição.Enfim isso não da lucro.
Projeto do Aeromóvel é maravilhoso, e brasileiro.
O que me parece é que este sistema só funciona para composições com poucos vagões (2 ou 3) transportando quantidade pequena de passageiros.
Ou seja, é viável para pequenos percursos como no Brasil onde faz a ligação de aeroportos com a malha ferroviária local (RS e SP).
Ainda precisa de mais desenvolvimento para provar a viabilidade no transporte de maiores quantidades de passageiros e com mais velocidade. Para mim não ficou claro no vídeo, mas parece que isto está acontecendo em outros países, não no Brasil.
exatamente, o vídeo foi bem limitado diga-se de passagem.... e ignorou os vários problemas que o aeromóvel de POA já apresentou
O aeromóvel tem capacidade média: Quanto menor for o trecho, mais composições podem ser colocadas em operação, ou seja, quanto mais estações, maior a capacidade. O sistema na década de 80 tinha grande complexidade, pois os sistemas de controle não eram tão eficientes quanto temos hoje: Com a capacidade de processamento de uma centralina de injeção de um carro atual, ou o processador de celular com programa em bare metal (sem sistema operacional) poderíamos controlar toda uma linha de aeromóvel... Com os Z80 ou 8086 da época, havia uma clara limitação do número de trechos, portanto de composições e, portanto, de capacidade de tráfego!
@@casbarbosa37 fiquei curioso, quais os problemas ? Não sou de POA
Parabéns Rio Grande do Sul, parabéns São Paulo pelo aeromóvel utilizado em São Paulo e em outros lugares !!!
O problema do Brasil não são os políticos, necessariamente, eles apenas são a parte dos problemas. Digo que o problema maior é a mentalidade do brasileiro que não está preparado para esse tipo de tecnologia e outras coisas mais, sem contar do tal "complexo de vira-lata" que contribui para isso, gerando atrasos e retrocessos. Se não fosse por essa mentalidade o Brasil seria ou estaria fazendo parte das maiores potenciais mundiais atualmente.
Deus abençoe o nosso Brasil ❤❤❤
Se não houver lucro pra alguém, nunca irá dar certo um projeto como esse aqui no Brasil.
Se n tiver voto vc quer dizer
Não é lucro, é porque como foi dito no vídeo, os governos descontinuam o projeto só porque tinha o nome do governo anterior só por birra, além de que é iniciativa estatal. Então dizer que é por causa de lucro é leviano pois os políticos já lucram com impostos
Rapaz, não sabia disso, valeu do vídeo webdoc professor. 👏👏👍👍
mas vamos com calma.... até hoje o aeromóvel do vídeo não teve uma REAL PROVA DE FOGO.... a primeira será agora no Aeroporto de Guarulhos..... pois aqui em Porto Alegre já deu MUITO PROBLEMAS, mas muitos mesmo! lembro que uma época foi sem funcionar quase dois meses seguidos!! no começo deste ano também ficou uns dias parados....
Exatamente, o de POA pode até ser considerado um protótipo operacional. A prova será agora, mas acredito que o sistema se saira bem. Moro proximo e pude acompanhar um dia dos testes e você consegue perceber as diferenças entres os dois.
Vocês não assistiram ao vídeo? Já existem três aeromóveis em circulação na cidade de Jacarta há décadas. Já houve a "prova de fogo" há muito tempo.
@@bruno.theseven amigo, não é verdade o que vocÊ escreveu... em Jacarta tinha apenas "1 linha" em Taman Mini Indah com "3 trens"... ficou fechada por mais de10 anos e foi reaberta em 2019 com um trem a diesel!
Morei em Porto Alegre e sempre me questionava sobre a origem daquele trilho incompleto em frente ao Gasômetro. Uma história agridoce.
O Aeromóvel projeto brasileiro que vai ligar Aeroporto de Guarulhos e a linha 13-Jade da CPTM deve estar em operação até o final deste ano 2024. Orçada inicialmente em R$ 272 milhões, a obra deverá custar pouco mais de R$ 300 milhões, vindos de recursos federais e privados. O objetivo do aeromóvel é fornecer uma ligação direta entre os trens da CPTM e o aeroporto, que é o mais movimentado do país. Hoje, a estação de trem mais próxima dos terminais está a 2,5 km de distância. Cada trem tem dois vagões, com capacidade para transportar até 200 pessoas e vai funcionar em vigas de até 11 metros de altura. É um sistema com apelo ambiental, porque do ponto de vista energético é muito eficiente, com gasto de 80% menos de energia. O trajeto completo da CPTM até os três terminais levará seis minutos. Hoje quem vai ao Aeroporto de transporte público precisa pegar um ônibus operado pela concessionária GRU Airport. O sistema será operado pelo consórcio AeroGRU (formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS, e TS Infraestrutura) pelos próximos dez anos. O Aeromóvel de Guarulhos terá três veículos no total: dois que ficarão na operação regular e um terceiro como reserva.
Foi sem dúvida um excelente projeto, eu ainda me lembro de uma matéria que saiu numa revista na época, acho que foi a Super Interessante. Só FALTA o Brasil ter um GOVERNO e um Líder que realmente AME o seu país e queira o MELHOR para o seu POVO. Quem sabe num FUTURO próximo, todas as grandes Capitais possam desfrutar dessa Tecnologia
o brasil tem uma forma e sistema de governo corruptível e digo que uns 80% do povo não sabe o que aconteceu em 1889
o aeromovel nessa inundação no rs poderia ter salvado vidas e fasilitato a saida do centro de porto alegre
Pontes, helicópteros, barcos e um trem elevado como em Novo Hamburgo tbm.. uma coisa não tem nada a ver com a outra hehehe
@@TonioloFC sim quis dizer se o projeto abandonado do gasomentro estivese em fucionamento dava pra tirar varios da parte caotica para area autas^^
Excelente! O sistema que a Inglaterra descartou no séc XIX, aqui no Brasil foi retomado, corrigindo as deficiências do modelo inglês e reativado no séc XX. Originalmente o sistema foi idealizado na Inglaterra, mas com muitas dificuldades técnicas foi deixado de lado, agora a ideia é retomada com êxito.