A Lenda de Ananse Um herói com rosto africano

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • FICHA TÉCNICA:
    Texto: Conto Popular Africano de Domínio Público
    Adaptação: Evandro Nunes e Marcus Carvalho
    Direção: Evandro Nunes
    Direção Musical: Marcus Carvalho
    Preparação Corporal: Zildo Flores
    Elenco: Clécio Lima e Marcus Carvalho
    Produção: Teatro Negro e Atitude
    Figurino: Poliana do Espírito Santo
    Cenário: Teatro Negro e Atitude
    Trilha Sonora: Marcus Carvalho
    SINOPSE:
    Preocupado com a enorme carência de espetáculos teatrais voltados ao público infantil que possuíssem temática e estética que propiciassem identificação para com a cultura afro-brasileira, grupo Teatro Negro e Atitude estreou em 2007 o espetáculo "A Lenda de Ananse - Um herói com rosto africano". Seu surgimento foi - e ainda é - uma inovação estética, resultado da pesquisa que o grupo desenvolve desde sua fundação, em 1993, nas manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana e seu emprego no fazer teatral.
    Baseado na mitologia Achânti o espetáculo aborda de forma lúdica e perspicaz o respeito aos mais velhos e a valorização do saber ancestral, através da consagração de um herói cujas forças não provém de armas secretas, armaduras de aço, acidentes radioativos ou talismãs mágicos, mas sim, da sabedoria que só o tempo traz. Para trazer do céu as histórias guardadas por "Nyame - O deus do céu", Um velho de nome Kwaku Ananse tem de realizar três importantes tarefas, capturar: "Ozebo - O leopardo de dentes terríveis", "Nmboro - O maribondo que ferroa como fogo" e "Moatha - A fada que nunca foi vista", missão que só se fará possível graças à grande sabedoria desse herói.
    O espetáculo possui forte apelo popular, por sua linguagem ao mesmo tempo lúdica e objetiva. Mistura elementos da cultura popular afro-brasileira ao teatro mambembe de palhaços, criando uma atmosfera que lembra o Griot africano.
    No que se refere à forma, a peça claramente requer um Teatro Aberto. Ou seja, seus personagens estão num espaço em que não há barreiras entre a contracena e a relação com a plateia. A presença e a participação do público são um pressuposto, não há "quarta parede". Não se trata de mera interatividade, mas da construção coletiva de atores e plateia para a realização do espetáculo numa vivência mediada por convenções: pneus que se transformam em árvores e caminhos, cordas em teias de arranha, lentes de aumento em instrumentos mágicos que conferem ao deus sua onisciência... - e todos se divertem com isso. A representação e a imaginação são pontos básicos da aliança que se estabelece entre o ator e o espectador, sem a qual o espetáculo não acontece. A presença da plateia nunca é um acessório acidental, mas sim um componente da energia e da ação cênica da peça.

Комментарии • 2

  • @AfonsoPunx
    @AfonsoPunx 9 лет назад +2

    Muito bom, parabéns pessoal!! Coloquem mais vídeos!! =D

    • @TeatroNegroeAtitude
      @TeatroNegroeAtitude  7 лет назад +4

      Obrigado Afonso. Neste ano queremos investir mais em nosso canal no youtube. Aguarde novidades. Quando puder confira nosso site: www.teatronegroeatitude.com