Sou horista , estive de atestado durante 13 dias , ao receber meus proventos observei que tive prejuízo no meu recebimento do salario. A empresa alega que é legal a média para pagamentos de atestados para horista e que horista não tem contagem de atestado médico integral em suas horas. Está correto essa afirmativa e esse calculo mesmo causando prejuízos no salario???
Olá, em caso de afastamentos previdenciários ou não, a contagem é realizada por média salarial, bem como pagamento de férias e 13º salario. Como sugestão, é importante que a empresa demonstre o calculo do pagamento das medias, baseado em carga horaria mensal contratada, valor da hora e descanso semanal remunerado (DSR) e principalmente o período ( semestral, entre outros) que foi utilizado para contagem do pagamento dos dias de afastamento.
tô quase pra começar a trabalhar como horista, minha mãe trabalhou assim, e mesmo que você esteja de atestado eles desconta sim o seu salário pelo que ela me disse. não sei, mas trabalhar assim pra mim é prejuízo
Ganho 9.04 por hora na empresa que trabalho ,fichei no estado omde moro dai a empresa me levou pra outro estado dai nao me pagaram os 30 por cento de mudança de estado,e de 3 em 3 meses ir em casa so me deram 4.dias em casa isso ta serto???
Olá, o cálculo de horista é baseado nas horas trabalhadas. Estas horas são multiplicadas pelo valor de hora atual. Normalmente a empresa disponibiliza o relatório de horas trabalhadas. Abraços
DÚVIDA: Tenho um mensalista e quero transformar em horista, Eu posso deixa lo em Stand By e chama lo fora do horário dele se caso eu venha a ter algum contra tempo no trabalho? Até porque o Horista vai ter escala né, fixa ou não né. Naelbe Moura de Goiânia
Perante a CLT, o funcionário horista também tem limites de jornada: 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais, salvo exceções permitidas por lei. Alterações no contrato, como o modelo de contratação, são permitidas por lei, desde que mantida a equivalência salarial. O empregado não poderá sofrer qualquer prejuízo (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art468).
Olá. Primeiramente parabéns pelo conteúdo! Muito esclarecedor. Gostaria de questionar uma situação para mensalista e se a mesma situação adaptada para horista também tem mesma regra. 1. No caso de funcionários mensalistas mesmo que tenham uma carga horária fixa diária, por exemplo, pode ser que seja necessário, por algum motivo que a empresa precise que o funcionário trabalhe 1 hora a mais num determinado dia. A empresa então solicita que esse funcionário fique uma hora a mais. Nesse caso, (A) é obrigação do funcionário trabalhar essa 1 hora a mais? e (B) Essa hora a mais desse dia pode ser compensada em outro dia ou seria obrigatório o pagamento dessa hora como extra? 2. A situação acima adaptada para o caso de horista seria: O funcionário horista tem pré-determinado que irá trabalhar 5 horas numa segunda-feira, porém houve a necessidade de passar uma hora do horário. Nessa situação, é de obrigação do funcionário trabalhar essa uma hora a mais nesse dia? Isto é, caso o funcionário se recuse a trabalhar essa hora a mais, uma punição poderia ser aplicada?
@Tatiane Quintiliano Obrigado pelo retorno. E referente a questão da obrigatoriedade de a hora a mais que mencionei para ambas as situações, horista ou mensalista? é obrigação do trabalhador trabalhar essa hora a mais que foi solicitada pelo empregador? por conta de uma necessidade que surgiu no dia?
@Tatiane Quintiliano Atuo na área de DP tenho pouco tempo de experiência. Obrigada pelo conteúdo!🌹 Tenho uma dúvida que sempre me questionei: A folha é calculada de forma mensal, sendo que o colaborador atua em regime de plantão ( 12x36 ou 24x72) variável de acordo com a demanda . Baseando pela escala e folha de ponto o colaborador sempre deve horas , e ainda quando é solicitado a cobrir um plantão mesmo não excedendo as horas recebe as horas extras pela quantidade de horas . Neste sentido a minha folha é calculada de forma errada? Neste exemplo acima a insalubridade deve ser paga pela quantidade de dias ou paga mensalmente? Para aqueles profissionais especiais como um técnico de radiologia que tem piso estabelecido e caso eu opte em fazer um contrato horista , o valor da hora é baseado ao piso ? Se eu meu colaborador tiver mais de um vínculo me impedi de contratar ? Qual limite do profissional? Neste caso como horista como é calculado a insalubridade?
Oi um colega trabalhou em uma empresa 10 meses !!! De segurança na escala 12x36 Carteira assinada como horista recebe 6,50 por hora Pediu demissão , ganhou so 200,00 reais de recisão esta certo isso ??????
William, existem variáveis para o cálculo da rescisão, como a realização ou não do aviso prévio por parte do empregador ou empregado. Caso algo seja descumprido, descontos podem ser feitos. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
Olá tudo bem ? Espero que sim muito bom seu conteúdo queria tirar uma dúvida sou vigilante horista tenho um ano na empresa se eles me mandarem embora como faço essa conta pra saber o que vou receber ?
Olá, o modelo de trabalho horista , gira em torno de médias salários. Cada sindicato tem regras específicas . Eu recomento procurar o RH da sua empresa , para eles emitam uma media das horas trabalhadas. Normalmente no espelho de ponto já aparece essa informação. Abraços
Boa noite tenho uma dúvida na empresa em que trabalho agente recebe como mensalista ... Mais agora vão passar pra horista . O que é o correto a se fazer ?
Ola, para toda e qualquer mudança de contrato, é necessário respaldo jurídico e o de acordo do funcionário, através de assinatura de contrato ou aditivo contratual. Abraços
OLA, UMA PERGUNTA POR FAVOR TRABALHO EM LOGISTICA POR UMA AGÊNCIA HORISTA TODO DIA 44 HORAS, QUE TEM O CORREIO COMO CLIENTE, FIZEMOS 1 ANO AGORA, ELES A AGENCIA DECIDIU SE RETIRAR NÃO QUER DAR CONTINUIDADE AO CONTRATO ESTAMOS CUMPRINDO AVISO PREVIO ATE O DIA 27 DE JANEIRO, TEMOS FGTS VAMOS RECEBER OS 40% DA MULTA DO FGTS QUE ESTA DEPOSITADO NA NA CONTA ? OBRIGADO PELA ATENCÃO AH SEGURO DESEMPREGO TEMOS DIREITO ? OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
As verbas rescisórias são garantidas pela legislação trabalhista e convenção coletiva de trabalho. Vale consultar um advogado trabalhista para uma orientação direcionada.
Alterações no contrato, como o modelo de contratação, são permitidas por lei, desde que mantida a equivalência salarial. O empregado não poderá sofrer qualquer prejuízo (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art468).
Ola Karol, tudo depende da negociação com o sindicato da categoria x empresa. O contrato horista possue cláusulas específicas em casa de redução de demanda de atividades profissionais . Abraços
Olá, para toda e qualquer mudança de contrato é necessário um acordo mútuo. A mudança de contrato não pode afetar seu salário ou seja , vc não pode ter redução do salário base, neste caso, olhando para o valor por hora.
Giuliana, de acordo com definição do Direito do Trabalho, a jornada é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. E, segundo a Constituição, a jornada padrão tem como limite 8 horas por dia e 44 horas por semana. Podem haver exceções e, para isso, deve-se consultar convenções coletivas e leis específicas da sua categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Muito bom o vídeo, parabéns ! Gostaria de saber se as regras de trabalhador horista com jornada variável também é aplicado aos empregadores domésticos regidos pela Lei Complementar 150? Por exemplo: Contratação de uma babá horista com jornada variável, respeito obviamente o valor/hora no mínimo do salário mínimo. Obrigado
Olá, a Lei diz que nenhum trabalhador horista poderá receber um valor inferior a R$ 4,94 (salario mínimo vigente a partir de 01.01.2021) por hora, no que diz respeito a lei complementar nº 150 par empregados domésticos, há um regulamentação para escala de trabalho com os devidos pagamentos e encargos sociais. Cabe ao empregador em comum acordo com o empregado estabelecer as condições de trabalho, seja ela por hora, diária ou mensal. Como sugestão, validar todo é qualquer acordo com o Sindicato representativo dos trabalhadores domésticos.
Bom dia eu trabalho como horista e infelizmente não ganho o salário e normal ter 03 folga por semana pois a empresa que eu trabalho fais isso nus da muita folga devido isso nois não recebemos o salario isso pode acontecer
Paseei dois anos , no meu primeiro emprego... tive que colocar na justiça ... ainda ta correndo o processo .. arranjei outro como horista ... se eu sair com dois meses ou 3 , recebo o seguro ? Me tira essa dúvida?
Olá Jose, neste caso você deverá ser informar com o advogado que esta cuidando do seu processo. O contrato horista bem como o contrato mensalista tem os mesmos critérios para informações sobre Seguro Desemprego.
A base de cálculo das verbas rescisórias do empregado horista é a média da remuneração nos 12 meses anteriores à rescisão. Quando um colaborador faz o pedido de demissão, ele tem a obrigação de cumprir 30 dias de aviso prévio ou indenizar um mês de salário (baseado no salário normal do trabalhador) para a empresa, descontando suas verbas rescisórias. Lembrando que existem motivos considerados justos que isentam o cumprimento de aviso prévio: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art487
Boa noite Tatiane!! Tenho uma duvida, quando fazemos rescisão de médico horista que trabalha por escala, usamos para fins rescisórios a ultimo mês trabalhado como saldo de salário? E o aviso prévio descontado seria a média de 12 meses?
Olá, de forma geral o cálculo para férias , e A média de horas trabalhadas no período aquisitivo , o mesmo acontece para férias proporcionais. Para o cálculo de 13 salário , utilizando a partir do mês de janeiro até o mês de rescisão , para o cálculo de média em horas. No caso do aviso prévio, média dos últimos 12 meses , ou você pode considerar o maior valor . Entretanto , sempre orientamos a procurar o Jurídico do sindicato da categoria. Cada estado tem suas particularidades. Abraços
Sou mensalista a 3 ano. eu vou passar a ser horista.como fica as parcelas de Seguro desemprego como fica no mesmo contrato de horista em uma possível demissão. 😁
Olá Celso, os valores da parcela são calculo com base em medias dos últimos meses trabalhadas. A partir do momento que você assina um contrato horista, tanto 13º como Férias passa a ser pago de acordo as medias de horas trabalhadas.
Olá Priscilla, esta modalidade de contrato pode ser utilizada para qualquer cargo, desde que ele não receba um salario inferior ao salario mínimo ou piso salarial da categoria.
Guilherme, de acordo com definição do Direito do Trabalho, a jornada é o tempo diário em que o funcionário fica disponível para a empresa. E, segundo a Constituição, a jornada padrão tem como limite 8 horas por dia e 44 horas por semana. Podem haver exceções e, para isso, deve-se consultar convenções coletivas e leis específicas da sua categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Parabéns pelo video! Uma dúvida me surgiu, a empresa pode contratar um vendedor que trabalha 6 horas por dia 6 dias por semana numa escala fixa (homogênea) como horista?
Obrigada Antonio. É necessário analisar junto ao Sindicato da categoria se existe alguma clausula especifica para a admissão do modelo de contrato horista, os vendedores normalmente possuem um determinada comissão, neste caso é o jurídico da empresa deve estar alinhado com a área jurídica do sindicato. Em relação a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) todo e qualquer profissional pode estar esquadrado no modelo horista.
Bom dia previso de sua ajuda Faço parte de uma cooperativa de transporte escolar aqui tem imenso problemas com colaboradores monitores que acompanham nos motoristas As monitoras eram cooperadas agora deixaram de ser cooperadas e soram contratadas pela própria cooperativa Só que aí começa a resenha antes cooperadas a questão salário era dificílima optaram em contato horista com promessas de melhoras e não aconteceu pois elas estão sem direito algum não ganharam plano de saúde alimentação transporte nenhum tipo de benefício CLT Irei da exemplo da monitora que me acompanha saímos 5:20 da manhã retornando 6:45 neste horário tem alunos especial requer total atenção 11:30 saímos novamente buscar uma turma em seguida retornar com alunos matutino essa jornada segue 11:30 até 13:50 quando retorno ao colégio aguardando último horário 17:40 até 18:30 Então ela fica disposição do trabalho mais de 12 horas eles contabilização apenas horas que o 1° aluno embarca e último desembarca no caso da minha daria pouco mais de 3 horas dia Nesse caso você saberia orientar
De acordo com a CLT, durante o período de licença-maternidade a trabalhadora com salário variável o terá calculado de acordo com a média dos 6 últimos meses de trabalho (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art393).
Sou técnica de enfermagem sou mensalista e trabalho todos os dias. De segunda a sexta. Quero migrar para horista tenho um valor fixo mensal ao migrar o cálculo vai ser feito com o meu salário atual?
Em seu Art. 444, a CLT permite a remuneração por hora. Portanto, qualquer empregado pode ser contratado dessa forma. Para quem já é mensalista, a alteração no regime pode ser feita, desde que mantida a equivalência salarial e com um aditivo que descreva a mudança. De acordo com a lei, o empregado não pode sofrer prejuízos caso a empresa opte por alterar seu contrato. Para saber mais: escala.app/blog/empresa-pode-alterar-escala-de-trabalho/
Olá sou vigilante horista a total disposição da empresa, se durante o mês eu não fizer nenhuma hora por conta da empresa nao convoca, tipo eu não recebo nada?
As pessoas que atuam no modelo horista também são respaldadas pela CLT, o que significa que elas possuem praticamente os mesmos direitos e obrigações que os demais trabalhadores. Em relação ao salário, a remuneração se dá pelo número de horas trabalhadas, porém não pode ser inferior ao salário mínimo nem ao piso da categoria. O contrato de trabalho deve ser consultado para avaliar demais detalhes. Para saber mais: escala.app/blog/horista/
No caso se contratar o funcionário de quinta a domingo, 5 horas por dia como horista pode? Ele pode exercer o horário de manhã e de tarde, variando? E pode fazer várias funções?
Conforme explicado pelo Art. 444 da CLT, "as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes."
Pessoal de qulaquer forma estejam atentos!!!!!! Ja trabalhei em 2 empresas que abusam do trabalhador..... e depois dessa reforma piorou..... Tenham provas de tudo, em casos de duvidas ou por segurança: Tirem fotos, salvem mensagens, print, áudios.... Comissões, escalas de trabalho e horas extras... Dsr Em casos de viagens a trabalho, ver quantas horas perdidas de trajeto aonde vc tenha que gastar com alimentação e passagens alem do que te pagam no VT e VR......
Uma dúvida: Uma pessoa começa a trabalhar como horista em um restaurante e inicia ganhando 1 salário e meio em virtude das horas que ele faz no trabalho, passados alguns anos ele está recebendo menos que um salário mínimo em virtude da empresa ir reduzindo as horas de trabalho, com o passar do tempo. Isso é permitido? Detalhe, ele não é sindicalizado, não tem contribuição sindical na CTPS dele, na região não se encontra um sindicato para esse setor e ele não assinou nenhum aditivo ao contrato explicando que haveriam reduções de horas.
Fabio, para o caso em questão vale se atentar a determinações da CLT como os artigos 468 e 503. Eles dizem, respectivamente, que a alteração das regras de contrato só são válidas com mútuo consentimento e desde que não causem prejuízos ao empregado. Também, que a redução dos salários é permitida respeitando o limite de 25% e o salário mínimo da região. Vale consultar um advogado trabalhista para maiores esclarecimentos direcionados.
Dependendo da empresa ou Lideranças, essa modalidade pode abrir brechas para certos abusos, exemplo: trabalhei como horista, aonde fui escalado 8 dias seguidos trabalhando noite e madrugada... Não dar tempo de descansar em casa, sem falar as horas perdidas durante o trajeto.... Se a empesa viaja não contam as várias horas de trajeto de ida e vinda...... Essa reforma trabalhista foi um retrocesso.
Oi!! Sou professor de cursos livres em uma escola de idiomas e recebo por hora/aula. Durante Janeiro e Fevereiro recebi um salário padrão de R$1.260 já que os alunos estavam de recesso e eu não estava de fato dando aulas. Só que entre Março e Junho, tive R$620 descontados de cada salário para pagar esses salários de Janeiro e Fevereiro. Isso está correto? É como se tivessem feito apenas um adiantamento para depois pegar de volta...
Felipe, a orientação para tirar essas dúvidas é analisar o que consta em seu contrato de trabalho e em convenções coletivas da categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Havendo justificativa para a alteração, como motivo de força maior ou mudança da conjuntura econômica, é permitida legalmente a redução de carga horária, por acordo ou convenção coletiva. Para saber mais: escala.app/blog/empresa-pode-alterar-escala-de-trabalho/
A base de cálculo das verbas rescisórias do empregado horista é a média da remuneração dos 12 meses anteriores à rescisão. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
O MEI pode ter apenas um empregado, de acordo com a Lei Complementar 128/08, mas existem algumas restrições nessa contratação, como o fato de não ser horista.
A legislação não chega a ser tão clara quando falamos sobre o trabalho horista. No entanto, no art. 444 da CLT, existe a orientação de que as relações de trabalho podem ser de livre estipulação entre as partes, desde que isso não afete os direitos protetivos aos trabalhadores (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art444).
O Artigo 479 da CLT dispõe que o empregador que demitir funcionário em contrato de experiência sem justa causa deverá pagar, além do período trabalhado, metade do valor da remuneração a que o trabalhador teria direito até o fim do contrato. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
Sou vigilante tenho contrato horista fico a disposição da organização mais a empresa demora um ou dois meses pra chamar fico passando necessidade financeiro isso é correto
É necessário consultar o contrato de trabalho e leis específicas da categoria para saber o que se aplica nesse caso, como a lei 7.102, e convenções coletivas (escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/).
Ola, Depende muito do que acordado com a empresa e o sindicato . Tudo deve ser previamente informado para o colaborador. No entanto algumas diretrizes são de acordo com o seguimento da empresa, por exemplo o varejo. Eu oriento a Entrar em contato com o RH da empresa e ouvir as justificativas. Abraços
Gratidão Tati . Vc foi super esclarecedora aqui pra gente 😉👌🤗💜👏👏👏👏👏👏
Sou horista , estive de atestado durante 13 dias , ao receber meus proventos observei que tive prejuízo no meu recebimento do salario.
A empresa alega que é legal a média para pagamentos de atestados para horista e que horista não tem contagem de atestado médico integral em suas horas.
Está correto essa afirmativa e esse calculo mesmo causando prejuízos no salario???
Olá, em caso de afastamentos previdenciários ou não, a contagem é realizada por média salarial, bem como pagamento de férias e 13º salario.
Como sugestão, é importante que a empresa demonstre o calculo do pagamento das medias, baseado em carga horaria mensal contratada, valor da hora e descanso semanal remunerado (DSR) e principalmente o período ( semestral, entre outros) que foi utilizado para contagem do pagamento dos dias de afastamento.
@@tatianeeloisaquintiliano2035 A empresa pode ou não descontar os dias que o funcionario horista está de atestado?
@@elainef3774 passei pela mesma situação, e queria sanar essa dúvida!
@@karolernesto3438 pois é estou esperando a resposta ainda. No meu serviço no momento da contrataçao eles falaram que desconta o atestado.
tô quase pra começar a trabalhar como horista, minha mãe trabalhou assim, e mesmo que você esteja de atestado eles desconta sim o seu salário pelo que ela me disse.
não sei, mas trabalhar assim pra mim é prejuízo
Perfeita explicação.
Parabéns Tati, excelente na explicação
Obrigada!
Uma dúvida
Um funcionário horista faltou um total de 15h mês.
Ele terá o desconto de 15h de ausência + 15h de desconto de DSR?
Muito esclarecedor! Parabéns 👏🏾😀
Obrigada ❤
Ganho 9.04 por hora na empresa que trabalho ,fichei no estado omde moro dai a empresa me levou pra outro estado dai nao me pagaram os 30 por cento de mudança de estado,e de 3 em 3 meses ir em casa so me deram 4.dias em casa isso ta serto???
Parabéns! Você está sensacional!
Obrigada Iza ❤
olá bom dia... é possivel registrar um MOTORISTA de entregas de pequeno porte como HORISTA?
Sim, o modelo de contrato horista pode ser enquadrado para qualquer função , desde que, tenha respaldo do sindicato da categoria.
Gostaria de saber quanto a recisao de um trabalhador horista,como e feito o calculo em caso de recisao sem justa causa,desde ja grato!
Olá, o cálculo de horista é baseado nas horas trabalhadas. Estas horas são multiplicadas pelo valor de hora atual. Normalmente a empresa disponibiliza o relatório de horas trabalhadas.
Abraços
DÚVIDA: Tenho um mensalista e quero transformar em horista, Eu posso deixa lo em Stand By e chama lo fora do horário dele se caso eu venha a ter algum contra tempo no trabalho? Até porque o Horista vai ter escala né, fixa ou não né. Naelbe Moura de Goiânia
Perante a CLT, o funcionário horista também tem limites de jornada: 8 horas diárias, 44 horas semanais e 220 horas mensais, salvo exceções permitidas por lei. Alterações no contrato, como o modelo de contratação, são permitidas por lei, desde que mantida a equivalência salarial. O empregado não poderá sofrer qualquer prejuízo (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art468).
Para saber mais: escala.app/blog/empresa-pode-alterar-escala-de-trabalho/
Olá. Primeiramente parabéns pelo conteúdo! Muito esclarecedor.
Gostaria de questionar uma situação para mensalista e se a mesma situação adaptada para horista também tem mesma regra.
1. No caso de funcionários mensalistas mesmo que tenham uma carga horária fixa diária, por exemplo, pode ser que seja necessário, por algum motivo que a empresa precise que o funcionário trabalhe 1 hora a mais num determinado dia. A empresa então solicita que esse funcionário fique uma hora a mais.
Nesse caso, (A) é obrigação do funcionário trabalhar essa 1 hora a mais? e (B) Essa hora a mais desse dia pode ser compensada em outro dia ou seria obrigatório o pagamento dessa hora como extra?
2. A situação acima adaptada para o caso de horista seria: O funcionário horista tem pré-determinado que irá trabalhar 5 horas numa segunda-feira, porém houve a necessidade de passar uma hora do horário.
Nessa situação, é de obrigação do funcionário trabalhar essa uma hora a mais nesse dia? Isto é, caso o funcionário se recuse a trabalhar essa hora a mais, uma punição poderia ser aplicada?
@Tatiane Quintiliano Obrigado pelo retorno. E referente a questão da obrigatoriedade de a hora a mais que mencionei para ambas as situações, horista ou mensalista? é obrigação do trabalhador trabalhar essa hora a mais que foi solicitada pelo empregador? por conta de uma necessidade que surgiu no dia?
@Tatiane Quintiliano Atuo na área de DP tenho pouco tempo de experiência. Obrigada pelo conteúdo!🌹
Tenho uma dúvida que sempre me questionei:
A folha é calculada de forma mensal, sendo que o colaborador atua em regime de plantão ( 12x36 ou 24x72) variável de acordo com a demanda . Baseando pela escala e folha de ponto o colaborador sempre deve horas , e ainda quando é solicitado a cobrir um plantão mesmo não excedendo as horas recebe as horas extras pela quantidade de horas . Neste sentido a minha folha é calculada de forma errada?
Neste exemplo acima a insalubridade deve ser paga pela quantidade de dias ou paga mensalmente?
Para aqueles profissionais especiais como um técnico de radiologia que tem piso estabelecido e caso eu opte em fazer um contrato horista , o valor da hora é baseado ao piso ?
Se eu meu colaborador tiver mais de um vínculo me impedi de contratar ? Qual limite do profissional?
Neste caso como horista como é calculado a insalubridade?
Oi um colega trabalhou em uma empresa 10 meses !!! De segurança na escala 12x36
Carteira assinada como horista recebe 6,50 por hora
Pediu demissão , ganhou so 200,00 reais de recisão esta certo isso ??????
William, existem variáveis para o cálculo da rescisão, como a realização ou não do aviso prévio por parte do empregador ou empregado. Caso algo seja descumprido, descontos podem ser feitos. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
ah, esqueci de dizer q a área de atuação do horista é auxiliar de cozinha
Olá tudo bem ? Espero que sim muito bom seu conteúdo queria tirar uma dúvida sou vigilante horista tenho um ano na empresa se eles me mandarem embora como faço essa conta pra saber o que vou receber ?
Olá, o modelo de trabalho horista , gira em torno de médias salários. Cada sindicato tem regras específicas . Eu recomento procurar o RH da sua empresa , para eles emitam uma media das horas trabalhadas.
Normalmente no espelho de ponto já aparece essa informação.
Abraços
Quantas folgas o horista tem direito?
Boa noite tenho uma dúvida na empresa em que trabalho agente recebe como mensalista ... Mais agora vão passar pra horista . O que é o correto a se fazer ?
Ola, para toda e qualquer mudança de contrato, é necessário respaldo jurídico e o de acordo do funcionário, através de assinatura de contrato ou aditivo contratual.
Abraços
OLA, UMA PERGUNTA POR FAVOR TRABALHO EM LOGISTICA POR UMA AGÊNCIA HORISTA TODO DIA 44 HORAS, QUE TEM O CORREIO COMO CLIENTE, FIZEMOS 1 ANO AGORA, ELES A AGENCIA DECIDIU SE RETIRAR NÃO QUER DAR CONTINUIDADE AO CONTRATO ESTAMOS CUMPRINDO AVISO PREVIO ATE O DIA 27 DE JANEIRO, TEMOS FGTS VAMOS RECEBER OS 40% DA MULTA DO FGTS QUE ESTA DEPOSITADO NA NA CONTA ? OBRIGADO PELA ATENCÃO AH SEGURO DESEMPREGO TEMOS DIREITO ? OBRIGADO MAIS UMA VEZ.
As verbas rescisórias são garantidas pela legislação trabalhista e convenção coletiva de trabalho. Vale consultar um advogado trabalhista para uma orientação direcionada.
A empresa e o funcionário pode alterar o contrato atual para esse modelo?
Alterações no contrato, como o modelo de contratação, são permitidas por lei, desde que mantida a equivalência salarial. O empregado não poderá sofrer qualquer prejuízo (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art468).
No caso de loockdow no contrato de horista durante os 15 dias de fechamento das atividades. Tenho o direito de receber o mês cheio?
Ola Karol, tudo depende da negociação com o sindicato da categoria x empresa. O contrato horista possue cláusulas específicas em casa de redução de demanda de atividades profissionais . Abraços
Bom dia...eu era horista mudaram para mensalista e não me informaram nada..isso está fora da lei e o que pode me prejudicar.?
Olá, para toda e qualquer mudança de contrato é necessário um acordo mútuo. A mudança de contrato não pode afetar seu salário ou seja , vc não pode ter redução do salário base, neste caso, olhando para o valor por hora.
Sou monitora de transporte minhas horas diárias são de 11 hrs no caso 55 horas semanais,isso pode?
Giuliana, de acordo com definição do Direito do Trabalho, a jornada é o tempo diário em que o funcionário fica
disponível para a empresa. E, segundo a Constituição, a jornada padrão tem como limite 8 horas por dia e 44 horas por semana. Podem haver exceções e, para isso, deve-se consultar convenções coletivas e leis específicas da sua categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Linda! Parabéns 🎊
Obrigada ❤
Muito esclarecedor!
Gratidão.
Muito bom o vídeo, parabéns ! Gostaria de saber se as regras de trabalhador horista com jornada variável também é aplicado aos empregadores domésticos regidos pela Lei Complementar 150? Por exemplo: Contratação de uma babá horista com jornada variável, respeito obviamente o valor/hora no mínimo do salário mínimo. Obrigado
Olá, a Lei diz que nenhum trabalhador horista poderá receber um valor inferior a R$ 4,94 (salario mínimo vigente a partir de 01.01.2021) por hora, no que diz respeito a lei complementar nº 150 par empregados domésticos, há um regulamentação para escala de trabalho com os devidos pagamentos e encargos sociais.
Cabe ao empregador em comum acordo com o empregado estabelecer as condições de trabalho, seja ela por hora, diária ou mensal.
Como sugestão, validar todo é qualquer acordo com o Sindicato representativo dos trabalhadores domésticos.
Bom dia eu trabalho como horista e infelizmente não ganho o salário e normal ter 03 folga por semana pois a empresa que eu trabalho fais isso nus da muita folga devido isso nois não recebemos o salario isso pode acontecer
Paseei dois anos , no meu primeiro emprego... tive que colocar na justiça ... ainda ta correndo o processo .. arranjei outro como horista ... se eu sair com dois meses ou 3 , recebo o seguro ? Me tira essa dúvida?
Olá Jose, neste caso você deverá ser informar com o advogado que esta cuidando do seu processo. O contrato horista bem como o contrato mensalista tem os mesmos critérios para informações sobre Seguro Desemprego.
Boa noite
Empresa prestação de serviço pode contratar o funcionário como horista?
Olá, sim desde que o colaborador não receba o valor menor que o salario mínimo ou salario base, conforme o sindicato da categoria.
Bom noite, gostaria de tirar uma dúvida eu trabalho de horistas,quais são os meus direitos se eu pedir a carta de demissão
A base de cálculo das verbas rescisórias do empregado horista é a média da remuneração nos 12 meses anteriores à rescisão. Quando um colaborador faz o pedido de demissão, ele tem a obrigação de cumprir 30 dias de aviso prévio ou indenizar um mês de salário (baseado no salário normal do trabalhador) para a empresa, descontando suas verbas rescisórias. Lembrando que existem motivos considerados justos que isentam o cumprimento de aviso prévio: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art487
Boa noite Tatiane!! Tenho uma duvida, quando fazemos rescisão de médico horista que trabalha por escala, usamos para fins rescisórios a ultimo mês trabalhado como saldo de salário? E o aviso prévio descontado seria a média de 12 meses?
Olá, de forma geral o cálculo para férias , e A média de horas trabalhadas no período aquisitivo , o mesmo acontece para férias proporcionais. Para o cálculo de 13 salário , utilizando a partir do mês de janeiro até o mês de rescisão , para o cálculo de média em horas.
No caso do aviso prévio, média dos últimos 12 meses , ou você pode considerar o maior valor . Entretanto , sempre orientamos a procurar o
Jurídico do sindicato da categoria. Cada estado tem suas particularidades.
Abraços
@@tatianeeloisaquintiliano2035 Gratidão pela explicação!
Sou mensalista a 3 ano. eu vou passar a ser horista.como fica as parcelas de Seguro desemprego como fica no mesmo contrato de horista em uma possível demissão. 😁
Olá Celso, os valores da parcela são calculo com base em medias dos últimos meses trabalhadas. A partir do momento que você assina um contrato horista, tanto 13º como Férias passa a ser pago de acordo as medias de horas trabalhadas.
tenho uma dúvid que ninguem me responde: o horista tem direito a receber o feriado o qual não trabalhou ???
Se não trabalhar, este dia é considerado como DSR, já constando no salário. Para saber mais: escala.app/blog/folga-do-trabalho/
oi qualquer cargo pode ser usado a modalidade horista?
Olá Priscilla, esta modalidade de contrato pode ser utilizada para qualquer cargo, desde que ele não receba um salario inferior ao salario mínimo ou piso salarial da categoria.
Sou horista e trabalho mais de 44 horas semanais.. Isso pode?
Guilherme, de acordo com definição do Direito do Trabalho, a jornada é o tempo diário em que o funcionário fica
disponível para a empresa. E, segundo a Constituição, a jornada padrão tem como limite 8 horas por dia e 44 horas por semana. Podem haver exceções e, para isso, deve-se consultar convenções coletivas e leis específicas da sua categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Bom dia a senhora pulo o adicional noturno e salubridade do horista
Esses cálculos deverão respeitar o valor-hora multiplicado pelo número de horas efetivamente laboradas.
Parabéns pelo video!
Uma dúvida me surgiu, a empresa pode contratar um vendedor que trabalha 6 horas por dia 6 dias por semana numa escala fixa (homogênea) como horista?
Obrigada Antonio. É necessário analisar junto ao Sindicato da categoria se existe alguma clausula especifica para a admissão do modelo de contrato horista, os vendedores normalmente possuem um determinada comissão, neste caso é o jurídico da empresa deve estar alinhado com a área jurídica do sindicato. Em relação a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) todo e qualquer profissional pode estar esquadrado no modelo horista.
Bom dia previso de sua ajuda
Faço parte de uma cooperativa de transporte escolar aqui tem imenso problemas com colaboradores monitores que acompanham nos motoristas
As monitoras eram cooperadas agora deixaram de ser cooperadas e soram contratadas pela própria cooperativa
Só que aí começa a resenha antes cooperadas a questão salário era dificílima optaram em contato horista com promessas de melhoras e não aconteceu pois elas estão sem direito algum não ganharam plano de saúde alimentação transporte nenhum tipo de benefício CLT
Irei da exemplo da monitora que me acompanha saímos 5:20 da manhã retornando 6:45 neste horário tem alunos especial requer total atenção
11:30 saímos novamente buscar uma turma em seguida retornar com alunos matutino essa jornada segue 11:30 até 13:50 quando retorno ao colégio aguardando último horário 17:40 até 18:30
Então ela fica disposição do trabalho mais de 12 horas eles contabilização apenas horas que o 1° aluno embarca e último desembarca no caso da minha daria pouco mais de 3 horas dia
Nesse caso você saberia orientar
O indicado é consultar convenções coletivas e leis específicas da categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
para prof de curso de idiomas horista, como é feita a média salarial para licença maternidade?
De acordo com a CLT, durante o período de licença-maternidade a trabalhadora com salário variável o terá calculado de acordo com a média dos 6 últimos meses de trabalho (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art393).
Sou técnica de enfermagem sou mensalista e trabalho todos os dias. De segunda a sexta. Quero migrar para horista tenho um valor fixo mensal ao migrar o cálculo vai ser feito com o meu salário atual?
Em seu Art. 444, a CLT permite a remuneração por hora. Portanto, qualquer empregado pode ser contratado dessa forma. Para quem já é mensalista, a alteração no regime pode ser feita, desde que mantida a equivalência salarial e com um aditivo que descreva a mudança. De acordo com a lei, o empregado não pode sofrer prejuízos caso a empresa opte por alterar seu contrato. Para saber mais: escala.app/blog/empresa-pode-alterar-escala-de-trabalho/
A empresa pode me avisar a qualquer momento? As vezes me avisam 9am, para trabalhar até ao meio-dia, sendo que a jornada começa as 7:30
Os detalhes das determinações da empresa constam no contrato de trabalho.
Olá sou vigilante horista a total disposição da empresa, se durante o mês eu não fizer nenhuma hora por conta da empresa nao convoca, tipo eu não recebo nada?
As pessoas que atuam no modelo horista também são respaldadas pela CLT, o que significa que elas possuem praticamente os mesmos direitos e obrigações que os demais trabalhadores. Em relação ao salário, a remuneração se dá pelo número de horas trabalhadas, porém não pode ser inferior ao salário mínimo nem ao piso da categoria. O contrato de trabalho deve ser consultado para avaliar demais detalhes. Para saber mais: escala.app/blog/horista/
Tati sou feirante recebo um valor fixo por dia queria ser horista é possível???
Ola Ana, o contrato horista e mensalista são modelos autorizados pela CLT, portanto os 2 tipos são recomendados.
No caso se contratar o funcionário de quinta a domingo, 5 horas por dia como horista pode?
Ele pode exercer o horário de manhã e de tarde, variando? E pode fazer várias funções?
Conforme explicado pelo Art. 444 da CLT, "as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes."
Olá horista tem direito o PIS?
Tem sim desde que tenha 5 anos de carteira assinada, e ter trabalhado pelo menos 1 mês
Quero migrar para horista sou técnica de enfermagem
Pessoal de qulaquer forma estejam atentos!!!!!!
Ja trabalhei em 2 empresas que abusam do trabalhador..... e depois dessa reforma piorou.....
Tenham provas de tudo, em casos de duvidas ou por segurança:
Tirem fotos, salvem mensagens, print, áudios....
Comissões, escalas de trabalho e horas extras...
Dsr
Em casos de viagens a trabalho, ver quantas horas perdidas de trajeto aonde vc tenha que gastar com alimentação e passagens alem do que te pagam no VT e VR......
Já sanou minha dúvida
Que bom Jacque! 😊
Uma dúvida:
Uma pessoa começa a trabalhar como horista em um restaurante e inicia ganhando 1 salário e meio em virtude das horas que ele faz no trabalho, passados alguns anos ele está recebendo menos que um salário mínimo em virtude da empresa ir reduzindo as horas de trabalho, com o passar do tempo. Isso é permitido?
Detalhe, ele não é sindicalizado, não tem contribuição sindical na CTPS dele, na região não se encontra um sindicato para esse setor e ele não assinou nenhum aditivo ao contrato explicando que haveriam reduções de horas.
Fabio, para o caso em questão vale se atentar a determinações da CLT como os artigos 468 e 503. Eles dizem, respectivamente, que a alteração das regras de contrato só são válidas com mútuo consentimento e desde que não causem prejuízos ao empregado. Também, que a redução dos salários é permitida respeitando o limite de 25% e o salário mínimo da região. Vale consultar um advogado trabalhista para maiores esclarecimentos direcionados.
Dependendo da empresa ou Lideranças, essa modalidade pode abrir brechas para certos abusos, exemplo: trabalhei como horista, aonde fui escalado 8 dias seguidos trabalhando noite e madrugada...
Não dar tempo de descansar em casa, sem falar as horas perdidas durante o trajeto....
Se a empesa viaja não contam as várias horas de trajeto de ida e vinda......
Essa reforma trabalhista foi um retrocesso.
Oi!! Sou professor de cursos livres em uma escola de idiomas e recebo por hora/aula. Durante Janeiro e Fevereiro recebi um salário padrão de R$1.260 já que os alunos estavam de recesso e eu não estava de fato dando aulas. Só que entre Março e Junho, tive R$620 descontados de cada salário para pagar esses salários de Janeiro e Fevereiro. Isso está correto? É como se tivessem feito apenas um adiantamento para depois pegar de volta...
Felipe, a orientação para tirar essas dúvidas é analisar o que consta em seu contrato de trabalho e em convenções coletivas da categoria. Para saber mais: escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/
Sou horista, eu trabalhava 44 horas semanais e a empresa diminuiu minha carga horária pra 36 horas, a empresa pode reduzir o carga horária
Havendo justificativa para a alteração, como motivo de força maior ou mudança da conjuntura econômica, é permitida legalmente a redução de carga horária, por acordo ou convenção coletiva. Para saber mais: escala.app/blog/empresa-pode-alterar-escala-de-trabalho/
se o vigilante passar um ano o mas na empresa ele é horista mas tem pouco serviço se for demitido ele recebe o que.?????
A base de cálculo das verbas rescisórias do empregado horista é a média da remuneração dos 12 meses anteriores à rescisão. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
Por gentileza me tira uma dúvida. Microempreendedor Individual pode ter funcionário horista?
O MEI pode ter apenas um empregado, de acordo com a Lei Complementar 128/08, mas existem algumas restrições nessa contratação, como o fato de não ser horista.
Boa tarde! Em que ano essa função foi criada?
A legislação não chega a ser tão clara quando falamos sobre o trabalho horista. No entanto, no art. 444 da CLT, existe a orientação de que as relações de trabalho podem ser de livre estipulação entre as partes, desde que isso não afete os direitos protetivos aos trabalhadores (www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm#art444).
Tenho salário fixo com piso salarial de TEC.enfermagem
Fui demetido antes da experiência sou horista qual meus direito
O Artigo 479 da CLT dispõe que o empregador que demitir funcionário em contrato de experiência sem justa causa deverá pagar, além do período trabalhado, metade do valor da remuneração a que o trabalhador teria direito até o fim do contrato. Para saber mais: escala.app/blog/calculo-de-rescisao/
Sou vigilante tenho contrato horista fico a disposição da organização mais a empresa demora um ou dois meses pra chamar fico passando necessidade financeiro isso é correto
É necessário consultar o contrato de trabalho e leis específicas da categoria para saber o que se aplica nesse caso, como a lei 7.102, e convenções coletivas (escala.app/blog/convencao-coletiva-mte/).
Horista tem direito a Seguro desemprego
Sim, como qualquer outro contrato CLT.
no lokdal e descontado os dias não trabalhado
Ola, Depende muito do que acordado com a empresa e o sindicato . Tudo deve ser previamente informado para o colaborador. No entanto algumas diretrizes são de acordo com o seguimento da empresa, por exemplo o varejo.
Eu oriento a Entrar em contato com o RH da empresa e ouvir as justificativas.
Abraços