Gosto de socialismo de mercado. Uma vez que a ideologia é socialista porém,.em um mundo global e universalmente capitalista, a única forma de do socialismo sobreviver é usando o capitalismo como instrumento intermediário de relação econômica.
É complexo estudar a China, para os chineses é difícil, imagina pra gente do ocidente que tem uma visão diferente de tempo, espaço, lógica e etc. Tenho uma amiga Chinesa de lá que me explica bastante questões do seu próprio país e a única coisa que me faz pensar é sobre o quanto os ocidentais não sabem sobre a China e fazem associações sem pensar nas questões de contexto e conjuntura. Muitos desses que passam informações erradas são grandes estudiosos que ou enganam ou estão enganados. A Boitempo dando entrada para esse estudo é ótimo para desmistificar muitas questões, parabéns!
Uma das partes mais interessantes é qdo ele fala das formas de propriedade existentes lá. Nem tudo se resume a somente público e privado. Seria interessante aprofundar isso.
Um país que tem o maior número de bilionários, empresas visão o lucro, está incluída totalmente na economia de mercado, tem todas as classes sócias do capitalismo, o que ficou do período socialista foi a ditadura de partido único
@@andrebusch6602 Exatamente! E agora a conta do longo período de crescimento de 12% ao ano, um crescimento ESPETACULAR, finalmente chegou. Vamos aguardar como o novo comunismo capitalista bilionário com PCC vai realizar os ajustes e ampliar a inclusão social dos 800 milhões que continuam pobres miseráveis.
Sou leigo, mas sempre pensei "capitalismo de Estado" como uma expressão para: capitalismo tutelado por Estado, não pelo mercado. Ou melhor, há "livre mercado" até certo ponto, desde q este sirva a diretrizes/objetivos/interesses/metas traçadas pelo Estado. Agora, sim, todo capitalismo trabalha necessariamente em simbiose a estrutura estatal que o sustenta. Mas aqui essa estrutura estatal pode não mandar em nada, servindo apenas como uma estrutura de controle social (usando força/propaganda/etc p reprimir/sabotar revoltas, protestos, conscientização ou quaisquer ameaças ao status quo vigente, por ex)
o capitalismo de mercado só tem sua existência garantida por um Estado-Nação, a diferença com o capitalismo de estado é a quem pertence aos meios de produções, no capitalismo de mercado ele pertence a burguesia através da propriedade privada que é protegida e garantida pelo estado, enquanto no capitalismo estatal os meios de produção são propriedades estatais ou "publicas" (lembrando que publico não é coletivo, publico é aquilo que pertence ao governo/estado), muitos socialistas discutem se a URSS, China etc... foram de fato experiências de socialismo real ou de capitalismo de estado.
Para além das proposições de Losurdo ainda é necessária muita pesquisa sobre a China atual, as relações políticas, a classe trabalhadora e o modo como o capital opera na China pressionando internacionalmente o barateamento da mão de obra com diversas deformas trabalhistas
Pois é: qdo algo se torna polêmico, sem se encaixar exatamente nos conceitos pré existentes, significa q existem outras caixinhas para analisar. Q conceitos antigos têm q ser reavaliados e atualizados
Esse papo de: "elevar ao máximo as forças produtivas para depois libertar o povo da exploração", me lembra a fala de Delfim Netto durante a ditadura, quando falava sobre boom econômico da época: "É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo" - A semelhança só aumenta quando constatamos que não foi nada dividido. Nem durante a ditadura, óbvio, e nem depois de tanto tempo da Revolução Chinesa... Enquanto, não perceberem que o Estado é um obstáculo idêntico ao capitalismo para a Revolução assistiremos novos déspotas se dizendo socialista e explorando o povo.
Os dados de qualidade de vida da China batem no seu achismo com força... compare como era a vida de um Chinês em 1949 e como é hoje, a China sai de país + pobre, país + arrasado do planeta para 2 potência mundial, e com projeção de passar os EUA a qualquer momento. Em 2020 a China elimina a extrema pobreza em um país com 1,4 bi de pessoas, os EUA com 400 mi ainda tem 1% de sua população na extrema pobreza, dados de 2021 isso com os EUA dando auxilio por conta do COVID. A realidade é dura e a verdade é que sim, o Chinês médio está sendo beneficiado, e muito, olha o aumento salarial na China, é simplesmente superior a todos países e a projeção é que logo mais a média salarial Chinesa alcance os países mais pobres da Europa como Espanha e Portugal, isso considerando que muito da população Chinesa é RURAL e a disparidade RURAL/URBANA é gigante em todos os lugares do mundo. Se tem uma coisa que a China fez desde a revolução foi melhorar a vida do cidadão, não sei de onde você conclui que o povo Chinês está sofrendo igual sofria quando havia acabado de se livrar dos 100 anos de humilhação que precederam a revolução.
Cabe perguntar: A China socializa os meios de produção colocando os proletários na direção das empresas? Quem está no poder, os trabalhadores ou uma camarilla?
....mas podem ter certeza ...nenhum da burguesia está no poder ....veja o caso de Jack Ma que foi colocado no devido lugar ..foi convidado a se aposentar ou melhor sair da direção do AliBaba ....agr é apenas presidente do conselho mas não do executivo ....falou demais ...ele pode ser bilionário mas quem dá as cartas é o partido ...o Estado não é objeto de um punhado de bilionários ....que acham que o estado está para atender seus interesses ....e quem é do partido ...!? ...qualquer um do povo desde que tenha condições mínimas para fazer parte do partido ....qto as empresas dependente ....se for privado cabe a empresa decidir ...agr as estatais são geridos por funcionários de carreira ....
@@abar351 ...da revista Istoé ....Edição nº 2709 17/12 "....Federação dos Sindicatos da China doa US$ 300 mil para ações das centrais brasileiras no combate à Covid...." ...informa-se melhor para não ficar escrevendo ...coisas sem sentido ....
@@betojye Tu é que te deves informar melhor e sair da tua bolha ideológica. A federação dos sindicatos da China pertence ao Partido Comunista Chines. É apenas um embrulho para justificar que existe uma estrutura sindical, mas não defende os trabalhadores mas sim o Estado comunista. As estruturas sindicais existentes nos paises democráticos são estruturas que lutam pelos anseios dos trabalhadores e são INDEPENDENTES dos governos.
Acho sensacional a estratégia dos chineses. Todos os países que se fecharam para o mundo em seus projetos socialistas não foram capazes de evoluir de forma satisfatória. O socialismo depende de uma ampla participação econômica e não estamos em um momento aonde existem nações socialistas suficientes para permitir o amplo desenvolvimento desse sistema, então para sobreviver e se desenvolver, concessões são necessárias. Infelizmente países como Cuba não possuem o mesmo luxo porque é extremamente fácil para eles serem engolidos pelo capitalismo americano com as menores das concessões, porém com a inexistência de um mercado socialista mundial não resta nada ao país se não a pobreza. A China promete criar uma nação verdadeiramente socialista até 2050 (não tenho fontes pra essa afirmação), espero poder ver algumas consequências dessa realização no mundo
Concordo com cada letra escrita por você. O argumento de "tem bilionario é capitalismo sou um genio hahahaha" é extremamnte reducionista e nega toda realidade material do mundo hoje
Nunca houve até hoje verdadeiras nações socialistas. A União Soviética não chegou nem perto, era uma nação proto-socialista. E jamais pode ser considerada um fracasso, como quer a imprensa capitalista; durante 34 anos, cresceu a uma taxa média de 15% ao ano: 1930-1964.
@@robertoschmidlin7318 a URSS era um socialismo mascarado de socialismo, mas manteve os ideias capitalistas de Estado,competição , imperialismo e alienaçâo do trabalhador
Importante é saber que a China saiu da miséria em 50 anos e conseguiu dar qualidade de vida para 1,4 bilhões de chineses. Enquanto no capitalismo há milhões de pessoas passando fome e morando nas ruas.
Losurdo tem sua importância como autor. Mas algo que não é pq alguém é importante que automaticamente tudo que ele diz, fala ou faz se torna tese irrefutável. O que é usado para dizer que a Huawei é propriedade dos trabalhadores é o fato deles poderem comprar ações da empresa, o que não é nenhuma novidade chinesa, e podemos chamar a colgate de socialista tbm, pq ela faz o mesmo aqui no Brasil, essa e tantas outras empresas, usei essa como exemplo pq é uma empresa que conheço mais de perto. E mais, o poder de decisão dentro dessas empresas é tomado com base no tanto de ações que vc possuí, e quem tem mais ações dentro dessas empresas são multimilionários acionistas, que muitas vezes não sabem nem onde fica a empresa, isso vale pra supracitada chinesa tbm.
...Huawai é uma empresa privada ....com forte apoio estatal porque faz parte de setor estratégico para aquele país, desenvolvendo tecnologia de ponta ....
Esse vídeo foi postado agora mas gravado há um tempo, dá pra ver pelo comprimento do cabelo do Jones. Mas tem um vídeo deste ano ou final do ano passado, que ele faz esse debate sobre a visão de Losurdo e suas concordâncias e discordâncias com Domenico e com Elias Khalil Jabor. Acho que se chama "A China é imperialista?"
Esqueça o socialismo, pois ele é economica e socialmente impossível. Para o socialismo existir a opressão e o combate às liberdades precisam vir juntos. Duvida? Só ver as experiências de tentativas que ocorreram/ocorrem pelo mundo. Nem a China pratica o socialismo idealizado por Marx e Engels. Os chineses aprenderam alguma coisa pelo menos com os erros dos soviéticos.
A China é sim a mais exitosa experiência socialista. Os erros da URSS, seja no campo econômico, seja no político, foram lidos com inteligência na China. O Vietnã tb é outra experiência socialista, com características razoavelmente parecidas com a China, mas traçado em um caminho próprio, sem copiar o vizinho.
@@joaopedroribeiro5849 não existe capitalismo sem Estado. Você não disse exatamente aquela ideia de que a China é "capitalismo de estado", mas se for esse o raciocínio, numa boa, essa ideia é uma furada. A grande questão da China é que não é o capital que define os rumos da economia, mas o próprio Estado, que detém o controle do sistema bancário e do setor produtivo. A iniciativa privada está presente, mas não dita as regras.
O que os escravos assalariados tem com isto? O que isto tem a ver com a abolição da atividade alienada cotidiana dos trabalhadores? Em que isto torna a vida diferente? Posso mudar agora para a China e ainda serei um robot que se guia pela recompensa em troca da autodeterminação.
EXEMPLO HISTÓRICO Em 2008, com a Crise Econômica que levou à quebra de grandes bancos nos EUA e Europa, ocorreu uma grande queda nas exportações dos produtos chineses. Para enfrentar essa queda nas exportações, a China se voltou para o seu mercado interno, deu inicio ao aumento de salários do trabalhador chineses, formando e fortalecendo uma classe média consumidora. Hoje o trabalhador Chinês tem poder aquisitivo equivalente ao trabalhador dos EUA. Enquanto isso, nos EUA, o trabalhador vem, dia-a-dia, perdendo poder de comora. .
Encontrei isso do site da Huawei: "Huawei is owned by our employees through an Employee Stock Ownership Program (ESOP) that has been in place since the beginning. No one can own a share without working at Huawei, and as of 2018 there were 96,768 shareholding employees. Our founder, Ren Zhengfei, owns a 1.14% stake in the company." Tradução livre: Metade dos funcionários da Huawei tem ações da empresa e apenas funcionários dela podem ter ações dela. Só dão o exemplo que o fundador é dono de 1,14% da empresa. Isso quer dizer que ela é dos trabalhadores? Não sei opinar.
Eu diria q existe 3 elementos intocáveis: 1)Livre arbítrio 2)Lei de mercado 3)Lei da natureza Se uma nação infringir tais leis,está fora da normalidade humana.
Cara a China mudou muito nos últimos 10 anos. É o país com mais greves no mundo, resultado de uma classe trabalhadora altamente combativa e organizada. O resultado é a redução das jornadas de trabalho em um aumento real do salário médio de 200 a 280% nos últimos 10 anos
Jones Manuel aponta vários tipos de propriedade na Chiba, aliás todas aquelas que reproduzem o capital, inclusive a tal de propriedade “coletiva dos trabalhadores”,. Porem, a propriedade social é a única que não existe na China e nem no horizonte do Jones Manuel e Domenico Losurdo.
8:22 até pq, como afirmou Nietzsche: a história é cíclica, por isso precisamos dos bilionários, individualismo, etc... Para o surgimento do sentimento anti-concentração de renda e novamente, coletivista, como visto durante os incipientes conclaves cristãos e maoistas...
Acho que o primeiro critério é que não surge da noite pro dia, mas é uma sociedade de transição, o que significa que cada uma passa por um processo histórico com regressões e progressões segundo características nacionais mas com o horizonte de socializar os meios de produção e afins
Abolição da forma de produção capitalista, baseada na propriedade privada dos meios de produção, trabalho assalariado e na produção de mercadorias. Esse é o critério. Se o trabalho na China é assalariado, e se não são os próprios trabalhadores que se apropriam diretamente do fruto do seu trabalho, se eles produzem de maneira alienada (mercadoria), de onde se extrai excedente apropriado por terceiros (mais-valia), então o regime é obviamente capitalista, tão óbvio quanto o fato de que uma nação em que a força de trabalho seja escrava seja escravista. Imagina se alguém decidisse usar toda uma retórica vazia envolvendo algo como uma "transição" projetada em um futuro indeterminado pra afirmar que uma sociedade cheia de escravos fosse outra coisa que não escravista. Soa ridículo? Cretino? Absurdo? É assim que soa para mim quem quer afirmar que a China seja qualquer outra coisa que não capitalista. Resumindo: o critério é a base material de produção (trabalhadores assalariados que produzem mercadorias), e não a superestrutura política (o fato de haver um partido com "comunista" no nome).
O socialismo deixou de uma forma de organização de base dos trabalhadores que não se constrangia com a abstração das fronteiras nacionais, que buscava a socialização dos meios de produção e distribuição diretamente pelos trabalhadores (a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores) pra virar um puta estado gigantesco que supostamente representa o trabalhador (o dispositivo da representação política e da alienação da decisão do trabalhador não é sequer debatido) que prioriza o desenvolvimento das forças produtivas e esquece das relações de produção, e que fica eternamente em transição para alguma coisa além de um capitalismo hiper racionalizado, burocratizado, sem gerência real das pessoas sobre o poder político e econômico. O capitalismo chinês é o mais alto desenvolvimento do capitalismo na história, e ironicamente se esconde por trás de uma bandeira vermelha e do nome do Socialismo.
Se informa pela CNN? A China é o país com maior representação popular na política, e também onde mais há greves. Esse seu socialismo idealizado nunca existiu, sequer na URSS.
Por isso é preciso cada vez mais não falar em socialismo simplesmente, mas comunismo libertário ou especificar mais nossos termos para que não existam confusões acerca dos nossos projetos e dos deles.
@@vitoriauruba6821 nem no período dos sovietes, não esse socialismo platônico que você defende. Como que as forças produtivas iriam crescer como disse Marx nesse socialismo anarquista? A menos que você defenda uma forma de anarco-primitivismo, o que me parece ainda mais utópico dado o desenvolvimento da sociedade capitalista.
A China não se considera socialista, a bandeira vermelha simboliza o objetivo do partido de criar um socialismo que então permita o comunismo. As condições internas da China e do mundo atual não são tais que permitam que essa transição ocorra. Em um mundo capitalista imperialista não é simplesmente "vamos socializar os meios de produção e vai dar tudo certo" e, além do mais, o socialismo é necessariamente uma progressão do capitalismo industrial; não existem as condições necessárias pro socialismo em uma sociedade agrária tal como era a Rússia e a China, por isso o desenvolvimento do capitalismo na China não é uma estratégia anti-socialista. A China permite um capitalismo controlado para instaurar as condições necessárias para o socialismo sem ser esmagada pelo capitalismo mundial no processo. Essa estratégia é extremamente pragmática; o PCC não se importa com ortodoxia, ele se importa com os resultados.
Salve Diogo, sobre esse tema, recomendamos essas três publicações: 📚MARGEM ESQUERDA #37: dossiê China contemporânea organizado por João Quartim de Moraes ☛ bit.ly/margem37 📚 COLONIALISMO E LUTA ANTICOLONIAL: desafios da revolução no século XXI, de Domenico Losurdo com apresentação e organização de Jones Manoel ☛ bit.ly/32NQPtx 📚 CHINA: o socialismo no século XXI, de Elias Jabbour e Alberto Gabrielle (no prelo) ☛ bit.ly/32NQPtx 📚 Adam Smith em Pequim, de Giovanni Arrighi ☛ bit.ly/32NQPtx
É só colocar a palavra "transição" que tá tudo certo pra eles. Vamo pegar todo país com grande intervenção estatal, impostos progressivos, capacidade de trabalhadores comprarem ações em empresas, e dizer que é uma transição. Sempre estamos nessa transição, ela nunca termina em nenhum país onde emerge. Disso vem acompanhado o abismo que colocam entre "Socialismo" e "Comunismo", algo jamais feito por Marx
@@hugoalves5274 mas a China tem uma planificação na economia de mercado deles com plano quinquenal e tudo. sem falar nas empresas estatais chaves que guiam a economia chinesa. não é tão simples haha
Importante/fundamental é o Partido Comunista Chinês não permitir que a burguesia de lá tome o poder. Baixar a bola dos Alibaba da vida é imprescindível para a manutenção dos ideais comunistas atualizados para os nossos tempos. Fundamental também é pensar a mudança da matriz energética e a ecologia como paradigmas a serem conquistados.
Como pode as pessoas aceitarem argumentos e proposições com tanta desonestidade intelectual, tanta distorção de maneira tão equivocada tomando como verdade ...
O Partido Comunista da China (PCCh) praticamente entrou em colapso após a morte de Mao Zedong em 1976. O PCC se tornou revisionista sob Deng Xiaoping, abandonando os princípios-chave do socialismo. A China que conhecemos hoje é um estado imperialista que se disfarça de socialista. [...] Em 1976, quando a camarilha de Deng Xioping deu início ao seu golpe contra-revolucionário após a morte de Mao, a China naquele momento havia se desviado da estrada socialista para a estrada revisionista e capitalista. Como disse aqui em 'From Victory to Defeat' de Pao-yu Ching: [...]
A China assume um papel principal na disputa global por matérias primas, fontes energéticas e mercados na defesa dos interesses de suas corporações. Se não é imperialismo, podem sugerir outro nome.
Esqueci que socialismo se faz sem matéria prima e fontes energéticas e que a China está isolada no mundo ou não pode ter relações externas. A defesa é de interesse nacional, e o conceito disso não é imperialismo.
@@ivislima3153 Enquanto isso, os bilionários chineses estão passeando de carrinho italiano e os proletários sendo explorados pelas corporações estrangeiras nas fábricas.
@@panxd26 e onde isso torna um país imperialista? Acho que você esqueceu a estratégia e tática da china de desenvolvimento nacional, ou veio comentar sem nem ver o vídeo
Nunca ouvi tanta burrice na minha vida. Principalmente quando fala de usar a burguesia para desenvolvimento técnico/científico. Rapaz não é assim que isso funciona, o capital vai muito além de tudo isso. A parte do anti-colonialismo é top, mas você ta totalmente cego pro mais importante, a sociedade é totalmente desigual e neo-liberal. Moradia, educação e saúde é só pra quem tem grana.
Vai ser interessante nos próximos anos, esses últimos itens que você citou são justamente as “três montanhas” que o PCC está tomando como tarefa principal a superação. Sem falar que apesar da desigualdade (que a propósito já chegou no pico e tende a descer agora pelas estatísticas) é contrastada com os maiores esforços mundiais de eliminação da pobreza, eliminaram a extrema pobreza em 2020 e continuam trabalhando pra eliminar a pobreza geral.
O termo Capitalista de Estado não me desse. Além de redundante, não vejo nenhuma contribuição teórica para categorias marxistas. Concordo e discordo de Losurdo, é dialético. Compreendo, sim, a China como uma vibrante experiência socialista. E concordo que é a experiência mais avançada na elevação do conhecimento técnico e científico em diversas áreas, incluindo a produção, mas certamente outras experiências avançaram mais em outros quesitos. Como o avanço de Cuba sobre a questão LGBT, e o avanço da Coreia Popular em relação a moradia.
Gosto de socialismo de mercado. Uma vez que a ideologia é socialista porém,.em um mundo global e universalmente capitalista, a única forma de do socialismo sobreviver é usando o capitalismo como instrumento intermediário de relação econômica.
É complexo estudar a China, para os chineses é difícil, imagina pra gente do ocidente que tem uma visão diferente de tempo, espaço, lógica e etc. Tenho uma amiga Chinesa de lá que me explica bastante questões do seu próprio país e a única coisa que me faz pensar é sobre o quanto os ocidentais não sabem sobre a China e fazem associações sem pensar nas questões de contexto e conjuntura. Muitos desses que passam informações erradas são grandes estudiosos que ou enganam ou estão enganados. A Boitempo dando entrada para esse estudo é ótimo para desmistificar muitas questões, parabéns!
@kindredarashi1071 ... estudar muito não implica necessáriamente em conhecer muito .....
@kindredarashi1071os fatos são relevantes ou não?
Uma das partes mais interessantes é qdo ele fala das formas de propriedade existentes lá. Nem tudo se resume a somente público e privado. Seria interessante aprofundar isso.
SIMSIMSIMSIMSIMSIMSIMSIMSIM
Excelentes as análises maduras que temos tido neste RUclips sobre a Grande CHINA, principalmente agora quando a EVERGRANDE é o tema do mundo.
O Elias Jabbour fala muito sobre isso no livro dele
Me fala um texto que fale especificamente sobre isso, por favor. Ou mande algum link aqui
Esse vídeo é essencial para excluir o senso comum de que a abertura dos mercados na China denota um fracasso do socialismo. Esse Jones é foda
Não é o fracasso do socialismo, é o abandono do projeto socialista por parte do PCCh.
Os chineses realizaram o AMERICAN DREAM, e estão na crise de 1929!!!!!
Um país que tem o maior número de bilionários, empresas visão o lucro, está incluída totalmente na economia de mercado, tem todas as classes sócias do capitalismo, o que ficou do período socialista foi a ditadura de partido único
@@andrebusch6602 Exatamente! E agora a conta do longo período de crescimento de 12% ao ano, um crescimento ESPETACULAR, finalmente chegou. Vamos aguardar como o novo comunismo capitalista bilionário com PCC vai realizar os ajustes e ampliar a inclusão social dos 800 milhões que continuam pobres miseráveis.
O termo "capitalismo de Estado" me parece muito estranho. Existe capitalismo sem Estado?
Não, todo capitalismo é de Estado.
Até hoje não sei bem se é um equívoco de tradução, mas Lenin já usava esse termo, e sim, é um pleonasmo kkk
O capitalismo de Estado, pressupõe um arranjo politico-econômico capitalista, com relações sociais e econômicas que reproduzem o capitalismo.
Sou leigo, mas sempre pensei "capitalismo de Estado" como uma expressão para: capitalismo tutelado por Estado, não pelo mercado. Ou melhor, há "livre mercado" até certo ponto, desde q este sirva a diretrizes/objetivos/interesses/metas traçadas pelo Estado.
Agora, sim, todo capitalismo trabalha necessariamente em simbiose a estrutura estatal que o sustenta. Mas aqui essa estrutura estatal pode não mandar em nada, servindo apenas como uma estrutura de controle social (usando força/propaganda/etc p reprimir/sabotar revoltas, protestos, conscientização ou quaisquer ameaças ao status quo vigente, por ex)
o capitalismo de mercado só tem sua existência garantida por um Estado-Nação, a diferença com o capitalismo de estado é a quem pertence aos meios de produções, no capitalismo de mercado ele pertence a burguesia através da propriedade privada que é protegida e garantida pelo estado, enquanto no capitalismo estatal os meios de produção são propriedades estatais ou "publicas" (lembrando que publico não é coletivo, publico é aquilo que pertence ao governo/estado), muitos socialistas discutem se a URSS, China etc... foram de fato experiências de socialismo real ou de capitalismo de estado.
Excelente. Entendo um pouco mais agora sobre este assunto. 👏🏾👏🏿👏🏽🚩
Para além das proposições de Losurdo ainda é necessária muita pesquisa sobre a China atual, as relações políticas, a classe trabalhadora e o modo como o capital opera na China pressionando internacionalmente o barateamento da mão de obra com diversas deformas trabalhistas
As horas de trab lá são absurdas.
@@tavmatano Japão também são.
Jones Manoel você é muito fera, sabe muito. Parabéns
Excelente vídeo do Jones! Obrigado Boitempo!
Que bacana esse vídeo! Excelente exposição!! Parabéns!
Pois é: qdo algo se torna polêmico, sem se encaixar exatamente nos conceitos pré existentes, significa q existem outras caixinhas para analisar. Q conceitos antigos têm q ser reavaliados e atualizados
Esse papo de: "elevar ao máximo as forças produtivas para depois libertar o povo da exploração", me lembra a fala de Delfim Netto durante a ditadura, quando falava sobre boom econômico da época: "É preciso fazer o bolo crescer para depois dividi-lo"
- A semelhança só aumenta quando constatamos que não foi nada dividido. Nem durante a ditadura, óbvio, e nem depois de tanto tempo da Revolução Chinesa... Enquanto, não perceberem que o Estado é um obstáculo idêntico ao capitalismo para a Revolução assistiremos novos déspotas se dizendo socialista e explorando o povo.
Perfeito!!!
Os dados de qualidade de vida da China batem no seu achismo com força...
compare como era a vida de um Chinês em 1949 e como é hoje, a China sai de país + pobre, país + arrasado do planeta para 2 potência mundial, e com projeção de passar os EUA a qualquer momento.
Em 2020 a China elimina a extrema pobreza em um país com 1,4 bi de pessoas, os EUA com 400 mi ainda tem 1% de sua população na extrema pobreza, dados de 2021 isso com os EUA dando auxilio por conta do COVID.
A realidade é dura e a verdade é que sim, o Chinês médio está sendo beneficiado, e muito, olha o aumento salarial na China, é simplesmente superior a todos países e a projeção é que logo mais a média salarial Chinesa alcance os países mais pobres da Europa como Espanha e Portugal, isso considerando que muito da população Chinesa é RURAL e a disparidade RURAL/URBANA é gigante em todos os lugares do mundo.
Se tem uma coisa que a China fez desde a revolução foi melhorar a vida do cidadão, não sei de onde você conclui que o povo Chinês está sofrendo igual sofria quando havia acabado de se livrar dos 100 anos de humilhação que precederam a revolução.
Mas a China erradicou a pobreza extrema, enquanto a ditadura brasileira só a fez aumentar
Excelente exposição!
Excelente aula!
Cabe perguntar: A China socializa os meios de produção colocando os proletários na direção das empresas?
Quem está no poder, os trabalhadores ou uma camarilla?
Essa é uma pergunta retórica, no fundo todos sabemos a resposta...
....mas podem ter certeza ...nenhum da burguesia está no poder ....veja o caso de Jack Ma que foi colocado no devido lugar ..foi convidado a se aposentar ou melhor sair da direção do AliBaba ....agr é apenas presidente do conselho mas não do executivo ....falou demais ...ele pode ser bilionário mas quem dá as cartas é o partido ...o Estado não é objeto de um punhado de bilionários ....que acham que o estado está para atender seus interesses ....e quem é do partido ...!? ...qualquer um do povo desde que tenha condições mínimas para fazer parte do partido ....qto as empresas dependente ....se for privado cabe a empresa decidir ...agr as estatais são geridos por funcionários de carreira ....
A China nem permite sindicatos. É o próprio estado que quer que o trabalhador seja explorado
@@abar351 ...da revista Istoé ....Edição nº 2709 17/12 "....Federação dos Sindicatos da China doa US$ 300 mil para ações das centrais brasileiras no combate à Covid...." ...informa-se melhor para não ficar escrevendo ...coisas sem sentido ....
@@betojye Tu é que te deves informar melhor e sair da tua bolha ideológica. A federação dos sindicatos da China pertence ao Partido Comunista Chines. É apenas um embrulho para justificar que existe uma estrutura sindical, mas não defende os trabalhadores mas sim o Estado comunista.
As estruturas sindicais existentes nos paises democráticos são estruturas que lutam pelos anseios dos trabalhadores e são INDEPENDENTES dos governos.
Acho sensacional a estratégia dos chineses. Todos os países que se fecharam para o mundo em seus projetos socialistas não foram capazes de evoluir de forma satisfatória. O socialismo depende de uma ampla participação econômica e não estamos em um momento aonde existem nações socialistas suficientes para permitir o amplo desenvolvimento desse sistema, então para sobreviver e se desenvolver, concessões são necessárias. Infelizmente países como Cuba não possuem o mesmo luxo porque é extremamente fácil para eles serem engolidos pelo capitalismo americano com as menores das concessões, porém com a inexistência de um mercado socialista mundial não resta nada ao país se não a pobreza. A China promete criar uma nação verdadeiramente socialista até 2050 (não tenho fontes pra essa afirmação), espero poder ver algumas consequências dessa realização no mundo
Concordo com cada letra escrita por você. O argumento de "tem bilionario é capitalismo sou um genio hahahaha" é extremamnte reducionista e nega toda realidade material do mundo hoje
Show de comentário.
Sim a China cria p socialismo a partir da exploração do trabalhador, é isso? Os fins justificam os meios?
Nunca houve até hoje verdadeiras nações socialistas. A União Soviética não chegou nem perto, era uma nação proto-socialista. E jamais pode ser considerada um fracasso, como quer a imprensa capitalista; durante 34 anos, cresceu a uma taxa média de 15% ao ano: 1930-1964.
@@robertoschmidlin7318 a URSS era um socialismo mascarado de socialismo, mas manteve os ideias capitalistas de Estado,competição , imperialismo e alienaçâo do trabalhador
Importante é saber que a China saiu da miséria em 50 anos e conseguiu dar qualidade de vida para 1,4 bilhões de chineses.
Enquanto no capitalismo há milhões de pessoas passando fome e morando nas ruas.
Só em manter o socialismo como horizonte teórico, é possível entender que o socialismo é processo.
Losurdo tem sua importância como autor. Mas algo que não é pq alguém é importante que automaticamente tudo que ele diz, fala ou faz se torna tese irrefutável. O que é usado para dizer que a Huawei é propriedade dos trabalhadores é o fato deles poderem comprar ações da empresa, o que não é nenhuma novidade chinesa, e podemos chamar a colgate de socialista tbm, pq ela faz o mesmo aqui no Brasil, essa e tantas outras empresas, usei essa como exemplo pq é uma empresa que conheço mais de perto. E mais, o poder de decisão dentro dessas empresas é tomado com base no tanto de ações que vc possuí, e quem tem mais ações dentro dessas empresas são multimilionários acionistas, que muitas vezes não sabem nem onde fica a empresa, isso vale pra supracitada chinesa tbm.
Você NÃO pode ter ações na Huawei se você não trabalhar lá
...Huawai é uma empresa privada ....com forte apoio estatal porque faz parte de setor estratégico para aquele país, desenvolvendo tecnologia de ponta ....
@@beicolaa9768 Uau, agora ficou bom
@@JoaoPedro-kb5dg só quem pode comprar ações na hauwei são os representantes chineses
Gustavo, chega aqui rapidão!
Muito bem!
Ótima análise e fica clara.as fontes utilizadas para chegar a este entendimento do processo Chinês
Ótimo vídeo Jones!
eu sou fã de Jones Manoel
Mandou bem !!
Esse vídeo foi postado agora mas gravado há um tempo, dá pra ver pelo comprimento do cabelo do Jones. Mas tem um vídeo deste ano ou final do ano passado, que ele faz esse debate sobre a visão de Losurdo e suas concordâncias e discordâncias com Domenico e com Elias Khalil Jabor. Acho que se chama "A China é imperialista?"
Saravá meus camaradas!
Tem gente, que se diz comunista que só acha que é Socialismo se der errado. Se der certo, é porque deixou de ser socialista.
Acho interessante fazer um vídeo sobre o crescimento no número de bilionários na China e como isso afeta o socialismo
Esqueça o socialismo, pois ele é economica e socialmente impossível. Para o socialismo existir a opressão e o combate às liberdades precisam vir juntos. Duvida? Só ver as experiências de tentativas que ocorreram/ocorrem pelo mundo. Nem a China pratica o socialismo idealizado por Marx e Engels. Os chineses aprenderam alguma coisa pelo menos com os erros dos soviéticos.
Porque não há socialismo
A China é sim a mais exitosa experiência socialista. Os erros da URSS, seja no campo econômico, seja no político, foram lidos com inteligência na China. O Vietnã tb é outra experiência socialista, com características razoavelmente parecidas com a China, mas traçado em um caminho próprio, sem copiar o vizinho.
A China já foi uma experiência socialista. O que resta hoje é um Estado capitalista e autoritário
@@joaopedroribeiro5849 não existe capitalismo sem Estado. Você não disse exatamente aquela ideia de que a China é "capitalismo de estado", mas se for esse o raciocínio, numa boa, essa ideia é uma furada. A grande questão da China é que não é o capital que define os rumos da economia, mas o próprio Estado, que detém o controle do sistema bancário e do setor produtivo. A iniciativa privada está presente, mas não dita as regras.
O que os escravos assalariados tem com isto? O que isto tem a ver com a abolição da atividade alienada cotidiana dos trabalhadores? Em que isto torna a vida diferente? Posso mudar agora para a China e ainda serei um robot que se guia pela recompensa em troca da autodeterminação.
Porra, excelente vídeo do Jones.
Você é foda !!
Beleza
Parabéns pelo vídeo
EXEMPLO HISTÓRICO
Em 2008, com a Crise Econômica que levou à quebra de grandes bancos nos EUA e Europa, ocorreu uma grande queda nas exportações dos produtos chineses. Para enfrentar essa queda nas exportações, a China se voltou para o seu mercado interno, deu inicio ao aumento de salários do trabalhador chineses, formando e fortalecendo uma classe média consumidora.
Hoje o trabalhador Chinês tem poder aquisitivo equivalente ao trabalhador dos EUA.
Enquanto isso, nos EUA, o trabalhador vem, dia-a-dia, perdendo poder de comora.
.
Fico, sem dúvida, com a visão não trotskista de Losurdo. Viva o socialismo chinês!
Sensacional!
Gostei do estilo do Jones. Me dá esse cabelo, cara!!!
A Huawei é dos trabalhadores?? Como assim?
Kkkkkk então.
Encontrei isso do site da Huawei: "Huawei is owned by our employees through an Employee Stock Ownership Program (ESOP) that has been in place since the beginning. No one can own a share without working at Huawei, and as of 2018 there were 96,768 shareholding employees. Our founder, Ren Zhengfei, owns a 1.14% stake in the company."
Tradução livre: Metade dos funcionários da Huawei tem ações da empresa e apenas funcionários dela podem ter ações dela. Só dão o exemplo que o fundador é dono de 1,14% da empresa.
Isso quer dizer que ela é dos trabalhadores? Não sei opinar.
@@miguelmondardo2741 agora veja quanto vale esse 1% do fundador..
Sim é uma coletiva pertencia todos os funcionários.
Não sabia da Huawei...
Jones, o Bolchefitness
Jones aparecendo mais na Boitempo, foda ou foda pra caralho?
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu diria q existe 3 elementos intocáveis:
1)Livre arbítrio
2)Lei de mercado
3)Lei da natureza
Se uma nação infringir tais leis,está fora da normalidade humana.
O que dizer do trabalho excessivamente explorador exercido por multinacionais que estão na China?
Capitalismo.
A diferença é que lá tem trabalho de carteira assinada.
Losurdo deveria ganhar o maior prêmio circense como o maior malabarista do mundo.
@@user-fc9se1mn6k ora, ora
Cara a China mudou muito nos últimos 10 anos. É o país com mais greves no mundo, resultado de uma classe trabalhadora altamente combativa e organizada. O resultado é a redução das jornadas de trabalho em um aumento real do salário médio de 200 a 280% nos últimos 10 anos
👏👏👏
Jones Manuel aponta vários tipos de propriedade na Chiba, aliás todas aquelas que reproduzem o capital, inclusive a tal de propriedade “coletiva dos trabalhadores”,. Porem, a propriedade social é a única que não existe na China e nem no horizonte do Jones Manuel e Domenico Losurdo.
✊🏿✊🏿❤
Fim da figura do MULTIMILIONÁRIOS e BILIONÁRIOS, da face do PLANETA
Se existe uma burguesia, não é socialismo. Se existem pessoas pobres e multimilionarios, não é socialismo.
transição, horizonte... processos muito lentos!
Concordo em tudo com Losurdo.
VEM NE NÓIS CHINA!
🚩❤💃
8:22 até pq, como afirmou Nietzsche: a história é cíclica, por isso precisamos dos bilionários, individualismo, etc... Para o surgimento do sentimento anti-concentração de renda e novamente, coletivista, como visto durante os incipientes conclaves cristãos e maoistas...
Grande Jones
Deng Xiaoping ao abrir a economia China expôs a população chinesa à exploração do capital? 08102021
O que um país precisa ter pra ser considerado Socialista? Quais os critérios?
Acho que o primeiro critério é que não surge da noite pro dia, mas é uma sociedade de transição, o que significa que cada uma passa por um processo histórico com regressões e progressões segundo características nacionais mas com o horizonte de socializar os meios de produção e afins
Um deles é a produção, a China não aboliu a produção de commodities e ainda por cima promove a colaboração de classe entre os seus trabalhadores.
Acabar com o mercado
Abolição da forma de produção capitalista, baseada na propriedade privada dos meios de produção, trabalho assalariado e na produção de mercadorias. Esse é o critério. Se o trabalho na China é assalariado, e se não são os próprios trabalhadores que se apropriam diretamente do fruto do seu trabalho, se eles produzem de maneira alienada (mercadoria), de onde se extrai excedente apropriado por terceiros (mais-valia), então o regime é obviamente capitalista, tão óbvio quanto o fato de que uma nação em que a força de trabalho seja escrava seja escravista. Imagina se alguém decidisse usar toda uma retórica vazia envolvendo algo como uma "transição" projetada em um futuro indeterminado pra afirmar que uma sociedade cheia de escravos fosse outra coisa que não escravista. Soa ridículo? Cretino? Absurdo? É assim que soa para mim quem quer afirmar que a China seja qualquer outra coisa que não capitalista.
Resumindo: o critério é a base material de produção (trabalhadores assalariados que produzem mercadorias), e não a superestrutura política (o fato de haver um partido com "comunista" no nome).
@@cosmodradek certeiro
A China tem se autoconstruido pragmaticamente. As análises são leituras, mas a leitura de Losurdo está correta.
Qual o livro que Losurdo aborda essa análise sobre a china?
Massa! Por mais vídeos assim.
#MaisJonesNaTVBoitempo
🌹
O socialismo deixou de uma forma de organização de base dos trabalhadores que não se constrangia com a abstração das fronteiras nacionais, que buscava a socialização dos meios de produção e distribuição diretamente pelos trabalhadores (a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores) pra virar um puta estado gigantesco que supostamente representa o trabalhador (o dispositivo da representação política e da alienação da decisão do trabalhador não é sequer debatido) que prioriza o desenvolvimento das forças produtivas e esquece das relações de produção, e que fica eternamente em transição para alguma coisa além de um capitalismo hiper racionalizado, burocratizado, sem gerência real das pessoas sobre o poder político e econômico. O capitalismo chinês é o mais alto desenvolvimento do capitalismo na história, e ironicamente se esconde por trás de uma bandeira vermelha e do nome do Socialismo.
Se informa pela CNN? A China é o país com maior representação popular na política, e também onde mais há greves.
Esse seu socialismo idealizado nunca existiu, sequer na URSS.
@@renato7184 É porque o socialismo não existiu na URSS. Exceto no curto período dos sovietes.
Por isso é preciso cada vez mais não falar em socialismo simplesmente, mas comunismo libertário ou especificar mais nossos termos para que não existam confusões acerca dos nossos projetos e dos deles.
@@vitoriauruba6821 nem no período dos sovietes, não esse socialismo platônico que você defende. Como que as forças produtivas iriam crescer como disse Marx nesse socialismo anarquista? A menos que você defenda uma forma de anarco-primitivismo, o que me parece ainda mais utópico dado o desenvolvimento da sociedade capitalista.
A China não se considera socialista, a bandeira vermelha simboliza o objetivo do partido de criar um socialismo que então permita o comunismo. As condições internas da China e do mundo atual não são tais que permitam que essa transição ocorra. Em um mundo capitalista imperialista não é simplesmente "vamos socializar os meios de produção e vai dar tudo certo" e, além do mais, o socialismo é necessariamente uma progressão do capitalismo industrial; não existem as condições necessárias pro socialismo em uma sociedade agrária tal como era a Rússia e a China, por isso o desenvolvimento do capitalismo na China não é uma estratégia anti-socialista. A China permite um capitalismo controlado para instaurar as condições necessárias para o socialismo sem ser esmagada pelo capitalismo mundial no processo. Essa estratégia é extremamente pragmática; o PCC não se importa com ortodoxia, ele se importa com os resultados.
....oxalá que mostrasse toda a "nata" do socialismo chinês degustando aquelas maravilhosas iguarias de rua...!!! Será que encaram ????
Legaliza 🌞🌿
Volta Jones cabeludo.
Cadê as indicações de leitura?
Salve Diogo, sobre esse tema, recomendamos essas três publicações:
📚MARGEM ESQUERDA #37: dossiê China contemporânea organizado por João Quartim de Moraes
☛ bit.ly/margem37
📚 COLONIALISMO E LUTA ANTICOLONIAL: desafios da revolução no século XXI, de Domenico Losurdo com apresentação e organização de Jones Manoel
☛ bit.ly/32NQPtx
📚 CHINA: o socialismo no século XXI, de Elias Jabbour e Alberto Gabrielle (no prelo)
☛ bit.ly/32NQPtx
📚 Adam Smith em Pequim, de Giovanni Arrighi
☛ bit.ly/32NQPtx
✊✊✊✊
Amém! rsrsrs
Socialismo com bilionários... que vulgarização de Marx, hein!
Estão bem melhores que o Brasil, onde o Estado Mínimo é aplicado aos pobres, enquanto os ricos são beneficiados pelo Estado Máximo (BNDES).
@@comunistadeplantao7969 você tem razão, viu! Aqui o Capitalismo rentístico é infinitamente mais selvagem do que lá, onde ao menos é comportado.
mas aí que tá é uma transição socialista. transição é a palavra chave
É só colocar a palavra "transição" que tá tudo certo pra eles. Vamo pegar todo país com grande intervenção estatal, impostos progressivos, capacidade de trabalhadores comprarem ações em empresas, e dizer que é uma transição. Sempre estamos nessa transição, ela nunca termina em nenhum país onde emerge. Disso vem acompanhado o abismo que colocam entre "Socialismo" e "Comunismo", algo jamais feito por Marx
@@hugoalves5274 mas a China tem uma planificação na economia de mercado deles com plano quinquenal e tudo. sem falar nas empresas estatais chaves que guiam a economia chinesa. não é tão simples haha
? "rauêi"... Fora esse pequeno erro, ótima difusão do conhecimento.
Importante/fundamental é o Partido Comunista Chinês não permitir que a burguesia de lá tome o poder. Baixar a bola dos Alibaba da vida é imprescindível para a manutenção dos ideais comunistas atualizados para os nossos tempos. Fundamental também é pensar a mudança da matriz energética e a ecologia como paradigmas a serem conquistados.
Defendendo uma ditadura?
seduzindo com essas lentes transitions
Porque não levamos bandeira da China para as manifestações?
A China é capitalista.
Como pode as pessoas aceitarem argumentos e proposições com tanta desonestidade intelectual, tanta distorção de maneira tão equivocada tomando como verdade ...
Huawei propriedade dos trabalhadores? Sério isso?
O Partido Comunista da China (PCCh) praticamente entrou em colapso após a morte de Mao Zedong em 1976. O PCC se tornou revisionista sob Deng Xiaoping, abandonando os princípios-chave do socialismo. A China que conhecemos hoje é um estado imperialista que se disfarça de socialista.
[...] Em 1976, quando a camarilha de Deng Xioping deu início ao seu golpe contra-revolucionário após a morte de Mao, a China naquele momento havia se desviado da estrada socialista para a estrada revisionista e capitalista. Como disse aqui em 'From Victory to Defeat' de Pao-yu Ching: [...]
@@panxd26 Pois é, bem por aí.
Mas ela é um cooperativa, não? Com o lucro sendo dividido entre os funcionários etc.
Só os funcionários da Huawei podem ter ações da empresa, isso faz parte do Projeto FaSinPat
Não tenho nemhuma admiração pela China e nem pela USA.
"Nós, o povo soviético"
a questão que não foi apontada é: quem detém o poder na china? a classe operaria que não é!
O estilo do homi
A China assume um papel principal na disputa global por matérias primas, fontes energéticas e mercados na defesa dos interesses de suas corporações. Se não é imperialismo, podem sugerir outro nome.
Lógico que é imperialismo, mas há quem esconda isso por pura conveniência.
Esqueci que socialismo se faz sem matéria prima e fontes energéticas e que a China está isolada no mundo ou não pode ter relações externas. A defesa é de interesse nacional, e o conceito disso não é imperialismo.
@@ivislima3153 Enquanto isso, os bilionários chineses estão passeando de carrinho italiano e os proletários sendo explorados pelas corporações estrangeiras nas fábricas.
@@panxd26 e onde isso torna um país imperialista? Acho que você esqueceu a estratégia e tática da china de desenvolvimento nacional, ou veio comentar sem nem ver o vídeo
@@ivislima3153 Você se esqueceu dos bilionários chineses? Tu acha que essa turma vai aceitar ser expropriada?
A China e' livro-texto fascismo.
Baita dum pelego esse sujeito.
Nunca ouvi tanta burrice na minha vida. Principalmente quando fala de usar a burguesia para desenvolvimento técnico/científico. Rapaz não é assim que isso funciona, o capital vai muito além de tudo isso. A parte do anti-colonialismo é top, mas você ta totalmente cego pro mais importante, a sociedade é totalmente desigual e neo-liberal. Moradia, educação e saúde é só pra quem tem grana.
Vai ser interessante nos próximos anos, esses últimos itens que você citou são justamente as “três montanhas” que o PCC está tomando como tarefa principal a superação. Sem falar que apesar da desigualdade (que a propósito já chegou no pico e tende a descer agora pelas estatísticas) é contrastada com os maiores esforços mundiais de eliminação da pobreza, eliminaram a extrema pobreza em 2020 e continuam trabalhando pra eliminar a pobreza geral.
@@jorgeamaro2686 dahora vota no pt no primeiro turno então
@@joaoboechat7637 ?
Capitalismo de estado e pleonasmo.
O termo Capitalista de Estado não me desse. Além de redundante, não vejo nenhuma contribuição teórica para categorias marxistas.
Concordo e discordo de Losurdo, é dialético. Compreendo, sim, a China como uma vibrante experiência socialista. E concordo que é a experiência mais avançada na elevação do conhecimento técnico e científico em diversas áreas, incluindo a produção, mas certamente outras experiências avançaram mais em outros quesitos. Como o avanço de Cuba sobre a questão LGBT, e o avanço da Coreia Popular em relação a moradia.
#VivaTaiwan
VIVA TAIWAN !!!!
Jones maravilhoso como sempre