Por que Moisés tem chifres (em pinturas e esculturas)?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 7 сен 2024
  • Sobre os chifres de Moisés que aparecem na arte desde a Idade Média, passando pelo Renascimento (como o Moisés de Michelangelo) e continuando até os dias de hoje.
    Referências:
    BERTMAN, Stephen. The antisemitic origin of Michelangelo's horned Moses. Shofar, p. 95-106, 2009.
    MELLINKOFF, Ruth. The horned Moses in medieval art and thought. Univ of California Press, 1970.
    MEDJUCK, Bena Elisha. Exodus 34: 29-35: Moses'" horns" in early Bible translations and interpretations. 1998. (Tese de doutorado citada. Acesso: escholarship.m...)
    🏰 Junte-se à Guilda:
    / @henriquecaldeira
    ⚗️ Curso: História da Alquimia:
    estranhahistor...

Комментарии • 481

  • @henriquecaldeira
    @henriquecaldeira  Год назад +56

    Referências, como sempre, na descrição do vídeo. :)

    • @alphasigmasezon8597
      @alphasigmasezon8597 10 месяцев назад

      A religião dos judeus vem da religião de Baal que era uma mistura de homem com bode - daí é que vem os chifres

    • @user-of2qs4il4t
      @user-of2qs4il4t 10 месяцев назад

      Alguns mediuns videntes veem dois feixes de luz emergindo da coroa mediunica, "visão astral da cabeça" de seres encarnados e mais espiritualizados , quando em transe ou oração. Moisés foi um médium de qualidades excepcionais, por isso foi assim retratado. A menção a chifres foi usada em outras divindades. Deuses simbolizados por forma de touro, por exemplo.
      A lenda de Teseu e o Minotauro é a saga do ser humano em luta para atingir a espiritualidade. Encontrar, reconhecer o ser divino no labirinto do ego humano. Esse encontro só pode ser conseguido com a ajuda da proteção de Ariadne (Adriana) que lhe possibilita o retorno do Astral através do "cordão de prata " que une corpo físico ao espiritualizado.
      Moisés veio de uma cultura hebraico egípcia, e no Egito já havia referências aos chifres de deuses.
      Porém houve, e ainda há, um deus magnânimo, que, por seu amor ❤ e mansuetude, foi retratado na forma de cordeiro (manso e pacífico). Esse Cordeiro de Deus é Jesus Cristo.
      ROSA CRUCIS E UMBANDA.

    • @alphasigmasezon8597
      @alphasigmasezon8597 10 месяцев назад

      @@user-of2qs4il4t Concordo . As religiões judaica, muçulmana, católica e cristã não passam de pagãs que existem até a atualidade

    • @sergiokronemberg816
      @sergiokronemberg816 8 месяцев назад

      No Salmo 132:17 também usa esse termo "qeren" para falar de Davi.
      "Ali farei brotar o (poder ou chifre) de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido."
      Faz um vídeo sobre se puder por favor

  • @Erwiton
    @Erwiton Год назад +97

    Os chifres nos tempos bíblicos significavam poder. Parabéns

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +42

      Sim, ainda nos tempos de Jerônimo carregavam esse simbolismo. Pode ter sido um fator que o influenciou a optar pela tradução etimológica.

    • @Sergiolrs2008
      @Sergiolrs2008 10 месяцев назад +10

      Também tinha lido sobre o simbolismo dos chifres, associado a poder e iluminação, nos tempos antigos.

    • @lino1678
      @lino1678 10 месяцев назад +2

      "tempos bíblicos" não...

    • @paulocezarsimonetti8164
      @paulocezarsimonetti8164 10 месяцев назад +3

      Ou sabedoria...🤔

    • @os8523
      @os8523 10 месяцев назад +10

      Um homem sem chifres é um pobre indefeso...

  • @OsKyCg
    @OsKyCg 10 месяцев назад +26

    Pobre de mim, que não consigo entender como alguém pode criar uma obra de tanta beleza e perfeição.

    • @rubens6877
      @rubens6877 10 месяцев назад

      Só comprar a TORAH judaica e terá a verdadeira escrita , verdadeiro texto ..

    • @xVOODxDOOMx
      @xVOODxDOOMx 10 месяцев назад +2

      @@rubens6877 ele esta falanndo da estatua rs

  • @rortegarcia
    @rortegarcia 11 месяцев назад +39

    Lá pelos 8/10 anos (hoje com 60) vi uma réplica na Galeria Prestes Maia, no centro de SP. Minha mãe me apresentou a figura e eu logo perguntei por esses chifres. Ela disse não saber. Obrigada pela revelação!

    • @SouAndersonDavid
      @SouAndersonDavid 11 месяцев назад +2

      Nossa que legal vc lembrar por tanto tempo, e legal sua mãe ter te levado la

    • @rortegarcia
      @rortegarcia 11 месяцев назад +9

      Tenho a sorte de ter memória boa e, sim, sorte que minha mãe ia ao centro uma vez ao mês e me carregava junto. Além de comprar coisas que não tínhamos no bairro, passeávamos por todos os cantos. Lembro bem que, entre os 7 e 8 anos, naquela fase de ler tudo, - que acontece a toda criança, - eu li “teatro mVnicipal” e foi quando eu soube que em língua antiga v e u tinham o valor de u. Se cruzávamos do centro velho ao novo pelo viaduto do Chá, voltávamos pra pegar o bus pela tal Galería Prestes Maia. Mais de uma vez fomos à 25 de março e, passeando, chegávamos até a praça da República, com parada nas lojas americanas para tomar um iogurte batido com leite e a recompensa na 7 de abril, logo na esquina, uma doceira que tinha drops de malta que eu amava! E os concertos de rock da São Bento?? Inesquecível!!! A gente passeava muito pelo centro e, mais tarde, adolescente, trabalhei como mensageira em uma cia. de seguros na São João e, como eu entregava no centro, só reforcei minhas lembranças da cidade. São Paulo é liiiiinda!!! Agora vivo longe, longe, mas nunca esqueço.

    • @didogarcia4020
      @didogarcia4020 10 месяцев назад

      Essa nao é a explicacao fidedigna ! As es rituras é quem revela suas passagens ! Nas escrituras a muito e sabido que chifres transmitem a ideia de poder ! No altar do templo tinha tbm u par de chifres. A cristandade com sua adoracao apostata foi sendo cegada no entendimento ao longo dos seculos pelo deus do sistema 2°Cor 4:4, pois sua origem nao vinha de um coracao sincero, surgiu dos apostatas anticristo dos dias apostolico 1°Jo 2:18, Paulo aliata alguns desses, Himeneu, Fileto, Alexandre e os super finos apostolos na co gregacao de Corinto ! Foi assim que surgiu o joio da qual Jesus falou, semente espalhada por satanas , é o falso cristianismo.

  • @erodocarmosilva5065
    @erodocarmosilva5065 10 месяцев назад +22

    É a primeira vez que ouço falar dessa relação entre resplandecer e chifres. Nunca passou, nem de longe na minha cabeça, que essas palavras estariam relacionadas

    • @michael.forkert
      @michael.forkert 10 месяцев назад

      _Sabe por quê? Porque esses camaradas estão a serviço da desinformação, fingem que têm mais “conhecimento” que a maioria e a maioria acredita, o que é muito ruim._

    • @eric_bentley
      @eric_bentley 3 месяца назад

      Mas é pq n estão mesmo.

  • @coach.nandalimamaia
    @coach.nandalimamaia 11 месяцев назад +365

    Tenho a sensação que o Moisés vai ser o último a saber do porque desenharam ele assim 😅

  • @renangoncalves8760
    @renangoncalves8760 10 месяцев назад +12

    Obrigado meu amigo, eu criei um personagem que tinha chifre e há alguns meses procurava uma maneira inovadora de explicar. Fico agradecido pelo seu trabalho ❤

  • @kaykysoares9152
    @kaykysoares9152 Год назад +23

    Pelo que estudei do assunto, chifre era uma imagem simbólica que representava poder. Em vários trechos da Bíblia, ouvimos dizer de visões de animais com vários chifres ou chifres de tamanhos descomunais, que podiam significar a autoridade ou poder de um reino, rei ou general. Pra exemplificar, aqui está a visão que o profeta Daniel teve, enquanto trabalhava na corte real no reinado de Belsazar (na verdade este era o príncipe-regente no lugar de Nabonido), na Babilônia:
    Durante o terceiro ano do reinado de Belsazar, eu, Daniel, tive outra visão, depois da primeira. Nessa visão eu estava na fortaleza de Susã, na província de Elão, em pé junto ao rio Ulai. Quando levantei os olhos, vi um carneiro com dois chifres compridos, em pé junto ao rio. Um dos chifres era mais comprido que o outro, embora tivesse crescido depois do outro. O carneiro dava chifradas em tudo em seu caminho para o oeste, para o norte e para o sul, e ninguém conseguia detê-lo nem ajudar suas vítimas. Ele fazia o que queria e se tornou muito poderoso. Enquanto eu observava, de repente um bode surgiu do oeste e atravessou a terra com tanta rapidez que nem sequer tocou o chão. Esse bode, que tinha um chifre enorme entre os olhos, foi na direção do carneiro de dois chifres que eu tinha visto em pé junto ao rio, e avançou sobre ele cheio de fúria. O bode atacou o carneiro furiosamente e o atingiu com um golpe que quebrou seus dois chifres. O carneiro ficou sem forças para resistir, e o bode o derrubou e o pisoteou. Ninguém foi capaz de livrar o carneiro do poder do bode. O bode se tornou muito poderoso, mas, no auge de seu poder, seu grande chifre foi quebrado. No lugar dele nasceram quatro chifres proeminentes, que apontavam para as quatro direções da terra. Então, de um dos chifres proeminentes surgiu um pequeno chifre, cujo poder se tornou muito grande. Estendeu-se para o sul e para o leste e em direção à terra gloriosa. Seu poder chegou aos céus, onde atacou o exército celestial, lançou à terra alguns do exército e algumas das estrelas e os pisoteou. Chegou a desafiar o Comandante do exército celestial ao suspender os sacrifícios diários oferecidos a ele e destruir seu templo. Ao exército celestial não foi permitido reagir a essa rebelião. Portanto, o sacrifício diário foi interrompido, e a verdade, derrotada. O chifre teve êxito em tudo que fez.
    Daniel 8:1‭-‬12
    A explicação dessa visão vem logo a seguir:
    Enquanto eu, Daniel, tentava entender o significado dessa visão, alguém que parecia um homem parou diante de mim. E ouvi uma voz humana vinda do rio Ulai gritar: “Gabriel, explique a este homem o significado da visão!”. Quando Gabriel se aproximou de onde eu estava, fiquei tão aterrorizado que me prostrei com o rosto no chão. Ele disse: “Filho de homem, você precisa entender que os acontecimentos da visão se referem ao tempo do fim”. Enquanto ele falava, desmaiei e caí com o rosto no chão. Gabriel me despertou com um toque e me ajudou a ficar em pé. Então ele disse: “Estou aqui para lhe contar o que acontecerá depois, no tempo da ira, pois aquilo que você viu se refere ao fim dos tempos. O carneiro com dois chifres representa os reis da Média e da Pérsia. O bode peludo representa o rei da Grécia, e o grande chifre entre os olhos dele representa o primeiro rei do império grego. Os quatro chifres proeminentes que apareceram no lugar do chifre grande mostram que o império grego se dividirá em quatro reinos, mas nenhum deles será tão grande quanto o primeiro. “No final de seu reinado, quando o pecado estiver no auge, subirá ao poder um rei feroz, mestre de intrigas. Ele se tornará muito forte, mas não por seu próprio poder. Causará terrível destruição e terá êxito em tudo que fizer. Destruirá líderes poderosos e devastará o povo santo. Será um mestre do engano e se tornará arrogante; destruirá muitos sem aviso. Chegará a enfrentar na batalha o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado, embora não por força humana. Então eu, Daniel, fiquei abatido e doente por vários dias. Depois, levantei-me e voltei a tratar dos negócios do rei, mas a visão me deixou muito perturbado e não consegui entendê-la.
    Daniel 8:15‭-‬25‭, ‬27
    Vemos que a profecia se cumpriu ao pé da letra.
    O chifre pequeno e arrogante, dito na visão, representa tanto o Império Selêucida quanto o rei Antíoco Epifânio IV, que atacou os judeus e causou a revolta dos Macabeus, onde os judeus conseguiram se livrar do domínio greco-persa de uma vez por todas e prosseguiu com a dinastia dos hasmoneus.
    Mas segundo a tradição cristã, esse último chifre também representa o Anti-Cristo, que invadirá a terra de Israel e atacará o povo judeu e o terceiro templo que ali será construído, no que será chamado de a Batalha do Armagedom, porém Jesus aparecerá nos últimos momentos e resolverá a situação, instaurando o período de paz eterna na Terra.
    Eu não creio na opção que os cristãos fizeram isso por terem preconceito com Moisés. Se assim fosse, nem sequer fariam artes sobre ele, não concordam!? E afinal, a fé cristã é baseada na história bíblica e seus personagens (99% dos heróis bíblicos são israelitas), portanto a pessoa poderia até ser antissemita, mas teria aceitar de bico fechado que Jesus, todos os apóstolos e os heróis bíblicos do antigo testamento eram judeus.
    Paulo mesmo, um judeu da tribo de Benjamim, costumava dar umas corrigidas nos novos cristãos que tinham esse antissemitismo presente em seu meio, vejam só a carta por ele aos novos cristãos romanos (OBS: gentio significa estrangeiro, de origem não semita):
    Então pergunto: Deus rejeitou seu povo, a nação de Israel? Claro que não! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão e membro da tribo de Benjamim. Não, Deus não rejeitou seu povo, que conheceu de antemão. Vocês sabem o que as Escrituras dizem a esse respeito? O profeta Elias se queixou a Deus sobre o povo de Israel, dizendo: “Senhor, eles mataram teus profetas e derrubaram teus altares. Sou o único que restou, e agora também procuram me matar”. E vocês se lembram da resposta de Deus? Ele disse: “Ainda tenho outros sete mil que jamais se prostraram diante de Baal”. O mesmo acontece hoje, pois uns poucos do povo de Israel permaneceram fiéis, escolhidos pela graça de Deus.
    Acaso o povo de Deus tropeçou e caiu sem possibilidade de se levantar? Claro que não! Foram desobedientes e, por isso, Deus tornou a salvação acessível aos gentios, para que seu próprio povo sentisse ciúme. Se os gentios foram enriquecidos porque os israelitas fracassaram ao rejeitar a salvação que Deus lhes oferece, imaginem como será maior a bênção para o mundo quando Israel for plenamente restaurado! Dirijo-me especialmente a vocês, gentios. E, uma vez que fui designado apóstolo aos gentios, enfatizo isso porque desejo que, de algum modo, o povo de Israel sinta ciúme e assim eu possa levar alguns deles à salvação. Pois, se a rejeição deles possibilitou que o resto do mundo se reconciliasse com Deus, a aceitação será ainda mais maravilhosa. Será vida para os que estavam mortos! Se a parte da massa entregue como oferta é santa, então toda ela é santa. E, se as raízes da árvore são santas, os ramos também o serão. Mas alguns desses ramos, alguns do povo de Israel, foram cortados. E vocês, gentios, que eram ramos de uma oliveira brava, foram enxertados na árvore. Agora, portanto, participam do alimento nutritivo que vem da raiz da oliveira especial de Deus. No entanto, não devem se orgulhar de terem sido enxertados no lugar dos ramos que foram cortados, pois é a raiz que sustenta o ramo, e não o contrário. Talvez digam: “Esses ramos foram cortados para abrir espaço para nós”. É verdade, mas lembrem-se de que esses ramos foram cortados porque não creram e que vocês estão ali porque creem. Portanto, não se orgulhem, mas temam o que poderia acontecer. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará vocês. Observem como Deus é, ao mesmo tempo, bondoso e severo. É severo com os que lhe desobedecem, mas é bondoso com vocês, desde que continuem a confiar em sua bondade. Mas, se deixarem de confiar, também serão cortados. E, se o povo de Israel abandonar sua incredulidade, será enxertado novamente, pois Deus tem poder para enxertá-los de volta na árvore. Vocês eram, por natureza, o ramo cortado de uma oliveira brava. Portanto, se Deus se mostrou disposto a fazer algo contrário à natureza ao enxertá-los em sua árvore cultivada, estará ainda mais disposto a enxertar os ramos naturais de volta na árvore da qual eles fazem parte. Irmãos, quero que vocês entendam este mistério para que não se orgulhem de si mesmos. Alguns do povo de Israel têm o coração endurecido, mas isso durará apenas até que o tempo dos gentios se complete. E assim todo o Israel será salvo. Como dizem as Escrituras: “O libertador virá de Sião e afastará Israel da impiedade. E esta é minha aliança com eles: eu removerei seus pecados”. Muitos do povo de Israel agora são inimigos das boas-novas, e isso beneficia vocês, gentios. No entanto, porque ele escolheu seus patriarcas, eles ainda são o povo que Deus ama. Pois as bênçãos de Deus e o seu chamado jamais podem ser anulados.
    Carta aos Romanos 11:1‭-‬5‭, ‬11‭-‬29
    Amigo, descobri seu canal a pouco tempo, venho vendo alguns vídeos e gosto do que vejo. Vou acabar por me inscrever nele, conteúdo de alta qualidade! Parabéns!

    • @suzanamenezes630
      @suzanamenezes630 11 месяцев назад

      Sensacional, parabéns pela explicação! Shalom!

    • @mofoxbr4660
      @mofoxbr4660 11 месяцев назад

      “Os dois chifres eram altos”, relata Daniel, “porém, um era mais alto do que o outro, e o mais alto é que subira depois”. (Daniel 8:3b) O chifre mais alto, que subiu mais tarde, retrata os persas, ao passo que o outro chifre representa os medos. No começo, os medos dominavam. Mas em 550 AC, Ciro, o governante da Pérsia, obteve uma vitória fácil sobre o rei medo, Astíages. Ciro combinou os costumes e as leis dos dois povos, uniu seus reinos e expandiu suas conquistas. A partir de então, o império tinha uma natureza dupla.
      sobre o estado de israel... O governo do Israel atual é uma democracia secular que oficialmente não afirma confiar no Deus da Bíblia. Será que os israelenses em 1948 deram o crédito a Jeová Deus pela formação do Estado de Israel? Não, eles não fizeram isso. Nem o nome de Deus nem sequer a palavra “Deus” foram mencionados no texto original da declaração. O livro Great Moments in Jewish History (Grandes Momentos da História Judaica) diz sobre o texto final: “Mesmo à 1 hora da tarde, quando o Conselho Nacional se reuniu, seus membros não conseguiam entrar num acordo sobre que palavras usar na declaração do estabelecimento do Estado. . . . Judeus conservadores queriam que fosse feita uma referência ao ‘Deus de Israel’. Os secularistas não concordaram. Ben-Gurion cedeu e decidiu que seria usada a palavra ‘Rocha’ em vez de ‘Deus’.”
      No ano 33 DC, a nação de Israel perdeu o direito de afirmar ser a nação escolhida de Deus quando rejeitou o Filho de Jeová, o Messias. O próprio Messias expressou isso da seguinte forma: “Jerusalém, Jerusalém, matadora dos profetas e apedrejadora dos que lhe são enviados . . . Eis que a vossa casa vos fica abandonada.” (Mateus 23:37, 38) Essa declaração de Jesus se cumpriu em 70 DC quando as legiões romanas destruíram Jerusalém e seu templo, e puseram fim ao sacerdócio. Mas o que aconteceria com o propósito de Deus de ter uma “propriedade especial dentre todos os outros povos, . . . um reino de sacerdotes e uma nação santa”? - Êxodo 19:5, 6.
      O apóstolo Pedro, ele mesmo um judeu natural, respondeu a essa pergunta numa carta escrita aos cristãos - tanto gentios como judeus. Ele escreveu: “Vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial’, . . . porque vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; vós éreis aqueles a quem não se mostrara misericórdia, mas agora sois os a quem se mostrou misericórdia.” - 1 Pedro 2:7-10. Paulo escreveu: “Não é judeu aquele que o é por fora, nem é circuncisão aquela que a é por fora, na carne. Mas judeu é aquele que o é no íntimo, e a sua circuncisão é a do coração, por espírito, e não por um código escrito. O louvor desse não vem de homens, mas de Deus.” - Romanos 2:28, 29.

    • @kaykysoares9152
      @kaykysoares9152 11 месяцев назад

      @@mofoxbr4660 Leia Romanos 11. Toda sua explicação sobre Deus ter rejeitado o povo de Israel vai por água abaixo com as palavras do próprio apóstolo Paulo.

    • @mofoxbr4660
      @mofoxbr4660 11 месяцев назад

      @@kaykysoares9152 Como falei este governo (ou reino) de Israel não é o que foi criado por Deus, mas foi criação de homens que não conhecem a Deus. No passado foi julgada por Deus e destruída 2 vezes, pelos babilônicos (em 607 AC) e pelos romanos (70 DC). Hoje, a república de Israel e os judeus naturais em toda a terra não afirmam fazer parte do pacto que Jeová disse que estabeleceria com a casa de Israel. (Jeremias 31:31-34) Mais de 19 séculos atrás, em 14 de nisã de 33 DC, na noite da Páscoa judaica, o Mediador desse pacto apresentou um copo de vinho aos seus fiéis apóstolos e fez o seguinte comentário: “Este copo significa o novo pacto em virtude do meu sangue, que há de ser derramado em vosso benefício.” (Lucas 22:20) Mas, depois de todo esse tempo, a república de Israel não reconhece Jesus Cristo como o Mediador do pacto predito na profecia de Jeremias.
      A respeito dos “primitivos pioneiros” que se fixaram na Palestina no despontar do século vinte, o autor israelense, Amos Elon, escreve em The Israelis: Founders and Sons (Os Israelenses: Fundadores e Filhos): “Alguns inevitavelmente racionalizaram sua ação por referirem-se a vínculos religiosos; porém, a maioria era decididamente de irreligiosos. Um ateu confesso declarou pouco depois de sua chegada, em 1907: ‘O que faço não é a vontade de Deus - pois não creio em Deus - mas simplesmente o que é correto, em sentido moral, e, na prática, absolutamente necessário.’”
      Saulo de Tarso, que teve o privilégio de se tornar o apóstolo cristão Paulo, fornece uma explicação. Por volta do ano 56 DC, ele dirigiu uma carta longa a “todos os que estão em Roma, como amados de Deus, chamados para serem santos”. (Romanos 1:1, 7) Nessa carta, Paulo identificava os considerados por Deus como israelitas verdadeiros - não israelitas quanto à carne, mas segundo o espírito. Paulo escreveu: "No entanto, não é que a palavra de Deus tenha falhado. Pois nem todos os que são descendentes de Israel são realmente “Israel”. Nem são todos eles filhos por serem descendência de Abraão; em vez disso: “O que será chamado sua descendência virá por meio de Isaque.” Quer dizer, os filhos na carne não são realmente os filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados a descendência...” - Romanos 9:6-9.
      Romanos 11:25-27 foi escrito depois das palavras de Gálatas 6:16, a respeito do “Israel de Deus”. Esse Israel é aquele com o qual foi feito o novo pacto por meio de Jesus Cristo, não por meio do profeta Moisés. Jesus foi o Mediador do Israel cristão, um Israel espiritual, que nasceu como nação no dia de Pentecostes de 33 DC, quando o espírito santo foi derramado sobre os judeus que aceitaram Jesus Cristo como Mediador do novo pacto.
      O apóstolo judeu Pedro estava presente nesta ocasião. Mais tarde ele escreveu “aos escolhidos segundo a presciência de Deus, e disse: ‘Vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial’... vós, outrora, não éreis povo, mas agora sois povo de Deus.” (1 Pedro 1:1, 2; 2:9, 10) Isto confirma, que o Israel, “todo” o qual há de ser “salvo”, não é a atual república dos israelenses, ou os israelitas naturais espalhados por todo o globo. “Todo o Israel” que havia de ser “salvo” era o Israel espiritual que nasceu em Pentecostes de 33 DC, por ser então gerado com o espírito de Deus. Era para este “Israel de Deus” que o Libertador prometido havia de vir.
      Portanto, a formação do atual Estado de Israel não foi predita na Bíblia, mas a formação da nação do Israel espiritual com certeza foi.
      Gálatas 3:8, 9. "Certa passagem das Escrituras, prevendo que Deus declararia justas a pessoas das nações por meio da fé, declarou com antecedência as boas novas a Abraão, dizendo: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas.” Portanto, os que têm fé são abençoados junto com Abraão, que tinha fé."(Gênesis 22:15-18)

    • @mofoxbr4660
      @mofoxbr4660 10 месяцев назад

      @@kaykysoares9152 preste atenção que Paulo fala a Cristãos romanos e não a Judeus "No entanto, se alguns dos ramos foram arrancados, e você, apesar de ser oliveira silvestre (gentio), foi enxertado entre eles e se tornou participante da riqueza da raiz da oliveira, não trate os ramos com arrogância. Se, porém, você os tratar com arrogância, lembre-se de que você não sustenta a raiz (Judeus naturais), mas a raiz o sustenta" (versiculo 17 e 18), ele afirma que a "raiz" havia sido um povo leal porem ao ser necessário "um enxerto" (Atos 15:14) não invalida "a raiz" ou seja, Moisés, Abrão e muitos outro são exemplos de fidelidade para o cristão.
      (note o 20 e 21 "Muito bem! Foram arrancados porque não tiveram fé, mas você está de pé pela fé. Não seja arrogante, mas tenha temor. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você."), isto aconteceu pois os líderes religiosos judaicos do primeiro século que maldosamente se opuseram a Jesus Cristo estavam pecando contra o espírito santo. Eles viam a operação do espírito de Deus em Jesus à medida que este fazia milagres que honravam a Jeová. Ainda assim, aqueles inimigos de Cristo atribuíram esse poder a Satanás, o Diabo.
      De acordo com Jesus, aqueles que dessa forma blasfemavam contra o espírito santo de Deus estavam na verdade cometendo um pecado que não seria perdoado neste ‘sistema de coisas nem no que viria’. - Mateus 12:22-32. Assim, Jesus declarou: “Quem blasfemar contra o espírito santo, nunca terá perdão, mas é culpado de pecado eterno.” - Marcos 3:20-29.
      (Romanos 11:25, 26) Com a expressão “todo o Israel”, Paulo se referia a todo o Israel espiritual - cristãos escolhidos por espírito santo. Ele estava dizendo que o fato de os judeus naturais não terem aceitado o Messias não impediria o cumprimento do propósito de Deus de ter uma ‘oliveira’ espiritual cheia de ramos produtivos. Isso está em harmonia com a ilustração de Jesus em que ele se compara a uma videira com ramos improdutivos que seriam cortados. Jesus disse: “Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o lavrador. Todo ramo em mim que não dá fruto, ele tira, e todo o que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto.” - João 15:1, 2.
      E finalmente... segundo Dan. 2:44 é o Reino de Deus que se deve buscar e não o dos homens (Mat 6:10)

  • @miguelfrazao8459
    @miguelfrazao8459 11 месяцев назад +19

    As diferentes religiões que o cristianismo é tributário têm muitos ramos e galhos, muitos já perdidos vindo por tradição oral de muito antes da escrita. É uma área de conhecimento fascinante e desafiadora que tenta entender o que significava muitas representações para povos extintos há milênios. Muito legal esse vídeo.

    • @Dandelmafu
      @Dandelmafu 10 месяцев назад

      povos extintos ha milenios?q eu saiba os hebreus(judeus),estao ai na terra vivao ate hj kkkk,baruch Hashem

  • @antoniomarioaraujodaponte720
    @antoniomarioaraujodaponte720 Год назад +12

    Uma perfeita explicação. Confesso que já havia visto as imagens de Moisés, mas, se houvesse buscado uma explicação para tal não teria uma visão tão completa e abrangente quanto a sua explanação. Excelente vídeo. Parabéns!. Abraço cordial. Salve Maria!.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +1

      Muito obrigado, Antônio! Que bom que acrescentou. Grande abraço!

  • @ej7349
    @ej7349 21 день назад +1

    Ou seja São Jerônimo sabia que o que ele escreveu não era ''exatamente'' o que ele estava escrevendo, mas mesmo assim o fez. Isso nos demonstras algumas coisa implícitas, tais como, a verdadeira intenção de distorcer a mensagens verdadeira ou , pelo menos, induzir o leitor a pensar diferentemente do seria ''real''. (Minha humildade opinião).
    Por isso é de EXTREMA necessidade que SEMPRE façamos pesquisas antes de sair por ai repetindo tudo o que lemos ou escutamos.
    Obrigado pelo vídeo meu amigo!

  • @danieldacosta8403
    @danieldacosta8403 11 месяцев назад +24

    Creio que uma explicação histórica do significado dos chifres esclareça muita coisa. Em toda a história da humanidade, e das religiões, chifres se relacionam a ter poder e autoridade. Com o passar do tempo, por inversão de sentido, a cultura popular elabora a ideia de chifre como sinônimo de fraqueza, incapacidade. Daí a ideia popular do marido traído e inerte significada pelos chifres.

    • @michael.forkert
      @michael.forkert 10 месяцев назад

      _Chifre e Tridente, é coisa do…tinhoso._ _O Catolicismo Romano Germânico é Anti-Cristo. Catolicismo Romano Germânico seus Derivados como: Protestantismo, Evangelismo, Jacobinismo, Anglicanismo, Luteranismo, etc. Quem criou a Doutrina chamada Catolicismo foram os Monarcas do dito Sacro Império Romano-Germânico que dominou a Europa e Oriente Médio por mais de um milênio. Quem criou a Doutrina chamada Cristianismo foi Jesus Cristo, doutrina cujo nome deriva do nome dele. Os Apóstolos Pedro e Paulo foram ambos decapitados em Roma._ _A Doutrina Católica não tem nada a ver com a Doutrina de Cristo. É só comparar as duas e constatar._

    • @michael.forkert
      @michael.forkert 10 месяцев назад

      Chifre de Luz, é chifre de Lúcifer.

    • @michael.forkert
      @michael.forkert 10 месяцев назад

      _Sua explicação será que é a certa e verdadeira? Além disso, quem traduziu a Bíblia para o Latim, traduziu da maneira verdadeira e fidedigna? Veja na Doutrina de Cristo em Apocalipse 3:9 o que Cristo diz a respeito_

    • @michael.forkert
      @michael.forkert 10 месяцев назад

      _Moises foi coroado de Glória _*_POR QUEM(?)_*_ e ainda por cima com chifres! Conta outra, que essa não colocou!_

    • @danieldacosta8403
      @danieldacosta8403 10 месяцев назад +3

      @@michael.forkert vc não assistiu ao vídeo? Não viu que se trata de questão de nuance hermenêutica? Não sabe que toda tradução é uma interpretação? Ou vc acha que os israelitas bíblicos, Jesus e os apóstolos falavam Português? Vc não lê a Bíblia. Vc lê uma tradução em português e que é, por sua vez, uma interpretação do João Ferreira de Almeida. Para entender alguma coisa, precisa se desarmar e ouvir para aprender.

  • @claudio2874
    @claudio2874 Год назад +23

    Excelente vídeo Henrique!. Não sabia disso e aprendi mais uma. Assistir pelo menos um vídeo seu por dia e com certeza a minha mente também se tornará mais "resplandecente". Já dos chifres eu não vou fazer muita questão, ok? rs rs

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +7

      Haha, valeu, Claudio! Vi que deixou comentário até no primeiro vídeo do canal. Valeu demais! Grande abraço.

  • @alangama9202
    @alangama9202 Год назад +11

    Vc é historiador muito bom, e narrador ótimo

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +2

      Muito obrigado, Alan! :)

    • @AnaC7737
      @AnaC7737 11 месяцев назад +1

      Sim, ótimo narrador. Conheço um ótimo historiador mas a oratória dele é frustrante.

  • @geraldinobarros4225
    @geraldinobarros4225 10 месяцев назад +2

    Excelente.
    A arte da escultura congela as três dimensões no tempo e no espaço, é uma forma de registro do conhecimento que se liga a outras áreas, sem as quais não seria possível o relato da história da humanidade.

  • @lucasgomes4263
    @lucasgomes4263 7 месяцев назад +3

    "seu chifre é tão resplandescente que deixou meu coração alegre

  • @antoniorossini
    @antoniorossini 10 месяцев назад +8

    Obrigado pela explicação. Desde que tinha visto a maravilhosa escultura na Basílica de São Pedro, fiquei me perguntando. Eu acabei por imaginar que fosse devido ao Moisés ter iniciado a era astrológica de Áries (carneiro).

  • @Max_August
    @Max_August 10 месяцев назад +6

    Imaginem se aquele pastor que leu “adultEra” no lugar de “AdUltera” e convenceu o marido a deixar a esposa ter relação com ele lendo isso? O cara ia inventar coisas cabulosas

  • @ProfGilRodrigues
    @ProfGilRodrigues Год назад +10

    Muito bem explicado. Obrigado!

  • @andret.9412
    @andret.9412 Год назад +4

    Muito interessante esse assunto, tempos atrás eu havia pesquisado sobre esse assunto, mas achei poucas coisas. Já aqui, encontrei de fontes até iluminuras. Sempre relacionei os chifres de Moisés com sabedoria, mas vejo que a origem era outra, a comparação de chifres com coroa foi excelente. Obrigado pelo conteúdo.

  • @mariadasdores3997
    @mariadasdores3997 Год назад +3

    Maravilhoso vídeo! As ilustrações com obras de arte acaba sendo uma rápida visita aos Museus.

  • @celliusctba
    @celliusctba 2 месяца назад +1

    Poder, autoridade, domínio, simbologia totalmente comum na época. Só olhar o simbolismo dos chifres em Daniel, Apocalipse, etc.

  • @michael.forkert
    @michael.forkert 10 месяцев назад +8

    _Até certa idade eu ainda acreditava que Michelângelo tinha esculpido essas maravilhas de um bloco só. hoje tá cada vez mais difícil._

  • @ronaldodias9993
    @ronaldodias9993 11 месяцев назад +3

    Excelente.
    Sou um apaixonado elas escrituras...
    Mais uma peça do quebra-cabeça existencial, encaixada com perfeição.
    Deus te abençoe.
    Parabéns

  • @patrickalves8833
    @patrickalves8833 4 месяца назад

    Um ano depois estou aqui de novo no vídeo que me trouxe até o teu canal. Já maratonei tudo e tô dando uma reciclada em alguns conteúdos. Licença aí, patrão 👍

  • @mariaangela7414
    @mariaangela7414 10 месяцев назад +1

    ❤ explicação interessante meditemos que Deus nos dê a sabedoria amém.

  • @fernandoseixas4841
    @fernandoseixas4841 10 месяцев назад +1

    Parabéns ótima explicação.
    Mas só pra simplificar chifre nas escrituras está intimamente ligado a poder.
    Nesse momento Moisés representava Deus com grande demonstração de poder é habistrato.
    Só pra finalizar Jesus e representado nas escrituras como nosso chifre de salvação.

  • @SilvanaVani
    @SilvanaVani Год назад +3

    Excelente canal. Muito obrigada pelos esclarecimentos.

  • @EduardoJose-dr1hj
    @EduardoJose-dr1hj 10 месяцев назад +30

    Deus só descreveu 9 mandamentos, Moisés adicionou "não desejar a mulher do próximo" 😂😂😂

  • @mundozera2023ribeiro
    @mundozera2023ribeiro 4 месяца назад

    E só observar como a sociedade constrói estereótipos hoje para entender como comportamentos em embate rotulam pessoas, no passado e no presente. Os modus operandis dos seres humanos são reconfigurados pelo avanço técnico, mas, na essência continua com seus resquícios.

  • @paulorrmorais3697
    @paulorrmorais3697 Год назад +3

    Excelente meu jovem!!!!

  • @adrianebarroso4090
    @adrianebarroso4090 Год назад +3

    Interessante.
    Vc narra muito bem.

  • @gianenascimento5951
    @gianenascimento5951 Год назад +3

    Conhecimento Maravilhoso.

  • @dom.possiveis
    @dom.possiveis Год назад +3

    Cara, que trabalho incrível!

  • @filipepucci
    @filipepucci 10 месяцев назад +1

    O seu canal é um dos melhores! Parabéns! Continue

  • @ligiamoregula6392
    @ligiamoregula6392 6 месяцев назад

    Com seu vídeo, chego a conclusão do quanto se perdeu dos textos sagrados originais em hebraico na criação de versões em outros idiomas, como é o caso da Vulgata ou Septuaginta e como aspectos teológicos podem ser incluídos ou alterados de acordo com os propósitos de cada uma das versões, registrando aspectos da história da humanidade e da evolução do Cristianismo. Parabéns pelo canal. Gosto bastante dos vídeos!!

  • @silviarocha1395
    @silviarocha1395 Год назад +2

    Este canal foi um verdadeiro e grande achado nesta minha jornada no RUclips. 👏👏👏👏

  • @monicaoliveira8873
    @monicaoliveira8873 Год назад +1

    Excelente explicação, Henrique. 👏👏👏👏

  • @anapaulageraldodejesus7390
    @anapaulageraldodejesus7390 10 месяцев назад

    Obrigada pelo esclarecimento, Deus nos ilumine !

  • @Santos.Sarmento
    @Santos.Sarmento 10 месяцев назад

    Excelentes pesquisa e explicação.
    Realmente segundo as interpretações analíticas dos estudos da KGV (King James Version, ou Versão do Rei James da Bíblia) a palavra no hebraico “qaram” (קראן) é um verbo que deriva do substantivo “qerem” (רוצה) que significa chifre, e pode ter o significado figurativo de “brilhar”, de “faiscar”, de raios que emananam como você bem aponta no sentido de “cornuta” como resplandecer dado por Gerônimo de Estridão para a glorificação de Moisés no contato com Deus. A “mitra” dos bispos tem essa função representativa simbólica.
    Mas de fato com uma acepção literal do termo fica fácil entender a confusão etimológica que acabou representada de forma exagerada em obras como a “La Somme le Roi” (c. 1300) que você mostra em em 5:26, ou da “Sílleria de Coro” da Catedral de São Salvador de Oviedo, em 6:27.
    Parabéns.

  • @rafaelrosa4631
    @rafaelrosa4631 10 месяцев назад +1

    Muita obrigado

  • @alfredofernandes3640
    @alfredofernandes3640 10 месяцев назад

    A equipe de produçao do filme Os Dez Mandamentos de Cecil B de Mile deu uma explicaçao exclarecedora quando lançou o filme com Charlton Heston, sobre os "chifres" de Moises.

  • @juneartenova1260
    @juneartenova1260 10 месяцев назад +1

    AMEI o vídeo ❤ acho que vc arranjou uma nova fã! 😅

  • @gilbertogilberto4588
    @gilbertogilberto4588 10 месяцев назад

    😢 excelente explicação , parabéns por ter pesquisado ,e buscado a verdade, agradeço a , Deus por eu ser Cristão,

  • @denerjool
    @denerjool 4 месяца назад

    O shakara coronário e a ponte de ligação com outro lado e fica exat no topo da cabeça, esse chakaa estava totalmente ativo q poderia ser visto fisicamente

  • @ruiraiol8643
    @ruiraiol8643 5 месяцев назад

    Também lembro que o chifre simboliza poder, na Escritura, que bem se aplica ao contexto do Sinai.

  • @idc5804
    @idc5804 Год назад +1

    melhor vídeo até agora!

  • @nelson_alves
    @nelson_alves 10 месяцев назад +2

    E quantas outras coisas foram traduzidas fielmente e estão sendo confundidas pelo POVO DA TERRA PRANA?

  • @fernandolourenzo6269
    @fernandolourenzo6269 Год назад +1

    Parabéns mestre.
    Ótimo trabalho.

  • @mendesbeth25
    @mendesbeth25 10 месяцев назад

    Amei os esclarecimentos. Obrigada. Cornuta significa poder.

  • @ian_sch
    @ian_sch 11 месяцев назад +1

    4:55 por isso que a Bíblia não deve ser lida a esmo, sem orientação e estudo aprofundado, caso contrário surgem ai dezenas de "testemunhos de jeová" da vida com interpretações bizarras dos textos sagrados

  • @AfranioBilkenvich
    @AfranioBilkenvich 10 месяцев назад

    Eita... eu só assisto esse canal pq apaixonei no apresentador haha tô ficando mais inteligente por causa de um crush...

  • @Qliphirot
    @Qliphirot Год назад +2

    Muito bom.
    Ainda nesse tema de traduções de Jeronimo, você poderia falar também sobre a tradução em que ele coloca a palavra Lucifer se não me engano na passagem sobre o Rei de Tiro em Isaías. Isso acabou levando a criação de um novo ser no cristianismo.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +3

      Ótimo tema mesmo. Já esteve bem na ponta da fila dos vídeos (já tinha até feito uma thumbnail pra um vídeo sobre São Lúcifer). Vou ver se retomo!

    • @Qliphirot
      @Qliphirot Год назад

      @@henriquecaldeira Boa, é muito interessante porque essa palavra é usada em várias passagens, principalmente se referindo a Jesus Cristo.

    • @mofoxbr4660
      @mofoxbr4660 11 месяцев назад

      Designação descritiva aplicada ao “rei de Babilônia”. (Is 14:4, 12) A expressão hebraica assim traduzida ( “astro brilhante”, MC, So) provém duma raiz que significa “brilhar”. (Jó 29:3) A tradução “Lúcifer” (Fi, BMD) deriva da Vulgata latina.
      O “brilhante” é representado como dizendo no seu coração: “Enaltecerei o meu trono acima das estrelas de Deus e assentar-me-ei no monte de reunião.” (Is 14:13) A evidência bíblica aponta para o monte Sião como sendo o “monte de reunião”. Assim, visto que estrelas podem referir-se a reis (Núm 24:17; Re 22:16), as “estrelas de Deus” devem ser os reis da linhagem Davídica que governavam desde o monte Sião. O “rei de Babilônia” (a dinastia dos reis babilônicos), refletindo a atitude de Satanás, o deus deste sistema de coisas, indicava sua ambição de elevar seu trono “acima das estrelas de Deus” por desejar tornar os reis da linhagem de Davi simples vassalos seus, e, por fim, destroná-los. Como estrelas que lançam luz, o “rei de Babilônia” brilhava reluzentemente no mundo antigo e podia ser chamado de “brilhante”.

  • @Shuriloss
    @Shuriloss Год назад +1

    Ótimo vídeo meu camarada

  • @luzd3502
    @luzd3502 4 месяца назад

    Muito interessante, obrigada !

  • @user-fi9fl1qv8u
    @user-fi9fl1qv8u 10 месяцев назад

    Creio que a interpretação do significado de RESPLANDESCÊNCIA da luz da conexão com Deus seja a mais adequada, entretanto os cornos simbolizando sabedoria e não algo maligno foi muito bem colocado. Prova também o trabalho de pesquisa de Michelangelo Buonarroti que antecedeu a escultura em si, algo fascinante por parte desse escultor, arquiteto, desenhista e pintor do Quinhentismo.

  • @hitlertentounossalvar
    @hitlertentounossalvar 10 месяцев назад +1

    Moisés padeceu dos mesmos problemas que caminhoneiros e marinheiros…
    E policiais que trabalham a noite também!
    Também quarenta anos fora de casa não podia terminar de outra forma!!

  • @BrontopsBaruq
    @BrontopsBaruq Год назад +3

    Muito bom seu canal.
    Vc pretende falar da Era Axial? O David Graeber, em seu livro Dívida, tem uma teoria interessante sobre uma explicação possível sobre a conjuntura dos acontecimentos q permitiram a Era Axial e a espiritualidade do período... Me pareceu factível mas gostaria de ouvir outras opiniões.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +3

      Obrigado! No momento, não tenho planos pra falar sobre esse tema. Mas não está longe do meu campo de interesse (e, consequentemente, do canal)...

  • @leonardo_pandaboff
    @leonardo_pandaboff 10 месяцев назад +5

    Seria muito maneiro se Moisés tivesse adquirido chifres sagrados de verdade

  • @guilhermedavila1847
    @guilhermedavila1847 10 месяцев назад

    Muito obrigado pela explicação.

  • @bhendonqueiroz1978
    @bhendonqueiroz1978 Год назад +2

    C podia fazer um vídeo inteiro só sobre chifres

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +1

      Haha, não seria má ideia... Deixei muita coisa de fora do vídeo, principalmente sobre o significado dos chifres no tempo de Jerônimo. Quem sabe eu trago isso em um vídeo "bônus".

  • @bemmequerartes
    @bemmequerartes 10 месяцев назад

    Os "chifres" são raios de luz , ligando Moisés a Deus. Miguelangelo era um artista além do seu tempo. Existem obras partes polidas e outras rústicas, já que eram em pedra. Sua obra Davi, em mármore de Carrara, tem deformidades, a mão é grande para o corpo. Em Pietá, Nossa Senhora e jovem e Cristo pequeno. São interpretações do artista.

  • @joaolenon5525
    @joaolenon5525 Год назад +2

    Essa escultura eu já tinha visto, só não sabia que era de Moisés.... ela me remete a algum ser mitológico.... será que não foi essa a idéia dessa representação, tirá-lo do contexto humano ?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +5

      Realmente, é interessante que há várias outras figuras chifradas que aparecem na arte renascentista, vindas dos mitos greco-romanos, como os sátiros, por exemplo. Mas essa "desumanização" seria positiva ou negativa? Para divinizar ou demonizar? É importante dizer que essa estátua adornava o túmulo do papa Júlio II, por isso não me convence tanto a ideia de que os chifres tivessem uma conotação pejorativa. Mas...

  • @Gan1medes
    @Gan1medes 4 месяца назад

    Uma prova de como os textos podem ser interpretados de formas diferentes e como isso pode ser perigoso.

  • @washingtongeraldodeoliveir8338
    @washingtongeraldodeoliveir8338 10 месяцев назад

    A questão da Vulgata é que São Jerônimo fez a sua tradução para o latim mais simples possível, para ser lida por todo e qualquer um que fosse, minimamente, alfabetizado.
    O próprio nome da tradução indica isso, ou seja, foi uma tradução para o vulgo; daí, o nome Vulgata.
    No caso, qualquer abstração linguística foi suprimida para se retratar a realidade de forma mais simples e daí, ocorreram casos como esse que foi relatado; entretanto, Jerônimo deixa clara sua intenção nas suas explicações ao texto, em outros escritos que são amplamente acessíveis nos dias atuais.
    O caso não reflete uma incoerência, mas sim uma opção por um estilo mais simples, diria, até simplório, de escrita e isso fica muito evidente pelo largo uso de preposições, o que reflete um latim próprio das massas.
    Eu estudo latim e tenho a Vulgata no original latino, mas pouco a uso para meus estudos, porquanto, é um texto com essa linguagem pouco profunda.

  • @alpandrade
    @alpandrade Год назад +1

    Mais um ótimo e instrutivo vídeo. 👍

  • @francinesux
    @francinesux 9 месяцев назад

    muito massa. faça mais vídeos relacionados a arte, por favor

  • @mariainesnogueira1844
    @mariainesnogueira1844 Год назад

    Muito procedente sua explicação.Adorei!

  • @VonGreen
    @VonGreen 11 месяцев назад

    Cara, pelo amor de Deus, faz um vídeo falando por que que os padres podiam se casar no passado, e por que pararam de poder. Seria fantástico você poder trazer uma luz sobre as questões envolvendo essa parte da história da igreja católica que quase ninguém sabe.

    • @cidasantos1229
      @cidasantos1229 10 месяцев назад

      A causa da proibição é financeira/econômica. Para que o patrimônio da igreja não corres e risco de ser reivindicado por famílias

  • @fredericopereirapereira8178
    @fredericopereirapereira8178 10 месяцев назад

    o interessante também é a trindade quando se fala que o judaísmo só foi se tornar monoteísta no século 2 antes de cristo parece estranho mas quando você vê a história do templo de bel em palmira e a história da trindade do espírito santo e o pai e vê Baal, Yarhibol e Aglibol a chamada tríade de Palmira é fácil ver a influência lembrando que essa tríade já remonta a babilônia

  • @brunoreis4203
    @brunoreis4203 10 месяцев назад

    Esse canal é bom pra caralho

  • @marciabritto2113
    @marciabritto2113 Год назад

    Feixes de luz
    excelente video. muito grata

  • @LuizPortella
    @LuizPortella 10 месяцев назад

    Não seria os fachos de luz fazendo alusão a chifres, mas fachos de luz exatamente... na pintura há a possibilidade, na escultura o recurso foi aquele.

  • @silvaniamedeiros2816
    @silvaniamedeiros2816 10 месяцев назад

    Perfeita explicação👏

  • @Jesamari293
    @Jesamari293 10 месяцев назад

    Para os egípcios, e Moisés tinha uma grande parte de sua cultura egípcia, chifres representa resplendor ou cheio de poder..... Como ele desceu cheio de poder, para explicar isso ele colocou que como (queren( grande poder)....

  • @thiersvaltersilvaalmeida4201
    @thiersvaltersilvaalmeida4201 10 месяцев назад

    Muito bom!!!!!! A sua explanação.

  • @tirzasathler3163
    @tirzasathler3163 Год назад

    Excelente video! Estou maratonando o canal! ❤

  • @09saraiva
    @09saraiva Год назад +3

    Mais um ótimo vídeo, parabéns!

  • @franciscoferreiracarmo4397
    @franciscoferreiracarmo4397 10 месяцев назад

    Parabéns! Muito bom vídeo. Obrigado

  • @samuelsamuca9052
    @samuelsamuca9052 10 месяцев назад +1

    seria uma ótima pergunta para o grande Rolando Lero......🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • @jarbassantos4298
    @jarbassantos4298 10 месяцев назад

    Parabéns pela explicação

  • @Fellicite
    @Fellicite Год назад +5

    Muito interessante, Henrique! e concordo com você essas referências sobre anti-semitismo e a questão judaica no geral. Ótimo conteúdo!

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 5 месяцев назад

    Estranha História,obrigado mais uma vez por postar.

  • @maxziemer8644
    @maxziemer8644 10 месяцев назад +2

    Quando eu estava na sétima série, perguntei para a professora de história o que seria aquilo na cabeça da estátua de Moisés ..ela ficou intrigada e disse que talvez fosse uma tiara

  • @elianejatoba6980
    @elianejatoba6980 Год назад +1

    Boa noite! Excelente vídeo, obrigada por ele. Uma curiosidade que pesquisei e não consegui encontrar resposta satisfatória. Por que a caveira nas imagens de São Jerônimo?

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +2

      Olá, Eliane! Muito bem observado. Vou te responder em vídeo em breve.

    • @henriquecaldeira
      @henriquecaldeira  Год назад +3

      Demorou mas saiu: ruclips.net/video/y5cG0C992iA/видео.html 🙂

  • @DanielEkizian
    @DanielEkizian 10 месяцев назад

    brincadeiras a parte, o conteudo do canal é ótimo! Ta de parabens!to indicando pra galera ...

  • @paulovictoralmeida3716
    @paulovictoralmeida3716 11 месяцев назад

    Ganhou um fã,meu amigo!👏👏👏

  • @marisawilderodriguespinto5758
    @marisawilderodriguespinto5758 10 месяцев назад

    Ninguém pensou que poderiam ser "antenas" ou "fones de ouvido" ou qualquer outro equipamento técnico de comunicação com Yaveh? As tábuas também eram Tablets luminosos assim como os nossos Tablets de hoje. Bem simples!

  • @mauriciomartinsdocarmo2716
    @mauriciomartinsdocarmo2716 Год назад +1

    Obrigado

  • @luciasol9207
    @luciasol9207 11 месяцев назад

    Excelente, Professor!

  • @mofoxbr4660
    @mofoxbr4660 11 месяцев назад

    2ª Cor 3: 7 explica bem "Ora, se o código que ministra a morte e que foi gravado com letras em pedras veio com tal glória que os filhos de Israel não podiam olhar para o rosto de Moisés por causa da glória do seu rosto, glória que seria eliminada," A palavra hebraica traduzida “tinha chifres” tem também o significado de ‘emitir raios’ ou ‘resplandecer’.
    De acordo com o Theological Wordbook of the Old Testament (Manual Teológico de Termos do Antigo Testamento), a palavra “denota o formato de chifre(s) em vez de a substância”. E, quando encarados pictoricamente, raios de luz realmente assemelham-se a chifres.
    A aparência do diabo com chifres foi após influencia externa dos povos vizinhos, como os sátiros da Grécia, na bíblia ele era retratado como um dos mais belos anjos (em aparência)

  • @luisnolasco8685
    @luisnolasco8685 10 месяцев назад

    Chifre simbolo sabedoria iluminado.....o divino....

  • @cristinaantunes1901
    @cristinaantunes1901 10 месяцев назад

    Importante

  • @mveronicavieiramoreira3591
    @mveronicavieiramoreira3591 10 месяцев назад

    Antenas luminosas, resplandecente.

  • @DRUIMAINICH
    @DRUIMAINICH 10 месяцев назад

    Esse mineiro é ótimo. Vai fazer uma carreira brilhantes. Será que é krenti protestante?

  • @josdesouza
    @josdesouza 10 месяцев назад

    Porque em vez de "comparecer", ele só queria saber de ficar subindo em morro. Dona Zípora não deixou por menos.

  • @mveronicavieiramoreira3591
    @mveronicavieiramoreira3591 10 месяцев назад +1

    Eu pensava que era por causa dos povos politeístas que enfeitavam seus "deuses" com símbolos e significados sobrenaturais de poder.

  • @joseeduardoribeiromarques7535
    @joseeduardoribeiromarques7535 11 месяцев назад +1

    Parabéns 👍

  • @gallesarquie4656
    @gallesarquie4656 10 месяцев назад

    Parabéns

  • @antoniocarlosgomesfernedag1637
    @antoniocarlosgomesfernedag1637 4 месяца назад

    Já parou pra pensar: de onde vem a ligação etimológica entre as palavras "resplandecer/brilhar" com a palavra "chifre"??
    O mito de Saturno explica isso....