Professor, o que nos ensina além de tudo, é a importância de pesquisarmos, analisarmos, e não simplesmente aceitar as coisas, o que é dito - em qualquer religião ou filosofia. O Buddha Shakyamuni dizia isso aos seguidores: monges não aceitem o que digo apenas por fé; estudem, analise, investiguem e só então de decidam; e se não concordarem com o que digo, refutem. Assim, vamos aos livros, e os sérios, aos debates. Obrigada.
Olá Carminha! Muito obrigado pelo comentário. Realmente, qualquer que seja a tradição na qual estejamos inseridos, o estudo, reflexão e meditação (no sentido de ponderar longamente sobre informações e impressões) é fundamental. É claro que sempre acaba sendo necessário um passo de fé em algum momento - ou a resignação ao agnosticismo - pois a razão não dá conta de tudo. Mas quanto mais nos empenharmos em refletir sobre o que nos é dito, menos sujeitos estaremos a perpetuar mal-entendidos ou mesmo mentiras e armadilhas descaradas! Abraços!
O problema é que a maioria dos crentes não pesquisam e não questionam, eles aceitam o discurso pronto do Novo Testamento, e mal sabem que há muitos erros e até plágios de outras religiões contidos ali.
O fato de haver paralelos entre ambos, deve-se muito ao fato da existência de ENSINAMENTOS UNIVERSAIS, ou seja, leis morais que são inerentes a todos seres humanos.
Faz sentido, pois também está escrito que Deus pôs uma lei natural no coração do ser humano (Romanos 2:15), assim é possivel chegar na conclusão que algumas pessoas possam ter descoberto algumas dessas verdades antes da hora e terem a deturpado e criado doutrinas contrárias as daqueles ensinamentos. Acredito que várias religiões acreditarem e relatarem coisas parecidas é muito mais uma prova da veracidade dessas coisas.
@@marckbac Verdade irmão, várias histórias sobre um fato não anula sua veracidade, pelo contrário, mostra que diversos povos presenciaram o fato e o relataram dentro de sua ótica cultural, mas é fato que assim como existem cópias, há também o original, ou seja, uma história é a verdadeira e as demais são cópias.
@@marckbac Uma vez eu vi um relato de uma pessoa que teve uma experiência de quase morte, e encontrou o anjo da morte, no qual ele concedeu a pessoa a pergunta qualquer coisa, ela perguntou qual religião era a certa, o anjo da morte respondeu que todas elas são, todas estão certas e todas estão erradas e que todas levam para o mesmo destino mas com caminhos diferentes!
Princípios morais já estão estabelecidos na mente racional uma vez que o ambiente que dividido por todos seres racionais esses principios podem chegar ser valido a todo ser racional, é justamente esse o ponto de Kant em seu imperativo categórico "haja de tal maneira que a ação seja válida a todo ser racional" sendo assim Kant justifica que leis morais universais existem visto que pode encaixar em determinações ou criterios já pré-estabelecido válido pela razão pura, princípios éticos ja são conceitos apriori, ou seja que não vem da experiência mas surgem na experiência. A experiência funcionaria apenas como um forma de se achar os critérios e determinações já pré estabelecida da ação moral.
Rapaz, há algum tempo tenho refletido a respeito disso, pois fui criado em uma família evangélica, mas atualmente tenho estudado bastante o budismo e é impressionante como há semelhanças entre as doutrinas, inclusive há passagens na bíblia que são praticamente iguais a alguns sutras.
@Fabio Newtempo comentário curioso. Haja vista vc estar se referindo a um Ser que, de acordo com a crença judaico-cristã criou todo o universo e se coloca como única autoridade divina, não faria sentido algum o termo "egocêntrico" ou "exclusivista", já que, pelo ponto de vista de que o que está escrito sobre Deus, ali na bíblia, ser verdade, ele saberia que não existiam outros deuses, logo seria excluisivo; e ele seria uma personalidade única nesse universo. O seu comentário não faz sentido, por esse ponto. Esses adjetivos só se aplicam num contexto de vários seres iguais e sem conhecimento de toda a verdade, que é o contexto humano. Sobre a intolerância religiosa, isso está certo, em parte. Mas o trecho que vc colocou não ajuda muito, pois ele manda destruir os resquícios da antiga religião do lugar. Esse tipo de ordem foi exclusiva para esse tempo. Após isso, não há ordens diretas de Deus nesse sentido, na bíblia, apenas alguma conduta humana. E no Novo Testamento, não há referências a esse tipo de atitude para os cristãos. Sobre esse ponto polêmico, em específico, há bons estudos históricos e teológicos. Sugiro lê-los e se aprofundar, antes de tirar alguma conclusão. Sugiro estudos de acadêmicos cristãos mais sérios. Os não cristãos dificilmente são honestos nesse aspecto específico (com raras exceções) e costumam desconhecer o contexto histórico bíblico imediato, fazendo análises incompletas e superficiais, a meu ver. Mas de qualquer forma, vc está sendo anacrônico. O conceito de tolerância religiosa tem no máximo 200 anos, e só para o Ocidente Há 3400 anos atrás, época descrita pelo Deuteronômio, não havia qualquer sociedade menos tolerante que os hebreus. Mesmo assim, cosmovisões mais recentes e seculares como a iluminista, que apregoavam esse tipo de tolerância é, ela mesma, extremamente intolerante com o próprio cristianismo. Mesmo aqueles que se dizem livre de religiões tem suas próprias crenças e pontos que crê no certo e errado, e costumam ser extremamente intolerantes com aqueles que o seu ponto de vista considera errado. Só pra mostrar que a suposta "tolerância religiosa" é algo muito recente e muito difícil de se realizar na prática, mesmo para os dias de hoje.
Eu me converti bud. ha 30 anos, minha familia adventista e contra. Hj n sou praticante e tenho duvidas qual seguir. A gente sofre e se perde qdo ouve opinioes alheias. Ficar encima do muro e pior, mas, como resolver? Se souber, me da uma luz. 😅
Como Budista, tenho Jesus como uma das formas de Maitreya. Isso porque Messias e Maitreya são cognatos verdadeiros. Como tenho fé no Bodisatva do Amor, tenho grande respeito por aquele que ensinou a bondade a um povo hostilizado por um grande império movido pela guerra.😊
@@analuciadossantos781 não é budista, nem buda. É um dos quatro Kumara (rapazes) nascidos da mente de Brahma na criação. Brahma existe no Budismo, mas não é um deus criador porque o Budismo não acredita em criação nem em deuses superiores a humanos, pois esses vivem em deleite até o fim de suas vidas, muitas vezes não alcançando a iluminação. Os deuses (devas) são considerados seres em constante ilusão, exceto aqueles que foram iluminados por Budas no passado (Shakyamuni, inclusive, viajou pro céu de Trayastrimsha visitar sua falecida mãe. Outros Budas pregaram aos seres celestiais, como Amitabha e Bhaisajyaguru). Grandes deuses hindus foram convertidos, como Indra, Brahma, Lakshimi e Sarasvati. Outros precisaram ser subjulgados pelos poderes dos budas na forma de entidades chamadas Vidyarajas (Reis da Claridade), como Shiva (Maheshvara) e Parvati (Uma) foram subjulgados por Trailokyavijaya (Conquistador dos Três Mundos), emanado do Buda Akshobhya. Existem Kumaras que servem a um desses Reis da Claridade, 36, que servem o rei destes reis: Achalanatha, o Senhor Inabalável. Todos eles representam complexos de inferioridade que precisam ser superados pra se alcançar a iluminação. Dois destes Kumaras são muito representados ao lado de Achalanatha, e são eles Kimkara (Servo) e Cetaka (Escravo). Kumara também pode ser traduzido como acólito, ou filho adotado.
...Continuo aprendendo com as filosofias orientais,sigo vários conhecimentos, oque me faz m ser humano mais humano, com maior compaixão. Gratidão, por seres tão jovem, se destacando do "senso comum "
Budismo ou Cristianismo, o importante é absorver e viver os ensinamentos de amor deixados pelos dois iluminados. Gratidão pela aula professor, gostei mt. 🙏
0:44 é nesse tipo de comentário que posso confirmar a minha admiração pela pessoa. Video excelente. Informativo, muito bem elaborado e tudo feito com o respeito que falta em muitos que se autoproclamam "profissionais na àrea". Não pare por favor.
Show demais sua explanação!!!! Parabéns! Conhecimento sempre nos traz luz!!! Me fez lembrar um versículo: Provérbios 24:3-4 Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável!
Indiferentemente de crenças ou descrencas, o importante é praticar a benevolência, consigo e para com os outros. Respeitar a Vida é a maior prova de Amor.
Muito esclarecedor seus apontamentos. Principalmente quando afirma que Jesus era Judeu, pregando para judeus, com seguidores judeus... Por que hoje parece que algumas pessoas se esquecem disso e acham que Jesus era "cristão", ou para outros "católico"... e quando afirmamos que ele era Judeu, ficam horrorizadas...
@@k1kjkjMentira. Constantino não fundou o cristianismo. Os primeiros cristãos (os não judeus) já guardavam o domingo muito antes de Constantino sonhar em nascer.
@@cristianosiqueira1536 é q tipo, vc deve ser católico, daí crê que desde o princípio a igreja sua era a universal. O cristianismo em sua origem era só de judeus, frequentes de sinagogas e tals. Após o crescimento do grupo gentílico em relação ao judaico, o Judaísmo do Caminho perdeu sua essência e começou a ficar mais gentilificado. Ninguém estava fundando uma nova religião, muito pelo contrário, Paulo continuou guardando a Torá e não ensinou a descumpri-la. O Cristianismo, tem como sua origem uma total influência romana nele, por Constantino, porque tem nada haver com o judaísmo, e nem querem ter haver. As festas incorporadas de ídolos pagãos, tipo o natal. Modificações nas festas judaicas por influência pagã, tipo a páscoa. Descumprimento e desobrigação de cumprir a Lei de Moisés. Não guardar pelo menos 3 festas bíblicas como ordenado: Festa dos Tabernáculos e Yom Kippur como exemplos. Guardar o domingo ao invés do sábado que é mandamento. Literalmente após Constantino, virou outra religião, tanto que não bastava mais os judeus crerem em Jesus como Messias, eles deveriam se converter ao cristianismo. Se eles n c convertessem, morreriam. Pois o cristianismo dizia não ser um judaísmo, sendo que claramente Jesus de Nazaré era judeu e seus seguidores também, e seu movimento inicialmente era totalmente judaico. O anti semitismo do cristianismo era tão forte, que faziam pinturas de Jesus com uma aparência greco romano, tais como as católicas de hoje, pois queriam desvincular Jesus como Judeu. Por isso os judeus atuais não querem crer em Jesus, pois ser cristão é não ser judeu, eles entendem que abandonar o seu povo é traição. Sendo que Jesus é seu Messias, e eles não precisam se tornar cristãos para crer no Messias judeu, pois os movimentos em nome de Jesus eram judaicos. Desculpa o tamanho do comentário
@@k1kjkjtá precisando ler Atos dos apóstolos e demais epístolas dos mesmo pra parar de passar vergonha e falar o que não sabe. O cristianismo não poderia ficar esperando Constantino crer pra existir. Constantino morreu e o cristianismo continuou seu caminho cuidando e desenvolvendo a Europa, por exemplo.
@@k1kjkj fico contente de ler suas palavras. A verdade liberta e o verdadeiro conhecimento também! Sugiro que busque pelos apologistas que vão te instruir de maneira séria com fontes primárias. Os canais que sugiro: Lucas lancaster, padre Paulo Ricardo, prof Rafael Thonon prof. Carlos Bezerra. Eu era como você, mas fui me aprofundando nos estudos e vi que muito do falavam era mentira. Infelizmente pessoas como Rodrigo Silva levam pessoas a erro pelas suas falas supostamente eruditas, mas carentes de verdade
Dr Henrique , a moderação e a sensatez com que faz seu trabalho são admiráveis, ainda mais para um jovem. Quanto a aspectos semelhantes entre o discurso budista e as palavras de Jesus , são inúmeros e notáveis. Particularmente, a resignação ante o sofrimento, o desapego e o abandono de si mesmo para seguir o caminho , em pali, segundo a tradição teravada, duca, anicca ( pronunciam "anitcha") e anata, respectivamente. Sidarta não falava de Deus pois o considerava inefável mas buscou a Verdade, por toda a vida; a tradição diz que morreu satisfeito. Em mais alguns séculos, no tempo certo, isto é, pleno dos eventos necessários , Jesus se manifestou. O Caminho, a Verdade e a Vida. Talvez, Sidarta tenha sido um passo relevante do Advento. 😃🙌
Maravilhoso.... simplesmente maravilhoso! Sou cristão, tenho 18 anos. Nasci em berso evangélico, mas desde que conheci os ensinamentos de Buda, nunca deixei de pensar nessa possibilidade! O jovem só apresentou os fatos, e deixou a conclusão por nossa conta. Sem forçar! Perfeito! ❤
Realmente, Cecilia! A História da Humanidade como um todo é um tesouro de experiências. Há muitas trágicas, mas, por todo lado e em todo tempo, há sempre também aquelas que nos inspiram o melhor!
Deus e somente pai dos seus filhos legatimos! E Nao de um monte de brazucas favelados e disinformados. Preocure o pai biologicos de voces essa è a solucao
Nossa que maravilha 👏👏amei a explicação. Uma coisa é certa Buda e Jesus seres iluminados que permanecem em nossa mente e coração. Que com seus ensinamentos de amor nos ajuda a elevar e nos traz paz😌 Gratidão!
Agradeço a oportunidade de ouvir suas explicações. Tenho um primo que nos dávamos muito bem, e após ele adotar e seguir os ensinamentos hindus nossa amizade quase acabou, pois o mesmo passou a escarnecer de todas as outras religiões e povos, enaltecendo absurdamente as escrituras e a história do povo hindú. Eu sempre tentei fazê-lo se dirigir com respeito às outras partes, sem sucesso, pois ele afirma que todo o conhecimento e até mesmo o mundo se originou na Índia, inclusive que o conhecimento de Jesus foi obtido em uma suposta permanência naquele continente aos pés de um brâmane. Já eu, parto do princípio que nenhuma religião é superior às demais, e que a busca e progresso espiritual e religioso são individuais, pessoais, também penso que as afirmações e identificações com esses "ismos", cristianismo, hinduísmo, islamismo etc, não agregam a humanidade, mas servem para separar e tonar boa parte de seus adeptos presunçosos. Pelos frutos sereis conhecidos. Quase todos estão procurando fora o que está dentro de si.
Esse teu primo é espiritualmente involuído. Assim como ele, muitos seguidores do cristianismo, islamismo, judaísmo e todas as demais religiões, que usam a suposta "fé" como escudo para defendê-lo de ameaças e provê-lo em suas necessidades. Vêem Deus como um guarda-costas, um pai provedor e um amigo vingador... Isso pode ser constatado entre traficantes, políticos e fanáticos irrefletidos, esses últimos com muito pouco a perder e que se apegam às promessas de delícias no pós-morte...
Parabéns pelo curso! Achei excelente a ideia de usar imagens e charges das diferentes épocas como forma de contextualização. Penso que a visão transdisciplinar holística busca uma integração para este conflito de séculos. Creio que o momento atual, no Brasil e no Mundo, vai exigir bastante esclarecimento no que diz respeito aos temas abordados nas aulas.
Sou cristão Batista, mas também budista, pois num momento de conflitos internos sobre judaísmo, Jesus e tudo o que eu dia havia acreditado, praticamente estava me afastando totalmente da fé cristã por abraçar a crítica textual, mas o budismo, através do mestre Paramahansa Yogananda me reconverteu ao Senhor Jesus. Com algumas adaptações conceituais sigo em paz e equilíbrio interior. A Natureza Viva e Eterna, D-us, não está preso e nem limitado por templos e livros, como a maioria dos indoutos crentes acreditam. Belo video! Gratidão e paz! Já me inscrevi!
Jesus disse "eu sou a verdade e a vida ninguém vem ao pai se não por mim" Deus diz que devemos abandonar o conhecimento do mundo e segui-lo e também várias vezes é dito que só a tradição e palavra são de Deus mas nada então sim Deus é restrito a bíblia e tradição querendo vc ou não até pq a opinião humana é falha e totalmente irrelevante pra Deus então toma juízo e vai estudar e comer legumes tá bom neném
@@amor-devocao-e-resilencia Deus é só é literalmente o que disse um devoto a Deus verdadeiramente conhece a verdade e domina o próprio corpo (chamada carne na bíblia) e conhece os frutos do espírito, o caminho pra sabedoria e o conhecimento do bem e mal
Concluindo: as escrituras judaicas tinham conteúdo suficiente pra Jesus usar como base pra ensinar judeus. E não faria sentido usar textos gentílicos pra ensinar um povo tão apaixonado pela própria tradição.
Excelente explanação, cara! Acredito que havia uma circulação de informações em muitos lugares, sobretudo na região onde os judeus habitavam. Estão, concordo que não é impossível que a ética pregada e vivida tenha embasamento comum. Porém, realmente, é melhor atentar para a crença, a ética e a moral judaica para entender, dentro do possível, o Jesus histórico.
Ótimo vídeo. Acho interessante considerar que apesar de certas semelhanças éticas, o Budismo e o Cristianismo tem propostas metafísicas bem diferentes, a começar pela noção não teísta do Budismo e os conceitos de renascimento e dos vários reinos do Samsara. O Cristianismo sempre segue um princípio teísta, que propõe a noção de uma substância para a realidade. Essas tradições tem pontos semelhantes, mas dizer que tem uma origem comum é um salto lógico um pouco estranho considerando as noções históricas que foram ditas e os aspectos doutrinários
Esses tipos de conceitos é o que menos importa para o budismo, e sim o aprimoramento pessoal, se livrando dos apegos emocionais venenosos, a pratica da mente plena.
@@Rael-ph2rw respeito sua posição, mas acho um pouco complicado fazer um ranking de ideias budistas. O samsara é essencial pra se compreender o Budismo e se realizar a prática, e o "aprimoramento pessoal" vem a partir da vontade de se livrar do samsara. É claro, samsara é algo bem mais complexo do que simplesmente renascer como animal ou deus.
@@donato5895 Samsara é a existência no sofrimento. É viver tendo a mente obscurecida pelos venenos e hábitos mentais. Na perspectiva tradicional, se crê que uma mente assim está presa num ciclo de renascimentos constantes, em diferentes formas e condições, até que consiga encontrar a liberação
@@saigonotsuki O que leva a mente a se libertar, ou seja, sair desse ciclo que é o samsara? Uma observação engraçada, pela sua descrição me veio em mente um cachorro perseguindo o próprio rabo hahah
Ganhou mais uma inscrita Tenho 62 anos, muito da minhas indagações, ao longo a minha vida, estou refletindo aqui, com seus vídeos. Parabéns, pelos conteúdos 👏👏👏
Que bom ouvir isso, Heliane! Faço esses vídeos e estudo esses temas justamente porque tenho também as minhas indagações. Vamos juntos, que o caminho é longo. Abraços!
Boa, primo rs! Adorei o vídeo: explicação excelente, conteúdo com embasamento sólido e formato muito agradável! Muito obrigado por fazer um vídeo sobre o tema.
Muito coerente, parabéns uma visão científica séria analisando evidências e chegando a conclusões lógicas. Sei que agrada a muitos unir religiões e filosofias distinta com o intuito de alcançar a paz, mas ao preço de sacrificar a verdade. Novamente parabéns, que possamos viver em paz, não porque somos todos iguais, mas sim porque respeitamos o distinto.
Muito bom. Os ensinamentos de Jesus levaram ao surgimento de uma nova religião, o Cristianismo. Mas, como Jesus era judeu, o que ele representa hoje em dia para o Judaísmo?
Excelente pergunta! Essa divisão entre cristianismo e judaísmo é algo bem difícil de delimitar. Um "divisão" imposta nesse sentido antigamente foi quando o Império Romano tirou do "cristianismo" o status de religião permitida ("religio licita"), por não considerá-la mais como expressão do judaísmo (isso em meados do século II). Mas hoje, por exemplo, existe um movimento chamado de "Judaísmo Messiânico" que é cristão e judeu, e não vê ruptura entre as duas coisas. Esses então, seriam judeus que consideram Jesus como o Messias. Mas a maioria dos judeus hoje não considera Jesus como mais do que um profeta. E, em alguns casos, o consideram como um falso profeta. Depende muito da vertente.
Realmente um vídeo informativo, extremante importante e principalmente: NÃO É PARA PESSOAS IGNORANTES. Qualquer corte fora de contexto tira todo sentido e intuito do vídeo. E a fé é de cada um, se acredita em Budismo, é bem contraditório creer em Cristo como um iluminado sendo que ele foi um judeu, viveu como um judeu, pregou para judeus... Assim como ao contrário, sendo que cristianismo é bem radical no sentido ser monoteísta, onde só há um Deus.
Doido demais mano. Gostaria de dar uma sugestão de um tema: Judas. Não sei se é do seu interesse ou propósito do canal, ou até se já fez algum parecido. Mas seria legal ver um vídeo seu falando sobre o best friend de Jesus e as polêmicas/conspirações envolvidas. De qualquer forma, um abraço e continue assim que tá daora
Respeito e Amor tanto ao próximo como a ti mesmo, pois Deus está dentro de ti, se está em ti, está no próximo também. Os valores ensinados por Jesus são qualidades da dimensão do Amor e tão somente do Amor, o Amor em ação, o Amor Maduro e verdadeiro, veio pra ensinar que Deus é Amor e somente Amor (sem punitivismo, aquele que vigia e te manda pro inferno). Ele recebeu a alma Cristica em Terra, a conciencia amorosa. A volta de Cristo ocorre no altar do Coração de cada um, o Mestre já voltou! Viva o Rei do Amor!
Os ensinamentos de Buda são excelentes, gosto muito e procuro extrair o máximo deles para a minha vida, mas respectivamente digo que O MESTRE dos mestres recebia orientação do alto, do mundo espiritual como ELE próprio disse nas escrituras sagradas, seus ensinamentos além de abarcar a vida prática também englobava a vida espiritual propriamente dita totalmente centrada em DEUS. Nas sagradas o próprio CRISTO diz que ELE é o caminho verdade e a vida,nenhum outro monge,sacerdote ou guru afirmou ser de filiação divina como ELE afirmou em várias ocasiões e fazendo milagres que só o FILHO de DEUS poderia fazer, JESUS não precisou de gurus, sacerdotes ou mestres terrenos para pregar a verdade do evangelho, seu mestre foi o próprio DEUS é isso é único na história da humanidade e além disso os próprios pesquisadoras são unânimes em afirmar que os idiomas que JESUS se expressava era hebraico e aramaico,existe coisas que são comuns á todos os povos, como por exemplo não matar, não roubar,a não violência e não mentir.Dao conceitos morais que não precisa ser cristão, budista,espírita ou de qualquer outra tradição para saber disso, é algo que nascemos com essa consciência espiritual,logo Buda pregava essas coisas baseado em seus elevados conceitos morais,e é fácil presumir que JESUS nunca precisou ir ao Oriente para pregar sua doutrina que é baseada no amor. O CRISTO está anos luz á frente de qualquer outro mestre,guru ou filósofo porque ELE é o próprio FILHO de DEUS que encarnou.Faço essas afirmações baseado nas escrituras sagradas e faço respeitosamente aos adeptos de todas as tradições.JESUS é o CRISTO.
Adorei esse vídeo, Henrique! Muito interessante! Fica uma dica para um próximo vídeo... Falar sobre o porquê de Hitler odiar tanto os judeus, e se esse ódio tinha relação com sua própria religião. Abraço! 🙂
Excelente sugestão, Marina! Tive acesso há poucos dias a um livro sobre a apropriação do cristianismo pelos nazistas; que com certeza vai chegar próximo aí da sua questão. Assim que eu tiver um tempo de lê-lo, pode ter certeza vai render um vídeo. Abraços!
@@ziulazuos4728 Lutero era a reencarnação de Saulo que foi o rei Saul e Estevão foi o rei Davi. No séc. XX, Átila, o imperador bárbaro dos hunos do século. V dC. reencarnou como HITLER e junto com ele seus GENERAIS. No grupo de saqueadores de Átila estavam FIDEL Castro, Che GUEVARA, LULA e vários outros. (Chico Xavier)
Mesmo esse video sendo de 2 anos atras, a infornação nunca chega tarde e sim no momento certo para cada um, meu comentário aqui não é tirar valor de algo, mas sim, dar mais importância ao ser em questão, trocar ideias sobre religião sempre é complicado, porque acaba mechendo com os egos interiores, na minha visão ambos os mestres destacados foram valiosíssimos para a história desse mundo, as doutrinas se compelem porque existe vários meios para um fim, mas o ativo da receita, sempre é o mesmo e nos dois ensinamentos, a matéria prima é o amor, que infelizmente ainda não compreendemos...fato tal, a situacao planetária nos indica que ainda estamos longe dessa vibraçao. Voltando ao assunto Jesus, creio que foi um grande mestre, fazendo uma grande obra e que tentou nos ensinar muita coisa e que ainda não temos conciência para entender até nos dias de hoje! VLP irmãos.
O livro mais excelente que fala de Jesus na Índia é A ERA METAMODERNA de Shrí Matají, uma indiana da família real, um livro muito, muito bom. Sua palestra no presente vídeo é excelente. Gostei pois dá sua opinião, mas deixa em aberto tudo que fala.
Obrigado pelo comentário, amigo. Realmente, dada a escassez da documentação, é difícil cravar muita coisa. Mas, claro, há cenários mais e menos plausíveis. Abraços!
Muito bom! A maioria dos cristãos ouvem dizer: " é conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará"; mas acham que a Verdade é apenas aquilo em que acreditam.
Ele falou, do evangelho de Marcos e disse que em Mateus e João para se redimir de possíveis questionamentos, porém faltou mencionar Lucas que relata bem o nascimento de Jesus e até mesmo o nascimento de João Batista.
Fantástica explicação! As religiões brigam entre sí por conta do poder e do dinheiro. Cada uma diz que ela é a detentora da verdade! As outras não garantem a salvação. O ápice da discórdia está em uma única palavra: comparação, esta por sua vez gera a competitividade que gera a discórdia e daí vai bem do jeito que o mundo está hoje, infelizmente! Se cada ser humano se der conta que Deus é ele e ele é Deus, vai mudar a realidade no ponto de vista no seu próximo. Passará a respeitar seu próximo como gostaria de ser respeitado. O mundo seria o paraíso na Terra. Adorei seu canal! Grande abraço e muita boa sorte!
Ou acabar com o mínimo de paz que existe. Ora, se sou deus, mereço ser tratado como um tal com todas as pompas e poder de um soberano, logo você também pensará isso e exigirá o mesmo de mim. Disso aí teremos a magia da paz kkkkkkkk
Muito bom esse vídeo. Parabéns pela forma como conduziu sua narrativa. Faço votos que seu canal progrida e possa trazer mais lume a essas trevas em que a humanidade está imersa.
Para mim as semelhanças e paralelos entre os ensinamentos de Jesus e Buda não está tão atrelado ao fato de se Jesus conheceu ou não o budismo. Esses paralelos se explicam, na minha opinião, pelo fato de que essas duas figuras tiveram uma profunda realização espiritual. Creio que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo que se aprimore e se aprofunde espiritualmente chegará a conclusões, valores e virtudes semelhantes, tais como a não violência, o amor ao próximo e a vida no geral, a mansidão ou serenidade... Portanto o que liga Jesus a Buda não é o conhecimento de um conceito, mas sim uma realização interna, o conhecimento do espírito. Grato pelos vídeos. Seu canal é dos melhores que conheci em relação a História e religião.
Olá Henrique. Os teus vídeos estão muito bons, demonstram pesquisa e estudo de tua parte. Particularmente gostei muito de você buscar apoio na Bíblia para reforçar o fato de que Jesus certamente não poderia ter sido Budista. O fato de que tanto o que Jesus pregava quanto o que o Budismo mostra como ideal de vida sejam iguais revelam a verdade cuja origem é Deus. Abraços.
Muito obrigado pelo comentário, Carnot! Pois é, acredito que esses paralelos entre diferentes tradições, por mais que não signifiquem necessariamente conexões históricas no passado, são ótimos pontos de partida para um diálogo de muito aprendizado entre as tradições no presente.
Não que seja budista, mas pegou os ensinamentos do budismo como forma de estudo. Qualquer um pode ser budista, até vc pode ser budista cristão. Budismo prega o aprimoramento do estado mental, se afastar do apego. Não considero uma religião de adoração, e sim de aprimoramento pessoal.
Jesus é a própria Força Universal. Sempre existiu, desde o princípio estava lá e está aqui e agora e por toda a eternidade existirá. Buda é um espírito de Luz que vem da grande Luz que é Jesus. Jesus não precisou e nem precisa estudar nada, em si está tudo, estudou de si e é a Grande Sabedoria Universal. Veio no tempo certo ao mundo e sempre enviou os seus que traziam suas mensagens. Jesus é a fonte dos pensamentos positivos , sua palavra é verbo e ação. Acima dele espiritualmente nenhum espírito estará... Pois todos os seres de Luz vinheram dele, dentro do tempo certo, atendendo a compreensão do lugar e da cultura. E sim, Jesus é o Rei dos Judeus .
Muito legal Henrique 👏👏👏 Adoro ouvir histórias e vc é um ótimo contador⭐ Acho que esses ensinamentos são Universais né?! Todo Avatar que apareceu por aqui, traz uma mensagem muito parecida... Namastê 🙏💚
Descobri teu canal muito recentemente, estou achando excelente! Pra mim História comparada das religiões é um dos temas mais interessantes. Se já não fez, poderia falar sobre quais os indícios INDISCUTÍVEIS da existência do Jesus histórico? Obrigada.
Ela traça, em ísis sem véu, paralelos entre todas as tradições religiosas que existem com erudição, multiplicidade de fontes e profusão de conclusões sagazes, sem se deixar enredar por julgamentos superficiais estéreis. Ela é tão prolífica na citação de tantas fontes históricas diferentes ao transpor desde os primórdios de todas as religiões tantos pontos em comum entre elas - e, mesmo seus plágios e contradições, no caso do cristianismo patrístico, que só posso concluir que seu rótulo provém de alguém que não conhece blavatsky, no máximo leu resenhas sobre ela. Quer saber sobre Jesus histórico e sobre o cristianismo primitivo, leia blavatsky, o terceiro volume - pelo menos - de Ísis sem véu. Mas antes da rotulagem, leia a obra. Vc está redondamente equivocada no que escreveu.
Aliás, não sei como alguém pode dizer que ela é "mística" e não "historiadora"... ela é mística, e uma excelente historiadora também, eruditíssima. E cita inúmeras fontes nos trabalhos dela. Que contradição há entre as duas coisas? Não entendi, realmente. Vide o Vicky Vanilla, aí, pra provar - um sacerdote e também historiador de mão cheia...
@@samaumahouse8650 Tu te impressiona fácil. Ela e Rick Vanilla estão comprometidos pelo que acreditam, logo não são pesquisadores isentos, nem sérios. Não se ensina Helena Blavatsky em universidade, pelo mesmo motivo que não se ensina von Daniken, ou David Icke. Tu tem que separar o que é considerado sério do que não é. Tu nunca vai ouvir esse canal falando da teoria desses caras. Porque é um canal de HISTÓRIA.
Vídeo importantíssimo. Precisa somente diminuir essa quantidade de zoom de corte rápido. Incomoda um pouco. Poderiam variar com zoom dinâmico, cortes secos etc.
Que bacana você abordar esse assunto, estou me simpatizando com o budismo mas por muito tempo fui cristã e é natural que queiramos comparar ou achar similaridades entre essas duas vertentes, mesmo que não existe nenhuma ligação. Parabéns pelo conteúdo!!!
Sidarta Gautama muito provavelmente é um dos ministros de Jesus no plano espiritual superior. LUCAS 2 42 Quando o menino tinha doze anos, foram lá como de costume. 46 Ao fim de três dias descobriram-no dentro do templo, sentado entre os doutores. Escutava o que eles diziam e fazia-lhes perguntas. 47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a sua inteligência e as suas respostas. 51 Jesus voltou então com eles para Nazaré, e continuou a ser-lhes obediente. Sua mãe guardava atentamente todas estas coisas no coração. 52 Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens. JOÃO 14 (Jesus médium de Deus) 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11 Crede-me que eu estou no Pai, e o Pai, em mim; ou, senão, crede ao menos por causa das mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, este fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores (futuro, reencarnação), porque eu vou para o Pai;
Gostei muito do tema. Queria fazer um pedido, ou sugerir um assunto. Trata-se de Rasputin, sua vida, seu comportamento, sua força espiritual e, principalmente, seu assassinato e resistência anormal à morte. Obrigada por permitir darmos opções de matéria.
Gostei da explicação, Jesus Cristo tevê uma história indemdica a do Buda..única diferença e que Jesus ficou 40 dias no deserto em jejum, Buda ficou anos etc, onbos sempre em busca de discípulos etc.
Muito interessante, parabéns. Sabe eu acredito fortemente nessa ligação de Jesus com o budismo,entretanto não em tudo como relata a história citada na verdade em sua maioria.Vou pesquisar mais sobre o assunto , gratidão e que possamos evitar o dogmatismo e preservar o respeito. Deus acompanhe a todos 🙏🏻
Ainda sim amigo nosso senhor santo Jesus Cristo é Deus então ele já é abençoado com a onicência e o espírito santo deu a ele poderes para mostrar o poder de Deus pro pessoal que era igual tome só acreditava vendo jesus Cristo jamais iria ouvir o budismo por ser contra ele e seus princípios ele abomina toda religião que não é a dele por não seguir suas lei principal: "amai Deus sobre todas as coisas" quem não segue essa leu é contra Deus então não é impossível ele ter pegado conhecimento do budismo até pq ele sabe exatamente o que aconteceu e acontecerá e tudo só acontece por vontade dele então o budismo e qualquer outra religião só existe por vontade dele
Parabéns por mais um excelente vídeo! A dúvida que surge é: seria possível que estes pontos comuns apresentados nas religiões ( no caso budismo e judaísmo) tiveram uma mesma raiz, ou surgiram apenas da ânsia dos seres humanos aflorada em diferentes épocas e regiões?
Imagina um papo entre Jesus e Buda. Seria massa demais. Infelizmente nem o tempo nem o espaço permitiram. Sou cristão, mas não gosto de pensar como uma divindade, mas um homem muito sábio. E Bunda não fica pra trás.
eu sou budista a muitos anos, não acredito que Jesus tenha praticado o Budismo, porém... tem coisa estranha na história de Jesus, como por exemplo a própria iluminação. Na iluminação do Buda, antes de atingir a iluminação final, ele foi testado com 3 tentações vindas de Mara (o qual equivale ao "demônio"), foram 3 tentações parecidíssimas sendo uma a ver com desejo, outra com medo da morte e outra com conquista de reinos.
Parabéns pelo vídeo, muito bem documentado! Interessante que as passagens do Antigo Testamento que você citou parecem muito com algumas passagens do Bhagavad Gita, especialmente sobre festas e cultos religiosos em oposição à retidão.
Muito bom o vídeo, parabéns ❤ toda vez que você fala certas coisas, principalmente relacionado ao cristianismo, fico até com medo de ler os comentários e encontrar uns pessoal não muito legal ou falando coisas não muito agradáveis kkkkkk
Jesus é uma alegoria, um personagem mítico. Os evangelios são contraditórios assim como todos os mitos que passam da oralidade para a escrita. Ao fim, o cristianismo é uma absorção deformada e adaptada do platonismo.
O ser humano é incrível, procuramos maneiras de explicar o mundo e desenvolvemos as mais variadas histórias, não falo isso como um ataque, acredito que a racionalidade nos leva a enxergar o aspecto fictício dessas histórias, mas isso não tira o fato de serem incríveis e muito importante pra formação da nossa espécie até os dias atuais, espero que cada um que estiver lendo entenda isso e também compreenda a importância de abraçarmos cada vez mais a razão, apesar de importantes, essas histórias já estão ultrapassadas
Li um livro de Saramago de ficção o evangelho segundo Jesus Cristo achei a história muito legal que narra Jesus desde o nascimento adolescência fazê adulta e morte, recomendo.
Muito legal sua análise, queria dar uma pequena contribuição de que o judaísmo possivelmente foi influenciado pelo zoroastrismo que teve origem ali nas regiões de paquistao, india e Bangladesh o que explicaria mais tarde a proximidade dos pensamentos e ideologias.
Henrique... Agora fiquei pensando aqui... Em algumas leituras, identifiquei q as grandes religiões antigas surgiram das doutrinas aprendidas pelos estudiosos q peregrinaram para aprender com Hermes Trismegisto, no Egito... Aí pode estar a conexão . Ou não .. poderia fazer um vídeo comentando? Gratidão por compartilhar esse conhecimento
Achei muito bom o seu video.acredito que paz pode ser o nosso caminho maior.viver e pregar a paz ja nos conforta.buda e jesus.ou jeaus e buda foram e continuam sendo seres iluminados que nessa terra pregou a paz e o amor.
Boa Tarde! O décimo quinto século depois de Cristo. Este período testemunhou dois movimentos religiosos: a ruptura da unidade do cristianismo no Ocidente, e a síntese de uma nova religião no Oriente. Na Europa, a cristandade institucionalizada tinha atingido aquele grau de inflexibilidade que tornou qualquer crescimento posterior incompatível com a unidade. No Oriente, os ensinamentos combinados do islamismo, do hinduísmo e do budismo foram sintetizados por Nanak e pelos seus seguidores no sikismo, uma das mais avançadas religiões da Ásia.
Eu acredito que Jesus deu uma olhadinha nos textos budistas se eles estavam disponíveis a ele. Até porque Jesus era muito esperto, e por isso não poderia deixar de ser curioso! Ele não era tradicional e nem tinha uma mente fechada.😉💖
Pelo amor né Cristo já sabia de todas as coisas e de todos os segredos do universo ele mesmo disse que antes de tudo só avia o verbo que é ele jesus nunca iria fazer isso pq o budismo é contra ele então não faz o mínimo de sentido ele pesquisar uma coisa que ela já sabe já que tudo só existe por que ele quer
@@victordemoraesamorim535erradisimo Cristo sabe escrever com também fala todas as línguas visto que Deus já falou com Abraão (sumério Moisés (egípcio) Paulo (grego) Pedro (aramaico) E todas as atuais no apocalipse
@@jvanjosferreira1646jovem, Cristo esteve na terra e provou ela, para que soubesse como é ser humano, ele não veio apenas para pedoar nossos pecados, veio para ensinar.
Professor, o que nos ensina além de tudo, é a importância de pesquisarmos, analisarmos, e não simplesmente aceitar as coisas, o que é dito - em qualquer religião ou filosofia. O Buddha Shakyamuni dizia isso aos seguidores: monges não aceitem o que digo apenas por fé; estudem, analise, investiguem e só então de decidam; e se não concordarem com o que digo, refutem. Assim, vamos aos livros, e os sérios, aos debates. Obrigada.
Olá Carminha! Muito obrigado pelo comentário. Realmente, qualquer que seja a tradição na qual estejamos inseridos, o estudo, reflexão e meditação (no sentido de ponderar longamente sobre informações e impressões) é fundamental. É claro que sempre acaba sendo necessário um passo de fé em algum momento - ou a resignação ao agnosticismo - pois a razão não dá conta de tudo. Mas quanto mais nos empenharmos em refletir sobre o que nos é dito, menos sujeitos estaremos a perpetuar mal-entendidos ou mesmo mentiras e armadilhas descaradas! Abraços!
s9😂xx!*
A historia é bonita .Pode ser e pode nao ser .Acreditoq algo está correto .Obrigada
DISSE TUDO !!
O problema é que a maioria dos crentes não pesquisam e não questionam, eles aceitam o discurso pronto do Novo Testamento, e mal sabem que há muitos erros e até plágios de outras religiões contidos ali.
O fato de haver paralelos entre ambos, deve-se muito ao fato da existência de ENSINAMENTOS UNIVERSAIS, ou seja, leis morais que são inerentes a todos seres humanos.
Faz sentido, pois também está escrito que Deus pôs uma lei natural no coração do ser humano (Romanos 2:15), assim é possivel chegar na conclusão que algumas pessoas possam ter descoberto algumas dessas verdades antes da hora e terem a deturpado e criado doutrinas contrárias as daqueles ensinamentos. Acredito que várias religiões acreditarem e relatarem coisas parecidas é muito mais uma prova da veracidade dessas coisas.
Dá uma olhada no vídeo dele do: "Por que há tantas histórias de Dilúvio?" Para maior contexto do meu último ponto.
@@marckbac Verdade irmão, várias histórias sobre um fato não anula sua veracidade, pelo contrário, mostra que diversos povos presenciaram o fato e o relataram dentro de sua ótica cultural, mas é fato que assim como existem cópias, há também o original, ou seja, uma história é a verdadeira e as demais são cópias.
@@marckbac Uma vez eu vi um relato de uma pessoa que teve uma experiência de quase morte, e encontrou o anjo da morte, no qual ele concedeu a pessoa a pergunta qualquer coisa, ela perguntou qual religião era a certa, o anjo da morte respondeu que todas elas são, todas estão certas e todas estão erradas e que todas levam para o mesmo destino mas com caminhos diferentes!
Princípios morais já estão estabelecidos na mente racional uma vez que o ambiente que dividido por todos seres racionais esses principios podem chegar ser valido a todo ser racional, é justamente esse o ponto de Kant em seu imperativo categórico "haja de tal maneira que a ação seja válida a todo ser racional" sendo assim Kant justifica que leis morais universais existem visto que pode encaixar em determinações ou criterios já pré-estabelecido válido pela razão pura, princípios éticos ja são conceitos apriori, ou seja que não vem da experiência mas surgem na experiência. A experiência funcionaria apenas como um forma de se achar os critérios e determinações já pré estabelecida da ação moral.
Rapaz, há algum tempo tenho refletido a respeito disso, pois fui criado em uma família evangélica, mas atualmente tenho estudado bastante o budismo e é impressionante como há semelhanças entre as doutrinas, inclusive há passagens na bíblia que são praticamente iguais a alguns sutras.
Verdade, Rafael. Essas semelhanças entre diferentes tradições são um tema riquíssimo para reflexão!
@@henriquecaldeira ainda mais pq vem antes de cristo
@Fabio Newtempo comentário curioso. Haja vista vc estar se referindo a um Ser que, de acordo com a crença judaico-cristã criou todo o universo e se coloca como única autoridade divina, não faria sentido algum o termo "egocêntrico" ou "exclusivista", já que, pelo ponto de vista de que o que está escrito sobre Deus, ali na bíblia, ser verdade, ele saberia que não existiam outros deuses, logo seria excluisivo; e ele seria uma personalidade única nesse universo. O seu comentário não faz sentido, por esse ponto. Esses adjetivos só se aplicam num contexto de vários seres iguais e sem conhecimento de toda a verdade, que é o contexto humano.
Sobre a intolerância religiosa, isso está certo, em parte. Mas o trecho que vc colocou não ajuda muito, pois ele manda destruir os resquícios da antiga religião do lugar. Esse tipo de ordem foi exclusiva para esse tempo. Após isso, não há ordens diretas de Deus nesse sentido, na bíblia, apenas alguma conduta humana. E no Novo Testamento, não há referências a esse tipo de atitude para os cristãos. Sobre esse ponto polêmico, em específico, há bons estudos históricos e teológicos. Sugiro lê-los e se aprofundar, antes de tirar alguma conclusão. Sugiro estudos de acadêmicos cristãos mais sérios. Os não cristãos dificilmente são honestos nesse aspecto específico (com raras exceções) e costumam desconhecer o contexto histórico bíblico imediato, fazendo análises incompletas e superficiais, a meu ver.
Mas de qualquer forma, vc está sendo anacrônico. O conceito de tolerância religiosa tem no máximo 200 anos, e só para o Ocidente Há 3400 anos atrás, época descrita pelo Deuteronômio, não havia qualquer sociedade menos tolerante que os hebreus. Mesmo assim, cosmovisões mais recentes e seculares como a iluminista, que apregoavam esse tipo de tolerância é, ela mesma, extremamente intolerante com o próprio cristianismo. Mesmo aqueles que se dizem livre de religiões tem suas próprias crenças e pontos que crê no certo e errado, e costumam ser extremamente intolerantes com aqueles que o seu ponto de vista considera errado. Só pra mostrar que a suposta "tolerância religiosa" é algo muito recente e muito difícil de se realizar na prática, mesmo para os dias de hoje.
@@jaguariskms2253 sim bem antes inclusive, 5 séculos!
Eu me converti bud. ha 30 anos, minha familia adventista e contra.
Hj n sou praticante e tenho duvidas qual seguir.
A gente sofre e se perde qdo ouve opinioes alheias.
Ficar encima do muro e pior, mas, como resolver?
Se souber, me da uma luz.
😅
Como Budista, tenho Jesus como uma das formas de Maitreya. Isso porque Messias e Maitreya são cognatos verdadeiros. Como tenho fé no Bodisatva do Amor, tenho grande respeito por aquele que ensinou a bondade a um povo hostilizado por um grande império movido pela guerra.😊
❤
Rafael, e o Buda Sanat Kumara?! Ele veio antes do Lord Maitreya, não?!
@@analuciadossantos781 não é budista, nem buda. É um dos quatro Kumara (rapazes) nascidos da mente de Brahma na criação. Brahma existe no Budismo, mas não é um deus criador porque o Budismo não acredita em criação nem em deuses superiores a humanos, pois esses vivem em deleite até o fim de suas vidas, muitas vezes não alcançando a iluminação. Os deuses (devas) são considerados seres em constante ilusão, exceto aqueles que foram iluminados por Budas no passado (Shakyamuni, inclusive, viajou pro céu de Trayastrimsha visitar sua falecida mãe. Outros Budas pregaram aos seres celestiais, como Amitabha e Bhaisajyaguru). Grandes deuses hindus foram convertidos, como Indra, Brahma, Lakshimi e Sarasvati. Outros precisaram ser subjulgados pelos poderes dos budas na forma de entidades chamadas Vidyarajas (Reis da Claridade), como Shiva (Maheshvara) e Parvati (Uma) foram subjulgados por Trailokyavijaya (Conquistador dos Três Mundos), emanado do Buda Akshobhya. Existem Kumaras que servem a um desses Reis da Claridade, 36, que servem o rei destes reis: Achalanatha, o Senhor Inabalável. Todos eles representam complexos de inferioridade que precisam ser superados pra se alcançar a iluminação. Dois destes Kumaras são muito representados ao lado de Achalanatha, e são eles Kimkara (Servo) e Cetaka (Escravo). Kumara também pode ser traduzido como acólito, ou filho adotado.
@@raphaelcarvalhobezerra6913 Nossa! Que lindo ensinamento! Obrigada por compartilhar. Vou pesquisar mais. Abraços ❤️
@@analuciadossantos781 Com uma visão Teosofista Sanat Kumara (o senhor do mundo) de fato antecede Maitreya.
...Continuo aprendendo com as filosofias orientais,sigo vários conhecimentos, oque me faz m ser humano mais humano, com maior compaixão. Gratidão, por seres tão jovem, se destacando do "senso comum "
Budismo ou Cristianismo, o importante é absorver e viver os ensinamentos de amor deixados pelos dois iluminados.
Gratidão pela aula professor, gostei mt. 🙏
Buda existiu.
@@firecezar e Jesus não?
Comparar Jesus e buda é brincadeira!!!
@@Poi5845
O Cristo da fé é um mito de César. A estória do nasareno foi inspirada em Ieshu hanotzri de acordo com os estudiosos do Talmud.
@@joelregis5413
Mas muito do que se encontra no novo testamento é um plágio do Budismo.
0:44 é nesse tipo de comentário que posso confirmar a minha admiração pela pessoa.
Video excelente. Informativo, muito bem elaborado e tudo feito com o respeito que falta em muitos que se autoproclamam "profissionais na àrea".
Não pare por favor.
Muito obrigado, meu caro! :)
O cristianismo é muito bonito, no entanto, não cumpre o que prega. Jesus deixou de fazer milagres.
@@flausimarrodrigues8599
Os milagres não sairam do papel
Valeu!
Show demais sua explanação!!!! Parabéns! Conhecimento sempre nos traz luz!!! Me fez lembrar um versículo:
Provérbios 24:3-4
Com sabedoria se constrói a casa,
e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento
os seus cômodos se enchem
do que é precioso e agradável!
Verdade! Sempre importante verificar a solidez do fundamento dessas "casas", que são as ideias e as crenças que "habitamos".
Indiferentemente de crenças ou descrencas, o importante é praticar a benevolência, consigo e para com os outros. Respeitar a Vida é a maior prova de Amor.
Muito esclarecedor seus apontamentos.
Principalmente quando afirma que Jesus era Judeu, pregando para judeus, com seguidores judeus... Por que hoje parece que algumas pessoas se esquecem disso e acham que Jesus era "cristão", ou para outros "católico"... e quando afirmamos que ele era Judeu, ficam horrorizadas...
@@k1kjkjMentira. Constantino não fundou o cristianismo. Os primeiros cristãos (os não judeus) já guardavam o domingo muito antes de Constantino sonhar em nascer.
@@cristianosiqueira1536 é q tipo, vc deve ser católico, daí crê que desde o princípio a igreja sua era a universal. O cristianismo em sua origem era só de judeus, frequentes de sinagogas e tals. Após o crescimento do grupo gentílico em relação ao judaico, o Judaísmo do Caminho perdeu sua essência e começou a ficar mais gentilificado. Ninguém estava fundando uma nova religião, muito pelo contrário, Paulo continuou guardando a Torá e não ensinou a descumpri-la. O Cristianismo, tem como sua origem uma total influência romana nele, por Constantino, porque tem nada haver com o judaísmo, e nem querem ter haver. As festas incorporadas de ídolos pagãos, tipo o natal. Modificações nas festas judaicas por influência pagã, tipo a páscoa. Descumprimento e desobrigação de cumprir a Lei de Moisés. Não guardar pelo menos 3 festas bíblicas como ordenado: Festa dos Tabernáculos e Yom Kippur como exemplos. Guardar o domingo ao invés do sábado que é mandamento. Literalmente após Constantino, virou outra religião, tanto que não bastava mais os judeus crerem em Jesus como Messias, eles deveriam se converter ao cristianismo. Se eles n c convertessem, morreriam. Pois o cristianismo dizia não ser um judaísmo, sendo que claramente Jesus de Nazaré era judeu e seus seguidores também, e seu movimento inicialmente era totalmente judaico. O anti semitismo do cristianismo era tão forte, que faziam pinturas de Jesus com uma aparência greco romano, tais como as católicas de hoje, pois queriam desvincular Jesus como Judeu. Por isso os judeus atuais não querem crer em Jesus, pois ser cristão é não ser judeu, eles entendem que abandonar o seu povo é traição. Sendo que Jesus é seu Messias, e eles não precisam se tornar cristãos para crer no Messias judeu, pois os movimentos em nome de Jesus eram judaicos.
Desculpa o tamanho do comentário
@@k1kjkjpalpiteiro é foda
@@k1kjkjtá precisando ler Atos dos apóstolos e demais epístolas dos mesmo pra parar de passar vergonha e falar o que não sabe. O cristianismo não poderia ficar esperando Constantino crer pra existir. Constantino morreu e o cristianismo continuou seu caminho cuidando e desenvolvendo a Europa, por exemplo.
@@k1kjkj fico contente de ler suas palavras. A verdade liberta e o verdadeiro conhecimento também! Sugiro que busque pelos apologistas que vão te instruir de maneira séria com fontes primárias. Os canais que sugiro: Lucas lancaster, padre Paulo Ricardo, prof Rafael Thonon prof. Carlos Bezerra. Eu era como você, mas fui me aprofundando nos estudos e vi que muito do falavam era mentira. Infelizmente pessoas como Rodrigo Silva levam pessoas a erro pelas suas falas supostamente eruditas, mas carentes de verdade
Dr Henrique , a moderação e a sensatez com que faz seu trabalho são admiráveis, ainda mais para um jovem. Quanto a aspectos semelhantes entre o discurso budista e as palavras de Jesus , são inúmeros e notáveis. Particularmente, a resignação ante o sofrimento, o desapego e o abandono de si mesmo para seguir o caminho , em pali, segundo a tradição teravada, duca, anicca ( pronunciam "anitcha") e anata, respectivamente. Sidarta não falava de Deus pois o considerava inefável mas buscou a Verdade, por toda a vida; a tradição diz que morreu satisfeito. Em mais alguns séculos, no tempo certo, isto é, pleno dos eventos necessários , Jesus se manifestou. O Caminho, a Verdade e a Vida. Talvez, Sidarta tenha sido um passo relevante do Advento. 😃🙌
Sou ex-cristão e Budista há alguns anos ☸️ Mas eu respeito quem pratica as boas ações que Jesus ensinou ❤✝️
MDS...negou a fé 😢
Ou não ou nunca teve fé @@c-otsutsukirebeliao2423
@@c-otsutsukirebeliao2423 negou os dogmas dos homens.
@@Pallatus.Heinrich dos homens não, da palavra né, ou seja negou a fé...
@@c-otsutsukirebeliao2423 A palavra escrita por homens com dezenas de milhares de interpretações e todas "inspiradas" é a mesma coisa que nada.
Maravilhoso.... simplesmente maravilhoso!
Sou cristão, tenho 18 anos. Nasci em berso evangélico, mas desde que conheci os ensinamentos de Buda, nunca deixei de pensar nessa possibilidade!
O jovem só apresentou os fatos, e deixou a conclusão por nossa conta. Sem forçar! Perfeito! ❤
Amei, é muito bom estudar a história sem fanatismo. Parabéns
Com certeza, Maria! Obrigado. Vamos juntos. :)
Deus é Pai de todos nós, de toda a humanidade. Suprema Sabedoria e Bondade, não iria espalhar a semente da Verdade em um só lugar. Graças a Deus.
Realmente, Cecilia! A História da Humanidade como um todo é um tesouro de experiências. Há muitas trágicas, mas, por todo lado e em todo tempo, há sempre também aquelas que nos inspiram o melhor!
Verdade 🙏🏼
@Fabio Newtempo Perfeito
Deus e somente pai dos seus filhos legatimos! E Nao de um monte de brazucas favelados e disinformados. Preocure o pai biologicos de voces essa è a solucao
Dos vídeos do canal, esse foi o vídeo que mais gostei até agora, e olha que gostei de todos! Muito bom!
Maravilha! Que bom! :D
Assista também: "Como a BÍBLIA se tornou um LIVRO":
ruclips.net/video/8GqxsuPgaSs/видео.html
Nossa que maravilha 👏👏amei a explicação. Uma coisa é certa Buda e Jesus seres iluminados que permanecem em nossa mente e coração. Que com seus ensinamentos de amor nos ajuda a elevar e nos traz paz😌 Gratidão!
Obrigado, Yole! :)
Agradeço a oportunidade de ouvir suas explicações.
Tenho um primo que nos dávamos muito bem, e após ele adotar e seguir os ensinamentos hindus nossa amizade quase acabou, pois o mesmo passou a escarnecer de todas as outras religiões e povos, enaltecendo absurdamente as escrituras e a história do povo hindú.
Eu sempre tentei fazê-lo se dirigir com respeito às outras partes, sem sucesso, pois ele afirma que todo o conhecimento e até mesmo o mundo se originou na Índia, inclusive que o conhecimento de Jesus foi obtido em uma suposta permanência naquele continente aos pés de um brâmane.
Já eu, parto do princípio que nenhuma religião é superior às demais, e que a busca e progresso espiritual e religioso são individuais, pessoais, também penso que as afirmações e identificações com esses "ismos", cristianismo, hinduísmo, islamismo etc, não agregam a humanidade, mas servem para separar e tonar boa parte de seus adeptos presunçosos.
Pelos frutos sereis conhecidos.
Quase todos estão procurando fora o que está dentro de si.
Esse teu primo é espiritualmente involuído. Assim como ele, muitos seguidores do cristianismo, islamismo, judaísmo e todas as demais religiões, que usam a suposta "fé" como escudo para defendê-lo de ameaças e provê-lo em suas necessidades. Vêem Deus como um guarda-costas, um pai provedor e um amigo vingador... Isso pode ser constatado entre traficantes, políticos e fanáticos irrefletidos, esses últimos com muito pouco a perder e que se apegam às promessas de delícias no pós-morte...
Parabéns pelo curso!
Achei excelente a ideia de usar imagens e charges das diferentes épocas como forma de contextualização.
Penso que a visão transdisciplinar holística busca uma integração para este conflito de séculos.
Creio que o momento atual, no Brasil e no Mundo, vai exigir bastante esclarecimento no que diz respeito aos temas abordados nas aulas.
Sou budista a 15 anos......e amo jesus também....grandes sabios da humanidade
Jesus não é nenhum sábio ele é Deus.
@@gabrieljorge6940 Deus é sábio
@@gabrieljorge6940 e vc e oq?
@@DIEGOLIMA-mx3ty sou um pecador e vc?
@@sobreleituras4565 jesus é Deus
Sou cristão Batista, mas também budista, pois num momento de conflitos internos sobre judaísmo, Jesus e tudo o que eu dia havia acreditado, praticamente estava me afastando totalmente da fé cristã por abraçar a crítica textual, mas o budismo, através do mestre Paramahansa Yogananda me reconverteu ao Senhor Jesus. Com algumas adaptações conceituais sigo em paz e equilíbrio interior. A Natureza Viva e Eterna, D-us, não está preso e nem limitado por templos e livros, como a maioria dos indoutos crentes acreditam. Belo video! Gratidão e paz! Já me inscrevi!
Virou liberal.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK coé INTANKAVEEEEEEEEEEEEEL kkkkkk o cara se converteu a Deus pelo budismo e não por Cristo não tem como ser pior kkkkkkklk
Jesus disse "eu sou a verdade e a vida ninguém vem ao pai se não por mim" Deus diz que devemos abandonar o conhecimento do mundo e segui-lo e também várias vezes é dito que só a tradição e palavra são de Deus mas nada então sim Deus é restrito a bíblia e tradição querendo vc ou não até pq a opinião humana é falha e totalmente irrelevante pra Deus então toma juízo e vai estudar e comer legumes tá bom neném
@@jvanjosferreira1646 E o que é a Verdade?
@@amor-devocao-e-resilencia Deus é só é literalmente o que disse um devoto a Deus verdadeiramente conhece a verdade e domina o próprio corpo (chamada carne na bíblia) e conhece os frutos do espírito, o caminho pra sabedoria e o conhecimento do bem e mal
Maratonando o conteúdo deste que passou a ser meu canal favorito !! Explicação lógica e equilibrada 🙏🏻🌹✨🙏🏻
Concluindo: as escrituras judaicas tinham conteúdo suficiente pra Jesus usar como base pra ensinar judeus. E não faria sentido usar textos gentílicos pra ensinar um povo tão apaixonado pela própria tradição.
Excelente explanação, cara! Acredito que havia uma circulação de informações em muitos lugares, sobretudo na região onde os judeus habitavam. Estão, concordo que não é impossível que a ética pregada e vivida tenha embasamento comum. Porém, realmente, é melhor atentar para a crença, a ética e a moral judaica para entender, dentro do possível, o Jesus histórico.
Ótimo vídeo. Acho interessante considerar que apesar de certas semelhanças éticas, o Budismo e o Cristianismo tem propostas metafísicas bem diferentes, a começar pela noção não teísta do Budismo e os conceitos de renascimento e dos vários reinos do Samsara. O Cristianismo sempre segue um princípio teísta, que propõe a noção de uma substância para a realidade. Essas tradições tem pontos semelhantes, mas dizer que tem uma origem comum é um salto lógico um pouco estranho considerando as noções históricas que foram ditas e os aspectos doutrinários
Esses tipos de conceitos é o que menos importa para o budismo, e sim o aprimoramento pessoal, se livrando dos apegos emocionais venenosos, a pratica da mente plena.
@@Rael-ph2rw respeito sua posição, mas acho um pouco complicado fazer um ranking de ideias budistas. O samsara é essencial pra se compreender o Budismo e se realizar a prática, e o "aprimoramento pessoal" vem a partir da vontade de se livrar do samsara. É claro, samsara é algo bem mais complexo do que simplesmente renascer como animal ou deus.
@@saigonotsukiO que é samsara?
@@donato5895 Samsara é a existência no sofrimento. É viver tendo a mente obscurecida pelos venenos e hábitos mentais. Na perspectiva tradicional, se crê que uma mente assim está presa num ciclo de renascimentos constantes, em diferentes formas e condições, até que consiga encontrar a liberação
@@saigonotsuki O que leva a mente a se libertar, ou seja, sair desse ciclo que é o samsara?
Uma observação engraçada, pela sua descrição me veio em mente um cachorro perseguindo o próprio rabo hahah
Ganhou mais uma inscrita
Tenho 62 anos, muito da minhas indagações, ao longo a minha vida, estou refletindo aqui, com seus vídeos.
Parabéns, pelos conteúdos 👏👏👏
Que bom ouvir isso, Heliane! Faço esses vídeos e estudo esses temas justamente porque tenho também as minhas indagações. Vamos juntos, que o caminho é longo. Abraços!
Gostei do disclaimer! Hahaha mais um vídeo super interessante, parabéns Henrique!👏🏻
Haha! Valeu Bruna! :D
Boa, primo rs!
Adorei o vídeo: explicação excelente, conteúdo com embasamento sólido e formato muito agradável!
Muito obrigado por fazer um vídeo sobre o tema.
Valeu, irmão, hehe! Eu que agradeço pela sugestão do tema. Sempre que tiver, pode mandar! Abraço!
Vc é o cara!
Me agrada muito sua isenção, compromisso, honestidade e capacidade de não colocar opinião pessoal, parabéns pelo seu trabalho!
Muito coerente, parabéns uma visão científica séria analisando evidências e chegando a conclusões lógicas.
Sei que agrada a muitos unir religiões e filosofias distinta com o intuito de alcançar a paz, mas ao preço de sacrificar a verdade.
Novamente parabéns, que possamos viver em paz, não porque somos todos iguais, mas sim porque respeitamos o distinto.
Perfeito, Milton. Obrigado. Grande abraço!
Grato por mais esse ótimo vídeo. Existem muitos assuntos que se tornaram tabus e precisam ser desmistificados.
Sem dúvida, André!
Muito bom. Os ensinamentos de Jesus levaram ao surgimento de uma nova religião, o Cristianismo. Mas, como Jesus era judeu, o que ele representa hoje em dia para o Judaísmo?
Boa questão!
Excelente pergunta! Essa divisão entre cristianismo e judaísmo é algo bem difícil de delimitar. Um "divisão" imposta nesse sentido antigamente foi quando o Império Romano tirou do "cristianismo" o status de religião permitida ("religio licita"), por não considerá-la mais como expressão do judaísmo (isso em meados do século II). Mas hoje, por exemplo, existe um movimento chamado de "Judaísmo Messiânico" que é cristão e judeu, e não vê ruptura entre as duas coisas. Esses então, seriam judeus que consideram Jesus como o Messias. Mas a maioria dos judeus hoje não considera Jesus como mais do que um profeta. E, em alguns casos, o consideram como um falso profeta. Depende muito da vertente.
Nada eles odeiam ele e nem sabem o que ele fez sendo que toda a vida de jesus foi ditq desde do genesis do profeta Moisés
@@henriquecaldeiraeles não gostam de jesus e não aceitam o novo testamento simples resposta respondida
Realmente um vídeo informativo, extremante importante e principalmente: NÃO É PARA PESSOAS IGNORANTES. Qualquer corte fora de contexto tira todo sentido e intuito do vídeo. E a fé é de cada um, se acredita em Budismo, é bem contraditório creer em Cristo como um iluminado sendo que ele foi um judeu, viveu como um judeu, pregou para judeus... Assim como ao contrário, sendo que cristianismo é bem radical no sentido ser monoteísta, onde só há um Deus.
Não é ser radical é ser lúcido.
Doido demais mano. Gostaria de dar uma sugestão de um tema: Judas. Não sei se é do seu interesse ou propósito do canal, ou até se já fez algum parecido. Mas seria legal ver um vídeo seu falando sobre o best friend de Jesus e as polêmicas/conspirações envolvidas. De qualquer forma, um abraço e continue assim que tá daora
É um bom tema mesmo! Falar sobre o "Evangelho de Judas", por exemplo. Vou anotar! Valeu pela sugestão!
Boa sugestão!
@@henriquecaldeira conhece o logos apologética?
@@gustavosandoval8044 Apenas de nome.
@@henriquecaldeira so passando para divulgar o canal vlw
Respeito e Amor tanto ao próximo como a ti mesmo, pois Deus está dentro de ti, se está em ti, está no próximo também. Os valores ensinados por Jesus são qualidades da dimensão do Amor e tão somente do Amor, o Amor em ação, o Amor Maduro e verdadeiro, veio pra ensinar que Deus é Amor e somente Amor (sem punitivismo, aquele que vigia e te manda pro inferno). Ele recebeu a alma Cristica em Terra, a conciencia amorosa. A volta de Cristo ocorre no altar do Coração de cada um, o Mestre já voltou! Viva o Rei do Amor!
Excelente exposição, Henrique!
Obrigado, Ícaro! :)
Os ensinamentos de Buda são excelentes, gosto muito e procuro extrair o máximo deles para a minha vida, mas respectivamente digo que O MESTRE dos mestres recebia orientação do alto, do mundo espiritual como ELE próprio disse nas escrituras sagradas, seus ensinamentos além de abarcar a vida prática também englobava a vida espiritual propriamente dita totalmente centrada em DEUS. Nas sagradas o próprio CRISTO diz que ELE é o caminho verdade e a vida,nenhum outro monge,sacerdote ou guru afirmou ser de filiação divina como ELE afirmou em várias ocasiões e fazendo milagres que só o FILHO de DEUS poderia fazer, JESUS não precisou de gurus, sacerdotes ou mestres terrenos para pregar a verdade do evangelho, seu mestre foi o próprio DEUS é isso é único na história da humanidade e além disso os próprios pesquisadoras são unânimes em afirmar que os idiomas que JESUS se expressava era hebraico e aramaico,existe coisas que são comuns á todos os povos, como por exemplo não matar, não roubar,a não violência e não mentir.Dao conceitos morais que não precisa ser cristão, budista,espírita ou de qualquer outra tradição para saber disso, é algo que nascemos com essa consciência espiritual,logo Buda pregava essas coisas baseado em seus elevados conceitos morais,e é fácil presumir que JESUS nunca precisou ir ao Oriente para pregar sua doutrina que é baseada no amor. O CRISTO está anos luz á frente de qualquer outro mestre,guru ou filósofo porque ELE é o próprio FILHO de DEUS que encarnou.Faço essas afirmações baseado nas escrituras sagradas e faço respeitosamente aos adeptos de todas as tradições.JESUS é o CRISTO.
Adorei esse vídeo, Henrique! Muito interessante! Fica uma dica para um próximo vídeo... Falar sobre o porquê de Hitler odiar tanto os judeus, e se esse ódio tinha relação com sua própria religião. Abraço! 🙂
Excelente sugestão, Marina! Tive acesso há poucos dias a um livro sobre a apropriação do cristianismo pelos nazistas; que com certeza vai chegar próximo aí da sua questão. Assim que eu tiver um tempo de lê-lo, pode ter certeza vai render um vídeo. Abraços!
@@ziulazuos4728 Lutero era a reencarnação de Saulo que foi o rei Saul e Estevão foi o rei Davi.
No séc. XX, Átila, o imperador bárbaro dos hunos do século. V dC. reencarnou como HITLER e junto com ele seus GENERAIS. No grupo de saqueadores de Átila estavam FIDEL Castro, Che GUEVARA, LULA e vários outros. (Chico Xavier)
Leia "12 anos com Sri Aurobindo" e vai entender quem era Hitler.
@@verenacosta3555Obrigada pela informação! ❤
Mesmo esse video sendo de 2 anos atras, a infornação nunca chega tarde e sim no momento certo para cada um, meu comentário aqui não é tirar valor de algo, mas sim, dar mais importância ao ser em questão, trocar ideias sobre religião sempre é complicado, porque acaba mechendo com os egos interiores, na minha visão ambos os mestres destacados foram valiosíssimos para a história desse mundo, as doutrinas se compelem porque existe vários meios para um fim, mas o ativo da receita, sempre é o mesmo e nos dois ensinamentos, a matéria prima é o amor, que infelizmente ainda não compreendemos...fato tal, a situacao planetária nos indica que ainda estamos longe dessa vibraçao.
Voltando ao assunto Jesus, creio que foi um grande mestre, fazendo uma grande obra e que tentou nos ensinar muita coisa e que ainda não temos conciência para entender até nos dias de hoje!
VLP irmãos.
O livro mais excelente que fala de Jesus na Índia é A ERA METAMODERNA de Shrí Matají, uma indiana da família real, um livro muito, muito bom. Sua palestra no presente vídeo é excelente. Gostei pois dá sua opinião, mas deixa em aberto tudo que fala.
Obrigado pelo comentário, amigo. Realmente, dada a escassez da documentação, é difícil cravar muita coisa. Mas, claro, há cenários mais e menos plausíveis. Abraços!
Muito bom! A maioria dos cristãos ouvem dizer: " é conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará"; mas acham que a Verdade é apenas aquilo em que acreditam.
A Verdade é Jesus. Esta frase é dita logo antes dele dizer: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.”
O tema do vídeo foi muito bem explorado! Parabéns!
Muito obrigado, Patrícia! :)
Ele falou, do evangelho de Marcos e disse que em Mateus e João para se redimir de possíveis questionamentos, porém faltou mencionar Lucas que relata bem o nascimento de Jesus e até mesmo o nascimento de João Batista.
Acredito que quando faz um documentário sobre esse assunto não pode deixar passar nada, pois tornasse injusto.
@@thiagocastro1209se acha que liga? Cara ninguém no RUclips tá aqui por amor é apenas pelo dinheiro e reconhecimento
O evangelho de Lucas tem erros cronológicos.
Muito boa a forma de explanar a situação.
Está de parabéns !!
Acabo de me inscrever no canal.
Que Deus continue iluminando !!!
Amém! Muito obrigado! E bem-vindo ao canal.
Aproveite para explorar os outros vídeos. Acho que pode gostar!
Esse piá tem um dom incrível.
Fantástica explicação! As religiões brigam entre sí por conta do poder e do dinheiro. Cada uma diz que ela é a detentora da verdade! As outras não garantem a salvação. O ápice da discórdia está em uma única palavra: comparação, esta por sua vez gera a competitividade que gera a discórdia e daí vai bem do jeito que o mundo está hoje, infelizmente! Se cada ser humano se der conta que Deus é ele e ele é Deus, vai mudar a realidade no ponto de vista no seu próximo. Passará a respeitar seu próximo como gostaria de ser respeitado. O mundo seria o paraíso na Terra. Adorei seu canal! Grande abraço e muita boa sorte!
Obrigado pelo comentário e bem-vindo!
O ser humano é Deus?🤔não entendi essa sua colocação!
Essa erva é da boa
Ou acabar com o mínimo de paz que existe. Ora, se sou deus, mereço ser tratado como um tal com todas as pompas e poder de um soberano, logo você também pensará isso e exigirá o mesmo de mim. Disso aí teremos a magia da paz kkkkkkkk
Muito bom esse vídeo. Parabéns pela forma como conduziu sua narrativa. Faço votos que seu canal progrida e possa trazer mais lume a essas trevas em que a humanidade está imersa.
Muito obrigado! :)
Independente das épocas , dos locais e das pessoas ; o amor é sempre o mesmo !
Adoro seu canal. Obrigado pela contribuição cuidadosa e séria, tão necessária nesses tempos de desinformação. Abraço.
Excelente explicação, clara. É preciso buscar nos escritos sérios, as verdadeiras histórias. Obrigada.
Muito obrigado pelo comentário! :)
Acho muito interessante essa visão da presença do budismo no pensamento e ensinamentos cristãos
Amigo seu canal ta um sucesso!!
Valeu amiga! :D
Parabéns, excelente reflexão - bem fundamentada e com as referencias explicitadas (coisa rara hoje em dia).
Seu canal é maravilhoso!
Fale um pouco das possíveis influências do zoroastrismo no judaísmo e cristianismo :)
Para mim as semelhanças e paralelos entre os ensinamentos de Jesus e Buda não está tão atrelado ao fato de se Jesus conheceu ou não o budismo. Esses paralelos se explicam, na minha opinião, pelo fato de que essas duas figuras tiveram uma profunda realização espiritual. Creio que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo que se aprimore e se aprofunde espiritualmente chegará a conclusões, valores e virtudes semelhantes, tais como a não violência, o amor ao próximo e a vida no geral, a mansidão ou serenidade... Portanto o que liga Jesus a Buda não é o conhecimento de um conceito, mas sim uma realização interna, o conhecimento do espírito. Grato pelos vídeos. Seu canal é dos melhores que conheci em relação a História e religião.
Olá Henrique. Os teus vídeos estão muito bons, demonstram pesquisa e estudo de tua parte. Particularmente gostei muito de você buscar apoio na Bíblia para reforçar o fato de que Jesus certamente não poderia ter sido Budista. O fato de que tanto o que Jesus pregava quanto o que o Budismo mostra como ideal de vida sejam iguais revelam a verdade cuja origem é Deus. Abraços.
Muito obrigado pelo comentário, Carnot! Pois é, acredito que esses paralelos entre diferentes tradições, por mais que não signifiquem necessariamente conexões históricas no passado, são ótimos pontos de partida para um diálogo de muito aprendizado entre as tradições no presente.
Não que seja budista, mas pegou os ensinamentos do budismo como forma de estudo. Qualquer um pode ser budista, até vc pode ser budista cristão. Budismo prega o aprimoramento do estado mental, se afastar do apego. Não considero uma religião de adoração, e sim de aprimoramento pessoal.
@@Rael-ph2rwaiaiaiai
Jesus é a própria Força Universal. Sempre existiu, desde o princípio estava lá e está aqui e agora e por toda a eternidade existirá. Buda é um espírito de Luz que vem da grande Luz que é Jesus. Jesus não precisou e nem precisa estudar nada, em si está tudo, estudou de si e é a Grande Sabedoria Universal. Veio no tempo certo ao mundo e sempre enviou os seus que traziam suas mensagens. Jesus é a fonte dos pensamentos positivos , sua palavra é verbo e ação. Acima dele espiritualmente nenhum espírito estará... Pois todos os seres de Luz vinheram dele, dentro do tempo certo, atendendo a compreensão do lugar e da cultura. E sim, Jesus é o Rei dos Judeus .
Muito legal Henrique 👏👏👏
Adoro ouvir histórias e vc é um ótimo contador⭐
Acho que esses ensinamentos são Universais né?! Todo Avatar que apareceu por aqui, traz uma mensagem muito parecida...
Namastê 🙏💚
Gentileza sua! Obrigado. :)
A melhor explicação que vi até agora, parabéns!
Obrigado, Marcos!
Descobri teu canal muito recentemente, estou achando excelente! Pra mim História comparada das religiões é um dos temas mais interessantes.
Se já não fez, poderia falar sobre quais os indícios INDISCUTÍVEIS da existência do Jesus histórico? Obrigada.
Fernanda, pega blavatsky helena pra ler. Ísis sem véu, se tiver tempo e coragem. Vai amar, especialmente o terceiro volume (são 4).
@@samaumahouse8650 Desculpa, mas estamos falando de História. Helenz Blavatsky é uma mística, não historiadora.
Ela traça, em ísis sem véu, paralelos entre todas as tradições religiosas que existem com erudição, multiplicidade de fontes e profusão de conclusões sagazes, sem se deixar enredar por julgamentos superficiais estéreis.
Ela é tão prolífica na citação de tantas fontes históricas diferentes ao transpor desde os primórdios de todas as religiões tantos pontos em comum entre elas - e, mesmo seus plágios e contradições, no caso do cristianismo patrístico, que só posso concluir que seu rótulo provém de alguém que não conhece blavatsky, no máximo leu resenhas sobre ela.
Quer saber sobre Jesus histórico e sobre o cristianismo primitivo, leia blavatsky, o terceiro volume - pelo menos - de Ísis sem véu. Mas antes da rotulagem, leia a obra. Vc está redondamente equivocada no que escreveu.
Aliás, não sei como alguém pode dizer que ela é "mística" e não "historiadora"... ela é mística, e uma excelente historiadora também, eruditíssima. E cita inúmeras fontes nos trabalhos dela.
Que contradição há entre as duas coisas? Não entendi, realmente.
Vide o Vicky Vanilla, aí, pra provar - um sacerdote e também historiador de mão cheia...
@@samaumahouse8650 Tu te impressiona fácil. Ela e Rick Vanilla estão comprometidos pelo que acreditam, logo não são pesquisadores isentos, nem sérios. Não se ensina Helena Blavatsky em universidade, pelo mesmo motivo que não se ensina von Daniken, ou David Icke. Tu tem que separar o que é considerado sério do que não é. Tu nunca vai ouvir esse canal falando da teoria desses caras. Porque é um canal de HISTÓRIA.
A resposta final não era a que eu queria. Mas meu compromisso é com a verdade e é um prazer aceita-la. Obrigado pelo vídeo, muito bom!
E qual resposta vc queria? Fiquei curioso
Belissimo trabalho comparativo! Aprendendo sempre com seu bom uso dos vários argumentos. Parabéns! Edição primorosa também😄
Obrigado, Dener! :)
Vídeo importantíssimo. Precisa somente diminuir essa quantidade de zoom de corte rápido. Incomoda um pouco. Poderiam variar com zoom dinâmico, cortes secos etc.
Adoraria ver um vídeo falando da relação entre o platonismo e o cristianismo.
Up
Up
Up
Up
Up
Gosto da forma como você expõe. Mostra os caminhos.
Muito obrigado, Heliani! A ideia é essa. Quem bom que tem funcionado! :)
Gratidão pelo vídeo, muito interessante. Sucesso ao canal.
Obrigado, Luis!
Adorei, ótimo vídeo, explanou muito bem a história e a visão de Jesus!
Que bacana você abordar esse assunto, estou me simpatizando com o budismo mas por muito tempo fui cristã e é natural que queiramos comparar ou achar similaridades entre essas duas vertentes, mesmo que não existe nenhuma ligação. Parabéns pelo conteúdo!!!
Muito obrigado, Mônica! E desejo o melhor para a sua caminhada. :)
Historicamente falando ainda há mistério sobre ligação do budismo com Cristianismo! Mas Jesus foi um Buda ( iluminado ) ... Abraços
Jesus não era católico...
Oi tbm sou Mônica kkk e assim, como vc, tbm como cristã quer saber sobre a semelhança etc...
Sidarta Gautama muito provavelmente é um dos ministros de Jesus no plano espiritual superior.
LUCAS 2
42 Quando o menino tinha doze anos, foram lá como de costume.
46 Ao fim de três dias descobriram-no dentro do templo, sentado entre os doutores. Escutava o que eles diziam e fazia-lhes perguntas.
47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a sua inteligência e as suas respostas.
51 Jesus voltou então com eles para Nazaré, e continuou a ser-lhes obediente. Sua mãe guardava atentamente todas estas coisas no coração.
52 Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens.
JOÃO 14 (Jesus médium de Deus)
10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.
11 Crede-me que eu estou no Pai, e o Pai, em mim; ou, senão, crede ao menos por causa das mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim, este fará também as obras que eu faço e fará ainda maiores (futuro, reencarnação), porque eu vou para o Pai;
Gostei muito do tema. Queria fazer um pedido, ou sugerir um assunto. Trata-se de Rasputin, sua vida, seu comportamento, sua força espiritual e, principalmente, seu assassinato e resistência anormal à morte. Obrigada por permitir darmos opções de matéria.
Brilhante! Muito boa a explicação!
Valeu, xará! Sempre uma alegria
Boa Tarde SHALON GRATIDÃO
Gostei da explicação, Jesus Cristo tevê uma história indemdica a do Buda..única diferença e que Jesus ficou 40 dias no deserto em jejum, Buda ficou anos etc, onbos sempre em busca de discípulos etc.
Seu vídeo é muito informativo e pautado no contexto histórico. Parabéns!
Você é ótimo professor, abraços de Moçambique.
O homem da Terra. Filmaço!
Muito interessante, parabéns.
Sabe eu acredito fortemente nessa ligação de Jesus com o budismo,entretanto não em tudo como relata a história citada na verdade em sua maioria.Vou pesquisar mais sobre o assunto , gratidão e que possamos evitar o dogmatismo e preservar o respeito.
Deus acompanhe a todos 🙏🏻
Ainda sim amigo nosso senhor santo Jesus Cristo é Deus então ele já é abençoado com a onicência e o espírito santo deu a ele poderes para mostrar o poder de Deus pro pessoal que era igual tome só acreditava vendo jesus Cristo jamais iria ouvir o budismo por ser contra ele e seus princípios ele abomina toda religião que não é a dele por não seguir suas lei principal: "amai Deus sobre todas as coisas" quem não segue essa leu é contra Deus então não é impossível ele ter pegado conhecimento do budismo até pq ele sabe exatamente o que aconteceu e acontecerá e tudo só acontece por vontade dele então o budismo e qualquer outra religião só existe por vontade dele
Parabéns por mais um excelente vídeo!
A dúvida que surge é: seria possível que estes pontos comuns apresentados nas religiões ( no caso budismo e judaísmo) tiveram uma mesma raiz, ou surgiram apenas da ânsia dos seres humanos aflorada em diferentes épocas e regiões?
Canal muitoooooooooo esclarecedor, parabéns
Imagina um papo entre Jesus e Buda. Seria massa demais. Infelizmente nem o tempo nem o espaço permitiram. Sou cristão, mas não gosto de pensar como uma divindade, mas um homem muito sábio. E Bunda não fica pra trás.
eu sou budista a muitos anos, não acredito que Jesus tenha praticado o Budismo, porém... tem coisa estranha na história de Jesus, como por exemplo a própria iluminação. Na iluminação do Buda, antes de atingir a iluminação final, ele foi testado com 3 tentações vindas de Mara (o qual equivale ao "demônio"), foram 3 tentações parecidíssimas sendo uma a ver com desejo, outra com medo da morte e outra com conquista de reinos.
Jesus, Buda, Zoroastro, Confucio, Zeus, são os criadores dessa terra, e seres da 10ª Dimensão.
@@eudescandidobezerra8455 alguma obra a compatilhar?
video libro
@@eudescandidobezerra8455 Aí já é o auge da imaginação kkkkk
@@eudescandidobezerra8455Zoroastro, Confúcio e Buda não são deuses, e Zeus não passa de um pulador de cerca.
A única diferença é que Jesus ressuscitou...e esses outros é apenas "deuses "... jesus reina para todo o sempre
Parabéns pelo vídeo, muito bem documentado! Interessante que as passagens do Antigo Testamento que você citou parecem muito com algumas passagens do Bhagavad Gita, especialmente sobre festas e cultos religiosos em oposição à retidão.
Muito bom o vídeo, parabéns ❤ toda vez que você fala certas coisas, principalmente relacionado ao cristianismo, fico até com medo de ler os comentários e encontrar uns pessoal não muito legal ou falando coisas não muito agradáveis kkkkkk
Haha. Acontece...
Jesus é uma alegoria, um personagem mítico. Os evangelios são contraditórios assim como todos os mitos que passam da oralidade para a escrita. Ao fim, o cristianismo é uma absorção deformada e adaptada do platonismo.
Cara, seu trabalho é incrível!!!!
Obrigado! :)
O ser humano é incrível, procuramos maneiras de explicar o mundo e desenvolvemos as mais variadas histórias, não falo isso como um ataque, acredito que a racionalidade nos leva a enxergar o aspecto fictício dessas histórias, mas isso não tira o fato de serem incríveis e muito importante pra formação da nossa espécie até os dias atuais, espero que cada um que estiver lendo entenda isso e também compreenda a importância de abraçarmos cada vez mais a razão, apesar de importantes, essas histórias já estão ultrapassadas
Li um livro de Saramago de ficção o evangelho segundo Jesus Cristo achei a história muito legal que narra Jesus desde o nascimento adolescência fazê adulta e morte, recomendo.
Muito legal sua análise, queria dar uma pequena contribuição de que o judaísmo possivelmente foi influenciado pelo zoroastrismo que teve origem ali nas regiões de paquistao, india e Bangladesh o que explicaria mais tarde a proximidade dos pensamentos e ideologias.
Grato por este conteúdo. Parabéns pelo seu canal!
como sempre uma aula! da melhores
Henrique... Agora fiquei pensando aqui... Em algumas leituras, identifiquei q as grandes religiões antigas surgiram das doutrinas aprendidas pelos estudiosos q peregrinaram para aprender com Hermes Trismegisto, no Egito... Aí pode estar a conexão . Ou não .. poderia fazer um vídeo comentando? Gratidão por compartilhar esse conhecimento
Muito legal quando outras religiões tentam colocar Jesus em suas estorias. Isso da ênfase no que Jesus significa na história.
Muito bom video. Pensando aqui...
Obrigado, amigo!
Achei muito bom o seu video.acredito que paz pode ser o nosso caminho maior.viver e pregar a paz ja nos conforta.buda e jesus.ou jeaus e buda foram e continuam sendo seres iluminados que nessa terra pregou a paz e o amor.
Obrigado pelo comentário, Daiana!
Noooh, que vídeo incrível!!!!
Valeu demais, meu bom!
Naquilo em que alguém acredita, não é necessário nenhuma prova.
Naquilo em que alguém NÃO acredita, nenhuma prova é suficiente.
Muito bom. Parabéns pelo conteúdo extremamente esclarecedor.
Muito obrigado
Boa Tarde!
O décimo quinto século depois de Cristo. Este período testemunhou dois movimentos religiosos: a ruptura da unidade do cristianismo no Ocidente, e a síntese de uma nova religião no Oriente. Na Europa, a cristandade institucionalizada tinha atingido aquele grau de inflexibilidade que tornou qualquer crescimento posterior incompatível com a unidade. No Oriente, os ensinamentos combinados do islamismo, do hinduísmo e do budismo foram sintetizados por Nanak e pelos seus seguidores no sikismo, uma das mais avançadas religiões da Ásia.
Eu acredito que Jesus deu uma olhadinha nos textos budistas se eles estavam disponíveis a ele. Até porque Jesus era muito esperto, e por isso não poderia deixar de ser curioso! Ele não era tradicional e nem tinha uma mente fechada.😉💖
jesus muito provavelmente não sabia ler
Pelo amor né Cristo já sabia de todas as coisas e de todos os segredos do universo ele mesmo disse que antes de tudo só avia o verbo que é ele jesus nunca iria fazer isso pq o budismo é contra ele então não faz o mínimo de sentido ele pesquisar uma coisa que ela já sabe já que tudo só existe por que ele quer
@@victordemoraesamorim535erradisimo Cristo sabe escrever com também fala todas as línguas visto que Deus já falou com
Abraão (sumério
Moisés (egípcio)
Paulo (grego)
Pedro (aramaico)
E todas as atuais no apocalipse
@@jvanjosferreira1646jovem, Cristo esteve na terra e provou ela, para que soubesse como é ser humano, ele não veio apenas para pedoar nossos pecados, veio para ensinar.
KKKKKKKKKKKKKKK melhor e os comentários